Revista Espaço Brinquedo #52

100
ESPAçO BRINQUEDO REVISTA | ANO 9 | Nº 52 WWW.ESPACOBRINQUEDO.COM.BR www.espacobrinquedo.com.br ano 9 nº 52 dez/jan Seja tão genial quanto eleS! O desafio de entreter a nova geração de consumidores

description

Seja tão genial quanto eles! O desafio de entreter a novageração de consumidores

Transcript of Revista Espaço Brinquedo #52

Page 1: Revista Espaço Brinquedo #52

es

paç

o b

rin

qu

ed

o r

ev

ista

| an

o 9 | n

º 52 ww

w.e

spa

co

br

inq

ue

do

.co

m.b

r

www.espacobrinquedo.com.br ano 9 nº 52 dez/jan

Seja tão genial quanto eleS!O desafio de entreter a nova geração de consumidores

CAPA_EB-52.indd 1 11/18/11 12:09 PM

Page 2: Revista Espaço Brinquedo #52

ANUNCIO_4x4.indt 1 11/18/11 12:21 PM

Page 3: Revista Espaço Brinquedo #52

Espaço Brinquedo RevistaDezembro 2011/ Janeiro 2012

[índice]

6 Feedback

8 Panorama

16 Em foco – Ana Kasmanas

22 Capa – Tudo se transforma!

32 Pesquisa – Quão atual é sua linha de produtos?

34 Concurso de Brinquedo – Destaques da 7ª edição!

38 Gôndola – Games

44 Licenciamento – Novas marcas para brinquedos

50 Gôndola – DVD

56 Os 10+ – Semana da Criança

60 Perfil de Loja – Fábrica de Brinquedos

64 Papo de especialista – PDV

68 Empresa – Lego

72 Papo de especialista – Atendimento

74 Comportamento – Confissões de mães

78 Papo de especialista – Marketing

80 Papo de especialista – Finanças

86 Em destaque – Pão de Açúcar é eleito o mais admirado do varejo

88 Lojista em Foco – Ferramentas de promoção

92 Representante

96 Se eu fosse criança

98 Zoom – Fique por dentro!

38

34

50

Indice.indd 3 11/18/11 12:23 PM

Page 4: Revista Espaço Brinquedo #52

Errata: Na última edição (nº 51), o texto ao lado da Guitarra da Elka não corresponde às informações do produto – página 44, assim como os dados divulgados junto à Guitarra da Chicco – página 42. Os descritivos corretos são: DJ Guitarra (Chicco) - São 23 melodias para serem escolhidas e pré-gravadas, com três funções mixer: percussões, distorção e acelerar o ritmo. Apresenta três gêneros musicais: rock, pop e blues com três modalidades de utilização: acordes, melodias, pré-gravadas e modo magic. Guitarra Sonora Carros 2 – Disney (Elka) - Toca cinco sons diferentes e tem também cordas para a criança usar a criatividade e criar sua própria trilha sonora. Produzido em material resistente, na cor rosa. Faixa etária: a partir dos 3 anos de idade.

[editorial]

Desafio constante

Interação é um recurso imprescindível nos dias de hoje, para conquistar tanto as crianças quanto os pais. Apesar de estarmos cansados de saber, não se podem adequar todos os produtos do dia para a noite. Diante de um universo tecnológico tão amplo e veloz, é preciso estar constantemente atento e aberto, sem limitar as inovações ou ignorá-las. Mais do que nunca, a necessidade de reformulação das linhas passou a ser questão de sobre-

vivência. Apesar do investimento dos fabricantes de brinquedos em pesquisas, licenciamentos e tecnologias, fica o desafio de surpreender a nova geração de consumidores. Quão atuais são os brinquedos disponíveis no mercado brasileiro? Leia a matéria de capa preparada por nossa equipe e tire suas próprias conclusões.

Para a última edição do ano, escolhemos uma empresa com muita história para contar: a Lego. Quem nos auxiliou neste levantamento foi o responsável pela marca no Brasil, Robério Esteves. Além de fazer importantes observações, o executivo falou sobre a loja-

Editoral2.indd 4 11/18/11 1:09 PM

Page 5: Revista Espaço Brinquedo #52

Espaço Brinquedo RevistaFevereiro / Março 2011 5

Ano 9 – Ed. 52 – dez./jan. – 2012Espaço Palavra Editora e Arte Ltda.

[ Direção-geral e jornalista responsável ]Marici Rosana Ferreira (MTb 36727)

[ Revisão ]Renata Del Nero

[ Redação ]Camila GuimarãesKika Martins

[ Arte ]Wilson AlvesVictor Ichiba

[ Estagiária]Priscila Mazochi

[ Marketing ]Livia GimenesLuiz Paulo Ferreira

[ Departamento comercial ]Alessandra Aragon FrateDaiane Cássia

[ Assistente administrativo ]Natânia Soares

[ Administração, publicidade e redação ]Rua Arapapi, 45Moema - São Paulo/SPCEP: 04516-020Tel. (11) 5092-5588 / (11) 5094-0403E-mail: [email protected]

[ Assinaturas ](11) 5092-5588 ou pelo sitewww.epeditora.com.br

As matérias assinadas são de responsabilidade dos autores e podem ser reproduzidas, desde que citada a fonte.As fotos utilizadas nesta edição pertencem ao banco de imagens da Revista Espaço Brinquedo e podem ser utilizadas, desde que citada a fonte.A Revista Espaço Brinquedo possui distribuição nacional para proprietários, diretores, gerentes, compradores, lojistas e demais pessoas envolvidas com lojas de brinquedos, artigos infantis, magazines, supermercados, atacadistas, fabricantes, papelarias, armarinhos e bazares.

-conceito na capital paulista e relatou algumas estratégias para o mercado nacional. Confira essa ma-téria e também o Perfil de Loja, com a apresentação da Fábrica de Brinquedos, mais um exemplo de varejo no Nordeste.

Entre os demais destaques, uma entrevista com a fundadora e sócia da Kasmanas - agência de licenciamen-to, Ana Kasmanas, além de um miniguia com as novas propriedades de interesse do mercado de brinquedo.

Também merecem atenção os vencedores do 7º Concurso de Criação de Brinquedo e suas respectivas criações. Fique de olho nesses talentos e invista em inovação! Por falar em lançamento, preparamos logo duas gôndolas, uma de games e outra de DVDs, com ótimas sugestões para seu mix.

Praticamente, concluímos mais um ano de trabalho. Diante de outro Natal, o mercado demonstra condições de superar a tímida previsão da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) – 5% de aumento sobre as vendas do período em 2010. Assim, a equipe da Espaço Palavra Editora propõe um brinde ao mercado e agradece sua parceria. Desde já, aguardamos sugestões para 2012... Tenha um ex-celente fim de ano!

Marici Ferreira – [email protected]

Editoral2.indd 5 11/18/11 1:10 PM

Page 6: Revista Espaço Brinquedo #52

Espaço Brinquedo Revista 6 Dezembro 2011/ Janeiro 2012

[feedback]

Queremos saber sua opinião sobre a Revista Espaço Brinquedo. Sugestões, críticas, ideias de pautas também serão bem-vindas. Faça parte da publicação!

Caro leitor, esta página foi criada especialmente para você!

“Admiro muito a trajetória da Revista Espaço Brinquedo, que é uma forte referência no mercado de brinquedos. Observo uma constante preocupação na busca por matérias interessantes no editorial da revista, que sejam adequadas e úteis aos lojistas do setor. Além disso, a revista preza pela beleza e clareza da sua diagramação e pela qualidade de seu material. A revista vai além de seu editorial, realizando premiações e eventos no setor, promovendo assim uma maior interação do mercado. Toda a equipe está de parabéns pelo excelente trabalho!”

Renata PeRetoMarketing da Long Jump

escreva para a redação! – [email protected][email protected]

“A revista dá uma importante contribuição para o mercado como um todo. Ao abordar o mundo do brinquedo de forma completa – indústria, varejo e consumidor – enriquece o debate do setor. Sempre é uma fonte fundamental para referência e atualização do mer-cado em geral.”

GuiLheRMe PañeLLaMarketing da toyster

“É simples acompanhar o mercado de brinquedos: abro a última edição da Espaço Brinquedo e, entre sucessos licenciados e rostos conhecidos de nosso meio, encontro as tendências, os lançamentos, as grandes feiras e a opinião de quem faz e quem compra brinquedos no Brasil. Marici e sua equipe encontraram nos últimos anos a fórmula de dar espaço para os fabricantes e ao mesmo tempo sustentá-los com pesquisas e números importantes para o negócio. A Espaço é hoje a mídia de todos os eventos do setor, a vedete pós-Abrin e o deleite nas noites de festa e premiação.”

CRiStina PiStoLato CaRdeñaGerente de produto da nig Brinquedos

feedback.indd 6 11/18/11 1:36 PM

Page 7: Revista Espaço Brinquedo #52

ANUNCIO_4x4.indt 1 11/21/11 11:40 AM

Page 8: Revista Espaço Brinquedo #52

Espaço Brinquedo Revista Dezembro 2011/ Janeiro 20128

[panorama]

O líder dos Beach Boys, Brian Wilson, estam-pou seu nome em um CD que reúne as músicas clássicas da Disney. In The Key Of Disney in-clui canções dos desenhos “A Branca de Neve”, “Dumbo”, “O Rei Leão” e “Toy Story”.

Além de produzir o álbum, Brian escreveu os arranjos, vocais e coescreveu as harmonias para a banda junto com Paulo Von Mertens. A seleção das músicas foi feita cuidadosamente por Brian Wilson, ele se preocupou em esco-lher músicas de todas as fases da Disney para que assim pudesse atrair ao gosto de crianças e adultos. Brian Wilson disse que assim como to-das as crianças dos Estados Unidos, ele também cresceu encantado com a Disney, especialmen-te com os clássicos. “As músicas clássicas da Disney foram parte da minha educação musi-cal. Por tanto, faz todo o sentido eu colocar um toque meu nessas músicas”.

Brian Wilson estampa seu nome em In the key of Disney

A propriedade apresenta como enredo as aventuras e des-venturas de um clubinho de crianças que vivem no mesmo bairro. A turminha sabe se divertir e traz muitas lições às crian-ças, principalmente, por serem culturalmente diferentes. Os integrantes misturam diversão e trapalhadas por onde passam. Seus personagens são cativantes, as histórias empolgantes e já atraem muitos fãs.

Cada membro da turma é especial, a seu modo, com dife-rentes talentos, qualidades e defeitos. Sabem arranjar encrenca, mas também entendem o valor da amizade.

O público-alvo da propriedade vai de 4 a 10 anos de idade, tanto masculino quanto feminino.Os interessados devem entrar em contato com Rosaria de Fatima, da Wind Licensing Ass. & Marke-

ting, pelo telefone: (11) 5562-4591.

Nova licença da Wind: The Frolickers

As brincadeiras, os jogos e os brinquedos são peças importantes no processo de aprendizagem. Com a finalidade de auxiliar as crianças a Editora Luz e Vida disponibiliza os jogos de quebra-cabe-ças com letras do alfabeto e números de 1 a 10 que ensinam e divertem.

Outra opção é o jogo de tabuleiro “Contra Tempo”, em que o objetivo é ajudar o Smilingüi-do e sua turma a chegar a tempo para assistir às aulas. O jogo possui uma trilha e casas com per-guntas, penalidades e prêmios.

Os jogos da Luz e Vida podem ser adquiridos pelo site: www.luzevida.com.br.

Aprendizado e diversão para as crianças

Panorama.indd 8 11/18/11 1:50 PM

Page 9: Revista Espaço Brinquedo #52

ANUNCIO_4x4.indt 1 11/21/11 11:40 AM

Page 10: Revista Espaço Brinquedo #52

Espaço Brinquedo Revista Dezembro 2011/ Janeiro 201210

[panorama][panorama][panorama][panorama]

Para tornar a coleção ainda mais atrativa, a Girotondo acrescentou quatro no-vos trenzinhos à linha Thomas de Madeira. Já para manter a ordem, a empresa preparou um lugar muito especial: o porta-trens de madeira.

Sucesso entre as crianças, os brinquedos Thomas & Friends foram pensados para estimular a imaginação da garotada e auxiliar a coordenação motora cogniti-va, emocional e habilidade dos pequenos. A coleção de locomotivas e acessórios foi desenvolvida com madeira tratada e possui certificação FSC.

Para obter mais informações, acesse: www.girotondo.com.br.

Novidade na Linha Thomas & Friends

A marca inglesa de enxoval infantil para bebês de até um ano, Natures Purest, acaba de lançar uma coleção exclusiva de brinquedos. Confeccionados em algodão 100% orgânico, os produtos seguem o mesmo conceito das roupas e da linha enxoval da marca. O algodão utilizado cresce na-turalmente nas cores bege, verde e marrom, sendo cultivado sem fertilizantes, pesticidas ou produ-

tos químicos. No processo de fabricação dos brinquedos, não há adição de corantes, alvejantes ou pigmentos e, ainda, não há a geração de lixo ambiental.

Os brinquedos são embalados para presente em caixas 100% recicladas.A Natures Purest está presente em mais de 20 países, como Reino Unido, Japão,

Austrália, Espanha, França, China e Portugal e chegou ao Brasil em 2010, com a primeira loja inaugurada no Shopping Pátio Higienópolis, em São Paulo. A marca também vende para todo o Brasil, por meio do site: www.naturespurest.com.br.

Natures Purest traz ao Brasil sua linha de brinquedos

Fãs do tricampeão Ayrton Senna ganharam novas peças, para ampliar a coleção de homenagens ao piloto. A Sunrich Toys&Hobby, em parceria com a Fujimi, lança duas novas miniaturas do Senna. Esta é mais uma ação da campanha “SennaTri – uma conquista inspira outra”, que marca as celebrações pelo aniversário de 20 anos do tricampeonato de Fórmula 1.

Outro lançamento traz o piloto nos carros. São esculturas caricatas, em resina, de Senna pilotando as Lo-tus amarela e negra. A obra é assinada pelo inglês Jim Bamber, conceituado artista plástico da Heroes Bamber.

As peças são importadas da distribuidora California Toys e podem ser encontradas nas lojas de produtos colecionáveis, de automobilismo e na loja oficial dos produtos Ayrton Senna - www.sennastore.com.br.

Parte do valor arrecadado com as vendas das miniaturas será revertida para os programas de educação do Instituto Ayrton Senna.

Para mais informações sobre o Instituto Ayrton Senna, acesse: www.senna.org.br.

Miniaturas do Ayrton Senna marcam os 20 anos do tricampeonato

Panorama.indd 10 11/18/11 1:50 PM

Page 11: Revista Espaço Brinquedo #52

ANUNCIO_4x4.indt 1 11/21/11 11:41 AM

Page 12: Revista Espaço Brinquedo #52

Espaço Brinquedo Revista Dezembro 2011/ Janeiro 201212

[panorama]

No fim de outubro, a Alô Bebê inaugurou mais uma loja no bairro da Vila Leopoldina, em São Pau-lo. A festa de inauguração contou com a presença do diretor, Elias Kalil, e do gerente de marketing, Milton Bueno.

Com 950 metros quadrados, a loja conta com um espaço privilegiado para as gestantes e crianças, com televisões, vídeos educativos, desenvolvidos especial-mente pela Alô Bebê, com diversos temas para pais e filhos. No fraldário, a luz especial e a música leve e suave garantem tranquilidade às mamães. Já a área de recreação, com jogos e filmes, permite que os pe-quenos brinquem enquanto os pais buscam pelos itens essenciais para os filhos de 0 a 12 anos.

A loja possui mais de 2 mil itens divididos entre roupas e acessórios para o bebê e a criança.Serviço: Endereço - Av. Imperatriz Leopondina, 1905 / (11) 3648-3000 / www.alobebe.com.br.

Aberta ao público mais uma unidade da Alô Bebê

O estúdio Italiano Rainbow escolheu a Kas-manas para assumir o projeto de licenciamento da marca Pop Pixie – série de animação que atu-almente é transmitida em cerca de 30 países e possui mais de 115 licenciados, no Brasil.

As personagens Pixies são fadas que usam seus poderes mágicos para proteger Pixieville, floresta onde moram em harmonia com duendes, gnomos e animais falantes.

O desenho estreou no Brasil no canal Nicke-lodeon, no início de novembro, e vai ao ar às 8h30 da manhã.

Kasmanas passa a agenciar Pop Pixie!

A multinacional, líder americana na fabri-cação de puericultura pesada, Graco Brasil, acaba de lançar seu novo site www.gracobra-sil.com.br. Assim, a empresa pretende apro-ximar seus produtos do público brasileiro, num espaço interativo e atual. Pela página, os pais poderão conhecer a linha nacional de carrinhos para bebê, cadeirinhas, cadei-rões e bercinhos portáteis. Totalmente repa-ginado, o site ficou mais intuitivo, seguindo o espírito da marca de facilitar a vida dos consumidores.

As informações foram atualizadas, o layout e a linguagem estão mais adequados à pro-posta da empresa e o novo site dá destaque à newsletter multinacional. Por meio dela, os vi-sitantes recebem informações sobre o universo infantil, dicas para os pais e as mais recentes novidades da empresa.

A iniciativa faz parte da estratégia de comuni-cação da marca para este segundo semestre.

Graco Brasil apresenta seu novo site

Panorama.indd 12 11/18/11 1:51 PM

Page 13: Revista Espaço Brinquedo #52

ANUNCIO_4x4.indt 1 11/21/11 11:41 AM

Page 14: Revista Espaço Brinquedo #52

Espaço Brinquedo Revista Dezembro 2011/ Janeiro 201214

[panorama][panorama][panorama]

Com 55 anos de mercado, a Jandaia, uma das maiores indústrias caderneiras do País, lança 49 coleções para o Volta às Aulas 2012.

Um grande lançamento é a licença Angry Bird, marca que virou febre por meio de um jogo de celular. A coleção vem com verniz localizado, espiral revestido e bolsa plástica.

Angry Birds é um jogo de ação muito divertido, que está invadindo todos os segmentos e acaba de se tornar filme. O jogador utiliza um estilingue para lançar pássaros contra porcos verdes, que tentam recu-perar seus ovos roubados por seus inimigos.

Ele é o jogo mais baixado da história da internet, com mais de 300 milhões de downloads. Tornou-se a mais nova licença da Apple Store e Samsung para seus acessórios.

Angry Birds tem fãs no mundo todo e produtos licenciados em vários segmentos de mercado.

A coleção dos cadernos Jandaia conta com cadernos brochura ¼ e universitário, com 96 folhas, e Caderno Universitário com 96, 200 e 300 folhas.

O público é unissex e inclui jovens acima de 10 anos de idade.Para obter mais informações, acesse: www.grupobignardi.com.br.

Jandaia apresenta a coleção Angry Bird

A Xeryu’s – marca de bolsas e acessórios infantis, femininos e masculinos – apresenta a coleção verão 2012 com itens modernos e sofisticados para todos os estilos. Dividida em três linhas, a marca prima por acessórios ver-sáteis que possam completar o look, acompa-nhando as principais tendências do circuito, sendo elas: Xeryu’s, Isabella Piu e Sabrina Sato.

As mochilas da Xeryu’s estão em tamanho reduzido e bem coloridas. A linha Isabella Piu é moderna, traz acabamentos, ferragens personalizadas e segue os tons terrosos, coral e azul. Já a marca da apresentadora Sabrina Sato – exclusiva da Xeryu’s – apresenta mode-los mais inusitados, com design diferenciado e cores marcantes.

Para obter mais informações, acesse: www.xeryus.com.br.

Xeryu´s traz novidades para o verão 2012

Em comemoração ao Dia das Crianças, a Sunny Brinquedos realizou uma ação, nas redes sociais e no site da empresa, pela qual obteve um aumento de 32% nos acessos, em apenas dois dias.

De hora em hora, um despertador aparecia na página do Twitter da empresa com uma mensagem: “É hora de garantir seu prêmio, corra para o Face-book da Sunny”. Para participar, era preciso seguir o perfil da empresa no Twitter e curtir a página do Facebook, além de responder a uma pergunta sobre as linhas de brinquedos da Sunny.

O aumento do número de menções do nome da marca foi para 68%. Sharon Candi Czitron, direto-ra de comunicação da Sunny Brinquedos, acredita que a empreitada no mundo virtual resultou numa maior exposição para os negócios.

Para conhecer melhor a empresa, acesse: www.sunnybrinquedos.com.br.

Sunny realiza ação 24 horas nas redes sociais

Panorama.indd 14 11/18/11 1:51 PM

Page 15: Revista Espaço Brinquedo #52

ANUNCIO_4x4.indt 1 11/21/11 11:42 AM

Page 16: Revista Espaço Brinquedo #52

[em foco]

Espaço Brinquedo Revista 16 Dezembro 2011/ Janeiro 2012

Ana Kasmanas

“O segmento de brinquedos é de total

importância para o licenciamento,

principalmente nos programas de personagens

para as crianças até oito anos de idade.”

Bacharel em desenho industrial e comunicação visual pela FAAP, pós graduada em marketing pela ESPM e mestre em branding pela ESPM, Ana Kasmanas atuou por

oito anos como designer em empresas de con-sumo como a Philco Hitachi e a Grow Jogos e Brinquedos. É uma das executivas mais re-nomadas no setor brasileiro de licenciamento, no qual atua há 21 anos. É responsável pelos sucessos de Homem Aranha 1, Pokémon e Ba-nanas de Pijamas (primeira edição) no Brasil. É fundadora e sócia da Kasmanas – Licensing para ideias e ideais - agência especializada na construção de marcas nacionais para o licen-ciamento.

Diante de tamanho know-how, a executiva fala nesta entrevista sobre a companhia que di-rige, o setor de licenciamento e varejo de brin-quedo. Acompanhe!

Em que contexto decidiu criar a Kasmanas Licensing para ideias e ideais?

 Depois de mais de 10 anos de experiência no mercado de licenciamento de marcas inter-nacionais, tomei a decisão de trabalhar para que as marcas brasileiras fossem aplaudidas pelo mundo todo. Queria ser o cérebro e não somen-te o braço na construção de um programa de licenciamento. Não queria fazer mais do mes-mo ou apenas traduzir os contratos mundiais, queria criar um programa de licenciamento com marcas ou personagens que fossem diferentes, que viessem de mídias não tradicionais. E assim, incentivada por uma equipe de colaboradores fantásticos, a Kasmanas abriu as portas em 25 de março de 2005.

Qual o atual momento da empresa? Estamos em nosso melhor momento, cres-

cendo em alta velocidade. Nosso portfólio con-tém marcas de diferentes segmentos, targets e mídias. Somos responsáveis por dois grandes cases de sucesso do licenciamento nacional em menos de seis anos de vida. Fomos escolhidos para o relançamento de Bananas de Pijamas no

Em Foco.indd 16 11/18/11 1:56 PM

Page 17: Revista Espaço Brinquedo #52

Espaço Brinquedo Revista17Dezembro 2011/ Janeiro 2012

Brasil e assinamos parceria com um grande es-túdio europeu. Além disso, temos uma equipe experiente, muito motivada e, acima de tudo, amamos o que fazemos!

O atual portfólio da Kasmanas conta com

quantas propriedades? Quais se encaixam no licenciamento de brinquedos?

Hoje nosso portfólio é composto por 24 mar-cas. Neste momento, as marcas com foco no segmento de brinquedos são: animações - Meu Amigãozão, Escola pra Cachorro, Princesas do Mar, Patati Patatá e Brichos. Editorial – Recreio, Moda e Lifestyle - Sou Fã de Criança e Tip Top, e os lançamentos internacionais Bananas de Pija-mas e Pop Pixie.

A companhia tem parceria, por meio do li-cenciamento, com quantas empresas do setor brinquedista?

Temos orgulho em dizer que temos mais de 30 licenciados do segmento de brinquedos em nosso portfólio e alguns destes brinquedeiros es-tão entrando pela primeira vez no licenciamento por meio da Kasmanas.

O sucesso da marca Patati Patatá, agenciada pela Kasmanas, é evidente. A quais fatores atri-bui tamanha admiração pela marca?

Primeiramente, a Rinaldi Produções foi impe-cável na criação e treinamento da dupla. Contu-do, a estratégia de estar próximo das crianças, nas escolas, construindo vínculos afetivos foi o gran-de fator do sucesso em todo o País. Outro ponto

importante foi a escolha cuidadosa dos parceiros licenciados, pois escolhemos empresas ágeis, que tem distribuição nacional, que investem no desen-volvimento de produtos com a marca mas, acima de tudo, que são visionários e acreditaram em um programa de licenciamento não tradicional.

Sobre o setor de licenciamento...

O segmento de brinquedo é um dos mais importantes para o setor de licenciamento no Brasil. Como você avalia essa parceria?

O segmento de brinquedos é de total impor-tância para o licenciamento, principalmente nos programas de personagens para as crianças até oito anos de idade. As crianças querem convi-ver todos os momentos com seus personagens favoritos e muitas vezes, o boneco vira seu me-lhor amigo. Quanto aos licenciados, percebe-mos uma agilidade nos fabricantes nacionais e um grande interesse dos importadores por novos personagens. O segmento de brinquedos está começando a mudar o modelo mental e a fazer parte de programas de licenciamento não tradi-cionais e isto, tenho certeza, a Kasmanas tem forte contribuição

Quais os diferenciais que o licenciamento

proporciona especificamente ao segmento de brinquedo?

O licenciamento leva as marcas/persona-gens para junto das crianças por meio dos brin-quedos e cria uma relação afetiva com o consu-midor. Com isso, temos o casamento perfeito: a marca agrega valor ao produto e o produto potencializa a marca no mercado. Outro ponto importante, principalmente para as fábricas no-vas é que o licenciamento ajuda estas empresas a terem seus produtos cadastrados nos princi-pais varejistas. Temos que considerar também a possibilidade de ter produtos internacionais já desenvolvidos para outros países e que po-

Temos orgulho em dizer que temos mais

de 30 licenciados do segmento de brinquedos em nosso portfólio

Em Foco.indd 17 11/18/11 1:56 PM

Page 18: Revista Espaço Brinquedo #52

[em foco]

Espaço Brinquedo Revista 18 Dezembro 2011/ Janeiro 2012

dem ser importados, acabados ou em partes/peças, pelos fabricantes/importadores locais, otimizando os custos de desenvolvimento de produtos. Outro ponto importante é oferecer ao segmento de brinquedo canais alternativos de vendas, cito como exemplo os brinquedos com a marca Jolie que são muito procurados pelo varejo de papelaria e bazar.

Os brinquedeiros já possuem conhecimento mercadológico para utilizar tal ferramenta?

O Brasil está melhorando muito, tanto na produção local como na importação de brinquedos licenciados, mas ainda temos muito a crescer. Um dos principais desafios ainda é fazer com que os brinquedeiros con-sigam enxergar um sucesso de licenciamen-to com antecedência necessária para poder desenvolver produtos adequadamente e não apenas “colar etiquetas adesivas”. Podemos dividir o mercado em três partes: a dos brin-quedeiros que possuem conhecimento, agili-dade e estão sempre presentes nos sucessos de licenciamento, a das fábricas/importado-res que tiveram uma má experiência com o licenciamento e não querem mais ouvir fa-lar desta ferramenta de marketing e a de um

grande grupo de fabricantes e alguns poucos importadores que ainda não conhecem o li-cenciamento.

Quais aspectos dessa parceria (agente x fa-

bricante de brinquedo) são fundamentais para o sucesso do produto no PDV?

Primeiro, a agência tem de escolher o fabri-cante correto para seu personagem. Segundo, o fabricante tem que acreditar na marca, desen-volver um bom produto, cuidar para precificá-lo corretamente e conseguir estar presente nos prin-cipais varejistas do mercado. Terceiro, o agente e o dono da marca tem que favorecer ações de promoção da marca e coordenar para que todos os licenciados participem. E por último, é super importante um trabalho em conjunto, do agente e do fabricante, para convencer o varejo a expor os produtos adequadamente.

De que maneira os agentes das proprieda-

des podem auxiliar no fortalecimento das mar-cas de seus parceiros? Para o setor de brinque-do há algum detalhe em especial?

Nós agentes podemos auxiliar o fortaleci-mento das marcas facilitando toda a comunica-ção e interface com o dono da marca. Somos responsáveis por sugerir e aprovar ações coope-radas entre todos os licenciados. A agência tam-bém cuida da divulgação constante da marca/personagem junto à mídia, varejo, parceiros li-cenciados e dono da marca. Para o setor de brin-quedos, mais fortemente do que outros setores, conta muito a inovação do produto: a agência tem obrigação de não apenas vender o licencia-mento, mas, também, desenvolver o produto a quatro mãos com o fabricante. Eu sempre digo que não temos “tiradores de pedidos” na equipe comercial da Kasmanas e, sim, gerentes de pro-dutos que atuam fortemente no desenvolvimen-to dos itens licenciados.

Um dos principais desafios ainda é fazer com

que os brinquedeiros consigam enxergar

um sucesso de licenciamento

com antecedência necessária para poder desenvolver produtos

adequadamente

Em Foco.indd 18 11/18/11 1:57 PM

Page 19: Revista Espaço Brinquedo #52

ANUNCIO_4x4.indt 1 11/21/11 11:43 AM

Page 20: Revista Espaço Brinquedo #52

[em foco]

Espaço Brinquedo Revista 20 Dezembro 2011/ Janeiro 2012

Falando especialmente do varejo... E o ponto de venda que comercializa brin-

quedos licenciados? Sabe trabalhar a fusão de marcas dentro da loja? Quais ações, que quan-do bem executadas, trazem resultado positivos ao varejo, ao licenciado e ao licenciador?

  Nossos varejistas especializados em brin-quedos sabem trabalhar a correta exposição dos produtos licenciados, o que ocorre é que falta espaço para tantas ofertas e, portanto, o vare-jo concentra este trabalho de destaque somente para os personagens clássicos ou os fenômenos de vendas, como o Patati Patatá. É realmente um grande desafio fazer com que ao varejo dê des-taque para um personagem que está iniciando sua exposição no mercado. Toda ação de vare-jo que é direcionada para o público de forma correta e que seja simples, de preferência com brindes de resgate imediato, tem mais chances de dar certo.

Diante de tanta oferta de produtos licen-ciados, qual a maneira mais inteligente do lo-jista escolher o mix que oferecerá ao seu con-sumidor?

Sempre digo que nós não sabemos nada e quem sabe é o consumidor final, ou seja, para escolher o mix correto sugiro que o varejista escute o consumidor, pergunte o que ele quer

comprar! O consumidor sabe! É importante também que os lojistas dêem preferência aos li-cenciados que entregam no prazo, que tenham preços justos e que invistam na divulgação dos personagens.

Em que formato de loja é mais fácil trabalhar um item licenciado? (redes especializadas, ma-gazines, hipermercados, lojas de bairro...) Por quê?

As redes especializadas estão mais próxi-mas das agências licenciadoras e deste modo posso dizer que hoje é um pouco mais fácil trabalhar com elas. No entanto, magazines e hipermercados têm um planejamento mais antecipado, o que facilita o trabalho das agên-cias. Digo que no Brasil estamos apenas en-gatinhando no trabalho de parceria do varejo com o licenciamento. Temos que unir forças para estabelecer cada vez mais uma relação ganha-ganha.

Qual sua opinião sobre o desempenho bra-sileiro tanto do setor de licenciamento, quanto do mercado de brinquedo em 2011?

Foi um ano de grande expansão do setor de licenciamento no Brasil. Os estúdios inter-nacionais aumentaram suas metas com relação ao desempenho brasileiro neste ano. Marcas e personagens brasileiros se solidificaram como uma ótima opção de licenciamento, concorren-do e até superando clássicos internacionais. Fa-lando especificamente do mercado de brinque-dos, entendo que 2011 está sendo um ano bom, melhor para quem sabe trabalhar. Hoje vender brinquedos exige um grande cuidado com o de-senvolvimento de produtos, nosso consumidor não compra mais qualquer coisa. Os clássicos continuam vendendo bem, mas já dividem as prateleiras com os sucessos nacionais e assim deve continuar pelos próximos anos!

É importante também que os lojistas

dêem preferência aos licenciados que entregam no prazo, que tenham preços

justos e que invistam na divulgação dos

personagens.

Em Foco.indd 20 11/18/11 1:57 PM

Page 21: Revista Espaço Brinquedo #52

ANUNCIO_4x4.indt 1 11/21/11 11:44 AM

Page 22: Revista Espaço Brinquedo #52

Tudo se transforma!Brinquedos ganham versões mais modernas para sobreviver às mudanças do mercado contemporâneo.

Espaço Brinquedo Revista 22 Dezembro 2011 / Janeiro 2012

[capa]

A criança vem em sua direção, já com os braços estendidos e os olhinhos bri-lhando, à espera do pacote. Ao abrir o presente, um walkman. Até fica curio-sa, mas só até descobrir sua utilidade.

Para que carregar tanto peso e ficar virando uma fita, quando se pode colocar milhares de músicas num simples reprodutor de mP3? Imediatamente, murcha, vira as costas e encontra outra distração. Essa cena apenas ilustra a frustração gerada por alguns produ-tos, quando não acompanham os avanços tecnológi-cos e os novos hábitos e linguagens da molecada.

Agregar tecnologia às brincadeiras já conheci-das, ambientando as crianças a situações e símbolos do dia a dia, é uma das maneiras mais eficientes de conquistá-las. Sem contar com a estratégia de licen-ciar produtos, indiscutivelmente eficiente. Porém a necessidade de interação da chamada geração z – crianças nascidas a partir da segunda metade da década de 1990 – recai sobre todos os setores. Sem modernização, algumas atividades perdem comple-tamente a graça.

No mercado de brinquedo, esse diálogo passou a ser quase obrigatório. Como garantia de sobrevi-vência, alguns brinquedos antigos foram repensados e adaptados ao estilo de vida do mundo moderno. mesmo em busca de inovação constante, a Brinque-dos Estrela não dispensa a riqueza que já dispõe. São marcas como Banco Imobiliário, Detetive, Susi e Su-per massa, entre outras, que permanecem sob os in-vestimentos constantes da empresa. Segundo o diretor de marketing da Estrela, Aires Fernandes, certamente, vale a pena modernizar os clássicos. “Neste momen-to, o Pula Pirata, sucesso há 35 anos, também está sendo reformulado. A nova versão explora a compu-tação gráfica e a realidade aumentada”, adianta.

A seguir, confira outros exemplos bem-sucedi-dos e fique atento à necessidade de manter a sua linha sempre em dia.

Super Jogo da Vida [Brinquedos estrela]descritivo: O jogo é um dos clássicos da empresa.

A brincadeira consiste em enfrentar situações da vida real, financeiras e pessoais, seguindo as orientações do tabuleiro, de acordo com o posicionamento alcança-do na sorte pelos dados. Neste ano, o brinquedo com-pleta 25 anos e ganha nova roupagem.

adaptações recentes: O Super Jogo da Vida tem roleta eletrônica, cartões de crédito e débito.

processo de mudança: Todos os anos, a Estrela estuda o mercado, o comportamento dos consumi-dores e as novidades na área de licenciamentos, para estabelecer ajustes.

retorno do investimento: O Super Banco Imobi-liário, que trouxe tecnologia ao jogo original, mos-trou-se uma iniciativa muito acertada. O produto fez um enorme sucesso no ano passado, sendo o pro-duto mais vendido no Dia das Crianças e no Natal, além de ser eleito o Brinquedo do Ano pelos lojistas. Até o momento, o retorno com o Super Jogo da Vida também foi positivo.

Mat Capa 2.indd 22 11/18/11 2:02 PM

Page 23: Revista Espaço Brinquedo #52

Espaço Brinquedo Revista23Dezembro 2011 / Janeiro 2012

Quebra-Cabeça Super 3D [Yellow]Descritivo: O antigo quebra-cabeça ficou ainda

mais desafiador, com imagens em 3D nas peças. Além disso, os modelos disponíveis trazem persona-gens clássicos como Carros (24 peças), Princesas (48 peças), Toy Story (48 peças), Spider-Man (48 peças), Capitão América (100 peças) e Iron Man (100 peças).

adaptações recentes: O fabricante utilizou o recurso da imagem 3D, tornando o brinquedo mui-to mais desafiador na montagem e atrativo para as crianças.

processo de mudança: A cada ano, a Yellow procura aumentar sua linha. Para isso, aposta em sortimento de produtos, tecnologia e em diferentes licenças.

retorno do investimento: O aumento das ven-das é considerado muito satisfatório pela empresa.

perfil DVD DiSneY [Grow]

Descritivo: O jogo permite que a criança teste sua capacidade de dedução, por meio dos personagens Dis-ney. Agora, com dicas em DVD, além das orientações nas car-

tas, o brinquedo conta com mais de mil trechos no vídeo, para que o participante descubra qual perso-nagem se esconde em cada cartela. O jogo é indica-do para crianças a partir de 7 anos de idade.

adaptações recentes: O uso de uma plataforma tecnológica adorada pelas crianças, o DVD, para completar a brincadeira.

processo de mudança: Não divulgado.retorno do investimento: Não divulgado.

linCe DVD [Grow]Descritivo: Assim como o Lince tradicional, é

preciso muita rapidez, atenção e reflexo em cada jogada. Agora, o sorteio das imagens é feito na tela da TV. Com o DVD, a criança poderá escolher di-versas maneiras de jogar, elegendo desde o tipo de imagem (figuras ou fotos) e nível de dificuldade, até a forma de troca das imagens (manual ou automá-tica). Este jogo é indicado para crianças a partir dos 5 anos de idade.

adaptações recentes: O uso de uma plataforma tecnológica adorada pelas crianças, o DVD, para completar a brincadeira.

processo de mudança: Não divulgado.retorno do investimento: Não divulgado.

Gormiti SlinGerS [long Jump]Descritivo: O ioiô tem um conceito muito

tradicional, exigindo apenas um movimento para brincar. Com a necessidade de deixar a brincadeira mais dinâmica, a Long Jump trou-xe os Slingers. Por meio de um imã em sua base, a criança tem de pegar um medalhão no chão. O brinquedo conta com uma pontuação nos medalhões, que faz com que as crianças compitam entre amigos, trazendo maior inte-ração à brincadeira. Além disso, permite um desenvolvimento na coordenação motora dos pequenos.

adaptações recentes: Incremento de um ímã na base do ioiô, para que a criança “pes-que” os medalhões espalhados no chão.

processo de mudança: Não divulgado.retorno do investimento: O investi-

mento foi muito positivo, pois os consumi-dores estão sempre em busca de inova-ções e em um melhor custo-benefício.

Mat Capa 2.indd 23 11/18/11 2:02 PM

Page 24: Revista Espaço Brinquedo #52

Espaço Brinquedo Revista 24 Dezembro 2011 / Janeiro 2012

[capa]

Superpeteleco [carlu Brinquedos]Descritivo: O jogo resgata as famosas corridas

de tampinha, antes realizadas nos quintais, nas ruas e calçadas. Antigamente, o circuito era dese-nhado na terra, areia, rabiscado com giz ou caco de tijolo e tampinhas de garrafa eram utilizadas no caminho como posicionamento. As crianças pas-savam horas divertindo-se, além de ser um exercí-cio físico, devido à concentração nos movimentos de agachar e levantar.

Hoje em dia, pela falta de segurança, as crianças não brincam tanto nas ruas e muitos preferem o iso-lamento dos computadores. Assim, o Superpeteleco possibilita a interação entre a molecada, podendo ser jogado por até dez crianças ao mesmo tempo. Os circuitos e desafios são bastante variados. A brincadeira pode ser montada até dentro de casa.

Adaptações recentes: O produto foi readequa-do à falta de liberdade e espaço da maioria das crianças, atualmente, além do uso de materiais diferentes, tanto para as peças de encaixe e per-curso da corrida (E.V.A), como nas fichinhas dos jogadores (M.D.F).

processo de mudança: Para agilizar a fabrica-ção, a Carlu investiu em tecnologia. A fim de satis-fazer o consumidor e, até mesmo, pelo bem-estar dos funcionários, a empresa optou pelo uso de matéria-prima renovável.

retorno do investimento: As vendas estão pro-gredindo, embora o público em geral ainda desco-nheça o produto. Sendo assim, a empresa aguarda um retorno do departamento de marketing.

MáquinA De BolhAS De SABão Billion BuBBleS [Brasilflex]

Descritivo: A simplicidade da brincadeira com bolhinhas de sabão também teve que se adequar aos novos tempos, uma vez que “movimento” pas-sou a ser uma exigência das crianças. Com esse objetivo, a Brasilflex criou a máquina de bolhas de sabão, cujo motor, movido a duas baterias, gira os tubos e sopra o ar. Resultado, a intensidade de produção das bolhas de sabão atiça ainda mais a paixão das crianças.

Adaptação recente: O uso de um motor para so-prar as bolhas de sabão.

processo de mudança: A partir de uma nova ideia, analisamos o produto que tínhamos no mer-cado. Considerando os prós e os contras, afunilamos as possibilidades, por meio de pesquisa de mercado com os clientes e a equipe de vendas. Uma vez de-finido o produto, entram em ação a engenharia e o desenvolvimento do projeto. Depois, é criado um modelo para testar a funcionalidade. Feitos os ajus-tes, inicia-se o desenvolvimento das ferramentas de produção e molde.

retorno do investimento: A aceitação no mer-cado foi imediata e, em 2011, a máquina Billion Bubbles foi o grande destaque da Brasilflex. Com esse mesmo propósito, a fabricante prepara o lan-çamento de outros produtos com o mecanismo que intensifica a produção das bolhas.

Mat Capa 2.indd 24 11/18/11 2:03 PM

Page 25: Revista Espaço Brinquedo #52

ANUNCIO_4x4.indt 1 11/21/11 2:25 PM

Page 26: Revista Espaço Brinquedo #52

Guitarra rock´n roll [Elka]Descritivo: Com quatro solos eletrônicos dife-

rentes, o instrumento musical ganhou um design mais atual e novas cores para a molecada radi-calizar.

adaptações recentes: Elaboração de um design mais ousado, seguindo os últimos modelos lança-dos das guitarras de verdade. Além das mudanças de formato e cores, o grande destaque dessa versão é o som eletrônico emitido pelo brinquedo.

Processo de mudança: Inicialmente, é feita uma análise do antigo produto, considerando-se os pon-tos negativos e positivos. Em seguida, é preciso criar um novo conceito, ou seja, definir características do produto. Com uma pesquisa de mercado e um desenho, desenvolve-se o novo projeto do produto e o molde.

retorno do investimento: Conseguimos reverter a queda natural do produto e as vendas voltaram a crescer. Anualmente, a linha é avaliada e, quan-do necessário, renovamos o brinquedo, evitando a queda prevista, de acordo com o ciclo de vida de todo produto.

Espaço Brinquedo Revista 26 Dezembro 2011 / Janeiro 2012

[capa]

Hot WHEEls Wall tracks [Mattel]Descritivo: Trata-se de uma evolução das tradi-

cionais pistas Hot Wheels. A Wall Tracks usa tecno-logia para fixar o brinquedo na vertical, tornando a brincadeira ainda mais radical. Este é o primeiro modelo de pista, disponível no mercado brasilei-ro, capaz de ser fixado na parede e possui encaixe universal, permitindo o agrupamento das partes. O brinquedo foi disponibilizado em três formatos, sendo dois deles básicos e uma superpista.

adaptações recentes: Para fixar as pistas Hot Wheels Wall Tracks na vertical, foi utilizada a tec-nologia dos adesivos Command, da 3M, que não danificam a parede ao serem retirados.

Processo de mudança: A primeira etapa são os estudos para entender o mercado e acompanhar as tendências. A partir daí, a Mattel identifica formas de modernizar os brinquedos, de acordo com as mais diferentes necessidades. No caso de Hot Whe-els Wall Tracks, além de elevar o nível de diversão das crianças com um brinquedo exclusivo, a em-presa oferece uma opção prática para organização dos espaços, já que dispensa o recolhimento do brinquedo, ao término das disputas.

retorno do investimento: O retorno nas vendas é uma informação estratégica e, por isso, não pode ser divulgada. O fato é que as pistas foram lança-das em agosto de 2011 e já são um grande sucesso. Existem projetos futuros para inovação das linhas de brinquedos da Mattel, mas não podem ser divulga-das, por enquanto.

Mat Capa 2.indd 26 11/18/11 2:05 PM

Page 27: Revista Espaço Brinquedo #52

ANUNCIO_4x4.indt 1 11/21/11 11:46 AM

Page 28: Revista Espaço Brinquedo #52

Espaço Brinquedo Revista 28 Dezembro 2011 / Janeiro 2012

[capa]

Monopoly Revolution [Hasbro]Descritivo: O jogo é considerado uma verdadei-

ra revolução em termos de jogos de tabuleiro. Com uma máquina muito moderna, cujas cartas Sorte e Cofre aparecem em seu visor, é possível efetuar pa-gamentos com cartões, em vez de notas de papel. O jogo inclui ainda alguns efeitos sonoros e músicas. Nas zonas de transporte, é possível escutar “Bicycle Race” (Queen) e “Drive my Car” (The Beatles). Além disso, quando o jogador vai para a cadeira, ouve o barulho da cela fechando, e uma música alegre, ao passar pelo ponto de partida.

Adaptações recentes: O tabuleiro redondo é o único do mercado e as tradicionais peças de metal foram substituídas por pinos de acrílico.

processo de mudança: Não divulgado.Retorno do investimento: Não divulgado.

Moon DougH [long Jump]Descritivo: As massi-

nhas de modelar existen-tes no mercado secam com facilidade e algu-mas possuem glúten em sua fórmula, impedindo que crianças alérgicas possam brincar. O Moon Dough é composto por um tipo de silicone especial, água e corante, o que faz com que a massinha nunca seque e que as crianças produzam formas incríveis, com precisão e perfeição.

Adaptações recentes: Para atender a todas as crianças, a Long Jump desenvolveu uma versão sem glúten em sua formulação, sendo assim antialérgica. Além disso, os produtos da linha Moon Dough tra-zem em seus playsets alguns moldes individuais, cujo mecanismo é especial para criação de formas, apenas com o giro de uma manivela.

processo de mudança: Não divulgado.Retorno do investimento: O investimento foi mui-

to positivo, pois os consumidores estão sempre em busca de inovações e um melhor custo-benefício.

BeyBlADe [Hasbro] Descritivo: O brinquedo nada mais é que o

conhecido e centenário pião, porém muito mais moderno. Os Beyblades possuem cerca de 300 modelos diferentes e também dezenas de acessó-rios. Entre eles, o lançador para impulsionar o giro dentro da arena, onde se dão os rodopios dessa brincadeira. O pião moderno está no mercado desde 2000 e possui origem japonesa. Em 2011, com sua reedição, ganhou o gosto da criançada e virou mania.

Adaptações recentes: Antigamente, o brinquedo era de madeira e exigia um barbante para rodar. Agora, os piões são customizados. Coloridos e com características como ataque, defesa e equilíbrio, alguns possuem sons e até controle remoto. Além disso, o atual Beyblade é usado como arma em uma famosa série japonesa, inspirada nessas batalhas de piões, transmitida atualmente pelo Disney XD.

processo de mudança: Não divulgado.Retorno do investimento: Não divulgado.

Mat Capa 2.indd 28 11/18/11 2:05 PM

Page 29: Revista Espaço Brinquedo #52

ANUNCIO_4x4.indt 1 11/21/11 11:50 AM

Page 30: Revista Espaço Brinquedo #52

Espaço Brinquedo Revista 30 Dezembro 2011 / Janeiro 2012

[capa]

DemoliDor Pintura metálica [Brinquedos ifa]

Descritivo: Confeccionado em material plástico injetado, o brinquedo ganhou quatro novas versões com pintura metálica. A Super Pick-Up com rodões, tipo big-foot, traz ainda mais emoção à brincadeira. O produto mede 31 centímetros e destina-se à faixa etária acima dos 3 anos de idade.

adaptações recentes: Na carroceria, foi usada uma tinta especial metálica e escapamento, grades e rodas, entre outras peças, também foram croma-das. Tudo isso para revitalizar o produto, deixando--o similar aos automóveis modernos, em linha de produção pelo mundo.

Processo de mudança: Primeiramente, há uma preparação da peça para receber a tinta. Em segui-da, há um período de secagem e o processo é re-petido, até o acabamento final desejado. Por fim, o brinquedo segue para a linha de montagem e em-balagem.

retorno do investimento: Deve haver um au-mento de 35% nas vendas, em comparação ao anti-go produto (modelo tradicional).

A empresa já está trabalhando, neste sentido, em outras linhas. Algumas bonecas e bonecos fo-ram reformulados e relançados como a Babalu, Baby Iris, Palhacinho e animaizinhos, da linha Vinil Line, entre outros.

tanDy PaPa Fogo [Brinquedos cardoso]Descritivo: Na década de 1980, inauguramos a

categoria de caminhão de roda livre com o Minhão – uma linha de caminhões grandes, para um target de 5 a 9 anos, que seguia a tendência dos brinque-dos bem próximos à realidade da época.

Com o passar do tempo surgiu a necessidade de reorientar a linha, já que os hábitos dos consumido-res mudaram. E então nasceu a linha Tandy, criada para atender a essas necessidades.

adaptações recentes: O fácil acesso à tecnolo-gia, fez com que o target para esse tipo de produ-to fosse mais jovem. Tivemos então que adequar o brinquedo a esse público. O Tandy é um Caminhão de linhas arredondadas, cores vivas, de modelos mais simpáticos do que robustos, um produto me-nos preocupado com a realidade e mais preocupa-do com a brincadeira.

Processo de mudança: Precursor do mercado de roda livre, a Brinquedos Cardoso implementou inovações para as linhas, antes de perder espaço no mercado. Buscamos dados de mercados e afinamos isso com o departamento de projetos, responsável pelo desenvolvimento das mudanças.

retorno de investimento: A versão evoluída do Minhão, o Tandy, representa três vezes mais em vo-lume de vendas, durante o ano.

A Brinquedos Cardoso já está projetando uma evo-lução em outras linhas, entre elas a Cozinha que faz barulho de água e de fritura, trazendo um nível maior de interatividade entre a criança e o brinquedo.

Mat Capa 2.indd 30 11/18/11 2:06 PM

Page 31: Revista Espaço Brinquedo #52

ANUNCIO_4x4.indt 1 11/21/11 2:40 PM

Page 32: Revista Espaço Brinquedo #52

[pesquisa]

Um bom volume de respondentes (68,4%) já readaptou/modernizou algum produto ao estilo de vida moderna. En-quanto 26,3% informaram não terem rea-daptado/modernizado.

Nesta enquete realizada pela Revista Espaço Brinquedo e Destaque Business Research, os fabri-cantes nacionais de brinquedos responderam sobre modernização/readaptação dos brinquedos.

Quão atual é sua linha de produtos?

Fonte: Destaque Business Research

Fonte: Destaque Business Research

Fonte: Destaque Business Research

Você já modernizou algum produto ao estilo de vida moderna, para garantir as vendas?

Como você avalia a utilização deste recurso (readaptação/modernização de brinquedos para estímulo às vendas)?

Verifica-se que a modernização/rea-daptação dos brinquedos é considerada positiva para as vendas por mais de 80% dos fabricantes que responderam à pes-quisa. Nenhum entrevistado considerou esse recurso ruim ou mesmo péssimo.

Mais de 30% dos participantes do es-tudo indicaram que uma faixa entre 6% e 10% de seus produtos passou por rea-daptação/modernização. Verifica-se tam-bém que mais de 46% dos fabricantes alegaram ter realizado modificações en-tre 31% e 90% de sua linha. Percebe-se, portanto, que aqueles fabricantes que uti-lizam esse recurso acabam por utilizá-lo em vários produtos de suas linhas e não apenas em casos específicos.

Quantos produtos já passaram por esse processo?

As Questões A seguir forAm respondidAs somente por fAbriCAntes Que reAdAptArAm/modernizArAm Algum brinQuedo.

Sim

68,4%

Não sabe avaliar

Não

26,3%

5,3%

36,8%

47,4%

15,8%

0% 0%

Péssimo Ruim Bom Não sabe avaliar

Excelente

Entre 1% e 5%

Menos de 1% de meus

produtos

Entre 6% e 10%

Entre 11% e 30%

Entre 31% e 60%

Entre 61% e 90%

Mais de 90%

0%

7,7%

30,8%

15,4%

23,1% 23,1%

0%

Pesquisa.indd 32 11/18/11 2:07 PM

Page 33: Revista Espaço Brinquedo #52

Fonte: Destaque Business Research

Fonte: Destaque Business Research

Fonte: Destaque Business Research

Em relação à mudança de público--consumidor, não houve consenso nas respostas dos entrevistados, enquanto 30,8% informaram que houve, sim, mu-dança na maior parte das vezes, a mes-ma porcentagem de participantes indi-cou que as mudanças focaram o mesmo público-alvo. Outros 23,1% disseram que houve, mas em poucos casos.

As modificações acarretaram em uma mudança de público-consumidor?

Qual o crescimento das vendas gerado pela modernização/readaptação dos produtos?

No que se refere a crescimento das vendas gerado pela moderni-zação/readaptação dos produtos, as respostas apareceram de forma pulverizada. Aqueles fabricantes que souberam precisar o percentual de incremento nas vendas ficaram divididos entre 11% e 60% de au-mento, com 61,6% dos fabricantes e entre 61% e 90% de aumento com 7,7% dos fabricantes. Mais de 30% dos respondentes não soube-ram avaliar tal questão.

Pretende readaptar/modernizar mais produtos?

A opinião foi unânime em relação a continuar readaptando/modernizando os produtos, 100% dos entrevistados informaram que continuarão utilizando tal recurso. Essa questão enfatiza que aqueles que utilizam o recurso não se arrependem dos resultados.

Nesta enquete participaram empresas fabricantes de brinquedos que constam no banco de dados da Espaço Palavra Editora e Arte. Por se tratar de uma amostra não probabilística (amostra por conveniência), não há como estimar um intervalo estatístico de confiança. A coleta de dados ocorreu por intermédio de pesquisa eletrônica via Destaque e-Survey, entre os dias 19/10/2011 e 2/11/2011

Responsável pela Enquete: Ana Paula da Luz.

30,8%

23,1%

30,8%

15,4%

Sim, na maior parte das vezes

Sim, mas em poucos casos

Não, focaram o mesmo público-alvo

Não sabe avaliar

Até 10%

Entre 11% e 30%

Entre 31% e 60%

Entre 61% e 90%

Mais de 90%

Não sabe avaliar

Sim

Não

Não sabe avaliar

0% 0%

30,8% 30,8% 30,8%

7,7%

0%

100%

0%

Pesquisa.indd 33 11/18/11 2:07 PM

Page 34: Revista Espaço Brinquedo #52

Espaço Brinquedo Revista Dezembro 2011/ Janeiro 201234

N o dia 8 de novembro, os finalistas da 7ª edição do Concur-so de Criação de Brinquedos, organizado pela Revista Espaço Brinquedo, passaram pela avaliação decisiva. Na ocasião, os especialistas demonstraram satisfação pelo empenho e pela qualidade das ideias inscritas.

Como sempre, o júri foi composto por grandes profissionais, entre eles: Rafaello Silva da Cacau Design; Rosilene Crepaldi – pedagoga; Rafael Eckmann – coordenador do Concurso e funcionário da The Marketing Store; Vera Lúcia de Sousa da PBKids; Aires Fernandes da Brinquedos Estrela; Flávio Mota do Estúdio Tris; Gustavo Lúcio do Estúdio n’Ovo; Auresnede Stephan – professor universitário; Robinson Salata – professor universitário e Geraldo Zinato da Lider Brinquedos.

Durante o julgamento realizado na agência promocional The Marketing Store, em São Paulo, foram considerados critérios como inovação, viabilidade de produção e clareza das regras. A grande sacada do concurso é aproximar a indústria e os estudantes e profissionais de design, trazendo novos produtos para o mercado.

A seguir, confira os finalistas da sétima edição:

[concurso]

Dos 100 projetos inscritos neste ano, 19 chegaram à final.

Destaques do VII Concurso de Criação

de Brinquedos

concurso.indd 34 11/18/11 2:08 PM

Page 35: Revista Espaço Brinquedo #52

ANUNCIO_4x4.indt 1 11/21/11 11:51 AM

Page 36: Revista Espaço Brinquedo #52

Espaço Brinquedo Revista Dezembro 2011/ Janeiro 2012

[concurso][concurso]

Eles participaram da disputa...

Alexandre Costalunga – Grua Left Crab e SwivellVinícius Marin Romeiro – ColméiaBruno Camargo – BabooVicente Martin – Haunted Cards Gabriela Würzius Zambenedetti – Quem és tu?Natalia Caputo Kurokawa – SomlamandraTalita Bitencourt Pereira – COBOLuana Martins da Silva – LetrixWanderson Limeira – Corridado

Alexandre Viera – Marcha dos BixosThiago Rios Camargos – Batalha ViralLuis Gustavo Martins – ReplanetandoSilvia Vieira dos Santos – EtnolêLuiz Gustavo Ortega – FunfutVictor Oliveira Ferreira – Cinema em AçãoAfonso Boranga de Paula Moreira – SpinDaiane Dalben – Bingo MelJorge Bascunan – Fórmula Sopro

Os interessados em participar da próxima edição devem ficar atentos às datas e novidades. Para acompanhar, basta acessar o site www.concursodebrinquedos.com.br.

1º colocado:

Silvia Vieira dos Santos – Etnolê.Prêmio: Viagem para Spielwarenmesse 2012 – Feira Internacional de Brinquedos em Nuremberg, na Alemanha

2º colocado:Vinícius Marin Romeiro – Colméia.

Prêmio: MacBook.

3º colocado:Bruno Camargo – Baboo.Prêmio: Tablet – Mesa digitalizadora Menção Honrosa

Talita Bitencourt Pereira – COBO.

Menção Honrosa Alexandre Costalunga – Swivell.

concurso.indd 36 11/18/11 2:10 PM

Page 37: Revista Espaço Brinquedo #52

ANUNCIO_4x4.indt 1 11/21/11 2:27 PM

Page 38: Revista Espaço Brinquedo #52

Espaço Brinquedo Revista 38 Dezembro 2011/ Janeiro 2012

[gôndola] jogos eletrônicos

Mercado de gaMes no BrasilCom uma estimativa de cerca de 45 milhões

de jogadores, o Brasil é visto hoje como o terceiro maior mercado de games do mundo em número de jogadores. Mas a pirataria, os tributos elevados e a falta de mão de obra dificultam o crescimento do mercado nacional de jogos. Não há números con-cretos sobre o mercado de games no Brasil – uma pesquisa mais detalhada encomendada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) ficará pronta no próximo ano –, mas em-presas do setor estimam que o mercado brasileiro movimente cerca de US$ 2 bilhões por ano.

Fonte: Valor Econômico

Videogames e minigamesStart garantido nas vendas

sistema Playstation 3 160gB (sony) Jogos fantásticos, filmes incríveis em Blu-ray

Disc, fácil acesso às músicas preferidas, imagens e websites favoritos - tudo sob o controle do consumi-dor. São diversos títulos de jogos de PS3® em HD. A tecnologia Wireless (sem fio) ou Wi-fi (Wireless Fi-delity) está incorporada no PS3. 

Minigame da Polly (candide)Traz três opções de jogos cheios de aventura:

Queda Livre, Aventura Aquática ou Rallye na Areia. O brinquedo utiliza duas baterias LR44/ AG13 de 1,5 V.

Master system (Tectoy)O Master System Evolution, clássico dos video-

games, vem com dois joysticks na cor azul e o So-nic estampado em alto relevo na parte frontal. Traz na memória 132 jogos de variados gêneros e estilos que garantem entretenimento para toda a família. Há títulos de aventura, ação, esporte, corrida, RPG, raciocínio, puzzle, conhecimento e estratégia. En-tre os games clássicos que acompanham o console estão Sonic the Hedgehog™, Altered Best™, Alex Kidd in Miracle World™, Golden Axe™, Shinobi™, Shadow Dancer™, entre outros.

Gondola-games.indd 38 11/18/11 2:12 PM

Page 39: Revista Espaço Brinquedo #52

Espaço Brinquedo Revista39Dezembro 2011/ Janeiro 2012

PlayStation® Move (Sony) Agarrando o controle de movimen-

tos PlayStation®Move o consumidor entra na experiência de jogo mais en-volvente do mundo. Junto com a câ-mera PlayStation®Eye, o controle de movimentos leva cada movimento para dentro do jogo com absoluta precisão.

Use o controle de movimento como uma espada para massacrar ini-migos, como uma escova para pentear o bichinho ou como um bastão para dar a tacada final - existe um jogo do PlayStation®Move para cada membro da família. É a experiência de jogo com movimento em alta definição mais avançada do mundo.

Minigame Hot Wheels (Candide) Faz alusão a um volante de carro. Possui três opções

de jogos, entre aventuras radicais pelo Skateboard, pelo Motocross ou pelo Car Racing. O aparelho utiliza duas baterias AG13.

Minigame Hot Wheels Racing Game (Oregon)Um game pequeno, portátil e baratinho que vai

entreter a criançada naqueles momentos em que eles se sentem mais entediados: no carro, na sala de es-pera do médico, durante uma conversa de adultos.

O novo minigame Hot Wheels Racing Game vem com um joguinho de corrida de carros superdi-vertido, efeitos sonoros e boa empunhadura para as crianças. É prático e dá para levar para todos luga-res. Possui poucos botões, facilitando a jogabilidade para crianças a partir de três anos.

My Real Life (Long Jump)O gadget é um game exclusivo para as meninas,

capaz de tirar foto, ser usado como um MP3 e ainda enviar mensagem por sistema de comunicação sem fio para outros consoles do brinquedo. A brincadeira con-siste em tirar a foto do rosto da menina, criar um avatar personalizado e entrar no mundo virtual do My Real Life. Após criar o avatar, a menina pode vesti-lo com mais de 400 estilos de roupas, usar 250 acessórios e interagir com outros personagens e amigas.

Para armazenar as fotos e músicas é necessário usar um cartão extra de memória. O My Real Life funciona com bateria de lítio recarregável, o que possibilita mais horas de brincadeira.

Gondola-games.indd 39 11/18/11 2:12 PM

Page 40: Revista Espaço Brinquedo #52

Espaço Brinquedo Revista 40 Dezembro 2011/ Janeiro 2012

[gôndola] jogos eletrônicos

Hand Game Relâmpago McQueen (Yellow)O Hand Game, com tela de LCD, traz um colori-

do e divertido jogo do Relâmpago McQueen.

Minigame Hot Wheels Racing Wheel (Oregon)O Minigame Hot Wheels Racing Wheel tem

jogos de corrida e efeitos sonoros superdivertidos, além de um design moderno que remete ao volante de um carro de corrida.

Controle Dual Shock Sem fio (Integris) Compatível com  PlayStation 2 e 3, e PC (Win

98/00/ME/XP/Vista/7), traz a sensação de vibração real, dual Shock. Quinze botões, função analógica e digital (wireless 2.4GHz, com alcance de até 10m).

Alimentação: três pilhas AAA (não inclusas).

B-Adventure (Candide)Minigame com três supermodelos para escolher:

XLR8 ou Chama ou Insectóide. Utiliza duas baterias AG13.

Gondola-games.indd 40 11/18/11 2:12 PM

Page 41: Revista Espaço Brinquedo #52

ANUNCIO_4x4.indt 1 11/21/11 11:52 AM

Page 42: Revista Espaço Brinquedo #52

Espaço Brinquedo Revista 42 Dezembro 2011/ Janeiro 2012

[gôndola] jogos eletrônicos

Disney Universe Primeiro jogo que reúne personagens e locais

inspirados nos filmes de ação e animação da Walt Disney Animation Studios, Pixar Animation Studios e Walt Disney Pictures.

Disponível para PC, Wii, Xbox e PS3.

FiqUe por Dentro!

Mattel do Brasil estreia no segmento de games O sucesso dos jogos para videogames, inspira-

dos nos personagens da Mattel, chegou ao Brasil. As crianças já podem se divertir com a Barbie e o Hot Wheels também em seus jogos eletrônicos. Graças à parceria inédita com a empresa Publisher THQ, a Mattel do Brasil estreia no segmento de ga-mes lançando três versões de jogos disponíveis nas plataformas Wii e Nintendo DS. São eles: “Barbie Groom and Glam Pups”, “Barbie Jet, Set and Style” e “Hot Wheels: Track Attack”.

Bateria Universal Sem Fio (integris) Compatível com PlayStation 2 e 3, XBOX 360

e Wii, proporciona a sensação real de tocar uma bateria (wireless 2.4GHz, com alcance de até 10m). Acompanha painel de navegação, quatro almofadas coloridas, dois pratos, duas baquetas e uma peda-leira. Alimentação: quatro pilhas AA (não inclusas).

tamagotchi (Long Jump)Bichinhos virtuais que interagem por infravermelho

e a criança precisa alimentá-los, dar carinho, banho, etc., tudo virtualmente. Os Tamagotchis possuem três personagens, vendidos separadamente, que podem ser trocados para desbloquear os jogos e dar um novo vi-sual ao console.

A versão atual do brinquedo também tem um site exclusivo. Nesse espaço, é possível estender a brinca-deira no computador e acessar o mundo do Tamago-tchi por meio de uma senha que vem no produto.

Gondola-games.indd 42 11/18/11 2:13 PM

Page 43: Revista Espaço Brinquedo #52

ANUNCIO_4x4.indt 1 11/22/11 3:45 PM

Page 44: Revista Espaço Brinquedo #52

Espaço Brinquedo Revista 44 Dezembro 2011/ Janeiro 2012

Lilica Ripilica e Tigor T. Tigre Agente: Angelotti.

Pororo Agente: BLG.

Avengers Agente: Disney.

Transformers - The Animated Series Agente: Hasbro.

[licenciamento]

Novas marcas para o setor de brinquedoPara 2012 algumas marcas já despontam como tendência no licenciamento da linha de brinquedo. São propriedades que têm de tudo para serem “os queridinhos no ponto de venda”. Confira!

Licenciamento.indd 44 11/21/11 12:00 PM

Page 45: Revista Espaço Brinquedo #52

Espaço Brinquedo Revista

Turma Ícones Agente: Mauricio de Sousa Produções.

Recreio Agente: Abril Marcas.

Phineas e Ferb Agente: Disney.

Chuck&Friends Agente: Hasbro.

Power Rangers Samurai Agente: Exim.

PlayStationEye Pet, Modnation Racers e LittleBigPlanet Agente: ITC.

Licenciamento.indd 45 11/21/11 12:01 PM

Page 46: Revista Espaço Brinquedo #52

Dezembro 2011/ Janeiro 2012

Bananas de Pijamas Agente: Kasmanas.

Team Hot Wheels Agente: Mattel.

Monster High Agente: Mattel.

Tartarugas Ninja Agente: Nickelodeon.

Era do Gelo 4Agente: Redibra.

[licenciamento][licenciamento]

Toonix (Cartoon Network) Agente: Redibra.

Licenciamento.indd 46 11/21/11 12:02 PM

Page 47: Revista Espaço Brinquedo #52

ANUNCIO_4x4.indt 1 11/21/11 12:10 PM

Page 48: Revista Espaço Brinquedo #52

Dezembro 2011/ Janeiro 2012

[licenciamento][licenciamento]

Galinha Pintadinha Agente: Redibra.

Chococat Agente: Sanrio.

NoddyAgente: Pro-enter.

Penelope CharminhoAgente: Warner.

ThundercatsAgente: Warner.

Herois DC: Batman, Superman e Lanterna VerdeAgente: Warner.

Licenciamento.indd 48 11/21/11 12:11 PM

Page 49: Revista Espaço Brinquedo #52

ANUNCIO_4x4.indt 1 11/22/11 3:57 PM

Page 50: Revista Espaço Brinquedo #52

Espaço Brinquedo Revista 50 Dezembro 2011/ Janeiro 2012

[gôndola] dvds

Títulos infantisAcerte no mix de DVDs para a criançada!

Kung Fu Panda 2Po está agora vivendo seu sonho como o Dragão Guerreiro, pro-

tegendo o Vale da Paz com seus amigos mestres do kung fu, os Cinco Furiosos. Mas a nova e extraordinária vida de Po é ameaçada pelo aparecimento de um formidável vilão, que planeja usar uma arma secreta e incontrolável para conquistar a China e destruir o kung fu. Po precisa olhar para seu passado e descobrir os segredos de suas misteriosas origens; somente assim ele será capaz de libertar a força que precisa para vencer.

Gênero: animaçãoProdução: DreamWorks AnimationDistribuição: ParamountÁudio: português e inglês (5.1 Dolby Digital)Legenda: português e inglêsDuração: 90 minutosCensura: livre*Também disponível em blu-ray

Os Pinguins de Madagascar – A Noite Toda Antes do NatalOs pinguins estão de volta em seu primeiro especial de Boas Fes-

tas, All-Nighter Before Xmas. O zoológico está fechado na véspera de Natal e os pinguins estão numa missão muito festiva, comemorar o Natal dos pequenos habitantes do zoo. Mas quando tudo se torna um caos, o Capitão se dá conta de que só quem pode ajudá-los é o Papai Noel... Mas será que eles vão conseguir encontrá-lo antes que seja tarde demais?

Gênero: infantilProdução: DreamWorks AnimationDistribuição: ParamountÁudio: inglês (5.1 Dolby Digital) e português (2.0 Dolby Digital)Legenda: inglês e portuguêsDuração: 107 minutos, aproximadamenteCensura: livre

Gondola-DVDs.indd 50 11/18/11 2:22 PM

Page 51: Revista Espaço Brinquedo #52

Espaço Brinquedo Revista51Dezembro 2011/ Janeiro 2012

Angelina e as Pop Stars Apresenta as histórias de Angelina e sua turma, em cinco aven-

turas. Angelina descobre que ama Hip Hop, bandas de rock, violi-nos e muito mais. Ela e suas amigas fazem um grande show que vai agitar a escola e a família toda.

Gênero: animação 3DProdução: Hit EntertainmentDistribuição: Log On Multimídia Áudio: 2.0Legenda: português e inglês Duração: 61 min.Censura: livreBrinde: uma tiara

Princesas do Mar, vol. 5 As adoráveis princesinhas vivem em Salácia, um mundo submari-

no dividido em diferentes reinos, vivem divertidas aventuras nos seis episódios: A Pérola, Os Pinguins Dourados, A Princesa Desaparecida, Meu Querido Irmão, O Reino Perdido e A Maquiagem.

Gênero: animação Produção: Southern Star Entertainment & Neptuno FilmsDistribuição: ST2 / Micoroservice Áudio: Dolby Digital 2.0Idioma: portuguêsLegenda: sem legendaDuração: 60 minutosCensura: livre Brinde: tubo de bolhinha de sabão

Willa e os Animais – Dia de Pic-Nic Willa e os animais e uma série encantadora sobre uma menina que inven-

ta soluções criativas para seus problemas. Conta com a ajuda de seu pai e de sua extensa família de animais: uma girafa, um par de focas talentosas, um urso, pinguins e muito mais! O DVD traz quatro episódios: Duda Pé-de-Valsa/Parceiros Perfeitos, Dia de Pic-Nic/Veterinária Por Um Dia, Fazendo Arte/Vá Dormir, Hugo! E Enfermeira Willa/Namoro ou amizade?

Gênero: infantil/animadoProdução: Nelvana Distribuição: Paramount Áudio: Dolby Digital 2.0Idioma: inglês e portuguêsLegenda: sem legendasDuração: 88 minutosCensura: livre

Gondola-DVDs.indd 51 11/18/11 2:23 PM

Page 52: Revista Espaço Brinquedo #52

Espaço Brinquedo Revista Dezembro 2011/ Janeiro 2012

[gôndola] dvds

Escola pra Cachorro, vol.2 – A Mil por HoraOs filhotes da Escola pra Cachorro estão de volta e foi dada a largada para

a confusão! São seis episódios muito divertidos com os personagens Lucas, Lili, Koda, Suki e Pedro, cinco cachorrinhos que vão todas as manhãs para uma escola pra lá de divertida.

Gênero: animaçãoProdução: Mixer Canadá Inc.Distribuição: ST2 / MicroserviceÁudio: Dolby Digital 2.0Idioma: portuguêsLegenda: sem legendasDuração: 71 minutosCensura: livre Brinde: copo retrátil

Barney: O Mundo que dividimos!Depois que Estela, a contadora de histórias, deixa a sua casa na árvore,

Barney e as crianças viajam para a França, o Canadá e o México para encon-trá-la. Durante a viagem eles têm a oportunidade de conhecer as diferentes culturas ao redor do mundo. Junte-se ao Barney e sua turma nesta incrível jornada!

Gênero: musical educativoProdução: Lyons PartnershipDistribuição: ST2 / Microservice Áudio: Dolby Digital 2.0Idioma: português e inglêsLegenda: sem legendasDuração: 54 minutosCensura: livre Brinde: copo retrátil

Thomas: Amigos da Estrada de Ferro A aventura e a diversão estão a todo vapor nesta coleção, de seis

episódios, de Thomas e seus amigos exibindo animação computadori-zada totalmente inédita! Junte-se a Thomas, Percy, Gordon e à turma toda enquanto eles percorrem os trilhos de Sodor para consertar pontes, planejar festas e descobrir as recompensas de uma amizade.

Gênero: animação computadorizadaProdução: HIT Entertainment LimitedDistribuição: ST2 / MicroserviceÁudio: Dolby Digital 2.0 Idioma: português e inglêsLegenda: sem legendasDuração: 46 minutosCensura: livre Brinde: tubo de bolhinha de sabão

Gondola-DVDs.indd 52 11/18/11 2:24 PM

Page 53: Revista Espaço Brinquedo #52

ANUNCIO_4x4.indt 1 11/21/11 12:14 PM

Page 54: Revista Espaço Brinquedo #52

Espaço Brinquedo Revista 54 Dezembro 2011/ Janeiro 2012

[gôndola] dvds

Moranguinho: o céu é o limite A Moranguinho estrela seu longa-metragem numa história

sobre amizade. É época de colheita e após uma grande tempes-tade o abastecimento de água é interrompido. Sem água as fru-tas podem morrer e sem elas não se fabrica o suco que mantém tudo funcionando! Para evitar ter que mudar de cidade, Moran-guinho e suas amigas precisam arrumar um jeito de solucionar esse problema. Quando se tem bons amigos que trabalham em conjunto, coisas mágicas podem acontecer! O DVD ainda traz uma aventura extra: o episódio A união faz a força.

Gênero: animaçãoProdução: American Greetings Properties (AGP)Distribuição: Log On Multimídia Áudio: 2.0 Legenda: português e inglês Duração: 91 min. (69 min. + 22 min. de extra)Censura: livreBrinde: um batom

Cocoricó – Coleção clipes CocoricóSão 96 clipes da nova temporada do programa Cocoricó, em que a

turminha visita a cidade grande e lugares até então desconhecidos desse animado grupo, como Parque de Diversões, Planetário, Estação de Trata-mento de Lixo e muitos outros.

Gênero: infantilProdução: TV CulturaDistribuição: Paramount Áudio: português – Dolby Digital 2.0Duração: 81 minutosCensura: livre

Palavra Cantada – Vem Dançar com a GenteO público que acompanha a dupla, e que já curtia os queridos clipes de

“Rato”, “Sopa”, “Pindorama” e “Fome Come” vai adorar essa nova safra de clipes. O DVD contém 10 clipes com um repertório dividido entre canções inéditas e sucessos.

Produção: TV PinguimDistribuição: MCD Censura: livre

Gondola-DVDs.indd 54 11/18/11 2:25 PM

Page 55: Revista Espaço Brinquedo #52

ANUNCIO_4x4.indt 1 11/21/11 12:18 PM

Page 56: Revista Espaço Brinquedo #52

Espaço Brinquedo Revista 56 Dezembro 2011/ Janeiro 2012

[os 10 +]

Fnac Brasil1º Pelúcia Galinha Pintadinha – Light Toys.2º K3000 DVD Portátil Kids – Tectoy. 3º Kit De Mágicas 30 Truques – Grow Jogos e Brinquedos. 4º Carrinhos Sortidos California – California Toys. 5º Cavalete de pintura completo – Conceito Básico.6º Barraca portátil Casa Princesas Disney – Zippy Toys.7º Ursinho Pinta, Brinca e lava – Conceito Básico.8º Decorando Meu Mini Joguinho de Chá - For Kids 1121 – Faber Castell.9º Bongô Eletrônico – Oregon Scientific.10º A Galinha Pintadinha Quebra-Cabeça – Toyster Brinquedos.

Mimo & Cia [São Paulo]1º Beyblade – Hasbro.2º Shnooks – DTC.3º Mini Chef Sorveteria – Long Jump.4º Pula Macaco para Viagem – Estrela.5º GX Skate com acessórios – DTC.6º Mó Barato – DTC.7º Lava Lava – Homeplay.8º Zoobles Mamãe e Bebê – Long Jump.9º Cuco Maluco – DTC.10º Johnny A Caveira e Os Caçadores de Fantasmas – Long Jump.

Dinolândia [Teresina - PI e São Luís - MA]1º Hot Wheels Carrinhos Básicos – Mattel.2º Geleinha 110g – Asca Toys.3º Mo Barato – DTC.4º Max Steel Sort Figuras Básicas – Mattel.5º Hot Wheels Pacote 5 Carros – Mattel.6º Miconhoco – DTC.7º Barbie Quero ser bailarina – Mattel.8º Lançador Nerf Maverick – Hasbro.9º Luz Mágica – DTC.10º Max Steel Sort Figura com acessórios – Mattel.

Semana da CriançaConfira quais foram os brinquedos mais procurados, neste ano!

Os 10+.indd 56 11/18/11 2:46 PM

Page 57: Revista Espaço Brinquedo #52

ANUNCIO_4x4.indt 1 11/21/11 12:18 PM

Page 58: Revista Espaço Brinquedo #52

Espaço Brinquedo Revista 58 Dezembro 2011/ Janeiro 2012

[os 10 +]

PBKids Brinquedos [Brasil]1º Beyblade – Hasbro.2º Barbie Escola Princesa – Mattel.3º Spock – Candide.4º Pelúcia Dog Gogo – Hasbro.5º Super Banco Imobiliário – Estrela.6º Lava Lava – Homeplay.7º Hot Wheels Tracks Sortido – Mattel.8º Splash Baleia – Long Jump.9º Mônica Patinadora – Grow.10º Real Construction – DTC.

Brinquedos da Hora [Salto, Itu e Sorocaba - SP]1º Hot Wheels Sort Carrinhos Básicos – Mattel.2º Beyblade de Batalha – Hasbro.3º Brinkadeira 28 Peças – Dismat.4º Barbie Quero ser Bailarina – Mattel.5º Barbie Escola de Princesas Barbie – Mattel.6º Mo Barato – DTC.7º Carrinhos conj. de ofertas Hot Wheels – Mattel.8º Max Steel Sort Figura Básica – Mattel.9º Lightning McQueen Rodas Livres –Yellow.10º Cão Spock – Candide.

Azul e Rosa Brinquedos Educativos e Criativos [São Paulo] 1º Casa Triplex – Gui Gui.2º Equilibrista – Conceito Básico.3º Livro Escreva e Apague – Ciranda Cultural.4º Girafa – Soft Mel.5º Do Shou QI – Mitra6º Trem Fantasia – Educo /Ligamundos.7º Zig Zag – Bohney.8º Tapete para Colorir – Procol.9º Acessórios para boneca – Laço de fita.10º Caleidoscópio – Kaleidoscópio.

Brinquedos Laura[São Paulo]1º Beyblade – Hasbro.2º Sorveteria – Long Jump.3º Johnny a Caveira – Long Jump.4º Play Set Moranquinho – Hasbro.5º Arena Stadium – Lider.6º Minha Baby Alive – Hasbro.7º Boneca Adora – Shine Toys.8 Splash Bolha – Aeromodelli.9º Barbie Escola de Princesa – Mattel.10º Carro do Mario Kart – Aeromodelli.

Os 10+.indd 58 11/18/11 2:47 PM

Page 59: Revista Espaço Brinquedo #52

ANUNCIO_4x4.indt 1 11/21/11 12:19 PM

Page 60: Revista Espaço Brinquedo #52

Espaço Brinquedo Revista Dezembro 2011/ Janeiro 201260

[perfil de loja]

Aimensidão do território nacional nos leva a crer na existência de vários “Brasis”. Nos mais diver-sos aspectos, a diferença entre as regiões tem sido estudada e, no

mercado de brinquedo, também merece nossa atenção. Com a expansão da atividade econô-mica no interior do País, as vitrines do comércio ganham ainda mais brilho.

Inaugurada no dia 23 de setembro de 2010, a Fábrica de Brinquedos integra um grupo de três lojas, o Di Jóias Presentes, que atua no setor de brinquedos desde 1986, em Teresina (Piauí). A ou-tra unidade, Toys e Toys, está localizada em Para-gominas, no estado do Pará.

Um dos sócios da Fábrica de Brinquedos, Saullo Pinheiro Castelo Branco, aceitou o convite da Revista Espaço Brinquedo e concedeu uma en-trevista, a seguir.

Quais categorias de produto a loja oferece aos clientes?

A Fábrica de Brinquedos dispõe de uma am-pla variedade de produtos. São mais de 3 mil

itens, entre bonecas, jogos, carros, eletrônicos, puericultura, fantasias, pelúcia, playgrounds e presentes em geral.

Quais tipos de brinquedo têm mais saída?Na Fábrica de Brinquedos, destacam-se os

clássicos como as bonecas para as meninas e as figuras de ação e carros para os meninos. Porém registramos também um crescimento considerá-vel na linha de jogos e eletrônicos em geral.

Qual a porcentagem de artigos nacionais e importados no mix?

Para preencher nossas prateleiras, mesclamos produtos interessantes e com qualidade. Atual-mente, a proporção fica em 60% da linha impor-tada e 40% da nacional.

Há espaço para os fabricantes trabalharem seus produtos no ponto de venda?

 A loja é setorizada e divida em seções. São elas meninas, meninos, jogos e bebês. Dentro dessas seções alguns fornecedores trabalham e dão destaque aos seus produtos.

“São mais de 3 mil itens,

entre bonecas, jogos, carros, eletrônicos, puericultura,

fantasias, pelúcia, playgrounds e presentes em

geral”

Fábrica de Brinquedos

Perfil de loja.indd 60 11/18/11 2:53 PM

Page 61: Revista Espaço Brinquedo #52

ANUNCIO_4x4.indt 1 11/21/11 12:20 PM

Page 62: Revista Espaço Brinquedo #52

Espaço Brinquedo Revista Outubro / Novembro 2011

[perfil de loja]

O que o consumidor encontra de diferente na loja?O público consumidor da Fábrica de Brinque-

dos é composto pelas classes A e B. A loja é temá-tica, são mais de 600m2 e uma grande variedade de produtos. Além disso, temos um playground gratuito para a criançada e uma lanchonete. A Fábrica de Brinquedos possui também um calen-dário anual de eventos, que inclui uma Matiné de Carnaval e o Halloween da Fábrica.

Ligada nas redes sociais, a Fábrica de Brinque-dos possui uma página no Facebook. Ao curtir a página da loja, o cliente passa a receber informa-ções sobre novidades, produtos e fica sabendo tudo que rola.

De que maneira fidelizam seus clientes? Exis-te algum projeto nesse sentido, como um cartão de vantagens?

 A Fábrica de Brinquedos possui um programa de fidelidade no qual o cliente acumula pontos, ou seja, a cada real o cliente ganha pontos e, ao serem acumulados, são trocados por descontos ou

produtos. Além disso, a lista de presentes também é fundamental para a fidelização dos nossos clientes.

Como avalia o mercado nacional de brinquedo? O mercado nacional está se profissionalizan-

do cada vez mais, os fabricantes têm apresenta-do grandes lançamentos e o varejo tem trabalha-do melhor o produto no ponto de venda. Além disso, o investimento publicitário foi ampliado e está mais focado. Tudo isso reflete no crescimen-to das vendas.

Qual o balanço das vendas, até agora, e qual a expectativa para encerrar o ano?

 No primeiro semestre, atingimos nossa meta com um crescimento de 12% e com um ótimo Dia das Crianças. Acredito que fecharemos o ano com 15% a mais de vendas, em relação a 2010.

Serviço:Fábrica de Brinquedos – (11) 3233-9572.www.afabricadebrinquedos.com.br

Perfil de loja.indd 62 11/18/11 2:53 PM

Page 63: Revista Espaço Brinquedo #52

ANUNCIO_4x4.indt 1 11/21/11 12:21 PM

Page 64: Revista Espaço Brinquedo #52

Espaço Brinquedo Revista 64 Dezembro 2011/ Janeiro 2012

Neste ano, os resultados das ven-das do Dia das Crianças fica-ram abaixo da expectativa da maioria dos fabricantes e im-portadores de brinquedos. O

trade demorou um pouco mais para colocar os grandes pedidos do período. Ao mesmo tempo, a demanda que vinha surpreendendo positivamen-te, nos últimos anos, ficou morna e só engrenou pra valer no início de outubro. A região da rua 25 de Março – termômetro para avaliar quando o consumidor começa suas compras – só aqueceu as turbinas no final de setembro, e as lojas dos shopping centers só viram sinais de reação no primeiro fim de semana de outubro.

Essa concentração da demanda, muito pró-xima ao Dia das Crianças, fez com que a movi-mentação nos pontos de venda fosse atípica, ca-racterizando-se por um período no qual as lojas tiveram de gerenciar estoques num nível acima do habitual (muitas sem estrutura para estocar tantos produtos). Algumas grandes redes e ma-

gazines postergaram o recebimento de produtos (gerando despesas adicionais de armazenagem e fretes) e os espaços nas áreas de vendas foram acirradamente disputados.

Nesse cenário, quem se deu bem foram os fa-bricantes e importadores que trabalharam de forma planejada e estratégica desde o primeiro semestre.

Com a competitividade acirrada e a enorme movimentação nos pontos de venda, quem cons-truiu um relacionamento com base no trabalho e na competência nos principais clientes, atuan-do desde os períodos de baixa sazonalidade, foi reconhecido pelos gerentes e encarregados das lojas. Quem chegou de última hora, foi parar no aéreo ou nem conseguiu ter todos os produtos em todas as lojas das redes.

Neste ano, o que fez a diferença foi a técnica!Equipes com promotores treinados e estrate-

gicamente orientados fizeram grande diferença nos resultados. Quando o mercado apresenta uma demanda concentrada, em períodos cur-tos, é essencial administrar os recursos na área

por Marcelo Rossi

Superando as

expectativas d

o

Dia das Crianças 2

011

[papo de especialista] ponto de venda

Papo PDV.indd 64 11/18/11 2:55 PM

Page 65: Revista Espaço Brinquedo #52

ANUNCIO_4x4.indt 1 11/21/11 12:21 PM

Page 66: Revista Espaço Brinquedo #52

Espaço Brinquedo Revista 66 Dezembro 2011/ Janeiro 2012

[papo de especialista] ponto de venda

de vendas e aproveitar com ponderação os es-paços existentes. Como não haverá tempo de colocar novos pedidos dos produtos de maior giro, é recomendável equilibrar os de giro me-nor em posições de maior destaque. Balancear o giro médio entre os produtos e, assim, indu-zir uma desova proporcional para a maioria dos produtos, minimizando faltas e evitando enca-lhes. Além disso, lojas que fazem habitualmente um pedido único para o Dia das Crianças e não repõem os brinquedos que giram mais rapida-mente (como a grande maioria do varejo espe-cializado e dos magazines) podem ficar sem disponibilidade desses produtos de maior giro. Em geral, isso faz com que o consumidor não encontre os principais brinquedos de sua marca nas prateleiras. Nesse caso, comprará o brinque-do da concorrência.

Outro fator para obtenção de resultados acima da média foi a administração de estoques. Mapas e controles organizados, contagens periódicas e, principalmente, controles de requisições nas lojas que atuam com depósito centralizado foram es-senciais para garantir a distribuição das mercado-rias, ao longo da cadeia de lojas de cada cliente. Quando a informação de estoques loja a loja flui rapidamente, os representantes são informados das quebras pontuais e imediatas.

No ano em que os detalhes fizeram a dife-rença, o uso inteligente e estratégico de mate-rial de ponto de venda também teve importante contribuição no resultado final. Sobretudo, o uso adequado de cada tipo de peça para po-tencializar a visibilidade dos produtos. Clientes que expõem o ano todo conseguem negociar o aproveitamento de boas oportunidades, com a colocação de displays que ampliam o share of shelf da marca como um todo. Assim, garantem a manutenção de espaços para seus produtos, independentemente do giro.

A divisão de brinquedos da Faber-Castell – Creativity for Kids – tinha como objetivo ampliar

a visibilidade em redes de varejo especializadas e aumentar seu volume de vendas. Paralelamen-te ao trabalho de gestão de PDV, foi gerado um material voltado para apresentação aos gerentes contendo informações sobre os produtos, a dis-ponibilidade de material para apoio nas áreas de vendas e a grade de mídia com os investimentos feitos no período. Foi criada também uma cam-panha interna de incentivo entre os promotores da PDV Active que recompensava a conquista de pontos extras nas lojas. O resultado foi a coloca-ção de toda disponibilidade de materiais, displays e a conquista de vitrines em várias lojas no perío-do de maior concentração de demanda do ano. E o melhor, sem investimentos complementares ao que já vinha sendo feito.

Talvez, este seja um momento importante para o setor buscar alternativas de capacitação e aprimoramento de suas equipes, considerando as necessidades crescentes de investimentos e a importância desses resultados para a maioria das empresas.

Se o setor de brinquedos estiver iniciando um novo momento, no qual o mercado desacelera o crescimento dos últimos anos, certamente a competitividade aumentará muito. Quem po-sicionar melhor seus brinquedos nas gôndolas para atrair a atenção do consumidor fará toda a diferença.

Marcelo rossi é consultor de Planejamento estratégico para empresas do setor de brinque-dos e diretor da PDV active.contato: [email protected].

No ano em que os detalhes fizeram a diferença, o uso

inteligente e estratégico de material de ponto de venda

também teve importante contribuição no resultado final

Papo PDV.indd 66 11/18/11 2:56 PM

Page 67: Revista Espaço Brinquedo #52

ANUNCIO_4x4.indt 1 11/21/11 12:22 PM

Page 68: Revista Espaço Brinquedo #52

Espaço Brinquedo Revista Dezembro 2011 / Janeiro 2012

[empresa]

A marca dispensa apresentação. Em 2007, a Lego foi eleita pela Melhor Reputação do Mundo – de acordo com o Reputation Institute, para ale-gria da família Kristiansen, detentora

da empresa desde a fundação, em 1932. Líder no segmento de brinquedos de montar, atualmente é a quarta maior fabricante do mundo em faturamento. No planeta, estima-se que 400 milhões de crianças divirtam-se com os produtos da marca, por ano, em mais de 130 países.

No mercado brasileiro, a estratégia de atuação da Lego ocorre em parceria com a M.Cassab, distribui-dora oficial dos produtos no País. A operação gira em torno de quatro pilares – preço, produto, comunica-ção e distribuição. Para falar sobre as estratégias no mercado brasileiro, entrevistamos Robério Esteves, diretor de operações da M.Cassab. Segundo o execu-tivo, a estabilidade de nossa economia e a migração das classes sociais, juntamente com os esforços da equipe, têm contribuído para o crescimento interno da marca. “O Brasil vem apresentando resultados bastante significativos e acima da média, em rela-ção à maioria dos mercados internacionais”, relata.

Com uma inauguração da Lego Store, loja-conceito loca-lizada no Shopping Cidade Jar-dim, em São Paulo, a empresa buscou consagrar a marca e es-timular a venda de produtos. De acordo com o diretor, por enquanto, não existe previsão de abertura de outras unidades. “De maneira geral, o potencial de crescimento do

“Em 2011, foram lançados 209 produtos no Brasil. Uma renovação de 92% da linha, em relação ao ano anterior”

LEGOPanOrama LEGO

Produção – Atualmente, 31 bilhões de elementos fa-bricados;

Faturamento – 2010: 3 bilhões de dólares. Um cresci-mento de mais de 37%, com relação a 2009 (2,2 bilhões).

Público-alvo – 80% de meninos, mas a linha com-pleta inclui brinquedos para crianças desde a idade pré-escolar (1,5 a 5 anos), até a adolescência (16 anos).

Legoland – Existem 4 parques pelo mundo, com previ-são de abertura de mais 2, até o fim de 2012.

Lego Education – Divisão representada pela empresa Zoom, no Brasil. Trata-se de um projeto para uso dos kits Lego como instrumentos pedagógicos em escolas públi-cas e privadas.

1955 – Ano em que a marca foi patenteada.2004 – Jorgen Vig Knudstorp foi nomeado CEO da Lego

pelo, até então, presidente da empresa, Kjeld Kristiansen.1998 – Parceria com a Lucasfilm que deu origem ao

licenciamento de Star Wars e iniciou uma série de linhas licenciadas. Entre elas: Harry Potter, Ferrari, Piratas do Ca-ribe, Toy Story, Batman e Cars, entre outras.

mercado nacional de brinquedo é grande. O empenho da Lego é para que cada vez mais crianças tenham acesso aos nossos produ-tos”, afirma Robério.

Ninjago, Alien Conquest e Pharaoh’s Quest são alguns dos lançamentos da em-presa, além das novidades para coleções consagradas e licenciamentos. Atualmen-te, a Lego oferece ao todo 20 linhas. “Em 2011, foram lançados 209 produtos no Bra-

sil. Uma renovação de 92% da linha, em re-lação ao ano anterior”, analisa.

Hero Factory - Furno 3.0

Empresa.indd 68 11/18/11 2:57 PM

Page 69: Revista Espaço Brinquedo #52

ANUNCIO_4x4.indt 1 11/21/11 12:23 PM

Page 70: Revista Espaço Brinquedo #52

Espaço Brinquedo Revista 70 Dezembro 2011 / Janeiro 2012

[empresa]

Conheça cada uma das linhas que estão no mer-cado: City - centrada no universo urbano (polícia, bombeiro, aeroporto etc.); Star Wars – linha licen-ciada muito popular (naves e produtos baseados em cenas dos seis filmes da saga); Hero Factory – linha de heróis e vilões para serem projetados, equipados e construídos; Ninjago – inspirada no universo Ninja (kits de montar, nova proposta de jogo, com a in-clusão de cartas de poder e um disco giratório, para disputar as armas dos outros participantes); Lego Du-plo – peças grandes e fáceis de manusear e encaixar focadas no período pré-escolar (este ano, conta ain-da com produtos licenciados); Cars 2 – linha licen-ciada com personagens e cenas do filme da Disney; Alien Conquest – elementos como óvnis e aliens, além de heróis dispostos a salvar a humanidade; Pi-ratas do Caribe – uma série de novos produtos ba-seados nas aventuras do Capitão Jack Sparrow, do novo filme; Pharaoh’s Quest – baseada no universo do Egito, proporciona uma brincadeira cheia de fan-tasia e mistérios (armadilhas e tesouros); Kingdom – era medieval, com novas batalhas entre cavalei-ros e aventuras baseadas no universo dos antigos reinados; Minifiguras – durante o ano, serão lançadas três novas séries da coleção numa embalagem fechada para que o con-teúdo seja uma sur-presa (piloto de corrida, dança-

rina, múmia, rocker etc.); Technic – para a criação de modelos mais complexos, a linha traz recursos mais sofisticados e peças diferenciadas (engrena-gens, eixos e pinos); Creator - A linha é conhecida como 3 em 1, ou seja, 3 possibilidades de mon-tagem com manual e possui muitas peças básicas que estimula  a imaginação para se construir novos modelos; Mindstorms NXT 2.0 – para montar um robô e, posteriormente, programá-lo por meio de um software; Racers – vários gêneros de automó-veis, além de carrinhos com impulsionador de ar; Lego Bricks & More – são tradicioanis baldes e caixas com elementos Lego variados; Atlantis - os lançamentos remetem à cidade perdida de Atlân-tida e proporcionam diversão num universo suba-quático; Harry Potter – com base no lançamento do último filme da saga, chegam novos brinque-dos que remetem aos cenários mais incríveis da história (Castelo de Hogwarts e Floresta Proibida);

Belville – voltada para o público femini-no, a linha gira em torno do universo do

hipismo e, por fim, LED Lighting – edição de produtos que emitem luz (novos chavei-

ros e lanternas).Os produtos custam de R$ 14,90 até

R$ 1.999,90 e direcionam-se a uma am-pla faixa etária – de um ano e meio a

16 anos de idade. “Isso sem contar com os colecionadores e fãs da marca”, finaliza Robério.

Ninjago - Templo do fogoLED Lighting – chaveiros e lanternas

Ônibus Espacial, da linha LEGO City Space

Empresa.indd 70 11/18/11 2:58 PM

Page 71: Revista Espaço Brinquedo #52

ANUNCIO_4x4.indt 1 11/21/11 12:25 PM

Page 72: Revista Espaço Brinquedo #52

Espaço Brinquedo Revista 72 Dezembro 2011/ Janeiro 2012

Tradicionalmente o cliente insatisfeito procura o fornecedor seja fabricante ou importador; mas se nessa tentativa não for bem atendido critica e espalha o mo-tivo de sua reclamação e seu nome nas

redes sociais, e o fornecedor às vezes fica sem saber que seu produto é de má qualidade ou é perigoso à segurança e à saúde dos usuários.

O fabricante e o importador devem estar atentos para não caírem na terrível armadilha de considerar que por não haver reclamações seu produto é bom; muitas vezes o cliente não reclama... para você, mas posta sua insatisfação em redes sociais; então uma boa medida é criar canais seguros, diretos, rápidos e disponíveis para ouvir, observar e sentir o nível de (in)satisfação dos clientes.

Lembre-se “o cliente que reclama a você, ainda o ama”, assim seja esta reclamação, justificada ou não, ela fica restrita a ele e a você; portanto a equi-pe que se relaciona com os clientes deve aprender a ouvi-los sem interrupções ou contestações saben-do como agir em todas as circunstâncias com ade-quada atitude comportamental.

Dentre os cuidados a serem tomados, o forne-cedor deve designar uma pessoa treinada com res-ponsabilidade e autoridade para concentrar todas as queixas, administrar as soluções que satisfaçam aos clientes e também proporcionem oportunida-des de melhorias em seus processos.

O Inmetro em sua Portaria 321/2009 para a certi-ficação de brinquedos exige que o fornecedor (fabri-cante ou importador, independentemente do tipo de certificação de seus produtos - sistema 5 ou sistema 7) atenda a uma série de requisitos sobre o Trata-mento das Reclamações de Clientes – TRC.

Esses requisitos incluem desde a necessidade de uma Política de TRC até o levantamento esta-tístico e a análise dessas reclamações; esses re-quisitos são auditados pelos Organismos de Certi-ficação de Produtos na certificação de fabricantes ou importadores de brinquedos.

Para atender a esses requisitos, o fornecedor deve definir uma sistemática de Tratamento das Reclamações de Clientes – TRC do seguinte modo:

Identificar seu modo de TRC em uso. Definir e mapear o processo e designar o(s)

responsável(is) pelo TRC. Elaborar e operacionalizar um procedimento

sobre atividades e responsabilidades para o TRC. Definir e divulgar sua política de TRC. Treinar todos os colaboradores envolvidos

em um curso cujo Programa de Treinamento defi-nido pelo Inmetro inclua: - Portaria 321/2009 do Inmetro; - Norma ABNT NM 300/2002; - Noções sobre as Leis: nº 8.078 (Código de Defesa do Con-sumidor) e nº 9.933 (Competências do Inmetro); - Noções de relacionamento interpessoal; - Política e Procedimento de TRC.

Aplicar a metodologia de coleta (registro e mapa) e tratamento estatístico periódico.

Promover as análises críticas das estatísticas das reclamações de clientes.

Realizar auditorias periódicas no processo de TRC e adotar as ações corretivas pertinentes.

A reclamação do cliente é o melhor presente, agradeça, abra e tire o melhor proveito.

O. Branchini é diretor técnico da Qualitividade Treinamento e consultoria SS www.qualitividade.com.br/ [email protected].

reclamação do cliente é sempre o melhor presente!O cliente é consciente de seu direito de reclamar e vai à luta, principalmente quando o motivo de sua reclamação diz respeito à falta de qualidade ou a falhas na segurança ou impacto na saúde

[papo de especialista] atendimento

por O. Branchini

Papo Atendimento.indd 72 11/18/11 2:59 PM

Page 73: Revista Espaço Brinquedo #52

ANUNCIO_4x4.indt 1 11/21/11 12:28 PM

Page 74: Revista Espaço Brinquedo #52

Espaço Brinquedo Revista

[comportamento][comportamento]

Royal quebra mito da “mãe perfeita” por meio de estudo sobre as mães brasileiras

Amarca de gelatinas Royal, pre-sente no mercado há mais de 60 anos, marcou a infância de muitas das mães atuais por meio do icônico personagem Bocão e

agora traz novidades realizadas para estreitar a relação entre mães e filhos.

Em 2011, aproximadamente 51% das mu-lheres brasileiras são mães e para entender suas verdadeiras necessidades e seus desejos, a Royal encomendou um estudo específico com mães de diferentes perfis sociais (classes A, B e C), idades e gostos: um passo adiante para que-brar mitos e tornar as relações cada vez mais claras, sólidas e agradáveis.

Entre os temas mais relevantes, em Con-fissões de Mães foi discutido o que é certo e errado na hora de educar crianças, qual mãe acerta mais – se é a que trabalha fora ou a que se dedica exclusivamente aos filhos –, o que é mais importante na aproximação entre mães e filhos – se é a quantidade ou a qualidade do tempo gasto com os filhos – e ou-tros temas que foram fundamentais para a conquista de resultados surpreendentes no quesito re-lação mãe e filho.

Quando questionadas sobre as principais lembranças de sua infância, as mães se emociona-vam ao lembrar de momentos simples, como o de auxiliar no

preparo do almoço de domingo, o dia em que aprendeu a andar de bicicleta, os almoços em família ou uma tarde no parque. Chegou-se, as-sim, à conclusão de que as coisas simples são aquelas que realmente criam conexões entre as pessoas e tornam os momentos mais prazerosos e inesquecíveis.

“No fim do dia, as conexões cotidianas entre mães e filhos são responsáveis pelas lembranças que ficam para sempre, para a surpresa e alívio de todas as mães da vida real, que nem sempre podem se dedicar, com a qualidade impecável que gostariam”, acrescenta Larissa Diniz, geren-te de marketing da Royal.

Confissões de Mães

As conexões cotidianas entre mães e filhos

são responsáveis pelas lembranças que ficam

para sempre

Comportamento.indd 74 11/18/11 3:18 PM

Page 75: Revista Espaço Brinquedo #52

Espaço Brinquedo Revista75Dezembro 2011/ Janeiro 2012

“O simples é mais gostoso“Para a marca Royal, o fato de um grupo com-

posto por 95% das mães entrevistadas apontar as coisas simples como as mais gostosas – opiniões convergentes vindas de pessoas com perfis tão diferentes – foi uma descoberta incrível, que su-porta os rumos para trabalhar seu novo posicio-namento no mercado. A marca passa a destacar a simplicidade de preparar uma gelatina e pode ser um momento especialmente mágico na relação – e na aproximação – entre mães e filhos.

“Queremos levar o poder dos simples rituais, como preparar uma gelatina com as crianças, para a casa dessas mães. Uma atitude simples é capaz de propiciar à relação entre mães e filhos a lembrança mais gostosa, o amor mais puro vindo de pequenas atitudes do dia a dia, como um beijo de boa noite, um piquenique ou um almoço em família. Não há regras para ser mãe, não há regras para amar um filho e fazê-lo feliz, especialmente nas pequenas atitudes”, relata Larissa.

Todas são mães, mas nenhuma é igual à outraApesar de 90% das entrevistadas revelarem

que se sentem satisfeitas no papel de mãe – mes-mo tendo dúvidas e medos na hora de educar –, 66% concordam que é desafiador ser mãe atual-

mente, pois é difícil saber o que é certo e o que é errado no que se refere aos cuidados e à edu-cação dos filhos. Na pesquisa, algumas mães re-velam que se sentem “as piores mães do mundo” quando se deparam com algumas dificuldades na relação com os filhos.

Com base no estudo, chegou-se à conclusão de que a “mãe perfeita”, assim como aparece em comerciais e fotos de revistas, é um mito. Mães e especialistas apontam que, independentemente de trabalhar fora ou de ter uma condição social melhor, mãe perfeita não existe. Em resumo, não existe fórmula ou regra para ser uma boa mãe.

Abaixo, outros dados curiosos e relevantes: Não se pode dizer que as mães que não tra-

balham fora – e que teriam mais tempo disponível para os filhos – são as mães que têm mais qualida-de na relação com suas crianças. A “qualidade do tempo” entre mães e filhos não varia muito entre o grupo das mães que trabalham fora e o das que não o fazem. As atividades que fazem juntos acontecem com os dois perfis de mãe, na mesma proporção. Um dado intrigante é que 55% das mães que tra-balham fora costumam deixar os filhos cozinharem e tomarem gosto pelas ati-vidades do dia a dia, en-quanto apenas 45% das mães que se dedicam exclusivamente às tare-fas do lar buscam esse momento de aproxima-ção com os seus filhos.

Como o estudo Confissões de Mães foi feito?

Em parceria com o instituto Qualibest, o documento, co-ordenado pelas especialistas Cecília Novaes e Denise Bayeux, contou com análise qualitativa e quantitativa de resultados. No total, foram ouvidas mais de mil mães, com filhos na fai-xa etária entre quatro e dez anos, que, quase unanimemente, concordam com a ideia: o simples é mais gostoso.

Também contribuíram nos estudos profissionais ligados às áreas infantil e de maternidade, como a nutricionista Melissa Lippe, a psicóloga Rosana Schiller, a empresária Andrea Paras-mo e a psicóloga psicomotricista Flávia Nabuco.

Comportamento.indd 75 11/18/11 3:19 PM

Page 76: Revista Espaço Brinquedo #52

Espaço Brinquedo Revista 76 Dezembro 2011/ Janeiro 2012

74% das mães dizem gostar de cozinhar para

a família, sobretudo para os filhos

[comportamento]

A administração do tempo foi um dos dile-mas mais recorrentes nas entrevistas. Para 43% das mães é muito difícil administrar o tempo gasto entre os filhos, o marido e o trabalho; 37% delas consideram ter pouco tempo para os filhos. Se tivessem mais tempo, 40% das mães gostariam de se dedicar ainda mais aos seus fi-lhos e 28% gostariam de se dedicar mais ao pa-pel de profissional.

Outra revelação, que muitas vezes não é assumida pelas mães, é que, sim, elas vivem se comparando a outras mães. Entre as entrevista-das, 44% declararam que costumam comparar-se a outras mulheres no que diz respeito à educa-ção dos filhos. Dessas, 49% se espelham em suas próprias mães e esperam dar uma educação ao filho semelhante à que receberam na infância, no entanto a comparação pode ser polêmica, já que uma boa parcela das mães (36%) trilha o caminho inverso e rejeita totalmente os modelos de edu-cação que recebeu em seu lar, preferindo buscar inspiração em outras mães.

A relação entre ser mãe e trabalhar fora é polêmica. Uma grande maioria, composta por 88% das entrevistadas, disse que mudou a roti-na de trabalho, algumas deixando seu emprego e outras diminuindo o ritmo. No entanto, 35% das mães afirmam que filhos e carreira são igual-mente importantes.

O tempo em família foi outro ponto impor-tante. Na pesquisa, 74% das mães dizem gostar de cozinhar para a família, sobretudo para os fi-lhos; 72% afirmam que costumam fazer a maio-ria das refeições com os filhos; 84% das mães dizem gostar de promover momentos especiais com seus filhos e 54% delas revelam que dei-xam os filhos cozinharem e auxiliarem em ativi-dades rotineiras.

O simples pode ser mágicoPor meio da comprovação de que “o sim-

ples é mais gostoso”, Royal traz também um novo produto.

A nova linha de gelatinas Royal Duo Magic inova no seu segmento e apresenta dois sabores de gelatina na mesma embalagem. Como um momento especial entre mãe e filho – Sim sala bim –, a magia acontece. De um único sachê, os sabores se separam espontaneamente no po-tinho, criando uma gelatina divertida e lúdica, com duas cores e dois sabores. A linha Royal Duo Magic está disponível no mercado em três versões com nomes divertidos: Maçarango (maçã com morango); Abacaxuva (Abacaxi com Uva) e Limoreja (limão com cereja).

Outra grande novidade é a volta do Bocão, personagem ícone da marca Royal que saiu das embalagens de gelatina Royal nos últimos anos e volta repaginado para resgatar bons momen-tos e tornar-se um marco, também, na infância das crianças de hoje em dia.

Mais informações: www.gelatinaroyal.com.br.

Comportamento.indd 76 11/18/11 3:19 PM

Page 77: Revista Espaço Brinquedo #52

ANUNCIO_4x4.indt 1 11/21/11 12:29 PM

Page 78: Revista Espaço Brinquedo #52

Espaço Brinquedo Revista 78 Dezembro 2011/ Janeiro 2012

Recurso que já foi sinônimo de spam, agora é visto com bons olhos pelas empresas e internautas

Houve um tempo em que e-mail marketing era sinônimo de spam e propaganda enganosa, daquelas que lotavam nossas caixas de entra-da com mensagens que raramente

eram lidas. Contudo, o público desse tipo de ferra-menta, assim como a internet, evoluiu bastante, e aprendeu que o e-mail marketing pode muitas vezes ter um conteúdo bem interessante.

São várias as pesquisas que apontam o e-mail marketing como a ferramenta mais utilizada entre os profissionais de marketing digital. A frente das redes sociais e links patrocinados, essa ação “clássica” segue forte e funcionando muito bem.

O boom dos sites de e-commerce, compras coletivas e outros relacionados fez com que as pessoas passassem a se acostumar com a quantidade de promoções dispo-níveis na internet e entender que existem, sim, grandes oportunidades chegando por e-mail todos os dias. O mercado de e-mail marketing entendeu essa evolução e por isso tem-se inovado bastante.

As empresas fornecedoras de serviços de e-mail marketing também inovaram, deixando pra trás o mo-delo de “pague por envio”. Hoje, podemos dizer que existem dois modelos considerados mais do que ape-nas tendências.

O primeiro modelo é aquele realizado por empresas grandes, que sabem que não vão conseguir manter uma qualidade de envio se insistirem em suas equipes e ser-vidores próprios. Contudo, essas empresas não querem dividir servidores de envio com empresas menores, dado a importância do contato com o cliente. O que esses gi-gantes procuram agora são fornecedores que garantam máquinas exclusivas para seus envios, além de certifica-ções que comprovem a performance do disparo.

Essa solução, obviamente, é cara e exige contratos longos e pouco acessíveis para empresas pequenas e médias. Para esse problema, existe uma solução mui-to interessante: o envio por performance.

Essa solução funciona da seguinte forma: o cliente tem sua base própria e utiliza o serviço de envio normal-mente. Porém, em vez de pagar por cada e-mail envia-do, ele paga somente quando a pessoa realmente rece-be e abre o e-mail. Se o envio vai para a caixa de spam ou para um e-mail errado, o cliente não paga nada. Isso coloca do mesmo lado o fornecedor do serviço de dis-paro de e-mail e o cliente. Ambos trabalhando de forma conjunta para garantir maior taxa de entrega.

Como eu dizia, hoje existem dois modelos de en-vio por performance no mercado: um em que o clien-te paga quando o destinatário abre o e-mail e outro em que se paga apenas quando o usuário abre e clica, indo para o site.

São modelos novos e que não só garantem uma par-ceria positiva, mas caem como uma luva para clientes de e-commerce ou de compras coletivas, que já per-ceberam que precisam um enorme volume de e-mails quase que diariamente. Afinal, se o usuário recebeu uma promoção, abriu o e-mail e clicou no link para o site, a probabilidade de esse usuário comprar o produ-to é muito alta. E é só nesse caso em que o cliente vai pagar para o prestador de serviço de envio de e-mail.

Novidades como essa continuam oxigenando essa forma poderosa de se fazer marketing. Nadando con-tra as previsões, o e-mail marketing continua sendo o melhor ROI (retorno por investimento).

Luiz Augusto BArros é VP de inovação da Me-dia Factory, empresa de marketing digital e uma das pioneiras no conceito de marketing de performance.

A nova fase do e-mailmarketing

[papo de especialista] marketing

por Luiz Augusto Barros

Papo mkt.indd 78 11/18/11 3:20 PM

Page 79: Revista Espaço Brinquedo #52

Procurando solução Para distribuir seus Produtos?

JC BROTHERS IMP. EXP. E COM DE BRINQUEDOS LTDA. Av. PEDRO SEvERINO, 57 – JABAQUARA Tel: (11) 3567-5700 – www.brokerdistribui.com.br [email protected]

A Broker com seus 11 anos de mercado foi fundada por profissionais renomados com larga experiência. Temos como meta principal, sermos uma extensão da indústria.

Contamos com instalações adequadas, como sala de reunião para treinamentos e amplo Show Room para demonstração de produtos.

Possuímos um depósito de 1.500 m² e atendemos um cadastro de mais de 1.300 clientes, distribuídos em 320 cidades do Estado de São Paulo.

Atuamos no mercado corporativo tendo como foco atender:

• Indústrias (presentes de Natal para filhos de funcionários);• Escolas e Condomínios (brinquedos recreativos);• Órgãos públicos (licitações);• Hospitais, entre outros segmentos.

Atualmente somos o único distribuidor autorizado Brinquedos Estrela para todo o Estado de São Paulo.

No mês de julho de 2011 iniciamos a parceria com a MILK BRINQUEDOS, conceituado fabricante de bonecas, para distribuição de todo portfólio da linha no estado de São Paulo.

Super Banco ImobiliárioSuper Jogo da Vida

Mega Senha

Milk Babys - 1º Consulta

Girls JeansRose Ring

Broker2.indd 1 11/21/11 3:37 PM

Page 80: Revista Espaço Brinquedo #52

Espaço Brinquedo Revista 80 Dezembro 2011/ Janeiro 2012

Após decisão do governo federal, consumidores que utilizam cartão de crédito para quitar qualquer tipo de conta terão que pagar 3% ao ano de imposto sobre operações finan-

ceiras incidente do cartão de crédito e 6,38%  em relação às compras internacionais feitas com car-tão de crédito. Mesmo assim, o consumidor brasi-leiro continua gastando com a mesma intensidade e tudo indica que o “dinheiro de plástico” caiu no gosto do povo. Bom para quem?

Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços, existe uma pre-visão de que, até o fim deste ano, o país tenha um total de 684,3 milhões de cartões em circulação (cartões de crédito, débito e de lojas). O montante é cinco vezes maior que o número de cartões regis-trado em 2000, ante 118,7 milhões. Destes, 52% estão nas mãos da população das classes C, D e E. O crescimento do número de transações foi ainda maior no período: saltou de 1,1 bilhão, em 2000, para 8,2 bilhões, estimativa feita para 2011.

Ao mesmo tempo, de janeiro a agosto deste ano, a inadimplência avançou 24,9% em compara-

ção com igual período do ano passado, de acordo com dados do Serviço Central de Proteção ao Cré-dito, divulgados pela Boa Vista Serviços da Associa-ção Comercial de São Paulo. O uso descontrolado do cartão de crédito é apontado como o principal problema. Bom para quem?

Diante desse cenário, a melhor opção é utili-zar o dinheiro “vivo” e diminuir o uso do cartão de crédito no dia a dia. Confira abaixo alguns motivos que podem ajudar você a mudar de comportamen-to, caso esteja utilizando o cartão de crédito de for-ma exagerada:

• Gaste menos pagando à vista. A maioria das pessoas acaba por gastar mais quando utiliza

seus cartões de crédito do que quando pagam à vis-ta. Isso porque as compras por impulso acontecem instantaneamente quando se está em poder de um cartão de crédito. Já quando se utiliza o dinheiro em espécie há maior controle com relação aos gas-tos. Além do mais, com dinheiro em espécie, existe a possibilidade de pedir descontos de até 10%, pois a loja não precisa pagar pela operação.

Dinheiro “vivo” ou cartão De créDito nO DIA A DIA?

[papo de especialista] finanças

por Silvia Alambert

Papo financas.indd 80 11/18/11 3:21 PM

Page 81: Revista Espaço Brinquedo #52

ANUNCIO_4x4.indt 1 11/21/11 12:30 PM

Page 82: Revista Espaço Brinquedo #52

Espaço Brinquedo Revista Dezembro 2011/ Janeiro 2012

• O dinheiro simplifica o orça-mento. Separe a quantia de dinheiro que deverá ser gas-

ta semanalmente, pois isso evitará transtornos no orçamento. Planeje-se até para gastar. Uma coisa que todos nós fazemos quando gastamos dinhei-ro que está na carteira é contabilizar na hora o quanto sobrou depois da compra. É automático. Assim, a pessoa poderá ter melhor controle sobre seu orçamento.

• Reduza o risco de inadimplência. Cartões de crédito foram origi-nalmente desenvolvidos para

que as pessoas tivessem uma comodidade, porém cresce o número de pessoas que o utilizam para se endividar. Utilizar o cartão de crédito por comodi-dade significa pagar a fatura integralmente na data do vencimento. Utilizar o cartão de crédito como forma de empréstimo significa que o consumidor pagará muito mais dinheiro no final, já que as taxas de juros aplicadas são as mais altas do que qual-quer outra modalidade de  empréstimo disponível no mercado e de nada adianta, também, substituir o cartão de crédito pelo limite de cheque especial só porque a taxa de juros é mais baixa.

• Utilizar dinheiro em espécie faz pensar sobre o que está sendo comprado e porque se quer

comprar. Quando a pessoa realiza uma compra em

dinheiro, ela questiona se realmente precisa reali-zar aquela compra naquele momento ou se poderá esperar mais um pouco. Na maior parte das vezes, a pessoa tende a se lembrar de outros compromis-sos e desiste da compra por impulso. Eis um bom motivo e, também, uma forma de se ter disciplina com o próprio dinheiro.

• Minimizar riscos de clonagem. Muitas pessoas se preocu-pam com a questão da clo-

nagem do cartão na hora de passá-lo, ainda que o estabelecimento pareça ser seguro e confiável. Utilizar dinheiro em espécie minimiza o risco e protege sua privacidade.

• Dinheiro em espécie promove o desenvolvimento da economia local. O pagamento em dinhei-

ro promove o crescimento da economia local e mantém, inclusive, funcionários no mercado de trabalho. Quanto mais dinheiro circular inter-namente, quanto mais vezes ele passar de mão em mão, mais ele gerará valor e riqueza.  Isso gera o desenvolvimento da comunidade e, por-tanto, do país.

Silvia alaMbeRt é educadora financeira e de-tentora da metodologia de ensino the MoneyCamp para a educação financeira no brasil (www.themo-neycamp.com.br).

[papo de especialista] finanças

Papo financas.indd 82 11/18/11 3:21 PM

Page 83: Revista Espaço Brinquedo #52

ANUNCIO_4x4.indt 1 11/21/11 12:31 PM

Page 84: Revista Espaço Brinquedo #52

C

M

Y

CM

MY

CY

CMY

K

84-85.pdf 1 11/21/11 12:36 PM

Page 85: Revista Espaço Brinquedo #52

C

M

Y

CM

MY

CY

CMY

K

84-85.pdf 2 11/21/11 12:36 PM

Page 86: Revista Espaço Brinquedo #52

Espaço Brinquedo Revista Dezembro 2011/ Janeiro 201286

[em destaque]

E m uma festa que contou com a presen-ça de autoridades como a presidenta Dilma Rousseff, o governador Geraldo Alckmin e o prefeito Gilberto Kassab, o Grupo Pão de Açúcar recebeu o

prêmio de empresa mais admirada na categoria Varejo na 17º edição de “As empresas mais ad-miradas no Brasil 2011”, em evento promovido pela revista Carta Capital. Na mesma premiação, o presidente do Conselho de Administração do GPA, Abilio Diniz, foi eleito um dos líderes mais admirados e, em entrevista à revista, destaca o im-portante momento do Brasil. “Se olharmos para nossa trajetória, o que este país cresceu e melho-rou a distribuição de renda, dá para encarar o fu-turo com mais otimismo”, afirma.

O ranking, organizando anualmente pela revis-ta, ouviu 1.247 empresários de 47 áreas de atuação nos últimos meses para escolher as dez empresas e os dez empresários que despertam mais interesse entre os profissionais de seus respectivos setores. O GPA ocupa a primeira posição no segmento re-des de varejo, onde lidera com folga ao ser citado por 21,8% dos entrevistados. No segmento super-mercados, o Grupo aparece como líder absoluto com 60,8% das menções. Para o Grupo Pão de Açúcar, o prêmio representa o reconhecimento do compromisso assumido com as melhores práticas de governança corporativa, transparência nas de-monstrações financeiras e melhoria permanente

O presidente do conselho de administração da empresa, Abilio Diniz, foi homenageado como um dos líderes mais admirados do Brasil

é eleito a empresa mais admirada do varejo brasileiro

no relacionamento com o mercado, acionistas e todos os demais públicos com os quais a empresa se relaciona. “É uma honra receber o prêmio e o reconhecimento dos principais executivos do país. Ser destacado como o primeiro do varejo mostra que soubemos superar os desafios e aproveitar as oportunidades. Tudo isso, não tenho a menor dú-vida, porque temos as pessoas certas, com ener-gia, garra e determinação para fazer sempre o me-lhor”, comemora o presidente do Grupo Pão de Açúcar, Enéas Pestana.

A edição especial da Carta Capital destaca a ve-locidade com que as empresas de varejo se movi-mentam para manter a competitividade. “Não pen-samos as estratégias ao olhar uma fotografia, mas ao assistir um filme”, destaca Enéas Pestana, presidente do GPA, pelo terceiro ano consecutivo na lideran-ça do levantamento. A matéria trata das mudanças realizadas pelo GPA nos últimos anos para adequar os formatos e negócios adquiridos desde 2007, com Assaí e depois com Ponto Frio, em 2008, e a asso-ciação com Casas Bahia, em 2009. A reportagem cita ainda a criação da Nova.com que consolida as atividades de comércio eletrônico do Grupo e já ocupa o segundo lugar no comércio eletrônico. Segundo Pestana, a receita do Grupo é equilibrada entre itens de alimentação e não alimentos. “Esse é o ponto que queremos ficar, 50%/50%. Mas sempre queremos que alimentos tenham esse peso. É um bom hedge”, explica.

Em destaque.indd 86 11/18/11 3:24 PM

Page 87: Revista Espaço Brinquedo #52

ANUNCIO_4x4.indt 1 11/21/11 12:38 PM

Page 88: Revista Espaço Brinquedo #52

Ferramentas de promoção de vendas

Oempresário pode dispor de várias ideias para promover seus produtos.

As mais usadas e eficazes são:

AmostraConsiste de uma miniatura ou pequena porção

de um produto. Pode ser distribuída de porta em porta, anexada a outro produto ou em uma emba-lagem normal dele mesmo. Pode ser enviada pelo correio, encartada a um anúncio ou distribuída no varejo. A intenção da empresa é que, por meio da amostra, o consumidor tenha contato com o produ-to e o experimente. Com a amostra, a empresa pode fazer lançamento de produto, pesquisa de produto, banco de dados de clientes potenciais, entre outros.

Aniversário da loja Ofereça preços ou condições especiais por

ocasião do aniversário da loja. Promova a sema-na, a quinzena ou o mês. Faça isso somente uma vez por ano.

BrindePode ser qualquer objeto como lápis, caneta,

boné, camiseta, agenda, régua, bloco de notas, entre outros. Geralmente é de pequeno valor,

onde aparece estampado o nome da empresa ou a marca do produto que o está oferecendo.

Cooperação com fornecedores Procure fazer acordo com os principais fornece-

dores para obter apoio em promoções cooperadas e vantagens adicionais para seus clientes.

Descontos e promoções Consiste na redução de preços. Pode ser apre-

sentado na forma de saldos, queimas, liquidações, artigos do dia, da semana, ofertas relâmpagos etc. Os descontos têm se demonstrado muito eficien-tes como promoção de vendas, mas é preciso que se tome cuidado. A promoção de descontos nun-ca deve ser muito extensa ou frequente para que não venha a cair em descrédito.

DemonstraçõesÉ por ela que o consumidor tem seu melhor

contato com o produto. A demonstração busca diretamente os sentidos do consumidor. Envolve treinamento de promotores, demonstradores e distribuição de amostras, folhetos etc.

Estações do ano Aproveite as estações do ano para fazer liqui-

dações ou promoções especiais.

[lojista em foco]

Espaço Brinquedo Revista 88 Dezembro 2011/ Janeiro 2012

[lojista em foco]

Como promover os produtos a fim de aumentar as vendas

Lojista em Foco.indd 88 11/18/11 3:25 PM

Page 89: Revista Espaço Brinquedo #52

ANUNCIO_4x4.indt 1 11/23/11 10:03 AM

Page 90: Revista Espaço Brinquedo #52

[lojista em foco]

Espaço Brinquedo Revista 90 Dezembro 2011/ Janeiro 2012

[lojista em foco]

Entrega grátisDependendo do ramo em que a empresa atua,

oferecer ao cliente a entrega gratuita pode valer muito para agradar e manter sua fidelidade.

Produto extra para os clientes Por meio de fichas, cartelas, selos, tickets ou

outros recursos, é possível controlar o número de vezes que os clientes adquirem os produtos ou ser-viços. Após determinado período e de acordo com o número de fichas do cliente, é oferecida a ele uma unidade grátis (ou qualquer outra vantagem).

GrátisEssa palavra é mágica, principalmente em pro-

moções. Não a use inadequadamente. Ofereça algo grátis somente se o cliente tiver a certeza de que realmente está ganhando algo e não tenha a sensa-ção de que está pagando por ele, de alguma forma.

GarantiaOfereça garantia para os produtos. Mesmo

que a empresa comercialize artigos já garanti-dos pelo fabricante, o cliente terá mais confian-ça em comprar na loja que dá garantia extra.

“Leve 3 e pague 2” Embale três unidades do mesmo produto e

venda pelo preço de dois, se o seu problema for desovar estoque.

LançamentosSão as promoções realizadas para vender

novidades ou produtos recém-chegados. O pe-ríodo deve ser curto e é preciso oferecer uma vantagem para girar rápido o estoque antes que os artigos se tornem comuns.

Oferta do dia Escolha um produto ou um artigo e ofereça

por um preço extremamente baixo para atrair a clientela. Mude a oferta diariamente.

Orçamento grátisEsse é um serviço que também pode ajudar

muito na conquista de novos clientes para deter-minados ramos de atividades.

OportunidadeFique atento ao que se passa no mundo. Fa-

tos importantes podem gerar bons frutos se apro-veitados rápida e adequadamente. Aproveite as oportunidades como temas para as promoções.

Ações sociaisRealize campanhas em benefício da comu-

nidade ou instituições de caridade. Podem ser regulares ou com finalidades específicas em função de algum fato ocorrido. Parte do valor da venda pode ser doada, ou a empresa pode apenas apoiar campanhas em curso.

Vale-brinde É uma pequena peça de papel, plástico,

madeira, ou outro material, que é colocado junto, dentro ou na própria embalagem de um produto. A pessoa que o encontra tem direito a receber o prêmio cujo nome deverá estar im-presso na própria peça. As campanhas promo-cionais de vale-brinde tipo “achou, ganhou” ajudam na formação ou fixação da empresa e também auxiliam a rotação do estoque de alguns produtos.

VolumeEstabeleça um determinado valor e ofere-

ça brindes ou vantagens nas compras acima desse valor.

Vale lembrar que as campanhas promocio-nais, amostras, sorteios e vale-brinde necessi-tam de prévia autorização da Receita Federal, pois todas possuem legislação específica.

Fonte: Sebrae – www.sebrae.com.br

Lojista em Foco.indd 90 11/18/11 3:26 PM

Page 91: Revista Espaço Brinquedo #52

ANUNCIO_4x4.indt 1 11/21/11 12:39 PM

Page 92: Revista Espaço Brinquedo #52

Espaço Brinquedo Revista 92 Dezembro 2011/ Janeiro 2012

Atendimento diferenciado

Pedro Gama e Conceição GamaRepresentação: Gama Com. e Representações Ltda.Empresas representadas: Xalingo S/A, Lider Brinquedos, Pais e Fi-lhos, Monte Líbano e Delta Util.Experiência no mercado: 16 anos.Região de atuação: Rio Grande do Norte.Diferencial: Sintonia com o mercado e participação nas feiras e demais eventos. Sendo condutores, responsáveis em transmitir essa gama de informações aos clientes, ampliamos assim a parceira e a participação dos produtos representados. Ao oferecer-lhes suporte do início ao fim, estreitamos os laços, pois essa continuidade é a sustentabilidade efetiva para constante crescimento do cliente, das fábricas e mesmo da representação. A meta é otimizar os valores e potencialidades dos parceiros.Contatos: (84) 3205-3208 - [email protected].

Teles Junior e Sônia TelesRepresentação: R & G Teles Representações.Empresas representadas: Hercules Carrinhos, Algazarra Brinquedos, Nova Plastbrinq, Kepler e Stone Bike.Experiência no mercado: 11 anos.Região de atuação: Goiás e Distrito Federal.Diferencial: Em primeiro lugar, ter credibilidade com os clientes. Conhecer os produtos vendidos e a empresa representada, além de estar sempre comprometido com as mudanças do mercado como destaque dos produtos na mídia ou, até mesmo, melhores preços. Ser fiel aos clientes, atendendo à necessidade de algum produto, de acordo com o perfil das lojas.  Contatos: (62) 3282-7805 / (62) 8562-5065.

Representantes de brinquedo se dedicam ao mercado nacional

[representante]

Representante.indd 92 11/18/11 3:33 PM

Page 93: Revista Espaço Brinquedo #52

ANUNCIO_4x4.indt 1 11/21/11 12:40 PM

Page 94: Revista Espaço Brinquedo #52

Espaço Brinquedo Revista 94 Dezembro 2011/ Janeiro 2012

Maria Aparecida R. da CostaRepresentação: C.A. Representações.Empresas representadas: Divertoys, Mercotoys e Lua de Cristal.Experiência no mercado: 4 anos.Região de atuação: Mato Grosso.Diferencial: O suporte pós-venda. Acompanhamos o giro de nossas mercadorias e procuramos aumentar o mix do cliente.Contatos: (65) 3686-0044) / (65) 8124-8104.

Haroldo Henrique Sousa dos SantosRepresentação: CHR Representação e Comércio de Brinquedo Ltda.Empresas representadas: Modjo, empresa nova no mercado. Estamos à procura de outras fábricas para representar.Experiência no mercado: 6 meses no mercado, mas é vendedor há 6 anos.Região de atuação: Amazonas e Roraima.Diferencial: Dar o melhor atendimento em todas as áreas e não apenas nas vendas. Acompanhar os pedidos, desde o faturamento até o recebimento e venda nas lojas, para manter uma boa parceria com nossos clientes.Contatos: (92) 8161-9860 / 8842-6764 / 3213-9062 - [email protected].

Francisco Carlos Mazzer HerreraRepresentação: Solua Representações.Empresas representadas: Lider, Homeplay, Anjo, Usual.Experiência no mercado: 12 anos.Região de atuação: Mato Grosso.Diferencial: Parceria total com os clientes, dando-lhes suporte necessário em relação ao mercado e atendendo todo tipo de lojistas. Do pequeno ao grande comerciante, com a mesma dedicação.Contatos: (65) 3649-4125 - [email protected].

[representante]

Representante.indd 94 11/18/11 3:33 PM

Page 95: Revista Espaço Brinquedo #52

ANUNCIO_4x4.indt 1 11/21/11 11:22 AM

Page 96: Revista Espaço Brinquedo #52

Espaço Brinquedo Revista Dezembro 2011/ Janeiro 201296

[se eu fosse criança]

RosaRia de Fatima[Wind Licensing ass. & marketing]

Sempre brinquei muito. Alternava momentos com as bonecas, com o tempo para andar de bicicleta e até me aventurava no carrinho de rolimã com a turma. Além disso, usávamos nossa

imaginação para inventar novos brinquedos. Porém, naquele tempo não existiam

brinquedos eletrônicos como hoje. Se fosse criança, gostaria de ter esses jogos de computador. O

Wii, por exemplo, me faz voltar a ser um pouco criança. Quando meus afilhados deixam, gosto de brincar com eles.

Afinal, é um grande relaxamento mental.

aLexandRe WiLson de souza[Guisval Brasil]

Hoje em dia, a variedade de brinquedos é tanta que fica até difícil escolher. Se tivesse que escolher um, gostaria de ter uma cama Carro Stock Car (Step2).

Sempre adorei brincar com carrinhos, e a possibilidade de dormir em uma “máquina de corrida” mexe com a imaginação de qualquer menino.

Se eu fosse crianca.indd 96 11/18/11 3:41 PM

Page 97: Revista Espaço Brinquedo #52

ANUNCIO_4x4.indt 1 11/21/11 11:18 AM

Page 98: Revista Espaço Brinquedo #52

Espaço Brinquedo Revista Dezembro 2011/ Janeiro 2012

[zoom]

Uma publicação diferente

Toca e Peteca é uma série de livros infantis, com

conteúdo editorial exclusivo, voltado ao estímulo da

criatividade e gosto pela leitura. Por meio de seções

fixas com brincadeiras, artesanato, culinária, ciên-

cias, história, geografia, cultura e histórias infantis, re-

nomados colaboradores envolvem as crianças. Entre

eles: Elisabeth Teixeira, Eva Furnari, Ionit Zilberman,

Maria Eugênia,  Mariana Massarani e a dupla Palavra

Cantada, responsável pela criação de histórias e mú-

sicas inéditas para a série. 

Toca é indicado para as crianças de 1 a 4 anos de ida-

de, enquanto Peteca direciona-se a faixa etária dos 5

aos 8 anos.

As seis edições chegam pelo correio, com envelope em

nome da criança,  antecipando a brincadeira. Para os

pais, os livros trazem a cada edição um encarte dife-

rente, com dicas de como incentivar a leitura, desde

muito cedo.

Os livros são encontrados nas melhores livrarias de

todo o País.

Para assinar, basta acessar o site da editora:

www.magiadeler.com.br.

Feira

s 2012Regionais

Nacionais e Internacionais

Junho (data a definir) – Novo Hamburgo / RSLocal: Pavilhões da Fenac. 6 de julho – Curitiba / Paraná

Local: Expo Unimed. 13, 14 e 15 de julho – Rio de Janeiro / RJ

Local: Riocentro. 18, 19 e 20 de agosto – Itajaí / SC

Local: Pavilhões da Marejada.

Eventos 36ª Hong Kong & Games Fair

Data: 9 a 12 de janeiro de 2012.

Para obter mais informações, acesse:

http://hktdc.com/hktoyfair/07.

Hong Kong International Licensing Show 2012

Data: 9 a 11 de janeiro de 2012.

Para obter mais informações, acesse:

http://hklicensingshow.tdctrade.com.

Couromoda

Data: 16 a 19 de janeiro de 2012.

Para obter mais informações, acesse:

http//www.couromoda.com.

FIT - Feira Internacional do Setor Têxtil

Data: 15 a 18 de janeiro de 2012.

Para obter mais informações, acesse:

http//www.fit016.com.br.

Le Salon Du Jouet & Du Jeu - Paris

Data: 22 a 24 de janeiro de 2012.

Para obter mais informações, acesse:

http://www.jouets-et-jeux.com.

Londres Toy Fair

Data: 24 a 26 de janeiro de 2012.

Para obter mais informações, acesse:

http://www.toyfair.co.uk.

Nuremberg Toy Fair

Data: 1 a 6 de fevereiro de 2012.

Para obter mais informações, acesse:

http://www.spielwarenmesse.de

LiteraturaInfantil:

Imag

ens

mer

amen

te il

ustr

ativ

as

Zoom.indd 98 11/18/11 3:42 PM

Page 99: Revista Espaço Brinquedo #52

ANUNCIO_4x4.indt 1 11/21/11 12:40 PM

Page 100: Revista Espaço Brinquedo #52

ANUNCIO_4x4.indt 1 11/21/11 12:41 PM