Revista de Comunicação Interna da J.Macêdo S/A Ano 11 …§ão... · 2018-08-29 · Redação...

40
Revista de Comunicação Interna da J.Macêdo S/A Ano 11 número 40

Transcript of Revista de Comunicação Interna da J.Macêdo S/A Ano 11 …§ão... · 2018-08-29 · Redação...

Revista de Comunicação Interna da J.Macêdo S/AAno 11 número 40

Revista DiálogoNovembro / Dezembro 2016

Conselho de AdministraçãoPRESIDENTE Amarílio Macêdo CONSELHEIROS Adalberto Schettert, Alexandre Macêdo, Cristina Nogueira, Humar Oliveira, José Antônio do Prado Fay e Roberto Macêdo.

Comitê Executivo da J.Macêdo S.A.PRESIDENTE Luiz Henrique Lissoni DEMAIS INTEGRANTES Bárbara Regina de Miranda Haschelevici, Jorge Casmerides, Maria Otameiry de Araújo Furtado e Murilo Resio de Castro.Coordenação Geral Zilmara Azevedo Jornalista Responsável Wagner R. Marques MTB 29099 Analista de Comunicação Rafaela Matos Editoração Supera Comunicação Diagramação Matheus Moura e Marcelo Tsutomu Inomata Edição e Revisão Ana Flávia Esteves Redação Ana Flávia Esteves, Lilian Braga, Luiz Malheiros, Marcio Moura e Wagner Marques.

Exped

iente

Impressão Halley Gráfica Tiragem desta edição 3.400 exemplares Sugestões e comentários: Zilmara (85) 4006-6168 E-mail: [email protected] Endereço: Rua Benedito Macêdo 79, Vicente Pinzón, Fortaleza-CE, CEP 60180-900 Site: www.jmacedo.com.br

A Revista Diálogo é uma publicação periódica dirigida aos colaboradores da J.Macêdo S/A, com o objetivo de intensificar o diálogo e a participação, praticar a transparência, fortalecer o trabalho de equipe, divulgando os valores da empresa, assim como fatos, iniciativas e projetos em andamento na companhia.

36Filhos & FilhasEles foram notícia nas primeiras edições da Diálogo e hoje relembram a experiência.

Relacionamento e comunicação das novidadesParticipação em feiras e eventos permite à empresa estar mais próxima dos clientes.

30Carreira e DesenvolvimentoAcademia J.Macêdo apresenta resultados após um ano de implantação.

16Intranet: um novo jeito de se comunicarIntranet marca um novo tempo na nossa comunicação, com conteúdo mais interativo e diversificado.

Nesta Edição

10Mais de uma décadade históriaRevista Diálogo completa 11 anos como um importante canal de comunicação interna.

06Escola José Dias MacêdoAnexo Infantil atende cerca de 80 crianças da comunidade do Campo do América.

22

Diálogo | 3

Editorial

Em processo de evolução contínua na busca da excelência

Em 2016, completamos 77 anos de histó-ria. Nossa trajetória tem base sólida e sua principal referência é a Sustentabilidade Ética. Ela reúne os três Pilares responsáveis por orientar cada um dos nossos passos. Pessoas são essenciais, Credibilidade como ativo e Evolução como diferencial competitivo são, juntas, as principais razões de chegarmos até aqui com muitos motivos para comemorar.

Nossos esforços recentes fortalecem ainda mais a nossa história e aumentam consideravelmente a nossa determinação para atingirmos os objetivos propostos. São iniciativas que já começaram a dar resultados. Todas as diretorias e suas respectivas equipes estão cada vez mais alinhadas e integra-das e, juntas, têm sido responsáveis pelas con-quistas em nossos processos e resultados. Durante todo este ano enfrentamos JUNTOS importantes desafios e também colhemos os frutos que mere-cem ser celebrados:

Batemos recordes de volume faturado na Divi-são Profissional em vários meses do ano, fruto do Projeto Go to Market (Modelo de Ida ao Mer-cado), ação muito bem aplicada pelos nossos ti-mes locais e pela equipe corporativa.O trabalho que tem sido desenvolvido em nossas unidades operacionais nos diferencia e expõe claramente que a nossa eficiência na gestão de custos está evoluindo. E isso é o reflexo da dedicação de nossos colaborado-res em frentes de trabalho construídas através do Projeto Gestão Integrada de Suprimentos (GIS), que, contando com suporte da equipe técnica da área de Suprimentos, contribuiu muito para conquistarmos importantes vanta-gens em negociações.

As áreas Industriais, Planejamento e Logística, o time de Finanças, as áreas de Marketing com o time de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D), Pessoas & Gestão, Jurídico, as equipes de Ven-das e todos os setores da companhia estão focados em fazer da J.Macêdo uma empresa cada vez mais forte e sinônimo de excelência no que se propõe a fazer. A internalização de nossos promotores no Rio de Janeiro, São Pau-lo e agora na Bahia, além de marco em nossa história, é um importante reforço na frente de execução nos pontos de vendas. O espaço que temos aqui não é suficiente

para mostrar tudo o que já fizemos juntos em 2016 e o que ainda podemos conquistar. Entre-tanto, temos mais páginas adiante que nos aju-darão nessa tarefa. Esta edição da Diálogo traz exemplos que dão consistência ao que estamos falando. Temos novidades com os lançamentos da marca Dona Benta, os eventos de relaciona-mento e aproximação com nossos clientes in-ternos e externos, as iniciativas de compromisso social, como o Programa J.Legal e a ampliação da Escola José Dias Macêdo, a Academia J.Macêdo, além do Programa de Excelência em SSMA – Se-gurança, Saúde e Meio Ambiente, que chegou para fortalecer os pilares da nossa empresa.

Trabalhamos fortemente para alcançar a ex-celência em tudo o que fazemos, e temos a plena convicção de que contaremos sempre com o em-penho e a dedicação de vocês para honrar com os compromissos assumidos.

Seguimos em frente, e contamos com cada um de vocês, porque somente JUNTOS iremos alcançar os nossos objetivos. Parabéns a todos e boa leitura!

Bárbara Regina de Miranda Haschelevici, Jorge Casmerides, Luiz Henrique Lissoni, Maria Otameiry de Araújo Furtado e Murilo Resio de Castro.

Diretoria Executiva da J.Macêdo S/A

4 | Diálogo

Fermentando o futuroRecém-lançado, o Programa Jovem Legal objetiva transformar a vida e o futuro dos jovens cearenses

“Quando o jovem c o m e ç a

certo, entendendo o que é excelên-cia, o que é paixão por trabalhar e o que são valores corretos, isso faz uma diferença enorme na vida pro-fissional”. As palavras da gerente de Desenvolvimento Organizacional, Andréa Vernacci, resumem a essência de uma nova iniciativa da J.Macêdo. Em setembro, a organização lançou o Programa J.Legal (Jovem Legal) com a realização da aula inaugural de sua 1ª turma de jovens no dia 17 de ou-tubro. A meta da iniciativa é ajudar os jovens a conquistar o primeiro em-prego, seja na própria J.Macêdo ou em outras companhias da sociedade.

O programa é voltado aos jovens de 18 a 24 anos de idade, que este-jam cursando ou já tenham concluído o Ensino Médio e morem, principal-mente, no entorno da sede da J.Ma-cêdo em Fortaleza. Filhos e parentes de colaboradores também podem participar. A iniciativa é desenvolvida em parceria com a Organização Não Governamental (ONG) Rede Cidadã. Especializada em geração de trabalho e renda, a instituição possui uma me-todologia própria para se aproximar das comunidades e desenvolver os jovens para o trabalho. Além disso, a empresa conta com o apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econô-mico e Social (BNDES).

O J.Legal desenvolve ações para que o jovem possa ter maior conhe-cimento sobre si mesmo e sobre sua aptidão profissional, melhorar a inte-ração com outros, conhecer e prati-car comportamentos corporativos desejados para o mundo atual e en-tender sobre cidadania. Além disso, o jovem poderá optar inicialmente pela

formação básica de promotor de ven-das ou serviços de escritórios. “Futu-ramente, trabalharemos em outras trilhas e também com o programa Jovem Aprendiz”, afirma Andréa.

O programa tem uma forte crença de que o comportamento ético dife-rencia os jovens. “Para estruturar o programa, observamos os índices da juventude de Fortaleza e percebemos que, ao investirmos na qualificação comportamental, podemos contribuir para o futuro”, explica Andréa. Se-gundo ela, a abordagem da iniciativa permite que mais jovens se interes-sem. “Acreditamos que o comporta-mento faz a diferença no indivíduo, de modo que conseguimos impactá-lo, independentemente de qual profissão queira seguir”, acrescenta.

FuncionamentoA cada mês, desde outubro, são

formadas duas turmas com 15 parti-cipantes cada uma, que passam pelas duas etapas da iniciativa. Na primei-ra, cuja duração é de oito dias, os jovens participam de oito aulas, com dinâmicas de grupo e simulações de entrevistas. A etapa seguinte é feita na forma de um acompanhamento. Durante quatro dias, eles comparti-lham as experiências que tiveram na busca pelo emprego e recebem dicas para as próximas oportunidades. Por último, após a colocação em um em-prego, o jovem também será acom-panhado ao longo de um ano para que o programa possa verificar sua efetividade.

A previsão é de que, até 2018, 1.020 jovens tenham passado pelo programa e 714 estejam empregados. Para o futuro, a companhia pretende levar a iniciativa para outras regiões em que possui unidades e inaugurar turmas para jovens com 16 anos.

Formação para novos talentos!Apoio do BNDES

Legal

Primeira turma do Programa J.Legal com Otameiry Furtado, Diretora de Pessoas & Gestão, e equipe local da Rede Cidadã

Diálogo | 5

Na Pauta

Escola José Dias Macêdoganha anexo infantil

Na Pauta

Centro de Educação Infantil José Dias Macêdo é inaugurado em Fortaleza atendendo cerca de 80 crianças da comunidade do Campo do América

Com o propósito de aten-der principalmente fa-

mílias que residem na comunidade do Campo do América e entorno, o Centro de Educação Infantil José Dias Macêdo foi inaugurado no último dia 29 de setembro, em Fortaleza. A ceri-mônia de inauguração contou com a presença de Patrícia Macêdo, esposa do presidente do Conselho de Admi-nistração da J.Macêdo S/A, Amarílio Macêdo, a qual participou do evento representando a família Macêdo e a Prefeitura Municipal de Fortaleza, onde atua como Secretária de Rela-ções Internacionais.

O Centro de Educação Infantil José Dias Macêdo (CEI), recém-inaugurado, é uma extensão da Escola Municipal José Dias Macêdo, em atividade des-de 1962, que funciona em imóvel de propriedade da J.Macêdo, cedido para atender a comunidade local. A gestão do Centro de Educação e da Escola, assim como os profissio-nais que atuam nesses locais, são de responsabilidade da Prefeitura de Fortaleza. Para Danielle Veras, dire-tora do CEI e da Escola Municipal José Dias Macêdo, o imóvel cedido pela J.Macêdo tem uma excelente

Fot

os: A

lcid

es F

reire

Danielle Veras (diretora da EM José Dias Macêdo), Jaime Cavalcante (Secretário de Educação do Município) e Patrícia Macêdo

6 | Diálogo

localização e atende muito bem as fa-mílias do entorno que precisam deixar seus filhos na escola para buscar o sus-tento da família.

O CEI José Dias Macêdo atende cer-ca de 80 crianças de 1 a 3 anos de ida-de, distribuídas em turmas do Infantil I, II e III. O espaço é amplo, arejado, cuida-dosamente decorado e bem equipado. Possui quatro salas de aula, todas com banheiro, sala para a coordenação, sala para professores, sala de espera para pais e visitantes, brinquedoteca, área de lazer, cozinha, refeitório e lavanderia.

Por funcionar em período integral, as crianças chegam às 7h, quando já fazem a primeira refeição, e deixam o Centro de Educação às 17h, após toma-

rem o lanche de final de tarde. Durante o período em que permanecem na esco-la, as crianças fazem 5 refeições. A ali-mentação é balanceada e acompanhada por uma nutricionista. O preenchimen-to de vagas no CEI acontece a partir de um cadastro que os pais fazem junto à Prefeitura de Fortaleza e a concessão de vaga é de acordo com a necessidade e a vulnerabilidade de cada família, avalia-das conforme as informações prestadas no momento do cadastro.

Já a Escola Municipal José Dias Ma-cêdo, inaugurada há mais de 50 anos, quando nosso fundador José Macêdo, 97 anos, atuava na política, atende hoje mais de 300 alunos, entre crianças, adolescen-tes e adultos. Pela manhã, a Escola ofere-ce do 1º ao 5º ano (Ensino Fundamental I), e, à tarde, do 3º ao 6º ano (Ensino Funda-mental I e II). À noite funciona do 7º ao 9º ano (Ensino Fundamental II), além do cur-so Supletivo, que tem como público alvo jovens e adultos de qualquer idade. Assim como o Centro de Educação Infantil José Dias Macêdo, a Escola Municipal também é muito bem equipada, com lousa digi-tal conectada à internet, computadores portáteis para a realização de atividades extras pelos alunos, aula de Informática durante a semana e aula de música às sextas-feiras. O local possui também sala de leitura com um ótimo acervo à dispo-sição dos alunos, que têm a possibilidade inclusive de levar os livros e revistas para curtir uma boa leitura em casa.

Diálogo | 7

Na Pauta

Comunicação com o time é parte da nossa receita de sucessoJ.Macêdo investe cada vez mais na comunicação com os colaboradores para integrar os times e possibilitar o diálogo franco e transparente

Junte o Foco no Cliente com Orientação para

Resultados, acrescente Trabalho em Equipe e Adaptação às Mudanças. Use a Comunicação para dar o ponto na massa. Mexa bem e misture com Ética, Inovação, Respeito pelas Pes-soas e Compromisso com o Negó-cio. Teremos aí uma receita inigua-lável, formada por Competências e Valores Essenciais. Sirva à vontade e sem moderação.

Os ingredientes citados acima são alguns dos pilares que a J.Macê-do utiliza para alicerçar a companhia como uma organização vencedora. No entanto, para obter sucesso, não basta ter uma equipe motivada e formada por grandes talentos, é necessário que todos estejam bem informados e que a comunicação entre pares, gestores e parceiros de

negócio seja clara, transparente e busque, principalmente, atingir os objetivos propostos pela organiza-ção. Na J.Macêdo, Comunicação é competência essencial e significa a habilidade em expor ideias com cla-reza e prover informações que aju-dem as pessoas a desenvolver seu trabalho, influenciar pessoas e infor-mar fatos e dados de maneira rápida e eficiente. Tudo para possibilitar à empresa o alcance de resultados de forma cada vez mais alinhada.

Na verdade, comunicar é fazer pensar, inspirar, evoluir, acontecer. É transformar. Nesse contexto, a comunicação interna desempenha função estratégica, ao permitir o alinhamento de todos com a cultu-ra organizacional. Uma característi-ca poderosa que faz toda a diferen-ça para o sucesso da companhia.

8 | Diálogo

Canais de comunicaçãoDa intranet à revista Diálogo, os

canais internos da J.Macêdo carac-terizam-se pela comunicação franca e transparente e são essenciais para a integração e o engajamento dos colaboradores. O trabalho de comu-nicação com o público interno tam-bém inclui ações de endomarketing em datas do calendário comercial, campanhas e eventos corporativos, como: a divulgação de novos produ-tos e parcerias, como recentemente aconteceu com a marca Dona Benta, a SIPATMA – Semana Interna de Pre-venção de Acidentes de Trabalho e Meio Ambiente; a visita de filhos de colaboradores ao local de trabalho dos pais; e a Homenagem por Tem-po de Casa. Além disto, há ações internas em datas relacionadas ao nosso negócio, como o Dia do Pão, o Dia da Massa, entre outras.

“É através das iniciativas de endomarketing que ‘vendemos’ a

empresa para o nosso colaborador, promovemos a integração do time, o reconhecimento, o engajamen-to, o orgulho de pertencer, encan-tamos e unimos todos através de momentos únicos, além de, é claro, fortalecer os elementos da nossa cultura organizacional”, explica Zil-mara Azevedo, coordenadora de Comunicação Interna da J.Macêdo.

Na lista dos canais utilizados pela organização, constam ainda os e-mails marketing, dirigidos a públicos especí-ficos, e os quadros de comunicação interna. “Com os novos recursos, a comunicação vem sendo cada vez mais sólida. Até mesmo a solicitação de demandas pelas áreas é feita por ferramenta eletrônica na intranet”, diz a coordenadora de Comunicação. É a tecnologia abrindo caminhos para que a comunicação interna seja cada vez mais efetiva e organizada.

A comunicação direta e perma-nente entre gestores e liderados tam-bém é algo a destacar. Para fortale-

cer essa comunicação face a face, a J.Macêdo promove mensalmente, em suas unidades operacionais, o Café com o Gerente, um bate-papo entre gerente de Planta e colaboradores de diferentes áreas sobre os mais diver-sos temas. Os interessados em parti-cipar inscrevem-se e um grupo de 15 colaboradores é formado por sorteio. A ideia é justamente promover o diá-logo aberto entre gestão e colabora-dor, uma ótima oportunidade para esclarecer dúvidas sobre os assuntos que desejar, fazer sugestões e ainda saborear um café fresquinho. Tudo para garantir o alinhamento e uma comunicação eficaz entre o time.

Nas próximas páginas, você po-derá saber mais sobre a nossa comu-nicação interna através de iniciativas como o Diálogo com a Gestão, o Plantão no Turno, a revista Diálogo, que recentemente fez 11 anos, e a nossa intranet. Fique ligado e trilhe conosco os caminhos para estarmos cada vez mais conectados.

Evento de Homenagem por Tempo de Empresa, importante momento de reconhecimento de nossos colaboradores

Filhos de colaboradores visitam a J.Macêdo

Diálogo | 9

Na Pauta

Com você e para vocêMais de uma década depois de lançada, a Revista Diálogo segue ouvindo e levando informações e conhecimento aos seus leitores

É provável que você, ao ler o títu-lo dessa matéria, tenha pensa-

do: “como o tempo passa rápido”. É bem verdade. Foi em agosto de 2005 que a primeira edição da revista Diálogo chegou às mãos dos nossos colaboradores graças a uma iniciativa marcante e pio-neira na história da J.Macêdo, de criar um veículo de comunicação impresso voltado exclusivamente para quem faz o dia a dia da em-presa: você.

A matéria de capa da primeira edição trazia uma entrevista com o acionista Amarílio Macêdo – que à época exercia o cargo de presidente executivo – sobre o “Projeto Brasil – Nosso time preparado para vencer o jogo do mercado de consumo”. De lá para cá, é fato que muita coi-sa aconteceu. A J.Macêdo trilhou seu caminho superando sempre os desafios impostos e colhendo frutos de importantes conquistas.

O foco nos negócios, a organi-zação, o planejamento a médio e longo prazos e o trabalho cotidiano, aliado à motivação dos nossos co-laboradores, fizeram (e continuam fazendo) com que aquele que era um boletim informativo ganhasse forma, mais conteúdos e páginas. Nascia, então, o conceito de revista, com novo projeto gráfico, novas se-ções e novos leitores.

“No processo de criação da re-vista Diálogo, nosso primeiro passo foi escutar os acionistas, a Direto-ria Executiva e pessoas de diversas áreas da empresa, com o propósito de captar a visão orientadora da co-municação interna por meio desse veículo”, afirma Flávio Paiva, secre-tário-executivo de Comunicação da Governança. Segundo ele, a síntese dessa coleta de opiniões passou a ser expressa no objetivo da publica-ção: intensificar o diálogo, praticar a transparência, fortalecer o traba-

lho de equipe, divulgar os valores da empresa, informar fatos rele-vantes acontecidos, disponibilizar dados dos produtos e das unida-des, aprimorar permanentemente a comunicação interna, aproximar o universo de trabalho de todos os que fazem a J.Macêdo com suas fa-mílias. “A revista Diálogo é, portan-to, de grande importância para os colaboradores, à medida que leva e traz informações relevantes sobre a construção compartilhada do de-senvolvimento integral da empresa e de seu negócio”, avalia.

Ancorada na sua proposta, a Diálogo tornou-se um importante recorte de tudo o que envolve os negócios da empresa. Cada exem-plar impresso tem, para todo cola-borador e, principalmente, para a equipe de Comunicação, um sig-nificado ainda maior. É pelas mãos desse time que os fatos se tornam notícias. E não pense que é fácil es-

10 | Diálogo

colher os assuntos que irão compor cada uma das edições. “A Diálogo foi concebida para atuar em qua-tro campos fundamentais para a sustentabilidade da empresa, que estão nas dimensões informativa, integradora, formadora e reflexiva. É daí que devem surgir as pautas definidoras dos conteúdos de suas diversas seções”, reitera Paiva.

O objetivo da Diálogo é ampliar a visão dos nossos colaboradores sobre assuntos em destaque na companhia, no período em que a revista é publicada. “Através da Diálogo, conseguimos abordar os temas com mais detalhes, mais pro-fundidade, mostrar o porquê dos investimentos realizados, falar da gente e também indicar planos de médio e longo prazos da J.Macêdo que possam ser divulgados a todos os públicos, uma vez que a revista é disponibilizada em nosso site insti-tucional”, explica.

O sucesso da publicação, segun-do Zilmara Azevedo, coordenadora de Comunicação Interna da J.Macê-do, é confirmado pelo retorno dado pelos colaboradores. “Eles gostam de participar, de serem personagens em nossas histórias e, quando isso acontece, geralmente nos solicitam mais unidades para levar para fami-liares, que querem guardar a revista como uma lembrança valiosa”, co-menta com bom humor.

Processo de produçãoAo longo do tempo, a revista

Diálogo tem experimentado proje-tos gráficos e editoriais em alinha-mento com os ciclos evolutivos da J.Macêdo. “No momento, entendo o documento Sustentabilidade Éti-ca, diretriz do Conselho de Adminis-tração que comunica aos dirigentes e a todos os que fazem a empresa a ‘expressão da cultura, das crenças e valores norteadores das nossas po-líticas e práticas de gestão’, como o grande inspirador editorial da nossa revista”, afirma Paiva.

Para a publicação chegar às suas mãos, o esforço não é pequeno. O processo se inicia com a equipe de

Comunicação realizando um primei-ro filtro de pautas possíveis que po-derão preencher as páginas de uma nova edição. Em seguida, a suges-tão de pauta é submetida à Diretoria que aprova a proposta e/ou sugere novos temas, além de dar o direcio-namento sobre quem pode apoiar com as informações necessárias e que abordagem deve ser dada a determinados temas. “A elaboração da Diálogo é um trabalho colaborati-vo e pensado por muitos justamente para que se consiga expressar, atra-vés de suas páginas, nossa gente, nossa cultura, valores e filosofia em-presarial”, informa Zilmara.

Produzida em policromia (ou seja, toda colorida), a revista é de-senvolvida em Fortaleza e impressa no Piauí. Até que esteja definitiva-mente pronta, as matérias são re-visadas tanto pelos comunicadores quanto pelos entrevistados. “É uma forma de dar total credibilidade às informações que divulgamos, para que sejam verificadas, não conte-nham erros e acrescentem positiva-mente conteúdo à vida de nossos colaboradores”, explica a coorde-nadora de Comunicação Interna.

Pautas integradorasEm meio a tantas histórias con-

tadas pela revista Diálogo, algumas marcaram momentos importantes. Zilmara Azevedo é quem revela al-gumas delas. “Nossa matéria sobre o retorno da J.Macêdo ao segmento de Panificação foi muito esperada. Foi uma atitude de mercado muito im-portante para a empresa, passamos um tempo longe desse mercado, fize-mos internamente uma contagem re-gressiva, gerou grande expectativa”, conta. A matéria foi veiculada na edi-ção 37, lançada em agosto de 2013.

Outra história que gerou retorno positivo por parte do time foi a que ilustrou a capa da edição 29, em agosto de 2010. Com a manchete ‘Ideia: é hora de participar’, a repor-tagem trazia o Programa ‘Ideias em Ação’, uma iniciativa da J.Macêdo de incentivar, estimular e reconhecer as ideias e sugestões dos colaborado-res, fazendo da empresa um espaço cada vez mais participativo. “É muito importante esse reconhecimento por parte da J.Macêdo. Todos se moti-vam por saber que trabalham em um local onde podem contribuir e ser ou-vidos”, salienta.

ossoorde-

erna. vidos

evolutivosnto, entenabilidadeo de Admos dirigea empras crens nossão’, cial da

egapeq

equipe

ta e-

ha-da

ndo Éti-

minis-entes resa a nças e

sas po-como o

da nossa

ar às suas queno. O equipe de

Diálogo | 11

Na Pauta

Preparação de sucessoresJovens integrantes da linha de sucessão de grandes empresas familiares brasileiras reúnem-se no Grupo J.Macêdo como parte da agenda de aprendizagem, troca de experiências e aquisição de novos conhecimentos sobre melhores práticas empresariais, relação família-empresa e engajamento político-social

Instituto Fernando Henrique Cardo-so, destinado a capacitar herdeiros de famílias donas de grandes grupos no Brasil, no sentido de assegurar transi-ções de gerações empresariais numa cultura comprometida com o signifi-cado econômico, social e público.

companhias brasileiras o que cada uma tem de especial que possa lhes servir em sua preparação como futuros herdeiros das empresas das quais fazem parte.

A ABF é uma associação criada por ex-alunos do curso Sonhos Pos-síveis e Ideias de Transformação, do

Eles j á estiveram nos grupos Votorantim, Coimex, Cor-

nélio Brennand, Martins, Aché e Itausa e, no dia 24 de setembro, visitaram a sede do Grupo J.Macêdo, como parte da programação da Agenda Brasil Futu-ro (ABF), que visa conhecer em grandes

12 | Diálogo

Integrada por jovens entre 20 e 35 anos, empreendedores ou admi-nistradores dos negócios da famí-lia, a organização, suprapartidária, propõe-se a desenvolver e financiar pesquisas e estudos concretos com o diferencial pragmático da cons-trução de projetos, trabalhados em quatro eixos: Política, Estado, Patri-mônio Nacional e Impacto Social.

Do programa conduzido pes-soalmente pelo ex-Presidente FHC, participaram Ravi e Omar, filhos de Amarílio Macêdo, presidente do Conselho de Administração da J.Macêdo S/A, e participam atual-mente Bernardo e Remo, netos de Roberto Macêdo, presidente da J.Macêdo CAP.

O encontro em Fortaleza foi or-ganizado por Ravi Macêdo, mem-bro-fundador da ABF, que esclare-ce o propósito desse evento como “uma maneira de fomentar as rela-ções entre os participantes e propi-ciar o conhecimento dos negócios de cada um, funcionando como benchmark sobre a governança fa-miliar e o próprio negócio”. Infor-ma que essa promoção da intera-ção para o enriquecimento mútuo de saberes e conhecimentos entre eles continuará, ainda em 2016,

com visitas às empresas Três Cora-ções/Santa Clara, Stefanini e Grupo Silvio Santos.

Para Amarílio, se a troca de ex-periências e vivências de diversas situações de aprendizagem sobre questões empresariais e governan-ça familiar já é estimulante, torna-se ainda mais animador o compro-misso dos integrantes da ABF em buscar o entendimento de questões

relevantes do país e, também, a dis-posição que cada um tem de contri-buir na apresentação de propostas aos governantes para a moderniza-ção do nosso aparato público.

Compartilhamento e troca de informações

Na manhã de um sábado ensola-rado, os visitantes da ABF foram re-cebidos no salão do sétimo andar do edifício-sede José Dias de Macêdo, de onde puderam contemplar a icô-nica beleza da enseada do Mucuripe, em Fortaleza. Foi nesse espaço que os anfitriões apresentaram a trajetó-ria empreendedora do Grupo J.Ma-cêdo, com realce para a sua filosofia empresarial, a dimensão dos seus ne-gócios e suas perspectivas de futuro.

Amarílio Macêdo falou do em-preendedorismo pioneiro, da cul-tura de alianças e do compromisso socioambiental, como três cami-nhos que formam uma só estrada percorrida pelo Grupo J.Macêdo em seus 77 anos de atividades pro-dutivas vitoriosas. Atento ao inte-resse de aprendizagem dos jovens da ABF, ao descrever os sucessos obtidos com diversos empreendi-mentos, ele também fez questão de mostrar e refletir sobre casos de

Os visitantes foram recebidos com um delicioso café da manhã preparado por Raimundo Lobo e equipe Técnica de Panificação

Ravi Macêdo fala sobre o propósito do evento como uma maneira de fomentar as relações entre os participantes e propiciar o conheci-mento dos negócios de cada um

Diálogo | 13

insucesso como algo natural na vida de empresas duradouras. Ressaltou que a diferença entre as empresas perenes e as que desaparecem é que as primeiras acertam mais do que erram, além de serem compro-metidas com princípios culturais, com valores da sociedade e com a sustentabilidade do planeta.

A diretora Comercial Bárbara Miranda Haschelevic fez uma atuali-zação da J.Macêdo S/A, abordando o programa de gestão em curso, o posicionamento especial da empresa no negócio trigo, por conta de suas potencialidades para a consolidação do setor, destacando o papel diferen-ciado das nossas marcas líderes, con-sagradas e queridas pelos brasileiros.

Roberto Macêdo fez um relato sobre as contribuições de J.Macê-do à representação empresarial, so-bretudo com relação aos seus dois mandatos à frente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e como membro da Diretoria da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Na ocasião, ele autografou para os convidados o livro “Made in Ceará”, de sua autoria, entregue juntamente com o livro “Parece que foi Amanhã”, do fundador José Ma-

cêdo, e com a edição especial do livro “Dona Benta – Comer Bem”, patrocinada por nossa empresa.

O tema do futuro da organiza-ção foi tratado em dupla por Amarí-lio e Roberto, que abriu a discussão fazendo a leitura do documento da Sustentabilidade Ética. Com base nos princípios a) As Pessoas são Es-

senciais, b) A Credibilidade como Ativo e c) A Evolução como Diferen-cial Competitivo, que constituem esse documento, eles discorreram sobre suas ideias a respeito de como está sendo conduzido o ciclo atual dos negócios e da sucessão de gerações familiares para assegurar a perenização da empresa.

Bárbara Miranda fala sobre o momento atual da J.Macêdo S/A

Roberto Macêdo faz um relato sobre as contribuições de J.Macêdo à representação empresarial

14 | Diálogo

Após esse momento de compar-tilhamento e troca de informações entre a Família Macêdo e os mem-bros de outras família integrantes da ABF, foi feita uma visita às ins-talações do Moinho Dona Benta, quando os convidados conheceram o processo de transformação do grão de trigo em farinha, em todas as suas especificações. Essa unidade fabril tem uma grande importância negocial e histórica para a empresa, pois, afinal, foi nela que se inicia-ram as atividades de J.Macêdo no setor trigo.

Quem esteve presente

Na visita à sede do Grupo J.Ma-cêdo em Fortaleza, estiveram pre-sentes os seguintes integrantes da ABF: Arthur Brennand, Caio Cura-do, Gabriel Martins, João Lima, Leonardo Coser, Lucas Lima, Olavo Setúbal Neto, Renata Abravanel,

Roberto Martins, Rodrigo Coser, Stefano Fiocca e Victoria Chermont.

Da parte da família Macêdo, par-ticiparam como anfitriões, além dos acionistas controladores, Amarílio e Roberto, os membros das próximas gerações, Bernardo, Manuela, Na-tasha, Omar, Ravi e Rodrigo.

Compromisso com a perenização

Quando da transmissão do lega-do dos negócios do Grupo J.Macêdo, da primeira para a segunda geração, ocorrida na década de 2000, o fun-dador José Macêdo, hoje com 97 anos, deu ênfase à importância da perenização da empresa, como um patrimônio a ser multiplicado em be-nefício das pessoas que a constituem e da sociedade, com fundamentos políticos e culturais que expressam suas crenças mais profundas.

O propósito de perenização, que já vinha sendo trabalhado com o iní-

cio da profissionalização na década de 1970, deu um passo a mais com a consolidação desse processo me-diante a contratação de uma diretoria cem por cento profissional em 2010. Essa jornada de décadas está alcan-çando agora a maturidade com a construção de um Sistema Integrado de Governança e Excelência Empresa-rial, que assegure o envolvimento das gestões de cada empresa com o pro-grama de Governança Familiar.

Esse sistema, elaborado para facilitar a integração e o bom fun-cionamento de todos os níveis de governança da organização, está focado na ação dos Acionistas con-troladores para acelerar o processo de formação das próximas gera-ções para o recebimento do legado e para otimizar o desempenho dos conselhos de seus diversos negócios e das diretorias executivas, a fim de adequar a gestão aos padrões de competitividade e a entrega dos re-sultados pactuados.

Os acionistas controladores Amarílio Macêdo e Roberto Macêdo falam sobre o futuro do Grupo

Diálogo | 15

Na Pauta

Intranet: um novo jeitode se comunicarInterativa e com conteúdos diversificados, a intranet da J.Macêdoagrada os colaboradores que utilizam computador no trabalho

Tornar a comunica-ção mais di-

nâmica, assertiva e humanizada. A J.Macêdo inova ao trazer para seus colaboradores a intranet, um espaço informativo que convida os usuários à interação. Lançada há 17 meses, a intranet chegou com moderna linguagem estética e textual e conteúdos diariamente atualizados e diversificados. Atra-vés desse canal, os colaboradores podem curtir e comentar notícias, participar de enquetes, acessar o mural de fotos, obter informações

corporativas e específicas de cada unidade e escritório.

De acordo com o gerente de Tecnologia da Informação, Lucia-no Bortoluzzi, o sistema atual é mais ágil, mais rico em informa-ção e qualidade, mais leve e fle-xível, se comparado à ferramenta online que até então era utilizada pela empresa. “Na era digital, é importante estarmos atualizados. A tecnologia está no dia a dia dos colaboradores e pode contribuir como viabilizadora de negócios e de socialização”, avalia. As intera-

ções dos colaboradores na intranet se transformam em dados que per-mitem conhecer os assuntos que mais agradam e geram mais en-volvimento. Com isso, a J.Macêdo pode acertar e engajar ainda mais.

Na intranet, os colaboradores ain-da encontram o resumo de cada área da empresa, os organogramas das di-retorias, políticas e normas, manuais de uso da identidade visual, acesso a todos os sistemas da empresa, ví-deos, releases e outras informações institucionais. O quadro de aniver-sariantes e o calendário de feriados

16 | Diálogo

nacionais e locais também estão dis-poníveis, assim como o cardápio da semana dos nossos refeitórios e as campanhas motivacionais.

“Desde o lançamento temos ba-tido recordes seguidos de números de visitas, de curtidas e comentários sobre as notícias publicadas. A fer-ramenta que usamos hoje nos pos-sibilita ser mais assertivos na pauta de notícias da semana e a mesclar, na dose certa, temas importantes relativos ao negócio e ao cotidia-no da empresa com atualidades e variedades que o nosso público in-terno também quer saber durante o seu dia. Estamos bastante animados com os resultados”, conta a coor-denadora de Comunicação Interna da J.Macêdo, Zilmara Andrade. Se-gundo ela, o objetivo é fazer da in-tranet uma rede social corporativa. “Temos hoje uma média de 1.200 pessoas utilizando o computa-dor como ferramenta de trabalho. Queremos engajá-las e fazer com que estejam sempre contribuindo, acompanhando, construindo co-nosco a intranet para que ela seja cada vez mais importante e útil no dia a dia de cada um”, completa.

Tecnologia a serviço da comunicação

A nova intranet foi desenhada e desenvolvida sob demanda para a J.Macêdo pela Navigators, em-presa especialista em comunicação digital, de São Paulo. A solução busca integrar colaboradores em um mesmo ambiente, permitindo mais agilidade na comunicação. “Foi um desafio para nossa equi-pe, mas também uma experiência coletiva que envolveu as áreas de TI, Comunicação Interna, Pessoas & Gestão, gerências e diretorias para chegarmos na estrutura que melhor nos atendia”, destaca o ge-rente de TI da J.Macêdo.

A diretora de Comunicação da Navigators, Claudia di Mônaco, conta que a empresa foi convida-da a apresentar uma proposta que consolidasse um novo canal efeti-vo de comunicação e integração

dos colaboradores, transmitindo os valores e as informações estra-tégicas da empresa. “Outra meta era o desenvolvimento de uma in-tranet com facilidade para atuali-zação diária e a criação de páginas específicas de informação e serviço sobre cada unidade da J.Macêdo, além de área de acesso para exibi-ção de conteúdos restritos”, conta.

A partir de experiências bem-sucedidas com outras grandes mar-cas, as equipes da Navigators e da J.Macêdo mergulharam de cabeça no projeto. O resultado foi o desen-volvimento de uma intranet verda-deiramente funcional e interativa. “O que a empresa tinha antes era

um site de acesso a documentos sem um projeto de comunicação para engajamento e interação”, salienta Claudia. “Montamos um time muito afinado e só consegui-mos os melhores resultados porque a equipe da J.Macêdo estava real-mente focada e disponível para en-contrar as melhores soluções e dar respostas rápidas”, reforça.

Para os usuários, a possibilida-de de comentar notícias, visualizar fotos do mural e usar a ferramen-ta de busca de documentos são os pontos fortes da intranet. Confira a seguir os indicadores da nossa in-tranet construídos nestes 17 meses de existência:

Nosso timenavegoupor maisde 45

min/dia

26 milForam mais de

downloads

forampostadosmais de

450 comentários

1.200notícias

Publicamosmais de

Chegamos à marca de

87 milVISITAS

Recebemosmais de

3,4 mil,

curtidas

1 milhão e meiode páginas visualizadas

Somamosmais de

Diálogo | 17

Nossas raízes têm muito valorProjeto da J.Macêdo valoriza a cultura popular e reforça as tradições brasileiras

A J.Macêdo é uma empresa 100% brasileira, com gran-

de presença nacional, e, como tal, valoriza a cultura e a história do nosso país. Por essa razão, alinhada aos seus pilares de Sustentabilidade Ética – As Pessoas são Essenciais; A Evolução como Diferencial Competi-tivo; A Credibilidade como Ativo –, a companhia lançou, em janeiro deste ano, o projeto “Cultivando as Raízes Brasileiras”.

A iniciativa tem por objetivo a formação e o desenvolvimento dos nossos colaboradores, a partir da divulgação e da valorização da cultura brasileira, manifestada nas artes, no folclore, na música, nos esportes e, até mesmo, na história geral do Brasil. Para isso, periodi-camente, comunicados sobre os

temas propostos são veiculados a todos os profissionais da compa-nhia por meio dos canais internos de comunicação.

“Os comunicados do projeto ‘Cultivando as Raízes Brasileiras’ chegam ao nosso time por meio de e-mail marketing, quadros de co-municação interna e, até mesmo, através do Diálogo com a Gestão”, comenta Rafaela Matos, analista de Comunicação Interna. Na intranet, os temas ganham conteúdo com-plementar e as pessoas têm tam-

bém a opção de curtir e comentar a publicação.

No primeiro semestre do ano, vários temas foram pautas do pro-jeto, dentre eles, a Lavagem do Bonfim, em Salvador, o Carnaval, maior festa popular brasileira, e as comemorações de São João, que agitam o Nordeste do país de for-ma tão especial.

Acompanhem os comunicados relacionados ao projeto que conti-nuaremos a veicular em nossos ca-nais internos de comunicação.

Na Pauta

18 | Diálogo

Carinho que se põe à mesaEm parceria exclusiva com o cake boss Buddy Valastro, Dona Benta inova no mercado com modernização da marca e lançamento de produtos

Em volta da mesa, as famílias se reúnem e as pessoas se

encontram. Elas dividem momen-tos, compartilham experiências, aprendem tradição. À mesa, o café da manhã com aquele bolo caseiro, o almoço com aquele pedaço de torta deliciosa e o lanche da tarde com aquele pãozinho fofinho são recheados de carinho e aconchego.

Pensando na união das pessoas e no cuidado com que elas pre-param as refeições, a J.Macêdo reformulou a marca Dona Benta e trouxe ao mercado novos produ-tos, com a linha Delícias da Dona Benta. Embalagens totalmente modernizadas assinalam esse mo-mento inovador para a marca de farinhas de trigo mais tradicional do país, num esforço de ampliar a nossa participação em todo o Brasil e reforçar os valores de Dona Benta, já consagrada nas casas dos consumidores brasileiros.

O projeto é fruto de um lon-go trabalho de união de todas as áreas da empresa e traz uma im-portante revolução ao mercado de farinhas de trigo. Os investimentos incluem uma parceria inédita com o chef confeiteiro norte-america-no mais renomado da atualidade: Buddy Valastro. Além disso, ações de marketing, como a criação de uma plataforma de mídia digital, e em pontos de venda são parte dos planos para o novo momento da marca.

“A J.Macêdo, como líder do segmento de farinhas e contan-do com a marca mais querida do Brasil, tem o papel fundamental de capitanear os movimentos de evolução da categoria”, informa a diretora Comercial da J.Macê-do, Bárbara Miranda. “Ao revi-gorar o visual de Dona Benta, es-tamos estabelecendo um padrão de imagem de qualidade, de superioridade e, acima de tudo, reforçando os valores da marca. Desta forma, reafirmamos nossa posição de liderança e de mar-ca aspiracional para o consumi-dor”, acrescenta a diretora.

Parceria de sucessoÉ a primeira vez que o cake boss Bu-

ddy Valastro, sucesso na TV e no mer-cado confeiteiro, associa sua imagem a uma companhia do setor alimentício da América Latina. A J.Macêdo enxergou relevância nessa parceria ao perceber que os valores dele casam exatamente com os valores de Dona Benta: valori-zação da tradição em família, reconhe-cimento pelos consumidores brasileiros, qualidade e, principalmente, o cuidado e o carinho no preparo das receitas.

“A parceria Buddy e Dona Benta é um casamento perfeito. Mais do que associar nossa marca a uma celebrida-de, estamos criando um vínculo com uma personalidade muito querida e que comunga dos mesmos valores da nossa marca. Eles se complementam e se alavancam mutuamente. Temos um enorme potencial a ser explorado daqui pra frente”, afirma Bárbara.

A figura do confeiteiro estampa as linhas de maior valor agregado da mar-ca e está presente também em ações de marketing e nas mídias sociais da J.Macêdo. O contrato de parceria tem duração de quatro anos.

Conheça, a seguir, as diversas ini-ciativas desenvolvidas pela nossa em-presa para comunicar as novidades de Dona Benta ao mercado, aos consu-midores, clientes e colaboradores da companhia, e entenda como todo esse movimento está alinhado a um importante pilar da nossa Filosofia Em-presarial: a Evolução como Diferencial Competitivo.

História de Capa

Diálogo | 19

O que há de Todo o processo da cons-

trução do reposicio-namento da marca Dona Benta foi cuidadosamente pensado e executa-do pelas diversas áreas da empresa ao longo de um ano e envolveu um grande estudo de marca. Tudo co-meçou com uma pesquisa que levou a J.Macêdo até a casa dos consumi-dores, onde a empresa pôde conhe-cer o que é usado por eles no dia a dia na preparação das receitas, como as cozinhas são decoradas e o que é importante para eles nesse espaço. Foi daí que veio a inspiração para o desenvolvimento da nova logomarca e para a construção do design das novas embalagens.

“Vimos que o carinho que o consumidor tem ao preparar suas receitas é o mesmo carinho que te-mos ao produzir nossos produtos, e quisemos entender como esse cari-nho é expresso para o consumidor na sua própria casa”, explica o ge-rente de Marketing, André Raccah.

Ele acrescenta que a reformulação é uma estratégia para movimentar os mercados em que a marca atua no mercado de trigo. “Esse é um merca-do pouco explorado. Nosso objetivo é

fazer com que a categoria de farinha de trigo deixe de ser uma commodity e possa se reinventar. Tomamos a frente nessa iniciativa e acreditamos que temos condições de puxar essa virada dentro dos segmentos em que atuamos”, diz. “Dona Benta é uma marca já consagrada pelo consumi-dor. Ela tem uma história e faz parte da história das pessoas. Por isso, não pode parar, precisa ter novidades. Afinal, as necessidades dos consumi-dores mudam e a gente precisa estar na mesma velocidade”, acrescenta o gerente.

O novo visualA gerente de Produto Andréia

Fukuda esclarece que o reposicio-namento da marca está relaciona-do à modernização desta. “Manti-vemos as cores azul e dourado da logo, mas mudamos a tipologia para uma fonte mais arredondada e legível. Também eliminamos ruídos, para deixá-la mais limpa, centraliza-mos o ‘Benta’, para ficar mais or-ganizada, e a protegemos com uma renda, fazendo menção a uma toa-lha de renda, que observamos nas casas dos consumidores.” Ela res-salta que todas as mudanças foram

20 | Diálogo

novo por aíaos seus pilares de ser caseiro, feito com carinho e trazer aconchego.

Para a diretora Comercial, Bárba-ra Miranda, o sucesso de tantas mu-danças é fruto de um trabalho muito alinhado. “Traz-me muito orgulho reconhecer que um ponto crucial desse projeto foi a demonstração da qualidade, colaboração e enga-jamento do time multifuncional”, destaca ela, que reforça: “Sem esse espírito de equipe, não teríamos al-cançado este enorme sucesso. Cada colaborador das diferentes áreas dei-xou seu legado, sua marca.”

cançado este enorme sucesso. Cada colaborador das diferentes áreas dei-xou seu legado, sua marca.”

Produtos ainda mais deliciososAs grandes novidades de produ-

tos estão concentradas na catego-ria de mistura para bolos, e nela foi lançado um novo segmento: Delí-cias da Dona Benta. São produtos à base de chocolate com os sabores Chocolate, Floresta Negra, Choco-late com Avelã e Brownie. Na linha de caixinhas, foram lançados o Bolo Formigueiro e o Petit Gateau. Além disso, todas as receitas foram alte-

radas para trazer aos consumidores bolos mais macios e fofinhos.

O Brasil todo vai conhecer as novidades das embalagens Dona Benta. Os produtos De-lícias da Dona Benta foram lançados este ano nas re-giões Sul e Sudeste. O lançamento para a região Nordeste está previsto para 2017.

pensadas de forma a não descarac-terizar a marca, mas modernizá-la.

O design das embalagens pas-sou por uma mudança profunda e disruptiva. O fundo remete a azu-lejos portugueses, outro elemento presente nas cozinhas dos consu-midores. Para cada família de pro-dutos, diferentes ícones foram sele-cionados para compor o design dos “azulejos”, como colheres, xícaras, flores, rolos de massa e macarrão, que ilustram o que foi visto de re-levante nas casas dos consumidores e que estão relacionados à marca e

Diálogo | 21

Comunicando as novidades

Como inovação é o lema de todo o projeto

que envolve esta nova fase da mar-ca Dona Benta, o lançamento das novidades não poderia ser diferen-te. Para a imprensa, ele aconteceu de forma inusitada, em um espaço chamado Open Kitchen, em São Paulo, no dia 02 de agosto.

Formadores de opinião, bloguei-ros, jornalistas de revistas especiali-zadas e de meios de comunicação em geral foram recebidos pessoal-mente pela diretora Comercial, Bárbara Miranda, que coordenou a apresentação das novidades. Por meio de um link ao vivo com Nova Iorque, eles conversaram com o pre-sidente executivo da J.Macêdo, Luiz Henrique Lissoni, direto da fábrica do chef confeiteiro Buddy Valastro, que também respondeu a pergun-tas. Os jornalistas que não consegui-ram comparecer também puderam acompanhar a coletiva de forma online. No total, foram mais de 240 participantes presenciais e virtuais.

Na avaliação do gerente de Marke-ting, André Raccah, a iniciativa foi mui-to importante estrategicamente. “Abrir um canal de contato com os forma-dores de opinião é fundamental para atingir os nossos objetivos de mercado e com o consumidor”, analisa.

Dona Benta nas mídias digitais

André conta que todas as ativi-dades da marca são divulgadas nas mídias sociais de Dona Benta, como as ações de marca, os lançamentos de produtos, receitas e até o lan-çamento da parceria com o Buddy. “Estamos fazendo uma reformula-ção do site e definindo nossa estra-tégia de mídias sociais, que atual-mente acontecem mais ativamente no Facebook e no Instagram, a fim de estabelecer um relacionamen-to mais contínuo e próximo com o consumidor”, explica.

Road Show

Para apresentar as novidades a toda a equipe Comercial da J.Ma-cêdo, as equipes de Marketing e de Trade Marketing viajaram o país, do Nordeste ao Paraná, para a realiza-ção de um evento chamado Road Show. Nesses encontros, realiza-dos na primeira semana de agosto, foram explicadas as novidades da marca, novas embalagens, novos produtos e planos atrelados aos lançamentos de Dona Benta, como promoção ao consumidor, campa-nha de mídia online, materiais de pontos de venda, entre outros.

E m todas as unidades, os cola-boradores estiveram reunidos

para acompanhar a transmissão da coletiva de imprensa no dia 2 de agosto. Após uma contagem regressiva, todos puderam ver, ao vivo, o presidente executivo da companhia, Luiz Henrique Lissoni, ao lado do Buddy, dire-tamente da sua cozinha experi-mental em Nova Iorque (EUA).

A reformulação da logo de Dona Benta e as novas embala-gens dos produtos da marca tam-bém foram destaque nas reuniões de Diálogo com a Gestão do mês de agosto. Na ocasião, os colabo-radores assistiram a uma mensa-gem motivadora, alegre e cheia de carinho de Buddy Valastro. Houve, ainda, sorteio de kits contendo pano de prato e luva térmica, decorados com a nova identidade visual.

As novidades da marca ain-da foram divulgadas em todos os canais de comunicação inter-na ao longo do mês de agosto. Além disso, a comemoração dos Aniversariantes do Mês também teve um gostinho especial. O bolo servido foi decorado com a nova logo da marca e os ho-menageados fizeram um brinde com um pedaço do bolo, reme-tendo ao brinde celebrado entre Lissoni e Buddy no vídeo de di-vulgação da parceria.

Ações internas também comemoram as novidades de Dona Benta

Coletiva de imprensa foi transmitida ao vivo para colaboradores da J.Macêdo em todo o Brasil

22 | Diálogo

Inovações chegam ao mercado

Para que todas as inova-ções da marca Dona

Benta cheguem de forma estrutura-da aos consumidores, a área de Tra-de Marketing da J.Macêdo preparou uma série de ações para o varejo e os consumidores. “O pacote de investi-mentos que estamos planejando será um diferencial se comparado a ações realizadas no passado”, anuncia a di-retora Comercial, Bárbara Miranda. “Reconhecemos que todos os lança-mentos necessitam de foco e apoio para que atinjam seu potencial má-ximo. Estamos confiantes que, com o plano, e associados à imagem de nosso parceiro Buddy, daremos uma supervisibilidade aos lançamentos.”

Uma cobertura abrangente em termos de canal foi especialmente desenhada para os pontos de venda, que receberam materiais impactan-tes para ressaltar as novas embala-gens da marca e seus elementos, assim como os novos produtos de cada linha. O objetivo é chamar a atenção dos consumidores para a modernização de Dona Benta em cada categoria e auxiliar os clientes a organizarem a exposição dos pro-dutos nas lojas, além de comunicar a promoção Receita de Carinho, reali-zada durante os meses de outubro e novembro em todo o país.

Outra plataforma importante é o incentivo J+, que acontece tanto para nossa equipe interna de Ven-das, quanto para as equipes indire-tas, que trabalham com nossos pro-dutos nos distribuidores. Além disso, também serão incentivados os ges-tores (ou proprietários) dos distribui-dores e os principais varejistas e ata-cadistas. Os melhores desempenhos concorrem a viagens a Nova Iorque, para conhecer melhor a cidade do nosso parceiro Buddy Valastro.

A comunicação sobre as ações de suporte aconteceu em diversas reu-niões realizadas em todo o país com a equipe J.Macêdo, além de apre-

sentações feitas diretamente aos clientes. A gerente de Trade Marke-ting, Thatiane Corbellini, ressalta que o feedback dos clientes tem sido bastante positivo. “Estamos trazen-do para o mercado ações que têm ajudado o varejo a movimentar os consumidores e aumentar a venda média por loja. Neste momento do Brasil, isso faz toda a diferença com os clientes”, afirma.

Promoção preparada com carinhoSe de um lado a J.Macêdo trabalha

para atender bem os clientes, de outro ela também mostra uma atenção mui-to especial ao consumidor final. Até o final de novembro, a promoção Re-

ceita de Carinho com Buddy & Dona Benta distribuiu prêmios todos os dias e mais cinco viagens para Nova Iorque, para conhecer a Carlo’s Bakery, loja do chef confeiteiro Buddy Valastro.

Aventais exclusivos Dona Benta & Buddy

Máquinas de pão

Tablets recheados de receitas

com direito a 1 semana com acompanhante a

para conhecer a fábrica do Buddy!

Diálogo | 23

Relacionamento e comunicação das novidades

O relacionamento com os clien-tes é um pilar importante para

a J.Macêdo. Por isso, como já vem acontecendo há alguns anos, a companhia participou da Feira da Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores de Produtos Indus-trializados (ABAD), nos dias 8, 9 e 10 de agosto, em São Paulo, desta vez, com um formato diferenciado: como patrocinadora do evento. A empresa esteve presente com uma sala VIP, na qual pôde dar trata-mento exclusivo a esses clientes. De acordo com a gerente de Trade Marketing, Thatiane Corbellini, a iniciativa está alinhada à importân-cia do canal indireto para a estra-tégia da companhia. “Entendemos que, dessa forma, seria mais inte-ressante, para termos contato mais próximo com os clientes do canal indireto, que são os distribuidores e atacadistas. Esse canal é muito importante e o que mais cresce na companhia”, explica.

Durante a realização da feira, aconteceu a 2ª edição do Encontro Nacional de Distribuidores J.Macê-do (ENAD), com a participação de

todos os clientes do segmento. A reunião envolveu uma explicação detalhada a respeito das novidades relacionadas à Dona Benta. Para fazer os participantes entrarem no clima dos lançamentos da marca e da parceria com Buddy Valastro, uma dinâmica de motivação e engajamento agitou ainda mais o evento. Clientes e gerentes territo-riais de vendas da J.Macêdo tiveram 15 minutos para confeitar um bolo,

simulando um reality show como os apresentados pelo chef confeiteiro em programas de televisão. “Nos-sa proposta foi passar a mensagem de executar um trabalho em equipe com alegria e vibração, que é o es-pírito que trabalhamos com a área Comercial”, comenta a gerente.

Dentre as estratégias da empre-sa para o canal indireto, também foram apresentados os resultados do primeiro semestre e foi feita a premiação do melhor distribuidor do primeiro semestre, a Gonzaga Distribuidora, de Parnamirim (RN), que ganhou um caminhão VUC. Essas são ações que integram o Programa J+, uma campanha de incentivo anual que assume um formato diferenciado em 2016. O coordenador de Trade Marketing, Rafael Piovesan, explica que agora se trata de uma plataforma de in-centivo, que está acontecendo du-rante todo o ano. “O J+ começou em fevereiro e segue até dezembro. Além do canal distribuidor, também engloba novos participantes, com a

24 | Diálogo

inclusão do canal atacado e varejo e das equipes de vendas e de promo-ção da J.Macêdo”, afirma.

O programa foi dividido em qua-tro ciclos: Verão e São João, no pri-meiro semestre, e Inverno e Receita de Carinho, no segundo semestre. Este último ciclo faz menção à pro-moção voltada aos consumidores fi-nais que, além de distribuir prêmios diariamente, dará cinco viagens a Nova Iorque para conhecer a fábri-ca do Buddy.

Nova Iorque também será o des-tino do cliente que mais pontuar ao final do J+. Será uma viagem com uma programação exclusiva-mente preparada pela J.Macêdo, incluindo uma visita à padaria do Buddy. “A viagem como prêmio final é cuidadosamente pensada para ser uma experiência pessoal, que também possa agregar ao negócio. Neste ano, vinculamos o prêmio à nossa parceria com o Buddy”, conta Rafael.

Estreitando laçosProximidade também foi o ob-

jetivo da realização do Conexão com o Cliente, que aconteceu em diversos locais para todos os canais de venda: varejo, atacado e distri-buidores.

No Rio de Janeiro (RJ), os prin-cipais varejos e distribuidores da região se reuniram no dia 08 de ju-

lho e conheceram as novidades de Dona Benta. A apresentação foi fei-ta pela diretora Comercial, Bárbara Miranda, que resgatou a história da empresa de forma breve, abordou a posição da J.Macêdo no mercado do Rio e finalizou com os lançamen-tos da marca.

“Antecipamos os lançamentos de Dona Benta aos clientes da re-gião. Isso acabou gerando frutos muito positivos, porque consegui-mos dar mais peso à apresentação e mostrar a estratégia da marca de forma estruturada, a fim de que eles possam desenvolvê-la nos pon-tos de venda. Além disso, fortalece a nossa aliança comercial no dia a dia”, explica o gerente territorial de Vendas Emerson Bueno.

No dia anterior ao encontro com os clientes, aconteceu o Co-

nexão com a Equipe, em reuniões específicas com os promotores e o time Comercial. Na ocasião, eles puderam conhecer as novidades da marca Dona Benta também de for-ma antecipada.

Já em Fortaleza (CE), os clien-tes da região foram convidados a passar o dia 22 de junho sob uma programação intensa de apresen-tações conduzidas pela diretora Comercial da empresa, que abor-dou o que a J.Macêdo está trazen-do de inovação e falou detalhada-mente sobre os lançamentos de Dona Benta.

O gerente territorial de Vendas Célio Moreira Pinto explica que o evento foi importante para mostrar que, independentemente do cená-rio econômico do país, a J.Macêdo continua a investir e a inovar. “Com isso, a empresa deixa claro que va-loriza a importância do cliente ao levar a ele a informação, em primei-ra mão, sobre a inovação que está trazendo ao mercado com toda a reformulação de Dona Benta.” O time Comercial de Fortaleza tam-bém participou do encontro, o que permitiu um alinhamento mais efi-caz sobre os investimentos da com-panhia e suas estratégias.

Nos dias 8 e 9 de novembro foi realizado na Bahia o Conexão com a Equipe e o Conexão com o Cliente, respectivamente, ambos com a pre-sença da nossa diretora Comercial, Bárbara Miranda, e da diretora de Pessoas e Gestão, Otameiry Furtado.

Diálogo | 25

São José dos Campos

A excelência está a caminhoProjeto Excelência em SSMA visa diminuir perdas, reduzir acidentes, melhorar processos e gerar mais qualidade às operações

Uma grande mudança cultural em Segurança, Saúde e

Meio Ambiente (SSMA) está em curso na J.Macêdo. O Projeto Excelência em SSMA tem por base os pilares de Sus-tentabilidade Ética da companhia. Seu objetivo é estabelecer um completo e robusto sistema de gestão, que pos-sibilite à organização reduzir perdas, a busca do zero acidente, aprimorar processos e avançar em quali-dade nas operações.

“Trata-se de uma ge-nuína transformação na forma de pensar dentro da organi-zação, por meio de uma metodologia que nos oferece cer-ca de 90 ferramen-tas”, informa o geren-te de SSMA, responsável

também pela área Patrimonial, Ranieri Kalil Rocha da Silva. Segundo ele, o trabalho, a ser realizado no período de 30 meses, conta com o apoio da DuPont, consultoria es-pecializada no assunto e referência mundial na im-plementação em sistemas de Gestão em Segurança,

Saúde e Meio Ambien-te. “Após esse perío-

do, marcado por treina-mentos e capacitações, a metodologia imple-mentada permanece. O foco é implantar o projeto para que ele vire processo e esteja

incorporado ao nosso dia a dia”, explica Ra-

nieri, que complementa:

Na Pauta

“O projeto de Excelência em SSMA contribui fortemente para o aumento do desempenho

da unidade e para a obtenção

do Acidente Zero. Em São José

dos Campos, o lançamento foi empolgante e fortaleceu os valores da empresa. Os colaboradores participaram efetivamente e o clima laboral vem melhorando a cada dia com o avanço do projeto.”

Reginaldo Cain – Gerente de Planta na unidade de São José dos Campos

26 | Diálogo

“Estamos em busca da excelência. A DuPont tem registros de empresas com 30 anos sem acidentes com afasta-mento, ou seja, atingirmos essa meta é, sim, possível”, reforça. 

As diversas atividades do projeto permitirão maior disciplina operacio-nal a todas as unidades da J.Macêdo, com reflexos, inclusive, em eficiência e produtividade. “O trabalho é para que nossos colaboradores e lideranças tenham uma visão diferenciada em SSMA. Queremos estabelecer a gestão, que é o oposto de trabalhar de forma meramente reativa”, explica o gerente.

Segundo ele, a gestão de SSMA é justamente o que diferencia uma empresa com um processo robusto, na qual um sistema de governança em SSMA passa a fazer parte da rotina da companhia, com a criação de comitês

mensais, e reuniões pas-sam a ser realizadas com a participação da Diretoria. Por isso, o novo pro-jeto é um divisor de águas para a J.Macêdo. “Os resultados de um trabalho como esse são fantásticos. Os índices de acidentes caem efetivamente. A ex-pectativa é de que haja uma redução significativa em toda a J.Macêdo. Va-mos mexer em todos os macroproces-sos, das diversas áreas, de Qualidade, Produção, Logística, Comercial, etc. Isso representa uma verdadeira revo-lução para o estabelecimento de uma nova cultura.

“Considerando o envolvimento dos que participaram do planejamento e da execução, podemos afirmar que o lançamento

foi excelente. Atingimos o objetivo

com a participação de praticamente 100%

dos colaboradores próprios e terceiros da unidade. Todos gostaram e demonstraram muito interesse em adotar melhor atitude com relação ao tema.”

Dirceu Véspero – Gerente de Planta no Moinho de Fortaleza

Fortaleza

Simões Filho

Diálogo | 27

EtapasAs ações, que começaram em

maio deste ano, serão concluídas em outubro de 2018. Douglas Franklin, facilitador corporati-vo do projeto e na unidade de São José dos Campos, dá um panorama do que foi fei-to. “Realizamos a reunião de kick-off em maio, na presença do nosso presidente executivo, de diretores, gerentes corporati-vos e de plantas. Também foram pro-movidos um workshop sobre o tema e o seminário Executive Leadership Workshop (ELW) para a liderança. Além disso, criamos um comitê exe-cutivo”. Em julho, houve a primeira reunião desse grupo, do qual fazem parte o presidente e os diretores.

“Durante todo o período de im-plementação do projeto, acontecerão reuniões mensais, com a instalação de um comitê coordenado pelo Diretor Industrial e composto por seus ge-rentes das plantas. Também existem outros grupos para discussões em cada uma das unidades operacio-nais”, explica Douglas. Em paralelo aos comitês, são formados 13 gru-pos de trabalho para implantação das ferramentas técnicas e realização de reuniões, quando foram aprovadas as ações, e implementação dos pro-cedimentos relacionados ao projeto.

Um diagnóstico já foi realizado para saber como a J.Macêdo está em relação a SSMA. Por meio de uma pesquisa com os colaboradores,

fotos e conversas com as pessoas em campo, foi levantada a situação das unidades operacionais de For-taleza (CE), Salvador (BA), São José dos Campos (SP) e Si-mões Filho (BA). O resultado servirá de parâmetro para fu-turas análises da ges-tão. A DuPont usará o índice de implementa-ção das atividades, que vai de 25% a 100%, para avaliar o avanço obtido. Em agosto, foram realizados eventos de lançamento do projeto em Fortaleza, Salvador, São José dos Campos e Simões Fi-lho. Em dezembro, será a vez das unidades de Maceió e Londrina.

Acompanhe, através dos canais de comunicação interna, a evolução dessa importante iniciativa.

 “O lançamento foi um evento

como nunca aconteceu na J.Macêdo. Todos trabalharam juntos com o mesmo objetivo:

a Excelência. A liderança entendeu

a importância do tema e os colaboradores

se animaram ao cantar o jingle do projeto, que nasceu aqui na unidade de Salvador. Conseguimos fazer da atividade um marco na história de nossa unidade. A receptividade dos funcionários foi excelente.”

Luiz Periotto – Gerente de Planta do Moinho Salvador e Fábrica de Misturas

“O evento de lançamento aqui na planta foi o de maior impacto nos últimos anos. O engajamento

foi total. As pessoas compreenderam muito bem a proposta e acredito que todos estão abertos ao projeto. Devido à importância e ao apelo de conscientização promovido na ocasião, houve pessoas que até se emocionaram com os depoimentos de fatos do passado.”

Rogério Azoubel – Gerente de Planta nas unidades de Maceió e Salvador (Massas)

e Simões Filho

Salvador

28 | Diálogo

Um grande movimento de modernização e atualiza-

ção tecnológica está transformando a J.Macêdo

Com investimentos de aproxi-madamente R$ 500 milhões e o objetivo de conduzir uma intensa renovação tecnológica, a J.Macêdo colocou em prática projetos que irão atualizar o parque fabril e resultar em maiores ganhos em segurança, saúde, meio ambiente, qualidade e produtividade. A jornada teve início em 2014 e prevê a atualização tec-nológica de toda a empresa, com maior volume de investimentos nas unidades do Nordeste, incluindo: modernização do moinho e a re-cepção de trigo no porto em Salva-dor, ampliação e modernização da fábrica de biscoitos e construção de uma nova fábrica de massas em Si-mões Filho, além da construção de silos para armazenamento de trigo e modernização dos moinhos de Fortaleza e de Londrina.

Todos esses investimentos estão alinhados com o Plano Estratégico 2017-2020, os projetos Excelência em SSMA, Certificação FSSC 22.000 (Food Safety System Certification ou Certificação do Sistema de Se-gurança de Alimentos 22.000), que

tem seu piloto em andamento na unidade de São José dos Campos, e a visão futura das demais unidades industriais, em termos de adequa-ção de infraestrutura e tecnologia.

A fim de viabilizar e oferecer su-porte a esse importante movimento da companhia, também está em implantação o Escritório de Geren-ciamento de Projetos – EGP que deve mudar a forma como os pro-jetos são conduzidos na J.Macêdo.

O Escritório de Gerenciamento de Projetos da J.Macêdo visa as-segurar ainda mais transparência no desenvolvimento dos investi-mentos, disponibilizar informações atualizadas e acessíveis sobre os projetos para auxiliar na tomada de decisões, dar suporte aos líderes dos projetos, mantendo o alinha-mento com as metas corporativas, fornecer documentos e ferramen-tas padronizadas e disseminar uma cultura organizacional propícia ao desenvolvimento de projetos.

A iniciativa vai conferir melhoria em todos os projetos, ao estabele-cer diretrizes e procedimentos para padronizar a forma como os proje-tos serão conduzidos desde a sua análise preliminar até a sua imple-mentação. O EGP terá como base

as boas práticas do Project Manage-ment Body of Knowledge (PMBOK) do Project Management Institute – PMI, que conta atualmente com mais de 650 mil associados em mais de 185 países.

O Escritório de Gerenciamento de Projetos está sob a responsabi-lidade da área de Projetos e Inves-timentos Industriais, que passou re-centemente aos cuidados de Daniel Lustosa. Com mais de 15 anos de experiência em grandes projetos de infraestrutura e mobilidade urbana, em negociação de contratos com instituições como o Banco Interame-ricano de Desenvolvimento – BID, o Banco Nacional do Desenvolvimen-to – BNDES e a Caixa Econômica Federal, Daniel tem também sólida vivência acadêmica como Pesquisa-dor e Professor de Instituições como a Universidade Federal do Ceará – UFC, a Universidade de Fortaleza – UNIFOR e a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ.

A previsão é que muito em bre-ve seja possível fazer o controle dos grandes projetos de renovação tecnológica da J.Macêdo seguindo as boas práticas do guia PMBOK e garantindo o sucesso e retorno dos investimentos da companhia.

EGP vai padronizar a gestão de projetos na empresa

Na Pauta

Mais e melhor

Diálogo | 29

Na Pauta

Mais capacitados para o futuroAcademia J.Macêdo completa um ano de bons resultados para a empresa e para os colaboradores

Em 2015, a J.Macêdo lançou um programa de formação

continuada para capacitar os cola-boradores: a Academia J.Macêdo. O projeto teve início com foco na li-derança, por meio da Academia de Líderes. Um ano após a implantação da iniciativa, vários resultados já fo-ram obtidos tanto pelos participantes como pela empresa.

“A Academia de Líderes formou to-dos os membros da coordenação nos princípios básicos de pessoas e gestão”, explica a gerente de Desenvolvimento Organizacional, Andréa Vernacci. A formação dos gestores tem impacto sobre suas equipes, que, consequente-mente, melhoram processos. Os líderes operacionais também já concluíram esse módulo de treinamento. “Um dos benefícios é a garantia de que os parti-cipantes viram com profundidade todo o ciclo de gestão de pessoas e podem aplicar isso em seus times”, destaca.

Ao longo desse primeiro ano, os gerentes também finalizaram os mó-dulos sobre Líder Coach, Orientação ao Cliente, Olhar de Dono e Visão Sis-têmica. “Esses conteúdos permitem a eles, além de atuar com a equipe, trabalhar em competências críticas internamente”, afirma a gerente. Em setembro, os colaboradores desse ní-vel de gestão participaram do módulo sobre Equipes de Alta Performance.

NovidadesAté o fim do ano, a J.Macêdo

lançará a Escola de Vendas, que será destinada aos promotores, vendedores, coordenadores e ge-rentes de vendas. A iniciativa trará módulos de acordo com as compe-tências das funções desse grupo. Além disso, o projeto da Escola de Operações foi retomado. “Estamos mapeando os conhecimentos, habi-lidades e competências para cons-truir a matriz e as trilhas dessa esco-la”, ressalta Andréa. O lançamento também está previsto para o final de 2016.

Outra novidade em relação à Academia e às Escolas vem do mundo digital. “Disponibilizaremos um apanhado dos conteúdos traba-lhados nessas iniciativas na intranet para que os novos líderes possam acessá-los de forma mais imedia-ta”, anuncia a gerente. Para ela, as ações são um passo importante para a J.Macêdo. “Elas ajudam a construir o futuro da empresa e dos colaboradores, promovendo a gera-ção de conhecimento.”

Uma iniciativa para todos

A Academia J.Macêdo propõe a possibilidade de analisar as compe-tências e necessidades das diferentes

áreas, para que, dessa forma, seja criada uma trilha de conhecimento continuada para cada setor da com-panhia. Por isso, ela está organizada em três dimensões: liderança, negó-cios e cultura. As dimensões de lide-rança e negócios já estão em anda-mento e, para o futuro, a Academia terá treinamentos sobre a cultura J.Macêdo, com capacitação direcio-nada a todos os colaboradores.

Objetivos da Academia J.Macêdo

Disseminar a cultura organizacional por meio de educação integrada e continuada;

Contribuir para o desempenho e resultados, principalmente nesse momento de transformação;

Elevar o nível de conhecimento e aprendizado dos colaboradores, aprimorando suas competências;

Suportar a construção de Planos de Desenvolvimento atuando nas necessidades específicas de cada área e indivíduos.

30 | Diálogo

Tem novidade no ar!

Novo site da J.Macêdo tem visual mais moderno e muito mais conteúdo

O site institucional da J.Macêdo acaba de passar por uma to-

tal reformulação. Agora responsi-vo, ou seja, acessível por meio de computadores, tablets e smartpho-nes, ele é voltado ao público ex-terno, mas traz também links para os colaboradores. Com um layout mais amigável, o novo site ficou mais moderno e clean.

O trabalho de reconstrução du-rou cerca de quatro meses e, se-gundo a coordenadora de Comuni-cação, Zilmara Azevedo, o objetivo é trabalhar a marca institucional da companhia. “O site é um grande passo para fortalecer a nossa ima-gem”, afirma. Tudo ganhou cara nova: até a informação da linha do tempo, com os principais fatos da empresa, foi atualizada.

A navegabilidade e a disposição das informações são frutos de um esforço conjunto das áreas de Co-municação e Marketing da J.Macê-do. “Pessoas interessadas em traba-lhar na empresa poderão acessar a página e conhecer ainda mais sobre a nossa companhia. Com isso, o site contribuirá para que possamos cap-tar os melhores talentos, além de

disponibilizar informações atualiza-das para parceiros de negócios, for-necedores, mídia e também inves-tidores”, afirma. Para este último público, inclusive, existe um filtro para download de documentos, que antes não estava disponível.

O site traz banners rotativos com informações atualizadas sobre os produtos da J.Macêdo e proje-tos relevantes da empresa. Quem o acessa ainda pode obter dados sobre a história da empresa, seus valores, ações de responsabilidade social, sustentabilidade ética, as-sessoria de imprensa, informações sobre as unidades, inclusive com lo-calização via Google Maps, além de poder fazer download de todas as edições da revista Diálogo.

No menu Nossos Produtos, o usuário pode conhecer os segmen-tos de atuação da J.Macêdo e todas as marcas da empresa, nacionais e regionais, além de todas as suas linhas e produtos. “No novo site incluímos informações sobre o seg-mento de Nutrição Animal, em que atuamos com a venda de farelo e remoído de trigo. É um tema iné-dito na nossa página”, destaca a

coordenadora. Ela também revela que, em breve, o site deverá trazer vídeos institucionais e de eventos internos, já que a nova ferramenta possibilita o uso desse recurso.

A plataforma em que o site foi construído permitirá também a mensuração de acessos, feita de for-ma automática. “Com esse acom-panhamento, podemos checar dia a dia as notícias com mais visitação, as páginas mais visualizadas e o tempo médio de navegação. As informa-ções serão compartilhadas com a diretoria e nossa área de Marketing para, a partir daí, direcionarmos a in-serção de conteúdo.”

O novo site foi criado pela MZ Group e a atualização periódica passa a ser feita pela área de Comunicação. Novidades do site

Ferramenta de pesquisa.Área dedicada aos colaboradores para acesso ao e-mail.Links para acesso às redes sociais (Instagram, Facebook, Youtube) das marcas nacionais de produ-tos da J.Macêdo.Menu específico sobre Talentos e Carreiras.

Na Pauta

Acesse e conheça!www.jmacedo.com.br

Diálogo | 31

Visite nossa cozinha

IngredientesBolo: 1 embalagem de MISTURA PARA BOLO DONA BENTA SABOR FESTA; 3 ovos; 2 colheres (sopa) de manteiga; ¾ xícara (chá) de leite.

Recheio: 4 gemas; 10 colheres (sopa) de açúcar; 2 colheres (sopa) de FARI-NHA DE TRIGO DONA BENTA TIPO 1; 3 xícaras (chá) de leite.

Calda para umedecer: 1½ xícara (chá) de água; 4 colheres (sopa) de açúcar.

Frutas: 2 xícaras (chá) de morangos cortados em 4 pedaços; 6 morangos inteiros para decorar; ¾ xícara (chá) de amoras; ¾ xícara (chá) de mirtilos; Açúcar de confeiteiro para polvilhar.

Modo de PreparoBolo: Prepare a mistura DONA BEN-TA conforme as instruções da emba-lagem. Coloque em uma assadeira redonda sem furo no meio e asse em forno preaquecido a 180ºC por 40 minutos, ou até que, enfiando um palito no centro, este saia limpo.Recheio: Misture bem as gemas com a farinha e metade do açúcar. Reser-ve. Leve ao fogo o leite com a outra metade do açúcar. Ao levantar fervu-ra, coloque uma concha do leite na mistura das gemas, sempre mexendo

Tempo de preparo: 1 horaRendimento: 12 porções

para não talhar. Coloque mais uma concha, misture mais um pouco, e coloque a mistura na panela com o restante do leite. Volte ao fogo mé-dio, sempre mexendo, até formar com creme espesso. Fora do fogo, coloque o creme em um recipiente que vá à geladeira e cubra com filme plástico para impedir que crie uma película. Reserve até a hora de usar.Calda: Leve a água e o açúcar ao fogo até levantar fervura. Reserve. Montagem: Corte o bolo na hori-zontal em três partes, formando três discos. Coloque a base do bolo em um prato e regue com metade da cal-

da reservada. Espalhe parte do recheio e metade dos morangos cortados. Disponha o disco de bolo do meio e regue com o restante da calda reser-vada. Coloque metade do recheio res-tante e os outros morangos cortados. Cubra com o último disco de bolo e decore só a parte de cima com o res-tante do recheio. Espalhe os morangos inteiros, as amoras e os mirtilos. Leve à geladeira por 4 horas. Na hora de servir, polvilhe açúcar de confeiteiro.

Bolo aparente

A revista Diálogo selecionou para você sobremesas pra lá de saborosas que vão deixar os bons momentos ainda mais gostosos, seja um almoço em família ou uma reunião com amigos. É só escolher e se deliciar!

32 | Diálogo32 | Diálogo

IngredientesCalda: 1½ xícara (chá) de açúcar; ¼ xícara (chá) de margarina.Bolo: 1 embalagem de MISTURA PARA BOLO DONA BENTA SABOR MILHO; 3 ovos; 2 colheres (sopa) de manteiga; ¾ xícara (chá) de leite.Pudim: 1 xícara de leite condensado; 4 ovos; 2 xícaras (chá) de leite; 1 lata de milho em conserva escorrida.

Modo de PreparoCalda: Leve ao fogo uma assadeira com furo cen-tral, com o açúcar e a margarina, e mexa até o açú-car dissolver e ficar com cor de caramelo. Gire a as-sadeira até a calda cobrir toda a lateral. Bolo: Prepare a mistura DONA BENTA conforme as instruções da embalagem. Coloque na assadeira re-servada.Pudim: Bata todos os ingredientes no liquidificador. Despeje cuidadosamente a mistura sobre a massa do bolo. Leve para assar em banho-maria por cerca de 40 minutos, ou até que a superfície esteja doura-da. Retire do forno, espere esfriar e leve para gelar por 4 horas. Desenforme e sirva gelado.

IngredientesBolo: 1 embalagem de MISTURA PARA BOLO DONA BENTA SABOR BAUNILHA; 3 ovos; 2 colheres (sopa) de manteiga; ¾ xícara (chá) de leite.Calda para umedecer: 2 xícaras (chá) de água; ¾ xíca-ra (chá) de açúcar; ½ xícara de licor de amarula. Creme de chocolate: 1 lata de leite condensado; 3 co-lheres (sopa) de chocolate em pó; ½ caixa de creme de leite sem soro.Creme de nozes: 1 lata de leite condensado; 2 xícaras (chá) de nozes; 2 gemas; ½ caixa de creme de leite sem soro.Cobertura: 2 claras; 1 caixa de creme de leite sem soro.

Modo de preparoBolo: Prepare a mistura DONA BENTA conforme as instru-ções da embalagem. Despeje em uma assadeira retangu-lar, untada e enfarinhada, e asse em forno preaquecido a 180ºC por 40 minutos, ou até que, enfiando um palito no centro, este saia limpo. Com o bolo já frio, corte-o em fatias de 1,5 cm e asse-as novamente, até ficarem secas e crocan-tes, como biscoitos. Tome cuidado para não queimar.Calda: Leve a água, o açúcar e o licor ao fogo. Deixe levantar fervura e abaixe o fogo. Deixe até ficar em ponto de fio ralo. Creme de chocolate: Leve ao fogo o leite condensado com o chocolate em pó. Mexa sempre para não grudar no fundo. Deixe em ponto de brigadeiro mole. Fora do fogo, acrescente o creme de leite e reserve.Creme de nozes: Separe algumas nozes para decorar. Bata no liquidificador metade das nozes, até ficar uma farofa fina. Pique com a faca o restante das nozes. Leve ao fogo o leite condensado, as nozes e as gemas. Mexa sempre para

não grudar no fundo. Deixe em ponto de brigadeiro mole. Fora do fogo, acrescente o creme de leite e reserve.Cobertura: Batas as claras até ficarem em neve. Fora da batedeira, misture delicadamente o creme de leite e as claras batidas. Reserve.Montagem: Em um refratário médio, acomode metade dos biscoitos feitos com o bolo e regue com metade da calda. Coloque todo o creme de chocolate, disponha o restante dos biscoitos e regue com a segunda parte da calda. Espalhe o creme de nozes, cubra com as claras em neve e decore com as nozes reservadas. Leve à geladeira por 4 horas. Sirva gelado.

Tempo de preparo: 50 minutosRendimento: 12 porções

Bolo de pudim de milho

Pavê denozes

Tempo de preparo: 1 horaRendimento: 16 porções

Diálogo | 33Diálogo | 33

34 | Diálogo

Na Pauta

Aprimorando a comunicação face a faceA comunicação direta é funda-

mental em todos os ambientes. Seja no trabalho, entre os amigos ou com a família, o diálogo garante que tudo flua bem entre os membros de cada grupo. Além disso, uma troca de mensagens eficiente pode trazer resultados cada vez melhores para todos os envolvidos.

Na J.Macêdo, a comunicação face a face é outro ponto funda-mental. Para reforçá-la ainda mais, a empresa vem investindo em ini-ciativas como o Diálogo com a Gestão e o Plantão No Turno, que, juntas, são aliadas importantes no dia a dia da empresa, promovendo ainda mais interação entre os cola-boradores.

Diálogo com a GestãoGarantir a compreensão do

time sobre os elementos culturais da J.Macêdo, suas crenças e valo-res, solidificar sua Filosofia Empre-sarial e garantir o alinhamento do time à estratégia do negócio e o acompanhamento dos projetos e resultados corporativos e locais.

Esses são os principais objetivos do Diálogo com a Gestão, que até o final de 2016 terá como tema destaque, em todas as suas apre-sentações, Sustentabilidade Ética - Nossa Filosofia Empresarial. O Diá-logo com a Gestão deve acontecer mensalmente, de preferência até o 10º dia útil do mês subsequente, ter em média uma hora de dura-ção e ser conduzido pelas lideran-ças locais. Por sua relevância, os colaboradores de todos os turnos e áreas devem participar.

Fazem parte da agenda men-sal do Diálogo com a Gestão: o Momento SSMA, quando se fala sobre Segurança, Saúde ou Meio Ambiente, a atualização de status dos principais projetos da compa-nhia no momento, a divulgação de nossos resultados corporativos e dos indicadores-chaves de nossas unidades operacionais, além do tema destaque, que sempre traz um assunto relacionado à Susten-tabilidade Ética e seus 3 Pilares, a saber: As pessoas são Essenciais; A Credibilidade como Ativo; e A

Evolução como Diferencial Com-petitivo. A cada encontro do Diálo-go com a Gestão, os participantes também podem fazer perguntas e expor suas sugestões. Tudo para gerar cada vez mais alinhamento na empresa e reforçar a transpa-rência da J.Macêdo.

Altas horas

Levar cada vez mais informação e esclarecer dúvidas de colaborado-res que atuam no turno da noite é o objetivo do Plantão No Turno. A iniciativa acontece semanalmente, quando um profissional da área de Pessoas & Gestão alterna sua jor-nada de trabalho para atender o público da noite. Nesse dia, é rea-lizada uma reunião com os colabo-radores desse turno para tratar de temas corporativos e de interesse da unidade. A agenda pode conter desde orientações sobre segurança até uma mudança no cardápio do refeitório. Além do bate-papo com o grupo, o profissional de Pessoas & Gestão fica à inteira disposição de todos os colaboradores para es-clarecer dúvidas sobre registro de ponto, férias, plano de saúde, entre outros.

O Plantão No Turno também está sendo divulgado em um anún-cio desta edição da Diálogo. Veja mais na página 40.

Sustentabilidade Ética:Nossa Filosofia Empresarial

Assim como na fabricação dos seculares tapetes persas, onde cada fio é amarrado a uma estru-tura de sustentação que se chama urdidura, a nossa Filosofia Empre-sarial é a estrutura de sustentação sobre a qual a gestão tem flexibi-lidade para construir a valiosa tra-ma da operacionalização da nossa estratégia de negócios.

Na condição de empresa fami-liar profissionalizada, unificada e em sintonia com o propósito da perpe-tuidade, definido pelos acionistas, a urdidura cultural da J.Macêdo é for-mada pelos seguintes fios:

1. As Pessoas são Essenciais: Para a J.Macêdo, as pessoas são essen-ciais e, como tal, devem ser reconhe-cidas e recompensadas por sua capa-cidade empreendedora, inventividade,

obstinação e compromisso, expressos em desempenhos diferenciados. Que-remos que as pessoas da nossa orga-nização sejam integradas em equipes de alta performance e que trabalhem em um ambiente cooperativo e segu-ro, construindo relações de confiança, compartilhando ideias e exercitando a complementaridade e a convergência. O êxito da nossa companhia está na nossa capacidade de atrair, desenvol-ver e reter pessoas.

2. A Credibilidade como Ativo: Na J.Macêdo, as relações de confian-ça construídas ao longo do tempo, com todos os seus públicos de inte-resse, convertem-se em credibilidade, um ativo que está na base do nosso modo de fazer negócios. Para asse-gurar esse diferencial, é princípio na nossa empresa entregar tudo o que

prometemos, zelar pela qualidade dos nossos produtos, pela imagem das nossas marcas, perseguir a preci-são no atendimento aos clientes e a satisfação dos consumidores e forta-lecer o bom nome da nossa empresa.

3. A Evolução como Diferencial Competitivo: A J.Macêdo é uma em-presa privada que se vê como uma instituição de interesse público, com atuação nacional e constante sintonia com as culturas locais. Funciona como um organismo vivo, que se adapta às tendências evolutivas da sociedade e do mercado, por meio de antecipações de demandas e de pesquisas que em-basam suas atitudes pioneiras. Nosso protagonismo empresarial deriva do compromisso permanente com a com-petitividade, com a excelência de resul-tados e com a lucratividade.

Diálogo | 35

Filhos & Filhas

Eles já foram notícia na Diálogo há alguns anos. Como estão, hoje, os filhos e filhas de colaboradores que estamparam as primeiras edições da revista? Acompanhe alguns depoimentos.

As irmãs Ana Karla Sousa Araújo e Anne Caroline Sousa Araújo saíram na revista Diálogo há 11 anos, na época em que a publicação foi lançada. Filhas da recepcionista do Escritório Central de Fortaleza (CE), Maria Ivonete Vieira de Sousa, as garotas sempre participaram ativa-mente da vida da J.Macêdo, por meio de visitas à em-presa, campanhas, entre outros. Ana Karla inclusive fez parte da primeira turma do Programa J.Legal. “Para mim, é muito gratificante fazer parte dessa histó-ria. Lembro que, na época, eu fiquei feliz de me ver na revista e senti orgulho pelo trabalho que minha mãe, até hoje, desempenha na J.Macêdo”, diz Ana Karla.A irmã, Anne Caroline, ressalta que há mais de 27 anos a mãe se dedica à companhia, o que para ela também é motivo de satisfação. “Vejo que minha mãe continua sendo importante para a J.Macêdo. Na época em que saímos na Diálogo, foi muito especial para a minha mãe ver suas filhas na revista. Hoje, podemos dizer o mesmo. Temos muito orgulho do trabalho dela e da empresa”, afirma.

(Fortaleza - CE)

36 | Diálogo

Quando Caroline Mota, filha de Arildo de Paula, da Uni-dade de São José dos Campos, participou de uma edição da Diálogo pela primeira vez, ela tinha apenas oito anos. “Gostei bastante e fiquei tão empolgada que mal podia esperar para me ver na revista!”, relembra.Hoje, a adolescente volta às páginas da revista. “Fiquei surpresa com o convite, porém feliz”, afirma. “Muita coi-sa mudou ao longo desses anos. Passei da fase de brincar com bonecas, ir a parques ou mesmo assistir a desenhos. Minha rotina hoje é mais corrida: vou à escola, faço cur-sos, certamente não é a mesma coisa! Passei a ter mais responsabilidade, essa é a palavra certa.”

O adolescente Gabriel Almeida Reino Pontes, filho da colaboradora Lucicleide Almeida da Silva, da área Co-mercial do Escritório de Recife, saiu na edição 10 da re-vista Diálogo. Até então, ele nunca havia dado nenhuma entrevista para a revista e ficou bastante curioso para se ver na publicação.“Lembro que, na época, eu também fui conhecer o local onde minha mãe trabalha até hoje, e foi muito bacana ver como funciona a área de Vendas”, afirma Gabriel. “Hoje, eu mudei bastante, aprendi muito e ainda tenho contato com os amigos da minha mãe que trabalham lá.”

O filho do colaborador Claudio da Paixão Silva Rocha, o jovem Rodrigo de Oliveira Rocha, participou da 14ª edi-ção da revista Diálogo. A experiência de sair na revista foi surpreendente e ele aguardou ansiosamente a publica-ção para mostrá-la a sua avó e seus tios. “Foi muito legal sair na revista Diálogo, assim como poder dar entrevista novamente hoje. É muito gratificante fazer parte dessa história”, diz Rodrigo.

(Recife - PE)

(Salvador - BA)

(São José dos Campos - SP)

Diálogo | 37

Olha Que Legal

Ajude a fazer a Revista Diálogo.Mande suas dicas para [email protected]

FALE CONOSCO

LIVROS

Maria, a maior educadora da HistóriaAutor: Augusto CuryEditora: Academia de InteligênciaIndicação de Daiana de Fátima Militão de SouzaAnalista de PCP, Londrina (PR)

“Um livro de fácil entendimento, uma leitura leve e contagiante. Traz uma visão da Psicologia, da Psiquia-tria e da Pedagogia sobre a mulher que foi escolhida para educar a criança mais instigante da terra. A única exaltada em dois livros sagrados, a Bíblia e o Alcorão. O livro não é uma análise nem católica nem protestante, mas investigativa”, avalia a Analista de PCP de Londri-na, Daiana Souza. “Recomendo a leitura a todos, afi-nal, educar é uma arte que requer paciência, sabedoria e, acima de tudo, amor e doação”.

Sucesso em Vendas 7 Fundamentos para o SucessoAutor: Marcelo OrtegaEditora: SaraivaIndicação de Hugo Cesar Peres RodriguesVendedor, Goiânia (GO)

O livro trata de técnicas de vendas baseadas nos 7 Fundamentos do Sucesso em Vendas: Aquecimen-to, Sintonia, Interesse, Solução, Desejo, Compro-metimento e Pós-Venda”, afirma o Vendedor Hugo Rodrigues, de Goiânia, que é quem traz esta suges-tão de leitura aos colegas.A obra é um guia prático com técnicas, ideias, his-tórias de fracassos e de sucesso que foram vividas pelo autor e por milhares de profissionais que par-ticiparam de treinamentos – uma inovação de tudo aquilo que se aplica na arte de vender.

das Sucesso em Veend

Jericoacoara (CE)Indicação de Luiza LeobetAnalista de Administração de Pessoal – Fortaleza (CE)

Uma das mais bonitas e famosas praias do Brasil, Jericoacoara é situada na costa oeste do Ceará. Um paraíso na terra e lugar ecologicamente protegido. A vila dista cerca 300 quilômetros da capital, Forta-leza, no município cearense de Jijoca.Jericoacoara está localizada numa Área de Proteção Ambiental (APA), transformada em Parque Nacio-nal pelo Ibama em 2002. Além das belas praias, a região possibilita deliciosos banhos de lagoa, com destaque para a Lagoa Azul, com bancos de areia e água límpida, e a Lagoa do Paraíso, que possui a coloração mais bonita da região e redes montadas dentro d’água para relaxar e curtir a paisagem.“Uma das coisas de que mais gostei foi ter o con-tato direto com a natureza 24 horas por dia”, afir-ma Luiza Leobet, da área de Pessoas & Gestão de Fortaleza. “Existem muitos locais intocados pelo homem. Quem for a Jeri não pode deixar de curtir o pôr do sol nas dunas e banhar-se nas águas quen-tes e cristalinas da Lagoa do Paraíso”, acrescenta.

PASSEIOS

38 | Diálogo

De dia ou de noite, estamos a postos para ouvir você!

O programa Plantão No Turno tem o objetivo

de estreitar a comunicação da área de

Pessoas & Gestão com a equipe noturna.

Todas as semanas, um profissional da área

trabalhará em horário diferenciado para esclarecer

dúvidas e conversar sobre assuntos importantes.

Se você trabalha nesse turno, acompanhe a

agenda da sua unidade!

Essa é mais uma iniciativa da J.Macêdo

para fortalecer o diálogo com você. Tire suas

dúvidas. Compartilhe suas opiniões. Fale com

a gente!