Revista

42
Tudo sobre os anos 60, 70 e 80 1

description

hahahahahahahahahhadsg sdg sdg sd gfs dgsdgf dsgsdg

Transcript of Revista

Page 1: Revista

Tudo sobre os anos 60, 70 e 80

1

Page 2: Revista

2

Page 3: Revista

3

Page 4: Revista

Editoras:

4

Page 5: Revista

Moda – 60’s..................................................6-Acessórios...................................................7-Cabelo..........................................................8-Maquiagem.................................................9Moda - 70’s................................................11-Acessórios.................................................12-Cabelo........................................................13-Maquiagem...............................................14Moda - 80’s................................................16-Acessórios.................................................17-Cabelo........................................................18-Maquiagem...............................................19Música – 60’s.............................................21-MPB...........................................................21-Bossa Nova...............................................22Música – 70’s.............................................24-Tropicalismo ............................................24

5

Música – 80’s...................................................25-Rock.................................................................25Movimentos sociais – 60’s...........................27-Hippie............................................................27Movimentos sociais – 70’s...........................28-Black Power..................................................28-Panteras Negras...........................................29Movimentos Sociais – 80’s.........................31-Punk...............................................................31Movimentos artísticos – 60’s......................32-Happening ...................................................32-Arte Abstrata................................................33--Destacando Tomie Ohtake..........................34-Op-Art............................................................35-Pop Art...........................................................36Psicodélico....................................................37-Minimal Art................................................38Movimentos artísticos – 70’s....................39

Page 6: Revista

Moda – 60’s

Mudanças radicais na moda caracterizam o estilo dos anos 60 por conta de uma juventude que buscava novidades. Peças delicadas e românticas foram substituídas por vestidos rodados e jaquetas de couro, influenciando até hoje a moda de vários estilistas nocionais e internacionais.Nesse período, foram desenvolvidos os modelos scarpin (sapato feminino), os

vestidos em forma de tubo e cortes de cabelo diferenciados. Na moda masculina, a informalidade começava a operar na substituição dos ternos bem cortados pelas calças jeans e camisetas. Os topetes eram famosos.As roupas no estilo indiano começavam a entrar no mercado. A manifestação dos hippies tomava grandes proporções. Os tecidos de algodão com es-tampas

florais, a coloração bem viva, presentes o azul, amarelo, verde, rosa e outras cores. As calças boca de sino se encontravam no auge.

6

Page 7: Revista

Os acessórios nos anos 60 incluíam óculos (do tipo gatinho) tiaras (ainda usadas, mas

raramente) e lenços nas cabeça.Todos tinham por objetivo dar cor e alegrar

o visual com cores vibrantes, como o laranja, azul turquesa e verde limão. O

lenços na cabeça eram de tecidos estampados e coloridos com desenhos

geométricos.

7

Page 8: Revista

O cabelo era caracterizado por seu volume e franja. Foi praticamente a “era do laquê” ,produto muito usado para fixar o cabelo. Os penteados incluem coques, geralmente feitos com esponja de aço para preencher e dar volume.Os cabelos tinham diversos estilos, que iam de cabelos longos até curtos, mas a raíz deveria ser alta.

8

Page 9: Revista

Nessa década, as mães não gostavam de ver suas filhas usando batom vermelho, e as próprias filhas gostariam de um próprio estilo, logo a marca Gala lançou em 1959 um batom claro com brilho. Cores pálida que ganha- ram popularidade e virou moda, em seguida foi lançado o batom branco, mas este não favorecia ninguém. Por conta disso, os lábios naturais foram valorizados e as mulheres passaram a usar ape- nas gloss.Como os riscos do sol na pele ainda eram desconhecidos, a mo- da era ter pele bronzeada, como se tivesse acabado de viajar para um lugar quente nas férias.

9

Page 10: Revista

10

Page 11: Revista

Assim como os anos 60, essa década também teve o estilo muito alterado devido ao comportamento dos jovens.É caracterizado pela irregularidade, sem um perfil padrão.Foi uma época que não demonstrava tranquilidade devido às transformações em grande escala.

Moda – 70’sA libertação sexual, as experiências com as drogas ou a reclamação dos direitos das mulheres – tudo deixou de ser um programa de minorias, sendo aceito e levado à prática pelas grandes massas.

11

Page 12: Revista

Os acessórios era caracterizados pelas flores, sapatos plataforma, mistura de couro e crochê, colares grandes e coloridos, chapeu panamá, lenços e turbantes, muitas pulseiras em um mesmo braço e brincos tipo argola. As cores eram fortes, tais como o vermelho, pink e azul royal.

12

Page 13: Revista

A tendência era afro, livre, leve, solto, todo bagunçado e repicado. Muito disso se baseava nos movimentos para mudanças sociais, por uma sociedade menos artificial e fútil. Black power, faixas coloridas no cabelo e muita naturalidade, inclusive cabelos muito ondulados foram mantidas com orgulho nessa época.

Surge nessa época os moicanos e outros estilos revoltados originados nos subúrbios de Londres, com suas músicas agressivas e rápidas.

13

Page 14: Revista

Nessa década nasceu a maquiagem mineral, que não era tão boa quanto hoje, mas foram os primeiros passos. Os hippies só usavam objetos naturais, até mesmo a maquiagem. A maquiagem não devia ser excessiva, a pele deveria estar fresca e bronzeada, as faces levemente coradas e os lábios brilhantes. O gloss era mais usado que o batom.Não se usava base, apenas corretivo. Blush rosado e gloss transparente era como um padrão, assim como o bronzer.Para os olhos, apenas a máscara de cílios era usada, a sombra e o lápis era usada apenas em ocasiões especiais

14

Page 15: Revista

15

Page 16: Revista

A tendência da década de 80 era usar roupas esportivas e ao mesmo tempo coloridas e divertidas.

Moda – 80’sDiferentemente dos anos 60 e 70, a moda dos anos 80 é caracterizada por uma geração “saúde” e por uma febre que contagiou todo o mundo com a ginástica aeróbica, por isso, roupas de ginástica eram usadas no cotidiano.Roupas de cores muito coloridas e estampas de animais marcaram o estilo dessa décadaA moda desse período era baseado em tudo que era novo e tecnológico, devido ao grande avanço na tecnologia.

16

Page 17: Revista

Marcado pela multiplicidade de estilos e excesso de acessórios e cores. As variedades de acessórios incluiam os estilos:•New-romantics (vários colares, em um mesmo look, imitando pérolas e correntes de ouro); •Punks (tachas pontudas prateadas em coleiras, braceletes e também colocados sobre a jaqueta de couro);

•Góticos (broches em forma de morcego e caveira e muitos crucifixos); •Ravers (colares com a chupeta de bebê com pingente, broches com a carinha Smiles e muitas presilhas coloridas), entre outros styles.

17

Page 18: Revista

No Brasil temos a influência das novelas no comportamento e na moda. Os permanentes, que já existiam há muito tempo, ressurgem com toda a força. As mulheres procuram imitar as atrizes de novelas.

Em 1984 o corte de Lady Di marcou época e foi usado por diversas mulheres em todo o mundo. Com o advento dos anos 90 temos uma moda plural, longe da ditadura de estilos e seguindo-se mais o estado de espírito do que as tendências ditadas por grandes nomes.

18

Page 19: Revista

Blushes de todas as cores e acabamentos e um verdadeiro arco-íris de sombras, toneladas de eyeliner, bem como batons de cores alegres e vibrantes povoaram os anos 80. Muito de tudo era o adágio da moda (em maquiagem e não só) desta década.O batom era a estrela do look, embora com menos frequência. O batom mais usado era iridiscente, o famoso “frosted” – um look quase como que cristalizado com um brilho branco.

19

Page 20: Revista

20

Page 21: Revista

Música – 60’s

21

Page 22: Revista

Derivado do samba e com forte influência do jazz.De início, o termo era apenas relativo a um novo modo de cantar e tocar samba naquela época. Tornou-se um dos movimentos mais influentes da história da MPB, conhecido em todo o mundo , um exemplo é a música Garota de Ipanema.

22

Page 23: Revista

23

Page 24: Revista

Música – 70’s

24

Page 25: Revista

Música – 80’s

25

Page 26: Revista

26

Page 27: Revista

27

Page 28: Revista

Movimentos Sociais – 70’s

O movimento Black Power foi inspirado no Partido dos Panteras Negras, fundada por Huey P. Newton, Bobby Seale e outros, este partido foi criado devido a violência contra os negros. O movimento estimulou uma série de outros negros para falar.Os protestos também foram realizados através de esportes:Em 1967, o campeão peso pesado Muhammad Ali se recusou a indução para as forças armadas por motivos religiosos e políticos. No ano seguinte, John Carlos e Tommie Smith levantaram seus punhos enluvados numa saudação black power durante uma vitória nos Jogos Olímpicos da Cidade do México. E dois anos depois, Flood Curt desafiou a cláusula de reserva no beisebol profissional para alterar a natureza do esporte. 28

Page 29: Revista

Mesmo depois da intituição da escravatura, não havia assimilação dos negros na sociedade americana. Na verdade, houve uma ração dos brandos pelo aumento da Ku Klux Klan. Havia na América a negação de direitos civis para os negros, incluindo os direitos de voto, para adorar, para usar as instalações públicas. Daquele momento em diante, os negros eram obrigados a travar lutas ferozes de sobrevivência na América.O Partido dos Panteras Negras foi uma organização político progressista que

estava na vanguarda do movimento mais poderoso para a mudança social nos Estados Unidos desde a Revolução de 1776 e da Guerra Civil: o episódio dinâmico geralmente referidos como os anos sessenta. É a única organização negra em toda a história da luta negra contra a escravidão e a opressão nos Estados Unidos, que estava armada e promoveu uma agenda revolucionária, e representa a última grande impulso pela massa do povo negro para a justiça, a igualdade e a liberdade. 

29

Page 30: Revista

30

Page 31: Revista

Movimentos Sociais – 80’s

31

Page 32: Revista

Movimentos Artísticos – 60’s

32

Page 33: Revista

Ela não possui o compromisso de retratar a realidade, preocupa-se mais com as formas, cores, linhas  e  texturas da composição. Enfim é toda a representação não figurativa, isto é, que não apresenta figuras reconhecidas de imediato.Seu estilo é uma conquista de vários movimentos de ruptura artística com a tradição acadêmica, iniciados pelo Impressionismo. Retrata a ideia do artista, e está ligada a questão da sua experiência, tanto  emocional como intelectual.

33

Page 34: Revista

É uma pintora japonesa naturalizada  brasileira. Aos vinte e um anos de idade emigrou para o Brasil, iniciando sua carreira aos quarenta anos.É uma das principais representantes do abstracionismo informal. Sua obra abrange pinturas, gravuras e esculturas, muitas delas expostas em locais públicos, principalmente na cidade de SP, como pode ser visto no Auditório Ibirapuera.

34

Page 35: Revista

Op art é um termo usado para descrever a arte que explora a falibilidade do olho e pelo uso de ilusões ópticas.A expressão "op-art" vem do inglês (optical art) e significa “arte óptica”. Defendia para arte "menos expressão e mais visualização". Apesar do rigor com que é construída, simboliza um mundo mutável e instável, que não se mantém nunca o mesmo.Os trabalhos de op art são em geral abstratos, e muitas das peças mais conhecidas usam apenas o preto e o branco. Dão a impressão de movimento, clarões ou vibração, ou as vezes parecem inchar ou deformar-se.

35

Page 36: Revista

A Pop Art, abreviatura de Popular Art. Os artistas deste movimento buscaram inspiração na cultura de massas para criar suas obras de arte, aproximando-se e, ao mesmo tempo, criticando de forma irônica a vida cotidiana materialista e consumista. Latas de refrigerante, embalagens de alimentos, histórias em quadrinhos, bandeiras, panfletos de propagandas e outros objetos serviram de base para a criação artística deste período. Os artistas trabalhavam com cores vivas e modificavam o formato destes objetos. A técnica de repetir várias vezes um mesmo objeto, com cores diferentes e a colagem foram muito utilizadas.

36

Page 37: Revista

É uma manifestação da mente que produz efeitos profundos sobre a experiência consciente. A experiência psicodélica é caracterizada pela percepção de aspectos da mente anteriormente desconhecidos, inusitados ou pela exuberância criativa livre de obstáculos. O psiquiatra britânico Humphry Osmond introduziu o termo psicodélico em uma reunião da Academia de Ciências de Nova York em 1957, descrevendo, o já referido, significado da palavra psicodélico como "o que revela a mente" e o definiu como "claro, suave e não contaminado por outras associações". "Para sondar o inferno ou elevar-se angélico, tome uma pitada de psicodélico".

37

Page 38: Revista

Refere-se a uma série de movimentos artísticos, culturais e científicos que percorreram diversos momentos do século XX e preocuparam-se em fazer uso de poucos elementos fundamentais como base de expressão. Os movimentos minimalistas tiveram grande influência nas artes visuais, no design, na música e na própria tecnologia. O termo pode ser usado para descrever as peças de Samuel Beckett, os filmes de Robert Bresson, os contos de Raymond Carver, os projetos automobilísticos de Colin Chapman e até mesmo a linha teórica adotada pela gramática gerativa desde o fim do século XX.

38

Page 39: Revista

Movimentos Artísticos 70’s

39

Page 40: Revista

http://pt.wikipedia.org/wiki/Psicod%C3%A9licohttp://arte-escola.blogspot.com.br/2008/07/arte-conceitual-instalao.htmlhttp://pt.wikipedia.org/wiki/Minimalismohttp://pt.wikipedia.org/wiki/Tomie_Ohtakehttp://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Tomie_Ohtake_2006.jpgblogs.anhembi.br/congressodesign/anais/artigos/69694.pdfwww.suapesquisa.com/artesliteratura/pop_art.htmpt.wikipedia.org/wiki/Op_artvsites.unb.br/fac/ncint/pg/galeria/opart.htmwww.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_ic/index.cfm?fuseaction=termos_texto&cd_verbete=3647monique-belfort.blogspot.com/2011/04/abstracionismo.htmlwww.suapesquisa.com/artesliteratura/arte_abstrata.htmhttp://www.touchofclass.com.br/antigaswn/ed_08/main/tomie_biografia.htmpt.wikipedia.org/wiki/Minimalismohttp://www.slideshare.net/michelepo/arte-minimal-arte-conceptual-artes-da-terra-instalaohttp://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_ic/index.cfm?fuseaction=termos_texto&cd_verbete=3229

40

Page 41: Revista

41

Page 42: Revista

http://modelosdecortesdecabelo.blogspot.com.br/2010/07/cabelo-anos-60.htmlhttp://www.retroartte.com/2011/12/moda-brasil-anos-70-liberdade-e.htmlhttp://www.comunidademoda.com.br/historia-da-moda-anos-70http://vilamulher.terra.com.br/tropicalismo-e-anos-70-nos-acessorios-14-1-34-174.htmlhttp://heyugogirl.wordpress.com/tag/historia-dos-cortes-de-cabelo/http://invictamaquiagem.com/2012/06/03/historia-da-maquiagem-parte-9-anos-70/http://invictamaquiagem.com/2012/06/03/historia-da-maquiagem-parte-9-anos-70/http://dicasgratisnanet.blogspot.com.br/2012/03/roupas-e-moda-anos-80-fotos.htmlhttp://www.slideshare.net/nicollefiuza/histria-das-bijuterias-dos-anos-70-e-80http://www.portaisdamoda.com.br/

noticiaInt~id~17829~n~historia+dos+cabelos+e+penteados+.htmhttp://invictamaquiagem.com/2012/06/10/historia-da-maquiagem-parte-10-anos-80/http://hippiessempre.blogspot.com.br/http://www.historiadomundo.com.br/idade-contemporanea/as-lutas-do-movimento-

hippie.htmhttp://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&langpair=en%7Cpt&u=http://

hoover.archives.gov/exhibits/africanamerican/blackpower/index.htmlhttp://www.blackpanther.org/legacynew.htmhttp://pt.wikipedia.org/wiki/Psicod%C3%A9licohttp://arte-escola.blogspot.com.br/2008/07/arte-conceitual-instalao.htmlhttp://pt.wikipedia.org/wiki/Minimalismohttp://pt.wikipedia.org/wiki/Tomie_Ohtakehttp://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Tomie_Ohtake_2006.jpgblogs.anhembi.br/congressodesign/anais/artigos/69694.pdfwww.suapesquisa.com/artesliteratura/pop_art.htmpt.wikipedia.org/wiki/Op_artvsites.unb.br/fac/ncint/pg/galeria/opart.htmwww.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_ic/index.cfm?

fuseaction=termos_texto&cd_verbete=3647monique-belfort.blogspot.com/2011/04/abstracionismo.htmlwww.suapesquisa.com/artesliteratura/arte_abstrata.htmhttp://www.touchofclass.com.br/antigaswn/ed_08/main/tomie_biografia.htmpt.wikipedia.org/wiki/Minimalismohttp://www.slideshare.net/michelepo/arte-minimal-arte-conceptual-artes-da-terra-instalaohttp://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_ic/index.cfm?

fuseaction=termos_texto&cd_verbete=3229

42