REVISTA DIGITAL PVE: experiências de redes pela qualidade ... · Inspirada em ação feita na...

18
PVE: experiências de redes pela qualidade da educação com foco em promoção da leitura REVISTA DIGITAL

Transcript of REVISTA DIGITAL PVE: experiências de redes pela qualidade ... · Inspirada em ação feita na...

PVE: experiências de redes pela qualidade da educação com foco em promoção da leitura

REVISTA DIGITAL

2

ÍndiceIntrodução: Eu mobilizo, tu mobilizas, ele mobiliza: experiências inspiradoras . . . . . . . . . . . . . . . 3Roda de leitura busca inspirar futuros autores . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 4Bibliotecas móveis espalham a leitura pelas cidades . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 6 Revitalização de bibliotecas traz novo vigor à leitura . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 8Rede pela qualidade da educação ganha força com ações de funcionários . . . . . . . . . . . . . . . . .10Mobilizadores usam a criatividade para espalhar o hábito da leitura . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 12Leitura ocupa espaços públicos inusitados em cidade mineira . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .14Mobilização pela educação via ondas do rádio . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 16

3

“Mobilizar é o ato de convocar vontades para atuar na busca de um propósito comum, compartilhando interpretações e sentido” . Essa frase não é uma criação do Programa Votorantim pela Educação, mas expressa o que esta iniciativa se propõe ao convocar pessoas e organizações em mais de 100 cidades brasileiras para atuar pela melhoria da educação .

Em tempo: o conceito é do filósofo e educador colombiano Bernardo Toro e da consultora de projetos socioambientais Nísia Werneck .

Atuar em um programa que se propõe a mobilizar a comunidade para melhorar a qualidade da educação é uma experiência agridoce . Ao mesmo tempo em que mobilizadores e seus parceiros enfrentam uma realidade cravada de desafios no Ensino Básico, são inspiradores a força e o compromisso de pessoas e organizações dispostas a mudar esse quadro .

Na grande fotografia, o que se vê é um país patinando para oferecer educação pública de qualidade para crianças, jovens e adultos . De acordo com o Pisa, avaliação internacional de educação básica, entre 70 países, ocupamos a 58ª posição em leitura . Outro dado que assusta: o QEdu (2015) aponta que apenas 50% dos alunos do 5º ano e 30% do 9º ano aprenderam o que era necessário para leitura e interpretação .

Essa dificuldade em ler e escrever se perpetua ao longo da trajetória escolar . Mais um triste relato: no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2014, 537 mil alunos zeraram a redação da

Eu mobilizo, tu mobilizas, ele mobiliza: experiências inspiradoras

O PVE em 2018O programa Parceria Votorantim

pela Educação (PVE) é uma iniciativa do Instituto Votorantim e das

empresas investidas da Votorantim, comprometidos com uma agenda

estratégica para o país: a melhoria da educação pública a partir da qualificação de práticas de gestão e da mobilização

social de comunidades.

Em 2018, quando é celebrado o centenário da Votorantim, o PVE amplia sua presença para mais de cem cidades brasileiras, reforçando o compromisso

das empresas com a causa.

Diversos materiais das frentes de Formação e Mobilização estão disponíveis

para download na Central de Conteúdo PVE:

institutovotorantim.org.br/materiaisPVE. Também na Central você encontra as sete experiências de mobilização pela leitura.

Dúvidas e sugestões podem ser enviadas para o e-mail

educaçã[email protected].

prova – ou seja, quase 10% do total de 6 milhões de participantes . Olhando para a fase adulta, os números continuam espantando: apenas 8% das pessoas em idade de trabalhar são consideradas plenamente capazes de entender e se expressar por meio de letras e números (Inaf - Indicador de Alfabetismo Funcional) .

Logo, não faltam motivos para escolher a leitura como tema mobilizador do PVE 2018 . E não faltam também motivos para termos esperança de que esse quadro é reversível – apesar de sabermos que o problema da educação no Brasil não será resolvido da noite para o dia . O fortalecimento das redes, com o engajamento de cada vez mais atores por essa temática, é o caminho para provocar mudanças nesse cenário .

Para o PVE, é possível, sim, fazer a diferença . E este registro se propõe a apresentar sete casos – diversos entre si – que tratam de experiências de mobilização capazes de agitar redes de incentivo à leitura . Da Kombiteca de Angatuba (SP) aos cortejos e intervenções literárias de Três Marias (MG) . Das contações de histórias em asilos de Itaú de Minas (MG) à participação da imprensa na mobilização social em Caçu (GO) . Isso sem falar no restauro de bibliotecas, nos diversos pontos de leitura criados, nos encontros com autores, nas atividades literárias que alegram escolas, postos de saúde, universidades e empresas dos municípios .

E assim segue o PVE: transformando práticas dos indivíduos e fortalecendo redes sociais locais pela educação . Estar presente faz a diferença!

Introdução

Índice

A roda de conversa foi uma forma de mostrar aos adolescentes como tornar-se um escritor pode se tornar uma realidade

Todo grande autor um dia foi um leitor . Foi com acreditando nisso que o município de Araçariguama (SP) promoveu uma roda de leitura com autores para alunos e educadores de escolas que fazem parte do programa Parceria Votorantim pela Educação .

A inspiração veio da própria empresa: a Companhia Brasileira de Alumínios (CBA) promoveu em março, no Dia Internacional da Mulher, um bate-papo para suas funcionárias com Duda Porto de Souza, uma das autoras de “Extraordinárias – Mulheres que

Revolucionaram o Brasil” . A partir dessa iniciativa, a equipe responsável pelo PVE na empresa decidiu levar a iniciativa também para os municípios .

A roda de conversa em Araçariguama aconteceu em junho, na biblioteca pública do município, e contou com a presença da outra autora de “Extraordinárias”, Aryane Carraro, e também da poeta Jenyffer Nascimento, jovem representante do movimento negro feminista, e do autor local Vandenei Dogado .

A Secretaria da Educação selecionou técnicos, professores e estudantes de diversas escolas – principalmente na faixa de 12 e 13 anos – para participarem do encontro . Os autores

Roda de leitura busca inspirar futuros autores

Inspirada em ação feita na empresa,

CBA levou iniciativa a Araçariguama

e já planeja novas edições em municípios

do PVE

4

Aluna conversa com a poeta Jenyffer

Nascimento sobre a paixão pela literatura

Depois da roda de conversa, os alunos puderam bater um papo

com o escritor Vandenei Dogado

Índice

Aryane Carraro, autora do livro Extraordinárias

– Mulheres que Revolucionaram o Brasil,

durante sua fala Alunos participam da roda de conversa na

biblioteca municipal de Araçariguamafalaram das motivações que os

levaram a escrever e dos processos que percorreram até lançarem seus livros . Os adolescentes entenderam que qualquer pessoa pode se tornar um escritor e que a leitura é a base para isso .

Com o sucesso da experiência, a roda de conversa irá acontecer novamente em agosto em Alumínio (SP) e até o final do ano deve acontecer também em Muriaé (MG) e Niquelândia (GO).

Em Alumínio, os preparativos já começaram e membros da comunidade

terão a oportunidade de participar recebendo o convite de uma forma inusitada . Uma semana antes do evento, 30 livros serão “esquecidos” em pontos estratégicos, como pontos de ônibus e outros locais de grande circulação .

Dentro, haverá uma mensagem em um marcador de livro explicando que essa foi uma forma de disseminar a leitura e convidando quem o encontrou a participar do evento .

O grupo de mobilização do PVE também está iniciando uma campanha de arrecadação de livros no município para depois instalar pontos de leitura em 20 locais já mapeados, como o Posto de Saúde e o Ponto de Atendimento ao Cidadão . Jovens das escolas irão fazer intervenções literárias, convidar a população a consultar os livros e estimular os cidadãos a se envolverem no movimento pela leitura .

5

Índice

O programa colaborou na revitalização de uma biblioteca móvel instalada dentro de um ônibus, em Itapetininga

Um ônibus, uma Kombi, uma carriola e até uma geladeira estão ajudando a espalhar a leitura pelas cidades do PVE . As bibliotecas móveis ou feitas com sucatas e materiais reciclados têm sido uma estratégia muito utilizada para disseminar a importância da leitura e ampliar a rede de atores pela educação .

Em municípios do programa na área da Citrosuco, no estado de São Paulo, as modalidades de bibliotecas estão se multiplicando este ano .

Em Angatuba, foi inaugurada uma “Kombiteca” que está circulando pelos bairros e escolas do município . A inauguração foi realizada em junho e contou com uma grande mobilização na cidade, incluindo uma Caminhada pela Leitura em que os participantes podiam ler livros e textos nas diversas paradas .

no último domingo do mês para cada bebê nascido na cidade no período .

No início do ano, foi realizada uma campanha de arrecadação de livros na cidade – divulgada em uma rádio comunitária – e também entre os funcionários . Agora, no dia do plantio de árvores são levados livros em um carrinho de mão para distribuir às famílias e também acontece uma contação de histórias . A cada mês, o plantio acontece em um bairro diferente, espalhando a leitura pelo município .

Bibliotecas móveis espalham a leitura pelas cidadesMunicípios da área da Citrosuco no interior de São Paulo diversificam

as estruturas para colocar livros e ampliam

as redes pela leitura

6

Na vizinha Itapetininga, o PVE ajudou a revitalizar uma biblioteca móvel instalada dentro de um ônibus . O acervo foi ampliado e agora leva também uma contadora de histórias a suas diversas paradas pelo município e também nas áreas rurais . A biblioteca já esteve na fazenda onde está o pomar da Citrosuco e os funcionários puderam retirar livros para levar para os filhos .

Em Matão, a “Carriola do Saber” distribui livros todos os meses juntamente com uma ação de

reflorestamento.

A “Carriola do Saber” é liderada pelo grupo Matão mais Verde, parceiro da mobilização do PVE desde 2017 e que realiza o plantio de uma muda de árvore

Índice

Outra ação feita na cidade e voltada especificamente para os funcionários da Citrosuco foi a instalação de uma Geladeiroteca na fábrica . A iniciativa é inspirada no Espaço Liter Arte, projeto premiado no município no ano passado do Desafio Criativos da Escola, que utilizou uma geladeira e outros itens reciclados para estruturar um espaço de leitura . Agora, os cerca de 1 .200 funcionários da empresa também contam com sua biblioteca na geladeira para alimentar cada vez mais seus conhecimentos .

7

Em Angatuba, a “Kombiteca” que

está circulando pela cidade

está fazendo sucesso com os

estudantes

Antes da inauguração da “Kombiteca”, aconteceu uma caminhada pela leitura na região central de Angatuba e os participantes encontraram surpresas literárias pelo caminho

Em Matão, a Carriola do Saber distribui livros para a comunidade uma

vez por mês; na fábrica da Citrosuco da cidade, funcionários montaram

uma Geladeiroteca

Índice

Atividades como o Arraiá Literário, realizado em Aracruz, têm sido desenvolvidas para arrecadar livros em bom estado de conservação

Não há como falar de leitura sem um olhar cuidadoso para as bibliotecas públicas . Sob esta perspectiva, a Fibria, por meio do programa Parceria Votorantim pela Educação, tem engajado uma rede de atores sociais a fim de revitalizar as bibliotecas municipais das cidades de Aracruz, Fundão e Ibiraçu, no estado do Espírito Santo .

As ações foram traçadas por grupos de mobilização social, formados por gestores escolares e mobilizadores do

programa dos três municípios . Durante as reuniões do PVE, eles levantaram a necessidade de melhorias nesses espaços . A partir de então, iniciou-se a integração dos setores público e privado, além da comunidade em geral .

incentivar a população à prática da leitura . E a ideia tem dado certo: se antes este era um espaço cultural pouco utilizado (e às vezes até desconhecido) pelos moradores, cada vez mais funcionários da biblioteca notam a diferença na movimentação, com o aumento de interessados .

Para apresentar à sociedade a importância de reconstituir os sentidos e valores que a biblioteca, os livros e a leitura podem ter para a população, o PVE também realizou em Aracruz o “Caminho Literário”, uma caminhada

Revitalização de bibliotecas traz novo vigor à leituraTrabalhar coletivamente em prol da qualidade

da educação tem estimulado atitudes

solidárias em municípios do Espírito Santo,

mobilizados em rede para cuidar do acervo

de suas bibliotecas públicas e promover

revitalizações

8

A bibliotecária de Fundão colaborou com a organização do acervo

de Ibiraçu, em uma das diversas boas práticas que estimularam o

trabalho em conjunto e o controle do patrimônio literário das cidades.

A cidade de Aracruz vem renovando o acervo de sua biblioteca por meio da doação de livros . Lá também tem ocorrido uma série de atividades culturais, dentro da biblioteca e em espaços públicos da cidade, para

Índice

A bibliotecária de Fundão

compartilhou seu conhecimento

com a cidade de Ibiraçu

lúdica pelas ruas da cidade . Nas próximas edições, voluntários, servidores da biblioteca e da gestão municipal ficarão responsáveis por manter a dinâmica .

Adequação de espaço para estimular a leituraOutra biblioteca municipal que ganhou vida nova, com um novo espaço, mais amplo e arejado, fica em Fundão . Isto porque o grupo de mobilização social do PVE está aberto a toda a sociedade, e conta com a participação da bibliotecária da cidade . E foi ela quem descreveu, em uma das reuniões, as condições em que se encontrava a biblioteca municipal .

Como a sede da Secretaria de Educação da cidade iria mudar de endereço, o grupo de mobilização PVE colaborou com a articulação para que o aluguel do

espaço valesse também para sediar uma biblioteca revitalizada . O projeto foi aceito e o novo espaço já vem despertando o interesse da população, que passa pelo local para acompanhar o andamento das atividades . O acervo será renovado com campanhas de doação de livros .

Em Ibiraçu também vem ocorrendo a mobilização de uma rede de pessoas focadas em revitalizar sua biblioteca municipal . A biblioteca ganhará novas prateleiras e haverá a troca de alguns livros de seu acervo, além da aquisição de edições mais atualizadas, por meio de atividades culturais realizadas por toda a cidade . A reinauguração será ainda no segundo semestre .

Nas três cidades, a comunidade foi totalmente envolvida nas revitalizações, assim como autoridades públicas e setores privados, que têm colaborado com a doação de materiais de

construção, como tintas e pincéis, além da aquisição de livros novos .

Pais e alunos têm sido o público-alvo desta ação, e os três municípios prepararam um cronograma de atividades para que todos possam visitar as bibliotecas e participar de momentos culturais que serão realizados semanalmente, incentivando o empréstimo de livros e estimulando a leitura .

9

Atividades culturais como “O livro que anda”, na cidade de Ibiraçu, tem trazido novo fôlego e deverá atrair leitores para as bibliotecas revitalizadas

A caminhada literária de Aracruz foi outra ação para mobilização de pessoas em prol da leitura e divulgação da revitalização das bibliotecas

Índice

As unidades da Votorantim – assim como qualquer empresa privada comprometida com o campo social – são parte importante das redes em prol da qualidade da educação nas cidades do PVE . Por isso, têm realizado atividades do programa voltadas especificamente para os funcionários, visando engajar também o público interno nesse movimento pela melhoria da educação e estímulo à leitura .

A estratégia de envolver funcionários nas ações de investimento social, no caso da Votorantim, é uma premissa de muitos programas e projetos, além de uma potente ação de fortalecimento da mobilização . Somente em Três Marias (MG), são mais de 700 funcionários da Nexa Resources que, quando tiram o crachá ao fim do expediente, assumem outros papeis na comunidade . São mães, pais, irmãos, amigos, líderes comunitários capazes de mobilizar outros públicos para esse grande

movimento pelo fortalecimento de redes pela qualidade da educação no município .

Por essa razão, iniciativas do PVE realizadas nas escolas e na comunidade em geral para estimular a prática da leitura estão sendo replicadas com funcionários da empresa . Uma das ações de mobilização desenvolvidas na cidade são as intervenções literárias, em que alunos de escolas participantes do programa declamam poesias e textos em diversos locais, de áreas da prefeitura a estabelecimentos comerciais e espaços públicos .

Em maio, um grupo composto por alunos de todas as escolas participantes do PVE foi convidado a realizar intervenções na fábrica . A experiência fez tanto sucesso entre os funcionários que os alunos passaram a ser convidados para atividades comemorativas . Em junho, a convite da área de Meio Ambiente, alguns estudantes estiveram na Nexa na celebração do Dia do Meio Ambiente apresentando textos relacionados ao tema .

Rede pela qualidade da educação ganha força com ações de funcionários

Iniciativas realizadas em escolas públicas e na comunidade em

geral foram acolhidas pela empresa, que

tem replicado ações de êxito com funcionários, estimulando o hábito da leitura para todos

10

Em maio, alunos de escolas públicas visitaram a fábrica,

para intervenções culturais

Índice

As atividades replicadas na fábrica foram recebidas pelos funcionários com entusiasmo

“nichos de leitura” e colocados nas áreas de descanso da unidade – uma maneira de levar o PVE para dentro da empresa e de lembrar os funcionários que eles também fazem parte dessa rede . Mesmo antes da colocação dos nichos, muitos funcionários já têm ido até a administração para pegar livros .

11

Para estimular a prática da leitura, as mobilizações também ocorrem em áreas públicas de toda a cidade

Outra atividade realizada nas escolas e reproduzida na unidade foi uma campanha de arrecadação de livros . A unidade arrecadou mais de 200 livros, que agora ficarão disponíveis nas áreas de descanso para os próprios funcionários .

Todas as escolas participantes do PVE no município estão customizando caixotes de madeira que serão usados como

A experiência de Três Marias mostra que é possível “espelhar” ações

realizadas nas escolas e comunidade dentro das empresas da Votorantim.

Funcionários da Nexa de Três Marias já têm buscado os livros disponibilizados

em áreas de descanso

Índice

Em São Lourenço da Serra, o grupo de mobilização do PVE formou uma rede para contribuir para a melhoria do nível de leitura da cidade . Para isso, reuniu formadores do programa, equipe da Secretaria de Educação, lideranças de organizações da sociedade civil, funcionários de escolas da rede pública e privada, além de representantes do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente e do Departamento de Cultura do município .

Ao se reunir para pensar ações estratégicas, o grupo concluiu que seria difícil fazer ações de leitura sem livros . Assim, buscou parcerias até conseguir 2 mil livros, doados por uma instituição da cidade . O grupo fez uma espécie de curadoria, separando os exemplares não apenas por títulos, mas também por áreas de conhecimento, gêneros literários e outras categorias, facilitando sua

distribuição de acordo com a necessidade e interesse da população .

A primeira distribuição ocorreu durante a Festa Junina da cidade, quando o público pode visitar a barraca de doação de livros e trocar ideias com o grupo . Cerca de 200 pessoas foram impactadas pela ação, a maioria, universitários . Os participantes também saíram da festa com um combinado: nos próximos eventos da cidade poderão trazer os livros ou outras opções para doação, para que haja

rotatividade no acesso ao conhecimento compartilhado .

Ainda outra ação, esta focada em crianças e adolescentes, ocorreu em uma praça municipal que tem sido recuperada pelo poder público . O evento “Partilha de Leitura” transformou a praça em um grande espaço de convívio e de atividades lúdicas, com contação de histórias e outras ações culturais . O mesmo combinado, para que a troca de livros continue em outros eventos, também vale para os pequenos .

Mobilizadores usam a criatividade para espalhar o hábito da leituraGrupos de mobilização em cidades onde há Reservas Votorantim desenvolvem ações em praças públicas,

festas juninas e até em uma ponte de uma

das cidades

12

Em São Lourenço da Serra, mobilizadores dão dicas de leitura durante a distribuição dos livros

Índice

Em Juquiá, as ações mostram como a leitura é uma prática leve e prazerosa

Desde o Ciclo 1, as ações vêm sendo pensadas para fortalecer o desenvolvimento de uma cultura leitora na cidade . Talvez a mais simbólica tenha sido a batizada de Ponte Poética, uma construção que liga dois pontos geográficos, e, neste caso, conecta um dia qualquer do cotidiano a uma rica experiência de imersão na leitura .

A ideia ganhou forma com uma série de lambe-lambes, aqueles cartazes com poesias curtas que facilmente capturam nosso olhar, fixados ao longo do trajeto e pequenas esquetes de atores que levavam os transeuntes até o outro lado

Em São Lourenço da Serra o destaque foi a distribuição de livros

em uma festa junina. Já Juquiá inovou criando a Ponte Poética.

Uma ponte para a leituraMobilização social é um conceito amplo que pode traduzir um pouco do movimento que vem acontecendo em Juquiá . Mas talvez ele seja pequeno para este caso; deixa algumas coisas de fora . A cidade paulista tem conectado diversas ações neste tema tão rico que é a leitura: teatro, poesia, hip hop, grafite, literatura afro-brasileira, entre diversas outras manifestações que aguçam e encantam os sentidos .

O Grupo de Mobilização é articulado e diverso . Reúne representantes da Secretaria de Educação, da Votorantim, do CRAS - Centro de Referência de Assistência Social, de uma companhia de teatro, da Secretaria de Esportes, além de educadores de sala de leituras . Talvez por isso tamanha criatividade na realização das ações .

A ponte poética permite uma trajetória mais agradável de imersão na leitura

13

da ponte, onde um ponto de leitura muito aconchegante convidava leitores a pegar um livro e relaxar .

De acordo com os mobilizadores, o resultado foi tão rico que outras formas de arte devem ganhar espaço nas ações de mobilização que usam a leitura como mote para promover o valor da educação: dança, teatro, arte de rua, entre outras . A ideia é ocupar a Biblioteca Municipal, até então pouco utilizada, além de outros espaços, como escolas e praças públicas, para convidar a população a trazer a leitura para seu cotidiano .

Índice

O 1º Leitura na Praça aconteceu em 8 de junho, na praça Sagrada Família

A força de uma rede pela educação vem fortalecendo em cidades brasileiras o prazer pela leitura . Entre os exemplos está o município de Itaú de Minas (MG), onde a Votorantim Cimentos, por meio do Programa Parceria Votorantim pela Educação, tem estabelecido parcerias e mobilizado a sociedade para incentivar a prática da leitura em diversos ambientes abertos para a população .

Já foram criados dois pontos de leitura em espaços públicos: um no hall de entrada da Secretaria de Educação e outro no Pronto Socorro Municipal . No próximo semestre, deve ser inaugurado também um espaço de leitura infantil e infantojuvenil na Casa da Cultura .

Além disso, professores da rede municipal de ensino realizaram em parceria com o PVE uma tarde de contação de histórias para idosos, no Asilo São Vicente .

O PVE organizou o 1º Leitura na Praça, em um cortejo pela cidade com artistas circenses, músicos e voluntários . Ao chegar à Praça Sagrada Família, o público teve acesso a uma série de apresentações culturais, espaços de leitura, jogos educativos e pinturas . O evento envolveu cerca de 250 pessoas .

As ações reuniram diversos setores da sociedade e contaram com a divulgação feita por mobilizadores do PVE, que buscaram canais de comunicação como uma rádio local, e criaram uma página no Facebook .

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura já manifestou a intenção

de colocar o evento Leitura na Praça em seu calendário oficial, como parte da articulação entre ações do PVE e

políticas de educação.

O PVE nas escolasDentro de escolas públicas, o programa esteve envolvido em diversas outras ações, como uma campanha de arrecadação de livros, no Dia das Mães, e apresentações de teatro, dança,

Leitura ocupa espaços públicos inusitados em cidade mineira

Por meio de parcerias locais, o PVE tem

mobilizado ações de incentivo à leitura, como intervenções

literárias, atividades culturais em praças e

parques, e a criação de pontos de leitura em

locais públicos

14

Índice

Atividade em comemoração ao

Dia Nacional do Livro Infantil, em

18 de abril

contação de histórias e “Cine-pipoca”, no Dia do Livro Infantil .

Para valorizar e promover a participação dos alunos, o PVE apoiou uma ação de arrecadação de materiais recicláveis promovida por agentes da NRDC Itaú Recicla (Núcleo Rotary de Desenvolvimento Comunitário), em parceria com a Secretaria de Educação . A escola que mais arrecadou materiais recicláveis ganhou uma mala cheia de livros .

Rede pela EducaçãoE não é só isso: o PVE vem tecendo uma rede pela educação, que envolve a equipe da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, professores da rede municipal de ensino, funcionários da Votorantim Cimentos, Rotary Club, representantes locais da maçonaria, Projeto In Pacto (Igreja Presbiteriana), além de artistas locais do teatro, circo e escritores . Também tem feito parte desta rede o

Chame (Centro de Habilitação de Menores), cuja presidente da organização faz parte do grupo de mobilização do PVE .

Entre as ações previstas para o segundo semestre estão uma campanha de arrecadação de livros envolvendo a comunidade e funcionários da Votorantim Cimentos de Itaú de Minas, além de gincana nas escolas para enriquecer o acervo de bibliotecas, e a segunda e terceira edição do Leitura na Praça . A rede de contatos também deve ser ampliada, com o convite para que institutos, fundações e editoras façam parte das ações do PVE na cidade .

15

Momento de leitura com idosos do Lar São Vicente, promovido

por professores da rede municipal

Um espaço de leitura foi criado na sala de espera da Secretaria de Educação do município

Índice

São tantas as possibilidades de mobilização e construção de redes que o tema leitura permite que, a cada dia, o Parceria Votorantim pela Educação consolida uma prateleira muito rica de experiências entre as localidades que recebem a iniciativa . Em Caçu, município goiano de 14 .603 habitantes (IBGE/2014) – cidade que conta com uma unidade da Votorantim Energia -, o PVE já usou como mote para trabalhar a leitura, temas como sustentabilidade e conscientização sobre o consumo de drogas . A onda que envolveu a comunidade escolar foi tão forte que a iniciativa acabou ganhando eco em todo o município com o apoio de uma rádio local .

Adotar o tema da conservação do planeta, por exemplo, para sensibilizar alunos na busca do conhecimento e engajar gestores, educadores e comunidade em geral na causa da Educação foi uma das

escolhas certeiras . Além de captar o interesse de crianças e adolescentes com muita potência, a Educação Ambiental trabalha conteúdos de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências .

Essa interdisciplinaridade atua sobre uma grande fragilidade da educação de nosso país: a dificuldade de escrita, leitura e interpretação de texto por parte dos estudantes . Vale lembrar que na última edição do Pisa (2015), avaliação internacional de educação básica, os alunos brasileiros tiveram um desempenho muito abaixo do que

qualquer cidadão sonharia: entre 70 países, ficamos na 63ª posição em matemática, na 58ª em leitura e na 65ª em ciências .

Entretanto, frente ao cenário nacional que soa desanimador, o PVE em Caçu mostrou que é possível fazer diferente e construir pontes para um futuro mais promissor . A mobilização aconteceu durante o ciclo II do programa, no final do primeiro semestre de 2018, e envolveu as quatro escolas de Ensino Fundamental do município, além de diversos outros públicos .

Mobilização pela educação via ondas do rádio

De concurso de frases a programas de rádio: mobilizadores de Caçu inovam para articular

redes de incentivo à leitura

16

Visita de estudantes à rádio Morada dos Sonhos

Índice

A visita foi um sucesso: os estudantes, empolgados em conhecer uma empresa de comunicação, leram as frases escolhidas e convidaram a população a se envolver nessa grande onda em prol da educação .

Por fim, a rádio, os mobilizadores do programa e os estudantes firmaram um pacto: as ações do PVE terão espaço garantido na programação da emissora . Em breve, outros temas serão abordados para fortalecer uma rede local pela qualidade da educação . Ponto para a turma de Caçu, ponto para a educação!

17

contou com a cobertura da principal rádio da cidade, a Morada dos Sonhos, e uma articulação dos mobilizadores no próprio evento, conquistou a atenção do radialista . Assim a mobilização começou a ganhar escala .

Além de uma reportagem de cerca de 20 minutos – sobre o trabalho do PVE com gestão educacional e seus objetivos em direção à melhoria da qualidade da educação do município –, os alunos vencedores foram convidados a conhecer as instalações da emissora e contar suas criações ao vivo para todos os ouvintes .

O trabalho integrou esforços de uma rede que vem se consolidando localmente, da qual participam a unidade local da Votorantim Energia, a Secretaria Municipal de Educação, o Ministério Público, uma rádio local e, agora, começa a chegar a empresários e outras organizações da sociedade civil que atuam na cidade .

Com a parceria com uma rádio local a mobilização do PVE começou a

chegar a novos públicos do município.

Concurso de frasesPara estimular os estudantes a praticarem atividades de leitura e escrita, foi proposto aos alunos do quarto e quinto ano do fundamental I e II um concurso de frases sobre o tema “Prevenção ao uso de drogas” . Ao final, alguns selecionados participaram de uma atividade de leitura no centro cultural da cidade . A ação

Aluna recebe prêmio em concurso de frases

As frases vencedoras e a íntegra do programa de rádio que contou com a participação dos estudantes pode ser conferida na página do Facebook

da Secretaria Municipal de Caçu: bit.ly/PVEcacu

Índice

REALIZAÇÃO

PARCEIROS

Início