Resumo Do Artigo Educação e Sociedade - Perspectivas de Análise Na Sociologia de Alberto...

3
Universidade Estadual do Maranhão Centro de Estudos Superiores de Imperatriz Departamento de História e Geografia PEDRO DA SILVA PEREIRA Resumo do artigo “Educação e sociedade: Perspectivas de análise na sociologia” de Alberto Albuquerque Gomes.

description

Resumo do artigo de Alberto Albuquerque sobre Educação e Sociedade.

Transcript of Resumo Do Artigo Educação e Sociedade - Perspectivas de Análise Na Sociologia de Alberto...

Page 1: Resumo Do Artigo Educação e Sociedade - Perspectivas de Análise Na Sociologia de Alberto Albuquerque Gomes.

Universidade Estadual do Maranhão

Centro de Estudos Superiores de Imperatriz

Departamento de História e Geografia

PEDRO DA SILVA PEREIRA

Resumo do artigo “Educação e sociedade: Perspectivas de análise na sociologia”

de Alberto Albuquerque Gomes.

Imperatriz – Maranhão2015

Page 2: Resumo Do Artigo Educação e Sociedade - Perspectivas de Análise Na Sociologia de Alberto Albuquerque Gomes.

O objetivo do artigo de Alberto Albuquerque Gomes sob o título de “Educação e sociedade: Perspectivas de análise na sociologia” é o de explorar a trajetória sociológica de vários modelos teóricos e seus diferentes desenvolvimentos a cerca da Educação e Sociedade. Alberto toma como ponto de partir o caráter histórico do “surgimento” da Sociologia, enquanto ciência, no seio do desenvolvimento da sociedade moderna, onde transcorreu do século XVIII ao XIX, consolidando, assim, as bases para o mundo como o conhecemos hoje. Momento de mudança da visão de mundo ao romper com o teocentrismo medieval para alicerçar o antroprocentrismo e o racionalismo moderno. Onde, denota o autor, a cidade é ponto chave para a compreensão de todo esse processo e o devir da Sociologia.

O autor identifica três princípios teórico-metodológicos diferentes no século XIX que busca perceber e explicar o mundo moderno, são elas: o princípio de causação funcional, o princípio da conexão de sentido e o princípio da contradição. Dentro dessas abordagens o autor sugere que há um ponto em comum entre elas, que é “o enfoque macros sociológicos do objecto na tentativa de compreender sua génese e desenvolvimento” (p.03). Mas é a partir da Segunda Guerra Mundial que ficou marcado um novo modelo de organização social e de produção capitalista em que esses modos de explicar a sociedade entram em reformulação com novas abordagens. “Somente com a expansão de oportunidades educacionais no período pós-guerra – consequência da redemocratização e reorganização geopolítica do mundo – é que os cientistas sociais passaram a dedicar suas investigações ao fenómeno educacional” (p.03). É o momento de se olhar para o terceiro mundo.

Cientistas Sociais passam a abordar os atores sociais em si e o mundo que o cerca. Algo que, como sugere Alberto Albuquerque, a metodologia de análise em escala macro sociológica ficara ocultada em seus estudos. Entra em destaque, portanto, as pequenas unidades de análise, como “o currículo, a sala de aula, o estabelecimento escolar, as estratégias familiares em matéria de escolarização/escolaridade” (p.04). Mesmo que isso não tenha implicado em abandonar os estudos mais globalizantes, como a economia e a política. Fica disposto no artigo novas formas de abordagens do tema “educação e sociedade”, onde o autor agrupou por objetos de estudo e as formas de abordagem: sociologia interacionista; etnometodologia; teoria do currículo; análise das representações dos professores e carreiras escolares e desigualdades sociais. Essa nova abordagem indica que a sala de aula e a instituição escolar são partes fundamentais para compreender a estrutura da desigualdade e descriminação da educação escolar. Finalizando o artigo, Alberto Alburquerque, citando Forquim, diz que essa metodologia permite compreender o modo como a sociedade oculta o modo das atividades de organização de seus membros a fim de fazê-los assimilarem sua realidade como bem definida e independente.

Referência bibliográfica:

GOMES, Alberto Albuquerque . Educação e sociedade: perspectivas de análise na sociologia. In: V Congresso da Associação Portuguesa de Sociologia, 2004, Braga.