RESUMO PROJETO DE SUSPENSÃO PARA O VEÍCULO BAJA...

2
PROJETO DE SUSPENSÃO PARA O VEÍCULO BAJA SAE UPF RESUMO AUTOR PRINCIPAL: Rogineli Lovison E-MAIL: [email protected] TRABALHO VINCULADO À BOLSA DE IC:: Não CO-AUTORES: Eduardo Trevisan Ricardo Muhl ORIENTADOR: Márcio Walber ÁREA: Ciências Exatas, da terra e engenharias ÁREA DO CONHECIMENTO DO CNPQ: 3.05.00.00-1 UNIVERSIDADE: Universidade de Passo Fundo INTRODUÇÃO: O presente resumo faz parte da apresentação da pesquisa desenvolvida com enfoque em suspensão do tipo Duplo A para o veículo Baja SAE da UPF, executado pelos integrantes da equipe "Mas Baja Tchê". O projeto de pesquisa e desenvolvimento do protótipo que é executado pelos alunos que fazem parte do projeto, faz com que se enriqueça muito o conjunto engenheiro-estudante, propiciando assim maior "bagagem" de conhecimento e prática na engenharia, o que é pretendido dentro do curso de Engenharia Mecânica que está sempre em busca de avanços e novos projetos. O projeto Baja UPF tem como objetivos principais projetar, dimensionar, construir e analisar custos de um veículo automotivo do tipo off road, empregando inúmeros conceitos aprendidos de engenharia, alémde participar de eventos nacional e regional promovidos pela entidade SAE. Será testada a eficiência do modelo de suspensão e após isso otimizada a diminuição de peso para gerar estruturas mais leves, porém eficientes.

Transcript of RESUMO PROJETO DE SUSPENSÃO PARA O VEÍCULO BAJA...

Page 1: RESUMO PROJETO DE SUSPENSÃO PARA O VEÍCULO BAJA …semanadoconhecimento.upf.br/download/anais-2013/exatas/rogineli... · O projeto de pesquisa e desenvolvimento do protótipo que

PROJETO DE SUSPENSÃO PARA O VEÍCULO BAJA SAE UPFRESUMO

AUTOR PRINCIPAL:Rogineli Lovison

E-MAIL:[email protected]

TRABALHO VINCULADO À BOLSA DE IC::Não

CO-AUTORES:Eduardo TrevisanRicardo Muhl

ORIENTADOR:Márcio Walber

ÁREA:Ciências Exatas, da terra e engenharias

ÁREA DO CONHECIMENTO DO CNPQ:3.05.00.00-1

UNIVERSIDADE:Universidade de Passo Fundo

INTRODUÇÃO:O presente resumo faz parte da apresentação da pesquisa desenvolvida com enfoque em suspensão do tipo Duplo A parao veículo Baja SAE da UPF, executado pelos integrantes da equipe "Mas Baja Tchê". O projeto de pesquisa edesenvolvimento do protótipo que é executado pelos alunos que fazem parte do projeto, faz com que se enriqueça muito oconjunto engenheiro-estudante, propiciando assim maior "bagagem" de conhecimento e prática na engenharia, o que épretendido dentro do curso de Engenharia Mecânica que está sempre em busca de avanços e novos projetos.O projeto Baja UPF tem como objetivos principais projetar, dimensionar, construir e analisar custos de um veículoautomotivo do tipo off road, empregando inúmeros conceitos aprendidos de engenharia, alémde participar de eventosnacional e regional promovidos pela entidade SAE.Será testada a eficiência do modelo de suspensão e após isso otimizada a diminuição de peso para gerar estruturas maisleves, porém eficientes.

Page 2: RESUMO PROJETO DE SUSPENSÃO PARA O VEÍCULO BAJA …semanadoconhecimento.upf.br/download/anais-2013/exatas/rogineli... · O projeto de pesquisa e desenvolvimento do protótipo que

METODOLOGIA:O objetivo édesenvolver uma suspensão do tipo Duplo A, também conhecida como suspensão "Double Wishbone" ou"Braço Longo/Curto", que está sendo utilizada e aprimorada para um veículo fora de estrada, o qual será submetido aosmais diversos esforços e solicitações possíveis gerados pelos terrenos acidentados e, posteriormente, comparados com osdemais modelos de suspensão disponíveis em literatura.O dimensionamento inicia-se com a definição de características do sistema de suspensão desejado, tais como máximavariação da bitola e cambagem, e fornece a geometria otimizada visando sempre à menor altura do centro de rolagem emrelação ao solo, as constantes de rigidez e amortecimento do sistema, a velocidade máxima que é possível executar umacurva de raio constante sem ocorrer a perda de aderência ou tombamento, também analisa-se as curvas de amortecimentoe rigidez do conjunto amortecedor+mola que serão utilizados no sistema de suspensão.

RESULTADOS E DISCUSSÕES:Este tipo de suspensão tem a virtude de ser robusta e de fácil regulagem, com poucos ajustes é possível executar osalinhamentos dos ângulos de caster, camber e centro de rolagem. O material escolhido para ser utilizado na construção dabandeja é o aço SAE 4130 (tubos de diâmetro 19,05mm e parede de 1,24mm), o que confere resistência e leveza aosistema, serão fixadas no chassi com parafusos M6 (Allen 12.9) e sua articulação será através de buchas a seremescolhidas para aumentar a durabilidade. Em conjunto serão utilizados os pneus marca/modelo Maxxis Razr 21x7x10.Dentre os modelos de amortecedores pesquisados, optou-se por utilizar o modelo FloatR17,0" x 4,9", do fabricante FOXRacing.Foi possível observar que o modelo em conjunto com os itens restantes que compõem a totalidade da suspensão atendeumuito bem às expectativas geradas no início dos trabalhos. No momento estão sendo testadas as mais diversascalibrações possíveis, a fim de encontrar a que fique mais adequada para a situação.

Também, em conjunto, estão sendo executados testes com instrumentação para verificar possíveis esforços nãoconsiderados em cálculos e fazer os posteriores aprimoramentos e após, testes nas competições Baja Sae Região Sul ecategoria Nacional.

CONCLUSÃO:O uso da Suspensão de Duplo A se torna muito eficiente ao ponto que é amplamente utilizado na engenharia automotiva,principalmente por sua capacidade de atender às mais diversas formas de aplicação no âmbito de tipos de terrenos. Suapossibilidade extremamente grande de regulagens e calibrações o torna muito flexível aos mais diversos sistemas.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:1)MONTEIRO, Renan D. Estudo Básico de uma suspensão do tipo DUPLO A com ênfase para um veículo Mini Baja.Projeto de iniciação científica, 2013, São Paulo. Relatório Parcial. USP, 2013.3)GILLESPIE, Thomas D. Fundamentals of Vehicle Dynamics, 1992.4)BOSCH, Robert. Manual de Tecnologia automotiva, 25ª ed. Trad. de Euryale de Jesus Zerbini, Gunter w. Prokesch, ElgaMadjderey e Suely Pfeferman, 2005. São Paulo.

Assinatura do aluno Assinatura do orientador