Revista Brusque

20
A P alavra Paróquia São Luis Gonzaga Venda Proibida Julho de 2011 | Nº 4 www.paroquiasaoluisgonzaga.com Coração, símbolo universal do No coração dos homens e da Igreja vivem os “profetas do amor e ministros da reconciliação” amor

description

Revista mês de julho

Transcript of Revista Brusque

Page 1: Revista Brusque

A Palavra

Paróquia São Luis Gonzaga

Vend

a Pr

oibi

daJu

lho

de 2

011

| Nº 4

w w w. p a ro q u i a s a o l u i s g o n z a g a . co m

Coração, símbolo universal doNo coração dos homens e da Igreja vivem os “profetas do amor e ministros da reconciliação”

amor

Page 2: Revista Brusque
Page 3: Revista Brusque

3 A Palavra - Julho/2011

Amor e reparação: um caminho de salvação

Expediente

Jornalista responsávelKetlin da Rosa - SC02821-JP

[email protected]: (48) 9642-0910

Revisão FinalPatrícia Pratts e Fabíola [email protected]

Projeto Gráfico/Diagramação:Filipe Candido e Douglas Vieira

[email protected]

Rua Esteves Junior - Centro - Fpolis - Ed. Top tower - Sala 404

Fone: (48) 3365-1613

Contato: (47) 3351-1258 [email protected] www.paroquiasaoluisgonzaga.com

Direção: Pe. Ari João Erthal,scj

Tiragem: 3 MilPeriodicidade: Mensal

Impressão: Gráfica COAN

615171513

5 7

Obras Dehonianas: Casa Dehon, espiritualidade e vocação, mais uma obra da Congregação dos Padres do Sagrado Coração

Discípulos: Teologia da Espiritualidade é o tema de julho da Escola de Líderes

Família Paroquial: Comunidade de São José traz consciência ambiental para dentro da catequese

Discípulos: Em agosto acontece a Tarde de Partilha na Comuni-dade Santa Rita (Região 3)

Pequenas sementes: Livres e solidários na gestão dos bens, leia trechos da Carta do Superior Geral e o seu Conselho para a festa do Sagrado Coração de Jesus

Coração, símbolo universal do amor

Apostolado da OraçãoScheila Fena Kohler – Presidente do Movimento – Pág 8 e 9Pe. Ari João Erthal, scj Rafael Vieira da Costa

Aprendendo com o coração

COLUNISTAS

EDITORIAL

SUMÁRIO

Capa

Entrevistas

Caminhamos para a 4ª edição da Revista A Palavra. Muito já modificamos e muito ainda falta para que cada publicação fique melhor que a anterior. Alguns erros foram apontados e muito debatidos entre a equipe que busca e deseja a excelência. Por isso, ire-mos deixar sempre um espaço nesta página para cor-reções que se fizerem necessárias, relativas sempre a edição anterior.

Desejamos ouvir o nosso leitor, por isso o e-mail [email protected] está a disposição de você para críticas, sugestões e possíveis deslizes de nossa equipe. É possível também entrar em con-tato via telefone: (47) 3368-5151 ou (47) 9106-5261.

Nossa 4ª edição Nossos deslizes:Matéria da capa: o nome do querido paroquiano Ascanio

acabou por ganhar um “S” a mais. Pedimos desculpas e aqui nos redimimos. O dedicado e eterno festeiro da São Luís Gon-zaga chama-se ASCANIO SEDREZ.

Em foco: a página 14 apresentou a palavra Eucarística no tí-tulo ao invés de Eucaristia. Às vezes a pressa pode ser inimiga da perfeição.

Além disso, encontramos outros erros de digitação e al-guns de português, nossa revisão final já está se organizando para sanar estes problemas. Acredite caro leitor, esses deta-lhes não nos passaram despercebidos. Mais atenção e cui-dado teremos com toda certeza.

Page 4: Revista Brusque

4 Julho/2011 - A Palavra

Horários de MissasMatriz São Luís GonzagaDe segunda-feira a sábado – 19hDomingo – 7h, 9h, 17h e 19hMissa da Saúde – na 2ª terça-feira do mês – 15h30Adoração ao Santíssimo Quintas-feiras – 6h30 às 18h30 | Primeira sexta-feira – 7h

Comunidade Nossa Senhora de FátimaSexta-feira – 19hSábado – 18hDomingo – 9hDia 13 de cada mês – 19h

Comunidade Santa Rita1ª Sexta-feira do mês – 19hSábado – 19hDia 22 de cada mês – 19h

Comunidade Cristo Rei1ª Sexta-feira de cada mês – 19hDomingo 8h30

Comunidade Nossa Senhora de Lourdes1ª Sexta-feira de cada mês – 19h30Sábado – 19h30Dia 11 de cada mês – 19h30

Comunidade Nossa Senhora Aparecida1ª Sexta-feira de cada mês – 18hSábado – 18hDia 12 de cada mês – 18h

Comunidade Sagrado Coração de Jesus1ª Sexta-feira de cada mês – 19hSábado – 19hMissa da Esperança – 2ª quarta-feira de cada mês – 19h

Comunidade São João BatistaDomingo – 8h

Comunidade Santo AntônioDomingo – 8h30Dia 13 de cada mês – 19h301ª quinta-feira do mês – 19h

Comunidade São José1ª quinta-feira de cada mês 19hSábado – 17h30

Comunidade Santa PaulinaSábado – 19h1ª sexta-feira do mês – 19h

Comunidade Sã Francisco de Assis2ª e 4ª domingo do mês – 9h30

3

17

Vigília de Pentecostes – Catequese de Crisma – Au-ditório São Luís – 19h

16 Encontro de Formação para Catequistas no Auditório da Paró-quia São Luís

7 a 10 Emaús Feminino na Casa Pe. Dehon

14 a 17 Emaús Masculino na Casa Pe. Dehon

7 a 8 Retiro Paroquial do Apostolado da Oração na Casa Pe. Dehon

Missa, encontro de formação e café dos Grupo de Viúvas de Santa Mônica – Igreja e Centro Pastoral da Matriz de São Luís

AGENDA DE JULHO

ESPAÇO DO LEITOR

A revista está tão boa que, na minha opinião, deveria ser usada nos encontros da catequese

Maria Teresinha Ramos Krieger Merico

Mural

Sobre a nova Revista...

Page 5: Revista Brusque

5 A Palavra - Julho/2011

Queridos amigos e empresas anunciantes da revista A Palavra e, queridas famílias da Paróquia São Luis Gonzaga! O mês de julho inicia com mais uma solenidade: do Sa-grado Coração de Jesus.

A devoção ao Sagrado Coração de Jesus tem a sua origem na própria Sagrada Escritura. O coração é um dos modos para falar do infinito amor de Deus pôr você.

Este amor encontra seu ponto alto com a vinda de Jesus. A devoção ao Sagrado Coração de um modo visível aparece em dois acontecimentos fortes do Evangelho: o gesto de São João, discípulo amado, encostando a sua cabeça em Jesus durante a última ceia (cf. Jo 13, 23); e na cruz, onde o soldado abriu o lado de Jesus com uma lança (cf. Jo 19, 34). No primeiro caso temos o consolo pela dor da véspera de sua morte, e no outro, o sofrimento causado pelos pecados da humanidade.

Estes dois exemplos nos ajudam a entender o apelo de Jesus feito em 1675 a Santa Margarida Maria Alacoque: “eis este coração que tanto tem amado os homens, não re-cebo da maior parte senão ingratidões, desprezos, ultrajes, sacrilégios e indiferenças. Eis que te peço que a primeira sexta-feira depois da oitava do Santíssimo Sacramento (Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo) seja dedicada a uma festa especial para honrar o meu coração, comungando neste dia e dando-lhe a devida reparação por meio de um ato de desagravo. Para reparar as indig-nidades que recebeu durante o tempo em que esteve ex-posto sobre os altares; e prometo-te que Meu Coração se dilatará para derramar com abundância as influências de Seu Divino Amor sobre os que tributem esta divina honra e que procurem que ela lhes seja prestada”.

Neste dia 01 de julho, dia da Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, é dia de consagrar a nossa família e nos-sa paróquia ao Vosso Coração Sagrado, cheio de bondade, misericórdia e amor. Dai-nos paz e espírito de fé.

Desde o ano de 1904 os Padres do Sagrado Coração de Jesus estão nesta paróquia aprendendo e ensinando seus paroquianos a confiar no Coração de Jesus. A fazer nosso coração semelhante ao de Jesus. Mais humilde e despren-dido, mais generoso e comunitário.

Unidos ao Espírito Santo, imploramos também a bên-ção especial de Maria Santíssima, Mãe da Igreja, Rainha dos apóstolos, estrela da nova Evangelização nossa mãe e pro-tetora celeste. Amém!

EM DESTAQUE

Olhar de FéPe. Ari João Erthal,scj

Aprendendo com o Coração de Jesus

A raiz de tudo no coração...

Blog Pe. Alirio Pedrini, scj

Acesse nosso site

www.paroquiasaoluisgonzaga.com

Acesse a página da Paróquia (www.paroquiasaolu-isgonzaga.com) e assista ao vídeo de apresentação do ostensório que será usado no Encontro da Juventude Dehoniana, dos dias 14 a 21 de agosto de 2011, em Sala-manca - Alba de Tormes - Madri (Espanha).

Vale a pena dar um pulinho no blog do Pe. Alírio que é atualizado constantemente e sempre conta com uma série de artigos voltados à espiritualidade. Neste último mês, é possível encontrar temas como Rosário, com di-versos textos que nos levam a compreender melhor esta oração na vida do cristão. Experimente:

dehonbrasil-aliriopedrini.blogspot.com.

Page 6: Revista Brusque

6 Julho/2011 - A Palavra

Obras Dehonianas

A cidade de Brusque tem muitos recantos para a prática da espiritualidade e nesta edição o destaque é para Casa Pe. Dehon. Inaugu-o destaque é para Casa Pe. Dehon. Inaugu-rado no dia 2 de agosto de 1982, fundado pela Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus. Este centro nasceu destinado à adoração e recolhimento, e por 18 anos esta foi sua única razão.

Após este tempo, tornou-se casa de formação e de acolhida aos se-minaristas. Retornou a sua função original em meados de 2006, e desde então atua nestas duas frentes: retiro e formação.

Pe. Hélio Feuser, SCJ, está há dois anos a frente da Casa de Dehon e destaca que estas duas atividades se complementam. “Vocação e espiri-tualidade andam juntas”, afirma.

Hoje há dois espaços (casas) separados, uma para os retiros, que ge-ralmente são organizados por paróquias ou movimentos, e outra para a residência dos seminaristas do 3º ano de filosofia, que hoje somam 17.

Entre as metas da Casa está a organização de retiros próprios. Para 2012, o objetivo é a realização de dois encontros, conforme informações do sacerdote dehoniano.

Casa Dehon, espiritualidade e vocação

Endereço Casa Pe. DehonRua: Felipe Shcmidt, 574Bairro: São Luís

Page 7: Revista Brusque

7 A Palavra - Julho/2011

Assembleia debate o que é ser

NOSSA VOCAÇÃO

De 18 a 22 de julho, a Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus pertencentes à Província Brasil Meridional (BRM) – que compreende os estados do sul do país – realizam sua Assembleia Provincial, na Casa Pe. Dehon, em Brusque.

Todos os religiosos são convocados a participar deste momento de cresci-mento e comunhão. O eixo transver-sal que irá motivar o estudo e reflexão será: “Ser dehoniano, hoje, na Vida Fraterna e na Missão”.

Em preparação a Assembleia foram encaminhadas as comunidades uma carta convocação, com as pergun-tas: como ser dehoniano hoje na vida religiosa e na vida de comunidade? E como ser dehoniano hoje na Missão? Com estas repostas às comissões pre-às comissões pre- comissões pre-param o material para apresentar na Assembleia.

No encerramento do encontro, uma equipe dever ser nomeada para redigir o documento intitulado “Ser dehoniano, hoje, na Vida Fraterna e na Missão” para encaminhar a todos os religiosos.

Informações e textos para estudos, você encontra no site:

www.assembleiabm.wordpress.com

Como ser santo na atualidade?

“Amar é transformar, é olhar o outro e ver além daquilo que está estam-pado em sua aparência” (Pe. Léo, SCJ). Essa frase do fundador da comu-nidade Bethânia resume de forma clara aquilo que fez com que eu esco-lhesse o carisma dehoniano. Acredito que nossa própria experiência vivida nos impulsiona a ser quem somos e assumir com liberdade o caminho que na vida nos conduzirá aos átrios de Deus.

Diante disso, Deus me chama a vida e a santidade, mas como ser santo na atualidade? Minha resposta a essa pergunta foi uma atitude: incorpo-rar o carisma dehoniano. O modo de ser dehoniano suscitado pelo Espíri-to Santo é atualíssimo. Tendo em vista que o problema da humanidade é o amor, “instaurar o Reino do Coração de Jesus” se torna uma missão, pois esta salvará a humanidade do relativismo, do ódio, da discórdia e da opressão. Nossa proposta é construir a “civilização do amor”. E como fazer isso? Reparando os corações, ou seja, estar sempre restaurando o corpo místico de Cristo que é a Igreja. E a humanidade pre-cisa de amor para poder amar o “Amor que não é amado”.

A vida me pergunta constantemente o que farei com ela, e minha resposta é simples: pelo carisma dehoniano assumir a Jesus Cristo, amando e reparando, tri-lhando o caminho da salvação. Porque minha meta é o céu.

Artigo completo no site: www.paroquiasaoluisgonzaga.com

dehoniano hojeRafael Vieira da Costa (Seminarista da Casa Dehon)

Page 8: Revista Brusque

8 Julho/2011 - A Palavra

Fonte de amor ao Sagrado Coração de Jesus

Conheça melhor este movimento que atrai grande número de devotos aqui na Paróquia de Brusque: o Apostolado da Oração

Devoção é um gesto de amor e de-dicação. E é esta a essência do Aposto-lado da Oração (A.O.), intensificar a vida pelo mais puro sentimento ao Senhor. Quem participa deste movimento abre-se ao mundo e ao próximo, da mesma forma que a Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus, da Paróquia de Brusque, busca sempre seguir. A união dos sacerdotes dehoni-anos e o Apostolado da Oração é tão forte neste espaço paroquial que dedi-camos duas páginas desta edição para explicar aos leitores o que é o movi-mento, pelo que ele é movido e como este beneficia a vida de seus membros. A presidente do A.O., Scheila Fena Ko-lher, nos concedeu uma entrevista ex-clusiva sobre este assunto. Confira!

PerfilScheila Fena Kohler (atual presidente do Apostolado da Oração)Idade: 34 anosProfissão: AdvogadaParticipa do Apostolado: Há 3 anosMotivação para participar: O amor ao Sagrado Coração de Jesus e ao Imacu-lado Coração de Maria.

Entrevista

Page 9: Revista Brusque

9 A Palavra - Julho/2011

As raízes do movimento vão além da oração? Quais os pilares que susten-tam o Apostolado?R: Sim. Os pilares são:- oferecimento diário- oração;- vida eucarística;- devoção filial do Sagrado Coração de Jesus;- devoção à Virgem Maria e ao Espírito Santo.

Há quanto tempo este movimento e-xiste em Brusque?R: Desde 1897, ou seja, há 114 anos.

Quantas pessoas fazem parte hoje do Apostolado aqui [Brusque]?R: Mais ou menos 150 pessoas.

Por que este movimento atrai tantos devotos?R: Pensamos que as pessoas são atraí-das pelo calor do fogo abrasador do Coração de Jesus que é puro amor por cada um de nós.

Falando nisso, o que é ser devoto do Sagrado Coração de Jesus?R: Ser devoto, para mim, é ser um apai-xonado pelo Coração de Jesus, propa-gador da devoção. Jesus diz nas suas promessas: as pessoas que propagarem esta devoção terão seus nomes inscri-tos indelevelmente no meu coração. O devoto deve querer viver as virtudes do Coração de Cristo: “Jesus manso e hu-milde de coração, fazei o nosso coração semelhante ao vosso”.

Qual é a real proposta do Apostolado da Oração?R: É ser um apóstolo da oração e um exér-cito no mundo inteiro em oração. O Apos-tolado é um serviço à Igreja, tesouro do coração do Papa e do Coração de Cristo (João Paulo II).

Quais as atividades que o movimento desenvolve atualmente?R: Adoração ao Santíssimo todas as primeiras sextas-feiras do mês;- café vocacional;

- liturgia de 7 a 8 missas mensais;- festas, encontros, todas as propostas de trabalho da paróquia.

Há alguma ação social feita pelo Apos-tolado?R: A associação não é de atividades, mas devocional. A partir desta devoção nasce a obra social que cada membro realiza de sua própria casa.

Além dos encontros e das ações desen-volvidas pelo grupo, os membros do Apostolado seguem alguma rotina de oração e devoção em casa?R: Sim, começando pelo oferecimento diário.

Este mês [julho] o Apostolado tem muitos eventos, não é mesmo? Eles são abertos ao público? Como faz para participar?R: Sim, tudo é aberto ao público.

O rosário é um dos alicerces do Aposto-lado da Oração. Há uma maneira ideal para rezá-lo?R: Podemos dizer que a devoção à Virgem Maria é uma das âncoras do Apostolado. Então, sem dúvida, todos sabemos o val-or do santo terço, mas a alma podemos assim dizer, do A.O. é a Santa Eucaristia.

O que é preciso para ser membro do Apostolado? Os interessados podem procurar orientação aonde?R: - Amar o Coração de Jesus e procurar um dos associados.

Precisa de formação para ser zelador ou zeladora do Apostolado?R: Não.

Fale um pouco das 12 promessas do Sagrado Coração de Jesus e como elas podem ser aplicadas no dia a dia das pessoas?R: As 12 promessas basicamente se resumem numa só que é a grande promessa: “O amor todo poderoso do meu coração concederá a graça da perseverança final a todos os que

comungarem na primeira sexta-feira do mês, por nove meses seguidos” .

Há algum trabalho direcionado às cri-anças para desde já serem devotas ao SCJ?R: Sim, o Movimento Eucarístico Jovem.

Quais os benefícios que este intenso amor ao Coração de Jesus traz para a vida de quem o vivencia?R: É sentir-se amado e cuidado em cada batida do coração. É estar guardado no mais puro coração que só sabe amar. Am-ado seja o amor, amado seja o Sagrado Coração de Jesus! Eternamente!

Page 10: Revista Brusque

10 Julho/2011 - A Palavra

No coração dos homens e da Igreja, vivem os “profetas do amor e ministros da reconciliação”

“Um coração para amar, para perdoar e sentir, para chorar e sorrir, ao me criar tu me des-tes”, canta Pe. Zezinho que, não por coincidência, é um sacerdote da Congregação, nascida exata- não por coincidência, é um sacerdote da Congregação, nascida exata-, é um sacerdote da Congregação, nascida exata-mente do Coração de Cristo. A Congregação dos Padres do Sagrado Coração Jesus, os chamados dehonianos, surgiu da contemplação de um coração aberto. Pe. João Leon Dehon, fundador, viveu numa época de transformações e de rupturas políticas e culturais que desestabilizaram a Igreja enraizada num terreno sócio-cultural, destruído pela revolução francesa.

Neste contexto, ele olha para o coração aberto de Cristo, vê as constantes incoerências e ofensas feitas ao Salvador e percebe ali a necessidade da reparação. Portanto, é do Sagrado Coração que nasce um carisma que anseia por tornar o amor amado, e assim fazer por aqueles que não o fazem. Este símbolo do coração é muito mais forte do que imaginamos, ele é o “órgão” da religião, pois Cristo vive no coração do homem (Ef 3,17).

No Antigo e no Novo Testamento, o coração vai designar a interioridade do ser humano. Santo Agostinho formulou magistralmente: “Fizeste-nos para Ti, Senhor, e o nosso coração está inquieto enquanto não descansar em Ti”. Assim, quando chega à festa em honra ao Sagrado Coração de Jesus, ou mesmo a memória do Imaculado Coração de Maria, é preciso parar e escutar, no silêncio pessoal de cada coração, o pulsar do verdadeiro amor.

A Congregação em Brusque“... eis o que eu venho te dar, eis o que eu ponho no altar, toma senhor que ele é teu, meu

coração não é meu”. Nesta certeza é que muitas pessoas aderem ao Carisma da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus. Nela, forma a família dehoniana composta, além dos fraters e sacerdotes, pelos leigos dehonianos, Missão Dehoniana Juvenil e Fraternidade Mariana. Além disso, há uma extensão de obras e trabalhos.

A cidade de Brusque, que há mais de um século abriga esta Congregação, tem uma história inegavelmente frutífera em obras. “Talvez não se fale diretamente do carisma dehoniano, mas se vive intensamente ele”, explica Pe. Hélio Feuser, diretor da Casa Dehon.

Na área da educação, Brusque abriga duas instituições. O Colégio São Luís, mantido pela Asso-ciação Beneficente Coração de Jesus, da Congregação Dehoniana, tem São Luís Gonzaga, protetor da juventude, como seu patrono. Há também a Faculdade São Luís que foi oficializada no ano de 2000, credenciada e autorizada pelo Ministério da Educação (MEC). Contudo, o primeiro curso de Filosofia, oferecido pela Congregação no município, surgiu em 1933 e jamais parou de atender.

Para a formação dos seminaristas, existe o Seminário Filosófico do Convento Sagrado Coração de Jesus e da Casa Dehon. Esta última também serve como casa de retiros (informações na pági-na 6). Os sacerdotes dehonianos ainda administram a Paróquia São Luís Gonzaga com suas 12 comunidades. Vale destacar, como manifestações do carisma dehoniano, o extenso trabalho da Ação Social e também o atendimento diário para a confissão. “Somos chamados de ministros da reconciliação, como sinal também de nosso carisma” explica Pe. Hélio Feuser, da Casa Pe. Dehon. “O povo tem sede de ser ouvido e amado, para isso estamos aqui, afinal todo nosso trabalho precisa ser carregado de Deus, se não até a mais grandiosa obra social torna-se vazia”, destaca o sacerdote.

Coração, símbolo amoruniversal do

Page 11: Revista Brusque

11 A Palavra - Julho/2011

- Paróquia São Luís GonzagaPároco: Pe. Ari João ErthalVigários: Adilson José Colombi,  Aléssio da Rosa, Mário Peixe e Flávio Morelli.

- Faculdade São LuísDiretor Acadêmico e administra-tivo: Pe. Claudio Marcio Pion-tkewicz (Especialista em: Gestão Estratégica de Pessoas, Comuni-cação Social e Administração - Supervisão Escolar e mestre em Educação) Vice-diretor: professor e Doutor Pe. Adilson José Colombi (Dou-tor em Filosofia)Coordenador do curso de filosofia: Mestre Pe. Silvano João da Costa

Compõe ainda o quadro de pro-fessores: Mestre Pe. Francisco La-wall e Mestre Pe. Luiz Carlos Berri

- Colégio São LuísDiretor: Pe. Aléssio Rosa

- Convento do Sagrado Cora-ção de Jesus Pe. Rubens Rieg Pe. Marco Antônio Rodrigues

- Casa Pe. DehonPadres responsáveis: Diretor: Pe. Hélio FeuserFormador e responsável adminis-trativo: Pe. Luciano José TollerResidente: Pe. Francisco Lawall

Sacerdotes dehonianos em Brusque

Consagrados ao carisma dehoniano

Brusque conta com um grupo de leigos deho-nianos com seis casais que se reúnem para con-templação e vivem em seu dia-a-dia este carisma. Eles precisam fazer um retiro e se consagrar, além de renovar todos os anos os seus votos.

Além deles, existe também o Grupo Viúvas de Santa Mônica que se reúne uma vez por mês, todo terceiro domingo, no salão paroquial. São aproximadamente 40 viúvas que partilham do carisma dehoniano e especialmente do lema: Amor e Reparação.

Os encontros são feitos durante o período ma-tutino, após a tradicional Missa do dia. Primeiro, há um café da manhã, como forma de confrater-nização. Depois disso, o acompanhador do grupo, Pe. Luciano Toller, faz um momento de formação e fecha o dia com uma oração. O grupo faz sem-pre um retiro anual. No ano passado, foi realizado na própria Casa Dehon. Este ano ainda não foi definido a data e o local do evento.

Page 12: Revista Brusque

12 Julho/2011 - A Palavra

* Fon

te: w

ww

.deh

on.it

Refe

rênc

ia: 3

1 de

dez

embr

o de

201

0.Dehonianos no mundo*

26 Bispos 33 diáconos 61 Noviços162 Irmãos (votos perpétuos)

1607 sacerdotes

38 países4 continentes

Adoração ao Santíssimo SacramentoHá quase 20 anos, na Paróquia São Luís Gonzaga, a Adoração do Santíssimo já

faz parte da vida dos moradores da região. Das 6h30 até as 18h30 de toda quinta-feira, a Igreja Matriz acolhe pessoas que vem em busca de conforto e graça. A cada uma hora, um grupo paroquial fica responsável por este momento de adoração. Este é o caso de Maria Salete Zimermann que há 18 anos assumiu o comando deste evento das 14h30 até as 15h30. “Tudo não é por acaso, e sim vem de Deus”, acrescenta. Ela diz que não consegue mais viver sem o Santíssimo Sacramento. “Toda quinta saio do serviço e venho direto para cá. Já cheguei a fechar a loja para não perder este momento tão precioso para mim”, revela. Para Maria Salete, as coisas que ela ganha são graças recebidas através do Santíssimo Sacramento. As-sim como ela, Vera Beatriz Imhof fala que “tem dias que você vem arrasada e sai daqui aliviada e bem”. São momentos únicos de silêncio, reflexão, canto e oração que proporcionam paz interior e muita felicidade aos adoradores. “As pessoas não sabem o valor que tem a adoração do Santíssimo, se soubessem nunca deixariam de participar”, revela Maria Terezinha Ramos Krieger Merico, responsável por esta manifestação de amor das 15h30 às 16h30.

Page 13: Revista Brusque

13 A Palavra - Julho/2011

Livres e solidários na gestão dos

No seu cuidado e providência, Deus concede-nos os bens neces-sários para a vida e para a missão. Acolher com gratidão estes bens e utilizá-los, conforme o projeto do seu doador, é um elemento funda-mental da nossa vida, que requer reflexão permanente, controle a ní-vel pessoal e comunitário, para poder viver o nosso voto de pobreza na alegria fraterna e na solidariedade com os mais carentes.

Aproximando-nos da festa do Coração de Jesus, queremos apren-der d´Ele, de modo especial, o amor que se fez solidariedade com a humanidade, oferecendo toda a sua vida aos homens, como sinal do amor do Pai: “Ele, sendo rico, fez-se pobre por vós, para vos enrique-cer pela sua pobreza” (2 Co 8,9).

É d´Ele que aprendemos o estilo de vida simples e livre, fruto da confiança na liberalidade e na bondade do Pai do céu, que cria entre nós comunhão e fraternidade.

Transformados pelo Seu Espírito, ponhamos em comum os dons de Deus, para prover à vida e missão dos nossos confrades e poder abrir o coração aos mais carentes.

No seu seguimento, sejamos ativamente solidários com aqueles que procuram reparar a injustiça e a exploração dos mais fracos, mul-tiplicar o pão para os famintos e promover um desenvolvimento har-mônico que preserve, para as gerações futuras, a maravilhosa obra de Deus Criador.

Desejamos-vos uma boa festa do Coração de Jesus!

Versão completa no site: www.paroquiasaoluisgonzaga.com

Pequenas Sementes

(47) 3251 2222 • www.sancris.com.br

bensConfira trechos da Carta do Superior Geral e o seu Conselho para a festa do Sagrado Coração de Jesus

Dízimo, partilha de fé

Page 14: Revista Brusque

14 Julho/2011 - A Palavra

Em foco

Tubos Pereira há quase 50

anos produzindo com garantia e

qualidade em pavers, tubos,

lajotas e demais produtos em artefatos de

cimento.

Dias de intensoamor, partilha e adoraçãoEm destaque, fotos de momentos da Festa do Padroeiro e da I Semana Eucarística que marcaram a paróquia em junho

“Foi uma prova de amor de Deus, uma mostra do quanto Ele se

preocupa e se ocupa de cada um de seus filhos”,

declaram o casal Adriana,36 anos, e Altermir Bianchessi, 46 anos que estavam presentes com as filhas.

A Primeira Semana Eucarística da Paróquia contou com a participação de mais de 400 pessoas nos três dias de adoração

O ponto alto de todas as noites era a chegada do Santíssimo entre nós, com músicas e momentos de profunda adoração

Três dias de festa marcaram data litúrgica do Padroeiro São Luís Gonzaga

Fotos: Cris e Dino Santi (Pascom)

Mais fotos e depoimentos no site:

www.paroquiasaoluisgonzaga.com

Page 15: Revista Brusque

15 A Palavra - Julho/2011

Teologia da Espiritualidade é o tema de julho

Uma das primeiras ações do Plane-jamento Estratégico foi à organização da Escola de Líderes, para formação dos agentes pastorais de toda a Paróquia, de forma integrada e dinâmica. Após dois meses estudando sobre Lectio Di-vina (Leitura Orante) – maio e junho –, neste mês o tema será outro: a In-trodução a Teologia da Espiritualidade.

Assim como nos meses anteriores, a Escola acontecerá em todas as regiões pastorais da Paróquia, para facilitar o acesso de todos os que desejam partic-ipar. Nos meses de agosto e setembro, o tema será Espiritualidade dos Sacra-mentos. Já em outubro e novembro, a Escola abordará Direção e Aconselha-mento Espiritual.

Ocorre no dia 6 de agosto (sába-do), a partir das 14h, a Tarde de Partilha, na Região 3, Comunidade de Santa Rita. Este é um momento diferente em que os agentes de pastorais, movimentos, ministérios e grupos de todas as comunidades da Paróquia São Luís Gonzaga são convidados a participar num espíri-to de comunhão e partilha de bens, dons e carismas.

Este projeto, que compõe Pro-grama Redes – e integra o Plane-jamento Estratégico de Pastoral –, pretende ser um caminho para integração dos diversos trabalhos existentes na Paróquia. É uma tar-de para conversa em que as pes-soas são organizadas em pequenos grupos para compartilhar suas ex-periências pastorais.

A intenção é que os diferentes agentes se conheçam e convivam uns com os outros como irmãos em Cristo. Além disso, é uma grande oportunidade para avaliar a camin-hada pastoral de cada um, aproveit-ando as experiências que deram certo e revendo os trabalhos.

Agosto tem Tarde de Partilha

Discípulos

Escola de líderes segue com grande público que busca uma formação continuada

Cronograma de julho:07/07 – Região 1 – São José – 19h3014/07 – Região 2 – Sagrado Coração de Jesus – 19h3021/07 – Região 3 – Cristo Rei 28/07 – Região 4 – Nossa Senhora Aparecida

A Paróquia São Luís Gonzaga realizou no dia 5 de junho o retiro de inte-gração, no auditório da Igreja Matriz. Com o intuito de unir as comunidades paroquiais, os mais de 100 participantes puderem usufruir de um dia inten-sificado pelas palavras dos padres dehonianos e, também, pela adoração ao Santíssimo Sacramento. “Foi um momento maravilhoso”, acrescenta Sandra Regina Cani, paroquiana e coordenadora da Escola de Líderes.

Mais de 100 fiéis participam de retiro de integração

Page 16: Revista Brusque

16 Julho/2011 - A Palavra

Família paroquial

Encontro de casais de segunda união

No dia 23 de julho, acontece mais um encontro de casais de segunda união no salão paroquial. Após a Missa das 19h, os participantes debatem, de forma descontraída, questões sobre família e relaciona-mento, com base na fé católica. As reuniões mensais são feitas todo o quarto sábado do mês e dirigidas a casais que já fizeram o encontro anual. Em 2011, este grande even-to acontecerá nos dias 15 e 16 ou-tubro. Interessados em participar, devem entrar em contato com a coordenadora Silvia, pelo telefone (47) 3351-5322.

Convite para os casaisA Pastoral Familiar e o Grupo de

Casais São Lucas convidam os casais sacramentados para participarem de um dia diferente. Em 24 de julho, a partir das 9h, haverá um encontro de casais com várias atividades, dinâmicas e momentos de integração. Este even-to tem como objetivo renovar o con-vívio e a relação entre marido e mulher. O ponto de encontro será no salão da Paróquia São Luís Gonzaga. Inscreva-se até 22 de julho na secretaria paro-quial. O valor da inscrição é de R$ 25,00 por casal. Mais informações, ligue para a Paróquia ou entre em contato com Anselmo, pelo telefone (47) 9136-2812, ou Edemar, através do número (47) 9974-3392.

Curso de Mediação Familiar Comunitária

Dos dias 30 de abril a 28 de maio, aconteceu o Curso de Mediação Fa-miliar Comunitária na Paróquia São Luís Gonzaga. O encontro contou com a participação de 16 casais e foi ministrado pela assistente social Si-mone Regina Medeiros.

A ideia foi de preparar casais para que tenham capacidade para resolução de conflitos, ao pensar por si próprio e se comunicar me-lhor no ambiente familiar. Para sa-ber mais sobre o curso, acesse o site www.paroquiasaoluisgonzaga.com e veja os detalhes da mediação e como participar.

No próximo dia 5 de julho, acontece o segundo encontro da Escolinha Dominical para crianças, durante a Missa das 9h, na Igreja Matriz de São Luís Gonzaga.

O primeiro encontro realizou-se no dia 12 de junho e contou com 14 crianças de 3 a 8 anos. Junto de três catequistas, eles falaram sobre a cria-ção do universo (primeiro tema), com vídeos, canções e pinturas.

Quer ser um voluntário?Quem quiser ser voluntário nesta experiência, deixe seu nome na se-

cretaria paroquial ou entre em contato com Alexandra (8436-9392) e Cris-tina (9127-6556/3355-9508).

Pequeninos contam com Escolinha Dominical na MatrizCrédito: Cris Montag (Pascom)

Page 17: Revista Brusque

17 A Palavra - Julho/2011

Prestação de Contas – Maio/2011Entradas Acumulado até o

mês (R$)Acumulado do

mês (R$) Total (R$)

Dízimo 114.814,00 27.580,00 142.394,00

Certidões e serviços 1.028,60 115,25 1.143,85

Ressarcimento de Encargos Sociais 5.590,03 1.475,18 7.065,21

Receitas diversas 15.710,50 5.298,50 21.009,00

Aluguel 72.009,60 17.428,50 89.438,10

Auxílio para as vocações 2.349,00 2.298,25 4.647,25

Campanha da solidariedade 6.987,00 0,00 6.987,00

Col. p/ lugares santos 1.180,00 0,00 1.180,00

Coletas dominicais 24.562,85 7.615,15 32.178,00

Taxas 3.015,00 640,00 3.655,00

Festas 15.450,00 6.750,00 22.200,00

Espórtulas 4.321,00 861,00 5.182,00

Promoções 13.370,00 25.770,00 39.140,00

Taxas e contribuiçõesdas capelas 18.986,67 4.313,55 23.300,22

Totais 299.374,25 100.145,38 399.519,63

Saídas Acumulado até o mês (R$)

Acumulado do mês (R$) Total (R$)

CONGRUAS 21.374,80 5.995,00 27.369,80

Ordenados 35.430,09 10.102,53 45.532,62

Encargos Sociais 24.855,24 5.682,87 30.538,11

Impressos 8.191,09 5.004,35 13.195,44

Despesas c/ viagens 3.838,27 1.730,26 5.568,53

Impostos 6.238,22 1.787,21 8.025,43

Retiros, encontros e Assembleia 2.406,19 0,00 2.406,19

Despesas pastorais 17.763,97 3.333,00 21.096,97

Despesas com culto 18.123,17 6.027,00 24.150,17

Serviços de terceiros 7.166,50 1.370,00 8.536,50

Cons. Bens móveis e imóveis 30.863,97 11.294,77 42.158,74

Aluguel 2.145,00 545,00 2.690,00

Despesas gerais 3.084,68 1.098,59 4.183,27

Gêneros alimentícios 12.776,71 3.220,63 15.997,34

Material de limpeza 3.311,85 252,00 3.563,85

Material de expediente 1.422,70 571,80 1.994,50

Despesas com correios 279,75 84,50 364,25

Telefone, água, luz e gás 14.181,23 3.593,07 17.774,30

Aux. Sacerdotes – Unimed 8.147,90 1.140,50 9.288,40

Livros e folhetos religiosos 7.209,47 89,97 7.299,44

Convênio c/ a Cúria 9.337,40 0,00 9.337,40

Repasse Ação Social 5.289,00 800,00 6.089,00

Repasse casa padre Dehon 0,00 750,00 750,00

Repasse convento 15.274,00 4.550,25 19.824,25

Doações e auxílios 2.464,30 1.086,00 3.550,30

Envio col. Evangelização 5.050,00 0,00 5.050,00

Festas 1.597,90 3.933,36 5.531,26

Despesas c/ promoções 1.750,55 3.121,50 4.872,05

Móveis 1.580,00 0,00 1.580,00

Equip. sacros 500,00 0,00 500,00

Aparelhos diversos 635,00 688,60 1.323,60

Veículos 0,00 1.900,00 1.900,00

Totais 272.288,95 79.752,76 352.041,71

Saldo_______________________________________________________ 99.672,09

Adolescentes com a mão na massaCom criatividade e disposição, Comunidade São José leva seus catequizandos a uma cons-ciência ambiental através do artesanato

Ainda jovens, mas conscientes. Assim, deseja e tra-balha a Comunidade de São José com sua Pastoral da Adolescência, na qual participam 13 pequenos cristãos no projeto “Reciclar”. Iniciado em 2010, a ideia é desen-volver a consciência ambiental e a criatividade por meio do artesanato.

O projeto arrecada material reciclável e os transforma em artesanato. No dia das mães, por exemplo, potes de sorvete viraram maletas para porta-treco, bem como nos dias das crianças as latas de leite e achocolatados se transformaram em arte com o tema “girafas e sapos”. As festas juninas têm um colorido especial com fogueira e decoração de garrafas pet.

“O mundo sustentável pede raciocínios como esses e, principalmente, que os estimulemos em nossas crianças. Com educação, escolhas adequadas e um comportamen-to responsável, podemos reduzir o lixo”, explica o coorde-nador da Catequese Pedro Paulo Mafra e a catequista Ana.

Além do envolvimento das crianças e adolescentes da catequese, a comunidade também abraçou a ideia e aju-da com doações de diversos materiais tais como: garra-fas pet, latas, retalhos de tecidos, bijuterias, embalagens.

Ficou interessado: Encontros nos sábados, alternados, das 10h às 11h.

Colaboração: Dino Santi (Pascom)

Créd

ito: D

ino

Santi

Mais fotos acesse: www.paroquiasaoluisgonzaga.com

Page 18: Revista Brusque

18 Julho/2011 - A Palavra

Seçã

o: Va

mos

colo

rir? Entretenimento

Mostre para Jesus que seu coração é lindo e belo assim como o dele.

fonte: site amiguinhosdejesusgsia.blogspot.com

Ligue os pontos até o Sagrado Coração de Jesus. Cuidado para não errar o caminho!

Ponto a Ponto

Page 19: Revista Brusque
Page 20: Revista Brusque