Revista Aliados VIPs Dezembro 2011

28
Del Valle traz conceito “&Nada” para o Brasil Treinamento: ferramenta para bons resultados ATENDIMENTO AO CLIENTE Ano 2 • nº 4

description

Revista Aliados VIPs Dezembro 2011

Transcript of Revista Aliados VIPs Dezembro 2011

Page 1: Revista Aliados VIPs Dezembro 2011

Del Valle traz conceito “&Nada” para o Brasil

Treinamento: ferramenta para bons resultados

ATENDIMENTO

AO CLIENTE

Ano 2 • nº 4

Page 2: Revista Aliados VIPs Dezembro 2011
Page 3: Revista Aliados VIPs Dezembro 2011

Natal: a melhor época para aumentar as vendas!Já chegamos ao final de 2011 e, com a proximidade do Natal, é hora de definirmos estratégias para aproveitar a melhor época do ano para o comércio. As festas de final de ano movimentam todo o País, seja nas regiões turísticas ou nos grandes centros.

Considerando que queremos sempre contribuir com informações que possam ajudá-lo a melhorar ainda mais o seu faturamento, preparamos para esta edição uma matéria especial sobre Natal. Trazemos dicas simples e fáceis para preparar o estabelecimento para esta época, o que inclui definição de produtos, estoque, decoração e até treinamento de equipe.

Com a chegada de 2012, não podemos esquecer das mudanças do SPED, que passam a valer a partir de janeiro. Por isso, temos uma matéria específica sobre o assunto.

Confira ainda as novidades sobrea Campanha Aliados VIPs e olançamento Del Valle.

Veja como ficou fácil resgatar seus prêmios on-line pelo nosso site www.aliadosvips.com.br.

Boa leitura!

Equipe Aliados VIPs

Revista Aliados VIPs é uma publicação da Coca-Cola Brasil, exclusiva para os inscritos no Programa Aliados VIPs, sob a coordenação de Moisés Fernandes e Adriana Cavalcanti • Editada e produzida pela DIA Comunicação • Diretora de atendimento: Marcia Tabajara • Gerência de atendimento: Juliana Barreto • Atendimento: Larisse Lucena • Produção gráfica: Fabio Fernandez – Robson Lima • Jornalista responsável: Fernanda Pancheri (MTb 31.302/SP) • Design e editoração: Lucia Fontes.

Nossas palavras

Destaques desta edição

14

É hora de se preparar para o NatalPrincipal época para o comércio, o final do ano exige atenção com o mix de produtos, os estoques e a decoração

4Campanha Aliados VIPs traz mais de 15.000 itens para resgate

6Del Valle traz conceito “&Nada” ao mercado brasileiro

8Aliado vence Concurso Cultural Dia das Mães

9Casos de sucesso: Laranja Caseira, Kuat e Sprite

12Para crescer é preciso investir

17Caravana de Natal: mais que tradição em uma data especial

18Treinamento de equipe: ferramenta para bons resultados

20Prepare-se: PIS e Cofins digitais a partir de janeiro

22Goiânia: muito verde no coração do Brasil

24Projeto Coletivo Coca-Cola

26Receita para a ceia de Natal

ATENDIMENTOAO CLIENTE

Page 4: Revista Aliados VIPs Dezembro 2011

Campanha

prêmios pela Internet!Agora você também pode resgatar seus

Veja como é fácil:

Acesse www.aliadosvips.com.br, clique em Resgate Online e confirme os dados de entrega do produto.

1

Confira seus pontos no menu à esquerda e selecione o tipo de departamento, o

produto e a voltagem. Clique em Colocar no carrinho e confirme.

2

Corra e garanta o seu prêmio!Afinal, as quantidades são limitadas e a disponibilidade dos produtos varia de acordo com o estoque

Confirme novamente o CEP do endereço de entrega e clique em Concluir.

3

Anote o número do pedido para acompanhamento posterior.

4

Sempre que desejar acompanhar a solicitação, insira o número de seu pedido.

5

Page 5: Revista Aliados VIPs Dezembro 2011

5

Para mais informações, entre em contato com a Central de Atendimento Aliados VIPs: 0800 283 21 21 ou acesse

o site www.aliadosvips.com.br.

Muito mais prêmiospara este NatalCampanha Aliados VIPs traz mais de 15.000 itens para resgate

Imag

ens:

arq

uivo

Coc

a-Co

la. M

eram

ente

ilus

trati

vas.

Aliados CardO Aliados Card é um vale-compras eletrônico, criado especialmente para quem quer reformar, pintar ou modernizar o estabelecimento. Ele já vem carregado e pode ser utilizado em diversas lojas de materiais de construção. Verifique seu saldo e resgate os produtos desejados.

Natal é época de presentear. E, sempre com o objetivo de trazer mais novidades e oportunidades para todos os Aliados VIPs, o catálogo de prêmios da Campanha Aliados VIPs está recheado de novidades. Ao todo, são mais de 15.000 itens disponíveis para resgate, dividi-dos em uma série de categorias para livre escolha.

Em cada uma das categorias, há vários produtos para escolher.

Para conhecer todas as opções, basta entrar no site www.aliadosvips.com.br, colocar o login e a senha de acesso, verificar o saldo de pontos e procurar os presentes que deseja ganhar no item Catálogo.

Se desejar aumentar o saldo e ampliar ainda mais as suas possibilidades de troca, neste final de ano, fique atento às campanhas que podem ocorrer no decor-rer da temporada e acumule pontos extras e bônus.

Page 6: Revista Aliados VIPs Dezembro 2011

6Revista Aliados VIPs

Lançamento

Com o dia a dia cada vez mais corrido, o que os consumidores querem é uma vida mais natural e com qualidade. E é exatamente para atender a esta necessidade, com conveniência e simplicidade, que Del Val-

le acaba de trazer para o Brasil o conceito “&Nada”. Trata-se de uma solução para os consumidores que buscam bebidas prontas para beber, feitas com fruta natural e nada de conservantes, para substituição dos produtos não prontos ou em pó.

O primeiro lançamento da linha é Del Valle Limão&Nada, que chega ao mercado nas embalagens de 1 L e 300 ml. Del Valle Limão&Nada é uma limonada pronta para beber, fei-ta com o suco de limão e nada de conservantes. O objetivo de Del Valle com o lançamento é ampliar o leque de opções de bebidas prontas, com uma proposta que se adapte aos desejos e necessidades dos consumidores. O público-alvo prioritário de Del Valle Limão&Nada são adultos, espe-cialmente mães, de classe socioeconômica AB.

Antes de chegar ao Brasil, a bebida Limão&Nada foi lançada na Espanha e em outros países da Europa e da Ásia. Após três anos, as vendas do produto na Espanha mais que dobraram e hoje já representam 1/3 do volume de vendas de Minute Maid, a mar-ca de sucos do país. Para atender às necessida-des dos brasileiros, o sabor, a fórmula e a emba-lagem foram adaptados. Del Valle Limão&Nada será distribuído para hiper e supermercados, padarias, restaurantes, lanchonetes e lojas de conveniência.

O lançamento do produto será supor-tado por campanhas em TV, revistas, internet e, em algumas localidades, também acontecerão ações de de-gustação. Tudo para apresentar esta novidade ao consumidor e aumentar as vendas.

Primeiro produto da linha é Del Valle Limão&Nada, uma limonada pronta para beber, feita com suco de fruta e nada de conservantes

Del Valle traz conceito “&Nada”ao mercado brasileiro

Page 7: Revista Aliados VIPs Dezembro 2011

7

Limão&Nada:campanha

para TV

Limão&Nada no seu PDVImplemente os materiais de comunicação de Limão&Nada no seu estabelecimento! Coloque as peças nas áreas quentes, como buffet, mesas e balcão.

Display de Mesa

Display de Cardápio

Bottom

Testeira

Display de Monitor

Page 8: Revista Aliados VIPs Dezembro 2011

Fiquei muito feliz por ganhar o concurso. Quando criei a frase, estava com a minha mãe. Pensei nesta frase, li para ela e ela gostou. Para

mim, já estava valendo

Concurso cultural

O Aliado VIP Maurílio Marques de Paulo Santos ganhou uma viagem de duas noites a Natal

Concurso Cultural Dia das Mães

Maurílio Marques de Paulo Santos, de Ja-boticatubas (MG), foi o vencedor do Con-curso Cultural Dia das Mães, promovido

pelo programa Aliados VIPs e a TAM Viagens. Santos venceu centenas de participantes de todo o Brasil, com a frase: “Não sei o que é melhor: colo de mãe, viajar pela TAM Viagens ou Coca-Cola gelada. Que tal os três juntos?”.

conta o Aliado, que ganhou uma viagem de duas noites a Natal, com acompanhante.

Foto

: Gla

dyst

on R

odrig

ues

Page 9: Revista Aliados VIPs Dezembro 2011

Casos de sucesso

9

Em quase dois anos, Del Valle Laranja Caseira representa 30% das vendas de sucos na Lanchonete e Padaria Vieira

e ganha até evento em São Gonçalo

Del Valle Laranja Caseira aumenta as vendas

Desde julho deste ano, o Del Valle

Laranja Caseira e o Del Valle Laranja

Caseira Light estão com novas

embalagens

Conheça os diferenciais de Del Valle Laranja Caseira O néctar é feito a partir de frutas selecionadas e possui o sabor e os gominhos da laranja.

Cada embalagem de um litro contém o suco de oito laranjas.

Charles Alves dos Santos, proprietário da Lan-chonete e Padaria Vieira, decide incluir ou não uma mercadoria nas gôndolas de acor-

do com sua própria avaliação do produto. Até o começo de 2010, por exemplo, o estabelecimento localizado no bairro Mutondo, em São Gonçalo, no Rio de Janeiro, oferecia diversos sucos da linha Del Valle Mais, mas ainda não disponibilizava o néctar Del Valle Laranja Caseira.

A situação mudou quando a vendedora Elizangela Moura Pereira Pinto apresentou a Santos os diferen-ciais do produto, como a preservação dos gominhos e do sabor natural da fruta.

Hoje, quase dois anos depois, Del Valle Laranja Caseira representa 30% das vendas de todos os sucos e néctares vendidos no estabelecimento. “O início é sempre o período mais difícil. A gente começa sem perspectiva de venda. A gente quer vender e não sabe a aceitação. Mas o resultado foi muito bom, tanto que promovemos, no dia 1º de maio deste ano, um evento com foco especial no suco para au-mentar ainda mais as vendas”, explica.

A festa contou ainda com promoções combina-das do néctar com os minipães de batata recheados e minicroissants, produzidos pela padaria. O evento teve também sorteio de brindes, faixas nas ruas e carros de som para atrair o público.

Foto

: Mar

celo

Car

nava

l

Page 10: Revista Aliados VIPs Dezembro 2011

Para conquistar o cliente, Ana destaca três dicas principais:P tenha sempre produtos diferentes para agradar a todos

os tipos de clientes;P faça prevalecer o preço sugerido das bebidas;P mantenha a geladeira organizada, como o indicado pela Coca-Cola. “Tudo isto faz diferença”, afirma Ana.

Casos de sucesso

10

Há quase dois anos, Ana Fabricia Santos Sil-va está à frente da Super Gula Lanchonete e Doceria, localizada no bairro Jatiúca, em

Maceió, Alagoas. Desde o início dos negócios, Ana sempre esteve preocupada em atender às necessi-dades dos clientes e criar boas oportunidades para aumentar as vendas.

O estabelecimento vende salgados, lanches e re-feições, além de encomendas para festas (kits com doces, salgados, tortas e refrigerantes). “Na lancho-nete, o salgado que mais vendemos é a coxinha. En-tre os refrigerantes, a Coca-Cola sempre foi líder de vendas”, conta Ana.

Para incentivar as vendas de outros produ-tos, a cada trimestre, Ana cria promoções di-ferenciadas. “Neste trimestre, fizemos uma promoção com a venda da coxinha, unindo dois produtos com boa aceitação entre os clientes. Com a decisão, as vendas de Kuat aumentaram 30%”, comemora.

A ideia surgiu para oferecer opções diferenciadas à clientela, para entender suas preferências. “Quando inaugura-mos, era um começo de carreira, um aprendizado. Mas, com o estímulo da Coca-Cola e condições especiais,

Com definição de “combos”, vendas crescem 30%

Lanchonete de Maceió faz promoções e aumenta as vendas de Kuat

Foto

: A.C

ruz

conseguimos manter o preço sugerido de Kuat, que hoje se vende muito bem, tanto sozinho quanto na promoção”, explica Ana.

Na venda dos kits para festas, Ana também pro-cura incluir refrigerantes diferentes, para agradar a todos os gostos. “Nos kits, trabalhamos com os refri-gerantes de 2 L e sempre incluo, além de Coca-Cola, Kuat, Fanta e Sprite”, comenta.

Page 11: Revista Aliados VIPs Dezembro 2011

Desde outubro, a campanha “Sons Urbanos” traz novas latas promocionais de Sprite, com design inovador, códigos para baixar novos sons e uma novidade: quando gelada, parte da lata muda de cor!

Revista Aliados VIPs

Este é um dos exemplos de sucesso entre as ações nacionais realizadas

durante a campanha de Sprite

Há seis anos, Leandro da Cunha Ignácio inau-gurou a Cantina Militar, na Base Militar de Mallet, na cidade de Santa Maria, Rio Grande

do Sul. O objetivo inicial era conquistar os militares, clientela fixa da unidade, com bom atendimento e produtos de qualidade. Desde então, Ignácio passou a comercializar os refrigerantes e sucos Coca-Cola.

Os carros-chefes da cantina são o pastel e a Coca-Cola, que representam 30% das vendas cada um. Na sequência, Sprite aparece com 15% das vendas. “Co-mecei a trabalhar com combos de pastel ou lanche com refrigerante, sendo que o cliente pode escolher entre Coca-Cola, Sprite, Kuat e Fanta. Tive 100% de aumento nas vendas”, comemora Ignácio.

No ano passado, aproveitando a campanha de Sprite na mídia, Ignácio registrou aumento de 50% nas vendas do refrigerante. A campanha convidava os consumidores a criarem novas latinhas, com o in-centivo de quatro latas iniciais, criadas por grafiteiros convidados. “Passei a expor as latinhas no balcão, o que chamou a atenção dos clientes. Com a lembran-ça, eles começaram a pedir mais Sprite, também para colecionar as latinhas”, conta o proprietário.

Aliado VIP expôs as embalagens no balcão da lancheria, o que motivou as vendas

Latas decoradas aumentam em 50% asem Santa Maria (RS)vendas de Sprite

Assim como os demais produtos Coca-Cola, Sprite também tem ocasião de consumo ideal. Por ser refres-cante, o produto é recomendado para consumo ime-diato, o que o torna ideal para bares e lanchonetes.

O estabelecimento é o único especializado em lanches e refeições da base militar. “Por isso, me preocupo ainda mais em atender bem e oferecer produtos de qualidade. Aqui temos sempre o mes-mo cliente. Se não o tratarmos bem, ele não volta”, explica Leandro.

Foto

: Fer

nand

o Ra

mos

Page 12: Revista Aliados VIPs Dezembro 2011

Pensando no futuro

Em alguns momentos, não há como fugir: é hora de planejar e investir

Ninguém duvida que o pequeno e o médio varejistas são extremamente importantes para atender às necessidades dos consumi-

dores e ajudam a impulsionar a economia brasileira. E, como a ideia é sempre vender mais, há momentos em que é necessário investir para continuar crescen-do. Porém, como saber quando chegou a hora de dar o próximo passo?

De acordo com Mauro Calil*, professor e educa-dor financeiro, o primeiro ponto que o empresário tem de ter em mente é a real necessidade do inves-timento e o que deseja atingir com ele. Neste mo-mento, é preciso fazer contas e observar o desempe-nho da loja. Segundo o especialista, o comerciante precisa ter um objetivo claro, ou seja, saber no que irá investir, aonde quer chegar e ter consciência de que parte do faturamento deve ser sempre direcio-nada para o desenvolvimento do ponto de venda. Os investimentos podem ser necessários para aumen-tar o tamanho da loja, modernizar equipamentos, começar a oferecer serviços ou, simplesmente, para reformar e melhorar o visual.

“Modernizar equipamentos pode significar econo-mia de gastos com energia, como, por

exemplo, geladeiras velhas que gas-

tam mais que as modernas. Pense também em me-lhorias no visual. Afinal, consumidores preferem en-trar em um estabelecimento novinho”, explica Calil.

Uma forma de perceber que chegou a hora de crescer é quando a procura pelos produtos é supe-rior à quantidade disponível na loja, ou seja, quan-do a capacidade atual já não é mais suficiente para atender aos consumidores. Neste caso, pode ser o momento de investir na expansão da loja.

E como conseguir dinheiro para investir? Se o comerciante não tiver uma reserva para fazer os in-vestimentos necessários, é preciso buscar as opções disponíveis no mercado. As instituições financeiras possuem linhas de crédito para diferentes necessida-des. Há, inclusive, linhas específicas para investimen-to em aumento de loja, além das opções mais tradi-cionais de capital de giro.

Em todos os casos, a recomendação de Calil é sem-pre preferir as alternativas que possuem juros meno-res. “Faça uma conta simples: se você pagará X% de juros durante o período de empréstimo, o retorno es-perado – que, neste caso, seria o aumento das vendas – deve ser maior que o valor gasto, já considerando os juros. Se for menor ou igual, é sinal vermelho: você vai pagar e não verá retorno desse investimento”, explica.

Para crescer, é preciso investir

Pesquise nas próprias agências dos bancos as que oferecem as melhores condições de prazos e juros. Alguns bancos concedem empréstimos apenas a clientes;

Dependendo do objetivo, avalie todas as opções, sejam linhas de crédito,

financiamento, consórcios, amigos, parentes etc.

Nunca adquira empréstimos ou

financiamentos que ultrapassem 20% ou 30% do faturamento;

Fique atento na hora de buscar um empréstimo

12

© R

etice

nt |

Dre

amsti

me.

com

Page 13: Revista Aliados VIPs Dezembro 2011

*Mauro Calil é Administrador de Empresas, com MBA em Varejo pela FIA/FEA da USP, e Pós-Graduação em Marketing pela ESPM. É membro do Instituto Nacional de Investidores (INI), referência em Educação e Orientação para Investimentos. Muitos de seus cursos são ministrados em parceria com o INI. Recentemente lançou o livro de Educação Financeira “A Receita do Bolo”.

A Twist Lanches, localizada em Maceió, Alagoas, é um exemplo de como é

importante buscar formas de investir para crescer.

Antes de abrir a lanchonete, o Sr. Paulo Cesar da Silva trabalhava em uma metalúrgica e, para

aumentar a renda, começou a vender doces e salgados. Saiu da empresa, pegou o dinheiro da

indenização, comprou um forno de microondas e abriu um quarto da casa para montar a lanchonete.

Começou a trabalhar com delivery e as primeiras entregas foram feitas em uma bicicleta, com uma

caixa improvisada.

Os negócios foram evoluindo e surgiu a oportunidade de comprar uma moto usada. Como

o antigo dono queria transferir a dívida, Silva conseguiu reduzir bem o valor da entrada e

assumiu 36 parcelas.

O terceiro investimento foi a troca da moto antiga por uma mais nova. Silva também negociou bem a

entrada e as parcelas, para que todas coubessem no orçamento. Nessa época, a lanchonete já tinha tomado quase toda a casa, e Silva decidiu investir

pela quarta vez.

Com R$ 9.000,00 em economias, fez um orçamento para reformar a lanchonete e a casa. O custo total seria R$ 15.000,00, e Silva decidiu

começar a reforma. O dinheiro restante teria de vir do aumento das vendas. A reforma

começou em junho de 2010 e, em dezembro do ano passado, a família já retornava à

a casa reformada. “Sem nunca deixar de lado a qualidade dos nossos produtos,

construímos muita coisa nesses três anos. E não vamos parar. O meu objetivo é ir para uma grande avenida. Sabe o que significa Twist? Significa redemoinho:

ninguém segura”, afirma.

TwistLanches:onde investir

é crescer

Avalie se o investimento proporcionará um retorno financeiro adequado para

atender aos custos mensais dos investimentos – ou seja, os juros.

Fique atento na hora de buscar um empréstimo

Quando os investimentos visam à compra de equipamentos, além das opções de crédito nos bancos, o comerciante pode optar pelos finan-ciamentos nas próprias lojas que vendem os pro-dutos. O professor Calil dá um exemplo simples e prático para o comerciante ter uma ideia de como calcular se vale a pena entrar em um investimento como este: “Suponha que o objetivo é investir em uma moto para fazer entregas. O preço do veículo, à vista, é de R$ 5 mil. Em 40 parcelas de R$ 200,00, a moto ficaria por R$ 8 mil, ou seja, R$ 3 mil de juros. Para valer a pena, o retorno com as vendas adicionais deve ser maior do que o preço que o comerciante pagaria pela parcela do financiamento (R$ 200,00), acrescido de todas as despesas com a moto. Se for menor, não vale a pena ter a moto. Mude para uma bicicleta ou outro veículo mais em conta”.

13

© Vinicius Tupinamba | Dreamstime.com

Page 14: Revista Aliados VIPs Dezembro 2011

DecoraçãoA arrumação do PDV para o Natal é muito importante nesta época. É a decoração que irá lembrar o cliente do clima de final de ano e envolvê-lo. Incluir em um canto da loja uma árvore de Natal, pendurar bolas natalinas no teto, colocar nas mesas e no balcão um enfeite natalino são opções simples que lembram o consumidor deste momento e mostram que o estabelecimento também está envolvido com o Natal. Além das dicas gerais, Simone aponta possibilidades específicas para cada tipo de estabelecimento:

Padaria e Minimercado: podem-se fazer opções simples, como uma mesa bem bonita, decorada com papel crepom vermelho e expor os principais produtos. Para minimercados, outra dica é encapar as ilhas também com papel crepom vermelho para chamar a atenção do consumidor.

Lanchonetes, Bares e Botecos: neste caso, decorar as mesas e o balcão é a principal recomendação. Pode-se criar um pequeno enfeite de Natal para

colocar nas mesas. “O que sempre digo é que a gente pode fazer uma decoração bacana com

pouco ou muito dinheiro. O importante é fazer”, destaca Simone.

Matéria de capa

É hora de se preparar para o NatalPrincipal época para o comércio, o final do ano exige atenção com mix de produtos, estoques e decoração

ONatal é a principal data para o varejo e é pre-ciso investir para tornar este período também recorde em vendas. Com o aquecimento da

economia, as vendas têm crescido nos últimos anos e a expectativa é que 2011 também seja bem positivo.

No ano passado, de acordo com dados da Serasa Experian*, as vendas realizadas na semana do Natal, de 18 a 24 de dezembro, cresceram 15,5%, quando comparadas com o mesmo período de 2009. Trata-se do maior crescimento em volume de vendas des-de 2004, quando o aumento foi de 16,1%.

“Na época do Natal, o cliente está emocional-mente envolvido e está aberto a tudo o que reme-te ao espírito de Natal. Assim, é muito importante o estabelecimento se adequar a este momento”, afirma Simone Terra**, especialista em va-rejo e comportamento de compra.

14

Page 15: Revista Aliados VIPs Dezembro 2011

A decoração irá envolver o consumidor no clima de Natal e a comunicação de produtos no PDV vai, ao mesmo tempo, chamar a atenção para os produtos que o comerciante deseja trabalhar neste momento. Neste caso, há algumas dicas que requerem cuidado: • Se o estabelecimento tem um espaço pequeno, é importante saber que o consumidor não anda olhando para cima. Ou seja, não adianta colocar um monte de cartazes pendurados fora do alcance de visão do consumidor. • O consumidor olha sempre na horizontal, em uma altura que vai de 50 cm a 180 cm. Assim, as melhores alternativas de comunicação são as incluídas nas gôndolas. • Não poluir demais o ambiente. É preciso dosar a comunicação e selecionar o que, de fato, é importante comunicar. • Atenção aos preços: como há produtos diferentes nesta época do ano, verifique se os preços estão no local certo.• Organização das geladeiras: é preciso ficar atento à reposição das bebidas geladas por conta das compras de última hora.

Comunicação de produtosVeja como aplicar as peças de Natal

da Coca-Cola no seu estabelecimento:

Page 16: Revista Aliados VIPs Dezembro 2011

Matéria de capa

*Serasa Experian (www.serasaexperian.com.br) é uma das principais em-presas de consulta de crédito do mundo e detém o mais extenso banco de dados da América Latina sobre consumidores, empresas e grupos econômi-cos. Há mais de 40 anos presente no mercado brasileiro, a Serasa Experian participa da maioria das decisões de crédito e negócios tomadas no País, respondendo a 4 milhões de consultas por dia, demandadas por 400 mil clientes diretos e indiretos.

**Simone Terra é Conselheira do Comitê de Promoção, Trade e Varejo da ABA SP, graduada em Ciências Sociais (UFF), Pós-Graduada em Pesquisa de Mercado e Marketing Estratégico na França (ADETEM), com especialização em Varejo e Comportamento de Compra (GCG- França).

16

Mix de produtoCom relação aos produtos, é preciso avaliar a variedade. No entanto, antes de sair comprando artigos natalinos e lotar a loja com variedades, é preciso conhecer as diferentes ocasiões de compra relacionadas ao Natal e, em quais delas, o estabelecimento se enquadra. Segundo Simone, há três principais ocasiões de compra:

• Ceia e almoço de Natal: o consumidor vai ao Ponto de Venda para comprar ingredientes ou encomendar produtos para a ceia e o almoço de Natal. Entre os produtos mais procurados, estão carnes, bebidas, panetones e cereais.

• Pequenos presentes: muitas vezes, o cliente busca apenas presentes pequenos para alguém próximo ou para eventos como “amigo secreto”. Neste caso, o mix de produto inclui bombons, CDs, vinhos etc.

• Festas de final de ano: as comemorações em empresas, muitas vezes, pedem produtos diferenciados, como, por exemplo, enfeites, copos plásticos, guardanapos com temas natalinos etc.

A partir das diferentes ocasiões de compra, o comerciante precisa avaliar o mix atual de produtos, ou seja, o que ele já trabalha no estabelecimento, e o que gostaria de colocar em destaque na época do Natal. A partir desta reflexão, é possível definir o mix ideal para o tipo de estabelecimento.

Decidido o que comprar, é hora de pensar na quantidade. Segundo Simone, os comerciantes podem começar a fazer pequenos testes para verificar quais produtos podem ser bem recebidos pelos clientes. “Mas atenção para não se superestocar”, recomenda a especialista em varejo e comportamento de compra.

Em uma padaria, por exemplo, é possível começar a incluir um panetone ou uma bebida. “O comerciante pode comprar só uma caixa de champanhe para testar se o público compra. Caixas de bombom e outros presentes também podem ser incluídos aos poucos no mix”, ressalta. Se os produtos tiverem boa aceitação, a recomendação é aumentar as compras gradativamente para atender à demanda.

Para estoques de produtos mais comuns, como refrigerantes e sucos, uma dica é criar, na própria loja, uma decoração com esta mercadoria. Um exemplo é empilhar os refrigerantes formando imagens ou mensagens de Natal.

Estoques

Padarias: é preciso comunicar que o estabelecimento prepara ceia ou almoço de Natal. “Na reta final, as pessoas mais

organizadas já encomendam e, quem pensar nesta alternativa de última hora, irá lembrar do

estabelecimento por já ter visto esta informação várias vezes”, alerta Simone.

Page 17: Revista Aliados VIPs Dezembro 2011

Memória

Arelação da Coca-Cola com o Natal vem de lon-ga data. Além da criação da imagem do Papai Noel, em 1931, há um evento, realizado em

diversas cidades do País, que também já se tornou tradicional. Trata-se das Caravanas de Natal Coca-Co-la Brasil. Formadas por caminhões decorados e ilu-minados, as Caravanas levam o Papai Noel às ruas de inúmeros municípios.

Organizadas pelas fabricantes da Coca-Cola Brasil em todo o País, a definição dos locais que receberão a visita dos caminhões acontece no mês de outubro. Nos Estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, por exemplo, as Caravanas são organizadas pela An-dina, empresa responsável pela fabricação, engarra-famento e distribuição do refrigerante para todas as cidades da região.

Diogo Gioia, responsável pelas Caravanas na em-presa, conta que o projeto começou em 1998. “A primeira Caravana que realizamos aconteceu há 13 anos. Ao longo desse período, evoluímos muito. Hoje, temos quatro caminhões e duas picapes”, afirma.

Todos os caminhões e pi-capes iluminados deixam a fábrica sempre um mês antes do Natal, ou seja, no dia 24 de novembro. Até o dia 24 de dezembro, a Caravana percorre as ruas das cidades selecionadas, das 18 às 24 horas.

Todo ano, além da visita do Papai Noel, as Cara-vanas levam algumas atividades para as crianças. No ano retrasado, por exemplo, em alguns municípios do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, a Caravana realizou, durante o dia, peças de teatro e oficinas culturais.

“A época de Natal já é um período bom para ven-das e Coca-Cola é uma referência muito grande para esta época do ano. A Coca-Cola sempre faz embala-gens e campanhas específicas para esta data. Trata-se de um período muito especial. E, como Coca-Cola é compartilhar felicidade e bons momentos, a Cara-vana materializa tudo isto. Quando ela chega, há um sentimento de grande alegria”, finaliza Diogo.

Papai Noel da Coca-Cola percorrerá diversas cidades em todo o País

mais que tradição em uma data especial

Caravana de Natal:

Aproveite esta época do ano, com as campanhas, as embalagens e os materiais de Natal da Coca-Cola para aumentar ainda mais as suas vendas. Confira também se a Caravana de Natal irá visitar a sua cidade este ano. Consulte o site www.cocacola.com.br

A época do Natal também é excelente para desenvolver ações junto à comunidade. Aproveite este período para ajudar

quem precisa

Page 18: Revista Aliados VIPs Dezembro 2011

Informações no ponto

ATENDIMENTO

AO CLIENTE

*Ederson Varejo é palestrante do varejo e Consultor em Gestão Organizacional e Comercial do Varejo. Formado em Administração de Empresas pelo Instituto Católico de Minas Gerais, atualmente, dedica-se a pesquisas de atualizações do varejo brasileiro.

**Guilherme de Almeida Prado é Sócio-Diretor-Geral da Plano1, é graduado em Administração pela EAESP – FGV, Presidente da Ampro e Vice-Presidente da FIMAPRO – Federação Iberoamericana de Marketing Promocional.

18Revista Aliados VIPs

ferramenta para bons resultadosTreinamento de equipe:

Especialistas em varejo dão dicas de como e por que treinar a equipe

Todo estabelecimento, seja uma padaria, um minimercado ou uma lanchonete, precisa ter colaboradores bem treinados para garantir a

qualidade dos serviços. Nenhum consumidor gosta de ser mal atendido ou chegar a uma loja desorga-nizada e suja. Para que tudo funcione corretamente, é preciso manter uma equipe bem treinada e atenta a todos os detalhes.

“Treinar é importante para gerar um bom resul-tado na loja. Em muitos varejistas, a falta de treina-mento é decorrente de hábitos antigos, quando se trabalhava ganhando dinheiro com estoque e infla-ção, não havendo necessidade de treinar funcioná-rios. Hoje em dia, o treinamento é fundamental”, explica Ederson Varejo*, palestrante e Consultor em Gestão Organizacional e Comercial para o Varejo.

Segundo Guilherme de Almeida Prado**, Presi-dente da Ampro (Associação de Marketing Promo-cional), investir em treinamento pode ser o grande diferencial dos pequenos varejistas. “O principal desafio do pequeno varejo é que o quadro de fun-cionários é sempre menor do que o ideal. Por isso é que vale muito a pena investir em treinamento. Como o pequeno varejo não pode contratar muitas pessoas, o segredo está em ter uma equipe muito atenta aos detalhes e com disposição para colocar a mão na massa”, acrescenta.

O envolvimento do proprietário nesse processo é fundamental. “O treinamento mais importante é o

de transmitir o que se espera da equipe e comunicar, frequente-mente, o que os funcionários têm feito de bom. Cada empresa tem uma forma de atender o clien-te e determinar prioridades. Se isso não fica claro para o funcionário, não é possível aproveitar todo o potencial da equipe”, afirma Prado.

Com o movimento de final de ano, é comum a contratação de funcionários temporários. Entre os cargos, os mais solicitados são para atendimento e reposição de produtos. Diante da necessidade de contratação de temporários, é importante que os proprietários já tenham na loja profissionais bem

treinados, que possam auxiliar os novos contratados.

Temporários para o Natal

© F

reud

| D

ream

stim

e.co

m

Page 19: Revista Aliados VIPs Dezembro 2011

19

Como montar um treinamento

Seja em uma padaria, em um minimercado ou uma lanchonete, os treinamentos voltados para a equipe de varejo devem conter informações sobre: R Atendimento ao cliente: é preciso ensinar como os consumidores devem ser atendidos dentro da loja, sempre com a

visão do cliente. Ou seja, atenda-os como gostaria de ser atendido; R Reposição de produtos: como o pequeno varejo tem pouco espaço, é preciso preparar a equipe para ser ágil. Assim que chegarem as entregas, é preciso que a reposição seja feita;R Limpeza e organização da loja: toda a equipe deve ficar atenta à

limpeza. Se algo estiver sujo ou desorganizado, deve ser prioridade; R Proatividade: é preciso comunicar boas iniciativas dos funcionários para toda a equipe.

Para elaborar um treinamento interno, o primeiro passo é descobrir qual a sua prioridade e preparar o conteúdo: R Defina claramente como gostaria que fosse o atendimento e os

serviços na sua loja; R Coloque todas as recomendações no papel e prepare um material impresso para entregar aos funcionários;R Divida o treinamento em etapas. As informações devem ser

passadas aos poucos, evitando acúmulo de assuntos; R Transmita as informações em ordem lógica: seja objetivo e priorize o tema por ordem de importância;R Faça sua equipe participar ativamente. Os treinamentos devem

incluir exercícios práticos para todas as ações.Quanto ao local, o treinamento pode ser feito no estabelecimento, em horário que esteja fechado, para não atrapalhar os clientes.

O que abordar no treinamento

Temporários para o Natal

“Lembre-se sempre de que

treinar por treinar é custo,

mas treinar com foco no resultado é

investimento”, afirma Ederson

Varejo.

© Sashkinw | Dreamstime.com

© B

ogus

law

Maz

ur |

Dre

amsti

me.

com

Page 20: Revista Aliados VIPs Dezembro 2011

Tecnologia

20

Apartir de janeiro de 2012, todas as empre-sas, inclusive as varejistas, registradas como lucro presumido, precisarão se adequar às

novas exigências do SPED – Sistema Público de Es-crituração Digital. O objetivo é que todas as infor-mações sobre as empresas sejam encaminhadas ao governo via Internet.

“Hoje em dia, temos uma série de informações das empresas que encaminhamos ao governo

em papel. Com a escrituração digital, em vez de encadernar estes documentos

– como o livro de entrada e o de

Uma nova etapa do chamado SPED entra em vigor no início do próximo ano

PIS e Cofins digitais a partir de janeiroPrepare-se:

Rogério Rodrigues ressalta que, para se adequar às mudanças, a principal

dica é falar com o contador. “Quem entrega as informações para o Fisco é o contador. Então, o ideal é entrar em

contato com ele para ver se está preparado para enviá-las”, afirma.

Mais informações sobre o SPED podem ser obtidas no site da Receita Federal: www1.receita.fazenda.gov.br/default.htm. Não é preciso ir até a Receita. No site www.

receita.fazenda.gov.br/Sped/Download/SpedFiscal/SpedFiscalMultiplataforma.htm estão os sistemas para envio das

informações eletrônicas.

Atenção

saída –, vamos encaminhar pelo sistema que a própria Receita disponibiliza”, explica Rogério Bu-zatto Rodrigues*, especialista no assunto e Diretor da Contábil Sumaré.

O que muda a partir de janeiro é o envio dos da-dos sobre o PIS (Programa de Integração Social) e a Cofins (Contribuição para o Financiamento da Segu-ridade Social) para todas as empresas cadastradas como lucro presumido. Segundo Fabio Rodrigues de Oliveira**, advogado e contabilista, o lucro presumi-do é o modelo de tributação mais adotado pelas pe-quenas empresas varejistas.

© K

en H

urst

| D

ream

stim

e.co

m

Page 21: Revista Aliados VIPs Dezembro 2011

Revista Aliados VIPs21

O varejista pode fazer sozinho?Oliveira: O varejista precisará da ajuda do contador. Dependendo do tamanho da empresa, ele precisará do auxílio de empresas de tecnologia e consultoria tributária para se adequar às mudanças do SPED. (Neste caso, se houver necessidade, o contador poderá indicar empresas na região.)

O que mais podemos ressaltar para o varejista sobre o tema?Oliveira: Como toda novidade, o SPED também pode criar estranheza e resistência. Não se deve, no entanto, ter tal postura com o SPED. Ele é reflexo da evolução da nossa administração tributária, que trará benefícios aos contribuintes que se preocupam em fazer o correto, uma vez que reduzirá as possibilidades de sonegação fiscal.

O que o contribuinte deve fazer para se adequar? Oliveira: Estar ciente da poderosa ferramenta que a fiscalização passará a ter e tomar o devido cuidado para que as informações a serem enviadas representem a realidade da empresa. É preciso se atentar à forma como tributa as operações, pois erros no cálculo do tributo serão facilmente identificados.

O que muda com o SPED para o comerciante/varejista?Oliveira: O SPED, além de uma inovação tecnológica, promove uma verdadeira mudança cultural, já que mudará a forma de fazer toda a contabilidade. Erros na hora de tributar as operações poderão facilmente ser observados, sem mesmo a presença física de um fiscal na empresa. Como tudo passa a ser digital, antes de uma mercadoria chegar à empresa, por exemplo, o Fisco já sabe daquela operação – uma vez que a nota fiscal eletrônica foi emitida e a Receita já recebeu esta informação de forma eletrônica.

O que acontece a partir de janeiro de 2012 e por quê?Oliveira: O SPED não foi imposto a todas as empresas de forma imediata. A cada período, temos uma nova relação de empresas obrigadas aos diversos módulos do SPED. Em janeiro de 2012, por exemplo, as empresas de lucro presumido e arbitrado passam a ser obrigadas à Escrituração Fiscal Digital (EFD) PIS/COFINS.

O que é o SPED?Oliveira: É uma nova forma de relacionamento entre o contribuinte e a fiscalização realizada pelo governo. O SPED tornará as empresas mais expostas à fiscalização. Possíveis falhas ou erros na hora de mandar as informações (como valores ou alíquotas de impostos errados) poderão ser detectados mais facilmente.

O especialista Fabio Rodrigues de Oliveira** responde às principais dúvidas sobre o tema:

**Fabio Rodrigues de Oliveira, Diretor de Projetos Especiais da FISCOSoft, é advogado, contabilista e Mestre em Ciências Contábeis pela FECAP. Também atua como Consultor de Imposto de Renda, CSLL, PIS, COFINS, Direito Societário e Contabilidade.

*Rogério Buzatto Rodrigues é Diretor da Contábil Sumaré, empresa com 55 anos no mercado. Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Mackenzie. Recebeu o prêmio Empresário do Ano 2010 pelo Egrégio Tribunal de Justiça.

Entenda mais sobre o SPED

Page 22: Revista Aliados VIPs Dezembro 2011

22Revista Aliados VIPs

Goiânia, a capital do Estado de Goiás, é a segun-da cidade com o maior número de habitantes na Região Centro-Oeste, perdendo apenas

para Brasília. Trata-se do município com a maior área verde do País. O Supermercado Irmãos Ferreira, lo-calizado no bairro Cidade Jardim, já é um estabeleci-mento tradicional na região. Foi fundado, há mais de 20 anos, pelo Sr. Antonio Ferreira da Silva.

Há 15 anos, o supermercado é administrado pelo Aliado VIP Élson José da Silva, filho do Sr. Ferreira da Silva. No local, os clientes encontram todos os pro-dutos que um supermercado pode oferecer, com ex-ceção de bebidas alcoólicas. “Há todos os produtos secos e molhados, além de panificadora, açougue, verduras e frutas. Vendemos muitos refrigerantes e sucos. Somente de Coca-Cola de 2 L, vendo 8 mil uni-dades por mês”, afirma Élson.

Segundo o Aliado VIP, os clientes da região gos-tam muito de promoção e brindes. “Aqui, para conquistar o cliente, uma dica, além de trabalhar honestamente, é oferecer brindes. Os clientes gostam muito de sorteios”, comenta.

Principalmente para o Natal, um período muito bom para vendas, além de decorar a loja para atrair o cliente, é sempre bom investir nos prêmios. Silva já escolheur o que vai oferecer neste final de ano. “Já tenho televisão e geladeira para sortear”, comemora.

O Aliado VIP Élson José da Silva conta como é trabalhar na segunda maior cidade do Centro-Oeste do País

muito verde no coração do Brasil

Goiânia:Minha cidade, meu destino

Élson no Supermercado

Irmãos Ferreira

Page 23: Revista Aliados VIPs Dezembro 2011

Confira também:Festivais de Música

Goiânia já se tornou uma das capitais

mais reconhecidas pelos festivais de

música. Entre os principais, destacam-se:

• Festival Bananada – com foco em MPB,

acontece no mês de maio;

• Vaca Amarela – festival de rock

alternativo, que acontece em setembro;

• Goiânia Noise – festival de rock

independente, realizado em novembro;

• Goyaz Festival - realizado em janeiro,

traz jazz e música instrumental,

entre outros.

Se for a Goiânia, não deixe de visitar:

Feira da LuaEvento de exposição, com cerca de 1.240 feirantes,

que acontece todos os sábados, na Praça Tamandaré, no Setor

Oeste. Criada em 1993, o público estimado é de 10 mil pessoas por sábado.

Parque AreiãoÁrea de preservação permanente, que abriga várias espécies da fauna nativa, como macacos e pássaros. Possui pista de cooper, duas estações de ginástica, campos de futebol e um grande lago.

Museu Pedro Ludovico Teixeira O museu, que leva o nome do fundador da capital de Goiás, começou a operar em 1987. O acervo possui 1.836 peças de uso pessoal, além de mais de 2 mil livros, e 800 documentos das décadas de 1920 a 1970 e muitas fotos da época.

Estádio Serra DouradaTrata-se do maior estádio da cidade, com capacidade para 50.049 espectadores. Inaugurado em 9 de março de 1975, é o sétimo maior estádio do país.

Foto

s: W

eim

er C

arva

lho

Page 24: Revista Aliados VIPs Dezembro 2011

Fazendo a nossa parte

leva orientação e perspectivas de renda para comunidades através da reciclagem

Projeto Coletivo Coca-Cola

Criado há cerca de dois anos pela Coca-Cola Bra-sil, o Projeto Coletivo é uma plataforma de ne-gócio social que busca a geração de renda em

comunidades de baixo poder aquisitivo, por meio de áreas que são de interesse da Empresa, como vare-jo, empreendedorismo e reciclagem. As unidades do

Com foco em mulheres artesãs, iniciativa inclui auxílio de designers profissionais e canal de vendas para produtos feitos com material reciclável

Projeto que já estão em operação têm como foco a preparação de jovens para o mercado de varejo e a formação de mulheres que visam à abertura de novos negócios, por meio de cursos de empreendedorismo.

Recentemente, o Projeto expandiu sua atuação para a área de Reciclagem. Iniciado há cerca de três meses, o foco é o público feminino de comunidades carentes, que buscam alternativas para gerar renda a partir de materiais recicláveis.

“Começamos a observar que, em muitas comu-nidades, há grupos de mulheres que utilizam mate-riais recicláveis para a produção de artesanatos. No entanto, notamos que esses grupos, geralmente, são carentes de dois pontos essenciais: técnicas de de-

24

No Morro dos Macacos, o grupo apoiado pelo Projeto Coletivo Reciclagem é o chamado Projeto Limpar, criado em 15 de dezembro de 2008, por Anna Marcondes Faria, presidente do Ceaca-Vila (Centro Educacional da Criança e do Adolescente Lidia dos Santos). Com foco na conscientização da comunidade, o grupo incentiva as pessoas a separar o lixo e a trazer os materiais recicláveis para a sede do Projeto.

De acordo com o volume de lixo seco separado (PET, papelão, jornal), as pessoas acumulam pontos e trocam por alimentos não perecíveis, como arroz, feijão, macarrão etc.

“Como muitas pessoas não sabiam, e muitos ainda não sabem separar o lixo, fazemos reuniões com a comunidade para conscientizar as pessoas sobre a importância da separação dos materiais”, afirma Regina Maria da Silva Gomes, responsável pelo Projeto Limpar.

Grupo do Morro dos Macacos visa à conscientização sobre o uso do lixo

Page 25: Revista Aliados VIPs Dezembro 2011

Incentive e pratique também a separação do lixo e a reciclagem. A iniciativa pode gerar renda extra ou ajudar muitas pessoas que podem trabalhar com esses materiais

25

sign e acesso a um canal de vendas relevante”, expli-ca Thais Vojvodic, responsável pelo Projeto.

Para atender a estas necessidades, o primeiro pas-so foi firmar uma parceria com a Rede Asta, uma orga-nização sem fins lucrativos que apoia grupos que pro-duzem artesanato a partir de material reciclável. “Por meio da Asta, chegamos a cinco grupos produtivos de comunidades do Rio de Janeiro, que trabalham com PET e Tetra Pak, e começamos a apoiá-los”, afirma.

Foi contratada a equipe do designer Carlos Alcan-tarino e cinco profissionais visitam os grupos para indicar as técnicas de design mais apropriadas para cada um deles. Já como canal de vendas, os produtos de todos os grupos serão incluídos em um catálogo

Nos últimos meses, com a chegada do Projeto Coletivo Coca-Cola, a perspectiva do Projeto Limpar mudou. Com o auxílio do Projeto, um grupo de dez mulheres da comunidade que utilizavam parte do material reciclável para produção de artesanato começou a receber o auxílio dos designers.

“Estas mulheres não possuíam renda, pois a venda dos artesanatos só acontecia quando tínhamos um evento ou recebíamos alguma visita. Agora, com o catálogo de vendas do Coletivo e Rede Asta, elas têm a oportunidade de começar a gerar a própria renda.

Hoje, muita gente da comunidade já separa e doa os materiais recicláveis para nós e nem querem os alimentos em troca. Eles já sabem da importância do nosso trabalho”, afirma Regina.

de venda direta, exclusivo do Coletivo, que será lan-çado em outubro. Além disso, os produtos entrarão no catálogo de vendas da Asta, distribuído a cada três meses para mais de 500 revendedoras.

Com o trabalho, a perspectiva é elevar a renda mé-dia dos participantes de cerca de R$ 300 para R$ 600 por pessoa ao mês. Inicialmente, os cinco grupos pro-dutivos atendidos fazem parte das comunidades do Complexo da Maré, Pedreira, Cidade de Deus, Salguei-ro e Morro dos Macacos. A partir de 2012, o objetivo é expandir o Projeto para outras regiões do País.

Foto

s: M

arce

lo C

arna

val

© F

eng

Yu |

Dre

amsti

me.

com

Page 26: Revista Aliados VIPs Dezembro 2011

26Revista Aliados VIPs

Receita

Modo de preparoEscolha uma panela bem grande, coloque o pernil inteiro e leve-o ao fogo para aquecer. Aproveitando a própria gordura do pernil aquecido, frite-o na panela junto com todos os ingredientes de tempero (menos a Coca-Cola). Quando estiver bem marcado de todos os lados (mais ou menos uma hora de fritura, sempre virando a peça para que fique dourada por igual), apague o fogo. Deixe esfriar, transfira para uma vasilha de plástico ou vidro e acrescente a Coca-Cola. Deixe marinar por seis horas. Em seguida, coloque o pernil numa assadeira, regue com a marinada e leve ao forno alto (2000), preaquecido, por quatro horas. Diminua o forno para o fogo médio (1700/1800) e deixe assar por mais uma hora.

Foto

: Mar

celo

Car

nava

l

Ingredientes1 pernil de porco de 6 kg (perna traseira)1 litro de Coca-Cola2 colheres das de sopa de salsinha picada2 colheres das de chá de coentro picado1 colher das de chá de cominho picado1 colher das de chá de manjericão picado1 cebola grande descascada e ralada½ colher das de café de pimenta-do-reino preta moída1 colher das de café de sal

Para as festas de final de ano, nada melhor que uma receita diferenciada. O Pernil com Coca-Cola é uma opção para deixar a ceia de Natal ainda mais saborosa.

Hora de preparar aceia de Natal!

Page 27: Revista Aliados VIPs Dezembro 2011
Page 28: Revista Aliados VIPs Dezembro 2011