Resumo Fundações

3
Carmone Paz – Fundações I Tipos de Fundações Rasas Fundações rasas são fundações onde as cargas são transmitidas ao solo pela pressão distribuída sobre a base da fundação. Neste tipo de fundação o rompimento causa a movimentação do volume de solo abaixo da base, originando a ruptura global. Uma forma de diferenciá-las das fundações profundas é que nas rasas a altura da fundação é definida como no máximo vezes o tamanho da sua base menor (ZF = 2,0xb, conforme Velloso e Lopes, 2002), além disso as fundações rasas não excedem 3 metros de profundidade. Blocos de Fundação Os blocos são estruturas com rigidez elevada, assim, os recalques dos blocos são calculados sem a necessidade de uma análise da flexibilidade da fundação. Apesar da distribuição do peso ocorrer como nas sapatas, não é necessário realizar um dimensionamento estrutural. Os blocos são dimensionados de uma maneira que dispensa o uso de armadura de flexão, logo, a tração que é máxima deve ser menor que a resistência à tração do concreto. A montagem do bloco também deve permitir a ancoragem dos ferros do pilar. Conforme as figuras abaixo existem duas maneiras de construir o bloco, como um bloco maior e quadrado, neste caso a vantagem é a facilidade da montagem. Já no segundo exemplo é montado um bloco na base e blocos menos logo acima, respeitando uma inclinação mínima, neste caso existe um trabalho maior para montar o bloco, porém existe a economia de concreto.

Transcript of Resumo Fundações

Carmone Paz Fundaes I

Tipos de Fundaes Rasas

Fundaes rasas so fundaes onde as cargas so transmitidas ao solo pela presso distribuda sobre a base da fundao. Neste tipo de fundao o rompimento causa a movimentao do volume de solo abaixo da base, originando a ruptura global. Uma forma de diferenci-las das fundaes profundas que nas rasas a altura da fundao definida como no mximo vezes o tamanho da sua base menor (ZF = 2,0xb, conforme Velloso e Lopes, 2002), alm disso as fundaes rasas no excedem 3 metros de profundidade.

Blocos de FundaoOs blocos so estruturas com rigidez elevada, assim, os recalques dos blocos so calculados sem a necessidade de uma anlise da flexibilidade da fundao. Apesar da distribuio do peso ocorrer como nas sapatas, no necessrio realizar um dimensionamento estrutural.Os blocos so dimensionados de uma maneira que dispensa o uso de armadura de flexo, logo, a trao que mxima deve ser menor que a resistncia trao do concreto. A montagem do bloco tambm deve permitir a ancoragem dos ferros do pilar.Conforme as figuras abaixo existem duas maneiras de construir o bloco, como um bloco maior e quadrado, neste caso a vantagem a facilidade da montagem. J no segundo exemplo montado um bloco na base e blocos menos logo acima, respeitando uma inclinao mnima, neste caso existe um trabalho maior para montar o bloco, porm existe a economia de concreto.

SapatasA sapata parecida com o bloco, tem uma rigidez elevada e sua funo distribuir a carga pela rea da sua base, porm ela possui um formato diferente e estar suscetvel a flexo, sendo necessria a utilizao de armadura.A altura da sapata pode ser constante ou varivel, sendo que a varivel proporciona uma economia considervel de concreto.Para a altura da sapata considera-se que existe um cobrimento da armadura na parte inferior de 5 cm (distncia entre o eixo da armadura e a base da sapata. Alm disso no momento da confeco da sapata importante cobrir o solo com uma quantidade de concreto magro, isto para nivelar a superfcie antes de concretar a sapata e impedir que esta tenha contato direto com o solo.Alm da sapata apresentar existem as sapatas associadas, onde uma sapata comum a vrios pilares cujos centro de gravidade no estejam no mesmo alinhamento, e as sapatas corridas, quando esta recebe uma carga distribuda linearmente.

RadiersO radier uma fundao superficial que recebe todos os pilares da obra. Se ela recebe apenas uma parte dos pilares ela uma sapata associada.O radier adotado quando as reas das sapatas se aproximam ou se sobrepes umas s outras ou se deseja uniformizar os recalques. Outro critrio para um radier que ele deve ser utilizado quando a rea total das sapatas foi maior que a metade da rea da obra.

Vigas de fundaoViga de fundao a fundao associada para dois ou mais pilares alinhados. Quando uma viga de fundao tem uma rigidez elevada e o carregamento centrado, todos os pontos da viga tero o mesmo recalque, porm este um caso particular, por frequentemente a viga possui uma flexibilidade que quando considerada nos clculos, pode levar a esforos internos diferentes, gerando recalques desiguais.Exemplos de viga de fundao: