Revista de història lucas cardone

8
Itajaí,04 de Abril de 2013 Senai - Itajaí - SC Professor: Marcelo AZ Otates Aluno: Lucas cardone Pinto 1° B Revista de história: Curiosidades sobre a Pré-história e Mesopotâmia

description

historia

Transcript of Revista de història lucas cardone

Page 1: Revista de història  lucas cardone

Itajaí,04 de Abril de 2013 Senai - Itajaí - SC Professor: Marcelo AZ Otates Aluno: Lucas cardone Pinto 1° B

Revista de história: Curiosidades sobre a Pré-história e Mesopotâmia

Page 2: Revista de història  lucas cardone

INTRODUÇÃO: Esta revista tem por objetivo abordar curiosidades sobre aPré-história que antecedeu a escrita e a Mesopotâmia.

Page 3: Revista de història  lucas cardone

Pré-história: Ela é dividida em: Paleolítico (pedra lascada) e Neolítico (pedra polida)

PALEOLÍTICO: Nesta época, o ser humano habitava cavernas, muitas vezes tendo que disputar este tipo de habitação com animais selvagens. Quando acabavam os alimentos da região em que habitavam, as famílias tinham que migrar para uma outra região. Desta forma, o ser humano tinha uma vida nômades. Viviam da caça de animais de pequeno, médio e grande porte, da pesca e da coleta de frutos e raízes. Usavam instrumentos e ferramentas feitos a partir de pedaços de ossos e pedras. Os bens de produção eram de uso e propriedade coletivas.

Esta é uma reprodução das ferramentas usadas por eles

Os seres humanos se comunicavam com uma linguagem pouco desenvolvida, baseada em pouca quantidade de sons, sem a elaboração de palavras. Uma das formas de comunicação eram as pinturas rupestres. Através deste tipo de arte, o homem trocava ideias e demonstrava sentimentos e preocupações cotidianas.

Page 4: Revista de història  lucas cardone

NEOLÍTICO: Nesta época o homem atingiu um importante grau de desenvolvimento e estabilidade. Com a sedentarização, a criação de animais e a agricultura em pleno desenvolvimento, as comunidades puderam trilhar novos caminhos. Um avanço importante foi o desenvolvimento da metalurgia. Criando objetos de metais, tais como, lanças, ferramentas e machados, os homens puderam caçar melhor e produzir com mais qualidade e rapidez. A produção de excedentes agrícolas e sua armazenagem, garantiam o alimento necessário para os momentos de seca ou inundações. Com mais alimentos, as comunidades foram crescendo e logo surgiu a necessidade de trocas com outras comunidades. Foi nesta época que ocorreu um intenso intercâmbio entre vilas e pequenas cidades. A divisão de trabalho, dentro destas comunidades, aumentou ainda mais, dando origem ao trabalhador especializado.

Foi através das pinturas rupestres que os, puderam estudar vários aspectos dos seres humanos dessa época como viviam, o que faziam, do que se alimentavam, e principalmente a localização das regiões onde habitavam. A arte rupestre segundo hipóteses levantadas pelos arqueólogos era uma das maneiras que eles usavam para se comunicar uns com os outros. A descoberta do fogo foi um importante passo a evolução do homem, controlá-lo e fazer uso em diversas coisas. A descoberta do fogo para o ser humano passou por várias transformações no seu modo de vida, o ser humano cada vez mais passou a ter controle da natureza. Pinturas rupestres: Os grupos humanos do período paleolítico procuraram registrar seu modo de vida, seus costumes. Assim, os homens mais antigos, que viviam em cavernas, desenharam e pintaram em suas paredes cenas da sua vida que atravessaram milhares de anos e chegar aos nossos dias. A descoberta do processo de fazer fogo foi um passo importante na evolução da humanidade.

Page 5: Revista de història  lucas cardone

Essa técnica de fazer fogo ainda é utilizada por pessoas que ficam presas em ilhas, ou florestas para fazer o fogo produzido pelo atrito da madeira.

Eles também caçavam em grupo o que facilitava pegar um animal e conseguir mais alimentos. A pré-históriareflete o que vimos no mundo hoje como a arte,os pintores se expressam por meio da pintura,colocam seus sentimento,medos e ansiedades,também se comunicam através dela,também a caça,apesar de hoje existir armas de fogo ainda se usa lanças,varas de pescar e muitos instrumentos são usados hoje pelo homem moderno.

Page 6: Revista de història  lucas cardone

MESOPOTAMIA: A Mesopotâmia é considerada um dos berços da civilização, já que foi na Baixa Mesopotâmia onde surgiram as primeiras civilizações por volta do VI milênio a.C. As primeiras cidades foram o resultado culminante de uma sedentarização da população e de uma revolução agrícola, que se originou durante a Revolução Neolítica. O homem deixava de ser um coletor que dependia da caça e dos recursos naturais oferecidos, uma nova forma de domínio do ambiente é uma das causas possíveis da eclosão urbana na Mesopotâmia. A Mesopotâmia foi uma região por onde passavam muitos povos nômades vindosde diversas regiões. A terra fértil fez com que alguns desses povos aí se estabelecessem. Do convívio entre muitas dessas culturas floresceram as sociedades mesopotâmicas. Os povos que ocuparam a Mesopotâmia foram os sumérios, os acádios, os amoritas , os assírios, os elamitas e os caldeus. A agricultura era base da economia da Baixa Mesopotâmia, em meados do terceiro milênio a.c, baseava-se na agricultura de irrigação. Cultivavam trigo, cevada, linho, gergelim, árvores frutíferas, raízes e legumes. Os instrumentos de trabalho eram rudimentares, em geral de pedra, madeira e barro. O bronze foi introduzido na segunda metade do terceiro milênio a.c A criação de carneiros, burros, bois, gansos e patos era bastante desenvolvida Na Mesopotâmia começou a existir a astronomia, matemática e a medicina A escrita foi desenvolvida pelos sumérios na Mesopotâmia, no início era essencialmente pictográfica, o que significa que os objetos e ideias eram representados por desenhos semelhantes a seu aspecto e significado. Com um instrumento de madeira ou junco, as inscrições eram aplicadas em peças úmidas de argila que, depois de secas em fornos, garantiam o registro das informações,com o passar dos anos, passou a contar com sinais silábicos e fonéticos.

Page 7: Revista de història  lucas cardone

A Origem das Observações das Constelações: Constelação tem como conceito

um determinado grupo de estrelas, vulgarmente conhecido como o coletivo de

estrelas, na verdade representam para os astrônomosuma região de esferas

celestes.

Historicamente a primeira classificação das estrelas surgiu com a subdivisão do

céu em constelações ou asterismos, cuja descrição constitui a principal finalidade

da uranógrafa. Estudo esse iniciado por Ptolomeu, sendo dele o catálogo mais

antigo de estrelas com cerca de 1.022 estrelas e conhecido como o "Almagesto".

A origem dos estudos de Ptolomeu tem como fonte primitivas civilizações da

Mesopotâmia.

A notícia mais antiga que se tem conhecimento sobre constelações vem do poeta

grego Aratos, por volta do ano 270 A.C. em Phenomena.

INVENÇÕES E CONTRIBUIÇÃO DA MESOPOTÂMIA PARA A HUMANIDADE: Escrita (escrita cuneiforme);

Astrologia (criação do zodíaco - horóscopo);

Arquitetura (templos: Zigurate);

Primeira lei escrita (Código de Hamurabi);

Matemática;

Mito da Criação e Epopéia de Gilgamesh (contribuição literária);

Metalurgia do bronze e do ferro;

Irrigação;

Arado;

Carro sobre rodas;

O ano de 12 meses e a semana de 7 dias;

A divisão do dia em 24 horas

Page 8: Revista de història  lucas cardone

CONCLUSÃO: Este trabalho visou abordar a história e curiosidades dos temas,a pré-história teve grande contribuição em varias técnicas usadas hoje como a pesca, a arte etc.. , a Mesopotâmia tem uma forte influencia hoje, as leis que hoje são fundamentais para um convívio em sociedade, a astrologia que muitos usam hoje, a matemática, sem ela casas cidades não seriam bem estruturadas, o comércio e varias coisas que contribuem hoje.

Bibliografia:http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikipédia,http://www.sitedecuriosidades.com,

http://soprahistoriar.blogspot.com.br/2009/09/mesopotamia.html,http://pt.shvoong.com/humanities/1742685-

curiosidades-sobre-mesopot%C3%A2mia-iraque-nos/

As imagens foram tiradas do google imagens