Resumo Sobre IHC

2
Artigo 1. 24 páginas O artigo retrata que o design é projetado em cima de usuários, e que para fazer um bom design é preciso saber a preferências do público alvo, e para isso se fazem estudos sobre a sua cultura, a região onde vivem. O artigo também relata que designers utilizam de metáforas de interfaces para que o usuário tenha uma maior compreensão do sistema. O IHC trata como que o usuário interage com o sistema, sua produtividade, sua satisfação e seu entendimento da interface. O IHC possui algumas diretrizes sendo elas: Visibilidade Bom modelo conceitual Bons mapeamentos Feedback Um bom design, é aquele que tem boa interação com o usuário e possui uma boa usabilidade, os princípios fundamentais da usabilidade são: Visibilidade do status do sistema Mapeamento entre o sistema físico e o mundo físico Liberdade e controle do usuário Consistência e Padrões Reconhecer em vez de memorizar Flexibilidade e eficiência Design estético e minimalista Prevenção de erros. Ajuda e documentação. São utilizadas cores para transmissão de mensagens do sistema, as funções que as cores desempenham são divididas em dois grupos.

description

Resumo apresentado na disciplina de Interface Humano Computador no curso de Sistemas de Informação.

Transcript of Resumo Sobre IHC

Page 1: Resumo Sobre IHC

Artigo 1. 24 páginas

O artigo retrata que o design é projetado em cima de usuários, e que para fazer um bom design é preciso saber a preferências do público alvo, e para isso se fazem estudos sobre a sua cultura, a região onde vivem.

O artigo também relata que designers utilizam de metáforas de interfaces para que o usuário tenha uma maior compreensão do sistema.

O IHC trata como que o usuário interage com o sistema, sua produtividade, sua satisfação e seu entendimento da interface.

O IHC possui algumas diretrizes sendo elas:

Visibilidade Bom modelo conceitual Bons mapeamentos Feedback

Um bom design, é aquele que tem boa interação com o usuário e possui uma boa usabilidade, os princípios fundamentais da usabilidade são:

Visibilidade do status do sistema Mapeamento entre o sistema físico e o mundo físico Liberdade e controle do usuário Consistência e Padrões Reconhecer em vez de memorizar Flexibilidade e eficiência Design estético e minimalista Prevenção de erros. Ajuda e documentação.

São utilizadas cores para transmissão de mensagens do sistema, as funções que as cores desempenham são divididas em dois grupos.

Compreende as sintaxes e as relações taxionômicas, como: organizar, chamar a atenção, destacar, criar planos de percepção, hierarquizar informações, direcionar a leitura, etc.

Compreende as relações semânticas, como: ambientar, simbolizar, conotar e denotar.

Nos sistemas se utilizam cores, recomenda-se utilizar no máximo 7 cores, e existem algumas associações, como usar o vermelho apenas para algo que chame a atenção. Ou usar o branco de fundo, pois realça cores escuras para a leitura.

A utilização das cores nas interfaces permite chamar e direcionar a atenção do usuário, enfatizar aspectos da interface, auxiliar na identificação de estruturas e

Page 2: Resumo Sobre IHC

processos, diminuir a ocorrência de erros, tornar uma interface mais fácil de memorizar e representar associações simbólicas.

Artigo 2. 3 páginas

O artigo retrata algumas regras sobre a utilização das cores em sistemas, como por exemplo não usar muito cores escuras ou brilhantes, não utilizar muitas cores, pois muitas pessoas tem algum tipo de disfunção visual. Evitar usar muitas cores, não usar cores extravagantes.

Também relata que cores mal utilizadas é pior do que não utilizar, que existem algumas associações comum, como as vermelhas, amarelo e verde, que significam respectivamente perigo, atenção, ok.