Resumo Micróbios

3

Click here to load reader

Transcript of Resumo Micróbios

Page 1: Resumo Micróbios

TIPOS DE MICRÓBIOSMicróbios- seres vivos de tamanho muito pequeno que só são visíveis com a ajuda do microscópio.Podem ser unicelulares-constituídos por uma única célula ou pluricelulares-constituídos por pequenos grupos de células.Os micróbios podem ser vírus, bactérias, protozoários e fungos.

Vírus-visíveis apenas ao microscópio eletrónico. Não possuem células. Para se reproduzirem têm de invadir uma célula viva.

Bactérias-Microrganismos unicelulares. Pertencem ao reino Monera. As suas células são mais pequenas e simples. Podem viver isoladas ou formar colónias.

Protozoários-Microrganismos unicelulares. Pertencem ao reino Protista. Vivem em ambientes aquáticos mas alguns podem ser parasitas de animais ou plantas.

Fungos microscópicos-Pertencem ao reino Fungi. Podem ser unicelulares ou pluricelulares. Ex.leveduras e bolores.

Microbiologia- ramo da Biologia que estuda os micróbios.Tipo de bactérias

Cocos-têm forma esférica Bacilos- de forma de bastonete Vibriões-em forma de vírgula Espirilos-em forma de espiral

Micróbios patogénicos- microrganismos que são prejudiciais pois podem causar doenças e a morte a plantas e a animais incluindo os humanos.Podem provocar:

Sarampo, rubéola, gripe-causadas por vírus Pneumonia, cólera, tuberculose, tétano e meningite-causadas por bactérias Pé de atleta e tinha-causadas por fungos Paludismo e a doença do sono-causadas por protozoários

COMO OS MICRÓBIOS PODEM SER ÚTEIS Fabrico de alimentos-leveduras para obter cerveja, vinho, vinagre, queijo e pão Digestão-os micróbios úteis que existem no tubo digestivo ajudam na decomposição dos alimentos e

fabricam algumas vitaminas Indústria farmacêutica- produção de antibióticos, vitaminas e vacinas Produção de energia-algumas bactérias decompõem restos animais e vegetais para a produção de

biogás Nos solos e na agricultura-microrganismos transformam a matéria orgânica em mineral. Na

agricultura alguns micróbios são usados para o combate a pragas

DEFESAS DO ORGANISMO NO COMBATE AOS MICRÓBIOS

1ª Barreira-Barreira externa-não especifica. É a 1ª barreira que nos protege da invasão por microrganismos.Ex.: pele, mucosas (que produzem secreções-cera dos ouvidos), pestanas, sobrancelhas etc.

2ª Barreira-Barreira interna-não especifica.Quando as barreiras externas não são suficientes, atuam os glóbulos brancos. Como são células do sangue, conseguem chegar com rapidez às áreas afetadas.

Page 2: Resumo Micróbios

Diapedese- quando os glóbulos brancos atravessam as paredes dos capilares sanguíneos dirigem-se ao local infetado.Fagocitose- certos tipos de glóbulos brancos cercam os micróbios patogénicos e em seguida destroem-nos e digerem-nos.

3ª Barreira-defesas especificas. Última barreira de proteção.Esta barreira é específica porque dirige-se a cada tipo de agente infecioso.Ex-: vasos linfáticos, gânglios linfáticos, timo, baço e medula óssea.Anticorpos- são substâncias produzidas especificamente para cada tipo de agentes estranhos e ajudam a sua destruição.Tempos depois do 1º contacto, se o organismo for infetado pelo mesmo agente, os anticorpos atuam de imediato evitando a doença.

Processos preventivos- processos que têm como finalidade destruir os agentes patogénicos, criar condições desfavoráveis ao seu desenvolvimento e provocar imunidade para evitar doenças.

Processos preventivos para eliminar algumas condições favoráveis ao desenvolvimento dos micróbios: Cumprimento das regras básicas de higiene pessoal e ambiental Esterilização- permite destruir os micróbios através de temperaturas elevadas ou de produtos

químicos Desinfeção-utiliza o calor ou substâncias químicas chamadas anti-sépticas ou desinfetantes que

destroem ou dificultam o desenvolvimento dos micróbios que entram em contacto com um organismo, objeto ou local. Ex.: álcool e tintura de iodo.

Vacinação-permite que o organismo adquira imunidade, isto é, a capacidade de se defender contra certas doenças

As vacinas podem ser constituídas pelos micróbios patogénicos mortos ou enfraquecidos, ou por produtos semelhantes às toxinas que estes produzem.

(Na presença da vacina, o organismo é obrigado a produzir anticorpos específicos, que se mantêm no sangue, e que estão prontos a atuar no caso do organismo ser infetado por esse tipo de micróbio.)

A propagação das doenças causadas por micróbios faz-se por contágio- transmite-se o micróbio de uma pessoa doente ou portadora para outras pessoas. Os espirros e a tosse são meios de transmissão de doenças.Epidemia-se a doença se propaga rapidamente e atinge um grande número de pessoas.