Revista Klein

20
Inverno cheio de saúde REVISTA KLEIN Publicação Nacional - Laboratório Klein - Maio - 2010 Saiba como se proteger e amenizar sintomas da gripe, do resfriado e da sinusite Páginas 10 e 11 Alimentação saudável pode combinar muito bem com o frio Página 14 Cuidados especiais com a pele e os cabelos Página 18

description

Revista sobre saúde e afins.

Transcript of Revista Klein

Page 1: Revista Klein

Inverno cheio de saúde

REVISTA KLEINPublicação Nacional - Laboratório Klein - Maio - 2010

Saiba como se proteger e amenizar sintomas da gripe, do resfriado e da sinusitePáginas 10 e 11

Alimentação saudável pode combinar muito bem com o frioPágina 14

Cuidados especiais com a pele e os cabelos

Página 18

Page 2: Revista Klein

Mais de 70 anos promovendo a saúde com produtos de alta qualidade.

O Laboratório Klein atua há mais de 70 anos com medicamentos

fitoterápicos e homeopáticos. Para a empresa, a saúde e a qualidade

de vida dos clientes estão em primeiro lugar. É pensando nisso

que desenvolve os seus produtos dentro de um rigoroso controle de

qualidade, que resulta em medicamentos seguros e eficazes.

Publicação oficial do Laboratório KleinLaboratórios Klein Ltda., Rua Alberto Rangel, 823, bairro Rubem Berta – CEP 91180-840 Porto Alegre – RSFone: (51) 3366-3408 [email protected] - www.klein.com.br

Coordenação Geral: Gerson GaspariniRedação e edição: Carine Simas (MTb 9547)Projeto gráfico e editoração: Diego RochaFarmacêutico responsável: Daniel P. LewgoyCRF-RS nº6583Tiragem: 1000.000

Expediente:

Laboratórios Klein.

• Revista Klein • 2010 • Março2

Page 3: Revista Klein

Escreva para Revista Klein.

Editorial

[email protected] Rua Alberto Rangel, 823 Bairro Rubem Berta CEP 91180-840 - Porto Alegre/RS Fone: (51) 3366-3408

Laboratório Klein - Indústria Farmacêutica

Revista Klein • 2010 • Março • 3

Tomar um chá quentinho, saborear uma comida gostosa e ficar no aconchego do lar com a família. O inverno é mesmo cheiode encantos. E para curtir esses pequenos prazeres sem incômodos vale a pena tomar certos cuidados com a saúde, evitando ou amenizando problemas que costumam aparecer com o frio.

Pensando nisso, a Revista Klein fez esta edição especial de inverno, com muitas informações e dicas de saúde e beleza. Nas próximas páginas, você encontrará matérias sobre gripe, resfriado, sinusite, cuidados com a alimentação, a pele e os cabelos. Tudo em um novo formato de revista, mais bonita, leve e informativa. A Revista Klein se renovou para acompanhar os novos tempos, mas continua cumprindo a missão que norteia o trabalho do Laboratório Klein há mais de sete décadas: fazer o melhor pela sua saúde e qualidade de vida.

Encantos do inverno

Page 4: Revista Klein

FITOTERÁPICOS

HOMEOPATIA

São os medicamentos tecnicamente obtidos e elaborados usando exclusivamente matérias-primas ativas vegetais. Têm finalidade profilática (prevenção), curativa ou para diagnóstico.

É uma especialidade médica e farmacêutica que consiste em ministrar doses mínimas do medicamento para evitar a intoxicação e estimular a reação orgânica.

• Revista Klein • 2010 • Março4

Você Sabia?

Mais de 70 anos promovendo a saúde com produtos de alta qualidade.

Produtos Klein.

Page 5: Revista Klein

Fontes: Dicionário das Plantas Úteis do Brasil, G. L. Cruz; e As Plantas Curam, Alfons Balbach

BoldoAliado da digestão

O boldo tem importantes propriedades terapêuticas. Combate digestão difícil, cólicas hepáticas, congestões do fígado, embaraços gástricos e falta de apetite.

É usado também para cálculos hepáticos (pedras do fígado) e, externamente, no combate ao reumatismo, afecções da pele e outras. A planta tem sua origem no Chile, por isso também é conhecida como boldo do Chile. Nesse país, por acaso, descobriram-se suas propriedades terapêuticas. Pastores notaram que os carneiros, ao comerem suas folhas, se curavam de complicações no fígado.

Revista Klein • 2010 • Março • 5

Erva cidreiraAcalma e faz bem

É também conhecida como melissa, usada na famosa “água de melissa dos Carmelitas”. Combate agitação dos nervos, insônia, dores de cabeça e histerismo. É um tônico do sistema nervoso e auxilia nas digestões difíceis, em enxaquecas, falta de apetite, indigestão, prisão de ventre e gases intestinais.

Naturalmente Saudável

Page 6: Revista Klein

• Revista Klein • 2010 • Março6

Page 7: Revista Klein

Em dia com a Saúde

Com o frio e as mudanças brus-cas de temperatura, as alergias respiratórias podem aparecer com mais freqüência. Espirros, obstrução nasal e tosse são sintomas conhecidos de quem tem rinite. A asma pode vir acompanhada ainda de catarro, chiado no peito e falta de ar.

Algumas precauções podem evitar ou amenizar as crises. Uma das mais im-portantes é manter a casa limpa, e, de preferência, por uma limpeza feita com pano umidecido em água ou álcool, sem desinfetantes ou outros

produtos químicos. Procure ainda não ter cortinas de tecido, carpetes ou tapetes muito felpudos, que concentram grande quantidade de poeira. Sempre que possível, deixe entrar ar e sol nos cômodos, para evitar os fungos. E o ideal é também usar capas antiácaros em travesseiros e colchões.

Mas saiba que existem trata-mentos que podem melhorar a sua qualidade de vida e evitar que as doenças se agravem. Um médico pneumologista ou alergista pode indicar o mais adequado em cada caso.

Evite as alergias

Alergia, gripe, resfriado ou sinusite?

Revista Klein • 2010 • Março • 7

• A alergia pode iniciar e acabar rapidamente, variando de intensidade em pouco tempo (até em poucas horas). Com medicação antialérgica, seu controle pode ser conseguido bem rapidamente. Pessoas alérgicas têm sintomas frequentemente.

• A gripe e o resfriado, por serem de causa viral, têm ciclo evolutivo de alguns dias e ocorrem poucas vezes a cada ano.

• A sinusite pode ser de origem alérgica ou infecciosa; neste último caso, ocorre muita obstrução nasal e a presença de secreção nasal purulenta (amarelada ou esverdeada), e faz-se necessário o uso de antibiótico.

Page 8: Revista Klein

RDC Nº 199/206

Page 9: Revista Klein

Revista Klein • 2010 • Março • 9

COF

COFCOFCOF

COF

COFCOF COF

COF COFCOFCOF

COF

COF

COF

COF

COF

COFCOFCOF

COFCOF

COFCOF

COF

COFCOF

COF

COFCOF COFCOF

Em dia com a Saúde

A tosse é uma resposta do corpo a um estímulo irritante na garganta, nas cordas vocais, na traquéia ou nos pulmões. Pode ter diferentes causas e entre as mais comuns estão alergia, rinite, gripe, resfriado, tabagismo e exposição a substâncias químicas irritantes.

Ingerir líquidos e xaropes pode ser uma forma de

Fique atento à tossealiviar este incômodo, mas é importante investigar a causa. Observe quanto tem-po a tosse está durando, se ela é constante ou ocorre em momento específico do dia, se tem expectoração e se está relacionada com alguma atividade que você fez. Provavelmente o médico perguntará isso antes de indicar o tratamento.

É importante investigar a causa da tosse.

Page 10: Revista Klein

Especial

Para respirar aliviadoGripe, resfriado ou sinusite?

Essas doenças interferem na qualidadede vida de muita gente no inverno

Respirar livremente e estar disposto para o trabalho ou para o lazer. Parecem coisas simples, mas basta estar gripado, resfriado ou

com sinusite para sentir falta e dar mais valor a essas pequenas ações. Por isso, o melhor é tomar cuidado com a saúde

para evitar ou amenizar esses e outros desagradáveis sintomas.

A receita básica para se proteger das “doenças de inverno” - e de muitas outras também - é manter o corpo saudável. Nessa fórmula, entra manter uma alimentação ba-lanceada, dormir o suficiente para descansar o corpo e a mente e tomar os devidos cuidados com a higiene, principalmente das mãos, ensina a médica homeopata e otorrinolaringologista Denise

Missio Marcon.

• Revista Klein • 2010 • Março10

Page 11: Revista Klein

Inflamação das cavidades relacionadas ao nariz, que pode ser causada por mudanças extremas de temperatura e pela umidade, as quais prejudicam o funcionamento normal da mucosa e das cavidades nasais. Gripes e resfriados tendem a favorecer o aparecimento de sinusites, porque provocam um aumento das secreções nasais.

Sinusite

Causado pelo rinovírus, transmitido por ar, saliva ou contato direto com pessoas e objetos contaminados. Os sintomas comuns são obstrução e secreção nasal, voz nasalada, dor de garganta e rouquidão. Geralmente são leves e duram em torno de uma semana.

Resfriado

Doença infecciosa causada por diferentes tipos de vírus Influenza, que, em contato com o organismo, se reproduzem e se espalham por todo o corpo. Há particularidades conforme o tipo de vírus. É comum febre, dores pelo corpo que podem afetar músculos e articulações, dor de cabeça, sensação de peso e cansaço com prostração e também podem ocorrer sintomas respiratórios como congestão nasal e secreções. A duração de uma gripe geralmente não ultrapassa 10 dias.

Gripe

Revista Klein • 2010 • Março • 11

Há ainda cuidados espe-cíficos. Para o caso da sinusite, é importante cuidar do bom funcionamento do nariz, pro-curando um médico para corrigir possíveis desvios ou malformações. A otorrino reco-menda também tratar alergias, manter uma boa higiene nasal (com soros apropriados), evitar a exposição a substâncias que irritam e predispõem a infecções nasais.

Outras medidas que servem para prevenir tanto a sinusite quanto as gripes e os resfriados são evitar as mudanças bruscas de temperatura, se agasalhar e nunca permanecer com roupa ou sapato úmidos. Procure também evitar o contato físico com objetos ou pessoas que estejam gripadas e, se possível, faça a vacina contra a gripe.

Fonte: Denise Missio Marcon, médica homeopata e otorrinolaringologista

Page 12: Revista Klein

Quando a garganta co-meça a doer, normalmente é sinal de que uma gripe ou um resfriado estão a caminho. A irritação nessa área costuma ser um dos primeiros sintomas das doenças tão comuns no inverno. A garanta é um local de entrada de vírus e bactérias e as causas mais comuns da dor são as faringites agudas causadas por esses agentes.

Para preveni-la, a médica homeopata e otorrinolaringo-logista Denise Missio Marcon recomenda uma higiene adequada dos dentes, gengiva e língua, evitar o traumatismo da mucosa oral devido à aspereza de dentes, próteses ou restaurações mal feitas, ingerir muito líquido, mas nunca muito quentes ou frios – o mesmo vale para os alimentos. É importante ainda não respirar pela boca, o que provoca o ressecamento da

mucosa oral, evitar e tratar o refluxo gastroesofágico. E cuidado com o hábito de palitar dentes ou colocar na boca gravetos ou objetos: eles podem estar contaminados com bactérias, vírus ou fungos.

Mas nem todas as dores de garganta são decorrentes de gripes ou resfriados. Elas podem ser causadas por uma enfermidade da própria gar-ganta ou ser a manifestação de uma doença sis-têmica. Apenas o médico poderá avaliar.

• Revista Klein • 2010 • Março12

Em dia com a Saúde

Garganta afinadaDor de garganta pode ser primeiro

sinal de um resfriado

Page 13: Revista Klein
Page 14: Revista Klein

Manter uma alimentação equilibrada é a forma mais gostosa de fortalecer o sistema imunológico e se proteger contra as doenças comuns de inverno. Está certo que o frio faz com que frutas, verduras e legumes pareçam menos apetitosos, mas pode ser um estímulo à criatividade se você se dedicar a preparar receitas saudáveis e quentinhas.

“Para quem não tem o hábito de consumir verduras e legumes, principalmente nesta época do ano, uma dica é incluí-los em preparações como suflês, risotos, sopas ou

tortas”, sugere a nutricionista Renata Meirelles. Ela lembra que, embora as pessoas sintam mais necessidade de ingerir alimentos calóricos quando o frio chega, não são necessárias muitas calorias a mais para manter o corpo aquecido. “Fazendo cinco refeições equilibradas você controla melhor o apetite”, destaca.

Outro fator importante é a hidratação. Os líquidos controlam todo o funcionamento do orga-nismo, inclusive o sistema respiratório.

Boa mesa

Equilíbrio no prato

• Revista Klein • 2010 • Março14

Fonte: nutricionista Renata Meirelles

• Para controlar a fome e se aquecer, procure ter sempre por perto chás claros, frutas naturais ou desidratadas, barras de cereais, bolachas sem recheio ou iogurte• Consuma frutas cítricas (como laranja, limão e acerola), que aumentam as defesas do organismo• Nas sopas e nos caldos, utilize legumes batidos no lugar de creme de leite ou massas. Use também carnes magras ou frango sem pele e acrescente fibras, como o farelo de trigo ou de aveia. Ao servir, adicione um fio de azeite de oliva.• Na hora da sobremesa, fique com aquelas à base de frutas. Se não resistir aos chocolates, prefira chocolate amargo, que tem substâncias antioxidantes, as quais reduzem o depósito de placas de gordura nas artérias, prevenindo infartos e derrames

Dicas para manter a saúde e a forma no inverno

Page 15: Revista Klein

Revista Klein • 2010 • Março • 15

Page 16: Revista Klein
Page 17: Revista Klein

Revista Klein • 2010 • Março •

Em movimento

Praticar atividade física no inverno fortalece o corpo e o astral

17

Não deixe o frio congelar seu ânimo para praticar exercícios. Apesar da vontade de se render à preguiça no inverno, vale a pena fazer um esforço e se movimentar. As atividades físicas fortalecem o sistema imunológico, previnem doenças como obesidade e hipertensão, melhoram a respiração e ainda aquecem e levantam o astral. Além disso, é mais fácil manter a forma e o peso corporal se a atividade física se mantiver ao longo do ano, evitando uma corrida contra o tempo às vésperas do verão.

O ideal é encontrar algo que possa ser feito em ambiente fechado, como na academia ou em casa, e seja prazeroso para você, aconselha o presidente

do Conselho Regional de Educação Física do Rio Grande do Sul, Eduardo Merino. “Se no verão é mais fácil caminhar ou correr nos parques, no inverno pode-se buscar atividades de alongamento, na bicicleta ergométrica ou na esteira, praticar ioga ou apenas colocar uma música e dançar na sala de casa”, orienta.

E vale lembrar: ingerir líquidos e manter uma alimen-tação equilibrada são requisitos básicos para uma boa saúde em qualquer época do ano.

Aqueça-secom exercícios

Page 18: Revista Klein

De bem com o espelho

Cuidados com a pele e

os cabelos

• Revista Klein • 2010 • Março18

Pequenas atitudes podem garantir

a saúde e a beleza na época do frio

C

Page 19: Revista Klein

abelos frágeis, pele ressecada e alérgica. Apesar de comum no inverno, essa realidade pode ser evitada com cuidados simples. A atenção deve começar na hora do banho. É difícil para você resistir a uma ducha super quente? Pois lembre de que banhos muitos demorados e com água de temperatura elevada estão entre as principais causas da pele seca e ainda que o couro cabeludo sofre no contato com a água muito quente.

Outra medida simples que pode evitar ou reverter o ressecamento da pele é o uso de loções e cremes hidratantes e de sabonetes para pele sensível. E mais do que hidratar

por fora, é importante ingerir muito líquido, mesmo que a sede seja menor do que no verão, destaca a dermatologista Miriam Pargendler Peres, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia – Seccional RS.

“Uma alimentação equili-brada e variada, com frutas, verduras e cereais e a prática de atividade física moderada auxiliam na produção e na manutenção da secreção sebácea e hídrica, que fun-cionam como uma barreira natural da pele”, complementa. Mas fique atento ao seu corpo e se os sintomas persistirem, procure um dermatologista.

Revista Klein • 2010 • Março • 19

C

Page 20: Revista Klein

Nova linha de fitocosméticos Villa Vitá. O melhor da natureza agora perto de você.