Revista Ilhabela #52

68

description

Edição 52 - Revista Ilhabela

Transcript of Revista Ilhabela #52

Page 1: Revista Ilhabela #52
Page 2: Revista Ilhabela #52
Page 3: Revista Ilhabela #52
Page 4: Revista Ilhabela #52

Sum

ário

24Roteiro de verãoAproveite suas férias nesse paraíso!

Foto

:Gui

lher

me

And

rade

Foto

: Gui

lher

me

And

rade

Page 5: Revista Ilhabela #52

08

36 38

40

Foto

: Div

ulga

ção

Gastronomia

Nana Caymmi no Julião

Programas de verão

Colégio ACEI- 20 anos

Revista Ilhabela é uma publicação da Ilha Editorial, Planejamento, Marketing e Distribuição LTDA. Rua Antenor Custódio da Silva, 197 - Ilhabela - SPFundador: Horácio Victor Nascimento de Andrade (1945-2003) - Diretor Comercial e Diagramação: Guilherme Andrade - Editora: Andréia Lima - Jornalista Responsável: Marisol Garcia - MTB 38294 - Tratamento de Imagem: Alexandre Lima - Colaboradores: José Augusto Menegatti - Publicidade e assinaturas: (12) 3896-6337 / (11) 2858-4802 / [email protected]. A Revista Ilhabela é uma publicação dirigida a moradores, veranistas, empresários, turistas e freqüentadores de Ilhabela e região. Os anúncios e ofertas aqui publicados são de inteira responsabilidade dos anunciantes. A reprodução de anúncios e reportagens só poderá ser feita mediante expressa autorização da Ilha Editorial. Contatos Tel: (12) 3896-6337 / (11) 2858-4802 www.revistailhabela.com.br - e-mail: [email protected]

Foto

: Div

ulga

ção

Foto

: Div

ulga

ção

Foto

: Gui

lher

me

And

rade

Page 6: Revista Ilhabela #52

Edito

rial Caro leitor,

Chegamos a mais uma temporada de Verão, época em que Ilhabela se prepara para receber milhares de turistas brasileiros e estrangeiros que desembarcam por aqui em busca de lazer, descanso e diversão.

Para receber este público, a cidade conta com uma bem estruturada rede de produtos e serviços, que oferecem tudo o que o turista precisa para aproveitar o melhor da estação. São bares e restaurantes, hotéis e pousadas, lojas, agências de passeio e prestadores de serviços nos mais diversos segmentos, que trabalham duro o ano inteiro para receber os visitantes na temporada.

E para mostrar as novidades que esperam pelos turistas neste verão e dar dicas de como aproveitar o melhor de Ilhabela, nossa edição especial de temporada tem matérias exclusivas para quem vai passar as férias ou finais de semana por aqui, com roteiros turísticos e todas as novidades que os empresários da região prepararam para a ocasião.

Em nossa matéria de capa, conheça opções de lazer, esporte e turismo que vão muito além das belas praias da Ilha e em Litoral em Revista, fique por dentro das últimas notícias da região. E para você aproveitar o calor sem prejudicar sua pele e sua saúde, uma entrevista com o dermatologista Dr. Marcus Maia, um dos maiores especialistas em fotoproteção do país, traz dicas importantes para quem vai passar o verão no litoral.

Nossas páginas trazem ainda as programações de verão do Sea Club e do Shopping Ardhentia, as previsões astrológicas para 2013 e um artigo sobre Treinamento Funcional, modalidade esportiva que tem feito sucesso nas academias e que tem como objetivo promover a saúde e o bem-estar físico em todas as idades.

Para finalizar, José Augusto Menegatti fala sobre a importância da ingestão de líquidos para o bom funcionamento do organismo e dá dicas precisas de como manter seu corpo hidratado durante as atividades físicas.

E como estamos nos aproximando das festas de fim de ano, aproveitamos para desejar aos nossos leitores, clientes e amigos, Feliz Natal e um Ano Novo cheio de Saúde, Paz e Prosperidade!

Andréia Lima e Guilherme AndradeEditores

Foto capa: Guilherme Andrade

6 - REVISTA ILHABELA

Page 7: Revista Ilhabela #52
Page 8: Revista Ilhabela #52

COLÉGIO ACEI ANGLO ILHABELA – 20 anos fazendo a diferença!

A ACEI, Associação Cultural e Educacional de Ilhabela, completou 20 anos em 2012! A

data foi significativa, marcada por muitas comemorações, mudanças e realizações. A Associação é administrada por um Conselho Diretor constituído por 12 membros, entre pais e profissionais do Colégio. Coincidentemente, na gestão 2011-2013, são 12 mulheres! A presidente do Conselho é a professora Carmen de Freitas Gubany.

O Colégio ACEI mantém os cursos de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio e possui a opção de período integral para a Educação Infantil. Tem como Missão: “proporcionar educação de qualidade para crianças e adolescentes, favorecendo seu desenvolvimento intelectual, emocional, físico e social, motivando-os a conquistar autonomia e responsabilidade, preparando-os não só para a Universidade, mas também para a vida”.

Fotos: Divulgação

Educação

Page 9: Revista Ilhabela #52

É Anglo!A ACEI é integrante do Sistema Anglo de Ensino, cuja metodologia tem uma história de sessenta e dois anos de sucesso, com liderança absoluta de aprovação nos vestibulares das melhores Universidades. Utiliza recursos de apostila, CD-ROM e portal de pesquisa na Internet. Todo material pedagógico é cuidadosamente atualizado a cada ano. O quadro docente e a equipe técnica do Colégio ACEI são constituídos por profissionais altamente capacitados, que recebem apoio pedagógico do Anglo, participando, inclusive, de Congressos promovidos pelo Sistema. Para 2013 a ACEI vai oferecer aulas de Língua Inglesa desde a Educação Infantil. As aulas de Língua Espanhola iniciam-se no 6º Ano do Ensino Fundamental.

Durante o ano letivo o Colégio proporciona eventos em datas comemorativas, buscando a parceria escola e família, e estreitando os laços de compromisso com a aprendizagem dos alunos. A Feira Cultural, a Festa do Folclore e a comemoração do dia da Consciência Negra são exemplos de eventos que envolvem nossos alunos e nossa comunidade. A ACEI desenvolve também outras atividades extracurriculares, cujo destaque são os Jogos da Primavera: a Corrida de Aventura é um evento esportivo aguardado ansiosamente por todos os alunos. Preocupado com a prática e vivência da cidadania, o Colégio é integrante do PROGRAMA DE ESCOLAS ASSOCIADAS – UNESCO (PEA – UNESCO), fazendo parte de um grupo de 200 escolas brasileiras que desenvolvem projetos ligados à UNESCO. Este foi o “Ano Internacional das Cooperativas e da Energia Sustentável para todos”, e seus

alunos se envolveram em pesquisas sobre estes temas.

InstalaçõesO Colégio ACEI está instalado num prédio amplo, equipado adequadamente à prática pedagógica, com salas ambientes, arborizado e de fácil acesso. A Associação, neste ano, investiu em campanhas para melhorar as instalações, o que influencia diretamente os resultados do processo ensino-aprendizagem. O Projeto Climatização promoveu a instalação de aparelhos de ar condicionado nas salas de aula e o Projeto Imagem e Ação promoveu a compra de TVs 42 polegadas que serão utilizadas em salas de aula, como uma alternativa para a sala de vídeo. O próximo projeto, para 2013, objetiva a cobertura da quadra poliesportiva.

Conselho Estudantil Neste final de ano, a grande novidade é a formação do Conselho Estudantil, composto por alunos do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio. Os alunos opinam, participam,

apontam, promovem... E assim, o Colégio ACEI inicia um modelo de gestão baseado na participação de todos os envolvidos.

Uma escola de “valores”“Parceria escola-família, clima de acolhimento, ética e cidadania, criatividade e espírito crítico, respeito à diversidade e responsabilidade ambiental”: são os valores que norteiam a nossa Missão. Quanto ao futuro, nossa Visão é: “ser um Colégio de referência pela qualidade em educação, reconhecido pelos resultados do processo ensino-aprendizagem e desenvolvimento humano”.

Page 10: Revista Ilhabela #52

MADEIRA TRATADA (AUTOCLAVADA) E ENGENHEIRADA (MLC)

Pense verde! Utilize madeira de reflorestamento.

A TECMA - Tecnologia em Madeira, vertente do Grupo Valpanema, empresa especializada no plantio de pinus e eucalipto e produção de

madeira manufaturada para a indústria do mobiliário e da construção civil, possui a linha ECO de produtos de pinus tratado (autoclavado), destinada a revestimento, acabamento e estrutura: deck, assoalho, prancha, viga, tábua, caibro, forro e divisória. Neste sistema de tratamento é utilizado um preservativo aplicado sob alta pressão, por meio de autoclave, que visa proteger a madeira contra agentes biológicos em geral.

E agora, a empresa, utilizando técnicas internacionais, traz para o mercado da construção civil, elementos estruturais em Madeira Laminada Colada (MLC), que aliam design à função estrutural, valorizando o aspecto visual de residências, ginásios esportivos, galpões comerciais ou industriais, auditórios, pontes e passarelas, templos religiosos, entre outros tipos de construções.

Trata-se da união de peças menores, denominadas “lamelas”, que, unidas com uma cola importada de alta qualidade, são sobrepostas e prensadas umas às outras, formando elementos com dimensões bem maiores, tais como pilares e vigas, retas ou em arcos, que acabam por ser mais resistentes que madeiras de lei em geral.

Estas peças estruturais, as vezes com grandes dimensões e formas curvilíneas,

são bastante inusitadas e atraentes, criando-se uma linguagem arquitetônica ímpar. Pois, onde normalmente seria empregado o aço ou o concreto, usa-se a madeira aparente, resultando em ambientes muito mais aconchegantes.

Prensa vertical hidráulica - Fábrica Tecma

Arena de Equitação

Vigas de MLC (s/ acabamento) -Fábrica Tecma

Passarela

Teatro

Page 11: Revista Ilhabela #52

É uma técnica muito difundida e utilizada no exterior, em países da Europa e nos EUA, e agora passa a ser uma realidade no Brasil.Toda esta experiência internacional mostra que não há limites na utilização de estruturas em madeira MLC, de modo que se torna viável sua aplicação nos equipamentos residenciais e urbanos dos mais variados tipos. A vantagem de toda essa tecnologia apresenta-se de forma indiscutível quando se trata de agregar segurança estrutural à

beleza, longevidade das construções e facilidade e agilidade na montagem das estruturas.

Há peças de medidas padronizadas com 5, 6, 8 10 e 12 m, mas que também podem ser feitas sob encomenda, para projetos específicos com comprimentos de até 20 metros, possibilitando vencer grandes vãos livres. Sob a supervisão técnica especializada, a produção em escala, baseia-se em fichas técnicas, apontando os limites de esforços a que se submetem de acordo com testes elaborados pelo Lamen – Laboratório de Madeira e Estruturas de Madeira, da Universidade de São Paulo (USP).

Por utilizar sementes com melhoramento genético, aplicar as técnicas de plantio e manejo florestal mais modernas, tais como desbaste seletivo e derrama (remoção do galhos nos seis primeiros anos), a Valpanema, com seus 3.000 hectares de reflorestamento, viveiro e usina de autoclavagem próprios, produz madeira de excelente qualidade.

Sendo assim, ao comprar os produtos da marca TECMA tem-se a certeza de se estar comprando um produto cuja qualidade esta presente em toda a sua cadeia produtiva, desde os viveiros, passando pelo campo, serraria e estufas para secagem de madeira, até a fábrica de Madeira Laminada Colada (MLC). Além da vantagem de se comprar diretamente de quem produz.

Ademais, comprando produtos sustentáveis e ambientalmente corretos, pois neste caso trata-se de madeira de floresta cultivada, evita-se a derrubada das matas nativas brasileiras.

A TECMA é representada com exclusividade, no litoral norte de SP, pela Chácara Pau-Brasil, onde possui um show-room de MLC.

Maiores informações: (12) 3896-1617Av. Princesa Isabel, 1.788 – Perequê – Ilhabela/[email protected]

Edifício Comercial

Produção viga curva MLC - Fábrica Tecma

Pergolado

Adega

Residência

ArquiteturaSustentável

Page 12: Revista Ilhabela #52

Ótica São Sebastião amplia suas instalaçõesPresente há mais de 30 anos no Litoral Norte, a Ótica e Relojoaria São Sebastião é uma das lojas mais tradicionais em seu segmento na região e conta com filiais em Ilhabela, São Sebastião e Caraguatatuba.

A filial de Ilhabela, comandada pelo empresário Edilson Onoda, foi inaugurada há onze anos e desde

então oferece uma grade variedade de produtos nacionais e importados, como relógios masculinos, femininos e infantis de marcas como Technos, Citizen, Cassio, Orient, Champion, Reef, Rip Curl e Suunto, óculos solares Ray Ban, Guess, Oakley, Victor Hugo, Absurda, Quicksilver, Evoke, HB e Vulk, entre outros, linha receituário das marcas Wilson, Benetton, Guga Kuerten, Ana Hickmann e Guess, lentes alemãs Zeiss, considerada a melhor empresa de lentes oftálmicas do mundo, lentes Varilux, lentes de contato, óculos solares e de grau para crianças e acessórios em ouro, prata e folhados.

Para garantir mais conforto e comodidade aos seus clientes, a loja passou recentemente por uma ampliação, ganhando mais espaço para a exposição dos produtos e para o atendimento ao público, que é feito por uma equipe de profissionais experientes e capacitados, que apresentam as diversas opções e modelos disponíveis e, se necessário, orientam a escolha.

Promoção de Natal – durante o mês de dezembro, nas compras entre R$ 50 e R$ 149 os clientes concorrerão a diversos prêmios e nas compras acima de R$ 150 participarão do sorteio de uma bicicleta.

Avenida Princesa Isabel, 1173 – Perequê Tel. (12) 3896-2221

12 - REVISTA ILHABELA

Page 13: Revista Ilhabela #52

Novas coleções PUC Beachwear e Pakita, na Ilha Kids

A Ilha Kids, loja de Ilhabela voltada exclusivamente ao público infantil, está cheia de novidades para os meninos e meninas que vão curtir o verão na praia. São roupas e

acessórios leves e confortáveis, com coleções coloridas e cheias de energia que convidam os pequenos aproveitar o melhor da estação.

PUC BeachwearA coleção Verão 2013 de roupas de praia da PUC traz, além dos tradicionais biquínis, maiôs e sungas super coloridos, uma linha de produtos exclusivos, como toalhas, saídas de praia, cangas, bóias, bolsas e chapéus, com estampas divertidas para meninos e meninas. Para os bebês, destaque para os conjuntos de biquíni ou sunga com chapéu, que ajudam a manter os pequenos protegidos do sol. A marca traz ainda vestidos, shorts, bermudas, chinelos, bonés e saídas de banho em cores e estampas que são a cara do verão.

PakitaInspirada no mar e no clima de calor e alegria que o verão nos traz, a nova coleção da Pakita surpreende pelos detalhes, sem perder o conforto e a versatilidade que o ritmo das crianças exige. Com o tema “Aventuras de Verão”, a marca apresenta roupas e acessórios com cores e estampas vibrantes, tecidos leves e confortáveis e modelagem que privilegia o movimento e a descontração infantil. São vestidos e macacões fresquinhos, diversos modelos de shorts, mini saias, regatas e camisetas, além de conjuntos que combinam chapéus, cintos e outros acessórios, criando looks cheios de charme.

A Ilha Kids fica no Shopping ArdhentiaAvenida Princesa Isabel, 809 Praia do Perequê.

LitoralemRevista

Page 14: Revista Ilhabela #52

Brasa Quintal do Churrasco

É impossível negar: praia e churrasco formam uma combinação perfeita! Prova disso é que praticamente

todas as casas no litoral, sejam grandes ou pequenas, de residência ou veraneio, têm uma churrasqueira como parte integrante de sua área de lazer.Para atender este público ávido por especialidades que possam ser assadas na grelha, a Brasa Quintal do Churrasco traz para Ilhabela uma linha de produtos que vão tornar as tardes ao redor da churrasqueira ainda mais gostosas e mostrar que o churrasco pode se transformar em uma verdadeira experiência gastronômica, com artigos gourmet e ingredientes especiais.Inaugurada no início de dezembro, na Praia do Perequê e de frente para o mar, a nova loja é uma iniciativa dos jovens empresários Aline Corrêa e Rodrigo Albertazzi, que deixaram de lado a correria e o stress da capital paulista para investir em um negócio no litoral. “Já frequentávamos a

Ilha há muito tempo e quando decidimos investir em um negócio aqui, realizamos uma pesquisa de mercado que nos apontou uma crescente demanda, não suprida pelo comércio local, por produtos variados e de qualidade para compor o churrasco da atualidade, chamado de ‘churrasco gourmet’”, explicam os sócios.O resultado da pesquisa, somado à experiência dos dois nos churrascos de família, ele, filho de argentino, acostumado desde pequeno aos rituais em torno da grelha, e ela gaúcha, habituada a participar das reuniões familiares sempre acompanhadas por uma boa carne assada na brasa, levou a criação de uma loja especial, desde a concepção, com projeto assinado pela arquiteta Flama

Sávio, especialista em lojas de luxo e responsável por projetos de marcas como Armani, Loui Vuitton, Ermenegildo Zegna e Gucci, até a escolha minuciosa dos produtos, que privilegia a qualidade, variedade e sabor.Entre os produtos disponíveis na loja, estão cortes especiais como bife de chorizo, ancho e de tira, picanhas nacionais e importadas e Kobe (sob encomenda), cortes de cordeiro, de frango e suínos, linguiças artesanais,

LitoralemRevista

queijos e pães, temperos e condimentos especiais. Para acompanhar, cervejas artesanais, nacionais e importadas, destilados, águas e sucos e uma adega com rótulos selecionados, em parceria com a importadora VINCI. “Nossa proposta é oferecer tudo o que é preciso para fazer um bom churrasco, desde o carvão até cortes especiais de carnes nobres”, contam Aline e Rodrigo.

A loja abre todos os dias e conta com serviço de entrega para residências, barcos, marinas, iate clubes e condomínios.

Av. São João, 133 – loja 3 – Perequê | Tel. (12) 3896-5927www.quintalbrasa.com.br

Foto

s: G

uilh

erm

e A

ndra

de

Page 15: Revista Ilhabela #52
Page 16: Revista Ilhabela #52

Rochinha inaugura sorveteria em Ilhabela

Com três décadas de tradição na fabricação de sorvetes, a Rochinha iniciou sua produção para atender

as praias do Litoral Norte de São Paulo, onde se tornou conhecida pela qualidade e sabor inconfundíveis de seus picolés e sorvetes de massa. O sucesso conquistado por aqui levou a marca a vender seus produtos também na capital paulista, Litoral Sul e no Rio de Janeiro.

Seja nas sorveterias, como a recém-inaugurada em Ilhabela, ou nos carrinhos presentes em quase todas as praias da região, os sorvetes Rochinha são uma opção saborosa e saudável, já que só utilizam

frutas naturais em sua formulação e estão disponíveis em 30 sabores de picolé e 32 sabores de massa, incluindo opções com 0% de lactose e 0% de açúcar.

Na sorveteria de Ilhabela, instalada no bairro do Perequê, é possível experimentar as diversas opções de sabores, como os picolés de coco branco, iogurte com frutas vermelhas, jabuticaba, tangerina e até jaca, ou as versões em massa como brigadeiro, coco com abóbora, cupuaçu, ferrero rochinha, frutas do bosque e passas ao rum, entre outros, servidos em casquinhas crocantes, taças ou por quilo. Outra novidade são os potes de 150 e

500ml, disponíveis em seis sabores: coco branco, flocos, milho verde, banana caramelada e amarena.A empresa oferece ainda serviços para festas e eventos, levando seus carrinhos de sorvete para casamentos, aniversários e confraternizações.

A sorveteria de Ilhabela fica na Rua Dois Coqueiros, 295 – Perequê | Tel. (12) 3895-1270www.sorvetesrochinha.com.br

LitoralemRevista

Page 17: Revista Ilhabela #52

11 5535-7170 | 11 5097-7180Al. dos Aicás, 1331, MoemaCEP 04086-003São Paulo - SP - [email protected]

Buffet PróprioAlta Gastronomia

Assessoria Projetos Personalizados

Várias Opções de Espaço

Realizando sonhosde forma completa.

Desde sempre, especialmente agora.

Desde sempre, especialmente agora.

Desde sempre,

www.saintmorits.com.br

Page 18: Revista Ilhabela #52

Nova coleção de verão da linha de sapatos retrô,

na Villa Rose Grelle

A loja de móveis e decoração Villa Rose Grelle agora conta com um espaço exclusivo voltado ao público feminino, que traz as novidades da coleção de verão da linha de sapatos

retrô, que desde o início do ano faz sucesso entre as clientes.

A ideia de trazer os sapatos para a Ilha surgiu porque a proprietária tem uma loja de calçados em Penedo, no Estado do Rio de Janeiro, e algumas clientes que compravam lá e que também frequentam a loja daqui começaram a fazer encomendas. Estes primeiros pares trazidos por encomenda chamaram a atenção de quem visitava a loja e novos pedidos surgiram.

Por isso, neste verão, a loja de Ilhabela reservou um espaço exclusivo para os sapatos, aumentando a variedade de modelos disponíveis e apresentando a nova coleção de verão, com sapatos, sapatilhas e sandálias confortáveis, delicados e muito femininos, sempre com uma forte influência retrô que nos leva ao lúdico, por conta das referências contidas em elementos da natureza como flores e bichinhos.

Avenida Princesa Isabel, 988 – Perequê (em frente ao Bradesco) | Tel. (12) 3896-5788.

LitoralemRevista

Page 19: Revista Ilhabela #52

Martins & Valdisserra em novo endereço

Desde novembro, a Martins & Valdisserra, empresa especializada na comercialização de madeira de reflorestamento tratada e

certificada, está atendendo seus clientes em novo endereço, na mesma rua, em frente ao escritório anterior.

Com ampla experiência no ramo, a empresa continua oferecendo a mesma linha de produtos, com eucalipto da espécie citriodora autoclavado com CCA (arseniato de cobre cromatado) para todas as aplicações, pinus serrado e autoclavado em forma de decks, assoalhos, forros e vigas além de bambus de várias espécies, treliças e ripas de bambu, armazenados em estoque local próprio e, portanto, com pronta entrega.

A empresa também conta com mão-de-obra de carpintaria especializada e qualificada com rapidez, pontualidade, compromisso com prazos de entrega, organização do trabalho além da conservação das condições de limpeza do local. Todos os funcionários trabalham devidamente identificados, uniformizados e dotados de EPI´s (Equipamentos de Proteção Individual).

Rua Gerson Peres de Araújo, 62 – Barra Velha | Tel. (12) 3895-1119

LitoralemRevista

Page 20: Revista Ilhabela #52

Papagaio: o mais tradicionalbar de praia de Ilhabela

Instalado sobre as areias da Praia do Curral, uma das mais famosas e agitadas de Ilhabela, o Papagaio tem mais de 20 anos de tradição e, graças à qualidade de seu cardápio, serviço de bar e atendimento diferenciado, se tornou ponto de encontro de

turistas, moradores e veranistas que visitam Ilhabela.

Seja pra tomar uma cerveja e petiscar enquanto curte a praia ou para saborear um delicioso almoço a beira-mar, o papagaio é o lugar ideal para quem busca o conforto de um bom serviço de praia, com guarda-sóis, mesas, cadeiras e espreguiçadeiras, ducha, salão com deck sobre a praia e atendimento à embarcações, com serviço de bote, pelo canal 68.

O cardápio traz desde petiscos tradicionais como Camarões Empanados e Isca de Peixe, até pratos sofisticados, a base de lagostas, peixes e frutos do mar. No bar, uma grande diversidade de drinks, caipirinhas e coquetéis, além de cerveja sempre gelada.

Durante a temporada, abre todos os dias, a partir das 9h.Praia do Curral – Ilhabela. Tel. (12) 3894-1878Serviço de bordo: Canal 68.

Fotos: Guilherme Andrade

LitoralemRevista

20 - REVISTA ILHABELA

Page 21: Revista Ilhabela #52
Page 22: Revista Ilhabela #52

22 - REVISTA ILHABELA

As paisagens de Ilhabela retratadas em peças de cerâmica

Quem anda pelas ruas de Ilhabela certamente já viu alguns dos trabalhos da ceramista Silvia Araújo, do Ateliê Cerâmica com Arte, que há trinta anos produz peças artesanais exclusivas que retratam o clima e as paisagens do arquipélago.

Entre os artigos que caracterizam o trabalho do ateliê, estão as placas multicoloridas, com números, nomes de ruas ou mensagens, instaladas nos muros e portões de muitas casas da Ilha, além das placas, painéis, pratos e outras peças que reproduzem paisagens locais, como a Igreja Matriz, o prédio do antigo Fórum e Cadeia, que hoje abriga a sede do Parque Estadual, casarões, praias, réplicas do mapa, plantas e pássaros nativos.

Na linha de artigos utilitários há diversos modelos de aparelhos de jantar completos, xícaras, canecas, pratos, travessas, cumbucas, porta-guardanapos, bules e leiteiras, entre outras peças, todas pintadas artesanalmente com esmaltes atóxicos, queimadas em forno elétrico a uma temperatura de 984°C, que além de levar charme e exclusividade à mesa, podem ir ao forno, micro-ondas e máquina de lavar louça.

Todo o trabalho é feito em cerâmica artesanal, com peças moldadas e esmaltadas uma a uma, utilizando as técnicas de baixo esmalte e corda-seca. Os trabalhos em corda seca são a especialidade de Silvia e as pinturas em baixo esmalte são obra do amigo e artista plástico Luiz Carlos Gil, que divide com ela o Ateliê.

Além da grande diversidade de artigos disponíveis para pronta entrega, também é possível encomendar peças exclusivas, com desenhos e formatos escolhidos pelo cliente, incluindo artigos que podem ser empregados na arquitetura das casas, como faixas para cozinhas e banheiros, painéis para piscinas e duchas, cubas para pias e o que mais a imaginação inventar!

O Ateliê Cerâmica com Arte atende em dois endereços:Barra Velha – Rua Espírito Santo, 145 | Tel. (12) 3896-5751Vila – Rua da Padroeira, 12 – Shopping Villa da Vila | Tel. (12) 3896-3304www.ceramicacomarte.com.br

LitoralemRevista

Page 23: Revista Ilhabela #52

Lampião Luz e Arte apresenta linha de cortinas de fibras naturais

Com a mudança de endereço, ocorrida no início deste

ano, para um imóvel mais amplo, a Lampião Luz e Arte, que há oito anos vende e fabrica luminárias artesanais, ganhou mais espaço e aumentou sua linha de produtos.Além da maior variedade de artigos de iluminação nacionais e importados e ventiladores, a loja agora oferece também novidades como a linha de cortinas de fibras naturais, em três versões distintas: As importadas da Indonésia, de acabamento finíssimo, em diversos modelos e tendo como base de material o bambu; as de junco, fibra típica da região Norte do Brasil, e as já tradicionais persianas de madeira, feitas de Araucaria angustifolia (ou pinho do Paraná), mas que agora contam com acabamentos mais modernos e em tonalidades e padrões diferentes. Ambas são provenientes de manejo controlado e sustentável.

As cortinas são feitas sob medida e podem ser do tipo painel (de correr), romana (de franzir) e rolô. “Além de cobrir janelas e oferecer mais conforto e privacidade aos ambientes, as cortinas que vendemos na loja também têm sido bastante procuradas para acabamento de forros e fechamento de armários, já que possibilitam o aumento da circulação do ar”, explica Silvia Cabral, proprietária da loja. Os diversos modelos, materiais e tonalidades das cortinas podem ser conferidos em amostras disponíveis no show room.

Rua Sérgio Rodrigues, 17 – PerequêTel. (12) 3896-1487.

Fotos: Guilherme Andrade

Page 24: Revista Ilhabela #52

Roteiro d e Verão

Pra quem vai passar as férias ou curtir a temporada por aqui, Ilhabela tem atrativos para todos os gostos.Para mostrar alguns deles, preparamos um Roteiro de Verão que traz cinco atividades imperdíveis pra você aproveitar o melhor da estação. Escolha o seu e divirta-se!

Castelhanos

Foto

s G

uilh

erm

e A

ndra

de

Page 25: Revista Ilhabela #52

Jabaquara

Bonete

Page 26: Revista Ilhabela #52

Passeio de barco até a Praia do Bonete

Voltada para o mar o aberto, a Praia do Bonete fica no extremo sul de Ilhabela

e guarda uma das paisagens mais bonitas da região. Só é possível chegar de barco ou a pé, por uma trilha de 13 quilômetros que atravessa a Mata Atlântica. Não há energia elétrica e a praia abriga a maior comunidade tradicional da região, onde vivem dezenas de famílias caiçaras que se dedicam à pesca e à atividades voltadas ao turismo.

Como a trilha é longa, não é aconselhável ir e voltar no mesmo dia, portanto, quem vai caminhando precisa passar pelo menos uma noite em uma das pousadas ou campings Foto: Guilherme Andrade

Page 27: Revista Ilhabela #52

locais. Para conhecer a praia num passeio de um dia, o ideal é ir de barco, aproveitar o dia e voltar no final da tarde.

Especializada em turismo náutico de alta qualidade, a Azul Marinho Tours oferece o serviço de taxiboat, com saídas regulares para a praia do Bonete na embarcação de passeio mais rápida de Ilhabela: um Flexboat de última geração, de 27 pés, com capacidade para 28 pessoas. Graças à alta tecnologia empregada em sua fabricação, é insubmergível e extremamente seguro e conta com dois motores de popa de 225HP, que possuem alto rendimento e baixa emissão de poluentes, obedecendo a rigorosas normas ambientais.

Comandado por Daniel Rodrigues, que nasceu em Ilhabela, viveu e trabalhou por

dez anos no Bonete e tem grande experiência nas áreas de navegação e turismo, o passeio dura o dia inteiro, partindo às 10h da manhã (ou no horário combinado entre o grupo) e retornando no final da tarde. Pra quem vai caminhando para o Bonete, também é possível fazer apenas a volta de barco, mas é preciso agendar com atencedência.

A agência também opera charters privativos, tem pacotes de turismo corporativo e confraternizações para empresas e, durante as noites de lua deste verão, terá um produto especial: passeios noturnos para grupos de até 22 pessoas, com duração aproximada de duas horas e parada para brinde no meio do canal.

Mais informações: (12) 9706-4646 ID: 114*82774

Foto: Guilherme Andrade

27 - REVISTA ILHABELA

Page 28: Revista Ilhabela #52

Passeio de jipe até a Praia de Castelhanos

Fotos: Guilherme Andrade

Page 29: Revista Ilhabela #52

A Praia de Castelhanos é a maior de Ilhabela. Com quase dois quilômetros de extensão, é formada por uma faixa de areia larga e águas agitadas e muito claras. Para chegar, é preciso cortar a Ilha de oeste a leste, através de uma estrada de 22 quilômetros que só pode ser percorrida por

veículos com tração 4x4. Difícil acesso? Na verdade, nem tanto! Para muita gente, atravessar a mata e percorrer o tortuoso e esburacado caminho até a praia é uma das atrações do passeio.Por isso, o passeio de jipe até Castelhanos se tornou um dos roteiros

mais procurados por turistas que visitam a cidade e é oferecido pela Associação de Jipeiros de Ilhabela e por todas as agências de turismo locais.

A aventura começa pela manhã, quando o grupo embarca no jipe e parte rumo à guarita que anuncia a entrada do Parque Estadual. Neste ponto, já é possível sentir o frescor e observar a enorme diversidade de espécies da Mata Atlântica. A partir daí, a subida até o topo da estrada é composta por diversos trechos íngremes e ao longo do caminho dá pra ver e ouvir muitos pássaros, além de lagartos, esquilos e outras espécies da fauna e da flora nativa. A primeira parada é no ponto chamado de mirante, de onde se tem uma bela vista para o mar e para a Baía de Castelhanos. Depois de tirar fotos e apreciar a paisagem, o jipe segue estrada abaixo, atravessa um rio e, finalmente, chega à praia.

Há estrutura turística, com restaurantes que servem comida caseira e serviço de praia, com mesas, cadeiras e guarda-sóis. O mar oferece boas condições para a prática de surf e mergulho livre e para quem gosta de caminhar, há uma trilha bem estruturada que leva à Cachoeira do Gato, maior queda d’água da Ilha, com mais de 70 metros de altura. E não se esqueça: é imprescindível levar um bom repelente, pois é impossível permanecer na praia sem proteção contra os selvagens borrachudos.

Page 30: Revista Ilhabela #52

Rapel na Cachoeira da Água BrancaAinda pouco explorado em Ilhabela, o Turismo de Aventura encontra por aqui uma enorme diversidade de atrativos, com dezenas de trilhas e cachoeiras que oferecem condições perfeitas para a prática da modalidade.

Para quem já pratica ou quer conhecer a atividade, a Equipe Macaco Prego oferece toda a estrutura necessária, desde aulas e treinamentos até equipamentos e suporte, combinando as mais modernas técnicas esportivas com as mais rigorosas normas de segurança e responsabilidade

ambiental promovendo ecoturismo e sustentabilidade.

Comanda por Danilo Godoy, especialista em técnicas de resgate e salvamento em altura, a equipe é formada por profissionais experientes e capacitados e opera diversos roteiros de Canionismo e Cachoeirismo, além de trilhas, expedições, Birdwatching e treinamento esportivo ao ar livre.Fo

tos:

Gui

lher

me

And

rade

Page 31: Revista Ilhabela #52

Para os iniciantes, uma boa pedida é o rapel na Cachoeira da Água Branca, que tem mais de 60 metros de altura e proporciona uma bela vista do canal de São Sebastião. A aventura começa com um treinamento, onde Danilo e sua equipe dão informações detalhadas sobre todo o roteiro, aula sobre segurança e princípios básicos da técnica. Depois de vestir e se familiarizar com o equipamento, todo fornecido pela equipe, o grupo aprende, na prática, a utilizá-lo, treinando primeiro num muro de pedras e depois em uma torre. Em seguida, uma trilha de 20 minutos que atravessa a Mata Atlântica e passa por ruínas das antigas instalações da usina de energia elétrica de Ilhabela, leva ao topo da cachoeira. Mais uma vez os equipamentos são testados e os conceitos de segurança repassados, para então começar a descida, feita sempre ao lado de um instrutor. O rapel termina com um delicioso banho na piscina natural formada pela queda.

Quem quiser ir mais longe, pode optar pelas aulas de Canyoning (ou canionismo), prática que consiste na exploração de cachoeiras com uso de técnicas verticais provenientes da escalada e espeleologia, tobogãs, rapel, saltos e flutuação. “Pretendo levar as pessoas a interagir de uma forma mais integral com a natureza. Ilhabela possui inúmeras cachoeiras que podem ser percorridas sentido montanha ou sentido mar, não importa, o importante é colocar pessoas interessadas em contato direto com este lado da Ilha tão abundante em surpresas”, explica Danilo.

Mais informações e reservas: (12) [email protected] www.macacoprego.org

Page 32: Revista Ilhabela #52

Curso de Vela na Praia da Armação

Eleita a Capital Nacional da Vela, Ilhabela tem condições perfeitas para a prática das diversas modalidades do esporte e quem quer aprender a velejar pode aproveitar as férias para fazer um curso e começar a navegar pelas águas do canal de São Sebastião.

32 - REVISTA ILHABELA

Page 33: Revista Ilhabela #52

A BL3, escola de vela que atua há 18 anos em Ilhabela, tem cursos que vão do nível básico ao avançado nas categorias Veleiros, Vela Oceânica, Windsurf e Kitesurf, incluindo aulas especiais para crianças. Para participar, basta saber nadar e ter mais de sete anos.

Os cursos, que têm aulas práticas e teóricas, são ministrados por profissionais experientes e incluem todo o equipamento necessário, além da estrutura da sede da escola, que fica na Praia da Armação e conta com botes infláveis para apoio aos velejadores, deck para lavagem de equipamentos, vestiários e lanchonete.

Para quem já sabe velejar, a BL3 oferece os serviços de locação de veleiro dingue, laser, Windsurf básico e avançado, além de stand-ups, caiaques, cadeiras de praia e guarda-sol. Também tem cursos de especialização avançados, treinamento para participação de regatas e charters de veleiros.

Durante a temporada, a escola promove ainda as concorridas Clínicas de Verão, onde crianças com mais de sete anos que querem aprender ou aprimorar seu velejo, podem se inscrever para aulas de veleiro (Optimist, Dingue e Open Bic) e windsurf.Mais informações: (12) 3896-1271 | [email protected] www.bl3.com.br

Foto: Guilherme Andrade

Page 34: Revista Ilhabela #52

Pedalada até a Praia do JabaquaraCom várias trilhas e muitas subidas e

descidas, Ilhabela é o cenário ideal para os adeptos de Mountain Biking, modalidade do ciclismo onde o objetivo é percorrer trilhas ou estradas de terra

transpondo irregularidades e obstáculos.

Tais características transformaram a Ilha em palco de competições importantes, como o XTerra Brasil, que todos os anos reúne centenas de atletas em uma das etapas do evento, que tem provas de corrida, mountain bike, natação e triathlon, e também serviram de inspiração para um dos maiores atletas de elite da modalidade, o mountain biker Edivando de Souza Cruz, caiçara de Ilhabela que há 19 anos compete no esporte, é integrante da Seleção Olímpica Brasileira e coleciona títulos Brasileiros e vitórias internacionais.

Quem trouxe a bike na bagagem e quer aproveitar as férias e o verão para descobrir as trilhas de Ilhabela pode começar com uma pedalada até a Praia do Jabaquara, que além de proporcionar trechos íngremes e declives em oito quilômetros de estrada de terra, ainda termina em uma das praias mais bonitas e preservadas da região.

Partindo da Vila, são oito quilômetros de asfalto até chegar ao trecho de terra, o que já serve de aquecimento para o sobe e desce que vem adiante. Nos dias quentes de verão, a vantagem é que parte do trajeto é feito sob a sombra das árvores. Antes de iniciar a descida para a praia, vale a pena uma parada para apreciar a bela vista do mar, das areias e pedras que cercam um dos cartões postais do arquipélago.

No final da descida, a travessia de um rio refresca o calor e recarrega as energias. Na praia, há estrutura turística, com bar e restaurante, estacionamento, mesas, cadeiras e ducha.

Foto

s: G

uilh

erm

e A

ndra

de

Page 35: Revista Ilhabela #52
Page 36: Revista Ilhabela #52

Programação de Verão do Sea Club tem sunsets especiais, com DJ’s residentes e convidadosSe depender da programação de Verão do Sea Club, durante a estação mais quente do ano ninguém vai ficar parado!

As atrações começam no dia 27 de dezembro, com a Sunrise Party, que traz os convidados Magui, Rodrigo Ferrari. Brych&Brandz e

Athur Uzum.Em 29 de novembro, a sunset 3 Years | Special Birthday comemora o aniversário da casa com Olin Batista, Tom Keller, Leonardo Rachid e Beto Giovannetti.No dia 31 de dezembro, para comemorar a chegada do ano novo em grande estilo, o Reveillon Cabaret acontece a partir das 22h, com open bar e pick-ups comandadas por Raul Boesel, Gui Reif e Jessica Tribst.Em janeiro, a programação segue com o Welcome 2013, dia 3 de janeiro, com Ricardo Menga, Press Kit (Jean Lacer e Fernando Shimizu) e Pedro Scarpa, Warm Up Carnavio, em 5 de janeiro com Carlo Dall Anese, Alvaro Brites e Fabricio Miotto e a sunset Carpe Diem, com Cross Over, Tom Keller, Gui Reif, Mau Zarzur e Rodrigo Watson. Os DJ’s residentes são Hermes Pinna & Donato.Com exceção da festa de réveillon, que começa as 22h, todas as sunsets vão das 14h as 22h. Garanta seu ingresso no site: www.ticket360.com.br

Foto: Divulgação

Page 37: Revista Ilhabela #52

No espaço Ardhentia, programação de Verão tem shows de música ao vivo e atrações culturais

Para esta temporada de verão o Ardhentia, novo espaço de Ilhabela dedicado ao lazer,

cultura e entretenimento, preparou uma programação especial e vai receber em seu palco diversos músico convidados, em atrações gratuitas e abertas ao público. Os shows acontecem às quintas, sextas, sábados e domingos, sempre à noite, e para dezembro já estão confirmadas apresentações dos artistas Pedrinho (MPB e Internacionais), Amplitude Valvulada (Blues), Tuco Ballestero (MPB), Acustic Rock, Pirajica, Tons de Verde e Norma Nascimento.A noite de Reveillon será embalado pelo som da banda Rótulo Acústico (Rock Nacional e Internacional) e em janeiro voltam a subir no palco Pedrinho (MPB), Amplitude Valvulada (Blues), Tuco Ballestero (MPB), Acustic Rock (Rock), Tons de Verde (MPB), Tom Cats (Rock), Super Mafia (Rock) e Norma Nascimento, e também haverá apresentação de Saraus Literários e outras surpresas.

Com um projeto inovador, que desde sua implantação esteve comprometido com a sustentabilidade, o Espaço Ardhentia oferece várias opções de loja, serviços e gastronomia, que integram a natureza, a cultura e o bem estar. Com vista para o mar, na Praia do Perequê, oferece atrações

culturais gratuitas, como shows de música ao vivo e exposições que contemplam tanto os visitantes quanto a comunidade local. O espaço oferece ainda uma área para eventos sociais e corporativos. Sua versatilidade é resultado da criação de um novo conceito, que visa o bem estar em todos os sentidos.

Foto: Guilherme Andrade

Especial

Page 38: Revista Ilhabela #52

Nana Caymmi emocionou público de Ilhabela em um show especial norestaurante Prainha do Julião

Na noite de 24 de novembro o restaurante Prainha do Julião recebeu uma das mais ilustres

personalidades da música brasileira, em um show que emocionou o público de pouco mais de 120 pessoas, que teve o prazer e o privilégio de ouvir, ao vivo, um repertório especial que incluiu canções consagradas como ‘Não se esqueça de mim’, ‘Dora’ e ‘Só louco’, em uma apresentação marcada pela força, sensibilidade e irreverência de Nana Caymmi.“Quero agradecer a todos que compartilharam comigo esta noite inesquecível, pela calorosa acolhida à Nana Caymmi, demonstrada pelos intensos aplausos ao longo do show e pelas lágrimas que correram soltas sem disfarces”, diz Geraldo Julião. Os jantares musicais promovidos pelo restaurante seguem a proposta da família de realizar periodicamente encontros que tragam para a cidade uma opção de lazer

cultural, unindo gastronomia e música de qualidade. Já passaram por lá nomes como Alaíde Costa, Renato Braz e Nelson Ayres e o show de Nana Caymmi encerrou o ano em grande estilo. Para 2013, novas atrações devem ser preparadas.Antes da apresentação, foi servido o jantar preparado pela Chef Ana Luisa Julião, que teve Cevice, Bolinho de Camarão e Salada Indiana de entrada, Risoto de Frutos do Mar e Farfale ao molho Basílico como pratos principais e Creme de Chocolate com Farofa de Castanha ou Panna Cotta com calda de Frutas Vermelhas para sobremesa.“E não é que ela veio? E foi LINDO! Mais uma vez obrigada pela calorosa acolhida a essa artista, uma das mais sofisticadas cantoras do Brasil, que há 50 anos presta serviços a cultura do nosso país. Um patrimônio da musica e da nossa cultura. Sua vinda a Ilhabela foi um orgulho para nós. Obrigada!”, agradece a família Julião.

Foto:s Guilherme Andrade

Show

Page 39: Revista Ilhabela #52
Page 40: Revista Ilhabela #52

Novos sabores no

Caminho da PizzaEleita a ”Melhor Pizzaria do Litoral Norte de São Paulo” pela edição especial Comer & Beber 2011/2012 da Revista Veja São Paulo, a forneria o Caminho da Pizza completa sete anos em janeiro e comemora com seus clientes a conquista deste importante reconhecimento e o sucesso alcançado nestes anos de trabalho.

Especializada em pizzas gourmet, a casa se tornou conhecida em Ilhabela por suas receitas especiais, servidas sobre massa firme e crocante, cortada em pequenas fatias, para

comer com as mãos. Entre as mais pedidas, estão especialidades como Salmão Defumado, Calabresa Artesanal e Shitake. Para os mais conservadores, há receitas tradicionais, como Quatro Queijos, Mussarela e Portuguesa, todas com ingredientes selecionados e um toque especial. “Nossa proposta é unir o prazer da boa comida, com pizzas especiais e receitas exclusivas, a um ambiente aconchegante e charmoso, ideal para reunir a família e os amigos”, contam Stella e Wellington Salmi, proprietários da pizzaria.Para esta temporada a casa preparou novas receitas, como as pizzas de Queijo de Cabra, com cream -cheese, cebolas caramelizadas com lascas de castanhas do Brasil, queijo de cabra no azeite aromatizado, parmesao para gratinar e molho pesto ao sair do forno, e de Siri, criada especialmente para a estação e que permanecerá no cardápio somente até o final do verão.Quem está de dieta ou prefere evitar as calorias dos carboidratos pode optar pela pizza sem massa, uma versão light que traz apenas o recheio gratinado no forno à lenha e servido em uma caçarola, nas versões Zuchinne Especial e Portuguesa.A sobremesa fica por conta das pizzas doces de Banana com Doce de Leite, Maçã e Choco Baby. Outro diferencial da casa é que as bebidas ficam dispostas em geladeiras espalhadas pelo salão e os clientes podem escolher e se servir. Para os apreciadores de vinho, há uma carta com excelentes rótulos a preços justos.

Durante a temporada, abre todos os dias, das 18h às 24h e na baixa temporada abre as sextas, sábados e domingos, no mesmo horário.Rua José Joaquim da Silva, 272 – Itaguassu (na rua em frente a pousada Casa Amarela). - Tel. (12) 3896-1321

Foto

: Gui

lher

me

And

rade

gastronomia

Page 41: Revista Ilhabela #52
Page 42: Revista Ilhabela #52

La Torre é o novo bar e restaurante de Ilhabela

Inaugurado em novembro, o La Torre surge com a proposta de unir boa música, pratos e petiscos saborosos e serviço de bar diferenciado, em um ambiente charmoso e descontraído, com vista para o mar, no centro turístico da cidade.

Instalado em um dos antigos casarões da Vila, o bar tem um cardápio diversificado de petiscos e aperitivos

como Bolinho de Bacalhau, Frango à Passarinho, Lula à Provençal e Mandioca Frita, entre outros, ideais para acompanhar os diversos tipos de cervejas, coquetéis, caipirinhas e destilados que formam a carta de bebidas.

No menu do restaurante, que funciona para almoço e jantar, há especialidades como Moqueca de Peixe, Caldeirada e Risoto de Camarão e receitas leves e saudáveis como o Badejo à Garni, grelhado com legumes na manteiga, além de massas, carnes, aves, saladas e outras receitas à base de peixes e frutos do mar.

Para animar as noites dos finais de semana, feriados e temporada, a casa tem um espaço reservado aos shows de música ao vivo, com palco, som e iluminação adequados, que recebe apresentações de rock e blues de artistas locais e convidados.

Vale à pena conferir!

Rua Dr. Carvalho, 70 – VilaTel. (12) 3896-5749

Foto

s: G

uilh

erm

e A

ndra

de

gastronomia

Page 43: Revista Ilhabela #52
Page 44: Revista Ilhabela #52

VianaCinco décadas de tradição familiar e compra artesanal de pescados estão entre os segredos do sucesso de um dos melhores restaurantes do Litoral Norte

Fundado em 1960 por um casal de europeus que se encantou com as belezas de Ilhabela e decidiu se

estabelecer por aqui, o restaurante Viana está a cinco décadas no mesmo endereço, na praia do Viana, ao norte da Ilha, e se tornou uma das atrações da cidade ao se consolidar como o restaurante mais tradicional da região.

“Naquela época não havia praticamente nada nos arredores e o pequeno restaurante criado pelos meus avós funcionava como uma espécie de entreposto, que além de servir comida também vendia alimentos e bebidas aos turistas e visitantes que passavam por aqui”, conta Eugen Schoof, integrante da terceira geração da família que se dedica ao restaurante.

Foto

s: D

ivul

gaçã

o

Page 45: Revista Ilhabela #52

Depois de passar toda a infância acompanhando o trabalho do pai, que sucedeu seu avô no comando do restaurante e incorporou à casa e ao cardápio experiências trazidas de viagens a vários países e influências culinárias de diversas regiões, principalmente do nordeste brasileiro, Eugen estudou gastronomia moderna, aperfeiçoou seus conhecimentos e hoje dá sequencia ao trabalho da família, mantendo a tradição da casa de servir sabores únicos e atender com qualidade e exclusividade.

Também foi com o pai que Eugen aprendeu a conhecer e comprar pescados frescos, escolhidos cuidadosamente, muitas vezes em barcos e canoas que param em frente ao restaurante trazendo peixes e frutos do mar recém-capturados. “A compra artesanal do pescado garante a qualidade e o frescor dos pratos que vamos servir aos nossos clientes e nos dão a segurança de trabalhar apenas com os melhores produtos disponíveis”, explica. O cuidado com os pescados se estende também à manipulação, higienização e armazenamento.

O resultado de tanta dedicação e trabalho está no cardápio, cheio de receitas especiais inspiradas na culinária brasileira e na cozinha internacional, nos ambientes charmosos e acolhedores, desde o salão interno até o serviço de praia, e na qualidade do atendimento, com serviço atencioso, acompanhado de perto pelos proprietários.

E para esta temporada, o Viana promete trazer ainda mais facilidade aos seus clientes, através da criação de um novo site onde será possível olhar o cardápio, escolher pratos e bebidas e fazer os pedidos online, inclusive para embarcações, com serviço de bote.

Durante a temporada, abre todos os dias.Avenida Leonardo Reale, 1560.Coordenadas - Latitude: 23°45'31.12"S | Longitude: 45°21'2.65"O.Tel. (12) 3896-1089www.viana.com.br

gastronomia

Page 46: Revista Ilhabela #52

Famiglia Manzoli recebe selo

internacional ‘Ospitalità Italiana’

Foto: Guilherme Andrade

Page 47: Revista Ilhabela #52

Criado na Itália em 1997 para classificar os restaurantes que seguiam fielmente a tradição do

próprio país, o Selo Ospitalità Italiana nasceu para preservar e promover a imagem da verdadeira e tradicional gastronomia italiana. Em 2010, a certificação passou a ser concedida a todo o mundo e São Paulo foi a primeira cidade fora do território italiano a recebê-la. Atualmente, há 440 restaurantes certificados, em 45 países ao redor do mundo.

O objetivo do selo é avaliar a hospitalidade e a tradição italianas, por isso os requisitos para participar englobam desde a presença de, ao menos, um funcionário fluente em italiano até a proposta gastronômica, que deve conter pratos e vinhos da tradição

do país e serem elaborados com produtos comprovadamente de origem italiana.

Promovida pela União das Câmaras de Comércio da Itália (Unioncamere), Instituto Italiano de Pesquisas Turísticas (Isnart) e ITALCAM – Câmara de Comércio, Indústria e Agricultura em colaboração com o Sebrae São Paulo, a segunda edição do "Ospitalità Italiana – Ristoranti Italiani nel Mondo" aconteceu no dia 9 de dezembro, na Casa das Caldeiras, em São Paulo.

O Famiglia Manzoli é o único restaurante do Litoral Norte Paulista certificado pelo Selo e credita este reconhecimento aos quase quinze anos de dedicação da família e da equipe ao restaurante de Ilhabela, que nasceu com a proposta de trazer para a cidade os sabores autênticos da culinária italiana.

gastronomia

Page 48: Revista Ilhabela #52

Comandado pelo sushiman Mário Monteiro, que tem 15 anos de experiência em culinária japonesa e há 10 anos vive e trabalha em Ilhabela, o restaurante Saiko tem um cardápio variado de

receitas orientais, com pratos quentes e frios servidos em sistema de rodízio, com preço fixo por pessoa, ou em menu à La Carte.

Para quem prefere o rodízio, o restaurante tem duas opções: a versão completa tem Gohan, Missoshiro, Sunomono, Tempura de Legumes, Gyoza, Harumaki, Shimeji, Temaki, Hossomaki, Uramaki, Sashimi, Niguirisushi, Hot Holl, Yakissoba, Frango Xadrez, Teppan, Camarão Empanado e Sobremesa e o rodízio Light tem Sunomono, Gyoza, Shimeji, dois Temakis, Sushi, Sashimi, Hot Holl e Yakissoba.

O cardápio traz ainda diversas opções de temakis e sushis, cortes especiais de peixe fresco, pratos quentes, entradas e sobremesas. Para acompanhar, saquês nacionais e importados, drinks e cervejas especiais.

Durante a temporada, abre todos os dias, das 18h às 24h.Rua da Padroeira, 12 – Vila. Tel. (12) 3896-5436.

Saiko tem especialidades da cozinha japonesa em rodízio ou à La Carte

Foto

: Gui

lher

me

And

rade

gastronomia

Page 49: Revista Ilhabela #52

Restaurante do Cura amplia o espaço de seu Buffet

Primeiro restaurante a servir comida por quilo em Ilhabela, o Cura conquistou os moradores e frequentadores da cidade pela variedade e qualidade de sua comida e pela atenção e gentileza de seu atendimento, comandado pela tradicional família Vanderstappen, que montou a primeira lanchonete neste mesmo ponto há 30 anos e há quinze mantém o sistema de Buffet self service.

Com opções que variam a cada dia e receitas caseiras preparadas com ingredientes sempre frescos e selecionados, o restaurante tem mais de 60 opções de pratos quentes e frios, saladas, sobremesas, grelhados e massas preparadas na hora, com os ingredientes escolhidos pelo cliente.

Em dezembro, o restaurante passou por uma reforma que ampliou o espaço do Buffet e criou um novo balcão para o preparo das massas e dos grelhados. A cozinha também foi ampliada e teve suas instalações melhoradas, garantindo mais agilidade ao trabalho e mais conforto para a equipe.

Durante a temporada, abre todos os dias, a partir das 12h.Av. Princesa Isabel, 337 – PerequêTel. (12) 3896-1311.

Foto: Guilherme Andrade

gastronomia

Page 50: Revista Ilhabela #52

Treinamento Funcional*Marcio da Costa Jesus – Academia Loa

Os exercícios realizados nos aparelhos convencionais de musculação (que possuem planos e eixos de movimento direcionados) diminuem consideravelmente a exigência de equilíbrio, da coordenação e de padrões complexos de ativação muscular, que são importantes para o cotidiano. No caso do Treinamento Funcional, que utiliza vários equipamentos desenvolvidos

especialmente para esse conceito (Kettlebeels, elásticos, bolas, superfícies instáveis e etc) é gerada maior exigência da consciência corporal e propriocepção na execução da atividade, trazendo maiores benefícios à capacidade funcional do corpo.Desta maneira, há um fortalecimento não só dos músculos grandes que fazem força mas, principalmente, dos músculos estabilizadores das nossas articulações, que são fatores fundamentais de proteção articular.Com o Treinamento Funcional, o condicionamento físico e a performance aumentam, os riscos de lesões músculo-esqueléticas diminuem e os indivíduos lesionados retornam às suas atividades de maneira mais rápida e segura. Além disso, as inúmeras possibilidades de variações dos exercícios tornam o Treinamento Funcional bastante dinâmico, fator importante na motivação do praticante.

Benefícios:

Melhora da postura;Melhora do equilíbrio muscular;Melhora do desempenho nos esportes;Diminuição de ocorrências de lesões;Melhora na eficiência dos movimentos;Maior estabilidade da coluna vertebral;Melhora do equilíbrio estático e dinâmico;Melhora das qualidades físicas como equilíbrio, força, coordenação motora, resistência cardiovascular e muscular, lateralidade e flexibilidade.

Indicado para pessoas de qualquer idade e condição física, o Treinamento Funcional proporciona resultados eficientes através das técnicas mais recentes da ciência do movimento humano. Mulheres: Proporciona alto gasto calórico e tonificação muscular, que resultam em um corpo harmonioso, sem perder a feminilidade.Atletas: Preparação física específica e liberação das tensões musculares para aumento de rendimento e prevenção de lesão no esporte.Adolescentes: Reeducação postural e fortalecimento muscular, fundamentais para a manutenção da qualidade de vida.Idosos: desenvolve independência funcional através do fortalecimento muscular.

Em Ilhabela, a Academia Loa oferece aulas de Treinamento Funcional com os professores de Educação Física Márcio da Costa Jesus e Sidney Mellegatti, ambos credenciados pela CORE 360o, líder em Treinamento Funcional e precursora do método no país.

Page 51: Revista Ilhabela #52
Page 52: Revista Ilhabela #52

Nova coleção Verão 2013, na Estilo Direto.

Novas coleções PUC, Hering

Kids e Pakita, na Ilha Kids.

Venda e locação de velas para

o Reveillon, no ateliê Luz da Ilha.

Nova coleção de sapatos linha

Confort Retrô, escultura São Francisco de

Assis e relógios de parede, na Villa

Rose Grelle.

52 - REVISTA ILHABELA

Page 53: Revista Ilhabela #52

Placas de cerâmica artesanal pintadas a mão, no Ateliê Cerâmica com Arte.

Ventiladores Black & Decker, na

Ferraluz.E aproveite:

tintas Glasuriti em promoção!

Confira as cores disponíveis.

Novas coleções Evoke e Oakley, na Consultoria Ótica Tatiane Utiaque.

Ventiladores de teto com pás revestidas de fibras naturais e

cabideiros de diversos tamanhos e modelos, na Lampião Luz e Arte.

Ateliê Cerâmica com Arte | Silvia AraújoRua Espírito Santo, 145 - Barra VelhaRua da Padroeira , 12 - loja 6 - VilaTel.: (12) 3896-5751

Ateliê Luz da Ilha - Edna ValezinTel. (12) 8139-1919

Consultoria Ótica Tatiane UtiaqueRua Irene Barbosa, 137 - PerequêTel. (12) 3896-6676

Estilo DiretoRua Dois Coqueiros, 115 - lj. 2 - PerequêTel. (12) 3896-1374

FerraluzAv. Ernesto de Oliveira, 240 - Água BrancaTel. (12) 3896-2879

Ilha KidsAv. Princesa Isabel, 809 - PerequêShopping ArdhentiaTel. (12) 3896-3522

LampiãoRua Sérgio Rodrigues, 17- Perequê(ao lado do Bradesco)Tel.: (12) 3896-1487

Villa Rose GrelleAv. Princesa Isabel, 988 - Perequê(em frente ao Bradesco)Tel.: (12) 3896-5788 / 3896-2484

BoasCompras

Page 54: Revista Ilhabela #52

Tela, quadro em mosaico, jarros de pedra sabão e artigos de decoração em Capim Dourado, na Tiradentes House.

Roupas de verão da secão de ponta de estoque, no Bazar

Reciclagem.

Cerâmica craquelê, venda especial de arranjos florais e tela abstrata, na Butterfly.

Page 55: Revista Ilhabela #52

Bazar ReciclagemRua Olímpio Leite da Silva, 77 - PerequêTel. (12) 3896-5052

Butterfly Av. Almirante Tamandaré, 149 - ItaquandubaTel. (12) 3896-2736

Espaço Casual Praia Fazenda Barreiros, 2024Tel. (12) 3896-6605

Sr. Cochilo Casa dos ColchõesAv. Princesa Isabel, 2339 - Barra VelhaTel.: (12) 3895-1101

Tiradentes HouseAv. Princesa Isabel, 1386 - PerequêTel.: (12) 3896-3783

ViraçãoRua São Benedito, 53 - VilaTel.: (12) 3896-1799

Esculturas decorativas, na Espaço Casual.

Linha de travesseiros Altenburg, na Sr. Cochilo - Casa dos Colchões.

Para ela: Vestido Reserva Natural, bolsa Ferrucci para Viração, sapatilhas Mariota e acessórios WJ.Para ele: Bermuda e camiseta Hering, mochila de lona Ilhabela, chapéu modelo Panamá e nova coleção de tênis Reebok e Olympikus, na Viração.

BoasCompras

55 - REVISTA ILHABELA

Page 56: Revista Ilhabela #52

Alto AsthralShopping São Paulo - loja 7 - VilaTel. (12) 3896-6569

Chácara Pau-Brasil Av. Princesa Isabel, 1.788 - PerequêTel. (12) 3896-1617

Ótica e Relojoaria São Sebastião Av. Princesa Isabel, 1173 - Lj 1 - PerequêTel.: (12) 3896-2221

Tesouras para poda, kit serrote, desenterrador de ervas daninhas, aspersores, esguichos e luva, em diversos modelos, da marca alemã Gardena, na Chácara Pau-Brasil.

Biquínis avulsos da nova colecão Verão 2013, na Alto Asthral.

Linha receituário Reef, solar feminino Mormaii, correntes e pingente, na Ótica e Relojoaria São Sebastião.

BoasCompras

Page 57: Revista Ilhabela #52
Page 58: Revista Ilhabela #52
Page 59: Revista Ilhabela #52
Page 60: Revista Ilhabela #52

Cuidado com o sol!

Proteção solar adequada garante verão saudável e felizÉ praticamente impossível aproveitar o verão na praia sem tomar sol. Mas para que suas férias ou finais de semana no litoral não deixem consequências indesejáveis na pele e na saúde, é fundamental se proteger de maneira adequada.

Para explicar quais os principais danos causados pela falta de proteção solar e qual a melhor maneira de se manter

protegido durante a estação mais quente do ano, entrevistamos o dermatologista Dr. Marcus Maia, membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia - Regional Estado de São Paulo e um dos maiores especialistas em fotoproteção do país.

Não tem jeito! Quem vai passar o verão na praia quer tomar sol. Diante disso, qual a melhor maneira de aliar lazer e diversão à proteção solar?A proteção solar é um conjunto de ações que vai muito além do protetor. O ideal é tomar sol nos horários adequados, até as 10h da manhã e depois das 17h. É muito importante o uso do filtro solar, além de proteção têxtil, com chapéus e camisetas. Mesmo embaixo do guarda sol é preciso tomar muito cuidado com os raios solares que são refletidos através da areia, ao lado do guarda sol é interessante deixar uma toalha estendida ou uma esteira, evitando a reflexão direta. O filtro solar deve ser reaplicado a cada 2 horas, e todas as vezes que a pessoa entrar no mar ou na piscina.

E quais os danos mais comuns causados pela falta destes cuidados?O primeiro dano é a queimadura solar. Um

dano também comum para quem tem pele sensível é a herpes. Em longo prazo, a pessoa pode desenvolver até o câncer de pele.

O que é importante considerar ao escolher um filtro solar?O filtro fator adequado para todos os tipos de pele é a partir do fator 30. Quase todos os filtros são bons, a questão é que o indivíduo precisa reaplicá-lo muitas vezes ao dia para estar protegido. Um adulto de 70 Kg, por exemplo, deve usar em média 40 gramas de filtro em cada aplicação, uma criança de 40 kg em média 20 grs. Além disso, o filtro precisa ser reaplicado a cada 2 horas. Crianças merecem cuidados especiais? Quais?Antes de seis meses as crianças não devem tomar sol. Não faz sentido levar crianças dessa idade à praia, mas se for que seja nos horários recomendados, pela manhã, bem cedo, ou no fim da tarde. Crianças não têm as glândulas de suor muito desenvolvidas, por isso tem mais probabilidade de ter brotoejas com o calor. A pele das crianças é mais sensível, por isso essas brotoejas podem até infeccionar e causar impetigos. Além da proteção solar é muito importante a têxtil: elas devem usar chapéus e camisetinhas até para entrar na água. E qual sua recomendação para quem vai curtir este verão na praia?Cuidados com proteção, tomar sol nos horários adequados, se hidratar bem e, no caso de Ilhabela, usar repelentes por causa dos "borrachudos" são praticas que vão garantir um verão saudável e feliz.

60 - REVISTA ILHABELA

Page 61: Revista Ilhabela #52
Page 62: Revista Ilhabela #52

Saturno é o regente de 2013. O que ele simboliza? Seriedade, realismo, limitação, recompensa, esforço, determinação e disciplina. Não só, mas é o suficiente para saber que para entrar no próximo ano com o pé direito é preciso deixar de lado as idealizações, as fantasias e o que depende do tempo ou do acaso para acontecer. Preparar-se para um ano de realizações pode começar desde já.

ÁRIES- 21/3 a 20/4

As mudanças continuam. O ritmo continua acelerado e muitas delas passarão longe de qualquer planejamento. O que dá certo a partir de agora é inovar, criar, inventar, mudar, enfim, tudo o que acenar com novas oportunidades merece atenção. Mas radicalismos, pressa ou impaciência não darão em nada, ou melhor, serão ganchos para situações que terão de ser revistas. Novas amizades, novos trabalhos, novos amores, nada está fora do constelado para 2013. Surpresas e mais surpresas esperam por você.

TOURO- 21/4 a 20/5

2013 é o ano das definições, do que tem contornos definidos e do que promete estabilidade. Promessas, por melhores que sejam não têm vez. Iniciar uma poupança, dar fim a pendências, investir em novas habilidades ou em novas formas de ganhar dinheiro, por que não? Eficiência e comprometimento com o que você faz têm ainda mais importância, e os resultados por todo o esforço despendido prometem ser altamente compensadores. Vale para quais áreas? Para todas.

GÊMEOS- 21/5 a 20/6

O ano promete alegria nos romances e prosperidade material. Mas nada virá graciosamente, fácil ou exatamente do jeito esperado. As parcerias estão particularmente favorecidas. Agir com bom senso e com diplomacia nos relacionamentos é o primeiro passo para conseguir a colaboração das pessoas. E o que for feito em grupo ou em equipe promete ficar bem melhor. O que não pode ser comprovado deve ser esquecido. O tempo terá que ser administrado com rigor para que seja possível dar conta de tudo.

62 - REVISTA ILHABELA

CÂNCER- 21/6 a 21/7

Carisma acentuado, emoções à flor da pele, muita habilidade e empenho nos relacionamentos contribuem para torná-los especiais em 2013. São os estáveis que interessam, e todos eles prometem ser profundamente transformadores. Oportunidades de expansão profissional existem logo nos primeiros meses, mas será preciso administrar a ansiedade e as preocupações para que não sejam perdidas. As questões materiais estão favorecidas. Mas sem empenho pessoal nada de bom acontecerá.

LEÃO- 22/7 a 22/8

O primeiro semestre é mais agitado que o segundo, mas o ano inteiro é cheio de novidades. E para que ele seja bom do começo ao fim o ideal é colocar a saúde em primeiríssimo lugar. Os assuntos familiares também estão enfatizados e tudo o que puder ser feito para melhorar o convívio entre as pessoas é válido. Administrar bem os gastos enxugando despesas é prudente, mas idéias novas para aumentar ganhos surgirão exigindo atenção redobrada. As parcerias vão requerer muito jogo de cintura.

VIRGEM- 23/8 a 22/9

O ano começa acenando com chances de expansão que podem ser concretizadas ainda no primeiro semestre. Podem surgir através de amizades novas ou antigas, através de indicações, recomendações, favorecimentos ou simples conselhos. Tino comercial acentuado, autoconfiança maior e antenas ligadas o tempo todo ao que pode gerar lucros, tornam 2013 um ano especial. Todas as trocas estão favorecidas, mas confiar excessivamente é andar na contramão. Vale para todas as situações.

LIBRA- 23/9 a 22/10

É o ano para colocar a vida em ordem. Para dar fim a pendências, para mudar hábitos, para fazer ajustes e para dar início a projetos depois de analisados de forma bem realista. Quanto menos dependência houver das outras pessoas, melhor, principalmente em negócios, parcerias ou sociedades. Não há nada grandioso à vista, mas as realizações estão no meio do caminho. Abrir novos espaços é o que combina com o céu de 2013. E é para inovar também. Investir em novas habilidades? Perfeito.

ESCORPIÃO- 23/10 a 22/11

O velho ditado que diz que devagar se vai ao longe tem tudo a ver com o signo em 2013. E o devagar independe de vontade pessoal. O ritmo dos acontecimentos será mais lento, mas o que for implantado promete resultados duráveis. Não é um ano de excessos, de supérfluos, de euforia, de nada que camufle a realidade, mas é de empenho para criar um futuro estável e, dentro do possível, previsível. O que estiver desgastado pode chegar ao fim pouco a pouco. Flexibilidade é a palavra-chave do ano.

SAGITÁRIO- 23/11 a 21/12

O primeiro semestre exige atenção constante a tudo o que surgir como promissor. Deixar pela metade o que foi iniciado é andar de marcha-ré. Envolver-se com projetos ambiciosos demais sem que existam meios pessoais para dar conta deles, também. A criatividade, altíssima, pode ser um gancho para maiores ganhos, mas a pressa e a impaciência com restrições precisam ser administradas do começo ao fim do ano. Mesmo que existam entradas inesperadas de dinheiro, o poupar é fundamental.

Page 63: Revista Ilhabela #52

Astrologia

CAPRICÓRNIO- 22/12 a 20/01

Não muito diferente dos outros anos, em 2013 o trabalho e a realização profissional ocuparão os lugares de honra. A ansiedade diante das mudanças será altíssima, mas não tem como manter tudo como está. Vale ser sociável e usar de diplomacia nos relacionamentos. Em todos eles. Muito do que acontece depende da colaboração de outras pessoas. As questões familiares também exigem jogo de cintura para que exista entendimento entre todos. A rotina deixará de existir por algum tempo.

AQUÁRIO- 21/1 a 19/2

Se o objetivo é a realização ou o sucesso profissional, em 2013 vale direcionar todos os esforços para consegui-los. Há mais responsabilidades, mais exigências e mais trabalho à vista, mas nada virá sem que exista real comprometimento com o que for proposto. As chances de melhorias existem e para dar conta delas será preciso que exista uma administração rigorosa de tempo e de energia. Ousar, arriscar e experimentar, por que não? Mas sem perder a realidade de vista um só momento.

PEIXES- 20/2 a 20/3

Programar o que é desejado que aconteça é um passo que não tem erro. E que pode ser dado logo no começo do ano. O clima é de receptividade, de simpatia até, mas é preciso olho vivo para qualquer envolvimento em situações com quem não se conhece bem. Vale para situações profissionais, afetivas, para todas elas. Novas formas de ganhar dinheiro virão do colocar em prática um misto de criatividade e de ousadia, mas os cuidados para que os ganhos não escorram por entre os dedos devem existir continuamente.

Célia Zamarrenho Gozzi - geógrafa formada pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras "Sedes Sapientiae" tendo atuado como professora em diversas escolas de São Paulo. Dedica-se à astrologia deade 1987 ministrando cursos, palestras, seminários e workshops .Foi apresentadora de dois programas sobre astrologia na TV Alphaville e no Canal São Paulo, estes transmitidos pela TVA. Foi parceira da America On Line enquanto esta atuou no Brasil escrevendo horóscopos diários e semanais. Escreve para várias revistas da Editora Abril e trabalha com interpretação de mapas astrais. Contato: [email protected]

Page 64: Revista Ilhabela #52

Obediência e Proteção

Espécie preferida entre os animais de estimação, os cães são companheiros leais e afetuosos

e ganham cada vez mais espaço nas casas e entre as famílias. Para tornar esta convivência ainda melhor e estabelecer regras e limites, muitos donos procuram ajuda profissional para treinar seu cão. Seja para corrigir comportamentos indesejados, ensinar comandos básicos de obediência ou preparar o animal para proteger o ambiente onde vive, as técnicas de adestramento motivado são uma maneira prática, rápida e divertida de ensinar os cães e seus donos.

Com base no sistema de recompensas, o treinamento estimula o cão a obedecer aos comandos que recebe em troca de petiscos, carinhos, elogios ou brincadeiras. “O primeiro passo é identificar as características individuais de cada cão e as expectativas do dono em relação ao treinamento, que vai ser desenvolvido a partir destas informações”, conta o adestrador Fábio Ramos, que se dedica à atividade há cinco anos e treina cães domésticos e de trabalho em Ilhabela e em todo o Litoral Norte.

Ele explica ainda que qualquer cão pode ser treinado, independente da raça, tamanho ou idade. “Quanto mais cedo o cão começar, mais rápidos serão os resultados. No caso de cães de trabalho e proteção, há raças que têm mais facilidade de aprender os comandos, como pastores, malinois e outros, mas qualquer cão pode aprender, o que muda é o tempo de duração do treinamento”, completa.

Proteção

Ao contrário do que muita gente pensa, cães treinados para proteção podem ser dóceis e muito tranquilos com seus donos e com as pessoas que frequentam a casa. Neste caso, a participação do dono no treinamento e o convívio constante com o cão são fundamentais para o sucesso dos resultados. Um cão que vive solto pela casa, passeia e brinca com seus donos e com as pessoas com quem convive pode aprender comandos de proteção e só utilizá-los quando receber ordem pra isso, ou seja, o cão de guarda ou proteção não precisa ser aquele animal bravo e anti-social que passa os dias trancado e é solto à noite para cumprir sua função. Com as técnicas de treinamento, é possível ter um bicho de estimação que, se necessário, estará preparado para proteger a casa e a família.

O adestrador Fábio Ramos atende em domicílio em todo o Litoral Norte e desenvolve programas de treinamento personalizados, de acordo com as característica de cada animal e a necessidade e disponibilidade de seu dono. Mais informações e contato: (12) 8218-1462.

Foto

s: G

uilh

erm

e A

ndra

de

TreinamentoCanino

Page 65: Revista Ilhabela #52

Colchões

Dentista

Materiais / Acabamento

Arquitetura

Náutica

Materiais / Construção Sist. de Segurança

Limpeza

Tecnologia

Ilhatudo

65 - REVISTA ILHABELA

Page 66: Revista Ilhabela #52

*José Augusto Menegatti é Professor de educação física formado pela Universidade de São Paulo. Foi preparador físico de equipes de voleibol masculinas e femininas com passagens por seleções paulistas e Brasileiras. Durante 30 anos de trabalho com o esporte desenvolveu técnicas que trazem resultados rápidos e eficientes. Atualmente desenvolve um trabalho pessoal direcionado para a Reabilitação e Condicionamento Morfofuncional. Atende a pessoas que buscam saúde e bem estar e atletas de alto rendimento. Em 1989 fez o treinamento para a aplicação do Método Rolfing® de Integração Estrutural no Rolf Institute (Boulder- Colorado). Foi instrutor desta instituição de 2002 até 2009. É co proprietário de um Centro de Estudos em Fluência Motora em Ilhabela/ SP onde oferece grupos de estudos para Educadores e Fisioterapeutas. Para saber mais: [email protected] / (12) 3896-1135

Hidratação, saúde e bem estar!

Em geral, acredita-se que adultos saudáveis devem se orientar pela percepção de sede para tomar

água ou líquidos. O Instituto de Medicina da Academia Nacional de Ciências nos Estados Unidos propõe 3.5 litros de água para o homem e 2.7 litros para a mulher como valores de referência diária. Desta quantidade, 80% viria de ingestão de líquidos e 20% da alimentação. No entanto, considerem que estes valores precisam ser adequados individualmente, principalmente no ambiente quente e com muita umidade relativa do ar de Ilhabela. É preciso ver caso a caso. Por exemplo, operários envolvidos em trabalhos vigorosos, atletas, indivíduos que treinam diariamente geram cerca de um litro de suor por hora. Estas pessoas não podem esperar ter sede para ingerir líquidos e não podem ficar restritas aos valores de referência acima citados. Precisam de muito mais para que se mantenham hidratadas.

Quanto líquido ingerir? Para pessoas muito ativas e que transpiram muito as necessidades diárias facilmente excedem a 4 litros por dia e podem, em casos especiais, chegar a 10 litros dia. Nestes casos extremos é preciso acompanhamento profissional. Quando a perda de água é grande como em situações de altas produções de suor por mais de 2 horas por dia é importante cuidar com atenção especial da hidratação. Isto significa ingerir líquidos esportivos (em torno de 50 a 100 ml) a cada 10 -15 minutos, no máximo, durante a atividade. Há testes precisos realizados em laboratório para determinar o percentual hídrico morfológico e há também sinais que podemos observar que tornam este controle prático, eficiente e sem custos. Por exemplo, pesar antes e depois da atividade é interessante. Experimente: Pese sem roupas e calçados, anote o peso, vá para o treino e, se for possível, fazer a mesma coisa antes

de ir para o trabalho seria ótimo. Quando regressar pese novamente (lembre-se sem roupas e sem calçado), compare com a anotação anterior. A diferença (se for para menos) determina a quantidade de água perdida (através do suor e da respiração) e a quantidade de liquido que deveria ter sido ingerida durante o treino ou o trabalho. Não levou água? Na próxima vez leve! Desta forma você controla a perda, melhora em muito o desempenho e preserva o bem estar e a saúde.

SódioRepetindo: pessoas envolvidas em atividades vigorosas e que transpiram muito precisam controlar também a perda de sódio pelo suor. Esta perda é individual, há pessoas que perdem mais e outras que perdem menos. A maneira mais simples é manter a alimentação com quantidades de sal adequadas ao paladar de cada um. A recomendação de

referência está em torno de 3/5 gramas de sal por dia. Lembre-se que a retirada do sal na alimentação é recomendada apenas para pessoas sedentárias e que precisam controlar a pressão arterial. Não é a mesma coisa para a maioria das pessoas fisicamente ativas. Em dúvida, consulte o cardiologista e de preferência vá a um que seja fisicamente ativo/a. Com certeza este profissional terá informações bem importantes, pois ele as segue!

Potássio e sulfato Frutas, vegetais e sucos ricos em potássio devem fazer parte da nutrição de qualquer pessoa, muito mais para pessoas fisicamente muito ativas e que transpiram muito. É preciso manter adequado os níveis de potássio no nível celular. Para ter uma ideia em cada litro de suor se perde em torno de 390 miligramas de potássio. Além disto, frutas são basicamente água.

Preste atenção!•Use roupas claras e leves•Leve água quando for trabalhar ou treinar. No trabalho faça um lanche no meio da manhã antes do almoço e outro no meio da tarde antes do jantar, sempre acompanhado por líquidos;•Preste atenção se está urinando a cada 2 horas e observe a coloração da urina. É preciso manter a cor amarela clara;•Se perceber que não está urinando você está entrando em desidratação ou já entrou, beba imediatamente;•A água fresca ou gelada é absorvida mais rapidamente e ajuda a regular a temperatura visceral para menos;•Para atividades acima de uma hora é preciso comer. Leve suco ou as frutas que prefere, ou ambos;•Para trilhas longas, leve alimentos sólidos. Procure se refrescar quando passar por riachos ou nascentes.

Bom trabalho, bons treinos e um bom ano novo!

Fontes – Hydration Assessment of Athletes – Samuel N. Cheuvront, Ph.D. FACSMDietary Water and Sodium Requirements For Active Adults – W. Larry Kenney. Ph.D. FACSMSports Science News; Dietary Fluid and Sodium Requirement for Exercising Adults GSSIExperiências pessoais do autor.

SuaSaúde

66 - REVISTA ILHABELA

Page 67: Revista Ilhabela #52
Page 68: Revista Ilhabela #52