Revista Emanuel n.15 (Junho/2015)

20
IGREJA BATISTA EMANUEL EM BOA VIAGEM JUNHO . 2015 | ANO II - EDIÇÃO 15 EU ME IMPORTO CAMPANHA DE MISSÕES ESTADUAIS 2015 A IGREJA E SUA MISSÃO | EDUCAÇÃO CRISTÃ MISSIONÁRIA | O VERDADEIRO TESOURO | ACONTECEU NA EMANUEL | PEQUENOS GRUPOS E EVANGELISMO E MUITO MAIS.

description

Publicação cristã mensal destinada ao crescimento e à transformação de cada indivíduo e à edificação da igreja local, a partir de conteúdos baseados na Palavra de Deus.

Transcript of Revista Emanuel n.15 (Junho/2015)

IGREJA BATISTA EMANUEL EM BOA VIAGEMJUNHO . 2015 | ANO II - EDIÇÃO 15

EU MEIMPORTOCAMPANHA DE MISSÕES ESTADUAIS 2015

A IGREJA E SUA MISSÃO | EDUCAÇÃO CRISTÃ MISSIONÁRIA | O VERDADEIRO TESOURO | ACONTECEU NA EMANUEL | PEQUENOS GRUPOS E EVANGELISMO

E MUITO MAIS.

Revista Emanuel | Jun/15 Revista Emanuel | Jun/152 3

ANO II - N° 1507 de Junho de 2015

ibemanuel.com

Publicação cristã mensal destinadaao crescimento e à transformação decada indivíduo e à edificação da igrejalocal, a partir de conteúdos baseados

na Palavra de Deus.

Ministério de ComunicaçãoLeonardo [email protected](81) 99821.0306

Diagramação e ediçãoLeo Rodrigues

ArteLeo Rodrigues e Marcos Ferreira

Colaboradores nesta ediçãoPr. Alberto Freitas, Daisy Correia, Eric Darwison, Fabíola França, Sem. Hans Liebschner, Marcos Ferreira, Pr. Rodrigo Freitas e Vânia Brito.

RevisãoCândida Ramos

Tiragem1.000 exemplares

Anúncios, sugestões e comentários(81) 3126.8100 | [email protected]

Na Emanuel costumamos celebrar o mês de Missões Estaduais no

mês de Junho, e nesse ano mais uma vez damos destaque a campanha “Eu me Importo com Pernambuco”. Trazemos então nesta edição um pouco do conteúdo preparado pela CBPE, com um texto do Pr. Neilton Ramos, coordenador da Área de Missões Estaduais no estado.

Durante todo o mês estaremos envolvidos com essa campanha. Os cultos de quarta-feira também abordarão esta temática e o Coro Resgate fará uma viagem missionária

para a Congregação Batista de Altinho no início do mês.

Aproveitamos para dar a largada no Congresso da Criança deste ano. As inscrições já estão abertas, e você pode fazê-la nas saídas do culto, ou diretamente na sala da AMEC.

No dia 23 de junho é comemorado o dia da Educação Cristã Missionária, e trazemos um pouco da história da UFMBB, nesta edição.

Desejo a você, uma boa leitura!

L E O R O D R I G U E SE D I T O R

Pr. Eliel JudsonAdolescentes | [email protected](81) 99712.0703 / 3126.8126

Pr. Rodrigo FreitasJovens | [email protected](81) 99712.0807 / 3126.8126

Fabíola FrançaAtuação Social | [email protected](81) 99712.2668 / 3126.8111

Eudes MarquesAdministraçã[email protected](81) 99712.2625 / 3126.8107

Pr. Alberto [email protected](81) 99712.2570

Vânia BritoEducação Cristã[email protected](81) 99712.2861 / 3126.8109

Tarik BispoAdoração e [email protected](81) 99712.2814 / 3126.8124

Daisy CorreiaEvangelismo e Missõ[email protected](81) 99712.2713 / 3126.8106

Pr. Julio CesarComunhã[email protected](81) 99712.2763 / 3126.8105

EQUIPE MINISTERIAL

PASTORALA igreja e sua missão

EU ME IMPORTO

ACONTECEUOs pr incipais acontecimentos do mês de maio

ARTIGOEducação Cristã Missionária

ARTIGOO verdadeiro tesouro

GENTE

ARTIGOEu me importoPr. Edvan Tavares

FIQUE POR DENTRO

ANIVERSARIANTES

ARTIGOPequenos grupos e evangel ismo

03

04

06

09

10

12

13

14

16

17

Revista Emanuel | Jun/15 Revista Emanuel | Jun/152 3

Diante da afirmação de Pedro de que Jesus é o Cristo, o Filho do Deus vivo, Ele afirmou: “...sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela” (Mt 16.18).

A palavra igreja, no gre-go ekklhsia (ekklesia), tem o sentido natural de agrupa-mento, reunião de pessoas, grupo. No sentido específico em que é aplicado no Novo Testamento, refere-se tanto a um grupo de seguidores de Cristo que se reúnem em de-terminado lugar para adorar a Deus, receber ensinamentos, evangelizar e ajudar uns aos outros, como à totalidade das pessoas salvas em todos os tempos. O termo possui um sentido local e temporal, mas também um sentido univer-sal.

Cristo prometeu que haveria de edificar a Sua Igreja, sendo que Ele é a cabeça e nós somos membros desse corpo. Paulo escreve aos efésios dizendo: “querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo” (Ef 4.12).

Cristo quer nos usar como instrumento para a edificação da Igreja. Por meio do ensino,

do exemplo, do discipulado, Ele deseja agir em nós e através de nós, de tal maneira que a Igreja possa crescer em maturidade e no alcance de pessoas no mundo.

Em função desse alcance é que também prometeu que as portas do inferno não haveriam de prevalecer contra a Igreja. Ela tem o potencial de invadir o império das trevas e resgatar pessoas para luz do Senhor Jesus Cristo.

A experiência de andar em trevas é a de quem não sabe o caminho em que está andando e nem para onde está indo. O próprio Jesus afirmou que muitos estão nesta condição: “...larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela” (Mt 7:13b). E a respeito de si mesmo ele disse: “Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida” (Jo 8:12).

Nossa missão, como Igreja de Cristo, é fazer com que a Sua luz ilumine a vida de pessoas em todo o mundo, que estão caminhando na escuridão, lutando apenas pelo sucesso acadêmico, ou profissional, ou pelo status

social. Estas coisas têm o seu valor, mas não se comparam à realidade da vida com Jesus, o relacionamento com Ele, a promessa de vida eterna no céu.

Paulo havia alcançado sucesso em todas essas áreas da vida, mas, ao ter um encontro com Jesus, afirmou: “Mas o que, para mim, era lucro, isto considerei perda por causa de Cristo. Sim, deveras considero tudo como perda, por causa da sublimidade do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; por amor do qual perdi todas as coisas e as considero como refugo, para ganhar a Cristo” (Filipenses 3:7,8).

Que através das nossas vidas, a luz de Jesus possa brilhar para iluminar outras pessoas, tanto as que estão próximas a nós como, por meio de nossas orações, sustento e envolvimento, aquelas ao alcance dos missionários que estão indo aos campos. Neste mês de junho, estaremos nos envolvendo mais de perto com o trabalho missionário em Pernambuco. Sejamos luz, sejamos bênção na vida de todos os pernambucanos.

A IGREJA E SUA MISSÃOPR. ALBERTO FREITAS

Pr. Alberto FreitasPastor-Presidente

P ASTORAL

Revista Emanuel | Jun/154

EU ME IMPORTO COM

PERNAMBUCO

PR. NEILTON RAMOSCOORDENADOR DA ÁREA DE MISSÕES ESTADUAIS NA CBPE

Em 2014 os batistas pernambucanos afirmaram que se importam, e por isso, oram, mobilizam e ofertam

porque nossa meta é alcançar o estado com o evangelho do Reino de Deus. Por isso, a campanha de missões estaduais fez parte de um programa de evangelização do estado, fortalecendo os projetos que estão sendo desenvolvidos, mas também, focando cada mesorregião de Pernambuco. O programa EU ME IMPORTO começou em 2014 apresentando a Região Metropolitana e termina em 2019. Antes de apresentarmos os desafios e planos para esse ano, permita-nos compartilhar nossas vitórias em 2014.

Nossa campanha tinha dois objetivos: O primeiro, consolidar os projetos que estavam em desenvolvimento e apresentar os desafios da região metropolitana. Temos a consciência de que estes objetivos não são alcançados em um ano, e por isso vamos continuar trabalhando juntos, mas pela graça de Deus temos alcançado vitórias.

Em 2014 trabalhamos intensamente no fortalecimento dos projetos conveniados com a Convenção Batista de Pernambuco através da Área de Missões Estaduais. Tivemos um crescimento de 58% no número de conversões em relação a 2013, tivemos mais de 600 batismos e aproximadamente 2000 estudos bíblicos aplicados. Sabemos que existe muito a ser feito, mas aquilo que estamos fazendo tem produzido frutos para Glória de nosso Deus. Continuaremos atentos às demandas de nossos projetos, ampliando o investimento, consolidando novas parcerias e acompanhando de perto o trabalho e o desenvolvimento dos (as) missionários (as) conveniados (as).

Nosso segundo objetivo foi o alcance da Região Metropolitana. Você lembra dos nossos desafios para cumprirmos esse objetivo, a grande multidão, quase metade da população do Estado, concentrada em 14 quatorze municípios. Precisamos plantar novas igrejas e alcançarmos grupos e etnias presentes nessa região. Existe muita coisa a ser feita, mas conseguimos avançar em algumas. Hoje temos na Região Metropolitana a plantação de cinco novas igrejas. Comissionamos missionários que estão trabalhando com grupos específicos.

Revista Emanuel | Jun/15 5

Destacamos aqui um projeto pioneiro para nossa convenção que é o ministério campus. Esse ministério tem como foco a evangelização de estudantes universitários e secundaristas como também profissionais da educação. Pela graça de Deus já temos iniciativas como, intervalos bíblicos em algumas faculdades e palestras em escolas.

Nosso desejo é continuar avançando com nossos projetos, na consolidação e na expansão do Reino de Deus em nosso estado.

Tudo isso só foi possível realizar porque você e sua igreja também se importaram, oraram, contribuíram e mobilizaram. E aqui registramos em nome dos (as) missionários (as) conveniados (as), nossa gratidão pela visão missionária de sua igreja, pois nessa parceria alcançaremos outras vitórias.

Olhando para 2015, chegamos a mais uma Campanha de Missões Estaduais. Esse ano temos como foco a consolidação dos convênios missionários de plantação e fortalecimento de igrejas, o alcance da região metropolitana no segundo ano (dos cinco anos do programa EU ME IMPORTO) e os desafios para o alcance da mesorregião da Zona da Mata, no primeiro ano de plantação do programa EU ME IMPORTO para essa região.

A Zona da Mata é uma das regiões mais importantes de nosso estado, são quase 1 milhão e meio de habitantes divididos em 43 municípios. Temos o desafio de plantar novas igrejas nessa região. A Convenção Batista Brasileira tem a perspectiva de uma igreja batista para cada 10 mil habitantes.

Nesse contexto precisaríamos plantar mais 50 novas igrejas, além das 69 igrejas batistas que temos nessa região. A média é uma igreja batista para cada 19.105 habitantes. Temos a consciência que além de plantar novas igrejas, precisamos também fortalecer as igrejas que já existem. Nesse contexto estaremos desenvolvendo vários projetos e ações através de nossas igrejas.

Esses são alguns de nossos desafios, para isso, precisamos que sua igreja continue orando por estes projetos, pelos missionários e pela equipe de Missões Estaduais. Precisamos que sua igreja continue ofertando, pois através da sua oferta solidificaremos e avançaremos na evangelização de nosso estado.

Contamos com você e com sua igreja. EU ME IMPORTO e você?

Revista Emanuel | Jun/15 Aconteceu na Emanuel6

A CONTECEU

Adoração e Artes realizou mini vigília

O Salmista escreveu no Sl 133.1: Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união.

É também com base nesse versículo que queremos compartilhar desse momento tão rico na presença de Deus, juntamente como nossos irmãos, que foi a minivigília.

Nesse dia, louvamos, oramos, lemos a palavra, testemunhamos a respeito da obediência e acima de tudo, reconhecemos que

somos dependentes de Deus.

A leveza do ambiente proporcionou momentos inesquecíveis e que que sem dúvidas, já nos deixou com vontade de estamos juntos novamente.

Não podemos esquecer do carinho dos irmãos que levaram lanche, de excelente qualidade, que abrilhantou os intervalos, onde pudemos conhecer mais uns aos outros e permitir-nos ampliar momentos de oração.

Foi notório no olhar de cada um a alegria em estar presente e ter a oportunidade de participar.

Nosso ministério é sempre desafiado a conduzir e permitir a adoração do corpo de Cristo, e entendemos que momentos como esse nos renova e alimenta nossa almas.

Creio em Deus que tudo que conseguimos vivenciar, permita-nos reflexão e desejos vindouros de comunhão com toda a Igreja do Senhor.

Por Hermani Araújo

Revista Emanuel | Jun/15Aconteceu na Emanuel 7

I N COMUN I CAÇÃOMais uma vez recebemos o Grupo Evangélico Teatral (GET), da Igreja Presbiteriana de Areias, com uma apresentação para repensarmos as relações familiares, frente às inovações tecnológicas e o modo de comunicação atual. A peça foi apresentada no dia 23 de maio, dentro da programação do Cafofo.

Pastores da Emanuel participam de palestra

com Bill Hybels

Meninas Emanuel acampadas no Park

No último dia 8 de maio, uma caravana de pastores de nossa Igreja seguiu a João Pessoa, para uma oportunidade única de ouvir o Pr. Bill Hybels, autor de vários livros, entre eles: Ocupado demais para deixar de orar (Editora United Press), Como ser um cristão autêntico (Editora Vida) e Liderança corajosa (Editora Vida). Em uma matéria especial da revista Time, Hybels foi indicado como um dos 25 evangélicos mais influentes dos EUA ao lado de nomes como Billy Graham e Rick Warren.

No último fim de semana de maio, mães e filhas estiveram acampadas no Park Emanuel, no 2º Acampamento das Meninas Emanuel, desta vez com o tema: “Rainhas e Princesas”. Um grupo de mães e filhas participou da programação. Louvamos a Deus pela vida de Rose Gláucia que tem estado a frente deste projeto, juntamente com Marcia Regina, Clenia, Ananery (oradora deste ano).

Projeto Mulher e Reforço Escolar

homenageiam as mães

O mês de maio veio cheio de homenagens às mães do Reforço escolar e Projeto Mulher. Até os presentes foram confeccionados especialmente para elas. Que Deus capacite cada mãe a desempenhar o excelente papel de cuidar, orientar e ensinar seu filho no caminho em que andar.

Por Fabíola França

Revista Emanuel | Jun/15 Revista Emanuel | Jun/158 9

A RTIGO

Revista Emanuel | Jun/15 Revista Emanuel | Jun/158 9

UM POUCO DE HISTÓRIA

Desde o início da obra batista no Brasil, as mulheres têm se reunido

para orar e trabalhar por missões. Estas duas colunas - oração e serviço - têm marcado essa trajetória, que teve início em 1908. Mesmo antes de ser uma organização em nível nacional, as senhoras reuniam-se nas igrejas para orar e estudar, como evangelizar e praticar beneficência. Foi organizada, em 23 de junho de 1908, a União Missionária das Senhoras Batistas do Brasil, composta de 20 sociedades de senhoras e 05 sociedades de crianças.

No ano de 1922 saiu a primeira revista, intitulada “Revista Para Trabalho de Senhoras Batistas”, contendo programas para senhoras, moças e crianças. Também nesse ano, as sociedades de moças foram incluídas e a União passou a adotar o nome: União Geral de Senhoras do Brasil, órgão auxiliar da Convenção Batista Brasileira. Pouco a pouco, o trabalho da União Geral foi se desenvolvendo, tanto na publicação de literatura, como na

expansão de seu ministério.

Mensageiras do Rei, a organização mais jovem, surgiu em 1949, sob a liderança da missionária Minnie Lou Lanier, alcançando as pré-adolescentes e as adolescentes, assim completando a família da União Geral.

O nome União Geral não estava condizendo com o ideal que a organização abraçava com amor e dedicação: missões. Por isso, em 1963, passou a chamar-se União Feminina Missionária Batista do Brasil. Feminina, porque não era só para as senhoras, mas abrangia todo o elemento feminino. Missionária, porque a sua razão de ser é Missões.

ESCOLA DE PREPARO DE VOCACIONADOSEm 1941 a Convenção Batista Brasileira concedeu à União Geral o privilégio de dirigir a então Escola de Trabalhadoras Cristãs, hoje Seminário de Educação Cristã, em Recife/PE, e a Escola Teológica de Obreiras, no Rio de

Janeiro, que mais tarde, com nova sede, tornou-se o Instituto de Treinamento Cristão - ITC, depois Instituto Batista de Educação Religiosa - IBER, e agora, Centro Integrado de Educação e Missões - CIEM.

Várias mulheres serviram como diretoras dessas casas. São elas:

No Seminário de Educação Cristã - SEC: as pioneiras Alyna Muirhead, Graça Taylor e Sammie Johnson, iniciadores. Paulina White foi a primeira diretora eleita. Outras, entre algumas anteriores: Mildred Cox Mein (1941-1947); Maye Bell Taylor (1948-1947); Martha Hairston (1953-1980); Lídice Gramacho (1980-1986); Dóris Penkert (1986-1987); Iracy Leite (1988-2006); Ábia Saldanha (de 2007 até hoje).

No Centro Integrado de Educação e Missões: Ruth Randall, a primeira diretora e as demais pioneiras da Escola Teológica de Obreiras; Dorine Cobb Hawkins (1949-1976); Elizabeth Oates (1977-1995); Diana Minho (1995-2002); e Maria Bernadete da Silva (de 2002 até hoje).

EDUCAÇÃO CRISTÃ MISSIONÁRIA

Texto extraído do site da UFMBB.

No dia 23 de junho é comemorado o aniversário da UFMBB (União Feminina Missionária Batista do Brasil).

Revista Emanuel | Jun/15 Revista Emanuel | Jun/1510 11

O VERDADEIRO TESOURO

PROF. DAISY CORREIA

A RTIGO

Domingo08h - Culto de Oração09h - Culto Matinal09h - Vencedores com Cristo*09h30 - Coro Infantil10h30 - EBD15h - Culto em Chinês16h - Vencedores com Cristo*16h - Culto na Cong. dos Coelhos*17h - Ensaio Canto Livre17h - Ensaio Cant’Art19h - Culto na Cong. dos Coelhos*19h - Culto Noturno19h - Culto Infantil19h - Garotos Emanuel (quinzenal) 19h - Meninas Emanuel (quinzenal)

Segunda-Feira07h - Culto de Oração14h - Reforço Escolar19h30 - Ensaio Coro Ágape

Terça-Feira07h - Culto de Oração 08h - Culto no Aeroporto (mensal)*14h - Curso de Informática (3ª idade)14h - Curso de Corte e Costura14h30 - Mulheres Cristãs em Ação15h - Corpo de Balé NASCE18h - Pray On + Vôlei (Adolescentes)

Quarta-Feira07h - Culto de Oração14h - Reforço Escolar19h30 - Culto de Oração20h30 - Ensaio Coro Emanuel20h30 - Ensaio Banda Renove

Quinta-Feira07h - Culto de Oração14h - Curso de Corte e Costura15h - Projeto Mulher15h - Encontro da 3ª idade16h - Curso de Informática (3ª idade)19h30 - Ensaio Coro Tríade19h30 - Ensaio Coro Masculino

Sexta-Feira07h - Culto de Oração14h - Reforço EscolarSábado08h - Culto de Oração14h - Ensaio Bandas Emanuel14h - Ensaio Orquestra Emanuel16h - Ensaio Coro Emanuel16h - Ensaio Banda ADS16h - Culto na Cong. dos Coelhos*15h - Vencedores com Cristo*18h - Ensaio Coro Resgate19h30 - Cafofo.ADS20h - Renove (quinzenal)

* Programação realizada fora dasede da Emanuel.

Rua Maria Carolina, 500 - Boa Viagem, Recife/PECEP: 51020-220 | 81) 3126 8100

www.ibemanuel.com | [email protected]

facebook.com/ibemanuellinstagram.com/ibemanuelyoutube.com/canalibemanuel

CONTRIBUIÇÕES ON LINE | DÍZIMOS E OFERTASBANCO DO BRASIL: Ag. 3258-1, C/C 40.000-9BANCO BRADESCO: Ag. 0291-7, C/C 200249-3Para DOC utilize o CNPJ: 11.023.918/0001-72

Lembro com saudade do meu

tempo de criança, quando com

meus irmãos e amigos, todo final

da tarde, depois de cumpridas

nossas tarefas escolares e antes

do jantar em família, brincávamos

com alegria e criatividade, o jogo

“Tesouro Escondido”. Gastávamos

muitos minutos à procura do

tesouro num verdadeiro corre-

corre e ao acharmos éramos

então o VENCEDOR, o CAMPEÃO!

Vibrávamos com a vitória!

Um tesouro escondido, quando

encontrado, é sempre motivo de

júbilo e de missão cumprida. Quero

convidá-lo a encontrar o Verdadeiro

Tesouro, que é JESUS CRISTO.

Você não precisa correr atrás,

dispensar esforços; você não

estará disputando com outros para

alcançar o Tesouro, pois JESUS já

providenciou TUDO para você. Ele lhe

conhece muito bem, pois você é sua

obra prima, conhece seu potencial.

Ele vai ao seu encontro e, se em

algum momento você se distanciar

do Tesouro, Ele se aproximará lhe

oportunizando a alegria de um

vencedor.

Você quer encontrar o verdadeiro

Tesouro? Basta abrir o seu coração

para Jesus Cristo e deixar que Ele

conduza a sua vida, Sua vontade

sendo feita, para que você goze das

riquezas que esse Tesouro tem.

Reflita nessas afirmações bíblicas:

“O reino dos céus é semelhante a um

tesouro escondido” (Mateus 13:44a).

“Onde estiver o vosso tesouro, ali

estará também o vosso coração”

(Lucas 12:34).

E na promessa de Jesus:

“... e terás um tesouro nos céus...”

(Marcos 10:21c).

Revista Emanuel | Jun/15 Revista Emanuel | Jun/1510 11

G ENTE

Auristela Queiroz

Completou 80 anos no mês de maio e foi homenageada pelas alunas do curso de

corte e costura com uma festa especial em comemoração a nova

idade.

CarlosEduardo

O jovem saxofonista apresentou seu

recital de formatura no último dia 14/05,

no Conservatório Pernambucano de Música. O músico também participa

conosco da Orquestra Emanuel.

CecíliaOuttes

Nasceu no dia 29 de maio, no Rio de Janeiro.

Filha de Marcelo Paz e Juliana Outtes (que

fez parte da equipe de comunicação Emanuel).

Que Deus continue abençoando a vida

desse casal.

Revista Emanuel | Jun/15 Revista Emanuel | Jun/1512 13

CONTRIBUA: Através de carnê (adquirido no NASCE) ou depósito em conta:

Bradesco: Ag. 0291-7 | C/C 2140-7CNPJ.: 08.141.707/0001-20

Nossa Agenda Semanal

- Reforço Escolar – Seg/Qua/Sex- Corte e Costura – Ter/Qui- Informática para 3ª Idade – Ter/Qui - Balé NASCE – Ter- Discipulado Infantil - Ter- Projeto Mulher – Qui

Revista Emanuel | Jun/15 Revista Emanuel | Jun/1512 13

Este é um dos textos mais esclarecedores do movimento

iniciado por Jesus. Nele é

apresentado por Mateus um Cristo

apaixonado por gente, focado em

pessoas, abrangente na sua visão

do ser humano. Um verdadeiro

pescador de homens. Jesus

não apenas vê, mas também se

compadece, entende, e não julga.

Para Ele somos como ovelhas em

perspectiva, e o pastor adequado

é aquele que vê, ama e sabe tudo

o que vai no profundo do meu ser,

completa o incompleto que existe

em mim, como diz o verso de um

cântico.

Jesus olha hoje para nossos

centros urbanos e o que Ele vê não

é diferente do que o que viu no

passado, é até bem mais chocante,

mas continuamos sendo para Ele

como ovelhas em perspectiva.

I – Jesus vê as multidões como ninguém as vê

Antes de Cristo, o ser humano

é um ilustre desconhecido para

si mesmo. Somos percebidos

por Ele como aflitos, exaustos e

sem direção. Como pecadores,

nos deparamos com a morte e o

inferno. A busca pela sobrevivência

não é simplesmente física, também

ansiamos, sem saber, pelo Eterno,

e o vazio é exaustivo. Um inglês

criou em laboratório depois de

décadas de pesquisas uma cebola

sem choro e sem bafo, própria

para os casais desse tempo, que

vivem relacionamentos diários.

A Teologia da prosperidade, que

também camufla a Teologia da

morte de Deus, é como a cebola

inglesa, nem constrange nem

deixa rastros, um evangelho que

nega o pecado tira Jesus da cruz e

deixa o homem no inferno.

II – Jesus se compadece como ninguém se compadece

A compaixão de Jesus é peculiar

porque Ele se fez carne e habitou

entre nós e nos mostrou a Glória

do Pai. Sua compaixão é isenta de

quaisquer interesses, porque não

temos nada a lhe oferecer, somos

incompetentes para lhe retribuir

os seus cuidados e favores,

Ele é completo em si mesmo é

autossuficiente. Se compadece

porque ama.

III – Jesus pastoreia como só Ele sabe

O Bom Pastor dá a sua vida pelas

ovelhas, elas conhecem a sua voz

e o seguem. João 10:11-18. A graça

e o poder que há no evangelho

da cruz são inconfundíveis. O

evangelho não julga nem condena,

convida: “Vinde a mim todos vós

cansados e oprimidos e eu vos

aliviarei...” (Mateus 11:28-30).

Apesar de apontar para a condição

humana, o evangelho da cruz diz

“que Cristo morreu por nós quando

éramos pecadores” (Romanos

5:8). O juízo recai sobre Ele. Somos

libertos assim que nos percebemos

condenados. “Jesus pastoreia com

a verdade que liberta” (João 8:32).

Gosto do exemplo de Natanael,

que é trazido a Jesus por Filipe.

Quando chega vem arredio, crítico

e incrédulo, mas é um homem

honesto e, assim que Jesus se

apresenta, ele o adora; Jesus o

pastoreia como só Ele sabe. Um

homem pecador, frustrado, aflito e

angustiado como Natanael só será

pastoreado por Jesus.

A ressurreição com Cristo nos

move ao ministério com Ele. Nos

tornamos corpo, alma e missão.

O nosso coração se abre e Jesus

nos apresenta a direção que

devemos seguir, diante de uma

geração confusa e desesperada

como a nossa. Vemos com os

olhos de Cristo, pernambucanos

em busca da felicidade nos lugares

errados. A aflição angustia, e a

exaustão do nosso povo atinge

índices calamitosos de estresse,

depressão, drogas, suicídios e

todo tipo de violência doméstica

e urbana, e sem saber, clamam

por uma resposta do povo batista

pernambucano.

Jesus não só se compadece no

seu íntimo, mas também age com

curas, exorcismos, alimentação e

ensino. A sua presença esclarece

a respeito de Deus e conduz as

pessoas das trevas para a sua

maravilhosa luz; imediatamente

elas passam a divulgar as virtudes

d’Ele. Deus nos use no seu amor

na evangelização do nosso povo,

amém.

PR. EDVAN TAVARES

A RTIGO

EU ME IMPORTO“Vendo Ele as mutidões, compadeceu-se delas, porque estavam aflitas e exaustas

como ovelhas que não têm pastor”. (Mateus 9:36)

CORO RESGATE FARÁ VIAGEM MISSIONÁRIANos próximos dias 4 e 5 de julho o coro de adolescentes da Emanuel irá a Congregação Batista em Altinho para uma viagem missionária. Saímos daqui às 8 da manhã e retornaremos no domingo, depois do culto.

Revista Emanuel | Jun/15 Revista Emanuel | Jun/1514 15

F IQUE POR DENTRO

Revista Emanuel | Jun/15 Revista Emanuel | Jun/1514 15

Estamos recebendo fogão, cama, geladeira e lençol (em estado de uso) para melhorar as condições de sobrevivência de pessoas atendidas por nossa igreja.

Doações para famílias atendidas pelo NASCE

Vinte e quatro anos atrás , o pastor Keith fundou Springcreek no subúrbio de Dallas, Texas. Sua igreja cresceu de um punhado de pessoas a 2500 que chamam Springcreek Church de sua casa. “Estava Equivocado” é a história de um pastor que viajou por todo o mundo pensando que iria salvar a África apenas para descobrir que Deus tinha em mente o contrário. Esta é a história de uma conversão e despertar para uma visão ampla da plenitude do evangelho. “Eu estava errado e eu sinto muito”.

O Pr. Keith pregará na Emanuel no próximo dia 14 de junho.

Pr. Keith Stewart

Revista Emanuel | Jun/15 Revista Emanuel | Jun/1516 17

Josefa N. NettoCarlos A. F. OziasNeise M. MouraJoão B. de OliveiraDaniela C. AzevedoLeonice da C. Souza

Gesival O. CassimiroFlávia A. GreenhalghMariana de A. VianaPriscilla S. Lima

George G. da SilvaBruno S. P. de SouzaMarcos A. F. Lima

Josenilda B. MouraSávio D. A. de LimaThaís L. de Cavalcanti

Mel Nobre

Lígia Beltrão de A.Abraão de C. DutraEneide M. de LimaAndréa dos S. LinsJosé R. do Nasctº

Thaysa P. ZoobyElíude O. da SilvaGeane R. dos SantosRodrigo de M. Porto

Audrey C. WanderleyAna MonteiroNícolas C. de Lima

Anna P. C. FerreiraJoana de B. LimaLaura M. CabralPriscila P. da Silveira

Nanci S. de LimaAlcides A. da S. JúniorAntônio A. JúniorRafaela M. CostaTeresa de S. SilvaPr. Edson Lino dos Santos

Maria Balbina de SouzaJosé Moura da SilvaBob EmberleyLindacy V. SoaresMárcia C. VasconcelosPriscila Q. Pontual

Ana de SantosNadieje de L. LimaCláudia C. PintoAlexandra A. Wanderley

Luiz Félix dos SantosCássia L. CavalcantiNelson A. da SilveiraErinaldo V. da Silva

Carlos M. GreenhalghIvan FilhoLuciene A. de SouzaMillena L. PascoalNathália L. de C. TavaresSandra M. LuzWellington A. GomesRoberto dos Santos

Marta de S. P. Conceição

Aníbal ReisDivonal Jr.Heloisa AmorimJoão B. P. BarretoEthiene A. de AlmeidaNanci D. C. Ferreira

Rosemary R. F. LeiteMaria C. M. de FreitasMaria A. M. de FreitasJuliana G. LemosAnderson O. B. Vidal

Rodrigo G. do NascimentoJuliana D. SampaioAlexandre A. de Aymar

Audrey R. Carneiro

Ricardo R. BezerraLeonardo L. SantosHugo L. Santos

Rute C. S. de SouzaLethícia A. VenturaRaphael D. Valério

Giselda A. V. NovaLúcia L. de AraújoRebecca G. CorreiaRonald C. da Silva

Wesley O. do NascimentoMaiara G. Vale

José R. S. da SilvaOdete F. de Carvalho

P. Greenhalgh CorreiaCarmem L. P. de BritoAndré F. F. PereiraGracie S. P. ZoobyHerbert de S. Cordeiro

Carmen R. dos SantosAbel F. dos SantosFábio F. da ConceiçãoIsaac C. de FreitasNilde D. CarvalhoLara Cunha LimaMaria I. de ArcanjoSamuel O. Gouveia

Sílvio J. C. RodriguesRosângela M. de BastoMaisa L. de SiqueiraAlbaniza R. PestanaGreice P. da SilvaWolney GadelhaRaphael O. Xavier

Antunes V. N. Filho

Rosana P. da SilvaCristina AlbuquerqueClélia C. BarbosaGuilherme M. de Júnior

Diva K. de C. VerasAndré L. P. GomesJúlio NettoAndréa C. BarbosaEduardo da C. S.Zélia BrederodesMª do S. Della Santa

Lior F. Rosendo

Alexandre C. LeãoMarisa de J. MotaRadamés S. de Oliveira

Wilson O. do NascimentoNeyla S. de SiqueiraMª das Graças F. DutraAna Carla de Teixeira

Aniversariantes | Junho/2015 (até 04 de julho)

07

09

10

11

12

08

1721

23

18

19

24

25

2630

22

2016 26

27

28

29

01

30

02

03

04

12

13

14

15

16 20

07 – Abertura de Missões Estaduais, Noite

10 – Reunião dos Líderes das Áreas Ministeriais, 10h

10 – Culto de Oração (M. Miss. – Pr. André Luiz), 19h30

12 – Cafofo, 19h30 – ADS

13 – Dia dos Namorados (Emanuel)

14 – Dia do Pastor (Momento Missionário, Manhã)

16 – Conselho de Líderes, 16h30

16 – Conselho Diretor, 19h30

17 – Reunião com os Pastores de Rede, 10h

17 – Culto de Oração (MCA/MR – Ed. Cristã Missionária), 19h30

20 – Encontro dos Professores, 14h – AMEC

20 – Cafofo, 19h30 – ADS

20 – Renove, 20h

21 – Momento Missionário, Manhã

21 – Culto Administrativo, 11h30

21 – Ceia do Senhor, Noite

23 – Festa do Milho no Park Emanuel

24 – Feriado

24 – Culto de Oração, 19h30

27 – Café da Manhã com os Líderes de Adoração – AMA

27 – Meninas Emanuel – Festa do Pijama

27 – Cafofo – Viagem para Altinho – ADS

27 – Renove, 20h

28 – Realização de Batismos, Noite

28 – Encerramento de Missões Estaduais, Noite

30 – Culto na Capela do Aeroporto, 8h30 – AMEM

Junho / 2015

06

Programação sujeita a alterações. Inscreva-se em nossa newsletter e fique

por dentro de tudo!

[email protected]

Primeiro domingo de julho, após o culto da Manhã.Abordará as escolas teológicas que combinam Criacionismo com Evolução,

fornecendo recursos para os jovens e adultos que estão nos ambientes acadêmicos e profissional. Toda a igreja é convidada.

NOVOS CURSOS

DA ESCOLA BÍBLICA

Terão início no dia 19 de julho. De julho a setembro: Panorama do Antigo Testamento II (Lavana Riker); Religiões e Seitas (José Moura); Período Intertestamentário (Nelson Júnior); Doutrinas Bíblicas (Wilson Nascimento e Auristela Alcântara); Agosto: Educando filhos no padrão de Deus (Eleni Nalon);

Revista Emanuel | Jun/15 Revista Emanuel | Jun/1516 17

PEQUENOS GRUPOS E

EVANGELISMOSEM. HANS LIEBSCHNER

P EQUENOS GRUPOS

Vivemos um período histórico o qual alguns identificam como ‘a era do

ceticismo’. Isso acontece porque estamos

inseridos em um contexto onde o que está

ligado à religião é considerado cada vez

mais ultrapassado.

Isso faz com que nós, enquanto igreja,

encontremos uma certa dificuldade para

exercermos a nossa missão, que é alcançar

pessoas para vivenciar plenamente o

evangelho de Cristo (declaração de missão

da nossa Igreja). Além deste problema,

também enfrentamos outro problema.

Existe um preconceito e um estereótipo

formados à respeito do que significa ser

‘crente’, dificultando ainda mais esta

situação. Como então resolver esse

problema? Como podemos desconstruir

os preconceitos para que possamos

apresentar o evangelho aos que ainda não

o conhecem?

Quando olhamos para a história da Igreja,

percebemos que nos primeiros séculos,

a Igreja primitiva se encontrava em um

contexto histórico ainda mais delicado.

Os primeiros cristãos foram julgados

injustamente por várias coisas e por causa

disso, perseguidos. Em decorrência disto,

as primeiras reuniões, enquanto igreja,

eram feitas de casa em casa (Atos 2:46).

Como fazer então, uma ponte entre aquela

realidade e a nossa?

É exatamente nesse ponto que enxergamos

o Pequeno Grupo como uma ferramenta

poderosa. Através deles conseguimos

vivenciar um processo inverso: não

esperamos apenas que as pessoas venham

ao templo para que possam ser alcançadas,

mas é a Igreja que vai em busca das ovelhas

perdidas. Percebemos então, que na

maioria das vezes, é mais fácil apresentar

o evangelho às pessoas através do

relacionamento pessoal com elas do que

em ambientes eclesiásticos. Isso acontece

porque, através do relacionamento, os

preconceitos e estereótipos são quebrados

e, a partir disso, temos total liberdade para

convidá-las ao grande ajuntamento.

Identificamos, então, a eficácia da

evangelização através dos PG’s. Jesus

disse que seríamos reconhecidos pelo

amor (João 13:35), então amemos uns aos

outros para que Cristo seja apresentado e

as pessoas sejam alcançadas. Pense nisso!

Revista Emanuel | Jun/1518

Por Pr. Alberto Freitas

“Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do

ministério, para edificação do corpo de Cristo” (Efésios 4.12).

Todos os crentes são convocados ao envolvimento no serviço. Cada um de acordo com seus dons, seu chamado, seu jeito de ser, pois Deus tem um lugar específico para cada um de nós.

Sentindo a necessidade de mais voluntários em alguns ministérios é que

os relacionamos abaixo, no propósito

de, se você se identifica com algum

deles, convidá-lo a fazer contato com

o líder do respectivo ministério ou área

ministerial.

“Ora, àquele que é poderoso para fazer

infinitamente mais do que tudo quanto

pedimos ou pensamos, conforme o seu

poder que opera em nós, a ele seja a

glória, na igreja e em Cristo Jesus, por

todas as gerações, para todo o sempre.

Amém!” (Efésios 3.20,21).

OPORTUNIDADES:

- PROFESSOR INFORMÁTICA PARA IDOSOS- EQUIPE DE PRODUÇÃO DOS CULTOS- MINISTÉRIO INFANTIL

A partir desse mês você irá conferir aqui as oportunidades

de serviço que temos na Emanuel. Procure o NASCE, na sala ao lado da Administração,

para mais informações sobre a vaga.

Descubra também como é bom ser um voluntário!

Revista Emanuel | Jun/15 19

REDE CASAIS

SEG

TER

REDE ADSS

EGTE

R

SEX

SAB

REDE RENOVE

SEG

TER

QU

A

QU

A

QU

IQU

I

SEX

SA

B

REDE MISTOS

QU

IS

EXS

EX

Verifique qual melhor dia e horário e participe conosco de um dos PG’s.

20h | Bruno e Fran 9976.3472 / 8529.5161

20h | Luiz Siqueira e Mary9663.9987 / 8819.1843

19h30 | Hans e Lucas9924.4106

19h30 | Marquinhos9940.4298

18h | Rémi9730.7377

19h | Thaísa Gabriela 9990.8439

19h30 | Gabriela Cordeiro9840.4511

20h | Victor e Beto9555.8209 / 9613.5369

17h | Carol e Rafael9825.4107 / 9793.5868

17h | Lucas e Suellen7911.7095 / 9724.3432

22h | Kyriale9922.2914Zona Norte

20h | Tiago Cavalcanti9633.2793

22h | Wendell e Priscila9994.2880

20h | Adriel e Karen9647.0013 / 9767.8233

22h | Eric e Mayara9794.9392 / 8815.9003

20h | Ayres e Shelle9925.3780 / 9692.9596

20h | Manuella9256.2343

20h | Davi e Clara9784.7711 / 9600.5249

20h15 | Daniel e Poli9893.4690 / 9740.9993

20h | Levi e Brenda9897.2552 / 9970.4197Zona Norte

19h30 | Carlos e Sônia9683.8560

--------- 3ª IDADE ----------

15h | Erleide9975.2823

15h | Quintino9897.6675

15h | Jô9132.0525

20h | Jôsi9819.0010

19h30 | Niedja8757.1604

20h30 | Etiane9605.6539

20h | Alexandre e Joyce8228.7437 / 9161.9185

20h | Pr. Alberto e Zilla9712.2750

20h | Evandro e Raquel9652.3801 / 9652.6148

20h | Sávio e Cíntia9235.7489 / 9198.9823

20h | Jennecy e Ivanilda9272.7147

20h | Ivan e Adriana9959.1001 / 8859.8425

20h | Roberto e Fabiana9967.1973

20h | João e Linda8863.2435 / 8659.1829

20h | Aristóteles e Clênia9910.3588 / 9712.2043

20h | Eliseu e Cláudia7906.6448 / 8218.2219

20h | Elson e Elani9811.8160 / 9824.1800

18h | Barros e Izabel9856.9350

19h30 | Cardoso e Carla / Jefferson e Elizângela: 3088.6477

19h30 | Junior e Kelsiene9927.5580 / 8518.4289

20h | Joabe e Zuleide8811.0997 / 9914.5995

RENOVEAcompanhe todos os eventos e novidades da nossa programação através do Instagram: @rederenove

CASAISCaso se interesse, saiba mais informações com Pr. Alberto (81) 9712.2750.

3ª IDADEConvide alguém, traga pessoas queridas para esse momento precioso de união, toda quinta, a partir das 15h.

CAFOFOPara saber todas as novidades dos adolescentes da Emanuel, fique ligado em nosso Instagram: @cafofoads

QU

I