Revista Integraçao Ed. 15 + Encarte Ed. 15

20

description

Revista Integraçao Ed. 15 + Encarte Ed. 15

Transcript of Revista Integraçao Ed. 15 + Encarte Ed. 15

Page 1: Revista Integraçao Ed. 15 + Encarte Ed. 15
Page 2: Revista Integraçao Ed. 15 + Encarte Ed. 15
Page 3: Revista Integraçao Ed. 15 + Encarte Ed. 15
Page 4: Revista Integraçao Ed. 15 + Encarte Ed. 15
Page 5: Revista Integraçao Ed. 15 + Encarte Ed. 15
Page 6: Revista Integraçao Ed. 15 + Encarte Ed. 15
Page 7: Revista Integraçao Ed. 15 + Encarte Ed. 15
Page 8: Revista Integraçao Ed. 15 + Encarte Ed. 15

Atividades-chave: Principais responsabilidades:

Finanças

- Desenvolver e executar estratégias de financiamento - Gerir riscos dos investimentos financeiros e o fluxo de caixa consolidado das operações correntes

Relação com Investidores- Manter estratégias de comunicação com investidores e estabelecer-se como ponto único de contato para consultas provenientes de atuais e futuros investidores

Contabilidade e controladoria corporativa

- Liderar o processo de orçamento das unidades- Desenvolver e aplicar padrões de contabilidade de custos e investimentos- Estabelecer os padrões de relatórios contábeis e gerenciais para controle dos resultados das operações

Atividades-chave: Principais responsabilidades:

Gestão de Riscos - Desenvolver e implementar estratégias de Gestão de Riscos e coordenar as atividades de avaliação e mitigação dos riscos associados aos processo de negócios e de operações- Coordenar o Comitê de Gestão de Riscos e Auditoria- Elaborar, implementar e monitorar a política corporativa de gestão de crises

Compliance - Implementar um processo corporativo de monitoramento das atividades críticas de negócio e de operações

Auditoria Interna - Elaborar e coordenar a execução do Plano de Auditoria Interna- Coordenar as atividades da auditoria externa- Auxiliar a Gestão de Riscos na avaliação e priorização dos riscos, bem como na elaboração dos planos de mitigação- Coordenar análises críticas (due diligence) nos processos de fusão e aquisição (M&A)

Page 9: Revista Integraçao Ed. 15 + Encarte Ed. 15
Page 10: Revista Integraçao Ed. 15 + Encarte Ed. 15
Page 11: Revista Integraçao Ed. 15 + Encarte Ed. 15
Page 12: Revista Integraçao Ed. 15 + Encarte Ed. 15
Page 13: Revista Integraçao Ed. 15 + Encarte Ed. 15
Page 14: Revista Integraçao Ed. 15 + Encarte Ed. 15

InventárIo completo e atualIzado

Acaba de ser concluído o mais completo e atualizado inventário de emissões de gases de efeito estufa (GEE) nas Unidades de Negócio Brasil e Argentina. O levantamento, que contemplou as operações de Cimento, Concreto, Ferrosur e Recycomb, aponta que atingimos as metas previstas para 2010 e continuamos bem posicionados em relação à indústria mundial de cimentos, com índices melhores que a média internacional do CSI – Cement Sustainability Initiative.

A produção de cimento responde por cerca de 5% das emissões de GEE provenientes de atividades humanas. A InterCement, no entanto, como parte do seu firme compromisso com a sustentabilidade, tem colocado em prática diversas iniciativas para reduzir gradualmente as emissões nas suas operações e, com isso,

apresentar padrões de excelência cada vez melhores nessa área.

“Seis frentes de mitigação, formadas por profissionais de diversas áreas, estão trabalhando intensamente para buscar soluções que ajudem a reduzir nossas emissões. O trabalho é contínuo e temos ainda muitos desafios pela frente, mas é animador constatar que as ações estão surtindo efeito”, destaca Seiiti Suzuki, Consultor Técnico Especialista de Sustentabilidade/Pesquisa & Desenvolvimento.

Nas páginas a seguir, acompanhe os resultados do inventário de emissões de GEE em 2010. Leia também na página 8 sobre outra importante conquista da InterCement: estamos cumprindo a maior parte dos compromissos assumidos na Agenda Climática do Grupo Camargo Corrêa. E vamos seguir avançando!

02

Levantamento contempla emissões de todas as operações da empresa no ano passado

Além das seis frentes de mitigação, voltadas a reduzir o impacto das emissões de GEE nas operações da InterCement, a empresa está começando a acompanhar de perto outras emissões que fazem parte das suas atividades:

Agregados • No próximo inventário, relativo ao ano base 2011, serão incluídas as emissões da operação de agregados na Argentina e no Brasil.

Viagens aéreas • Serão estimadas as emissões por viagens aéreas a serviço da empresa.

Essa medição não é obrigatória para a indústria de cimentos, mas ela tem caráter educativo e também representa uma boa prática empresarial.

Transporte rodoviário • Começarão a ser mensuradas as emissões no transporte rodoviário e marítimo de matérias-primas e insumos das fábricas de cimento e concreto. Neste caso, também não se trata de item mandatório, mas é igualmente considerado boa prática empresarial. As medições ajudarão a gerir e a influenciar positivamente a cadeia de logística.

Intercement

novAs iniCiAtivAs

Page 15: Revista Integraçao Ed. 15 + Encarte Ed. 15

03

cimento ar - Br

Page 16: Revista Integraçao Ed. 15 + Encarte Ed. 15

04

cimento Brasil

Page 17: Revista Integraçao Ed. 15 + Encarte Ed. 15

05

Cimento Argentina

Page 18: Revista Integraçao Ed. 15 + Encarte Ed. 15

06

Ferrosur

Page 19: Revista Integraçao Ed. 15 + Encarte Ed. 15

07

concreto recycomb

compromissos cumpridosDos 9 compromissos da Agenda Climática, estabelecida há um ano e meio pelo Grupo Camargo Corrêa, a InterCement já apresenta avanços significativos em 8.“A InterCement, assim como outras empresas do Grupo, tem avançado na elaboração de inventários de GEE e planos de gestão de carbono. A velocidade e o rigor técnico com que a InterCement vem cumprindo os compromissos da Agenda Climática demonstram seu sólido comprometimento com a sustentabilidade”, destaca Ciro C. Fleury, da área de Sustentabilidade da CCSA.

AgendA ClimátiCA exemplos de iniCiAtivAs dA interCement

Incluir no planejamento estratégico, nas decisões de negócio e de investimento alternativas que minimizem as emissões de GEE e capturem oportunidades de negócios.

A Intercement possui meta de emissão específica e um planejamento de longo prazo com indicadores e investimentos representado pelo RoadMap Tecnológico de Mudanças Climáticas.

Realizar inventários periódicos de emissões e divulgar seus resultados, estabelecendo metas de redução.

Já concluímos os inventários de 2007, 2008, 2009 e 2010 e divulgamos regularmente os resultados em nosso website, ao CSI e Relatório Anual.

Buscar, continuamente, a redução de emissões específicas (por unidade de produto) em nossos processos, produtos e serviços, por meio da racionalização dos recursos e do uso de insumos sustentáveis (energia e matérias-primas).

Temos um RoadMap com 6 frentes de mitigação de GEE (Adições, Coprocessamento, Eficiência Energética, Concreto, Transporte Ferroviário e Novas Tecnologias), cada uma com metas aplicáveis e específicas para reduzir emissões.

Investir em iniciativas de reutilização e armazenamento de carbono.

A empresa está buscando parcerias com instituições de pesquisa para desenvolver projetos de P&D relativo à biofixação de carbono por micro-organismos (ex.: algas).

Investir em atividades de reflorestamento e utilização de insumos de manejo florestal sustentável e apoiar ações de redução de desmatamento e degradação, valorizando a floresta em pé.

A Intercement está realizando estudos de viabilidade para produção de biomassa (reflorestamento) na fazenda Gleba Campão, em Bodoquena, e busca uma oportunidade similar nas proximidades da fábrica de Catamarca.

Page 20: Revista Integraçao Ed. 15 + Encarte Ed. 15

08

AgendA ClimátiCA exemplos de iniCiAtivAs dA interCement

Participar de iniciativas em parceria com a sociedade civil, centros de pesquisa e setores público e privado que visem à inovação sustentável para superar os desafios de mitigação e adaptação às mudanças do clima.

A InterCement possui um convênio de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) com a UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais para o desenvolvimento da nanotecnologia aplicada ao cimento.

Conscientizar o público interno para que adote atitudes de consumo consciente, e capacitá-lo para capturar oportunidades de negócios e gerenciar riscos associados às mudanças climáticas.

Foram treinados mais de 120 profissionais em diversas fábricas de cimento entre os meses de fevereiro e março. Os profissionais da Ferrosur e Concreto também receberão o treinamento sobre Mudanças Climáticas até o final de 2011.

Atuar na cadeia de valor, incluindo a variável carbono como diferencial competitivo na compra de insumos e na venda de produtos e serviços, influenciando clientes e fornecedores.

[neste quesito ainda devemos concentrar esforços]

Contribuir para a formação dos marcos regulatórios e das normatizações nos âmbitos federal, estadual, municipal, setorial e outros.

A Intercement participa de fóruns internacionais, como o CSI (Cement Sustainability Initiative) e FICEM (Federación Interamericana de Cemento), e atua em iniciativas como “Empresas pelo Clima” da FGV (Fundação Getúlio Vargas), Fórum Clima (secretariado pelo Instituto Ethos) e do Grupo de Trabalho de Mudanças Climáticas da ABCP (Associação Brasileira de Cimento Portland).

“A interCement agradece aos gerentes das fábricas de cimento, gerentes de operações de concreto, Ferrosur e recycomb e especialmente aos responsáveis pela busca pelas informações. A qualidade de nosso inventário tem sido atestada pelas certificações de terceira parte, aonde os desvios encontrados no resultado corporativo tem sido ao redor de 1%”.

operações responsável pela Coleta 1 responsável pela Coleta 2 responsável pela Coleta 3

Un ArgentinABarker Roberto BelocchiCatamarca Mauricio A. Nóblega Facundo J. BetbederLamali Alvaro Grande Enrique Barrio Gustavo CalcinelliOlavarria Alexis Ezequiel SbardoliniRamallo Flavio Enrique Zarate Ernesto AcostaSierras Bayas Emiliano Rueda Ariel BacciSan Juan Paula Strada Martín Román Carlos MorcilloZapalla Leonardo Hernandez José Markievich Lomax Marcelo Orlando Macchiaroli Gastón Fornasier Horacio Daniel RodriguezLomax Pamela Rodriguez Cuenca P. Bonini D. MantegnaRecycomb Maria Andrea CucchiFerrosur Antonio Cesar Rago Edberto Herrera Cecilia KesslerFerrosur Alejandro Arguello Horacio Guerras Claudio FilardoUn BrAsil

Apiaí Edson Scarabelo Nilton Aparecido Oliveira Amurim

Bodoquena Adrião Pires de Paz Filho

Ijaci Diogo Valerio Borges Christianne Maciente Silvino Silva Suelba Souza Soares

Cristiano FerrazJacareí Aline Cristine BarbosaPedro Leopoldo Evandro Domingues Roberto Maia CostaSantana do Paraíso Fabricio da Silva FrançaSuape Cybelle Maria Brito da Silva Lucas da Silva SouzaConcreto Gabriel Portela Senarezi Gilberto Terra da Silva Marco Túlio Lima NessrallainterCementSustentabilidade Ingrid de C. Vompean Fregonez Seiiti Suzuki Ricardo Mastroti