Revista Ilhabela Edição 51

52

description

edição #51 Revista Ilhabela

Transcript of Revista Ilhabela Edição 51

Page 1: Revista Ilhabela Edição 51
Page 2: Revista Ilhabela Edição 51
Page 3: Revista Ilhabela Edição 51
Page 4: Revista Ilhabela Edição 51

Sum

ário

18Especial Ecoturismo10 trilhas para você se exercitar e curtir a natureza de Ilhabela.

Foto

: Gui

lher

me

And

rade

Foto

: Gui

lher

me

And

rade

Page 5: Revista Ilhabela Edição 51

29

36 38

48

Foto

: Gui

lher

me

And

rade

Papagaio Moleiro

Temporada de cruzeiros

15º Dança e Movimento

Oficina de restauro

Revista Ilhabela é uma publicação da Ilha Editorial, Planejamento, Marketing e Distribuição LTDA. Rua Antenor Custódio da Silva, 197 - Ilhabela - SPFundador: Horácio Victor Nascimento de Andrade (1945-2003) - Diretor Comercial e Diagramação: Guilherme Andrade - Editora: Andréia Lima - Jornalista Responsável: Marisol Garcia - MTB 38294 - Tratamento de Imagem: Alexandre Lima - Colaboradores: José Augusto Menegatti - Publicidade e assinaturas: (12) 3896-6337 / (11) 2858-4802 / [email protected]. A Revista Ilhabela é uma publicação dirigida a moradores, veranistas, empresários, turistas e freqüentadores de Ilhabela e região. Os anúncios e ofertas aqui publicados são de inteira responsabilidade dos anunciantes. A reprodução de anúncios e reportagens só poderá ser feita mediante expressa autorização da Ilha Editorial. Contatos Tel: (12) 3896-6337 / (11) 2858-4802 www.revistailhabela.com.br - e-mail: [email protected]

Foto

: Div

ulga

ção

Foto

: Div

ulga

ção

Foto

: Div

ulga

ção

Page 6: Revista Ilhabela Edição 51

Edito

rial

Caro leitor,

Nossa 51ª edição tem como tema o Ecoturismo, atividade que apesar de ainda pouco explorada, tem um imenso potencial pra se desenvolver na região, já que temos 85% de nosso território protegido pelo Parque Estadual e formado por uma das maiores faixas contínuas de Mata

Atlântica remanescentes no Estado de São Paulo.Bioma mais rico em diversidade do planeta, a Mata Atlântica abriga milhares de espécies da fauna e da flora, muitas delas endêmicas, transformando as caminhadas por suas trilhas em uma verdadeira viagem ecológica. E para você deixar a preguiça de lado e aproveitar as belezas naturais de Ilhabela, preparamos um roteiro especial, que traz 10 trilhas com diferentes níveis de dificuldade. Tem desde opções para quem não tem preparo nem disposição para andar muito, até trilhas extensas e com alto nível de dificuldade, perfeitas para quem quer se aventurar pela mata.Confira ainda as novidades para a Temporada de Cruzeiros 2013, que deve trazer para a cidade quase 350 mil turistas entre os meses de novembro e abril, e veja como foi a 15ª edição do Dança e Movimento, iniciativa contemplada pelo ProAC – Programa de Ação Cultura, da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, que traz para Ilhabela apresentações gratuitas de espetáculos culturais de companhias renomadas e neste ano contou, inclusive, com a participação de atrações internacionais.Nossas páginas trazem ainda as últimas notícias da região na seção Litoral em Revista, os melhores restaurantes da cidade em Gastronomia e dicas de presentes e consumo em Boas Compras. Na seção de Saúde, José Augusto Menegatti fala sobre a importância da respiração para o correto funcionamento do nosso organismo e sugere exercícios para melhorar a capacidade respiratória.

Até a próxima edição!

Andréia LimaEditora

Foto capa: Guilherme Andrade

6 - REVISTA ILHABELA

Page 7: Revista Ilhabela Edição 51
Page 8: Revista Ilhabela Edição 51

Linha de pisos ecológicos Ecoplate, na Chácara Pau-Brasil

Fabricados no Brasil, com plástico 100% reciclado, os pisos ecológicos Ecoplate são a solução ideal para

áreas externas que exigem pisos duráveis, resistentes e que não impermeabilizam o solo, além de serem estéticamente mais bonitos que os feitos de cimento.As placas podem ser aplicadas em áreas como estacionamentos, vias de acesso, trilhas ecológicas, ruas de condomínios fechados, playgrounds, áreas de eventos e de lazer, entre outros.Os módulos são leves e de fácil instalação, podendo ser preenchidos com grama, areia e pedras diversas como seixo, pedrisco, dolomita, brita e cascalho.Com capacidade para suportar até 150 toneladas por metro quadrado, o piso Ecoplate comporta todo tipo de veículo e pode ser instalado em poucas horas, não requerendo manutenção especializada. Em Ilhabela e São Sebastião, a empresa é representada pela Chácara Pau-Brasil.Av. Princesa Isabel, 1788 – Perequê. Tel (12) 3896-1617.

LitoralemRevista

Page 9: Revista Ilhabela Edição 51

BAZAR Reciclagem traz novidades no seu 4º ano de aniversário

Idealizado com o objetivo de repensar os hábitos de consumo de forma mais consciente, o BAZAR Reciclagem completa quatro anos em Ilhabela, no bairro do Perequê. A loja é um mix de brechó e boutique que vende roupas e acessórios seminovos de

boas marcas e roupas novas de ponta de estoque, tudo garimpado pessoalmente pela proprietária, que vai regularmente a São Paulo em busca de novidades. Após a seleção, todas as roupas seminovas são lavadas e passadas. É um lugar democrático, onde todas as tribos se encontram em busca do seu próprio estilo. Para quem gosta de peças únicas, o lugar é ideal, pois muitas coisas são exclusivas. Em um trabalho social, a loja também revende artigos que são doados por amigos e conhecidos que moram fora de Ilhabela para que com a venda destas peças, a renda seja doada para alguma ONG ou instituição de caridade local. Entre as entidades que já foram beneficiadas pela iniciativa estão a APAILHA, creche VIC, Elementos da Natureza e De Madeira Marcenaria. Em 2011, o BAZAR Reciclagem recebeu o prêmio do Sebrae – Mulher de Negócios e foi pré-selecionado no II Concurso do Fecomércio com o tema Sustentabilidade, onde a loja cumpre os 16 Princípios do Varejo Responsável (veja no site: www.fdc.org.br).Para o final do ano, a loja fará o bazar de brinquedos e em 2013 vai oferecer uma seção de roupas indianas e outra de peças especiais, com roupas de época e roupas seminovas de marcas de primeira linha, como Le Lis Blanc, Bob Store, Cori, Forum, Daslu, Parresh, Les Filós, Mango, Mob e algumas internacionais como Armani e Chanel. Os preços continuarão ótimos: de 90 a 70% a menos do que uma peça nova da mesma marca!

Rua Olimpio Leite da Silva, 77 Perequê (atrás do Santander – com estacionamento).

Foto

: Gui

lher

me

And

rade

09 - REVISTA ILHABELA

Page 10: Revista Ilhabela Edição 51

Saint Morits Buffet e Eventos lança cardápio de verão

Especializado em eventos sociais e corporativos e em festas de casamento, o Buffer Saint Morits tem mais de cinquenta anos de tradição no mercado paulistano e há dez anos atua também em todo o litoral.

No início de outubro, a equipe da empresa esteve em Ilhabela para a realização de um casamento no Sea Club, onde foi responsável pela organização, Buffet e decoração, em uma festa descontraída que reuniu convidados brasileiros e estrangeiros numa bela cerimônia a beira-mar.Atento as tendências gastronômicas mundiais e sempre em busca de novidades para surpreender os noivos e seus convidados, o Buffet acaba de lançar um cardápio especial para o verão, com receitas leves e saborosas, ingredientes especiais e apresentação exclusiva, integrando os pratos ao clima e à decoração da festa.Entre as novas especialidades, estão o Sorrentine de burrata ao limão siciliano com concassê de tomates em manteiga de alcaparras, o Creminho de Beterraba com redução de leite de coco com ragú de lentilhas e o Bouquet de verdes nobres com Lollipop de chevré com uva Thompson em crosta de castanhas de caju.Ideais para os casamentos na praia, que exigem um cardápio mais leve, saudável e descontraído, as opções deste novo menu podem ser combinadas de forma customizada, de acordo com o gosto dos noivos e com a característica da recepção.

www.saintmorits.com.br

10 - REVISTA ILHABELA

LitoralemRevista

Page 11: Revista Ilhabela Edição 51
Page 12: Revista Ilhabela Edição 51

Cia.Marítima apresenta, em Portugal, sua nova coleção Verão 2013A Cia.Marítima apresentou a coleção verão 2013 no ModaLisboa Pulse. Única marca de moda praia a participar do evento, a Cia.Marítima defilou no Pátio da Galé em Lisboa.

Inspirada no cenário paradisíaco e nas praias deslumbrantes do Havaí, a coleção traz vestidos

esvoaçantes e saídas com modelagem cropped. Lenços de seda aparecem em amarrações nos maiôs e biquínis, misturando materiais e sofisticando os looks. As peças lisas ganham cores como coral, amarelo, turquesa, royal e pink.

As peças feitas em jacquard com fios de lurex e as referências de handmade aplicadas à lycra são os grandes destaques da Cia.Marítima para o verão 2013.

Confira a coleção completa no site: www.ciamaritima.com.br

Fotos: Divulgação

Page 13: Revista Ilhabela Edição 51

Huber e Getuba anunciam apoio a projetos sociais

Em um café-da-manhã promovido no final de setembro, a Huber Acabamentos e a Madeireira Getuba

reuniram, em seu show room em Ilhabela, clientes, fornecedores, parceiros e amigos, que puderam conferir as novidades tanto na linha de produtos quanto nas instalações da loja, que graças à parceria entre as duas empresas, oferece uma grande variedade de produtos voltados ao mercado de reforma e construção, desde a fundação até o acabamento.Durante o encontro, o casal Allan e Thaís Huber anunciou também o apoio a projetos sociais, como a adesão à Campanha Outubro Rosa, que acontece em todo o mundo e tem o objetivo de alertar sobre a importância da prevenção do Câncer de Mama. “Além de aderir à campanha, pintando nossa fachada de rosa durante o mês de outubro, também vamos reverter uma porcentagem de nossas vendas neste período para uma instituição de combate ao câncer”, conta o casal.No mês de novembro, quando acontece a promoção de final de ano, com diversos produtos vendidos a preços especiais, a loja reverterá parte de sua renda a uma entidade de Ilhabela que atende crianças carentes “Desta forma, tanto a Huber e a Getuba quanto os clientes que compram na loja estarão ajudando a fazer o Natal destas crianças mais feliz”, completam. A ideia é que a cada mês uma nova entidade ou projeto seja beneficiado, transformando a iniciativa em uma proposta permanente.

Av. Almirante Tamandaré, 205 Itaquanduba. Tel. (12) 3896-4343.

Fotos: Guilherme Andrade

LitoralemRevista

Page 14: Revista Ilhabela Edição 51

Futebol e arte em exposição no Espaço Ardhentia Campanha Mundial pela paz estará exposta de 27 de outubro a 19 de novembro no Espaço Ardhentia

Devido ao sucesso do “Circuito Brasil de Exposições – Futebol pela Paz” após passagem pelo saguão da

Prefeitura de São Paulo e lobby do Sheraton - São Paulo WTC Hotel, a mostra chega ao litoral paulista, onde será realizada de 27 de outubro a 19 de novembro no Ardhentia, espaço de cultura, lazer e entretenimento de Ilhabela.A mostra apresenta ao público uma série da obra “Arma atada”, escultura criada em 1980 por Carl F. Reuterswärd em tributo a Lennon e entregue a Yoko Ono, tornando-se uma obra utilizada em mostras ao redor do mundo como um símbolo pela paz. No Espaço Ardhentia estarão expostas obras customizadas por renomados artistas brasileiros, entre eles: Antonio Peticov, Gregory Fink, Ivald Granato, Tomoshige Kusuno, Patrícia Magano, Maestro Renato Misiuk, Lilian Bomeny, Davi Dalmau, André Galvão e Marangoni.

Futebol pela PazIdealizado pela Non-Violence Project Foundation, ONG fundada em 1993 em Genebra, na Suíça, em parceria com a Base Brasil, instituição que fomenta a implantação de Centros de Treinamento de Futebol no país, o projeto utiliza a

paixão nacional dos brasileiros, como uma ferramenta de combate à violência, unindo arte, educação e esporte. Ele é composto pela realização de uma exposição itinerante pelo país. Seu intuito é arrecadar fundos para a implantação de programas educativos em escolas públicas brasileiras e nas escolas de futebol da Base Brasil por meio da capacitação de professores.

Espaço ArdhentiaCom um projeto inovador, que desde sua implantação esteve comprometido com a sustentabilidade, o Espaço Ardhentia oferece hoje várias opções de lojas, serviços e gastronomia, que integram a natureza, a cultura e o bem estar. Com vista para o mar, na Praia do Perequê, oferece atrações culturais gratuitas, como shows de música ao vivo e exposições que contemplam tanto os visitantes quanto a comunidade local. O espaço oferece ainda uma área para eventos sociais e corporativos. Sua versatilidade é resultado da criação de um novo conceito, que visa o bem estar em todos os sentidos.

Circuito Brasil de exposições – Futebol pela PazLocal: Espaço Ardhentia Endereço: Av. Princesa Isabel, 809 , Perequê - Ilhabela Período: 27 de outubro a 19 de novembroHorário de funcionamento: das 10h às 22hGrátis

14 - REVISTA ILHABELA

LitoralemRevista

Page 15: Revista Ilhabela Edição 51

Cook traz para Ilhabela porcelanas

exclusivas assinadas por Romero Britto

A Cook, loja de utensílios para casa, complementos e decoração, acaba de receber a nova linha de artigos em porcelana e objetos de coleção assinados pelo

renomado artista plástico brasileiro Romero Britto. Entre as peças divertidas e multicoloridas, estão bules, xícaras, canecas, saleiros e pimenteiros, pratos e esculturas colecionáveis, que reproduzem as combinações ousadas e as cores vibrantes que se tornaram característica do trabalho do artista.Ícone do cenário artístico moderno, Romero Britto tem obras espalhadas pelos cinco continentes e seu trabalho está presente em mais de cem galerias de arte ao redor do mundo. Sempre preocupado em difundir sua arte entre todos os segmentos da sociedade, tem criado ao longo dos anos diversas propostas de popularização do seu trabalho, que estampa desde edições especiais de camisetas e garrafas, até campanhas de multinacionais como a Coca-Cola.Esta nova coleção, com artigos exclusivos, alguns em edição limitada, traz a oportunidade de ter em casa o charme de uma peça assinada pelo artista. Vale a pena conferir!

Av. Pedro Paula de Moraes, 251Saco da Capela – Ilhabela. Tel. (12) 3896-2868

Page 16: Revista Ilhabela Edição 51

Instituto Ilhabela Sustentável entrega certificados aogrupo de Agentes Multiplicadores/2012Durante seis meses, a equipe de jovens

trabalhou nos projetos“Cuidando Bem do Nosso Lixo” e

“Voto Consciente é Voto Sustentável”,levando conceitos de cidadania a todos

os bairros de Ilhabela.

Encerrando o ciclo de trabalho do grupo de Agentes Multiplicadores que seu dedicou aos dois principais

projetos de educação cidadã realizados em 2012, o Instituto Ilhabela Sustentável promoveu, no dia 16 de outubro, um encontro que reuniu os jovens, seus familiares e os coordenadores responsáveis pelo projeto.

O evento aconteceu no Max Paladar e contou com uma apresentação, feita pela coordenadora pedagógica da equipe, Camila Reimann Kojin, que detalhou o trabalho do grupo nos dois projetos, seguida pela entrega dos certificados, quando cada agente teve a oportunidade de dar seu depoimento sobre a experiência vivida nestes seis meses. O encontro acabou com um lanche de confraternização e deixou a certeza de que, mais uma vez, a experiência de trabalhar com os Agentes Multiplicadores foi uma excelente ferramenta de sensibilização da população, além de proporcionar aos jovens participantes a possibilidade de enxergar com outros olhos a comunidade, a cidade onde vivem e seu próprio futuro.

Cuidando Bem do Nosso Lixo – patrocinado pelo CEDS – Centro de Experimentação e Desenvolvimento Sustentável e pelo Banco Itaú, a campanha foi criada para sensibilizar a população sobre a importância da correta destinação do lixo. Durante os meses de abril, maio e junho, o grupo de agentes capacitados pelo Instituto visitou casas em todos os bairros de Ilhabela, distribuindo as cartilhas confeccionadas especialmente para o projeto e explicando aos moradores como fazer a correta destinação de cada tipo de resíduo. Também fizeram palestras em escolas, empresas e entidades, além de participar do mutirão de limpeza do Manguezal ao lado das balsas.

Ao todo, o grupo visitou 4.256 casas, abordou 7.445 pessoas nas casas e mais 1.010 pessoas na rua. Foram distribuídas 5.180 cartilhas.

Voto Consciente é Voto Sustentável – com patrocínio do Banco Itaú, o projeto aconteceu nos meses de julho, agosto e setembro, com o objetivo de levar à população conceitos de cidadania e informações básicas sobre o processo eleitoral, ressaltando a importância do exercício do voto e a responsabilidade de cada um com o futuro da nossa cidade. Novamente, os agentes visitaram casas em todos os bairros, distribuindo a cartilha do projeto, fornecendo informações e esclarecendo dúvidas. Também realizaram uma pesquisa sobre o perfil do eleitor. Foram 4.424 casas visitadas, com a abordagem de 4.907 pessoas nas casas e 1.452 pessoas nas ruas, e a distribuição de 5.669 cartilhas.

“Assim como nos anos anteriores, concluímos que o trabalho com os agentes foi um sucesso! Além de difundir conceitos importantes de cidadania, estes jovens tiveram a oportunidade de trabalhar por sua cidade, assumir as responsabilidades que fazem parte do ambiente corporativo e dar o primeiro passo em busca de sua carreira profissional”, afirma Georges Henry Grego, presidente do IIS.

Além dos patrocínios do CEDS e do Banco Itaú, a contratação dos Agentes e a realização dos dois projetos contou com o apoio das seguintes empresas locais: Papelaria Bom Custo, Centro Náutico Ilhabela, João Ilha Materiais para Construção, Loja das Tintas, Ilha Adventure, Ilhabela Adventure Sports, Ilha da Princesa, Restaurante Viana, Associação de Bartenders do Litoral, Hotel Porto Pacuíba, Colégio São João, Restaurante Max Paladar e Consultoria Ótica Tatiane Utiaque.

Foto

s: G

uilh

erm

e A

ndra

de

16 - REVISTA ILHABELA

LitoralemRevista

Page 17: Revista Ilhabela Edição 51
Page 18: Revista Ilhabela Edição 51

10 trilhas pra você se exercitar e curtir a natureza em IlhabelaAlém das dezenas de praias que encantam milhares de turistas e veranistas todos os anos, Ilhabela tem atrativos que, apesar de

ainda pouco conhecidos, fazem do arquipélago um dos destinos mais completos para a prática do ecoturismo. São centenas de quilômetros de trilhas, cachoeiras, piscinas naturais, vales e montanhas cercados pela riqueza e diversidade da exuberante Mata Atlântica.

Como boa parte destas trilhas está dentro do Parque Estadual, que protege aproximadamente 85% do território de Ilhabela, é possível conhecer áreas muito preservadas, com grande diversidade de espécies da fauna e da flora, algumas delas endêmicas, ou seja, só encontradas por aqui.São árvores gigantescas e centenárias, como figueiras, sapopemas, jequitibás e guapuruvus, bromélias de vários tipos e tamanhos, flores, folhagens e arbustos, que abrigam caxinguelês, macacos, jaguatiricas, lagartos e mais de 320 espécies de aves, que podem ser facilmente observadas durante a caminhada.Pra você deixar a preguiça de lado e aproveitar as belezas naturais de Ilhabela, selecionamos dez trilhas especiais. Há roteiros para todos os gostos, desde passeios curtos e de fácil acesso que levam a cachoeiras e piscinas naturais até trilhas longas, de nível médio ou difícil, para praias isoladas ou locais de acesso restrito.Escolha a sua e boa caminhada!

Foto

s: G

uilh

erm

e A

ndra

de

18 - REVISTA ILHABELA

Page 19: Revista Ilhabela Edição 51

Foto

s: G

uilh

erm

e A

ndra

de

19 - REVISTA ILHABELA

Page 20: Revista Ilhabela Edição 51

Trilha da Água Branca

Estruturada para a prática de ecoturismo, esta trilha é uma espécie de vitrine da atividade em Ilhabela. Conta com um quiosque

com guarita, posto de informações, banheiros e água potável logo na entrada. Há placas indicativas para as quedas e piscinas naturais ao longo de todo o caminho e nos locais desnivelados foram instaladas escadas e corrimãos para facilitar o acesso.

O percurso é de nível fácil e o primeiro poço está a apenas 100 metros da entrada. Ao todo, são 2,5 quilômetros de extensão e cinco quedas d’água, com duchas e piscinas cercadas por árvores e plantas nativas.

O acesso à trilha fica no início da estrada que leva à Baía de Castelhanos, praia de difícil acesso mais visitada de Ilhabela, onde só é possível chegar de barco ou em veículos 4x4.

Fotos: Guilherme Andrade

20 - REVISTA ILHABELA

Page 21: Revista Ilhabela Edição 51

Cachoeira dos Três TombosDe fácil acesso, esta trilha é ideal

para quem não está disposto a encarar longas caminhadas. Depois de estacionar o carro

a poucos metros do início da trilha são apenas cinco minutos a pé até a primeira das três quedas.

O caminho é bem estruturado, com degraus, corrimãos, pontes de madeira, bancos para descanso e placas indicativas, que guiam os visitantes ao longo de todo o trajeto. A trilha inteira tem apenas 255 metros de extensão e é percorrida em 15 minutos.

O acesso à trilha fica dentro de um condomínio, na avenida que leva ao sul da Ilha, um pouco antes da entrada para a Praia da Feiticeira. Há uma placa indicando: “Cachoeira dos Três Tombos”. Depois de passar pela portaria do condomínio, permaneça sempre à direita até chegar ao início da trilha.

Foto

s: G

uilh

erm

e A

ndra

de

Page 22: Revista Ilhabela Edição 51

Trilha do Veloso

Com pouco mais de um quilômetro de extensão, a trilha que leva à Cachoeira do Veloso começa dentro de um camping,

logo após a praia do Veloso, no sul da Ilha. De nível médio, a caminhada dura cerca de 40 minutos e termina em uma das quedas d’água mais bonitas de Ilhabela.

A água despenca de um imponente paredão irregular com mais de 50 metros de altura, formando uma paisagem impressionante. Só o visual já valeria a viagem, mas para completar o passeio, uma enorme piscina natural, perfeita para um banho refrescante, convida os visitantes a passar o dia por ali, aproveitando a natureza e o sossego da mata.

No caminho de volta, uma bifurcação na trilha leva a uma enorme e centenária figueira, que impressiona por seu tamanho e beleza. Também é possível ver e ouvir muitos pássaros e com sorte, encontrar caxinguelês que saltam entre as árvores ao longo do caminho.

CastelhanosPara quem quer se exercitar em uma caminhada longa, ir a

pé até Castelhanos é uma boa pedida. São 22 quilômetros até chegar à praia, mas o caminho, apesar de extenso, não é difícil de percorrer, já que o trajeto é feito por

uma estrada de terra. Com a ajuda de um guia, também é possível explorar algumas trilhas ao longo da estrada.O passeio, além de proporcionar uma deliciosa caminhada pela Mata Atlântica, tem como recompensa a chegada a uma das praias mais bonitas de Ilhabela. Conhecida como antigo reduto de piratas,

a Baía de Castelhanos abriga a maior praia do arquipélago, que tem quase dois quilômetros de extensão, com uma faixa de areia larga e águas agitadas e muito claras. Há restaurantes que servem refeições, petiscos e bebidas. E se você não quiser ser devorado pelos borrachudos, não se esqueça de levar um bom repelente!

Vale lembrar que a aventura requer bom preparo físico e, desde que combinado com antecedência com alguma agência de passeio local, é possível ir a pé e voltar de jipe.

Fotos: Guilherme Andrade

Foto

: Gui

lher

me

And

rade

22 - REVISTA ILHABELA

Page 23: Revista Ilhabela Edição 51

Circuito do Gato

Ainda na Baía de Castelhanos, o roteiro chamado Circuito do Gato começa com a trilha para a Cachoeira do Gato, segue para

Praia do Gato com paradas na Pedra do Gato e Mirante do Gato, passa por uma comunidade tradicional e termina com o retorno à Praia de Castelhanos. As caminhadas são de nível médio e o passeio é uma oportunidade de conhecer, em algumas horas, diversos atrativos.

Com uma queda d’água de 70 metros de altura, a Cachoeira do Gato é considerada a maior de Ilhabela, com piscinas para banho, duchas naturais e grandes pedras. Em 2009, a trilha que leva à cachoeira foi revitalizada por um projeto de ecoturismo, com a contenção de trechos com risco de desabamento, adaptação de escadas nos trechos de difícil acesso, criação de áreas de descanso, sinalização, instalação de deck de acesso na cachoeira e construção de uma ponte suspensa contemplativa.

Apenas a trilha para a cachoeira é bem sinalizada, portanto, o percurso completo requer o auxílio de um guia.

Foto

s: G

uilh

erm

e A

ndra

de

Page 24: Revista Ilhabela Edição 51

Pico do Baepi

Aventura destinada aos ecoturistas experientes e bem preparados, a subida ao Pico do Baepi requer 3 horas de caminhada em uma trilha bastante íngreme, de 3,5 quilômetros de extensão, classificada com nível alto de dificuldade. Há placas indicativas que orientam os visitantes, mas se você vai subir pela primeira

vez, convém contratar um guia local.

O Pico do Baepi é a quinta montanha mais alta de Ilhabela, com 1.048 metros de altitude, e tem sua área protegida pelo Parque Estadual. A caminhada começa no bairro do Itaguaçu, e o início da trilha é sinalizado por uma placa que traz informações sobre a extensão, tempo de percurso e nível de dificuldade. O primeiro trecho corta uma encosta de sapê que, depois de alguns minutos, dá lugar ao frescor e à beleza da Mata Atlântica.

Ao longo do caminho, a diversidade e beleza das espécies de árvores, plantas e flores e o barulho dos pássaros já valem o passeio, e apesar do cansaço, a vontade de vencer a montanha serve de combustível para continuar. Mais algumas placas trazem mensagens de conscientização ambiental e informam a quantidade de quilômetros percorridos.

O final da subida traz a certeza de que o esforço valeu a pena! A vista é deslumbrante, desde a face sul da ilha, com suas montanhas e pequenas praias, passando por toda extensão do canal de São Sebastião, com visão panorâmica da área urbanizada, até a face norte, onde se avista um longo trecho entre Caraguatatuba e Ubatuba e parte da Serra do Mar. Nas outras direções, há uma imensa área formada por montanhas de diferentes níveis cobertas pela densa Mata Atlântica.

Foto

s: G

uilh

erm

e A

ndra

de

Page 25: Revista Ilhabela Edição 51

Trilha do Bonete

A trilha para a praia do Bonete é aberta e bem marcada, por isso, pode ser percorrida sem a ajuda de um guia. No entanto, requer disposição e bom

preparo físico para encarar cerca de quatro horas de caminhada, num trajeto de 13 quilômetros de extensão composto basicamente por subidas e descidas.Há três cachoeiras pelo caminho: Laje, Areado e Saquinho, uma a cada hora de caminhada, que proporcionam paradas estratégicas para apreciar a paisagem e recarregar as energias. No trecho final da trilha, ver a praia do Bonete do alto já compensa o esforço. Voltada para o mar aberto, é a praia que abriga a maior comunidade caiçara da Ilha e suas areias claras, mar cristalino e uma enorme moldura verde formada pela Mata Atlântica garantem-lhe o título de uma das praias mais bonitas do Brasil!A praia do Bonete tem pousadas e restaurantes que servem comida caseira e peixe fresco. A não ser que você seja um superatleta, não se arrisque a fazer o caminho de volta no mesmo dia. O ideal é passar ao menos uma noite no Bonete, curtir a praia e voltar pela trilha no dia seguinte.

Foto

s: G

uilh

erm

e A

ndra

de

Page 26: Revista Ilhabela Edição 51

Praia das Enchovas

Partindo da Praia do Bonete, a trilha que leva à praia das Enchovas dura cerca de uma hora e tem nível médio de dificuldade. Há um mirante no caminho, que proporciona uma bela vista do Bonete, do mar aberto e da face sul de Ilha.Com um visual diferente das outras praias da região, Enchovas tem areias grossas e amareladas, muitas pedras de diversos tamanhos e um rio que corta a praia e deságua no mar. Praticamente deserta, é muito preservada e não conta com nenhuma

estrutura turística, como quiosques ou restaurantes. Depois de curtir a praia e tomar um banho de água doce no rio, as opções são voltar para o Bonete ou seguir uma trilha de mais uma hora até a praia de Indaiaúba.

Indaiaúba

É uma das praias mais bonitas do arquipélago e graças à distância e ao isolamento geográfico, permanece deserta e preservada.

Tem areias finas e claras e águas azuis muito transparentes. Ao longo de toda a praia árvores fornecem sombra e a densa vegetação traz a sensação de frescor que vem da Mata Atlântica.A praia tem ainda uma queda d’água que forma uma piscina natural, perfeita para um banho de água doce antes de voltar para a trilha.Em Indaiaúba também não há qualquer estrutura turística, portanto, é importante ir preparado, levando água, lanche e repelente.

Foto

s: G

uilh

erm

e A

ndra

de

Fotos: Guilherme Andrade

26 - REVISTA ILHABELA

Page 27: Revista Ilhabela Edição 51

Cachoeira Riscada

Também conhecida como Cachoeira do Saquinho, é formada por duas quedas. A menor pode ser vista no trecho final da trilha para o Bonete e a maior (e mais bonita!) está escondida alguns metros abaixo.

O acesso é difícil e é preciso se equilibrar entre as muitas pedras que formam o trajeto, o que pode tornar a descida perigosa, causando tombos e acidentes entre os menos atentos ou preparados. Por isso, é fundamental contar com a ajuda de um guia local, que vai indicar o melhor caminho e ajudar o grupo nos trechos de maior dificuldade.Na Pousada Canto Bravo é possível contratar os serviços do guia Jaroslav Turan, um estrangeiro que se estabeleceu com a família no Bonete e há vários anos se dedica a explorar as trilhas da região. Experiente em trekking, birdwatching e montanhismo, ele oferece roteiros exclusivos e pacotes especiais para grupos de ecoturistas.

Foto

s: G

uilh

erm

e A

ndra

de

Page 28: Revista Ilhabela Edição 51

Birdwatching

Aproveite a caminhada para praticar uma atividade que ganha cada vez mais adeptos no Brasil e no mundo: a

observação de aves. Formada pelo bioma mais rico em biodiversidade do planeta, a Mata Atlântica abriga uma importante parcela da avifauna brasileira, com mais de 600 espécies catalogadas, das quais cerca de 160 são endêmicas, ou seja, só existem por aqui. Cerca de 320 destas espécies podem ser encontradas em Ilhabela, que

abriga em suas matas desde pássaros multicoloridos avistados com frequencia nas trilhas e em jardins, como Saíras, Tiês, Tiribas, Saís, Bentevis e diversos tipos de beija-flores, até Tucanos de bico verde, bandos de Papagaio moleiro e Pica-paus. Nas regiões mais afastadas do centro urbano, protegidas pela natureza, vivem ainda algumas espécies ameaçadas de extinção, como o Macuco, a Jacutinga, o Gavião Pega Macaco e o Gavião Pombo pequeno, entre outros.

Foto

: Gui

lher

me

And

rade

28 - REVISTA ILHABELA

Page 29: Revista Ilhabela Edição 51

Oficina de restauro revela a vida e obra de Waldemar Belisário em Ilhabela

A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, e a Fundação Arte e Cultura

de Ilhabela (Fundaci), em parceria com o Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo (IEB/USP), iniciaram o Projeto “Documentação Waldemar Belisário”, com o objetivo de salvaguardar a memória do artista plástico e tornar esses documentos disponíveis à pesquisa e ao público. O projeto trouxe para a cidade uma oficina ministrada por profissionais do IEB/USP, com aulas práticas e teóricas realizadas na sede do Instituto Histórico, Geográfico e Arqueológico de Ilhabela (IHGAI).Lúcia Elena Thomé, coordenadora do Laboratório de Conservação e Restauro do IEB, e Elisabete Marin Ribas, supervisora técnica do serviço de Arquivo do IEB, ministraram as aulas teóricas e coordenaram as atividades práticas. O curso também contou com a participação da pesquisadora Ana Maria Barbosa de Faria Marcondes, que escreveu sua dissertação de mestrado em antropologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), “Travessia Periférica – A Trajetória do Pintor Waldemar Belisário: Um Estudo sobre a Desconstrução do Cenário Artístico Paulista”, ainda inédita em livro. “Fiquei tocado com o curso e a capacidade das mestras em nos ensinar. A introdução teórica foi muito interessante e o empenho dos alunos foi surpreendente”, comentou Carlos Eduardo Martins, que participou

do curso. Ele foi um dos dezesseis alunos que aprenderam as noções básicas de conservação e restauro de documentos em papel, os princípios de arquivologia e a introdução às técnicas de digitalização de documentos permanentes.

O artista e seu universo - A importância de Belisário é inegável para a história das artes paulistas. Em Ilhabela muito se fala, e com orgulho, sobre Waldemar Belisário. Mas pouco se sabe sobre este personagem, além de ele ter emprestado seu nome para o mais tradicional salão de artes plásticas de Ilhabela devido ao reconhecimento de sua obra.Também é conhecida a sua ligação com o Movimento da Semana de Arte Moderna em São Paulo, sua mudança pra Ilha na década de 1930 e seu casamento com a professora Celina Pellizzari. Mas o que o artista lia, com quem se correspondia, o que estudava, quais suas influências artísticas?

O acervo contém muito do que o artista reuniu durante sua vida e os alunos tiveram o privilégio de manusear o raro material, aprendendo na prática a higienização e a estabilização dos documentos antigos.

Com o projeto, um dia toda a história de Waldemar Belisário poderá ser revivida com detalhes numa linha do tempo ilustrada por fotografias, correspondências, trabalhos de alunos, estudos para a obra, catálogos e arquivos diversos sobre o universo de interesse do artista plástico.Preservação documental - Já é sabido que as condições de umidade e temperatura das cidades litorâneas contribuem para a deterioração de acervos documentais e que muitas vezes estes são os únicos acervos que

permitem a reconstituição dos fatos históricos ocorridos nos municípios. Segundo a arqueóloga Cintia Bendazzoli, que coordena o Projeto de Gestão e Diagnóstico Arqueológico de Ilhabela, por meio do IHGAI, o curso permitiu aos participantes verificar a importância da preservação documental como forma de reconstituir a história dos personagens importantes que viveram em Ilhabela. Também revela a necessidade cada vez maior do cuidado com os documentos históricos e a criação de um arquivo documental municipal adequado às condições de preservação do material.

Artes

Page 30: Revista Ilhabela Edição 51

Sushiris é a nova opção gastronômica do Espaço Ardhentia

Inaugurado em outubro, o Sushiris Temakeria é fruto de uma parceria entre a estudante de

gastronomia Iris Manzoli e o sushiman Lauro Campos, que tem 17 anos de experiência, dez deles em Ilhabela, e já esteve à frente de casas como a Haru Temakeria e o Mainishi, em Santos, o Maiban no Guarujá, e Japs, Yacht Club e O Tao em Ilhabela, entre outros.Já a jovem Iris, que herdou da família o gosto pela culinária, decidiu trancar a matrícula do curso de jornalismo para se dedicar à gastronomia. Até o final de janeiro, comandará ao lado de Lauro os trabalhos na Temakeria e depois embarca para a Itália onde, seguindo os passos da irmã mais velha, vai estudar e adquirir experiência. Na próxima temporada, pretende estar de volta ao Brasil e ao trabalho em seu restaurante.

Foto

s: G

uilh

erm

e A

ndra

de

Gastronomia

Page 31: Revista Ilhabela Edição 51

Especializado em Temakis, o cardápio do Sushiris tem mais de 20 opções dos saborosos cones orientais, com receitas que vão dos tradicionais recheios de salmão e atum, até versões sofisticadas, como Salmão com cream cheese e damasco, Salmão e amêndoas, Peixe Branco, alho poró e gengibre, Camarão empanado com cream cheese e tare e Temaki Hot Roll (frito com tarê e cebolinha).O restaurante também serve sushis, sashimis, combinados e outras especialidades, como o Hot Roll de salmão com shimeji e conta com uma diversificada carta de saquês, com mais de vinte rótulos.Abre de quarta-feira a domingo a partir das 18h e durante a temporada funcionará todos os dias.

Shopping ArdhentiaAv. Princesa Isabel, 809 – Perequê.

Foto

s: G

uilh

erm

e A

ndra

de

Page 32: Revista Ilhabela Edição 51

Max Paladar promove a terceira edição do concurso Pinte o Prato

No dia 19 de outubro o restaurante Max Paladar reuniu alunos dos colégios São João, ACEI e Objetivo para a entrega dos prêmios do terceiro

concurso Pinte o Prato, iniciativa criada para ressaltar entre as crianças e jovens a importância de se alimentar de maneira saudável e cultivar hábitos que preservem a saúde e a qualidade de vida. O Concurso é dividido em três grupos, de 5 a 7, de 8 a 11 e de 12 a 16 anos e cada participante concorre com um desenho ou fotografia inspirado no tema “Alimentação Saudável”. Depois de permanecerem expostos no restaurante para a votação do público, os desenhos finalistas são julgados por artistas e apoiadores do evento.“O intuito dessa ação cultural é incentivar a alimentação saudável desde a infância”, conta Carol Kannebley, gerente do restaurante.Durante o coquetel de premiação, foram anunciados os três primeiros colocados de cada categoria, que receberam prêmios como cursos de vela e stand up paddle e kits oferecidos pelos parceiros do concurso.

Foto

s: G

uilh

erm

e A

ndra

de

Page 33: Revista Ilhabela Edição 51

Confira os vencedores:

Categoria 1 (5 a 7 anos):1º Lugar – Thomas Kern Moller2º Lugar – Pedro Carbonelli3º Lugar – Vitória Soares Gallo

Categoria 2 (8 a 11 anos):1º Lugar – Diogo Batista Zabeu2º Lugar – Alanna Crellin3º Lugar – João Henrique O. Hoyer

Categoria 3 (12 a 16 anos):1º Lugar – Giovanna Reale2º Lugar – Jade Crellin3º Lugar – Manuella Molina Roman

Page 34: Revista Ilhabela Edição 51

Copacabana Beer comemora seu 6º aniversário

Em agosto deste ano, o restaurante Copacabana, na Vila, completou seis anos de atuação em Ilhabela

e comemora, com toda a sua equipe, a consolidação e o sucesso da casa, que se tornou referência de qualidade e bom atendimento, além de trazer para a Ilha o charme e o clima boêmio da famosa praia carioca que inspirou não apenas o nome, mas também seu cardápio, estilo e decoração.“Ao longo dos últimos anos, além de investir na ampliação do restaurante e no aprimoramento constante de nossos produtos e serviços, temos nos dedicado também à caracterização do ambiente ao tema, trazendo elementos que remetam nossos clientes ao clima da praia de Copacabana”, contam Néa e Tatiana Macha.

Com muitos anos de experiência na área de gastronomia, a família conta com o apoio de uma equipe formada, em sua maioria, por profissionais que trabalham na casa há bastante tempo, alguns desde a inauguração e outros antes mesmo do restaurante abrir. “Três funcionários da

nossa cozinha trabalham com a família há mais de quinze anos e 80% da equipe é formada por pessoas que estão conosco há muito tempo”, explica Tatiana.Para comemorar o aniversário de seis anos, o Copacabana reuniu todos os seus funcionários, acompanhados por seus

Gastronomia

Page 35: Revista Ilhabela Edição 51

Foto

s: G

uilh

erm

e A

ndra

de

familiares, em uma viagem de três dias para um hotel fazenda. “Acreditamos que investir na qualidade do ambiente de trabalho e no bem estar de nossa equipe torna nosso dia-a-dia mais prazeroso, além de refletir diretamente na qualidade dos nossos serviços e do nosso atendimento”, afirma Néa. E pensando nisso, tanto a reforma, executada em 2009, quanto a ampliação do restaurante, realizada em 2010 para a instalação da Forneria, consideraram a melhora na estrutura disponível para os funcionários, garantindo mais espaço e melhores condições de trabalho.

Responsabilidade social – consciente da importância de apoiar iniciativas que beneficiem a comunidade local, o Copacabana firmou recentemente uma parceria com a escola de inglês Wizard e ofereceu um curso de inglês a um dos alunos do Projeto Social Tênis Mar, que é promovido pelo Ilhabela Master Tênis e incentiva a inclusão e o desenvolvimento de crianças carentes através do esporte. “Conseguimos oferecer o curso ao Gustavo, que é um dos alunos que se destacou no projeto, mas a ideia desta iniciativa é que outras empresas possam se inspirar e fazer o mesmo. Se cada uma “adotar” um aluno, podemos oferecer oportunidade e fazer diferença na vida destas crianças”, completa Tatiana.

No cardápio, bastante variado, há opções que vão de sanduíches, petiscos e pratos

executivos, até especialidades como os peixes frescos servidos inteiros ou em

postas. A partir das 19h, a Forneria tem pizzas assadas em forno a lenha, com

serviço de delivery.

Page 36: Revista Ilhabela Edição 51

Foto

: Div

ulga

ção

Foto

: Cla

udio

Oliv

eira

15º Dança e Movimento trouxe grandes espetáculos para Ilhabela

Há quinze anos o público apreciador da dança recebe de braços abertos um evento que já faz parte do

calendário cultural de Ilhabela: o “Dança e Movimento”. O evento foi contemplado pelo ProAC, da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo e tem se firmado a cada

ano trazendo grandes espetáculos.

Neste ano, o festival foi realizado entre os dias 16 de setembro e 6 de outubro no Espaço Cultural Pés no Chão, no alto da Barra Velha, e em palcos

montados em quadras esportivas no Itaquanduba e no bairro Borrifos, extremo sul do município. A Prefeitura de Ilhabela participou como apoiadora pelo segundo ano consecutivo, possibilitando que o evento fosse levado ao público dos bairros. Mais de 100 bailarinos vieram para a cidade para apresentar 16 espetáculos. Foram realizadas diversas oficinas de dança durante a programação, com a participação de 150 pessoas entre crianças, aprendizes de dança e de teatro e professores de dança. Em todas as noites o teatro do Pés no Chão chegou a sua capacidade máxima - 200 pessoas – atingindo um público de 3,5 mil pessoas ao longo de toda a programação, sempre com entrada franca.

Foto

: Ios

if M

osto

voy

36 - REVISTA ILHABELA

Cultura

Page 37: Revista Ilhabela Edição 51

Presenças internacionais

Pela primeira vez, o Dança e Movimento contou com duas companhias internacionais em sua programação: a francesa “à fleur de peau” e a israelense Clipa Theather. A inserção de grupos internacionais valorizou ainda mais o evento, e a equipe do Pés no Chão tem a intenção de buscar outras oportunidades para trazer grupos estrangeiros em próximas edições do Dança e Movimento. O evento também teve a presença marcante da Cia. Ballet de Londrina, que apresentou um trabalho primoroso, técnica e artisticamente, e pela primeira vez participou da mostra em Ilhabela. O grande destaque nacional foi a São Paulo Companhia de Dança incluindo a dança clássica em sua mais alta expressão, que cativou e divertiu o público através do Ballet 101.O público teve a oportunidade de ter contato com companhias que utilizam novos recursos artísticos em seus espetáculos, como por exemplo, a acrobacia, o teatro físico e visual, o circo, a música ao vivo, a performance e o design. Entre as companhias destacaram-se: a Cia. Druw que fechou o evento com o magnífico “Girassóis”, a companhia ParaládosanjoS que apresentou um trabalho impactante dirigido pela israelense Idit Herman além do infantil “Tchu-Tchu-Tchu”, a companhia Repentistas do Corpo que se apresentou numa quadra de esportes do Bairro de Borrifos, o grupo Jovem Sopro e a Sopro Cia. de Dança , e finalmente os Meninos do Barão e o Corpo de Baile de Caraguatatuba. Durante o evento a equipe do Pés foi informada que o projeto do 16º Dança e Movimento havia sido contemplado novamente pelo ProAC - Secretaria de Estado da Cultura, o que foi motivo de grande comemoração. A intenção da equipe é buscar outros apoios para fortalecer e ampliar o evento, como por exemplo a participação da Prefeitura de Ilhabela e de outras empresas com presença no Litoral Norte que queiram ter sua marca ligada a um evento cultural de sucesso e tradição.

Foto

s: D

ivul

gaçã

o

Page 38: Revista Ilhabela Edição 51

Temporada de CruzeirosCom 132 escalas previstas, navios devem trazer para a cidade 348 mil turistas.

Ilhabela já se prepara para a temporada de cruzeiros 2012-2013, que começa no mês que vem e promete movimentar a cidade. A primeira escala será no dia 14 de novembro, quando chega ao arquipélago o navio AIDAcara. Ao todo, 132 escalas estão previstas até o dia 11 de abril.

Nesta temporada, novos navios chegam à Ilha, como o MSC Fantasia, MSC Magnífica, Costa Favolosa, Costa Fascinosa, Azamara Quest, L’Austral e Seven

Seas Mariner. O secretário de Turismo e Fomento, Harry Finger, falou sobre a expectativa para mais uma temporada de cruzeiros. “Este ano três navios deixaram de operar na costa brasileira, o que resultou na redução do número de escalas no país. Em contrapartida, outros dois navios maiores entraram, o que para Ilhabela deve significar um aumento do número de turistas”, salientou o secretário. Ou seja, serão menos escalas, mas um número maior de pessoas desembarcando na cidade. A previsão é de 348 mil turistas nesta temporada (2012-2013) contra 259 mil no último período (2011-2012), crescimento de 34,25%.O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, ressalta que a cidade conta com uma estrutura eficiente para receber os visitantes. “Uma cidade boa para o morador, certamente receberá bem o turista. Temos investido na infraestrutura, como obras de saneamento, ciclovia, calçadas, no sistema de saúde e tudo isso reflete no turismo. Além disso, o nosso trade turístico se prepara a cada ano para este importante trabalho, afinal, o turismo é a nossa indústria”, avalia o prefeito. QualificaçãoA Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Turismo e Fomento, em parceria com o Parque Estadual de Ilhabela, iniciou em outubro o curso de capacitação para condutores e receptivo turístico. Até novembro, motoristas de vans e jipes, além de agentes do receptivo turístico participarão do curso, na sede da secretaria, na Barra Velha. O curso, de caráter obrigatório, é oferecido gratuitamente com o objetivo de capacitar e reciclar os agentes de turismo do município, de acordo com a Lei 651/2008, que regulamenta a atividade. Essa capacitação conta com 10 módulos de carga horária de 3 horas cada. Dentre os módulos estão biodiversidade, geografia turística, comunidades tradicionais, história e cultura, normas da ABNT, ética profissional, Parque Estadual de Ilhabela, ecoturismo e primeiros socorros. Hoje nosso município recebe aproximadamente 1,5 milhão de turistas por ano e é imprescindível estarmos aptos a receber e informar nosso visitante com qualidade e conhecimento.Destino em altaO destino Ilhabela é procurado também no período baixa temporada. O mês de agosto, por exemplo, foi considerado o melhor dos últimos dez anos, em função dos eventos e muitos casamentos na cidade. Os índices de ocupação cresceram. No fim do mês passado superou a marca de 63% e no primeiro fim de semana de outubro chegou a 68,2%.Fo

to: G

uilh

erm

e A

ndra

de

38 - REVISTA ILHABELA

Turismo

Page 39: Revista Ilhabela Edição 51

Aromaterapia: um agradável recurso terapêutico*Izabela Valezin

A aromaterapia é uma prática terapêutica que se utiliza das propriedades especificas dos óleos essenciais cem por cento puros, de origem botânica conhecida e com sua composição química completa como

a natureza produziu.Os óleos essenciais são utilizados normalmente através da inalação e aplicação na pele para a prevenção e tratamento de todos os desequilíbrios energéticos que possam afetar o corpo físico, emocional e vibracional, visando resgatar o bem estar do ser humano e do meio em que vive.Aromaterapia não é apenas o uso de aromas agradáveis, que muitas vezes são sintéticos ou adulterados, usados de forma aleatória sem atender as necessidades físicas e/ou psicológicas que visam o equilíbrio geral do ser humano. Uma dica de aroma para quem quiser fazer uso dos óleos essenciais de uma maneira tranquila é utilizar o óleo essencial da Lavandula officinalis, a tão popular Lavanda. Este óleo é o grande coringa da Aromaterapia, pode ser utilizado em qualquer caso e não tem contra indicações.A Lavanda é um grande equilibrador do sistema nervoso. Se utilizada em pouca quantidade tem ação sedativa, calmante e quando utilizada em maior quantidade tem ação estimulante do sistema nervoso.Se você quiser começar a utilizá-la, uma dica é pingar duas gotinhas no travesseiro uns 5 minutos antes de dormir para ajudar acalmar e fazer com que o sono chegue mais rápido. Além disso, em qualquer outro caso onde você esteja se sentindo mais agitado, pingue duas gotinhas em um algodão e coloque o mesmo em um ponto próximo ao seu nariz, em algum lugar na região do peito, e deixe-o pelo tempo que quiser. Importante: não use nenhum óleo essencial diretamente na pele. Eles devem ser sempre misturados com um óleo carreador e em proporções adequadas, caso contrário muitos deles podem gerar queimaduras na sua pele. Quando for comprar o seu óleo essencial certifique-se que o mesmo é puro e orgânico.

Até a próxima!

*Izabela Valezin é formada em Naturologia pela Universidade Anhembi Morumbi. Trabalhou no Hospital Israelita Albert Einstein no programa de qualidade de vida. Atualmente em São Paulo trabalha em clínicas particulares e atende famílias de comunidades carentes na Casa do Zezinho. Em Ilhabela atende no Bosque Bem Estar. Maiores informações: 11 7133 2349 | [email protected]

BemEstar

Page 40: Revista Ilhabela Edição 51

Luminária de mesa, réplica de telefone antigo, gatos de madeira e metal e comedouros para pássaros, na Villa Rose Grelle.

Cerâmica artesanal pintada a mão, no Ateliê Cerâmica com Arte.

Venda e locação de velas para o Reveillon, no Ateliê Luz da Ilha.

ColeçãoVerão 2013,

na Estilo Direto.

Relógio feminino Champion troca pulseira, com pulseira de metal e coroa com pedras (venda avulsa), e solar Evoke, na Ótica e Relojoaria São Sebastião.

40 - REVISTA ILHABELA

Page 41: Revista Ilhabela Edição 51

Para ela: Vestido Reserva Natural,

sandália Raphaella Booz e bolsa

Kodifik.Para ele: Boné, pólo e bermuda Hering,

mochila Nautika e nova coleção de tênis Reebok e Olympikus, na

Viração.

Biquínis(peças avulsas) da

coleção Verão 2013,na Alto Asthral.

Mesas entalhadas de diversos modelos e tamanhos, lanternas e enfeites, na Lampião Luz e Arte.

Panetones “Trufa”, na Cacau Show.

Alto AsthralShopping São Paulo - loja 7 - VilaTel. (12) 3896-6569

Ateliê Cerâmica com Arte | Silvia AraújoRua Espírito Santo, 145 - Barra VelhaRua da Padroeira , 12 - loja 6 - VilaTel.: (12) 3896-5751

Ateliê Luz da Ilha - Edna ValezinTel. (12) 8139-1919

Cacau ShowPraça Cel. Julião, 47A - VilaTel. (12) 3896-6154

Estilo DiretoRua Dois Coqueiros, 115 - lj. 2 - PerequêTel. (12) 3896-1374

LampiãoRua Sérgio Rodrigues, 17- Perequê(ao lado do Bradesco)Tel.: (12) 3896-1487

Ótica e Relojoaria São Sebastião Av. Princesa Isabel, 1173 - Lj 1 - PerequêTel.: (12) 3896-2221

Villa Rose GrelleAv. Princesa Isabel, 988 - Perequê(em frente ao Bradesco)Tel.: (12) 3896-5788 / 3896-2484

ViraçãoRua São Benedito, 53 - VilaTel.: (12) 3895-1799

BoasCompras

Page 42: Revista Ilhabela Edição 51

Tela, espelho e mesa em mosaico, na Tiradentes House.

Novos modelos da linha Receituário, na Consultoria Ótica Tatiane Utiaque.

Lençóis de 400 e 250 fios e colchas dupla face, na Sr. Cochilo.

Bule com caneca de porcelana e escultura colecionável, assinados por Romero Britto, peças artesanais de cerâmica, bowls e utensílios importados, na Cook.

42 - REVISTA ILHABELA

Page 43: Revista Ilhabela Edição 51

Butterfly Av. Almirante Tamandaré, 149 - ItaquandubaTel. (12) 3896-2736

Chácara Pau-Brasil Av. Princesa Isabel, 1.788 - PerequêTel. (12) 3896-1617

Cook Av. Pedro Paula de Moraes, 251Saco da CapelaTel. (12) 3896-2868

Consultoria Ótica Tatiane UtiaqueRua Irene Barbosa, 137 - PerequêTel. (12) 3896-6676

FerraluzAv. Ernesto de Oliveira, 240 - Água BrancaTel. (12) 3896-2879

Sr. Cochilo Casa dos ColchõesAv. Princesa Isabel, 2339 - Barra VelhaTel.: (12) 3895-1101

Tiradentes HouseAv. Princesa Isabel, 1386 - PerequêTel.: (12) 3896-3783

Bonecas de coleção, escultura de metal com arranjo de flores e quadro

abstrato (99x102cm), na Butterfly.

Aproveite!Venda especial de flores e bonecas de coleção

em novembro e dezembro, na Butterfly.

Vasos, cachepots, vasos de parede e pratos, feitos de barro, da CEART

(Central de Artesanato do Ceará), na Chácara Pau-Brasil.

Furadeiras, parafusadeira e lanterna profissional, na Ferraluz.

BoasCompras

Page 44: Revista Ilhabela Edição 51

COMSOD – Conselho Municipal sobre Drogas promove apresentação do filme “Quebrando o Tabu”Em parceria com o Instituto Ilhabela Sustentável, a iniciativa pretende estimular o debate e envolver a sociedade na busca de soluções para a prevenção e

combate às drogas em Ilhabela.

Para conhecer e entender os objetivos do COMSOD, confira a entrevista com o Dr. Alexandre Bicudo Maschio, atual presidente do conselho.

Quando o COMSOD de Ilhabela foi criado?Em 2003, para adequar-se à nova Política sobre Drogas da recém-criada Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, o poder público de Ilhabela promulgou a lei que criava o Conselho Municipal Antidrogas, que embora juridicamente constituído nunca existiu de fato. Em 2010 com esforço conjunto da sociedade civil organizada e o Poder Público, criou-se nova lei, que atualizava a anterior, e o Conselho Municipal Antidrogas (COMAD) passou a existir de fato. Desde então reuniu-se regularmente com o objetivo de se criar um Programa Municipal sobre Drogas que concretizou-se este ano. Também este ano foi promulgada nova lei, também com intuito de readequação a novas nomenclaturas e o conselho passa a chamar-se COMSOD – Conselho Municipal sobre Drogas.

Como o conselho atua?De acordo com a lei, o COMSOD tornou-se o órgão responsável por integrar, estimular e coordenar todos os segmentos sociais nas ações relacionadas à redução de danos sociais, econômicos, ambientais e individuais causados pelo uso indevido de drogas lícitas e ilícitas. Queremos envolver a sociedade na tentativa de solução de um problema que é de todos.

Em sua opinião, qual o principal desafio de Ilhabela em relação as drogas?O desafio é conseguir envolver a sociedade como um todo. Temos o mau hábito de acreditar que os problemas sociais nunca são “nossos”, mas sempre “do vizinho”, até o problema aparecer na família. O problema é de todos, a falta de projetos de

vida na adolescência ilhabelense é de todos, desafiar regras e limites é uma característica universal de todos os adolescentes. Acho que todos deveriam estar discutindo, sugerindo, se envolvendo em soluções para as deficiências da sociedade, mesmo que aparentemente elas não estejam “batendo à minha porta”.

Como a comunidade pode colaborar com o conselho?Participando do Conselho, das reuniões mensais.

E, mesmo sem participar do conselho, como as pessoas podem contribuir para o combate às drogas?Exercitando o bom senso. Por exemplo, no uso de bebidas alcoólicas ou tabaco na presença de menores, no uso indiscriminado de medicamentos desde a infância: pílula para dor, pílula para febre, pílula para fraqueza, pílula para dormir. Tem pílula mágica para todos os males e frustrações?Discuta com seus filhos a questão das drogas, se necessário informe-se primeiro, discuta o uso social da bebida alcoólica que ocorre na casa, discuta as consequências de todos os nossos atos de nossas opções.

Quais as próximas ações previstas?Temos um problema na Ilha com o alcoolismo, temos observado um rápido aumento no consumo de crack, temos a questão do uso de bebidas alcoólicas por menores. Mas não temos dados oficiais sobre estes problemas. Atualmente temos discutido a necessidade de se realizar uma pesquisa municipal para termos uma dimensão concreta da questão drogas no município.

Para quem quiser participar, quando e onde acontecem as reuniões?As reuniões acontecem na terceira segunda-feira de cada mês, na sede do projeto “Casa do Zezinho” (antiga sede do Instituto Rukha) à Rua Cel. Vicente de Faria Lima, 372 – Perequê (rua da Praça da Mangueira).

E-mail ou telefone de [email protected] Tel: (12) 3896-1819.

“A questão drogas permeia o mundo

desde os primórdios da civilização. Não

temos a pretensão de ter uma sociedade sem drogas, mas pensamos

ser possível uma redução no consumo das mesmas. Por anos

se investiu contra a ‘oferta’ das drogas sem resultados satisfatórios,

vamos tentar conscientizar, oferecer a opção de tratamento

ao ‘consumo’ das mesmas

.

Dr. Alexandre Bicudo Maschio

Quebrando o TabuDirigido por Fernando Grostein Andrade, o filme conta com a participação de Fernando Henrique Cardoso, Bill Clinton, Jimmy Carter, Drauzio Varella e Paulo Coelho, e tem como principal objetivo a abertura de um debate sério e bem informado sobre o complexo problema das drogas no Brasil e no mundo. O projeto pretende aproximar diversos públicos, entre eles os jovens, os pais, os professores, os médicos e a sociedade como um todo, para que se inicie uma conversa franca que leve a diminuição do preconceito, ajude na prevenção ao uso de drogas e que dissemine informações com base científica sobre o tema.

44 - REVISTA ILHABELA

Page 45: Revista Ilhabela Edição 51

Num mosaico costurado por Fernando Henrique Cardoso, Quebrando o Tabu escuta vozes das realidades mais diversas do mundo em busca de soluções, princípios e conclusões. Bill Clinton, Jimmy Carter e ex-chefes de Estado, como Colômbia, México e Suíça, revelam porque mudaram de opinião sobre um assunto que precisa ser discutido e esclarecido. Do aprendizado de pessoas comuns, que tiveram suas vidas marcadas pela Guerra às Drogas, até experiências de Dráuzio Varella, Paulo Coelho e Gael Garcia Bernal, Quebrando Tabu é um convite a discutir o problema com todas as famílias.

Em Ilhabela, o filme será exibido através de uma iniciativa do COMSOD – Conselho Municipal sobre Drogas e do Instituto Ilhabela Sustentável, em uma seção especial, aberta ao público. Participe!

Quando: 23 de Novembro, 19:30h Onde: sala superior do Shopping Ardhentia A exibição terá capacidade para 120 pessoas. Confirme sua presença por e-mail ou telefone: [email protected] Tel: (12) 3896-1819.

Page 46: Revista Ilhabela Edição 51

Distinguir o real da fantasia foi o desafio de outubro, que tem no final do mês um céu especial para colocar fim a pendências e estabelecer acordos. Em novembro, que tem clima altamente emocional do primeiro ao último dia, dois eclipses, um no dia 13 e outro no dia 21, mostram que com cautela, ponderação, paciência e tolerância as preocupações terão vida curta. Eclipses são aceleradores de acontecimentos. Nada deve chegar ao ponto de tensão porque rompimentos poderão ocorrer facilmente.

ÁRIES- 21/3 a 20/4

Agitação além do normal com imprevistos ocorrendo em tempo integral nos dois meses. Não há mais ou menos, não há mesmices, não há nada que possa ser previsível à vista. Mas há estímulos e empurrões vindos de todas as direções para que as coisas aconteçam. A impulsividade chega à frente do mais banal dos acontecimentos e ter que rever o resultado de atitudes tomadas em função dela é o esperado. Jogar pelos ares o que poderia ser ajustado sem muito esforço? Mais que possível.

TOURO- 21/4 a 20/5

Tanto outubro como novembro são especiais. As novidades e os imprevistos não abalam o que já foi estruturado e dão um colorido diferente a todos os dias. Acordos podem ser feitos em clima de serenidade, mal-entendidos podem ser desfeitos apenas com um pouco de boa vontade. Inovar, criar, mudar, reformar, ousar, deixar que o novo e o diferente façam parte do dia-a-dia é quase lúdico. Experimentar é a palavra que abre portas que pareciam fechadas de vez. Pode ser surpreendente!

GÊMEOS- 21/5 a 20/6

O depois não existe nem em outubro nem em novembro. É o já, o agora, o que acontece de imediato e o que não depende de mais ninguém que ganha força e norteia tudo o que acontece. A pressa, a impaciência e a intolerância com restrições são constantes e podem ter efeitos negativos nos relacionamentos. Em todos eles. A facilidade de comunicação é ainda maior, mas se não houver tato e diplomacia ao falar ela de pouco adiantará.O ritmo dos acontecimentos é aceleradíssimo.

CÂNCER- 21/6 a 21/7

Outubro pode terminar e novembro começar em clima de paz e amor. Ou quase isso. Relaxar é fundamental nos dois meses, até porque muito do que acontece está à revelia de opções suas. Com dois eclipses previstos, o ideal é deixar que tudo aconteça no seu tempo. Assuntos polêmicos, pendências de difícil solução, relacionamentos que só trazem aborrecimentos? Por que não deixá-los de lado por enquanto? Dar conta das exigências do dia-a-dia já é suficiente. Contribuir para a paz à sua volta é fundamental.

LEÃO- 22/7 a 22/8

Mesmo com o céu com algumas turbulências, para Leão os caminhos continuam abertos. Abertos a mudanças, a inovações, a experimentações, a tudo o que for encarado com seriedade e comprometimento. Vale para as relações pessoais, para as profissionais, para todas. A autoconfiança própria do signo, agora ainda maior, pode ser mal interpretada se não houver alguns cuidados na comunicação com as pessoas. Uma posição de liderança pode ser cogitada com grandes chances de sucesso.

VIRGEM- 23/8 a 22/9

Querer que tudo aconteça na hora certa ou do jeito programado, provavelmente vai dar em nada. Quanto mais jogo de cintura houver para dar conta dos imprevistos, melhor. Expansão é a palavra que pode ser aplicada em várias situações. E em várias direções também. Mas é preciso saber aonde se quer chegar para não haver desperdício de energia ou de tempo. Alimentar a ambição é uma tarefa respeitável e que não deve ser esquecida de jeito algum. Querer ir mais longe, por que não?

LIBRA- 23/9 a 22/10

Não vale deixar passar em branco nada que possa ser comemorado. Por pouco que seja. O colorido que a vida perdeu nos últimos anos está voltando pouco a pouco. A fase de realizações já começou, mas a pressa para colocar em prática o que ficou parado no tempo deve ser esquecida de vez. Pesquisar, analisar, ajustar, programar, isso sim dá certo. É para investir em acertos e no que permite que a estrutura sob seus pés fique cada vez mais forte. Atrasos e erros estão ficando para trás.

ESCORPIÃO- 23/10 a 22/11

Desacelerar é a palavra que fará sentido a você a partir de agora em mil e uma situações. Não corra contra o tempo porque o ritmo mais lento de agora independe de você. Acerte os pontos do que for possível e faça um balanço do que é e do que não é importante em sua vida. Comece simplificando sua rotina sem tirar dela o prazer e a graça que o lazer proporciona. Que tal um check-up para ver se está tudo em ordem? E investir num tempinho numa atividade física diária?

SAGITÁRIO- 23/11 a 21/12

Um velho ditado diz que a pressa é inimiga de a perfeição. É da saúde, do bom humor, do sono e da tolerância também. Benefícios mesmo ela não traz nenhum. Tanto em outubro como em novembro o esforço em driblá-la terá que ser constante. Mas mantenha-se alerta para avaliar direitinho as chances de expansão que podem surgir à sua volta de uma hora para outra. Invista num futuro tranquilo desde já. Testar sua criatividade pode ser uma forma excelente de ganhar dinheiro, que tal?

46 - REVISTA ILHABELA

Page 47: Revista Ilhabela Edição 51

Célia Zamarrenho Gozzi - geógrafa formada pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras "Sedes Sapientiae" tendo atuado como professora em diversas escolas de São Paulo. Dedica-se à astrologia deade 1987 ministrando cursos, palestras, seminários e workshops .Foi apresentadora de dois programas sobre astrologia na TV Alphaville e no Canal São Paulo, estes transmitidos pela TVA. Foi parceira da America On Line enquanto esta atuou no Brasil escrevendo horóscopos diários e semanais. Escreve para várias revistas da Editora Abril e trabalha com interpretação de mapas astrais. Contato: [email protected]

Astrologia

CAPRICÓRNIO- 22/12 a 20/1

Este final de ano promete realizações fáceis de serem medidas. A ansiedade continua alta, mas são preocupações em não dar conta das mudanças que estão se aproximando. Treine o desapego sempre que possível. Doe o que não faz mais sentido a você e abra espaço para novas oportunidades. O melhor de tudo é que você pode contar com a colaboração de pessoas mais experientes. E confiáveis também. Seu poder de transformação e de superação de dificuldades talvez nunca tenha sido tão grande!

AQUÁRIO- 21/1 a 19/2

Com os dois eclipses deste novembro, sem dúvida o melhor é não deixar que nada chegue ao ponto máximo de tensão. Contornar e não confrontar é o lema que faz com que tudo dê certo. Polêmicas, desacordos e até o que estava demorando a acontecer mudam de cenários rapidamente. Com bom senso será possível dar conta de tudo, mas deixar qualquer coisa por conta do acaso é quase como provocar a sorte. Dar o xeque-mate em qualquer situação nada tem a ver com seu momento. Negociar tem.

PEIXES- 20/2 a 20/3

Com a mente concentrada apenas no que interessa ou vale a pena será facílimo tornar especiais os últimos meses do ano. Se for verdade que o que não tem remédio, remediado está, para que gastar tempo e energia com o que independe de você para ser solucionado? Não distorcer a realidade é sinal de sabedoria. Compromissos de longuíssimo prazo ou que tumultuem sua rotina atualmente devem ser esquecidos sem culpa alguma. Os relacionamentos atravessam fase especial.

Page 48: Revista Ilhabela Edição 51

MeioAmbiente

Projeto Papagaio Moleiro Conservando a população do Amazona Farinosa em Ilhabela

*CEBIO – Conservação e Meio Ambiente em Ilhabela

O Projeto Papagaio Moleiro tem como objetivo a conservação do Papagaio Moleiro (Amazona farinosa) em Ilhabela e seu entorno, realizando além da pesquisa científica, atividades de educação ambiental com os moradores locais contra o tráfico e caça ilegal desta espécie e de toda avifauna em nosso município.

A população do Papagaio Moleiro é extremamente abundante por toda a ilha, onde muitos grupos

podem ser facilmente vistos ao longo do ano, mas se encontra em risco de extinção no Estado de São Paulo e por isso precisa ser protegida e preservada.O projeto irá, inicialmente, fornecer uma estimativa do tamanho da população atual do Papagaio Moleiro e informações sobre a distribuição e abundância relativa da espécie em toda a Ilha. Ao se calcular o tamanho da população, que também irá nos informar nas amostragens de campo como ela varia tanto temporal quanto espacialmente, será possível identificar os processos demográficos e interações ecológicas.O conhecimento das causas da mudança de tamanho da população é muito importante porque elas podem estar associadas com características intrínsecas da espécie e seu habitat, como os processos demográficos e restrições de recursos, mas também com fatores externos, devido aos impactos humanos.Além do levantamento, vamos também realizar atividades de educação ambiental utilizando o Papagaio Moleiro como espécie bandeira para combater a caça e o tráfico, infelizmente presente dentro da Unidade de Conservação em Ilhabela. Filhotes ainda estão sendo capturados de seu ninho para serem vendidos no mercado negro de animais exóticos, o que é atualmente o principal fato que põe em risco a conservação da espécie.

Sobre o Papagaio MoleiroDescrição - O Papagaio Moleiro é o maior papagaio do gênero Amazona. Tem um comprimento total de cerca de 38 a 41 centímetros (15-16 in) e pesa entre 540 e 700 gramas (19,01-24,64 oz). Ele está entre os maiores papagaios das Américas, sendo superado apenas pelas araras.

Distribuição - O Papagaio Moleiro ocorre em áreas tropicais da América Central e América do Sul. No Brasil, ocorre em dois biomas distintos: a floresta amazônica e a atlântica.

Comportamento - O Papagaio Moleiro é social e pode ser encontrado em pares ou em grandes bandos. Eles normalmente são quietos quando estão descansando e se alimentando, mas estão sempre voando em bandos ou em pares, ao entardecer e amanhecer, por toda a Ilhabela. Reprodução - Depois que os Papagaios Moleiros atingem a maturidade sexual, normalmente formam relações monogâmicas com um único parceiro. Cada ano de namoro geralmente começa no início da primavera. A fêmea põe três ou quatro ovos brancos e os incuba por cerca de 26 dias.O macho regurgita comida para a fêmea durante o período de incubação, e mais tarde para os filhotes no ninho também. Os filhotes deixam o ninho cerca de 60 dias após a eclosão. Para saber mais e participar do projeto visite nosso site: www.papagaiomoleiro.com.br

48 - REVISTA ILHABELA

Page 49: Revista Ilhabela Edição 51

Dentista

Materiais / Acabamento

Arquitetura

Náutica

Materiais / Construção

Colchões

Sist. de Segurança

Tecnologia

Limpeza

Bazar / Boutique

IlhaTudo

Page 50: Revista Ilhabela Edição 51

*José Augusto Menegatti é Professor de educação física formado pela Universidade de São Paulo. Foi preparador físico de equipes de voleibol masculinas e femininas com passagens por seleções paulistas e Brasileiras. Durante 30 anos de trabalho com o esporte desenvolveu técnicas que trazem resultados rápidos e eficientes. Atualmente desenvolve um trabalho pessoal direcionado para a Reabilitação e Condicionamento Morfofuncional. Atende a pessoas que buscam saúde e bem estar e atletas de alto rendimento. Em 1989 fez o treinamento para a aplicação do Método Rolfing® de Integração Estrutural no Rolf Institute (Boulder- Colorado). Foi instrutor desta instituição de 2002 até 2009. É co proprietário de um Centro de Estudos em Fluência Motora em Ilhabela/ SP onde oferece grupos de estudos para Educadores e Fisioterapeutas. Para saber mais: [email protected] / (12) 3896-1135

RESPIRAÇÃO! Há uma maneira correta de se respirar?

Respiração e alinhamento posturalSob o ponto de vista morfofuncional a maneira correta de se respirar é através do nariz. A circulação do ar pelas narinas modela às vias respiratórias, o céu da boca, o maxilar e a mandíbula garantindo desta forma a organização do espaço bucal, dos dentes, da língua e de todo o trajeto desde a deglutição até o estômago. Os efeitos morfológicos (estruturais) da respiração nasal se estendem para o tórax modelando as costelas e as curvas da coluna vertebral, influindo beneficamente no posicionamento da pelve. O alinhamento postural é, portanto constantemente estimulado.

Filtro biológicoO nariz funciona como um filtro impedindo que partículas de poeira, bactérias e vírus presentes no ar ambiente cheguem aos pulmões. Além disto, durante o trânsito do ar para os pulmões viabiliza a regulação da temperatura e o grau de umidade do ar inspirado. Convém lembrar que a respiração, a sucção, a mastigação, a deglutição e a fala são funções sinérgicas (funcionam juntas). Portanto, se a respiração deixa de acontecer pelo nariz isto vai alterar a eficiência das demais funções.

Ação do diafragma respiratórioA respiração nasal potencializa a movimentação da caixa torácica organizando o espaço interno do tórax através da ação eficiente de bombeamento exercida pelo diafragma que regula as pressões no espaço torácico, abdominal e pélvico. Além disto, esta ação de bombeamento potencializa a dinâmica digestiva, o fluxo de fluidos do sistema linfático, o ritmo dos órgãos e o trânsito fecal.

Ritmo respiratório O ritmo respiratório é ajustado naturalmente pela exigência da demanda de oxigênio no nível celular. Conforme aumenta o esforço para realizar a atividade na qual estamos envolvidos acontecem ajustes espontâneos no ritmo respiratório. Por exemplo, se estou sentado digitando, o número de respirações por minuto é X. Se eu levanto e continuo digitando, o número de respirações por minuto aumenta, pois há mais esforço despendido para ficar em pé.

Respiração e exercícioLembre-se que nós humanos desvinculamos o ritmo respiratório do ritmo de movimentação. Por exemplo, o ritmo das passadas na caminhada ou na corrida está naturalmente desvinculado do ritmo respiratório. Esta característica é a nossa grande vantagem neste sentido. Podemos manter um ritmo forte de passadas ou de outros movimentos sem ter que tornar a respiração curta, rasa e rápida. Se você utiliza alguma “receita” de respiração durante a caminhada, corrida, ou outras atividades experimente fechar a boca e inspirar e expirar somente pelo nariz. Você vai perceber que espontaneamente os ajustes respiratórios irão acontecer trazendo conforto e bem estar mesmo em treinos mais intensos.

Lembre-se de combinar exercícios com hidratação, alimentação e repouso.

Sugestão de exercício: compre uma “língua de sogra” – isso mesmo uma “língua de sogra”, aquele brinquedinho de festas infantis! Sente-se com a cabeça recostada, bloqueie a entrada de ar da narina direita com um dos dedos e inspire pela narina esquerda, bloqueie a saída de ar da narina esquerda, encaixe a língua de sogra na narina direita e expire. Se você tiver “força” e o ar não escapar a língua de sogra se desenrola. Mantenha-a desenrolada enquanto aguentar soprar. Ainda com a narina esquerda tampada inspire pela narina direita e em seguida bloqueie para o ar não sair, encaixe a língua de sogra na narina esquerda e expire. Faça isto 10 vezes para cada narina.

Bons treinos!

50- REVISTA ILHABELA

Page 51: Revista Ilhabela Edição 51
Page 52: Revista Ilhabela Edição 51