Revista CBS45 Anos - 2005 - CBS | Previdência · toda a montagem e operação do Alto-Forno, ......

44

Transcript of Revista CBS45 Anos - 2005 - CBS | Previdência · toda a montagem e operação do Alto-Forno, ......

Esta edição comemorativa, que revista desde o impulso até aação as muitas páginas de uma história, tem como pretexto oaniversário de 45 anos da CBS Previdência. Mas o verdadeiromotivo é permitir ao leitor lembrar ou conhecer essa história e,através de palavras e imagens, despertar lembranças em uns esurpresas em outros, que talvez não tenham idéia de comotudo começou ou como já foi diferente.É claro que a CBS Previdência foi e sempre será muito mais doque está registrado nestas páginas, porque, como organismo social que é, está em constante evolução e terá sempre umanova história a ser contada.Além disso, cada um que viveu parte dessa história tem todauma história, a sua história, para completar e valorizar aindamais o que aqui é contado.Que o conteúdo desta revista, mais que informar, possaemocionar cada leitor, porque, acima de tudo, ela é umahomenagem às pessoas que ajudaram a construir essa históriae àquelas que continuam a construí-la.

Diretoria Executiva

A verdade por trás do pretexto

3

Contar a história da CBS Previdência é, antes, contar um poucoda história da Companhia Siderúrgica Nacional - CSN, de VoltaRedonda, do Brasil e do mundo.É também contar um pouco da história dos homens queidealizaram, fundaram, trabalharam e investiram na CBS.Agentes dessa história, eles chegaram à Volta Redonda comopioneiros. Uns convidados, outros motivados pela oferta detrabalho, eles não só viram a cidade e a Siderúrgica crescerem,como participaram de sua construção.Contando suas histórias, alguns desses homens contam a históriada CBS.

, 90 anos, mineirode Santos Dumont, residente em Barra Mansa, apresentou-se naCSN em 23 de novembro de 1942, quando Volta Redonda erauma promessa e Barra Mansa uma cidade importante.Formado em Engenharia Civil e Metalúrgica, pela EscolaNacional de Engenharia e pela Escola Técnica do Exército,respectivamente, veio trabalhar na CSN a pedido do GeneralMacedo Soares, que requisitou ao Exército os 3 primeirosengenheiros da turma de 1941. Junto com ele vieram o CoronelPena e o Major Barreto Viana.Newton foi contratado como Engenheiro Adjunto e acompanhoutoda a montagem e operação do Alto-Forno, passando a Diretorde Pessoal e de Serviços Sociais, quando defendeu os ideais daCaixa junto à diretoria da CSN.“A fundação e consolidação da Caixa se deve aquele grupo deveteranos realmente interessados em plantar alguma coisa quefrutificasse para os que viessem depois. Graças à uma equipepersistente que sempre conseguia alcançar seus objetivos. Umaequipe que conservava o mesmo entusiasmo do início dos anos40, quando a gente passava fome com dinheiro no bolso. Pareceabsurdo mas a gente se distraía trabalhando na construção daUsina e, embora tivesse dinheiro no bolso, ao chegar na pensãonão encontrava mais comida e não se dispunha de outro lugarpara comer. O pessoal trabalhou com vontade. Havia o interessede garantir o futuro, mas havia um maior espírito de equipe. Cadaum estava interessado no bem-estar de todos e não só no seu.”

Newton Coimbra de Bittencourt Cotrim

As histórias que contam uma história

4

Agenor Ignácio de Souza

Alberto Augusto de Oliveira Esteves

, 79 anos, nascido em Dorândia,distrito de Barra do Piraí, veio para Volta Redonda em 1941, com14 anos. Começou a trabalhar como servente de pedreiro numaempreiteira e algum tempo depois foi classificado como pedreiro.Participou da construção do Hotel Brasil (hoje, Edifício Milênio),dos alojamentos na rua 33 e das casas na Vila Santa Cecília,Conforto, Laranjal e Jardim Paraíba.No dia 15 de março de 1949, foi contratado pela CSN comopedreiro de refratário e conta que onde se vê uma chaminé naUsina, ele passou por lá.Com 29 anos casou-se com Nelsina e tiveram 4 filhos, 2 dos quaistrabalham na Siderúrgica.“Com uma colher de pedreiro na mão, dei estudo e instrução aosmeus quatro filhos. E, graças à CBS, através dos empréstimos quefiz, consegui comprar e reformar a casa onde morei e ainda construímais duas. Hoje, vivo da minha aposentadoria e sinto muitoorgulho de ter, com o meu trabalho, ajudado a construir VoltaRedonda”.

, 78 anos, nascido emNiterói, trabalhava na Policlínica de Botafogo, no Rio de Janeiro,fazendo a especialidade de Pediatria, quando um amigo lheperguntou se não queria ir para Volta Redonda, onde a CSN estavarecrutando médicos. No final da mesma semana viajou em seuStudbacker para conhecer a cidade onde viria a trabalhar e moraraté hoje. O ano era 1953. Ele tinha, então, 25 anos e não fez essaaventura sozinho. Um mês depois de estar empregado, casou-secom Edali, de quem já era noivo há 3 anos e a trouxe para VoltaRedonda.Moraram 2 anos no Hotel Brasil, onde também estavam alojadosos outros cinco médicos que trabalhavam para a Companhia. Dajanela de seu quarto viram a cidade ser construída. Hoje, Dr.Alberto e sua esposa Edali moram numa bela casa na mesma VilaSanta Cecília que viram ser povoada e vivem com tranqüilidade,graças à complementação de aposentadoria proveniente da CBS.“Naquela época não existia o INPS e nossa aposentadoria seria peloIAPI (Instituto de Aposentadorias e Pensões dos Industriários). Porisso, quando a Caixa foi fundada eu logo me associei, assim comomuitos que trabalhavam comigo. Acreditamos na Caixa porque aspessoas que a fundaram também tinham interesse de que ela dessecerto, também eram funcionários.”

5

Natalino José Dias e Déa Soares Dias

.

Sérvulo Rodrigues Fragoso

, ambos com 81anos de idade e 60 anos de casados, viveram parte de suahistória em Volta RedondaVindos do Rio de Janeiro, motivados pela oferta de trabalhona CSN, Natalino foi admitido como chefe de Divisão deDivulgação em agosto de 1944 e, um ano depois, Déa foicontratada como auxiliar de administração. Associaram-se àCBS na data de sua fundação e Déa foi a primeira mulher areceber o benefício de aposentadoria por tempo de serviço, em20 de junho de 1974.Além do trabalho na Companhia, Natalino destacou-se comopolítico. Criou o Partido Socialista Brasileiro em VoltaRedonda, foi o candidato a vereador mais votado e, emseguida, eleito vice-presidente da Câmara de Vereadores deVolta Redonda de 1960 a 1961 e presidente de 1961 a 1962.Hoje, Natalino e Déa moram no Rio de Janeiro e lembramcom carinho da “Cidade do Aço”, destacando o grande apoioda CSN na sua construção: “A Companhia não criou sóempregos. Ela construiu uma cidade, edificando escolas,hospital e facilitando o crescimento do comércio. No início, amaioria das pessoas pensava em ficar temporariamente emVolta Redonda. Porém, com o passar do tempo, essa mesmamaioria foi se radicando na cidade. Isso aconteceu porque aCSN deu condições de vida aos seus empregados,possibilitando o progresso destes, e o de seus filhos”.O casal também faz questão de registrar o grande méritodaqueles que idealizaram e fundaram a CBS: “Contribuímos desde a sua fundação porque entendemos a sua grandeimportância para os funcionários da Companhia. Desde oinício, a CBS dá a seus associados tanto apoio moral, pelatranqüilidade que proporciona, quanto financeiro, através dosbenefícios e empréstimos que concede”.

, 82 anos, natural do Rio deJaneiro, chegou a Volta Redonda em 14 de janeiro de 1942,contratado pela CSN para trabalhar no DepartamentoPessoal. Na época, ficou alojado no próprio escritório dentroda Usina. Somente no final de 1943, mudou-se para uma casa,cedida pela CSN, na Vila Santa Cecília, quando então casou-seno Rio de Janeiro e trouxe sua mulher para Volta Redonda.

6

Sérvulo foi um dos idealizadores, fundadores e diretores daCBS e conta que o que deu mais força aos funcionários daCompanhia, para tornar realidade o sonho da Caixa, foi otemor de que o IAPI viesse a fracassar: “Nessa oportunidade,pesquisamos junto às Caixas que existiam as suascaracterísticas e conseguimos fundar a CBS pouco antes deque fosse proibida, pelo Governo, qualquer iniciativa nessesentido”.Essa vitória envolveu muito trabalho e determinação, pois, noinício, muitos obstáculos tiveram de ser transpostos: “Eraindispensável submeter o anteprojeto a um estudo atuarial,para confirmação da sua viabilidade, e não tínhamos comoobter recursos para pagar o técnico atuarial escolhido, Dr.Gilberto Lyra. Nessa ocasião tivemos a cooperação decisiva doDr. Paulo Monteiro Mendes, que marcou uma audiência como presidente da Companhia, Gal. Macedo Soares, para ver se aCSN poderia emprestar o dinheiro, com a condição de que a quantia fosse restituída, à proporção que a Caixa seconsolidasse. O Gal. Macedo Soares considerou muito boa apretensão e levou o assunto à Diretoria da CSN, queconcordou com a proposta”.Depois ocorreram outros problemas: como instalar a Caixa?Com que dinheiro adquirir os móveis? Como pagar osempregados, nos primeiros tempos, antes de fazer aarrecadação?“Fizemos um levantamento de quanto precisávamos e ogeneral, então, concedeu o dinheiro e uma sala ao lado daantiga rodoviária, onde atualmente funcionam as LojasAmericanas”.Nesse esforço pioneiro dos funcionários da CSN paraconcretizar seu ideal, Sérvulo destaca o empenho esolidariedade dos amigos Nelson Borges, Omar Silva, JairAzevedo Lima, Granvile de Paula, Paulo Corrêa de Miranda eJosé Alexandre Gurgel do Amaral (1.º presidente da CBS),com os quais mantinha verdadeiro trabalho de peregrinaçãopor Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Bahia eonde a CSN e suas subsidiárias executavam serviços.“Sinto-me muito gratificado por ter participado e sempredado meu esforço para a constituição definitiva de umaentidade sólida e conceituada como é a CBS”.

7

Primeira reunião dos funcionários da CSN em Campo Belo (MG), para criação da CBS, com adesão total.

Completar 45 anos de fundação, além de muito trabalho,esforço e dedicação, representa uma vasta experiência no campoda previdência complementar, e a CBS Previdência é uma dasentidades pioneiras dentre as suas congêneres.Criada 17 anos antes da regulamentação da previdênciacomplementar fechada no Brasil, sua existência se devebasicamente ao ideal avançado dos empregados da CSN quetrabalharam e lutaram por sua criação e implementação, bemcomo ao apoio indispensável da Companhia SiderúrgicaNacional e demais empresas a ela vinculadas.Lançada a semente em terreno fértil, o resultado só poderia ser onascimento salutar de um novo organismo social, cujos frutostêm beneficiado milhares de pessoas ao longo de quase meioséculo.A seguir, uma exposição das principais fases da evolução dessasignificativa obra social, fundamentada no esforço comum deempregados e empregadores que fizeram e fazem uma novahistória a cada novo dia.

CBS Previdência: uma nova história a cada novo dia

8

9

Empregados e representantes da CSN na AssembléiaGeral de fundação da CBS.

A 1.ª Sede da CBS funcionou no térreo do EdifícioMilênio, antigo Hotel Brasil, na Vila, onde hoje aentidade está novamente instalada, agora no 1.º piso.

Pagamento do primeiro benefício da CBS, efetuadoem Volta Redonda, à viúva do ex-associado Avelinode Souza.

Assinatura do contrato de compra e venda de duassalas no Edifício Municipal (foto abaixo), onde foiinstalada a Agência da Guanabara.

Em Assembléia Geral realizada na EscolaTécnica Pandiá Calógeras, no dia 17 de julho, foi fundada aCaixa Beneficente dos Empregados da CSN e aprovado o seuEstatuto.

Em 22 de janeiro foi aprovada, em AssembléiaGeral, a reformulação do Estatuto da CBS. Em fevereiro foioferecido aos associados o Plano de 35% da Média Salarial e,um mês depois, efetuado o pagamento do primeiro benefício,em Volta Redonda, à viúva do ex-associado Avelino de Souza.Visando a obtenção de renda pela aplicação das contribuiçõesarrecadadas, a Diretoria fez funcionar de imediato a Carteirade Empréstimos.No 1.º ano de atividades seu quadro social era de 11.595associados.

O ano de 1967 foi um marco de sua consolidação,quer pela agressividade de sua expansão patrimonial, querpela ampliação do seu quadro de associados, que atingiu onúmero de 13.430, com pleno funcionamento de suascarteiras de benefícios e de empréstimos.Em 20 de julho, a CBS adquiriu da CSN o terreno e asestruturas de concreto na quadra formada pelas ruas 10, 12,25-A e 33, na Vila, iniciando, em 13 de outubro, as obras deacabamento. Em 19 de dezembro, a CBS adquiriu duas salasno Edifício Municipal, na Av. 13 de Maio, Rio de Janeiro, parainstalar a sua Agência da Guanabara.

Em 24 de agosto, mediante concorrência, a CBScolheu os primeiros frutos do rendimento imobiliário, com a locação da maior parte das lojas do Edifício “B”, do seuConjunto CBS.Continuando sua trajetória ascendente na órbita das realizaçõesimobiliárias, a CBS adquiriu da CSN, em 11 de outubro, umterreno com área de 2.472 m², no Bairro Sessenta, na esquinadas ruas 41-C e 328, para ali instalar sua lavanderia industrial.Nesse mesmo ano, a CBS instalou uma agência na cidade deSalvador (BA) e adquiriu um imóvel de 669 m² na cidade deTubarão, para instalar sua agência de Santa Catarina.Ao findar o ano, seu quadro social era de 15.195 associados.

1960-

1966-

1967-

1968-

Com a conclusão das obras do Sider Palace Hotel a CBS mudou-se para sua sede própria, que ocupava parte do térreo e sobreloja do edifício.

10

Em 1969, a CSN autorizou a venda à CBS de duas quadras de terrenos na Vila, onde mais tarde seria construído o Sider Shopping.

Uma era de grandes investimentos imobiliários

11

Projetada nos moldes de um moderno parque fabril e dotada de excelente maquinário, aLavanderia Sider, com capacidade para 2.400 kg de roupa seca por dia, atendia as necessidadesdo Sider Palace Hotel e também ao público.

Prosseguindo a política de consolidação de suasreservas, a CBS fez maciços investimentos em imóveis duranteo ano de 1969, adquirindo em Criciúma (SC) dois lotes de 300m² cada um, para a instalação de sua sub-agência naquelalocalidade.Em Volta Redonda, a Diretoria da CSN autorizou a venda àCBS de duas quadras de terreno na Vila, situadas entre as ruas10,12, 25 e 25-A e ruas 10,12, 23-B e 25, com 2.037 m² cada.Ao findar o ano 1969, foram concluídas as obras daLavanderia Sider e do Sider Palace Hotel e a CBS mudou-separa sua sede própria, na rua 12 n.º 180.Fechando o ciclo de investimentos imobiliários do ano, a CBSadquiriu todo o 11.º andar do Edifício Rodolpho De Paoli, nocentro da cidade do Rio de Janeiro, no cruzamento dasAvenidas Rio Branco e Nilo Peçanha, com 40 salasdistribuídas em 18 conjuntos destinados à locação comercial,somando uma área de 1.697,80 m².No final de 1969 seu quadro social era de 16.073 associados.

Em 9 de abril, em meio às demais solenidadesque assinalaram as diversas realizações da CSN e daMunicipalidade, a CBS também se fez presente àsfestividades, inaugurando solenemente o edifício de sua sede própria, o Sider Palace Hotel e a Lavanderia Sider.A partir de 27 de abril, a CBS passou a concederAposentadoria Especial, até então inexistente.Em dezembro seu quadro social era de 16.821 associados.

1969-

1970-

No mês de abril, em virtude dos resultadosinsatisfatórios da exploração da Lavanderia Sider, suasatividades foram encerradas e promovida a venda dos seusequipamentos industriais.

Em 24 de outubro, o Presidente da CSNdesignou um Grupo de Trabalho para examinar o projeto de reformulação da CBS apresentado pela STEA - ServiçosTécnicos de Estatística e Atuária, e dar parecer conclusivosobre as alternativas propostas, com vistas a atender os altosobjetivos da CSN e de suas subsidiárias, no campo daseguridade social de seus empregados.

Em 29 de abril, o Fundo de Reserva da CBSrecebeu dos Acionistas da CSN a doação de 2 milhões decruzeiros, que foram aplicados na aquisição de 2 milhões deações da empresa. As subsidiárias da CSN tambémcontribuíram com doações que totalizaram 2, 332 milhões decruzeiros.Em 31 de dezembro, o quadro social da CBS contava com23.445 associados.

No mês de outubro, em conseqüência dorelatório apresentado pelo Grupo de Trabalho constituídopara estudar a situação da CBS, foram aprovados o novoEstatuto da CBS e o seu Regulamento Básico, sendoimplantado o Plano de Suplementação da Média Salarial, paravigência a partir de janeiro do ano seguinte, já com base na Lei6.435, que regulamentou a previdência privada fechada.Em 30 de dezembro, a CBS incorporou ao seu PatrimônioImobiliário duas edificações na Cicuta, em Volta Redonda,onde funcionaram a FEM e a COBRAPI e hoje funciona oUBM Cicuta.

Em 3 de março, na condição de sócia-fundadora,a CBS filiou-se à Associação Brasileira das Entidades Fechadasde Previdência Privada (ABRAPP), sediada em São Paulo.

1972-

1975-

1976-

1977-

1978-

12

As instalações onde hoje funciona o UBM Cicuta jáabrigaram os escritórios da FEM e da COBRAPI.

Novas disposições pertinentes à regulamentaçãodas entidades de previdência privada exigiram modificaçõesno Estatuto da CBS que, em consonância com a legislaçãoentão vigente, foi aprovado em 28 de dezembro, peloMinistro da Previdência Social. A autorização dacontinuidade de suas operações representou para a entidade epara o seu quadro social garantia total de amparo ao sistemade benefícios da CBS, dentro de um esquema legal,estabelecido pelo Governo.Por força das modificações aprovadas, as contribuições daspatrocinadoras foram reforçadas e as dos participantes ativosforam reduzidas, conformando-se com os limites previstos nalegislação.Em 31 de dezembro, o quadro social da CBS contava com28.696 contribuintes, sendo 28,04% participantes do Planode Suplementação da Média Salarial.Nessa ocasião, elevava-se para 5.638 o número deaposentados recebendo benefício da CBS.

Em 29 de dezembro a CBS adqüiriu os EdifíciosComercial A e B, em Volta Redonda, e 140 salas no EdifícioMunicipal, no Rio de Janeiro.

O ano de 1982 foi pautado por dificuldadeseconômicas que atingiram de forma profunda o setorsiderúrgico e a CBS não ficou imune aos problemas surgidos.Para atenuar as conseqüências decorrentes do acúmulo dedébitos das empresas patrocinadoras e, mediante a aprovaçãoda Secretaria de Previdência Complementar, a CBS adquiriu,em 27 de dezembro, por 6,119 bilhões de cruzeiros, o Edifíciodo Escritório Central da Companhia Siderúrgica Nacional,em Volta Redonda, liquidando, dessa forma, o débito da CSNe de empresas por ela controladas.Outra medida tomada pela entidade, em face das dificuldadesfinanceiras, foi a de suspender, temporariamente, a partir de29 de novembro, a concessão de empréstimos a associados,tendo em vista a necessidade da utilização desses recursos parao pagamento de benefícios e suplementações.

1981-

1982-

1979-

13

Em 1982, o edifício do Escritório Central da CSN foitransferido pela CSN à CBS, representando um grandereforço ao seu Patrimônio Imobiliário.

Parte integrante do Patrimônio Imobiliário da CBSdesde 1981, os Edifícios Comercial A e B foram algumasdas primeiras edificações da Vila Santa Cecília, no inícioda década de 40.

Após a desativação da Sotecna em dezembro de 1982, a CBS, na qualidade de estipulante, passou a administrar diretamente as carteiras de seguro de vida em grupo e de automóveis dos empregados de suas patrocinadoras.

Diante das dificuldades financeiras de suaspatrocinadoras, a CBS tomou a iniciativa de

formular um plano para reduzir os encargos financeiros dessasempresas, decorrentes do compromisso da formação dereservas da entidade. Esse plano foi aprovado pela CSN e pelaSecretaria de Previdência Complementar e consistiu emalterar, sem prejuízo para a solidez da entidade, ocompromisso de contribuições das patrocinadoras, reduzindosua taxa por um período inicial de 3 anos, seguido de outroperíodo de 17 anos de contribuições crescentes.Com essa medida a CBS contribuiu de forma expressiva para aredução dos dispêndios de suas patrocinadoras, permitindopreservar o nível de emprego dos associados, poisproporcionou uma economia equivalente a 5% da folha depagamento do pessoal da CSN.

1983-

14

Os empréstimos a associados, que estavam suspensos desde ofinal de 1982, foram reativados a partir de 20 de junho, sendoatendidos, até o final do ano, mais de 14 mil pedidos, nomontante aproximado de 1 bilhão de cruzeiros.Após a desativação da Sotecna em dezembro de 1982, a CBS,na qualidade de estipulante, passou a administrardiretamente as carteiras de seguro de vida em grupo e deautomóveis dos empregados de suas patrocinadoras. Essaadministração traduziu-se na obtenção de mais vantagenspara os segurados, principalmente com redução de prêmios deseguros e aumento de coberturas, além de proporcionar novosrecursos que foram incorporados às reservas da entidade.Ainda no campo da prestação de serviços, a CBS passou afirmar convênios com casas comerciais e profissionais liberais,propiciando descontos especiais para os seus associados.Em outubro, visando estabelecer uma comunicação maisregular com o seu quadro social, a CBS lançou o periódicobimestral “CBS Informa”, preenchendo, com isso, umalacuna até então existente.

Aperfeiçoando seus serviços, a CBS instituiunovos benefícios e vantagens para o seu quadro social. Entre elas, a redução da taxa de formação da Jóia de Contribuição e acriação do Benefício Mínimo.Em 24 de abril, a CBS foi eleita para integrar o ConselhoDeliberativo da ABRAPP, por um período de três anos.Em 28 de setembro a CBS adquiriu o prédio onde funcionou aDireção de Obras da CSN, em Volta Redonda,posteriormente locado pela Mesbla e onde hoje está instaladoum Hortifruti, na Vila.

A CBS inova fazendo um convênio com a CSN,através do qual passou a suprir aquela patrocinadora deempregados para atuarem na função de mensageiros. Essaatividade, de cunho eminentemente social, atendiaexclusivamente a dependentes de viúvas de ex-associados eex-empregados da CSN.Em fevereiro a CSN transferiu para a CBS o prédio do Centrode Puericultura, na Vila, em Volta Redonda, paraintegralização das reservas da entidade.

1984-

1985-

15

O Centro de Puericultura pertenceu ao patrimônio imobiliário da CBS de 1985 a 1994, quando foi vendido à CSN.

Edição n.º 2 do periódico da CBS lançado em 1983.

Promoção especial do Seguro Automóvel da CBS para gravação do número do chassi dos veículos segurados.

O primeiro grande evento de 1986, no final defevereiro, com significativos reflexos na CBS, foi a instalação,pelo Governo Federal, do “Plano de Estabilização Econômica”que, entre outras medidas, alterou o padrão da moeda,criando o “cruzado”, modificou o sistema de correçãomonetária, congelou todos os preços, incluindo os aluguéis, elançou uma tabela de conversão de valores a ser aplicada paradívidas a prazo.Essas medidas exigiram redobrados esforços da administraçãoda CBS no sentido de proceder às necessárias adaptações e,ainda, evitar que tais mudanças se refletissemprejudicialmente sobre as reservas da entidade.Em junho, atendendo às disposições da Resolução n.º 1.148do Conselho Monetário Nacional, a CBS suspendeutemporariamente a concessão de empréstimos aos associados,ficando as liberações restritas apenas aos casos originados pordoença, funeral, educação e aquisição ou construção deimóveis residenciais.A CBS, porém, valendo-se do disposto no Artigo 69 do seuRegulamento Básico e com recursos provenientes daestipulação e administração de seguros, continuou atendendoaos seus associados em casos de reconhecida necessidade, masque, entretanto, não haviam sido considerados pela Resoluçãon.º 1.148. Esses casos eram avaliados pelo seu Serviço Social,criado com o objetivo de estreitar as relações entre a CBS eseus participantes.Em setembro, a CBS submeteu ao conhecimento e aprovaçãodo seu Conselho Deliberativo o projeto para a construção do Sider Shopping, que teve aprovação unânime daqueleColegiado.

1986-

16

O ano de 1987 assinalou diversas inovações nosplanos de benefícios da CBS, propiciando melhorias de grandevalor social para os participantes. No Plano de 35% da MédiaSalarial foram instituídos o Auxílio-Pecuniário, benefíciovitalício pago às viúvas de associados, e o 13.º benefício,atendendo aos anseios de grande parte do quadro social.Já no Plano de Suplementação da Média Salarial, no caso do associado sem vínculo empregatício com a patrocinadora ouque contribuía para a Previdência Social por mais de umafonte, para efeito de suplementação passou a ser consideradocomo benefício do INPS o valor que seria apurado levando-seem conta os seus salários de contribuição na CBS, e não o valorefetivamente concedido pelo referido instituto.A campanha de adesão de sócios tornou-se mais intensa nodecorrer de 1987, tendo em vista as medidas adotadas pelaCSN com a finalidade de facilitar o ingresso de novosassociados na entidade, o que foi acompanhado igualmentepelas demais empresas patrocinadoras.Assim, foram instituídos mecanismos para tornar mais fácil aindenização de tempo anterior de vinculação à PrevidênciaSocial, a qual foi parcialmente coberta pelas empresas, a títulode Jóia, conforme o caso específico de cada um. Além disso, foitemporariamente suspensa a idade limite de 50 anos paraadesão à CBS, durante o período de 1.º de agosto a 31 dedezembro de 1987, propiciando o ingresso de 170 sócios.No fim do ano o Sider Palace Hotel passou por amplasreformas, com o objetivo de melhor enquadrar oestabelecimento aos padrões exigidos pela Embratur.

17

Restaurante do Sider Palace Hotel, após reforma realizada em 1987.

1987-

No decorrer do ano de 1988, com a finalidade depromover o aprimoramento da qualidade no atendimento aoquadro social, a valorização e o aperfeiçoamento dos recursoshumanos da CBS tomaram forte impulso, através de intenso esubstancial programa de treinamento e desenvolvimento depessoal.Com o objetivo de tornar mais efetiva e avançada a suaprincipal via de comunicação com o quadro de participantes, aCBS reformulou, em conteúdo e forma, o seu órgão dedivulgação, que, após circular durante cinco anos sob o nomede “CBS Informa”, passou a ser denominado “diálogo &notícia”, identificando sua nova linha editorial e o objetivo deintercâmbio com os leitores.Outra novidade implantada no decorrer do ano se refere aoenvio, através dos Correios, das Notas de Pagamento deBenefícios (contracheques) dos aposentados, licenciados,viúvas e consignatários, proporcionando maior conforto aosparticipantes, que não precisariam mais se deslocarobrigatoriamente à entidade.

1988-

18

Programa deTreinamento realizado em 1988.

Enquanto as obras do Sider Shopping Center aconteciam emritmo acelerado para viabilizar sua inauguração, prevista parao final de 1989, o lançamento da sua campanha decomercialização, em maio, reuniu no Clube dos Funcionáriosda CSN cerca de 600 pessoas, num evento que registrou aimportância desse empreendimento que, além de fortalecer asreservas da CBS e, conseqüentemente, assegurar maiorgarantia para o seu quadro social, representaria benefícios sobos aspectos comercial, financeiro, social e urbano para aregião.Em novembro, por ocasião da greve dos metalúrgicos e dianteda dificuldade de repasse de recursos por parte dapatrocinadora principal, a CBS viu-se em sérias dificuldadespara manter intocável o seu compromisso previdenciário.Para contornar a situação, a CBS encontrou-se nacontingência de resgatar aplicações efetuadas nos mercadosfinanceiro e de capitais, realizando saques expressivos em suaCarteira de Investimentos, além de suspender, durante prazoindeterminado, os empréstimos a participantes.

19

Esqueleto do Sider Shopping Center em estrutura metálica, fornecida pela FEM.

O principal acontecimento do ano foi, semdúvida, a inaguração do Sider Shopping Center, em 30 deoutubro, com locação completa. Um sucesso que tornou-seainda maior com a receptividade da população local e dascidades vizinhas.É importante destacar o reconhecimento da AssociaçãoBrasileira de Shopping Centers (ABRASCE), que aprovou afiliação do Sider Shopping Center, como um empreendimentode alto nível, cujo padrão atendia as características exigidaspelo setor.

1989-

20

O Governo instituiu o chamado “Plano BrasilNovo”, que trouxe de volta a antiga moeda, o cruzeiro, edeterminou o bloqueio de cruzados novos no Banco Central.Os reflexos dessas medidas e o agravamento da crise na CSNacabaram por determinar o primeiro e único atraso depagamento de benefícios na história da CBS, tendo comodesdobramento a ocupação de suas dependências por dezenasde pessoas ligadas a movimentos sindicais e a interrupção desuas atividades por alguns dias.A partir do segundo semestre, esse quadro negativo começoua ser lentamente revertido, ganhando força ao final do ano,com o retorno das transferências de recursos da CSN paraatendimento de todos os compromissos previdenciais da CBS.O ano de 1990 também marcou o ingresso da CBS no campoimobiliário, com a aprovação, pelo Ministério da Ação Social,do seu Plano Habitacional, que colocaria à disposição dos seusassociados milhares de unidades habitacionais, contribuindopara amenizar o déficit de moradias da região.

A volta da antiga moeda e seus reflexos

1990-

21

O ano 1992 foi marcado pelo desenvolvimento eexecução do Plano Habitacional, que em Volta Redonda teveconcluídas as vendas das 1.096 unidades do ConjuntoHabitacional Volta Grande II, no Bairro Santo Agostinho, efinalizava a construção das primeiras 1.226 unidades doConjunto Habitacional Vila Rica.Foi desencadeado o processo de privatização da CSN.

A CBS adotou o Programa de Qualidade Total,lançado em 22 de julho, com a participação maciça dosempregados, além de membros dos órgão de administraçãoda entidade.Também no contexto da qualidade, a CBS trabalhou para oaprimoramento do seu sistema de informatização, buscandomodernizar os procedimentos em todas as unidades detrabalho.

Desenvolvimento e efetivação do plano desaneamento da entidade, que teve como objetivo regularizar todas as pendências existentes na CBS. O sucesso dessetrabalho consolidou-se no final do mês de dezembro com aaprovação, pela Secretaria de Previdência Complementar, dasalterações do Estatuto e do Regulamento do Plano deSuplementação da Média Salarial, além da autorização para aimplantação do Plano Misto de Benefício Suplementar (PlanoNovíssimo).Realização do “I Seminário da Qualidade TotalCBS/APSERVI - Programa 5S”, que teve como objetivoapresentar os resultados do primeiro ano de desenvolvimentodo programa.

Em 9 de janeiro, o Plano Misto de BenefícioSuplementar teve sua primeira adesão e, em dezembro, jácontava com 7.542 contribuintes, sendo 3.345 novos sócios e4.147 que migraram dos demais planos de benefícios da CBS.

22

1992-

1994-

1995-

1996-

Construído para atender aos engenheiros quetrabalhavam na construção da CSN, o Hotel Bela Vista éainda hoje um cartão postal da cidade deVolta Redonda.

23

Em 25 de janeiro foi aprovada pela Secretaria de PrevidênciaComplementar (SPC) a proposta de equacionamento dainsuficiência das reservas da CBS. Considerando o conceito desolidariedade entre participantes e patrocinadoras quanto aosresultados da entidade, essa insuficiência foi equacionada parapagamento em 35 anos pelos participantes e em 30 anos pelaspatrocinadoras, através de percentuais crescentes sobre afolha de pagamento de salário.Entre maio e julho, a CBS sofreu a sua primeira fiscalização derotina pela SPC, envolvendo o período de 1960 a 1996. Comoconseqüência, em outubro, a SPC nomeou um Diretor Fiscalpara, em conjunto com a Diretoria Executiva, os ConselhosDeliberativo e Fiscal e as Patrocinadoras, sanear a entidade.

Como medidas para solucionar os problemasapontados pela fiscalização, as atividades de hotelaria e deadministração direta de shopping foram interrompidas. OHotel Bela Vista foi devolvido à Companhia SiderúrgicaNacional, foi firmado contrato de arrendamento do SiderPalace Hotel e o Sider Shopping Center passou a seradministrado por empresa externa.O volume aplicado em ações da CSN e cotas do Clube deInvestimento CSN começou a ser gradualmente reduzido,visando a adequação aos limites previstos na legislação.Foi efetuada a “migração” para a CBS de aproximadamente600 empregados das patrocinadoras vinculados ao plano deprevidência aberta - Prever S/A Seguros e Previdência.A Associação de Apoio e Serviços à CBS - APSERVI,instituída em 1991, teve seu processo de liquidação iniciado.O Conjunto Habitacional Vila Rica, constituído por 2.879casas, teve suas vendas impulsionadas por novas e melhorescondições de financiamento obtidas pela CBS junto à CaixaEconômica Federal. Foi também efetuada ampla campanhade comercialização e liberado o pagamento das custas delegalização das casas pelos compradores, resultando na vendade 603 unidades em 1997.O regime de Direção Fiscal foi encerrado no final de setembro,tendo em vista a conclusão da SPC de que os problemasestavam equacionados ou com as soluções encaminhadas.

1997-

Vista parcial do Conjunto Habitacional Vila Rica,constituído de 2.879 casas.

As casas eram entregues em acabamento bruto...

... e transformadas com a criatividade de cada morador.

24

Com o fim do regime de Direção Fiscal, a CBSpôde direcionar esforços para o início da sua reestruturação eplanejamento de longo prazo.Em setembro, foi definida a missão da CBS: “Prestar, através deum atendimento de excelência, benefícios previdenciais eassistenciais, alinhados à política de recursos humanos daspatrocinadoras”.O Sider Shopping teve sua fachada inteiramente renovada,ganhando em beleza e modernidade.

Em março, foi realizado o 1.º Encontro CBSPrevidência, que reuniu empregados e diretoria executiva numevento que marcou o início do processo de modernização daentidade.A CBS passou a se chamar CBS Previdência, evidenciando suafinalidade: garantir a previdência complementar para os seusmilhares de participantes. Acompanhando o novo nome veiouma nova logomarca, que ostenta o símbolo da suapatrocinadora principal, Companhia Siderúrgica Nacional,refletindo a relação de confiança entre patrocinadora eentidade.A modernização do Plano Misto de Benefício Suplementar, quepassou a ser chamado de Plano Milênio, permitiu aos novosfuncionários da CSN e demais patrocinadoras ingressarem nasrespectivas empresas com uma cobertura previdencialabrangente e com custos significativamente inferiores aquaisquer alternativas que pudessem buscar no mercado.Com isso e a opção oferecida aos participantes dos planosantigos, de ter o INPC como índice de reajuste dos seusbenefícios, concluiu-se a vertente dos projetos que tratavam daredefinição de produtos previdenciais.A implantação da 1.ª fase do Sistema Integrado de GestãoPrevidenciária (TotalPrev) permitiu a comunicação direta entreas gerências da CBS Previdência, proporcionando agilidadepara tratar e distribuir suas informações imediata econsistentemente, garantindo processos operacionais maiseficientes.

1998-

1999-

Cartilha produzida para divulgação do Plano Milênio.

25

A intensa modernização de todas as áreasoperacionais da CBS Previdência foi o principal destaque noano do 40.º aniversário da entidade.O atendimento, através do qual se dá o relacionamento doparticipante com a CBS Previdência, foi totalmentereformulado, sendo criados novos canais de comunicação -internet (http://www.cbsprev.com.br), Call Center (0800-268181) e e-mail ([email protected]), permitindo ocontato na hora e do jeito desejado pelo associado.Paralelamente à implantação desses novos canais, as unidadesfísicas (USEs), que já existiam, foram remodeladas, adotandoum layoutmoderno e sistemas informatizados, que passaram apermitir a um atendente prosseguir o atendimento iniciadopor outro, tendo sempre o completo conhecimento dohistórico do processo.Para complementar essa fase do processo de reformulação doatendimento, no final do ano foi implantado o ISA - Índice deSatisfação no Atendimento, instrumento pelo qual oparticipante avalia a CBS Previdência e seus serviços e aadministração pode aprimorar a entidade.O projeto de reforma e expansão do Sider Shopping, iniciadoem 1999 com a saída da Mesbla e a instalação da Renner comonova âncora, foi concluído com a criação de 40 novas lojas,ficando mais atraente e funcional e com um mix diversificadode lojas e produtos, oferecendo aos consumidores uma maiorvariedade de opções de compra.

Em março foi aprovada a Resolução n.º 2829, doConselho Monetário Nacional, alterando o quadro normativodos investimentos e assegurando maior transparência nagestão dos recursos, com a criação de auditoria específica parao processo e obrigatória disponibilização aos participantes dapolítica de investimentos da entidade.De maior abrangência ainda foi a promulgação da LeiComplementar n.º 109, que passou a ser o diploma legalfundamental do sistema de previdência complementar.

2000-

2001-

A campanha comemorativa dos 40 anos da CBSPrevidência contou com outdoors no interior da UsinaPresidenteVargas, emVolta Redonda.

Atendimento pelo Call Center.

USE - Unidade de Serviços naVila Santa Cecília.

26

Atendimento Expresso: muito mais agilidade noandamento dos processos.

Com 50 anos de existência, o Edifício Milênio, depropriedade da CBS Previdência e onde funciona suanova sede, foi totalmente revitalizado e modernizado.

Como forma de preservar o equilíbrio dos planosde benefícios que administra, a CBS Previdência assinou coma Companhia Siderúrgica Nacional - patrocinador principal daentidade - o contrato de refinanciamento das reservas aamortizar, com o pagamento em 240 parcelas mensais econsecutivas.

No decorrer de 2003, a CBS Previdência venceugrandes desafios, a começar pela adaptação do estatuto e dosregulamentos dos planos de benefícios à nova legislação quepassou a reger a previdência complementar. Outra vitória foisair de uma situação de déficit de cerca de R$ 40 milhões paraum superavit que ultrapassou a casa dos R$ 100 milhões,detendo recursos garantidores - aqueles que asseguram opagamento de benefícios - que superaram R$ 1 bilhão.A comunicação interna foi assunto que mereceu destaque em2003, com a adoção de diversos procedimentos para mantersua equipe de profissionais sempre bem informada sobre tudoque acontece no setor. A primeira iniciativa foi o lançamentodo “Canal da Previdência”, um informativo eletrônico enviadosemanalmente a todos os empregados, que reúne assuntosrelevantes sobre previdência complementar. A partir desseinformativo foi criado o “Fórum Previdenciário”, com reuniõesmensais para debates e esclarecimento das dúvidas sobre osassuntos publicados no “Canal da Previdência”.Essas iniciativas, aliadas à ampliação do atendimento prestadoaos participantes, tiveram como consequência a redução daburocracia e mais agilidade no andamento dos processos.Outra solução que agilizou o atendimento pessoal foi aimplantação do “Atendimento Expresso”, um serviço realizadona USE-Vila, através do qual dois estagiários se encarregam deprestar um atendimento inicial ao participante, separando os assuntos mais simples dos mais complexos.Todo o esforço da CBS Previdência para a melhoria do seuatendimento foi coroado com a confirmação da confiabilidadee da satisfação dos seus participantes, medida pelo ISA (Índicede Satisfação no Atendimento), que apontou o resultado de90,16, quando o valor máximo é 100 (Grau de satisfação =excelente).

2002-

2003-

Campanha criada para alavancar as vendas das últimas unidades do Residencial Vila Rica.

27

Sucesso também definiu o desempenho das atividadesimobiliárias. Contrariando a tendência recessiva do mercadoimobiliário em 2003, a CBS Previdência concluiu o processo de venda das últimas 129 unidades do Residencial Vila Ricaque, com suas 2.879 casas e cerca de 11 mil moradores, é umdos maiores conjuntos residenciais do Estado.O Sider Shopping, por sua vez, apresentou no ano umcrescimento de 14% em suas vendas, num período em queespecialistas projetaram para o mercado de varejo umaumento de pouco mais de 5%.Com o encerramento e a impossibilidade de renovação docontrato de locação da área ocupada desde 1996 no EdifícioEdmundo Macedo Soares, a CBS Previdência transferiu, emjunho, sua sede para o 1.º andar do Edifício Milênio, de suapropriedade. Com 50 anos de existência e em grande partedesocupado, o imóvel passou por obras de revitalização emodernização, objetivando valorizá-lo para novas locações.O resultado da reforma foi imediato e em poucos meses oimóvel, que tinha como única locatária as Lojas Americanas,teve ocupada toda a sua área disponível para locação.Em setembro teve início o processo de desimobilização daCBS Previdência, tendo em vista a busca permanente domelhor desempenho para a sua carteira de investimentos.

28

Resultados promissores em diferentesinvestimentos.

Cine Show no Sider Shopping, o primeiro multiplex da região Sul Fluminense.

2004- O Sider Shopping ampliou seu mix de produtos eserviços com a inauguração da Casa & Vídeo e 4 novas salas decinema, o Cine Show, primeiro multiplex do Sul Fluminense.O processo de reequacionamento das contribuiçõesamortizantes - déficit técnico pago por um grupo departicipantes -, iniciado no final de 2003, foi revisado e resultouna migração de 82% dos participantes ativos dos planos debenefício definido para o Plano Milênio e, também, na opção de90% dos participantes aposentados pela limitação das referidascontribuições em 8%.Os resultados da administração dos recursos garantidores daentidade, que apresentaram a rentabilidade nominal de25,20%, superaram a meta atuarial, que era de 12,51% noano.

29

Uma importante novidade na área de investimentos foi aadoção do Asset Liability Management (ALM), um modelo degestão que tem por finalidade o “casamento” entre os passivosatuariais e os ativos da entidade, que passam a ser a base daalocação dos recursos garantidores e do seu planejamento delongo prazo, minimizando a probabilidade de ocorrência dedéficit nos planos de benefícios.Em julho a CBS Previdência lançou o seu Código de Ética,fruto do trabalho conjunto de diretores, conselheiros efuncionários da entidade que, muito mais do que umdocumento contendo princípios gerais a serem observados portodos, em suas ações profissionais e sociais, é a certeza de que osvalores da entidade são pautados na total transparência deatitudes, comportamentos e decisões.Outra conquista no ano de 2004 foi a digitalização de mais de90% dos documentos que compõem os cerca de 24 mil dossiêscom todo o histórico dos participantes ativos e assistidos,proporcionando agilidade no acesso às informações através dosistema de Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED).A implantação do Auto-Atendimento, em julho de 2004,colocou a entidade ainda mais perto dos seus participantesativos, permitindo consulta a dados cadastrais, acesso aohistórico de contribuições e simulação e contratação deempréstimos, através do computador do trabalho, dos diversosquiosques distribuídos pela CSN no interior da UsinaPresidente Vargas ou do equipamento disponível na USE-Vila.Em dezembro, entrou no ar o Portal CBS Previdência, ummoderno sistema de intranet, que oferece recursos avançados,com informações rápidas, dinâmicas e de fácil localização,definindo um perfil para cada tipo de usuário, que passa a ter acesso somente ao que realmente lhe interessa.Visando focá-la nos objetivos da entidade para os próximosanos, a missão da CBS Previdência foi revisada, ficando assimestabelecida a partir de outubro: “Garantir a satisfação dosnossos participantes e patrocinadores, administrandobenefícios previdenciais e assistenciais, através da prestação deserviços de excelência e do gerenciamento eficaz dos recursosgarantidores”.

Transparência nos valores da CBS Previdência.

Autonomia e agilidade no Auto-Atendimento.

A CBS Previdência completa 45 anos e, além decomemorar conquistas, almeja novas outras. Uma delas serefere à implantação do Programa de Responsabilidade SocialEmpresarial que, desde o ano passado, vem sendo estudado eplanejado. Entretanto, considerando que a CBS Previdência éum fundo de pensão e que, pela legislação, está impedida dedispor de verbas para financiamento de projetos, a solução foibuscar o estreitamento de suas relações com a comunidade,através da ação voluntária de seus empregados que,considerando sua experiência profissional, está pautadabasicamente em propostas de assessoria técnica.

2005-

Compromisso social: primeiro passo para umasociedade sustentável e mais justa

Visita de empregados da CBS Previdência à APMI - Associação de Proteção à Maternidade e Infância.

30

31

No período de agosto a outubro, cada empregado que teveinteresse pôde participar, durante o horário de trabalho, devisitas a associações beneficentes, como a APMI (Associaçãode Proteção à Maternidade e Infância), o Lar dos Velhinhos deVolta Redonda, a APAE (Associação de Pais e Amigos dosExcepcionais) e o Lar Irmã Zilá.Com a finalidade de acompanhar o trabalho deResponsabilidade Social foi constituída uma equipe, formadapor um representante de cada área da CBS Previdência, que sereúne periodicamente para controlar e avaliar a implantação eo desenvolvimento de ações a serem propostas aos seuspossíveis parceiros.Atendendo a uma das diretrizes corporativas do seuPlanejamento Estratégico 2005/2009, a CBS Previdência,com o apoio da Gerência de Tecnologia de Qualidade daCompanhia Siderúrgica Nacional, deu início aos trabalhosrelativos à adequação da entidade aos requisitos normativosda ISO 9001:2000, para o processo de Certificação deQualidade em Gestão de Benefícios.Para a CBS Previdência, essa certificação representa, além doreconhecimento de uma gestão que prima pela excelência naobtenção dos resultados e na satisfação dos seus clientes, umaferramenta que permite que o desempenho da entidade sejacada vez melhor, aumentando sua qualidade ecompetitividade. Um ideal de gestão, organizado ereconhecido, que está em conformidade com a sua novamissão: “Garantir a satisfação dos nossos participantes epatrocinadores, administrando benefícios previdenciais,através da prestação de serviços de excelência e dogerenciamento eficaz dos recursos garantidores.”Em setembro de 2005, como conseqüência do ajuste de suamissão - uma vez que a Lei Complementar n.º 109 impedeque as entidades mantenham a prestação de benefíciosassistenciais -, a CBS Previdência formalizou também a suavisão: “Ser referência para os participantes e patrocinadorescomo uma das melhores administradoras de benefíciosprevidenciais, reconhecidamente sólida, confiável einovadora, atuando com excelência e superando asexpectativas dos clientes”.

Banner produzido para o lançamento do Projeto deResponsabilidade Social da CBS Previdência.

Empregados da CBS Previdência em visita à APAE -Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais.

Grupo de empregados da CBS Previdência em visita aoLar dosVelhinhos deVolta Redonda.

Também em 2005 foi implantada a Gestão de Riscos eControles Internos, pela qual a CBS Previdência, cumprindo oestabelecido na Resolução CGPC 13, de outubro de 2004,passa a obedecer princípios, regras e práticas de Governança,que visam a padronização dos procedimentos e a adoção decontroles mais eficientes para minimização dos riscos, cujoobjetivo final é garantir segurança, rentabilidade, solvência eliquidez dos planos de benefícios.Fato extremamente importante foi a conclusão do processo desegregação do patrimônio da CBS Previdência por plano debenefícios, o que permitiu à entidade passar a demonstrar, comexatidão e transparência, a evolução patrimonial de cada umdos três planos separadamente. Com isso, os patrimônios dosplanos não mais se misturam e a entidade consegue identificaras necessidades de caixa de cada plano, procedendo a aplicaçãode recursos e o seu resgate de forma individual. Em resumo, issosignifica que todas as despesas e receitas da CBS Previdênciaestão devidamente separadas entre os três planos de benefíciosadministrados pela entidade.Outro ponto que concentrou esforços foi a implantação doprojeto de Centralização Bancária do Pagamento de Benefícios,que passará a vigorar a partir de janeiro de 2006.Após concorrência que envolveu as maiores instituiçõesfinanceiras do país, a CBS Previdência fechou com os BancosReal e Santander Banespa, por um período de cinco anos, umcontrato de parceria para prestação de serviços bancários, quegarante aos seus mais de 16 mil participantes assistidos, dentreaposentados e pensionistas, um atendimento de excelência euma cesta exclusiva de serviços, com isenção de tarifasbancárias e redução de custos, abrangendo não só os benefíciosda CBS Previdência como todos os créditos da conta corrente.Além disso, como resultado indireto de todo esse processo, apartir de 2006 o pagamento dos benefícios será antecipado parao dia 25 de cada mês.Os 45 anos da CBS Previdência, completados no dia 17 dejulho, mereceram destaque e foram comemorados com acampanha “Próspera para a vida!”. A campanha trabalhou otema “Cada um colhe o que planta”, associando a CBSPrevidência a uma semente próspera que proporciona proteção,segurança, tranqüilidade e prosperidade. Frutos desejados portodos e ao alcance de quem tem o privilégio de ser CSN.

32

33

CBS 45 anos: Próspera para a vida!

Os 45 anos da CBS Previdência, completados no dia 17 de julho, mereceram destaque e foram comemorados com acampanha “Próspera para a vida!” , divulgada através de banners, busdoors, outdoors e um filme, veiculado naTV.

34

Os 45 anos de fundação da CBS Previdência foram celebradosno dia 18 de agosto, no Salão Branco do Hotel Bela Vista, emVolta Redonda.Após a exibição do filme institucional “Cada um colhe o queplanta”, que resume em imagens o que todo participantedeseja ao se associar à entidade, Francisco Padilha, queassumiu a presidência em março de 2005, citou algunsdepoimentos que muito o impactaram quando se comentavasobre a CBS. Num deles, um assessor de quase todos ospresidentes da época da CSN estatal, ao completar 30 anos detrabalho e se aposentar, disse-lhe: “Vou viver da CBS,sustentando minha família e com uma vida confortável. ACBS me dará um bom salário que, somado ao INSS, vaiassegurar o meu futuro e o de minha família”.Outras vezes, quando ouvia empregados da Usina projetandoo futuro, sempre falavam do assunto com o pensamentovoltado para a CBS.

CBS 45 anos:Próspera para a vida!

Antídia Juncal, diretora de administração da CBSPrevidência, apresentou o tema “Governança dosFundos de Pensão no Brasil”.

Ricardo Esch, diretor de finanças e benefícios da CBSPrevidência, falou sobre a governança da entidade.

Enéas Diniz, diretor executivo da CSN, representou opresidente da Companhia, Benjamin Steinbruch.

Francisco Padilha, presidente da CBS Previdência, fez odiscurso de abertura do evento de comemoração dos 45anos de fundação da entidade.

35

Como presidente, Padilha diz confirmar, a cada dia, tudo oque ouviu, e promete: “ao completar 45 anos, não vamos viverde glórias e do passado, mas buscando cada vez mais nossoaperfeiçoamento, para que o presente e o futuro de nossosparticipantes e de seus familiares tenham segurança etranqüilidade”.Em seguida, Antídia Juncal, diretora de administração daentidade, fez uma apresentação sobre “Governança dosFundos de Pensão no Brasil”, um sistema que a CBSPrevidência já adotava de forma espontânea e que passou a serobrigatório, a partir 1.º de outubro de 2004, pordeterminação do Conselho de Gestão de PrevidênciaComplementar, que estabeleceu princípios, regras e práticasde governança e controles internos a serem observados pelosfundos de pensão que, hoje, já pagam mais de R$ 1,2 bilhão por mês a aproximadamente 600 mil aposentados brasileiros.Esse expressivo volume de recursos, que envolve um universode 1 milhão e 800 mil participantes ativos, 600 milbeneficiários e 4 milhões e 200 mil dependentes, justifica aespecial atenção ao sistema de governança que, consolidado, está fazendo com que cada vez mais empresas no Brasilofereçam fundos de pensão a seus funcionários. Uminstrumento que já funciona como política de RecursosHumanos para as empresas e constitui uma importantepoupança doméstica que o governo quer mobilizar.Antídia termina sua apresentação afirmando que, além deacreditar no crescimento do mercado de Fundos de Pensão noBrasil, a CBS Previdência se orgulha de fazer parte dessesistema desde 1960 e por contribuir na geração de riquezapara Volta Redonda e outras cidades onde tem participantes.Depois foi a vez de Ricardo Esch, diretor de finanças ebenefícios da entidade, falar sobre a performance da CBSPrevidência que, dentre os 366 fundos de pensão do país,ocupa o 26.º lugar no ranking de investimentos da ABRAPP(Associação Brasileira das Entidades Fechadas de PrevidênciaComplementar).

36

A CBS Previdência foi o 5.º fundo de pensão criado no Brasile, ao longo desses 45 anos, como resultado de sua boagovernança, acumulou um patrimônio de quase R$ 2 bilhões,composto de 4,35% do total de ações da CSN, 100% do SiderShopping, grande parte dos imóveis comerciais da Vila SantaCecília, aplicação em fundos de renda fixa e empréstimos aparticipantes. Além disso, tem hoje um dos mais baixos custosadministrativos e uma tecnologia de 1.ª geração naadministração de seus recursos.Com um quadro de mais de 24 mil participantes, sendo cercade 8 mil ativos, 11 mil aposentados e 5 mil pensionistas, aCBS Previdência tem uma folha mensal, para pagamento de benefícios e resgates, de aproximadamente R$ 12 milhões,dos quais a CSN contribui com R$ 5,3 milhões.Ricardo Esch finalizou dizendo que, aos 45 anos, a CBSPrevidência está madura e pronta para continuar crescendo eretribuir com responsabilidade toda a credibilidade neladepositada pelos participantes.Por último, Enéas Diniz, membro efetivo do ConselhoDeliberativo da CBS Previdência, diretor executivo da CSN erepresentante oficial do presidente da Companhia, BenjaminSteinbruch, declarou o orgulho e a satisfação de fazer parte deuma empresa que sempre contribuiu para o desenvolvimentoeconômico do país e foi uma das pioneiras a incentivar e apoiaro lançamento de um plano de aposentadoria complementarpara seus empregados, o que representa hoje um investimentoanual de R$ 63 milhões e equivale a 7% da folha depagamento da CSN.Enéas finalizou dizendo que, como participante da CBSPrevidência, também faz planos para daqui a 20 anos estargozando de uma excelente aposentadoria.

Na impossibilidade de homenagear pessoalmente cada umdos 24 mil participantes, a CBS Previdência aproveitou apassagem dos seus 45 anos para agradecer e homenagear atodos na pessoa de um ativo, um aposentado e umapensionista.O primeiro homenageado foi o aposentado Alberto Augustode Oliveira Esteves, que ingressou na CBS em 1960 e seaposentou em setembro de 1986, pelo Plano deSuplementação da Média Salarial.Foi escolhido para representar os mais de 11 mil aposentadosda CBS Previdência pelo fato de fazer aniversário em 17 dejulho, junto com a entidade.Nilsa Carneiro, pensionista da CBS Previdência desde julho de1990, foi escolhida para representar os mais de 5 milbeneficiários da CBS.Segundo suas palavras, o benefício da CBS em muitocontribuiu para a manutenção do padrão de vida da família,especialmente na criação de seus dois filhos, Marcus ViniciusCarneiro de Aguiar e Marcela Cristina Carneiro de Aguiar.Um dos mais novos participantes ativos, vinculado ao PlanoMilênio, Ramon Marques Abrita foi escolhido pararepresentar os quase oito mil participantes ativos da CBSPrevidência.Ramon ingressou como funcionário da CSN no dia 19 de julhode 2005 e nesta mesma data tornou-se também participanteda CBS Previdência, escolhendo o valor máximo decontribuição. Para ele, o fato de ser jovem não o impede de serprevidente: “Hoje estou tranqüilo, sou solteiro, moro com osmeus pais e gasto só comigo. Com certeza, esse é o melhormomento para investir”.Seu pai, Nelson de Oliveira Abrita, também é sócio da CBSdesde 1977 e seu irmão, Wendell Marques Abrita, ingressou no Plano Milênio em junho de 2005.

Homenagem a participantes

37

Enéas Diniz, diretor executivo da CSN, e AlbertoAugusto de Oliveira Esteves, aposentado homenageado.

Nilsa Carneiro, pensionista homenageada, e AntídiaJuncal, diretora de administração da CBS Previdência.

Ramon Marques Abrita, participante ativohomenageado, e Ricardo Esch, diretor de finanças ebenefícios da CBS Previdência.

38

Homenagem por “Tempo de CBS Previdência”

Pode-se dizer que parte do sucesso da CBS Previdência se deveao grande entrosamento de seus empregados que, mais do quecolegas de trabalho, são amigos. Uma amizade que cria umclima de respeito, confiança e colaboração mútua em prol deum objetivo maior, que é o compromisso de garantir asatisfação de participantes e patrocinadores. Um clima que fazcom que quem trabalha na entidade queira continuar nela,aprendendo e se aperfeiçoando cada vez mais.Por isso, nesse aniversário, a entidade homenageou dois deseus profissionais que completaram 20 e 30 anos de trabalho.Com 20 anos de CBS Previdência, Pedro Tadeu de LacerdaKrauss começou como auxiliar administrativo na gerência deseguros e em 1985, seu primeiro ano de trabalho, foi eleitoFuncionário Destaque.De lá pra cá, Pedro trabalhou nas áreas de atendimento,administração e hoje é Gerente de Administração Imobiliária.A placa comemorativa dos 20 anos de trabalho na CBSPrevidência foi entregue por Fábio Nogueira, que trabalha hámais tempo em sua gerência.Lourdes de Fátima Melo Alexandre é Gerente deControladoria e completou 30 anos de CBS Previdência.Sua história na entidade começou em 18 de março de1975 e épara ela motivo de muito orgulho e satisfação.Durante esses anos, trabalhou nas áreas de controle deempréstimos, auditoria interna, assessoria de controladoria,contabilidade e finanças, e como titular da diretoria definanças e benefícios.Jorge Antônio Alves de Oliveira, que há mais tempo trabalhasob sua gerência, foi quem lhe entregou a placacomemorativa.

Fábio Nogueira e Pedro Tadeu de Lacerda Krauss, quecompletou 20 anos de CBS Previdência.

Jorge Antônio Alves de Oliveira e Lourdes de FátimaMelo Alexandre, homenageada por seus 30 anos detrabalho na CBS Previdência.

39

Destaque Profissional CBS Previdência - 45 anos

Identificar, reconhecer e premiar os profissionais que sedestacaram pelo entusiasmo, conhecimento técnico,qualidade dos serviços, bom relacionamento, boacomunicação, proatividade e comprometimento, em sua áreade atuação e na empresa como um todo, foi a base para aseleção dos candidatos ao prêmio “Destaque Profissional CBSPrevidência - 45 Anos”, que contou com a participação detodo o quadro de pessoal, tanto na condição de eleitoresquanto de candidatos.A avaliação dos candidatos foi realizada no período de julho de2004 a julho de 2005, e o processo de votação aconteceu emtrês etapas: outubro de 2004, fevereiro e junho de 2005.A divulgação e a premiação do “Destaque Profissional CBSPrevidência - 45 Anos” aconteceram durante o eventocomemorativo pelo aniversário de 45 Anos da CBSPrevidência.A vencedora foi a funcionária Aline Ferreira Teixeira, da áreade Análise de Sistemas.Ivete dos Santos Ferreira, da Gerência de Controladoria, eRogério Maia Duarte, da Coordenação de Atendimento,foram respectivamente os ganhadores do 2.º e 3.º lugares.

Aline Ferreira Texeira, vencedora do prêmio DestaqueProfissional CBS Previdência - 45 anos, e FranciscoPadilha, presidente da entidade.

Rogério Maia Duarte, 3.º colocado, e Antídia Juncal,diretora de administração da CBS Previdência.

Ivete dos Santos Ferreira, 2.ª colocada, e Ricardo Esch,diretor de finanças e benefícios da CBS Previdência.

A CBS Previdência encerra aqui o registro das histórias quecontam a história dos seus 45 anos de fundação e reitera o seucompromisso de permanente renovação e aperfeiçoamentopara, mais que corresponder, superar as expectativas de todasas pessoas que fazem parte dessa história, que continua a cadanovo dia.

Diretoria Executiva

Patrocinadores

40

Presidente

Diretor de Finanças e Benefícios

Diretor de Administração

Francisco José Guimarães Padilha

Ricardo José Machado da Costa Esch

Antídia Juncal dos Santos Ribeiro

Companhia Siderúrgica Nacional - CSNCSN Cimentos S.A.

CBS Previdência

Uma nova história a cada novo dia

Agradecimentos

José Alexandre Gurgel do Amaral

Jardel Borges Ferreira

Renato Frota Rodrigues de Azevedo

Olyntho Meirelles de Miranda

Décio Vieira de Assis

Fernando Antônio Rodrigues de Almeida

Luiz Xavier

João Luis Tenreiro Barroso

Luiz Fernando Perdigão de Oliveira

João Ricardo de Siqueira Cavalcanti

José Renato Rodrigues Ponte

Antídia Juncal dos Santos Ribeiro (Interino)

17/7/1960 a 11/3/19648/10/1966 a 1/1/1967

12/3/1964 a 7/10/1966

2/1/1967 a 14/4/1975

15/4/1975 a 20/5/1991

21/5/1991 a 10/1/1993

11/1/1993 a 3/5/1993

4/5/1993 a 17/11/1996

18/11/1996 a 30/6/1999

1/7/1999 a 11/7/2002

12/7/2002 a 10/6/2003

11/6/2003 a 25/10/2004

26/10/2004 a 9/3/2005

A CBS Previdência agradece a todos os ex-presidentes edemais profissionais por plantarem a semente que,alimentada dia após dia, tornou-se próspera para a vida!

41

EX-PRESIDENTES

Créditos

Editor e Jornalista Responsável

Projeto Gráfico, Editoria e Textos

Coordenação e Revisão

Fotos

Fotolitos e Impressão

Edição Comemorativa

Helton FragaMtb 531/ES

Lazer Produções & Associados

CBS Previdência

Arquivo CBS PrevidênciaArquivo Pessoal do associado Sérvulo Rodrigues Fragoso

Robert Glusic (capa)

Ipsis Gráfica e Editora

Setembro / 2005

42