Revista Estação - Edição 28 de Agosto

23
1 Revista Estação

Transcript of Revista Estação - Edição 28 de Agosto

Page 1: Revista Estação - Edição 28 de Agosto

1

Revista E

stação

Page 2: Revista Estação - Edição 28 de Agosto

2

Rev

ista

Est

ação

3

Revista E

stação

Page 3: Revista Estação - Edição 28 de Agosto

4

Rev

ista

Est

ação

5

Revista E

stação

Page 4: Revista Estação - Edição 28 de Agosto

6

Rev

ista

Est

ação

7

Revista E

stação

Page 5: Revista Estação - Edição 28 de Agosto

8

Rev

ista

Est

ação

9

Revista E

stação

SUMÁRIOCULTURA EMPREENDEDORA

O empreendedorismo está mui to ligado a se permitir sonhar. Mais do que saber montar um plano de negócios e ter conhecimentos sobre uma série de áreas, o empreen-dedor deve estar conectado com seu sonho e fazer tudo para concretizá-lo. Essa ideia que, a princípio, pode causar es tranheza é difundida por órgãos ligados ao empre-endedorismo no Brasil, como Sebrae, Endeavor, Junior Achievement e também universidades. Porém, para incutir esse con ceito na mente de crianças, jovens e adultos que frequentam as escolas do País, muito trabalho ainda precisa ser feito.

É preciso oferecer conhecimentos de empreendedorismo de forma mais prática e incentivar os jovens a sonhar grande, pois, ela argumenta que so nhar grande e sonhar pequeno dá o mesmo trabalho, por isso é melhor sonhar grande. “Fazer com que o Brasil não seja só o País da intenção de empreender. Se a pessoa tem um sonho, tem que ir em frente e empreen der”, encoraja.Vá em frente!!!!

Beto SáDiretor Geral

Diretor GeralJorge Alberto de Sá[email protected]

Diretor ComercialMarcelo A. [email protected]

Gerente ComercialAntonio Gomes da [email protected]

Diretora FinanceiraDaniela Orsi [email protected]

Diretor ExecutivoMarcus A. Estevammarcus@ revistaestacaobrasil.com

Editor GeralJorge NetoMTB 581172/[email protected]

Editor de GastronomiaRogério [email protected]

Diagramação e Capa:Mariana Brasil

Conselho EditorialHeitor Humberto de [email protected]

Consultor JurídicoFernando José Motta Ferreira

Representante Comercial:Fernando Andrade(61)8245-8489

Enviados Especiais:Antoni Salani e Caroline Leal

Revista Estação Brasil (61) 3547-4308Av. Araucárias, rua 13 norteBrasília - [email protected]

São Paulo(13) 3322-3160Rua Oswaldo Cochrane, 71 – Cj. 54Santos - [email protected]

12

26

32

10

18

30

40

LEONARDO BOFFO UNIVERSO É UMA IMENSA ESCURIDÃO

BONDINHOS AÉREOS PARQUE COLINA RECEBEU CANDIDATAS AO MISS SANTA CATARINA

RIO DE JANEIRO TERRA MARAVILHOSA

YACHTING GALA 2014AZIMUT – BENETTI

PALESTRAS DE QUALIFICAÇÃO E MOTIVACIONAL PREPARAM PROFISSIONAIS NO VI FTN

10 JOVENS EMPREENDEDORES DE SUCESSO PARA SE INSPIRAR

LITORAL NORDESTINO:

MARAGOGI

ANO V - 29ª Edição - Agosto de 2014 os artigos assinados não refletem na opinião da revista

Page 6: Revista Estação - Edição 28 de Agosto

10

Rev

ista

Est

ação

11

Revista E

stação

O UNIVERSO É UMA IMENSA ESCURIDÃO

Quando lemos grandes cosmólogos e astrofísicos como Stephan Hawking, S. Weinberg, M. Rees e B. Swimme

entre outros constatamos que estão sempre às voltas com três grandes questões: quais eram as condições iniciais do universo que permitiram que ele chegasse até aqui? Há vida em outros planetas? É possível uma “Teoria do Tudo” que explique numa fórmula simples tudo o que existe e assim captar a mente de Deus? Nestes campos até agora pouco se tem avançado. Num ponto porém chegou-se a conclusões que para uma visão global e filosófica das coisas possui grande relevância: quais seriam as condições iniciais que deram origem ao universo? Um conselho: evite de fazer aos cientistas a seguinte pergunta para não vê-los irritados: quem colocou aquele pontozinho infinitamente pequeno e quem o fez explodir? É que eles se dão conta dos limites de seu saber científico, o que de certa forma os convida a calar.

A famosa sonda WMAP ( Wilkinson Microwave Anisotropy Probe) lançada em 2001 e que escaneou todo o universo visível permitiu a seguinte constatação: apenas 4% do universo é visivel e por isso cognoscível. 96% é de uma escuridão de breu e invisível. Destes 96%, 23% é matéria escura cuja gravidade teria a função de impedir que as galáxias escapem uma das outras e 73% é de energia escura que aceleraria a expansão do universo. Sabe-se ainda que nos primeirís-simos momentos após a grande explosão ocorreu um choque formidável de matéria e anti-matéria. Elas quase se aniquilaram restando apenas uma pequeníssima sobra de prótons na ordem de 1,000.000.001 da

qual se originou o atual universo. Original-mente havia 75% de hidrigênio e 25% de hélio; o resto se formou dentro das grandes estrelas vermelhas. O astrofísico Steven Weinberg calculou o que teria ocorrido nos três primeiro minutos (seu livro Os três primeiros minutos, a origem do universo ) e suas consequências até os dias atuais. Ai afirma ele: “Se fosse rala demais, a massa ter-se-ia expandido excessivamente e não haveria condensação suficiente para formar as estrelas e assim permitir a vida. Se fosse densa demais, o universo se retrairia em sucessivas explosões e os corpos não poderiam surgir”.

Se as energias nucleares fossem fracas demais, não teriam ocasionado a formação dos elementos pesados como o carbono, o oxigênio e outros, necessários para a formação da vida. O universo seria composto apenas de hidrogênio.

Se estas energias fossem fortes demais haveria apenas átomos pesados e nenhum hidrogênio a alimentar as estrelas. Se a força gravitacional fosse um pouco mais forte, as estrelas teriam consumido rapida-mente sua energia nuclear interna, teriam tido uma vida mais curta, não teriam formado dentro delas os elementos pesados e a vida seria impossível. Que concluimos destas constatações? Que o universo combinou refinadissimamente todos estes fatores para que pudesse surgir vida e seres inteli-gentes. Caso contráriio não estaríamos aqui para falar disso tudo. Por mais que muitos cientistas se considerem agnósticos e queiram evitar alguma teleologia (algum fim, algum propósito) não podem escapar desta logica das coisas. O universo instinti-vamente pareceria intuir que iríamos surgir e nos preparou as condições e nos deu este esplendoroso berço que é a Terra. Mesmo sem introduzir logo Deus, como não se maravilhar e se encher de gratidão por esse sutil caminho andado?

Por Leonardo BoffTeólogo

ARTIGO

Page 7: Revista Estação - Edição 28 de Agosto

12

Rev

ista

Est

ação

13

Revista E

stação

BONDINHOS AÉREOS PARQUE COLINA RECEBEU CANDIDATAS

AO MISS SANTA CATARINA

Candidatas do concurso de beleza que elege a representante do Estado para o Miss Brasil 2014 visitaram

atrativos turísticos de Santa Catarina.

Nova Trento, SC – Pelo segundo ano consecutivo o Bondinhos Aéreos Parque Colina recebeu as belas candidatas ao Miss Santa Catarina, representando vários municípios do Estado. “Apoiar eventos como o Miss Santa Catarina é de extrema importância não somente pelo alcance e representatividade do concurso, mas também por valorizar a beleza e cultura do nosso Estado.” diz Aristides dos Santos Junior, sócio proprietário do Bondinhos Aéreos Parque Colina.

A visita ao parque – localizado na cidade de Nova Trento - aconteceu na última sexta-feira, dia 15 de agosto, véspera do desfile. Na ocasião, as candidatas se encantaram com o passeio nos bondinhos aéreos de fabricação suíça, com a vista privilegiada do Santuário de Santa Paulina e com as atrações de lazer, religiosas e ecológicas do local.

Na Estação Colina, as jovens conheceram o painel artístico de Santa Paulina que conta a história de sua vida além de uma fonte em mármore com sua estátua em bronze e o espaço do velário reservado para preces. Depois de parada para fotos, visitaram ainda a Capela Nossa Senhora da Paz, projetada com inspiração no véu de Santa Paulina, e interior com revoada de 90 pássaros de cristal. Parte emocionante do passeio foi no 1º Museu de Cera Sacro do País, onde estão expostas as imagens do São João Paulo II e a da Santa Paulina.

À noite, a programação seguiu com um agradável jantar oferecido pela Tedesco Marina, em Balneário Camboriú.A edição 2014 que aconteceu no sábado, no clube Sociedade Guarany em Itajaí, contou com a participação de 18 candidatas que representaram os municípios de Balneário

Camboriú, Blumenau, Camboriú, Campos Novos, Concordia, Criciúma, Florianópolis, Gaspar, Indaial, Itajaí, Itapema, Joinville, Lages, Palhoça, Pomerode, Rodeio, Santo Amaro da Patrulha e Timbó. A candidata que esbanjou beleza e simpatia conquis-tando o titulo de Miss SC 2014 é Laura Lopes representante do município de Balneário Camboriú. Laura representará o Estado de Santa Catarina no Concurso Nacional que acontecerá no mês de setembro

da redaçãofotos: divulgação

EVENTOS

Page 8: Revista Estação - Edição 28 de Agosto

14

Rev

ista

Est

ação

15

Revista E

stação

Page 9: Revista Estação - Edição 28 de Agosto

16

Rev

ista

Est

ação

17

Revista E

stação

Page 10: Revista Estação - Edição 28 de Agosto

18

Rev

ista

Est

ação

19

Revista E

stação

RIO DE JANEIRO TERRA MARAVILHOSA JARDIM BOTÂNICO

Fotos divulgação

DESTINOS

Page 11: Revista Estação - Edição 28 de Agosto

20

Rev

ista

Est

ação

21

Revista E

stação

FLORESTA DA TIJUCA

Fotos divulgação

ARPOADOR

Page 12: Revista Estação - Edição 28 de Agosto

22

Rev

ista

Est

ação

23

Revista E

stação

Fotos divulgação

COPACABANA

Page 13: Revista Estação - Edição 28 de Agosto

24

Rev

ista

Est

ação

25

Revista E

stação

Page 14: Revista Estação - Edição 28 de Agosto

26

Rev

ista

Est

ação

27

Revista E

stação

YACHTING GALA 2014AZIMUT – BENETTI

Em Monte Carlo, toda a experiência italiana do luxo

O “Yachting Gala” 2014 foi um sucesso ressoante. O exclusivo e tradicional evento, o qual Azimut-Benetti e parceiros dedicam aos fãs de iates de luxo em várias partes do mundo, recebeu mais de 600 integrantes da elite mundial em um ambiente de prestígio: o Principado de Mônaco.

Este ano, o evento tradicionalmente espetacular teve um apelo italiano ainda mais forte. A sétima edição do Yachting Gala Azimut-Benetti em Monte Carlo foi concebido como uma festa surpreendente dedicada a todos aqueles que compartilham e promovem a excelência náutica italiana da Azimut-Benetti no mundo.

Durante o fim de semana de 28 a 29 de junho, mais de 600 convidados participaram de passeios de mar e visitaram os muitos iates expostos na nova Monaco Yacht Club, aberto apenas alguns dias antes. Entre os representantes da filial brasileira da Azimut Yachts, com grandioso centro de produção instalado na cidade catarinense de Itajaí, estiveram o CEO Davide Breviglieri e o diretor comercial Francesco Caputo, além de uma delegação de clientes brasileiros de várias partes do Brasil. O resultado foi a exibição de pura beleza que se destacou no cenário fabuloso de Mônaco, enriquecida pela sedução das novidades. A imponente frota de 18 iates exposta contou com a estreia mundial exclusiva de duas

da redaçãofotos: divulgação

DESTINOS

Page 15: Revista Estação - Edição 28 de Agosto

28

Rev

ista

Est

ação

29

Revista E

stação

grandes embarcações do grupo, a Benetti Tradition Supreme 108 e a Azimut Grande 95 RPH que serão as principais atrações dos salões náuticos durante o outono europeu.Além disso, o “Yachting Gala” 2014 apresentou o intenso estilo de vida italiano, inspiração não apenas da Azimut-Benetti, mas também devido ao valor e qualidade de seus parceiros: importantes marcas renomadas no mercado mundial que refletem o melhor do gosto e estilo em perfeita harmonia com a filosofia do Grupo. Primeiramente, a lendária marca de carros de luxo Maserati, com 100 anos no mercado colocou seus carros à disposição dos convidados. Os parceiros Volvo Penta e Cummins, os principais fornecedores de motores para os iates Azimut-Benetti também foram destaques além da presença

de outros importantes parceiros. A bebida foi fornecida pela marca de luxo Beluga, especializada em vodka e spirits, e 3 adegas de Veneto, Cà di Rajo, Ottella e Fontanina.Outros exemplos da excelência dos produtos italianos apresentados em Monte Carlo: o histórico tecido de linho Caprai e as criações de Cruciani, um novo ícone da moda; as soluções de design de interiores para aeronaves de luxo projetadas pelo Grupo Mecaer Aviation; o design do mobiliário totalmente eco-friendly e elementos decorativos produzidos por Kube Design, marca distribuída pela Officina dele Idee; e os acessórios e iluminação da Imex. Esses parceiros fizeram do “Yachting Gala” uma experiência marcante com o autêntico estilo de vida italiano.

Em matéria de novos iates, “My Paradis”, com novo nível de entrada tri-deck da linha Benetti Class de Deslocamento. O iate foi equipado com um novo sistema híbrido que vai permitir a navegação não só com os motores principais tradicionais, mas também através de dois motores elétricos de 35 kW.

O design exterior por Stefano Righini é marcado por elementos técnicos e estilísticos que o tornam altamente inovador. Outro ponto de destaque foi a Azimut Grande 95 RHP, uma joia de 28 metros da coleção Grande, uma colaboração entre Stefano Righini e o Estúdio de arquitetura Salvagni.

Outro destaque do fim de semana do festival - que iniciou às 10 horas no sábado, 28 de junho, no Monte Carlo Yacht Clube com testes de navegação e passeios - foi o Jantar de Gala Salle d´Or no Fairmont Hotel. A noite foi marcada pela música e entretenimento com destaque para o DJ, open bar, fogos de artifício e show de mágica.

AZIMUT |BENETTI GROUP

Azimut / Benetti é o maior e mais prestigiado construtor mundial de iates e meg iates. Com presença em 68 países e uma rede de 138 escritórios de vendas e serviços, o Grupo inclui as empresas bem conhecidas Azimut Yachts e Benetti, cada

um deles dedicado a um segmento de mercado diferente. O grupo também inclui Yachtique, divisão de serviços reservada exclusivamente para os proprietários de barco, e por Fraser Yachts, intermediação, venda e fretamento especializado.

Page 16: Revista Estação - Edição 28 de Agosto

30

Rev

ista

Est

ação

31

Revista E

stação

PALESTRAS DE QUALIFICAÇÃO E MOTIVACIONAL PREPARAM PROFISSIONAIS NO VI FTN

A VI edição do FTN (Fórum de Turismo de Negócios), que será realizada nos próximos dias 29 e

30 de setembro, no Hotel Majestic, em Florianópolis (SC), vai contar com diversas palestras de qualificação e motivacional direcionada aos profissionais de turismo. O objetivo é preparar os profissionais à lidar com entraves, como exemplo os períodos sazonais, e para que comercializem e divulguem de forma sustentável os destinos, produtos e serviços de turismo. Com 18 anos de experiência como palestrante motivacional e profundo conhecimento do mundo corporativo, Augusto Gomes promete um show com a Palestra de Vendas: Este território é meu! Gomes trabalha questões como: clareza das metas, atitude diante das metas e das, objeções, criatividade frente às variações do mercado, importância do trabalho em equipe, foco, boa relação com os clientes e com a própria equipe a que pertence, comprometimento com a empresa e sua missão e melhora da auto-estima. O palestrante comanda dinâmicas hilárias, envolventes, focadas no tema e com a participação intensa de todo o público. Tem em seu currículo trabalhos como mímico contemporâneo, atuações em peças de teatro como ator e palestras realizadas para grandes empresas como Volkswagen, Natura, Ford, Kodak, Nestlé, Petrobras,

GM do Brasil, Metrô e Credicard. Os profissionais de turismo poderão conhecer mais e melhor para vender e divulgar os destinos, produtos e serviços de turismo. Entre as palestras de qualificação estão: a Operadora Panamenha Arco Irís - com Venda mais Panamá, Air Europa e suas mais novas Rotas (Empresa Espanhola), Guadalajara (México), Rede Dom Pedro Hotéis (Portugal), Câmara do Comércio da China – China e seus Encantos, Itália Câmara do Comércio, EUA CVB. Haverá ainda palestra da Santur (Órgão Oficial do Turismo de Santa Catarina) – Conheça mais Santa Catarina. Os agentes de viagem vão conhecer melhor os principais destinos do Estado catarinense, da Operadora de Israel e da Costa Rica, além do México-Guadalajara. O FTN terá caravanas saindo de São Paulo, Rio Grande do Sul e Paraná, com transporte free para convidados, agentes de viagens

da redaçãofotos: divulgação

ECONOMIA

Page 17: Revista Estação - Edição 28 de Agosto

32

Rev

ista

Est

ação

33

Revista E

stação

10 JOVENS EMPREENDEDORES DE SUCESSO PARA SE INSPIRARBEN KAUFMAN

Em 2007, a revista norte-americana Inc nomeou Ben Kaufman como o melhor empreendedor do ano com menos de 30 anos. Na época, ele tinha 20 anos e tinha criado a Mophie, uma empresa que produzia acessórios para iPod. A partir daí, ele descobriu sua paixão de empreender. Em 2009, ele criou o site de crowndsourcin Quirky. “Pessoas comuns podem ter grandes ideias e grandes ideias devem estar disponíveis para o maior número de pessoas. Muitos já tinham falado de cocriaçao, mas foi a Quirky, empresa fundada por Ben, que demonstrou que esta lógica realmente fazia sentido”.

DREW HOUSTON

O Dropbox foi fundado em 2007 pelos empreendedores Drew Houston e Arash Ferdowsi. Houston se formou no MIT e trabalhou nas startups Bit9, Accolade e Soft Servo antes de ter a ideia de criar o Dropbox. “Drew e seu time usaram como cartilha todas as técnicas especializadas para startups que conhecemos hoje, e são um exemplo de como uma coisa que já existia antes pode ser revisitada de uma forma nova e no momento certo, para só então ganhar o mundo em volume massivo”.

EDEN FULL

A jovem empreendedora já esteve na lista da revista Forbes “30 under 30” na categoria Energia e Indústria três vezes seguidas, inventou a SunSaluter, um captador solar, e estuda engenharia mecânica na Universidade de Princeton. “Conheci a Eden em um evento da Ashoka em San Diego no ano passado. A história dela é incrível e inspiração para qualquer pai que quer uma filha brilhante como eu. Quanto tinha 9 anos, ela ganhou um brinquedo movido a energia solar do pai e passou a estudar mais sobre energia solar pelo Google. Depois foi para a faculdade de engenharia e desenvolveu um captador solar que gera energia e ainda filtra água”,

KEVIN SYSTROM

Kevin Systrom, fundador do Instagram, se formou em gestão de ciência e engenharia na Universidade de Stanford em 2006 e trabalhou durante dois anos no Google. Para Camila, o empreendedor com uma paixão que aliava redes sociais e fotografia criou o aplicativo que hoje é referência mundial. Em 2012, a startup foi vendida para o Facebook por 1 bilhão de dólares.

NICK D’ALOISIO

O empreendedor lançou a startup Summly, que agrega notícias no celular, em dezembro de 2011, quando tinha apenas 15 anos. No ano passado, o Yahoo! comprou a startup e o valor estimado da venda era de 30 milhões de dólares. “O caso do Nick é uma inspiração não só pelo valor que ele recebeu, mas principalmente por mostrar que é possível que adolescentes aprendam a programar, criem coisas legais, fundem negócios e atraiam consumidores”. NATHAN BLECHARCZYK, JOE GEBBIA, E BRIAN CHESKY

A startup Airbnb possui uma plataforma que ajuda viajantes a encontrar quartos, apartamentos ou casas ao redor do mundo. Fundada em 2008 pelos empreendedores Joe Gebbia, Brian Chesky, e Nathan Blecharczyk, eles já receberam investimentos de mais de 325 milhões de dólares. “O AirBnb é um dos serviços mais disruptivos criados nos últimos anos. Além de reduzir preços para os viajantes, permitiu não só que pessoas tivessem uma renda extra alugando cômodos ou suas próprias casas, como também toda uma economia à parte do que tradicionalmente chamamos como setor imobiliário”.

MATTHEW CORRIN

A primeira loja da Freshii, especializada em comida saudável, foi inaugurada em 2005, em Toronto, no Canadá. Após muitos almoços não muito saudáveis, o empreendedor Matthew Corrin queria criar um modelo de negócio escalável que pudesse mudar a maneira como as pessoas comiam. Hoje, a rede cresceu e está presente em vários países. “Recentemente criou a Fresh Startups, um programa especial para investimento em startups ligadas à saúde e bem estar”.

da redaçãofotos: divulgação

ECONOMIA

Page 18: Revista Estação - Edição 28 de Agosto

34

Rev

ista

Est

ação

35

Revista E

stação

BEL PESCE

A paulistana voltou ao Brasil depois passar sete anos nos Estados Unidos e fundou a escola de desenvolvimento de talentos FazINOVA que conta também com uma plataforma online de cursos gratuitos. Bel estudou no Massachusetts Institute of Technology (MIT) e trabalhou na Microsoft e no Google durante sua temporada no exterior. “Com seu livro ‘A Menina do Vale’, ela ajudou a tornar a palavra empreendedorismo conhecida por muitos adolescentes e pessoas que até então estavam fora do mundo empreendedor”.

BEN SILBERMANN E EVAN SHARP

O Pinterest já foi classificado pela revista Time como um dos “50 Melhores sites de 2011” e até hoje é uma rede social popular. O confudador e CEO da startup Ben Silbermann (à direita) se formou na Universidade de Yale e trabalhou no Google antes de começar a trabalhar no projeto que viria a ser o Pinterest. No começo a rede não tinha ganhado a atenção de usuários, mas ele não desistiu da ideia.

GABRIEL BENARRÓS

Gabriel Benarrós nasceu em Manaus e é formado em economia comportamental pela Universidade Stanford, dos Estados Unidos. Para Nakagawa, Benarrós representa outro tipo de sonho: ir para o Vale do Silício e voltar para empreender em seu país. “Ele foi para Stanford, criou um negócio de vendas de ingresso, recebeu investimento do seu professor e voltou para o Brasil, para a sua cidade natal. Testou o modelo de negócio em Manaus e, depois de validado, expandiu o negócio para outras capitais brasileiras”, completa.

Page 19: Revista Estação - Edição 28 de Agosto

36

Rev

ista

Est

ação

37

Revista E

stação

PORTO NACIONAL OFERECE HISTÓRIA, PRAIA E DIVERSÃO

Para quem está na capital tocantinense, uma das boas opções é apreciar uma praia com cenários e opções diversas: a

de Porto Real, localizada na histórica Porto Nacional, a 52 quilômetros de Palmas. Instalada em uma ilha decorrente da formação do Lago da UHE Lajeado, o atrativo oferece um visual vislumbrante, especialmente durante a travessia. Some-se a isso, a possibilidade de um tour cultural pelo Centro Histórico da cidade. Com abertura realizada dia 14 de junho continuará aberta até 28 de julho.

Além da boa infraestrutura – com equipamentos fixos e temporários – tem como diferencial a oferta de ambientes sombreados por imensas mangueiras e bambuzais, que amenizam o clima. Durante a travessia, que pode ser em voadeira ou em balsas, o olhar “se perde” na imensidão do azul das águas do rio Tocantins. O melhor: o acesso à praia é grátis, quando feito pela balsa. Para quem tem pressa de chegar, vale optar por uma das dezenas de voadeiras ao valor de R$ 2 reais, a cada trecho.

A praia é ideal também para quem tem a companhia de crianças. Um espaço demarcado sinaliza áreas destinada a elas. Isso sem contar os aparelhos de lazer com peças de Parque de Diversões instalado em área sombreada. Some-se a isso, um espaço de Educação Ambiental, sob a coordenação da Prefeitura, com o objetivo de entreter educando a criançada com pescarias, brincadeiras de caráter ecológico e atividades de arte-educação. Uma dezena de bares e restaurantes oferecem cardápios variados, intercalando a tradicional galinhada, com peixes de água doce a preços bastante acessíveis.

CIDADE HISTÓRICA

Durante este período de veraneio aumenta o número de turistas também na cidade. Não é pra menos. Tombada pelo Patrimônio Histórico

Nacional, a parte antiga de Porto retrata a história da cidade e do próprio Tocantins. O cenário é composto por ruas antigas, ladeadas por casarões coloniais. Um dos principais cartões postais, a Catedral de Nossa Senhora das Mercês foi fundada em 1894. Possui colunas e arcos em pedra e tijolo que evocam o estilo romântico de Toulouse, França.

Mas o turismo em Porto Nacional não se restringe à parte antiga. A cidade também tem características do novo facilmente contemplada através de um passeio pela avenida Beira Rio. É uma área que agregara atividades turísticas, de esporte e lazer às margens do Lago com infraestrutura e equipamentos que incluem desde um anfiteatro a bares e restaurantes. O local é palco para realização de grandes eventos cívicos, esportivos e culturais.

O que: Praia de Porto Real.Onde: Porto Nacional, a 52 quilômetros de Palmas.Acesso: balsa (grátis) ou voadeiras (R$ 2,00 por trecho).

da redaçãofotos: divulgação

BRASIL

Page 20: Revista Estação - Edição 28 de Agosto

38

Rev

ista

Est

ação

39

Revista E

stação

Page 21: Revista Estação - Edição 28 de Agosto

40

Rev

ista

Est

ação

41

Revista E

stação

LITORAL NORDESTINO:

MARAGOGI

Litoral Norte de Alagoas cai no gosto do turista europeu, com 22 Km de belas praias que reservam uma doce

surpresa ao visitante

A natureza foi bastante generosa com o Estado de Alagoas, que abriga em seus 230 quilômetros de costa nada menos que 17 lagoas, dezenas de praias e rios, destacando-se o São Francisco com quase 200 quilômetros de extensão. No entanto, é no litoral norte do Estado, também conhecido por Costa dos Corais, que se encontra o que há de mais paradisíaco e encantador em termos de praias e natureza exuberante. É nessa região que estão as conhecidas piscinas naturais de Maragogi, além de 11 novas praias, praticamente intocadas, prontas para serem descobertas pelos turistas.

De vila de pescadores, a cidade de Maragogi consagrou-se em poucos anos como o segundo pólo turístico de Alagoas. Atualmente, a cidade faz parte de um roteiro alternativo que leva o turista a conhecer outras faces do Estado e foge daquela habitual programação que englobava apenas as praias do Gunga, Barra de São Miguel e do Francês.Parada obrigatória para quem visita o Nordeste, Maragogi foi eleita como uma das quatro praias mais procuradas pelos

turistas europeus. A cidade oferece inúmeras atrações, principalmente aos adeptos de esportes náuticos, como mergulho, pesca submarina e iatismo. Ali também é ponto de partida para as dezenas de pequenas praias que circundam a região.

O litoral Norte de Alagoas é formado por praias de águas mansas, extremamente transparentes e de cores indescritíveis, transformando cada banho em uma verdadeira sessão de relaxamento. A principal atração da praia de Maragogi são as galés – piscinas naturais encontradas a 15 quilômetros da costa com no máximo um metro profundidade. Elas são formadas por uma série de recifes e corais que na maré baixa proporcionam um visual deslumbrante. Diariamente saem dos Hotéis e Resorts embarcações com destino às galés.

Sombra e água fresca

Considerado um dos melhores custos-benefícios do nordeste e a novidade do litoral de Alagoas, o Grand Oca Maragogi Beach & Leisure Resort está instalado na melhor região de praia totalmente ao estilo “pé na areia”. O Resort é perfeito para o descanso de famílias, programas de lua de mel e convenções. Possui 229 unidades habitacionais, divididas em apartamentos, bangalôs e suítes, decorados em estilo rústico. No quesito lazer é composto por piscinas integradas que atingem quase meio quilometro de extensão, apresentando diversas profundidades para atender crianças e adultos.

O Resort é rodeado por coqueiros e um imenso jardim que leva os visitantes até ao mar. Com uma equipe de recreação

da redaçãofotos: divulgação

DESTINOS

Page 22: Revista Estação - Edição 28 de Agosto

42

Rev

ista

Est

ação

43

Revista E

stação

caprichada, os hóspedes encontram inúmeras atividades de lazer durante todo o dia, além do fitness center, playground, sala de jogos, centro de mergulho, loja de artesanato,conveniências e boate. Ponto forte do Grand Oca é a gastronomia com seus quatro bares e dois restaurantes. O restaurante dos “Corais”, de cozinha internacional, oferece o melhor do serviço Buffet, além de apresentar o “show cooking” durante o jantar. Para os casais em viagem de lua de mel ou simplesmente comemorando o momento, a dica é o restaurante “IX´u”. O nome é uma homenagem a Deusa da Lua, simbolizando toda a feminilidade, o amor e ternura. O espaço só abre com reservas antecipadas e a cozinha oferecida é a “fusion”.

Passeios No litoral norte de Alagoas é possível realizar passeios de Catamarãs até as Galés (piscinas naturais) que ficam a seis quilômetros da costa. O horário do passeio é flexível devido à tábua de marés. Maragogi possui 34 bugueiros credenciados, que oferecem passeios de Buggy para até quatro pessoas passando pelo litoral norte (Maragogi, Burgalhau, Barra Grande, Antunes, Ponta de Mangue, Xaréu e Peroba) ou litoral sul (Camacho, São Bento, Salgado, Japaratinga, Bitingui e Barreiras do Boqueira). O passeio dura em média 2h30.

Como chegar Partindo de Maceió:

Seguir a rodovia AL — 101 Norte Distância: 127 Km

Partindo de Recife: Seguir a rodovia PE — 060 Sul Distância: 115 Km

Page 23: Revista Estação - Edição 28 de Agosto

44

Rev

ista

Est

ação