Revista Acomac 55

56

description

Revista da Associação dos Revendedores de Materiais de Construção do Estado da Bahia.

Transcript of Revista Acomac 55

Page 1: Revista Acomac 55
Page 2: Revista Acomac 55
Page 3: Revista Acomac 55

acomac55:Layout 1 3/9/2009 11:51 Página 3

Page 4: Revista Acomac 55

4 ACOMAC BAHIA

SumárioCanal 2 Comunicação e Eventos Ltda.Rua Rio de Janeiro, 365 - Pituba - Salvador-BACEP - 41830-401 - Telefone 3344-1911 / [email protected] - www.canal2.com.br

Diretor Executivo: Luciano Dórea

Editora-chefe: Cris Montenegro - DRT/BA - [email protected]

Textos: Aina Kaorner, Anaísa Freitas, Cris Montenegro e Márcia Ribeiro.

Pro je to Grá fi co: Alan Alves

Editoração Eletrônica: Elaine Oliveira

Capa: Adrien Tournillon

Marketing: Teresa Bóve

Guia do Re pre sen tan te: Mara Machado

Dep. Financeiro:Mara Machado, Carlos Dórea, Ornilda Fernandes

Circulação: Bahia e Sergipe

Distribuição: Gratuita

Tiragem: 8 mil exemplares

40

Aniversário Acomac-Ba completa 32 anos - PÁGINA 20

RH Gestão de talentos em vendas

32CapaLogística para o varejo

30Evento 18ª Ecomac/6ª Convenção da Acomac-Ba

Presidente: GERALDO CORDEIRO1.º Vice-Presidente: ALFREDO GONZALEZ2.º Vice-Presidente: ALCEU ROBERTO HILTNER FILHO3.º Vice-Presidente: SÍLVIO CORREA1.º Secretário: JAMILE BARBOSA2.º Secretário: PABLO VINICIUSDir. Financeiro: OSMAR ARAÚJOTesoureiro: RUBEM SILVADir. Social: ALVARO VENTIN

DIRETORIA SETORIALMat. Bruto: EDIVALDO COELHOAmiantos: RUBEM SILVAPisos e Revestimentos: JOSÉ BARBOSAElétrica: LUÍS REISHidráulica: GILBERTO CERQUEIRATintas: JOSÉ NEWTONFerragens: ANTÔNIO JOSÉMadeira: ALEXANDRE COHIM

ASSESSORIAS TÉCNICAS

Eventos:DIEGO PAES / PABLO VINICIUS / JOELSON SILVA

Marketing:LUCIANO ARAÚJO / JAMILE BARBOSA / JOELSON SILVA

Interior:BENEDITA CAMPOS / CARLOS ALBERTO PEREIRA JOVENILSON MENESES /ORLEANS MENDONÇA / DEOLINO NERY

Planejamento Estratégico:GILBERTO CERQUEIRA / MILTON ALOI / SÍLVIO CORREA

Conselho Fiscal:Titulares: LUIS REIS / LUÍS ALONSO / JOÃO ANDRADE

Suplentes:MANUEL GONZALEZ / JOSÉ MANUEL MARTINEZMANUEL TRANCOSO

CONSELHO DELIBERATIVOPresidente LUCIANO ARAÚJOVice-Presidente JOSÉ ELOY

CONSELHEIROS:MANUEL BERNARDINO / ANTÔNIO BITTENCOURT / DEONILDO MARTINEZ /JOSÉ GARGUR / MANOEL DURAN /EDMUNDO SOUZA / EDIVALDO COELHOCARLOS ALBERTO PEREIRA

Tel.: (71) 3113-2481 Telefax: 3113-2480 Av. Tancredo Neves Ed. Salvador Trade CenterTorre Norte, sala 2215 - CEP 41820-020 - Sal va [email protected] / www.acomac-ba.com.br

ERRATA

Na matéria “Garanta uma força de vendas eficaz e motivada” veiculada na edição anterior daRevista Acomac-Ba, o nome da empresa citada não é mais Seller Trainning e sim VPM Projetos e

Treinamentos Comerciais.

acomac55:Layout 1 3/9/2009 11:51 Página 4

Page 5: Revista Acomac 55

acomac55:Layout 1 3/9/2009 11:51 Página 5

Page 6: Revista Acomac 55

6 ACOMAC BAHIA

Palavra do Presidente

A Acomac-BA e sua missão A Acomac-BA comemora, em setembro, 32 anos de existência.Inicialmente com o nome de Armac, ela foi fundada em 1977, porum grupo de lojistas de material de construção, tendo Raul Boulhosacomo primeiro presidente. Sua história, desde o começo, tem sidoplena de desafios e trabalho, sincronizada com o ambientedinâmico que caracteriza o setor que representa. Importantesrealizações foram alcançadas para os associados: convênios eassessorias, programas de qualificação e integração, inclusive oEcomac Bahia, o maior evento do gênero na América Latina,negociações de mercado e setoriais e outros benefícios. Taisresultados são fruto da participação de todos os seus dirigentes,com o apoio dos associados. A entidade ampliou seus horizontesao se vincular ao sistema Anamaco, um dos mais importantes doassociativismo brasileiro. Vale ressaltar a parceria com as indústriasde material de construção e outras organizações, que tem sidomutuamente proveitosa.

Este é um dos eventos significativos que marcam o segundosemestre, pois também há outros de igual relevância como aeleição para a nova Diretoria, do biênio 2010-2011, e o 18ºEcomac/6ª Convenção da Acomac-BA. Além disso, há a expectativamais otimista para o período, quando historicamente aumentam asvendas. Os dados relativos ao primeiro semestre e início do segundosão mais alentadores, quando comparados com as previsões doinício do ano. É evidente que a crise deixou sua marca e ainda afetatoda a economia, mas já há sinais de recuperação, o que confirma aforça do Brasil e a gestão econômica correta.

Os desafios, porém, continuam principalmente em questões como aalta carga tributária, a burocracia e a necessidade de melhordesempenho do Estado em suas áreas de competência. O setor dematerial de construção procura fazer sua parte, como um dos maisimportantes para o país, ao proporcionar à população o acesso aprodutos e serviços que melhoram a sua qualidade de vida. É nessecontexto, que a Acomac-BA prossegue, honrando a sua missãorepresentativa em 32 anos de atuação.

Geraldo CordeiroPresidente da Acomac-BA

acomac55:Layout 1 3/9/2009 11:51 Página 6

Page 7: Revista Acomac 55

acomac55:Layout 1 3/9/2009 11:51 Página 7

Page 8: Revista Acomac 55

8 ACOMAC BAHIA

Editorial

A Acomac-Ba completa 32 anos com grandes avanços

e contribuições para o setor de materiais de

construção do nosso Estado, o que nos deixa

imensamente felizes, haja vista que mantemos com

essa respeitável entidade uma sólida parceria de

sucesso. Desde 1998 editando a Revista Acomac-Ba,

acompanhamos a evolução da associação e suas

inúmeras ações em prol do segmento.

Parabenizo à todos que fazem a Acomac-Ba acontecer

e desejo vida longa e ainda mais sucesso à Associação.

Aproveito para agradecer aos nossos anunciantes, que

nos apóiam e continuam apostando no nosso veículo

como um canal eficaz de comunicação do setor. Nesta

edição, você confere uma ampla matéria sobre

logística, ferramenta indispensável para o sucesso das

revendas, assim como uma análise do primeiro

semestre e das medidas mais recentes adotadas

devido à prorrogação do IPI reduzido para material de

construção, especial acerca dos 32 anos da Acomac-

Ba, dentre outros.

Boa leitura!

Luciano DóreaDiretor Executivo

acomac55:Layout 1 3/9/2009 11:52 Página 8

Page 9: Revista Acomac 55

acomac55:Layout 1 3/9/2009 11:52 Página 9

Page 10: Revista Acomac 55

10 ACOMAC BAHIA

Informes Por Da Redação Fotos Divulgação

Diretoria da Acomac-BA participa da Assembléia Geral e do Prêmio Anamaco 2009

O presidente da Acomac-BA, Geraldo Cordeiro, o diretor social,Álvaro Ventin, e o diretor executivo, Antônio Carlos Martinez, esti-veram em São Paulo para participar de eventos oficiais daAnamaco, realizado no dia 7 de julho. Na oportunidade, a comiti-va baiana participou da Assembléia Geral e da entrega do PrêmioAnamaco 2009.

Os dirigentes aproveitaram para detalhar informações sobre o18º Ecomac/6ª Convenção da Acomac-BA, que irá acontecer de15 a 18 de outubro, no Iberostar Praia do Forte, no Litoral Nortebaiano.

Manual incentiva boaspráticas em aplicação de selantes

Por intermédio do CONSITRA-Consórcio Setorialpara Inovação Tecnológica, com apoio da USP-Universidade de São Paulo e de outras entidades,consultores, projetistas e fabricantes, a DenverImpermeabilizantes participa do lançamento dolivro “Aplicação de selantes e juntas de movimen-tação de fachadas”. Com formato de manual, apublicação técnica foi recomendada pelo HABITA-RE e SINDUSCON, como referência de boas práti-cas para a construção civil, no segmento de selan-tes e juntas de movimentação.

Como autora desse trabalho, a DenverImpermeabilizantes foi representada pela arquitetaLeonilda Ferme e pelo engenheiro Flávio deCamargo. A publicação visa apoiar os trabalhos emobras, com informações e cuidados fundamentaisnecessários para garantir sua qualidade.

Esse material também se encontra disponível emversão digital, permitindo download gratuitamenteatravés do site http://www.habitare.org.br/publica-coes.recomendacao1.aspx.

Tigre Mobile aproxima clientes e empresa

A Tigre, multinacional líder na fabricação de tubos e conexões, dis-ponibiliza para os parceiros, clientes e consumidores o seu PortalMobile, com exclusividade no seu setor.

O endereço, m.tigre.com.br, é acessível em smartphones de todasas operadoras de telefonia do país. O conteúdo é focado nos produ-tos e dados para contato.

O objetivo do Tigre Mobile é gerar mais acessos ao portal e dispo-nibilizar uma nova alternativa aos clientes para contato com os pro-dutos e serviços do Grupo.

“Além disso, cria uma nova experiência de uso para os usuários ecoloca a Tigre como pioneira em Mobile no segmento de Tubos eConexões”, destaca William Leunam Silva, gestor de relacionamentoe eventos da Tigre. A plataforma construída para o Portal TigreMobile pela empresa de web A2C permite que o mesmo cresça,ganhando novas ferramentas.

O Portal Tigre Mobile nasce para ser mais um canal entre a Tigre eseus clientes, facilitando cada vez mais o acesso aos seus produtos eserviços. A vantagem do Portal Tigre Mobile é seu conteúdo objetivo,o que faz com que o usuário consiga chegar às informações commuita facilidade e rapidez.

Zilene Rolim/Polly Stúdios

Geraldo Cordeiro, Habib Bridi, Roberto Ordine e Antônio Carlos Martinez

acomac55:Layout 1 3/9/2009 11:52 Página 10

Page 11: Revista Acomac 55

ACOMAC BAHIA 11

Vendas na Bahiacrescem 7%

No mês de junho, as vendas na Bahiacresceram 7%, em relação ao mesmoperíodo do ano passado. Em compara-ção ao mês anterior, a variação foi de -1,2%.

A pesquisa foi divulgada pelaSuperintendência de EstudosEconômicos e Sociais da Bahia (SEI). “Oaumento do crédito para financiamento,aumento do emprego formal e as medi-das de desoneração fiscal para determi-nados segmentos do varejo contribuírampara impulsionar o consumo”, analisa osecretário do Planejamento, WalterPinheiro. No primeiro semestre de 2009as vendas do comércio varejista baianocresceram 4,6%, em comparação aomesmo período do ano passado.

Comunicação Organizacional e Compromisso Social da Empresa é tema de curso da Unifacs

Discutir aspectos da comunicação organizacional na estrutura corporativa, bem como a aplicação dos processos de comunicação e sua relevância no cotidiano das organizações é um dos objetivos do curso de “Comunicação

Organizacional e Compromisso Social da Empresa” promovido pela Unifacs – Universidade Salvador. Ministrado por Rose Gatelli, o curso teve início no dia 28 de agosto. Informações: [email protected].

Construção Sustentável na Construir 2009Este ano a Feira Construir, que será realizada no Riocentro

entre 10 e 14 de Novembro de 2009, destaca em seu designuma série de espaços para a investigação e a exibição denovidades sobre a Sustentabilidade nas Construções. Paraesta promoção, a FAGGA convidou a Rede ConstruçãoSustentável – RCS, uma iniciativa local de difusão desta cul-tura, para coordenar estes espaços.

A começar pela entrada da Feira, que prevê um CorredorSustentável – uma galeria de estandes especiais que preten-de exibir o que há de mais notório neste mercado em se tra-tando de empresas de construção e tecnologias inovadoras.Na seqüência do Corredor, uma Arena para debates e umprotótipo de Casa Sustentável onde estarão explicitados osdiferenciais entre a construção verde e casa convencional.

Nos pavilhões 3 e 4 do Riocentro, os expositores ligados aindústria verde da construção poderão adquirir seus estandesunitários ou estar reunidos em “ilhas cooperadas”- conjunto

temático de estandes sobre segmentos de materiais e proces-sos que compõem o processo construtivo.

Três outros eventos paralelos, a Ecotech, o Expocidade euma mostra sobre novos padrões de habitações sociais tam-bém vão abordar o tema.

Prêmio Mérito Lojista 2009 tem a presença da Acomac-BA

Banco do Brasil lidera o setor bancário

O presidente da Acomac-BA, Geraldo Cordeiro, participou do PrêmioMérito Lojista 2009, evento anual promovido pela Federação das Câmaras deDirigentes Lojistas da Bahia (FCDL-BA), dia 9 de julho, no Hotel Pestana, emSalvador.

O Banco do Brasil registrou no segundo trimestre o lucro líquido de R$ 2,348 bilhões, representando um crescimento total de 42,8% em rela-

ção ao igual período de 2008. No final de junho, a carteira de crédito do BBsomava R$ 252,485 bilhões, um avanço de 32,8% em comparação ao finaldo primeiro semestre do ano passado.

O primeiro semestre foi encerrado com R$ 598,839 bilhões em ativos totais,fazendo com que o banco estatal retomasse a liderança do setor bancário nopaís.

acomac55:Layout 1 3/9/2009 11:52 Página 11

Page 12: Revista Acomac 55

12 ACOMAC BAHIA

Informes

Após cinco dias de atividades, de 18 a 22 de agosto, aExpo Construção Bahia 2009 registrou a passagem de33.982 pessoas pelo Centro de Convenções da Bahia. Deacordo com o Sindicato da Indústria da Construção doEstado da Bahia – Sinduscon-BA e a Fagga Eventos, orga-nizadores do evento, o saldo de negócios gerados foi naordem de R$ 60 milhões.

Em sua 9ª edição, o evento reuniu todo o trade daconstrução civil, apresentando desde máquinas pesadas aacabamentos e revestimentos. “Concentrar a cadeia cons-trutiva num só evento é uma das principais característicasda Expo Construção. Antes, os setores não eram muitopróximos”, lembrou Vicente Mattos, Presidente do SIN-DUSCON-BA. A Expo Construção Bahia 2009 conta aindacom o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro ePequenas Empresas – SEBRAE, e da Alpe Estruturas, patro-cinadora do Concurso A Ponte.

Destaque da edição 2009 da Expo Construção Bahiafoi o início do processo de internacionalização do evento.

Cinco empresas estrangeiras apresentaram seus produtosno maior evento do setor no Norte e Nordeste brasileiros:Área World (Itália), Tecmor (Itália), Forsa S/A (Colômbia), aconcreteira Lenobetão e a LizMetal, do Grupo Lena, multi-nacional portuguesa, cujo conselho estratégico no país é oLena Brasil. Dentre as marcas que marcaram presença, valesalientar INCENOR, TECNOGRES, VOTORANTIM CIMEN-TOS, STAM e MASSACOM.

Expo Construção Bahia 2009

Tigre amplia alcance do Tigrecardpara arquitetos e projetistas

A Tigre acaba de lançar o novo TigreCAD, uma ferramenta de apoio aos projetis-tas e arquitetos nos desenhos técnicos de Água Quente, Água Fria e Pex (LinhaPredial).

O Tigre CAD é um aplicativo para o software AutoCAD com uma interface grá-fica e um conjunto de ferramentas especiais para a inserção, edição e quantificaçãode projetos com estas linhas de produtos – após instalação, o programa fica dispo-nível na barra de ferramentas do AutoCAD, oferecendo informações estruturadas ebiblioteca completa dos produtos Tigre.

Compatível com Autocad versões 2004 a 2008, o TigreCAD tem 10 anos de pio-neirismo entre os profissionais, com a Linha Esgoto. “O TigreCAD é bastante utili-zado e considerado muito útil pelos projetistas, o que nos motivou a ampliar o alcan-ce da ferramenta”, destaca Giancarlo Minoietti, gerente de marketing devendas.Para fazer o download do programa, basta acessar o site da Tigre(www.tigre.com.br/tigrecad).

Projeto Sefaz DigitalO contribuinte que precisar resolver pen-

dências tributárias com o governo da Bahiapode fazê-lo através do novo sistema online, lançando no último dia 18 de agosto.Além dessa implantação, o governadorJaques Wagner assinou um decreto autori-zando o parcelamento de débitos tributá-rios via Internet em até 60 meses. Atravésdo link www.sefaz.ba.gov.br o usuáriopode solicitar esse e outros 109 serviços, e,se decidir por quitar a dívida em até 10 diasda constatação da dívida, pela Sefaz, teráum desconto de 80% na multa.

No Estado, o projeto de renegociaçãode dívidas segue a atitude da Uniãoque, através do site www.pgfn.fazen-da.gov.br, possibilita a negociação dedébitos com o erário.

Novidades da AppleSegundo o site de tecnologia All

Things Digital, já está marcado para o dia7 de setembro um grande anúncio daApple, no qual serão apresentados novosiPods. Espe culações acerca desses lança-

mentos não faltam. Sites e blogs de tec-nologia falam de iPods com câmera inte-grada, nova versão do iTunes e tablets,entre outros produtos. Só nos restaaguardar!

acomac55:Layout 1 3/9/2009 11:52 Página 12

Page 13: Revista Acomac 55

acomac55:Layout 1 3/9/2009 11:52 Página 13

Page 14: Revista Acomac 55

14 ACOMAC BAHIA

Economia PorAnaísa Freitas [email protected]

1º semestre com crescimento emalta na cadeia de construção civil

Desde maio, o setor de constru-ção civil assiste ao aumentonos índices de crescimento,

essencialmente, pela redução do IPIsobre os produtos. A medida impulsio-nadora, aliada ao incentivo às linhas decrédito, refletiu bem sobre o primeirosemestre do ano. Dados da Anamaco(Associação Nacional dos Comer -ciantes de Material de Construção)revelam que as vendas no varejo dematerial de construção cresceram5,5% no mês de junho, em compara-ção com o mesmo período de 2008.Entre maio e junho, o crescimento foide 4%. Os dados da Abramat(Associação Brasileira da Indústria deMateriais de Construção) confirmam areação em cadeia na produção civil,pois junho registrou um faturamentodo mercado interno em 3,61%, se

comparado ao mês anterior. O nível deemprego na indústria de materiais deconstrução se manteve estável no mêsde junho, se comparado à maio, porconta do pequeno crescimento regis-trado de 0,27%. Os dados refletem amelhora gradual do setor, auxiliada emparte pelas medidas de estímulo anun-ciadas pelo governo e a ampliação davalidade do IPI reduzido. “A tendênciatem sido de um crescimento lento,bem diferente do que foi observado noano passado, em que houve um rápidoe intenso desenvolvimento, devido aobom momento da economia brasilei-ra”, completa Melvyn Fox, presidenteda Abramat.

O primeiro semestre do ano superouas previsões iniciais da Acomac-BA,segundo o presidente Geraldo

Cordeiro. Embora tenha sido registra-do uma queda em relação ao mesmoperíodo do ano passado, o saldo foipositivo em relação ao último trimestredo ano passado. “Os maiores respon-sáveis pelo bom semestre foram aredução do IPI e a manutenção daslinhas de financiamento, bem como osurgimento de novas linhas de crédi-to”, enumera.

Com uma dinâmica particular deimpulsionamento, o setor de constru-ção civil reage de forma distinta dosdemais contemplados com redução doIPI. “Não observamos um aumento tãogrande nas vendas como foi notado nocomércio de carros”, observa Ives Brito,

DECRETO PRESIDENCIAL MANTÉM IPI REDUZIDO ATÉ DEZEMBRO E FAVORECE O SETOR

acomac55:Layout 1 3/9/2009 11:52 Página 14

Page 15: Revista Acomac 55

gerente da Casa Amorim. Para ele, aredução do Imposto contribuiu emdefinitivo para auxiliar as lojas de mate-riais de construção a saírem domomento de crise. Desde o final doprimeiro semestre, ele nota que houvemelhora no sentido de reverter omomento de receio vivido pelos consu-midores. O cenário de retomada dosganhos aumenta as expectativas dogerente para o semestre seguinte.“Espero que a gente cresça o suficien-te para garantir o ano de 2009”, res-salta.

O reaquecimento do mercado deconsumo e o prolongamento do prazodo IPI sobre produtos do setor tambémfavoreceram O Fazendão, ampliandoem 10% as vendas do primeiro semes-tre. Gilberto Cerqueira, diretor daempresa, explica que a notícia de redu-ção do IPI favoreceu o retorno dos con-sumidores que, de imediato, deu lugarà retração. “No período da crise, eudemiti cerca de 10 funcionários, masdepois da redução do imposto, readmi-ti o mesmo pessoal”, comenta. Comojá é esperado no varejo de construçãocivil, o segundo semestre do ano pro-mete aumento do número de vendas.As expectativas otimistas são comparti-lhadas pelo diretor da Construpiso,Márcio Nascimento, que diz estar comos negócios “a todo vapor”. Por contado balanço positivo no primeiro semes-tre, Márcio não notou crise nas vendas,impulsionadas, sobretudo, pelos itenspisos, argamassas e louças. A estimati-va do diretor é manter o foco na eleva-

ção das vendas, meta que deve serauxiliada por conta do IPI reduzido.

Para a Comercial Ramos, o primeirosemestre de 2009 teve saldo positivo.O diretor Silvio Correa explica que oaumento nas vendas contou com aredução do IPI e também com novosprojetos da Comercial Ramos, tudo naintenção de reduzir os efeitos nocivosda crise passada. O novo semestre daComercial Ramos “guarda boas surpre-sas para o mercado, além da inaugura-ção de uma nova loja no Vale deNazaré”, acrescenta Silvio.

IPI reduzido até dezembroNo último dia 29 de junho, o

Governo Federal anunciou que a deso-neração para os produtos do setor semanterá até o final de dezembro. Naavaliação de Geraldo Cordeiro, a medi-

da eleva a expectativa de crescimentodo setor. No comércio de construçãobaiano, a estimativa é de crescimentoanual em torno de 4% ou 5%. Amanutenção do imposto em baixa émotivo de comemoração e expectativapara o próximo semestre, na avaliaçãode Cláudio Conz. “Estamos muitosatisfeitos porque o governo entendeuque, como a redução do IPI não atingiunossos estoques, a nossa resposta aoestímulo acabou sendo mais lenta doque gostaríamos. Com a redução do IPIincidente sobre materiais de constru-ção, produtos como o cimento tiveramuma redução de valor médio de8,5%”, comenta. Melhor do que oocorrido no primeiro semestre, a pror-rogação do IPI tende a reduzir aindamais os preços dos produtos, favore-cendo o consumidor final. Essa proje-ção é feita levando-se em consideraçãoque mais da metade do antigo estoquedas lojas já foram comercializados e,portanto, as novas compras dos lojistasserão com preços menores, possibili-tando o repasse do desconto. SegundoConz, os efeitos são multiplicadores, jáque “o IPI vem dar fôlego e ânimo aosetor no sentido de melhorar as vendase ampliar o número de empregos einvestimentos na cadeia produtiva”.Em função da redução do Impostopara até dezembro, a Anamaco prevêo fechamento de 2009 com um cresci-mento de 6,5% sobre o ano anterior. AAnamaco estima, ainda, que sejamcriadas 100 mil novas vagas de empre-gos, direta e indiretamente.

“A tendência tem sido de um

crescimento lento,bem diferente do quefoi observado no ano

passado, em quehouve um rápido e

intensodesenvolvimento,

devido ao bommomento da

economia brasileira.”

(Melvyn Fox, presidente da Abramat)

acomac55:Layout 1 3/9/2009 11:52 Página 15

Page 16: Revista Acomac 55

16 ACOMAC BAHIA

Mercado PorAnaísa Freitas - [email protected]

Recentemente, O JoelhãoMateriais de Construção inte-grou a rede de associados da

Acomac-BA. Há 10 anos no ramo,Márcio Nobre, proprietário, gerenciaduas lojas da marca, uma em Brotas eoutra no Vale do Matatu. Ele contaque a idéia de se associar partiu deoutros integrantes e representantes,sempre com ótimas referências daAcomac-BA. “Como empresário, per-cebo que a associação é importantepara dar um suporte nas questões tra-balhista e tributárias. Muita coisa novasurge e a gente tem que estar atento”,

argumenta Márcio. O Joelhão é especialista em pro-

dutos de acabamento, como cone-xões, pisos, registros e tintas. Já oponto de vendas em Matatu atendea uma grande demanda por mate-riais minerais de construção, taiscomo areia, arenoso, dentre outros.

Estar entre os 178 sócios daAcomac-BA é motivo de satisfação eexpectativa para Márcio. Apesar depouco tempo, ele é enfático: “Agente está entrando na associaçãopra somar junto às grandes lojas doEstado”.

O JoelhãoExcelência e qualidade em materiais de construção

Márcio Nobre, proprietário do “O Joelhão”

acomac55:Layout 1 3/9/2009 11:52 Página 16

Page 17: Revista Acomac 55

acomac55:Layout 1 3/9/2009 11:52 Página 17

Page 18: Revista Acomac 55

18 ACOMAC BAHIA

Vendas PorTom Coelho*

“O homem deve criar as oportunidadese não somente encontrá-las." (Francis Bacon)

Orelato a seguir é um caso realque me foi narrado por meuamigo Flávio Maneira, execu-

tivo da indústria farmacêutica. Conta-me ele que em uma cidade

interiorana havia um renomado médi-co famoso por sua impessoalidade notratamento aos propagandistas –nome dado aos executivos de vendasde laboratórios.

O referido doutor recebia estes pro-fissionais uma única vez por semana,num intervalo de duas horas e median-te prévio agendamento. Os vendedo-res entravam um a um em seu consul-tório e enquanto demonstravam seusprodutos, o médico se ocupava denavegar na internet e responder e-mails. Deixavam suas amostras e par-tiam sem receber do digno catedráticoum aperto de mãos, um agradecimen-to ou mesmo um mero olhar.

Flávio me conta que em sua terceiravisita a este médico pediu-lhe queparasse de manusear o computador e oouvisse por apenas um par de minutos.Começou perguntando-lhe se sabia seunome, recebendo uma resposta negati-va, embora nas ocasiões anteriorestivesse se apresentado e deixado seucartão. Em seguida, disse-lhe que nãomais o visitaria, pois para deixar amos-tras de produtos bastava enviar ummensageiro. Por fim, comentou com ocliente: “Você sabe qual sua imagemem nosso meio? Absolutamente nin-guém gosta de visitá-lo!”.

Surpreendentemente, o médicoolhou para Flávio, repetiu seu nome epediu-lhe que retornasse ao consultó-rio, no dia seguinte, para conversarem.Neste encontro, o clínico pacientemen-te ouviu todas suas considerações, aca-tando a sugestão de promover cafés damanhã com os executivos de vendaspara conhecer com adequação seusprodutos. Deste dia em diante, torna-ram-se grandes amigos e o tratamentoministrado pelo médico àqueles profis-

Quando você não é visto

sionais nunca mais foi o mesmo deoutrora.

Esta história certamente se repete nomundo corporativo e nos mais diversossegmentos. Compradores atendem aum batalhão de vendedores, das maisvariadas empresas, oferecendo produ-tos e serviços múltiplos. Neste contex-to, não é improvável que você sejatomado como apenas “mais um”, comgrande dificuldade para se destacar. Oque pode ser feito?

Primeiro, conheça seu interlocutor.Identificar necessidades comerciais éfator primordial para praticar uma boavenda consultiva. Porém, é imprescin-dível ir além. Atente para característi-cas que possam conduzir a uma rela-ção mais amistosa. Descubra se ocomprador tem filhos, qual o time doseu coração, que tipo de música apre-cia, seu prato predileto. Isso lhe permi-tirá adotar um diálogo mais leve e flui-do, falando sobre amenidades equebrando resistências. Assim se cons-trói uma venda relacional.

Lembre-se também de cuidar de seumarketing pessoal. Cabelos penteados,barba feita ou maquiagem leve, trajesadequados, enfim, cultive uma aparên-cia agradável. Além disso, seja pontual edesenvolva a capacidade de falar commoderação e ouvir com ponderação.

Por fim, repita seu nome e do seuinterlocutor sempre que possível.Escutar o próprio nome ser pronuncia-do funciona como música para os ouvi-dos. Assim, durante o diálogo, repita onome do seu ouvinte a cada oportuni-dade, fitando-lhe nos olhos. E, claro,repita também o seu nome ao contarpequenas histórias ou causos, paraajudá-lo a memorizar e lembrar-se devocê futuramente.

Ao fazer tudo isso você ainda cor-rerá o risco de não ser notado.Afinal, outros seguirão o mesmoreceituário. Por isso, espelhe-se noexemplo de meu amigo Flávio, quepoderia simplesmente ter se resigna-do diante do tratamento recebido,mas que adotou uma atitude proati-va, optando por agir e construir umanova e produtiva relação profissionale pessoal. A propósito, temposdepois Flávio Maneira foi promovido– o que não foi por acaso...

* Tom Coelho é escritor, autor de “SeteVidas – Lições para construir seu equilíbriopessoal e profissional”, pela EditoraSaraiva, além de professor universitário epalestrante. Contatos através do [email protected]. Visite:www.tomcoelho.com.br.

acomac55:Layout 1 3/9/2009 11:52 Página 18

Page 19: Revista Acomac 55

acomac55:Layout 1 3/9/2009 11:53 Página 19

Page 20: Revista Acomac 55

20 ACOMAC BAHIA

Aniversário Por Márcia Ribeiro - [email protected]

Idealizado por um grupo de comer-ciantes baianos ligados à distribui-ção e revenda de materiais de

construção, no dia 8 de setembro de1977 foi fundada a Armac, Associaçãodos Revendedores de Materiais paraConstrução do Estado da Bahia, comsede no bairro do Comércio, conside-rado o pólo de revenda do segmentona época.

Com a constituição nos anos 80 daAnamaco, Associação Nacional dosComerciantes de Materiais deConstrução, uma entidade de âmbitofederal ao qual a Armac era filiada, oassociativismo no segmento ganhouum forte aliado. Quase duas décadasdepois, quando o setor já estava bemestruturado, em meados do ano de2000 a Anamaco resolveu padronizar aidentidade de suas filiadas, adicionan-do a sigla de cada estado para identifi-car. Assim, a partir de 31 de maio de2001 a entidade baiana passou a sechamar Acomac-BA (Associação dos

Acomac-BA completa 32 anos

Comerciantes de Materiais deConstrução da Bahia), decisão tomadaem Assembléia Geral Ordinária ondetambém modificou-se o endereço daentidade e se realizou a reforma doestatuto.

Nesses trinta e dois anos, aAcomac-BA acompanhou todas asmudanças estruturais, políticas e eco-nômicas do país, principalmente noque diz respeito à construção civil, etem orgulho de afirmar que soma inú-meras conquistas e realizações, emalcance nacional, sendo consideradauma das entidades mais respeitadas eparticipativas no setor. Com 178 asso-ciados em todo o estado da Bahia,contando com as principais lojas doramo, a Acomac-BA sempre buscouoferecer diversos benefícios aos seusassociados, como convênios com ins-tituições financeiras para linhas definanciamento tanto para os lojistascomo para seus clientes, diversos cur-sos e palestras para debater assuntos

ligados ao segmento, com temasdiversificados, abrangendo toda aárea de atuação da entidade, além devárias outras atividades durante todoo ano. A Acomac-BA também colocaà disposição de seus associados umescritório de advocacia para causascíveis e trabalhistas.

Além disso, há 19 anos a Acomac-BA realiza seu encontro anual entreexecutivos de revenda, indústrias,representantes, instituições financeirase de apoio ao varejo, associações clas-sistas e dirigentes da Anamaco,Fecomacs e Acomacs com o intuito depromover uma maior aproximação ediscutir temas relacionados ao seg-mento. A cada ano, o evento crescemais e hoje é considerado o maior dosetor na América Latina. Neste ano, o18ª Ecomac/6ª Convenção da Acomac-BA, cujo tema é “Organizando aPrópria Casa”, deve reunir mais de1.200 pessoas no Iberostar Praia doForte de 15 a 18 de outubro.

ENTIDADE COMEMORA RESULTADOS POSITIVOS CONQUISTADOS AO LONGO DE MAIS DE TRÊS DÉCADAS DE ASSOCIATIVISMO

Diversas ações de sucesso foram realizadas ao longo desses anos

acomac55:Layout 1 3/9/2009 11:53 Página 20

Page 21: Revista Acomac 55

acomac55:Layout 1 3/9/2009 12:04 Página 21

Page 22: Revista Acomac 55

Entrevista Por Márcia Ribeiro - [email protected]

“Temos muito que comemorar”Qual a importância da entidade para osetor de materiais de construção?

Hoje ela é uma das entidades maisrepresentativas no Brasil, por fazer umtrabalho sempre voltado ao segmento,nunca buscando proveito próprio e simpensando na categoria. Tambémtemos atuado no sentido de ampliar oscanais junto ao poder público e outrossetores da economia, e uma das iniciati-va recentes foi no ano passado, quandoa Acomac-BA participou da formaçãoda Frente Empresarial do Comércio, queagrega diversas entidades comerciaisque se uniram para buscar objetivoscomuns e uma interlocução maior como governo.

Há uma cultura de associativismona Bahia?

No Nordeste o associativismo está sedifundindo, existem ainda algumasresistências, mas nós tentamos fazerum trabalho direcionado ao associado,procurando oferecer serviços comotreinamentos, palestras e cursos o anointeiro, colocando um escritório deadvocacia à disposição para causascíveis e trabalhistas, buscando linhasde financiamentos tanto para os asso-ciados como para os clientes, comtaxas menores. Nossa luta tem comoobjetivo aumentar a conscientizaçãoentre os revendedores e mostrar quejuntos podemos conseguir muito mais,que é melhor reivindicar unidos.

“A Acomac-BA é umaentidade ativa,participativa e que fezmuito pelo segmentonos últimos 32 anos eainda fará mais nospróximos anos."

O PRESIDENTE GERALDO CORDEIRO FALA À

REVISTA ACOMAC-BA SOBRE OS 32 ANOS

DA ENTIDADE, SUA IMPORTÂNCIA E SEUS

OBJETIVOS E PLANOS PARA O FUTURO. FALA TAMBÉM SOBRE ASSOCIATIVISMO,TENDÊNCIAS DE MERCADO EDESAFIOS NO

SETOR DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO.ACOMPANHE ENTREVISTA COMPLETA:

22 ACOMAC BAHIA

acomac55:Layout 1 3/9/2009 14:21 Página 22

Page 23: Revista Acomac 55

Quais os maiores desafios do setorde materiais de construção?

Os desafios são muitos. O maisurgente hoje é a questão do treina-mento de pessoal, para que a nos pos-samos atender ao consumidor demaneira correta. Nós temos hoje umatendimento muito técnico dos nossosprodutos. Uma pesquisa constatou queo brasileiro entra numa loja de mate-riais de construção em média noves navida, então ele não tem obrigação desaber do que precisa, ele tem que pas-sar isso para um consultor, que deveestar preparado para indicar qual oproduto mais indicado. O nosso maiordesafio hoje é ter uma equipe bem trei-nada para atender o público consumi-dor de maneira correta. Também tem aquestão tributária, já que a Bahia temuma carga tributária maior até queoutros estados mais ricos. Isso dificultabastante, mas estamos buscandomelhores resultados junto ao governo,reivindicando melhorias.

Quais as tendências no mercado?Na Bahia as grandes tendências de

mercado no setor são os HomeCenters, que até poucos anos não exis-tiam e hoje eles detem uma boa fatiado mercado, e as lojas especializadas,como as que existem na Alameda dasEspatódeas. Há também grandesexpectativas quanto ao rescimento dosetor. Nós sabemos que o déficit habi-tacional é muito alto, principalmentenas classes C e D, e temos previsões de

“No Nordeste oassociativismo está

se difundindo,existem ainda

algumas resistências,mas nós tentamosfazer um trabalho

direcionado aoassociado, procurando

oferecer serviçoscomo treinamentos,palestras e cursos

o ano inteiro."

grandes investimentos nestas classes.O governo federal já tem dadodemonstrações que está preocupadocom essa questão, com ações como aredução do IPI de alguns produtos, quepermitiu que o consumo aumentasse,e agora o projeto “Minha Casa MinhaVida”, que eu considero uma excelen-te iniciativa. Agora o que falta é buscaratingir a classe média, porque a classeA sempre consumiu, e agora a classemais baixa tem a oportunidade porcausa do projeto “Minha Casa MinhaVida”. Nós precisamos conquistar ebuscar maneiras de conseguir financia-mentos e melhores condições paraessa classe intermediária.

Quais os principais objetivos daAcomac-BA?

A Acomac-BA foi fundada por inicia-tiva de alguns comerciantes preocupa-dos com a venda direta. Isso há 32anos, quando já existia esta pratica, oque acontece até hoje, em todo o

Brasil. Seus principais objetivos são:fazer com que seja respeitada a cadeiaprodutiva, formada por industria,comercio e consumidor final; valorizaro treinamento dos nossos vendedorespara que atendam corretamente ademanda e busquem a satisfação dosclientes, diante das inovaçoes constan-tes na imensa linha de produtos dosetor; buscar linhas de credito cada vezmelhores para serem ofertadas pelosnossos associados aos seus clientes;informar e atualizar os associados dasmudanças ocorridas na legislação tri-butaria e outras mudanças legais, mos-trando sempre a importância das emr-pesas estarem organizadas, condiçãoessencial para sua existência num mer-cado cada vez mais competitivo.

Qual mensagem que você deixapara os associados?

Nesses 32 anos a Acomac-BA teve asorte de ter diretorias muito empenha-das em fazer o melhor por ela, por issoela vem se tornando mais representati-va a cada ano. Nós temos muito o quecomemorar, porque a Acomac-BA éuma entidade ativa, participativa e quefez muito pelo segmento nos últimos32 anos e ainda fará muito mais pelospróximos. Queria agradecer a todosque se dedicaram ao longo desses 32anos. A mensagem que eu deixo é queunidos somos mais fortes, e peço quecontinuemos unidos buscando omelhor para toda a cadeia produtiva dematerial de construçao.

ACOMAC BAHIA 23

acomac55:Layout 1 3/9/2009 14:21 Página 23

Page 24: Revista Acomac 55

24 ACOMAC BAHIA

Evento Por Márcia Ribeiro - [email protected] Fotos Felipe Vergili

No dia 6 de agosto, a Acomac-BArealizou sua segunda palestra doano. Com o tema ‘‘Como vender

se a ordem é não comprar?’’, o professor eescritor Victoriano Garrido Filho falou sobrea importância de ser criativo e pró-ativo nahora de vender, oferecendo exemplos prá-ticos de como soluções simples podem tra-zer resultados positivos. Desta vez o cenárioescolhido pela Acomac-Ba foi a churrasca-ria Sal e Brasa, num ambiente muito des-contraído e motivador, que contou com apresença de vários associados, além do pre-sidente da Acomac-BA, Geraldo Cordeiro,e do diretor executivo, Antônio CarlosMartinez. ‘‘Foi uma palestra muito extrover-tida, de motivação, cujo objetivo foi melho-rar o astral’’, afirmou Geraldo.

Palestra concorridaPROFESSOR E ESCRITOR VICTORIANO GARRIDO FALA SOBRE VENDAS EM EVENTOREALIZADO NO RESTAURANTE SAL E BRASA

Para o professor Garrido, que atravésda Unifacs já realizou alguns programasde treinamento com gerentes associa-dos da Acomac-BA, oferecer essa pales-tra foi muito gratificante. ‘‘Foi muitobacana a primeira experiência, por issofiquei muito alegre com a possibilidadede voltar a fazer uma parceria com aAcomac-BA’’, disse. Ele explica que pen-sou em um título engraçado para apalestra pensando em abordar sobrevendas de um jeito descontraído. “Apalestra tentou motivar e trazer umânimo novo”, afirmou, destacandotambém as dificuldades em torno dacrise, que acaba às vezes sendo uma‘desculpa’ para não vender, em sua opi-nião. “Quis mostrar que podemos fazer

a diferença, com criatividade e atitude,para tentar reverter isso”, explicou.

Ao final, o Professor Garrido se mos-trou bastante empolgado com a recep-tividade dos participantes. “Eu queriadestacar duas coisas que achei muitointeressante. A primeira é essa disponi-bilidade das pessoas virem até aqui parase qualificar e buscar pelo aprendizado.Isso é muito válido hoje em dia. Asegunda é a questão das pessoas seconhecerem, se cumprimentarem. Issomostra que a Acomac-BA é uma grandefamília. Eu queria dizer que sou muito fãdo associativismo e acredito que sóassim vamos conseguir enfrentar as difi-culdade e dar a volta por cima”, com-pletou Garrido.

Victoriano Garrido Associados prestigiam mais um evento da entidade

Professor Garrido e Geraldo Cordeiro O palestrante agregou conhecimento emotivação em sua palestra

Osmar Araújo, Geraldo Cordeiro, JoãoCarlos Lacerda e Antonio Carlos Martinez

acomac55:Layout 1 3/9/2009 12:33 Página 24

Page 25: Revista Acomac 55

acomac55:Layout 1 3/9/2009 12:04 Página 25

Page 26: Revista Acomac 55

Vendas PorVictoriano Garrido Filho*

Como vender se a ordem é não comprar?

uma base de relacionamento sólida.No mundo corporativo atual, amigo éativo e desenvolver network é palavrade ordem.

Outra escolha importante é estimu-lar a criatividade das pessoas. Nestequesito, levamos vantagem como bra-sileiros, que se caracteriza como umpovo inovador, quando bem estimula-do. Temos que desenvolver uma pos-tura de atitude “Eu agirei como seminhas ações fizessem diferença” enos comprometermos com o quefazemos. Quando estamos compro-metidos, o sucesso do negócio é res-ponsabilidade de todos e não só dosdonos ou chefes.

Por último, a mais importante dasescolhas: escutar o cliente, criandoum eficaz canal de comunicação comele, ouvindo suas reclamações (con-sultoria grátis), anseios e desejos (aúnica forma de poder continuar aatendê-lo).

Então ai, praticando estas escolhas,vamos poder entender que a maiorforma de fracasso que uma organiza-ção pode vivenciar é trair sua vocaçãoe seu propósito ao ser constituída,que é VENDER. Vamos entender quepor maior que seja a ordem para nãocomprar, ditada pelas dificuldades domercado, é sempre dentro de casa, noalinhamento entre gestores e colabo-radores, que estão as soluções para apergunta do titulo deste artigo. Nesseponto, vamos poder trocar a frase“Como vender se a ordem é não com-prar” para a frase “VAMOS VENDER,tenha ou não sido dada ordem paranão se comprar”.

* Victoriano Garrido Filhowww.professorgarrido.com.br

negócio nota 10. Posturas que vãoalavancar suas vendas em qualquertempo e crise da vez.

A primeira é estar antenado com osnovos tempos. Nunca tivemos em umperíodo de tantas mudanças rápidas.Uma verdadeira revolução tecnológicae de comportamento, fazendo comque precisemos adotar uma posturaflexível e a busca da capacitação e damotivação de forma continuada.Também é necessário ter um efetivoposicionamento no mercado que é aforma que queremos ser reconhecidose buscar o foco no cliente, ou seja,entendermos que vender tem que seratribuição da empresa toda.

Temos que cuidar da auto-estima denossa equipe de colaboradores, fazercom que se sintam importantes noque fazem e que acreditem em seupotencial. Estar atento a comunica-ção, que tem que ser bem trabalhada“Quem não se comunica se trumbi-ca”, já dizia Chacrinha e construir

Otitulo deste artigo foi ouvidonuma conversa de vendedo-res, em que um dizia para o

outro que o chefe estava chateadocom a queda nas vendas, ao que ooutro retrucou “Como vender se aordem é não comprar?”

Desde que me entendo por genteque vivemos em crise, o que acabatambém sendo uma boa desculpapara fracassos e resultados negativos.Também é na crise que muitas organi-zações crescem e se multiplicam, poiscomo diz o publicitário Nizan Guanaes“Na crise temos que ser vendedoresde lenços para quem está chorando”.Também tem um ditado oriental quediz “na crise tire o S e então crie”.

Baseado nisso, desenvolvi um antí-doto, que são as dez escolhas do

26 ACOMAC BAHIA

acomac55:Layout 1 3/9/2009 12:04 Página 26

Page 27: Revista Acomac 55

Sempre buscando apresentar solu-ções que viabilizem a redução de cus-tos com qualidade, beleza e seguran-ça, a MASSACOM® / TEXTURAR®lança novos produtos no mercado:

REBOCO PRONTO FINO MASSA-PLUS (RPFM): Disponível nas coresbranco ou cinza, o RPFM é especial-mente indicada para regularização deparedes internas e externas tipo blococerâmico, bloco de cimento ou sílicocalcário. Possui resistência compatívelcom uma argamassa interna / externa,sua composição e granulometria per-mitem um lixamento facilitado, bomdeslizamento e fácil retoque.

REMOV-MASS - Um removedor elustrador biodegradável e não tóxico,ideal para limpeza de pisos diversos e

polimento de cromados e inox emgeral;

MASSÚNICA – Da linha de arga-massas, apresenta o diferencial de sercolorida e polimerizada, para revesti-mentos externos e internos, imper-meável e que permite desenhos dife-renciados na sua aplicação,eliminando outras etapas de acaba-mento pois apresenta efeito final rús-tico e atraente;

MIXTURE – Composto de aglome-rantes que, após adicionar areia eágua, permite a obtenção da melhormais duradoura argamassa multiusodo mercado e de uso comum naConstrução Civil, afirma seu Diretor.

Conheçam os nossos produtos eentendam porque a MASSACOM é a

Uma empresa que acelera sua obra –Lançamentos e presença na Expo Construção Bahia 2009

marca que acelera sua obra!A MASSACOM / TEXTURAR tam-

bém marcou presença na ExpoConstrução Bahia – Edição 2009 econvida a todos para visitarem nossoStand e conhecer

Vale ressaltar que a empresa conti-nua produzindo todo tipo de arga-massas e concreto em canteiros deobra, com qualidade e custo finaisaltamente competitivos.

Acreditamos na qualidade e preçode nossos produtos e colocamosnossa Equipe Técnica à disposição dosclientes e colaboradores através denosso e-mail: [email protected] nos telefones: em Salvador/BA - (71)3381-8924 / 3244-1265 e emFortaleza/CE (85) 3295-5088.

MASSACOM TECNOLOGIA

acomac55:Layout 1 3/9/2009 12:04 Página 27

Page 28: Revista Acomac 55

28 ACOMAC BAHIA

Artigo Por Carlos Biedermann*

Écom satisfação que acompanha-mos a rápida evolução da gover-nança corporativa no Brasil. O

Instituto Brasileiro de GovernançaCorporativa – IBGC tem sido um dosfóruns mais atuantes na discussão dotema. O interesse em seus cursos, palestrase discussões é cada vez maior, envolvendoos mais diversos agentes de mercado -empresas de capital aberto, investidores,conselheiros de administração, auditores,consultores, acadêmicos, empresas familia-res, e chegando agora aos órgãos da admi-nistração pública. Em suma, todos osagentes econômicos estão interessados notema com um grande objetivo: o de tornara gestão dos negócios, sejam privados oupúblicos, mais eficientes, mais transparen-tes, mais confiáveis, com riscos melhorgerenciados e conhecidos.

Um sinal claro de que há progresso notema é a reação da sociedade aos casosrecentes de empresas que enfrentaramdificuldades ou que apresentaram ocor-rências que surpreenderam o mercado,como os derivativos cambiais. Nessesmomentos, questiona-se, e não semrazão, o modelo de governança da enti-dade. É difícil aceitarmos que, mesmo nosdias em que vivemos, não tenhamosainda identificado as reais razões pelasquais os riscos da crise do mercado imo-biliário americano não foram dimensiona-dos adequadamente, por que os agentesnão souberam avaliar as conseqüênciascorretamente, e por que estamos nave-gando num mar tão revolto, sem saberbem o tamanho e a extensão do que virá.

O Código de Boas Práticas deGovernança Corporativa está em revisãopelo IBGC, depois de passar por umperíodo em audiência pública, durante oqual suscitou a discussão de importantesconceitos e sua evolução. Podemos dis-cordar de pontos aqui ou ali. Entretanto,não temos muitas dúvidas de que a ado-ção das boas práticas pelas entidadesreduz, sim, os riscos de surpresas.

Mesmo com a constatação de que osconceitos, e a própria discussão sobreeles, tenha progredido muito nos últimosanos, a sua aplicação ainda é muito pre-cária. A percepção que temos da atuaçãode muitos Conselhos de Administraçãoainda está longe do que seria o ideal den-tro do que entendemos por boas práticas.São poucos os Conselheiros que têm aexata dimensão do seu papel e de suaresponsabilidade. Poucos são os quededicam o tempo necessário para conhe-cer a organização, o seu funcionamento,o seu gerenciamento. Essa constataçãocertamente ensejaria a diminuição ime-diata do número de colegiados, porexemplo, atendido por alguns conselhei-ros. O certo é que quanto mais efetiva aaplicação dos modernos conceitos degovernança, menores os riscos a que umaentidade está sujeita.

Ficamos surpresos quando conversa-mos com conselheiros de empresa aber-tas que dizem não ter contato com osauditores das empresas em que partici-pam. Poucos são os conselhos que esta-belecem um relacionamento com osauditores de forma positiva com contri-buições efetivas. Dentro deste contexto,fica um pouco mais fácil entender porqueas surpresas acontecem. Se perguntásse-mos aos Conselheiros, alguns mesesatrás, qual era a exposição a derivativosna empresa em que atuam, a grandemaioria, certamente, além de não saberresponder, diria que isto é responsabilida-de da administração.

Neste ambiente, o trabalho dos audito-res externos também é muito poucoconhecido. Fala-se superficialmente sobreo assunto. Quando se entra, entretanto,na discussão sobre os limites de sua res-ponsabilidade, independência, sobre oescopo e amplitude de seu envolvimento,níveis de risco e materialidade, enfim,sobre a qualidade de seus trabalhos, sãomuito poucas as discussões efetivamenteprodutivas. Assim é que, quiçá tentando

A extensão e os limitesda responsabilidade nas empresas

simplificar o que é desconhecido, aindahoje existem alguns agentes que insistemem defender o rodízio de firmas de audi-toria, porque entendem que assim limi-tam a sua responsabilidade, fugindo dadiscussão mais profunda do tema.

A propósito, as discussões sobre otema nos principais países chegaram àconclusão de que o rodízio de firmas nãose constitui numa prática que reduza ris-cos, optando-se pela rotação de profissio-nais, já adotada no Brasil. Não se podeassumir o pressuposto de que uma rela-ção profissional do mais alto nível passe aser uma relação de má-fé depois de pas-sado algum tempo.

Resta claro, portanto, que, renovado oCódigo de Governança Corporativa, asociedade e seus mais variados agentesdevem focar seus esforços na conscienti-zação geral de que somente de sua apli-cação integral há de emanar um ambien-te de maior segurança de que osnegócios seguirão como esperado. Osconceitos estão cada vez mais claros e empermanente evolução. A sua aplicação éque ainda é lenta. A velocidade dependede cada um de nós.

*Carlos Biedermann é sócio daPricewaterhouseCoopers-Brasil, líder

da operação na região Sul e coordenadordo Capítulo Sul do IBGC.

Carlos Biedermann

acomac55:Layout 1 3/9/2009 12:04 Página 28

Page 29: Revista Acomac 55

acomac55:Layout 1 3/9/2009 12:05 Página 29

Page 30: Revista Acomac 55

30 ACOMAC BAHIA

Evento Por Márcia Ribeiro [email protected]

18ª Ecomac/6ª Convenção da Acomac-BA

EXPECTATIVA PARA O MAIOR

EVENTO DO SETOR DE MATERIAIS

DE CONSTRUÇÃO NA

AMÉRICA LATINA É GRANDE

acomac55:Layout 1 3/9/2009 12:05 Página 30

Page 31: Revista Acomac 55

ACOMAC BAHIA 31

A contagem regressiva jácomeçou! Faltam menos dedois meses para o maior

evento da América Latina no setor demateriais de construção, a 18ªEcomac/6ª Convenção da Acomac-BA. Com o tema “Organizando aPrópria Casa”, que acontece de 15 a18 de outubro, em um dos lugaresmais privilegiados da Bahia : oIberostar Praia do Forte, que oferecetodo o conforto e infra-estrutura queum evento deste porte exige para queseus participantes possam debatersobre negócios e ao mesmo tempodesfrutar de bons momentos comsuas famílias e amigos.

As expectativas dos organizadores éque esta seja a melhor edição doEcomac, com número recorde de par-ticipantes. Segundo o diretor executi-vo da Acomac-BA, Antônio CarlosMartinez, até o momento 86% doevento já está comprometido e em

comparação ao mesmo período doano passado, o número de participan-tes já é maior. Ele aproveita para fazerum último chamado para quem tiverinteresse em participar do evento.

De acordo com Antônio Carlos, osparticipantes estão muito animados eotimistas para o encontro. “Já é umareferência nacional dentro do setor devarejo”, afirma o diretor. Ele esclareceque o sucesso do Ecomac se deveprincipalmente ao empenho da dire-toria e da presidência da Acomac-BA,à confiança dos patrocinadores e aoapoio da Anamaco. “Essa fidelizaçãodos nossos patrocinadores dá estímu-lo para que a diretoria se empenhesempre mais para desenvolver um tra-balho cada vez melhor. O presidenteda Acomac-Ba tem se dedicado muitoao evento junto com a diretoria, quevem vivendo todo o momento commuita intensidade na preocupação deum perfeccionismo ímpar”, completa.

Patrocinadores confirmados:

Master:Astra, Amanco, Coral, Deca,Eliane, Elizabeth, Eternit, Gyotoku,Iquine, Prysmian, Sherwin-Williams,Sil, Suvinil, Tigre, Vedacit,Votorantim.

Patrocínio: Meber, Papaiz, Víqua, Lorenzetti eCorona.

Apoio Institucional: Bradesco, Canal2 Comunicação eEventos, Grau 10, Losango e RedeBahia.

Mais informações: (71) [email protected]

Mais uma vez o eventoserá realizado noIberostar Praia do Forte

acomac55:Layout 1 3/9/2009 12:05 Página 31

Page 32: Revista Acomac 55

32 ACOMAC BAHIA

Capa PorAina Kaorner - [email protected] Fotos Divulgação

Com o aumento das vendaspela internet, catálogos, fran-quias e fast-food, o network

marketing, ou marketing de rede,promete movimentar cerca de 40%dos bens de consumo mundial, noano 2020. Mesmo com todas essasmudanças, não significa que o varejoesteja em fase de esgotamento, massim que as empresas devem investirno único diferencial de marketing quenão deve ser abalado com as altera-ções dos hábitos de consumo: a logís-tica.

Os teóricos estão certos disso, poissabem que ainda é impossível trans-portar objetos virtualmente. Enquantoa ciência não descobre uma fórmulamágica para desmaterialização, alogística continua sendo instrumentode grande importância para as empre-sas, como técnica de planejamento econtrole do fluxo e armazenagem dasmatérias-primas e estoques, desde oponto de origem, até o ponto de con-sumo.

Já que a entrega continua sendofísica, esta ferramenta cresce como ocentro da preocupação de marketingdos distribuidores. Os principaisganhos da eficiência logística depen-dem de um programa bem planejado,buscando atender às exigências dosconsumidores de maneira ágil, efi-ciente e com baixo custo para aempresa.

No varejo, é preciso levar em contaalguns itens importantes sobre o mer-cado, como por exemplo: o tipo deconsumidor, a quantidade de produ-tos, as áreas de acesso ao produto e opreço. Ressaltando que, no varejo, osprodutos são vendidos em quantida-des menores e preços maiores.Baseado nesse pressuposto, os geren-tes de logística devem estar atentos

Logística para o varejoIMPORTÂNCIA, TENDÊNCIAS E MODELOS DE GESTÃO UTILIZADOS PELAS EMPRESAS

ao processamento de pedido, armaze-nagem, nível de estoque e transporte.

Canais deDistribuição

O canal é o ponto de contato entreo produtor e o mercado. Este devefacilitar o acesso dos compradores dosbens, por isso deve ter uma via bemescolhida e administrada nos quesitostransporte, atendimento, habilidadede vendas, controle, entrega, conces-são de crédito e cobrança.

Existem dois tipos de canais: o dire-to e o indireto. No primeiro caso, opróprio produtor se mantém contatocom o mercado potencial e exerce ummaior grau de influência e controlesobre a venda. O varejo deve se pre-parar para atender às exigências dosclientes no ponto de venda, solicitan-do produtos em pequenos volumes eem freqüências maiores, não deixan-do faltar nada nas prateleiras. A logís-tica no varejo deve ser baseada empequenos lotes com estoques míni-mos, rapidez de entrega, parceriascom fornecedores e apoio na pós-venda. “Só fazemos as compras deacordo com a necessidade”, contaGargur, proprietário da GargurAtacadista, que utiliza um sistema delogística manual, com controle infor-matizado das compras.

Diferencial - A logística está cadavez mais sendo vista como um recursoestratégico próprio, com sistemassofisticados. A logística do varejo é odiferencial competitivo para a empre-sa atender as expectativas dos consu-midores.

Para o proprietário da Casa Popular,Carlos Paz, o objetivo principal dalogística deve ser a fidelização docliente, através de um atendimentorápido e eficiente, suprindo as neces-

sidades e evitando que ele procurenovos fornecedores no mercado; paraisso ela deve ser moldada integrandotrês pontos fundamentais na corridaglobalizada do mercado de varejo; sãoeles: custo, qualidade e velocidade:“Procuramos sempre conciliar, deforma simples e operacional junto aosnossos fornecedores, a paletizaçãodos produtos e a programação depedidos. Com o uso de empilhadeiraconseguimos reduzir o custo opera-cional com carga e descarga, inclusivea redução do frete, facilitando a saída

acomac55:Layout 1 3/9/2009 12:05 Página 32

Page 33: Revista Acomac 55

ACOMAC BAHIA 33

de mercadorias e reduzindo as perdascom quebra na movimentação dosprodutos”, conta. Para Paz, é indis-pensável também o uso de mecaniza-ção no manuseio de materiais pobrese de baixo valor agregado, comominerais, mas indispensáveis paravenda de itens com markup mais ele-vado: “Dessa forma, imprimimosmaior velocidade no atendimento aosnossos clientes, afinal de contas, mão-de-obra é um item caro em uma cons-trução e ela não pode parar por faltade material”.

Novas tecnologiasPara o diretor comercial da Dismel,

Edilton Castro, o principal objetivo dalogística é colocar o produto certo, nolugar certo, no momento certo e porum preço justo. “À medida que acompetição aumenta os preços caeme com eles as margens. Trabalhar comeficiência as premissas de uma boalogística é determinante para a sobre-vivência da empresa”, completa.

A Dismel trabalha com o conceitode Logística Integrada, dessa forma,compras, recebimento, armazena-mento, reposição ou abastecimento,expedição e transporte estão vincula-dos a apenas uma diretoria.“Atualmente usamos o EnterpriseResource Planning (E.R.P.) ouPlanejamento de RecursosEmpresariais, Genco Home Center,que gerencia todo estoque, efe-

tuando entradas e saídas em temporeal. Usamos também o pacote Officecomo ferramenta complementar”,conta Castro.

Outra ferramenta que tem se mos-trado bastante eficiente é a ElectronicData Interchange (EDI) ou IntercâmbioEletrônico de Dados, que realiza umatroca estruturada de dados através deuma rede. “Ainda não utilizamos estatecnologia, mas a maioria dos nossospedidos é enviado via web, por maisde 380 fornecedores. Também rece-bemos notas fiscais via web, inclusiveas notas eletrônicas”, finaliza.

O sistema E.R.P. também é utilizadopela empresa Irmãos Queiroz, disponi-bilizando um estoque mínimo, defini-do de acordo com o giro do produto eo tempo de chegada da mercadoriano depósito. “Se temos 100 unidadesde um determinado produto no nossoestoque e o estoque mínimo for defi-nido como cinqüenta unidades, o sis-tema irá gerar um e-mail para o forne-cedor solicitando uma nova compra eo tempo de chegada da mercadoriaserá o período exato em que as cin-qüenta unidades se esgotarão”, expli-ca David Queiroz: “O e-mail, enviadoautomaticamente para o fornecedor,passa antes pelo comprador para defi-nir as condições e autorizar o forneci-mento. Quase todos os nossos pedi-dos são feitos através de e-mail,agilizando todo o processo logístico”.

A Irmãos Queiroz possui um depósi-to de 2.500 m², onde é estocadomaterial, piso e mineral, como areia,bloco, arenoso, cimento, brita, gravi-lhão, telhas e ferro. Há também mais3.000 m² de área construída, vertica-

lizada em três pavimentos paraarmazenagem dos produtos. São

utilizados quatro caminhõespara retirada dos produtosnas indústrias da Bahia eentregas para clientes. Oprazo de entrega é de até72 horas, cujo roteiro étraçado buscando mini-mizar o custo de fretede acordo com a

capacidade de carga do caminhão.“Na medida em que vão sendo feitasas vendas para determinada localiza-ção, o nosso sistema vai agrupando ascargas de acordo com a proximidadedo endereço e capacidade máxima docaminhão. Isso pode ser feito devidoaos CEPs, arquivados em nosso bancode dados. Além disso, utilizamos deuma ferramenta gratuita, o GoolgeEarth, pelo qual nossos motoristaspodem visualizar o endereço do clien-te, minimizando o tempo da entre-ga”, afirma Queiroz.

Custos e tendênciasAlém dos tradicionais custos logísti-

cos de transação de inventário, proces-samento e controle de pedidos, comu-nicação, armazenagem, transporte,distribuição e recebimento de merca-dorias, é importante estar atento aoscustos das vendas e clientes perdidos,dos pedidos atrasados, giro de estoquee custo de movimentação das merca-dorias.

As tendências do mercado interna-cional devem guiar o empresário dovarejo, reformulando a localização dosprodutos na loja e atualizando os con-ceitos de vendas. Segundo MichaelJones, Diretor da BahiaModal Serviçosde Logística Ltda., a logística para ovarejo atualmente segue duas tendên-cias: A primeira trata-se do estoque doproduto na prateleira: “Com a retoma-da de vendas ao sairmos da crise, asempresas de porte médio e grande noâmbito de varejo, especialmente volta-das às camadas sociais B e C da popu-lação nordestina, estão mais preocupa-das em otimizar o espaço disponívelpara estoque na própria loja, com umatendência de estocar os produtos naprateleira, aumentando assim as chan-ces de concretização da venda”, afir-ma. A segunda refere-se ao detrimen-to da área de estoque disponível nosbastidores da loja: “É importante agestão de estoque e principalmente ofluxo dos produtos até o ponto devenda. Com isso, existe uma tendênciamaior em busca de área de armazena-

acomac55:Layout 1 3/9/2009 12:05 Página 33

Page 34: Revista Acomac 55

34 ACOMAC BAHIA

Capa

gem externa e com uma eficiência deordem maior. Esta tendência tambémabrange uma questão estratégica, aopasso que poderá facilitar a aberturade novos pontos de venda”, analisaJones.

Aprendendo sobre o assunto – Deacordo com o presidente da Acomac-Ba, Geraldo Cordeiro, as empresas quenão se organizarem e não tiverempreocupação com esta área terão mui-tas dificuldades de permanecer nummercado competitivo. “O papel dalogística é de grande importância, poisenvolve desde a área de estocagemdos produtos, influenciando até a áreafinanceira. Se a empresa tem uma boagestão de logística nosestoques, em funçãodo giro, ela necessitaráde menores estoques,c o n s e q u e n t e m e n t emenor a área de depósi-to, diminuindo assim anecessidade de capital”,afirma.

Pensando nisso, aAcomac-Ba disponibilizasuporte para seus associa-dos na área de logística,oferecendo cursos e pales-tras que mostram a impor-tância desta ferramenta naorganização das empresas.“O maior desafio da logísticapara o varejo é a implanta-ção, pois a maioria das reven-das ainda não dá a importân-cia que este tema requer. Aprincipal tendência é a infor-matização e automação deste proces-so, buscando a produtividade ideal”,analisa Cordeiro, citando como exem-plo as novas implementações do setorde materiais de construção: “Atéalguns anos atrás não falamos em CDno nosso setor. Hoje já temos algu-mas grandes revendas com utilizaçãode CDs, o que comprova como alogística começa a ser utilizada commais eficiência”, conclui.

Não é somente na gestãoempresarial ou na gestão da

cadeia de suprimentos que encontra-mos exemplos de processo logístico.“No dia a dia de nossas vidas, semprerecapitulamos as atividades e busca-mos a maneira mais eficiente e menosdispendiosa para a realização delas.Algumas pessoas não sabem, mas issotambém é logística”, garante DavidQueiroz, ressaltando a importância dalogística para as empresas: “No mundocorrido em que vivemos, dificilmenteuma empresa sobreviveria sem um pla-nejamento logístico. Um estoque amais pode significar um aumento docusto de armazenagem ou um capitalempatado de uma mercadoria sem girosatisfatório. Um estoque a menos sig-nifica perda nas vendas e pode prejudi-

car a imagem da empresa, sendolembrada por não ter produ-

tos”, esclarece.

“A logística estácada vez mais

sendo vista comoum recursoestratégico

próprio, comsistemas

sofisticados erelacionais. Alogística dovarejo é odiferencial

competitivo paraa empresaatender as

expectativas dosconsumidores."

acomac55:Layout 1 3/9/2009 12:05 Página 34

Page 35: Revista Acomac 55

acomac55:Layout 1 3/9/2009 12:05 Página 35

Page 36: Revista Acomac 55

36 ACOMAC BAHIA

Espaço Anamaco Por Cláudio Elias Conz * Foto Divulgação

Setor cresceu 4,5% em julho

*Cláudio Elias Conz é

presidente da Anamaco

(Associação Nacional dos

Comerciantes de Material de

Construção), do Sincomaco

(Sindicato do Comércio

Atacadista de Materiais de

Construção do Estado de São

Paulo), do IBSTH (Instituto

Brasileiro de Serviços e

Tecnologia na Habitação) e do

CTECH (Comitê Nacional de

Desenvolvimento Tecnológico

da Habitação - ligado ao

Ministério das Cidades). É

também membro do Conselho

Curador do FGTS, representando

a Confederação Nacional do

Comércio (CNC) e recentemente

assumiu a presidência da

Câmara da Construção da

Fecomércio de São Paulo.

omprovando que o setor de material de construção é um dos pilares mais con-sistentes da economia do país, no mês de julho a Anamaco registrou cresci-mento de 4,5% nas vendas do varejo. Na comparação julho de 2009 sobre

junho de 2009 o desempenho foi de 4%. Já no acumulado do ano (janeiro a julho de2009 sobre o mesmo período do ano passado), o setor cresceu 1,5%.

A Anamaco continua agindo para contribuir com o desenvolvimento do setor, e porisso sempre procuramos nos envolver no maior número possível de projetos que pos-sam beneficiar este trabalho. Uma das atividades mais importantes da qual aAssociação participa atualmente é a reunião do Grupo de Acompanhamento da Crise.Criado pelo Governo Federal no início do ano para estudar os reflexos da crise econô-mica internacional nos setores da economia brasileira, as reuniões do grupo aconte-cem mensalmente em Brasília e trazem representantes das áreas mais importantes domercado.

Como presidente da Anamaco, faço parte do Grupo, e participei da última reunião, nodia 12 de agosto, presidida pelo Ministro da Fazenda, Guido Mantega. Um dos assun-tos que tratei na ocasião foi sobre a apreensão do setor em torno do aumento depreço das matérias primas no mercado externo, que está trazendo reflexos para o mer-cado interno.

O PVC (Policloreto de Vinila), por exemplo - principal matéria prima para a fabricaçãode tubos e perfis na Construção Civil - teve reajustes superiores a 23% em menos de30 dias no mercado internacional. O mercado interno, por sua vez, iniciou há 60 diasa retomada dos preços, acumulando repasses de 14%, com perspectivas de novosaumentos para os próximos meses. Os empresários, por sua vez, estão trabalhando nolimite e não vão conseguir segurar o repasse para os consumidores, causando um forteimpacto em diversos setores, principalmente no setor da Construção.

Os dois únicos produtores de PVC no Brasil acompanham a evolução de preços nomercado exterior. Se a matéria prima sobe na Ásia, inevitavelmente o seu preço vaisubir nos Estados Unidos, na Europa e aqui. E não é só o PVC que vem tendo aumen-to, outras matérias primas como alumínio, cobre e zinco também terão reajustes. Issosignifica que produtos como metais e canos de PVC devem ter um aumento de 20%até outubro, justamente agora que a redução de IPI começa a ser repassada integral-mente para o consumidor.

Com a redução do IPI incidente sobre materiais de construção em abril deste ano, pro-dutos como o cimento, tinta e cerâmica tiveram uma redução média imediata nos pre-ços de 8,5%. As lojas tiveram que trabalhar com um preço médio, porque os estoquesainda estavam com mercadorias com o IPI antigo e, em contrapartida, o consumidorjá estava solicitando o desconto no balcão. Agora, que cerca de 70% dos estoquesantigos já giraram, a tendência era a de que os preços destes produtos caíssem aindamais para o consumidor final, mas com este novo quadro, essa diminuição dos preçosnão deve acontecer.

acomac55:Layout 1 3/9/2009 12:05 Página 36

Page 37: Revista Acomac 55

:

acomac55:Layout 1 3/9/2009 12:36 Página 37

Page 38: Revista Acomac 55

38 ACOMAC BAHIA

Artigo PorTom Coelho*

“Não existe mulher meio-grávida”.Foi desta maneira que meu pai me

ensinou que há situações nas quais ine-xiste o meio-termo. Ou é, ou não é.

Da mesma forma eduquei-me acre-ditando que a verdade também nãoadmite interpretação dúbia. Como diriaum provérbio iídiche, meia-verdade éuma mentira inteira.

Em tempos de crise de valores,quando a integridade, a idoneidade, adignidade e tantas outras virtudes sedespedem, tornando-se peças demuseu, artigo raro seja na gestão públi-ca, no mundo corporativo ou nas rela-ções interpessoais, adotamos a verdadecom vigor ainda maior. Primeiro, porprincípio. E segundo, porque ela semprevem à tona, cedo ou tarde.

Mas aí, como disse certa vez LuísFernando Veríssimo, quando a genteacha que sabe todas as respostas, vem avida e muda todas as perguntas.

Escrevi um artigo intitulado “A fra-gilidade da vida” no qual relato a expe-riência da descoberta de um câncer queacometeu meu pai. O fato nos foi reve-lado após exames para diagnosticar oque parecia ser um AVC (acidente vas-cular cerebral). E durante vários diasvivenciamos um dilema: os familiaressabiam que era um tumor maligno,enquanto meu pai imaginava tratar-seapenas de um breve coágulo no cére-bro.

Quando penso em meu pai, sempreme vem à mente uma pessoa ativa,dinâmica, criativa e muito batalhadora.Com pouca instrução, teve a capacida-de de promover grandes realizações emsua vida. Proporcionou estudo aos seuscinco filhos e jamais permitiu que algonos faltasse. Domina a matemática demaneira invejável para muitos estudan-tes de nível superior. Porém, ao lado detantos aspectos positivos, há um contra-ponto tenaz: um terrível hábito de culti-var o pessimismo em momentos deadversidade.

Este aspecto já nos distanciou algu-mas vezes. Chegamos a trabalhar juntospor alguns anos, mas a divergênciaentre nossas posturas era objeto cons-tante de conflito. Perante uma vicissitu-de ou uma oportunidade, eu sempreacreditava que seria possível, que dariacerto. Já meu pai partia do pressupostode que o jogo estava perdido.

Conhecendo este padrão de com-portamento eu sabia que o ideal seriaomitir a verdade sobre sua doença.Afinal, a cabeça comanda o corpo, demodo que em seu período de maiordebilidade física, o melhor seria fazê-loacreditar que tudo era relativamentesimples e passageiro.

Contudo, hospitais trabalham comprotocolos médicos. E um deles deter-mina que todo paciente deve ser escla-recido com franqueza sobre seu quadroclínico e o tratamento ao qual será sub-

Verdades e Mentiras

metido. Diante disso, o pneumologistasentenciou: “Ou vocês, familiares, con-tam a ele o que está se passando, oucontaremos nós”.

Minhas irmãs decidiram por consen-so que esta tarefa caberia a mim. E doisdias depois lá estava a sós com meu pai,em seu quarto, ao lado de seu leito.Solicitei-lhe que se sentasse, por um ins-tante, de frente para mim. Segurei-lheas mãos e reproduzo a seguir um resu-mo do diálogo que sucedeu:

– Pai, você acredita em Deus?– Sim, acredito!– E confia em mim?– Com toda certeza, meu filho.– Pois então, seu problema é um

pouco mais grave do que imagináva-mos...

– Eu já sabia... Mas não me conte.Eu não quero ouvir! Não quero! (viran-do o rosto)

acomac55:Layout 1 3/9/2009 12:05 Página 38

Page 39: Revista Acomac 55

ACOMAC BAHIA 39

“Existem verdades que a

gente só pode dizer depois de ter conquistado o

direito de dizê-las.”(Jean Cocteau)

– Mas eu preciso lhe dizer, porqueou você ouve de mim, ou ouvirá dosmédicos. Você está com um tumor nopulmão. É algo raro, ainda mais paraquem, como você, nunca fumou. E ocoágulo em seu cérebro é uma conse-quência deste tumor.

– Então estou liquidado...– Pai, deixe de pensar assim! Há tra-

tamento, há cura, e é por isso que vocêestá aqui, num dos melhores hospitaisdo país e com ótimos especialistas.

– É verdade? Mas me diga umacoisa, meu filho: isso não é câncer não,certo?

– É pai. É câncer. Tumor e câncer sãoa mesma coisa. Pouco importa o nomeque se dê, mas sim que a medicina estámuito evoluída e que juntos vamos sairdesta.

Após esta conversa, senti que suaaceitação foi muito positiva. As lágrimas

que rolaram foram menos intensas doque se poderia esperar. Mas fundamen-talmente notei que ele decidiu abraçar aluta pela vida, em vez de entregar-se àenfermidade.

Eu poderia ter lhe dito que o tumoré maligno. Que seu estágio é avançado,alcançando os dois pulmões e que oedema no cérebro é fruto de umametástase, caracterizando a evoluçãoda doença. Poderia ter lhe dito que osoncologistas trabalham com expectativade vida e que a luta não é pela cura,mas pelo que chamam de sobrevida.Mas optei conscientemente pela omis-

são. E descobri que há circunstânciasem que, sim, cabem meias-verdades.Porque elas aliviam, em lugar de ferir.Porque elas não são um erro, nem tam-pouco um acerto, mas apenas o ade-quado. Porque elas podem confortar epromover a esperança. Uma verdadeoculta não é uma mentira contumaz.

Nietzsche dizia: “Não pretendo serfeliz, mas verdadeiro”. Abro mão daverdade plena e da minha felicidade,para ver feliz quem amo.

* Tom Coelhoé escritor, autor de“Sete Vidas – Lições para construir seuequilíbrio pessoal e profissional”, pela

Editora Saraiva, além de professoruniversitário e palestrante. Contatos

através do [email protected]. Visite:

www.tomcoelho.com.br ewww.setevidas.com.br.

acomac55:Layout 1 3/9/2009 12:05 Página 39

Page 40: Revista Acomac 55

40 ACOMAC BAHIA

RH Por Diogo Francischini*

Gestão de Talentos em Vendas

Muito se estuda, muito seescreve e se diz sobremotivação. O objetivo aqui

não é discorrer com profundidadesobre o tema, mas situá-lo na compo-sição do profissional e sua íntima rela-ção com seus talentos individuais.

Motivação é um combustível quenos impulsiona a agir. Pode originarde uma carência, como quandobebemos água motivados pela sede,ou pela perspectiva de uma recom-pensa, que pode ser uma satisfaçãoobtida ou um benefício prometidopara sua bem sucedida conclusão.

A verdade é que muitas empresasjá reconhecem a importância de seter uma equipe motivada, pois pro-fissionais motivados trabalham commaior entusiasmo e produzemmelhores resultados. Mas, o quefazer para manter um time sempremotivado?

Existe um conjunto de fatoresque influenciam diretamente nonível de motivação de um profissio-nal. Alguns desses fatores podem sercontrolados pela empresa e cadaindivíduo atribui pesos diferentes acada um deles.

Os principais fatores de motivaçãoque podem ser administrados pelaempresa são:

Reconhecimento:Todo profissional se sente valoriza-

do quando seu esforço e os conse-qüentes resultados são reconhecidos.Esse reconhecimento pode vir emforma de recompensas tangíveis(bônus, prêmios, folgas...), ou mesmode um elogio ou comemoração porparte de um superior. Quanto maiorfor o nível hierárquico de quem elogia,mais valor o elogio passará a ter para oprofissional.

Perspectiva de crescimento: Mesmo com todo o reconhecimen-

to dispensado a uma equipe, é impor-tante, para se manter um clima moti-vado, que a empresa tenha uma sólidae transparente política de carreira ehaja perspectiva de crescimento paratodos. Cada profissional deve ter aconsciência que os resultados de seucompromisso e dedicação serãorecompensados com ascensão profis-sional, seja ela vertical ou horizontal.

Desafios: Quando um profissional exerce

uma mesma atividade durante muitotempo, a tendência é a de que ele pre-cise desprender cada vez menos ener-gia em sua execução. Com menosesforço, as pessoas tendem a se aco-modar. Quando submetemos profissio-nais a desafios constantes, injetamosem sua rotina uma dose saudável de

acomac55:Layout 1 3/9/2009 12:06 Página 40

Page 41: Revista Acomac 55

ACOMAC BAHIA 41

adrenalina, que romperá a zona deconforto e o manterá sua mente emconstante funcionamento, buscandonovas soluções para novos problemas.Novos problemas geram novas expec-tativas. Expectativa + perspectiva =entusiasmo.

Remuneração: A remuneração faz parte do paco-

te de recompensas que os profissionaisesperam receber pelos resultadosalcançados. Quando falamos sobreequipes de vendas, sua importância setorna ainda mais clara, pois a maioriadas empresas pratica política de remu-neração variável (total ou parcial). Éfundamental que um profissional devendas perceba que pode compor seupróprio salário, e que um desempe-nho ruim irá resultar em uma remune-ração insatisfatória. Ao mesmotempo, deve também ser capaz deperceber como cada uma de suasações, por menor que seja, impactade forma positiva em seus resultadosfinanceiros pessoais. Ou seja, ele devese sentir responsável por determinarquanto vai ganhar, ciente de que ovalor será proporcional ao resultadoque trouxe para a empresa.

Fazer o que se gosta:Profissionais que gostam do que

fazem costumam tornar-se referênciana atividade que desempenham, alémde contribuírem na criação de umambiente de trabalho mais agradável.Exercem influência positiva nosdemais, especialmente naqueles queestão começando.

Entretanto, uma empresa não podesimplesmente convencer um profissio-nal a gostar do que faz. Por mais quese proporcione um ambiente agradá-vel, não há como fazer alguém gostarde uma atividade. Deve-se então bus-car escolher para cada função pessoasque gostem ou estejam pré-dispostas agostarem de desempenhá-la.

Além de todos esses fatores, exis-tem outros que podem interferir namotivação, mas fogem do controle daempresa. Problemas familiares, desaúde, frustrações pessoais, descrençadevido a experiências anteriores nega-tivas podem impactar o desempenhode um profissional. Porém, apesar denão poder intervir diretamente nessasquestões, o líder deve se manter aten-to ao comportamento dos membros desua equipe. Deve conversar individual-mente com alguém que lhe esteja

parecendo desmotivado e avaliar deque forma pode ajudar, já que é de seuinteresse que o desempenho de todosseja excelente.

Pode haver um caso, por exemplo,em que alguém precise de uma folgaou antecipação de férias para descan-sar a mente e resolver questões parti-culares. Porém, isso pode não servirpara todos, pois há pessoas que, emtempos difíceis, demandam por umvolume maior de atribuições, poisassim mantém-se ocupado o suficien-te, desviando o pensamento do proble-ma. Compreender o perfil e as deman-das de cada um nesses momentos oajudará a obter o melhor de cada um.Isso não é paternalismo, mas sim focona excelência.

Sei que a motivação deve partir dedentro, especialmente quando se tratade profissionais de vendas. Porém, olíder que busca o melhor de sua equi-pe deve ficar atento e fazer a sua partepara sua equipe brilhar.

*Diogo Francischini é consultor, escritor epalestrante, criador da Gestão de Talentos em

Vendas. Tem MBA em Marketing, é também pro-fessor em cursos de pós-graduação e ministra

palestras e treinamentos em todo o Brasil.www.luzcameravenda.com.br. E-mail: diogo@luz-

cameravenda.com.br.

acomac55:Layout 1 3/9/2009 12:13 Página 41

Page 42: Revista Acomac 55

42 ACOMAC BAHIA

Em destaque Por Márcia Ribeiro [email protected]

Amanco patrocina piloto

Luciano Burti na

Stock Car 2009

acomac55:Layout 1 3/9/2009 12:13 Página 42

Page 43: Revista Acomac 55

ACOMAC BAHIA 43

Desde o início da temporada2009, a Amanco vem patroci-nando o piloto paulista

Luciano Burti na Stock Car, que com-pete pela Boettger Competições e jáparticipou como piloto de testes e ofi-cial (em 2001) da Fórmula 1.

Para a prova disputada em Salvadorno dia 9 de agosto, um camaroteexclusivo da Amanco contou com apresença de representantes da empre-sa de tubos e conexões, como o coor-denador de vendas, José AugustoPimentel Gomes, o gerente do NE,Kilson Nogueira e o diretor comercial,Mauro Napolitano, além de cerca de

45 clientes convidados de todo oNordeste. Para as arquibancadas, aAmanco também disponibilizou 700ingressos através de campanhas comos clientes de varejo. Segundo JoséAugusto, durante toda a prova osclientes parabenizaram a Amanco peloevento, já que o mesmo era uma novi-dade para a região. “Nunca a StockCar havia realizado uma prova noNordeste e este também foi o primeirocircuito de rua no Brasil”, afirma.

O piloto Luciano Burti cruzou a linhade chegada na quarta posição e ocupaa sexta colocação na tabela, com 48pontos.

Edson (Conlar - Itabuna-BA), Ivan (Matecol - Santo Antonio de Jesus-BA), José Augusto (coordenador daAmanco) e demais convidados

Equipe Amanco: Mauro Napolitano (Diretor Comercial) JoséAugusto (Coordenador de Vendas), Kilson Nogueira (GerenteRegional) e Edson Felix (Coordenador de infra-estrutura)

Equipe Amanco com clientes: José e Gilberto (O Fazendão) e Geraldo Cordeiro (Acomac-BA)

Equipe Amanco com clientes da Bahia e Sergipe

José Augusto com diretoria da Mercante Distribuidora

Equipe Amanco com diretoria da Comercial Ramos

Camarote da Amanco na Stock Car - GP Bahia

acomac55:Layout 1 3/9/2009 12:13 Página 43

Page 44: Revista Acomac 55

44 ACOMAC BAHIA

Livros Por Cris Montenegro - [email protected]

Estou em Reunião: UmPrograma para Planejar,Organizar e Conduzir,Christian Barbosa Reuniões longas e ineficientes sãodesafios enfrentados por empresas dequalquer tamanho e segmento, emqualquer parte do mundo. No seu livro“Estou em Reunião”, o consultor eautor Christian Barbosa mostra que épossível reduzir o número de reuniões eaumentar sua qualidade. Numalinguagem simples e divertida, eleidentifica os principais hábitosimprodutivos e ensina o que pode serfeito para evitar o desperdício de tempoe de dinheiro no ambiente corporativo.

A Linguagem do Corpo: O Que Você Precisa Saber,David A. CohenMuito da linguagem corporal éinconsciente - e o movimento dasobrancelha, a inclinação da cabeça, avirada do braço podem e costumam dizermuito mais do que a palavra emitidaverbalmente. Então, é sensato tentarentender melhor a linguagem corporal.Ao ler os outros com maior precisão econtrolar mais o que projetamos, nossavida profissional, social e amorosa só têma se enriquecer.

A Quinta Disciplina, Peter M. SengeA “Quinta Disciplina”, de Peter M.Senge, ganha uma edição revista eampliada, com cem páginas inéditas.Fundamentado em 15 anos deexperiência colocando em prática asideias defendidas na primeira ediçãodo livro, Senge mostra de que formao conceito de "organização queaprende" - na qual as pessoas são oprincipal meio de alavancagem nosprocessos de mudança. A partir deentrevistas com esses novosadeptos, o autor escreve seis novoscapítulos, reforçando o conjunto deferramentas que estimulam otrabalho em equipe e revelando asestratégias adotadas pelas grandesempresas para aplicá-las no dia a diacorporativo.

A Ascensão do Dinheiro, Niall Ferguson “A ascensão do dinheiro” é o maisrecente livro de Niall Ferguson,professor de Harvard e principalreferência em história econômica dosdias de hoje. Neste ensaio, o autorexamina a história financeira do mundoe defende o desenvolvimento damoeda e do sistema bancário comosintoma do processo civilizatório. Comuma narrativa clara, abrangente eenriquecida por exemplos corriqueiros,Ferguson aponta uma transformaçãoeconômica pautada no rápidocrescimento de países como China eÍndia. Adequado tanto para leigosquanto para especialistas, o livromostra como a crise atual se encaixa nocenário histórico e lamenta o fato de ahumanidade não ter aprendido comerros do passado.Best-seller nos EUA a na Inglaterra, “Aascensão do dinheiro” foi adaptadopara documentário televisivo pela redeBBC.

acomac55:Layout 1 3/9/2009 12:13 Página 44

Page 45: Revista Acomac 55

ACOMAC BAHIA 45

As Sete Leis Espirituais doSucesso, Deepak Chopra Ao destruir o mito de que o sucesso éconsequência de trabalho árduo,planos detalhados ou ambição,Deepak Chopra ensina quecompreender a verdadeira natureza eviver em harmonia com a lei naturalsão requisitos fundamentais para umavida repleta de realizações. Esta novaedição contém a essência dasabedoria de Chopra e deve serleitura constante em todas as etapaspelas quais passamos, pois suaspáginas revelam os segredos para oleitor alcançar os objetivos maissurpreendentes e importantes.

Twitter: InfluenciandoPessoas e Conquistando oMercado! Anderson Vieira “Twitter - Influenciando Pessoas &Conquistando o Mercado!” é o seuguia definitivo para usar o Twittercomo ferramenta de marketing. Comabordagem clara e direta, este livro traznão só dicas e técnicas, mas conceitosde marketing (digital ou não) que serãofundamentais para desenvolver comsucesso uma campanha utilizando oTwitter.Se você, empresário ou não, sepreocupa com a reputação da suaempresa ou seu nome; quer darnotoriedade à marca do seu produto;necessita manter contato direto comseus clientes e, principalmente, quermostrar ao mercado a credibilidade doseu produto/empresa, você não podeficar de fora do Twitter.Com uma abordagem 100% baseadana realidade do mercado brasileiro, olivro foi escrito com o uso de diversosexemplos e estudo de casos para quevocê, leitor, tenha plena condições detraçar paralelos entre o que é dito nolivro com a realidade do seu negócio.

A Nova Ortografia semMistério, Paulo Geiger eRenata de Cássia Menezes“A Nova Ortografia sem Mistério”traduz na estrutura e no texto essavisão, desde o mais simples e geralaté o mais específico, desde oconceito até a ferramenta, desde asregras até as próprias palavras. Comesse objetivo, A nova ortografia semmistério é o único guia da novaortografia a apresentar cerca de4.000 palavras e expressões quemudaram pelas novas regras nodicionário. Tudo isso num formatoconfortável para ter na mesa, naestante ou na pasta, para levá-loconsigo a qualquer lugar.

O Negro no Século XXI,Luislinda ValoisEntrar em um estabelecimento e ter aimpressão de ser vigiado como alguémprestes a cometer um delito é umasensação experimentada por grandeparte da população negra no Brasil. Ajuíza baiana Luislinda Dias de ValoisSantos, primeira magistrada negra dopaís também não escapou desse tipode constrangimento. Situações depreconceito motivaram-na a registrar adifícil realidade do afro-descendenteno livro “O Negro no Século XXI”.Na obra, com o discernimento dequem conhece profundamente suasorigens, a magistrada convida o leitora redescobrir a história dos afro-descententes no Brasil. Como muitosbrasileiros, ela sentiu na pele o peso doracismo ainda jovem quando foi“aconselhada” por um professor aparar de estudar para cozinhar feijoadana casa de brancos. Em um legítimogrito de protesto, a cada capítulo dolivro, a autora pontua, de formasimples e direta, o processo históricocausador da desigualdade social eracial em nosso país.

acomac55:Layout 1 3/9/2009 12:13 Página 45

Page 46: Revista Acomac 55

Novidades Da Redação

16º Salão do Imóvel e Construfair/SC encerra com mais de 36 mil visitantes

O 16º Salão do Imóvel e Construfair/SC encerrou no dia 23 de agosto noCentroSul em Florianópolis. A feira contou com 109 estandes e 300 marcasexpositoras, superando todas as expectativas de quem participou tanto com afinalidade de comercializar quanto com a de quem esteve presente parademonstrar seus empreendimentos, produtos ou serviços. Ao todo, 36 mil e728 pessoas movimentaram os estandes e a praça de alimentação do eventodurante os seis dias de realização. A próxima edição do Salão do Imóvel e Construfair/SC já tem data definidapara 2010, acontecerá de 10 a 15 de agosto, novamente no CentroSul.Confira os melhores momentos de tudo o que aconteceu no evento atravésdo site www.construfairsc.com.br.

Grupo Incefra traz novos tamanhos e modelos em revestimentos cerâmicos

O diretor de negócios corporativos do Grupo Incefra, Marco Diehl, apresentouos grandes lançamentos deste ano das marcas do grupo naExpo Construção 2009. No caso da Tecnogres, as grandesnovidades são os porcelanatos em novos formatos 60cm X60cm e 46cm X 46cm, a linha 10cm X 10cm com tecnologiaanti-pichação, ideal para áreas com histórico de vandalismo, alinha de revestimentos especiais anti-umidade paraconstrutoras, indicada para locais grandes e úmidos, e a linhade painéis decorativos, que podem ser usados conjugadoscom a cerâmica ou como quadros decorativos. Já a Incenor traz uma linha de revestimento marmorizadadedicada aos baianos, com sistema antiderrapante e novosdesenhos, principalmente geométricos. Outra novidade é o

formato 33 X 43, inaugurado nas fábricas do nordeste.

Massacom lança Linha Masscril A Massacom, empresa fabricante de argamassas, rejuntes, aditivos eimpermeabilizantes, acaba de lançar uma nova linha de produtos. Trata-se das tintas,texturas e massas corrida Masscril, que promete ótima cobertura, fácil aplicação,maior durabilidade e rendimento, além do sistema antimofo. No caso das tintas edas massas corridas, o cliente pode escolher entre as opções acrílica ou látex-PVA. Nocaso da textura acrílica, a escolha fica entre riscada, rolada ou lisa/fina.

Betufita Multiusogarante vedação por mais tempoA fita auto-adesiva revestida emalumínio Betufita Multiuso é produzidaa base de asfalto elastomêrico SBS(estireno-butadieno-estireno) e garantevedação por mais tempo em todos ostipos de reparos, desde cabeça deparafusos, dutos de ventilação de ar-condicionado até rufos, cumeeiras,calhas e respiros. Ela também é indicadapara eliminação de goteiras causadaspor trincas, fissuras ou furo em todos ostipos de telhado, restauração de toldos,lonas rasgadas, carroceria decaminhões-baú ou furgões e reparos derachaduras ou fissuras em lajes.A aplicação é feita por colagem a frio,não necessitando a utilização de fogo, ea superfície deve estar limpa, livre depó, areia, partes soltas ou qualqueroutro tipo de impureza. Estãodisponíveis rolos com larguras de 10cme 20cm por 10m de comprimento.

IsoesteApostando em tecnologia esustentabilidade para construçãoisotérmica, a Isoeste lança a IsotelhaPur/Pir, produto de alto poder deisolação termo-acústica e maiorresistência mecânica. Com excelenteacabamento interno, o uso dessa telharepresenta redução de consumo deenergia elétrica, como aproveitamentoda luz ambiente. A segurança quanto àresistência ao fogo é garantida pelaABNT MB1 1562, para classe R1.

acomac55:Layout 1 3/9/2009 12:13 Página 46

Page 47: Revista Acomac 55

ACOMAC BAHIA 47

Tecnologia sem poeira

A Weber Quartzolit trouxe para o Brasil a inédita tecnologia das argamassassem poeira, um grande avanço para a indústria da construção civil. Essa novacategoria de argamassas não propaga a poeira, proporcionando máximoconforto e limpeza ao ambiente da obra ou da reforma. Um dos produtos quejá possuem essa nova tecnologia em sua fórmula é a Cimentcola ImpermeávelQuartzolit, argamassa colante impermeável. Indicada para assentar cerâmicas até 60 cm x 60 cm em paredes e pisos deáreas internas, a argamassa contém aditivos impermeabilizantes, sendoespecialmente indicada para ambientes com presença constante de água,como banheiros, cozinhas, lavanderias e lavabos. Cimentcola ImpermeávelQuartzolit é muito mais fácil de misturar e aplicar, oferecendo maiorpraticidade e produtividade na execução do trabalho.

Chega ao mercado a evolução da limpeza doméstica e profissionalChega ao mercado nacional a solução ideal para agilizar a limpeza diária de pisos:laminados, vinílicos, madeiras e cerâmicas. O Hiperclean é um poderoso sistemacoletor de sujeira, desenvolvido com tecnologia americana. Por ser leve e prático, podeser manuseado por pessoas de todas as idades.O produto é o jeito mais fácil de manter o ambiente sempre limpo. Composto poruma espécie de vassoura com design moderno, possui um molejo adequado paraproporcionar facilidade na utilização, tornando viável a limpeza até mesmo doslugares mais difíceis, como cantos, tetos e embaixo de móveis. Evita também o uso deescadas para a limpeza de móveis altos, como estantes e guarda-roupas, já que é levee de fácil manipulação.Por ser desmontável, o Hiperclean não ocupa espaço em casa, podendo ser guardadoem locais pequenos, como prateleiras, armários ou nos cantinhos da lavanderia.Mais informações sobre o produto no site: www.hipercleanbrasil.com.br ou no e-mail:[email protected].

CimporO modelo AC-I da linha de argamassacolante CIMPOR Brasil é indicado paraassentar peças cerâmicas em ambientesinternos, como pisos e paredes. Já parapeças de cerâmicas e porcelanatos emambientes externos, é indicada aargamassa modelo AC-II Flexível.

VotorantimA Votomassa Maxi Cola Branca érotulada como “argamassa inteligente”graças a sua fácil adesividade eflexibilidade. Essas e outrascaracterísticas garantem oassentamento perfeito de pastilhas deporcelana, granitos, mármores e demaisrevestimentos, nas áreas interna ouexterna. É recomendada, ainda, parareformas em aplicações de pisocerâmico sobre piso cerâmico e azulejosobre azulejo.

GerdauAs linhas de produtos Gerdau estão hámais de 100 anos no Brasil voltadaspara indústria, metalurgia eagropecuária. A maior produtora deaços longos nas Américas trabalhatambém com aços inoxidável. O AçoInoxidável Gerdau 302, por exemplo, éum aço cromo-níquel, inoxidávelaustenítico, não temperável, nãomagnético, tipo 18-8. Tem elevadacapacidade de encruamento sobdeformação a frio e resiste à oxidaçãoaté 850 ºC. A resistência à corrosãointercristalina é garantida até 300 ºC.

MACX/COLAA argamassa MACx/Flex Pastilhas é idealpara assentamento e rejuntamentosimultâneo de pastilhas de vidro e/ouporcelana em paredes e pisos. Disponível emvárias cores, pode ser utilizada em piscinas,fachadas, banheiros e cozinhas. Aembalagem é de 10 Kg.

acomac55:Layout 1 3/9/2009 12:13 Página 47

Page 48: Revista Acomac 55

48 ACOMAC BAHIA

Novidades Da Redação

Plásticos Vipal apresenta a Evolução da madeira

As portas sanfonadas e forros madeirados Facility, da PlásticosVipal, embelezam e ao mesmo tempo contribuem para a natureza,e estão disponíveis nos seguintes padrões: Pinho, Cerejeira,Mogno, Nogueira e Pátina. Mais do que substituir a madeira nacomposição de ambientes, os produtos madeirados Facility sãouma alternativa sustentável, pois garantem a aparência natural damadeira sem comprometer o meio ambiente.Para a produção dos madeirados Facility são utilizadas fontesrenováveis, como o cloro proveniente do sal marinho – recursoconsiderado inesgotável na natureza – responsável por 57% dovolume do PVC, e o etileno, que pode ser proveniente do etanol.Vale lembrar que a extração ilegal de madeira é um dos maioresproblemas ambientais da atualidade.A Plásticos Vipal oferece, ainda, garantia de três anos e assistênciatécnica. Os produtos dispensam manutenção e pintura, são fáceisde instalar e limpar. Além de serem imunes a cupins, fungos ecorrosão, são resistentes à umidade e não propagam fogo. Aempresa é a pioneira na fabricação dos produtos madeirados e aúnica a distribuir os produtos em todo o país.

Massacom/Texturar

Lorenzetti

A líder no mercado de duchas echuveiros elétricos lança omisturador monocomandoLorenFloor para atender às últimastendências identificadas nosegmento de metais de luxo.Combinando glamour, design e altatecnologia, o novo monocomandode piso quebra o paradigma de queas torneiras e cubas devem estarencostadas na parede. A LorenFloorpode ser colocada ao centro dobanheiro, tornando-se o destaquedo ambiente e oferecendo maisliberdade nos projetos. O novo itemfoi desenvolvido a partir detendências do mercadointernacional, que transformabanheiro em sala de banho.

Incenor A Incenor, marca do Grupo Incefra, apostouno rústico “chique” para criar a nova LinhaAlto Tráfego. As pedras e rochas ganhamtextura brilhante e de granilha, no total de 18modelos diferentes que refletem astonalidades e o efeito estético dos maisvariados tipos de rochas, mas tendo comomatéria prima a cerâmica. Nos tamanhos34x34 e 40x40cm, durável, altamenteresistente e com características mais aderentee anti-manchas, a Linha é indicada para áreasexternas e locais de tráfego intenso comogaragem, piscinas, escadas, jardins, muros,entre outras. Entretanto, essa linha veminvadindo cada vez mais ambientes internosque procuram criar uma atmosferacontemporânea com toque rústico.

Construtores e lojistas tem agora mais trêsnovidades da Massacom/Texturar: Paralimpeza de pisos ou polimento decromados, REMOV-MASS é o produtoideal, biodegradável e não tóxico. Da linhade argamassas, o diferencial fica com aMASSÚNICA, colorida, impermeável epolimerizada, para revestimentos externose internos. Há, ainda, a MIXTURE, umcomposto de aglomerantes que, depois deadicionado à areia e água, permite aobtenção da melhor e mais duradouraargamassa multiuso do mercado.

acomac55:Layout 1 3/9/2009 12:13 Página 48

Page 49: Revista Acomac 55

Fechadura para região praianaStam Metalúrgica lança as fechaduras de sobrepor701/100 e 1701/100 (tetra chave), em acabamentoinox, ambas com distância de broca de 50mm. Estesprodutos mantêm as mesmas características dafechadura convencional. O diferencial está na utilizaçãodo material usado na fabricação: aço inoxidável AISI304 e os parafusos em AISI 302 por serem maisresistentes à corrosão. É o que há de melhor para aplicarna construção em regiões praianas.

Vedacit/OttoBaumgart

Vedapren parede garanteambiente impermeabilizadoe com acabamento. A triplaação dispensa seladora epode ser deixado exposto,servindo de acabamentofinal. Se preferir, o usuáriopode dar tinta acrílica oulátex, por exemplo.

VotorantimPara oferecer os produtos e serviços para cada tipo decliente, a Votorantim Cimentos reestruturou a linha deargamassas. A linha para construção básica passa a serchamada de Matrix Sistemas. As embalagens da novalinha serão identificadas através de um códigonumérico e de cores. É importante frisar que osprodutos de acabamento (colantes) continuam sendocomercializados com a marca Votomassa.

Tecnogres A Tecnogres do Grupo Incefra apresenta sua nova Coleção dePorcelanato In Out 60x60. Composta pelas linhas Lime Stone,Rústico, Loft e Branco Puro, a oleção foi desenvolvida emparceria com os mais experientes laboratórios europeus,seguindo tendências mundiais, com textura e design adaptadosao clima e ao jeito de ser e de viver do brasileiro. Destaque paraa elevada proteção contra manchas e ao lascamento porimpactos, além de apresentar opções para todos os estilosarquitetônicos. Aos que procuram um porcelanato que refleteum minério de formação calcária, a Tecnogres desenvolveu aLinha Lime Stone. O produto une os aspectos da natureza a suagrande flexibilidade de aplicação, tanto em ambientes internose externos. Sua textura mate e semi-brilho podem serencontradas nas cores cinza, bege e preto.

Inovação Distribuidora

ACOMAC BAHIA 49

A Inovação Distribuidora, com sede em Feira de Santana,fechou mais uma parceria de sucesso. Dessa vez, paradistribuição dos produtos da Tintas Coral no mercado baiano.Com presença marcante na Bahia, Sergipe, Alagoas, Minas,Piaúi e Pernambuco, a Inovação distribui uma completa linhade produtos nos segmentos de materiais de construção,complementos automotivos, agropecuário, dentre outros.

acomac55:Layout 1 3/9/2009 12:13 Página 49

Page 50: Revista Acomac 55

50 ACOMAC BAHIA

Associados

CAPITALA & B TINTAS3213-5773 - [email protected]

A LUMINÁRIA3312-5447 - [email protected]

BAHIACABOS3277-6222 - [email protected]

BARREIRAS MAT CONST3257-6250/5458 - [email protected]

BOM DE PREÇO3461-8566 - 3230-1459 [email protected]

BRIMAFE3395-1430 - [email protected]

C&M MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO71-3408-0989

CASA AMÉRICA 3356-7055 - [email protected]

CASA ELOY3186-7780 - [email protected]

CASA POPULAR3306-0253 - 3306-4160 [email protected]

CASA PRONTA3388-1002 - 3388-1057 [email protected]

CASA SÃO JOÃO3248-1033 - 3248-1027

CASARÃO DO PISO3381-5927/5810 - 3244-6831/[email protected]

COMAMPAC2109-3900 - [email protected]

COMERCIAL NOVOLAR3398-2743 - 3218-5129

COMERCIAL RAMOS2102-7199 [email protected]

CONSTRUMIX3462-8453 - 3231-8484/[email protected]

CONSTRUPISO3255-8033 - [email protected]

CONSTRUSOUZA3393-3055 - [email protected]

CORINGA MATERIAIS 71 3301-0235 - 71 [email protected]

CSA COM. FERRO3385-6308 - [email protected]

DCB DISTR. CIMENTO3301-7999 - 3301-7999 - [email protected]

DEP. SÃO JERONIMO3215-2180 - 3215-2179

DISMEL3340-0401 - [email protected]

DR MAT DE CONST.3376-3322 - 3376-7910 [email protected]

ELEMATEC3356-7588 - 3357-7580 [email protected]

ESCALA MAT DE CONST.71-3304-4725 - [email protected]

ESCALA MAT DE CONST.71-3304-2965 - 71-3304-2965

ESCALA MAT DE CONST.71-3213-6688 - 71-3393-1376

FARMAC3244-4155 - 3244-5289

FERRAGENS BOM PREÇO3322-7756 - 3322-1412

GARGUR3281-7600 - 3281-7608 [email protected]

GOYA MAT CONSTR3241-0903 - 3241-7916 [email protected]

IRMÃOS QUEIROZ71- 3503-8080 - [email protected]

LEO MADEIRAS 71-3255-3000 - 3255-3030/[email protected]

LOJA DO TOTY3521-2168 - [email protected]

MAD. CRISTO REY3255-5353 - [email protected]

MADEIREIRA BROTAS3418-9999 - [email protected]

MADEIREIRA ITAPON3286-8800 - [email protected]

MADEIREIRA SÃO FELIPE3256-2114 - [email protected]

MADEIREIRAS E TELHAS71-3362-2922 - [email protected]

MANGUEIRÃO3215-2212 - [email protected]

MASTER MATERIAIS3356-3982 - 3232-6609

N. P TEXEIRA MAT COST32857132 - 3286-0866

NERI COML DE TINTAS3521-0098

NOGUEIRÃO3395-0722 - [email protected]

NORDESTÃO3255-2150 - [email protected]

NOVOLAR3521-1573 - [email protected]

O BAIANÃO3381-1605 - [email protected]

O BRASILEIRO3388-1001 - [email protected]

O FAZENDÃO3616-3586 - [email protected]

O REI DA CONSTRUÇÃO3377-6019 - [email protected]

O TIJOLINHO3359-1479 - 3353-1769

OGUNJÁ3276-8666 - [email protected]

PARFEL 3316-8700 - [email protected]

PISOS E CIA 71-3389-6706 - [email protected]

PORTINARI3246-8244 - [email protected]

SETÚBAL MATERIAIS3521-1229 - [email protected]

SHOW DE PISOS3257-2992 - 3385-6314

SILFERMA 71-3305-0728 - o mesmo

SJT MADEIREIRA3244-1825 - [email protected]

SUPER D2105-2277 - [email protected]

SUPER LOJA JB3371-4523 - o mesmo

TEA TINTAS3234-0355 - [email protected]

TEND TUDO2108-5000 - [email protected]

TERWAL MÁQUINAS3326-8801 - 3326-8899 [email protected]

TORRES MAT. DE CONST. 71-3395-1384 - [email protected]

VAREJÃO DAS CORES71-3555-9619 - [email protected]

VIVENDA3244-3399 - 3244-3454

BELLO FERRAGENS3379-3446 - 3379-0302/[email protected]

BRANDÃO DISTRIBUIDORA [email protected]

CASA AMORIM 3378-8009 - [email protected]

CASA DOS SOLVENTES [email protected]

CKL3379-0980 - 3379-0336

COMTEBRA COML71-3377-0528 - [email protected]

IMPACTO CIMENTOS3379-9329 - [email protected]

MAD. SIMONICA3617-3870 - [email protected]

PORTÃO MATERIAIS3379-2040 - [email protected]

SCHRAMM MATERIAIS3377-1155 - [email protected]

TOTAL MAT [email protected]

VAPT BLUE3378-2025 - 3378-2771/[email protected]

O JOELHÃO MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO71-3233-0347

INTERIORCONC. A CASA DO CONSTRUTORConc. do Jacuipe75 3243-2412 - 75 3243-1413

AGROSHOPPING Morro do Chapeu - [email protected]

ALO BAHIA Tabocas do Brejo Velho - 77-3657-220977-3657-2174 - [email protected]

ANDAIME Barreiras - 77-3614-7000 - [email protected]

APOIO DA CONSTAmargosa - 75 3634-2009 3634-3430

ATAKE MAT CONSTItabuna - 73 3617-3322 - 73 [email protected]

B. RODRIGUESSimões Filho - [email protected]

BELLOLARSimões Filho - 71 3396-31743396-6204 - [email protected]

BLOCOLARIlhéus - 73 [email protected]

CAÇULINHA MAT CONSTItabuna - 73 [email protected]

CAJAZEIRACamacan - 73-3283-1665/[email protected]

CANTEIRO DE OBRASPetrolina - 87 3864-4000 - [email protected]

CAPRI TINTAS Itabuna - [email protected]

CARNEIRO MAT.DE CONSTCotegipe - 77-3621-2245 - [email protected]

CASA AVENIDAJequié - 73 3525-2062 - [email protected]

CASA BAHIANACamp Formoso - 74 3641-1455 - 3645-2404

CASA CAMPOSBarreiras - 77 [email protected]

CASA FÁCIL Itabuna - 73-3612-5326

CASA GARRIDOSr do Bonfim - 74 3541-4110

CASA J. BARROSEntre Rios - 75 3420-220775 3420-2705 - [email protected]

CASA MAIA Conceição do Almeida - 75-3629-225975-3629-2744 - [email protected]

CASA O FERRAGEIROPaulo Afonso - 75 3281-3030

CASA PAULINO MAT. Jequié - 73-3525-9814 - [email protected]

CASASHOP SHOP. DA CONST. Vitória da Conquista - 3421-4276 - 2628

CASTELOFORTE Bom J. da Lapa - 3481-5331 - 4083

CDC ACABAMENTOSTx. de Freitas - 73 [email protected]

CENTRAL DA CONST. F.de Santana - 75 [email protected]

CHALÉ BELA VISTA Mucuri - 73-3206-1187 - [email protected]

CIMENTAL MAT CONST.Canavieiras - 73 [email protected]

COFETVit. Consquista - 77 [email protected]

COMAPELSto Ant. Jesus - 75 [email protected]

COMERCIAL MARKO Luiz Eduardo Magalhães77-3628-2756 - [email protected]

COMONTE Itabuna - 73-3617-2933

acomac55:Layout 1 3/9/2009 12:13 Página 50

Page 51: Revista Acomac 55

ACOMAC BAHIA 51

CONLARItabuna - 73 3214-8300 73 [email protected]

CONSTR. COSTA E SILVAMedeiros Neto - 73 [email protected]

CONSTROLUX Ipirá - 75-3254-1515 - [email protected]

CONSTRU CASA Cristopolis - 73-3618-1151

CONSTRUFÁCIL Itabuna - 73-3612-2651 - 3612-2651

CONSTRUFORT (GLAUBER)Jaguarari - 74-3532-1231 - 74-3532-1231

CONSTRULAJE MAT Ipira - 75-3254-2222 - 75-3254-1473

CONSTRUMADCamaçari - 71 3621-7144 - [email protected]

CONSTRUSHOPEuc. da Cunha - [email protected]

CORTES E RAMOS Boquira - 77-6345-2590 - [email protected]

DIMACOL MAT CONSTRcacule - 77 3455-1320 - [email protected]

DISMACONAlagoinhas - 75 3422-1903 - [email protected]

EXTRA CONSTRUÇÃOItabatã - 73 [email protected]

FERMACON MAT. CONSTR.Barreiras - 77 3611-4057 - [email protected]

GUILHERME MATERIAL Poções - 77-3431-1645 [email protected]

HIPERLAJECamaçari - 71 3678-1145 - 2021

J R MAT. DE CONSTRUÇÃOLuiz Eduardo Magalhães - [email protected]

JAÚ MATERIAIS Luis Eduardo Magalhães [email protected]

LOBO RURALCamaçari - 3674-0011 - [email protected]

LOJA AVENIDAIpiau - 73 3531-4129 - 73 [email protected]

LOJÃO MATERIAIS Itabuna 73-3617-3000 - [email protected]

LOJAS BURITIItabuna 73 [email protected]

MADEIREIRA MARAVILHA Bom J. da Lapa 77-3481-2032 - [email protected]

MADEIREIRA MIRENNA Jaguarari - [email protected]

MADEIREIRA SERAFIM Juazeiro74-3612-4301 - [email protected]

MADEIROLEsplanada - 75 3427-1413 - [email protected]

MADEMILGuanambi - 77 [email protected]

MAGOLCansanção - 75 [email protected]

MANSÃO DA CONSTR.Simões Filho [email protected]

MASTER MATERIAISSalvador 3356-3982 3232-6609

MATECOLS. Mig. das Matas - 75-3676-2106

MERCANTE Feira de Santana - [email protected]

MONIC HIPERS Sebast do Passé - 3655-4193 - [email protected]

MP CONSTRUÇÕESCandeias - [email protected]

NOGSto Ant. Jesus - 75 -3311-297775 3631-2675 - [email protected]

O CASARÃOEunápolis - 73 [email protected]

O CASARÃOItabela - 73-3270-2227 - 3000

O CASARÃOGuaratinga - 73-3277-2000

ORGANIZAÇÃO MACEDOIrecê - 74 3641-3914 - [email protected]

PAI MENDONÇAItabuna - [email protected]

PASSOS CONSTRUÇÕESRibeira Pombal - 75 [email protected]

PJ CONSTRUÇÕESItabuna - 73 3612-7600 - [email protected]

POPULAGE MAT CONSTRCamaçari - 3621-2272 - [email protected]

POPULAR MAT CONSTR.Porto Seguro - 73 [email protected]

PORTAL DA CONSTRUÇÃO Itaberaba - 75-3251-5487 - [email protected]

PORTAL DA ILHA MAT.Vera Cruz - 71 3682-1752 - 1009 [email protected]

PREDICASA MAT. PARA CONST. Luis Eduardo Magalhães - 77-3628-1994 - [email protected]

SAMOM Barreiras - 77-3611-5222 - [email protected]

SANTA RITA MAT. DE CONST.Camaçari71-3624-1060 - 3624-3426

SÃO LUIS MAT. CONSTRSanto Amaro 75 [email protected]

SOPISOS Ilhéus 73-3633-3698 - [email protected]

TELEBLOCOS MATERIAISCandeias - 3605-3601 - 3605-2329

TINTAS ALVESF. de Santana - [email protected]

VIÇOSA MAT. DE CONSTRUÇÃO Nova Viçosa73-3208-1435

VILAS BOASJacobina74 3621-3123 - [email protected]

WEBER MAT CONSTRCanavieiras73 3284-1672 - [email protected]

XL DA CONST LTDA Vera Cruz71-3633-1703 - 75-3633-3525 [email protected]

Guia do RepresentanteWAL TER ME LO RE PRE SEN TA ÇÕES

Rua João B. Cer quei ra, 251 - 1002 - Bl. C - Pi tu ba Cep.: 41.830-580 - Sal va dor - BA

Te le fax.: (71)3353-8404 Cel.: 8778-8404e-mail: [email protected]

AL TE NA BRA SIL, AL TE NA PLUS, VEN TI LA DO RESSPI RIT - Con ta to: WAL TER ME LO

IN BA HIA RE PRE SEN TA ÇÕES LTDA.R. Wal de mar Fal cão, 227 - Shop ping Hor to Cen ter - Sa la 210

Bro tas - Cep.: 40.296-710 Sal va dor - BA-Te le fax.: (71) 3276-0234 Tel.: 3492-8804 - Cel.: 9168-1221

email: in ba hia@ uol. com.br

Contato: ITA MAR MAR QUES / LUCIA

STAM UNIÃO MUN DIAL VEN TI SOL(Fe cha du ras / Ca dea dos) (Do bra di ças / Fer ra gens) (Ven ti la do res / Exaus to res)

MANTAC MACX/CO LA(mangueiras / tubos) (Ar ga mas sa / re jun tes)

DÍ NA MO RE PRE SEN TA ÇÕES LTDA.Lo tea men to Ma ris sol II, Q. 12 Rua Ita gi Cep.: 42.700-000 Lau ro de Frei tas - BA

Te le fax (71) 3378-7330 Cel.: (71) 9967-6721e- mail: di na mo rep@gmail. com

CE RÂ MI CA IN CE SA - BAS SA NI MA DEI RASCon ta to: CEL SO SOA RES

D MAR TINS REPR. LTDAR. Pris ci la B. Du tra, 263 - Vi las do Atlân ti co - Quadra

A Lote 24 - CEP - 42700-000Fone / Fax:(71) 3369-0104 - Cel:9982-1510/8127-2277

e- mail: dmar tins ltda@ter ra. com.brVEDACIT (Impermeabilizantes), VIQUA (Torneiras e

Plasticos de engenharia), MAGNET (Haste de aterramento), INTRAL (Reatores e Luminárias), PRYSMIAN

Con ta to: MAR TINS

PUMA REPRESENTAÇÕES LTDAAv. Paulo Filadelfor, nº 30 - Vitória da Conquista-BA -CEP: 45050-020 - Telefax: 77 3421-2063 / 77 9135-4860

email.: [email protected] DECA METAIS / SICMOL S.A. / COTTO BAHIA (Cerâmica

Fenix) / VISTA BELLA (Cerâmicas)Con ta to: JÚNIOR ALMEIDA

CARLOS CALDAS REPRESENTAÇÕES LTDARua Bombeiro Eliezer de Alexandrino, 144 - Bloco C -

Ap. 202 - Boca do Rio - Salvador-BATelefax: 71 3231-3797 / 71 9987-2220 / 8771-2220

email.: [email protected] - AMANCO - STOC METAIS SANITÁRIOS - REDDIAMOND (Discos e Brocas)- Con ta to: CARLOS CALDAS

AGRESSIVA REPRESENTAÇÕESRua Djalma Dutra - nº 350 - loja 113 - Cep.: 40255-000

Shopping Sete Portas - Telefax: (71) 3312-6836 Cel: (71) 9195-0271 - Email: [email protected]

Herc - ( torneiras, armários, filtros, assentos e outrosacessórios), MomFort - (ferramentas p/ pintores e pedreiros),

Alumasa- (caixa de descarga e escadas de alumínio), Forusi - ( fios e cabos), F.C.- (extensões e mat. elétricos, telefonia), Hidropal - (metais), D'Tools - (ferramentas),

Contato: Antonio Carlos (ACM) e D. Yolanda

LEANDRO DO OESTE REPRESENTAÇÕESTelefone: 75 3223-1780 / 7280 / 77 9115-9788

email.: [email protected] EXPAMBOX (Armários de Banheiro)

UNOCANN (Tubos e Conexões) / ARGALIT

Con ta to: JORGE LEANDRO

ROBERT REPRESENTAÇÕES LTDARua Arthur de Azevedo Machado, 317 - Sala 101

Telefax: 71 3342-7293 / 7284 - 71 8133-2699email.: [email protected]

EUCATEX / FORMICA / BASE COMPONENTES

Con ta to: ROBERT

acomac55:Layout 1 3/9/2009 12:13 Página 51

Page 52: Revista Acomac 55

52 ACOMAC BAHIA

Guia do Representante

acomac55:Layout 1 3/9/2009 12:13 Página 52

Page 53: Revista Acomac 55

acomac55:Layout 1 3/9/2009 12:13 Página 53

Page 54: Revista Acomac 55

Guia do Representante

PARA ANUNCIAR: (71) 3344-1911 / 1624CEL: (71) 9207-4337

CONTATO:

MARA MACHADO

acomac55:Layout 1 3/9/2009 12:14 Página 54

Page 55: Revista Acomac 55
Page 56: Revista Acomac 55