Revista Bahia Norte

24

description

ANO VI N° 63

Transcript of Revista Bahia Norte

Page 1: Revista Bahia Norte
Page 2: Revista Bahia Norte
Page 3: Revista Bahia Norte

BAHIA NORTE | 3

REVISTA BN | WEB

Como já foi noticiada na última edição, a revista Bahia Norte agora está na web trazendo as principais manchetes do dia em tempo real. Você também não pode perder a nossa ‘estouradissima’ página do facebook, nela podemos encontrar as informações publicadas no site, além de notícias de emprego, e promoções de cair o queixo.O nosso primeiro sorteio foi um sucesso com quase duas mil visualizações. O ganhador do sorteio, Leonardo Martins, foi jantar no badaladíssimo restaurante All Saints Contemporâneo. “ O atendimento do local é maravilhoso e a comida muito saborosa, a equipe toda está de parabéns.” disse o contemplado.

A Steak’s House também entrou no clima e resolveu sortear 1 kit para churrasco, até o fechamento dessa edição já tínhamos na rede, mais de 6.500 visualizações.

Com um simples clique, você entra para nossa comunidade, fica bem inteirado de tudo e ainda concorre a prêmios. Então, vai ficar de fora? Não, né? Por isso corra, acesse o nosso site, curta e compartilhe, afinal notícia boa é pra ser espalhada.

Um artista inglês que vive na China criou uma bicicleta “respiratória” para se ver livre da poluição do ar. Matt Hope,

de 37 anos, instalou um sistema de filtragem caseiro que inclui um gerador de energia, uma lixeira na parte de trás do veículo,

um capacete e uma máscara de respiração usada por pilotos de aviões militares. O artista pode ser visto na terça-feira (26)

passeando pelas ruas de Pequim. Enquanto Hope pedala, a eletricidade é gerada para ativar o sistema de filtragem, que transforma a neblina em ar puro para o ciclista. A qualidade

do ar na capital chinesa naquele dia foi classificada como “muito insalubre”, segundo informações do monitoramento

feito pela embaixada americana em Pequim. | brasil diário

Inglês cria bicicleta respiratória para andar em Pequim

A Secretaria Cidade Sustentável (Secis) encaminhou uma proposta ao prefeito ACM Neto que se baseia na criação de um Selo Verde, que contemplará edifícios e condomínios que tiverem em seus projetos e na operação ações como reutilização da água servida, captação da água da chuva, sistemas de captação de energia solar ou eólico, coleta seletiva, área verde e manutenção de espaços públicos. Cada elemento representaria pontos para promover desconto no IPTU. As ações sustentáveis seriam fiscalizadas anualmente para manutenção do beneficio.

Desconto no IPTU

Internauta premiado

Mais promoção

Page 4: Revista Bahia Norte

4 | BAHIA NORTE

BAHIA NORTE - ABRIL 2013PUBLICAÇÃO DE PROPRIEDADE DA

RELEASE PRODUÇÕESCNPJ 34.366.153/0001-79

Praça Martiniano Maia, 71 | 1º andarSala 12 | Shopping da Praça | Centro

Lauro de Freitas | BahiaOs artigos assinados e opiniões expressas não representam obrigatoriamente as adotadas pela revista

COMERCIAL71 8874-090971 8799-989071 3288-2101

EDITOR RESPONSÁVEL Raimundo Rocha - DRT 1089

DIRETOR DE ARTEManoel Ramoswww.revistabahianorte.com.br

[email protected]

POLÍTICA | LAURO DE FREITAS

Os qüiproquós que Lauro de Freitas vem vivenciando ao longo desses poucos mais de 100 dias da nova gestão municipal confirmam que, aparentemente, colocar em prática o que está no papel é mais difícil do que se parece. Boatos, equívocos e reclamações envolvendo pessoas ligadas ao atual governo como secretários, dire-torias e funcionários rondam a adminis-tração, além da dificuldade em fortalecer a comunicação com os vereadores. Tal situação gera dúvidas para quem está de fora sobre de que forma isso pode afetar as decisões na Câmara Municipal de Lauro de Freitas. Já quase finaliza o quarto mês do ano e na Câmara ainda não foi definida por completo a posição quanto ao gover-no Márcio Paiva.

Há cautela explicita na casa. Decla-radamente oposição tem os vereadores do Partido dos Trabalhadores (PT) Lula Maciel e Naide Brito. Já como base aliada confirma-se Aline Oliveira (PP), Augusta Pinto (PR) e Wagner Batista (PP). Os demais que falaram com a equipe da Re-vista Bahia Norte, durante o período de fechamento desta edição, se posicionaram como independentes.

Para o presidente da Câmara, Gilmar Oliveira, o Executivo tem que ter como seu principal parceiro o Legislativo. Ele ainda afirmou sentir a ausência da relação direta que os dois poderes normalmente nu-trem. “Essa ligação é natural no processo político e a reciprocidade é viável”, frisou Gilmar Oliveira. “Se essa falta de ligação continuar podemos dizer que será um fato inédito, mas acredito que esse quadro mude e sei que nenhum vereador vai de contra ao bem do povo, estando na base ou não”, finalizou o vereador que também disse atuar na independência.

A situação, até o momento, não afetou as decisões na Câmara Municipal, contu-do, isso pode mudar quando decisões im-

Poder Executivo ainda não tem maioria na Câmara

portantes precisem ser tratadas pela casa legislativa e, quando o momento chegar, a definição da base aliada ou de oposição pode fazer a diferença e a população espera que os interesses do povo falem mais alto do que qualquer outra coisa. Os defensores dizem que há pouco tempo para falar de inabilidade de gestão, mas questões como o bom funcionamento das

Freitas acompanham a política na cidade e isso, conseqüentemente, requer maior atenção para pequenos detalhes que po-dem fazer grande diferença.

As pessoas querem ser bem atendi-das nos órgãos públicos, ter suas ruas limpas e asfaltadas, transporte coletivo eficaz, escolas com aulas, dormir com tranqüilidade sem medo da chuva, con-

Aline atua como líder do governo

na Câmara

secretarias, as escolhas dos nomes para as diretorias ligadas à política, entre outros percalços, que hora ou outra aparecem, desagradam uma parcela da população que, claramente, esperava mais nessa área da nova gestão municipal.

O que se espera não é uma solução mágica, mas os munícipes de Lauro de

seguir marcar consultas com celeridade, emergência médica de qualidade, entre outros desejos das comunidades de qualquer cidade. É essa a reposta do Poder Executivo que a população espera como reflexo à confiança depositada nas urnas, a qual demonstrou a busca por mudança.

Page 5: Revista Bahia Norte

A Câmara Municipal de Lauro de Freitas elegeu nesta semana o presidente da Comissão de Saúde. Como já se comentava nos bastidores, a vereadora Mirela (PSD) foi escolhida para o cargo, e vai ter como foco a melhoria da saúde na cidade. Mirela atua na área há mais de oito anos em Lauro de Freitas, trabalhando numa clinica médica em Itinga, conveniada com o SUS, e sabe bem as principais demandas da população, além de poder apontar com maior tranquilidade os caminhos para as resoluções dos problemas do setor.

O Prefeito de Lauro de Freitas, Márcio Paiva, completa no domingo, 21 de abril, 111 dias de governo. Entre as ações des-tacadas, as principais aconteceram nas áreas de saúde, como a entrega de uma ambulância do Samu, a reforma de postos e a mudança do horário de atendimento da Central de Regulação, que era iniciado às 8h da manhã e passou a acontecer a partir das 6h da manhã, resolvendo com isso a demanda reprimida e acabando com as filas. As Policlínicas passaram a funcio-nar em dois turnos, dobrando o número de atendimento. Com essas e outras mu-danças a Secretaria de Saúde registrou um aumento de 300% no número de exames laboratoriais.

Na área de infraestrutura foi realizada a pavimentação de diversas ruas a exem-plo da Rua Lindóia, em Itinga. Também foi assinado um convênio com a Caixa Econômica Federal para os serviços de micro e macrodrenagem e pavimentação no Jardim Picuaia, que terá início na pró-xima semana. A Seinfra também reiniciou e concluiu a obra do Terminal de Ônibus do Centro, realizada em parceria com o Tesouro Nacional. Na área de limpeza urbana, foi realizada a limpeza de 18 mil metros lineares de rios e córregos e o re-colhimento de cerca de 20 mil toneladas de lixo domiciliar no município.

Durante os poucos mais de três me-ses da nova gestão foram entregues 500 unidades habitacionais do condomínio Quintas da Glória I, em Itinga, e mais 406 apartamentos do Residencial Lauro de Freitas, no Capelão, serão entregues à população laurofreitense, provenientes do programa federal Minha Casa Minha Vida, totalizando 906 novas moradias.

Comissão de Saúde tem novo presidente

Cento e onze dias de trabalho

BAHIA NORTE | 5

Pronatec

A partir do Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), a Prefeitura de Lauro de Freitas disponibilizou 400 vagas em cur-sos preparatórios para os beneficiários do programa “Bolsa Família”. Os cursos gratuitos são destinados a pessoas com idades entre 16 e 59 anos. As turmas serão iniciadas em maio e terão duração média de três meses.

Serão disponibilizadas vagas para pintor de imóveis, encanador e instalador predial, operador de processos petroquí-micos, bombeiro civil, operador de sonda de perfuração e auxiliar de operação de estação de tratamento de água.

A ação é realizada através da Superin-tendência de Ciência, Tecnologia e Inova-ção (SUCTI), em conjunto com a Secretaria de Assistência Social, Igualdade Racial e Cidadania (SEMASCI) e com o Serviço Na-cional de Aprendizagem Industrial (Senai).

Central de Alimentação Escolar

Reformada no início da atual gestão, a Central de Alimentação Escolar é res-ponsável pela produção e distribuição de merenda para 94 escolas da rede munici-pal e 19 creches, resultando em mais de 35 mil merendas por dia.

Creches

A Secretaria Municipal de Educação recebeu da gestão anterior 14 creches e nos três primeiros meses ampliou para 19, o que resultou na criação de 377 novas vagas: Creche Emilly Ferreira (Areia Bran-ca) - 60 vagas; Escola Centrevida Tia Dina (Areia Branca) - 60 vagas; Creche Mundo Novo (Centro) - 77 vagas; Creche Escola Espaço Kids (Centro) - 65 vagas; Centro Social Urbano (Portão) - 20 vagas; Creche Mãe Maria (Quingoma) - 95 vagas.

Leia mais na seção Cidades no www.revistabahianorte.com.br

Programa Saúde na

Escola previne enfermidades

e melhora qualidade de vida da população

infantil

Page 6: Revista Bahia Norte

6 | BAHIA NORTE

POLÍTICA | LAURO DE FREITAS

A Câmara Municipal de Lauro de Freitas completou 50 anos de atuação na cidade no dia 7 de abril. Para marcar a data, a casa legisla-tiva homenageou ex-vereadores e funcionários que fizeram parte des-sa história e por suas contribuições como co-participes no desenvol-vimento da cidade. Proposta pela vereadora Aline Oliveira (PP), em busca de resgatar raízes históricas, aprovado e realizado pela Câmara, o evento de comemoração levou centenas de pessoas ao Cine Teatro na noite do dia 22 de abril. “Este evento é um marco histórico do município. Presidir a Câmara neste momento me deixa muito feliz. Sinto-me honrado e privilegiado”,

Câmara festeja meio século

Antônio Custódio, lenda vida da primeira legislatura, confraterniza com Gilmar e Márcio

Page 7: Revista Bahia Norte

BAHIA NORTE | 7

Ao longo desses 50 anos, Lauro de Freitas cresceu e livrou-se do estigma de cidade dormitório pelo seu notório desen-volvimento. “Devemos agradecer a todos os vereadores e prefeitos que passaram por aqui e deram tudo de si para a cidade ser o que ela é hoje”, reconheceu Antonio Custódio, 87 anos, vereador remanescen-te da primeira legislatura da cidade, atu-ante de 1962 a 1988. Com muita lucidez, Custódio impressionou quando contou

detalhes sobre o período. Ao todo foram 54 homenageados, entre eles Francisco Franco e Edson Neves. Durante pronun-ciamento, Márcio Paiva ressaltou que antes de ser eleito prefeito do município, esteve por dois mandatos como vereador na Câmara Municipal. "Fico muito feliz de poder comemorar esse aniversário da Câmara onde desempenhei a função de fiscalizador do poder público”, declarou o prefeito.

Mesa composta pelo prefeito e vereadores

Ex-vereadores homenageadosdurante a solenidade

Page 8: Revista Bahia Norte

8 | BAHIA NORTE

MEIO AMBIENTE | SUSTENTABILIDADE

Era uma vez a Petrobras... A Petrobras recebeu uma multa da Companhia Ambiental

do Estado de São Paulo (Cetesb) em R$ 10 milhões, na segunda--feira (8), por conta do vazamento de combustível marítimo do píer do Terminal Almirante Barroso (Tebar). A Cetesb afirmou que deve oficializar uma denúncia de crime ambiental ao Minis-tério Público Estadual, em consequência da mancha que atingiu 11 praias, das quais oito tiveram a balneabilidade alterada, dos municípios de São Sebastião e Caraguatatuba, no litoral paulis-ta. A quantidade do óleo vazado não foi informa-da e as equipes da Cetesb e da Petrobras rea-lizam trabalhos de contenção e vôos de monito-ramento. | Infor-mações do G1.

Combate aos crimes ambientaisO presidente da Câmara Municipal de Camaçari, vereador

Teo Ribeiro (PT), esteve na sede do Ministério Público (MP) no município, onde se reuniu com o promotor Luciano Pitta, que cuida área relacionada ao meio ambiente. Durante o encontro, os representantes firmaram um acordo de cooperação entre as duas instituições, no sentido de trabalharem pela eliminação dos crimes ambientais que, segundo dados do MP, vêm sendo cometidos na sede e na orla por empreendimentos que estão se instalando na cidade. | ascom Camaçari

Projeto sugere proibir plásticosUm Projeto de Lei na Câmara de Vereadores pretende

proibir a compra e utilização de copos descartáveis nos órgãos públicos municipais de Salvador e propõe a substituição por objetos de vidro ou ecológicos. A proposta, de autoria do ve-reador e ambientalista Marcell Moraes (PV), vale inclusive para espaços como escolas e postos de saúde. De acordo com o edil, os copos ecológicos possuem um tempo de decomposição de 18 meses, enquanto que os descartáveis convencionais levam pelo menos 100 anos. Segundo ele, a alternativa também causará economia ao Município, porque quatro mil copos descartáveis custam mais de R$120, já a mesma quantidade de ecológicos custa cerca de R$ 90. | bahia noticias

Bancos de gelo na AntárticaO aquecimento global tem causado o aumento da área

de bancos de gelo em volta da Antártica durante o inverno. A mudança é resultado do efeito da água que derrete do gelo durante o verão e que volta a se congelar rapidamente quando a temperatura cai. A conclusão é de um estudo divulgado no periódico Nature Geoscience.

A pesquisa aponta que um derretimento de gelo cres-cente nos limites da Antártica durante o verão, associado com menos nevascas do que o esperado no continente, tem aumentado levemente o nível do mar.

“Os bancos de gelo em volta da Antártica aumentam apesar do clima global esquentar”, disse Richard Bintanja, do Instituto Real Meteorológico, da Holanda. “Isso é cau-sado pelo derretimento das camadas de gelo”, comple-mentou. | brasil diário

Page 9: Revista Bahia Norte

BAHIA NORTE | 9

MERCADO | MÃO DE OBRA

Marcia Figueirôa

Consultora Empresarial & Palestrante [email protected]

Percebo que nas entrevistas de tra-balho o candidato não tem o devido conhecimento e não sabe a importância da linguagem corporal.

Mais do que palavras, gestos e sinais podem revelar os verdadeiros sentimen-tos e sensações de uma pessoa quando interage com os outros – se está à vontade ou não, se está dizendo a verdade ou não, etc. Durante a entrevista de emprego, mais do que nunca, é importante estar atento a todos os seus movimentos cor-porais e expressões faciais para transmitir uma boa impressão ao entrevistador.

É notório que temos na região de Lauro de Freitas um percentual alto da população carente de informações que podem agregar ‘valor’ numa entrevista de trabalho. Alguns equívocos que devem ser evitados: braços cruzados/pernas e mãos (demonstram atitude de descon-tentamento), segurar bolsa ou caneta

(pode demonstrar insegurança), olhar para baixo (medo e falta de confiança) são algumas das posturas a serem evitadas. O candidato deve demonstrar segurança e positividade nas respostas e na postura que vai de um aperto de mão firme até um olhar seguro e sincero.

Lembrando sempre de usar a verdade e nunca tentar enganar o entrevistador. Na semana passada atendi um candidato que na entrevista disse falar fluente o idioma italiano. Então, continuei a entrevista no idioma italiano (falo com fluência) e o candidato começou a sorrir, informando que só falava com o cliente ‘italiano’ que ele tinha um dom divino e na hora certa ele falaria! Vale aqui a reflexão do uso da ‘mentira’ e sobre subestimar o entrevistador.

O Prefeito Márcio Paiva disse que tem vários projetos voltados para educação e a empregabilidade e afirma que Lauro

de Freitas é uma cidade emergente e crescente e que não se preparou para o crescimento. Apostando nesta afirmativa precisamos juntos dar o apoio necessário e dar sugestões que visem humanizar as relações gerando empregabilidade à população local, capacitando, instruindo e dando oportunidade para muitos que precisam de recolocação no mercado de trabalho. Do primeiro emprego, àqueles que precisam adquirir uma nova profissão. Também oportunizando para melhor ida-de cargos que aproveitem a maturidade e o aprendizado que a experiência agrega com o tempo.

O seu corpo fala na hora da entrevistaDificuldades na região de Lauro de Freitas para recolocação no mercado de trabalho

Page 10: Revista Bahia Norte

10 | BAHIA NORTE

Bloco pré moldado de concreto (neo rex)Hoje em dia algumas empresas já fabricam blocos com a função de cultivar jardim, existem dois modelos: bloco de concreto fundido, com jardineiras contínuas e bloco de concreto socado, com jardineiras em ziguezague. Ambos possuem nichos para passar vigas de sustentação, ou seja, o muro tem a função de jardinagem mais também a estrutural, não necessitando ser colocada a frente de um muro já existente (www.neorex.com.br).

ARQUITETURA | PAISAGISMO

Como fazer um jardim vertical

Alguns dizem que o conceito de jardim vertical foi criado pelo botânico Frances Patrick Blanc, outros afirmam que foi o professor Stanley White Hart, da Univer-sidade de Illinois em Urbana-Champaign, nos Estados Unidos em 1938, o que se sabe ao certo é que foi Patrick Blanc o responsável pela modernização e popu-larização dessa técnica. Ele descreve seu jardim vertical da seguinte forma.

“Numa parede é colocada uma estru-tura metálica, onde consegue suportar o peso de uma placa de PVC, e sobre essa placa se grampeia duas camadas de poliamida, essa espuma suporta as raízes de vários tipos de plantas, uma rede de tubos controlados por válvulas levam uma solução nutritiva desenvolvida com minerais necessários para o crescimento das plantas, e o excesso, e retirado atra-vés de calhas, e reenviado ao sistema de tubos, as plantas são escolhidas pela sua capacidade de se adaptar a esse tipo de ambiente.”

Os Jardins colaboram com a diminui-ção dos efeitos da emissão de carbono, causados pela poluição do ar, torna o ambiente mais úmido, aumentam o con-forto termo acústico, decora o ambiente, etc. São muitas as vantagens de cultivar um jardim, porém como hoje em dia, muitos moram em edifícios, a técnica do jardim vertical vem se aplicando cada vez mais nos apartamentos, em especial nas varandas, que vem ganhando mais destaque nos novos empreendimentos, onde antigamente se tinha um tamanho reduzido das varandas, quase não se colo-cava nenhum mobiliário, hoje em dia elas chegam a ter quase o mesmo tamanho do living, onde seu projeto de decoração se,

coloca os mais vários elementos, como por exemplo, sofás, TVs, tapetes, cooler, mesas de jantar, churrasqueira, etc.

Outro local de destaque na utilização do jardim vertical são os muros das casas, em especial as de veraneio, pois para tor-nar o ambiente mais harmônico com a pai-sagem, muitos arquitetos e decoradores estão utilizando essa técnica. Antigamente o muro era visto somente como uma pro-teção ou uma divisão de espaços,hoje ele esta se tornando cada vez mais parte da paisagem que integra o local.

Se você se interessou em saber como pode colocar um jardim vertical na sua casa ou apartamento, vou mostrar alguns exemplos que podem ser utilizados.

Usando garrafa PetCriada pelo arquiteto Marcelo Rosenbaum,

ela reutiliza as garrafas plásticas fazendo um corte superior e sustentando as através de cabos ou pregados na parede, pode tanto ser colocado

na vertical como na horizontal. É uma técnica super barata,pois utiliza material reciclável,no

caso a garrafa pet, dando uma nova utilidade ao material (www.autosustentavel.com).

Page 11: Revista Bahia Norte

BAHIA NORTE | 11

Sistema modular de plástico (Wallgreen)

Composto por módulos de plástico injetado, e pregado na parede individualmente, sendo que cada módulo acomoda três plantas.O sistema pode ser fixado em alvenaria, madeira, metal, drywall e outros cada módulo suporta seu peso individualmente, não havendo sobrecarga pela expansão vertical. Possui cavidade para colocar sistema de irrigação ligando todo sistema.Ele é expansível, na vertical e na horizontal, sem limite de tamanho, ou seja, pode ser usado na varanda de sua casa ou numa fachada inteira. O fabricante fornece saquinhos especiais para o plantio, que serve para segurar a terra e seus substratos, manter a umidade da planta e os nutrientes do solo. As plantas são acomodadas em vasos plásticos, que são presos no sistema, após sua instalação, por travas de segurançaPara pequenos jardins em área externa, pode ser regado manualmente, porém o ideal é que seja feita uma irrigação automatizada. Um sistema automatizado pode ser determinante para que as plantas fiquem sempre saudáveis (www.tocadoverde.com.br).

Flávio Gomes | Arquiteto e Urbanista

Utilizando estruturas metálicas ou de madeiraO sistema pode ser feito com uma grade antiga, ou uma estrutura de outros matérias, depende da criatividade de cada um ou fazendo uma estrutura nova, que pode ser metálica, alumínio, madeira, etc. Os vasos podem ser pregados fazendo um pequeno furo nas extremidades, colocando arame e fixando na estrutura (www.pinterest.com).

Page 12: Revista Bahia Norte
Page 13: Revista Bahia Norte

BAHIA NORTE | 13

Page 14: Revista Bahia Norte

14 | BAHIA NORTE

Mobilizar a criança para despertar o desejo pela aprendiza-gem é o objetivo da linha pedagógica do sócio-construtivismos. O método é utilizado pela Escola Sonho da Criança e tem como base a teoria do cientista bielo-russo Lev Vigotsky, que concebe o desenvolvimento humano a partir das relações sociais que a pessoa estabelece no decorrer da vida. A coordenadora peda-gógica da escola, Carine Ferreira acentuou que a busca é pelo desenvolvimento integral da criança, tanto a área intelectual quanto a motora, afetiva e emocional.

O conhecimento é adquirido a partir do momento em que o indivíduo se depara com os desafios. Aí ele revela suas singu-laridades que vão além do processo cognitivo, desenvolvendo sua interação com o meio. “A sala de aula deve ser considerado um lugar privilegiado de sistematização do conhecimento e o professor um articulador na construção do saber”. Esta assertiva combina com a orientação de Cláudia Regina, diretora da Sonho da Criança, aos seus colaboradores pedagógicos.

Além dos professores em sala de aula participam ativamente do processo de acompanhamento das crianças, dentre outros, instrutores de música (Edson Souza); educação física (André Gustavo); psico pedagoga (Anna Rosa), e outras ações lúdicas como iniciação artística, literária, teatral, enfim, a escola se tor-na um grande parque de diversões propício ao aprimoramento do potencial inato que cada criança contém em sua essência, ampliando assim o conceito de educação centrado apenas no intelecto com o cumprimento de tarefas escolares.

INFORME PUBLICITÁRIO

Aprender interagindo

Atividade artística desperta curiosidade

Cláudia Regina e Carine Ferreira

As crianças ficam atentas na aula de música

Page 15: Revista Bahia Norte

BAHIA NORTE | 15

INFORME PUBLICITÁRIO

Com mais de 20 anos na Estrada do Coco, a Steak´s House é uma conceituada Casa de Carnes Nobres que também atende o cliente na área de construção de chur-rasqueiras e oferece todo tipo de acessórios que facilitem um bom churrasco. Os cortes vão desde Boni, passando pelo Uruguai, Angus, Argentina e outros considerados os melhores que podem ser encontrados no mercado.

Os complementos também são de primeira, como a linguiça apimentada, coração de galinha, pão de alho dentre outros. A loja da Estrada do Coco está preparada para para atender às necessidades do cliente também de última hora. Fazem parte do mix de produtos, cervejas nacionais e importadas (geladas), vinhos (aclimatados em adega), especiarias desde pimentas a molhos especiais, até o carvão e sal grosso.

Conheça a Steak´s House

Page 16: Revista Bahia Norte

16 | BAHIA NORTE

Com o tema ‘Comida de lugar’, o Brasil Sabor 2013 completa sua 8ª edição e acontece de 2 de maio a 2 de

junho, reunindo restaurantes em Salvador e algumas cidades do interior. Promovido pela Associação Brasileira

de Bares e Restaurantes (Abrasel), em parceria com o SEBRAE e apoio da Secretaria da Agricultura, Irrigação e

Reforma Agrária (Seagri), o projeto tem como objetivo fazer uma viagem pelos sabores da gastronomia baiana

e contemplar diversos restaurantes na cidade. www.brasilsabor.com.br

Brasil Saborestá na mesa

O verão acabou, mas a cerveja gelada continua uma boa pedida em maio e, principalmente por causa de seus acompanhamentos. Está rolando o concurso Comida di Buteco, que anualmente promove disputas entre botequins de 16 cidades brasileiras para descobrir qual petisco é a cara de cada estado do país. Em Salvador, o festival toma conta de 29 bares, que incluíram em seus cardápios pratos exclusivos feitos com ingredientes tipicamente brasileiros. A mandioca (macaxeira ou aipim, a depender do sotaque) e a linguiça são as estrelas da edição de 2013, escolhidas pela equipe realizadora do projeto, liderada pelo chef mineiro Eduardo Maia, valoriza a cozinha de raiz do Brasil.www.comidadibuteco.com.br

GASTRONOMIA | RESTAURANTE

Espaço da Neya.com | Misturinha

Comida de Buteco em Salvador

A “Operação Gourmet” do Procon-Ba ór-gão da Secretaria da Justiça, Cidadania e

Direitos Humanos autuou quatro churras-carias do Orla de Salvador (Rio Vermelho,

Pituba e Jd. Armação) por má conserva-ção de alimentos, ausência de exemplares

do Código de Defesa do Consumidor e falta de indicação clara de preços. Dentre

elas estavam: Sal e Brasa, Tchê Pica-nha, Villas Churrascaria e Fogo de Chão.

Também foram autuados na Bahia Marina cinco dos sete Restaurantes fiscalizados.

Dentre eles: Ercolano, Amado, DAS, Mer-cearia Todos os Santos e Café do Forte.

Pra perder o apetite

Page 17: Revista Bahia Norte
Page 18: Revista Bahia Norte

18 | BAHIA NORTE

ESPORTE | PRANCHAS

Saúde e lazer são dois atrativos para quem busca os esportes náuticos que ofe-recem opções para todos os gostos. Desde o mais radical Kitesurf, como o fácil de navegar Stand Up e, ainda, o clássico Windsurf. É com esse leque de possibilidades que estas modalidades vêm fazendo adeptos.

Nada melhor que Reyzinho (esq.), um vitorioso competidor e exímio pratican-te de esportes náuticos, para explicar o surgimento dessas modalidades e como atraíram o baiano. Reyzinho ajuda a desenvolver o esporte há quase 30 anos. Com uma escola em Itapuã, na Rua J, qualquer pessoa pode começar a praticar Wind-surf, Stand Up e Kitesurf, através de cursos que se adequam a cada um. Num bate papo informal, ele esclarece dúvidas e curiosidades sobre os esportes marítimos.

1 - Quem trouxe e como surgiu o Windsurf na Bahia?R- Na Bahia, o Windsurf surge em 1977 com poucos praticantes. Eu inicio em 78, com ajuda de um amigo com quem dividia uma prancha alemã. O treinamento era diário.Velejávamos em direção a itapuã, Arembepe e até a ilha de Itaparica.2 - Quando você começou a desenvolver os esportes náuticos na Bahia? R- Após parar de competir depois de ter ganho o brasileiro de 1989. Daí comecei a me dedicar às aulas de Windsurf e tocar a escola que existe desde 1984. Acredito que 70% das pessoas em Salvador aprende-ram Windsurf comigo. Alugávamos e dávamos aula de caiaque também, esporte perigoso na época devido ao equipamento que imobilizava a perna do praticante, o que causava acidentes. Hoje, procuro agregar novos esportes náuticos, como o Stand Up e o Kitesurf. 3 - O Stand Up e o Kitesurf têm ganhado muitos adeptos, ao que você atribui este sucesso?R- Pela comodidade, o Stand Up vem crescendo por-que é uma modalidade de fácil aprendizagem, entre 6 e 80 anos todos podem praticar. O Kite é um esporte que o cara coloca o equipamento na mochila e pode ir velejar até de bicicleta. No Windsurf precisa-se de um carro para deslocar o equipamento. Há um trabalho muito maior.4 - Os litorais de Salvador e do norte da Bahia favo-recem a prática das modalidades náuticas?R- O Wind e o Kite têm o vento como indispensável para a prática, e na Bahia não há vento constante. O velejador para não ficar parado, vai remar de Stand Up, o que é muito bom para manter a forma.5 - Sabe-se da dificuldade de profissionalização nos esportes náuticos. Como é fomentada a formação de atletas aqui na Bahia?R - Qualquer esporte na Bahia que não seja o futebol é carente de investimentos. As instituições públicas e privadas precisam incentivar outros esportes. Têm muitos jovens com potencial que treinam em Salvador não conseguem se manter sozinhos. Falta dinheiro para as despesas: transporte, passagens, hospedagens e até mesmo alimentação. A esses atletas falta tudo. Não só o patrocinador, mas o governo precisa ajudar.

Passar uma tarde em Itapuã...

LOCALIzAçÃOO Reyzinho Náutica fica à beira mar, na praia de Itapuã - Salvador--BA, Entre as Ruas da Música e Rua do Teatro, conhecidas como J e K

NOSSOS CONTATOSEmail: [email protected]: 71 8733 4180 | 9914 2202Funcionamento:Diariamente das 8h às 17h30

Page 19: Revista Bahia Norte

BAHIA NORTE | 19

COMPORTAMENTO | MODA

Peça coringa no guarda-roupa das mulheres, o jeans pode ser con-siderado indispensável, por ir bem com quase tudo. A variedade e as multi funcionalidades da peça tam-bém dispensa comentários. Existe jeans que afina a cintura, modela o bumbum, emagrece…

A novidade do momento é o jeans que combate a celulite, isso mesmo! Esse jeans mágico e que promete esse milagre estético,

Jeans Anti- Celulite é a nova promessa do Mercado

tem o nome de ‘Denim Spa’, ele foi criado por uma marca norte- ameri-cana (Wrangler) , que tem investido pesado em uma linha de jeans com compostos hidratantes no tecido.

Os ‘jeans spa’ está sendo comer-cializado no mercado britânico em três versões: enriquecido com uma fórmula especial anticelulite; outra com Aloe vera; e uma terceira com extrato de oliva.

A má notícia é que o efeito dá peça não é eterno, dura apenas duas semanas, mas já existe um refil que promete reestabelecer o efeito da pele.

Por incrível que pareça as peças acompanham as tendências da moda, com vários modelos de cortes e lavagens.

O jeans que está sendo comer-cializado por cerca de R$ 270 reais, ainda não chegou ao Brasil. Mas estão disponíveis no site Asos.

Renata Santana

Jornalistawww.passareladigital.com

Com o mundo altamente tecnoló-gico e vivendo a era das “máquinas”, diariamente convivemos com o computador. Vocês já pararam pra pensar quanta coisa incrível dá pra fazer com o teclado antigo, ou uma simples tecla dessa peça? Não? Podem se preparar para a surpresa.

A novidade é que agora podemos dar um fim útil e ecológico ao equipamento, tendo a oportu-nidade de ficar fashion.

Então, curtiram a ideia? Tenham certeza que o meio ambiente agradece!!

Page 20: Revista Bahia Norte

20 | BAHIA NORTE

Pioneira no Ensino Superior em Lauro de Freitas, desde sua fundação, em 1996, a Unidade Baiana de Ensino, Pesquisa e Extensão, UNIBAHIA investe priorita-riamente no aperfeiçoamento científico dos profissionais que atuam nas diversas modalidades de ensino nos cursos que a instituição oferece. Nesse sentido, ao lon-go dos anos, inúmeras ações convergiram para a formação de núcleos de estudo e pesquisa integrando pesquisadores, educadores de diversas áreas do conhe-cimento, alunos e militantes inseridos em diversos movimentos sociais. Assim nasceu o NUPE – Núcleo de Pesquisa e Estudos, e desde então, a sistematização da pesquisa na UNIBAHIA contou com a presença de pesquisadores de diversas instituições de Educação Superior brasi-leira e de fora do Brasil.

A partir de 2012, agregando-se ao NUPE, surgiram novas Linhas de Pesqui-sas na instituição, sendo que uma dessas linhas, denominado NEPAI, Núcleo de Estudo e Pesquisa Afro Indígena, trouxe como proposta o fomento às investigações referentes à história da educação local, a partir das histórias de vidas e contextos culturais específicos. Pensando na Região Metropolitana de Salvador e o Litoral Norte como territórios de investigação, a proposta do NEPAI é levantar estudos

A Pesquisa Científica na Unibahia

UNIVERSIDADE | PESQUISA

e pesquisas a partir das vivências qui-lombolas e indígenas resistentes nestes territórios, bem como buscar formas de intervenções concretas na melhoria das condições de vida de tais populações, in-cluindo o desenvolvimento de tecnologias digitais aplicadas a cultura afro indígena.

Nesta linha de investigação, em 2012, os estudantes participaram de um se-minário interdisciplinar tomando com referencias as interfaces da Pesquisa, no conjunto das diversas áreas do conheci-mento. O seminário intitulado “Política, Cidadania e Sociedade”, provocou um debate inicial, quanto à participação dos estudantes nas nuances do mundo aca-dêmico, do ponto de vista da inserção na pesquisa de campo. Por sua vez, o NEPAI também realizou inúmeras atividades aca-dêmicas, em sintonia com as disciplinas destinadas a compreensão da cultura e da formação da Sociedade Brasileira – Mul-ticulturalismo, Antropologia e Educação, História da Arte e Antropologia, Educação Afrodescendente e História da Educação – realizando assim estudos sob orientação para pesquisas, utilizando a metodologia etnográfica, em espaços diversificados, como Mercados Populares, Terreiros de Candomblé, Colônia de Pescadores e Blocos Afros. Para cada observação, os estudantes produziram relatórios de ob-

“A PST atua na recons-trução do campo elétrico biológico. Os pulsos são recebidos como se tives-sem sido produzidos pelo próprio corpo humano, es-timulando o metabolismo, atuando na reparação dos tecidos afetados e inter-rompendo o ciclo de dor. Em geral, são necessárias nove sessões de uma hora cada. Sem dor, sem baru-lho, só um sinal luminoso indicando que as ondas eletromagnéticas estão agindo”.

servação e textos de caráter reflexivos. O objetivo de tais intervenções era aproxi-mar os estudantes da prática de pesquisa de campo, utilizando a etnografia como aporte metodológico. A partir, portanto, do despertar para as discussões referen-tes às comunidades tradicionais negras e indígenas e atendendo a uma demanda local, o NEPAI lançou-se o curso de Ex-tensão denominado: Educação, Memória e Pluralidade Cultura na Bahia, tratando das questões relacionadas com os proces-sos educativos que envolvem os espaços culturais e as comunidades negras locais.

Assim, é nessa perspectiva, que a UNIBAHIA, mais uma vez sai na frente e provoca novos debates e olhares, tomando a vista do ponto como referência na cons-trução de outros saberes e conhecimentos.

Carlos Eduardo C. de SantanaLicenciado em Pedagogia, Doutorando e

Mestre em Educação e Contemporaneida-de pelo PPGEDUC, Docente da UNIBAHIA;

Coordenador do Núcleo de Estudo e Pesquisa Afro Indígena / UNIBAHIA Coordenador Pe-

dagógico – SMED/PMS; Diretor de Educação do Bloco Afro Male Debalê. Consultor da

Secretária Estadual de Educação – Bahia, no mapeamento da educação quilombola no

Estado da Bahia.

Page 21: Revista Bahia Norte

BAHIA NORTE | 21

CLA

SSIF

ICA

DO

SPA

RA A

NU

NCI

AR

LIG

UE

71 8

874-

0909

/ 3

288-

2101

ARQUITETURA

ACADEMIA

AR CONDICIONADO

ARTIGOS ESPORTIVOS

DESINSETIzADORA

CONSÓRCIO

FARMÁCIA

COLCHÕES

ATIVIDADE FÍSICA

ADVOCACIA E CONSULTORIA

Page 22: Revista Bahia Norte

22) | BAHIA NORTE

CLA

SSIF

ICA

DO

SPA

RA A

NU

NCI

AR

LIG

UE

71 8

874-

0909

/ 3

288-

2101

MATERIAIS DE CONSTRUÇÃOMADEIREIRA

TRATAMENTO PST

PET SHOP

LIVRARIALAVANDERIA

INFORMÁTICA

MÚSICA EM DOMICÍLIO

TRATAMENTO ONDAS DE CHOQUE

Page 23: Revista Bahia Norte

VETERINÁRIA

VETERINÁRIA

VETERINÁRIA

TOLDOS TREINAMENTO EMPRESARIAL

CLA

SSIF

ICA

DO

SPA

RA A

NU

NCI

AR

LIG

UE

71 8

874-

0909

/ 3

288-

2101

Page 24: Revista Bahia Norte