Resumo - Filosofia Da Tecnologia

1
Resumo A tecnologia consiste em um modo de pensar e agir que, diferente da técnica, é embasada em conhecimentos científicos. Quando inserida na sociedade transforma o meio em que o homem vive e implica a ele atitudes tecnológicas tanto benéficas quando nocivas para humanidade. Para estudar a tecnologia e suas implicações, surgiu a Filosofia da Tecnologia no Século XX que define, de acordo com Mitcham (1994), quatro aspectos da tecnologia, os quais compreendem: a sua classe de objetos; o tipo de conhecimento, que compreende as informações a respeito de como se executa determinada tarefa; sua série de atividades, que consiste nas etapas executadas para se obter um artefato ou objeto; e a atitude do homem frente à realidade, que consiste na atitude tecnológica do homem frente a natureza. Outro meio de caracterizar a tecnologia e suas implicações é por meio de questionamentos: ontológicos, que se referem à essência da tecnologia; antropológicos, que dizem respeito ao seu sentido para humanidade; epistemológicas, que se relacionam com o conhecimento obtido da tecnologia e suas implicações; e axiológicas, que se relacionam com o valor inerente aos produtos da tecnologia, o qual pode ocasionar questões éticas e politicas. Cupani (2004) também caracteriza a tecnologia por meio de três abordagem que estão preenchidas nos questionamentos anteriores, que são elas: abordagem analítica, abordagem fenomenológica e abordagem neomarxista.

description

Resumo Filosofia da Tecnologia

Transcript of Resumo - Filosofia Da Tecnologia

Page 1: Resumo - Filosofia Da Tecnologia

Resumo

A tecnologia consiste em um modo de pensar e agir que, diferente da técnica, é embasada em conhecimentos científicos. Quando inserida na sociedade transforma o meio em que o homem vive e implica a ele atitudes tecnológicas tanto benéficas quando nocivas para humanidade.

Para estudar a tecnologia e suas implicações, surgiu a Filosofia da Tecnologia no Século XX que define, de acordo com Mitcham (1994), quatro aspectos da tecnologia, os quais compreendem: a sua classe de objetos; o tipo de conhecimento, que compreende as informações a respeito de como se executa determinada tarefa; sua série de atividades, que consiste nas etapas executadas para se obter um artefato ou objeto; e a atitude do homem frente à realidade, que consiste na atitude tecnológica do homem frente a natureza.

Outro meio de caracterizar a tecnologia e suas implicações é por meio de questionamentos: ontológicos, que se referem à essência da tecnologia; antropológicos, que dizem respeito ao seu sentido para humanidade; epistemológicas, que se relacionam com o conhecimento obtido da tecnologia e suas implicações; e axiológicas, que se relacionam com o valor inerente aos produtos da tecnologia, o qual pode ocasionar questões éticas e politicas.

Cupani (2004) também caracteriza a tecnologia por meio de três abordagem que estão preenchidas nos questionamentos anteriores, que são elas: abordagem analítica, abordagem fenomenológica e abordagem neomarxista.