Retifica

8
Retífica 1 Retificadoras 1.1 Noções gerais A operação desenvolvida pelas retificadoras chama-se retificação. É especialmente indispensável para as peças de aço temperado, pois elas, tendo sido mergulhadas no banho de esfriamento, tem sofrido deformações mais ou menos apreciáveis. Com a retificação, então é possível corrigir todas aquelas imperfeições de natureza geométrica, causadas pela têmpera, como a excentricidade de um objeto cilíndrico em relação ao seu eixo de rotação, a asperosidade de uma superfície, etc. É também possível polir e levar as dimensões de uma peça dentro de medidas sujeitas a tolerâncias de milésimos de milímetro. Por estas imperfeitas realizações no campo da usinagem dos metais, a retificação é muitas vezes usada também para a correção de superfícies pertencentes à peças de aço não temperado, ou de materiais diversos como alumínio, o bronze, a gusa, etc., usando os cuidados que o caso requer. A retificação tem a finalidade principal de corrigir as irregularidades de caráter geométrico que fatalmente produzem-se durante as operações anteriores; operações que podem ser de tratamento térmico ou de máquina operatriz. Pelas finalidades que a retificação se propõe aparece evidente a necessidade de empregar, como

description

Retifica

Transcript of Retifica

Page 1: Retifica

Retífica

1 Retificadoras

1.1 Noções gerais

A operação desenvolvida pelas retificadoras chama-se retificação. É especialmente indispensável para as peças de aço temperado, pois elas, tendo sido mergulhadas no banho de esfriamento, tem sofrido deformações mais ou menos apreciáveis. Com a retificação, então é possível corrigir todas aquelas imperfeições de natureza geométrica, causadas pela têmpera, como a excentricidade de um objeto cilíndrico em relação ao seu eixo de rotação, a asperosidade de uma superfície, etc. É também possível polir e levar as dimensões de uma peça dentro de medidas sujeitas a tolerâncias de milésimos de milímetro. Por estas imperfeitas realizações no campo da usinagem dos metais, a retificação é muitas vezes usada também para a correção de superfícies pertencentes à peças de aço não temperado, ou de materiais diversos como alumínio, o bronze, a gusa, etc., usando os cuidados que o caso requer.

A retificação tem a finalidade principal de corrigir as irregularidades de caráter geométrico que fatalmente produzem-se durante as operações anteriores; operações que podem ser de tratamento térmico ou de máquina operatriz.

Pelas finalidades que a retificação se propõe aparece evidente a necessidade de empregar, como meio para arrancar o material, os abrasivos. Os utensílios, com estes fabricados, conhecidos pelo nome de rebolos, assumem, evidentemente, formas geométricas representadas por sólidos de revolução em volta de um eixo. Para satisfazer a variedade de execuções que podem-se apresentar na retificação de elementos de infinitas formas e dimensões, e também de diferente material, tem sido posta à disposição uma vasta gama de rebolos que diferem entre eles pelo perfil, pela granulação e pela dureza.

Os perfis e as dimensões são padronizados por apropriadas tabelas: a granulação tem sido classificada em: bruta, grossa, média, fina, finíssima, pó; a dureza depende do composto de aglomeração que pode ser: cerâmico, ao silicato, de goma-laca, de borracha vulcanizada, de resinas sintéticas. Em outros termos: os abrasivos formam a parte ativa do rebolo, isto é, aquela que, atuando como utensílio, remove os cavacos. Esta parte ativa é

Page 2: Retifica

constituída por grãozinhos de Corídon e de Carborundum. O aglomerante, ou cimento, ou composto, que mantém juntos os grãos de abrasivo, dá a forma e a consistência ao rebolo.

A velocidade periférica, durante o trabalho de remoção do cavaco, é muito elevada; o rebolo, pelo atrito causado pelo esfregamento nas paredes da peça a retificar, desgasta-se e perde o perfil inicial; é portanto necessário repassar, de vez em quando, o contorno com um utensílio de diamante.

As retificadoras podem ser subdivididas em:1. Retificadoras para externos.2. Retificadoras para internos.3. Retificadoras universais.4. Retificadoras sem centros.5. Retificadoras verticais.6. Retificadoras horizontais.7. Retificadoras especiais.

Na técnica construtiva dos motores a explosão são necessárias, para algumas peças de vital importância, umas máquinas especiais; elas são: retificadoras para eixos de manivela, para eixos de cames e para cilindros.

1.2 Retificadoras universais

Por suas brilhantes atuações são as máquinas usadas também na produção de série. Com as retificadoras universais podem-se executar as seguintes operações:

1. Retificação externa de superfícies cilíndricas.2. Retificação externa de superfícies cônicas.3. Retificação interna de superfícies cilíndricas.4. Retificação interna de superfícies cônicas.De qualquer forma, a peça assume o movimento fundamental de

rotação (a fim de fazer passar todos os pontos circunferênciais debaixo do rebolo) e o movimento de alimentação (segundo uma translação longitudinal alternada de ida e volta). O rebolo, em vez, roda velozmente em torno de seu eixo para poder remover uniformemente o cavaco em toda a superfície externa ou interna da peça em rotação.

Page 3: Retifica

1.3 Retificadoras sem centros

Muitas peças de forma simples, ou de pequeno diâmetro, não prestam para a retificação comum. De fato, uma peça cilíndrica comprida e fina, se for centrada pelas duas contra-pontas duma normal retificadora, tende a fleter-se pela pressão exercida pelo rebolo durante o passe de trabalho. Uma peça também cilíndrica , mas curta, torna difícil a usinagem sobre os centros por que, devendo aproximar muito as duas contrapontas, fica pouco espaço útil para as manobras.

Nestes casos especiais é muito usado o sistema da retificação sem centros, dado que não requer o emprego dos orgãos de fixação e de centragem axial pelas contra-pontas.

A usinagem sai mais fácil porem menos precisa.A retificação sem centros executa-se em máquinas especiais

conhecidas pelo nome inglês CENTERLESS, elas são fabricadas segundo o principio de segurar a peça mediante uma lamina de aço duríssimo ou de liga dura, o rebolo operador que atua como uma retificadora normal para superfícies cilíndricas externas, roda velozmente e faz pressão sobre a peça retificando-a, esta roda sobre si mesma devido ao atrito gerado pelo rebolo guia.

1.4 Retificadoras verticais

Servem para a retificação de superfícies planas muito amplas. Assumem a denominação de verticais devido o eixo do rebolo ser disposto neste sentido. Pois o utensílio (rebolo e taça) assume o movimento alternado de ida e volta, verificam-se, sobre a superfície plana do objeto retificado, uns traços circulares visíveis olhando obliquamente em contraluz.

1.5 Retificadoras frontais

Assumem esta denominação porque tem o eixo de rotação do mandril porta-rebolo horizontal. Geralmente aplicam-se os rebolos a disco a fim de poder executar a retificação de planos, de cavidades ou de eixos ranhurados. Tais máquinas compõem-se de um barramento, posteriormente ao qual eleva-se o montante. Na frente deste pode correr verticalmente o cabeçote porta rebolo. A mesa porta-peça pode deslocar-se longitudalmente com movimento alternado de vaivém, a fim de fazer passar, tangencialmente ou ao lado do rebolo em rotação, toda quanta a superfície da peça a retificar. O

Page 4: Retifica

comando das partes móveis realiza-se com o fluxo oleodinâmico distribuído pela apropriada instalação contida no barramento da máquina.

1.6 Retificadoras especiais

Para realizar algumas retificações de superfícies pertencentes a pás especiais ou de forma especial, os projetistas de máquinas operatrizes tem recorrido à construção de retificadoras especiais. Os tipos são:

Retificadoras para eixos de cames. Retificadoras para roscas. Retificadoras para engrenagens. Retificadoras para virabrequins. Retificadoras para cilindros.

1.7 Retificadoras para cames de precisão

Na técnica das construções de motores, sejam eles de explosão ou de combustão gradual, encontra-se geralmente a necessidade de aplicar certas partes vitais ditas cames. Estes nada mais são que sólidos delimitados por superfícies policilíndricas concordantes tendo as geratrizes excêntricas em relação a um eixo principal chamado eixo de cames. A seção transversal tem um perfil contínuo.

Page 5: Retifica

Trabalho

de

Processos II

Fresageme

Retífica

Professor: Walter

Aluno: Cristiano Leonardo BatistaMatrícula: 93108025-5