Revista do Sindec nº 08

28
Revista do Sindec | Edição nº 08 Confira as dicas para uma viagem tranquila Nasser conta como foi participar do BBB Turismo Entrevista Maio MÊS ESPECIAL PARA TRABALHADORES, MÃES E NOIVAS Yoga colabora para equilibrar corpo e mente Saúde

description

 

Transcript of Revista do Sindec nº 08

Page 1: Revista do Sindec nº 08

SINDEC EM AÇÃO

Revista do Sindec | Edição nº 08

Confi ra as dicas para uma viagem tranquila

Nasser conta como foi participar do BBB

TurismoEntrevista

MaioMÊS ESPECIAL PARA TRABALHADORES, MÃES E NOIVAS

Yoga colabora para equilibrar corpo e mente

Saúde

Page 2: Revista do Sindec nº 08

SINDEC EM AÇÃO

Page 3: Revista do Sindec nº 08

03SINDEC EM AÇÃO

arco histórico na legislação brasileira, a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) chega aos 70 anos. Desde sua criação, em 1º de maio de 1943 até hoje, a CLT passou por transformações profundas. No entanto, nunca perdeu sua verdadeira fi nalidade: unifi car e regular as relações tra-

balhistas entre patrão e empregado. Como refl exo de sua fundamental importância para o país, contribuiu de forma expressiva para o desenvolvimento econômico, social e cultural da nação.

Há 70 anos, a economia mundial passava por uma intensa mudança. No Brasil não era diferente. O antigo sistema baseado na produção rural da época estava perdendo espaço para a indústria, que ganhava incentivo do governo do presidente Getúlio Vargas. Foi neste contexto que surgiram as leis trabalhistas, a Justiça do Trabalho e a CLT. O que mais chama atenção neste período é que, mesmo tendo sua política inspirada no fascismo, o presidente buscava atender as reivindicações da classe trabalhadora. Talvez para acalmar os ânimos dos trabalhadores que promoviam protestos pelo país e, temos que lembrar que, a san-ção da CLT rendeu popularidade para Getúlio.

Apesar de suas raízes, o que mais importa é que a CLT deu resultado e fortifi cou a luta trabalhista. Entretanto, ao longo dos seus 70 anos, com a mudança nas relações de trabalho e as novas conquistas da classe, a CLT passou por transformações. Algumas delas são: redução da jornada de trabalho para 44 horas semanais; a ampliação da licença maternidade para 120 dias; valorização do salário mínimo; aumento das aposentadorias e fi m do fator previdenciário.

O certo é que, nestas sete décadas, a CLT mostrou-se forte e pronta para garantir os direitos do trabalhador. Sabemos que é necessário continuar com nossa luta para que os direitos adquiridos sejam garantidos. Mas é preciso avançar, cada vez mais, na conquista de uma melhor qualidade de vida para todos os trabalhadores. Esta luta é de toda sociedade já que a garantia da boa relação entre patrão e empregado refl ete diretamente na construção de um mundo sustentável! Então, agora é garantir os direitos e avançar nas conquistas!

Nilton NecoPresidente do SINDEC/POASecretário Nacional de Relações Internacionais da Força SindicalMembro do Conselho de Administração da Organização Internacional do Trabalho (OIT)

CLT: um marco nas relações de trabalho no Brasil

EDITORIAL

M

Nilton NecoPresidente do SINDEC/POA

Page 4: Revista do Sindec nº 08

04 SINDEC EM AÇÃO

SUMÁRIO

Presidente: Nilton Neco Jornalista Responsável: Carmem Carvalho - MTE 12.263Fotografia: Daiana Rodrigues, Cíntia Rodrigues, Ana Labres e Vanessa MachadoDiagramação: VERAZ

SINDEC - Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto AlegreRua General Vitorino, 113 - Porto Alegre/RSCEP: 90020-171 Fone: (51) 3254-5500

EXPEDIENTE

FIQUE POR DENTRO Importância do 1º de Maio05HISTÓRIAS DE PORTO ALEGREAssis Brasil: uma das principais avenidas da capital06ENTREVISTA Nasser: BBB mudou vida deex-comerciário08TURISMODicas para sua viagem10

MÃESPerfil com uma mãe de comerciários14NOIVASMaio não é mais o favorito do casório16

SINDECAtividades do Dia do Trabalho20

SAÚDEYoga oferece benefícios para corpo e mente18

RECEITAAprenda a fazer pão e arroz com quinoa25

www.sindec.org.br

QUATRO PATASProteja seu cão contra a cinomose13

ENTRETENIMENTOVocê bate na madeira três vezes?27

CULTURAConfira as dicas de filme, livro e CD26

FAÇA PARTE DA REVISTA:Envie suas sugestões de pautas, piadas, charadas ou receitas para: [email protected]

Page 5: Revista do Sindec nº 08

05SINDEC EM AÇÃO

O dia 1º de maio é um símbolo mundial que marca a luta pelos direitos dos trabalhadores tanto no Brasil como no mundo. É uma data para comemorar as conquistas que levaram anos para serem consolidadas. Entre elas, a criação do Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio, após a Revolução de 30, pelo então presidente Getúlio Vargas. Também foi na Era Vargas que surgiu a Consolidação

das Leis do Trabalho (CLT). Nem mesmo o golpe militar de 1964, parou a classe trabalhadora. Em meio à proibição de greve, os operários de São Bernardo do Campo (SP) paralisaram suas atividades, desafiando o regime militar. Com o fim da ditadura em 1985, as conquistas dos trabalhadores foram restabelecidas através da luta da classe.

PRIMEIRO DE MAIO:DIA PARA COMEMORAR E REIVINDICAR

FIQUE POR DENTRO

No Brasil, o 1º de Maio foi decretado como feriado, em 1924, pelo então presidente Artur Bernardes. A decisão ocorreu após os diversos movimentos trabalhistas e, principalmente, depois da greve geral de 1917 que mobilizou o país. A data teve como referência a luta dos trabalhadores de Chicago que, em 1886, promoveram, no mesmo dia, uma greve geral nos Estados Unidos.

O protesto era contra as condições desumanas de trabalho e pedia a redução da jornada de 13 para 8 horas. Do confronto entre polícia e manifestantes ocorreram mortes de trabalhadores. Três anos após os acontecimentos, o Congresso Internacional Socialista, realizado em Paris, adotou como resolução a organização de manifestações anuais, por todo o mundo, no 1º de maio. A data acabou virando feriado na maioria dos países.

Apesar de a escravidão ter acabado com a assinatura da Lei Áurea, em 13 de maio de 1888, ainda há relatos da pratica no Brasil. São pessoas que vivem em situações degradantes, sem condições adequadas de saneamento básico e de alojamento. Muitas sofrem maus tratos e ficam expostas à violência física, psicológica e emocional. Acabam ligadas aos seus patrões pelos chamados ‘gatos’ que vendem produtos de necessidade básica, mas os trabalhadores nunca conseguem saldar a dívida. Quer saber mais? Acesse o site http://reporterbrasil.org.br. O Repórter Brasil foi fundado por jornalistas, cientistas sociais e educadores.

VOCÊ SABIA?

FONTES: http://www.brasil.gov.br

FERIADO FOIINSTITUÍDO EM 1924

Manifestação operária em 1919 no Rio de Janeiro.

Page 6: Revista do Sindec nº 08

06 SINDEC EM AÇÃO

HISTÓRIAS DE PORTO ALEGRE

assis brasilConsiderada uma das vias mais movimentadas de Porto Alegre

e a principal de acesso da Zona Norte, a Avenida Assis Brasil passa por uma transformação e se prepara para receber a Copa do Mundo 2014. Aliás, esta mudança irá se somar a muitas outras que o antigo Caminho do Passo da Areia já enfrentou ao longo de sua história.

A Avenida cresceu com a cidade. Em 1944, antes de ser chamada pelo nome atual, teve suas margens alargadas, o que provocou o recuo das construções que já existiam ao longo de seu trajeto. Em 4 de agosto de 1948, um decreto assinado pelo então prefeito Ildo Meneghetthi batizou a via de Assis Brasil. A proposição para a mudança era do vereador Manoel Ozório da Rosa. Alguns meses após, ela teve somada ao seu traçado as antigas estradas

UM DOS PRINCIPAIS CAMINHOS DA CAPITALdo Passo da Areia, do Passo Mangueira e do Passo do Sarandi, passando a ter início na Igreja São João Batista.

No entanto, antes mesmo da mudança no nome, em 1855, as melhorias no Caminho do Passo da Areia eram uma preocupação da Câmara Municipal. Com o desenvolvimento da capital, a via ganhou destaque no deslocamento urbano. Devido a isto, em 1929, o prefeito da época, Alberto Bins, colocou em pratica o plano de pavimentação do local.

Neste período, o Caminho do Passo da Areia era um dos segmentos da Estrada Aldeia dos Anjos que, desde o século XVIII, ligava a vila de Porto Alegre à Aldeia dos Anjos de Gravataí, hoje município de Gravataí.a

Filho de estancieiro, Joaquim Francisco de Assis Brasil, nasceu em 29 de julho de 1857, em São Gabriel. O garoto se tornou escritor, jornalista e poeta. O primeiro livro, ‘Chispas’, foi publicado em 1877. Como político, foi embaixador do país na Argentina, Portugal China, México e Estados Unidos. Durante a Revolução de 1923, chefiou os maragatos, que pediam a destituição do então governador Borges de Medeiros. Em dezembro do mesmo ano, o Tratado de Pedras Altas foi assinado em sua propriedade.Em 1927, foi eleito deputado federal. Deu apoio a Getúlio Vargas, em 1930 e acabou sendo nomeado como ministro da Agricultura. Fundou o Partido Libertador. Morreu aos 80 anos, em 24 de dezembro de 1938, em consequência de uma gripe, no seu castelo de Pedras Altas.

QUEM FOI ASSIS BRASIL?

Page 7: Revista do Sindec nº 08

07SINDEC EM AÇÃO

Para driblar os transtornos e o impacto ocasionados com as obras da Avenida Assis Brasil no comércio local, autoridades e entidades do município estão procurando soluções. Ainda em abril, dirigentes da Força Sindical-RS, juntamente com integrantes do SINDEC/Porto Alegre, DMAE, EPTC, Sindilojas, Sindioptica e Legislativo Municipal, reuniram-se com o prefeito José Fortunati.

Durante o encontro, o diretor da Força, Luís Carlos Barbosa, salientou que todos os sindicatos reconhecem que a obra é fundamental para a Copa 2014. “Vai ser uma extensão muito cansativa para empresários e trabalhadores. O nosso pedido é de que pelo menos seja uma obra segmentada. Feita em partes para minimizar o impacto no comércio”, argumentou.

O plano da obra foi apresentado por técnicos do Departamento Municipal de Água e Esgotos (DMAE) na reunião. A iniciativa de melhoria da rede do esgoto ocorre em etapas. Fortunati garantiu que durante o período, os corredores de ônibus serão mantidos e haverá a colocação de passarelas para oferecer condições seguras para os pedestres transitarem na via. “Para melhor atender as necessidades da população e dos trabalhadores, o projeto atual teve uma série de modificações”, afirmou.

O presidente da Força Sindical-RS e vereador de Porto Alegre, Clàudio Janta, manifestou apoio aos trabalhadores. “É importante que fique bem claro para a população que o comércio na Assis Brasil vai continuar na ativa. Esta divulgação deve ser feita de forma constante pelos setores responsáveis. As obras não podem prejudicar os trabalhadores”, frisou.

A Prefeitura informou que três vezes por semana deverão ocorrer plantões com biólogos e assistentes sociais para atender a comunidade daquela região. Ainda ficou acordado que SINDEC/POA, Sindioptica e Sindilojas farão parte da Comissão de Acompanhamento da obra que terão reuniões mensais com empresários, comerciantes, comunitários da região e DMAE para avaliação da mesma. A previsão é de que as obras sejam concluídas em novembro.

ass

is b

ra

silAutoridades

discutem impacto das obras no comércio

Page 8: Revista do Sindec nº 08

08 SINDEC EM AÇÃO

bbb:

ENTREVISTA

A vida do ex-comerciário Nasser Rodrigues, como ele próprio costuma dizer, deu um giro de 180º graus. Após o fi m do programa global ‘Big Brother Brasil’, edição 2013, ele não parou mais. Entre uma agenda e outra, o brother concedeu esta entrevista para a Revista em Ação. “Agradeço ao SINDEC pelo interesse. Fico feliz pelo espaço dentro da revista de vocês”, ressaltou. Natural de Porto Alegre, esse gaúcho de 24 anos mostrou já na chegada ao BBB determinação e o que realmente queria. Conquistou a primeira liderança em um desafi o de resistência e o carro – prêmio da prova. Em todas as disputas que exigiam preparo físico e psicológico, Nasser se destacou como forte competidor. De acordo com ele, o dia a dia da rotina de comerciário ajudou para manter a boa resistência. Ele também enfatiza que o apoio da família e dos amigos foi fundamental para manter o equilíbrio na casa.

Nasser, como surgiu a ideia de participar do Big Brother Brasil?Na verdade foi uma surpresa desde o início, fui encontrado por

olheiros. Nunca me imaginei dentro do programa, principalmente,

indo até a fi nal como eu fui!

Depois de sair da casa mais vigiada do Brasil, como está sendo lidar com a popularidade?É maravilhoso receber o carinho dos fãs e de pessoas que se

identifi caram comigo dentro da casa. Recebo muitos elogios e

sempre escuto: “você devia ter ganhado”. Mas, falo que a vitória

é este retorno das pessoas que me acompanharam por 78 dias

dentro da casa!

E, a relação com os fãs? Como tá sendo lidar com a fama?Maravilhosa a nossa relação. Tento sempre manter eles informados

pelas redes sociais e saber também o que eles pensam ou desejam,

para fi carmos sempre entrosados! Mas admito que assusta um

pouco o fato das pessoas te conhecerem tão bem, sem você nunca

ter visto elas!

REVIRAVOLTA DE 180º GRAUS

Page 9: Revista do Sindec nº 08

09SINDEC EM AÇÃO

Quais os planos para o futuro? Pretende ficar em Porto Alegre?Não. Agora o objetivo é mudar para o Rio de Janeiro. Começar uma

rotina nova por lá. Focar nos objetivos profi ssionais, como fazer

uma ofi cina de atores e aproveitar as oportunidades que vierem

pela frente!

Como é ser o segundo colocado do reality show com maior audiência da TV brasileira? Bom, chegar até a fi nal, foi algo surpreende e incrível; me senti

querido pelo público. Consegui mostrar a minha personalidade e

princípios para os telespectadores, que era um dos meus principais

objetivos!

Qual a principal mudança que a casa oportunizou no Nasser?Dar mais valor a tudo a nossa volta, mas saber que a vida não é

feita de bens materiais e sim de viver feliz, sabendo que um sorriso

pode abrir portas que dinheiro nenhum paga!

Qual foi o maior desafio dentro da casa?Manter a paciência. Não perder o equilíbrio interno. Isso fazia com

que a tua convivência na casa só piorasse! Mas admito que acordar

com som alto e luz na cara todo dia, não é mole não! (risos)

Como foi ficar longe da família e dos amigos durante o confinamento?Pra mim, um dos piores desafi os no começo do jogo! Sou muito

apegado a eles. Então, chorava bastante de saudade, pois eles me

traziam muita tranquilidade! Mas, com o tempo, fui compreendendo

que esse sentimento poderia me prejudicar no jogo. Aprendi a lidar

com isso!

Como era o Nasser comerciário? O dia a dia de trabalho em loja?Dedicado e organizado. Coisa que não sou em casa (risos)! Sempre

queria aprender mais e mais. Costumava me comunicar muito bem.

Então, cativava rápido os meus clientes. Mas, a vida no comércio

necessita de muito foco e dedicação. Estava me atrapalhando nos

estudos. Precisava dessa reviravolta na vida mesmo!

E, a rotina no comércio, te ajudou na hora das provas de resistência?Com certeza! Era acostumado a fi car 9, 10 horas em pé, comendo

pouco. Acredito que isso me deu muito “corpo” para as provas!

Agradecemos a Sílvia Melo, da Força Sindical, pelo apoio para a realização desta entrevista. Ela intermediou o contato com o brother.

Page 10: Revista do Sindec nº 08

10 SINDEC EM AÇÃO

TURISMO

ROTEIROS NACIONAIS E INTERNACIONAIS

Aproveite para conhecer lugares fantásticos e viver momentos inesquecíveis com as dicas da CS Turismo. São roteiros nacionais e internacionais que prometem muita diversão e lazer ao lado da família e amigos. Ao viajar, além de passar por lugares maravilhosos, você tem a chance de conhecer um pouco mais da cultura de cada local. Para maiores informações, entre em contato com a CS Turismo pelos telefones (51) 3072-3314 e (51) 3072-3317 ou pelo e-mail [email protected].

Os associados do Sindec têm desconto de 10% em todos os roteiros. Aproveite!**Pacotes e valores estão sujeitos à alteração e disponibilidade.

NEW YORKA capital do mundo, New York, espera por você! Aproveite para

passear por pontos históricos e se deliciar com as atrações da Broadway e as belas imagens do Central Park. No verão, a cidade oferece vários concertos ao ar livre! No outono, as folhas douradas, amarelas e alaranjadas são um espetáculo que vale à pena conferir!

Saída: aos sábados de 01 de julho a 02 de setembro de 2013

Pacote inclui: 05 noitesInvestimento: A partir de entrada U$ 378,00 e saldo em 9 x U$ 168,00 VISA/Master.

Page 11: Revista do Sindec nº 08

11SINDEC EM AÇÃO

Programar uma viagem a Fernando de Noronha pode signifi car a realização de um sonho para a maioria dos brasileiros. O turismo é desenvolvido de forma sustentável, criando a oportunidade do encontro equilibrado do homem com a natureza em um dos santuários ecológicos mais importantes do mundo. Golfi nhos rotadores e enormes tartarugas marinhas escolheram como habitat as águas do arquipélago, considerado o mais bonito do Brasil. Formado por 21 ilhas e ilhotas, Fernando de Noronha é um dos paraísos mais preservados do País.

Pacote inclui:• Aéreo Recife/Noronha/Recife (*Consulte Aéreo POA/Recife)• Três pernoites em pousada domiciliar com café da manhã, traslado e ingresso para o “Forro do Cachorro”.

Investimento:A partir de entrada R$ 266,00 e saldo em 9 x R$ 103,00 (válido até 30 de junho nos Cartões VISA e Master).

FERNANDO DE NORONHA

Cenário da novela global ‘Salve Jorge’, a Turquia virou o principal roteiro dos brasileiros neste ano. Uma terra de magia; com uma cultura rica repleta de história, que mescla o novo e o antigo; juntamente com vistas de tirar o fôlego já são atrativos sufi cientes para uma viagem. No entanto, a Turquia oferece muito mais: hotéis sensacionais e restaurantes divinos!

Saída: 09 de setembro e 28 outubro de 2013

Pacote inclui:• Aéreo desde Porto Alegre• Dez (10) noites de hospedagem• Nove (09) almoços• Seis (06) jantares• Visita conforme itinerário com guia em português• Traslado e circuito em ônibus de turismo para visitar Istambul, Tróia, Capadócia, entre outros locais.

Investimento: Turquia ao seu alcance – a partir de 10 X R$ 699,00

TU RQUIAISTAMBULCAPADÓCIA

Page 12: Revista do Sindec nº 08

12 SINDEC EM AÇÃO

tranquila

Garantauma viagem

Planejar uma viagem para o exterior requer alguns cuidados especiais. É necessário estar atento e verificar se o país exige passaporte e visto; e se a validade do passaporte está em dia. Dúvidas também podem surgir ao arrumar a mala. Afinal, é verão ou inverno? Há variação de temperatura ao longo do dia? Para colaborar com você, a Revista Em Ação conversou com a agente de viagem da CS Turismo, Carla Slongo. Confira as dicas abaixo e boa viagem!

Quem vai viajar para o exterior deve estar atento com o passaporte? Onde solicitá-lo?

O passaporte é um documento essencial para quem pretende realizar uma viagem para o exterior. Para solicitá-lo, o indivíduo precisa entrar em contato com a Polícia Federal, preencher o formulário de requerimento e apresentar os documentos necessários em uma unidade da PF. O interessado pode acessar o site www.dpf.gov.br.

E, qual a validade?O passaporte tem uma validade

de cinco anos. Os brasileiros, que já estão com uma viagem agendada para o exterior, não podem deixar para tirar o passaporte na última hora. O processo de emissão pode demorar conforme a demanda e existem outros detalhes que precisam ser providenciados para conseguir pisar em solo estrangeiro, como é o caso do visto. Para New York é necessário visto. Já para Turquia não é necessário, sendo que o passaporte deve estar válido por no mínimo seis meses. Uma dica é acessar o site para informações de visto http://portuguese.brazil.usembassy.gov/pt/solicitar.html.

Na América do Sul é possível viajar sem passaporte?Sim, com algumas exceções. Países do Mercosul (Argentina,

Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Paraguai, Peru e Uruguai) não

exigem visto aos brasileiros. A pessoa pode entrar como turista e ficar 90 dias em qualquer desses países mostrando apenas uma cédula de identidade civil válida como o RG, em perfeito estado.

A habilitação brasileira é

válida no exterior?Sim. Mas, para evitar qualquer

constrangimento, recomendamos também a Permissão Internacional para Dirigir (PID), que é emitida por lei pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de cada estado.

O que é indispensável levar na

mala de quem vai viajar para Nova Iorque ou Turquia, por exemplo? O turista deve estar atento à época

do ano?Para New York, nesse pacote que citamos com saída em

julho, é importante levar roupas leves e sapatos confortáveis. Pois, estamos falando do verão, estação muito quente nos EUA. Mas, com as variações climáticas mundiais, é sempre bom levar um moletom. Na Turquia, em setembro e outubro, é outono. No início de setembro é quente e as noites são frescas. Já em outubro faz um friozinho gostoso. Traga camisetas e casaquinhos; encharpes; e camisas leves de mangas compridas. Também é um clima para vestidos e meias calças, shorts e bermudas, jeans, tênis e sapatos baixos e confortáveis.

O passaporte tem validade de

5

a n o s

Page 13: Revista do Sindec nº 08

13SINDEC EM AÇÃO

QUATRO PATAS

Manter a vacinação de seu amigo de quatro patas em dia e consultar o médico veterinário sempre que necessário são algumas das formas de combater e prevenir várias doenças. Entre elas, a cinomose que atinge os cachorros, em qualquer idade, e pode levá-los a morte. Infelizmente, nem todo animal é vacinado e acaba sofrendo com a doença – que em grande parte dos casos é fatal e tem um tratamento complexo.

Os principais sintomas são perda de apetite; falta de coordenação; vômito e diarreia; febre; convulsões; paralisias; roquidão; espirros e apatia. Ao desconfiar que seu cão esteja com cinomose, consulte o mais rápido que puder um médico veterinário. A doença pode atingir vários órgãos e, por ser altamente contagiosa, o cachorro doente deve ser isolado e receber tratamento para evitar infecções secundárias. Quando mais cedo se inicia o tratamento, a base de antibióticos, maior é a chance de recuperação.

Infelizmente, não há um medicamento específico que combata o vírus transmitido. O contagio pode ocorrer entre um animal doente e outro. Alguns podem estar com a doença, não apresentar os sintomas e transmiti-la para outro sadio por meio de secreções. No tratamento de apoio, o médico veterinário costuma realizar a reposição de líquidos perdidos pelo animal e indicar o uso de medicamentos anticonvulsivos e sedativos. Além de recomendar que ele fique em um ambiente limpo e com temperatura agradável.

Imunização deve ser anualA vacina contra a cinomose deve ser realizada uma vez ao ano

nos cães adultos. Os filhotes podem ser imunizados a partir de seis semanas de vida. No entanto, o melhor é consultar o médico veterinário. Para evitar o contagio dos pequenos, é recomendado que eles permaneçam longe da rua e não tenham contato com outro animal que se desconheça o histórico de vacinas. Para os cães já infectados, a vacinação é desaconselhável.

Então, visite o site www.wspabrasil.org da WSPA Brasil – Sociedade Mundial de Proteção Animal. A entidade luta para promover o bem-estar animal, combatendo os maus-tratos. A WSPA foi criada há mais de 30 anos e atua em mais de 50 países. No Brasil, as atividades começaram, em 1989, como apoio as organizações de Santa Catarina na luta contra a Farra do Boi. Instalou o primeiro escritório no Brasil, na capital paulista, em 1991. Três anos depois, chegou a Porto Alegre e implantou a Clínica PAATA, que realiza atendimento gratuito de equídeos de tração. Entre as campanhas atuais está Cinomose aqui não.

CINOMOSE:A vAcinAção é o melhor remédio

Quer saber mais sobre a cinomose?

Page 14: Revista do Sindec nº 08

14 SINDEC EM AÇÃO

Mãe:

MãeMãeMãeMãe:MãeMãe:

Seres centrais na vida de cada um de nós, as mães são inspiração para poemas, músicas, quadros e livros. Por terem este papel tão especial, elas são homenageadas desde a Antiguidade. Os gregos, por exemplo, realizavam uma festa na chegada da Primavera para a mãe dos deuses: Reia. Os trabalhadores que moravam longe de suas famílias, na Idade Média, ganhavam um dia para visitar suas mães. Na Inglaterra do início da Revolução Industrial, operárias ganhavam folga no quarto domingo da Quaresma para fi carem com suas progenitoras.

Nos Estados Unidos, a ideia de um dia só para elas surgiu em 1905. Após a morte da mãe, a jovem Anna Jarvis entrou em depressão. Para ajudá-la, um grupo de amigas organizou uma homenagem à mãe de Anna, que havia trabalhado na guerra civil norte-americana. A ação fez sucesso e, em 1914, o presidente Thomas Woodrow Wilson ofi cializou a data, que é comemorada no segundo domingo de maio como no Brasil. Aliás, por aqui, a data passou a ser lembrada, em 1918, pela Associação Cristã de Moços. Somente quatorze anos depois, ela foi ofi cializada pelo presidente Getúlio Vargas.

Nesta edição, realizamos uma homenagem especial às mamães através do perfi l de Rejane de Ávila Gorziza, mãe de uma família de comerciários.

ESPECIAL MÃES

esses seres tão especiais

Page 15: Revista do Sindec nº 08

15SINDEC EM AÇÃO

Parece que o comércio está no sangue da família de Rejane de Ávila Gorziza, 56 anos. Mãe de dois comerciários, ela nunca imaginou que seus fi lhos seguiriam seus passos e os do marido na escolha da profi ssão. “Queríamos outra coisa para eles já que sabíamos que a vida de comerciário, apesar de ter o lado bom, é uma loucura”. Entretanto, ver os fi lhos, Wagner e Vinícius, felizes com a escolha, deixa essa comerciária aposentada orgulhosa e o coração de mãe tranquilo. “Eles costumam afi rmar que tiveram um bom exemplo”.

Os fi lhos iniciaram cedo a vida no comércio. Wagner com 17 anos já trabalhava e chegou a cancelar a faculdade para se dedicar à profi ssão. O caçula Vinícius iniciou com 18 anos. “Ele está fi nalizando o curso de Administração de Empresas. Mas, tudo indica que continuará trabalhando no comércio”, ressalta a mãe.

Com um bom jogo de cintura, a família aprendeu a lidar com os horários da vida de comerciário. “Quando o Wagner tinha que trabalhar no domingo, fazíamos uma janta no sábado”, conta. Nas datas como Páscoa, Dia das Mães e Natal, Rejane diz que, da época em que trabalhava para hoje, muita coisa modifi cou. “Cansei de chegar em casa depois das 11 horas da noite no Natal. A atuação do Sindicato ajudou a mudar isso e os clientes também estão mais conscientes, fazendo as compras antes. Agora, o comerciário tem como preparar a ceia do Natal”, enfatiza.

Antes do nascimento dos fi lhos, a comerciária aposentada conta que ela e o marido comeram cachorro-quente na

COMÉRCIOESTÁ NO SANGUEDESTA FAMÍLIA

ceia natalina. “Combinamos de ir para minha sogra. Como trabalhamos até tarde e estávamos cansados, resolvemos comer e ir dormir”. Com os fi lhos adolescentes, a situação se repetiu. “Teve um ano que não deu tempo de comprar o peru. Comemos sanduíche. Os meninos reclamaram muito. Eles diziam: ‘isso não é janta de Natal’. Ficaram brabos”, recorda.

Casada com o comerciário Inocêncio Ferrão de Souza há 33 anos, Rejane lembra que conheceu o marido por causa do comércio. “Estava indo buscar minha carteira de trabalho no meu antigo emprego. Ele me parou na rua para perguntar por que estava saindo de lá. Ficamos amigos e, às vezes, almoçávamos juntos”. Na época, tanto Rejane como Inocêncio eram noivos. “Costumávamos conversar sobre os nossos relacionamentos”. Com o fi m do noivado dos dois, os papos foram se alongando. “Quando nos demos conta, estávamos casados”, brinca.

Com a vinda das crianças, a futura mamãe resolveu sair do comércio e se dedicar aos pequenos. “Por recomendação médica, parei de trabalhar quando fi quei grávida. Acabei fi cando um tempo maior em casa. Levava e buscava na escola. Foi bom. Voltei 11 anos depois.” Hoje, Wagner, pai da pequena Lara Alice de 04 anos, costuma dizer à mãe que não possui o mesmo tempo para a fi lha. “Eles dizem que foi muito bom me ter por perto”. A vovó coruja, quando pode, se dedica à neta. “Ela é um encanto. Adora brincar”, conta. Até o fi nal do ano, a família irá aumentar com a chegada de mais um bebê. “É muito bom ser avó”, diz emocionada.

Page 16: Revista do Sindec nº 08

16 SINDEC EM AÇÃO

ESPECIAL NOIVAS

não é mais o queridinho do casório

VESTIDO:ESCOLHA O

QUE MAISCOMBINA

COM VOCÊ

Maio Apesar da tradição, maio está perdendo o lugar, no Brasil,

do mês mais queridinho para dizer o “sim”. Um levantamento do IBGE mostrou que, em 2011, ele ocupou a 6ª posição do ranking dos preferidos, fi cando atrás de dezembro, novembro, outubro, setembro e julho. A mudança de hábito deve estar ligada ao fato de dezembro ser o mês das férias de verão e também do pagamento do 13º salário. O último mês do ano já aparecia como queridinho dos noivos na pesquisa de 2002 da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade).

Mesmo com o bolso e a praticidade falando mais alto na hora da escolha da data, o momento de dizer o “sim” é muito especial. Se você decidiu fazer uma festa, por mais enxuta, ela requer um envolvimento para a organização. É necessário estar atento aos pequenos e grandes detalhes: lista de convidados; local do casamento e da festa; cardápio e bolo; convite; decoração; lembrançinha; buquê; traje do noivo; e o mais esperado, o vestido da noiva. Ainda, para eternizar esse momento tão especial, é necessário contratar um bom fotógrafo.

Não dá para negar que todas querem estar lindas no dia do casamento. O vestido, muito mais do que um detalhe, é a peça chave para isso. Na hora da escolha, tenha cuidado para optar por um modelo que a valorize e a deixe, ainda mais, feminina. Outra dica: fi que atenta ao horário do casório! A partir daí é dedicar-se na busca por seu vestido e verifi car qual modelito fecha mais com seu estilo.

Entre as tendências que desfi laram pelo Salão Casa Moda Noivas 2013, que ocorreu em São Paulo, estiveram os modelos tradicionais, com muita renda, decotes e comportados; os curtos para as noivas mais descoladas; e os modelitos que inovaram nos detalhes em preto e colorido. A cor branca neve deu espaço para o off White.

A mostra, ainda, reservou lugar para os vestidos em tons pérola, cinza metalizado e rose, bem como para os de decotes tomara-que-caia e coração. Os boleros também aparecem no evento e tem tudo para cair no gosto das noivas. Vestidos com cintura marcada e saia em evasê dividiram espaço com modelitos mais leve.

Page 17: Revista do Sindec nº 08

17SINDEC EM AÇÃO

DIFERENTES TRADIÇÕES E CASAMENTO

Por que maio é o mês das noivas?

O fato mais provável para o início do costume dos casórios neste período vem das tradições que chegaram ao país junto com os imigrantes europeus. Retornando na história dos antigos povos, as uniões ocorriam, geralmente, com o começo da Primavera no Hemisfério Norte. Os festivais de solstício envolviam flores e reforçavam a feminilidade, além de celebrar o amor. Outro ponto relevante é que as pessoas, na Idade Média, tinham dificuldade de manter aquecido o local do banho durante as baixas temperaturas do Inverno. Com a chegada da Primavera, noivos e noivas ficavam cheirosos para o casamento.

Católico: Mais comum no Brasil, o casamento católico, geralmente, acontece dentro da igreja escolhida pelos noivos. Como a religião não aceita divórcio, o casal deve ser solteiro ou viúvo. Durante a festa, é tradição a noiva jogar o buquê para as solteiras. Diz o costume que quem pegá-lo será a próxima a casar.

Judaico: O casamento deve ser marcado em uma

data que não coincida com sábado ou festas religiosas. A cerimônia acontece em uma tenda na presença de dez testemunhas masculinas. A noiva deve usar um véu. Após, o vinho e os anéis são abençoados e o casal bebe uma taça que é esmagada pelo pé do noivo, enquanto os convidados desejam felicidades. A quebra do copo simboliza a anulação da vida passada dos noivos e o ingresso deles no casamento sem qualquer sentimento de culpa.

Cigano: A cerimônia reúne os mesmos elementos do

noivado. Cada um tem um simbolismo. O vinho é para garantir que o casal seja feliz para sempre; o sal e o pão representam a união; taça de cristal é para que exista sempre harmonia entre o casal; e os punhais representam a comunhão do sangue de ambos.

Budista: Para os budistas, a cerimônia não é um dever

religioso, por isso, ela acontece após as formalidades do registro civil. O casal recebe a benção dos monges no templo escolhido.

Chinês: A noiva chinesa tem o costume de ter ao

menos três vestidos para serem usados durante a festa. Entre eles está o tradicional gipao ou cheongsam, que é o vestido vermelho. A cor simboliza sorte na cultura chinesa.

FONTES: http://mundoestranho.abril.com.br; www.casamentos.com.br; http://mulher.terra.com.br

Page 18: Revista do Sindec nº 08

18 SINDEC EM AÇÃO

YOGA:CUIDADO COMCORPO E MENTE

Equilibrar corpo e mente; promover alongamento, maior fl exibilidade e relaxamento; melhorar a respiração; oferecer sensações de conforto, plenitude e serenidade. Esses são apenas alguns dos benefícios que o Yoga proporciona à saúde de seus adeptos. A prática milenar, que envolve corpo, mente, intelecto e espírito, conquistou celebridades como Madonna, Angelina Jolie, Rodrigo Santoro e Carolina Dieckmann.

Como explica a professora de Yoga, Ana Lúcia Dal Molin, o Yoga é um sistema de vida que pede disciplina e está baseado no lema: vida simples, pensamento elevado. Ana é uma das professoras do Centro Sivananda de Yoga Vedanta, em Porto Alegre (confi ra a entrevista abaixo).

O espaço é um dos 80 centros e ashrams da Organização Mundial Sivananda, uma das mais tradicionais e conhecidas escolas do mundo. O centro da capital gaúcha foi inaugurado, em 1976, pelo próprio Swami Vishnudevananda - discípulo direto de Swami Sivananda. A organização mundial, que foi fundada em 1957, tem como missão divulgar o Yoga e o Vedanta pelo planeta. A sede central fi ca no Canadá.

A rotina diária dos comerciários faz com que eles permaneçam em pé por muito tempo durante até seis dias na semana. Qual o benefício do Yoga para eles?O corpo, como templo da alma, tem necessidades que devem ser satisfeitas para que funcione adequadamente. Exercitar-se é um dos cinco pontos para uma vida saudável. O exercício adequado é uma prática que promove lubrifi cação para as articulações, músculos, ligamentos, tendões e outras partes do corpo, pois

SAÚDE

Exercitar-se é

um dos cinco

pontos para

uma vida

saudável.

ativa a circulação do sangue e incrementa a fl exibilidade corporal.Para todos, e aqueles que em sua rotina diária permanecem muito tempo em pé, a prática do Yoga oferece benefícios fundamentais como: desenvolver a consciência de respirar e relaxar; consciência mental e postural; assim como através da prática das posturas, o alongamento e fortalecimento muscular necessário na preservação da estrutura óssea.

Por outro lado, alguns fi cam sentados. O

Yoga também oferece benefício para esses?Sim! Existem asanas (posturas fi xas) específi cas para a região sacro e torácica, que promovem alongamento, alinhamento e fl exibilidade aos músculos e coluna.

Além dos benefícios para o corpo, o Yoga também ajuda a combater o estresse do dia a dia?Com certeza! O desenvolvimento da consciência mental,

associada à respiração correta, acalma o sistema nervoso e reduz o nível de cortisol, o que facilita desenvolver consciência na ação, autocontrole e equilíbrio, reduzindo progressivamente o nível de estresse no dia a dia.

Tem idade para praticar Yoga?Não! Yoga é mais do que uma prática física. É uma fi losofi a de vida. Sentar, respirar, comer, pensar, relaxar e exercitar-se corretamente são ensinamentos básicos que devemos transmitir aos nossos fi lhos para que eles preservem sua natureza criativa e conexão com a consciência interior.

Page 19: Revista do Sindec nº 08

19SINDEC EM AÇÃO

Ela tem contraindicação?Na prática do Yoga não existe contraindicação. Existem restrições que são cuidados tomados a partir das limitações e doenças apresentadas pelo aluno.

Para quem tem algum problema na coluna são necessários cuidados especiais durante a prática?Sim! Problemas de desgaste na coluna, hérnia de disco, escoliose em alto grau, hipertensão arterial, entre outros, restringem a prática de alguns asanas (postura fixa) e enfatizam a prática de outros. Porém, a pratica regular do Yoga, com os cuidados necessários, aumenta a energia vital do corpo e fortalece a musculatura o que auxilia e potencializa nossa capacidade de autocura.

Conhecido internacionalmente, Swami Sivananda foi um grande yogui e sábio que fundou o Sivananda Asharam, na Índia. Autor de mais de 250 livros sobre Yoga, filosofia e saúde, Sivananda foi pioneiro na divulgação de ensinamentos no Ocidente. Renunciou à carreira como médico para dedicar-se a uma vida de meditação e serviço. A mensagem do sábio yogui pode ser resumida em suas próprias palavras: “Sirva, ame, dê, purifique-se, medite e realize. Seja bom e faça o bem”. Viveu entre 1887 e 1963.

Teve como discípulo direto de Swami Vishnudevananda, que viveu entre 1927 e 1993. Durante 12 anos, Vishnudevananda viveu e praticou Yoga no Himalaya com Sivananda. Em 1957, foi escolhido por seu mestre para propagar a mensagem do Yoga e do Vedanta no Ocidente. Fundou mais de 80 centros e ashrams ao redor do Planeta. Tornou-se autoridade mundial em Hatha e Raja Yoga. Ele é autor do best-seller ‘Livro de Yoga Completo e Ilustrado’, publicado em 1960. Também destacou-se por seu trabalho em prol da paz mundial, o qual teve como base os princípios ancestrais da filosofia do Yoga.

Ficou interessado? Então, entre em contato com o Centro de Yoga Sivananda pelo telefone 3024-7717 ou através do [email protected].

Quem foi Swani Sivananda?

Page 20: Revista do Sindec nº 08

20 SINDEC EM AÇÃO

Uma sessão solene na Câmara de Vereadores de Porto Alegre marcou a importância dos trabalhadores para o crescimento e desenvolvimento do Estado. A homenagem, que ocorreu no final de abril, foi proposta pelo sindicalista e vereador Clàudio Janta. “A inflação está batendo cada vez mais forte na porta e corroendo o salário dos trabalhadores”, afirmou. Janta também criticou a forte intervenção do governo federal tentando controlar o movimento sindical. “Na Constituição, consta que é livre a liberdade e a autonomia dos sindicatos, o que o governo está querendo cercear de todas as formas, instaurando um controle absurdo sobre as entidades.”

CLASSE GANHA SESSÃO SOLENE

SINDEC

Mais de quatro mil trabalhadores acompanharam a tradicional 59ª Procissão da Padroeira do Trabalho na manhã do dia 1º de Maio, em Porto Alegre. O número foi divulgado pela Brigada Militar. Entre os participantes estiveram o presidente da Força Sindical-RS e secretário-geral do SINDEC/POA, Clàudio Janta; o prefeito da capital José Fortunati; o vice-prefeito, Sebastião Melo; o secretário municipal do Trabalho e Emprego, Pompeo de Mattos; o deputado federal Vieira da Cunha; diretores sindicais, vereadores e lideranças sociais.

Os fiéis partiram do Lar do Idoso Dom Luiz Guanella, na avenida Ary Tarragô até a Paróquia de Nossa Senhora do Trabalho, no bairro Vila Ipiranga, onde foi celebrada uma missa com a bênção das carteiras de trabalho. A imagem da santa percorreu cerca de quatro quilômetros nos ombros de colaboradores da Força. “Temos que pensar e trabalhar por melhorias. Este universo tem muitos problemas, desde a falta de qualificação até a exploração das pessoas e do ofício; falta de condições e desrespeito aos direitos”, ressaltou Janta.

FESTA – Durante a tarde, a Força Sindical-RS uniu os festejos

de 1º de maio a uma das bandeiras de luta mais forte da central: a dignidade e cultura para o trabalhador. A atividade teve como palco a Praça México que ficou lotada. A campanha “Postos de Saúde 24h” marcou presença no local, onde uma equipe esteve recolhendo assinaturas para o abaixo-assinado que busca a abertura das unidades durante as 24 horas do dia e nos finais de semana. Entre as atrações artísticas estiveram: Cia Ondina e Tufone, na performance “O Circo Chegou”; Dj Finna, da dupla (FatDuo) e o locutor Zezé Maravilha; MC Kid; Valéria Houston; Marco Lima e banda; e o Grupo do Bola.

Em seu discurso no evento, Clàudio Janta destacou as principais batalhas que os trabalhadores ainda enfrentam. Ele também reforçou a luta da Força Sindical-RS para melhorar a vida dos trabalhadores. “Queremos um gatilho nos salários, não podemos mais conviver com essa defasagem no bolso do trabalhador. E hoje é o dia que nós temos para refletir e cobrar dos nossos políticos a abertura dos Postos de Saúde 24 horas, dizer que queremos emprego e educação de qualidade. Também é o dia de dizer que queremos um futuro melhor para essas crianças”, ressaltou.

MiSSA CAMpAL MArCA HOMENAGEM A trAbALHAdOr

Page 21: Revista do Sindec nº 08

21SINDEC EM AÇÃO

O 7º Congresso da Força Sindical-RS será realizado no dia 7 de junho na sede esportiva e recreativa do SINDEC/POA – Avenida Guaíba, 1080, bairro Ipanema. Com enfoque no tema garantia de conquistas, mais empregos, direitos, cidadania e trabalho decente, o encontro reunirá dirigentes sindicais de todo o Estado e irá deliberar políticas para o Mundo do Trabalho e novos rumos para o Movimento Sindical.

A central convoca todos os filiados no Rio Grande do Sul para participarem do evento que será considerado como etapa estadual do 7º Congresso Nacional da Força Sindical, nos termos do seu Estatuto em vigor e do Regimento Interno discutir e a seguinte ordem do dia:1) A agenda programática da Central e a ação sindical para os próximos quatro anos;2) As políticas de incentivo ao crescimento da economia e ao desenvolvimento do País;3) A reforma da legislação trabalhista e da organização sindical;4) A política internacional da Força Sindical;5) As iniciativas orientadas ao fortalecimento da Força Sindical;6) A proposta de novo estatuto da Força Sindical;7) As diretrizes políticas e organizacionais específicas da Força Sindical no Rio Grande do Sul;8) Eleger e dar posse à direção estadual, à executiva estadual e ao conselho fiscal e respectivos suplentes da Força Sindical-RS para um mandato de quatro anos;9) Eleger os delegados representantes da Força Sindical-RS para

FOrçA SiNdiCAL-rS divuLGA OrdEM dO diA pArA 7º CONGrESSO EStAduAL

É a primeira vez que um brasileiro assume o comando da Organização Mundial do Comércio (OMC), que é o órgão máximo internacional da área. O diplomata brasileiro, Roberto Azevêdo, será o próximo diretor-geral, a partir de setembro, segundo o Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty).

A disputa final ficou entre o brasileiro, que contou com o apoio dos países emergentes e em desenvolvimento, e o mexicano Hermínio Blanco, visto como candidato dos países ricos.

Nove candidatos se apresentaram para suceder o francês Pascal Lamy, que deixará seu posto no fim de agosto. Lamy está no cargo desde 2005. Saíram da disputa, na primeira fase da seleção, os quatro candidatos que conseguiram menor apoio por parte da consulta feita com os 158 países-membros da OMC: Alan John Kyerematen (Gana), Anabel González (Costa Rica), Amina Mohamed (Quênia) e Ahmad Thougan Hindawi (Jordânia). Na segunda fase, deixaram a disputa o neozelandês Tim Groser, o sul-coreano Taeho Bark e a indonésia Mari Pangetsu.

Esta é a segunda vez que o Brasil tenta emplacar no comando do órgão. Em 2005, quando Pascal Lamy foi eleito, o Brasil lançou Luiz Felipe de Seixas Corrêa para o posto. Desde sua fundação,

brASiLEirO é ESCOLHidO pArA OMC

em 1995, nunca um brasileiro ocupou a presidência da OMC, responsável por conduzir as rodadas que visam à liberalização do comércio mundial. Um dos grandes desafios do novo chefe da OMC será reativar as negociações da Rodada Doha para liberalizar o comércio mundial, em ponto morto há anos.

FONTE: G1

o 7º Congresso Nacional da Força Sindical-RS, que será realizado entre os dias 24 e 26 de julho, em Praia Grande/SP, até o limite máximo estabelecido pelo seu Regimento Interno.

O presidente Clàudio Janta convoca trabalhadores e sindicalistas filiados à central para se unirem a este grande evento. “Novos rumos para o Movimento Sindical serão decididos no 7 º Congresso Estadual e Nacional da Força Sindical. Estão todos convidados e convocados para este momento de reflexão, momento de traçar novos rumos para a classe operária brasileira. Entre em contato com seu sindicato ou com a Força Sindical-RS e participe”.

Page 22: Revista do Sindec nº 08

22 SINDEC EM AÇÃO

SINDEC

A Exposição “Imagens da Nossa História”, que marca as comemorações dos 80 anos do SINDEC/POA está fazendo um itinerário por vários pontos da capital gaúcha. O primeiro local a receber a mostra, nesta edição, foi o Shopping João Pessoa, seguido por Mercado Público, Câmara de Vereadores, Shopping Total e Shopping Lindóia.

Quem passou pela exposição pode conferir as fotografias que retratam a história do SINDEC/POA e, também, de Porto Alegre. São fotografias que contam as atividades da categoria da atualidade, com as lutas, conquistas e vitórias que o sindicato participa ao lado dos trabalhadores. Os primeiros manifestantes do sindicato, as caminhadas nos anos 1940/1950 e os dirigentes históricos, como o presidente Getúlio Vargas, fazem parte da mostra.

Traçando um paralelo entre o passado e o presente, são retratadas imagens da cidade e sua evolução ligada à vivência comerciária ao longo destas oito décadas. As participações de diretores do SINDEC/POA na atualidade em congressos e reuniões internacionais do Mundo do Trabalho que demarcam posição dos trabalhadores comerciários também são contempladas, com registros da Conferência Internacional do Trabalho (CIT), da Organização Internacional do Trabalho (OIT), quando o presidente do sindicato, Nilton Souza Neco, foi eleito membro pela bancada dos trabalhadores no Conselho Administrativo da OIT, em Genebra, na Suíça; além de eventos como o Fórum Social Mundial.

ExpOSiçÃOiMAGENS dANOSSA HiStÓriA

Nilton Neco, presidente do SINDEC/POA, membro do Conselho de Administração da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e secretário de Relações Internacionais da Força Sindical, está participando dos congressos que a Força vem realizando em todo o país. Ele explica que, neste ano, a Força Sindical tem na pauta do congresso nacional a discussão das políticas internacionais da Central. “Como secretário internacional, palestro nos congressos sobre o que estamos trabalhando com os setores que fazem a política bilateral e também qual é a política da direção nacional da Força em relação a política internacional.” Para Neco o fortalecimento do movimento sindical brasileiro e o avanço que ele tem conquistado com os trabalhadores do Brasil, têm servido como exemplo para o exterior de organização dos trabalhadores.

prESidENtE pArtiCipA dE AtividAdES EM âMbitO NACiONAL

Page 23: Revista do Sindec nº 08

23SINDEC EM AÇÃO

Uma sessão solene em homenagem, no início de abril, na Câmara de Vereadores de Porto Alegre, marcou as comemorações dos 80 anos do SINDEC/POA. O requerimento da solenidade foi proposto pelo vereador e secretário-geral da entidade, Clàudio Janta, e aprovado por unanimidade por todos os representantes do poder legislativo.

“É mais do que justo que a casa do povo, a casa de toda a população de Porto Alegre homenageie a entidade pelos seus 80 anos. Quando a população de Porto Alegre compra alguma coisa, seja na farmácia, loja ou supermercado, lá está o representado do SINDEC. É um sindicato que não luta somente pela regulamentação da profissão de comerciário, ele vem lutando por diversas causas como redução de impostos, juros e atuando efetivamente na defesa dos trabalhadores em geral”, salientou.

O presidente do SINDEC/POA, Nilton Neco, se manifestou orgulhoso em poder dizer que a entidade representa cem mil trabalhadores com muita dignidade na luta constante em defesa dos direitos da categoria. “Para nós é uma honra estar nessa casa e, mais do que isso, estar comemorando 80 anos. É uma história de vida que representa um terço da história de Porto Alegre. O sindicato nasceu, em 1932, e sempre teve uma atuação muito importante. Isso demonstra a pujança da nossa entidade e o

SiNdiCAtO rECEbE HOMENAGEM NA CâMArA dE vErEAdOrES

ENtidAdE pArtiCipA dE tribuNA pOpuLAr

crescimento que a categoria teve nesses anos todos”, ressaltou.O prefeito da capital, José Fortunati, enfatizou que o SINDEC

tem feito a diferença na cidade, com uma representação ativa também junto à Força Sindical, uma das centrais mais fortes no país. “O sindicato tem construído, indiscutivelmente, um referencial muito forte na luta sindical. Felizmente, a entidade tem uma clara compreensão de que lutar por melhores condições de trabalho, por melhores condições de vida, lutar pela dignidade do comerciário, não depende somente da luta dos comerciários, depende da relação com os demais trabalhadores e também com os empresários, com a cidade, o estado e o país, e de uma forma muito adequada o sindicato tem feito esta luta”, disse.

Na ocasião, Neco recebeu o diploma da Câmara de Vereadores. Placas comemorativas da Força Sindical, representada pelo diretor Antônio Johann, e da Fetracos-RS, através do presidente em exercício Dionisio Mazui, também foram entregues ao presidente. A mesa oficial, ainda, contou com presença do vice-prefeito, Sebastião Mello; do secretário de Estado dos Gabinetes dos Prefeitos, Afonso Motta; do presidente do Sindicato dos Comerciários de São Paulo, Luiz Hamilton de Souza; do vice-presidente do Sindilojas Porto Alegre, Paulo Kruse; e do presidente da Câmara de Vereadores, Dr. Thiago Duarte.

A tribuna popular da Câmara de Vereadores de Porto Alegre foi ocupada pelo presidente em exercício da Federação dos Trabalhadores no Comércio do RS (Fetracos), Dionísio Mazuí, e pelo tesoureiro-geral do SINDEC/POA e diretor da Força Sindical-RS, LuÍs Carlos Barbosa. Os dois destacaram a 7ª Marcha dos Trabalhadores, ocorrida em Brasília, que reuniu mais de 50 mil trabalhadores.

Mazui criticou a falta de diálogo do Governo Federal com o sindicalismo. Em sua manifestação, Barbosa destacou “o crescimento pífio do PIB” e que isto coloca a economia em um patamar extremamente perigoso, diante das incertezas da economia mundial. “Queremos juros baixos, valorização do trabalho e desenvolvimento nacional”. Eles também manifestaram apoio aos projetos do vereador Clàudio

Janta, que designam cobrador para transporte acima de 21 passageiros e abertura dos postos de Saúde 24 horas. As bancadas dos partidos na Câmara mostraram reconhecimento às lutas e parabenizaram o trabalho desempenhado pela Força Sindical-RS.

Page 24: Revista do Sindec nº 08

Tendo em vista que Porto Alegre é uma das cidades sede da Copa Mundial FIFA 2014 e pensando na qualifi cação e preparação profi ssional, o SINDEC/POA está promovendo para os comerciários associados um curso de Espanhol. Preocupado também com a inclusão do idoso na era digital, o sindicato está realizando o curso de informática para a terceira idade. A iniciativa, que é gratuita, vai de encontro ao mercado de trabalho cada vez mais exigente e informatizado.

A turma da terceira idade iniciou suas atividades no dia 13 de maio. Os dez integrantes foram recebidos pelos diretores do SINDEC, Marcelo Avencurt Furtado, Francisco Velnecker, Américo Cordeiro, Cláudio Correa e Luis Carlos Barbosa.

Para o tesoureiro-geral da entidade, Luiz Carlos Barbosa, os cursos oferecidos pelo sindicato são uma forma do associado ver onde a sua contribuição está sendo investida. “A boa vontade de vocês em vir se qualifi car é muito importante. Desde o momento em que saem de seus lares, conhecem novas pessoas e um novo ambiente e agregado a isso adquirem conhecimento”, afi rmou.

As aulas vão até o dia 12 de junho e estão sendo ministradas nas segundas e quartas-feiras, das 14h às 17h pelos professores

SiNdEC/pOA prOMOvE CurSOS GrAtuitOS AOS ASSOCiAdOS

Alfredo Dantas e Christian Lopes, Graduados em Sistema da Informação pela FEEVALE.

ESPANHOL - No dia 14 foi a vez dos alunos do curso de Espanhol receberem as saudações do Diretor Américo Cordeiro que falou em nome de toda a diretoria da entidade se colocando à disposição dos associados. “Hoje em dia o domínio de mais de um idioma é fundamental em qualquer função. A diretoria concedeu essa oportunidade visando, principalmente, o comerciário, pois estamos às vésperas de um evento mundial”, ressaltou Américo.

O aposentado João Carlos Brack, 73 anos, é sócio do SINDEC há 50 anos e está participando dos dois cursos, informática e espanhol, e afi rma que esta é uma ótima oportunidade para se atualizar. “Eu sempre participo das promoções e cursos que o sindicato oferece, com certeza será bem produtivo”, revelou com entusiasmo.

O Curso de Espanhol tem duração até o dia 10 de setembro e está sendo ministrado pela professora Gladys Miriam Fama - professora natural da Argentina e graduada em Licenciatura em Letras pela UNILASALLE. As aulas ocorrem nas terças e quintas-feiras, com uma turma pela manhã e outra a noite.

Page 25: Revista do Sindec nº 08

25SINDEC EM AÇÃO

Devido ao valor nutricional, econômico, ambiental e cultural da quinoa, a Organização das Nações Unidas (ONU) declarou 2013 como o Ano Internacional do alimento. Semelhante ao espinafre quando pequena e ao sorgo no período de maturação, a planta é versátil: cresce em regiões que possuem variação de temperatura de oito graus negativos a 38 graus Celsius. Rico em aminoácidos essenciais e vitaminas B e E, além de possuir glúten, o alimento é cultivado há milhares de anos na Bolívia, Colômbia, Equador e Peru. A quinoa pode ser usada em saladas, sopas e molhos, bem como em pudins, pães, panquecas e biscoitos. Abaixo, aprenda como fazer arroz com quinoa e pão com a planta.

INGREDIENTES:1 copo de arroz lavado e escorrido½ copo de quinoa (amarela, preta ou vermelha) – lavada e escorrida3 copos de água1 fi o de azeite1 cebola pequena bem picada3 dentes de alho amassados1 tomate picadosal a gosto

MODO DE PREPARO:Aqueça o azeite e coloque a cebola para dourar. Adicione o alho e misture. Em seguida, coloque o arroz, a quinoa e o sal. Mexa e acrescente água.

Deixe em fogo alto e mexa de vez em quando até que a água esteja quase evaporada. Coloque o tomate, mexa, diminua o fogo e tampe a panela. Depois, verifi que se o arroz e a quinoa estão macios e desligue.

INGREDIENTES:1 xícara de quinoa2 xícaras de água morna (mais ou menos 40°C)2 colheres de chá de fermento seco para pão2 xícaras de farinha de trigo integral1 xícara e meia de farinha de trigo branca2 colheres de sopa de farinha de glúten2 colheres de sopa de mel1 colher de sopa de azeiteSal a gosto

MODO DE PREPARO:Lave a Quinoa em uma peneira com água morna. Deixe escorrer e passe no processador. Numa vasilha grande, misture o fermento e a água. Reserve por 5 minutos. Acrescente a farinha integral e a quinoa. Misture bem. Adicione ½ xícara de farinha branca, 2 colheres de sopa de farinha de glúten, o sal, o mel e o azeite. Misture até fi car homogêneo. Acrescente aos poucos o resto da farinha branca, até que a massa desprenda das laterais da vasilha.

Passe-a para a praça de trabalho e sove-a até que fi que elástica. Retorne à vasilha, untada com azeite, cubra com fi lme de PVC e deixe crescer até dobrar de tamanho. Polvilhe uma assadeira e a mesa de trabalho com farinha para dividir a massa em três partes, dando o formato de baguete a cada uma. Coloque na assadeira e cubra por, aproximadamente, uma hora. Pré-aqueça o forno a 220°C. De cortes com uma faca afi ada e leve ao forno por 25 a 30 minutos até que fi quem douradas.

ganha ano internacional

ARROZ COM QUINOAPÃO INTEGRAL DE QUINOA

ganha ano internacionalQuinoa

FONTES: www.onu-brasil.org.br / www.g1.com

RECEITA

Page 26: Revista do Sindec nº 08

26 SINDEC EM AÇÃO

CULTURA

LIVRO

CD

Juntos Para Sempre relata a vida de um advogado

O livro Juntos Para Sempre conta a história de Alan, um advogado bem-sucedido. A vida do paulistano é, aparentemente, perfeita: sucesso no trabalho e no relacionamento. Entretanto, as noites desse jovem não são nada tranquilas: o sonho com uma jovem que morre na fogueira o atormenta. Ao acordar as lembranças o fazem viver dias de angústia. A trama segue com a viagem do advogado ao interior. Na cidadezinha, ele encontra uma jovem idêntica a do sonho. O mistério aumenta quando a moça se assusta com ele e foge. Alan decide procurar ajuda e se rende a Terapia de Vidas Passadas. A obra é de Walcyr Carrasco, consagrado autor da TV Globo. Entre seus trabalhos estão as novelas Alma Gêmea, O Cravo e a Rosa e Chocolate com Pimenta. O livro, lançado este ano pela Editora Arqueiro, tem 208 páginas.

Sagrado Feminino cantado por Karine Cunha

O terceiro CD da cantora catarinense Karine Cunha tem como inspiração o universo feminino com suas belezas, poder e desafi os. O objetivo do álbum é promover uma maior conexão da mulher com os elementos da natureza. Isto fi ca claro no repertório que traz Sagrado Feminino; Tempo ao Tempo; É Oxum!; Odoyá!; Deusa Guerreira; Deusa da Luz; Grande Mãe; Canto de Lua Nova; Deusa; Ciranda Amiga; Dança das Luas; e Canção do Clã. Todas composições da própria cantora, que reuniu músicas iniciadas em 2008. Participaram do CD os músicos Marcus Bonilla, Rafael Dusik, Fabiano Weber, Vinícius Prates e Isabel Duschitz. Karine é musicista formada pela UFRGS e, atualmente, mora na capital gaúcha, onde iniciou a carreira artística há 15 anos. A capa e contracapa do disco é da artista plástica Cintia Fernandes. Quem quiser saber mais sobre o trabalho da cantora pode acessar http://www.karinecunha.com.br/ ou http://karinecunha.blogspot.com.br/.

O fi lme Tempos Modernos, de 1936 – época em que o cinema era preto e branco –, é um clássico mundial. Nele, Charles Chaplin dá vida ao seu personagem inesquecível, Charlitos que trabalha como operário de uma fábrica de montagem. Ao entrar no frenesi da produção industrial e testar uma máquina revolucionária, ele acaba tendo um colapso nervoso e é levado para o sanatório. Quando sai do local, Carlitos se depara com uma realidade nada

Tempos Modernos: um clássico do cinemaanimadora: o mundo está passando por uma crise econômica e ele está desempregado. Sem saber o que fazer e tonto com a nova realidade, ele caminha pelas ruas e ao passar por uma marcha de operários que protesta por melhores condições de trabalho, acaba preso. A nova realidade também coloca em risco o futuro de uma jovem – órfã de mãe e com o pai desempregado – que rouba comida para dar a suas irmãs menores.

Page 27: Revista do Sindec nº 08

27SINDEC EM AÇÃO

FALOU ALGO QUE PODE ATRAIR O AZAR? ENTÃO, BATE TRÊS VEZES NA MADEIRA!Quantas vezes você já bateu na madeira

para afastar o azar? Ou viu alguém fazendo isso? Afinal, de onde vem o costume? Herdou-se a crença dos povos antigos! Egípcios e os índios norte-americanos, por exemplo, acreditavam que os deuses moravam nas árvores principalmente no carvalho. A crença nasceu do fato das

Casal Moderno

Esposa: Amor, você quer me fazer feliz?Marido: Sempre meu bem!Esposa: Então me beija em três lugares diferentes?Marido: Claro! Onde meu amor?Esposa: Em Miami, Paris e Veneza!.

O que é o que é que ...1) ... é verde mas não é planta, fala mas não é gente?2) ... passa pelo sol sem fazer sombra?3) ... as vezes ouve mas não fala e as vezes fala mas não ouve?4) ... na água não molha e no fogo não queima?

Experimentando o biquíni...

A moça entra na loja e pergunta ao

vendedor: - Posso experimentar esse

biquíni na vitrine?

O vendedor, pego de surpresa, responde:

- Poder, pode. Mas... hum... que tal

experimentá-lo no provador?

PIADA 1: PIADA 2: PIADA 3:

ENTRETENIMENTO

Qual é o animal que

veste o mecânico?

Ora, o macacão.

árvores serem atingidas por raios. Então, quando se sentiam culpados, eles batiam no tronco da árvore com os nós dos dedos para chamarem os deuses e, assim, pedir perdão. Outro povo adepto do costume eram os celtas. Eles acreditavam que em cada árvore havia uma divindade. Ao entrarem na floresta, tinham o costume

de bater nos troncos para despertar o deus e invocar sua proteção para afastar maus espíritos. Já, na Roma Antiga, a batida era na madeira. Os romanos acreditavam que o ‘toctoctoc’ invocava as divindades protetoras da família. Hoje, talvez por ter misturado as crenças e devido à diminuição de árvores, se bate na madeira mais próxima!

Respostas: 1) O papagaio. 2) O vento. 3) O telefone. 4) A sombra.

Na loja de calçados...

Seu Manuel sai todo faceiro para

fazer compras na segunda-feira.

Entra numa loja de sapatos e

depois de escolher, escolher e

escolher, se decide por um lindo

par de sapatos de cromo alemão.

Para evitar futuros problemas

com o cliente, o vendedor entrega

o sapato e vai logo advertindo: -

Senhor, estes sapatos costumam

apertar os pés nos primeiros

cinco dias! Depois eles ficam bem

confortáveis.

Seu Manoel, todo prosa, estufa

o peito e responde: - Não tem

problema! Eu só vou usá-los no

domingo que vem.

FONTES: www.sitedecuriosidades.com; www.piadascurtas.net.br

Page 28: Revista do Sindec nº 08

SINDEC EM AÇÃO