REVISÃO. Escala Logarítmica do Ruído Curva de Ponderação O ruído em geral é expresso em...

42
REVISÃO

Transcript of REVISÃO. Escala Logarítmica do Ruído Curva de Ponderação O ruído em geral é expresso em...

Page 1: REVISÃO. Escala Logarítmica do Ruído Curva de Ponderação  O ruído em geral é expresso em dB(A), que representa a curva de ponderação “A”, que é a que.

REVISÃO

Page 2: REVISÃO. Escala Logarítmica do Ruído Curva de Ponderação  O ruído em geral é expresso em dB(A), que representa a curva de ponderação “A”, que é a que.

Escala Logarítmica do Ruído

Page 3: REVISÃO. Escala Logarítmica do Ruído Curva de Ponderação  O ruído em geral é expresso em dB(A), que representa a curva de ponderação “A”, que é a que.

Curva de Ponderação

O ruído em geral é expresso em dB(A), que representa a curva de ponderação “A”, que é a que melhor correlaciona o nível sonoro com probabilidade de dano auditivo. Para ruído contínuo a legislação brasileira utiliza medições no circuito A.

Page 4: REVISÃO. Escala Logarítmica do Ruído Curva de Ponderação  O ruído em geral é expresso em dB(A), que representa a curva de ponderação “A”, que é a que.

Contínuo

Classificação do Ruído (Variação no Tempo)

Aquele com flutuações de nível de pressão sonora muito Aquele com flutuações de nível de pressão sonora muito pequena que pode ser desprezado dentro do período de pequena que pode ser desprezado dentro do período de observação (até ± 3dB)observação (até ± 3dB)

Page 5: REVISÃO. Escala Logarítmica do Ruído Curva de Ponderação  O ruído em geral é expresso em dB(A), que representa a curva de ponderação “A”, que é a que.

Intermitente

Classificação do Ruído (Variação no Tempo)

Aquele cujo nível de pressão sonora sofre variação brusca Aquele cujo nível de pressão sonora sofre variação brusca em relação ao nível de ruido normal do ambiente (acima de ± em relação ao nível de ruido normal do ambiente (acima de ± 3dB)3dB)

Page 6: REVISÃO. Escala Logarítmica do Ruído Curva de Ponderação  O ruído em geral é expresso em dB(A), que representa a curva de ponderação “A”, que é a que.

Impacto (Impulsivo)

Classificação do Ruído (Variação no Tempo)

Aquele que consiste em um ou mais picos de energia Aquele que consiste em um ou mais picos de energia acústica, de duração menor que um segundo, a intervalos de acústica, de duração menor que um segundo, a intervalos de ocorrência superior a 1 segundoocorrência superior a 1 segundo

Page 7: REVISÃO. Escala Logarítmica do Ruído Curva de Ponderação  O ruído em geral é expresso em dB(A), que representa a curva de ponderação “A”, que é a que.

Nível de Ruído dB(A) Máxima Exposição Diária Permissível85 8 horas86 7 horas87 6 horas88 5 horas89 4 horas e 30 min90 4 horas91 3 horas e 30 min... ...

115 7 minutosNíveis de Ruído acima de 115 dB(A) RISCO GRAVE E IMINENTE

Contínuo ou Intermitente

Limite de Exposição (NR-15)

Page 8: REVISÃO. Escala Logarítmica do Ruído Curva de Ponderação  O ruído em geral é expresso em dB(A), que representa a curva de ponderação “A”, que é a que.

Impacto

ParâmetrosNível de Ruído

Máximo Permissível

Equipamento operando no modo LINEAR e circuito de resposta IMPACTO 130 dB

Equipamento operando no circuito de resposta FAST e circuito de compensação “C” 120 dB(C)

Níveis de Ruído acima de 140 dB(LINEAR) ou acima de 130 dB(C) no circuito FAST RISCO GRAVE E IMINENTE

Limite de Exposição (NR-15)

Page 9: REVISÃO. Escala Logarítmica do Ruído Curva de Ponderação  O ruído em geral é expresso em dB(A), que representa a curva de ponderação “A”, que é a que.

EQUIPAMENTO DE MEDIÇÃO

Page 10: REVISÃO. Escala Logarítmica do Ruído Curva de Ponderação  O ruído em geral é expresso em dB(A), que representa a curva de ponderação “A”, que é a que.

EQUIPAMENTOS PARA MEDIÇÃO DE RUÍDO

É o elemento principal da cadeia de medição do ruído, ele É o elemento principal da cadeia de medição do ruído, ele converte o sinal mecânico (ondas de pressão sonora) em sinal converte o sinal mecânico (ondas de pressão sonora) em sinal elétrico. Deve possuir sensibilidade adequada, estabilidade e elétrico. Deve possuir sensibilidade adequada, estabilidade e faixa de resposta linear.faixa de resposta linear.

MICROFONES: SÃO CLASSIFICADOS EM

CAPACITIVOS, ELETRETO, ELETRODINÂMICOS E

PIEZOELÉTRICOSMICROFONESMICROFONES

Page 11: REVISÃO. Escala Logarítmica do Ruído Curva de Ponderação  O ruído em geral é expresso em dB(A), que representa a curva de ponderação “A”, que é a que.

EQUIPAMENTOS PARA MEDIÇÃO DE RUÍDO

Os calibradores emitem um sinal conhecido, estabelecido Os calibradores emitem um sinal conhecido, estabelecido por uma amplitude em decibel e uma frequência por uma amplitude em decibel e uma frequência correspondente em Hertz.correspondente em Hertz.

CALIBRADOR ACÚSTICO: DESTINADO A VERIFICAR A RESPOSTA DE UM MEDIDOR COM A FINALIDADE DE CORRIGIR OS POSSÍVEIS DESVIOS

ATRAVÉS DE AJUSTECALIBRADORCALIBRADOR

Page 12: REVISÃO. Escala Logarítmica do Ruído Curva de Ponderação  O ruído em geral é expresso em dB(A), que representa a curva de ponderação “A”, que é a que.

EQUIPAMENTOS PARA MEDIÇÃO DE RUÍDO

AUDIODOSIMETROAUDIODOSIMETRO

MEDIDOR INTEGRADOR DE USO PESSOAL: MEDIDOR QUE POSSA SER FIXADO NO TRABALHADOR DURANTE

O PERÍODO DE MEDIÇÃO, FORNECENDO POR MEIO DE

INTEGRAÇÃO, A DOSE E/OU NÍVEL MÉDIO

O dosímetro possue um sistema integrador capaz de O dosímetro possue um sistema integrador capaz de converter as informações armazenada do converter as informações armazenada do NPS e tempoNPS e tempo em um em um número que expresse a DOSE acumulada durante o tempo que número que expresse a DOSE acumulada durante o tempo que o equipamento encontra-se em funcionamento.o equipamento encontra-se em funcionamento.

Page 13: REVISÃO. Escala Logarítmica do Ruído Curva de Ponderação  O ruído em geral é expresso em dB(A), que representa a curva de ponderação “A”, que é a que.

EQUIPAMENTOS PARA MEDIÇÃO DE RUÍDO

Filtro de PonderaçãoFiltro de Ponderação: utilizado para aproximar a medição : utilizado para aproximar a medição das caracteristicas perceptíveis do ouvido humanodas caracteristicas perceptíveis do ouvido humano Circuito de RespostaCircuito de Resposta: utilizado para representar a : utilizado para representar a velocidade de detecção do nível de ruido, podendo ser na velocidade de detecção do nível de ruido, podendo ser na forma rápida “fast”, lenta “slow” e impulso “impulse”forma rápida “fast”, lenta “slow” e impulso “impulse”

MEDIDOR DE NÍVEL DE MEDIDOR DE NÍVEL DE PRESSÃO SONORAPRESSÃO SONORA

MEDIDOR CONVENCIONAIS E INTEGRADORES: MEDIDOR OPERADO

DIRETAMENTE PELO AVALIADOR, FORNECE NÍVEL MÉDIO E INSTANTÂNEO. DOTADO DE FILTRO DE PONDERAÇÃO E

CIRCUITO DE RESPOSTA

Page 14: REVISÃO. Escala Logarítmica do Ruído Curva de Ponderação  O ruído em geral é expresso em dB(A), que representa a curva de ponderação “A”, que é a que.

EQUIPAMENTOS PARA MEDIÇÃO DE RUÍDO

O uso de analisadores é utilizado na especificação do O uso de analisadores é utilizado na especificação do melhor EPI, em projetos de medidas de controle de ruído na melhor EPI, em projetos de medidas de controle de ruído na fonte, na análise da inteligibilidade no ambiente e na fonte, na análise da inteligibilidade no ambiente e na determinação do risco (freqüências altas são mais lesivas que determinação do risco (freqüências altas são mais lesivas que as graves, mas são no geral mais fáceis de controlar.)as graves, mas são no geral mais fáceis de controlar.)

MEDIDOR INTEGRADOR COM ANALISADOR DE FREQÜÊNCIA: INDICAM

A DISTRIBUIÇÃO DO SOM EM FUNÇÃO DA SUA FREQÜÊNCIA, EM BANDA DE OITAVA

E 1/3 DE OITAVA.MEDIDOR DE NÍVEL DE MEDIDOR DE NÍVEL DE

PRESSÃO SONORAPRESSÃO SONORA

Page 15: REVISÃO. Escala Logarítmica do Ruído Curva de Ponderação  O ruído em geral é expresso em dB(A), que representa a curva de ponderação “A”, que é a que.

EQUIPAMENTO DE MEDIÇÃO

Especificações Mínimas

Page 16: REVISÃO. Escala Logarítmica do Ruído Curva de Ponderação  O ruído em geral é expresso em dB(A), que representa a curva de ponderação “A”, que é a que.

MEDIDOR INTEGRADOR DE USO PESSOAL - DOSIMETRO

ESTAR EM CONFORMIDADE COM AS ESTAR EM CONFORMIDADE COM AS ESPECIFICAÇÕES CONSTANTES DA NORMA ANSI ESPECIFICAÇÕES CONSTANTES DA NORMA ANSI S1.25-1991 OU DE SUAS FUTURAS REVISÕESS1.25-1991 OU DE SUAS FUTURAS REVISÕES

TER CLASSIFICAÇÃO MÍNIMA DO TIPO 2TER CLASSIFICAÇÃO MÍNIMA DO TIPO 2

PERMITIR AJUSTE DE PÂRAMETROSPERMITIR AJUSTE DE PÂRAMETROS

Page 17: REVISÃO. Escala Logarítmica do Ruído Curva de Ponderação  O ruído em geral é expresso em dB(A), que representa a curva de ponderação “A”, que é a que.

MEDIDOR INTEGRADOR DE USO PESSOAL - DOSIMETRO

É MUITO IMPORTANTE QUE OS EQUIPAMENTOS É MUITO IMPORTANTE QUE OS EQUIPAMENTOS POSSUAM RECURSO DE RETENÇÃO DE DADOS POSSUAM RECURSO DE RETENÇÃO DE DADOS (DATA LOGGING) E SOFTWARE PARA (DATA LOGGING) E SOFTWARE PARA TRANSFERÊNCIA E PROCESSAMENTO DOS DADOS TRANSFERÊNCIA E PROCESSAMENTO DOS DADOS NO COMPUTADOR, EMISSÃO DE RELATÓRIOS E NO COMPUTADOR, EMISSÃO DE RELATÓRIOS E HISTOGRAMAS, NO MINIMO A INTERVALO DE HISTOGRAMAS, NO MINIMO A INTERVALO DE MINUTO A MINUTO.MINUTO A MINUTO.

Page 18: REVISÃO. Escala Logarítmica do Ruído Curva de Ponderação  O ruído em geral é expresso em dB(A), que representa a curva de ponderação “A”, que é a que.

AJUSTE DE PARÂMETROS PARA DOSIMETROS DE RUÍDO

Circuito de ponderação – “A” Circuito de resposta – LENTA (SLOW) Critério de referência – 85dB (dose de 100% p/ uma exposição de 8 horas) Nível limiar de integração – 80dB Faixa de medição mínima – 80 a 115 dB(A) Incremento de duplicação de dose – 3 e 5 (q=3/q=5) Indicação da ocorrência de níveis máximo - 115dB(A)

Page 19: REVISÃO. Escala Logarítmica do Ruído Curva de Ponderação  O ruído em geral é expresso em dB(A), que representa a curva de ponderação “A”, que é a que.

SOFTWARE DE AJUSTE DE PARÂMETROS - EXEMPLO

Page 20: REVISÃO. Escala Logarítmica do Ruído Curva de Ponderação  O ruído em geral é expresso em dB(A), que representa a curva de ponderação “A”, que é a que.

SOFTWARE DE AJUSTE DE PARÂMETROS - EXEMPLO

Page 21: REVISÃO. Escala Logarítmica do Ruído Curva de Ponderação  O ruído em geral é expresso em dB(A), que representa a curva de ponderação “A”, que é a que.

CALIBRADORES ACÚSTICOS

OS CALIBRADORES, OS CALIBRADORES, PREFERENCIALMENTEPREFERENCIALMENTE, , DEVEM SER DA MESMA MARCA QUE O MEDIDOR E, DEVEM SER DA MESMA MARCA QUE O MEDIDOR E, OBRIGATORIAMENTEOBRIGATORIAMENTE, PERMITIR O ADEQUADO , PERMITIR O ADEQUADO ACOPLAMENTO ENTRE O MICROFONE E O ACOPLAMENTO ENTRE O MICROFONE E O CALIBRADOR, DIRETAMENTE OU POR MEIO DO USO CALIBRADOR, DIRETAMENTE OU POR MEIO DO USO DE ADAPTADOR.DE ADAPTADOR.

Page 22: REVISÃO. Escala Logarítmica do Ruído Curva de Ponderação  O ruído em geral é expresso em dB(A), que representa a curva de ponderação “A”, que é a que.

EQUIPAMENTO DE MEDIÇÃO

Interferentes Ambientais

Page 23: REVISÃO. Escala Logarítmica do Ruído Curva de Ponderação  O ruído em geral é expresso em dB(A), que representa a curva de ponderação “A”, que é a que.

VENTO, UMIDADE, TEMPERATURA E CAMPO MAGNÉTICO

O uso de protetor de vento sobre o microfone é O uso de protetor de vento sobre o microfone é sempre recomendável.sempre recomendável. Os medidores só poderão ser utilizados dentro Os medidores só poderão ser utilizados dentro das condições de das condições de umidadeumidade e e temperatura temperatura especificados pelo fabricante.especificados pelo fabricante. A utilização em ambientes com presença de A utilização em ambientes com presença de campo magnéticos significativos, devem ser campo magnéticos significativos, devem ser considerados e respeitada as limitações prevista considerados e respeitada as limitações prevista pelo fabricante.pelo fabricante.

Page 24: REVISÃO. Escala Logarítmica do Ruído Curva de Ponderação  O ruído em geral é expresso em dB(A), que representa a curva de ponderação “A”, que é a que.

EQUIPAMENTO DE MEDIÇÃO

Aferição e Certificados

Page 25: REVISÃO. Escala Logarítmica do Ruído Curva de Ponderação  O ruído em geral é expresso em dB(A), que representa a curva de ponderação “A”, que é a que.

AFERIÇÃO E CERTIFICADO DOS EQUIPAMENTOS

OS MEDIDORES E OS CALIBRADORES DEVERÃO OS MEDIDORES E OS CALIBRADORES DEVERÃO SER SER PERIODICAMENTEPERIODICAMENTE AFERIDOS E POSSUIR AFERIDOS E POSSUIR CERTIFICADO EMITIDO POR LABORATÓRIO CERTIFICADO EMITIDO POR LABORATÓRIO CREDENCIADO PARA ESSA FINALIDADE.CREDENCIADO PARA ESSA FINALIDADE.

A PERIODICIDADE DA AFERIÇÃO DEVE ESTAR A PERIODICIDADE DA AFERIÇÃO DEVE ESTAR EXPLÍCITA E DEFINIDA EM UM PLANO DE EXPLÍCITA E DEFINIDA EM UM PLANO DE CALIBRAÇÃO.CALIBRAÇÃO.

Page 26: REVISÃO. Escala Logarítmica do Ruído Curva de Ponderação  O ruído em geral é expresso em dB(A), que representa a curva de ponderação “A”, que é a que.
Page 27: REVISÃO. Escala Logarítmica do Ruído Curva de Ponderação  O ruído em geral é expresso em dB(A), que representa a curva de ponderação “A”, que é a que.

QUAL É A SUA NECESSIDADE?

Page 28: REVISÃO. Escala Logarítmica do Ruído Curva de Ponderação  O ruído em geral é expresso em dB(A), que representa a curva de ponderação “A”, que é a que.

IDENTIFICAR O RISCO POTENCIAL DE SURDEZ OCUPACIONAL MAPEAMENTO DO RUÍDO GERADOS POR FONTES EXISTENTES NO AMBIENTE DE TRABALHO AVALIAÇÃO DA CONFORMIDADE COM AS NORMAS AMBIENTAIS RELATIVAS AS CONDIÇÕES SONORAS EM ÁREAS HABITADAS VISANDO O CONFORTO DA COMUNIDADE.

IDENTIFICAR AS CONDIÇÕES AMBIENTAIS DE TRABALHO, OBSERVANDO O NÍVEL DE RUÍDO P/ EFEITO DE CONFORTO.

A AVALIAÇÃO DE RUÍDO PODE SER FEITA

PARA:

Page 29: REVISÃO. Escala Logarítmica do Ruído Curva de Ponderação  O ruído em geral é expresso em dB(A), que representa a curva de ponderação “A”, que é a que.

NORMAS TÉCNICAS

Page 30: REVISÃO. Escala Logarítmica do Ruído Curva de Ponderação  O ruído em geral é expresso em dB(A), que representa a curva de ponderação “A”, que é a que.

NR-15NR-15 • Norma Regulamentadora 15 – Anexo N • Norma Regulamentadora 15 – Anexo N° 1 e 2° 1 e 2 ..

FIXA OS LIMITES DE TOLERÂNCIA PARA RUÍDO CONTÍNUO OU

INTERMITENTE E PARA RUÍDO DE IMPACTO

O anexo n. 1 , estabelece a necessidade de cálculo da dose de

ruído. Se durante a jornada de trabalho

ocorrerem dois ou mais períodos de exposição a diferentes níveis.

Nesse caso deve ser considerados os seus efeitos combinados.

Page 31: REVISÃO. Escala Logarítmica do Ruído Curva de Ponderação  O ruído em geral é expresso em dB(A), que representa a curva de ponderação “A”, que é a que.

NBR 10152:1987NBR 10152:1987 • Nível de Ruído para Conforto Acústico • Nível de Ruído para Conforto Acústico

FIXA OS NÍVEIS DE RUÍDO COMPATÍVEIS COM O CONFORTO

ACÚSTICO EM AMBIENTES DIVERSOS

As questões relativas a riscos de dano à saúde em decorrência do ruído são estudadas em normas

específicas. A aplicação desta norma não

exclui as recomendações básicas referentes às demais condições

de conforto

Page 32: REVISÃO. Escala Logarítmica do Ruído Curva de Ponderação  O ruído em geral é expresso em dB(A), que representa a curva de ponderação “A”, que é a que.

NHO 01NHO 01 • • Avaliação da Exposição Ocupacional ao RuídoAvaliação da Exposição Ocupacional ao Ruído..

ESTABELECE CRITÉRIOS E PROCEDIMENTOS PARA A

AVALIAÇÃO DA EXPOSIÇÃO OCUPACIONAL AO RUÍDO, QUE IMPLIQUE RISCO POTENCIAL DE

SURDEZ OCUPACIONAL

Não esta voltada para a caracterização das condições de

conforto acústico

Page 33: REVISÃO. Escala Logarítmica do Ruído Curva de Ponderação  O ruído em geral é expresso em dB(A), que representa a curva de ponderação “A”, que é a que.

PROCEDIMENTOS GERAIS DE MEDIÇÃO

Page 34: REVISÃO. Escala Logarítmica do Ruído Curva de Ponderação  O ruído em geral é expresso em dB(A), que representa a curva de ponderação “A”, que é a que.

VERIFICAR A INTEGRIDADE ELETROMECÂNICA E COERÊNCIA NA RESPOSTA DO INSTRUMENTO;

VERIFICAR AS CONDIÇÕES DE CARGA DAS BATERIAS;

NA PREPARAÇÃO DO EQUIPAMENTO ANTES DE

INICIAR A MEDIÇÃO DEVE-SE:

Page 35: REVISÃO. Escala Logarítmica do Ruído Curva de Ponderação  O ruído em geral é expresso em dB(A), que representa a curva de ponderação “A”, que é a que.

AJUSTAR OS PARÂMETROS DE MEDIÇÃO, CONFORME CRITÉRIO A SER UTILIZADO;

EFETUAR A CALIBRAÇÃO INICIAL DO EQUIPAMENTO.

NA PREPARAÇÃO DO EQUIPAMENTO ANTES DE

INICIAR A MEDIÇÃO DEVE-SE:

Page 36: REVISÃO. Escala Logarítmica do Ruído Curva de Ponderação  O ruído em geral é expresso em dB(A), que representa a curva de ponderação “A”, que é a que.

AO INICIAR A MEDIÇÃO O TRABALHADOR A SER AVALIADO

DEVE SER INFORMADO: do objetivo do trabalho;do objetivo do trabalho; que a medição não deve interferir em suas atividades que a medição não deve interferir em suas atividades habituais, devendo manter a sua rotina de trabalho;habituais, devendo manter a sua rotina de trabalho; que a medição não efetua gravação de conversas;que a medição não efetua gravação de conversas; que o equipamento ou microfone nele fixado só pode que o equipamento ou microfone nele fixado só pode ser removido pelo avaliador;ser removido pelo avaliador; que o microfone nele fixado não pode ser tocado ou que o microfone nele fixado não pode ser tocado ou obstruido.obstruido.

Page 37: REVISÃO. Escala Logarítmica do Ruído Curva de Ponderação  O ruído em geral é expresso em dB(A), que representa a curva de ponderação “A”, que é a que.

MANTER O MICROFONE POSICIONADO DENTRO DA ZONA AUDITIVA DO TRABALHADOR, DE FORMA A FORNECER DADOS REPRESENTATIVOS DA EXPOSIÇÃO DIÁRIA AO RUÍDO A QUE ESTÁ SUBMETIDO O TRABALHADOR NO EXERCÍCIO DE SUAS FUNÇÕES.

DURANTE A MEDIÇÃO DEVE-SE:

Page 38: REVISÃO. Escala Logarítmica do Ruído Curva de Ponderação  O ruído em geral é expresso em dB(A), que representa a curva de ponderação “A”, que é a que.

QUANDO OCORRER A PRESENÇA SIMULTÂNEA DE RUÍDO CONTÍNUO/ INTERMITENTE E RUÍDO DE IMPACTO, A PARTICIPAÇÃO DO RUÍDO DE IMPACTO TAMBÉM DEVE SER CONSIDERADA NA AVALIAÇÃO DA EXPOSIÇÃO OCUPACIONAL AO RUÍDO CONTÍNUO/ INTERMITENTE

DURANTE A MEDIÇÃO DEVE-SE:

Page 39: REVISÃO. Escala Logarítmica do Ruído Curva de Ponderação  O ruído em geral é expresso em dB(A), que representa a curva de ponderação “A”, que é a que.

QUANDO FOREM IDENTIFICADAS DIFERENÇAS SIGNIFICATIVAS ENTRE OS NÍVEIS DE PRESSÃO SONORA QUE ATINGEM OS DOIS OUVIDOS, A MEDIÇÃO DEVE SER REALIZADA DO LADO EXPOSTO AO MAIOR NÍVEL

DURANTE A MEDIÇÃO DEVE-SE:

Page 40: REVISÃO. Escala Logarítmica do Ruído Curva de Ponderação  O ruído em geral é expresso em dB(A), que representa a curva de ponderação “A”, que é a que.

NÃO OCORRER QUALQUER PREJUIZO À INTEGRIDADE ELETROMECÂNICA DO EQUIPAMENTO

A AFERIÇÃO DA CALIBRAÇÃO ACUSAR VARIAÇÃO FORA DA FAIXA DE ± 1dB

APÓS A MEDIÇÃO OS DADOS SERÃO VALIDADOS, QUANDO:

Page 41: REVISÃO. Escala Logarítmica do Ruído Curva de Ponderação  O ruído em geral é expresso em dB(A), que representa a curva de ponderação “A”, que é a que.
Page 42: REVISÃO. Escala Logarítmica do Ruído Curva de Ponderação  O ruído em geral é expresso em dB(A), que representa a curva de ponderação “A”, que é a que.

O pascal (símbolo: Pa) é a unidade padrão de pressão e tensão no SI. Equivale a força de 1 N aplicada

uniformemente sobre uma superfície de 1 m2.