Revista Apex-Brasil - Brasil S/A

20

description

Revista Eletrônica Institucional Apex-Brasil

Transcript of Revista Apex-Brasil - Brasil S/A

Page 1: Revista Apex-Brasil - Brasil S/A
Page 2: Revista Apex-Brasil - Brasil S/A

Julho de 2012 • Revista Apex-Brasil

Page 3: Revista Apex-Brasil - Brasil S/A

/sumário

Revista Apex-Brasil • Julho de 2012

4 | Brazil S/A: A Força do design brasileiro

9 | O grande momento do Brasil

14 | Integração entre designers e indústria aumenta competitividade das empresas

11 | A força da indústria brasileira de casa e construção

16 | Cultura e biodiversidade inspiram profissionais, criam identidade e encantam o mundo

18 | Apex-Brasil reforça ações deincentivo ao design

Page 4: Revista Apex-Brasil - Brasil S/A

Durante uma semana, Dezenas De empresas brasileiras mostraram, em milão, na itália, a criativiDaDe e a originaliDaDe

brasileiras, expressas em proDutos Dos setores De casa, construção e moDa

Quando se fala em design, Milão é o primeiro nome que vem à mente. A cosmopolita cidade italiana é apontada como a capital mundial do design industrial e lança tendências para setores como móveis, artigos de casa, decoração e moda.

A Semana de Design de Milão, realizada todos os anos em abril, é o principal momento do design. Arquitetos, designers e formadores de opinião do setor de todos os cantos do mundo se dirigem à cidade italiana para conhecer e discutir as novas tendências e conferir os lançamentos dos principais fornecedores de artigos para casa e decoração. A cidade se

torna uma grande vitrine para as empresas que querem expor seus produtos aos olhos de consumidores ávidos e sofisticados de todo o mundo.

Neste ano, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) apoiou o espaço brazil S/A, que é organizado por empresários brasileiros para mostrar a inovação, a tecnologia e a criatividade do design brasileiro e de seus produtos. Um amplo panorama do design brasileiro foi apresentado a visitantes e formadores de opinião de todo o mundo que participaram das feiras, exposições e seminários durante a Semana do Design de Milão.

BRAZIL S/A:A ForçA do design

BRASILeIRo

Julho de 2012 • Revista Apex-Brasil

Page 6: Revista Apex-Brasil - Brasil S/A

MESA GELATINA Designer: Allê DesignMesa criada a partir de fragmentos de metacrilato reutilizados do processo industrial CALçAdOSDesigner: Jefferson de Assis Calçados inspirados em referências brasileiras, como a arquitetura cobogó, habitações indígenas e redes de descanso

POrTA-ChAvES CuCAMPrEDesigner: Olavo Machado NetoSistema porta-chaves produzido a partir de módulos de metal, cortados a laser e dobrados automaticamente, com trilhos e um pino, para fixar a chave ou o molho

Julho de 2012 • Revista Apex-Brasil

Page 7: Revista Apex-Brasil - Brasil S/A

Economia criativa em destaque

rogério Bellinidiretor de negócios da Apex-Brasil

José roBerto moreirAsócio do evento BrAZil s/A

A Apex-Brasil apoiou a exposição Casa Brasileira, que apresentou aos visitantes o design, a qualidade e a diversidade dos produtos de 11 entidades setoriais parceiras da Agência representando segmentos de casa e construção civil (cerâmica, móveis e componentes para móveis, metais sanitários e plásticos) e de moda (têxteis, produtos de estilistas e componentes para calçados).

“Para nós, o Brazil S/A foi uma excelente

oportunidade para promover a economia

criativa brasileira no exterior, ao mesmo

tempo em que incentivamos as empresas

brasileiras a investirem em design,

inovação e sustentabilidade, pilares para a

competitividade do país”, afirma Mauricio

Borges, presidente da Apex-Brasil.

Revista Apex-Brasil • Julho de 2012

Page 8: Revista Apex-Brasil - Brasil S/A

POLTrONA rECOrTE Designer: Ilse LangLeveza e conforto são suas principais características, além da otimização no uso dos materiais, aproveitando o revestimento externo como base flexível dos nichos de encaixe das almofadas, tornando mínima a sua espessura

Julho de 2012 • Revista Apex-Brasil

gilda Bojardieditora chefe da interni

dalia gallicoCuradora de design

Page 9: Revista Apex-Brasil - Brasil S/A

O Brasil vive um boom que não é só econômico, mas é também criativo, e está em seus filmes, no design, nos móveis, na inovação, na arte como um todo

Antonio MAncinelli, redator chefe da Marie Claire italiana, cuja edição de maio deste ano traz um especial sobre o Brasil.

do BrasilO grande momento

O talento e a capacidade dos

brasileiros já são reconhecidos

internacionalmente em diversas

áreas que utilizam tecnologia

intensivamente. São destaque,

por exemplo, os avanços em

sustentabilidade industrial,

produção de alimentos e de

biocombustíveis e exploração de

petróleo em águas profundas.

Agora, as expectativas que

a inovação e a criatividade

brasileiras despertam em todo o

mundo se consolidam também

no design, na moda, nas artes,

ou seja, em todos os segmentos

da chamada economia criativa.

Esse interesse do mundo pelo Brasil pôde ser comprovado pela ampla cobertura da mídia ao brazil S/A, em Milão, e pelas coberturas especiais sobre o país. Foram os casos da revista Marie Claire (que publicou, em sua edição de maio deste ano, reportagens sobre a arquitetura, o design, a moda, o cinema e o estilo de vida dos brasileiros) e da revista Interni (a principal revista de design, arquitetura e decoração da Itália e uma das mais importantes do mundo) que, em dezembro de 2011, publicou uma edição especial sobre o Brasil.

Todos os olhares estão voltados para o Brasil e, principalmente, para a nossa capacidade econômica de produção e de desenvolvimento de produtos novos

MArici VilA, da Origem Produções, organizadora da mostra Jovens Designers, que esteve no Salão Satellite.

Revista Apex-Brasil • Julho de 2012

clique aqui e veja algumas matérias veiculadas na imprensa italiana sobre o evento Brazil S/A

Page 10: Revista Apex-Brasil - Brasil S/A

A indústria da construção civil no Brasil é, tradicional-mente, muito forte e hoje vive um momento de expansão graças ao aumento do mercado interno, consequência da estabilidade econômica, do crescimento e da melhor distribuição de renda no país.

Os números comprovam: o setor cresceu 4,8% em 2011 em relação a um crescimento já elevado, de 11,6% em 2010. Para 2012, a previsão é de expansão de 5,2%.

O parque industrial brasileiro abrange hoje toda a cadeia produtiva e oferece produtos de qualidade para os diversos segmentos de consumo, desde o mais básico ao mais sofisticado.

Além do forte desenvolvimento dos últimos anos, o setor vem apresentando avanços significativos nas áreas de inovação, tecnologia e design. Esses resultados têm levado o Brasil a ganhar espaço no mercado internacional com exportações de produtos diversos de casa e construção como cerâmicas, mármores e granitos de revestimento, pinturas e vernizes, tubos e conexões, torneiras e louças, ferragens, vidros, cristais, rochas ornamentais, madeiras, móveis eartigos de decoração. Construtoras brasileiras são responsáveis por grandes obras de infraestrutura em países como Angola e Cuba, entre outros.

Julho de 2012 • Revista Apex-Brasil

Page 11: Revista Apex-Brasil - Brasil S/A

Clique e veja produtos expostos no evento Brazil S/A

Revista Apex-Brasil • Julho de 2012

Page 12: Revista Apex-Brasil - Brasil S/A

Segundo maior produtor e terceiro maior mercado consumidor de cerâmicas do mundo, o Brasil exportou o produto para 128 países em 2010. Graças às condições geológicas favoráveis, o país é, também, um dos principais players mundiais do segmento de rochas ornamentais, com uma diversidade de granitos única em todo o mundo e exportações que chegaram a quase US$ 1 bilhão em 2011.

Móveis ganham espaçoMóveis brasileiros também vêm aumentando seu espaço no mercado mundial. Atualmente, o país responde por 4,2% do total da produção mundial de móveis e por 4,1% do consumo global de móveis e está em 11º lugar no ranking dos principais exportadores mundiais.

Outro destaque é o artesanato decorativo e original, que reflete a enorme diversidade cultural brasileira e gera renda para milhões de pessoas no país. Importante instrumento de inclusão social, o artesanato está presente em todos os municípios brasileiros e, de acordo com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) do Brasil, movimenta cerca de R$ 30 bilhões por ano.

Julho de 2012 • Revista Apex-Brasil

Page 13: Revista Apex-Brasil - Brasil S/A

ANêMONAS dE Luz Designer: Tina e LuiCapa para lâmpada fluorescente compacta fria, de lã, produzida por grupo de artesãs gaúchas BANquINhO ÁGuIA Designer: Gallina & VisentiniFabricado em madeira maciça com acabamento em laca, o banquinho Águia faz parte da Coleção Itaiandê, que apresenta os contornos da Serra Gaúcha

POLTrONA ANELídEOS BALANçO Designer: Eulália AnselmoVencedora do Salão Design Movelsul é composta por fatias em E.V.A. e uma estrutura em aço inox

Revista Apex-Brasil • Julho de 2012

Page 14: Revista Apex-Brasil - Brasil S/A

As empresas brasileiras vêm investindo mais em design nos últimos anos. Embora ainda não existam dados que comprovem estatisticamente a mudança, depoimentos de profissionais de design e empresários presentes ao brazil S/A indicam a tendência a uma maior aproximação entre o mundo da criação e o mundo da produção.

Na exposição Casa Brasileira, que integrou a programação do brazil S/A, foram apresentados produtos em que se nota claramente o valor agregado pelo design, seja no uso de materiais inovadores e sustentáveis, seja na criação de propostas estéticas contemporâneas e inovadoras, seja no atendimento aos anseios e desejos dos consumidores mais exigentes.

A demanda pelo design deriva do crescimento do mercado consumidor brasileiro, cada vez

maior e mais exigente, e também do aumento das concorrências interna e externa. Investir em design passou a ser um pilar fundamental para a competitividade das empresas. Consolida-se na indústria brasileira a percepção de que não adianta copiar o que é tendência no mundo. A empresa que se diferencia é aquela que cria design próprio, refletindo a sua identidade e a sua proposta de posicionamento no mercado.

Muito mais do que um trabalho relacionado à estética, ou seja, à ideia de “dar uma nova cara” ao produto, o design é uma ferramenta que melhora o processo produtivo das empresas. Ao entrar em uma fábrica, o designer ajuda a repensar os processos produtivos, propõe novas formas de aproveitamento e reaproveitamento dos materiais e, por conseguinte, colabora para consolidar a sustentabilidade e aumentar a produtividade das empresas.

integrAçã0 entre DESIGNErS

e indústriA AumentA ACompetitividAde dAs empresAs

Julho de 2012 • Revista Apex-Brasil

Catia scartonpresidente do sindmoveis

lauro de Andradediretor da Anfacer

Page 15: Revista Apex-Brasil - Brasil S/A

LuMINÁrIA STELLA Designer: Sérgio rodriguesUm exercício de volumetria e mistura de materiais. Forma e função, como sempre, são a essência do trabalho do renomado designer

utilizamos o design como estratégia de posicionamento e crescimento desde 1996, e os resultados têm sido muito expressivos comercialmente, nos possibilitando mais do que dobrar as vendas e abrir muitos novos pontos de venda no mundo todo

GerSon GAlleAzzi, diretor-presidente da Locwell, fabricante de fechaduras e maçanetas

desde que definimos que iríamos trabalhar com o público da classe A, começamos a trabalhar com design e com tendências. Design para uma marca que quer se relacionar com arquitetos, decoradores e com um público consumidor exigente não é opção, é necessidade

nereu conzAtti, diretor comercial da Todeschini, fabricante de móveis

Revista Apex-Brasil • Julho de 2012

Page 16: Revista Apex-Brasil - Brasil S/A

O evento Brasil S/A, em Milão, refletiu em suas exposições as tendências adotadas pela nova geração de designers brasileiros. Em comum, três pontos se destacam: o uso do rico artesanato, a busca pela sustentabilidade na produção e a adoção de matérias-primas originais, típicas do nosso país.

No caso do artesanato, não se trata somente da incorporação no processo industrial de produtos ou detalhes feitos à mão. Ele aparece como fonte de inspiração, ao refletir a cultura, os valores e a identidade brasileira. Também passa a ser reconhecido como uma nova forma de produção industrial, quando o designer entre na indústria e redesenha, à mão, os processos produtivos.

Os estrangeiros, às vezes até mais do que os próprios brasileiros, percebem que o Brasil pode oferecer ao mundo uma estética diferenciada, como fruto de sua diversidade cultural e do estilo de vida do brasileiro, leve, despojado e alegre. Como resultado, há grande espaço para a exportação de produtos com design, inovação e qualidade.

Cultura e biodiversidade iNsPiraM ProFissioNais, CriaM ideNtidade e eNCaNtaM o MuNdo

A incorporação do artesanato é muito forte no design brasileiro. A diversidade da nossa cultura refletida no nosso artesanato pode se tornar um diferencial importante para o setor industrial brasileiro, mantendo essa característica ‘regional’, ao mesmo tempo em que almeja um alcance global

AnA luiSA cuerVo lo puMo, arquiteta e designer, sócia do escritório de design Tina e Lui

Julho de 2012 • Revista Apex-Brasil

Page 17: Revista Apex-Brasil - Brasil S/A

ALMOFAdAS COCAdA Designer: Denise BarrettoA coleção de almofadas resgata nuances e texturas do doce tipicamente brasileiro por meio da aplicação da renda sobre a seda

BOLSA FArTA Designer: Nara GuichonBolsa produzida com sobras de redes de pesca mesclada com seda

Revista Apex-Brasil • Julho de 2012

Page 18: Revista Apex-Brasil - Brasil S/A

O design é instrumento que agrega valor e competitividade aos produtos e se transforma em identidade, distinguindo e valorizando os produtos do país junto aos consumidores.

Por meio de projetos setoriais, a Apex-Brasil incentiva as empresas a investir em design e promove a participação de empresas e profissionais brasileiros nos principais eventos mundiais relacionados ao tema.

Em parceria com a Agência Brasileira de Empresas de Design (Abedesign), a Apex- Brasil apoia a exportação dos serviços de escritórios brasileiros de design. Esse convênio, a partir de 2012, abrirá espaço para a promoção de rodadas de design dos escritórios com as empresas participantes dos outros projetos setoriais da Agência,

Julho de 2012 • Revista Apex-Brasil

AO DESIGNMELISSA uLTrAGIrL Designer: Edson Matsuo e equipe da Grendene

COLEçãO BASTIdOr Designer: Fetiche Design

Page 19: Revista Apex-Brasil - Brasil S/A

em uma forma de aproximar ainda mais designers e indústria. O objetivo é incentivar o desenvolvimento de produtos inovadores e cada vez mais ajustados às exigências e expectativas dos consumidores dos principais mercados globais.

A partir de um convênio com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), a Agência contratou, por licitação, a empresa espanhola competitiviness, para elaborar três estudos sobre o tema, cujos resultados servirão para a Agência aprimorar e intensificar suas ações na área.

O primeiro identificará os resultados obtidos por produtos que tiveram apoio da Agência, nos últimos oito anos, para participar de premiações

internacionais como o iF Design e o IDEA awards. Outro estudo definirá as recomendações para a estruturação e institucionalização da Bienal Brasileira de Design.

Finalmente, a competitiviness irá mapear as oportunidades de negócios em função de grandes eventos esportivos (Copa 2014 e Olimpíadas 2016) para produtos com forte componente de design.

O convênio com o MDIC inclui a organização da terceira edição do Concurso Nacional de Design do Mobiliário, que será realizado a partir de junho de 2012, com premiação em abril de 2013. No âmbito da parceria, foi realizada, ainda a mostra com 17 produtos premiados na Bienal Brasileira de Design de 2010 durante o evento Brazil S/A, em Milão.

CErâMICA ITAGrES Designers: Márcia Buschinelli e Equipe Itagres revestimentos Cerâmicos

STEPPIDesigners: Fernando Guimarães, Enio Coronas, Tobias Bertussi, PauloBertussi, Christian Machado

Revista Apex-Brasil • Julho de 2012

Page 20: Revista Apex-Brasil - Brasil S/A

Apex-Brasil - Agência Brasileira de Promoção de exportações e Investimentospresidente: mauricio Borgesdiretor de negócios: rogério Bellinidiretora de gestão e planejamento: regina silvérioprodução: gerência de Comunicação e marketing

[email protected](61) 3426 0202www.apexbrasil.com.br

expediente:

Fale conosco: