Reunião online 6 cultura escrita 2014

23
http:// Formar em Rede Cultura Escrita Reunião online 6 setembro/ 2014 Síntese deste encontro: Formadoras de Petrópolis

description

Reunião online 6 cultura escrita 2014

Transcript of Reunião online 6 cultura escrita 2014

Page 1: Reunião online 6 cultura escrita 2014

http://www.formaremrede.org.br

Formar em Rede Cultura Escrita Reunião online 6

setembro/ 2014

Síntese deste encontro: Formadoras de Petrópolis

Page 2: Reunião online 6 cultura escrita 2014

Objetivos da reunião

• Discutir o significado dos encontros de supervisão da prática e subsidiar a ação dos formadores locais para o desenvolvimento desta ação nos municípios, com vistas ao acompanhamento dos projetos institucionais.

• Tematizar uma pauta de supervisão do município de Juquitiba e levantar aspectos fundamentais para o planejamento e ação desta prática nas instituições.

Page 3: Reunião online 6 cultura escrita 2014

Síntese elaborada pelas formadoras de Juquitiba

...A primeira atividade realizada foi a apreciação da imagem: “Livros Usados”, do artista contemporâneo norte-americano David Carson Taylor, com algumas questões aquecedoras: De que maneira a imagem dialoga com a discussão sobre critérios de escolha? Que relações podemos estabelecer?

Surtiram muitos comentários, sendo os principais: “A imagem dialoga apontando que para enriquecer o critério de escolha é preciso que haja diversidade de material, que estes estejam disponíveis para exploração do sujeito”; “Remete-nos ao direito do leitor de experimentar, começar a ler e não terminar por falta de identidade com o texto ou estilo de escrita do autor”; “Há nessa imagem uma autonomia do leitor, algo que foi construído”; “A organização do espaço pode ajudar o leitor a organizar também a sua busca”... Foi sugerido que façamos essa apreciação com os coordenadores e diretores, incluindo isso na pauta, pois muitos conhecimentos podem ser discutidos nessa apreciação.

Page 4: Reunião online 6 cultura escrita 2014

Síntese elaborada pelas formadoras de Juquitiba

Na sequência foram apresentados alguns exemplos de uma professora em situação de leitura para os alunos para que nós pudéssemos fazer comentários sobre a finalidade da leitura em voz alta e as competências do professor antes, durante e após a leitura.

A primeira situação foi com a professora sentada em roda com as crianças apresentando o livro de histórias que lerá do Monteiro Lobato. Explica os motivos da escolha: seu interesse pelo autor e comenta sobre histórias maravilhosas e interessantes que ele escreve.

Page 5: Reunião online 6 cultura escrita 2014

Síntese elaborada pelas formadoras de Juquitiba

...Passamos para a segunda situação, onde a professora Cleide escolheu ler para seus alunos histórias de Monteiro Lobato. Para isso acha necessário que eles conheçam a vida desse autor... A professora lê para os alunos trechos que acha importante da biografia de Monteiro Lobato. Em seguida, oferece diversos livros de Monteiro Lobato do mesmo autor. Discutimos: O que as crianças podem aprender nesta situação? Qual a importância da professora informar aos alunos sobre a vida do autor e possibilitar que eles manuseiem outros livros?

Acrescentamos alguns pontos do que já havia sido comentado na primeira situação, como por exemplo, a possibilidade de identificação com o tipo de escrita do autor trazendo a vontade de leitura de toda a obra, a observação das diferentes obras que podem ter o mesmo gênero ou diferentes escritos pelo mesmo autor, além da importância do contato com os livros possibilitando a apreciação das imagens, formatos, etc...

Page 6: Reunião online 6 cultura escrita 2014

Síntese elaborada pelas formadoras de Juquitiba

...Iniciamos as discussões referentes aos “encontros de supervisão” com a intenção de atrelar esta ação formativa ao conteúdo de leitura trabalhado até o momento. Para embasar esta discussão foi orientada a leitura do texto “Encontros de Supervisão” de Silvana Augusto, a partir disso foram levantadas algumas questões: 1- Como as experiências das coordenadoras do relato colaboram para o planejamento de vocês dos encontros de supervisão com os coordenadores/ diretores envolvidos do Programa Formar em Rede?

Page 7: Reunião online 6 cultura escrita 2014

Síntese elaborada pelas formadoras de Juquitiba

... Surgiram muitos comentários como em ralação a necessidade de retomada dos trabalhos de supervisão que na rotina do dia-a-dia vão se perdendo com a necessidade de “apagar incêndios”, e atenção a outros setores da escola. Houve também reflexão quanto à possibilidade de prevenção destes “incêndios” realizando um planejamento prévio da rotina bem pensado, pensando também em seu papel como “formador de professores”, portanto também esta formação tem que ser bem planejada. Foi citada ainda a importância da observação e reflexão da prática pedagógica para que seja pensada uma ação para formação teórica com base nos acontecimentos reais.

Page 8: Reunião online 6 cultura escrita 2014

Encontros de Supervisão

Retomaremos nesta reunião online um conteúdo importante da formação: os encontros de supervisão. A intenção é atrelar as discussões relacionadas a esta ação formativa com o que já tratamos até então sobre as práticas de leitura.

Page 9: Reunião online 6 cultura escrita 2014

Encontros de supervisão

Para tratar este assunto, em agosto encaminhamos a leitura do texto “Encontros de supervisão”, de Silvana Augusto para que refletissem sobre as questões a seguir:  

Page 10: Reunião online 6 cultura escrita 2014

Encontros de supervisão

1- Como as experiências das coordenadoras do relato colaboram para o planejamento de vocês dos encontros de supervisão com os coordenadores/ diretores envolvidos do Programa Formar em Rede? 2- Quais ações consideram importante tratar para o desenvolvimento de um encontro de supervisão como espaço de análise e reflexão, considerando o foco na leitura pelo professor?

3- Esbocem uma pauta de um encontro de supervisão com foco no que já tratamos até o momento no conteúdo Cultura Escrita – leitura pelo professor - para ser compartilhada no momento da nossa reunião.

 

Page 11: Reunião online 6 cultura escrita 2014

Encontros de supervisão

Hoje discutiremos mais uma vez este texto a partir dos seguintes pontos:

1- Supervisão como espaço de queixa2- Supervisão como espaço de análise e reflexão3- Supervisão como espaço de intervenção planejada4- A formação em andamento nas supervisões

Em cada um deles solicitamos que expressem as  suas reflexões acerca da prática de supervisão.

Page 12: Reunião online 6 cultura escrita 2014

Algumas considerações importantes

A supervisão pode dar indícios do entendimento, saberes construídos e deformações oriundas da formação.

Na perspectiva que estamos aqui tratando, o formador local supervisiona o que ajudou os coordenadores e diretores a planejarem, sendo assim, corresponsável pelo trabalho educativo.

 

Page 13: Reunião online 6 cultura escrita 2014

Algumas considerações importantes

Não se trata de ir às instituições e resolver problemas, avaliar as ações presenciadas como certas ou erradas, ou simplesmente checar se estão sendo realizadas, mas sim, ajudar os coordenadores e diretores a construírem novos olhares no processo de formação.

Page 14: Reunião online 6 cultura escrita 2014

Pauta de supervisão- exemplo de Juquitiba

PAUTA DE SUPERVISÃO

Duração: 2 horas

OBJETIVOS DO ENCONTRO

•Discutir e fundamentar a importância da leitura no contexto da Educação Infantil. •Compreender que a experiência com a leitura é socialmente construída e depende do contato permanente e significativo com diferentes tipos de textos. • Refletir sobre algumas práticas de incentivo à leitura na unidade escolar.

Page 15: Reunião online 6 cultura escrita 2014

Pauta de supervisão- exemplo de Juquitiba

CONTEÚDOS PRINCIPAIS

•Leitura na Educação Infantil•Diferentes tipos de textos•Comportamentos leitores

MATERIAIS UTILIZADOS:

•Livro - Cocô de Passarinho de Eva Furnari•Livro - A casa sonolenta, de Don e Audrey Wood•Flip shart, folhas e canetas hidrocores

Page 16: Reunião online 6 cultura escrita 2014

Pauta de supervisão- exemplo de Juquitiba

Desenvolvimento (fizemos alguns recortes no planejamento das formadoras):

1- “Trabalhar com a leitura significa trabalhar com conteúdos voltados às capacidades e procedimentos de leitura e o comportamento leitor” - Explique e comente ..

– O que são propósitos e comportamentos leitores? Dê exemplos.

– O que o professor deve fazer antes de ler?

– O que o professor deve fazer durante a leitura?

– O que o professor deve fazer depois da leitura?

Page 17: Reunião online 6 cultura escrita 2014

Pauta de supervisão- exemplo de Juquitiba

Analisem os próximos encaminhamentos:

2- Leitura 1 – Cocô de Passarinho de Eva Furnari 

Encaminhamentos : Perguntar aos participantes se conhecem a autora Eva Furnari ou se já leram o livro Cocô de Passarinho . Convidar duas pessoas para anotar tudo o que o formador fizer e o que o grupo faz. Realizar a leitura do livro Cocô de Passarinho de Eva Furnari.

Page 18: Reunião online 6 cultura escrita 2014

Pauta de supervisão- exemplo de Juquitiba

Leitura 2 – Vídeo: A casa sonolenta, de Don e Audrey Wood

Encaminhamentos : Perguntar aos participantes se conhecem os autores Don e Audrey Wood ou se já leram A casa sonolenta. Convidar duas pessoas para anotar tudo o que o formador fizer e o que o grupo faz. Exibir o programa de vídeo: A casa sonolenta, de Don e Audrey Wood.

Page 19: Reunião online 6 cultura escrita 2014

Pauta de supervisão- exemplo de Juquitiba

Leitura e apresentação em power point – Comportamentos leitores

• Comportamentos leitores são atitudes relacionadas ao ato de ler, como por exemplo:

•Trabalhar com a leitura significa trabalhar com conteúdos voltados às capacidades e procedimentos de leitura e o comportamento leitor.

•Comportamentos leitores são atitudes relacionadas ao ato de ler, como por exemplo:

•Socializar critérios de escolha de livros;

•Comentar com as pessoas o que está lendo...

Page 20: Reunião online 6 cultura escrita 2014

Pauta de supervisão- exemplo de Juquitiba

Os comportamentos leitores estão relacionados aos propósitos leitores

•Ler para obter uma informação precisa;•Ler para seguir instruções;•Ler pra obter uma informação de caráter geral;•Ler para aprender...

Page 21: Reunião online 6 cultura escrita 2014

Pauta de supervisão- exemplo de Juquitiba

O que é preciso saber para realizar uma atividade de leitura para as crianças?

•Selecionar os textos de acordo com a faixa etária;•Preparar a leitura antecipadamente;•Ter clareza do propósito leitor e explicitar os comportamentos leitores para as crianças;•Considerar a qualidade literária dos textos;•Organizar o espaço e o grupo de acordo com a proposta; •Saber que a leitura de um mesmo texto tem sentidos diferentes pra cada criança.

Page 22: Reunião online 6 cultura escrita 2014

Pauta de supervisão- exemplo de Juquitiba

Agora faremos um intervalo de 10 minutos para que reflitam sobre as questões abaixo (façam as suas anotações para organizarmos bem as discussões no grupo):

•A partir do que traz o texto de Silvana Augusto, de que maneira as questões do slide 12 podem ser tratadas num espaço de supervisão da prática?

• Analisem a relação entre os encaminhamentos desta pauta e a possibilidade de discussão da própria prática dos professores.

•Analisem os encaminhamentos das formadoras e o tempo destinado ao encontro da supervisão.

Page 23: Reunião online 6 cultura escrita 2014

Lembrete importante

Próxima reunião14/10/2014

9 horas