Revista Corretores MAIS 14

36

description

Revista destinada aos Corretores MAIS da MAPFRE Seguros

Transcript of Revista Corretores MAIS 14

Page 1: Revista Corretores MAIS 14
Page 2: Revista Corretores MAIS 14
Page 3: Revista Corretores MAIS 14

Uma publicação dirigida aos Corretores MAPFRE MAIS. Editada pela Diretoria Geral Rede MAPFRE.

PRESIDENTE: Marcos Eduardo dos Santos Ferreira COORDENAÇÃO EDITORIAL: Dirceu Tiegs, Paulo Eduardo Fernandes Rossi e Luciana Quintana EDITORA-CHEFE: Tatiana Cerezer - JORNALISTA RESPONSÁVEL: André Guerra (MTB 33.675) REDAÇÃO: Guerra Comunicação COLABORADORES: Elizabeth Pinheiro, Bianca Oliveira, Carina Rodrigues, Jacqueline Izabel Gomes da Silva FOTOS: André Guerra / Paulo Pepe PROJETO GRÁFICO e DIAGRAMAÇÃO: bmew Propaganda - [email protected]: Av. das Nações Unidas, 11.711 - 4º andar CEP 04578-000 - São Paulo - SP -Tel.: (11) 5112-7832 Fax: (11) 5112-7835 [email protected]

Dirceu Tiegsdiretor-geral Rede MAPFRE

Boa leitura e bons negócios!

Editorial

A única constante, não somente em nosso negócio, mas na vida, é a diferença. E é exatamente na diversidade que está a beleza, seja das pessoas diferentes fisicamente, no jeito de ser ou no jeito de trabalhar.

Na MAPFRE damos muito valor a isso. Muito mais do que respeito, para nós, conviver com a diferença é uma necessidade para nosso desenvolvimento. Quando iniciamos, há 10 anos, o Programa de Corretores MAIS, logo percebemos que, ao invés de impor nosso jeito a eles, teríamos muito mais a ganhar abrindo as portas de nossa companhia e ouvindo críticas, opiniões e sugestões. E ganhamos mesmo com isso. Hoje somos um time unido e pronto para os desafios que surgem em nosso dia a dia, cada um do seu jeito.

Ricardo Ricci, da CAS (Central de Atendimento de Seguros), de Presidente Prudente/SP, nos mostra as vantagens de compartilhar uma eficiente estrutura de back office com seus quatro sócios. Com isso, está conseguindo tempo para investir na diversificação de sua carteira.

Já Ademir Cush, da Estilo Classe A, de Curitiba/PR, prefere colocar todas as etapas da venda e atendimento nas mãos de cada membro da equipe, para aprofundar o relacionamento com os clientes.

Marcella Falcão, da Apoteose Seguros, de João Pessoa/PB, tem a inovação em seu DNA. Não tem medo de fazer diferente e colhe frutos com o alto grau de fidelização de seus clientes.

E para extravasar, Milton Linhares, da Copercor Corretora de Seguros, de Piracicaba/SP, curte a moto velocidade. Para ele, o risco de estar a 300 km/h sobre duas rodas é estimulante e guarda um paralelo interessante com a vida diária numa corretora de seguros.

Esta edição traz ainda corretores que já estão desfrutando os benefícios do fim das propostas físicas, uma história curiosa sobre uma renovação de seguros tendo um rato como participante e muito mais.

3

Estilos diferentes,mesmo objetivo

MAIS INFOMAÇÃO FAZ A DIFERENÇA

Page 4: Revista Corretores MAIS 14

ÍNDICEEs

pecia

l

20

08En

trevis

ta

10

Espe

cial

12

Entre

vista

18En

trevis

ta

26

Entre

vista

A ordem é inovar

Um jeito diferente

Fim das propostas físicas para corretores MAIS

Corretor atleta

Otimização de recursos

Conheça o segmento de Previdência

DESTAQUES MAIS

06Opinião

28Artigo

14Conexão Direta

23Quem é quem

31Novidades

34Mundo

24Comemoração

07Destaque

22Oportunidades

30Visita

16Acontece

32

Sust

enta

bilid

ade

Uso racional do papel,sim você pode!

Page 5: Revista Corretores MAIS 14

5MAIS INFOMAÇÃO FAZ A DIFERENÇA

ESPAÇOdoLEITOREscreva-nos pelo email [email protected]

Benefícios e Incentivos

A opinião de quem faz a diferença para a MAPFRE sobre a edição anterior

Conteúdo útil

A Revista Corretores MAIS é uma ótima publicação, e só tenho a parabenizar os seus responsáveis por abordarem temas e histórias que agregam grande conhecimento aos leitores, com casos reais de corretores, que conhecem o que falam, além de temas pertinentes ao mercado.

Uma publicação alegre, atual, produtiva, de fácil visualização e focada, que tem uma ótima aceitação pelos corretores e se mostra, a cada edição, uma excelente linha de comunicação e fortalecimento com os nossos parceiros.

Eyder Tinoco Filho gerente Sucursal Maceió/ ALMAPFRE Seguros

A última edição da Revista Corretores MAIS trouxe várias matérias que mostram muito bem o que é ser corretor MAIS. Em especial, destaco a matéria da Jacqueline Izabel Gomes da Silva, que foi muito feliz nas dicas dos Benefícios e Incentivos.

Sinto-me à vontade para falar da diversidade de produtos que a MAPFRE nos disponibiliza para trabalhar com contratos de seguros nas mais diferentes segmentações, especialmente na condição de corretor MAIS, atendendo às necessidades da carteira de clientes, agregando força e determinação aos novos negócios, além de recompensas e premiações em campanhas como a 18ª Comissão e a Mega MAPFRE DNA.

Ressarcimento

Toda a equipe da Gerência Executiva de Recuperação de Receita Auto, que compreende a realização de ressarcimento e a venda de salvados, reforça a sua disponibilidade para auxiliar os Corretores MAIS na busca de melhores margens, atuando diretamente no processo de recuperação junto aos terceiros causadores e na comercialização dos salvados. Túlio Dias Carvalhogerente executivo de Recuperação de Receita MAPFRE Seguros

m raa

Com orgulho, destaco que ser Corretor MAIS é parceria, segurança e reconhecimento como profissional!

José Basilio ChamiçoJ BASILIO CHAMISSO CORRETORA DE SEGUROS - Itararé / SP

Page 6: Revista Corretores MAIS 14

CORRETORES MAPFRE MAIS6

Escreva para este espaço pelo email [email protected]

Vejo o Programa Corretores MAIS como uma

forma de fidelização, reconhecimento de parceiros que acreditam na MAPFRE e uma oportunidade de negócios. É gratificante ver corretores desejando ingressar no programa, além da satisfação dos que já estão. Um diferencial de relacionamento que vai além da cooperação de marcas, em que o corretor torna-se parte da equipe da companhia e participa de nossas conquistas.

Tadeu Vieiragerente Sucursal Cuiabá/ MT

A MAPFRE sempre fez parte da trajetória de 26 anos da Garseg Corretora de Seguros. E implantar o Programa de Corretores MAIS só veio nos trazer segurança, competitividade e blindagem

do corretor no mercado, o que nos torna competitivos. Tudo isso reflete na equipe da corretora e na eficácia do atendimento aos segurados. E a descentralização e a regionalização de seus escritórios é extremamente positiva e nos deixa muito mais próximos das informações do mercado.

Jayme GalvãoGarseg Corretora de SegurosGarça/ SP

O Programa Corretores MAIS, além de ser uma grande parceria, nos torna atentos às mudanças, que ocorrem cada vez mais rápidas, e também nos ajuda a identificar as necessidades de nossos clientes.

O programa melhora nosso relacionamento com a MAPFRE e nos impulsiona a querer crescer tanto profissionalmente quanto pessoalmente.

Rogério GonçalvesAESSE Administradora e Corretora de SegurosLondrina/ PR

As melhores oportunidades de negócios resultam na fidelização da parceira entre o corretor e a MAPFRE

opiniãoGARÇA/ SP - LONDRINA/ PR - CUIABÁ/ MT

Page 7: Revista Corretores MAIS 14

7MAIS INFOMAÇÃO FAZ A DIFERENÇAMAIS INFORMAÇÃO FAZ A DIFERENÇA 7

O maior Programa de Incentivos do mercado

segurador brasileiro chega ao fim de sua edição em 2012

com uma incrível viagem para Orlando, nos EUA

Um capítulo para ficar na história. Assim pode ser definida a grande viagem

de premiação do Programa MEGA MAPFRE DNA, que levou mais de 600 vencedores a Orlando, nos EUA, celebrando com muita animação e uma programação de atividades intensas todo um ano de muito trabalho e superação.

Garantindo um resultado que foi muito além das expectativas, os Corretores MAIS formaram parte do grupo que mais contribuiu para a geração destes negócios. Entre 250 corretores premiados, 42% foram Corretores MAIS - ou 105 corretores (participando nas sub-campanhas Fórmula MAPFRE e Historiadores MAPFRE MAIS). Assim, parte do sucesso da MEGA MAPFRE DNA deve-se à atuação intensa e comprometida deste grupo fiel de corretores à MAPFRE.

A Diretora de Desempenho Comercial da Rede MAPFRE, Luciana Quintana, explica que o

Programa MEGA MAPFRE DNApremia mais de 100 Corretores MAIS

“A melhor forma de mostrar esse cuidado é o primor com que preparamos todas as Campanhas de Incentivo e as ações de relacionamento. Foi com muita alegria e emoção que preparamos esta belíssima premiação e agradeço aos nossos campeões, que se esforçaram imensamente para ganhar este reconhecimento: corretores e colaboradores da Rede MAPFRE. Estes são as nossas verdadeiras estrelas, que trabalharam arduamente para este merecido destaque profissional”, conta a diretora.

Luciana aproveita para parabenizar todos os vencedores e destaca que “o sucesso desta edição foi surpreendente graças ao engajamento de toda a Rede MAPFRE e corretores para superar as metas e desafios propostos no início do Programa”.

Na próxima edição desta revista, você irá conferir um pouco mais sobre esta viagem, com fotos de todos os maravilhosos momentos desta incrível viagem. Aguarde!

DEST

AQUEMAIS

Luciana Quintana

conceito DNA (com as premissas que significam Disciplina, Notoriedade e Amor) norteou todo o desenvolvimento do Programa. “Agradecemos muito pela força, pela garra e pela coragem de todos os corretores que participaram, e que simbolizam a essência dessa conquista. A MAPFRE, ao longo dos 10 anos do Programa de Corretores MAIS, sempre buscou a excelência nas relações com os Corretores. Por isso, gostaria de destacar que o amor e a dedicação, aos negócios e às pessoas, foram os principais fatores para que toda esta comemoração fosse possível.”

Luciana destaca, ainda, que a MAPFRE é uma empresa que cuida de pessoas – sua missão é baseada nisso – e, sendo assim, o mais importante é garantir que clientes e corretores estejam sempre satisfeitos. Como demonstração disso, ela enfatiza ainda que, com os corretores, que são o principal canal de distribuição da empresa, existe o compromisso do Corretor MAPFRE é mais Seguro.

Page 8: Revista Corretores MAIS 14

O Prazer

PIRACICABA/SPCopercor Corretora de Seguros

entrevista

Corretor MAIS de Piracicaba /SP mostra que, mesmo em seu

hobby, é preciso “gerenciar o risco”.

Risco Milton Linhares, titular da Copercor Corretora de Seguros, deixou dois “vícios”, como ele mesmo define,

entrarem em sua vida de forma permanente: a motovelocidade e o seguro. Mundos distantes? Nem tanto, garante o corretor, que tem como hobby estar a 300 km/h sobre duas rodas.

O gosto pela aventura vem de longe. Embora ande de moto desde a juventude, sua estréia nesse segmento mais aventureiro foi o paraquedismo. Ele conta que logo no começo um fato marcante o fez desistir: por duas vezes, em um curto espaço de tempo, seu paraquedas principal não abriu, sendo necessário o acionamento do equipamento reserva.

Os dois sustos o fizeram parar de saltar, mas não de ir atrás de aventuras. Logo ele foi se aprofundando no mundo da motovelocidade,

CORRETORES MAPFRE MAIS8

do

Milton Linhares

Page 9: Revista Corretores MAIS 14

9MAIS INFOMAÇÃO FAZ A DIFERENÇA

Na pista, é você e a moto. Quando a viseira do capacete

se fecha, a adrenalina sobe. É fascinante acelerar um veículo

com tamanho desempenho. O seguro traz sensações

parecidas

comprando os primeiros modelos que apareceram nas lojas no Brasil. Foi um passo para fazer o curso de pilotagem e acelerar a 300 km/h em autódromos em várias partes do País.

O corretor não tem dúvida em dizer: “a coisa mais divertida do mundo é andar de moto”. Ele reconhece tratar-se de um hobby caro, ainda mais no caso dele, que chegou a participar de várias provas, da Supersport e da 500cc. Depois da extinção dessas categorias, continuou acompanhando de perto, participando de eventos, de competições isoladas fora de campeonatos, como Racing Days ou provas específicas.

Que o esporte é divertido não se discute, mas estar em alta velocidade tem seus perigos, como explica Milton: “o risco existe, embora seja ‘calculado’. Se você andar dentro do seu limite, o risco fica minimizado, uma vez que o ambiente é feito para isso”.

Quando se fala em risco, fica inevitável a comparação com o seguro. “Na comercialização de qualquer tipo de apólice, se o risco não for controlado, a sinistralidade pode ser alta. Vender sem analisar o cliente é como fazer uma ultrapassagem na curva sobre uma ‘lombada’”, analisa o corretor.

E, falando em motovelocidade, estamos falando mesmo de alto risco. Essas máquinas pesam de 150 a 170 kg e saem de fábrica com 180 cavalos de potência. Após ajustes, isso pode subir para 200 cv, o que faz com que você vá de 0 a 200 km/h em 7 segundos.

“Na pista, é você e a moto. Quando a viseira do capacete se fecha, a adrenalina sobe. É fascinante acelerar um veículo com tamanho desempenho. O seguro traz sensações parecidas, pois nenhum dia é igual ao outro, é uma atividade muito dinâmica e da mesma

forma, em muitos momentos, há picos de adrenalina também”, compara Milton.

O hobby contribui para combater o estresse gerado pelo trabalho, mas também ajuda nas vendas. O conhecimento adquirido ao longo do tempo acaba fazendo a diferença na hora de comercializar o produto MAPFRE Duas Rodas. Falar a mesma língua do cliente, conhecer os modelos, etc. acaba sendo um grande facilitador.

Mesmo com todo o cuidado, nem sempre é possível evitar acidentes. Na época em que ainda competia, Milton sofreu um acidente grave em Interlagos. Quebrou o punho e rompeu um ligamento no ombro, o que o deixou seis meses em recuperação. Mesmo assim, logo após esse período, voltou a correr. “Se moto não fosse para cair, teria quatro rodas... foi feita para cair”, brinca.

Assim como nas pistas, vários foram os problemas em sua carreira nos seguros. Ainda assim, Milton é taxativo: “Não penso em abandonar nenhum dos meus dois “vícios”.

Page 10: Revista Corretores MAIS 14

A MAPFRE alterou seus processos e

deixou de solicitar o protocolo/envio da

proposta física para seguros contratados

eletronicamente.

especial

A medida foi adotada no início de março com o intuito de agilizar o processo de contratação do seguro, além de reduzir

custos com impressão e papel e otimizar o tempo dos seus corretores.

O corretor Marcos Luciano Sabedott, da Gambatto Administradora e Corretora de Seguros, em São Miguel do Oeste/SC, é um dos que já utiliza este novo processo e destaca que a novidade facilitou muito o dia a dia de sua corretora: como está localizado em uma cidade distante da sucursal, seu atendimento aos segurados ficou muito mais ágil. “Acredito que essa alteração foi extremamente positiva para os corretores, e que toda mudança vem para somar e facilitar nosso trabalho”, garante.

Para o corretor Dioclicionel Nunes, da D&B Corretora de Seguros, em Macapá/AP, que conta com o apoio da Sucursal Belém, essa é mais uma confirmação da parceria da empresa com os corretores MAIS.

“Gostaria de parabenizar a MAPFRE pelos objetivos alcançados com o excelente trabalho desenvolvido. Para mim isso demonstra a relação de confiança entre as corretoras envolvidas e a MAPFRE, além da otimização de tempo, que pode trazer mais oportunidade de negócios”, finaliza o corretor.

É importante destacar que as propostas transmitidas antes dessa alteração devem ser protocoladas na seguradora e que o novo procedimento está disponível inicialmente apenas para corretores MAIS.

SÃO MIGUEL DO OESTE/SCGambatto Administradora e Corretora de Seguros

MACAPÁ/APD&B Corretora de Seguros

Fim das propostas físicas para corretores

Para mim isso demonstra a relação

de confiança entre as corretoras envolvidas e a

MAPFRE, além da otimização de tempo, que pode trazer mais

oportunidade de negócios

CORRETORES MAPFRE MAIS10

Dioclicionel Nunes e Elizabeth Nunes da D&B Corretora de Seguros

Page 11: Revista Corretores MAIS 14

11MAIS INFOMAÇÃO FAZ A DIFERENÇA

203 - AutoMais Preciso

204 - AutoMais Gold

207 - AutoMais Caminhão

209 - AutoMais Responsável

213 - AutoMais Táxi

214 - Duas Rodas Special

215 - AutoMais Online

217 - AutoMais Frota

218 - AutoMais Modular

314 - Duas Rodas

Os produtos disponíveis para este novo processo são:

11

Também é necessário lembrar que o processo de emissão de proposta fora do padrão (emissão manual) permanece inalterado. Os interessados deverão entrar em contato com sua respectiva sucursal para solicitar mais informações e orientações para efetuar os trâmites dessa transição.

MAIS

Acredito que essa alteração foi extremamente positiva para os corretores, e que toda mudança vem para somar e facilitar nosso trabalho

MAIS INFOMAÇÃO FAZ A DIFERENÇA

Marcos Luciano Sabedott, da Gambatto Administradora e Corretora de Seguros

Page 12: Revista Corretores MAIS 14

12 CORRETORES MAPFRE MAIS

de recursosOtimização

Ricardo Ricci, da CAS (Central de Atendimento de Seguros), de Presidente Prudente/SP, relembra com muita

satisfação o momento, em 1997, em que se uniu aos quatro outros corretores (Haroldo Ludgero, José Bueno Fernandes Neto, Nilson Fukaya Inoue e Paulo Eduardo Cavalheiro) para formar esta corretora de grande sucesso.

A corretora está instalada em um shopping de serviços, o que gera muitas vendas a clientes novos que circulam pelo local. “Esses novos clientes são atendidos por uma equipe de vendas, que também compartilhamos, pois os sócios já se ocupam das renovações e indicações”, explica.

A sociedade desses cinco corretores vem dando os frutos esperados, uma vez que têm sido frequentes suas conquistas em termos

Corretor MAIS de Presidente

Prudente mostra as vantagens de

uma estrutura compartilhada e dá dicas para

aumentar as vendas de seguros

de Vida.

PRESIDENTE PRUDENTE/SPCAS - Central de Atendimento de Seguros

entrevista

Page 13: Revista Corretores MAIS 14

13MAIS INFOMAÇÃO FAZ A DIFERENÇA

Quem fizer uma boa carteira de Vida vai ter um futuro garantido, e o melhor: com baixo esforço de renovação.

de comissionamento e campanhas de incentivo. Segundo Ricardo, sempre são estabelecidas metas para facilitar a chegada aos objetivos.

A busca mais recente na CAS tem sido a venda de seguros de Vida, tanto individual quanto empresarial. Tudo começou com um treinamento, oferecido pela diretoria Territorial Bauru, da MAPFRE, onde foram apresentadas as possibilidades comerciais dessa linha de produtos.

“Eu levantei as oportunidades em minha carteira e fiz as contas do que eu poderia ter se fechasse apenas dois seguros de vida por mês, durante meus 19 anos de carreira. Foi fácil perceber o quanto poderia estar ganhando hoje”, revela.

Após esse ponto de partida, havia ainda uma variável nesta equação: como vender? Como arranjar tempo para isso? A resposta estava na própria estrutura.

Cada corretor tem um assistente e está trabalhando para que seus clientes confiem nele. Ricardo conta que no início foi difícil, pois, como em todas as corretoras de porte médio, o cliente quer

ser atendido o máximo possível pelo titular.

“Os clientes estão aprendendo a confiar e a contar com nosso pessoal, já que eles estão preparados para esse atendimento”, explica.

Com o tempo que sobra, é possível dar mais atenção aos clientes da carteira para a venda de seguros de Vida, de forma consultiva e cuidadosa. Como produtos que têm tido mais sucesso, ele destaca o Vida Você Multiflex (no qual é possível agregar as coberturas de forma “modular”), o Vida Você Mulher (que conta com coberturas específicas para esse público, como aquelas ligadas a diagnóstico de câncer de mama, útero e ovário) e o Vida Empresa Global (apólice simplificada para empresas, que dispensa informar as movimentações de funcionários).

“Quem fizer uma boa carteira de Vida vai ter um futuro garantido, e o melhor: com baixo esforço de renovação. Na verdade, vender é fácil, difícil é administrar, pois toma tempo do corretor. Por isso, vencer a barreira da organização e da falta de tempo é o verdadeiro desafio”, avalia.

Page 14: Revista Corretores MAIS 14

14 CORRETORES MAPFRE MAIS

Em abril, o Conexão Direta trouxe mais um grupo de Corretores MAIS e colaboradores da Rede MAPFRE para

um contato diferenciado com as instalações da matriz e outras dependências do grupo, em São Paulo

Os corretores iniciaram a agenda com uma visita ao Cenesp (Centro Empresarial São Paulo), onde puderam conhecer mais sobre a Rede de Prestadores e o funcionamento das áreas da matriz da companhia localizadas fora do Edifício MAPFRE.

Foram apresentados também os detalhes do funcionamento do SIM 24h (Central de Relacionamento). Após essa visita, chegaram ao Edifício MAPFRE, onde puderam conhecer o trabalho de diferentes áreas e seus executivos, entre elas a unidade de Vida e Massificados.

participam de encontro no Conexão Direta MAPFRE

Corretores MAIS

O segundo dia de atividades aconteceu integralmente no Edifício MAPFRE, onde os corretores foram apresentados ao trabalho das Unidades de Automóvel, Previdência e Seguros Gerais, além de conferirem uma apresentação do trabalho do Centro de Formação e do funcionamento do sistema gerenciador Agger.

O corretor Luciano da Costa Silveira, da CR Seguros, de Porto Alegre/RS, participou do evento pela primeira vez e destacou o grande aprendizado adquirido. “Este evento permite a nós, corretores, conhecermos melhor a estrutura e os dirigentes da MAPFRE aqui em São Paulo, além de permitir uma interação com esses executivos, o que gera uma maior aproximação do corretor com a empresa. Foi uma experiência extremamente gratificante, e acredito que estes encontros devem ser repetidos com maior frequência”, destacou.

conexão diretaVISITA Matriz e outras depencias do grupo

Page 15: Revista Corretores MAIS 14

15MAIS INFOMAÇÃO FAZ A DIFERENÇA

Para o corretor Luceval Delazzeri, da Multirisco Administração e Corretagem de Seguros, de Caxias do Sul/RS, o encontro foi marcante pela questão estratégica e pelo foco nos corretores MAIS, que representam hoje parte importante do faturamento da companhia. Segundo ele, outro ponto importante do encontro foi a capacitação oferecida aos participantes e a exploração de outros mercados, saindo da rotina e saturação do automóvel, especializando-se em segmentos de menor concorrência. “Um momento de compartilhamento estratégico que fará a diferença no nosso dia a dia”, afirmou.

O coordenador da Territorial Santa Catarina, João Paulo Nicoles e Lima, comentou a importância do evento. “O encontro proporcionou uma maior aproximação do Corretor MAIS com a nossa matriz, visto que muitos corretores presentes nunca haviam tido a oportunidade de estar no prédio da MAPFRE. Pudemos perceber que, desde o primeiro

atendimento ao cliente e a cada negócio fechado, reafirmamos essa parceria e criamos cada vez mais raízes, que crescem a cada dia”.

Já o corretor Sergio Alfredo Petzhold e sua filha Tatiana Petzhold, da Petzhold Corretora de Seguros, de Porto Alegre/RS, uma família que atua há três gerações no mercado segurador, destacaram sua felicidade em trabalhar com uma empresa com a qual se identificam e que oferece um leque de oportunidades para o corretor de seguros. “Esta foi minha primeira visita à matriz e gostaria de parabenizar a todos pelo excelente trabalho.Com todos os anos em que atuo no mercado segurador, tenho total segurança para dizer que uma das ideias mais sábias que vivenciei foi a criação do Programa de Corretores MAIS”, afirmou o corretor.

Os participantes também contaram com a presença do presidente da MAPFRE, Marcos Ferreira, que destacou a importância dos Corretores MAIS para a empresa.

“A MAPFRE é a casa do corretor, então este tipo de evento é fundamental para o conhecimento e a aproximação dos executivos e demais colaboradores da rede MAPFRE com o corretor. Este ano completamos 10 anos do Programa Corretores MAIS, e é com grande satisfação que destaco esta grande parceria e os bons resultados que ele apresenta com seus mais de 600 corretores. E é esta parceria que nos motiva a seguir adiante. Temos como objetivo ser uma companhia simples e de fácil relacionamento, feita por pessoas e para pessoas. Este é o nosso DNA. E é por causa desta proximidade e intercâmbio de informações que somos uma companhia diferente”, finalizou o executivo.

LUCEVAL DELAZZERI Multirisco Administração e Corretagem de SegurosCaxias do Sul/RS

SERGIO ALFREDO PETZHOLD Petzhold Corretora de SegurosPorto Alegre/RS

LUCIANO DA COSTA SILVEIRA CR SegurosPorto Alegre/RS

TATIANA PETZHOLDPetzhold Corretora de SegurosPorto Alegre/RS

Page 16: Revista Corretores MAIS 14

Confira os acontecimentos mais recentes que têm agitado o Programa Corretores MAPFREMAIS

Encontro do Presidente Mundial da MAPFRE e Corretores

16

O Presidente da Mundial da MAPFRE, Antonio Huertas, realizou a sua primeira viagem à América Latina

como executivo principal do Grupo. O país eleito nesta primeira visita foi o Brasil.

O objetivo foi permitir a Huertas, que assumiu o cargo recentemente, partilhar o seu plano de negócio com os representantes da MAPFRE no Brasil e, também, conhecer a realidade do país, que representa 18% dos negócio do Grupo e 55% das atividade da MAPFRE na América Latina. Antonio Huertas, acompanhado do Presidente da MAPFRE no Brasil, Marcos Eduardo Ferreira, e do Presidente da MAPFRE Serviços Financeiros,

acontece

CORRETORES MAPFRE MAIS

Wilson Toneto participou de um encontro especial com um grupo de Corretores MAIS, na matriz da companhia em São Paulo.

O presidente mundial ressaltou a representatividade das operações no Brasil para o grupo como um todo, além de falar sobre a importância dos Corretores MAIS na comercialização dos seguros. “Trata-se de um grupo de profissionais com forte identificação com nossa marca, valores e princípios. São uma verdadeira extensão da MAPFRE”, afirma.

VISITA Encontros, premiações, novas fachadas e tudo que agita o Programa Corretores MAPFREMAIS

Page 17: Revista Corretores MAIS 14

SER MAIS FAZ A DIFERENÇA 17

O corretor Joaquim, da J. Alves Corertora de Seguros, de São Paulo/SP, recebe uma placa de homenagem das mãos do presidente mundial da MAPFRE, Antonio Huertas, do presidente da MAPFRE Seguros no Brasil, Marcos Ferreira, do diretor-geral da Rede MAPFRE, Dirceu Tiegs e do presidente da MAPFRE Serviços Financeiros, Wilson Toneto.

Joaquim é o primeiro corretor MAIS, tendo ingressado no programa em 2002.

SÃO PAULO/SPJ. ALVES CORRETORA DE SEGUROS

SÃO CARLOS/SPHM&G CORRETORA DE SEGUROS

SÃO JOSÉ DOS PINHAIS/PRRIBEIRO E CAMPOS CORRETORA DE SEGUROS

SUCURSAL BOTUCATUCORRETORA MAIS AZ-DZ

NOVAS SINALIZAÇÕES

Apresentação de Vendas Consultivas para os Corretores MAIS da SUCURSAL RECIFE SUL 2

TREINAMENTO

1º CORRETOR MAIS

PREMIAÇÃO

Corretore premiado na campanha DNA recebeu o Kit para a viagem a Orlando.

NITERÓI/RJSAMUEL E ROCHA SEGUROS

ARARAQUARA/SP K&E SEG

Corretora entrevistada recebe última edição da Revista Corretores MAPFRE MAIS.

antes

depois

Page 18: Revista Corretores MAIS 14

O Corretor MAIS Ademir Cush entrou no ramo de seguros em 1989, inicialmente atuando em

seguradoras. Mas, rapidamente, seu gosto pela atividade comercial e pelo contato com o público o fez partir para o caminho da venda direta.

Em 1996 firmou uma parceria com um corretor de seguros, com quem trabalhou por quatro anos, até resolver abrir sua própria corretora. “Desliguei-me, pois minhas ideias estavam mais arrojadas e nossos estilos não estavam mais sintonizados”, explica Ademir.

“Como já trabalhava produzindo bastante para a MAPFRE, desde o final dos anos 1990, logo no início da nova corretora, a Estilo Classe A Seguros, conseguimos entrar no programa, sendo um dos primeiros do Brasil”, completa.

O corretor relata que a MAPFRE o auxiliou principalmente em três frentes: na instalação da nova corretora, na indicação de novos clientes e na preocupação com a sucessão.

Embora já estivesse com boa produção, em 2007, ao receber uma premiação da 18ª Comissão, Ademir investiu 100% do valor

Um jeitodiferente

Corretor de Curitiba/PR mostra seu

jeito de praticar o atendimento e a

sucessão.

CURITIBA/PREstilo Classe A

entrevista

CORRETORES MAPFRE MAIS18

Page 19: Revista Corretores MAIS 14

SER MAIS FAZ A DIFERENÇA 19

Na Estilo Classe A é diferente. Cada um tem sua própria carteira de clientes, com uma quantidade máxima, e, dentro deste universo, atua vendendo, fazendo renovações, atendendo a sinistros e a qualquer outra necessidade

na mudança para um novo ponto, com novas instalações e equipamentos.

Ele conta que, mesmo com instalações físicas em um ponto estratégico, muitas indicações de clientes vêm da própria MAPFRE, seja por meio da sucursal, da Central de Relacionamento ou do site da seguradora. Ele esclarece que “os clientes procuram a MAPFRE por esses meios e a companhia indica o Corretor MAIS com maior proximidade ao CEP do prospect”.

Sobre a sucessão, Ademir ressalta que começou a se preocupar com isso desde o momento em que abriu a corretora. “De que adianta iniciar um negócio sem tentar eternizá-lo?”, pondera.

Segundo ele, a preocupação da MAPFRE com o tema tem sido grande, seja no dia a dia ou em situações mais pontuais, como, por exemplo, no Encontro de Líderes, evento com edições regionais, cujas participações já ultrapassaram 250 corretores MAIS.

Embora Ademir tenha apenas 41 anos, a sucessão na Estilo Classe A segue um caminho bem definido. Sua filha Juliana, atualmente com 18 anos, participa da corretora desde os 14. Ele garante que sua entrada foi natural e não forçada, como pode ocorrer em alguns casos. Ela está cursando administração de empresas e

já mostra vontade de contribuir com o pai no planejamento e na organização. O que poderia representar um conflito de gerações, segundo Juliana, é bem tranquilo. “Meu pai é arrojado e nossas ideias não são tão diferentes assim”, garante.

A afinidade é tanta que até mesmo o namorado de Juliana trabalha na corretora e é passível de entrar no plano de sucessão. A esposa de Ademir também atua na corretora, completando um modelo baseado na família.

Essa estrutura deu condições para a implantação de um modelo diferente do que ocorre em muitas corretoras. No mercado, é frequente a divisão de tarefas, ou seja, uma parte da equipe vende, outra cuida de sinistros e assim por diante. Na Estilo Classe A é diferente. Cada um tem sua própria carteira de clientes, com uma quantidade máxima, e, dentro deste universo, atua vendendo, fazendo renovações, atendendo a sinistros e a qualquer outra necessidade.

“Isso nos leva a um relacionamento mais aprofundado, a conhecer melhor o cliente e poder, assim, estabelecer vínculos. Isso tem possibilitado, além de prestar um atendimento excelente, oferecer mais facilmente outros produtos a um mesmo cliente”, afirma Ademir.

Prova do sucesso dessa fórmula é um índice de renovação superior a 90%.

Page 20: Revista Corretores MAIS 14

especial previdência

A MAPFRE, destaca-se no segmento de Previdência devido à grande rentabilidade de seus produtos e

seu pioneirismo, já que, em 1984, ainda como Vera Cruz Seguradora, foi uma das primeiras companhias a fazer esse tipo de comercialização.

Os fundos de previdência MAPFRE estão há cerca de cinco anos entre os mais rentáveis do mercado, fator que resulta em saldos e reservas maiores. Outra vantagem é a possibilidade de escolher entre múltiplos gestores de fundos. Em uma reunião especial, foram apresentados aos participantes do Conexão Direta os principais produtos.

Para clientes com reservas a partir de R$ 250 mil ou que poupam mensalmente valores a partir de R$ 2 mil, a MAPFRE disponibiliza uma gerência GOLD com atendimento personalizado. Já para os produtos empresariais, a MAPFRE conta com uma equipe de apoio que pode acompanhar os corretores tanto na fase de negociação com seus clientes quanto após o fechamento do contrato.

e diversifique sua

CORRETORES MAPFRE MAIS20

Durante o Conexão Direta, realizado em abril, os Corretores MAIS puderam conhecer melhor o funcionamento dos produtos de Previdência da MAPFRE.

Conheça o segmento de Previdência

carteira de negócios

PRODUTOS EM DESTAQUEMadri, Barcelona II e Sevilla

Page 21: Revista Corretores MAIS 14

21MAIS INFOMAÇÃO FAZ A DIFERENÇA

Segundo a gerente consultora de previdência Sara Augelli, que conduziu a palestra, os Corretores MAIS são parceiros extremamente importantes para a unidade, porém muitos ainda não conhecem bem as vantagens do produto, especialmente

com relação à remuneração ao corretor, que é paga sobre a contribuição, os aportes, as portabilidades e sobre a taxa de administração do fundo (pago mês a mês sobre a carteira).

“Este evento é uma grande oportunidade de aproximação com os nossos parceiros, pois os Corretores MAIS são um excelente canal de distribuição do produto de previdência e temos poucas oportunidades, no dia a dia, de reuni-los em um evento em que podemos abordar o tema de forma clara, transparente e com uma troca de informações intensa como vivenciamos hoje. Esta é uma excelente ferramenta de interpretação das necessidades regionais. E, em contrapartida, temos a possibilidade de apresentar os diferenciais dos produtos de previdência da MAPFRE de forma que isso agregue valor e gere novas oportunidades na carteira de clientes”, destaca a especialista.

Para o corretor Claudio Pereira da Silveira, da CVS Corretora de Seguros, de Novo Hamburgo/RS, a apresentação foi uma grande oportunidade de aprendizado sobre formas de diversificar a carteira de produtos de sua corretora. “Este

encontro me proporcionou uma nova perspectiva de ações que já poderiam ter sido aplicadas em minha corretora, principalmente no ramo de previdência, que é uma área muito importante para o futuro dos clientes, mas que ainda não foi explorada de uma forma produtiva, em grande parte por falta de conhecimento”.

Já o corretor José Luiz Zambon, da Zambon Corretora de Seguros, de Ouro/SC, destacou os potenciais de prospecção e fidelização do produto. “A previdência ainda é pouco abordada em nossa cidade, mas aos poucos estamos conseguindo argumentar

sobre sua importância, por ser uma garantia para elas e para seus familiares. Vejo o produto como uma porta de entrada em empresas ou pessoas físicas que ainda não são clientes da corretora. Acredito ser importante também que o corretor ofereça o produto aos seus segurados, pois assim mostramos que a corretora também se preocupa com o futuro deles e de suas famílias, fidelizando cada vez mais os clientes”.

Para finalizar, Zambon destaca o retorno positivo que este tipo de ação traz tanto para os corretores quanto para a própria unidade. “A proximidade da unidade com os Corretores MAIS muitas vezes passa pelas Diretorias Territoriais, pelos nossos gerentes especialistas alocados em cada região. A oportunidade de estar presente como unidade de negócio e representante da unidade, face a face com esses parceiros de distribuição, nos permite captar necessidades específicas e fomentar negócios de forma diferenciada”.

Madri, Barcelona II e SevillaA MAPFRE possui ainda planos de alto desempenho, com características inovadoras, para complementação de renda. Reúne também todas as vantagens dos fundos aliadas aos incentivos fiscais de acordo com o modelo de declaração de Imposto de Renda utilizado. Na apresentação, foram destacados os produtos individuais Madri, Barcelona II e Sevilla, cada um com condições comerciais específicas.

Page 22: Revista Corretores MAIS 14

22 CORRETORES MAPFRE MAIS

Jabis de Mendonça AlexandreDiretor Geral de Automóvel MAPFRE Seguros

oportunidades

Por isso, gostaria de destacar, em primeiro lugar, a melhoria na prestação de serviços voltados ao cliente final, como assistência

em viagem e atendimento de sinistros, entre outros. Recentemente, por exemplo, ampliamos a extensão de quilometragem no serviço de assistência de guincho para todos os veículos de passeio, sem onerar o valor do prêmio.

Um ponto muito importante são nossos Centros Automotivos. Afinal, o que vendemos no dia a dia são soluções para facilitar a vida dos

A busca pelo

melhorConversando com corretores de todo o Brasil, é possível perceber um ponto em comum que revela o importante papel desses profissionais: representar os interesses dos segurados de forma a oferecer a eles o melhor.

segurados em caso de qualquer necessidade, o que se torna especialmente nítido nas praças atendidas pelos nossos Centros Automotivos. Os corretores que estão nessas cidades conhecem bem a reação positiva dos segurados e sua maior facilidade de fidelização após passarem por ótimas experiências nesses postos. A boa notícia é que estamos ampliando nossa rede e em breve teremos várias inaugurações.

Mas o dia a dia dos corretores também é nosso foco. Pensando nisso, estamos lançando a Renovação Garantida para os produtos AutoMAIS Gold e Caminhão, que irá ajudar todos os nossos corretores na manutenção e na proteção da carteira, além de garantir estabilidade de preços aos segurados.

Outra notícia positiva é que estamos na fase final do desenvolvimento do novo MAPFRE Connect – a ser lançado em breve –, que irá simplificar o processo de cotação e efetivação de propostas.

LINHA AUTOMAISAtuação Qualitativa

Page 23: Revista Corretores MAIS 14

23MAIS INFOMAÇÃO FAZ A DIFERENÇA

Com o objetivo de promover o treinamento e o desenvolvimento dos colaboradores da rede comercial, parceiros de negócios

(corretores MAIS, os demais corretores e funcionários de corretoras e colaboradores de canais estratégicos, a Gerência de Formação Comercial atua continuamente como plataforma de ensino para capacitação.

O Centro promove ações estratégicas presenciais e à distância, alinhadas com as políticas da companhia, que revertam em uma atuação de alto desempenho e viabilizem maiores resultados corporativos.

A área é responsável por diversos programas que levam conhecimento ao corretor e aos colaboradores da MAPFRE.

Para o corretor é oferecido o Portal do Centro de Formação, que conta com 27 cursos e alguns deles em parceria com o Senac de São Paulo que abordam diferentes assuntos, que vão desde estratégias em vendas, gestão de negócios até seguros em geral. Já são mais de 7 mil alunos cadastrados e cerca de

Centro de

Por meio de ações presenciais e a distância, oferecemos capacitação técnica e comportamental, alinhadas com o negócio, para ajudar o Corretor MAIS a aumentar seu desempenho

10 mil certificados de participação emitidos. Complementando suas ações, a área desenvolve apostilas, apresentações, exercícios e demais materiais de apoio para capacitação, tanto nas modalidades presenciais como nas modalidades

online, com vídeos, podcasts, artigos, entrevistas, notícias, cursos a distância, campanhas e concursos culturais.

A gerente de Formação Comercial Rosangela Paula Leandro destaca que o conhecimento, quando bem utilizado, otimiza recursos e proporciona crescimento sustentável. “Por meio de ações presenciais e a distância, oferecemos capacitação técnica e comportamental, alinhadas com o negócio, para ajudar o Corretor MAIS a aumentar seu desempenho enquanto

empreendedor e gestor de equipes, assim como a manter sua empresa nos programas de sucessão. Nós acreditamos que apoiar o crescimento de um importante parceiro de negócio, como o corretor MAIS, agrega valor a nossa marca e nos enriquece como profissionais”.

quem é quem

Formação Comercial

Rosangela Paula S. Leandro, Patricia Machado, Leopoldo Coalho, Marcia C. Souza e Danilo Goes

Page 24: Revista Corretores MAIS 14

SÃO PAULO/SPCVS AQUARIUS CORRETORA DE SEGUROS

ARARAQUARA/SPK&E CORRETORA DE SEGUROS

MATÃO/SPMODESEG CORRETORA DE SEGUROS

PELOTAS/RSMERCOSEG ADM. E CORRETORA DE SEGUROS

UBERABA/MGVIA CERTA SEGUROS

TUBARÃO/SCSACS CORRETORA DE SEGUROS

TRÊS RIOS/RJELO CORRETORA

CAMPINA GRANDE/PBSERCOS CORRETORA

BAURU/SPENSKY CORRETORA DE SEGUROS

CANOAS/RSCANOA CORRETORA DE SEGUROS

BOTUCATU/SPACORSE SEGUROS

comemoração

CORRETORES MAPFRE MAIS24

UMA DÉCADA DE CORRETORES MAPFRE MAIS

Corretores os 10 anos do pro

Page 25: Revista Corretores MAIS 14

25MAIS INFOMAÇÃO FAZ A DIFERENÇA

GUARABIRA/PBFLAVIANO LUCENA CORRETORA

SÃO CARLOS/SPBONATO CORRETORA

VOLTA REDONDA/RJCORRETORAS CAMPOS, CALDEIRA E SAUER

IPATINGA/MGAFIRMATIVA ADM. E CORRETAGEM DE SEGUROS

BELÉM/PAPARABUCANO CORRETORA

RIBEIRÃO PRETO/SPCORRETORA GAZOSEG

NOVA FRIBURGO/RJFRIMARCLA CORRETORA

Presidente Marcos Eduardo e o Dirceu Tiegs entregam a placa em comemoração aos 10 anos do Programa aos Corretores da Sucursal Santos.

FRANCISCO BELTRÃO/PRDILAMAR CORRETORA DE SEGUROS

RIBEIRÃO PRETO/SPKAPSEG CORRETORA DE SEGUROS

SÃO PAULO/SPCORRECTA CORRETORA DE SEGUROS

GUARULHOS/SPTAC CORRETORA DE SEGUROS

MAIS comemoram pelo Brasil grama ao receber as placas comemorativas.

Page 26: Revista Corretores MAIS 14

Um bate-papo de alguns minutos com Marcella Falcão não deixa dúvidas: trata-se de uma

corretora diferente. Formada em Moda, cursou dois anos de Jornalismo, é surfista, pratica musculação e treina para correr uma maratona (modalidade de corrida de 42 km).

Esta corretora MAIS realmente não para, e esse dinamismo revela-se da mesma forma nos negócios. Com apenas 12 anos de carreira, ela já conquista lugar de destaque dentre os corretores de João Pessoa e se divide entre a venda de seguros e uma empresa de organização de eventos, também de sua propriedade.

Mas o início não foi fácil. Marcella conta que precisou realizar o curso da Susep em Recife/PE, onde morou por um ano, pois na época não havia habilitação de corretores na Paraíba. “Quando terminei o curso, tinha apenas 27 clientes, ou seja, todas as renovações cabiam numa única pasta”, lembra.

Sobre as dificuldades no começo da carreira, ela enaltece a persistência e a determinação como fundamentos para seu sucesso. “Ou você ajusta suas

A ordem éinovarFotos: André Guerra/Divulgação

Corretora MAIS paraibana sai do

tradicional e colhe frutos ao implantar novidades simples, mas com atenção

nos detalhes.

JOÃO PESSOA/PBApoteose Seguros

entrevista

CORRETORES MAPFRE MAIS26

Page 27: Revista Corretores MAIS 14

SER MAIS FAZ A DIFERENÇA 27

Ou você ajusta suas velas para aproveitar o vento ou então o vento te leva

velas para aproveitar o vento ou então o vento te leva”, diz para exemplificar a situação.

Segundo Marcella, desde os primeiros passos da corretora, a MAPFRE a apoiou em diversas situações e ofereceu-lhe o ingresso no Programa Corretores MAIS. Afirma ainda, que seu sucesso se deve a alguns fatores simples.

O primeiro é a determinação. A firmeza nos objetivos, segundo ela, é o motor para levá-la adiante em tudo o que faz. O segundo é a organização. Na vida da Marcella tudo tem planejamento e horário. “Sou extremamente pontual”, orgulha-se em dizer.

E, para isso, ela usa todas as ferramentas necessárias, como notebook, tablet, celular, etc., embora ressalte algo importante: nos fins de semana se “despluga” totalmente. E é aí que está uma diferença de comportamento interessante. Embora fosse de se esperar que os clientes, no momento do sinistro, a contatassem, ela conseguiu, com um trabalho interessante, que eles falassem diretamente com as Centrais de Atendimento das companhias.

Em cidades com porte igual ou menor que a capital paraibana, é comum que os segurados procurem diretamente o corretor. Mas na Apoteose Seguros tem acontecido diferente. Ao fechar o seguro, o cliente recebe um cartão explicativo mostrando como agir em caso de sinistro. Marcella conta que isso ajudou, mas um dos fatos

principais é seu trabalho de desvincular seu nome ao da corretora.

É claro que sua imagem contribui para o sucesso da empresa, mas ela considera isso um fato limitador. “Se eu viajar, a empresa não pode parar de vender ou de atender”, explica.

A estratégia consiste em capacitar bem os colaboradores para que sigam à risca as políticas e o estilo da empresa e, assim, espelharem o mesmo atendimento ou similar ao que o titular daria, deixando de lado a personificação de empresa em um único indivíduo.

A diferença não para por aí. “Todos os dias escolhemos aleatoriamente alguns clientes e telefonamos para desejar um bom dia ou uma boa semana. Ligamos também para desejar feliz aniversário e coisas do gênero. Na Páscoa, todos os clientes que entram no escritório ganham chocolate, e por aí vai”, segue Marcella, dando lições de inovação com simplicidade.

Page 28: Revista Corretores MAIS 14

28 CORRETORES MAPFRE MAIS

Postar nas redes sociais, principalmente pela empresa, sempre nos deixa aquela dúvida se as mensagens realmente são lidas.

Comentários são quase raros e nem o “curtir” é acionado. Então será que vale a pena investir nas redes sociais? Ou será que estou fazendo algo errado?

Em primeiro lugar, saiba que, em uma pesquisa de um site americano, chamado Bitly, observou-se que, no Facebook, é no horário das 13 às 15 horas (principalmente na quarta-feira) que o post é mais lido; depois das 18 horas, o volume de pessoas na rede social é bem menor.

E, respondendo a dúvida acima... Sim, vale muito a pena investir em redes sociais. Talvez seja cedo investir, por enquanto, em links patrocinados no Facebook. Aliás, uma grande e mundial montadora de carro abortou o investimento nesses links, justamente por achar que não dão retorno.

Bem, mas isso vale outro artigo, não?

Voltando, acredito que posts não curtidos ou não comentados não significam que não são lidos. Apenas não despertaram tanto interesse a ponto de o usuário responder ao que leu. Para ser mais direto: seu post não despertou interesse!

Existem diversos motivos. Mas os principais podem ser: posts só de divulgação irritam, só de piadas não são levados a sério e lamentações são deprimentes. Prefira os informativos. Principalmente sobre o mercado em que a sua marca atua.

Dicas para divulgar

Quer mais dicas? Vamos lá:1- CONTEÚDO SEMPRE Nada de deixar a sua fan page parada. Assim como um site parado, pode transmitir uma imagem de desleixo ou pouco caso. Invista em um profissional ou agência que possa alimentar quase que diariamente a fan page. Sua marca agradece!

2- INTERAÇÃO SEMPRE Não se esqueça de que você está em uma rede social. Não precisa usar a página para saber se fulano sarou daquele sarampo radioativo, mas também não escreva friamente. Busque um meio-termo. As pessoas gostam de saber que os posts são escritos por um ser humano. Com emoções, opiniões e, principalmente, interesse pelo público.

3- NOVIDADES, DICAS E A SUA MARCA Com certeza não há coisa mais legal do que a sua fan page ser tratada como um “point”. Um local onde certamente iremos ler algo interessante, divertido e, se possível, que vá ao encontro de sua marca ou algo que a sua empresa venda. Trate o Facebook mais como um informativo e menos como um informe publicitário.

4- PRÊMIOS Claro, ninguém é bobo. Quem não gosta de ganhar prêmios? Inserir promoções (específicas para cada ferramenta), sorteios ou concursos faz com que a sua marca seja mais lembrada e adorada pelo público. Interesseiros? Pode ser, mas com certeza sua marca irá adorar o aumento de “curtidas”. Aliás, isso cabe a outras ferramentas também (Twitter, Foursquare, Instagram, etc.).

a sua empresa nas redes sociais

artigoFERNANDO SILVA

Page 29: Revista Corretores MAIS 14

5- DIVULGUE SEMPRE Muitos reclamam para mim que suas fan pages não são acessadas. Bem, mas será que você as divulga? Sim, assim como o site, sua página no Facebook precisa de divulgação. Utilize ferramentas on-line (assinatura de e-mail, botões de “curtir” e de acesso no site, etc.) e divulgue no mundo offline também. Anúncios de revista, TV, rádio, outdoor, carro, camiseta. Só não vale na testa, pois o “curtir” vai ser dolorido.

6- DESIGN PAGE PARA O SEU “FAN” E, por falar de site, fan page também precisa ser bonita visualmente. Atualmente dá para se fazer muitas coisas. Até mexer no fundo (confesso que nunca testei, mas dizem que dá). Se a sua fan page é uma extensão do seu site, então, realmente, preocupe-se com a cara dela. Nada de colocar logotipo estourado ou serrilhado. Crie uma capa legal (850 x 315 px) e uma foto de perfil legal também (125x 125 px).

7- NEWSLETTER Sabia que através do Facebook você consegue enviar newsletter aos usuários cadastrados na sua fan page? Mas cuidado para não se tornar chato. Ninguém gosta de propaganda agressiva em redes sociais. O segredo é ser o mais discreto possível. Enviar um newsletter semanal ou mensal para os cadastrados está de bom tamanho. E pense muito no conteúdo antes de enviar. Você gostaria de receber este newsletter? Se a resposta for não, delete na hora.

8- EDUCAÇÃO SEMPRE Nunca esqueça que você representa a empresa na fan page. Portanto, comentários indiscretos, preconceituosos ou irônicos depõem contra a marca. São inúmeros os casos de profissionais demitidos por postar piadinhas (engraçadas ou não) no Twitter ou no Facebook com o usuário corporativo. Cuidado!

9- SEJA COMEDIDO Deixar a fan page parada é um crime. Mas postar a cada meia hora é demais. Opte sempre pela qualidade. Quantidade é bom só quando nos referimos a dinheiro ou sorte, e olha lá, né? Não seja taxado de “mala” ou “fan page mala”.

10- ALGO MAIS Ofereça algo mais para quem segue sua marca. Muitas empresas postam novidades, concursos ou sorteios apenas em suas páginas no Facebook. Uma maneira sadia de beneficiar quem o prestigia. Aliás, isso deve ser aplicado em quase todas as áreas e ferramentas corporativas, não é? Afinal, incrível, mas gentileza tornou-se diferencial.

11- CURTA MUITO, MAS COM CUIDADO Encare até o “curtir” estrategicamente. Afinal, tudo é mostrado nas redes sociais. Curtir é legal, pois a sua marca pode ser curtida de volta. Isso é muito utilizado no Instagram também.

12- REDE SOCIAL OU SAC Quando você abre uma fan page ou qualquer página de rede social, a sua marca está arriscada a ouvir... (ops!) ler críticas. O segredo não é evitar críticas, e sim o que fazer com elas. Dependendo da sua resposta, você poderá perder inúmeros clientes ou ganhar inúmeros fãs. Mas jamais deixe qualquer comentário sem resposta.

Bem, é isto. Espero que tenham gostado. Você não tem fan page? Sua marca não está no Instagram ou no Foursquare? Ih, corra, pois com certeza o seu concorrente está rindo disto ou “cutucando” o cliente da sua marca.

Formado em Propaganda e Marketing pela USP com MBA em Marketing Institucional. Trabalhou em diversas agências de publicidade e promoção, como DM9, Desa, MPM, etc. Também já atuou como supervisor de vendas (Lorenzetti) e diretor de marketing (Nestlé). Atualmente é diretor de marketing da Agência Bencom.

MAIS INFOMAÇÃO FAZ A DIFERENÇA 29

Page 30: Revista Corretores MAIS 14

de carteiraEu sei que seu dia a dia está corrido, como

sempre, e é difícil parar para pensar em novos negócios, enquanto aqueles já

existentes tomam tanto tempo... Mas é por isso mesmo que eu peço que você pare e repense alguns conceitos. O primeiro é que, ao falar de diversificação de carteira, estamos falando sobre a manutenção de sua carteira atual no longo prazo, ou seja, estamos falando de fidelização.

Vender mais para o mesmo cliente é uma excelente oportunidade de fidelização. Para um cliente de Auto pode-se complementar com seguro de Vida e de Residencial. Para uma empresa que tenha um seguro de frota, é possível agregar com o Empresarial, a Previdência Empresarial ou mesmo o Vida Empresarial.

Sem dúvida, além de aumentar progressivamente seus ganhos com baixo esforço de conquista, você colhe como benefício a fidelização dos clientes. Ao atender o cliente em todas as necessidades, você vai rapidamente se tornar, para ele e para seus amigos e familiares, uma referência quando o assunto for seguro... Seguro de tudo, não apenas de automóvel, mas todas as soluções para que este cliente pense e procure por você.

Devemos lembrar também que prospectar dentro de sua própria carteira é a forma mais barata e que requer menor esforço. É como “pescar dentro do aquário”.

Se você ficou animado, tem mais uma coisa. Após explorar sua própria carteira e ganhar mais conhecimento e experiência em outros ramos, o próximo passo é abordar novos clientes em sua comunidade e círculo de contatos, estando sempre atento às oportunidades.

Ao encontrar com o diretor de uma escola particular, é possível falar sobre o Seguro Educacional, ou então sobre o MAPFRE Vida Mulher em reuniões específicas para o público feminino, entre outros tantos exemplos. O mais importante é fazer isso de forma planejada, ou seja, mesmo no oceano, é preciso localizar onde estão os cardumes e pescar próximo deles.

Nossa equipe comercial está preparada para ajudar a analisar as oportunidades em sua carteira e em seu ambiente e acompanhá-lo em visitas específicas, especialmente em novos clientes. Por isso, não perca mais tempo: fale agora mesmo com a equipe da sucursal ou com o gerente especialista que está à sua disposição em nossas Diretorias Territoriais.

Há um outro assunto importante que gostaria de comentar: capacitação. Sua e de seus colaboradores. Mas fica para a próxima visita . Afinal, uma coisa de cada vez, não é?

Abraços.

30 CORRETORES MAPFRE MAIS

visitaOlá, Corretor. Tudo bem? Conforme prometi, estou de volta para falar sobre o mix de sua carteira.

Diversificação

JACQUELINE IZABEL GOMES DA SILVAGerente Nacional do Programa Corretor Mais

Jacqueline Izabel Gomes da Silva gerente Nacional do Programa Corretores MAIS

Page 31: Revista Corretores MAIS 14

31MAIS INFOMAÇÃO FAZ A DIFERENÇA

histórias curiosas

Certo dia fui à casa de um cliente renovar o seguro. Ele me convidou para entrar e chegamos a uma sala onde havia uma mesa

de madeira bem antiga.

Logo que sentamos, percebi que as cadeiras tinham idade ainda mais avançada que a mesa. Ao me ajeitar na cadeira, ouvi um ruído muito parecido com o de um rato.

O cliente me olhou meio envergonhado e comentou que achava que tinha mesmo um ratinho espreitando por ali. Eu desconfiava que o barulho tinha sido da cadeira e me mexi de novo para confirmar. Não deu outra. Era isso mesmo...

Antes que eu pudesse explicar, o cliente se pôs a procurar o tal rato, chamando toda a família para nos ajudar. Foi cada um para um canto da sala. O cliente pegou uma vassoura, o filho pegou um rodo, a mulher resolveu subir na mesa e eu resolvi procurar atrás do sofá, rindo muito por dentro.

Tiramos o sofá do lugar, os tapetes do chão e todos naquela expectativa de pegar o tal rato. E este nada de aparecer. A situação estava tão séria que não tive coragem de contar a verdade. O seguro foi renovado e ele continua sendo meu cliente.

O ratinho? Ele deve estar procurando até hoje... E se me chamar lá para ajudar eu procuro de novo. Afinal, o cliente sempre tem razão...

A buscaratinhopelo

Marcos GuerraAmparo Corretora de SegurosCaxias do Sul/RS

Page 32: Revista Corretores MAIS 14

Conheça algumas formas de racionalizar o

uso de papel no escritórioe seus benefícios para

o meio ambiente e também para o “bolso”

de sua empresa.

Uso racional do papel:

SUSTENTABILIDADESUSTENTABILIDADE

Você sabia que um funcionário de escritório utiliza em média 10 mil folhas de papel por ano? Os números assustam. E não é para

menos, se pensarmos de onde vem tanto papel.

O consumo mundial cresceu mais de seis vezes desde a metade do século XX e ciente disto a indústria passou a adotar medidas sustentáveis para que esta produção não cause impactos negativos ao meio ambiente, entre elas o uso de matérias primas provenientes de madeiras de reflorestamento. Mas o grande vilão para o meio ambiente ainda é o desperdício e o mau uso deste material tão importante para o nosso dia a dia.

Para se ter uma ideia, para a produção de 1 tonelada de papel são utilizadas 27,5 árvores, 5.000 KWh de energia e cerca de 100 mil litros de água, que resultam em 213.500 folhas.

sim, você pode!

No Brasil, apenas 37% do papel produzido vai para a reciclagem. De todo o papel reciclado, 80% é destinado à confecção de embalagens, 18% parapapéis sanitários e apenas 2% para impressão.

Ok, mas o que isso pode impactar na sua corretora?Mesmo pequenas ações podem fazer a diferença em meio a tanto gasto de papel. E, além de ajudar em melhorias para o meio ambiente, o uso racional

sustentabilidade

CORRETORES MAPFRE MAIS32

Page 33: Revista Corretores MAIS 14

33MAIS INFOMAÇÃO FAZ A DIFERENÇA

2%18%

80%

IMPRESSÃO

PAPÉIS SANITÁRIOS

EMBALAGENS

33MAIS INFOMAÇÃO FAZ A DIFERENÇA

As quase 130 folhas das condições gerais dos seguros foram transformadas em infográficos online, de fácil leitura e compreensão. Com essa ação, o Grupo MAPFRE já reduziu em 14 milhões o número de folhas de papel impressas com apólices desde a sua implementação.

também pode trazer redução de gastos para a sua empresa, o que também é muito importante.

Atualmente, o desperdício de papel é um dos maiores problemas enfrentados por quem administra qualquer tipo de escritório.

Porém, para empreendedores que se preocupam com a sustentabilidade e a redução dos gastos, hoje já existem diversas ações que podem ajudara controlar o volume de papel utilizado em suas empresas, principalmente no caso de impressões e cópias. A economia pode ser de mais de 30%, dependendo da estratégia seguida.

Para isso, o primeiro passo para diminuir o uso de papel é a conscientização dos funcionários. É importante alertá-los para refletir sobre a real necessidade de imprimir cada documento.

Muitos arquivos são impressos apenas para leitura e depois são descartados. Já que muitas pessoas ainda preferem revisar os textos no papel, mas isso é apenas questão de hábito, uma vez que, em teoria, pode ser feito com a mesma eficiência na tela do computador.

Outra medida importante é programar as máquinas da maneira correta. As impressoras, por exemplo, podem imprimir frente e verso da página, o que de imediato reduz em 50% o uso de papel. Além da economia de papel, são reduzidos os gastos com a compra de pastas e com espaço para armazenamento.

As folhas que foram impressas só de um lado podem ser usadas como blocos de anotações.

Mas talvez o mais importante ainda seja a mudança de hábito. Muitos documentos que são impressos no dia a dia da corretora podem ser arquivados eletronicamente no formato PDF e salvos em CDs ou em pen drives.

Exemplo de sucesso do Grupo MAPFREO projeto “Traduzindo o Segurês”, implementado pela MAPFRE em fevereiro de 2010, é um dos exemplo de como a redução do uso do papel pode ser uma boa e econômica alternativa. A ação transferiu para o ambiente virtual todas as informações referentes às apólices de seguro de automóvel de uma forma muito simples e transparente, permitindo à MAPFRE desenvolver um padrão inovador de relacionamento e de comunicação com os segurados.

A iniciativa facilitou a compreensão dos contratos e eliminou o “segurês” dos termos técnicos e jurídicos utilizados nas apólices. As quase 130 folhas das condições gerais dos seguros foram transformadas em infográficos online, de fácil leitura e compreensão. Com essa ação, a MAPFRE já reduziu em 14 milhões o número de folhas de papel impressas com apólices desde a sua implementação. Os recursos poupados são destinados a um fundo ambiental, que tem como uma das principais propostas investir em programas de educação.Para os próximos quatro anos, a economia deve chegar a 1 bilhão de folhas. O projeto já faz parte do planejamento estratégico do Grupo e, até 2016, a ação será estendida também para os ramos Residencial e Vida.

Outro exemplo de ação de sucesso é o Projeto “Frente e Verso” que teve início em junho de 2012, primeiramente em 21 impressoras do Grupo, e em menos de 1 mês cerca de 58 mil folhas foram poupadas. A partir de 17 julho todas as impressoras do Grupo foram configuradas para esse novo padrão de impressão que contribuirá ianda mais para que estes números continuem crescendo.

Mas é sempre bom relembrar que a análise da necessidade de qualquer impressão ainda continua sendo fuindamental para esta economia. Faça sua parte!

Page 34: Revista Corretores MAIS 14

Completando 26 anos de presença na Argentina, a MAPFRE possui naquele país 70 sucursais próprias e 252 sucursais delegadas, equivalente ao nosso Programa de Corretores MAIS.

Estas “oficinas delegadas” estão distribuídas por todo o território argentino, e prestam atendimento aos clientes da companhia nos diversos ramos onde atua.

Aqui, você vai conhecer como é o Programa Corretor MAIS em vários países onde a MAPFRE atua.

mundoArgentina

CORRETORES MAPFRE MAIS34

Sucursal 9 de Julio, Buenos Aires

Sucursal Alta Córdoba, Córdoba

Sucursal Vista Flores, Mendoza

Sucursal Alberdi, Tucuman

Page 35: Revista Corretores MAIS 14
Page 36: Revista Corretores MAIS 14

O risco de acidente é 23,2 vezes maior,dados do National Highway Traffic Safety.

Não mande SMS enquanto dirige.

AUTOSeguro

GRUPO SEGURADOR BB E MAPFRE

www.mapfre.com.br

Sinta o impacto.