Resumo L.a. Unisinos

3
Contexto sociocultural e produção de inferências: (inter)relações no processamento da leitura Ler é uma atividade complexa que pode ser definida basicamente como um processo de representação, e, como este processo envolve o sentido da visão, ler é, na sua essência, olhar para uma coisa e ver outra (LEFFA, 1996, p*). Nesse contexto, a leitura é um processo interativo de atribuição de significados, em que o “sentido da visão”, ou seja, tanto os vetores cognitivos, quanto os sociais, são fatores determinantes na construção do sentido do texto. Partindo de tais pressupostos, e sta pesquisa tem por base dois objetivos: um, de cunho "político", no que tange ao levantamento do nível de leitura dos universitários ingressantes nos cursos de Licenciatura da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Campus Jaguarão, e teórico, no que concerne à reflexão a partir dos dados levantados que, em recorte, serão focalizados sob o prisma do processamento de inferências partindo dos aspectos sociais que envolvem os indivíduos, quer dizer, traçar uma relação dialética entre os aspectos contextuais e cognitivos envolvidos na leitura. Para tal fim, ancorados metodologicamente pelos postulados de Sternberg (1989), Rumelhart (1986) e Singer e Ruddell (1977), pretender-se-á aplicar um teste de nivelamento de leitura e um questionário de perfil do leitor a alunos ingressantes nos cursos de Licenciatura da UNIPAMPA – Campus Jaguarão, seguido de um protocolo de leitura; ambos a serem aplicados individualmente. Assim, a partir do corpus de análise, almeja-se responder a duas

description

Linguística Aplicada

Transcript of Resumo L.a. Unisinos

Contexto sociocultural e produo de inferncias: (inter)relaes no processamento da leitura

Ler uma atividade complexa que pode ser definida basicamente como um processo de representao, e, como este processo envolve o sentido da viso, ler , na sua essncia, olhar para uma coisa e ver outra (LEFFA, 1996, p*). Nesse contexto, a leitura um processo interativo de atribuio de significados, em que o sentido da viso, ou seja, tanto os vetores cognitivos, quanto os sociais, so fatores determinantes na construo do sentido do texto. Partindo de tais pressupostos, esta pesquisa tem por base dois objetivos: um, de cunho "poltico", no que tange ao levantamento do nvel de leitura dos universitrios ingressantes nos cursos de Licenciatura da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Campus Jaguaro, e terico, no que concerne reflexo a partir dos dados levantados que, em recorte, sero focalizados sob o prisma do processamento de inferncias partindo dos aspectos sociais que envolvem os indivduos, quer dizer, traar uma relao dialtica entre os aspectos contextuais e cognitivos envolvidos na leitura. Para tal fim, ancorados metodologicamente pelos postulados de Sternberg (1989), Rumelhart (1986) e Singer e Ruddell (1977), pretender-se- aplicar um teste de nivelamento de leitura e um questionrio de perfil do leitor a alunos ingressantes nos cursos de Licenciatura da UNIPAMPA Campus Jaguaro, seguido de um protocolo de leitura; ambos a serem aplicados individualmente. Assim, a partir do corpus de anlise, almeja-se responder a duas questes que ancoram esta pesquisa: Qual o nvel de leitura dos alunos da rede bsica de ensino ingressantes na UNIPAMPA e qual a relao entre os aspectos cognitivos e contextuais que se intercalam no processamento de leitura, e, conseguintemente, na produo de inferncias. Dessa forma, espera-se contribuir para o mapeamento do nvel de leitura dos discentes da dita universidade, servindo este como ponto de partida para o fomento de polticas internas que anteparem o ensino-aprendizagem dos discentes ingressantes, dada a suma relevncia da proficincia em leitura para a sociedade letrada, assim como lanar mos a planos analticos de cunho terico que tragam rea da psicolingustica contribuies acerca de novas abordagens ao processamento da leitura.

Palavras-chave: Cognio. Interao. Contexto. Leitura. Produo de inferncias.

Referncias:

LEFFA, J. V. Aspectos da leitura. Porto Alegre: DC Luzzato, 1996.MORTON, John. Biological and social factors in psycholinguistics. Illinois: University of Illinois Press, 1970.RUMELHART, David E.; MccLELLAND, James L.; AND THE PDP RESEARCH GROUP. Parallel distributed processing: explorations in microstructure of cognition. Vol. 1: foundations. Cambridge: MIT Press, 1986._____. Parallel distributed processing: explorations in microstructure of cognition. Vol. 2: psychological and biological models. Cambridge: MIT Press, 1986.SINGER, Harry; RUDDELL, Robert B. (Eds). Theoretical models and processes of reading. 2. ed. Newark: International Reading Association, Inc., 1976.STERNBERG, Robert J. La inteligncia humana: evolucin y desarrollo de la inteligencia. Barcelona: Paids, 1989. v. 1._____. La inteligncia humana: evolucin y desarrollo de la inteligencia. Barcelona: Paids, 1989. v. 2._____. La inteligncia humana: evolucin y desarrollo de la inteligencia. Barcelona: Paids, 1989. v. 3._____. La inteligncia humana: evolucin y desarrollo de la inteligencia. Barcelona: Paids, 1989. v. 4._____. Psicologia cognitiva. 4. ed. Porto Alegre: Artes Mdicas, 2008.VAN DIJK, Teun Adrianus. Discurso e contexto: uma abordagem sociocognitiva. So Paulo: Contexto, 2012._____. Cognio, discurso e interao. So Paulo: Contexto, 2004.VYGOTSKY, Lev Semenovich. Pensamento e Linguagem. So Paulo: Martins Fontes, 2005. _____. Formao Social da mente. Trad. Jos Cipolla Neto. So Paulo: Martins Fontes, 1991.