Resumo - Pintando gênero na bucha: o status da mulher no processo criativo dos Brinquedos de Miriti...

1
Pintando gênero na bucha: o status da mulher no processo criativo dos Brinquedos de Miriti de Abaetetuba/PA Larissa Tuane Lima de Nascimento Graduanda em Serviço Social UFPA Amarildo Ferreira Júnior Mestrando em Planejamento do Desenvolvimento NAEA/UFPA GT 1 Gênero, Identidade e Cultura. Resumo Este trabalho realiza considerações incipientes sobre a inserção e os papeis atribuídos às mulheres no processo criativo dos Brinquedos de Miriti de Abaetetuba atividade artístico-cultural desse município que se torna símbolo dominante de suas expressões culturais , ao analisar as relações entre a construção de gênero, a condição feminina e a divisão sexual do trabalho em suas diversas fases. Pretende- se iniciar uma discussão sobre o modo que o trabalho das mulheres é visto e valorado por elas mesmas e por seus companheiros e/ou familiares na produção e comercialização desses brinquedos, e compreender as questões de gênero consideradas na divisão das tarefas, utilizando-se de aproximação com a noção de divisão sexual do trabalho, oriunda de teorias feministas que propõem análises sócio-históricas e culturais do status da mulher no mundo do trabalho, sob a restrição de dados coletados por entrevistas e observações junto às artesãs e os artesãos de miriti de Abaetetuba. Constatou-se, portanto, que apesar da pretensa maioria dos homens nessa atividade, há uma intensa participação feminina em diversas etapas, sobretudo na pintura e na comercialização das peças, e o status atribuído à mulher é justificado com base no discurso da tradição e das qualidades próprias e inerentes à condição feminina. Ademais, as posições de destaque e de direcionamento das atividades e o espaço público de representação que a constituição de uma associação dessas artesãs e artesãos permitiu se apresentam como domínios masculinos, enquanto às mulheres designam-se atividades de apoio restritas e demarcadas pelo domínio doméstico. Palavras-Chave: Divisão Sexual do Trabalho. Relações de Gênero. Artesanato. Miriti.

Transcript of Resumo - Pintando gênero na bucha: o status da mulher no processo criativo dos Brinquedos de Miriti...

Page 1: Resumo - Pintando gênero na bucha: o status da mulher no processo criativo dos Brinquedos de Miriti de Abaetetuba/PA

Pintando gênero na bucha: o status da mulher no processo criativo dos Brinquedos

de Miriti de Abaetetuba/PA

Larissa Tuane Lima de Nascimento

Graduanda em Serviço Social

UFPA

Amarildo Ferreira Júnior

Mestrando em Planejamento do Desenvolvimento

NAEA/UFPA

GT 1 – Gênero, Identidade e Cultura.

Resumo

Este trabalho realiza considerações incipientes sobre a inserção e os papeis atribuídos às mulheres no processo criativo dos Brinquedos de Miriti de Abaetetuba – atividade artístico-cultural desse município que se torna símbolo dominante de suas expressões culturais –, ao analisar as relações entre a construção de gênero, a condição feminina e a divisão sexual do trabalho em suas diversas fases. Pretende-se iniciar uma discussão sobre o modo que o trabalho das mulheres é visto e valorado por elas mesmas e por seus companheiros e/ou familiares na produção e comercialização desses brinquedos, e compreender as questões de gênero consideradas na divisão das tarefas, utilizando-se de aproximação com a noção de divisão sexual do trabalho, oriunda de teorias feministas que propõem análises sócio-históricas e culturais do status da mulher no mundo do trabalho, sob a restrição de dados coletados por entrevistas e observações junto às artesãs e os artesãos de miriti de Abaetetuba. Constatou-se, portanto, que apesar da pretensa maioria dos homens nessa atividade, há uma intensa participação feminina em diversas etapas, sobretudo na pintura e na comercialização das peças, e o status atribuído à mulher é justificado com base no discurso da tradição e das qualidades próprias e inerentes à condição feminina. Ademais, as posições de destaque e de direcionamento das atividades e o espaço público de representação que a constituição de uma associação dessas artesãs e artesãos permitiu se apresentam como domínios masculinos, enquanto às mulheres designam-se atividades de apoio restritas e demarcadas pelo domínio doméstico.

Palavras-Chave: Divisão Sexual do Trabalho. Relações de Gênero. Artesanato. Miriti.