Revista Benfica n5

20

description

Revista com assuntos da freguesia de Benfica

Transcript of Revista Benfica n5

Propriedade

Junta de Freguesia de Benfica

Directora

Inês de Drummond

Coordenação, Redacção e Fotografia

Durval Lucena

Composição e Design Gráfico

Luís Piteira – Design e Publicidade

Impressão

Garrido Artes Gráficas.

Depósito Legal

307536/10

Tiragem

20 000 exemplares

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

JUNTA DE FREGUESIA DE BENFICA

Av. Gomes Pereira, 171549-019 Lisboawww.jf-benfica.pt

CONTACTOS ÚTEIS

Junta de Freguesia de Benfica

Telf: 217 123 000 (geral)Fax: 217 123 009 (geral)www.jf-benfica.pt

Centro Clínico

Telf: 217 123 001

Hospital Santa Maria

Telf: 217 805 000

Centro de Saúde de Benfica

Telf: 217 628 080

Polícia de Segurança Pública

Esq. de Benfica – Telf: 217 108 200Esq. do B. da Boavista – Telf: 217 606 073

EPAL

Roturas na rua – Telf: 800 201 600Falta de Água – Telf: 800 222 425

LisboaGás

Fugas de gás – Telf: 800 201 722

EDP

Assistência Técnica –Telf: 800 506 506

Editorial..................................................................................................3

Solidariedade Natalícia ......................................................................4

Cabaz de Natal.....................................................................................5

Espaço Público .....................................................................................6

Ambiente ..............................................................................................8

Auditório Carlos Paredes.................................................................10

Entrevista - Pedro Górgia ................................................................11

Festa da Flor.......................................................................................13

Censos 2011 ......................................................................................14

Educação.............................................................................................16

Protecção Civil ...................................................................................17

A Nossa Equipa..................................................................................18

Desporto e Juventude......................................................................19

ÍNDICE

ASSEMBLEIA DE FREGUESIAMESA DA ASSEMBLEIA

Ricardo Manuel Azevedo Saldanha - PresidenteTeresa do Rosário Carvalho de Almeida Damásio - 1° Secretário

MEMBROS DA ASSEMBLEIA

Noémia Maria das Neves Summavielle Freitas - Líder de bancadaSandro Daniel dos Santos Gonçalves Araújo

Ana Luisa Flores de Moura Regedor

João Manuel Jacinto de Figueiredo Viegas

Maria Cristina de Miranda Clímaco Pereira

Marta Martins Muniz Mendes Rosa

Domingos Alves Pires

Vasco Fernando Ferreira Rato

Rita Cristina Ferreira Fernandes

Carlos Roberto Gouveia de Freitas - Líder de bancadaPedro Luís Gomes Petra

Odília de Lurdes Camilo Vieira

Nuno Rafael Olivença Bento

João Coelho dos Santos - Líder de bancada

Maria Manuela Nunes Prates - Líder de bancadaJosé António Teixeira Araújo

Miguel Afonso da Silva Reis - Líder de bancada

JUNTA DE FREGUESIA

MEMBROS DO EXECUTIVO

Inês de Drummond Ludovice Mendes Gomes - PresidenteRui Alexandre Lopes de Oliveira - Vogal do AmbienteHernâni Ricardo Meireles Silva - Vogal da Segurança e Tesoureiro

João Carlos de Sousa Pereira - Vogal Desporto e Juventude

João Filipe Fernandes Roseta dos Reis - Vogal Espaço Público,Mobilidade e SecretárioTeresa do Santo Cristo Rodrigues Pereira - Vogal Educação e Inserção Social

Tiago José Ferreira Lapa da Silva - Vogal da Cultura

QUADRIÉNIO 2009/2013

Cara(o) Cidadã(o)

A freguesia de Benfica foi escolhida pela CML para a primeira fase de implementação da Agenda 21 Local, umplano de acção estratégico que tem por objectivo transformar o modelo de desenvolvimento actual, assenteno princípio da inesgotabilidade dos recursos naturais, criando um novo modelo de desenvolvimento susten-tável, que satisfaça as necessidades do presente sem comprometer as gerações futuras.

Partindo de pressuposto de que é preciso “pensar global e agir local”, este processo passa necessariamentepelo envolvimento da comunidade e das forças vivas da freguesia na identificação de problemas e oportuni-dades de desenvolvimento com vista à definição de um plano de acção a implementar e a ser monitorizado.No dia 23 de Março, na Escola Secundária José Gomes Ferreira, às 18 horas, vai realizar-se o primeiro Fórum

Participativo da Agenda 21 Local. Venha dar o seu contributo para juntos poder-mos construir um novo modelo de desenvolvimento gerador de mais justiça so-cial, baseado numa economia sustentável e assente na sustentabilidadeambiental.

Para se darem passos importantes no sentido do desenvolvimento sustentávelhá também que investir na criação de uma cultura de sustentabilidade, o que sóé possível através da promoção da educação ambiental por forma, a desenvolverna comunidade uma consciência crítica relativamente ao meio que nos rodeia.

Em Benfica, a Junta em conjunto com as escolas da freguesia tem procurado pro-mover a educação/sensibilização ambiental, incentivando à utilização de materiaisreciclados e proporcionado aos seus alunos experiências de contacto directo coma terra ensinando a plantar e cuidar de uma árvore, uma flor, um arbusto. O en-tusiasmo demonstrado pelas crianças levou a que em 2010/11 já se tivessemplantado 94 árvores de 4 espécies na freguesia.

Nestas acções de sensibilização ambiental as crianças da freguesia também pu-deram apreender os problemas que os dejectos caninos trazem para os nossosjardins, quando os seus donos, assobiando para o lado, fingem que não repararamque os seus cães deixaram um presente envenenado para as crianças que que-rem brincar nos jardins. Para combater este problema de saúde pública e de hi-giene urbana temos a esperança que estas experiências das nossas criançastenham um efeito multiplicador na sensibilização da comunidade para a preser-vação dos jardins que elas ajudaram a melhorar.

Com a chegada da Primavera quero fazer-lhe um convite para participar na Festada Flor. Uma festa que tem como objectivo promover o comércio tradicional assinalando de forma divertida ecolorida o início desta estação. No dia 19 de Março, na zona exterior do Mercado de Benfica, venha surpreen-der-se. Participe!

Durante os meses de Março e Abril - de 07 de Março a 24 de Abril - realizar-se-á a operação Censos 2011 quetem por objectivo o recenseamento da população e da habitação através da recolha de dados estatísticos re-lativos a cada pessoa, cada família, cada alojamento e cada edifício existente em Benfica (e no país). Estesdados são muito importantes para termos uma “fotografia” da nossa freguesia - do dia 21 de Março de 2011 -e ficarmos a saber quantos somos, como somos, onde vivemos e como vivemos.

Os censos realizam-se de 10 em 10 anos, pelo que os dados que estão disponíveis já se encontram desactua-lizados (2001), mas serão muito importantes para podermos ver como evoluiu a nossa freguesia quer em ter-mos demográficos quer em termos sócio-económicos, permitindo também identificar as carências que temosnomeadamente em termos de equipamentos sociais (creches, residências para idosos, unidades de saúde,escolas).

Benfica terá uma equipa composta por: um coordenador, 8 sub-coordenadores e 66 recenseadores que, devi-damente identificados, irão porta a porta entregar os questionários. Ao responder a estes - em papel ou na in-ternet - está a exercer um direito e um dever de cidadania. O sucesso desta operação depende de si. Colaborecom o recenseador!

Junta de Freguesia de Benfica 3

Editorial

Inês de DrummondPresidente

4 Junta de Freguesia de Benfica

Alguns responderam positivamente e participaram desta acção. Assim, agradecemos o gestosolidário dos seguintes comerciantes para com as famílias mais necessitadas de Benfica:

Alves e Osório – La Valise Banho de Brilho - Higiene, Limpeza e Cosmética Beleza e Ruivo Pereira Lda. – Retroseiros Caixa Geral de Depósitos – Balcão Av. Uruguai Cepar – Nutrição e Dietética Miss Maria – Perfumaria Pais JoalheirosRodrigues e Marques – Electrodomésticos Tesouratrevida – Atelier de Costura

De referir também a participação activa dos comerciantes do Mercado de Benfica que fizeramchegar à Junta de Freguesia, para entrega a uma família necessitada, um grande cabaz de frescosdo Mercado.Este desafio solidário, proposto em Plenário da Comissão Social de Freguesia, foi aceite pela Paró-quia de Benfica, Paróquia do Bairro da Boavista e Associação RUTE.

Em nome das famílias, os nossos agradecimentos a todos pela participação.

Solidariedade NatalíciaNatalícia

Agenda 21 Localum modelo de gestão municipal sustentável

O 1º Fórum da Agenda 21 Local vai realizar-se no dia 23 de Março pelas18:00h, em Benfica (Escola Secundária José Gomes Ferreira).A Agenda 21L é um instrumento de política e gestão municipal na área

do desenvolvimento sustentável, integrando aspectos ambientais, sociais,culturais, económicos e de organização espacial. Consubstancia, portanto,uma estratégia integrada, consistente, que procura o bem-estar social, ocrescimento económico, melhorando a qualidade do ambiente.

O Pelouro da Acção Social da Junta de Freguesia distribuiucabazes de Natal a famílias identificadas pelas entidadesparceiras (SCML- Atendimento, Paróquia de Benfica, As-sociação RUTE). Para tal e sustentada pela solidariedadee Responsabilidade Social, solicitámos a ajuda dos comer-ciantes de Benfica para que, em função do preço de cadacabaz, colaborasse em parte ou na totalidade do custo.

Junta de Freguesia de Benfica 5

O vencedor Sr. Manuel Guerreiro com o Sr. João Cer-queira - presidente da Associação dos Comerciantese Empresários de Benfica

No âmbito do Plano de Comunicação do Co-mércio Tradicional de Benfica, a Junta de Fre-guesia apoiou a iniciativa da Associação dosComerciantes e Empresários de Benfica que de-correu durante a época natalícia.

Assim, em compras de valor superior a 5 euros,os clientes receberam um cupão que, após odevido preenchimento era colocado numa tôm-bola que se encontrava localizada na entradaprincipal do Mercado de Benfica, durante partedo mês de Novembro e o mês de Dezembro.Os prémios a entregar aos sorteados, foram trêscabazes de Natal compostos por produtos fres-cos do Mercado.Todos os comerciantes estiveram envolvidosnesta promoção e, com o apoio da Junta de Fre-guesia, a acção foi um sucesso a repetir no pró-ximo ano.

Promoçãodo Mercadode Benfica

Espaço PúblicoMobilidade e Acessibilidade

Transformar as calçadas e os passeios da Freguesia de Benfica em locais mais segurospara a circulação de pedestres, especialmente idosos, pessoas com necessidades espe-ciais, mães com seus filhos em carrinhos de bebé, ou outras pessoas com dificuldade delocomoção, que sofrem com as calçadas e os passeios em mau estado ou com falta deequipamentos urbanos que permitam mais segurança na sua utilização, tem sido umapreocupação fundamental para a Junta de Freguesia de Benfica.Assim e continuando a desenvolver o plano de Mobilidade e Acessibilidade para uma Ben-fica mais segura, a Junta de Freguesia de Benfica continua a realizar um conjunto de pe-quenas obras, com o objectivo de oferecer aos seus fregueses mais segurança e conforto.

Valorizar o espaço urbano

Bairro de Santa Cruz

Bairro de Santa Cruz

Rua República da BolíviaRua da Casquilha

Bairro das Pedralvas

Bairro das Pedralvas

Bairro de Santa Cruz

Bairro de Santa Cruz

Ambiente

8 Junta de Freguesia de Benfica

Plantar as raízes do

No que desejamos se torne uma rotina, nas estações do ano que sãoadequadas às plantações, decorreu em Janeiro - no Bairro das Pedral-

vas - uma plantação de árvores e herbáceas, com a participaçãoentusiástica de alunos do 1º ciclo da Escola Pedro Santarém,

apesar do frio cortante. Teremos ainda as últimas plantações deste Inverno, de

árvores e herbáceas, em vários locais da freguesia,com a participação dos alunos das nossas Escolas.

Foram montadas as placas contra os dejectos ca-ninos nos jardins que estão a ser recuperados,no sentido de alertar os donos dos cães queainda os não recolhem, para as suas obrigaçõese penalizações daí decorrentes. Informamos que está em curso a realização deum inquérito aos comerciantes na área da res-tauração e retalho alimentar, para o qual soli-citamos a vossa melhor colaboração, já que

pretendemos desenvolver acções que permi-tam o incremento na recolha de óleos alimenta-

res.A Junta de Freguesia tem realizado uma intervenção

de limpeza de canteiros no Calhariz de Benfica, maisconcretamente na Vila de São Martinho, iniciando um

processo de plantação de novas árvores nos espaços ver-des e junto à linha dos caminhos de ferro, no sentido de se criar

uma barreira sonora. A grande participação dos moradores, emparticular a do Sr. Gabriel, tem ajudado a uma intervenção maiseficaz neste bairro. O exercício de uma Cidadania activa e participa-tiva ajuda, neste caso, a compreender melhor o ambiente urbano edeve ser um caminho a seguir com outros grupos de cidadãos.

Sr. Vidinhas e Sr. Gabriel ,moradores da Vila de São

Martinho

Futuro

Os reciclados (papel, emba-

lagens e vidros) são coloca-

dos dentro dos ecopontos. A

recolha de “monstros” (mó-

veis, colchões e outros de

grande volume) deve ser so-

licitada através do telefone:

213 253 555, ou através do

email: [email protected]

Os donos dos cães não devemlevar os seus animais de es-timação para os jardins.Devem passeá-los nos pas-seios ou baldios, fazendo-seacompanhar dos sacos de

plástico e apanharem os de-jectos. Os jardins estão a ser ar-

ranjados, com o dinheiro de todosos contribuintes e, lamentavelmente, há ainda algunsfregueses que não compreenderam que os jardinsnão são locais para passear os cães.Aqui lançamos um novo apelo e informamos que amulta por falta de cumprimento destas obrigaçõespode ascender a 752,50 euros. Informamos que a partir do mês de Março iniciar-se-ão, para que a lei seja cumprida, acções de sensibili-zação com a Polícia Municipal.

Junta de Freguesia de Benfica 9

Muito se tem escrito e falado de 2011 como um ano de crise e dificuldades. Neste âm-bito, a cultura tem sido uma das áreas afectadas e em Benfica não é excepção. Mas fri-samos aqui a importância de resistir e não nos resignarmos em tempos de crise, detrabalhar no sentido de prover a população com um conjunto de ofertas culturais paraque possa exercer o seu direito ao acesso e ao usufruto da cultura, no seu sentido maisvasto.O ano começou bem com a festa de reinauguração do Auditório Carlos Paredes, que apa-rece este ano renovado e com melhores condições para colher os artistas e o público. Afesta contou com a participação de muitos fregueses e não só. De facto, a sala pratica-mente encheu com a "Tertúlia Poética de Encontro ao Bocage", a actuação da Escstunise com o belíssimo concerto de Lula Pena.As comemorações do Dia Internacional da Mulher, dia 8 de Março, e as comemoraçõesdo Dia Mundial do Teatro irão marcar a programação do auditório com um conjunto deeventos, desde música, exposições, workshops e claro, Teatro.Será também dada continuidade a iniciativas e a festivais que começam agora a institu-cionalizar-se na nossa freguesia e que já marcam a vida cultural de Benfica. Nomeada-mente terá lugar em Abril a segunda edição do "Junta-te ao Jazz Benfica" e em meadosde Junho o festival "Junta-te ao Fado".A partir do mês de Abril, Primavera adentro, iremos promover um conjunto de activida-des nos espaços públicos de Benfica, a começar por uma feira mensal com artesanato,entre outras iniciativas que iremos colocar em prática.Esperamos ainda uma boa recepção da população ao Guia Cultural de Benfica, um pe-queno guia com a programação cultural da freguesia, que iremos fazer circular, à novapágina do Auditório Carlos Paredes na Internet e ao lançamento do Cartão Clube Cultura,que dará direito a descontos em equipamentos culturais da freguesia. Convidamos aindaa população a fazer-nos chegar as suas próprias propostas de programação.Para mais informações sobre a actividade cultural e programação do Auditório Carlos Pa-redes consultar http://www.jf-benfica.pt/auditorio/auditoriocp.html

Reabertura do Auditório Carlos Paredes

10 Junta de Freguesia de Benfica

Pedr

o G

órgi

aFala-nos um pouco do teupercurso profissional.Comecei aos 18 anos a fazerteatro amador no Grupo deTeatro de Carnide. Ao fim dealgum tempo fiz um curso deformação profissional subsi-diado pelo Fundo Social Euro-peu e comecei a viverexclusivamente do teatro. Fiza minha primeira novela,penso que em 1994/95, cha-mada “Primeiro Amor”, paraa RTP. Em 1996 fiz no Auditó-rio Carlos Paredes a minhaprimeira produção profissio-nal. Uma peça com mais doiscolegas da altura, a Sónia Ge-rónimo e o Pedro Varela. Oespectáculo chamava-se“Qualquer um de Nós”. Umamontagem que me deixamuitas saudades. Éramostodos muito novos por isso foiuma coisa muito naif. Um tra-balho muito emocional todofeito por nós. Até colamoscartazes. Foi uma experiênciamuito boa que me fez crescer

bastante e que criou estaminha ligação ao AuditórioCarlos Paredes. Nos últimosanos tenho feito muita televi-são, algum teatro, menos ci-nema é verdade, menos doque aquilo que gostaria, mastambém é normal, a produ-ção de cinema em Portugalnão é abundante. Neste mo-mento estou aqui outra vez. Atentar estabelecer uma rela-ção mais próxima com a Juntade Freguesia de Benfica ecom o Auditório Carlos Pare-des, tentando fazer deste es-paço um bocadinho a casapreferencial para apresentaros meus espectáculos.

Como é que surgiu a ideiade fazer esta peça?Quando viajo, uma das coisasque faço sempre que posso éver teatro e comprar muitoslivros de teatro. Numa dasvezes que viajei para Londrescomprei um livro deste autor,Conor McPherson, com vários

monólogos. Ele escreveu mui-tos monólogos. Eu já tinha co-nhecimento do autor atravésde dois espectáculos que ti-nham sido apresentados cá eque eu tinha visto e fiqueimuito interessado em lermais coisas dele. Como gostode andar nas livrarias à es-pera que me “caia” algumacoisa, acabou por me vir pararàs mãos este livro. Quando oabri e comecei a ler estetexto, O Bom Ladrão, fiqueilogo apaixonado e pensei, eutenho que fazer isto. Passa-ram-se anos, porque estascoisas são mesmo assim. Àsvezes demoramos anos atéamadurecer as ideias, atéaparecerem as alturas maisfavoráveis para se fazer ascoisas, até que surgiu estaoportunidade de apresentar oprojecto no Auditório CarlosParedes.

EntrevistaPedro Górgia

Junta de Freguesia de Benfica 11

Um actor, um palco vazio, um belíssimo texto e a utilização da biomecânica como lin-guagem para transmitir emoções e situações. É esta a aposta de Pedro Górgia parauma peça de Conor McPherson, um dos mais importantes dramaturgos da actualidade,O Bom Ladrão. Em cena no Auditório Carlos Paredes a partir de 9 de Março.

12 Junta de Freguesia de Benfica

O Bom Ladrão

dia 9 de MarçoConta-nos um pouco da his-tória.O Bom Ladrão é um monó-logo sobre um rufia que amando de um grande margi-nal, uma espécie de mafiosolocal, é enviado a casa deuma pessoa apenas para as-sustar, mas que se vê envol-vido sem querer num banhode sangue incrível. Depois éuma espécie de fuga, umaespécie de road-movie emteatro, sé que assim se podeclassificar a peça, em que eleconta o seu trajecto nestafuga. É uma peça que temalgum humor negro, mastambém muito drama, que éuma linguagem que já ambi-ciono abordar há algumtempo. As pessoas estão habituadas a ver-me em tele-visão, a interpretar persona-gens mais ou menos cómicos,acho que é altura de ficaremtambém um pouco surpresosquando me virem a fazer umpersonagem mais dramático.

No press release falas nautilização da biomecânicapara construir o persona-gem. O que é a biomecâ-nica?

Eu estou a trabalhar com oVicente Morais que aplicaessa técnica na construção depersonagens, a biomecânicaou o teatro físico, que sãoduas técnicas muito pareci-das. Essa técnica permitecontar a história com umpalco vazio. Eu tenho apenasum elemento cenográficomas na realidade o palco estávazio. Neste caso a biomecâ-nica é utilizada para transmi-tir ao espectador todo oambiente, todas as situaçõesque são vividas pelo persona-gem. Estas técnicas servempara fazer com que o espec-tador consiga visualizar empalco aquilo que não existe.

Que apoios é que tens parafazer este espectáculo?Tenho o meu próprio apoio.Sou eu que meto o dinheirotodo. Sou eu que me subsidioa mim próprio. Tenho outrogrande apoio que é o da Juntade Freguesia de Benfica, queme cede este auditório, queme dá a oportunidade deaparecer aqui e de estar aquia fazer o meu trabalho. Claroque lhes vou dar e quero dar,muito em troca, porque eles

merecem. É basicamente oúnico grande apoio quetenho. Tenho uma ou outraempresa que me está aapoiar, e depois os amigosque trabalham comigo, masque eu faço questão depagar, porque acho que odevo fazer. Isto é uma apostaminha e não uma aposta detoda a gente que trabalha co-migo. Por isso sou eu quetenho que arriscar. Mas nãome importo, esse risco dá-memuito gozo.

Projectos para o futuro.Tenho este espectáculo, queespero poder levar até aoPorto e um pouco por todo opaís, e tenho televisão. Daquiaté Março espero não ser es-calado para fazer nada em te-levisão, porque precisomesmo de me concentrar napeça por mais um mês, paradia 9 de Março ser uma es-treia perfeita. A partir deMarço regresso à televisão,sempre a trabalhar na TVI,que é o canal que me acolheue onde me sinto bem.

Junta de Freguesia de Benfica 13

No âmbito do apoio ao Comércio Tradicio-nal, a Junta de Freguesia de Benfica vaipromover, no próximo dia 19 de Março, aFesta da Flor.Esta acção decorrerá no período damanhã, no exterior do Mercado de Ben-fica e pretende envolver a população deBenfica em acções formativas e educati-vas na área do Ambiente.Nesta primeira actividade proporcionare-mos aos clientes/visitantes/participantesworkshops de cuidados da plantação ma-nutenção das flores e plantas, manuten-ção, bem como fazer um arranjo deplantas. Nesta data, celebramos igualmente o Diado Pai e a chegada da Primavera. Haverá lindos presentes para comprar eoferecer ao Pai.Participe nesta florida acção e apoie o Co-mércio Tradicional de Benfica.

14 Junta de Freguesia de Benfica

Os Recenseamentos da População e Habitação, que se realizam de dez em dez anos, são operaçõesestatísticas fundamentais para conhecimento das principais características da população e da habi-tação em cada país.Em Portugal, os Censos 2011 (XV Recenseamento Geral da População e V Recenseamento Geral daHabitação) vão realizar-se tendo por referência o dia 21 de Março do corrente ano (momento cen-sitário), de acordo com o estabelecido no Decreto-Lei nº 226/2009, de 14 de Setembro.A realização eficaz destas operações estatísticas só é possível através da colaboração empenhadada população, pelo que este Instituto está a mobilizar um vasto conjunto de entidades públicas eprivadas para o apelo a essa colaboração. A participação da população nestes recenseamentos, paraalém de obrigatória nos termos da legislação, é, sobretudo, um direito de cidadania e um acto cívicofundamental para o conhecimento do País e para a implementação de políticas adequadas aos seusinteresses e necessidades.Os questionários dos Censos 2011 vão ser distribuídos à população a partir de 7 de Março próximoe começarão a ser recolhidos após o momento censitário (21 de Março de 2011).Os recenseadores entregarão os questionários em papel em todos os alojamentos, podendo facultarum envelope fechado contendo códigos de acesso para a resposta segura através da Internet, sem-pre que possível. Prestarão ainda todas as informações e apoio necessários ao seu preenchimento. A resposta através da Internet dispensará, na-turalmente, a resposta em papel. Os questionários respondidos em suporte depapel serão recolhidos pelo recenseador queos distribuiu, a quando de uma segunda visita.Caso por qualquer motivo, essa segunda visitado recenseador vier a tardar, os questionáriosdeverão ser entregues na Junta de Freguesiada residência.Estarão disponíveis alguns folhetos sobre osCensos 2011 nas Câmaras Municipais e Juntasde Freguesia.Informação mais exaustiva sobre os Censos2011 pode ser obtida em: http://censos.ine.pt

Equipa CensosEquipa Censos

Reunião dos Coordenadores e Sub-coordenadores promovida

pelo INE- Instituto Nacional de Estatística com as juntas de fre-

guesias de Benfica, Carnide e São Domingos, realizada na Sala

da Assembleia de Freguesia.

16 Junta de Freguesia de Benfica

EducaçãoConcerto de Ano Novo

Realizou-se, no passado dia 29 de Janeiro, o concerto de Ano Novorealizado no auditório da Escola Superior de Comunicação Social,pela Orquestra Geração.Tratou-se de uma iniciativa do Pelouro da Educação da nossa Juntaem colaboração com a Escola de Música do Conservatório Nacio-nal de Lisboa. Entre os vários convidados, deram-nos a honra dasua presença, o Vereador da Educação da CML- Manuel Brito e aSrª Drª Natividade, representante do Conselho Directivo do Agru-pamento de Escolas Pedro de Santarém.De registar a actuação conjunta dos alunos da EB1 Arquitecto Gon-çalo Ribeiro Telles (Bairro da Boavista) e da EB1 Alto do Moinho(Bairro Zambujal) que, com os instrumentos de cordas e, apesarde terem sido apenas iniciados no mundo da música, em Setembrode 2010, deliciaram os presentes com a interpretação de músicastradicionais venezuelanas. Seguidamente, um grupo restrito de alunos, exibindo instrumentosde sopro, conseguiu envolver calorosamente a plateia com pequenos trechos de jazz. A alegria e o en-tusiasmo estavam instalados. Mas a actuação da Orquestra Geração (Escola Miguel Torga/Amadora), com já três anos de existência,constituiu, sem dúvida, o momento mais alto do concerto. Foram minutos únicos de enlevo, partilha eemoção vivenciados pelos acórdãos sintonizados dos instrumentos em palco e pela alegria contagiantedos seus executores: era a comunhão perfeita entre os jovens músicos e o público. Os aplausos eclo-diram! Os aplausos repetiram-se! O público, de pé, pôde manifestar o prazer e a admiração numa ver-dadeira ovação!O concerto terminou deixando no ar a expectativa de uma continuidade futura!

Depois dos sucessivos assaltos à Escola Básica Professor José Sal-vado Sampaio, no Bairro de Santa Cruz, o Vereador Manuel Brito emvisita à referida escola, comprometeu-se junto da Dra. Ana Cartilho,a Coordenadora deste equipamento escolar, a tomar medidas parasolucionar o problema. Nesse sentido, a Câmara Municipal de Lisboa(CML) providenciou de imediato a colocação de segurança nocturnae durante o fim-de-semana.

Escola em Segurança

Junta de Freguesia de Benfica 17

Protecção Civilo que fazer em caso de risco

Sessão de formação do 1º Grupo de Voluntários da Protecção

Civil da Junta de Freguesia de Benfica.

Teve lugar no passado mês de Janeiro, no Quartel de Bombeiros de Chelas,a formação do 1º grupo de Voluntários de Protecção Civil de Benfica.Esta formação é dividida em 3 fases: - Formação Geral- Primeiros Socorros (em data a definir) - Manuseamento de extintores e teve também a formação prática com umsimulacro.

Contando com a participação de Isabel Mateus, Hernâni Silva, Luís Nunes, Francisco Nunes e An-tónio Costa, entre outros a formação foi considerada por todos muito importante, já que estasacções são a base para a elaboração do nosso Plano de Emergência local.

António Cónego,Maria AldemiraCónego,AlbertoHélder, José Dias,António Costa, CarlosFarinha, Luís Caldas,João Neto, PauloAzinheira, ÓdiliaValério, Francisco

Nunes e Luís Nunes.

António Costa Com esta iniciativa ficamos com aideia do que se deve fazer emcaso de risco. O ideal seria havercontinuidade e generalizar a for-mação a toda a população. Tudopode acontecer quando menosesperamos. Estarmos preparadospara enfrentar as situações difí-ceis é fundamental.Seja Voluntário! Venha inscrever-se no Grupo de Voluntários daProtecção Civil da Junta de Fre-guesia de Benfica.

Isabel Mateus O que a motivou?Sou uma pessoa muito voluntariosa.Inscrevi-me no curso porque pre-tendo adquirir conhecimentos paraos perigos que possam surgir emcaso de risco.

Francisco Nunes Estive 25 anos na PSP. Para mimeste curso é uma reciclagem impor-tante. Considero até que toda a po-pulação deveria ser formada e, nasEscolas, a formação deveria serdada às crianças.

Luis NunesÉ o elemento mais jovemdo grupo. Qual foi a suamotivação?Para um jovem é muito im-portante saber, quando seestá sozinho em casa,como actuar e, sobretudo,o que NÃO se deve fazer!Trabalho numa cozinha e aíacontecem muitos aciden-tes graves. Aprendi aquicomo actuar.

Seja Voluntário!Venha inscrever-se no Grupo de Voluntários da ProtecçãoCivil da Junta de Freguesia de Benfica. A população precisa de si!

18 Junta de Freguesia de Benfica

Felisbela Maria Ferreira ManoNa Junta de Freguesia de Benfica desde 2002Trabalho há 9 anos na Junta de Freguesia de Benfica no Pelouro da Educação desenvolvendo váriasactividades. O secretariado, o projecto Componente de Apoio ao Aluno e à Família (CAF), as re-servas de autocarro, as pequenas reparações e tudo o que é protocolado na área da Educaçãocom a Câmara Municipal de Lisboa e assegurado pelo Pelouro da Educação passa por mim. Tam-bém faço assessoria à Vogal, Dra. Teresa Santo Cristo.

Ana Patrícia Loureiro GalambaNa Junta de Freguesia de Benfica desde 2010Estou a colaborar no Pelouro da Educação nos projectos que estão a ser desenvolvidos nomeada-mente nas actividades de enriquecimento extra-curricular e em tudo aquilo que seja necessárioprestar apoio.

Maria Alice PereiraNa Junta de Freguesia de Benfica desde 2008Estou a desempenhar funções no Pelouro da Educação há mais ou menos três anos. Actualmentesou responsável pela recepção dos pagamentos referentes ao Projecto Componente de Apoio ÀFamília (CAF), implementado em todas as Escolas Básicas do 1º Ciclo e Jardins de Infância da Fre-guesia de Benfica.

“Ante os múltiplos desafios do futuro, a educação surge como um trunfo indispensável à hu-manidade na sua construção dos ideais da paz, da liberdade e da justiça social.” É assim que abre o Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para oséculo XXI, apresentado em 1996. Cientes da importância deste conceito os elementos do Ga-binete do Pelouro da Educação da Junta de Freguesia de Benfica desenvolvem um conjunto deprojectos junto das escolas da freguesia. A Revista Benfica foi conhecê-los, neste caso conhecê-las, e saber que actividades desenvolvem para melhorar as condições de alunos e pais na áreada Educação.

A nossa equipaEm Discurso Directo

Junta de Freguesia de Benfica 19

Desporto e Juventudede Câmara em Benfica

O Pelouro do Desporto e Juventude da Junta de Freguesia deBenfica está imparável e propõe aos fregueses mais jovensuma série de iniciativas e desafios irresistíveis.Bandajovem’11Fase de selecção de bandas no dia 5 de Março no AuditórioCarlos Paredes. Destina-se a bandas de garagem em início decarreira que procurem apresentar a sua música no palco e temcomo objectivo apoiar e incentivar os novos projectos musi-cais.Vem tocar connosco! Mais informações na Junta de Freguesiade Benfica – pelouro do Desporto e Juventude, tel. 217 123 002ou em [email protected] ewww.clubej.blogspot.comCampanha Ecológica do Clube J para recolha de pilhas usadas.Esta campanha consiste na colocação de perto de 3 dezenasde recipientes próprios para recolha de pilhas usadas em di-versas instituições da freguesia que colaboram no projecto. Ainiciativa é do Clube J / Pelouro do Desporto e Juventude econtará com a participação activa de jovens conscientes eco-logicamente para a necessidade de recolher uma maior quan-tidade de pilhas, nomeadamente do Clube J, das Associaçõesde Estudantes e de jovens dos Clubes e Colectividades e aindado Grupo 78 de Escoteiros de Benfica que acompanharão amonitorização de todo o processo.Queres colaborar nesta acção? Contacta o Clube J e conhecetodos os detalhes em www.clubej.blogspot.comVem aí a SEMANA DA JUVENTUDE ‘11Estão a ser preparadas diversas actividades para a Semana daJuventude que engloba o dia 24 Março Dia Nacional do Estu-dante e o dia 28 de Março Dia Internacional da Juventude. Estasemana decorrerá no Ano Internacional da Juventude 2011 quetem o lema Nosso Ano Nossa Voz. Procura toda a informaçãosobre as iniciativas que estão em preparação em: www.sema-najuventudebenfica.blogspot.comJOGOS DE BENFICAPara conhecer e acompanhar as iniciativas em preparação oujá em curso siga toda a informação emwww.jogosdebenfica.blogspot.com

Iniciativas e… mais iniciativas!

É mesmo assim!