Revista Cerrado Vip - 3ª Edição

36
1 JULHO 2014 | ANO II | Nº 3 ACIQ COMPLETA 50 ANOS PÁGINA 21 ECONOMIA ESPORTE CADA VEZ MAIS PESSOAS ESTÃO PEDALANDO PÁGINA 29 CIDADE QUIRINÓPOLIS. UMA CIDADE MELHOR É A GENTE QUE FAZ. PÁGINA 32 CIDADE BASTA! QUIRINÓPOLIS CLAMA PELA PAZ PÁGINA 25 Unicred inaugura nova sede em Quirinópolis Pré-assembleia e inauguração das instalações da unidade de Quirinópolis abrem as portas para a nova fase da Unicred no Sudoeste e Sul goiano

description

Uma publicação da Cerrado Vip Comunicação Integrada em Parceria com a Goyazes Comunicação para Quirinópolis-GO e região.

Transcript of Revista Cerrado Vip - 3ª Edição

Page 1: Revista Cerrado Vip - 3ª Edição

1 1

JULHO 2014 | ANO II | Nº 3

ACIQ COMPLETA50 ANOSPÁGINA 21

ECONOMIA ESPORTE

CADA VEZ MAISPESSOAS ESTÃO PEDALANDOPÁGINA 29

CIDADE

QUIRINÓPOLIS.UMA CIDADE MELHORÉ A GENTE QUE FAZ.PÁGINA 32

CIDADE

BASTA!QUIRINÓPOLISCLAMA PELA PAZPÁGINA 25

Unicred inaugura nova sede em QuirinópolisPré-assembleia e inauguração das instalações da unidade de Quirinópolisabrem as portas para a nova fase da Unicred no Sudoeste e Sul goiano

Page 2: Revista Cerrado Vip - 3ª Edição

2 3

Page 3: Revista Cerrado Vip - 3ª Edição

2 3

Page 4: Revista Cerrado Vip - 3ª Edição

4 5

EDITORIAL

DIRETOR COMERCIALDANILLO LUZIANO

DIRETOR DE ARTE E REDAÇÃOIVAN PENNA

FOTOSDANILLO LUZIANOFÁBIO SILVA

COLABORADORESVANIELLE SISCONETOANA CAROLINE GONÇALVES

EDITORAÇÃO, DIAGRAMAÇÃOE FINALIZAÇÃOGOYAZES COMUNICAÇÃO

IMPRESSÃOFLEX GRÁFICA

Publicação bimestral com circulação regional dirigida a empresários, órgãos públicos, privados e população de Quirinópolis e região.

Conceitos e opiniões emitidos por entrevistadose colaboradores não refletem, necessariamente,a opinião da revista e de seus idealizadores.A revista Cerrado VIP não se responsabiliza peloconteúdo dos anúncios e informes publicitários. Todos os direitos são reservados. Proibida a reprodução total ou parcial das matérias sem autorização escrita da Cerrado VIP.

CONTATO64 8402-834464 8444-3668

Av. Garibaldi Teixeira, 39ACentro - Quirinópolis/GO

[email protected] Luziano e Ivan Penna

JULHO 2014 | ANO II | Nº 3O Brasil é um país cheio de grandes combinações.

Ao longo dos anos, conseguimos combinar preto com branco, arroz com feijão, café com leite, verde com amarelo. Misturas que deram super certo e hoje definem o nosso jeito de falar, pensar e agir.

A nova edição da revista Cerrado VIP também nasceu de uma grande combinação.

Depois de muita conversa e negociação, o site Cerrado VIP combinou com a agência Goyazes Comunicação para juntos criarem um projeto editorial diferenciado, trazendo mais conteúdo para toda a população de Quirinópolis e região. Essa mistura já deu certo desde o início. O bom resultado disso você poderá conferir nas próximas páginas.

A Cerrado VIP chega a sua 3ª edição com nova roupagem. Além da nova diagramação e do conteúdo mais trabalhado, a publicação inaugura também sua versão online, disponibiliza-da gratuitamente no site www.cerradovip.com.br.

O objetivo é expandir as fronteiras para além do Sudoeste goiano, abrangendo todo o estado e, por que não, o Brasil. Afinal, a importância econômica, política, cultural, social e gastronômica de Goiás está cada vez mais evidenciada no cenário nacional.

A Cerrado VIP tem consciência do seu papel na divulgação das potencialidades econômicas, riquezas naturais, costumes, tradições, festas e diversidade do povo goiano. Essa é a base de valores da revista. Tudo junto e misturado pra você saborear cada página. Boa leitura.

4

Page 5: Revista Cerrado Vip - 3ª Edição

4 5

Page 6: Revista Cerrado Vip - 3ª Edição

6 7

GASTRONOMIA

Um prato cheiode variedades e bom gosto.

A gastronomia brasileira apre-senta ao mundo pratos com sabores inusitados usando técnicas consagradas dos mais entendidos no assunto. E, na vanguarda desse processo, os frutos do Cerrado vêm se destacando por sua variedade de sabores, texturas e nutrien-tes. Pratos compostos por baru, pequi e jatobá estão fazendo sucesso lá fora. E por aqui, es-tamos importando mais sabores internacionais. É a gastronomia cada dia mais globalizada. É até engraçado pensar que há alguns anos, os frutos do Cerra-do estavam caindo em desuso, com risco de desaparecerem. Felizmente, isso não aconteceu. Afinal, desconsiderar todos esses alimentos é perder um importante patrimônio genético e desperdiçar todo o conhecimento acumulado sobre seu plantio, extração, manejo e uso culinário. É desperdiçar a

riqueza e a variedade que o nos-so país tropical oferece.Em Quirinópolis, a mistura de guariroba, jiló, linguiça, pimen-ta, presunto e mussarela na massa de milho se transformou no fenômeno gastronômico chamado Chica Doida. Criado em 1958 pela dona de casa Petronilha Ferreira, o prato nasceu por acaso. Na ocasião, a palha do milho acabou, mas ain-da havia bastante massa. Para não haver desperdício, Dona Petronilha teve a ideia de pegar toda a massa, acrescentar tem-pero e colocar em uma vasilha. Estava pronto o prato que mais tarde se consagraria como o verdadeiro “manjar dos deuses” dessa região do Brasil.Hoje, até festival em sua homenagem existe. O “Chica Mais Doida” acontece todo ano na cidade natal desse delicio-so prato. Nele são realizadas oficinas de culinária com “chefs”

consagrados, que ensinam modernas maneiras de se prepa-rar a Chica Doida. E não para por aí, a divulgação desse prato ultrapassou as fronteiras municipais, chegando até a capital, onde a Chica Doida já foi apresentada em feiras, ex-posições agropecuárias, restau-rantes e “chefs” bem requisitados dentro do segmen-to. O próximo passo é divulgar a Chica Doida para o mundo. Enquanto isso, Quirinópolis também experimenta um pouco mais da culinária inter-nacional. Além da Chica Doida, da pamonha, sanduíche, pizza, peixes e carne bovina, os quirinopolinos contam hoje com serviços gastronômicos cada vez mais especializados e caprichados. É o caso dos “deliverys” de comida árabe e japonesa. Cada um mais gostoso que o outro. Sirva-se à vontade.

Novas combinações de sabores típicos brasileiros têm conquistado cada vez mais o paladar e a panela dos “chefs” no Brasil e no mundo. E os frutos do Cerrado estão caindo no gosto da culinária internacional.

6

Page 7: Revista Cerrado Vip - 3ª Edição

6 7

Page 8: Revista Cerrado Vip - 3ª Edição

8 9

CULTURA

Fabiano Cambotadá um show de humor.

O show já começa sem parecer que começou. E, como quem não quer nada, Fabiano conta algumas passagens de sua vida, entremeadas de piadas sutis, a princípio. Mesmo ao som de muitas risadas, ele afirma que o show ainda não começou. Bom, para muitos, isso também é outra piada.O espetáculo do humor prossegue. Na sequência, mais histórias e boas sacadas, todas engraçadas e originais. Fabiano vai dominando a plateia e, sob olhares atentos e sorrisos despreocupados, suas palavras vão construindo um raciocínio sem lógica, até que

no final tudo faz sentido. É claro que nesse momento, tudo é motivo para gargalhar. Com o nome “O circo de um homem só”, o show, no melhor estilo “stand up comedy”, aconteceu no dia 20 de março, no Teatro Municipal de Quirinópolis. Fabiano não seguiu clichês e, como muitos afirmaram, suas apresentações são sempre inéditas. Isso mos-trou a alta qualidade do artista pra quem quis ver e rir. Sua criatividade não tem limites. O evento foi mais uma realização da Cerrado VIP, que contou com a parceria da Goyazes Comuni-cação, além do apoio da su-

perintendência da Cultura e da prefeitura de Quirinópolis. No patrocínio, o destaque foi para a clínica de segurança e medici-na do trabalho Mais Vida, que acreditou na iniciativa cultural junto com as empresas L.U Alves Consignados, R&A Contabilidade e Assessoria Empresarial, Fabiana Lingerie, Caixa Aqui Vapt Vupt, Decorart, Beleza Pura, Papelaria Primavera, Anauê Bar, Bichos e Caprichos, PBF, De Resende Assessoria Contábil, Produtos Ibiá e Pantera Moto Four.

Parabéns a todos.

Líder de uma das bandas mais irreverentes da atualidade, Pedra Letícia, Fabiano Cambota mostrou que seu talento vai muito além da música.

Page 9: Revista Cerrado Vip - 3ª Edição

8 9

Page 10: Revista Cerrado Vip - 3ª Edição

10 11

Page 11: Revista Cerrado Vip - 3ª Edição

10 11

SOCIEDADE

No dia 10 de abril, no Espaço Villa Royal, foi entregue a empresários, comerciantes e profissionais liberais o Certificado de Consagração Pública, conferido pela Imagem Propaganda e Marketing, como símbolo do esforço e persistên-cia dessa pessoa a dar o melhor atendimento a seus clientes. A premissa básica para uma marca (produtos ou serviços) ser

conhecida é aparecer para o seu público, estar presente no seu cotidiano, fazendo da busca pela excelência o norte de todas as ações realizadas. “Ser a marca mais lembrada é um mérito de quem se prepa-ra para isso, de quem investe, planeja, conhece o mercado e tem ações focadas neste objeti-vo”. Por isso, parabéns a todos os agraciados.

IMAGEM PROPAGANDA E MARKETING LTDARua Sebastião Silveira Santos nº 92, Luizzote de Freitas, Uberlândia/MG(34) 91323125 / 3223 8402

A Imagem Propaganda e Marketing, através de pesquisa popular, aponta os destaques de Quirinópolis em 2013.

11

Page 12: Revista Cerrado Vip - 3ª Edição

12 13

Banco do Brasil S/A

Aromas e Cores Presentes

Rádio Sul Goiana AM

Jornal Impar

Farmácia Goyana

CNA Inglês Definitivo Suilene Decorações

Art e Festa Locaçãopara Eventos

Wanderson Paiva - Cantor

Clínica de Estética Beleza Pura

Lá no Paulo Pizzaria

Tech Piscinas Multimarcas Celulares

Garra Caçambas

www.cerradovip.com.br

Márcio Pereira de Oliveira - Vereador

Moda 10

12 13

Page 13: Revista Cerrado Vip - 3ª Edição

12 13

Banco do Brasil S/A

Aromas e Cores Presentes

Rádio Sul Goiana AM

Jornal Impar

Farmácia Goyana

CNA Inglês Definitivo Suilene Decorações

Art e Festa Locaçãopara Eventos

Wanderson Paiva - Cantor

Clínica de Estética Beleza Pura

Lá no Paulo Pizzaria

Tech Piscinas Multimarcas Celulares

Garra Caçambas

www.cerradovip.com.br

Márcio Pereira de Oliveira - Vereador

Moda 10

Eventuz

Funerária Pax Realves

River RestauranteÓtica Cristal

Locar Locadora de Veículos

Macler interiores

Disk AmorDr. Wanderson de Carvalho Ribeiro

Médico Veterinário

Isana Ribeiro Produções Fotográficas

Mendes Academia

Marcal Auto Peças

Big Sonhos - Colchões Ortobom

Corretora de Seguros São Judas Tadeu

Art Calhas

Fanikitos

Chiquinho Sorvetes

13

Page 14: Revista Cerrado Vip - 3ª Edição

14 15

Page 15: Revista Cerrado Vip - 3ª Edição

14 15

Page 16: Revista Cerrado Vip - 3ª Edição

16 17

Page 17: Revista Cerrado Vip - 3ª Edição

16 17

Page 18: Revista Cerrado Vip - 3ª Edição

18 19

O casal de empresários Vanielle Sisconeto, Bichos e Caprichos e Ivan Penna, Goyazes Comunicação

Ana Cristina e Paula, Usina Boa Vista, com Simone e Jaime, UnicredO empresário Edivaldo, Haiala, com a diretoria da Unicred

Page 19: Revista Cerrado Vip - 3ª Edição

18 19

CAPA

UNICRED inaugura nova sede em Quirinópolis.Pré-assembleia e inauguração das instalações da unidade de Quirinópolis abrem as portas para a nova fase da Unicred no Sudoeste e Sul goiano.

Presente na cidade há cerca de três anos, a Unicred conta hoje com mais de 454 cooperados.O dia 21 de março de 2014, ficou marcado na história da instituição, pois trata-se da data de inauguração das novas instalações, que tem por obje-tivo intensificar a excelência no atendimento aos cooperados e ser reconhecida como coopera-tiva financeira da região.

Com o novo prédio, a Unicred passa a ter uma área estrutura-da dispondo de maquinários modernos e atualizados, sala de autoatendimento e sala para os associados desfrutarem do ambiente.Além de uma equipe extrema-mente motivada para atender a demanda dos associados, levando produtos e serviços financeiros com qualidade e

segurança.O evento foi muitíssimo pres-tigiado por associados, convi-dados, lideranças da região e contou com a presença de toda a diretoria da cooperativa. Isto é prova de que o cooperativismo vem demonstrando seus valores e a sua força onde atua.Desejamos à toda equipe, sucesso nesta nova jornada.

O casal Miramar e Dr. Willian com Simone, UnicredO empresário Dr. Antônio, Agrovale, e Cacildo, Sindicato Rural, com Jéssica e Simone, Unicred

O casal Dra. Mara e Dr. Marcial, Espaço Saúde,com os colaboradores da Unicred

As empresárias Elisa, Daniela Martins, Casa Mineira,e Keila Queluz, Hosp. N. Sr.ª D’Abadia, com Simone

O empresário Ismael, Grupo Uzze, com os colaboradores da Unicred

O casal de empresários Paulo, Lá no Paulo Pizzaria,e Patrícia Ruschi, Beleza Pura, com os colaboradores da Unicred

O pecuarista Danilo Pereira e Dr. Cláudio, Prevclint,com Rosana, Simone e Jaime, Unicred

As empresárias Elisa Torcato e Rosana, Lacesson, com Simone

O casal Dr. Creosmar, Hosp. Quirinópolis, e Gina Pascoal, Col. São José, com Dr. Paulo Teles e Dr. Sidon, Unicred

Page 20: Revista Cerrado Vip - 3ª Edição

20 21

Page 21: Revista Cerrado Vip - 3ª Edição

20 21

NEGÓCIOS

ACIQ completa 50 anos em prol do desenvolvimento de Quirinópolis.

A Associação Comercial e In-dustrial de Quirinópolis, ACIQ, foi fundada em 1º de julho de 1964. Fruto da vontade de ex-pandir não apenas o comércio, como também o município, a entidade cresceu defendendo e protegendo a classe empresari-al. O sonho do desenvolvimen-to fez dessa organização não governamental uma prestadora ativa de relevantes serviços para a comunidade. A luta pela melhoria no forne-cimento de energia elétrica, solicitada junto ao Ministério da Aviação e Obras Públicas; a im-plantação do Telégrafo Nacional na cidade; a reinvindicação, junto ao Banco do Brasil, para maior liberação de verbas para o setor e o trabalho conjunto com a Prefeitura Municipal para melhorar a qualidade da lim-peza pública são algumas das contribuições dadas pela asso-ciação nos anos 60.

Infelizmente, devido às críticas e ao contexto político da época, a ACIQ paralisou suas atividades durante 5 anos. Mas em 1969, um grupo de empresários se reuniu no Instituto São José com o objetivo de reorganizar e reestruturar a entidade. Nesta data colocou em votação se-creta o nome das pessoas que deveriam compor a Diretoria Executiva, Conselho Fiscal e Conselho Executivo. Desde então, a instituição acumula uma trajetória de credibilidade e transparência administrativa que a transformaram em um dos importantes pilares do desen-volvimento de Quirinópolis.As décadas seguintes foram marcadas por importantes reivindicações em prol dos produtores rurais, comerciantes, empresários, estudantes, espor-tistas, com foco no fomento, apoio institucional, promoções para incrementar o comércio e planejamento para o desen-volvimento do município.Nos anos 90, uma nova era se inicia na ACIQ. Além da elabo-ração do Plano Estratégico do Município, em parceria com a Cooperativa Agrovale, Prefei-tura Municipal e várias outras entidades de classe, a entidade

se moderniza através da infor-matização e da interligação com o SPC local, com a CDL Goiânia e estadual e com o SEBRAE. E para coroar essa nova etapa, também houve a mudança da sede para um espaço que mel-hor atendesse as necessidades dos associados. Para isso, ocor-reram a instalação do Balcão SEBRAE em Quirinópolis, aqui-sição de três linhas telefônicas/fax , a modernização do SPC, a criação de um informativo mensal ACIQ, além da partici-pação na Diretoria Executiva da FACIEG - Federação das Asso-ciações Comerciais e Industriais do Estado de Goiás. A partir do ano 2.000, a ACIQ amplia a prestação dos serviços de SPC, implanta a consulta ao SERASA para os associados e altera o mandato de presidência para 2 anos, proporcionando maior dinamismo à entidade.Hoje a ACIQ comemora seus 50 anos com muito orgulho, ded-icação e trabalho para se con-solidar como órgão de fomento e desenvolvimento regional, buscando realizar no seu dia a dia eventos e ações concretas para o desenvolvimento em par-ceria com toda a população do município de Quirinópolis.

Page 22: Revista Cerrado Vip - 3ª Edição

22 23

ENTRETENIMENTO

Hipnomagic para Quirinópolis num passe de mágica.No dia 07 de março, o Teatro Municipal Sodino Vieira foi pal-co de uma atração surpreenden-te. O Hipnomagic Show, com o artista Ed Rocha, produzido pela Cerrado Vip, foi simplesmente inesquecível. Os presentes puderam conhecer e explorar os

limites da mente com a hipnose e seguiram além deles com o ilusionismo.A apresentação une stand up comedy, mágica cômica, men-talismo (ilusionismo psicológico) e hipnose em um show irrever-ente e recheado de surpresas.

Os atos durante a apresentação ganharam um toque especial de humor e interatividade, provocando a plateia a partici-par ativamente do espetáculo e experimentar as mais diversas sensações.

22

Page 23: Revista Cerrado Vip - 3ª Edição

22 23

MODA

Shéronn Sisconeto.Seu nome é inspirado na Rosa de Saron. E não foi por acaso que a beleza estonteante desse jovem talento de Quirinópolis começou a desabrochar para o mundo. Recentemente, Shéronn Sisconeto foi selecionada para um dos maiores eventos do mundo fashion de nosso país. Trata-se da Convenção Internacional de Manequins e Modelos promovida pela em-presa Passarela Brasil Model Management, que será realiza-da nos dias 19 e 20 de julho no Rio de Janeiro. Na ocasião, a modelo será apresentada para as maiores agências nacionais e internacionais, além de realizar um workshop de atores com Flávio Colatrello Jr. (um dos cri-adores de Malhação) e um teste para atuar em redes de TV.

Selecionada entre 6.980 candidatos, Shéronn compõe o seleto grupo de 12 modelos escolhidos a dedo por Charles Pires para realizarem o work-shop com o diretor Flávio Col-atrello Jr. (Malhação, Perigosas Peruas, O Mapa da Mina, Corpo Dourado e A Escrava Isaura), preparando-os para atuar em comerciais de TV e fornecendo uma base para possível atuação em novelas e demais trabalhos artísticos. Caso seja aprovada, Shéronn irá morar no Rio de Janeiro por conta da agência Passarela Brasil durante dois anos para se tornar uma atriz. Serão mais de R$ 150 mil reais investidos durante a formação profissional dessa jovem talentosa.Também estarão presentes no

evento representantes das principais agências de manequins, modelos e atores, tanto nacionais quanto inter-nacionais. Os grandes nomes do ramo já reconhecem a tradição da Passarela Brasil e de Charles Pires em revelarem nomes notórios para o mundo da moda, fazendo com que o trabalho da agência seja muito requisitado para firmar parcerias de longa data. Shéronn Sisconeto já foi avaliada por alguns dos principais produtores da TV brasileira e todos acreditam no potencial da jovem. Atualmente ela se prepara para o evento que pode mudar sua vida definitivamente. Vamos lá Shéronn, estamos com você.

2322

Page 24: Revista Cerrado Vip - 3ª Edição

24 25

Page 25: Revista Cerrado Vip - 3ª Edição

24 25

CIDADE

Bata ou basta? Como responderà tanta violência?A população quirinopolina dá seu grito de guerra contra a violência. Impunidade, medo e falta de segurança não podem mais fazer parte do dia a dia.

A violência em Quirinópolis não está maior ou menor que no restante do Brasil, mas para uma cidade de médio porte, ela está deixando marcas, e marcas que viram cicatrizes profundas, permanecendo abertas pela vida toda de quem passou por tragédias como as que ocor-reram nesses últimos meses, como sequestros, assaltos e assassinatos.As casas e lojas hoje em dia estão trocando a beleza de uma arquitetura harmônica com cercas baixas e muitas flores por muros e grades que mais lembram as muralhas antigas. Placas de vigilância, cercas elétricas e alarmes estão espal-hados por todas as residências e comércios. Mesmo assim a população não consegue sentir paz e segurança.A violência, em seus mais varia-dos contornos, é um fenômeno histórico na constituição da so-ciedade brasileira. A escravidão, a colonização mercantilista, o coronelismo, as oligarquias

antes e depois da independên-cia, somados a um governo caracterizado pelo autoritaris-mo burocrático, contribuíram enormemente para o aumento da violência que atravessa a história do Brasil.Nos tempos atuais, outros fatores ajudam a catalisar esse processo. Um deles é a urban-ização acelerada, que atrai um grande fluxo de pessoas para as áreas urbanas, contribuindo para um crescimento desor-denado e desorganizado. Isso acaba gerando problemas soci-ais como miséria, fome, desem-prego. Mas nem todos os tipos de criminalidade derivam das condições econômicas. Além disso, um governo ineficiente, e sem programas de políticas públicas de segurança, contribui para aumentar a sensação de injustiça e impunidade, que é, talvez, a principal causa da violência.O poder público, especialmente no Brasil, tem se mostrado in-capaz de enfrentar essa calami-

dade social.A solução para a questão da violência não está ligada apenas à segurança pública e um poder judiciário eficiente, mas também demanda, com urgência, pro-fundidade e extensão da melho-ria do sistema educacional, de saúde, habitacional, de geração de oportunidades de emprego, dentre outros. Requer principal-mente uma grande mudança nas políticas públicas e uma participação maior da socie-dade nas discussões e soluções desse problema de abrangência nacional.Em Quirinópolis a população está acordando. Protestos, manifestações com forte par-ticipação popular marcaram as últimas semanas. É um começo para um problema que parece não ter fim. Mas a esperança dentro dos corações das famílias atingidas pela violência continua forte, acreditando sempre na justiça que pode até tardar, mas nunca falhar. Paz! É o que todos nós queremos

25

Page 26: Revista Cerrado Vip - 3ª Edição

26 27

Page 27: Revista Cerrado Vip - 3ª Edição

26 27

20 de abrilRenato Quase Russo

Page 28: Revista Cerrado Vip - 3ª Edição

28 2929

Page 29: Revista Cerrado Vip - 3ª Edição

28 29

LAZER | ESPORTE

Lá vem os bikers.Seguindo o movimento das grandes cidades, grupos de ciclistas ganham cada vez mais adeptos em Quirinópolis.

Eles estão nas ruas, estradas e rodovias. À noite, seus faróis e lanternas pisca-pisca parecem mais olhos de animais silvestres que andam sempre em bando, sem parar, com um único ob-jetivo: sentir a liberdade, mes-mo que esta esteja em meio a carros e prédios, numa verda-deira selva de pedra. Mas eles conseguem respirar, ainda que ofegantes, sentindo o ar puro bater no rosto, entrando e sain-do de seus pulmões. Eles são os “bikers”.Em algumas cidades, como São Paulo, Rio de Janeiro e Goiânia, os grupos de ciclistas já são considerados uma legião de seguidores da religião do bem estar, saúde e sustentabilidade. Mais que uma opção de lazer, andar de bicicleta deixou de ser algo alternativo para se tornar imprescindível na vida moderna pelos benefícios que traz para o meio ambiente e para a saúde.Quando você pedala, estimula a produção de endorfina, for-talece a musculatura das pernas, beneficia o sistema respiratório, colabora para a manutenção do peso ideal, previne problemas cardiovasculares, reduz a ansie-dade e depressão, regulariza os níveis sanguíneos de colesterol e triglicérides e ainda ajuda a

Grupo de pedal Ecobikers

ter um sono melhor e maior equilíbrio emocional.Mas os benefícios não ficam restritos ao corpo humano. A adoção da bicicleta como meio de transporte favorece o pro-cesso de mobilidade urbana, desafogando o trânsito caótico e melhorando a qualidade do ar, pela menor emissão de polu-entes automotivos. Além disso, a bicicleta é um veículo efici-ente, por vezes mais rápido do que outros meios de transporte, que deixa você em contato dire-to com a cidade, a natureza e as pessoas. Isso é liberdade!Na constituição do nosso país, a liberdade para ir e vir é um di-reito de todos. Infelizmente, não são todas as cidades que pos-suem uma estrutura de trans-porte adequada, oferecendo alternativas como ciclovias para o livre trânsito dos cidadãos. Nesse caso, grupos de ciclis-tas como o Pedal Goiano, em Goiânia, são fundamentais para a mobilização da população a favor da implantação de políti-cas públicas que melhorem o tráfego e a segurança do trans-porte na cidade. Quanto mais gente pedalando, mais rápido será a ação do poder públi-co. Um bom exemplo está na capital, que será presenteada

com mais uma ciclovia de 10,5 quilômetros de extensão. O pro-jeto vai ligar os dois câmpus da Universidade Federal e Goiás, integrando-se à já existente rota para ciclista do Eixo Universi-tário, que tem 2,5 quilômetros e une a Praça Cívica ao Terminal da Praça da Bíblia. Em Quirinópolis, grupos como o Ecobikes e o Tamanduá Bikers também crescem a cada dia. Nas ruas ou estradas, podemos ver seus faróis e lanternas pisca pisca, indicando que ali há um bando de seres em busca da liberdade, da saúde, do bem estar e da consciência ecológi-ca. “Go bikers!”

29

Page 30: Revista Cerrado Vip - 3ª Edição

30 31

POLÍTICA

Dona Conceição, a vereadora da solidariedade e justiça social. Nascida em Bom Jesus de Goiás, no ano de 1950, Maria Conceição de Oliveira Ferrei-ra começou a trabalhar muito cedo, aos 9 anos. Dona Con-ceição já foi babá, empregada doméstica, trabalhou na col-heita de algodão e sementes de pastagens e, ainda na adoles-cência, aprendeu corte e costu-ra, fazendo suas próprias roupas e de sua família. Casou-se muito cedo e foi ajudar seu marido, José Marcelino Ferreira, no ofício de tapeceiro.Em 1973 mudou-se para

REQUERIMENTOS DE D. CONCEIÇÃO NA SUA ATUAÇÃO NA CÂMARA MUNICIPAL:

1- Requer ofício à Secretária Municipal de Educação solicitando transporte para estudantes de curso técnico do SENAI.2- Solicita veículo para o transporte de pessoas até a Agência da Previdência Social – Posto do INSS.3- Solicita construção de rampa para cadeirantes na feira coberta.4- Solicita pintura de faixa de pedestre na rua C-1, bairro Capelinha, em frente à Escola Municipal Márcio Ribeiro.5- Solicita informações a respeito das obras de ampliação da rede de esgoto sanitário nos Bairros Alphaville e Chico Junqueira.6- Solicita a instalação de um semáforo nos cruzamentos da avenida Santos Dumont com a avenida Garibalde Teixeira.7- Solicita contratação de médico Urologista para atendimento na rede municipal de saúde.8- Solicita pintura de faixas de pedestre em frente ao CMEI Marconzinho e Nossa Senhora d’Abadia.9- Requer efetiva fiscalização dos agentes de trânsito da SMT nos espaços destinados ao estacionamento de idosos e deficientes físicos.10- Requer implantação de mão única de direção na rua Francisco Corrêa Neves, sentido Garibaldi Teixeira / Av. Lazaro Xavier, em dias de culto na Igreja Evangélica Assembleia de Deus Missão - Quirinópolis.11- Requer providências da Secretaria Municipal de Saúde no sentido de fornecer juntamente com exames de alta complexidade, as passagens de viagem.12- Requer contratação de médico Ortopedista para atendimento na rede municipal de saúde.13- Solicita que viabilize a pintura de faixa de pedestre na avenida Garibaldi Teixeira, em frente à Clínica Sagrado Coração de Jesus e à Igreja Assembleia de Deus Madureira.14- Requer ofício ao Prefeito Municipal, solicitando que encaminhe Projeto de Lei a Câmara Municipal de Quirinópolis, para que seja acrescido na Lei Complementar 010/2006 – Regime Jurídico dos Servidores Públicos Municipais de Quirinópolis, a gratificação por horas de sobreaviso ao ser-vidor que em decorrência das atribuições de seu cargo, função ou emprego, for escalado para permanecer à disposição da administração pública, após o seu horário normal de trabalho.15- Solicita que proceda a sinalização na junção da alameda Paranaíba com a avenida João Fratari, bem como a instalação de redutores de veloci-dade nas proximidades do cruzamento.16- Requer ofício ao Prefeito Municipal solicitando a instalação de ar condicionado e linhas telefônicas em todos os ESFs de Quirinópolis.17- Solicitando que viabilize a pintura de faixa de pedestre na avenida Santos Dumont, em frente à Escola Municipal Raio de Sol e o Supermerca-do Sol e Lua.18- Solicita providências a respeito da constante inundação em dias de chuvas no trecho entre a avenida D. Pedro I (em frente ao Corpo de Bombeiros) até a avenida João Fratari.

Quirinópolis, onde seu espo-so estabeleceu o comércio de autopeças. Foi nesse período que começou a dedicar sua vida em prol dos mais necessitados e carentes, trabalhando na área da saúde e assistência social como voluntária.Membro da Igreja Assembléia de Deus desde 1973 foi uma das fundadoras do núcleo de assistência social dessa institu-ição. Entre 2005 e 2008, tra-balhou no Centro Comunitário Dona Margarida, exercendo a função que sempre motivou sua

vida: atender os mais carentes. Em 2009 assumiu a direção do Hospital Municipal de Quir-inópolis, ficando lá até 2012. Hoje, com 63 anos de idade, a vereadora Dona Conceição é casada há 46 anos, tem dois filhos, Júnior e Luciana, e 4 netos: Luciano, Paulo Henryque, Anna Laura e Gabriel. É recon-hecida pela sua simplicidade e humildade. Uma pessoa sempre dinâmica, prestativa, atenciosa, esforçada, boa esposa, ex-celente mãe e temente a Deus.

Page 31: Revista Cerrado Vip - 3ª Edição

30 31

Page 32: Revista Cerrado Vip - 3ª Edição

32 33

CIDADE

Quirinópolis.Uma cidade melhor é a gente que faz.Novas aquisições de ma-quinário, frota de veículos, investimentos em infraestrutura e projetos de inclusão social, qualificação profissional e incentivo à cultura marcam uma verdadeira revolução na administração municipal de Quirinópolis. Desde que assumiu a Prefeitura em 1º de janeiro de 2013, o Prefeito Odair Resende instau-rou uma nova forma de admin-istrar a cidade. Modernidade, dinamismo e competência se tornaram suas marcas regis-tradas. Isso é fruto do amad-urecimento na gestão pública adquirido por meio de muito trabalho, seriedade e comprom-isso fiel com o povo. Integrando forças nos mais diversos setores, além de lideranças comunitárias, empresariais e políticas, o corpo do secretariado municipal foi constituído com muito êxito. O resultado não poderia ser outro: hoje Quirinópolis é uma cidade bem cuidada e, para o futuro, grandes perspectivas já estão traçadas.Só em 2014, os investimentos

em infraestrutura somam números que impressionam. Foram R$ 5 milhões em obras de recuperação das vias públi-cas com o melhoramento da malha asfáltica através do Programa Asfalto Novo com o recapeamento das ruas e aveni-das em 25 bairros; R$ 7 milhões na aquisição de veículos, como caminhões, maquinários e ônibus para o transporte de acadêmicos do ensino superior no itinerário entre Quirinópolis e Rio Verde; R$ 206 mil na compra da máqui-na de pintura de pavimentação viária para realização da sinal-ização das ruas, com faixas no asfalto por toda a cidade; além do valor de R$ 500 mil na obra de revitalização da Praça da Rodoviária. Na área social, o destaque está no bem-sucedido Pro-jeto Social Jovem do Futuro, idealizado pelo Prefeito Odair Resende e sua esposa Fátima Menezes Resende, Secretária de Promoção e Assistência Social. Com equipe multidisci-plinar formada por pedagogos,

psicólogos, assistentes sociais, médicos, odontólogos e outros profissionais, sob a coordenação de Oscar de Lima, o projeto consiste num conjunto de ações pedagógicas integradas, pro-porcionando atividades cul-turais, desportivas e de qualifi-cação profissional para crianças, adolescentes e familiares. Com esse projeto a Prefeitura adotou uma política eficiente na pre-venção à marginalização social de crianças e adolescentes, no combate às drogas e ao abuso infantil, fortalecendo os vínculos familiares e práticas sociais de cidadania.É assim: cuidando da popu-lação e fazendo investimentos certos, de forma transparente e planejada, com foco no desen-volvimento integrado, que a atual administração está mel-horando a cidade. “Quirinópolis pode e merece muito mais”, essas são as palavras do Pre-feito Odair Resende que, com certeza, já se transformaram em atitudes e ações justificando o slogan “A gente cuida, a gente faz.”

Page 33: Revista Cerrado Vip - 3ª Edição

32 33

Fátima Menezes Resende, Secretária de Promoção e Assistência Social com o Batucaqui do Projeto Jovem do Futuro

Trabalhadores do Programa Asfalto Novo Nova frota de caminhões para a coleta de lixo

Prefeito Odair Resende com alunos universitários no novo ônibusNova frota de ônibus para estudantes universitários

Page 34: Revista Cerrado Vip - 3ª Edição

34 35

Page 35: Revista Cerrado Vip - 3ª Edição

34 35

Page 36: Revista Cerrado Vip - 3ª Edição

36 36