Revista Associação Actua Aveiro #3

19
#3 Agosto/Dezembro 2013 No Barries Tour Quebraram-se todas as Barreiras pág.10/11 Magusto Castanhas e convívio pág. 8 Corrida Mais Louca da Ria A loucura levada ao limite pág. 9 www.actuaaveiro.com

description

Revistra Trimestral Associação Actua Aveiro N#3

Transcript of Revista Associação Actua Aveiro #3

Page 1: Revista Associação Actua Aveiro #3

#3Agosto/Dezembro 2013

No Barries TourQuebraram-se todas as Barreiras pág.10/11

MagustoCastanhas e convívio pág. 8

Corrida Mais Louca da Ria

A loucura levada ao limite pág. 9

ww

w.a

ctua

avei

ro.c

om

Page 2: Revista Associação Actua Aveiro #3
Page 3: Revista Associação Actua Aveiro #3
Page 4: Revista Associação Actua Aveiro #3

Número 3

Agosto/Dezembro 2013

4

A terceira edição d’A TUA REVISTA dará destaque às atividades que decorreram durante os meses de Ago-sto, Setembro, Outubro, No-vembro e Dezembro. Entre as quais, dedicaremos espe-cial atenção à “Corrida Mais Louca da Ria”, “Magusto’13” e “No Barriers Tour”. Dare-mos ainda algum destaque a atividades realizadas em colaboração, como o “Va-garagens” (da responsa-bilidade dos Jamunas), o “Aveiro (In)comodista”, “As They Burn” e “Now, Voyag-er” (da responsabilidade da Bleeding Heart). Aproveita-mos ainda este espaço para pedir desculpa aos leitores pelo atraso no lançamento desta terceira edição.

Este foi um período mais cal-mo, embora se tenham feito outras pequenas atividades, como o “Convívio de Natal”, entre outras.

É com imenso orgulho que informamos que neste mo-mento a A(c)tua Aveiro se encontra a preparar o seu novo espaço de trabalho no Mercado Municipal da Ga-fanha da Nazaré. Tema que será abordado em profun-didade no próximo número da nossa revista. Deixamos aqui o nosso agradecimento à Junta de Freguesia da Ga-fanha da Nazaré por nos ter cedido este espaço.

Nesta edição, tal como suce-deu nos primeiros números, facultaremos alguma infor-mação relacionada com os eventos que a A(c)tua irá

promover em breve e pub-licitaremos ainda alguns dos nossos parceiros de trabal-ho. Após a experiência reali-zada na segunda edição da revista, decidimos manter as duas novas secções.

A secção alternativa, onde iremos convidar vários lei-tores a escrever sobre temas a seu gosto, e a secção de empreendedorismo, onde pretendemos deixar algu-mas dicas para aqueles que aspiram a novos em-preendedores ou freelanc-ers. Desta feita, contamos com um texto do Adriano Teixeira para a secção alter-nativa e novamente com um texto da Ana Martelo para a secção de empreendedoris-mo.

Em cada número teremos sempre um espaço dedi-cado à divulgação da nos-sa organização que terá o propósito de dar a conhecer ao leitor quem somos, o que somos, porque existimos e o que nos move.

Apresentamos ainda uma secção com resumos de eventos locais organizados por outras entidades, devi-damente reportados e foto-grafados por associados da A(c)tua que têm vindo a de-senvolver os seus trabalhos enquanto freelancers.

Esperamos conseguir propor-cionar uma experiência agradável ao leitor.

Esta Edição

www.actuaaveiro.com

Bernardo Leite

Presidente Direção

Ana Freitas

Presidente Conselho Fiscal

Cátia Teodoro

Vice-Presidente Mesa de Assembleia

Cristina Oliveira

Secretária Mesa de Assembleia

Arminda Esgueirão

Secretária Direção

Ana Martelo

PresidenteMesa Assembleia

André Neves

Tesoureiro Direção

Tiago Palmela

Relator Conselho Fiscal

Luís Sarabando

Secretário Conselho Fiscal

Page 5: Revista Associação Actua Aveiro #3

Índice StaffDireção

Ana MarteloBernardo Leite

Equipa CriativaAna Martelo

Bernardo LeiteTiago Palmela

FotografiaAna Martelo

Cátia Teodoro

ColaboraçõesAdriano Teixeira

Agradecimento EspecialJoão Costa

Esta Edição ‘A TUA REVISTA’

Quem Somos

Magusto 2013

Corrida Mais Louca da Ria

No Barries Tour

Pensa Nisso

Vagaragens

Aveiro (in)Conformista

As They Burn

NOW, Voyager

Iniciar Carreira como Produtor de Conteúdo

Agenda Cultural

4

6

8

9

10-11

12

13

13

14

15

16-17

18

5 www.actuaaveiro.com

Page 6: Revista Associação Actua Aveiro #3

Quem somos?

A Associação A(c)tua Aveiro é um projeto sem fins lucrativos, proveniente de várias colabo-rações entre diversas entidades anónimas e in-divíduos interessados numa melhor divulgação dos artistas amadores portugueses, com es-pecial destaque para o distrito de Aveiro.

Numa tentativa de colmatar algumas necessi-dades culturais, ambientais, recreativas e despor-tivas, decidimos criar a Associação A(c)tua Aveiro, partindo do princípio que, ao criar um projeto só-lido e unindo forças, teremos mais oportunidades, mais apoios e mais facilmente nos faremos ouvir. Esta é uma forma de alertar e suscitar maior interes-se na sociedade envolvente, focando-nos essen-cialmente nos jovens, para que estes tomem ini-ciativa e recorram a melhores práticas que pos-sam, a longo prazo, mudar o seu estilo de vida.

A(c)tua significa ação, dinamismo, jovialidade, sentimento, criatividade. São palavras simples mas bastante intensas. Estas palavras caracteri-zam um grupo de jovens que não perde tempo com coisas vãs, que preferem ocupar os seus tempos livres com aquilo que de mais bonito, en-feita as nossas vidas, a Arte e a Cultura. Esta asso-ciação permite dar asas à imaginação de todos aqueles que gostam de criar novas coisas, permite dar espaço a quem, de alguma forma, faz Arte.

A A(c)tua está recetiva a novas ideias, iniciativas e projetos de âmbito cultural, recreativo e desportivo.A missão desta organização passa pela promoção so-ciocultural, através do fomento da prática artística e pedagógica e do desenvolvimento das novas tecno-logias da comunicação e da informação, bem como a promoção de eventos desportivos e recreativos.

Numa perspectiva mais ambiciosa, a A(c)tua Aveiro pretende percorrer os melhores camin-hos e desenvolver o seu trabalho, aumentando o número de associados e enriquecendo o seu por-tefólio de atividades para que venha a ser reco-nhecida como uma plataforma de referência para os jovens se lançarem no mercado de tra-balho com maior facilidade e reconhecimento.

Na nossa página oficial, poderá encontrar sempre os conteúdos mais atuais relativos à Associação A(c)tua Aveiro. No entanto, aconselhamos a sua subscrição na nossa página do Facebook para que possa estar em constante contacto connosco.Na eventualidade de persistir algu-ma dúvida que pretenda ver esclareci-da, por favor, não hesite em contactar-nos.

Associação Actua Aveiro

6 www.actuaaveiro.com

Page 7: Revista Associação Actua Aveiro #3

Próximos Eventos

Page 8: Revista Associação Actua Aveiro #3

Magusto 2013

A associação A(c)tua orgulha-se pelo bom relacionamento com todas as pessoas que tra-balham e nos ajudam assim como os nossos amigos. Foi para estes e restantes convida-dos que organizámos, no dia 10 de Novembro, mais um Ma-gusto com muitas castanhas e convívio.

Este ano o objetivo foi algo mais simples e acolhedor, ao contrário do ano passado nao se organizaram jogos diversos visto que o maior interesse de todos os presentes foi o humilde convívio e partilha da famosa castanha.

Este evento realizou-se no bar N6 da Gafanha da Nazaré. A associação ofereceu o assador e parte das castanhas, incenti-vando os convidados a ajudar com as demais, a clássica por-tuguesa Jeropiga foi-nos a to-dos presentiada pelo Gabriel

Fleury, dono do N6, contribuin-do para mais um Magusto en-tre amigos e familiares com mo-mentos que ficarão arquivados na associação. Com orgulho, por continuar-mos a juntar as pessoas em celebração ou num evento fantástico de arte, promete-mos que em 2014 mais uma vez nos juntaremos e ofereceremos a todos os presentes mais um modesto convívio de Magusto.

Castanhas, jeropiga, amigos e muito convívio !

Atividades

8 www.actuaaveiro.com

Page 9: Revista Associação Actua Aveiro #3

Corrida Mais Louca da Ria

Organizada pela Câmara Mu-nicipal de Ílhavo, no dia 21 de Agosto, mais uma versão da “Corrida mais Louca da Ria” teve lugar no jardim Oudinot da Gafanha da Nazaré, à semel-hança do ano passado com o objetivo de promover e incenti-var a prática desportiva na nos-sa Ria. Esta corrida nos últimos anos tem ganho fama, captan-do a atenção dos media. Prova disso é o aumento do número de presenças tanto em par-ticipações como em especta-dores. O facto de ter ocorrido durante o Festival do Bacalhau terá ajudado neste crescimen-to muito bem vindo ao evento. Esta prova encontra-se dividida em duas categorias, “Demon-stração” e “Corrida”.

A atividade é aberta à par-ticipação das associações e instituições do Município de Ílhavo, estando contemp-lada a atribuição de prémi-os de presença consoante o número de embarcações as-sim como de “Construção”, “Transformação”, “Melhor Téc-nica de Navegação”, “Boa Dis-posição”, “Melhor Equipa Femi-nina” e “Melhor Claque”.

Pelo segundo ano consecu-tivo a associação A(c)tua or-gulhosamente participou na corrida. Mas ao contrario do objetivo do ano passado de

apenas participação, este ano entrámos com o objetivo de ganhar um prémio pela con-trução, que não nos foi negado com um 2º Lugar na Qualidade de Demonstração.

É com grande prazer que agra-decemos ao João Riço pela contrução duma embarcação com uma cúpula de radar de um navio e madeira trabalha-da em forma de guitarra portu-guesa completa com braço e cordas, assim como um enorme leme, espaço para 4 rema-dores, um homem do leme e um incentivador moral.

Apesar de um ligeiro ferimento no pé do nosso presidente Ber-nardo Leite, devido a um prego dentro do barco que escapou à nossa atenção, este foi um dia de grande diversão para a nossa associação, amigos e todos os presentes no Jardim Oudinot e o ambiente de cel-

ebração e alegria bem o pro-varam.

Devido ao rápido gosto e en-tretenimento por este evento, a A(c)tua já discutiu os próxi-mos objectivos para a Corrida Mais Louca da Ria 2014. Que-remos ganhar a corrida che-gando em primeiro lugar e com outra embarcação, que levará muito empenho e trabalho, ob-ter o tão desejado 1º lugar em “Demonstração”.

A todos os leitores incentivamos a participação ou simples pre-sença nesta prova que tanto beneficia o nosso Município.

Por fim a associação A(c)tua quer demonstrar enorme agra-decimento tanto pela partici-pação, construção e todas as ajudas a João Riço, Hugo Silva, Tino, Filipe Teixeira, Maria João e Gabriel Fleury e ao bar N6 pela oferta de parte da cer-veja para membros e amigos presentes.

A loucura levada ao limite !

Atividades

9 www.actuaaveiro.com

Page 10: Revista Associação Actua Aveiro #3

No Barries Tour

Uma data para mais tarde re-cordar... Assim se pode resumir esta noite fantástica que superou todas as expectativas, sendo a melhor casa registada até ao mo-mento em concertos underground realizados no auditório do Bar do Estudante da AAUAv. O evento aconteceu no dia 30 de Novem-bro de 2013, tendo início pelas 22:00, sendo que as portas foram abertas a partir das 21:30 horas, registando um atraso de meia hora em relação ao horário pre-visto, por questões técnicas. A As-sociação A(c)tua Aveiro aproveita este espaço para pedir desculpa pelo sucedido.

Os concertos tiveram início com os Monolyth, banda local, que apresenta um projeto ainda re-cente, mas de grande qualidade. Grande qualidade técnica e grande atitude a destes jovens que ainda têm muito caminho pela frente. A apresentarem-se desta forma e considerando a média de idades que têm, pode dizer-se que está nas mãos deles a possibilidade de dar continuidade a este trabalho e, aumentando a exigência com eles próprios, no

futuro, poderão mesmo ser uma referência nacional neste género musical.Seguiram-se os ilustres desconhe-cidos deste cartaz que, embora já tenham tocado em Aveiro anteri-ormente e apresentem um percur-so interessante a nível nacional, eram a banda menos conhecida entre as que figuravam no cartaz do evento. Foram certamente a melhor surpresa da noite, a jul-gar pelos comentários que foram surgindo por parte do público ao longo da noite e nos dias seguintes ao evento.

Quebraram-se todas as Barreiras ...

Atividades

Excelente performance protago-nizada por este trio que apresenta uma sonoridade muito distinta das restantes bandas que integravam o cartaz. Muito bons a nível de ex-ecução e criatividade, mostrando que traziam o trabalho de casa muito bem feito. Ainda de salientar o facto de que aproveitaram esta data para apresentar o seu mais recente EP com o nome Alone.

Os motores começaram a aquec-er a sério com a entrada dos Revo-lution Within em palco, os velhos conhecidos da nossa cidade. Mui-to power, riffs poderosos, break-downs duros e tudo aquilo a que um grande concerto de trash tem direito. Incrível a forma como o vo-calista desta formação consegue controlar o público gesticulando com uma mão, fazendo dos mais ousados autenticas marionetas

10 www.actuaaveiro.com

“Foram certa-mente a melhor surpresa da noite (...)”

Page 11: Revista Associação Actua Aveiro #3

bravas no mosh. Não há muito mais a acrescentar quanto à per-formance desta banda. Limita-ram-se a mostrar-nos uma vez mais a fibra de que são feitos, sempre num nível de qualidade elevado, conforme já nos habituaram. Por algum motivo, para muitos dos se-guidores do metal nacional, estão entre as 3 melhores bandas nacio-nais da atualidade.

A quarta banda a pisar o palco fora os For The Glory. Muitos se perguntavam o que fazia uma banda de hardcore no meio de um cartaz de metal. E a resposta foi dada... em palco!

Estes senhores veteranos do hard-core nacional têm um currículo invejável que fala por si, muita experiência acumulada e largos anos de estrada. Estes pormeno-res fazem toda a diferença, já para não falar do grande front-man desta formação que além de ter grande energia e atitude, é

uma pessoa simplesmente carismática, que não tem ‘pa-pas na língua’ e não deixa de fazer passar a sua mensagem de desconforto quanto aos vários problemas que nosso país enfren-ta atualmente.

São das poucas bandas do hard-core nacional que, apesar de se terem adaptado às componentes mais modernas deste movimento musical, ainda carregam a ‘velha escola’ às costas e isso vê-se clar-amente quando estão em palco.

Para quem esteve presente no Hard As Hell (organizado pela A(c)tua Aveiro) em Março deste ano, pode dizer-se que viu apenas mais do mesmo. Mas enquanto “mais do mesmo” significa um concerto simplesmente espetacular, então que venha “mais do mesmo” mui-tas outras vezes no futuro.

Finalmente, os Switchtense, banda oriunda da zona de Lisboa. Para aqueles que seguem este tipo de concertos e conhecem o pan-orâma underground da música

em Portugal, esta banda, sim-plesmente, dispensa qualquer tipo de apresentação. Atual-mente, no underground nacion-al, são certamente a melhor e maior banda nacional den-tro deste género musical, não querendo desconsiderar outras bandas de grande porte.

Esta foi a primeira vez que os Switchtense tocaram em Aveiro, embora já o tenham feito em vári-as terras na periferia da cidade, como Ílhavo ou Praia da Vague-ira. No ponto de vista da banda, foi certamente apenas mais um grande concerto para juntar

ao seu vasto portefólio. Um am-biente infernal, mosh muito duro, grande energia e atitude, grande raça e riffs que obrigam o público a estar em constante movimento.

Em suma, pode dizer-se que foi uma noite memorável e exemplo a repetir no futuro.

Texto: Bernardo LeiteFoto: Cátia TeodoroLink: Em breve no canal de You-tube da A(c)tua Aveiro.

11 www.actuaaveiro.com

“(...) um concerto simplesmente es-petacular (...)”

Page 12: Revista Associação Actua Aveiro #3

Pensa nissoAdriano Teixeira

Alternativa

Quanto de ti é mesmo teu?Sabes o que sentes neste momento e porquê?

Pensas a vida? Pensas de todo? Refiro-me a levar uma questão até ao fim da tua capacidade, fazer esse esforço extra, és capaz de tal coisa ou sentes um súbito ímpeto que te faz ligar a televisão ou qualquer

outra coisa que não te deixe sozinho?Consegues estar sozinho? Realmente sozinho?

Decidir por ti? Quantas das tuas decisões foram baseadas no medo que sentes?És honesto? Sabias que ser livre é não ter de mentir?

Já pensaste na beleza? Que é para ti o amor? Uma palavra que se usa em canções e convenientemente rima com dor?

De que é que precisas? Já o tens? Estás disposto a lutar por isso?Se não precisares de muito não há muito que te possam tirar.

Alguma vez pensaste no conceito de arte ou em qualquer outro conceito abstracto?O que é para ti isto de estar vivo? Sentes-te amadurecer? Pensas no que será morrer?

Achas que és sempre o mesmo ou mudas com as marés?Sentes realmente alguma coisa ou finges os sintomas?

Se te perderes que não seja para sempre, se não te achaste continua à procura, a grande decisão da tua vida é esta:

Queres ser ou basta-te aparentar?

www.actuaaveiro.com12

Page 13: Revista Associação Actua Aveiro #3

Vagaragens AVEIRO (IN)COMODISTA

A associação Jamunas de Vagos real-izou nos dias 20 e 21 de Setembro a edição 2013 do festival Vagaragens no Jardim de S. Sebastião de Vagos, como já é habitual.

O dia 20 teve menos atividade, contando com um treino de Kempo e a atuação da banda Projeto A4, centrando-se mais no Cafetaria Bar.O melhor estava guardado para o dia 21, no qual a A(c)tua Aveiro teve o enorme prazer de colaborar, enviando alguns voluntários para o staff do evento.

Este dia contou com “Jazz na relva”, “Sab-ores”, “FleaMarket Vagaragens”, “Skate Park”, “Workshop de Paletes Aromáticas”, “One Man Experience”, “Yoga Kundalini” e “Zumba”. Já na noite do dia 21, seguiram-se grandes con-certos com as bandas Strange Caos, Patinho Feio, Calhau Azul, The Lemon Lovers e um af-terparty no Cafetaria Bar a concluir todas as atividades pertencentes ao Vagaragens.

Destaque para a atuação dos The Lemon Lovers que tiveram uma performance fantástica, en-cerrando os concertos da melhor forma possível.

A Associação A(c)tua Aveiro deixa aqui os sinceros parabéns aos Jamunas pelo exce-lente trabalho que têm vindo a desenvolv-er, pela persistência demonstrada e por mais uma edição do Vagaragens que apresen-ta cada vez mais qualidade e organização.

Na sequência de uma formação de empreende-dorismo associativo, promovida pela Aveiro Empreendedor, foi realizada uma atividade com o nome “Aveiro (In)comodista”, no dia 14 de Setembro de 2013, no Parque da Cidade.

Foram várias as associações que frequentaram esta formação e ajudaram na organização deste evento. Entre as quais, a A(c)tua Aveiro, a Agor@ Aveiro, a AETTUA, a AIDA, entre outras.

No dia do evento foram realizadas várias ativi-dades como workshops de dança e yoga, ou demonstrações de tecnologia (corridas de bar-cos), por parte dos responsáveis da AETTUA. O concerto não chegou a acontecer, uma vez que a Câmara Municipal de Aveiro não chegou a disponibilizar o material de som solicitado, tal como havía sido acordado.

A adesão do público não foi tanta quanto se es-perava, mas nesse mesmo dia foram feitas várias inaugurações e decorriam várias atividades em simultâneo ao longo de toda a cidade de Aveiro.

Colaboração Formação

13 www.actuaaveiro.com

Atividades

Page 14: Revista Associação Actua Aveiro #3

As They Burn

No dia 12 de Setembro de 2013, no Bar do Estudante da Universidade de Aveiro, pelas 21:00 horas, teve lugar mais uma grande noite de concertos de peso protagonizada pela Bleeding Heart, com o apoio da Associação A(c)tua Aveiro.

O evento teve início com a per-formance dos Sky Turns Grey de Oliveira de Azeméis. Este pro-jeto ainda é recente e todos os elementos são ainda bastante novos e começam agora a dar os primeiros passos neste meio.

Muita energia e grande atitude, foram a chave para desbloquear uma noite de grandes concer-tos. Notam-se ainda algumas fal-has técnicas e alguma falta de introsamento na performance desta banda, mas é algo que terão oportunidade de corrigir e melhor com o tempo e com o acumular

de experiência. Têm tudo para dar certo, basta continuar no mesmo caminho e trabalhar árduamente.A segunda banda a entrar em palco, foram os Forbidden To Fly, oriundos da zona do Porto. Estes apresentam cada vez mais con-sistência nas suas atuações e começam a dar nas vistas ao lon-go de todo o país. Riffs poderosos, muita atitude e breakdowns de fazer levar a cabeça até ao chão.

De resto, nada mais a acrescen-tar. São uma banda já conhecida do público aveirense que veio faz-er aquilo a que já nos tinham ha-bituado. Mais uma boa atuação!De salientar apenas o facto de traz-erem com eles um novo baterista, o Victor Butuc de Aveiro, perten-cente a outros projetos como The Lemon Lovers ou Monolyth. Era a primeira atuação deste baterista com a formação de Forbidden To Fly e tinha feito apenas dois ensaios com a banda antes da atuação. vExcelente trabalho por parte do Bu-tuc com uma performance muito boa.

Para aqueles que desconhe-ciam o anterior baterista des-ta banda, provavelmente terá mesmo passado despercebido.Seguiram-se os The Medusa Smile, banda proveniente de Lis-

boa que apresenta um trabalho ainda recente, mas com quali-dade. Esta foi a primeira vez que se apresentaram em Aveiro e con-seguiram uma boa reação por parte do público presente. O ambiente con-tinuo muito positivo e cheio de energia.Finalmente, após quase um ano desde a última visita a Avei-ro, a atuação dos franceses

As They Burn que fizeram o seu tra-balho da melhor forma possível, com mais uma atuação excelente em todos os níveis. Que diferença gi-gante entre esta banda e as outras que tocaram antes, tal como acon-tecera da última vez que visitaram a nossa cidade. Muita qualidade técnica, grande exibição e alguns cuidados que ainda não se vêm na maior parte das bandas de under-ground portuguesas, como os por-menores relacionados com as luzes e cenário e o material de som utilizado.

São estas pequenas diferenças que ajudam a proporcinar um grande espetáculo como o que esta banda mais uma vez deu.Em suma, foi mais um evento de qual-idade que apenas pecou pela ra-zoável adesão do público aveirense. Pormenor que talvez se deva ao facto de ter acon-tecido numa quinta feira.

Aveiro voltou a encher-se de chamas...

Extra

14 www.actuaaveiro.com

Page 15: Revista Associação Actua Aveiro #3

NOW, VOYAGER

No dia 7 de Novembro de 2013, quinta feira, no Bar do Estudante da Universi-dade de Aveiro, pelas 21:00 horas, a Bleeding Heart, contando com a co-laboração de alguns elementos da Associação A(c)tua Aveiro, organizou um concerto com a banda Now, Voy-ager (banda proveniente da Bélgica que já partilhou palco com grandes bandas como August Burns Red, The Devil Wears Prada e Bury Tomorrow), fazendo-se acompanhar por Ash Is A Robot, Blame The Skies e Promethevs. De lamentar apenas a fraca adesão do público aveirense.

Os concertos tiveram início à hora prevista com os Promethevs, banda oriunda de Viseu, que veio apresen-tar na cidade de Aveiro o seu tra-balho mais recente. Muita energia, boa disposição, riffs poderosos num trabalho interessante com algumas passagens que apresentam semel-hanças com bandas de um estilo mais death. Mostram-se agora mais consistente e maduros em relação à última vez que tocaram em Aveiro.

Seguiram-se os Blame The Skies, ban-da de metalcore de Setúbal. Depois de uma longa paragem, eles estão de volta. Para quem não os conhe-cia, certamente nem se apercebeu do facto de que esta banda vinha

de uma longa paragem e de que esta era a primeira vez que tocavam com este baterista. Pode resumir-se o concerto como tendo sido uma boa surpresa. Esta era a primeira vez que tocavam em Aveiro e havia al-guma expectativa em torno desta banda, que correspondeu ao que se esperava e mostrou ser uma banda a ter em conta em próximos even-tos na região. Grande atitude, muita presença e energia em palco, num concerto com muito groove, break-down e ‘patada na boca’, quase ao estilo do hardcore mais crú.

A terceira banda a pisar o palco foram os ‘unicórnios’ de Setúbal, Ash Is A Robot. Simplesmente fan-tásticos... A estrada e a experiên-cia que têm vindo a acumular faz toda a diferença nesta banda que não para de nos surpreender quase desde o seu primeiro dia de existên-cia. Excelente performance! Mesmo com um público pouco numeroso, numa noite fria, estes rapazes não deixam de dar o seu melhor e viram o palco ao contrário. Simplesmente contagiante a energia que trazem com eles quando sobem ao palco.

Prova disso é a dimensão que este projeto tem vindo a conquistar em tão pouco tempo de vida.

Finalmente, a banda mais espera-da da noite, os Now, Voyager que se encontravam em tour europeia. Esta banda que, conforme supraci-tado, é proveniente da Bélgica, consegue mostrar em palco os argu-mentos que a levaram a tocar com grandes bandas nos últimos tempos.

Uma performance brutal, onde se notam pequenos pormenores que a diferenciam de muitas outras ban-das do género que não conseg-uem alcançar o mesmo sucesso. A preocupação com o espaço cé-nico, luzes, som, entre outros por-menores técnicos, fazem toda a diferença. Muita energia, grande imagem e qualidade de execução.

O único defeito que se pode apontar a esta formação neste concerto é a falta da qualidade das vozes melódi-cas que surgem em quase todas as músicas, quando comparadas com o trabalho apresentado em estúdio. No entanto, este pormenor poderá ser justificado com o facto de estarem a fazer vários concertos em poucos dias, dando pouco descanso ao vocal-ista e pouco tempo de recuperção.

vFicaremos a aguardar por uma nova oportunidade de os ver em Aveiro para poder efetuar uma comparação.

International Tour

Extra

15 www.actuaaveiro.com

Page 16: Revista Associação Actua Aveiro #3

Iniciar Carreira como Produtor de Conteúdo

Uma das áreas que tem vin-do a crescer a olhos vistos é a Produção de Conteúdo, não só porque não necessita de grandes conhecimentos, como é muito simples de vingar no mercado, desde que faça as coisas “com cabeça”. Como trabalho na área há mais de 1 ano, vou aqui deix-ar algumas dicas para começar a sua carreira de forma positiva.

Produtor de Conteúdo – O que é? Um produtor de conteúdo, muitas vezes chamado de Copywriter, é alguém que tem como princi-pal função a criação de textos para clientes externos, de uma forma muito generalizada. Além da sua comparação com um copywriter, as suas funções ficam muito aquém das praticadas por este, principalmente porque este tem a seu cargo um conceito global, enquanto que um produ-tor de conteúdo resume-se a criar/rever um texto informativo/explicativo sobre uma temática pedida por determinado cliente.Normalmente, um produtor de conteúdo é alguém com uma bagagem cultural, no mínimo, aceitável para que consiga pro-duzir um texto apelativo para que o seu cliente consiga “vender” aq-

uilo a que o texto em si se destina. No entanto, essa mesma bagagem cultural poderá ser adquirida com o decorrer do trabalho, já que na maioria dos casos, os textos pedi-dos são de áreas em que o Free-lancer não tem formação, por isso tem que a adquirir de livre vontade para conseguir entre-gar um trabalho de qualidade.

Início de Actividade Antes de começar a trabalhar como Produtor de Conteúdo Free-lancer, há muita coisa que tem que ter em atenção, principalmente para conseguir manter clientes, produtividade no trabalho e ainda um trabalho de boa qualidade.Para que o seu trabalho tenha a qualidade necessária para cati-var ainda mais clientes, conse-quentemente mais trabalho, é es-tritamente necessário que tenha uma capacidade de escrita muito acima da média. Uma linguagem cuidada, um vasto leque de quali-dades semânticas e gramaticais que cativem o leitor e uma grande capacidade de levar o leitor a inter-essar-se pelo restante texto, são as três principais características que o Freelancer deve ter, antes mes-mo de promover o seu trabalho.Um bom Freelancer será aquele

que vai conseguir que os seus clientes consigam recuperar e, muitas vezes, duplicar o valor in-vestido através da publicação dos textos nos seus blogs. Se isto acontecer, certamente que o cli-ente vai voltar a contratar os seus serviços, pois por muito dispen-dioso que seja, está a compen-sar não só o cliente, financeira-mente, como o próprio projectos, com conteúdo de qualidade.

Nesta área de trabalho, tal como acontece na maioria das outras, o portfólio é a chave para o início de carreira de sucesso. Se está a começar agora é muito normal que não tenha material para mos-trar aos seus possíveis clientes, mas existe uma forma muito simples de o elaborar rapidamente: produzir conteúdo para proveito próprio.Assim, comece por produzir tex-tos variados sobre uma temáti-ca em que se sinta realmente muito à vontade e exponha-os no seu blog pessoal (lembre-se, todos os Freelancers devem ter um Blog Pessoal) ou mesmo num blog que criou para o efeito.Mais tarde pode começar a alar-gar a sua cultura geral escrevendo sobre outras temáticas menos ób-vias, mostrando assim a sua versa-tilidade na produção de conteú-

Uma oportunidade de emprego ...

16 www.actuaaveiro.com

Extra

Page 17: Revista Associação Actua Aveiro #3

do. Chegará a uma altura em que tem a qualidade e, mais impor-tante ainda, qualidade necessária para o apresentar aos possíveis clientes e ver assim o seu trabal-ho adjudicado e reconhecido.

Encontrar Clientes

Assim que tiver o seu port-fólio concluído, vai começar a procurar clientes, talvez a tarefa que mais trabalho lhe dará no iní-cio de carreira como Freelancer.A forma mais simples para encon-trar clientes é através de portais e fóruns frequentados por Web-masters, já que estes serão, cer-tamente, os seus maiores clientes. Por vezes o excesso de projec-tos online ou mesmo a falta de tempo destes, faz com que colo-quem vários anúncios à procura de quem produza conteúdo para os seus projectos e de uma forma geral, pelo menos no mercado nacional, é nesses fóruns que o fazem com mais regularidade.

Actualmente existem três Portais/Fóruns que se destacam no pano-rama nacional, são eles: MaisTráfe-go (a quem o Ser Freelancer tem muito a agradecer), o ProWebMil-ionário e o WebmasterPortugal.

Pode optar pelos gratuitos e mais generalizados (MaisTráfego e WebmasterPortugal) ou pelo pago (ProWebMilionário), para colocar um anúncio de oferta de serviços ou simplesmente responder aos anúncios de procuram que vão surgindo quase que diariamente.Existem ainda vários portais específicos para procura e oferta de serviços (alguns di-reccionados para uma área es-pecífica outros mais abrangentes) que podem encontrar aqui e aqui.Nota: Muito brevemente o SerFreelancer irá lançar um serviço muito bom para todo o tipo de Freelancers, inclu-sive os Produtores de Conteúdo!

Importância da Promoção

A sua promoção, em conjunto com o Portfólio de qualidade, vão ser a chave para que o seu trabalho tenha o objectivo que é suposto: Ganhar Dinheiro como Freelancer.Comece a sua promoção nos

seus e-mails, isto é, sempre que estiver a responder a um pos-sível cliente faça-o com a quali-dade que põe na criação dos seus textos. Ao receber um e-mail profissional o cliente vai per-ceber que o Freelancer encara a escrita como a sua profissão.Depois, faça-a nos mesmos fóruns em que se inscreveu para procurar clientes, mas é muito importante que a sua partici-pação seja positiva, correcta e sempre mostrando o seu profis-sionalismo. Ajude quando con-seguir ou seja humilde e coloque as suas dúvidas quando as tiver.

É muito importante que no caso de um cliente, de determinado fórum, adjudique um trabalho consigo, no final do mesmo deixar um testemunho sobre o trabalho e sobre o Freelancer, no tópico que o mesmo criou para promover os seus serviços. O feedback de out-ros clientes, no caso de este ser positivo como é óbvio, fará com que mais clientes apostem nos seus serviços e assim comece a criar a sua própria carteira de clientes.Uma boa promoção, por vezes, pas-sa por criar um pequeno “buzz” à volta do seu nome e do seu trabalho.

É nestas alturas em que vai gan-har aquele que aplicar as mel-hores técnicas de marketing.

Cuidados a ter

Para que o seu trabalho tenha o crescimento pretendido, existem alguns cuidados a ter. No caso de não encarar este “part-time” como um trabalho sério, vai ac-ontecer o mesmo que acontece à maioria dos Produtores de Con-teúdo: começam com muita for-ma mas à primeira adversidade desistem do trabalho e procuram alternativas. É certo que para ganhar a vida como produtor de conteúdo é preciso imensos es-forços, mas ao fim de um tempo e com a qualidade necessária pode-se ganhar imenso dinheiro.Primeiro cada artigo deve ser encarado como “uma peça de arte”, isto é, o tema a desenvolv-er deve ser entendido em pleno (no caso de não se sentir à von-tade do mesmo, elaborar uma pesquisa cuidada mas NUNCA

copiar!) de forma a criar um tex-to interessante, imparcial e com-pletamente correcto sem falhas; pensar sempre na optimização para os motores de busca, isto é, perceber quais as palavras-chave importantes para o texto e até para o projecto a que este se destina (no caso de saber qual é) e fazer o uso adequado das mesmas; evitar qualquer tipo de erros ortográficos e gramaticais, por isso é indispensável o uso de um corrector ortográfico e uma atenção redobrada na revisão do resto para as frases mal elab-oradas; a formatação do texto é também muito importante, não só para não tornar o texto mas-sudo, como para facilitar e cati-var a leitura dos leitores do blog.

Definir os seus preços

Este tema já aqui foi debati-do enumeras vezes, uma delas transformou-se em um dos posts mais populares de 2010: Como calcular o meu preço / hora.No entanto, na produção de con-teúdo nem sempre é assim tão simples definir o valor por hora, ou simplesmente saber quan-tas horas vão estar a trabalhar, por isso, o melhor mesmo é criar uma espécie de tabela com os valores mais comuns (quanti-dades de artigos e dimensão dos mesmos (número de palavras).

Os seus valores vão variar ao lon-go da sua carreira, simplesmente porque ao longo do tempo a sua experiência e a qualidade do seu trabalho também vai variar, pelo menos isso é o suposto se se apli-car adequadamente ao trabalho.Deve ainda ter atenção aos cli-entes com quem trabalha e aos trabalhos adjudicados, isto é, se está a trabalhar com um cliente várias vezes ao mês é muito im-portante privilegiar esse cliente fazendo-lhe um pequeno des-conto ou no caso dos clientes ad-judicarem vários packs de artigos (packs de 10 ou 20 artigos em cada encomenda) é muito boa ideia fazer um pequeno desconto.

Os descontos é uma das técnicas de marketing mais importante no mundo Freelancer, principalmente para fazer os seus clientes voltar.

17 www.actuaaveiro.com

Page 18: Revista Associação Actua Aveiro #3

Agenda Cultural

Março

Dia 1O Lago dos Cisnes

Teatro AveirenseDança

Dia 7Arte e Psicologia

Nova Acrópole AveiroConferência

Dia 7Badi Assad

Teatro AveirenseMúsica

Dia 8Aveiro Salsa

Teatro AveirenseDança

Dia 15A grande EstrelaTeatro Aveirense

Teatro

Dia 15Multiplex

C.C. ÍlhavoDança

Dia 22Dead Combo

Teatro AveirenseMúsica

Dia 22Hard as Hell 2

Bar do EstudanteMúsica

Dia 29Orlando Santos

C.C. ÍlhavoMúsica

Fevereiro

Dia 14O Despertar da Prima-

veraTeatro Aveirense

Workshop

Dia 15Pele

C.C.Gafanha Nazaré Dança

Dia 22JIM

Teatro AveirenseDança

Dia 22 Mafalda Veiga

C.C. ÍlhavoMúsica

Dia 22 2º Actua Animal Benefit

Bar do EstudanteMúsica

Dia 28 Noiserv

C.C. ÍlhavoMúsica

18 www.actuaaveiro.com

Page 19: Revista Associação Actua Aveiro #3

Associação Actua Aveiro

www.actuaaveiro.comwww.facebook.com/AssociacaoActuaAveiro

www.youtube.com/[email protected]

Próximas Reuniões

12 Abril - Sábado12 Julho - Sexta-Feira

Sede Associação Actua(Mercado Municipal da Gafanha da Nazaré)

Junta-te a nós !