revista 39mais

68
A revista de Caucaia, Vargem Grande, Ibiuna e São Roque 6 Bon Gourmet Simbolismo das Ceias Ação de Natal 39 mais Participe e faça a diferença Confira nosso caderno especial Então ...É Ano 1 - edição 6 - Dezembro/12 Caucaia do Alto - Vargem Grande Paulista - Ibiúna - São Roque - Distribuição Gratuíta Foto: Ingá Presentes

description

entretenimento,entrevita,noticia,vargem grande paulista,cotia

Transcript of revista 39mais

Page 1: revista 39mais

Natal

A revista de Caucaia, Vargem Grande, Ibiuna e São Roque 6

Bon Gourmet Simbolismo

das Ceias

Ação de Natal 39 mais

Participe e faça a diferença

Confira nosso caderno especial

Então ...É

Ano

1 - e

diçã

o 6

- Dez

embr

o/12

Cau

caia

do

Alto

- Va

rgem

Gra

nde

Paul

ista

- Ibi

úna

- São

Roq

ue -

Dist

ribui

ção

Grat

uíta

Foto

: Ing

á Pr

esen

tes

Page 2: revista 39mais
Page 3: revista 39mais
Page 4: revista 39mais

4

ExpedienteAno 1 Dezembro 2012 n. 6Diretora ExecutivaRegina Imperatore | [email protected] e Jornalista ResponsávelYukio Haranaka - MTB [email protected] Martins - MTB [email protected]ção de Arte e DiagramaçãoCristiana Lacutissa | Vitor LacutissaCLStudio | [email protected] Silva | [email protected] JurídicaDra. Benicia Hiss | jurí[email protected] Marchi | [email protected] ComplementaresCan Stock PhotoAtendimento ao Leitor11 3427-7849 | [email protected]: 10.000 exemplares, com distribuição gratuitanos condomínios e comércios a partir do Km 39da Rodovia Raposo Tavares, abrangendo Caucaia,Vargem Grande Paulista, Ibiúna e São Roque.A revista 39mais é uma publicação mensal daEditora Imperatore Ltda. - Estrada Caucaia do Alto,2000 - Vargem Grande Paulista.Outros Títulos da EditoraRevista Fazendinha - Revista São Paulo II - Revista 26,5 - Revista Nobre

Os conceitos emitidos nos artigos assinados e dos entrevistados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não expressam necessariamente a opinião da Editora. A elaboração das reportagens não tem vínculo com a venda de espaços publicitários. O conteúdo dos anúncios são de inteira responsabilidade dos anunciantes.O conteúdo desta publicação não pode ser reproduzido ou utilizado para quaisquer fi nalidades e interesses, seja impresso, digital ou em formato de vídeo, sem a consulta e devida autorização registrada pela equipe da revista. A inclusão do nome de colaboradores não implica em vínculo empregatício.

A revista de Caucaia, Vargem Grande, Ibiuna e São Roque

www.revista39mais.com.br

Editoria

l

O tempo passa rápido! É difícil acreditar, mas 2012 entra em contagem regressiva. Chegamos a Dezembro e já estamos na nossa 6ª edição, agora com 68 pági-nas! Decolamos e estamos mais consolidados do que nunca graças aos nossos amigos e parceiros anunciantes que por todo este ano nos prestigiaram dando condições para que a 39mais chegasse às suas mãos, leitor, nosso grande amigo!

E falando em você, leitor, iniciamos a nossa edição prestigiando a crônica da nossa leitora de Ibiúna Sandra Milano, escrita com graça e muita sensibilidade.

E já que o Natal chegou, preparamos um Caderno especial de Natal, abrindo com a pergunta: Onde está o aniversariante? Será que nos lembramos Dele nesta data?

Seguindo com a meditação das Doze Noites Santas, idéias para um Natal ecoló-gico, e até mesmo dicas de brinquedos sustentáveis, além da crônica de Tom Coelho falando sobre a ansiedade e angústia que assolam muitas pessoas neste período.

Ainda no espírito Natalino, nossa seção Bon Gourmet traz o simbolismo das Ceias de Natal e Ano Novo. Saiba porque certas iguarias estão sempre presentes nestas datas.

E se você quiser dar seu toque pessoal, veja algumas sugestões que colocamos em “Receitas de Natal”.

É época de comemorar, desfrutar dias de descanso e festa. Vá com calma e apro-veite sem exageros. Conheça mais sobre o Pilates em Corpo & Mente, e na seção Vida Saudável descubra se o Sol é mesmo o vilão que pensamos.

Falando em cuidados com a saúde, leia a matéria da Dra. Maria Lúcia Passarelli com uma pergunta instigante, Criança Tem Pressão Alta?

E com grande satisfação mostramos a campanha Natal Solidário da rede de Postos de Combustíveis D+, no 9º. Ano, e convidamos você leitor a participar. Abasteça seu carro nos postos D+ e faça parte desta rede do Bem.

E falando em campanha de Natal, a Revista 39mais não poderia ficar alheia dian-te de tantos que precisam de tão pouco e lançamos a Ação de Natal 39mais, onde estaremos recebendo doações de produtos não-perecíveis que serão repassados às entidades: Centro Educacional Allan Kardec e APACE (edição 1 e 5 da nossa revista, respectivamente). Contamos com você leitor, anunciante, parceiro, que nos tem acompanhado durante nossa jornada.

E tem muito mais: acontecimentos de todas as regiões, cultura e lazer, doação de cães, e até Simpatias para 2013!

Vamos recarregar e receber de braços abertos este novo tempo, este novo ano, que há de ser de prosperidade, paz e muita saúde para todos nós. A Equipe 39mais de-seja a você leitor, anunciante, parceiro e amigo, boas festas e um próspero Ano novo. Obrigado a você que fez da 39mais essa revista tão querida e desejada.

Que venha 2013!Regina ImperatoreDiretora Executiva

Muito para comemorar, muito para agradecer.

Page 5: revista 39mais
Page 6: revista 39mais

6

Sumário

8 Mais Leitor – Anturios e Camélias

10 Bon Gourmet – O Simbolismo da Ceia de Natal e Ano Novo

12 Receitas - Selecionamos duas receitas especiais para você

14 Saúde em Foco - Crianças tem pressão alta?

16 Corpo & Mente - Pilates, uma atividade que só traz benefícios

18 Vida Saudável - O Sol mocinho ou vilão

20 + Eco Decoração - Decoração artesanal e sustentável

24 DNA da Empresa - Conheça por dentro o Granja Vianna Medical Center

26 Profissão - Emprego Verde, a profissão do futuro

30 É Natal - Onde está o aniversariante

32 + Natal - Meditação das Doze noites Santas

34 + Natal - Faça do seu Natal uma festa verde

38 + Natal - Brinquedos Ecológicos = Educação Ambiental

40 + Natal - Chega de Angustia

42 Solidariedade - Natal - Solidariedade reavivada

44 Espaço Animal - Dicas veterinárias de verão

46 Publi Atual - Mais segurança para sua região

50 Decoração - O incrível tapete Kilin

52 Região - Luta por corredor ecológico

54 Na Região - O que acontece em sua região

58 Cultura e Lazer

62 Adoção - Amigo não se compra, se adota!

66 Ano Novo - Simpatias para 2013

Foto Capa: Árvore de Natal e Presentes da Ingá Presentes – 11-4169-5872

Page 7: revista 39mais
Page 8: revista 39mais

+ Leitor

8

Varanda na frente, rodeada por mureta baixa, enci-mada por jardineiras com gerânios, da qual se desce ao jardim por um par de degraus; andar superior expandido até o muro di-visório, formando uma área coberta, passagem obrigatória para chegar à garagem; quintal retangular, e jardim sem pretensões, fechado por muro de pedras, completado por gradil.

Mas que jardim!

No centro, um pé de camélias brancas, caprichosamente re-cortado em forma cilíndrica, rodeado por canteiros, vasos, can-toneiras e pedestais, contendo todos os tipos de antúrios que se pode imaginar: dos vermelhos-cereja aos rosa pálidos, dos bran-cos cremosos aos brancos neve.

Beija-flores, borboletas e abelhas cruzavam-se no ar, e um an-cião dormitava na cadeira de vime, à sombra da varanda.

O conjunto transmitia uma calma tão palpável, uma paz tão profunda, que apagava o cenário a seu redor.

Súbito, uma voz de mulher irrompeu, com estridência, por trás de uma veneziana pudicamente fechada, despejando borbotões de palavras que se atropelavam. O ruído frenético estilhaçou a paz rei-nante, e quase pude ver os cacos se espatifando como vidro.

Nesse momento, me dei conta de estar parada numa das ruas mais movimentadas de Ibiúna, de sentir o sol arder em minha pele, e a sede ressecar minha garganta. Pensei, aborrecida, nos próximos dez minutos que ainda teria de permanecer ali, e procurei um cigar-ro, com enfado.

O ancião, que abrira os olhos, e se retesara na cadeira, falou alguma coisa, em voz baixa e profunda, e a mulher se calou.

Ele suspirou, cerrou os olhos, e voltou a se recostar.Como num passe de mágica, o encantamento de tranquilidade e

harmonia baixou novamente sobre nós, e, de novo, me tornou presa do plácido recanto.

Sandra Cezilda Nunes Milano

Advogada e moradora de Ibiúna

ANTÚRIOS E CAMÉLIASPor Sandra Cezilda Nunes Milano

Era um desses sobrados modestos, ainda comuns no interior, mas obsoletos nas grandes capitais.

Page 9: revista 39mais
Page 10: revista 39mais

Bom Gourmet

10

O simbolismo das Ceias de Natal e Ano Novo

A Ceia Natalina tem origem na festa pagã da Roma Antiga - a Saturnália - quando as pessoas se esbaldavam em verdadeiros banquetes que terminava em 25 de dezembro. Ainda na crença cristã, se faz uma analogia com a última ceia de Jesus Cristo antes da sua morte, quando ele e os discípulos comemoravam a Páscoa dos judeus. Na tradição mais recente, era costume as famílias irem à Missa do Galo, celebrada à meia-noite do dia 24 de dezembro e ao retornarem preparavam lanches e, com o passar do tempo, ceias cada vez mais elaboradas.

Cada comida tradicionalmente utilizada em ceias natali-nas também tem uma história e um simbolismo. Descubra abaixo o significado destas comidas tradicionais.

Peru: o consumo da ave se iniciou nos Estados Unidos, como uma tradição dos índios americanos para comemorar a primeira grande colheita da estação.

Frutas secas: para os romanos cada fruta seca continha um sig-nificado especial. As avelãs evitavam a fome, as nozes significavam abundância e prosperidade e as amêndoas protegiam as pessoas dos efeitos da bebida.

Panetone: conta a história que um padeiro de Milão chamado Tone criou um pão especial de Natal, onde misturou frutas secas e nozes. A receita foi um sucesso e ele a repetia todo Natal. Esse pão

Page 11: revista 39mais

ficou conhecido como pane di Tone.A Ceia de Ano Novo também traz muitos significados. A come-

çar pela fartura, pela imensa quantidade de comida que geralmen-te encontramos à mesa nessa ocasião refletindo não só um mo-mento de abundância e felicidade, mas o desejo de que as mesmas se repitam em todo o ano que está por vir.

Lentilha: A lentilha é sinal de boa sorte. Acredita-se que a len-tilha deve ser a primeira coisa a ser consumida na ceia, logo após a meia-noite, para que não falte dinheiro durante o próximo ano.

Nozes, avelãs, castanhas e tâmaras: Recomendadas para garan-tir fartura e sorte.

Arroz: O arroz é uma semente e simboliza a riqueza, a abundân-cia e a fertilidade.

Porco e leitão: O porco está sempre andando e fuçando para frente e, por isso, é visto como um animal de prosperidade.

Aves: Para alguns supersticiosos deve se evitar consumir as aves no ano novo, porém para a grande maioria as aves são os que dão leveza e trazem boa colheita no próximo ano.

Vinho e Champanhe: feitos de uvas, que por si só já carregam uma significação positiva e otimista.

Romã: fruta que tem muitas sementes simbolizando o nasci-mento e a abundância, símbolos de fertilidade e fartura.

Uvas: é a fruta mais conhecida por trazer boa sorte no Ano Novo. Para isso, você deve comer 12 uvas, uma para cada mês do ano.

Figo: Associado à imagem de Maria, mãe de Jesus, significa prosperidade.

Neste Natal e Ano Novo você tem a facilidade de encomendar sua ceia no Restaurante Portal de Ibiúna, que há 19 anos atende a todos os clientes com dedicação e qualidade.

Você pode escolher entre as várias opções, como: Lombo copa com molho de laranja, Pernil assado, Chester recheado com farofa especial, Peru recheado, Tender assado com molho mara-cujá ou molho abacaxi, Maminha assada com crosta de ervas, Filé mignon com frutas vermelhas, além de guarnições e sobremesas de dar água na boca.... Venha conferir! Você não vai resistir!

Encomende já pelo fone: (15) 3248-1519

www.restauranteportalibiuna.com.br

Page 12: revista 39mais

Receit

as

12

Pelo pão, o mercador vai longe, altas horas.Pelo pão, de porta em porta vai o pedinte. Pelo pão, o marinheiro engole o sal do mar. Mundo acima, mundo abaixo - assim houvesse pão nos bastasse.O grou selvagem, ingênuo, atira-se contra a rede,Engodado por pão. A fome não conhece leisPor pão, morrem na batalha o soldado e o marechal.Por pão, o mineiro desce ao poço fundo.Onde houver gente a trabalhar, trabalha por pão.Casa sem pão é o lar da miséria.Onde pão houveres, reina o salário do entendimento.Onde não houver, guerreiam pai e filho.Mulher, criança e templo, vida piedosa, morte doçura:Das melhores coisas, a melhor será sempre o pão.

Poema Hindu

Selecionamos duas receitas especiais para você experimentar... sendo também uma ótima idéia para presentear no Natal....

Pão de maçã e nozes

2 ovos½ xícara (chá) de óleo2 maçãs sem casca picadas1 colher (sopa) de canela200g de uva passa2 xícaras (chá) de farinha de trigo1 colher (sopa) de fermento em pó químico1 colher (sopa) de bicarbonato1 pitada de sal1 copo de nozes picadas1 xícara (chá) de açúcarMisturar tudo em uma tigela e colocar em forma untada com óleo e polvilhada com farinha. Levar para assar.Experimente colocar em forma com formatos natalinos.

Page 13: revista 39mais

Biscoitos Natalinos de Pão de Mel

Massa:50 g de mel 800 g de farinha4 colheres (chá) de fermento em pó260g de açúcar3 ovos3 colheres (sopa) de leite25g de canela3 g de cravo150g de frutas cristalizadasGlacê150g de açúcar de confeiteiro1 colher (sopa) de água2 colheres (sopa) de rumMassa: Aquecer o mel até ficar líquido. Acrescentar todos os ingredientes. Deixar a massa esfriar. Abrir a massa com uma espes-sura de 2 a 3 mm. Cortar com forminhas e assar em forno quente.Glacê: Misturar os ingredientes e passar nos biscoitos, que devem secar no forno morno.

Page 14: revista 39mais

Saúde e

m Foco

14

Entre os procedimentos efetuados pelo médico numa consulta pediátrica, uma das mais importantes é a medição da pressão arterial.

Mais do que importante, medir a pressão arterial na criança é um procedi-mento obrigatório em todas as consultas pediátricas. Por quê?

Porque esta afirmação se baseia no fato de 5% das crianças menores de 10 anos apresentarem prevalência da hipertensão arterial, sendo que as princi-pais causas advêm das malformações congênitas dos rins e do coração.

Assim, o médico pediatra deve estar atento à necessidade de aferição da pressão arterial em crianças e apto a fazê-la de modo apropriado. Para tal é relevante considerar a largura do manguito do aparelho e é fundamental que o médico tenha no mínimo quatro tamanhos distintos em seu consultório.

Já na primeira consulta independente de qualquer idade, este valor da pressão arterial é de suma importância principalmente para se iniciar uma in-vestigação da causa e das providências de um tratamento precoce.

O nível da pressão arterial da criança está correlacionado com o percentil do peso e da estatura.

Um dos maiores e mais importantes fatores considerados de alto risco é a obesidade infantil que atualmente se constitui num problema de saúde cres-cente na população pediátrica mundial.

Outro fator frequente é determinado pelo estado emocional em que a criança é exposta como conflitos e impulsos hostis, antecedentes de trauma, discussão entre os pais, separação dos pais, pais agressivos, impaciência, ime-diatismo nas decisões, raiva e hostilidade.

Por outro lado, os pais também devem ficar atentos com as frequentes queixas de dor de cabeça feitas pela criança, que pode denunciar um sintoma recorrente das hipertensões arteriais.

A medida da pressão arterial deve ser realizada com a criança sentada de modo tranquilo, em ambiente de clima calmo e deve ser aferida somente após três a cinco minutos de repouso.

Para a devida comprovação do valor a ser determinado, recomenda-se ob-ter duas medidas da pressão arterial e fazer uma média entre elas.

Assim, um procedimento simples como a aferição da pressão arterial pode ser fator determinante no tratamento, na saúde e na qualidade de vida da criança por toda a sua vida.

Profª. Drª. Maria Lúcia B. Passarelli – CRM 22.813-SP - Pediatria e

Cardiologia Pediátrica -Diretora Técnica do Hospital Central da Santa Casa

de São Paulo

Criança tem pressão alta?Saiba por que medir a pressão arterial na criança é um procedimento obrigatório em todas as consultas pediátricas

Page 15: revista 39mais
Page 16: revista 39mais

“Com 10 sessões você irá notar a diferença, com 20 sessões os outros irão notar e com 30 você terá um novo corpo”

Joseph Hubertus Pilates

Corpo e Men

te

Sabe-se que a atividade física exercida de forma contínua é de extrema importância para a ma-nutenção e promoção da saúde. Porém, somente nos últimos anos é que o treinamento contra a resistência tem demonstrado ser eficiente para o aumento da for-ça e resistência muscular, assim como a função cardio-vascular e o metabolismo, resultando no bem-estar do praticante. E é aí que o método Pilates se destaca frente a outros treinamentos, pois além de exercícios realizados no solo (Mat Pilates) também conta com aparelhos que, com suas molas, proporcionam exer-cícios de resistência, passíveis de serem adequados a cada indivíduo em particular.

Este método foi idealizado por Joseph Hubertus Pilates (1880-1967) que desenvolveu vários exercícios de solo e também com aparelhos utilizando as molas.

Pilates continuou trabalhando em seu método quando se mudou da Alemanha para os Estados Uni-dos em 1926, abrindo um estúdio com sua esposa, no qual atendia basicamente bailarinos. Seu método ficou restrito ao estúdio por muito tempo, só se tor-nando conhecido nos anos 80, bem depois da morte do casal.

Pilates juntou princípios da cultura oriental com princípios da cultura ocidental e seu método se carac-teriza por: concentração, controle, precisão, centra-mento, respiração e movimento fluido.

Pensar que o método Pilates é “devagar e, portan-to, não traz benefícios visíveis ao corpo” é puro enga-no. Só quem pratica o Pilates sabe que os exercícios, justamente por serem praticados com mais controle

PILATES UMA ATIVIDADE QUE SÓ TRAZ BENEFÍCIOS

16

Page 17: revista 39mais

e concentração, requerem mais força, além de desen-volver outra capacidade: a percepção do próprio corpo, muito importante para desempenhar as atividades do nosso dia-a-dia com mais eficiência e menos risco de acidentes.

Pilates costumava dizer: “com 10 sessões você irá notar a diferença, com 20 sessões os outros irão notar e com 30 você terá um novo corpo”.

Junto com este “novo corpo” a prática do Pilates traz uma série de outros benefícios: melhora na quali-dade do sono, na concentração, melhora significativa de dores nos ombros e coluna, maior disposição, fazendo desta atividade uma prática ideal para pessoas de todas as idades.

Katrin - Espaço Pilates

[email protected]

Page 18: revista 39mais

Vida Saudáve

l

18

Tempos atrás, quando pensávamos em desfrutar um bom dia de sol na praia com família e amigos, logo vinha à mente todos os aparatos necessários: guarda-sol, brinquedos, uma bola e, para se proteger do sol, o tão usado hipoglós.

Mas as coisas mudaram e hoje em dia quando se pensa em ir à praia, a primeira coisa que nos vem à mente é: E o protetor solar? Fator 30, 50, 70, os bloqueadores solares aumentam cada vez mais, não só no FPS, mas também no preço. Mas de onde surgiu todo esse medo do sol?

As primeiras reportagens associando exposição ao sol e câncer de pele apareceram em publicações de dermatologistas, no fim do

século 19. Já em meados da década de 30, o Serviço de Saúde Pública dos Estados Unidos começou a alertar as pessoas so-bre os perigos e riscos à saúde relacionados com o Sol.

Nas décadas seguintes, os estudos sobre câncer de pele e exposição excessiva ao Sol se intensificaram. Cientistas come-çaram a alertar a população sobre a destruição da camada de ozônio e o consequente aumento da radiação UVB no planeta e também na incidência de câncer de pele.

A mídia então passou a divulgar com todo o furor novas marcas de protetores solares e as indústrias farmacêuticas e de cosméticos puderam aumentar as vendas de maneira avas-saladora.

Aliado a isso, o estilo de vida moderno, com toda a tecno-logia de refrigeração de ar e todo o entretenimento que com-putadores e televisores proporcionam, acabou fazendo com que as pessoas passassem mais tempo dentro de prédios e locais fechados, limitando a exposição à luz solar. Como conse-quência, mais de um bilhão de pessoas sofrem atualmente de deficiência de vitamina D, o que contribuiu para o surgimento de várias doenças (veja abaixo).

O Prof. Vieth, do Departamento de Nutrição da Universi-dade de Toronto, no Canadá, relata que ao nos aproximarmos da linha do Equador, onde o sol é mais forte, podemos obser-var duas ou três mortes a mais por câncer de pele para cada cem mil habitantes.

Quando se pensa em

ir à praia, a primeira coisa que nos vem

à mente é: e o protetor

solar?

O Sol: mocinho ou vilão? Descubra neste artigo esta dúvida

que tem preocupado a todos

Page 19: revista 39mais

Mas, ao mesmo tempo, você pode encontrar 30 ou 40 mortes a menos (para cada cem mil habitantes) causadas por outros tipos de câncer. Ou seja, os benefícios são maiores do que os riscos. Os problemas de pele causados pelo excesso de exposição ao Sol são geralmente benignos e, quando malignos, na maioria das vezes, podem ser removidos sem maiores com-plicações.

Então, como o Sol pode contribuir para a nossa saúde?Os benefícios que a luz solar proporciona estão relaciona-

dos principalmente com a produção de vitamina D, um tipo de vitamina essencial para nossa saúde, que:

- Ajuda na absorção do cálcio, evitando doenças dos ossos (osteoporose, raquitismo).

- Ajuda a abaixar o colesterol e a pressão arterial.- Auxilia na diminuição de dores articulares na artrite reu-

matóide (reumatismo).- Protege contra câncer de mama, cólon e próstata, e até

previne que estes, além de leucemia e linfoma, progridam, quando já instalados.

- O Sol também contribui na produção de melatonina, hor-mônio que proporciona melhor qualidade do sono e que tam-bém ajuda na prevenção de doenças mentais como depressão e outros transtornos do humor.

- Atua como agente adstringente e no controle de infec-ções, como a tuberculose, por exemplo.

- Melhora o sistema imunológico, nosso sistema de defesa, evitando assim tantas outras doenças.

- Auxilia no tratamento da tensão pré-menstrual.Se você não tem a pele muito sensível e não toma medi-

camentos que causam fotosensibilidade, procure tomar pelo menos 15-20 minutos de sol por dia, entre as 10h e as 15h, nos braços e pernas, sem uso de protetor solar. Que tenhamos sa-bedoria para usufruir de maneira equilibrada tudo aquilo que a natureza tem a nos oferecer.

Dr. Manfred Krusche – médico formado pela UFRGS,

fundador e diretor geral da Clínica Adventista Vida Natural.

Page 20: revista 39mais

+ Eco Dec

oração

20

Decoração artesanal e sustentável

A preocupação com a sustentabilidade e o meio ambiente motivou a busca por alternativas ao uso de recursos naturais, principalmente quando o assunto é decoração

Page 21: revista 39mais

Os materiais susten-táveis estão sendo cada vez mais utilizados na decoração de interiores, e o bambu - na-tural, belo e renovável -, que antes era uma opção quase exclusiva para ambientes ex-ternos como decks nas varan-

das e pergolados no jardim, aparece também na parte interna na forma de quadros, mesas e bancos ganhando a cada dia novas possibilidades ao tornar-se um bom exemplo para ador-nar ambientes, além de ser o substituto da madeira pela sua durabilidade e múltipla funcionalidade. Pensando nesse nicho de mercado, diversos profissionais estão optando pelo bambu para decorar os ambientes, e ele definitivamente não tem li-mites, seu limite é o que a imaginação permitir.

O bambu tem sido procurado por requerer muito menos energia e tempo para a colheita e produzir mais que a maioria

dos arbustos com fins de fornecer madeiras. A sustentabilida-de do bambu não se refere só ao material, mas compreendida como todo um processo de plantação, cultivo, processamento e produção industrial em grande escala.

São muitas as possibilidades de uso do bambu, que sem-pre foi utilizado como estruturas das casas no Japão e na Chi-na por conta da sua durabilidade e facilidade na adaptação a diversas formas e até mesmo estruturar construções. O bambu-mossô, por exemplo, resiste por mais de 100 anos e os que possuem 15 cm de diâmetro aguentam 4,5 toneladas. Resistência e versatilidade fazem-no também o elemento ide-al para revestir paredes e pisos em forma de painéis e forros.

Bonito, durável e vindo de fonte renovável, o bambu tem tantas aplicações na criação de casas, móveis, decorações e na arte em geral, que ele está em um momento de glória no design e na decoração.

Além de trazer um toque rústico, lembrando as estruturas do ratan e do vime, seu uso ainda proporciona a satisfação

Page 22: revista 39mais

+ Eco Dec

oração

22

de estar contribuindo para evitar o corte de árvores e extração da madeira. Hoje em dia ele possui um toque acetinado e sofisticado que complementa qual-quer decoração. Ao usá-lo como objeto decorativo ele “quebra” o espelhamento e os excessos de itens polidos que estão muito presentes em salas e cozinhas. Se misturado com peças mais texturizadas e materiais coloridos, ele dá um toque rústico na composição. Além de todas essas qualidades e aplicabilidades o bambu tem cor e textura muito bonitas, capaz de enriquecer qualquer ambiente.

Devido a sua grande diversidade colocando leveza e praticidade no uso, ele passa por todos os ambientes da casa, desde biombos até os utensílios de cozinha, uma vez que o bambu tem ação bactericida sendo possível utilizá--lo como tábua de carne, suporte para facas, cabo de talheres, espátulas e sa-ladeiras. Esses utensílios são recomen-dados por não criarem micro-organis-mos prejudiciais à saúde nem passarem gosto aos alimentos.

E a companhia dessa planta é inspi-radora: sua natureza nos ensina sobre

inteireza, perfeição, fortaleza e suavidade, flexibilidade, perse-verança, paciência, constância, modéstia e elevação. O bambu é aquele que, atingido pelo vento, não resiste, não quebra. Ele cede, acompanha o movimento.

O Vime também está na categoria de sustentável.

Decoração com móveis de vime é uma escolha ambiental-mente amigável e atraente, pois confere uma sensação rela-xante e tropical permitindo modificar a atmosfera de qualquer divisão.

Curiosamente o vime já era muito utilizado por nossos an-tepassados e até na confecção de escudos de guerra pela ci-vilização Persa. Também foi utilizado pela civilização egípcia e avançou gerações com utilizações também na Idade do Ferro com grande influência na arte céltica.

Foi utilizado na confecção de sarcófagos que datam de aproximadamente 5 mil anos. Encontramos o vime até mesmo em citações bíblicas, onde segundo a Bíblia, Moisés foi resga-tado nas águas do Rio Nilo em uma cesta de vime.

O vime é uma matéria-prima que pode ser utilizado na produção de muitos produtos combinando com os mais di-versos ambientes como banheiros, cozinha, quartos e salas, o que vale é a criatividade do artesão. Ele está presente até na confecção de cestas de balões por conta da sua resistência e leveza.

O cultivo do vime deve ser incentivado, pois além da gera-ção de empregos o mesmo não utiliza pesti-cidas em sua plantação, preserva o solo, reci-cla nutrientes, melhora a qualidade da água, protege as margens de rios e está adaptado às condições locais.

Page 23: revista 39mais
Page 24: revista 39mais

DNA da Empres

a

24

Medical Center

O Granja Vianna Medical Center foi concebido com o objetivo de agregar diversas es-pecialidades médicas em um centro de saúde di-ferenciado buscando ser uma referência na área médica na nobre região da Granja Viana, vindo ao encontro às necessidades do seu público através da combinação saúde-excelência num atendi-mento humano e diferenciado. Assim, sua meta é estabelecer na região o mais elevado padrão médico em um espaço moderno e estruturado dentro de um ambiente aconchegante e acolhe-dor por natureza.

Ocupando 2.500m², esta unidade de saúde dispõe de 25 salas distribuídas entre amplos con-sultórios, sala de emergência, sala de medicação/observação 24h, Rx, laboratório, farmácia, sala de desinfecção, descartes, administração, brinque-doteca entre outros.

E a grande novidade: partir do dia 10 de De-

Conheça por dentro o

Granja Vianna

Page 25: revista 39mais

zembro, esta unidade disponibilizará aos clientes o serviço de Pronto Atendimento e Emergências 24h.

Acompanhados por uma equipe multidisciplinar, esta unida-de compacta de saúde possui em seu quadro de atendimento as mais diversas especialidades médicas.

Focando um atendimento de excelência ímpar na região, O Granja Vianna Medical Center está equipado com desfibrilado-res, monitores, demais aparelhos moderníssimos de última ge-ração e uma ambulância U.T.I

Para comodidade do paciente/acompanhante, o local ainda dispõe de 40 vagas de estacionamento no subsolo além do pátio em frente para os casos emergenciais.

O Granja Vianna Medical Center determinou seu objetivo: oferecer serviços médicos em seus mais elevados padrões, investindo em qualidade, na busca de profissionais qualificados e comprometidos com um atendimento humanizado e diferenciado, promovendo e pro-porcionando, sempre, aquilo que mais preza: a saúde e o bem-estar de seus pacientes.

Emergências e Sala de Observação: 24 horas

Fones: (11) 4702-2509 (Adm) - (11) 4617-3505 (Emergência)

Page 26: revista 39mais

Profissã

o

26

Emprego Verde é a atividade “que ajuda a prote-ger e restaurar ecossistemas e a biodiversidade, reduz o consumo de energia, materiais e água por meio de estratégias de prevenção altamen-te eficazes e minimizam ou evitam por completo a geração de todas as formas de resíduos e poluição”, se-

gundo a definição da Organização Internacional do Trabalho (OIT) das Nações Unidas, proporcionando às empresas condições que não im-pactem negativamente o meio ambiente durante o processo de pro-dução. São novas funções que podem existir em setores diversos, da agricultura à indústria, bem como em atividades científicas, técnicas ou administrativas.

De acordo com Juan Somavia, Diretor Geral da OIT, os “empregos ver-des” prometem um triplo dividendo: empresas sustentáveis, redução da po-breza e recuperação econômica centrada no emprego.

Além de se colocar como um contraponto às mudanças climáticas e ao aquecimento global, a economia verde se apresenta como o principal ca-minho para garantir o desenvolvimento sustentável, reduzir a pobreza no mundo e gerar empregos.

Estudo da ONU mostra que mudança para uma economia sustentável pode gerar até 60 milhões de novos postos de trabalho no mundo; no Brasil, já há três milhões de profissionais que protegem o planeta

Emprego Verde,

a profissão do futuro

Page 27: revista 39mais

O setor de energia renovável já emprega mais pessoas do que o de petróleo e gás em todo o mundo. O principal desafio do mundo de hoje é conciliar desenvolvimento com preserva-ção. Para tanto a chamada Economia Verde ou de baixo carbo-no, é considerada por muitos como o único caminho possível de crescer e elevar a qualidade de vida de populações menos privilegiadas, sem exaurir os recursos naturais do planeta.

Os empregos verdes são ocupados por profissionais que estudam, planejam e implementam programas que propiciem baixa emissão de gases poluentes, favoreçam a utilização de materiais e processos derivados de energias limpas, implantem o uso racional e econômico da água e também direcionem a destinação dos resíduos sólidos garantindo a qualidade am-biental. O emprego verde pode abranger diferentes profissões exigindo, porém, especialização na área ambiental. Matéria publicada na Folha de São Paulo apontou as dez carreiras mais verdes, que devem registrar grande crescimento nos próximos anos: advogado ambiental, contabilista, especialistas em ener-gias renováveis, urbanistas, designer de produtos sustentáveis, diretor de relações com investidores, técnico em meio ambien-

te, coordenador de tratamento de água, gestor de sustentabili-dade e engenheiro ambiental e sanitário.

As frentes de trabalho não procuram apenas profissionais ligados às áreas estritamente ambientais como agrônomos, engenheiros ambientais ou biólogos, mas também administra-dores, advogados, jornalistas e publicitários especializados na questão da sustentabilidade. Ao contrário que se imagina, os profissionais que se direcionam ao emprego verde não precisam renunciar às suas funções originais e dogmas, mas complemen-tar e adequar sua formação adquirindo novos conhecimentos para atender à nova demanda.

A geração de empregos verdes não resolve todos os proble-mas. Pelo contrário, revela vários. As condições sociais das pes-soas que trabalham beneficiando o meio ambiente também são um componente importante na equação. Tomando como exem-plo uma pessoa que trabalha com reciclagem de resíduos, mas é exposta a gases tóxicos: esse trabalho beneficia o ambiente, mas não pode ser classificado como uma atividade sustentável, em termos de saúde e segurança. Assim, a vaga gerada deve ser planejada com todas as suas consequências. Afinal, o homem

Page 28: revista 39mais

Profissã

o

28

também faz parte do ambiente. De acordo com a Organização Internacional do Tra-

balho (OIT) e o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) de 15 a 60 milhões de novos empregos verdes devem ser gerados nas próximas dé-cadas. Apenas no Brasil, já são três milhões de trabalha-dores que de alguma forma contribuem para um mundo mais limpo e ecologicamente estável, o que representa 7% dos empregos formais no País. Quem são eles? Bas-ta olhar, por exemplo, para o catador de latinhas. Com a sua profissão regularizada em alguns cantos do país, esse profissional é um dos vários exemplos brasileiros. O setor tem crescido tanto que foi criada no Brasil a As-sociação Brasileira dos Profissionais de Sustentabilidade (Abraps), e conforme pesquisa desta instituição, 26% das empresas do país pretendem ampliar o quadro de funcio-nários na área.

As novas funções e práticas podem ser adotadas tam-bém nas pequenas empresas. O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) oferece apoio téc-nico para gestores interessados. Por meio de consultorias e até programas simples,como a tecnologia social Produ-ção Agroecológica Integrada Sustentável (produção de hortaliças e frutas com pequenos animais com técnicas de baixo custo), o Sebrae demonstra a importância de tratar o lixo adequadamente, usar embalagens retornáveis bio-degradáveis e construir escritórios e galpões nos padrões sustentáveis, além de apoiar empresas a elaborar produ-tos considerados sustentáveis.

Refletindo sobre estes fatos e levando em considera-ção a preocupação ambiental e as inúmeras possibilidades que surgem a cada dia, a boa notícia é que os empregos verdes serão os empregos do futuro.

Page 29: revista 39mais
Page 30: revista 39mais

30

É N atal...

Em que está se tornando o nosso natal? Uma data repleta de luzes e árvores artificiais, mas que na verdade falta a Luz do Mundo?

Tudo foi preparado e cuidadosamente enfeitado, a ceia clássica de Natal: arroz com passas, leitoa, peru, chester, rabanada, panetone, bolo, frutas típicas, be-bidas e muitos presentes ao pé da árvore. Comida à vontade, muita fartura e muitos convidados para participar.

Enfim, a noite promete.

As crianças sorriem, correm e brincam com seus presentes, os adultos se reúnem para uma boa conversa enquanto alguém serve a ceia. Até o Papai Noel participa da festa. Tudo harmônico, leve e feliz. O sorriso impregna nos lábios de todos refletindo alegria, beleza e felicidade. Mas o aniversariante está ausente naquela que deveria ser a sua festa, a comemoração daquele que nasceu há mais de dois mil anos... uma ausência muito sentida, embora pouco percebida.

Em todas as festas de aniversário a pessoa mais procurada e requisitada é o ani-versariante. Para ele se guarda o melhor lugar na mesa, o primeiro pedaço do bolo e os presentes entregues com direito a abraços, beijos e felicitações. No entanto é triste constatar, mas esqueceram de convidar o aniversariante. Seu lugar está vazio na mesa e nos corações, seus talheres o esperam sobre a mesa coberta por uma linda toalha.

Seu olhar não pousará sobre os convidados, sua palavra não soará aos ouvidos dos presentes.

Talvez Ele gostasse muito de estar presente, mas não veio, pois Aquele que nasceu nos rincões de Belém não foi convidado, Aquele que foi chamado de Jesus de Nazaré, mas ficou conhecido como Jesus, O Cristo, está ausente...

É Natal

Onde está o aniversariante?

Page 31: revista 39mais

É N atal... Por Yukio Haranaka

Aquele que poderia mover todas as estrelas do universo, mas moveu apenas uma no céu.

Aquele que poderia nascer num palácio, mas preferiu uma caverna perdida no meio do deserto.

Aquele que poderia governar o mundo senta-do num trono de ouro cravejado de cristais, mas preferiu sentar-se numa pedra e conversar com as crianças.

Aquele que poderia ter todos os presentes do mundo, mas recebeu apenas um pouco de ouro, simbolizando a dignidade de um Rei, um pouco de incenso significando Sua Divindade e Mirra, resina medicinal odorífera, anunciando a Sua Pureza e Seu Profetismo.

Difícil pensar hoje em presentes para alguém tão especial e tão simples assim... Talvez o que pos-sa interessá-Lo seja algo ainda mais barato e mais simples... um sorriso em nosso rosto no momento da ceia, Amor em nosso coração quando falamos com as pessoas percebendo em cada um a luz da ternura, do carinho e da afeição... ou quem sabe a intenção do nosso coração em ser cada dia um pouco melhor como pessoa ou chefe de família que além de prover as necessidades dos seus, também

seja capaz de praticar ações que contribuam para um mundo melhor...

Este presente Papai Noel não pode dar a Jesus, O Cristo...nem a nós...

Pois Papai Noel nos mostra o quão diferentes somos perante os homens de acordo com o pre-sente que ganhamos. E Jesus, O Cristo, mostra como somos iguais perante Deus, de acordo com os presentes que merecemos.

Então vai uma sugestão: que tal acender uma simples vela, orar sobre a chama e trazer para o coração o sentimento de carinho e compreensão pelos que compartilham nossa mesa e compaixão por aqueles que não podem compartilhar da nossa ceia oferecendo um pensamento de Amor a Jesus, O Cristo, ao nosso Planeta Terra e a toda a Cria-ção?

Pois a nossa história deve fazer parte da Histó-ria da Humanidade e a nossa passagem pela Terra não pode terminar num simples ponto final, mas em reticências...

De toda forma, fica aqui o desejo de um Na-tal diferente, singelo e com muito amor, e por isso mesmo muito mais poderoso e feliz!

Onde está o aniversariante?

Page 32: revista 39mais

32

As Doze Noites Santas é o período que vai da noite de Natal até o dia dos Reis.

Ao longo deste período, através da luz espiritual que brilha das estrelas do Zodíaco, dádivas se derramam sobre todos aqueles que oram e vigiam.

Dos pés em direção à cabeça vivenciamos uma transfor-mação de pessoas terrenas e materialistas em pessoas espi-ritualizadas, que olham o mundo com uma visão espiritual.

+ Natal

Meditação das Doze Noites SantasA cada ano, o Natal marca um novo período de renascimento da humanidade e dentro de cada um de nós.

Esta é uma tradição da sabedoria antiga. Quando no céu se acendeu a estrela há muito tempo esperada, os Reis Magos ini-ciaram a jornada até a criança que seria o novo Sol do Mundo. Após doze noites, consideradas a partir de então sagradas, Eles puderam alcançá-la e ofertar em nome de toda a Humanidade, o incenso, a mirra e o ouro, acompanhados dos votos de que o espírito divino pudesse viver no pensar, sentir e querer humanos.

A cada Natal temos a chance de um “Novo Nascimento”. E a cada ano, a oportunidade de uma “Nova Vida”. Não podemos nos esque-cer disto, pois precisamos urgentemente de forças espirituais, não apenas para cada um de nós, mas para o bem de todos.

Na meditação das Noites Santas podemos colocar na alma as sementes da Esperança em relação aos dozes meses de 2013. Dos pés em direção à cabeça podemos almejar a consolidação das forças do nosso ser e a transformação destas forças em qualidades verda-deiramente humanas.

Dia 25 de Dezembro: Na madrugada ou ao amanhecer do dia 25, acenda uma vela. Deixe o silêncio e a devoção penetrarem na alma e a luz frágil da vela iluminar o seu espaço interno onde na vivência de seu próprio Eu, a verdadeira luz solar do Eu do Cristo se faça presente. Nes-ta noite, da região de Peixes, os sábios

Page 33: revista 39mais

da humanidade derramam suas bênçãos de sabedoria sobre você. Eles formam um círcu-lo protetor em sua volta emanando a força que você precisa para se firmar nos próprios pés e tomar seu destino nas próprias mãos. Abra os braços e as pernas formando com o próprio corpo uma estrela de cinco pontas e diga:Com firmeza eu ocupo meu lugar no mundo,Com certeza eu caminho pela vida,Com amor no íntimo do meu ser,Com esperança em tudo que eu faço,Com confiança no meu pensar,Forças jorrem do meu coração.

Nas noites seguintes repita este passo. Aqueles que se sentem críticos e frágeis lembrem-se do estábulo de Belém onde em meio às condições mais adversas, de frio e penúria, nasceu a Criança Di-vina.

Dia 26 de Dezembro: Nesta noite pense no que você quer al-cançar em 2013 e olhe também para o seu estado de saúde. Da região de Aquário, o Anjo que tem sido o seu guia espiritual através de suas sucessivas vidas, irá iluminar suas metas individuais para o ano que se inicia e fortalecer a qualidade pessoal através da qual você se tornará o agente de sua própria saúde.

Dia 27 de Dezembro: Nesta noite anseie pelo bem de todos. Elevando a alma às alturas espirituais e se unindo ao ser do Cristo, à visão do seu lugar no mundo e do que você precisa realizar se tor-nará mais clara. Da região de Capricórnio, os Arcanjos, espíritos das cosmovisões lhe trarão Coragem para alcançar suas metas.

Dia 28 de Dezembro: Nesta noite reavalie as suas qualidades pessoais. Da região de Sagitário, os Arqueus, espíritos da persona-lidade lhe trarão as forças da inteligência que lhe erguem, lhe sus-tentam e apontam a direção do futuro. Eles injetam clareza no seu pensar para que você perceba e assuma o compromisso com o que há de melhor de si.

Dia 29 de Dezembro: Nesta noite procure ficar em paz consigo. Da região de Escorpião os Exusiai, espíritos da forma lhe trazem a capacidade de renascer das crises e de todos os processos de perda, impotência, dor e desespero.

Dia 30 de Dezembro: Nesta noite reconheça quais os pontos de equilíbrio de sua vida. Da região de Balança, os Dynamis, espí-

ritos do movimento lhe trazem a capacidade para equilibrar na alma as forças de dispersão e ter uma vida coerente e har-moniosa.

Dia 31 de Dezembro: Nesta noite concentre-se, como o faz a semente, na essência do que você quer realizar. Da re-gião da Virgem, os Kyriotetes, espíritos da sabedoria lhe tra-zem a capacidade de encontrar forças a partir do seu próprio interior para fazer desabrochar a sua vida.

Dia 1 de Janeiro: Nesta noite, abandone o medo dos de-safios que você tem pela frente. Da região de Leão, os Tronos, espíritos da vontade lhe trazem poderosas forças para vencer as provas que as suas escolhas lhe trazem.

Dia 2 de Janeiro: Nesta noite deixe de lado a apreensão pelo que está em transição na sua vida. Da região de Câncer, os Querubins, espíritos da harmonia lhe trazem a força de se harmonizar com o novo e criar aconchego para os momentos de transição.

Dia 3 de Janeiro: Nesta noite abra o seu coração, reco-nheça o bem em si e nos outros. Da região de Gêmeos, os Serafins, espíritos do amor lhe trazem impulsos para vencer a barreira do individualismo e da solidão e encontrar sentido na união e na fraternidade.

Dia 4 de Janeiro: Nesta noite deixe seu olhar buscar novos horizontes para a sua vida. Da região de Touro, o Espírito San-to lhe traz a força da persistência que leva ao progresso.

Dia 5 de Janeiro: Nesta noite pense em uma graça que você quer alcançar. Da região de Áries, Cristo, o próprio filho de Deus, lhe traz a liberdade de ser você mesmo.

Page 34: revista 39mais

+ Natal

34

Faça do seu Natal uma Festa Verde!

Idéias para um Natal ecológico

O Natal é festa, alegria, decoração, presentes, iluminação, chocolates e guloseimas, mas também é ecologia! Veja aqui as dicas para tornar sua festa mais verde:

Se você tem o hábito de enviar os tradicionais cartões de Natal, escolha modelos que sejam impressos em papel reci-clado incluindo os envelopes ou compre cartões da UNICEF ou de outra associação de solidariedade social. Outra alternativa: confeccione seus próprios postais de Natal reutilizando, por exemplo, os modelos de anos anteriores. Para contribuir ainda mais com a ecologia, envie seus cartões de Natal via internet, SMS ou telefone!

Natal é sinônimo de muitas compras, quer seja para a de-coração da casa, para as festas ou para os presentes. Procure comprar nos locais próximos onde mora, pois além de apoiar os comerciantes locais, reduz os custos e o impacto ambiental dos transportes.

As decorações de Natal animam qualquer casa, mas tam-

Page 35: revista 39mais

bém estes pequenos ornamentos podem ser ecológicos, re-ciclados e amigos do ambiente. Além de fazer seus próprios ornamentos (em origami, por exemplo) você pode adquirir decorações artesanais produzidas a partir de materiais re-ciclados ou em madeira para quem gosta de artes e ofícios ou, com alimentos para quem gosta de cozinhar: bolachas e chocolatinhos com motivos natalícios que podem ser consu-midos durante as festas, ou com elementos naturais: pinhas, ramos de pinheiro, azevinho, folhas, castanhas, avelãs, bagos vermelhos, paus de canela e até pipocas num fio que se trans-formam numa linda guirlanda de Natal. Qualquer que seja a sua opção, seus filhos vão ter diversão garantida e a natureza agradece.

A iluminação natalícia não pode faltar na decoração de Natal, mas também esta pode ser amiga do ambiente – basta optar por iluminações LED. Igualmente bonitas, têm a vanta-gem de reduzir os custos energéticos em cerca de 80% quando comparadas às lâmpadas tradicionais. Outra dica verde: des-ligue sempre as luzes de Natal durante a noite e quando não estiver em casa.

As velas são uma decoração natalícia popular, mas no es-pírito de um Natal mais ecológico, opte por velas amigas do ambiente, ou seja, aquelas que têm na sua composição cera de soja ou cera de abelha.

Prepare uma ceia de Natal orgânica com produtos frescos adquiridos localmente – isso inclui o vinho e os doces tam-bém! Adquira preferencialmente alimentos sem embalagens

As decorações de Natal animam qualquer casa, mas também estes pequenos ornamentos podem ser ecológicos, reciclados e amigos do ambiente

Page 36: revista 39mais

+ Natal

ou com embalagens que podem ser facilmente recicla-

das. Na decoração da mesa, evite a utilização pratos e co-pos descartáveis, assim como guardanapos de papel. À mesa, o Natal também pode ser ecológico!

Os presentes são uma das grandes atrações do Natal, mas também podem ser adquiridos com o bem-estar do planeta em mente. Escolha artigos construídos através de material

reciclado, artesanato local, objetos utilitários e reutili-záveis. Se for para presen-tar com vestuário, escolha sempre roupa confecciona-da com algodão orgânico, bambu ou cânhamo.

Celebre e promova um Natal ecológico com presentes caseiros e feitos manualmente: uma caixa de biscoitos, uma deliciosa

compota ou licor, um cachecol ou luvas tricotadas, uma biju-teria, um quadro… as possibilidades são ilimitadas e podem ainda incluir serviços como um sábado como babysitter dos seus sobrinhos ou um vale para dois jantares românticos – basta preparar um bonito cartão com estas ofertas, embrulhar e entregar!

Oferecer brinquedos amigos do ambiente às crianças é outra forma de conseguir um Natal ecológico e algumas das muitas opções passam por brinquedos de madeira, brinque-

dos vintage, brinquedos artesanais ou ainda livros impressos em papel reciclado.

Embrulhe os presentes de forma verde: uti-lize papel de embrulho reciclado ou aproveite

folhas de jornal ou de revistas para fazer os seus embrulhos de modo criativo. Pode usar também sacos em tecido ou caixas reutili-záveis. Depois, adicione uma fita colorida e uma etiqueta criada com o mesmo papel reciclado.

Depois da alegria da abertura dos presentes faça uma separação entre o papel de embrulho e fitas que podem ser reutilizadas e coloque o restante do papel, caixas e embala-gens no seu respectivo ecoponto. Um Natal ecológico é aquele que envolve reciclagem!

Uma forma solidária de celebrar um Natal ecológico é combinar com os amigos com quem habitualmente troca pre-sentes de Natal e não fazê-lo! Em vez disso, juntem o dinhei-ro que normalmente gastariam e entreguem o valor ou o seu equivalente em gêneros numa instituição ou associação de solidariedade social.

No período entre o Natal e o ano Novo existem muitas tarefas para fazer e muitos lugares para ir, aumentando as ve-zes que saímos e pegamos no carro. Agrupe várias atividades numa só saída. Em alternativa, vá a pé ou de transportes co-letivos.

Um Feliz Natal a todos! A Natureza agradece!

36

As velas são uma decoração

natalícia popular, mas no espírito

de um Natal mais ecológico, opte

por velas amigas do ambiente

Page 37: revista 39mais
Page 38: revista 39mais

+ Natal

38

Quando falamos em presentes de Natal, a grande atra-ção são as crianças. E este dia também pode ser utilizado para que elas tenham conhecimento da proteção ao meio ambiente e aprendam conceitos de um mundo melhor que vai definir a pos-tura do indivíduo ao longo da vida.

A equipe do 39mais pesquisou vários brinquedos recicláveis, sustentáveis e ecológicos que além de serem produzidos de for-ma sustentável, ainda estimulam a consciência ambiental das crianças.

Existe no mercado a versão do Banco Imobiliário Sustentável (Estrela), feito com matéria-prima 100% renovável. As peças plás-ticas do jogo são feitas com material que contribui para a redução do efeito estufa. O tabuleiro, a caixa e as cartas são feitos com

papel reciclado. A dinâmica do jogo está ligada ao tema da sustentabilidade. Em vez de bairros e ruas importantes, as

casas do tabuleiro são reservas naturais como Pantanal, Rio São Francisco, Chapada dos Veadeiros, Serra da Mantiqueira e locais de produção de cana de açúcar. As companhias de transporte foram substituídas por empresas como Companhia de Reciclagem Energética, de Reflorestamento, de Agricultura Orgânica, de Reciclagem Mecânica.

Falando em eco-jogos, vale a pena conhecer também o Jogo da Carta da Terra, um instrumento inovador de edu-cação para a sustentabilidade e desenvolvimento de apti-dões sócio-ambientais para crianças, jovens e adultos. Tem como objetivo divulgar a Carta da Terra, um documento pla-netário que expressa valores para a construção de um mun-do mais justo, pacífico e sustentável.

www.facebook.com/JogoDaCartaDaTerra

Brinquedos Ecológicos = educação ambiental

Neste Natal dê mais do que brinquedo ao seu filho, mostre um mundo melhor que

vai definir a postura dele ao longo da vida

Page 39: revista 39mais

as peças inclusas e utilizar sacolas plásticas, latas de refrigeran-te, garrafas plásticas, copos de papel, CDs, etc. Os pequenos podem aprender enquanto ajudam a proteger o meio am-biente.

loja.tray.com.br/loja/loja.php?loja=101717

Os brinquedos ecológicos também podem ser produzidos em casa, estimulando a criatividade e a consciência ambiental nas crianças. Podem ser feitos com garrafas pets, papelões, embalagens, potes de vidros e até aspiradores de pó quebra-dos e eletrodomésticos antigos entre outras pérolas com de-sign interessante.

Outro aspecto importante é que apresentar produtos sus-tentáveis para as crianças faz com que elas se tornem adultos mais inclinados a procurar e comprar produtos com essas ca-racterísticas.

No Jogo Afluentes, o ob-jetivo é criar cursos d’água e afluentes entre eles. Um afluente une dois ou mais cursos, formando uma bacia hidrográfica e faz a pontuação aumentar. Os jogadores criam cursos d’água, enfrentando os problemas causados pela ação

nociva e irresponsável das cartas dos adversários.www.bicodelacre.com/

No jogo “Recicle – Tempos de Crise”, o desafio é comandar um time de Catadores pelas ruas da cidade e administrar uma Cooperativa para tornar a reciclagem um negócio econo-micamente viável.

Enquanto os Catadores coletam, a Cooperativa negocia os custos dos materiais. Em retorno, os jogadores recebem pontos e Pratas, o dinheiro do jogo, ao reciclar e vender seus produtos reciclados.

www.galapagosjogos.com.br/loja/index.php

O Planetário Sustentável é mais uma referência sustentável. Além

de ser movido à energia solar, o pro-

duto deve ser montado e pintado pela criança, in-

centivando o desenvolvimento educacional. Outra opção, o Kit de energia

solar foi projetado para ensinar como funciona a energia solar e como ela pode ser usada para acionar um pequeno motor.

www.supersoniko.com.br/home.asp

No Kit Montar 7 Brinquedos Ecológicos Recicláveis Ci-ência Verde, as crianças poderão montar 7 brinquedos com

Page 40: revista 39mais

Eu poderia desejar-lhe um tradicional “Feliz Natal”, mas isso garantiria não mais do que dois dias de felicidade. Já votos protocola-res de “Boas Festas” se estenderiam por apenas uma semana. Por isso, quero desejar a você algo capaz de perdurar por todo um ano: chega de angústia!

Ansiedade e angústia tornaram-se companheiros indesejados. A ansiedade representa um estado de impaciência, de inquietação, um desejo recôndito de antecipar uma decisão, de abreviar uma resposta, de aplacar expectativas.

A angústia é uma sensação de desconforto, um mal-estar físico que oprime a garganta, comprime o diafragma, acelera o pulso, e um mal-estar psíquico que aflige, agoniza, atormenta.

A ansiedade é um tempo que não chega; a angústia, um tempo que não vai embora.

Amantes que aguardam pelo encontro é ansiedade; relacionamen-tos desgastados que não terminam é angústia. O prenúncio do final de semana para um pai divorciado é ansiedade; a despedida dos filhos no domingo é angústia. A espera pelo resultado de um concurso é ansieda-de; ter seu nome classificado em uma lista de espera é angústia. A ex-pectativa do primeiro dia de trabalho é ansiedade; o fim do expediente que demora é angústia.

Ficamos angustiados por opção, por força de nossas próprias esco-lhas, por causa de coisas e pessoas. Assumimos compromissos financei-ros que não podemos saldar, adquirimos bens pelos quais não podemos pagar. Tudo em busca de status. Compramos o que não precisamos, com o dinheiro que não temos, para mostrar a quem não gostamos, uma pessoa que não somos. O ato da compra é sublime e fugaz. A obri-

Chega de angústia

“Ninguém muda ninguém; ninguém muda sozinho;nós mudamos nos encontros.”(Roberto Crema)

* por Tom Coelho

+Natal

40

Page 41: revista 39mais

gação decorrente é amarga e duradoura. E angustiante.Muitas são as pessoas que nos angustiam com suas ar-

gumentações, pleitos ou mera presença. O telefone toca e ao identificar o número você hesita em atender. Uma visita é anunciada e sua vontade é simplesmente mandar dizer que não está.

De tanto cultivar a ansiedade, de tanto se permitir a angús-tia, colhemos a depressão. Então lançamos mão de um compri-mido de Prozac e fingimos estar tudo bem.

Por isso, meu convite é para que você dê um basta em sua angústia. Demita de sua vida quem e o que não lhe faz bem. Pode ser um cliente chato ou um fornecedor desatencioso; um amigo supostamente leal, porém, na verdade, um interesseiro contumaz; ou um amor não correspondido.

Tome iniciativas que você tem protelado. Relacione tarefas pendentes e programe datas para conclusão. Limpe gavetas, elimine arquivos desnecessários. Revise sua agenda de conta-tos e sua coleção de cartões de visita, rejeitando quem você nem mais conhece – e que talvez nunca tenha conhecido.

Vá ao encontro de quem você gosta para demonstrar-lhe sua afeição. Peça perdão a quem se diz magoado com você, mesmo acreditando não tê-lo feito. Ofereça flores, uma canção, um abraço e um aperto de mãos. Ofereça seus ouvidos e sua atenção.

A vida é breve e parece estar cada vez mais curta porque o tem-po escorre-nos pelas mãos. Compromissos inadiáveis, reuniões in-termináveis, trânsito insuportável. Refeições em fast food, decisões fast track, relacionamentos fast love. Cotidiano que sufoca, repri-me, deprime.

Caminhar pelas ruas, admirar a lua, contar estrelas, observar o desenho que as nuvens formam no céu. Encontrar amigos, saborear os alimentos, apreciar os filhos. Escolha ficar mais leve, viver com serenidade. Libere o peso angustiante que carrega em suas costas. Viva, não apenas se deixe viver.

* Tom Coelho é educador, conferencista e escritor com artigos publicados em 17 países. Contatos através do e-mail [email protected]. Visite: www.tomcoelho.com.

Page 42: revista 39mais

Solidari

edad

e

42

Ao correr às lojas para comprar os presentes e ce-lebrar o Natal com festas regadas com muita comida e be-bida, é impossível não olhar ao nosso redor e refletir sobre nossos irmãos. Impossível fechar os nossos olhos para a dor de tantos necessitados que nem sabem o que é Natal.

Nesta época do ano as pessoas se tornam sensíveis aos sentimentos do próximo. O ato da solidariedade que de-veria ser inerente ao ser humano e deveria existir o ano inteiro é reavivado em momentos como o Natal. Isto pode ser visto nas muitas ações caridosas que ocorrem neste pe-ríodo. Pode parecer pouco, mas entregar um presente nas mãos de uma criança cujos pais jamais teriam poder aquisi-tivo para fazê-lo é um ato de amor. O simples fato de ajudar a quem precisa é engrandecer o espírito.

Que tal fazer algo diferente neste Natal? Pequenos ges-tos geram grandes transformações.

Doe alimentos – muitos não esperam uma ceia natali-na, querem matar a fome;

Doe brinquedos – alegria das crianças; Doe roupas – guarda roupa não sente frio; Doe calçados – sapateira não usa sapatos.Hoje você nem precisa sair de casa para realizar este ato

sozinho. Além de ser uma forma prática, barata e eficiente

NatalSolidariedade reavivada

Na vida, a gente passa por três fases: a primeira, quando acreditamos no Papai Noel; a segunda, quando deixamos de acreditar e a terceira, quando nos tornamos Papai Noel.

Page 43: revista 39mais

NatalSolidariedade reavivada

de atingir um grande número de pessoas, nas ferramentas dis-poníveis na internet, como o e-mail e o Facebook, você pode arrecadar várias doações.

Solidariedade é isso. Quando nos mobilizamos por outrem é por nós mesmos que nos mobilizamos em primeiro lugar. Quando somos solidários, os primeiros beneficiários somos nós, que assumimos nosso lugar na história, deixando de ser os queixosos e desesperançados. Só a solidariedade resgata a grandeza e a dignidade do nosso ser, nosso sentido existencial e nos torna imensamente ricos em possibilidades.

O sucesso desta empreitada depende do coração solidário de cada um.

“Só não ajuda quem não quer, afinal ninguém é tão rico que não precise de ajuda e nem tão pobre que não possa aju-dar”

Então... o que você vai doar neste Natal?

Page 44: revista 39mais

Espaç

o Animal

44

Dentre eles estão as do-enças transmitidas por vários agen-tes, tais como as moscas, mosqui-tos, pulgas, carrapatos, piolhos e vermes que comprometem a saúde dos animais podendo até levá-los a óbito. Inclusive, algumas dessas doenças são consideradas zoonoses pelo fato de se-rem transmitidas dos animais para o homem. Portanto, é imprescindível que nessa época de calor os cuidados com nossos animais de estimação sejam redobrados

Por exemplo, alguns mosquitos podem ser vetores de doenças importantíssimas como a leishmaniose e a dirofilariose. Com o aumento da temperatura e da umi-dade, a população de mosquitos também aumenta, propi-ciando maiores

Dicas Veterinárias de VerãoO verão inspira momentos de diversões e brincadeiras. Mas apesar desse clima de descontração é preciso estar atento a alguns problemas característicos nessa época do ano.

riscos de propagação dessas doenças.Diversas espécies de moscas são transmissoras de muitas

enfermidades, sendo que outras espécies são as causadoras das bicheiras, bernes ou miíases. Nesta época do ano em que as condições climáticas são mais quentes e úmidas, as moscas também têm sua população bastante aumentada.

Outros artrópodes como os carrapatos, considerados ve-tores dos hematozoários são responsáveis por perigosas do-enças hemorrágicas e também as pulgas e a tênia do cão, uma

verminose que depende das pulgas para se perpe-tuar. Todos proliferam nessa época quen-

te para completar adequadamente seu ciclo de vida.

Já o conhecido bicho geo-gráfico é outra larva parasita

intestinal dos cães, a qual também é mais frequente no

verão pelo fato das pessoas toma-rem sol sem proteção nas areias de

praias infectadas.

Page 45: revista 39mais

Além disso, nesta época do ano de calor e férias é comum que alguns animais de estima-ção acompanhem seus donos nas viagens. Isso aumenta consideravelmente os riscos deles contraírem outras doenças, quer por mudança brusca da rotina do animal, quer por passarem a temporada de férias numa região de risco.

Portanto, é fundamental que você leve seu amiguinho para fazer um check-up preventivo, principalmente antes de pegar a estrada nas fé-rias, caso viaje. Seu veterinário de confiança lhe fornecerá o melhor esquema preventivo com re-lação aos vermífugos, às vacinas e todos os cui-dados que seu pet poderá necessitar.

Dr Gerson Bertoni Giuntini – CRMV-SP 5189

www.policlinicaveterinaria.com.br

Page 46: revista 39mais

Publi Atual

46

O grupo Atual Segurança que oferece serviços diferenciados, tec-nologia de ponta e excelência que já é destaque na capital e interior do estado de São Paulo - está de mudança para Cotia. “Dentro de nossa expectativa de crescimento, escolhemos o local para agregar valor, além de ampliar a gama de serviços da região oferecendo uma solução diferenciada, tecnologia e inteli-gência aliados à mão de obra qualificada”, justifica Gabriela Cardozo Secoman-di, diretora do Grupo Atual Segurança e Serviços.

O grupo é um dos maiores em seu segmento, com 14 anos de atuação, tendo profissionais, altamente preparados e com vivência real em ações de alto risco, possuem total competência para exerceram suas funções, armados ou não, além de fazerem análise de risco, detectarem vulnerabilidade e serem preparados para ocupar postos em portarias, zeladorias, controles de acesso e recepção.

“Nossa missão é entregar ao cliente soluções inovadoras de segurança que lhe permitam garantir o bem estar de seus colaboradores, desenvolver seus ne-gócios, agregar valor aos seus produtos e proteger o seu patrimônio”, explica. Além de segurança pessoal e patrimonial, faz também segurança de transporte de cargas e desenvolve projetos de segurança customizados.

Em parceria com a HDX Segurança Eletrônica, criou a empresa Android, responsável pelo lançamento do Guardião - ISP (Inteligência em Sistemas de

Mais segurança para a regiãoAtual Segurança adequa suas instalações em Cotia para atender com toda a qualidade que a região merece.

Page 47: revista 39mais

Mais segurança para a regiãoProteção), equipamento com câmeras de última geração que é capaz de analisar e detectar a velocidade dos motoristas que transitam acima do limite de veloci-dade dentro dos condomínios ou vias públicas, auxiliando até mesmo na identi-ficação dos infratores através do sistema de reconhecimento facial. Em eventos, pode ainda detectar uso de entorpecentes no recinto, pessoas suspeitas, focos de incêndio, ou seja, nada foge aos olhos eletrônicos desta avançada máquina.

A empresa que já tem uma fatia importante do mercado - de sua cartela de clientes, já fazem parte Loga, Sport Club Corinthians Paulista, Sonda Supermer-cados, Salão do Automóvel e outros -, já ganhou notoriedade e conquistou clien-tes importantes por aqui. “Mesmo com uma área significativa e um número de residências que exige muita atenção, é possível dar aos moradores da região a tranquilidade, o cuidado necessário e um serviço diferenciado, pois a nossa em-presa foca na característica de cada cliente, atendendo de forma personalizada”, comenta.

Para tanto, a empresa está estruturando sua nova sede administrativa em um espaço de 1000 m² para abrigar, a partir de 2013, os cerca de 50 funcionários de todos os departamentos: administrativo, comercial, jurídico, RH, financeiro e diretoria.

Afinal, segurança é coisa séria. Enquanto alguns vendem segurança, a Atu-al Segurança garante tranquilidade. E é exatamente seguro que você se sente quando conhece a empresa dinâmica e atualizada que, em breve, estará se esta-belecendo na região.

Grupo Atual Segurança

Av. José Giorgi, 1.121

Tel.: (11) 4321-3755

Page 48: revista 39mais
Page 49: revista 39mais

Solidari

edad

e

CAMPANHA DO NATAL SOLIDÁRIO NOS POSTOS D+

Em 30/11 aconteceu na APAE de Cotia, a abertura da campanha Natal Solidário, onde estiveram presentes os re-presentantes do Posto D+: José Luiz, Luis Antonio, Regiane e Paulo, pelo Cotolengo: padre Claudinei e Margarete (assis-tente social), pelo Lar Emmanuel: Rosa (assistente social) e Luciana (psicóloga) e representando a APAE a diretora pe-dagógica Sonia Cristina, Paulo Generoso (diretor financeiro) e Leonardo (diretor patrimônio). Nesta campanha, que se estenderá do dia 1º ao dia 31/12, será arrecadado R$ 0,01 a cada litro de combustível abastecido na Rede de Postos D+, cuja renda será revertida e rateada como doação en-tre as instituições representadas neste evento. Em uma manhã de agradecimentos, ficou clara a motivação des-ta campanha que é divulgar o trabalho destas entidades para toda a região.

Page 50: revista 39mais

Um dos tapetes mais bem conceituados do mundo, o Kilin traz consigo uma vasta bagagem histórica. Ninguém sabe com exati-dão quando teve início a confecção de tapetes, mas na década de 40 uma expedição arqueológica à Sibéria escavou um cômoro de sepul-tamento real, encontrando tapetes com cerca de 500 a.C., dentre elas foram encontrados fragmentos de lã que formavam no chão sinais de desenhos geométricos de um tapete Kilin.

Kilin é uma palavra de origem turca, cujo significado é dupla face. É um tapete que se pode usar de ambos os lados porque na sua con-fecção ao invés dos nós, são dadas laçadas por entre os fios da urdidu-ra, como se fosse um bordado.

As evidências mais significativas sobre a confecção e uso dos tape-tes Kilins são através dos povos nômades do deserto, que utilizavam

Desenho, textura, durabilidade, aliados à tradição milenar, fazem do tapete Kilin uma decoração ímpar, dando um charme especial ao ambiente

Decoraç

ão

50

O incrível tapete Kilin, com sabor do Oriente

Page 51: revista 39mais

esta técnica para construção de tendas para se proteger do frio e do calor, além de usarem como sacos de armazenamen-to de grãos e sal.

Hoje o Kilin é sinônimo de elegância, quebrando a mono-tonia, e dando um toque de requinte em qualquer ambiente.

Os povos nômades se comunicam através do Kilin. Em seus desenhos eles expressam: anseios, conquistas, momentos de felicidade, crenças e sonhos, e o desejo de que este tapete seja o símbolo da felicidade em

seu novo lar.Originalmente vindo do Oriente Médio, o tapete Kilin con-

tinua sendo tecido por povos nômades em vários países como Turquia, Paquistão, Irã, Rússia, China, Índia, e Marrocos.

Os padrões dos tapetes Kilin podem incluir gráficos tribais, listras ou desenhos florais sutis. Cores da gama de tapetes Ki-lin da terra toneed browns, verdes e ferrugens.

Adição de tapetes kilin à sua decoração pode infundir um toque internacional e eclético.

O tapete delimita espaço e traz conforto.

Entre os tapetes Kilin, destacam-se:

Kilin Patchwork: Conceito moderno e arrojado.Kilin Stripes: Kilin Contemporâneo de listras grossas ou finas.Kilin Turco: Composto por desenhos geométricos e cores vivas.Kilin Cotton: Confeccionado em algodão, é prático, de fácil manuseio e manutenção.Kilin Dhurie: Apresenta fundo bege com desenhos estilizados de folhas e flores além do barrado escuro.

Page 52: revista 39mais

Região

52

O Movimento Grande Oeste Verde, composto por vá-rias entidades da região oeste da Grande São Paulo, lançou uma petição online na rede mundial Avaaz em prol da criação de um corredor ecológico que interligue a Reserva do Morro Grande e a Serra do Japi, que fica na região de Jundiaí. De acordo com o documento, a criação de um corredor ecológico representa uma das estratégias mais promissoras para a conservação da biodiversidade, trazendo proteção para as áreas de transição do Cinturão Verde de São Paulo, viabilizando o estudo de Impacto de Vizinhança previsto no Estatuto das Cidades e criando uma proteção climática para São Paulo.

“Esses cinturões preservados, que ligam unidades de con-servação com cobertura vegetal em estágio de regeneração, são

Luta por corredor ecológico

Várias entidades da região oeste da Grande São Paulo unem-se para lutar pela criação do Corredor Ecológico Japi-Morro Grande.

fundamentais para a manutenção e desenvolvimento da fauna e flora local. É preciso que a população entenda que Corredor Ecológico não é um tapete contínuo, verde, e sim, diferentes formas de ligação entre os remanescentes, de forma a favore-cer o fluxo genético que proporcionará a melhoria da qualida-de de vida do homem”, ressalta o texto, resultado de estudos conduzidos pela Profa. Dra. Livre Docente Rozely F. Santos e pela pesquisadora Ana Carolina Linardi, ambas da UNICAMP. A ligação destes remanescentes isolados por corredores de vegetação natural seria, então, uma estratégia para mitigar os efeitos da ação antrópica e garantir a biodiversidade nos mesmos, possibilitando uma real ação mitigadora dos efeitos negativos das mudanças climáticas na Região Metropolitana.

Page 53: revista 39mais

A petição foi criada no final de agosto com a meta de atin-gir 100 mil assinaturas, mas até agora não conseguiu nem 2 mil. “Temos o desejo de viver em um meio ambiente equi-librado, mas será preciso mostrar aos nossos governantes a nossa vontade. A petição representa a manifestação desta vontade. Sem esta manifestação de apoio fica difícil criticar e tweetar contra os nossos representantes. Sem esta mani-festação da vontade realizadora, deixamos o caminho aberto para a “lógica do mercado” e da especulação. Cada assinatura é, portanto, a pedra fundamental, o dínamo da transforma-ção do desejo de como esperamos que seja o lugar que es-colhemos para morar. Agora se o nosso desejo é titubeante, incerto e quase sempre inconsequente, ajudamos a ampliar o caos. A petição será entregue quando atingirmos, no mínimo, 100.000 vontades. Vontades de proteção de uma região onde vivem quase 40 milhões de pessoas, que não necessariamen-te deve ser somente dos munícipes da área do Corredor, res-saltam os organizadores.

Após atingir o montante, a petição será enviada ao gover-nador Geraldo Alckmin e aos prefeitos dos 18 municípios com

O que é corredor ecológico?

Porção de ecossistemas naturais ou seminaturais, ligando unidades de conservação, que possibilita entre elas o fluxo de genes e o movimento de biota, facilitando a dispersão de espé-cies e a recolonização de áreas degradadas, bem como a manu-tenção de populações que demandaram para sua sobrevivência áreas com extensão maior que aquela das unidades individuais. Como benefícios, proporciona recuperação de habitat para espé-cies ameaçadas, preservação dos recursos hídricos e regulação do microclima.

Para assinar a petição, acesse http://www.avaaz.org/po/

petition/Criacao_de_Corredor_Ecologico_entre_a_Serra_

do_Japi_e_a_Reserva_do_Morro_Grande_SP/.

áreas que farão parte do corredor ecológico (Cotia, Embu das Artes, Vargem Grande Paulista, Carapicuíba, Itapevi, Santana de Parnaíba, Pirapora do Bom Jesus, Jundiaí, Jandira, Araça-riguama, São Lourenço da Serra, Ibiúna, Cabreúva, Barueri, Itapecerica da Serra, Cajamar, São Roque e Itupeva).

Page 54: revista 39mais

Na Reg

ião

54

São Roque

Turismo é divulgado em feira na Argentina

As potencialidades turísticas de São Roque foram exibidas entre os dias 3 e 6 de novembro na Feira Internacional de Turismo da América Latina (Feira FIT 2012), em Buenos Aires, na Ar-gentina. “Participar do evento nos possibilitou divulgar nossos atrativos no mercado mundial, fato que promove ainda mais a cidade e forta-lece o turismo de São Roque”, comenta o chefe da Divisão de Turismo, Sandro Cobello. Houve a distribuição de DVD com vídeo institucional da cidade com legendas em Espanhol, propor-cionando aos operadores argentinos conhecer melhor os atrativos e roteiros da cidade.

Destinação de lixo tecnológico

De acordo com o Projeto de Lei aprovado pela Câmara dos Vereadores, os produtos e componentes eletroeletrônicos, considerados como lixos tecnológicos, devem ser excluídos adequadamente, para que não provoquem danos ou impactos negativos ao meio ambiente e à sociedade. Além disso, a responsabilidade pelo destino final é solidária entre as empresas que produzam, comercializem ou importem produtos e componentes eletroeletrônicos e es-tas deverão manter pontos de coleta no município. O PL prevê ainda que o Departamento de Meio Ambiente deve estabelecer diretrizes para o gerenciamento e destinação final do lixo tecnológico produzido em São Roque, priorizando as ações que estimulem a reciclagem, a reu-tilização e o comércio de produtos fabricados com materiais não tóxicos e de baixo impacto ao meio ambiente. O Executivo também poderá celebrar convênio com cooperativas ou asso-ciações de catadores, instituições educacionais e de ensino superior e entidades organizadas da sociedade civil a fim de que as diretrizes estipuladas no Projeto de Lei sejam cumpridas. As empresas que descumprirem as determinações poderão ser advertidas.

Vinícola Góes terá vinho oficial no Carnaval 2013

A escola de samba Vai-Vai sediou uma degustação de vinhos histórica na sua sede, no bairro do Bixiga, em São Paulo. Em uma promoção do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), mais de 80 pessoas escolheram os três vinhos ofi-ciais do Carnaval 2013, quando a Vai-Vai entrar no sambódromo com o tema-enredo “Sangue da terra, videira da vida um brinde de amor em ple-na avenida, Vinhos do Brasil!”. O Quinta Jubair tinto suave, um dos rótulos da empresa que estava entre os vinhos das seis viníco-las patrocinadoras do Carnaval 2013, foi o escolhido na categoria tinto suave. Os vinhos eleitos se-rão vendidos nas arquibancadas do Anhembi durante o Carnaval 2013 a preços populares.

Page 55: revista 39mais

Ibiuna

Atendimento a dependentes

Você sabia que Ibiúna tem um atendimento especializado para dependentes de álcool e drogas? E o melhor: é um ser-viço totalmente gratuito, oferecido pela Secretaria Municipal de Saúde. Para mais informações, ligue para o Centro de Rea-bilitação no telefone (15) 3248-3802.

Projeto levará água à Grande São Paulo

O governo paulista lançou, no início de novembro, o projeto “Cabeceira de São Lourenço”, uma parceria públi-co-privada (PPP) que irá levar água tratada de Ibiúna para abastecer 1,5 milhão de habitantes de sete municípios da região metropolitana (Barueri, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Santana de Parnaíba e Vargem Grande Paulista). A obra ligará a represa da Cachoeira da França, localizada no bairro do Vargedo, por mais de 80 km à região metro-politana da capital, aumentando em 4.700 litros de água por segundo a capacidade de geração, num investimento total de R$ 1,68 bilhão. Além de gerar mais de 2 mil em-pregos diretos e indiretos, boa parte dos impostos arreca-dados com a obra será revertido para Ibiúna.

Page 56: revista 39mais

Vargem Grande Paulista

Alça de acesso ao Jardim Europa

Já está concluída a alça de acesso construída na altura do km 42 da Rodovia Raposo Tavares, ligando o Viaduto Dante Marchione à Rua das Camareiras, no Jardim Europa. O novo acesso é uma alternativa para os motoristas que desejam ir a bairros como: São Ju-das, Nagoya, Santo Afonso, Vila Rica, Paysage, além dos usuários da Estrada das Lages. Além de ser uma nova alternativa de entrada aos bairros, a alça tam-bém trará impactos na mobilidade urbana da cidade, pois deverá contribuir para desafogar o trânsito no retorno localizado no km 44.

Cidade segura

De acordo com matéria publicada pelo portal Ter-ra, a cidade de Vargem Grande Paulista está entre as cidades com menor número de homicídios na Grande São Paulo. A cidade possui baixa taxa de criminalida-de, tendo registrado apenas três casos em um perío-do em que a onda de violência tem tomado conta da Grande São Paulo.

Vargem Grande Paulista

Na Reg

ião

56

Page 57: revista 39mais

Jazz Café Ibiúna

Lugar de pessoas de bom gosto, apreciadoras dos vários

tipos de café e da boa música.

Em clima tranquilo, ambiente tematizado, familiar e aconchegante, o Jazz Café Ibiúna criou este espaço para você desfrutar momentos de lazer junto de seus familiares e amigos saboreando as delícias que a casa serve, como refinados lan-ches, salgados, doces, sucos naturais, grelhados e assados entre outros. Venha compartilhar deste sossego e do bom atendimento proporcionado pela família que adotou esta cidade como sua morada há cinco anos.

Ibiuna

Page 58: revista 39mais

Cultura

e Laze

r

58

NATAL DOS BICHOS EM COTIA

Neste Natal, o Shopping Granja Viana traz a magia e diversidade da fauna para encantar adultos e crianças

que transitarem pelo centro de compras. Com o tema Natal dos

Bichos, o empreendimento conta com uma árvore de Natal de nove

metros na praça de eventos no Piso L1, decorada com milhares de mi-crolâmpadas, bolas vermelhas e ver-

des, além de bonecos animatronics de leão, girafa, macaco e elefante,

com movimentos que simulam as ações naturais destes bi-

chos. Para completar a aven-tura, as crianças terão à dis-

posição um trenzinho. As atividades são gratuitas. Rodovia Raposo Tavares,

km 23.

“Cuidando do nosso Futuro”

Artesanato/Educação AmbientalInscrições abertas - totalmente gratuito cur-sos todas as 5ª feiras - Das 14h às 15h e das 15h às 16h

Curso de Informática Básica

Windows, Word, Excel, Internet,PowerPoint e Digitação.Inscrições abertas - totalmente gratuitoCursos de manhã e à tardePara Jovens de 13 a 17 anos

Curso rápido de informática para adultos

Windows, word, excel, powerpoint e inter-net.Inscrições abertas – consulte valoresSeu certificado em 18 aulas!

Mais informações: SOS ItupararangaRua Colômbia, 323 – Centro – Ibiúna/SP(15) 3248.3219

Page 59: revista 39mais

Cultura

e laze

r

Bazar beneficente em Cotia

A Igreja Batista da Granja Viana vai realizar, nos dias 14 e 15/12, das 10h às 19h, o Bazar Beneficen-te de Natal, oferecendo roupas, artesanato, bijute-rias, objetos de decoração, comidas e muito mais.

Av. José Giorgi, 830 - Granja Viana (altura do km 26,5 da Raposo Tavares)

Rua do Brincar em Cotia

O The Square Open Mall realiza, até 23/12, a “Rua do Brincar”. A crian-çada vai se divertir com brinquedos (autorama, escalada com tobogã, piscina de bolinhas, cama

elástica, escorregador gigante, pula-pula e muito mais) e gu-loseimas (pipoca, algodão doce, maçã do amor, etc.), além de palhaços, malabares, estátua viva, escultura de bexiga e perna de pau. Cada convite dará direito a 05 brinquedos ao custo de R$15,00. Metade desse valor será doado a sete instituições beneficentes da região. Aos sábados e domingos, das 13h às 17h.

The Square Open Mall - Rodovia Raposo Tavares, km 22,140

Page 60: revista 39mais

Cultura

e Laze

r

60

Bazar de Natal em Cotia

Até 15/12, acontece o Bazar de Natal da Vida - Casa de Apoio, na Cultura Inglesa Granja Viana. Dê uma passadinha por lá para conferir sapatos, bolsas e artesanato à venda, cuja renda será revertida para a entidade. De segunda a sexta das 10h às 19h e, aos sábados, das 10h às 14h.

Rua São Paulo, 273 - Granja Viana

Largo dos Mendes, Marginal, Praça da República e Av. Tiradentes são os principais pontos da ação que enfeita todo ano o centro de São Roque com diversas luzes e mobiliza os moradores a também enfeitarem suas casas. Além disso, possui uma variada programa-ção artística, como a apresentação de corais, teatro entre outras.

Mais informações podem ser obtidas no Departa-mento de Cultura, através do telefone (11) 4784-3076.

Teatro em Ibiúna

A Cia Una D’Art apresenta o espetáculo infan-to-juvenil “A Princesa do Reino de Vantar”, no dia 12/12, às 20h. Os ingressos custam R$ 5. Para mais informações, ligue (15) 3241-2620.

Casa da Cultura “Osório do Amaral” - Rua Zico Soares, 230 - Centro – Ibiúna

Natal Iluminado em São Roque

Page 61: revista 39mais

Cultura

e Laze

r

Natal Solidário em Cotia

O Espaço Granja Viana promoverá o “Natal Acorde Social”, em parceria com a Associação Acorde, que atua pelo desenvolvimento humano de crianças e jovens.

Serão oficinas gratuitas e abertas a todos os interessados. Em 15/12 aulas da animada percussão do Grupo Acorde pro Ritmo, pertencente à Acorde. O grupo de cerca de 20 ritmistas do Acorde pro Ritmo e o educador responsável oferecerão uma oficina de percussão para os frequentadores do espaço. Essa ação termina com uma apresentação conjunta do grupo com os convidados participantes.

Horários: a partir das 11h da manhã - Entrada: aberta e gratuitaEndereço: Rodovia Raposo Tavares, km 23,5, Cotia - Mais informações: (11) 4704-2920

Page 62: revista 39mais

Adoção

62

Amigo não se compra, se adota!Venha adotar um amigo que lhe aguarda com gratidão. Adote e faça a diferença! A Revista 39mais preocupada com a situação desses animais indefesos reservou esta página às pessoas que recolhem e cuidam de animais, onde você

poderá adotar o melhor amigo da sua vida!

Oi, gente!Puxa, eu quero TAAAANTO um lar só prá mim... Vocês me ajudam

achar?Sou um menino muuuuito bonitinho, alegre, fortinho, beijoqueiro

e que ADORA pessoas, cãezinhos e um belo sofá prá me esparramar.Tenho um ano e meio, por M (peso 15 quilos) sou castrado e vacinado.

Agora só falta achar a minha família definitiva...Ah! Esqueci de dizer: meu nome é Carlitos.

É só ligar prá minha madrinha Iracema: (11) 99983-2180

Olá!

Eu sou a MADÁ, uma menina de um ano e meio, porte médio (peso 14 quilos), pêlo liiindo e sedoso e pernocas curtinhas (rsrsrs).Sou uma boa amiguinha e companheira, meiguinha e comportada, gosto de colinho e de usar lacinhos nas orelhas, mas também sei ser guardinha e lato quando alguém estranho se aproxima do portão.Sou vacinada e castrada, prontinha prá encontrar a minha família definitiva.Vocês me ajudam?É só ligar prá minha madrinha Iracema: (11) 99983-2180

Oi!Eu sou o BAMBAM, um menininho de menos de um ano, muuuuito carinhoso e brincalhão com pessoas e cãezi-nhos.Sou um cãozinho de uma personalidade bem equilibrada, doce e feliz.Sou porte P (peso 8 quilos), castrado e vacinado, e agora preciso de um lar.Ah! Tenho um rabicho enroladinho que não desenrola nunca. Uma graça!LIGA PRÁ MINHA MADRINHA, POR FAVOR: (11) 99983-2180

A primeira (branca e peludinha) é a Lili. Ela é jovem, bonita, simpática, muito meiga, e se dá bem com todos. É castrada, vacinada e vermifugada.

O segundo é o Nescau. Ele é lindo, todo marron, vítima de covarde abandono de seus ex donos. Deve ter aproximadamente uns 3 anos. É su-per dócil com os humanos e vive bem com fêmeas. Também é castrado, vacinado e vermifugado.

Contatos: Luci - [email protected]

Page 63: revista 39mais
Page 64: revista 39mais
Page 65: revista 39mais
Page 66: revista 39mais

Ano Novo

66

Uma ajuda extra no ano que começa não faz mal à nin-guém. Que tal começar o ano novo com o pé direito? Enumeramos algumas simpatias para serem feitas na virada do ano. Vai ser difícil fazer todas, mas analise o que precisa melhorar na vida e priorize as simpatias para esta área.

* Lentilhas: uma colher de sopa é suficiente para assegurar um ano inteiro de muita fatura à mesa. A origem desta superstição é italiana e foi trazida para o Brasil pelos imigrantes.

* Romãs: para atrair dinheiro, coma sete partes, guardando as sementes na carteira.

* Bagos de Uva: para os portugueses, comer 3, 7 ou a quanti-dade correspondente ao seu número de sorte, garante prosperida-de e fartura de alimentos. Para garantir também dinheiro, guarde as sementes na carteira ou na bolsa, até a troca do próximo Ano-Novo.

* Dólar: pegue uma nota de 1 dólar, dobre essa nota com a parte do desenho da pirâmide para fora e guarde-a em sua car-teira. A tradição diz que a carteira jamais ficará sem dinheiro. De-talhe: a nota de 1 dólar não pode ser comprada, ela tem que ser dada a você por outra pessoa.

* Louro: guarde 8 folhas em uma repartição da sua carteira. Sua carteira sempre terá dinheiro.

* Pegue uma vela amarela e coloque-a entre as sobrancelhas e visualize-se como se já tivesse conseguido obter o que deseja: di-nheiro, casa, promoção no emprego etc. Depois da concentração, retire e acenda a vela deixando-a queimar até o fim. Jogue o que restar desta vela aos pés de uma árvore bem bonita.

* Faça uma defumação com canela em pó vindo da porta da rua até ao fundo da casa ou do local de seus negócios, isso vai atrair a prosperidade.

* Para afastar o mau olhado, a inveja e as energias negativas: pegue um copo com água e coloque um tablete de cânfora (pode ser obtida em farmácia) e coloque próximo à sua cama ou mesa de trabalho durante a passagem do ano.

* Passe a meia-noite com uma noz no bolso, ou, se você não tiver um bolso, na mão. Um pouco antes da meia-noite, menta-lize que todos os males físicos que você possa ter estarão sendo guardados dentro daquela noz. Depois da meia noite, jogue a noz no lixo e diga a frase, “todo o mal vai pro lixo e está fora de mim”.

* Cores para a noite do ano Novo:As cores possuem energia e significados muito fortes. Vista-se

na noite da virada com a cor que mais combine com as suas metas e objetivos:

Amarelo – alegria, felicidade e realizaçãoAzul – tranquilidade, harmonia e pazBranco – paz, calma e serenidade Laranja – energia, sabedoria e reflexãoRosa – delicadeza, sensibilidade e emoçãoVerde – convicção, esperança e forçaVermelho – paixão, amor e romantismo

Se as superstições dão resultados ou não, não importa. A gen-te quer mais é começar o ano com o pé direito e, por pé direito, entenda-se muita festa e alegria. Mesa farta, música, amigos e parentes por perto, cada um de nós faz pequenas “mágicas” para garantir que o ano seja perfeito. Uma coisa é certa: pensamento é energia e tudo que conseguimos imaginar e acreditar, a mente consegue criar.

Feliz 2013 a todos!!! São os votos da Equipe 39mais.

Simpatias para 2013!

Page 67: revista 39mais
Page 68: revista 39mais