Revista Em Cotia - 114 - Janeiro 2011

16
Viagens no tempo 06 Brincar e aprender 06 PA em Vargem Grande 14 DISTRIBUIÇÃO GRATUiTA • Condomínios • Granja Viana • Vargem Grande Paulista • Caucaia do Alto · 4158.6184 ANO XIII ED.114 JANEIRO 2011 www.emcotia.com.br DI F E REN Ç AS Bullying: perceber e prevenir 11 Otimismo ou pessimismo? 09 Superando a violência contra a mulher 04 Querer fazer e sabotar 05

description

Revista Em Cotia - 114 - Janeiro 2011

Transcript of Revista Em Cotia - 114 - Janeiro 2011

Page 1: Revista Em Cotia - 114 - Janeiro 2011

1 Janeiro114

Viagens no tempo 06 Brincar e aprender 06 PA em Vargem Grande 14

DIS

TR

IBU

IÇÃ

O G

RA

TU

iTA

• C

on

do

mín

ios

• G

ran

ja V

ian

a •

Va

rgem

Gra

nd

e P

au

list

a •

Ca

uca

ia d

o A

lto

· 4

15

8.6

18

4

A N O X I I I E D . 1 1 4 J A N E I R O 2 0 1 1

ww

w.e

mc

oti

a.c

om

.br

DIFERENÇASBullying: perceber e prevenir 11

Otimismo ou pessimismo? 09Superando a violência

contra a mulher 04Querer fazer e sabotar 05

Page 2: Revista Em Cotia - 114 - Janeiro 2011

2 Janeiro 114

Sinopse .............................02

Mulher: não se cale ............04

Ano novo ....................... 05

Incríveis viagens............. 06

Condominium ................ 07

Brincar e aprender ......... 08

Otimismo....................... 09

Bullying ......................... 11

Pronto Atendimento ...... 12

Enquete ......................... 13

Muito além do próprio umbigo, nas famílias, na sociedade...Além das diferenças físicas, pessoas são únicas, diferentes na forma de agir, pensar, sentir: não agem como você, não pensam como você e nem sentem como você. Portanto antes do olhar crítico para o outro, olhe para você, para suas limitações, suas diferenças e, quem sabe, você poderá descobrir que o ‘outro’ nada mais é do que sua extensão.Conviver com as diferenças e respeitar o próximo é um excelente exercício para ampliar os horizontes externos e internos.Arte: Pedro Caetano

SOB

RE

A C

AP

ASI

NO

PSE

editorial

Nós e o outro Nesta edição

Diretor Paulo Cezar Alves Goulart Diretora Comercial Marisa de Paula Souza Jornalista Responsável / Redação Rachel Soares - Mtb 662/PR Revisão Amaury de Paula SouzaProjeto GráficoMarcos Andolphatto e Pedro Caetano Anúncios e Diagramação Pedro CaetanoColaboradora Natasha NerisImpressão InterGraf Distribuição A9 Editora Tiragem 12.000 Exemplares Endereço R. Dilma Cazoto C. Nascimento, 217-A · 06730-000 · Vargem Gde. Pta. - SP Fone/Fax (11) 4158.6184 / 4159.7944Email [email protected] www.emcotia.com.br Em Cotia e Região é uma publicação A9 Editora Ltda CNPJ 00.119.031/0001-66 IE 720.010.718.117 Registro nº 022, de 29.05.2001, livro B2.

Artigos assinados são de responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião da revista.As informações e as imagens dos anúncios foram aprovadas e autorizadas pelos respectivos anunciantes, sendo de responsabilidade das empresas ou profissionais anunciantes os diteiros autorais, intelectuais, de propriedade e de imagem.

ANOXIII ED.114 Janeiro 2011

11 [email protected]

Somos todos iguais e diferentes em nossas especificidades. Diferentes não apenas em nossos traços físicos, em nossa estatura ou na língua que falamos e escrevemos. Diferentes em nosso íntimo, em nosso ritmo, em nossa forma de encarar os desafios, em nosso jeito de superar obstáculos, de nos colocar-mos diante da vida e daqueles com os quais convivemos. Somos iguais e diferentes, temos qualidades e defeitos.

Algumas vezes, estamos cheios de vida e com uma vontade extra de encarar todos e tudo; em outros momentos, temero-sos. Talvez, o mistério mais precioso desta vida seja descobrir-mos uma forma de lidarmos com as diferenças nossas e dos outros, sem preconceitos, sem discriminações, sem o uso da força bruta e sem covardia. Reconhecer no outro também uma parte de nós. Podemos aprender muito, em cada momento, sobre como melhorar o nosso próprio posicionamento diante da vida. Podemos ensinar ao outro as descobertas que fizermos e, quem sabe, assim, nos tornarmos mais felizes.

4616 0343 · 4703 2141 Av. Rotary, 66 - Jd. Nomura - Cotiawww.esteticacorpodourado.com.br

Qualidade de vidacomeça pelo seu bem estar!

Cabeleireiros: todas as tendências em cabeloTratamentos capilares para queda, tintura,progressiva, luzes californianas, balayage,permanente, todos com potencializador à laserMaquiagem, penteados, dia da noiva e depilaçãoMaquiagem definitivaPROMOÇÃO DE VERÃO para tratamento corporal e facialTratamento facial à laserBronzeamento artificialPodologia

NOVOLOCAL

Cirurgia PlásticaFaça seu plano!

Dr. Ricardo T. HayasakaCRM/SP 71163

O mêS de janeiro de 2011 foi marcado por tragédias ocorridas na região serrana do Rio de Janeiro, com muitas mortes, alagamentos e soterramentos de residências. Ante a tragédia, Débora Papaiz e Ana miglioli, comerciantes da Granja Vianna, resolveram agir. Elas fizeram uma parceria com Violeta, da Fedex, e organizaram o recebimento de doações. mantimentos, materiais de higiene e água potável podem ser entregues até o final de fevereiro.

Os produtos são retirados toda 6ª feira pela Fedex e en-caminhados para as áreas atingidas.

Endereço: Avenida São Camilo, 333 – lojas 2 e 6. Contatos 4702.2535.

“A música é sentimento, é emoção, é o veículo pelo qual acessamos nossos sen-timentos mais íntimos e profundos”. Esta frase está no link mmSorge – A música e o Despertar da Consciência. Acesse o site e mergulhe no que a música tem de mais divino: emcotia.com.br/114/mmsorge

Solidariedade Música Divina

A CASA Espírita Aconche-go e Luz, já tradicional em Vargem Grande Paulista, está funcionando em novo endereço: Av. marginal, nú-mero 64, próximo ao retorno km 42 da Raposo Tavares, sentido Cotia. As reuniões públicas acontecem todas as 4ª feiras, às 20h00. Contato: 9780.2125 - Paulo.

Casa Espírita de VGP em nova sede

Div

ulga

ção

Page 3: Revista Em Cotia - 114 - Janeiro 2011

3 Janeiro114

Anuncie aqui: 4158.6184 / 4159.7944 · [email protected] / www.emcotia.com.br

Page 4: Revista Em Cotia - 114 - Janeiro 2011

4 Janeiro 114

Mulher:não se cale

mulheres

A SECRETáRiA da Secretaria da mulher de Cotia, Ângela maluf, diz que se considera privilegiada e honrada em ser a primeira secretária da pasta. Ela fala com exclusividade para a revista Em Cotia.

Qual o balanço que a senhora faz do trabalho da Secretaria da mulher?

Estou desenvolvendo vários projetos para garantir e promover a dignidade e respeito de todas nós, mulheres. Também já fui vitima de violência doméstica e senti na pele o que cada mulher sente quando é agredida.

Hoje posso dizer que Cotia é referência de um grande movimento Pelo Fim da Violên-cia Contra a mulher. A cada dia me dedico para que todas nós, mulheres, tenhamos nossos Direitos Humanos garantidos, como previstos na Lei maria da Penha.

Agradeço ao prefeito Carlão Camargo, pelo voto de confiança e atenção que tem dado para nós, mulheres.

Quais situações mais chamaram a atenção quanto às formas de violência contra a mulher?

A brutalidade das agressões físicas e psicológicas são impressionantes. Em um dos casos, uma vítima agredida com várias machadadas na cabeça foi salva pelos vizinhos; em outros, a violência psicológica torna as mulheres descrentes da capacidade de superação. Há também o rompimento dos valores familiares entre mãe e filhos, como os casos de filhos que agridem suas mães de formas físicas e psicológicas; e, os filhos que desamparam as mães quando elas denunciam as agressões.

O que é preciso ser feito para melhorar este quadro?

Quando uma mulher perceber qualquer movimento de agressão física ou verbal deve procurar seus direitos. Não adianta pensar que poderá mudar a situação sozinha. Peça ajuda, não se cale, não tenha vergonha.

A mulher é capaz de viver independente, não precisa ficar refém de nada, de ninguém. A conscientização das mulheres é o embrião de outras conquistas, como: leis, punição, amparo, acesso ao trabalho, estudo e acompanhamento dos casos.

Qual o papel dos cidadãos nas mudanças em relação à mulher?

Todos nascemos de uma mulher. Lembrar disto é uma grande contribuição dos cidadãos, assim como o reconhecimento de que estamos numa constante luta e que temos, aos poucos, conquistado nosso espaço, quebrando paradigmas e valores morais de submissão e desvalorização de nossa capacidade física e intelectual.

A família, base de nossa sociedade e célula primária da formação de um indivíduo, tem a responsabilidade de transmitir aos jovens os valores fundamentais de respeito ao próximo. Jovens imbuídos desses valores não machucarão suas parceiras, mães e irmãs, assim como elas não se renderão e não compactuarão com qualquer ação de violência.

Quais os principais desafios e expectativas para os próximos dois anos?

Ampliaremos nossa atuação na região de Caucaia do Alto, onde hoje temos um Centro de Referência da mulher, projeto de parceria com o governo federal e local, que se situa na Av. Luiz Ferreira Gil, 362, Caucaia, fone: 4611-1793. Pretendo fortalecer os atuais pro-jetos: capacitação para o trabalho com os

cursos de amaciante, tricô, crochê, culinária, etc, assim como, o atendimento na secretaria aos Neuróticos Anômina e Alanon (familiares do dependente alcoólico), arte-terapia com pacientes que receberam alta da saúde e palestra sobre os direitos da mulher. Além de outros como: mecanismos de valorização das mulheres trabalhadoras rurais, incentivo para que as mulheres retomem os estudos, e ainda, manutenção do trabalho com as mulheres na Penitenciária do Butantã.

E mais, atuar na conscientização dos profissionais da saúde e da segurança, por serem agentes responsáveis no atendimento à mulher, inserida no quadro de violência.

A porta da Secretaria está aberta a cada um que também queira o fim da violência em nossa cidade e no mundo.

A mulher, que por natureza tem o dom de gerar vida, é capaz de desenvolver-se profissionalmente, seu nível intelectual é igual ao do homem. Ambos são seres humanos com os mesmos direitos e deveres.

Não se cale, este é o tema da3ª Caminhada da mulher, que acontecerá

dia 12 de março. As inscrições estão abertas, podem participar homens e mulheres, ambos juntos por uma vida

saudável e sem violência. Só assim será possível romper o silêncio que repousa na escuridão de um lar desestruturado que

clama por ajuda. Participe!

Sua chance de ser modelo chegou,estamos cadastrando novos talentos!

Adulto, infantil, masculino e feminino

Eventos, desfiles, programas de TV, revistas...

Alguns clientes da agência LIMITS:SBT, Rede Record, Rede TV, Gazeta, Band, Valmari, O2 Filmes, Viva Beleza...

Faça parte do elenco de uma das melhores agências de modelosdo Brasil. Agende teste de fotogenia gratuito.

11 4616 5854Rua José Bruno, 41Jd. Central · Cotia

www.limitsmodelos.com.br Modelo: Sheila ZonatoFoto: Fabi Cruz

Ângela Maluf: é preciso promover dignidade e respeito

Div

ulga

ção

Div

ulga

ção

Page 5: Revista Em Cotia - 114 - Janeiro 2011

5 Janeiro114

Ano novo e a velha autossabotagemHomem de fibra tece toda manhã um papel de paz. Benê Fontelles

AUTOCONhECImENTO

ESTE é, com certeza, um dos temas mais complexos e pungentes da História da Humanidade. Grandes mestres, médicos, psicólogos, coaches, curadores, xamãs, sacerdotes e avatares vêm tratando deste tema com resultados não muito animadores.

Quem será esse sabotador interno que todos conhecemos e via de regra impede que cumpramos com as nossas, às vezes singelas, mas sempre importantes, promes-sas de Ano Novo?

Apesar da complexidade que envolve este poderoso processo interior, vamos ana-lisar aqui dois fatores primordiais: o Poder do inconsciente e o Poder da Vontade.

O PODER DO iNCONSCiENTE Os trabalhos sobre a mente humana já

realizados deixam claro que existe muito mais em nós mesmos do que aquilo que conhecemos. A comparação com o iceberg é muito sugestiva: o que conhecemos, o chamado Consciente Humano, é a ponta visível; e o chamado inconsciente é a parte muito maior, talvez mais de 80 %, que fica submersa. Aí repousam não apenas as nossas habilidades ocultas, as quais ainda não tivemos oportunidade de reconhecer e desenvolver, mas também tudo aquilo de que não gostamos em nós mesmos ou em nossas condições de origem e de vida, que preferimos não ver e muito menos mostrar.

Escondemos aí essas coisas, virando as costas para as habilidades em que não acreditamos e rejeitando as questões de que não gostamos, sem ao menos perguntar por que será que elas estão aí?

Lá dentro dessa imensidão do nosso in-consciente elas começam a se mancomunar:

“Ora, por que nós, habilidades em potencial não somos chamadas a nos desenvolver? Ora, por que nós, questões mais compli-cadas não somos chamadas a nos resolver e, quem sabe, passar a colaborar com a qualidade da pessoa que nos possui?”

Assim então se forma a chamada Sombra Humana, parecida talvez com a serpente que um dia seduziu um certo casal no Pa-raíso. E podemos dizer que seu efeito mais significativo é este tal de Autossabotador que estamos procurando compreender.

Neste momento, se recorrermos à sabe-doria oriental e aos grandes mestres, vamos observar que exatamente aquilo que nos aflige é que contém a solução que estamos necessitando.

Uma vez então conscientes de que existe algo a lidar em nosso inconsciente precisa-mos analisar as armas que temos.

O PODER DA VONTADE À primeira vista parece fácil: ora, se

temos aí um autossabotador, apliquemos a ele a nossa força de vontade. mas, onde está a nossa força de vontade?

Vivemos numa cultura do imediatismo, do consumismo exacerbado, onde o que impor-ta é sempre muito mais o Ter do que o Ser.

Tais condições não são boas nem más, o que vai mesmo valer é como lidamos com elas, como encontramos as medidas ade-quadas e como nos harmonizamos com tais circunstâncias.

E o que acontece no Ano Novo, em geral, é exatamente isso: depois de nos desregrarmos de certa forma durante todo o ano, queremos recuperar em alguns dias o equilíbrio perdido.

Assim, nos propomos a emagrecer, parar de fumar, equilibrar as finanças, voltar à academia, recuperar um amor perdido ou seja lá o que mais.

Aí falamos muito em disciplina. mas, na maioria das vezes, a nossa força de vontade não é treinada o suficiente para enfrentar as investidas do sabotador sorrateiro, que como uma serpente vai nos convencendo de que só um pouquinho tudo bem, agora pode, só isso é quase nada... E lá vamos nós para o desequilíbrio outra vez...

O QUE FAzER?

Como já foi dito, esta é uma questão ain-da muito longe de ser plenamente resolvida. Algumas atitudes, no entanto, podem nos ajudar:

· Reconhecer as nossas questões mais complicadas e procurar uma maneira de lidar com elas.

· Ouvir o chamado interior para desenvol-ver habilidades latentes.

· Alimentar a alma praticando, e não apenas assistindo, atividades artísticas e espirituais.

· Dar passos pequenos na direção das nossas resoluções, mas procurar mantê-los com atenção e firmeza de propósito.

· Não nos exigir além da conta.· Compreender que por trás de tudo há

sempre um sentido precioso e nos envolver com essa busca.

Como disse o poeta, Caetano Veloso: Cada um sabe a dor e adelícia de ser o que é.

Sergio Frug - [email protected]ólogo, Tarólogo e Personal Coach

Por Sérgio Frug

Page 6: Revista Em Cotia - 114 - Janeiro 2011

6 Janeiro 114

hISTÓRIA DE COTIA

AS LEmBRANçAS do passado são um incrível exercício para a mente. Quando recordamos um momento vivido em outras épocas, usamos nossa memória e estímulos como sons, cheiro, gestos ou palavras. mas, nada é tão forte para lembrarmos de uma passagem de nossas vidas do que as imagens registradas em nossa mente ou eternizadas em fotografias. Basta observarmos uma foto e fecharmos os olhos. Pronto! Estamos vivendo novamente aquele momento mágico do pas-sado. Esta experiência está sendo vivida por alguns amigos no site de relacionamento Facebook. Há algumas semanas postei fotos antigas da cidade de Cotia e logo eles estavam viajando no tempo.

O retorno ao passado aconteceu com as fotos 1 e 2, que são da Escola Estadual Batista Cepelos, das décadas de 60 e 70, respectiva-mente. Nos comentários não faltaram saudades e nostalgia. O Cícero, o márcio Torrezani e a Rejiane Fecchio lembram bem da canja, da sopa de fubá e de feijão que a dona Bita e a dona Alayr faziam juntamente com outras cozinheiras. Eles lembram até que, às vezes, faltavam co-lheres para a canjica. Já a márcia isabel, lembra das professoras Hebe e Dulcinéia, de seu marido, seu Nivaldo, da inspetora de alunos dona Francisca, e de muitos professores que vinham de Sorocaba naquela época. A isabel Jesenicnik, que viveu quando criança em Cotia e atu-almente mora na Suécia, lembra das professoras marilú, irmã da dona áurea, cuja substituta era a dona Pituta, mãe do Lau, da maria Pedro-so, do Décio e do Robertinho. Ela também lembra que eles rezavam no início da aula, na saída e entrada do recreio, e quando acabava a aula; e mais: das canetas que eram de pau e do tinteiro que sujava toda a roupa. As classes mistas, com meninos e meninas, somente tiveram início no quarto ano. O professor Cesar morales relembra com um carinho especial a simpatia da dona Nadir, a meiguice da dona Aracy e a bondade do porteiro, seu Antonio, entre outros. A dona Amélia, mãe da Roberta e do Ronaldo Pio, foi a primeira professora do antigo pré-primário, isso nos anos 60. Segundo minha amiga Satie, vendo essas fotos revivemos uma época e reencontramos pessoas que guardaremos eternamente em nossos pensamentos.

Já na foto 3, as lembranças são de uma épo-ca em que a Rodovia Raposo Tavares, na altura do km 32 (próximo ao terminal rodoviário) subia para o centro da cidade, passando pelas estreitas ruas Senador Fei-jó e Batista Cepelos, indo até o Bairro do Atalaia, depois descendo próximo ao km 36. Naquele tempo, os caminhões que iam para o sul do país, muitas vezes pernoitavam em frente ao armazém do sr. Silvio Pedroso (hoje Supermercado Pedroso) ao lado da igreja da matriz.

A foto 4 nos remete aos anos 50, quando o centro da cidade era quase todo de casas residenciais as famílias se conheciam e era hábito ajudarem-se uns aos outros. época em que também havia al-guns mendigos, entre eles, um chamado morrudo, tão querido entre as famílias, que em muitas casas ele tinha até uma caneca reservada para tomar café. Hoje, uma situação totalmente impossível de se imaginar.

Nostalgia e a saudade sempre aparecem quando recordamos o passado, talvez porque nesse momento trazemos de volta cenas da história de nossa própria vida, de nossas famílias, de nossa cidade. Assim, revendo e aprendendo com o passado, é possível preparar melhor nosso futuro.

Participe você também: [email protected]

ACERVO: Cesar Tiburcio, maria Pedroso, TarrachinhaCOLABORAçÃO: Os ‘amigos nostálgicos’ do Facebook

Por Cesar Tiburcio

1.

4.

2.

Incríveis viagens no tempo

Page 7: Revista Em Cotia - 114 - Janeiro 2011

7 Janeiro114

[ CA

SA, C

ON

STR

UÇÃ

O &

DEC

OR

AÇÃ

O ]

Condominium: da Administração decondomínios aos Negócios Imobiliários

EmPRESARIAl

GRANJA ViANNA e região contam agora com mais uma empresa no ramo imobiliá-rio, que tem como diferencial ser oriunda de uma empresa consolidada e com grande experiência e conhecimento no mercado imobiliário.

A Administradora iniciou em Caucaia do Alto, em 1994, com apenas três clientes. Com o aumento da demanda e o interesse crescente por parte de clientes de outras áreas do município, no ano de 2000 a em-presa transferiu-se para a Granja Vianna. Com a transferência da sede, a Condomi-nium somou novos clientes aos condomí-nios e bolsões residenciais que já vinha atendendo na região. Hoje, a Condomi-nium atende mais de 50 clientes, somando aproximadamente 5.000 imóveis, nos mais diferentes pontos do eixo da Raposo Tavares, indo do Butantã, passando pela Granja Vianna, Carapicuíba, centro de Co-tia, até Caucaia do Alto e Vargem Grande Paulista.

A empresa evoluiu no mesmo ritmo em que cresceu a busca por imóveis na região

Oeste de São Paulo. Reinaldo S. Licatti, um dos sócios da Condominium, comenta que a região continua oferecendo muitos atrativos. “Cotia ainda tem muito espaço e áreas verdes”. A procura por locais tranquilos e agradá-veis para construção de moradias continua em alta e tende a aumentar, devido à proximidade de São Paulo, bem como a grande área verde existente.

A Administradora Condominium, sempre atualizada e acompa-nhando o crescimento de nossa região, resolveu atender esta demanda e, para isso, ampliou suas atividades profissionais. “A empresa agregou valor à sua atuação devido à constante solicitação e interesse dos clientes na compra, venda e locação de imóveis”. Em função deste horizonte,

a Condominium, através de seus sócios Reinaldo S. Licatti, Josimar R. Ferreira e Fernanda Licatti, se associou a marcelo Peres, profissional altamente qualificado

e com larga experi-ência de 20 anos no mercado imobiliário da região. Assim, surgiu a Condominium Negócios imobiliários.

As duas empresas, tanto a Condominium Administração de Condomínios como a Condominium Negócios imobiliários, contam com uma equipe qualifi-cada, capaz de atender

um público cada vez mais exigente e diver-sificado, priorizando sempre a transparên-cia e a qualidade no atendimento.

Condominium Negócios Imobiliários11 4612.3574 / R. Manacás, 272 - Cotiawww.imobiliariacondominium.com.br

foto dos sócios

Reinaldo Licatti, Marcelo Peres, Josimar Ferreira eFernanda Licatti: experiência e sintonia com a demanda

Anuncie aqui: 4158.6184 / 4159.7944 · [email protected] / www.emcotia.com.br

A9

Edi

tora

7 Janeiro114

Page 8: Revista Em Cotia - 114 - Janeiro 2011

8 Janeiro 114

[ OD

ON

TO

lOG

IA ]

COTiA TEm procurado preservar a tradição da Festa dos Santos Reis, que acontece em janeiro.

A prefeitura, através da Secretaria de Cultura e Turismo, apoiou a peregrinação das Folias de Reis mário Soares e do Jardim Lava Pés aos encontros com folias de todo o Brasil, em Aparecida e Ribeirão Preto.

EmPREENDEDORISmO CUlTURA

Brincar e aprender Folias de Reis

PSICOLOGIA

(11) [email protected]

“A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original.”

Dra. Vilcélia Di Pietro

Adulto · Adolescente · Infantil · Terapia de casalA. Einstein

CRP 06/94054

NADA mELHOR para as crianças do que brincar. E, o melhor é quando esse brinque-do estimula a criança a praticar atividades físicas e mentais que auxiliem seu processo de desenvolvimento e crescimento. Aspectos como esses costumam estar presentes nos chamados brinquedos educativos. Débora mehlberg, responsável pela empresa Toque

de Arte, moradora da região, há várias anos desenvolve e fabrica brinquedos educativos, que costumam agradar em

cheio tanto as crianças como os pais. “Desde criança participei de

grupos como os escoteiros em que se faziam várias atividades sócio cul-

turais, jogos coletivos e acampamentos”, conta Débora. “Pelo conhecimento que adquiri nesta área, as pessoas passaram a me chamar para organizar as recrea-ções das festinhas de aniversário e diver-tir as crianças”. Ela explica que fazia jogos como a corrida do saco, jogo da

cadeira, muitas atividades com bola e joguinhos que inventava com brindes de incentivos para as crianças.

Débora trabalhou com festas infantis e eventos para empresas até os 34 anos. Nesse meio tempo, fez faculdade de Psicologia e cursos de pintura em madeira. mas, o fato que desencadeou o surgimento de sua atual atividade foi quando resolveu fazer como hobby um curso de marcenaria. Em seguida,

Débora resolveu fazer os móveis de sua casa. “Aprendi a fazer alguns banquinhos que agradaram os amigos. Os pedidos começa-ram a surgir, não só dos amigos, mas também de lojas, e não pararam mais.”

Ela diz que a somatória de sua formação universitária, com a marcenaria e os cursos de pintura resultaram na realização de seu sonho juvenil: criar e fabricar brinquedos educativos. “Comecei a vender em lojas e escolas e os próprios clientes passaram a dar sugestões dos brinquedos que faltavam no mercado ou de algum produto que eles necessitavam para auxiliar o desenvolvimen-to de alguma habilidade nas crianças.” Esta flexibilidade e disposição em criar novos produtos, segundo ela, é o seu diferencial. “Gosto deste desafio de encontrar soluções para trabalhar as questões ligadas ao de-senvolvimento da criança em seus vários as-pectos”. E é sempre no início do ano que ela dedica alguns dias para elaborar e melhorar os produtos já em linha e para criar novos brinquedos. As idéias que vão surgindo du-rante o ano são colocadas em uma pasta que

ela faz questão de rever no início de cada ano. “Como é bom termos anos novos, segundas-feiras, que sempre nos dão a sensação de um novo recomeço

e nos motivam a uma reciclagem e revisão do que foi bom e do que

deve ser mudado.”

Toque de Arte - Brinquedos Educativos11 4158.1483 / 9277.9541

Foto

s D

ivul

gaçã

o

8 Janeiro 114

Page 9: Revista Em Cotia - 114 - Janeiro 2011

9 Janeiro114

[ SA

ÚD

E /

EST

ÉTIC

A ]

COmPORTAmENTO

Olhar a vida com otimismoOs felizes são mais queridos pelos outros e tendem a ser mais tolerantes e criativos.

A afirmação é de martin Seligman, estudioso da nova corrente, a Psicologia Positiva, que visa a determinar o peso das emoções boas no equilíbrio físico e mental. Ele comprovou cientificamente os benefícios do otimismo e os danos que o pessimismo pode causar, como depressão, inércia diante dos revezes da vida, tristeza, ansiedade, abatimento, entre outros.

Já o otimista que é autoconfiante, motivado e naturalmente atrativo, cria entusiasmo, gera a perseverança - chaves para superar as dificuldades que antecedem toda a realização. Relaciona-se melhor, atrai colaboradores.

Os estudos mostram que os otimistas são mais saudáveis, saem-se melhor nos estu-dos, no trabalho, na política e nas competi-ções esportivas. Portanto, mesmo sabendo que oscilamos entre momentos de otimismo e pessimismo, o importante é verificar com que olhar estamos vendo a vida. Qual está sendo o pensamento dominante: pessimista ou otimista. A Dra. Darlene Bomfim fala sobre o tema.

As pessoas são integralmente otimistas ou pessimistas ou podem conviver com ambas as características?

é claro que temos as duas características e podemos oscilar, dependendo de fatores orgânicos e de fatores externos. mas, é interessante verificar que as pessoas se diferenciam pelo comportamento preferen-cialmente otimista ou preferencialmente pessimista.

é o jeito de encarar a vida. E isto faz muita diferença.

Como lidar com pessimistas?Ensinando a ser otimistas! Tendo a

paciência de ensiná-lo a ser, ao invés de reforçar seu pessimismo. E, se o outro é um otimista, ele pode criar ao redor do primeiro um ambiente de otimismo.

O pessimista possui um diálogo interno

negativo: o que vai adiantar? Por isto, ele desiste mais facilmente diante das adversi-dades. Estamos no mundo para cuidar uns dos outros. Uma atitude otimista contra o pessimismo de nossos semelhantes pode ser a nossa maior contribuição para a cons-trução de um mundo melhor.

Otimismo e extroversão andam juntos?Não necessariamente. Uma pessoa

introvertida pode perfeitamente ter uma visão otimista da vida, o que caracteriza o otimista ou o pessimista é o seu diálogo intermo diante dos fatos.

O médico e psiquiatra Cyro masci observou que a diferença básica está na forma como cada um conversa consigo mesmo, ou seja, como acontece o diálogo interno. Quando algo dá errado, o otimista quase sempre considera que foi devido a fatores externos, enquanto o pessimista sempre culpa a si mesmo.

Os otimistas encaram os infortúnios como passageiros, enquanto os pessimistas explicam os maus acontecimentos de forma permanente.

Ser otimista é ser ingênuo ou menos responsável?

Não, em hipótese alguma. Ser otimista não significa ig-norar problemas ou analisá-los de forma irreal. Não é ter uma atitude de Pollyana (emcotia.com.br/114/polly). O otimista verdadeiro reconhece que o mundo não é um mar de rosas. mas age sabendo também que não pode ser um vale de lágrimas. Ou seja, a vida pode ser melhor se transformar-mos os eventos ruins em oportunidades para crescer, para melhorar.

Quais as possíveis causas que levam a ser pessimista?

De acordo com Cyro masci, o pessimismo pode ser decor-rente de três fatores: desvio

de comportamento, alteração cerebral e deficiência energética. No desvio de com-portamento, o individuo pode, por exemplo, ter nascido em uma família pessimista e está apenas reproduzindo um modelo de comportamento. Já o pessimista crônico, que vive de mau humor, esperando o mundo desabar, pode ser a causa de alteração cerebral, que provoca baixa na produção de serotonina. Ou então, uma baixa de energia vital, mais explicada na medicina oriental ou, ainda, um stress agudo também pode provocar pessimismo.

Pessimismo tem cura?Esta é a boa notícia! Seja qual for a

causa, existe cura, ou melhor, otimismo SE APRENDE! Está é a tese moderníssima do Dr. matin Seligman (Aprenda a Ser Otimista - Ed Record).

é possível ser pessimista e ter sucesso? Ser otimista e fracassar?

Sucesso é algo mais complexo e comple-to. Não basta ser apenas otimista e fazer mal as coisas, ser desorganizado. O fato é

que os otimistas têm maior e mais facilidade de atrair e influenciar pessoas, o que é uma das cha-ves para o sucesso.

Já os pessimistas fazem menos e desistem mais rápido. Tornar-se otimista não vai ga-rantir que tudo vai correr bem na sua vida. mas, ser pessimis-ta serve apenas para promover

o fracasso e resultados emocio-nais negativos. Seligman realiza estudos sobre

o pessimismo e o otimismo há mais de 25 anos, onde conclui que a diferença entre um e outro está na forma como cada um explica seus insucessos: o pessimista encara os insucessos como permanentes e universais. Já os otimistas não ficam aba-

lados com os reveses da vida, enfren-tam os obstáculos com esforço

redobrado.

Você vêessa parte?

Ou essa?

9 Janeiro114

Page 10: Revista Em Cotia - 114 - Janeiro 2011

10 Janeiro 114

[ CA

SA &

CO

NST

RU

ÇÃO

]

Fique emboas mãos!Fique com aCondominium.

CRECI 021412-J/SP

4612 3574 · 4702 6645www.imobiliariacondominium.com.br

Novo conceito emcomercialização

Imobiliária

· Venda · Locação · Administração

[email protected]

M P

www.imoveisperes.com.brR. Ataulfo Alves 23 - Caucaia do Alto - Cotia

4611.1126 4611.4800

Alexandre Rosa Paisagismo

(11) 6834.5874 | [email protected]

10 Janeiro 114

Page 11: Revista Em Cotia - 114 - Janeiro 2011

11 Janeiro114

[ SER

VIÇ

OS

/ ES

TÉT

ICA

]

O iNíCiO de um ano marca também o retorno à escola para crianças, adoles-centes e jovens. Este momento, de um modo geral, costuma ser prazeroso para os estudantes por ser uma oportunidade para o reencontro com amigos, assim como a descoberta de novos colegas e profes-sores. muitas vezes, a data marca também a mudança de escola e, como sempre, a oportunidade para a aquisição de novos conhecimentos. Para algumas crianças e adolescentes, no entanto, este pode ser um momento crucial, especialmente se eles já sofreram ou presenciaram algum amigo vivendo o chamado bullying. Apesar do bullying não ser algo recente, nos últimos anos é que esse tipo de atitude passou a ganhar maior destaque e ser mais frequente.

mas, afinal, o que é o bullying? Segun-do a definição de especialistas, é um con-junto de atitudes agressivas, intencionais e repetitivas, adotado por um ou mais alunos contra outro (s), causando dor, angústia e sofrimento. Entre as atitudes estão insul-tos, intimidações, discriminações, apelidos cruéis e constrangedores e gozações que magoam profundamente a vítima. mas, não só, também estão incluídas aí, acusações injustas e ações que hostilizam, ridiculari-zam e infernizam a vida de outros. Os danos causados podem ser físicos, psíquicos, morais e materiais. A atitude, que pode causar traumas ao psiquismo de suas vítimas, costu-ma acontecer em vários contextos além do escolar, no trabalho, em asilos de idosos, prisões, condomínios residenciais e em todos os locais onde existem relações interpessoais.

A psicóloga e psicopeda-goga maria Luisa Rehder de Freitas comenta que algu-mas atitudes no ambiente doméstico, por parte dos pais, que podem estimu-lar o surgimento de um futuro agressor. A falta de limites durante a fase de crescimento dos filhos, é um dos fatores que podem desencade-ar o surgimento de atitudes pre-conceituosas e discriminatórias nos mais diferentes ambientes. Entre os pontos negativos, cita-dos por maria Luisa, estão algumas atitudes típicas dos pais que dão ao filho, desde sua infância, tudo o que ele pedir, sem impor restrições. Dar todo o dinheiro ao filho ao invés de estimulá-lo a trabalhar e receber, por exemplo, é uma forma de “acostumá-lo a ter sempre tudo o que quiser, sem nenhum esforço e sem conhecer a palavra não”. Ela cita, também, a importância da escolha da escola, que deve ir além das questões de praticida-de ou fator financeiro. “Diversos são os motivos que levam os pais a optarem

por determinada escola, porém vários aspectos devem ser investigados

para se obter uma melhor escolha. é na escola que o estudante vai se deparar com uma amplidão de áreas de interesse, de necessi-dade de buscar informações em

muitas fontes para poder compa-rar, concluir e utilizar-se desse aprendizado para a vida.”

PREVENiR AiNDA é

O mELHOR REméDiO“Hoje os meios de comunica-

ção tem dado bastante ênfase ao assunto. mesmo sendo um termo novo, ele sempre existiu nas escolas de todo o mundo, é que hoje esse

problema ganha dimensões muito mais graves.

O bullying é definido como um conjunto de atitudes de violência física ou psicológica de caráter intencional e repetitivo onde os mais fortes (agressores)

utilizam os mais frágeis (vítimas) como objeto de diversão e maus

tratos, amedrontando-os já que as ví-timas se encontram impossibilitadas de se defender.

Com o avanço tecnológico e o acesso cada vez maior dos jovens

nas redes de relacionamento, o cyber bullying é considerado como o mais grave, pois os agressores conseguem

manter o anonimato e a exposição é muito maior”, comenta maria Luisa.

Lílian Romanelli de Carvalho, psicóloga e orientadora educacional do Colégio Via Sapiens também comenta a questão: Como combater ou prevenir o bullying?

“Aos pais é importante o tempo de convivência com os filhos, conhecer amigos e namorados, manter canal de comunica-ção aberto através de diálogo para que ao identificar qualquer sinal de agressão, possam orientar ou intervir.

À escola cabe uma observação atenta de professores e funcionários treinados, principalmente durante os recreios para que possam intervir e ou encaminhar os alunos (tanto vítimas quanto agressores), escuta atenta de forma que o aluno se sin-ta seguro para falar de seus sentimentos, a construção de vínculos afetivos fortes, limites bem definidos e uma reflexão crítica debatendo sobre o assunto.

Acredita-se que a parceria com as famí-lias e uma educação pautada em princípios como ética, solidariedade, tolerância e cooperação são medidas que mesmo que não eliminem o problema, podem reduzi-lo consideravelmente”, diz Lílian.

Bullying: traumas e prevençãoCOmPORTAmENTO

SUPER PROMOÇÃO

Fazendo a diferença!

FOTO E ÓTICA

em até 5xno cartão

Na compra de uma Câmera Digital , a sua usada vale R$ 40,00 de desconto!

Imag

ens i

lust

rativ

as. P

rom

oção

vál

ida

enqu

anto

dur

arem

os e

stoq

ues.

www.photobril.com.br · Matriz: R. Senador Feijó, 244 - Centro - Cotia - 11 4703.4578Filial: Av. Elias A. da Costa, 415, lj 25/26 - Galeria Raposão - Vargem Gde. Pta. - 11 4159.2232

ARMAÇÃO+ LENTESMULTIFOCAISSola Eclipse Cr

Lentes coma tecnologia R$299,00

A PARTIRDE 6X no cartão

R$25,00Promoções de Verão:· Pacote de 5 hidratações com 15% de desconto

· Faça uma química eganhe 1 hidratação

[email protected]

R. Monsenhor Ladeira 05/C V. São Francisco - Cotia

cabelo pele massagem hidrataçãoDESEJAMOS A TODOS UM FELIZ 2011!

11 Janeiro114

Page 12: Revista Em Cotia - 114 - Janeiro 2011

12 Janeiro 114

[ DIV

ERSO

S /

SER

VIÇ

OS

]saúde

Nova Unidade de Pronto Atendimento de VGPA PREFEiTURA de Vargem Grande Paulista iniciará ainda no segundo semestre deste ano, a construção de uma nova unidade de Pronto Atendimento (PA), ao lado do prédio da UBS Central. O projeto executivo já foi elaborado e apresentado pelo prefeito Ro-berto Rocha aos funcionários da Secretaria de Saúde.

De acordo com o projeto, o novo PA terá quase dois mil metros quadrados de área construída e contará com um amplo esta-cionamento. Também está previsto duas recepções, uma para o Pronto Atendimento e outra para a administração da Secretaria

de Saúde que estará sediada no mesmo local. O valor estimado da obra é de 3,5 milhões de reais.

“O secretário ficará no mesmo local para, assim, poder acompanhar de perto os serviços prestados à população”, comentou o prefeito Roberto Rocha ao apresentar o projeto. O próximo passo será a abertura do processo licitatório para contratação da empresa que executará a obra.

Segundo o prefeito, o novo PA oferecerá mais infraestrutura e conforto aos pacien-tes. Os espaços serão melhor distribuídos, com salas amplas e adequadas para: con-

sultas, inalação, medicação, enfermagem, leitos feminino, masculino e infantil, entre outros atendimento.

O projeto também prevê entradas distintas para o pronto atendimento e emergência, além de uma base para o SAmU e sala para o necrotério que, hoje, ficam juntos com as demais dependências da UBS Central. “Esta obra oferecerá mais qualidade no serviço de saúde oferecido ao munícipe, que será atendido num local com instalações e equipamentos adequados”, destacou o prefeito.

Com a construção do novo PA, o prédio onde funciona a UBS Central também será reformado e passará a funcionar apenas como ambulatório, ou seja, para atendimen-to de especialidades médicas, odontológi-ca, ortopedia, fisioterapia etc.

Para garantir um bom serviço à popu-lação, a Prefeitura também está mudando a gestão do PA. A partir de abril parte do atendimento será terceirizado através de uma Organização Social.

Prefeitura de Vargem Grande Paulista4158.8800 · vargemgrandepta.sp.gov.br

Amau

ry41

58.22

34Pa

rede

s

Anim

adas

(11) 5092.9192 · [email protected]

SAPATARIA TOLEDO | 4158.1292 Roque e Geni

Próximo ao Banco do BrasilR. Leonardo Soarres Rodrigues, 92 - Centro - VGP

sapatos · tênis · bolsas · mochilas

Maquete eletrônica ilustrativa

Anuncie aqui · [email protected]

Div

ulga

ção

12 Janeiro 114

Page 13: Revista Em Cotia - 114 - Janeiro 2011

13 Janeiro114

enquete

ANO NOVO tem gosto ou desejo de algo novo, de mudanças positivas para além do último dígito. Na primeira enquete do ano, as respostas que chegaram via email, facebook e telefone, falam da capacidade que cada um tem de propiciar coisas boas através do seu desejo, do seu foco constante: responsabili-dade, otimismo, planejamento e prioridade. Escrever nossas metas é algo útil, pois nos ajuda a visualizar os caminhos que pode-mos traçar para cumprir nossos objetivos, transformando as promessas em estratégias de ação. As afirmações e aspirações estão aqui, nosso desejo é de que cada um, leitores e participantes da enquete, consiga transfor-mar seus sonhos em realidade. Veja a íntegra em emcotia.com.br/114/enquete.

2011 será um ótimo ano, porque sempre temos que pensar que nossas metas e objetivos serão cumpridos. maria Beatriz Gualberto, 26, Veterinária Apesar dos acontecimentos trágicos, espe-

ro que seja um bom ano e cheio de realiza-ções, principalmente na nossa política, na saúde, educação e segurança. Espero que a nossa presidenta e nosso governador façam um bom governo, começando por amparar as vítimas das recentes tragédias. Adriana Carrucci miramontes, 43, Administradora Será um bom ano por que eu quero que

seja assim! Tentarei não deixar que nada externo defina minha caminhada! Viverei cada momento presente! E quando fraquejar, reencontrarei forças nos meus amores ...

“O passado é uma gaiola de ferro, e o futuro uma gaiola de vento”... permanecerei no pre-sente que a única possibilidade de ser livre! Darlene Ponciano Bomfim, Farmacêutica Será bastante promissor, porque acredito

que as pessoas estão se conscientizando cada vez mais, sabendo que Deus orienta ... não fa-zendo de qualquer jeito, mas com consciência e compromisso com o trabalho e a família. Valéria Amália Gomes da Silva de Alcântara, 42, micro empresária, www.buffeteribella.com.br 2011 vai ser um ano ótimo! Felicidade é a

nossa meta e devemos nos lembrar que se amplia à medida que a compartilhamos com nosso próximo... que é toda a humanidade. Um gesto, um sorriso são importantes, mas o pão, o agasalho e um teto são essenciais para conquistá-la. Deborah C. Polido, Advogada Acredito que será um ótimo ano, porque

em 2010 eu me dediquei bastante, de várias formas. Foi um ano de plantação e portanto este será um ano de colheita, um ano de bons resultados! Sandra Felice Gregório, 43, mãe de 3 filhos, empresária,www.bixodakarapreta.com.br Com certeza! Porque depende das escolhas

das nossas ações. Estando ciente do que planejamos, mesmo que algo saia errado, temos consciência de que a decisão foi nossa e assim não culpamos o ano 2011 ou o Cosmo, pelos nossos resultados. Viviane Di Tata Yoshioka, 29, Bacharel em Serviço Social Neste ano teremos: 2000 maneiras de ser-

mos felizes, 0 de tolerância com a violência e 11 grandes sonhos realizados. 2011 será excelente! Pois está começando e nos dando nova chance de sermos melhores! Ângela maria maluf, 55, Secretária da Secretaria municipal da mulher de Cotia Sim, será um bom ano. Porque eu quero e

faço de tudo para ser um bom ano, partin-

do do principio do pensamento positivo, pessoas positivas ao meu lado,pessoas felizes,pessoas amadas,enfim, já está sendo um bom 2011. ivanice marcasso, 40, comer-ciante, www.aquintadobacalhau.com.br Sim, em 2011 muitas novas e boas coisas

irão acontecer. Como cristã, creio na transfor-mação do homem e da sociedade, buscando o fruto do Espírito: amor, alegria, paz, paciên-cia, benignidade, bondade, fidelidade, mansi-dão, domínio próprio. Eu tomei a decisão de prosseguir várias vezes, cada dia, na direção do alvo. A lição que temos com cada chuva de verão, no SE brasileiro, e com a recente tragédia do RJ: que devemos respeitar os limites do meio ambiente, lutar pela justiça e equidade social e reconhecer a limitação humana: de um dia para outro o que era cida-de virou nada. E creio no mandamento áureo: fazer ao próximo aquilo que você deseja que façam para você. Ter pelos outros e pela vida na terra compaixão e misericórdia. Liane makowski Almeida, 54, Arquiteta. Será bom pelo simples desejo de querer que

ele seja. Sinto que as pessoas estão queren-do que seja um ano bom e próspero e isso faz toda a diferença! Pedro Caetano, 23 anos, editor de arte e DJ, www.djcaetano.com Vai ser sim, simplesmente por que eu decidi

que vai ser. mesmo com obstáculos, tristezas, problemas, etc. Essa é a lei do Universo. E eu sou parte dele. E tudo isso com certeza também faz parte do mEU show! martha Lima Sim... acho que será um ano meio compli-

cado pois para atingir minhas metas terei que ter muito empenho, ‘ralar muito’, muito trabalho... isso é bom; o ruim disso é que será muito cansativo. E por isso tudo será um ano de muita aprendizagem, ou seja, será um ano positivo. Pedro de Paula e Goulart, 29, professor e gerente esportivo

2011 será um bom ano?

Page 14: Revista Em Cotia - 114 - Janeiro 2011

14 Janeiro 114

[ FES

TA

S, E

VEN

TO

S &

GA

STR

ON

Om

IA ]

PASSA-SE O PONTO

TIJUCO PRETO

9774.1614 (PAULO)

AV. LYONS, 225 - JD LEONOR -

COTIA

Crepe Frances ^

· BOLOS

WWW.BUFFETERIBELLA.COM.BR4616.4126

· DOCES

· SALGADOS

· PÃES DE METRO

· MASSAS

Servimos almoço compeixe preparado na hora!

E, aos sábados, deliciosa feijoada!

9996.3669 / 9298.4523

Aberto de terça à domingo das 7h às 19h Próximo aos Condomínios Paysage, VGP.

AN

OS DE T RADIÇ

ÃO10

Todos os dias, a partir das 18h. Disk Pizza: 4158.1318

MPBao vivo toda

quinta

Ambiente amplo com agradável decoração e grande variedade de pizzas servidas com qualidade. Venha provar também as especialidades chinesas.

O lugar certo para trazer a sua família e os seus amigos.

[ ESC

OlA

S &

CU

RSO

S ]

Anuncie aqui · [email protected]

14 Janeiro 114

Page 15: Revista Em Cotia - 114 - Janeiro 2011

15 Janeiro114

[ ESC

OlA

S &

CU

RSO

S ]

Educação Infantil4158.2498Unid. Nara - VGPAlameda Cerejeira, 127 - Nara Garden

Ensino Fundamentale Ensino Médio4158.5471Unid. Jandaia - VGPAv. José Manoel de Almeida, 1285

www.objetivovgp.com.br

Vargem Grande Paulista

4159.7464 | www.colegiovillarica.com.br Rua dos Encanadores, 41 - Vargem Grande Paulista

15 Janeiro114

Page 16: Revista Em Cotia - 114 - Janeiro 2011

16 Janeiro 114

Para quem busca novos horizontes, o Colégio Madre Iva está de portas abertas.

Tel. 4148.9110 - www.madreiva.com.br - R. Nelson Raineri,700 - Lajeado - Cotia

Infraestrutura Completa:

Laboratório de informática e de ciências, biblioteca, auditório, salas-ambiente, ambulatório, brinquedoteca, playground, horta, cantina, quadras poliesportivas, ampla área verde.

Escola de esportes:

Judô, Ginástica

Olímpica, Vôlei

e Futsal.

Educação InfantilPeríodo Integral

Ensino Fundamental Ensino MédioNOVIDADE: Maternal em 2011!

15%15%de desconto