Revista ACM-RS nº 102

16
Nº 102 - Ano XXIV - Abril de 2013 ACM inaugura marco no Aeroporto Salgado Filho. Página 3 Parceria entre ACM e Santa Casa fortalece a formação técnica na área da saúde. Páginas 4 e 5 Projeto Educando pelo Esporte. Páginas 6 e 7 Metodologia Gustavo Borges de natação na ACM Esportes Centro. Páginas 10 e 11 Saiba mais sobre a história da comemoração, introduzida no Brasil em 1918 pela ACM-RS. Páginas 8 e 9 ACM - RS Revista

description

Informativo da Associação Cristã de Moços do Rio Grande do Sul. Saiba mais em www.acm-rs.com.br

Transcript of Revista ACM-RS nº 102

Page 1: Revista ACM-RS nº 102

Nº 102 - Ano XXIV - Abril de 2013

ACM inaugura marco no Aeroporto Salgado Filho.

Página 3

Parceria entre ACM e Santa Casa fortalece a formação técnica na área da saúde.

Páginas 4 e 5

Projeto Educando pelo Esporte. Páginas 6 e 7

Metodologia Gustavo Borges de natação na ACM Esportes Centro.

Páginas 10 e 11

Saiba mais sobre a história da comemoração, introduzida no Brasil em 1918 pela ACM-RS. Páginas 8 e 9

ACM-RSRevista

ACM-RS

Page 2: Revista ACM-RS nº 102

Editorial Orgulhos e conquistas. A Revista ACM-RS nº 102 traz esses sentimentos nas páginas que você lerá a seguir. Nesta edição, você poderá conferir novidades e ações que evidenciam o trabalho de transformação da sociedade que a ACM-RS busca através de sua Missão. A iniciar pela matéria principal, dos 95 anos da comemo-ração do primeiro Dia das Mães do Brasil, que orgulhosamente ocorreu na ACM do Rio Gran-de do Sul, você também confere o marco ace-mista no Aeroporto Salgado Filho, que desde o final de 2012 destaca a importante presença de nossa instituição internacional em solo gaúcho.Nas páginas 4 e 5, temos a matéria especial so-bre a parceria entre ACM-RS e Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, que se uniram para fortalecer a formação técnica na área da saúde.Nas páginas 6 e 7, saiba tudo sobre o Projeto Educando pelo Esporte, desenvolvido pela Área de Desenvolvimento Social, que leva anualmen-te saúde e cidadania a mais de 1.700 pessoas.A sequência da Revista ACM-RS traz uma novi-dade na ACM Esportes Centro: agora a natação segue a Metodologia Gustavo Borges!Esta edição ainda traz as novidades da ACM Fronteira, coluna Y's Men's Club Açorianos e informações diversas sobre o trabalho de-senvolvido na organização no "Aconteceu na ACM-RS", além de encerrar com uma home-nagem ao profissional Zolair Trindade de Oli-veira por seus 45 anos de contribuição com a causa acemista. Boa leitura!

Élio Edegar Alves de OliveiraPresidente

José Ricardo Calza CaporalSecretário-geral

ExpedienteRevista ACM-RS – Informativo da Associação Cristã de

Moços do Rio Grande do Sul – Nº 102, ano XXIV, abril de

2013 – Tiragem 1.500 exemplares – Distribuição gratuita

Coordenação: Setor de Comunicação e Marketing ACM-RS

(51) 3213.6000 [email protected]

Responsável: Diego Volkart

Contribuíram nesta edição: Andréa Rodrigues, Cristina

Radzki, Karina Araujo, Marilene da Silva, Milene Martins,

Mônica Carvalho, Nilva Bohnenberger Priscila Hahn,

Ricardo Alves da Silva e Ursula de Oliveira

Reflexão Cristã Ecumênica

NA FAMÍLIA

Irmãos, sede imitadores meus e observai os que andam segundo o modelo que tendes em nós." Filipenses 3.17

"Dá para ver que vocês são mãe e filha", disse o vendedor. Nós sorrimos, sem fazer comentários. Já ouvimos isso antes e sempre nos divertimos porque não partilhamos o mesmo DNA.

Meu marido e eu adotamos nossa filha quando ela tinha seis semanas de idade. Então o que nos torna semelhantes? Por viver comigo há 20 anos, minha filha adquiriu muitas de minhas características. Nós pensamos de forma pa-recida; nossas reações são semelhantes. Em outros aspectos somos bastante diferentes, mas quem observa vê aquilo em que nos assemelhamos.

Quando nós somos adotados na família de Deus, sendo Cristo nosso irmão mais velho, algo semelhante acontece. Nós passamos tempo com Deus e ou-tros crentes, discutimos ideias importantes e aos poucos nos tornamos mais parecidos com Cristo. Nossa esperança é que, quando sairmos para o mundo, as pessoas se lembrem do amor e compaixão de Deus e queiram seguir a Cris-to por causa do que veem em nossas vidas.

Lanita Boyd

Pensamento: Como filhos de Deus, devemos mostrar os traços familiares do amor e compaixão.

Unidades da ACM-RS

ESPORTES E LAZER

ACM Esportes Centro: Washington Luiz, 1050 - Porto Alegre - (51) 3213.6000

ACM Fitness Total: Shopping Total, 3º Andar / Prédio 1 - Porto Alegre - (51) 3018-7729

ACM Fronteira: Andradas, 525 - Santana do Livramento - (55) 3243-2211

ACM Região das Hortênsias (escritório): Praça João Correa, 277 / Sala 2 - Canela - (54) 3282-9796

ACM Tramandaí: Protásio Alves, 2248 - Tramandaí - (51) 3661-1288

EDUCAÇÃO E CULTURA

Colégio ACM Centro: Washington Luiz, 1050 - Porto Alegre - (51) 3213-6000

Centro Tecnológico da ACM: Washington Luiz, 1050 - Porto Alegre - (51) 3213-6000

ACM Rua da Praia: Andradas, 1560 / 7º andar - Porto Alegre - (51) 3213-0600

DESENVOLVIMENTO SOCIAL

ACM Vila Restinga Olímpica: João Antônio da Silveira, 4065 - Porto Alegre - (51) 3261-9744

ACM Cruzeiro do Sul: Cruzeiro do Sul, 2702 - Porto Alegre - (51) 3266-6200

ACM Morro Santana: Beco da Continental, 55 - Porto Alegre - (51) 3386-3835

ACM Esteio: Padre Claret, 1055 - Esteio - (51) 3468-6301

NECRÓPOLES

Cemitério Ecumênico João XXIII: Natal, 60 - Porto Alegre - (51) 3217-5577

Cemitério Ecumênico Parque das Araucárias: Godofredo Raymundo, 177 - Canela - (54) 3282-9796

www.acm-rs.com.br /acmrsbrasil

2

Page 3: Revista ACM-RS nº 102

3

Um momento marcante para a Associação Cristã de Moços do Rio Grande do Sul no ano de 2012 foi a inaugu-ração de seu marco no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, em parceria com a Infraero.

O evento ocorreu no dia 20 de novembro de 2012, e contou com a presença de voluntários e profissionais da ACM-RS, representantes da Federação Brasileira das ACMs, da Infraero, do Lions Club, do Rotary Club, do Y's Men, além dos vereadores de Porto Alegre Prof. Garcia (PMDB), Márcio Bins Ely (PDT) e diversos convidados da família acemista no Estado.

A atividade iniciou com a Exposição da ACM-RS e co-quetel para recepção dos convidados, seguidos do ceri-monial de inauguração. O devocional foi realizado pelo grupo de liderança jovem acemista, seguido das palavras do Sr. Roni Horn, do Rotary Porto Alegre São João (re-presentando o Rotary Internacional), do Sr. Rosano Nu-nes, 2º Vice Governador do Distrito LD-3 (representan-do o Lions Internacional) e do Sr. Walnyr Goulart Jacques, Vice-Presidente da ACM-RS. Na sequência, a Infraero foi homenageada, através da entrega de uma placa ao Supe-rintendente Jorge Herdina.

Na continuidade, os convidados foram conduzidos para a área externa do Aeroporto, onde está localizado o marco acemista, para seu descerramento.

O marco acemista encontra-se em frente ao portão de desembarque do Salgado Filho, e é um reconhecimento à ACM-RS pelos seus 111 anos de his-tória no Estado do RS, como uma organização mundial e que auxilia na transformação da sociedade gaúcha através de esportes, lazer, cultura, voluntariado, liderança e, espe-cialmente, com o importante trabalho de desenvolvimento social realizado em diversas comunidades, que promove mais de um milhão de atendimentos todos os anos.

Marco da ACMno Aereoporto Salgado Filho

Page 4: Revista ACM-RS nº 102

A Associação Cristã de Moços do Rio Grande do Sul e a Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre se uniram em par-ceria para a criação e execução de cursos técnicos e pós-técni-cos da área da saúde. A parte teórica educacional é ministrada pela ACM, e a qualificação prática pela Santa Casa, sob forma de estágio nas unidades hospitalares do Complexo.

Ambas as instituições filantrópicas são voltadas para o cuidado e transformação da sociedade, e visam garantir o ingresso de profissionais qualificados no mercado. A parce-ria irá proporcionar cursos específicos de qualificação vol-tados às principais carências da formação na área da saúde e do mercado de trabalho.

ACM E O PIONEIRISMO EM CURSOS TÉCNICOSNo ano de 1901 foi fundada a Associação Cristã de Mo-

ços no Rio Grande do Sul (ACM-RS). Em 1904, a entidade instituiu os primeiros cursos de Português, Francês, Ale-mão, Aritmética, Geografia, História e Astronomia na capi-tal gaúcha. Em 1945, a ACM entregou na Junta Comercial do Rio Grande do Sul uma solicitação para que fosse oficia-lizado seu Curso Comercial Básico.

Um dos grandes marcos na história dos cursos da ACM--RS foi o ano de 1985, no qual a organização obteve apro-vação do Conselho Estadual de Educação para o primeiro curso técnico no Rio Grande do Sul – o de Contabilidade.

De lá para cá, são décadas na formação de profissionais, que chegam ao mercado de trabalho totalmente aptos a exercer suas funções com ética e responsabilidade.

Nesse tempo, a ACM já ofereceu uma série de cursos téc-nicos, de habilidades específicas, pós-técnicos e de qualificação. Nessa experiência, um grande destaque se tornou a área de saúde, com toda a importância que possui para a comunidade.

Assim, a ACM hoje oferece cursos técnicos em Enfermagem e Radiologia, e pós-técnico em Instrumentação Cirúrgica, Hemodiálise, CTI, Oncologia, Gesso Hospitalar e Enfermagem do Trabalho. Esses cursos são lecionados, desde 2012, na Unidade ACM Rua da Praia, localizada na Galeria Malcon (Rua dos Andradas, 1560), no Centro de Porto Alegre. O endereço garante fácil acesso tanto para moradores da ca-pital gaúcha quanto de cidades vizinhas. Na ACM Rua da Praia, o aluno conta com salas climatizadas, laboratórios, recursos audiovisuais, biblioteca, sala de informática, área de convivência, auditório, entre outros recursos, em um andar com mais de 1.300 m2 de área total.

Através da parceria com a Santa Casa, além de garantir a qualidade da formação completa do aluno, envolvendo a parte teórica e prática, também será possível identificar necessidades específicas de formação do mercado para de-senvolver cursos especiais de qualificação.

ACM-RS e Santa Casa de Misericórdia: uma parceria para fortalecer a formação técnica na área da saúde

A UNIÃO ENTRE ACM E SANTA CASA É UMCOMPROMISSO COM A SAÚDE E QUALIDADE

DE VIDA DA SOCIEDADE PORTO-ALEGRENSE."

Nas fotos ao lado: assinatura do contrato da parceria;sala de aula da ACM Rua da Praia; na página 5,

imagem do complexo Santa Casa e seus 7 hospitais.

Para informações sobre os cursos, entre em contato com a ACM Rua da Praia:

(51) 3213.0600

[email protected]

4

Page 5: Revista ACM-RS nº 102

SANTA CASA DE MISERICÓRDIA E A VOCAÇÃO EM EXCELÊNCIA E INOVAÇÃO

A missão da Santa Casa de Misericórdia de Porto Ale-gre é proporcionar ações de saúde a todas as pessoas, com excelência, sustentabilidade e misericórdia. Um ob-jetivo comandado pelos valores institucionais de ética, misericórdia, equidade, excelência organizacional, huma-nismo, história e cultura, credibilidade, sustentabilidade, pioneirismo e inovação.

Hoje, a Santa Casa de Porto Alegre tem 7 hospitais: Santa Clara, São José, Pavilhão Pereira Filho, São Francisco, Santa Rita, Santo Antônio e Dom Vicente Scherer. Desta-que para as áreas de Clínica Médica, Cirurgia Geral, Car-diologia, Neurocirurgia, Pneumologia, Oncologia, Pediatria e Transplantes. Além destas especialidades, a Santa Casa também trabalha com consultas ambulatoriais eletivas e de urgência ou emergência, serviços auxiliares de diagnóstico e tratamento, procedimentos cirúrgicos e obstétricos, in-ternações hospitalares, clínicas e cirúrgicas e muito mais.

Para cada serviço, o conforto do paciente e a qualidade dos procedimentos é garantida pela capacitação total dos profis-sionais, a renovação tecnológica permanente e as instalações modernas: um cuidado que levou a Santa Casa de Porto Ale-gre a ser referência na saúde, na prevenção de doenças, na assistência e no ensino e pesquisa em toda a América Latina.

Toda essa expertise da Santa Casa está a serviço do alu-no, que garante a qualidade de sua formação prática e peso desse conhecimento no seu currículo. Após a conclusão do curso, o aluno pode, ainda, ser aproveitado no quadro de profissionais da Santa Casa e permanecer empregado na conclusão do estágio.

ASSINATURA DO CONTRATO DE PARCERIAO contrato oficializando a parceria entre ACM-RS e San-

ta Casa foi assinado no dia 18 de março de 2013. Participaram da reunião, representando a Santa Casa

de Misericórdia, José Sperb Sanseverino (Provedor), Jorge Hetzel (Diretor Médico), Ricardo Englert (Diretor Finan-ceiro e de Planejamento), Maria Beatriz Mostardeiro Targa (Diretora de Ensino e Pesquisa), Roberto Plentz (Diretor de Relações com Sistemas de Saúde), Cristina Macedo (Ge-rente de Marketing e Relacionamento Comercial), Catiane Zanin Cabral (Pesquisa), Gisele Mattos (Ensino e Pesquisa) e Ivo Stigger (Gerente de Comunicação). Representando a ACM-RS, Élio Edegar Alves de Oliveira (Presidente), José Ricardo Calza Caporal (Secretário-geral), Leopoldo Rada-velli (Diretor da Rede de Ensino), Adriana Bonotto (Coor-denadora dos Cursos da Área da Saúde) e o parceiro Mário Araújo (IEEP).

A FORMA MAIS RÁPIDA DE INGRESSAR NO MERCADO DE TRABALHO

A pesquisa “A Educação Profissional e Você no Merca-do de Trabalho”, realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), apontou que a formação técnica aumenta em 48% as chances de um indivíduo em idade ativa ingressar no mercado de trabalho. O estudo também constatou que os salários daqueles que têm um curso profissionalizante são até 12,94% mais altos e é de 38% a probabilidade de se conseguir um trabalho com carteira assinada, em compara-ção com candidatos com escolaridade inferior.

MATRÍCULAS ABERTAS!

5

Page 6: Revista ACM-RS nº 102

Na busca do desenvolvimento de famílias e comunida-des para a formação de cidadãos, a ACM tem em seu his-tórico uma lista de inovações, com o intuito de motivar as pessoas através de atividades atrativas e engrandecedoras.

Nesse espírito, o esporte como ferramenta de educação sempre se destacou como forma de desenvolver laços e envolver acemistas. Isso levou, por exemplo, a ACM a criar o basquete (em 1891), o vôlei (em 1895) e o futebol de salão (em 1930), entre outros.

Por esse motivo, a Área de Desenvolvimento Social da ACM-RS adota o esporte educativo como caminho para o de-senvolvimento físico, mental e social de seus educandos. Com esse intuito, foi criado o Projeto Educando pelo Esporte, apro-vado pela Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal.

A Lei de Incentivo ao Esporte permite que empresários associem sua marca a um projeto esportivo chancelado pelo Ministério do Esporte. Através da avaliação e moni-toramento do Ministério, a empresa pode investir parte do valor de seu Imposto de Renda para financiar as ativi-dades aprovadas.

A primeira etapa do Educando pelo Esporte, que en-volve crianças, adolescentes, suas famílias e comunidade, foi desenvolvida entre 2011 e 2013 nas Unidades e Proje-tos da Área de Desenvolvimento Social da ACM-RS: ACM Cruzeiro do Sul, ACM Vila Restinga Olímpica, ACM Morro Santana, Centro Social João XXIII e Centro REFAP Cidadã.

Nesse período, 10 modalidades esportivas fo-ram oferecidas: futsal, basquete, vôlei, hande-bol, tênis, xadrez, tênis de mesa, boxe, hapkido e judô. As modalidades são vivenciadas em formato de oficina, com duração de uma hora cada e os educandos possuem a liberdade de escolher em quais querem parti-cipar, desde que se comprometam com a assiduidade. As oficinas são direcionadas a todos, totalizando mais de 1.700 beneficiados anualmente no Projeto.

Além das participações em encontros e reuniões, a co-munidade também participa através de grupos de ativida-des físicas, estimulando a integração das famílias e opor-tunizando melhorias na qualidade de vida, combatendo o sedentarismo e prevenindo doenças.

EVENTOSOs educandos também participaram de eventos inter-

nos e externos, como os ocorridos em 2012: 1° Encontro da Lei de Incentivo ao Esporte Campeonato Gaúcho de Hapkido Dia do Desafio InterACM de Hapkido

Projeto Educando pelo Esporte: o esporte como ferramenta para o desenvolvimento individual e coletivo

6

Page 7: Revista ACM-RS nº 102

Torneio de Futebol Educando pelo Esporte Exame de Faixa de Hapkido ACM Morro Santana 1° Campeonato de Boxe ACM VRO Olimpíadas de Inverno 2012 Colônia de férias 1° Torneio de Xadrez no Centro Refap Cidadã Evento Lei de Incentivo ao Esporte com homena-

gem ao Dia dos Pais no Centro Refap Cidadã Ginástica para Comunidade 1º Torneio da Lei de Incentivo ao Esporte

É o esporte educativo em destaque na ACM! Sempre em busca do fortalecimento de convívio e respeito entre o pú-blico, a prática da solidariedade e o aumento do interesse por uma vida saudável, desenvolvimento da coordenação motora e respeito às regras, incentivando a autoexpressão, a criatividade e a ampliação da autoestima.

Devido ao sucesso da primeira etapa, a continuidade do Projeto já foi aprovada pelo Ministério do Esporte. Em fase de captação de recursos, serão mais dois anos de ati-vidades, até 2015, envolvendo e transformando a vida de milhares de pessoas!

7

Para informações sobre o Projeto, a Lei de Incentivo ao Esporte, ou para ser um doador:

(51) 3266.6200

[email protected]

NÚMEROS DO PROJETO crianças

adolescentes

50adultos

20idosos

Total de

1770

Page 8: Revista ACM-RS nº 102

ANNA JARVIS E A CRIAÇÃO DA DATAConsidera-se Anna Jarvis e suas iniciativas como a

responsável pela idealização da data. A ideia surgiu a partir de um episódio ocorrido na vida pessoal de Jarvis, a morte da mãe em 1905. As amigas, muito preocupa-das com seu estado depressivo depois do fato, fizeram uma festa para eternizar o dia.

A primeira celebração ocorreu em 1908, no Esta-do de West Virginia/EUA, e a comemoração era presta-da de forma delicada, atra-vés do simbolismo de dois cravos: vermelho e branco. O cravo de cor vermelha seria usado na lapela da

roupa por aqueles cujas mães estivessem vivas. Enquan-to isso, os filhos órfãos se apresentariam usando um cravo branco.

Com a grande acolhida recebida pela comunidade, Anna quis que a celebração fosse estendida a todas as mães. Depois de lutar três anos para oficializar a data, finalmente, em 26 de abril de 1910, o governador de West Virgínia, William E. Glasscock, acrescentou o Dia das Mães ao calendário de datas comemorativas daquele estado. Em pouco tempo outros estados dos Estados Unidos aderiram à comemoração e com isso, em 1914, o presidente dos Estados Unidos, Woodrow Wilson, formalizou a data em todo o território nacional,

estabelecendo que o Dia Nacional das Mães deveria ser comemorado sempre no segundo domingo de maio. A sugestão foi da própria Anna Jarvis. Rapidamente, mais de 40 países adotaram a data.

A ACM-RS E A INTRODUÇÃO DA DATA NO BRASIL

No Brasil, coube à ACM-RS a iniciativa da comemo-ração. A data foi trazida ao Brasil, em 1918, pelo então Secretário-geral da Associação Cristã de Moços do Rio Grande do Sul, Frank Long. Aos poucos, a festividade foi se espalhando pelo país e, em 1932, através do de-creto 21.366, o feriado foi oficializado pelo presidente Getúlio Vargas. Quinze anos depois, o dia foi incluído no calendário oficial da Igreja Católica pelo Cardeal Ar-cebispo do Rio, Dom Jaime de Barros. Quando a data completou 50 anos, em 1968, a ACM-RS recebeu um selo comemorativo do governo.

Em 2013, 95ª comemoração da data no Brasil, o destaque será uma edição especial de Selos dos Correios, com alusão ao Dia das Mães e à impor-tância da ACM para a data. A tiragem limitada conta-rá com lançamento oficial e exposição nas Unidades da ACM-RS.

Além disso, todas as Unidades desenvolverão ações especiais. Fique atento à programação e participe dessa importante data. Aproveite o momento para mostrar todo seu amor e carinho àquela que é a melhor amiga, conselheira e fortaleza: sua mãe!

Dia das Mães

O Dia das Mães é uma data muito especial para a ACM-RS. Já na antiguidade,

algumas culturas possuíam eventos e festividades para 'deusas mães', e no

século XVII, na Inglaterra, famílias começaram a dedicar o quarto domingo da

Quaresma às mães das operárias inglesas. Porém, foi somente em 1908 que a

data foi comemorada pela primeira vez, nos EUA. Coube à ACM-RS trazer a data

para o Brasil, comemorada inicialmente em Porto Alegre, no ano de 1918."

8

95 anos de comemoração no Brasil

Page 9: Revista ACM-RS nº 102

9

Nas fotos acima: primeiracomemoração doDia das Mães no Brasil.

Page 10: Revista ACM-RS nº 102

A natação da ACM agora aplica a Metodolo-gia Gustavo Borges. Criada pelos mais expe-rientes profissionais da natação brasileira, o programa de aulas é específico para cada nível e faixa etária, com uma metodologia es-truturada e consistente de natação.

Siga os passos de um campeão:a natação da ACM agora é Gustavo Borges.

10

Contate a Secretaria Social da ACM Esportes Centro para informações sobre horários e valores:

(51) 3213.6000

[email protected]

Page 11: Revista ACM-RS nº 102

Os alunos são motivados através do aprendizado lúdico e das passagens de nível. Para jovens e adultos, o calendário é estruturado sob os princípios da fisiologia e o programa elaborado de acordo com o seu objetivo, seja o bem-estar ou a busca por melhores marcas.

Todo trabalho desenvolvido na ACM envolvendo a Meto-dologia Gustavo Borges também conta com assessores téc-nicos da MGB, visando sempre o melhor atendimento para você e garantia dos resultados esperados em seu treino!

A Metodologia Gustavo Borges é oferecida para crianças (a partir de 4 anos), jovens e adultos. Experimente. Aprenda. Você pode confiar.

COMO FUNCIONA:

1. Divisão de níveis por cores

ADAPTAÇÃO: crianças a partir de 4 anos. Objetivos: ambientação e adaptação das vias sensoriais ao meio líquido, controle da respira-ção, flutuação ventral, dorsal, grupada e vertical, nado sobrevivência, propulsão de braços e per-nas alternados, saltos e cambalhota frontal.

INICIAÇÃO: crianças a partir de 4 anos que estejam adaptadas ao meio líquido. Ob-jetivos: fase de início da caracterização dos nados crawl, costas e peito.

APERFEIÇOAMENTO I, II e III: crianças a partir dos 6 anos com as habilidades do nível INICIAÇÃO consolidadas. Aprendizado do nado borboleta e aperfeiçoamento da técnica dos 4 estilos, saídas e viradas.

ADAPTAÇÃO: jovens a partir dos 13 anos e adultos com trauma ou que não tenham habilidade na água. Objetivos: adaptação ao meio líquido, controle da respiração, flutua-ções ventral e dorsal, propulsão de pernas e braços alternados.

INICIAÇÃO: jovens a partir dos 13 anos e adultos com pouca experiência aquática. Objetivos: pernada, coordenação de braços, pernas e respiração dos nados crawl e costas, pernada do nado peito, ondulação, salto da borda e sobrevivência.

CONDICIONAMENTO: jovens a partir dos 13 anos e adultos. Objetivos: bem-estar, condi-cionamento aeróbico, perda de peso, masters, travessias e alunos iniciantes em competições.

2. Programa semanal de aulas específicos para cada nível pedagógico

3. Avaliações periódicas

4. Acompanhamento de objetivos e resultados

NÍV

EIS

DE

NAT

ÃO

IN

FAN

TIL

NÍV

EIS

DE

NAT

ÃO

AD

ULT

O

11

Page 12: Revista ACM-RS nº 102

Megadanz e Yoga: agitando a ACM Fronteira

Duas atividades físicas diferenciadas têm movimentado os associados da ACM Fronteira: “Megadanz” e Yoga. O Megadanz é uma aula de ritmos, que pode ser mi-nistrada para pessoas de todos os níveis de habilidade. Formado por segmentos de treinamento cardiovascular, o programa utiliza ritmos variados como hip-hop, latino, dance, axé, funk, jazz, árabe, reggaeton, entre outros estilos de músicas.

“Todos os movimentos são simples e repetidos suficientemente para proporcio-nar a aprendizagem adequada para todos os níveis”, assegura a instrutora de Mega-danz da ACM Fronteira, Andra Patricia Techera. “As aulas são extremamente moti-vantes e estão conquistando muitos adeptos”, acrescenta.

Já a Yoga vem atraindo alunos por ser uma prática capaz de modelar o corpo e equilibrar a mente e o espírito. Suas posturas e exercícios estimulam equilíbrio, força, bons hábitos e pensamentos do bem.

Os asanas (posições físicas da Yoga) em conjunto com os pranayamas (exercícios respiratórios), levam o aluno ao autoconhecimento, diminuindo a ansiedade, melho-rando a circulação, força, equilíbrio, postura e funcionamento dos órgãos internos, além de serem uma excelente atividade física, com gasto calórico de mais de 500 calorias em uma aula.

"Nunca é tarde para começar a praticar, não existe idade específica, basta querer mudar o seu estado de espírito, querer uma vida mais saudável e com mais qualida-de", afirma a instrutora de Yoga da ACM Fronteira, Taize Souza Torres.

Y’s Men’s Club Açorianos Porto Alegre

O Y's Men segue sua participação em diver-sas atividades, contribuindo com o fortale-cimento do movimento. Confira algumas atividades que marcaram os últimos meses:

Encontro em Viña del Mar/Chile: de 11 a 14 de abril de 2013. Estiveram representan-do o Y's Men's Porto Alegre, a Presidente Dalva Terezinha Soares e a Tesoureira Sonja Marli Müller. Na foto, as duas com Rafael Marzo, Presidente do Y´s Men's Valparaiso.

XXXI Convenção Regional Latino-amé-rica:: na foto, o momento da palavra aos pre-sentes da Presidente do Y's Men's Club Aço-rianos Porto Alegre, durante a Convenção.

Outras participações: XI Convocatória de Jovens Latino-américa e XI Convenção de Área Latino-américa

VENHA CONHECER O Y´S MEN! ABRACE NOSSO MOVIMENTO!

Contatos: [email protected]@gmail.com

12

Informações com a ACM Fronteira:

MEGADANZ: terças e quintas-feiras, às 18hYOGA: terças e quintas-feiras, às 10h15min

(55) 3243.2211

Page 13: Revista ACM-RS nº 102

CONFIRA AS PRINCIPAIS NOVIDADES

Visual totalmente reformulado e navegação dinâmica (muito mais fácil de encontrar as principais informações).

Grande quantidade de imagens do Cemitério.

Informações completas sobre os serviços, os reconhe-cimentos de qualidade e o forte envolvimento do Cemité-rio com práticas de desenvolvimento social.

Consultas online de reservas de capelas.

Nova ferramenta de localização de jazigos por nome do sepultado ou número do jazigo, que apresenta as informa-ções também com mapa de localização.

Acesso online ao Regulamento e Código de Ética do Cemitério Ecumênico João XXIII.

Nova ferramenta de contato, separada por tópico, ga-rantindo um rápido retorno às dúvidas e demais solicitações.

Cemitério Ecumênico João XXIII

apresenta seu novo siteNo ano de 2012, o Cemitério Ecumênico João XXIII,

de propriedade da ACM-RS, comemorou seu aniversá-rio de 40 anos.

Dentre as ações desenvolvidas no período, no final do ano o CEJXXIII lançou seu novo site.

O Cemitério João XXIII destaca-se por prestar ser-viços à comunidade com respeito e responsabilidade social. São 40 anos de um trabalho com muita quali-dade nos processos, nas relações de trabalho e nas práticas adotadas.

Com novo visual, a página tem o objetivo de dar conhecimento do trabalho à comunidade, facilitando o contato com os cessionários e público em geral.

Visite o novo site e saiba porque o Cemitério Ecumê-nico João XXIII é referência nacional em qualidade.

www.cejxxiii.com.br

13

Page 14: Revista ACM-RS nº 102

Aconteceu na ACM

IV COPA ACM DE FUTSAL - IVO WORTMANN

O evento de abertura ocorreu em 13 de abril, na ACM Esportes Centro. A cerimônia teve início com o desfile de apresentação das oito escolas que participarão da Copa ao longo do ano de 2013: Colégio Santa Dorotéia, Colégio Santa Marta, Escolinha Romano, Colégio Santa Cecília, Colégio Santa Família, Colégio Bom Conselho, Colégio Cesi e ACM Esportes Centro.Em seguida, foi chamado o homenageado deste ano, Ivo Wort-mann. Ivo nasceu em Quaraí/RS, foi acemista e construiu uma carreira como atleta de futebol, atuando por clubes importan-tes do Brasil e chegando à Seleção Brasileira em 1975. Como professor de Educação Física, exerceu a função de técnico de futebol em clubes de ponta do Brasil, Oriente Médio, EUA e Europa. Treinou, ainda, as seleções nacionais do Catar, Emirados

Árabes, EUA e Arábia Saudita, tendo comandado essa última nos Jogos Olímpicos de Atlanta, em 1996. Por toda a sua integridade e preservação dos valores e conceitos acemistas no esporte, Ivo Wortmann foi agraciado pela instituição com uma placa.A atividade teve sequência com o juramento do atleta, re-alizado pelo participante Enzo Schulz do Colégio São Frans-cisco/Santa Família, a entrega da medalha “Professor Amigo da ACM” para Otto André e Rafael Lopes, ambos do Colégio Santa Cecília, e os quadrangulares do turno da manhã e tar-de, que tiveram como campeões, respectivamente, o Colégio Bom Conselho e o o Colégio Santa Dorotéia.Estiveram presentes no evento mais de 150 pessoas entre pais, visitantes, alunos, voluntários da ACM e convidados.

Ocorreu no dia 9 de abril de 2013, o encontro de Prestação de Contas da Comenda ACM-RS 2012.Estiveram presentes voluntários e profissionais que participaram da campanha. A edição de 2012 contou com 36 doadores, tendo como beneficiária a ACM Vila Restinga Olímpica.

Através de convênio firmado com a Clínica Vacine, o Colégio ACM realizou uma campanha de vacinação preventiva contra a gripe entre os dias 8 e 12 de abril.O objetivo foi de imunizar todos os alunos, reforçando o obje-tivo do Colégio ACM Centro de trabalhar a educação de forma ampla, contemplando alma, corpo e mente.

Mais um início de ano movimentado na ACM Região das Hor-tênsias. Foi firmada nova parceria entre a ACM e o Serviço Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para realizar, no Acampamento Rincão do Coelho, os cursos de Busca, Salva-mento e Resgate. Esse ano, os treinamentos serão voltados para os profissionais que trabalham nas ambulâncias, em todo o Estado do Rio Grande do Sul.

14

PRESTAÇÃO DE CONTAS COMENDA ACM-RS 2012 VACINAÇÃO NO COLÉGIO ACM CENTRO

PARCERIA ENTRE SAMU E ACM REGIÃO DAS HORTÊNSIAS

Page 15: Revista ACM-RS nº 102

15

A Assembleia Geral de Associados Básicos da Associação Cristã de Moços do Rio Grande do Sul, reunida ordinariamente em 26 de março de 2013, aprovou por unanimidade o Relatório de Gestão e as Demonstrações Financeiras da organização, refe-rentes ao exercício de 2012.Na ocasião, foram empossados os novos Associados Básicos da ACM-RS, Maria Joaquina Pires Rodrigues, Rodrigo Moreira Al-meida e Ricardo Vieira Fernandes.

ASSEMBLEIA GERAL DE ASSOCIADOS BÁSICOS

No dia 15 de Março de 2013 ocorreu, na ACM Esteio, a Aula Inaugural do Projeto Futuro em Cena. O Projeto visa a capaci-tação e formação de adolescentes e jovens de 16 a 29 anos, em situação de vulnerabilidade social, no desenvolvimento de peças audiovisuais, documentários, videoclipes e curta metragens.Estiveram presentes Nelson Magdalena (representando o Pre-sidente da ACM-RS), Fabiano Araújo (Petrobras), Angela Aguiar (coordenadora da Área de Desenvolvimento Social da ACM-RS), Manoel Pedro Rodrigues (Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente), Marcelo Ohlweiler e Marx Franzen (voluntários da ACM Esteio), Juliano Carpiggiani e Márcio Schoenardie (representando o grupo de professores do curso), colaboradores do Centro Refap Cidadã e ACM Esteio e os ado-lescentes e jovens selecionados para o Projeto e seus familiares.

AULA INAUGURAL DO PROJETO FUTURO EM CENA

ANIVERSÁRIO DA ACM VILA RESTINGA OLÍMPICA

No dia 9 de abril foram comemorados os 12 anos da ACM Vila Res-tinga Olímpica, com uma grande festa. As crianças e adolescentes prestigiaram as apresentações de algumas oficinas realizadas na ins-tituição, como boxe, hapkido e expressão corporal, e depois des-frutar dos brinquedos e jogos oferecidos durante a festa. O evento contou com a presença de Kevin Krieger (representando a Secre-taria da Educação), Maria Cristina Garavelo, Major Cláudio Henri-que Michelsen, José Ricardo Caporal (Secretário-geral da ACM-RS), Candida Freitas, Roseni Leal, Cristiano Ristov e Bernadete Cunha (membros do Conselho Diretor da ACM-RS), colaboradores e educandos da Unidade e educandos do Centro Refap Cidadã.

Page 16: Revista ACM-RS nº 102

Zolair Trindade de Oliveira é o mais novo de cinco ir-mãos, nascido na cidade de Passo Fundo. Em 1947, a família mudou-se para Porto Alegre.

A trajetória de Zolair na ACM-RS teve início em 1967, por convite do então Secretário-geral da instituição, Ernes-to Oppliger. Iniciou como auxiliar de programa no Departa-mento de Jovens, tendo atuação também nos Departamen-tos de Menores, Piscina, Acampamento, Administração e Desenvolvimento Social.

Recebeu título de Secretário Profissional da ACM em 29 outubro de 1986, do Instituto Técnico de Preparação de Profissionais da ACM.

Entre os anos de 1989 e 2008, exerceu a coordenação do Cemitério Ecumênico João XXIII. Lá, com o grupo de voluntários e profissionais, dedicou-se a fazer com que o Cemitério oferecesse um trabalho de qualidade e inovação, que levou a Unidade a receber diversos reconhecimentos, tanto estaduais quanto nacionais.

A importância desse trabalho levou Zolair a assumir a Secretaria-geral da ACM-RS, em 2008, quando apresentou seus compromissos à então Diretoria, hoje Conselho Di-retor. O principal deles foi o de buscar a sustentabilidade da organização, para garantir o bom desenvolvimento do trabalho nas Unidades e viabilizar ações de melhoria e ex-

pansão, compromisso que cumpriu com excelência até sua aposentadoria, em 2012. Em seu lugar, assumiu a função de Secretário-geral, José Ricardo Caporal.

Em dezembro de 2012, os colaboradores profissionais realizaram uma homenagem ao ex-Secretário-geral, com a entrega de uma placa em homenagem à dedicação do Secretário à causa acemista.

No dia 26 de março, durante a Assembleia Geral de As-sociados Básicos, foi a vez dos voluntários da organização prestarem suas homenagens. Além de uma placa de reco-nhecimento, entregue pelo Presidente da ACM-RS, Élio Edegar Alves de Oliveira, foi também descerrada a foto do profissional na Galeria de Presidentes e Secretários-gerais da ACM-RS. A homenagem contou com a presença de voluntários, profissionais, amigos e familiares, em um mo-mento de grande emoção.

Zolair é casado com Antonieta Rodrigues de Oliveira, com quem teve as filhas Marília, Louise e Renata, que lhe deram 5 netos. Ao longo dos 45 anos de uma vida dedicada à Associação Cristã de Moços do Rio Grande do Sul, angariou amigos e a admiração daqueles que presenciaram sua atuação profissional baseada na ética, na confiança e na forma pacífica como atuava.

Homenagem da ACM-RS a

Zolair Trindade de Oliveira