Revista Maiores do DF 2013

75
Brasília, 26 de junho de 2013

description

 

Transcript of Revista Maiores do DF 2013

Brasília, 26 de junho de 2013

2 ESTILO DE VIDA - terça-feira, 25 de junho de 2013

L:2.6095cm A:1.0341cmI

L:2.342cm A:0.2821cmI L jb l *

Pre s i d e n te :Fernando Câ-

4

Índice

ex p e d i e n te» Diretor-Superintendente: Renato Matsunaga» Editor-Chefe: Paulo Gusmão» Editores -Executivos: Marcelo Moura e Nelza Cristina» Gerente Comercial: André Marrocos» Textos: Bernardo Bittar, Júlia Carneiro e Patrícia Fernandes» Diagramação: Anderson Motta, Tatiane Barbosa e Clenio Da Mata» Edição de Fotografia: Josemar Gonçalves

E d i to r i a l 5Grupo Via 8Organizações PaulOOctavio 10Hospital Anchieta 11Ferragens Pinheiro 12VERT Soluções em TIC 14Pn e u l i n e 16Dan Hebert 18Fe co m é rc i o 20Hospital Oftalmológico Pacini 22AM G 24Cecin Sarkis 26Lopes Royal 28C TIS 30Base Atacadista 32C DS 34Pe t ro b ra s 37Laboratório Sabin 40City Service 42Galois 44Curinga dos Pneus 46Ce t t ro 48Pecis ta 50Super Adega 54I p i ra n ga 56Motéis Playtime 58Condor Atacadista 60Indaiá 62Dali Veículos 64Hospital Dia Samdel 66Bras al 68Star Móveis 70Fi b ra 74

5

Editorial

O papel decada umMarcos LombardiDiretor do Jornal de Brasília

Empreender é sonhar, partir para a realidade e conseguir. Es-ses três passos, nem sempre simples, são fundamentais paraque novos horizontes sejam desbravados, para que empresasnasçam, empregos sejam criados e a economia gire, gerandorenda.

A partir do momento em que o cidadão passa a ser um em-presário, ele assume a linha de frente, e passa a ter o pior patrãodomundo: ele mesmo. Sim,porqueno mundocorporativonãohá espaço para acomodação. A cobrança é constante, tanto de simesmo quanto comrelação àqueles que estão sob a supervisãodo empreendedor.

Das muitas obrigações que o empresário normalmente temde cumprir, uma das mais importantes, sem dúvida, é o paga-mento de impostos. Trata-se da forma correta de possibilitarque o Estado cuide dos interesses de todos, promovendo o de-senvolvimento e implementando infraestrutura.

Da mesma forma, qualquer inovação de que a sociedade pre-cise, por parte do Estado, passa pelo pagamento de tributos, vezque são eles os geradores de dividendos para o crescimento.

O Jornal de Brasília, nesta edição do prêmio Maiores do DF,como já é tradição, prestigia as empresas que mais contribuemcom a arrecadação fiscal no DF. Agora, de maneira inovadora,inaugura novas linguaguens e se aproxima ainda mais do pú-blico.

Desta forma, mais que um prêmio, trata-se de uma verda-deira homenagem às empresas que mais têm consciência deseu papel junto ao DF, recolhendo seus tributos com honestida-de e contribuindo para uma sociedade melhor com consciên-cia.

Isso é a verdadeira cidadania.

Prêmio Maiores doDF é o justoreconhecimento aoscons cientesempresários dac apital

8

zonte, o novo Centro Administrativodo Governo do Distrito Federal e a se-gunda torre do Green Towers Brasília,primeiro edifício comercial “verde”dacapital federal.

No setor imobiliário, o Grupo Via temdiversos lançamentos para 2013, apos-tando em projetos inovadores em di-versas regiões, como Asa Sul, Setor No-roeste,Alphaville e ÁguasClaras. Entreos empreendimentos já em comerciali-zação, destacam-se o ViaUniversitas –empreendimento com salas comerciaise lojas na Asa Norte; o Enseada HomeClub –residencial de dois e três quartos;e o Península Lazer &Urbanismo, resi-

dencial de quatro quartos com resortde lazer, ambos em Águas Claras,além de residenciais de três e qua-tro quartos prontos para morar ou

em construção no Setor Noroeste: ViaIbiza, Via Positano eVia Maxime, entreoutros. Em Samambaia, próximo donovo Centro Administrativo do GDF,está em construção o Via Solare, clu-be-condomínio de dois e três quartoscom varanda gourmet.

Considerada uma das melhores

empresas de engenharia do Brasil eminovação e qualidade, a Via é certifica-da por normas nacionais e internacio-nais de Qualidade – ISO 9001 e o nívelA do Programa Brasileiro da Qualidadee Produtividade do Habitat (PBQP-h);de Saúde e Segurança –OHSAS 18001;e de Gestão Ambiental – ISO 14001.

Com cerca de seis mil colaboradoresdiretos e quatro mil indiretos, aVia foiclassificada, em 2012, pela revistaÉpoca Negócios, como a melhor em-presa do Brasil no setor “I m ó v e is ” doranking das empresas de capital fe-chado e a melhor empresa de constru-ção civil do Centro-Oeste pelas revis-tas Exame, Valor Econômico e Isto ÉDinheiro. Tais conquistas reforçam ocompromisso da Via com a solidez,qualidade e tecnologia.

Grupo Via

Solidez a toda provaAtuando nos segmentos de cons-

trução pesada e civil e de construção eincorporação imobiliária, o Grupo Viaé uma das principais e mais sólidasempresas do mercado, com 33 anos detradição. Sob o comando do engenhei-ro Fernando Márcio Queiroz, seu mo-delo de gestão busca cultivar a con-fiança dos clientes pela transparência,equipe altamente capacitada e altopadrãode acabamento e tecnologia deseus empreendimentos.

É responsável pela entrega de maisde 50 mil imóveis residenciais e co-merciais em Brasília, Rio de Janeiro eSão Paulo e por obras de expressão na-cional, como a Ponte JK, o Museu daRepública e a sede do Tribunal Su-perior Eleitoral (projetos de OscarNiemeyer), em Brasília; o Expo-minas, em Belo Horizonte,maior centro de exposiçõesda América Latina; e a Esta-ção Ciência, em João Pessoa,além de diversos quilôme-tros de estradas pelo Brasil.

MANÉ GARRINCHAOutra obra de ponta da

empresa, que recentementemereceu atenção internacionalao sediar a partidade aberturadaCopa das Confederações 2013, é oEstádio Nacional de Brasília Ma-né Garrincha, construído em con-sórcio com base no padrão LEEDde sustentabilidade. A Via tam-bém desenvolve atualmente ou-tros projetos comselo LEED, comoo Edifício Forluz, em Belo Hori-

D I VU LGAÇ ÃO

Grupo é responsávelpor mais de 50 milimóveis em Brasília,Rio de Janeiro e SãoPaulo e por obras deexpressão nacional

LuizFe r n a n d o

D o m e n i co,vice -

pre sidentedo Grupo

Vi a

ELIO

RIZ

ZO

10

Organizações PaulOOctavio

As faces do sucessoHá 38 anos atuando no mercado de

Brasília, as Organizações PaulOOcta-vio ajudam a cidade a construir o pro-gresso, graças a seus negócios nasáreas de shopping centers, hotelaria,automóvel, radiodifusão, televisão eseguro. As empresas que a integramauxiliam a cidade a solidificar suaeconomia. Atendendo milhares declientes, a organização tem orgulho dever várias de suas empresas contri-buindo para o desenvolvimento da ci-dade e de sua gente, por meio do paga-mento dos impostos e da geração demais de cinco mil postos de trabalho.

MANHATTAN PLAZAOpção interessante para clientes de

congressos, ou os que buscam lazer eturismo na capital. O hotel oferece ex-celentes unidades e uma bem cuidadaárea gastronômica, além de espaços eserviços para eventos.

ST. PAUL PLAZATotalmente modernizado, o St. Paul

Plaza une localização e conforto emum estabelecimento express. O hoteltem ampla estrutura para eventos econvenções.

BALI AUTOMÓVEISFundada em 1995, a Bali chega a 2013

como a maior concessionária Fiat do País,possuindo o recorde de2.008 carros co-mercializados em umúnico mês, agostode 2012. Este ano, a empresa ganhou seuquarto endereço, no Aeroporto.

TAGUATINGA SHOPPINGUne 240 lojas a 330 salas comer-

ciais, instaladas em duas torres, e estásituado a cinco minutos do centro deTaguatinga e de Águas Claras.

BRASÍLIA SHOPPINGO Brasília Shopping transcendeu o

papel de centro de compras para serum monumento funcional, graças asuas lojas, restaurantes e torres de es-critório.

TERRAÇO SHOPPINGUne opções de compra a um espe-

cial mix gastronômico, formado porrestaurantes de primeira linha. O es-paço possui duas torres com mais de

280 salas comerciais.

CONSTRUTORA PAULOOCTAVIOCom mais de 3,2 milhões de m²

construídos, cinco mil empregos dire-tos e efetivos, 610 obras entregues emais de 50 mil clientes com a posse doseu imóvel, a construtora ostenta prê-mios de relevo no mercado nacional.

BRASÍLIA PARTICIPAÇÕESResponsável por gerir os shoppings

e as participações neste ramo de negó-cio, a Brasília Participações tem, hoje,quatro empreendimentos ativos, emáreas estratégicas do Distrito Federal.A esta carteira vai juntar-se, este ano, oJK Shopping, em Taguatinga.

Empresas do grupogeram mais de 5 milpostos de trabalho eatuam com eficáciaem várioss egmentos

FOTOS: DIVULGAÇÃO

Paulo Octávio,das

Organizaçõe sPaulOOc tavio

11

Hospital Anchieta

18 anos de saúdeEste ano, o Hospital Anchieta alcan-

ça a maioridade, completando seu 18ºaniversário em 6 de setembro. Emboraintegre o rol dos Maiores do DF hámuitos anos, estar entre eles é o querealmente move os milhares de cola-boradores diretos e indiretos. "Muitonatural quando se trata de uma insti-tuição ininterruptamente dedicada àpreservação da vida e ao alívio do so-frimento", enfatiza a diretora executi-va, Lorena Porto.

Como umdos maismodernos com-plexos de saúde privada do País, foi oprimeiro hospital da América Latina aobter a certificação ISO 9001, em 2000.Compromissado em tudo com a segu-rança dopaciente ea resolutividade, foinovamente pioneiro ao receber, em2002, o Certificado de Acreditação con-cedido pela ONA/Ministério da Saúde.

Um dos maismoderno scomplexos do País,foi o primeirohospital da AméricaLatina a receber acertificação ISO 9001

PAU

LA C

ARV

ALH

O

Lorena eN a i a raPor to

Pe re i ra :dedic ação

“Para alcançar esse patamar foram inú-meros os investimentos: infraestrutura,tecnologia, desenvolvimento humanoe inovação”, diz Lorena.

“Naprática, uma instituição hospi-talar que opta por adotar sistemas dequalidade tem, entre seus principaisobjetivos, a assistência de elevado pa-drão. Isso porque cada um dos mode-los - seja a ISO ou a Acreditação - de-termina foco no cliente e visão demercado; prevê a padronização de to-dos os processos, amensuração de in-dicadores e a realização de melhoriasc o n t í n u as ”, destaca o presidente dainstituição, Dr. Délcio Rodrigues.

E X E M P LONo âmbito da Responsabilidade So-

cial, o Anchieta é mais uma vez exem-plar. É mantenedor do Instituto An-

chieta de Ensino e Pesquisa (IAEP), quepromove uma extensa agenda anual depalestras, cursos e formações - sendoboa parte deles gratuita. Com a bandei-ra da prevenção e da detecção precocede doenças, realiza eventos periódicospara atendimento gratuito à comuni-dade. O Curso Gratuito para Gestantes,em 2012, atendeu 300 mulheres.

O segredo para tanta solidez é com-partilhar. Além de retornar à comuni-dade parte de seu ganho, através docorreto recolhimento fiscal, reinvesteseus resultados na própria instituição.“Em 2013, iniciaremos a construção deuma nova UTI Neonatal e Pediátri-ca e do novo Centro Cirúrgico”,antecipa Lorena, com a segu-rança de quem sabe que quantomaior a empresa, maior suaresponsabilidade.

FOTO

S: E

LIO

RIZ

ZO

12

Ferragens Pinheiro

De família para famíliaEmpresa que nasceujunto com Brasíliaacumula sucessosao longo dasdécadas, com amplalinha de produtos

FOTOS: ELIO RIZZO

Janine Brito e GetúlioPinheiro, da

Ferragens Pinheiro

Fundada em 1961 pelo empresárioGetúlio Pinheiro de Brito, a FerragensPinheiro tem uma base totalmente fa-miliar. O negócio, que nasceu juntocom Brasília, foi responsável por ofe-recer grande parte dos materiais utili-zados para a construção da capital.Com o tempo, a empresa cresceu sig-nificativamente e, hoje, trabalha commaisde doismil produtos industriali-zados e comercializados.

Localizada em Taguatinga, em 2010a Ferragens Pinheiro passou por umintenso processo de modernização e,em 2011, comemorou o seu "Jubileu deOuro" – 50 anos de fornecimento deprodutos na área de aço para constru-ção, telas, arames, tubos, chapas do-bradas e lisas, acessórios em geral,além de ampla linha de artigos paraserralheria e agropecuária.

O INÍCIO DO SONHOO pioneiro Getúlio Pinheiro de

Brito nasceu em uma humilde fa-zenda emCarolina, no interior doMa-ranhão. Cresceu numa família de 23irmãos e mudou-se para o Rio de Ja-neiro quando ainda rapaz. Carente deformação acadêmica, mas cheio de so-nhos, veio para Brasília à época de suainauguração, por conselho do entãopresidente Juscelino Kubitschek, ami-go de seu sogro. Inaugurou a empresaFercima, em Taguatinga, que mais tar-de tornou-se a Ferragens Pinheiro. Seusonho foi acompanhado pela filha Ja-nine Brito, que assumiu o comando daempresa ao lado do pai e dos irmãos Ja-

nete Brito e Roil Pinheiro. Desde então,o projeto de expansão e modernizaçãoda empresa tem evoluído bastante e,hoje, a Ferragens Pinheiro comemorasua inclusão na lista dos Maiores do DFpelo Jornal de Brasília.

“AFerragens Pinheiro cresceu juntocom Brasília nessas últimas cinco dé-cadas. Sentimos grande orgulho deestarmos entre os que mais contri-buem para a economia e desenvolvi-mento de nossa capital. Hoje, temosuma gestão voltada para a moderni-dade, a expansão e a sustentabilidadede nossa empresa. Com muita luta,dedicação e profissionalismo, recebe-mos este título na esperança de conti-nuar exercendo um trabalho de quali-dade para nossos clientes e colabora-do res ”, avalia a diretora-executiva daFerragens Pinheiro, Janine Brito.

Em 2013, será inaugurada maisuma loja Pinheiro no Setor de Indústriae Abastecimento de Brasília (SIA). Lá,os clientes terão à disposição toda a li-nha dos tradicionais produtos, além demuitas novidades domercado e aten-dimento personalizado.

RESPONSABILIDADE AMBIENTALA Ferragens Pinheiro reconhece seu

papel para o desenvolvimento sus-tentável do planeta. Todos os materiaisque seriam inutilizados são recicladosou reaproveitados, evitando o desper-dício e a poluição do meio ambiente.

A empresa também vem adotandocursos de treinamento na capacitaçãode seus profissionais, além de manteralto controle na fiscalização de seusprodutos e no uso de equipamentos desegurança do trabalho.

14

VERT Soluções em TIC

Empresas conectadasHá 15 anos nomercado, 100%brasileira eg e n u i n a m e n tebrasiliense, uma forçaà integração

Você já parou para pensar quantascoisas entram em funcionamentoquando sentamos em frente aos nos-sos computadores, IPad, IPhone, No-tebook ou qualquer outra for-ma de se conectar ao mundo?Não? Pois a VERT vive parapensar nisso, propondo solu-ções a empresas públicas eprivadas com o objetivo deatender cada vez mais asnossas necessidades.

Há 15 anos no mercado, 100% brasi-leira e genuinamente brasiliense, essaé a VERT, uma das principais empresasintegradoras de Tecnologia da Infor-mação e Comunicação (TIC) do Brasil.

Ao longo de sua trajetória firmou-seno mercado como “Integradora deTIC ”, atuando com foco em soluçõescorporativas e viabilizando a sinergiaentre tecnologia e negócios, levandosoluções customizadas conforme a ne-cessidade de cada um de seus cliente.

Com sede em Brasília e filiais emSão Paulo e Rio de Janeiro, a VERT estáestruturada em quatro unidades denegócios: - Infraestrutura de TI paraData Center, Infraestrutura de Comu-nicação, Aplicativos de Negócios eServiços Especializados.

AVERT é hoje referência em forne-cimento de soluções baseadas em di-versas tecnologias de TIC, providaspelos maiores fabricantes mundiais,projetando e integrando as melhoressoluções para atender as demandasdos mercados público e privado, atra-vés de um time de profissionais alta-mente qualificado e comas principais

certificações do mercado, atuando deforma consultiva.

No segundo semestre deste ano, se-remospioneirosmais umavez, crian-do soluções inovadoras, montaremoso primeiro “Data Center instalado emuma Fazenda de Container do Brasil,aqui em Brasília, e isso muito nos or-g u l ha ”, afirma o vice-presidente devendas, Hiran Franco.

No último ano, a VERT atingiu umfaturamento superior a 130milhões, eo presidente da empresa, Sérgio Mar-ques, garante que a empresa dobraráde tamanho até 2015. Esta garra e de-terminação são a mola mestra dos in-vestimentos feitos pela empresa.

A VERT conta com hoje com mais de130 colaboradores, e tementre as suasmetas planejadas para o triênio2013/14/15, fazer parte do seleto grupodas “150 Melhores Empresas para seTr ab al har ” e estar entre as 50 maioresempresas da Industria digital do país.

FOTOS: ELIO RIZZO

Hiran Franco,vice-presidente devendas, e SérgioMarques ,presidente daV E RT

16

Pneuline

Rodando com confiança

Pneus Pirelli e umalinha completa deser viçosautomotivo scompõem o sucessoda empresaTop of Mind

A Pneuline iniciou suas atividadesem novembro de 1984 e, hoje, contacom a maior rede de lojas de serviçosautomotivos e pneus do Distrito Fede-ral. Existem, ao todo, oito filiais, loca-lizadas em: Brasília, Taguatinga, Cei-lândia, Águas Claras, SIA e Sobradi-nho, garantindo a liderança do varejode pneus na região.

Desde 1998, é revendedora exclusi-va Pirelli, o maior fabricante de pneusdo Brasil. Sua rede conta ainda comserviços de suspensão, freios, troca deóleo, injeção eletrônica, alinhamento,balanceamento e reforma de rodas.

Constantes investimentos em qua-lificação de pessoal e em programas dequalidade, como 5S, garantiram à lojaem 2009, 2010, 2011 e 2012 o prêmioTop of Mind, realizado pelo Jornal deBrasília, de empresa mais lembradado segmento pelos consumidores doDistrito Federal.

Com a recuperação do mercado au-tomotivo, a partir de 2004, iniciou-seum forte ciclo de investimentos no se-

tor de pneus, que perdura até hoje eque tem se espelhado num significati-vo aumento da capacidade de produ-ção instalada no Brasil.

No plano mundial, o Brasil é consi-derado o oitavo mercado para pneu-máticos em geral. O País é reconheci-do, também, pelo potencial de consu-mo que apresenta, haja vista a magni-tude da frota e a sua idade média. Ochamado mercado de reposição depneus, que engloba os veículos depasseio o qual registrou crescimentomédiode 10%ao ano,e queéoprinci-pal segmento de atuação da Pneulinenos últimos oito anos.

A melhoria da renda dos brasileiros,

verificada nos últimos anos, tem se re-fletido fortemente no aumento da fro-ta nacional, o que, consequentemente,impulsionou a busca por produtos eserviços automotivos, com grandedestaque para os produtos pneumáti-cos.

Atenta aos movimentos do mercadoe às oportunidades de negócios, aPneuline visa expandir sua rede deatendimento para localidades comcrescimento econômico emergente ecom demanda latente, como é o casoda praça de Samambaia, onde já fir-mou contrato de locação para funcio-namento de uma loja que será inaugu-rada em julho.

FlávioOliveira ,

diretor daPn e u l i n e

Pi re l l i

FOTOS: ELIO RIZZO

18

Dan Hebert

Construindo para a vidaUm dos grupos empresariais

com maior representatividade ereconhecimento nacional naprestação de serviços de engenha-ria, construção e gestão imobiliá-ria. Assimpode ser definida a DanHebert, que desde 1991 está pre-sente no mercado da construçãocivil brasiliense.

Atuandocom oposicionamentofortemente caracterizado pela di-versificação e inovação tecnológi-ca das obras em diferentes seg-mentos e graus de complexidadeque envolvem o ciclo completodos projetos construtivos - elabo-ração, planejamento, execução,fiscalização e comercialização, nasdiferentes áreas: edificação, pavi-mentação, infraestrutura, sanea-mento e obras de artes especiais.

SOLI DEZAo longo desses últimos 22

anos, a Dan-Hebert Engenhariaconsolidou os seus padrões dequalidade e de atendimento aocliente, disponibilizando ao mer-

cado uma opção segura e inteli-gente para a indústria.

Pensando em meio-ambiente,saúde e segurança do trabalho, aempresa criou umaação chamadaPrograma 5S, presente em todosnos canteiros de obrasda DanHe-bert. Os “S” são de sensos: utiliza-ção, organização, limpeza, saúde eautodisciplina.

G E R E N C I AM E N TOAlém disto, há o gerenciamento

dos resíduos sólidos da construçãocivil, praticado na Política Nacio-nal de Resíduos Sólidos - PNRS, noConselho Nacional do Meio Am-biente - Conama, por conta das re-soluções 307/2002 e 348/2004.

No quesito reconhecimento,ganhou o quinto lugar no RankingITCnet 2008, classificação entre as100 Maiores da Construção; sextolugar noRanking ITCnet 2009, nacategoria Sustentabilidade emAções Ambientais e classificaçãoentre as 100 Maiores da Constru-ção; sétimo lugar no Ranking ITC-

net 2010, classificação entre as100 Maiores da Construção; oitavoRanking ITCnet 2011, classificaçãoentre as 100 Maiores da Constru-ção e Prêmio o VALE S.A. 2012,Concurso Boas Práticas Ambien-tais.

Com mais de dois mil funcioná-rios e 220 obras realizadas, a DanHebert merecidamente engrossa alista dos Maiores do DF por suagrande contribuição à economiabrasiliense.

Com mais de doismil funcionários e220 obrasrealizadas ,empresa prestacontribuição àe co n o m i abrasiliens e

ELIO

RIZ

ZOSérgio Alexandre

Lindenberg, diretorpresidente da Dan

Heber t

20

Fe c o m é r c i o

Desenvolver é a ordemPAULA CARVALHO

A Federação do Comércio de Bens,Serviços e Turismo do Distrito Federaltem como missão contribuir para odesenvolvimento econômico, social epolítico da sociedade brasiliense. Umgrupo de empresários pioneiros fun-dou a instituição em 4 de outubro de1970, movido pelo ideal de construirum mundo novo, com a certeza da ho-nestidade e a força do trabalho. Passa-dos quase 43 anos, esse ainda é o sen-timento dos dirigentes da Fecomércio.Os seus líderes continuam a acreditaremBrasília e na capacidade da capitaldo País de irradiar desenvolvimentopara todo o Brasil.

Há mais de quatro décadas, a Feco-mércio atua em defesa dos setores decomércio, serviços e turismo. Congre-ga em sua estrutura 24 sindicatos fi-liados e dois associados, que represen-tam 95 mil empresas. Com muita luta,a Federação participou efetivamenteda implantação de todos os órgãos li-gados ao setor produtivo. Por meio deum diálogo constante com represen-tantes dos Três Poderes, foi possívelcriar planos de financiamento, regula-rizar comércios, instalar áreas de de-senvolvimento e defender a micro epequena empresa em Brasília, alémda desburocratização do Estado.

Com ajuda do Sesc, Senac e InstitutoFecomércio, instituições administra-das pela Fecomércio, é possível aindaoferecer educação profissional, saúde,cultura, esporte e lazer para população.Hoje, os setores de comércio, serviços eturismo respondem por mais de 1 mi-lhão de empregos e quase 93% do PIB

privado do Distrito Federal. Essa re-presentatividade não surgiu ao acaso,foi construída por muitas pessoas, commuito trabalho. Nesse cenário, quemmais contribui merece o reconheci-mento. Os empreendedores brasilien-

s e s s ã o e mgrande parte osrespon sáveisp o r f a z e r d aeconomia do DFuma das maio-res do País.

A c a p i t a labriga o terceiro polo gastronômicobrasileiro, é referência em qualidadede vida, dona de um mercado consu-midor de 2,6 milhões de habitantes e

apresenta a maior renda per capita na-cional, entre outras características. Asempresas instaladas aqui têm geradoarrecadação por meio dos impostos.Esses tributos, quando bem aplicadospelo governo, se traduzem em benefí-cios para todos. “Seria injusto, portan-to, não lembrar da parte principal des-sa engrenagem. A Fecomércio fazquestão de valorizar os protagonistasdessa história e homenageia as em-presas e seus dirigentes. Quem maiscontribui e recolhe impostopara ode-senvolvimento de Brasília merecenossos aplausos. Parabéns aos Maioresdo DF, um título mais do que mereci-do”, conclui o presidente daFecomér-cio, Adelmir Santana.

Ad e l m i rS antana,presidente daFe co m é rc i o

Entidade trabalhapor Brasília e pelacapacidade dacapital do País deirradiar progressopara todo o Brasil

ELIO

RIZ

ZO

22

Hospital Oftalmológico Pacini

Janelas da almaCom estruturahospitalar, centrooftalmológico possuiparque tecnológicode referência no País

FOTOS: ELIO RIZZO

Natalia Pacini,d i re to raadminis trativae financeira

O Hospital Oftalmológico Pacinicresceu com Brasília, cidade que aco-lheu seu fundador, o oftalmologistaLeopoldo Pacini Neto. Estar entre asmaiores empresas do DF atesta umabem-sucedida trajetória, iniciada em1976. “Fomos o primeiro hospital dacapital totalmente dedicado à oftal-mologia. Hoje já atendemos a terceirageração, já que os primeiros pacientesconfiaram filhos e netos à nossa equi-pe”, destaca Natalia Pacini, diretoraadministrativa e financeira.

À primeira vista, a instituição nãoremete a uma estrutura hospitalar. Asinstalações são marcadas por ambien-tes aconchegantes e elegantes. Obrasde arte se destacam, juntamente com oprojeto de paisagismo. “Trata-se deumespaço de saúde enão dedoença”,enfatiza Natalia.Mas que ninguém seengane: o Pacini possui parque tecno-lógico de referência no País: “F om osresponsáveis pela introdução de inú-meras técnicas e tecnologias de pontano Centro-Oeste”.

ASSISTÊNCIA INTEGRALA infraestrutura está preparada para

prestar assistência integral na especia-lidade – da consulta de rotina ao maiscomplexo tratamento, como a micro-cirurgia com implante de lentes in-traoculares para tratamento da catara-ta.O corpoclínicoé composto exclusi-vamente por médicos titulados peloColégio Brasileiro de Oftalmologia, quecontam com o suporte de mais de 50colaboradores. E mais: o hospital atuatambém na subespecialização de of-

talmologistas, com concorrido Fel-lowship que abre seleção anualmente.

O moderno centro cirúrgico possuiquatro salas para intervenções oftal-mológicas - do procedimento de cor-reção refrativa a laser, passando pelaplástica ocular, ao transplante de cór-neas. Para internação, a hotelaria im-pressiona: todos os apartamentos pos-suem TV a cabo, frigobar, ar-condicio-nado, telefone e acomodação paraacompanhante. Para procedimentosque dispensam internação, há confor-

tável área de recuperação. O hospitalfaz questão de garantir que a perma-nência dos clientes sejamuito confor-tável. “Oferecemos gratuitamentemanobristas, serviço de café e brin-q ue do te ca ”, exemplifica a executiva.Há ainda buffet pós-cirúrgico e umacompleta linha de brindes para os pa-cientes.

Outro aspecto é a responsabilidadesocial. Com o programa Saúde em Fo-co, uma equipe visita empresas públi-cas e privadas para realização, semquaisquer ônus, de rastreamento deglaucoma. Para a promoção da saúdeocular na infância, entra em cena oSuper Pacini. “Percorrermos escolascom uma peça teatral estrelada pornosso super herói”, complementa adiretora.

24

AMG

Força para o alto

Com mais de5.500 elevadoresem sua carteirade assistênciatécnica e 500colaboradores ,empresa estápresente em 14es tados

AAMGé a 4ªmaior empresa de trans-porte vertical no Brasil, presente em 14estados com mais de 5.500 elevadores emsua carteira de assistência técnica e maisde 500 colaboradores. Desde 2008, aAMG já comercializou mais de 2,5 milequipamentos da marca Orona, forne-cendo as mais variadas soluções tecnoló-gicas para transporte vertical de passagei-ros e cargas, inclusive equipamentos comchamada antecipada, escadas e esteirasrolantes.

No segmento de modernização, aAMGatualizou tecnologicamente alguns dosprincipais edifícios comerciais e residen-ciais em todo o Brasil, entre eles o Paláciodo Planalto, sede do Poder Executivo na-cional, com equipamentos da marca Oro-na. É a empresa que mais vende elevado-res novos em Brasília.

A Orona é hoje uma das maiores fabri-

cantes de elevadores no mundo, com pro-dutos comercializados em mais de cempaíses e capacidade de fabricação acimade 20 mil elevadores/ano. Consolidada nosegmento de transporte vertical com 50anos de experiência, é umas das empresasdo Grupo Mondragon, que está entre osmaiores grupos empresariais do mundo,com mais de 80 mil funcionários.

E CO D E S I G NOs produtos Orona comercializados pe-

la AMG foram os primeiros certificadosem Ecodesign, comprovando que aten-dem a dimensão ecológica em todas as fa-ses do processo do elevador desde o designaté o fim do seu ciclo de vida útil. Equipa-mentos com Certificação ISO 9001 e14001 (ABS – Quality Evaluation/ Inme-tro) e Underwrite Laboratories (UL), cum-prem as exigências técnicas das Normas

Europeia, Americana e do Mercosul(NBR- NM 207/99). Um em cada 20 ele-vadores novos no mundo é Orona.

Essa estreita colaboração entre a Orona eo Grupo AMG, como revendedor, instala-dor e mantenedor de seus produtos, facili-tou a aproximação entre as duas empresas,culminando com a recente integração doGrupo AMG à Orona. "Com a aquisiçãopassamos a ser a própria Orona, empresado grupo Mondragon, um dos maioresgrupos empresariais da Europa, o que nospossibilitará maior acesso a novas tecno-logias, processos, produtos e investimen-tos, direcionados aos nossos clientes e co-l a bo r a d o re s ”, afirmou Fernando Moura,diretor superintendente da marca, quetambém vende produtos da Fujitec eleva-dores e escadas rolantes que estão presen-tes nos principais edifícios do mundo, comforte atuação na Ásia, Américas e Europa.

FOTO

S: E

LIO

RIZ

ZO

Fe r n a n d oMoura ,d i re to rs u p e r i n te n d e n te

26

Cecin Sarkis

Uma empresa iluminadaTradição e inovação em produtos elétricos,além de qualidade e execelenteatendimento, compõem o mix da casa

Com 35 anos demercado, a Ce-cin Sarkis mantém a tradição fa-miliar no ramo dematerial elétri-co e construção geral, com um to-tal de mais de 40.000 itens e trêslojas somente emBrasília, no SIA,na Asa Sul e em Águas Claras. Ho-je ela revende, além de materialelétrico, iluminação, material hi-dráulico, tintas, pisos e revesti-mentos, metais, ferragens, utili-dades para o lar, dentre outrosprodutos de qualidade.

A empresa mantém trajetóriade sucesso e referência em exce-lência no setor, aliando a tradiçãode bom atendimento e respeitoaos clientes com a qualidade dosprodutos. A inovação constante-mente na modernização de suasinstalações e capacitação de seuscolaboradores também são pontosfortes da Cecin Sarkis.

PION EI RISMOA tradição da família Sarkis no

ramo de material elétrico no Brasilfoi iniciada em 1953, quando JoãoSarkis fundou a primeira loja emUber lândia –MG. Terceiro irmãodos 14 filhos do casal de imigrantelibaneses Paulo e Badra Sarkis,João foi precedente na especiali-dade familiar.

Três anos antes da inauguraçãode Brasília, em 1957, a família Sar-kis já dava apoio e contribuiçãoaos candangos e idealizadoresnasprimeiras obras da nova capital.Naquele ano, antes mesmo dachegada da energia elétrica à futu-ra capital, foi fundada por José

Paulo Sarkis, também filho docasal, a primeira

loja em Brasília.Em seguida, a maioria dos ir-

mãos seguia o exemplo de JoséPaulo, montando seus própriosnegócios em Brasília no ramo dematerial elétrico. Todos prospera-vamde formaexcepcional, graçasà dedicação no atendimento a suacl i e n t e l a .

CO N Q U I STASNo ano de 1978, Cecin Sarkis, o

12° filho do casal, iniciou suas ati-vidades como empresário no seg-mento. Desde então a empresavem ocupando cada vez mais es-paço no setor. Anualmente, a lojafecha mais de 135 mil vendasmensais e garante a satisfação detodos os clientes atendidos.

FOTO

S: E

LIO

RIZ

ZO

Cecin Sarkis:l i d e ra n ç aaté no nome

28

Lopes Royal

Sólida e ao seu lado

Há 20 anos líder noDF, empresa é umadas maisimportantes nacomercialização econsultoria deimóveis doCentro -Oes te

O setor imobiliário noDistrito Fede-ral vem, desde 2007, demonstrandoum crescimento excepcional frenteaos mercados do Rio de Janeiro e SãoPaulo. Em 2012 ocupou o 4º maiormercado nacional: lançou 51 empre-endimentos, com 8.823 unidades evalor geral de vendade R$ 3,3 bilhões.A perspectiva é de que o ano de 2013seja ainda melhor. A retomada das li-citações para futuras incorporaçõesimpulsionará novos lançamentos nacapital, sobretudo no Setor Noroeste.“O mercado imobiliário do DF cresce,historicamente, a uma velocidademaior do que dos demais centros urba-nos”, explica MarcoAntônio Demarti-ni, diretor executivo da Lopes Royal.

Há 20 anos líder no mercado imobi-liário no Distrito Federal, a Lopes Royalé considerada uma das mais impor-tantes empresas de comercialização econsultoria de imóveis do Cen-tro-Oeste, com empreendimentosdistribuídos na Asa Sul, Asa Norte, No-roeste e Sudoeste e também em regiõescomo Guará, Águas Claras, Taguatinga,Ceilândia, Samambaia e Gama.

Criada em 2007, a partir da união deduas grandes empresas do mercadoimobiliário nacional, a Lopes Royalreúne a tradicional Royal Empreendi-mentos Imobiliários, fundada em1993 no Distrito Federal sob a direçãodo empreendedor Wildemir Demarti-ni, com a experiente Lopes, que atuano ramo em São Paulo e no Brasil hámais de 75 anos.

Com amissão de atender com exce-lência absoluta a todos os clientes –pessoas ou empresas, atingindo e su-perando as expectativas de cada umdeles, a Lopes Royal conta com duassedes – Plano Piloto e Águas Claras – emaisde 20estandesnas principais re-giões do Distrito Federal, além de umcentro de treinamento com capacidadepara mais de mil pessoas. A imobiliáriatambém trabalha com o Stand de Ven-das Móvel, escritório itinerante que ge-

ra conforto e comodidade aos clientes.

T E C N O LO G I APara garantir a manutenção do perfil

inovador e diferenciado no mercado, aLopes Royal atua também no ambien-te virtual como site Lopes. A empresatambém utiliza ferramentas de Inteli-gência de Mercado para acompanharosmovimentosde oferta eprocura.Ossistemas são atualizados diariamentecom informações sobre novos empre-endimentos, estoques, evolução depreços, perfis de compradores, com-portamentos de compra etc.

A equipe de corretores parceirosconta com um sistema de gestão derelacionamento com clientes, o Lo-pesNet, que torna ainda mais dinâmi-co o trabalho dos profissionais.

M arcoA n tô n i o

Demar tini,d i re to r

exe c u t i vo

ELIO

RIZ

O

D I VU LGAÇ ÃO

30

CTIS

Tecnologia made in BrasíliaPioneira eminformática na cidade,CTIS comemora éexemplo deplanejamento eexcelência emprodutos e serviços

A CTISnasceu emBrasília, em1983,e é pioneira no segmentodevendasdeprodutos de tecnologia para o consu-midor brasiliense. A marca chega aos30 anos como uma empresa de ex-pressão no mercado nacional nos seg-mentos de serviço de tecnologia da in-formação, impressão gráfica e do varejocom uma rede de lojas de produtos detecnologia para o público consumidor.

Em 2012, a CTIS atingiu o fatura-mento de R$ 967 milhões. Esse de-sempenho é sustentado pelo planeja-mento de curto, médio e longo prazos epelo trabalho dos mais de 10 mil cola-boradores. Para garantir excelência emseus resultados, investe na inovação ecertificação dos seus serviços, de acor-do com os principais padrões e me-lhores práticas no mercado.

E S P E C I A L I Z AÇ Ã ODisponibilizando o que há de mais

eficiente e avançado em um portfóliode outsourcing de serviços de tecnolo-gia da informação (TI) composto pelaslinhas de negócio Contact Center, Pro-fessional Services, Distribuição Oracle,Projetos Especiais, Fábrica de Softwaree Outsourcing de Infraestrutura; aCTIS é conhecida pelo público consu-midor como uma rede de lojas alta-mente especializadas em produtos detecnologia e o Printing Center, parquegráfico dotado de soluções off-set, la-ser, impressão digital colorida comdados variáveis de alta confiabilida-de.

Todos os projetos da marca têm co-

mo premissa básica a sustentabilida-de. “Ser reconhecida pela nona vezcomo uma das maiores do DF em re-colhimento de ICMS/ISS é motivo deorgulho para nós. Esse resultado vemreafirmar a seriedade do nosso traba-lho e comprometimento com valoresfundamentais para o crescimento deBrasília, pois além de estarmos geran-do emprego, estamos contribuindotambém com a melhoria da qualidadede vida dos cidadãos brasilienses, me-diante a aplicação oti-mizada dos impostos”,reforça o diretor-presi-dente da CTIS, AvaldirOliveira.

CAPI LARI DADECom atuação em to-

do território nacional, a empresa man-tém sua sede administrativa em Bra-sília, e conta ainda com unidades denegócio localizadas nas capitais de São

Paulo, Rio de Janeiro e em Recife.A profissionalização da empresa em

termos de governança, o fortaleci-mento de importantes parcerias fir-madas, além do portfólio completo desoluções, garantiram à CTIS um sur-preendente posicionamento no mer-cado, passando o faturamento de R$14,7 milhões em 1997 para um fatura-mento de R$ 938 milhões em 2012.

D E D I C AÇ Ã OO estilo de gestão da CTIS reflete de-

dicação e comprometimento de seusdiretores, gestores e colaboradores, ga-rantindo o sucesso entre as empresasnacionais, sendo hoje uma das maio-res empresas brasileiras do mercado euma referência em soluções de TI.

Ava l d i rOliveira ,d i re to r-pre sidenteda CTIS

D I VU LGAÇ ÃO

ELIO

RIZ

ZO

32

Uma nova unidade de comércio de-verá ser inaugurada ainda neste ano.“Quando olho para trás, vejo o senti-mentode devercumprido. Éclaro queotrajetonão foi fácil, masnós fomos feli-zes no decorrer da história e ainda temosum longo caminho a percorrer, buscan-do a melhoria contínua”, explica.

Apesar de sua atuação ser local, ouseja, apenas no DF, a loja figura noRanking da Associação Brasileira deAtacadistas e Distribuidores Atacadis-tas (Abad) entre as maiores empresasdo País. “Subimos duas posições naúltima medição. Passamos do 14º co-locado para o 12º. É muito importantepara a empresa”, celebra Sérgio Luz.

Base Atacadista

Um serviço essencial

ELIO

RIZ

ZO

Alimentação fora dolar é o negócio daBase, que atende,entre outros,restaurantes ,lanchonetes ,padarias e lares

Em2004, o Distrito Federal ganhoua primeira loja da Base Atacadista, naAvenida Hélio Prates, em Taguatinga.Atuando no sistema de atacado autos-serviço, a Base é especializada emprodutos para alimentação fora do lar(Food Service).

O público-alvo da empresa são oschamados “transformadores de ali-mentos”, ou seja, quem compra maté-ria-prima para reverter ingredientesem receitas. Lanchonetes, restauran-tes, pizzarias, padarias, bares e buffets,além de cozinhas industriais em geral,não deixando de atender as donas decasa e consumidores em geral, quebuscam melhores preços.

Os setores com maior volume devendas são perecíveis, bebidas e mer-cearia. “É possível que comerciantes derestaurantes em geral e chefs de cozi-nha de restaurantes populares encon-trem toda a variedade necessária paraseus estabelecimentos aqui na Base.Nosso departamento de perecíveis éum destaque, mas isto acontece porquetomamos todos os cuidados necessá-rios com recebimento das mercadorias,manuseio de produtos, temperatura earmazenamento”, comenta o diretor daempresa, Sérgio Luz.

Crescendo acima da média do mer-cado (18,6% em 2012), a rede contacom três lojas, gerando mais de 250empregos diretos. Além da matriz, deTaguatinga, também existe uma lojana cidade de Santa Maria (BR-040,Saída Sul) e em Águas Claras, na Áreade Desenvolvimento Econômico.(BR-060, Saída para Goiânia).

Sérgio Luz,diretor da

Bas eAtacadis ta

D I VU LGAÇ ÃO

34

CDS

Inteligência em serviçosConhecido pela sigla CDS, o Condo-

mínio de Soluções Corporativas é umaempresa brasiliense com mais de dezanos de atividades em tecnologia dainformação (TI) e gestão corporativa.Destacando-se dentro e fora do Brasil,amarca é parceira daOracle embusi-ness intelligence (BI) com nível má-ximo de qualificação: o Platinum Part-ner.

Trazendo no portfólio cerca de 200clientes dos setores público e privado,a empresa atua nas cinco regiões doPaís. Nesta área, se destacam o Minis-tério da Saúde (Datasus), ConselhoNacional de Justiça (CNJ), Ibama, Tri-bunal de Justiça de São Paulo (TJSP),CEF e Banco do Brasil.

PA RC E R I AEm 2004, a CDS tornou-se a princi-

pal parceira da GM do Brasil em pro-gramas de desenvolvimento e gestão,interligando à matriz cerca de 600concessionárias. No início de 2012, aCDS recebeu da GM o prêmio “Sup -plier of the Year“, destacada nas áreasde qualidade, serviço, tecnologia epreço. Braço forte desta gigante, o Nú-cleo de Tecnologia e Conhecimentoem Informática (NTC) é líder do grupoCDS, e seu principal empreendimentoexecutivo.

A empresa mantém, além das suasinstalações em Brasília, um amplo es-critório em São Paulo. Atua tambémem estados do Sul do País, onde seusnegócios começam a se intensificar.Hoje, são cerca de 300 empregados

em diferentes pontos do Brasil.O esforço foi reconhecido em 2011,

quando a CDS ganhou o Prêmio ImreSimon 2011 – Iniciativa para Geraçãode Empregos no Setor. No DF, nos doisúltimos anos, surgiu como empresa dedestaque entre as 200 maiores contri-buintes do ISS.

Entre as principais ferramentas deapoio disponibilizadas pela CDS des-tacam-se o business intelligence (BI),geoprocessamento, enterprise contentmanagement (ECM), business activi-ty-monitoring (BAM), business pro-

cess management (BPM), arquiteturaorientada a serviços (SOA) e balancedscorecard (BSC).

Recentemente a marca ganhou oprêmio2013 Oracle Spatial andGraphExcellence Award, na categoria Part-nership, tendo sido selecionada entregrupos empresariais de todo o mundo.De acordo com comunicado da orga-nização, a CDS foi selecionada por suasexcelentes e inovadoras soluções ba-seadas nas últimas tecnologias daárea, que abrange as atividades deGeoprocessamento.

Atuante dentro efora do Brasil,empresa de TIconquista cada vezmais clientes e boasmarc as

Aclair Braga,da CDS

FOTOS: DIVULGAÇÃO

37

Petrobras

Sobretudo, energia

Presente em 25países, empresabrasileira ocupao 7ª lugar entreas maioresenergétic asdo mundo

A Petrobras é uma empresa integra-da de energia, com mais de um milhãode acionistas, atuando nas atividadesde exploração e produção, refino, co-mercialização, transporte e petroquí-mica, distribuição de derivados, gásnatural, biocombustíveis e energiaelétrica. De origem brasileira e pre-sente em 25 países, atualmente ocupao 7ª lugar entre as maiores empresasde energia do mundo, segundo a PFCEnergy (janeiro/2013).

No mês de maio deste ano, a Petro-bras recebeu a classificação “S t ro ng ”(forte) em gestão e governança pelaagência de risco Standard & Poor’s. Fo-ramavaliadas 3.868 empresas em to-do o mundo, e apenas 8% delas rece-beram a mesma classificação, sendoapenas sete na América Latina.

A história da Petrobras,fundada em 1953, se confun-de com a história contempo-rânea do desenvolvimentonacional, cujo expoente foi afundação de Brasília em 21 deabril de 1960. No mesmo ano foi inau-gurado, em Brasília, o primeiro postode gasolina da Petrobras do país, comotributo significativo à capital da espe-rança que transformaria para sempre odestino do Brasil.

E SC R I TÓ R I OEm Brasília, a Petrobras possui um

escritório com o qual promove o rela-cionamento junto aos poderes Execu-tivo, Legislativo e Judiciário e seus di-versos órgãos. Atende ainda às de-mandas de relacionamento e audiên-

cias com os órgãos federais detodas as demais unidades daempresa. Além disso, é res-ponsável pela comunicaçãoda empresa nas regiões Norte,Centro-Oeste e em Minas

Gerais. A Companhia está presente noDistrito Federal também por meio desuas subsidiárias Petrobras Distribui-dora, Transpetro e Liquigás.

A Petrobras construiu uma trajetóriade superação de desafios desde suacriação. O principal deles foi o desen-volvimento de tecnologia para explo-ração e produção em águas profundase ultraprofundas, onde estão mais de90% das reservas da Companhia.Com inovação e ousadia, é hoje a em-presa brasileira que mais gera patentesno país e no exterior.

As atividades da companhia sãoconduzidas com responsabilidade so-cioambiental e por isso a Petrobras estáentre as empresas mais sustentáveisdo mundo. Desde 2006, faz parte doÍndice Dow Jones de Sustentabilidade,comdestaque para o aperfeiçoamentocontínuo das práticas de governançacorporativa e a adoção de padrões in-ternacionais de transparência.

ATUAÇÃO RESPONSÁVELFaz parte da visão de negócios da

Petrobras uma atuação responsávelcom o objetivo de cumprir sua funçãosocial e econômica. A Companhia ésignatária do Pacto Global da ONUdesde 2003 e, desde 2006, é a únicaempresa da América Latina a integraro Conselho Internacional. No Brasil,participa do Comitê Brasileiro do PactoGlobal, ocupando a vice-presidênciaempresarial também desde 2006.Desta forma, passa a dar maior visibi-lidade internacional a suas ações deresponsabilidade social e ambiental,ampliando a contribuição para a dis-seminação das melhores práticas nes-ses segmentos.

José SamuelMagalhães ,diretor deComunic ação

ACERVO: REPLAN

40

Laboratório Sabin

Ética a serviço da vida

Fundado em 1984,laboratório temcomo uma de suasforças arespons abilidade,para com o cliente epara com o meioa m b i e n te

Compromisso com a verdade, com ainovação, coma ética. Esses são algunsdos pilares do Laboratório Sabin, umadas maiores empresas de medicinadiagnóstica do país, que desde a suafundação, em 1984, pelas sócias JaneteRibeiro Vaz e Sandra Soares Costa, sepreocupa com a responsabilidade sociale o respeito ao consumidor. “Nossa cul-tura é falar a verdade em todos os mo-mentos. Buscamos pessoas que estãoem sintonia com a gente, na busca daética e da verdade”, afirma Janete Vaz.

Nesses 29 anos, a empresa colecionaprêmios importantes, como a MelhorEmpresa para se Trabalhar da AméricaLatina em 2013, com mais de 500 co-laboradores.Além de títulosda áreadesaúde como participante há 22 anos doPrograma de Excelência para Labora-t ó r i o s Méd i c o s(PELM), que atesta onível de controle daqualidade do labora-tório; reconheci-mento pelo Progra-ma de Acreditaçãopara LaboratóriosClínicos da Socieda-de Brasileira de Patologia Clínica(PALC/SBPC) e certificação ISO 9001,que estabelece um modelo de gestãode qualidade para organizações, e ISO14001, que atesta responsabilidade daempresa com o meio ambiente.

"Nosso negócio prosperou impul-sionado pelo salto tecnológico, dequalidade e inovação nos processos etambém pela preocupação constante

em executar um serviço de valor, emser uma empresa diferenciada noatendimento ao cliente", afirma San-dra Soares Costa. Atualmente, existem114 unidades interligadas no DistritoFederal e nos estados de Goiás, Bahia,Minas Gerais, Amazonas, Pará e To-cantins. O laboratório atinge, por mês,a média de 1,7 milhão de exames en-tregues e 170 mil clientes atendidos.

E X PA N SÃ OEm fase de expansão e consolidação

damarca nas regiõesNorte, Nordeste eCentro-Oeste, as diretoras pretendemlevar para os outros estados a fórmulapara o reconhecimento: aliar tecnologiade ponta e precisão nos resultados aprogramas de sustentabilidade e res-ponsabilidade social para a melhoria daqualidade de vida do colaborador e dasociedade. “Investimos na expansãocom responsabilidade. Estabelecemosmetas para melhoraria do atendimentoe da qualidade dos serviços nos novosmercados”, afirma Janete Vaz.

O compromisso do Sabin com a me-lhoria da qualidade de vida na cidadevai além das portas da empresa. Parainvestir nas práticas sustentáveis, aempresa aplica cerca de 10% do fatu-ramento anual nos programas am-bientais de tratamento dos resíduosproduzidos pelo laboratório; de des-carte de lâmpadas fluorescentes, ba-terias e eletroeletrônicos; de monito-ramento de água e energia elétrica; re-dução de impressão, papel e plástico,incluindo a substituição de sacolas porplástico oxibiodegradável; de controlede consumo de combustíveis; projetosde reciclagem, coleta seletiva e substi-tuição de materiais agressivos ao meioambiente por materiais reciclados ouecologicamente corretos; aquisição esubstituição de monitores de compu-tadores por equipamentos com con-sumo de energia elétrica 30% menor.

As diretoras estimulam também oempreendedorismo de colaboradores,fornecedores e estudantes. Entre ashistórias mais emocionantes está a dofornecedor de pão de queijo, José Fer-reira. Segundo ele, foi com a ajuda doSabin há 12 anos que ele conseguiumontar sua empresa.Hoje, fabrica porano mais de 100 toneladas da delíciamineira para todas as unidades do La-boratório.

Sandra Soares Costae Janete Ribeiro Vaz:

sócias no Sabin

Sustentabilidade

HELIO RIZZO

42

City Service

Sua vida mais segura“O cliente emprimeiro lugar” éo lema daempresa, queemprega mais de700 pessoasalt amentecapacitadas emserviços devigilância

Com sede própria estabelecida noSCIA, a City Service é uma empresafamiliar que está no mercado de segu-rança há mais de 20 anos. Buscandosempre renovar-se em termosde tec-nologia e dos serviços, otimiza recur-sos humanos e faz a gestão de equipespara prestar consultorias e oferecer vi-gilância pessoal ou de empresas.

Focada na terceirização de mão deobra, a empresa recruta e especializaprestadores de serviço a fim de capa-citá-los para realizar serviços que exi-jam mão de obra qualificada, como ospacotes de segurança armada, porexemplo.

Com o lema “o cliente em primeirolugar”, a City emprega mais de 700pessoas altamente capacitadas queatuam no campo da prestação de ser-viços de vigilância (com armas ousem), segurança pessoal e patrimo-nial, escolta e até brigada de incêndio.Além disso, possui uma frota própriade carros rastreados via satélite online24 horas por dia.

PA RC E R I ASEspecialistas em planejamento, or-

ganização e coordenação de serviçosão parceiros de grandes empresas fa-bricantes de produtos, materiais,equipamentos e uniformes, garantin-do sempre os melhores itens para seusclientes. A City Service possui umaestrutura completa de recursos huma-nos, adequando-se às necessidadesespecíficas de cada cliente de maneirapersonalizada e exclusiva.

Compreendo os objetivos, determi-nando as necessidades e desenvol-vendo planos de ação apropriados para

cada tipo de demanda, a empresaacredita em novas ideias para melho-rar seu desempenho e garantir a satis-fação do contratante.

I NTEGRAÇÃOOs diversos setores da City Service

costumam atuar de forma integrada,proporcionando uma visão abrangen-te. Esta centralização simplifica a vidado cliente, além deproporcionar tran-quilidade para que sua empresa possase concentrar na atividade fim, o obje-tivo estrátégico do seu negócio.

Supervisores especializados garan-tem a execução correta das tarefas ofe-recidas pela empresa, e esse é um dosmotivos que levaram a City Service aser considerada uma das Maiores doDF, presente pelo segundo ano conse-cutivo nesta premiação.

OrlandoL amounier,da CitySer vice

CEDOC/ANA RAYSSA

44

Galois

Dedicação e metodologia

Colégio oferece oque há de melhorem educação eorientação àconstrução dacidadania

ALEXANDRA MARTINS/CEDOC

O Galois –formado pelo Le Petit Ga-lois (Fundamental I), Galois (Funda-mental II e Médio) e Pré-Vestibular –acredita que o sucesso de seus estu-dantes é reflexo de um corpo docentequalificado e deuma metodologia quedesperta no aluno o gosto por estudar.“Fazemos uma escola que, além dedesenvolver com profundidade o con-teúdo pedagógico, não deixa de vi-venciar valores como ética, responsa-bilidade, humildade, respeito ao pró-ximo. Acreditamos que as atividadesextracurriculares beneficiam alunos eprofessores e melhoram desempenhona sala de aula”, destaca Nei Vieira,diretor do Ensino Fundamental II.

Por isso, os alunos do Galois são in-centivados a participar de diversasatividades que complementam e en-riquecem a vivência acadêmica e fa-vorecem o processo de formação hu-mana. “Na hora de escolher a escolade seus filhos é essencial que os paisverifiquem se está afinada com ospropósitos de educação da família. Aolado dos pais, nós, professores, visa-mos tratar da edificaçãodeumavida”,ressalta a diretora do Le Petit Galois,Eliane Perdigão.

E V E N TOSEntre eventos em que empresa está

ativamente envolvida estão olimpía-das do conhecimento; semana nacio-nal de ciência e tecnologia; e ações docolégio em que os alunos representampaíses em diferentes comitês ou agên-cias. “Toda atividade cumprida dentro

de um projeto pré-elaborado, quer sejade umtrabalho deestimulação cogni-tiva nas diferentes áreas, quer seja deatividades que visam o desenvolvi-mento socioafetivo, traz um ganhosignificativo tanto no desempenhoacadêmico como na formação geral doestudante”, explica o diretor pedagó-gico Angel Prieto.

E N VO LV I M E N TOO sucesso de cada atividade passa

pelo envolvimento do educador com oprojeto apresentado. Para desenvol-vê-lo é necessário que o professor te-nha o desejo de realizar a atividade eacredite que ela fará a diferença no de-sempenho de seus alunos. E o Galoisproporciona as condições favoráveispara que o docente possa promoverseu projeto. “Ensinar e aprender são abase da vida. O verdadeiro professornão é um guru. Ele estuda, aprende eensina. Não inventa teorias ou cria hi-

póteses. Como pai e educador, eusempre me emociono quando vejo abiblioteca cheia de alunos estudando ese preparando com afinco para a vidaque têm pela frente”, finaliza EuclidesChacon, diretor do Ensino Médio.

46

Loja atua há 46 anosno mercado depneus e serviços,reve n d e n d oexc l u s i va m e n teprodutos Goodyear

O Curinga dos Pneus foi fundado em1967, em Brasília, por Roberto Curi,ex-funcionário da Goodyear do Brasil.O“Senhor Roberto”, como é conhecidopor clientes e funcionários, entrou naempresa em 1954, assumindo o cargode inspetor em São Paulo, sendo pro-movido em 1962 a gerente-geral da fi-lial da empresa naquele estado.

Atuando há 46 anos no mercado depneus e serviços, revendendo exclusi-vamente produtos Goodyear, o Curin-ga dos Pneus tem hoje 47 filiais em 10estadosbrasileiros, sendo consideradauma das maiores do segmento no DF.

Em 1998, para diversificar os negó-cios, o Curinga inaugurou a revendaCuringa Veículos Fiat, em Uberlândiae Araguari, em Minas Gerais; e Cata-lão, no estado de Goiás.

Autorizada a comerciar produtos daIveco Caminhões Fiat, com sede emUberlândia, a empresa atende toda aregião do Triângulo Mineiro.

DIFERENCIAL GOODYEARO grupo Curinga é reconhecido por

sua atuação no mercado, priorizando aqualidade de produtos e serviços. Fazparte do modelo de negócio buscarinovações na relação com o cliente.

Como segundo maior revendedorade produtos Goodyear da América La-tina, a loja oferece uma linha completade pneus, associado a um atendimen-to personalizado com o foco em ofere-cer asmelhores opções para as neces-sidades de cada consumidor.

O atendimento, além de ser um di-ferencial competitivo no mercado, éuma cultura do Curinga. Para melhoratender os consumidores, treinamen-tos e atualizações constantes são ofe-recidos aos profissionais que vestem acamisa da marca, para que, a cada en-trega, a relação ganhe mais confiança.

PERFISA estrutura de atendimento da Cu-

ringa dos Pneus é dividida em3perfisde lojas: atacado, com um atendimen-

to exclusivo para frotistas e governo;varejo, voltada ao consumidor final,onde são oferecidos troca de pneus,serviços mecânicos emgeral, suspen-são e freios e alinhamento e balancea-mento; e loja virtual (e-commerce),voltada aos clientes “pessoa física”,oferece comodidade na hora de com-prar pela internet e funciona 24 horaspor dia, sete dias por semana.

O Curinga dos Pneus tem comomissão oferecer o que há de melhorem soluções de produtos e serviçosautomotivos, atendendo às expectati-vas de clientes e acionistas, com pro-fissionalismo, honestidade e qualida-de. Sua visão é a de um grupo unido,reconhecido nacionalmente e queatua no mercado com foco na qualida-de, oferecendo constantes inovaçõesno relacionamento com o cliente.

VA LO R E S

» Qualidade: no atendimento e nosnossos produtos.

» Honestidade: em todas as relaçõescomerciais e interpessoais.

» Segurança: trabalhar em prol dasegurança dos clientes ecolaboradores .

» Sustentabilidade: adequar-sesempre a preservação emanutenção dos recursosnaturais .

» Confiança: buscar e manter umarelação de confiança com todos.

FOTO

S: E

LIO

RIZ

ZO

Ric ardoC avalcante,

d i re to rco m e rc i a l

da Curingados Pneus

Curinga dos Pneus

A força da excelência

48

Cettro

Na luta pela vidaServiço que assiste,de maneira integral,humana e eficiente,o paciente queenfrenta umdiagnóstico dec âncer

ARIEL COSTA/DIVULGAÇÃO

Eles tinham um sonho: estabelecerum serviço que assistisse de maneiraintegral o paciente que enfrenta umdiagnóstico de câncer. A partir daí, ecom a participação de profissionais desaúde de diferentes especialidades, osoncologistas João Nunes e Murilo Busoe os hematologistas Alexandre Noni-no e Jorge Vaz fundaram o Centro deCâncer de Brasília –Cettro.

A busca pela qualidade posicionou oCettro entre os principais serviços daregião. “Desde o início, adotamos pro-tocolos de tratamento que seguem pa-drões mundiais. Aqui em Brasília,usamos a mesma abordagem de ser-viços de ponta situados nas principaism et r ó po l es ”, informa o oncologistaJoão Nunes. Como alcançar isso?“Através da constante discussão decasos, da subespecialização e de umPrograma de Educação Continuada,realizamos reuniõesperiódicas, parti-cipamos dos programas de residênciaem oncologia e hematologia do DF eestamos presentes em eventos nacio-nais e internacionais - como partici-pantes e palestrantes ou apresentandoproduções científicas”, afirma.

Se a ciência é parte fundamental docombate à doença, no Cettro, o huma-nismo amplia o sentido do cuidar.“Com o Programa Acolher, cuidamosdo paciente como se fosse da nossa fa-mília, abordando aspectos biopsicos-sociais. A equipe presta suporte ao im-pacto inicial do diagnóstico e ao en-frentamento da doença. Os pacientestratados em um de nossos Hospi-

tais-Dia ou em unidades hospitalarescontam com apoio psicológico”, des-creve João Nunes.

No âmbito da gestão, a instituiçãoadota os requisitos da Organização

Nacional de Acreditação (ONA)/Mi-nistério da Saúde. Com foco na segu-rança e na excelência, todos os proces-sos são padronizados e periodicamen-te auditados. Entre os benefícios da

ONA, destaca-se o absoluto controledos quimioterápicos – da checagemdas condições técnicas no recebimen-to, passando pela armazenagem emsistema inteligente de refrigeração, atéa tripla conferência antes da adminis-tração no paciente.

“Somos o primeiro, e até então oúnico, serviço do Centro-Oeste Acre-ditado com Excelência pela ONA, ní-vel mais elevado de certificação”, co-menta o oncologista. Mas não é só issoque garante o caráter de pioneirismo:foi o primeiro centro brasileiro a adotaro Termômetro do Distress (que permi-te cuidar do indivíduo e não apenas dadoença); é responsável pela campa-nha SemTabaco, 100% Fashion; e de-dica-se a um novo paradigma para oenfrentamento do câncer. Com tantainovação e busca pelo estado da arte, énatural que, aos dez anos de vida, in-tegre o rol dos Maiores do DF.

50

Pecista

Tradição que se constrói

Empresa que nasceuda adversidademostra crescimentoano após ano, comclientela satisfeita

FOTOS: ELIO RIZZO

Vi n í c i u sFe r re i raBueno, diretor

da Pecista

Fundada em 15 de novembro de 1994, aPecista hoje é a maior atacadista de autope-ças do Distrito Federal, com um grande lequede fornecedores que abrange todos os seg-mentos do setor. O mix de produtos atendeàs necessidades de mecânica, elétrica, aces-sórios, som automotivo, injeção eletrônica,químicos e ferramentas dos clientes.

Atendendo exclusivamente pessoas jurí-dicas, a entrega rápida e gratuita dos produ-tos, foco no cliente por meio de suporte deaplicação e garantia e um preço competitivotrazem a satisfação da clientela.Aproximadamente 1.500 clien-tes procuram a Pecista, mensal-mente, nos ramos de concessio-nárias, centros automotivos,autoelétricos, casas de peça,pequenos atacados, frotistas,lojas de acessório e empresade ônibus em oito Estados e oDistrito Federal.

CRISE?Mário Sérgio Bueno, presiden-

te e fundador da empresa, se mu-dou para Brasília em 1990 com osonho de trabalhar com pesquisasde mercado, mas teve que mudarde estratégia quando se viu desem-pregado com o Plano Collor. Comtrês filhos para criar, ele virou ata-cadista de pronta-entrega de umfabricante de peças de oficina.

No primeiro dia no novo em-prego, vendeu 400 unidades, sen-do que o fabricante só conseguiafazer 200por mês. Com a intuição

empreendedora, ele foi ao Detran, levantoudados sobre a frota do DF e em pouco tempocomeçou a vender diferentes peças e ficouconhecido como “o pecista”nas oficinas.

A empresa própria começou no banheirode casa e ao longo do tempo foi parar na salade estar com dois vendedores e 18 itens nacarteira. Hoje, ela mantém a dinâmica fami-liar sobdireçãodos herdeiros SérgioBuenoeFernando Bueno. Com 50 funcionários, 12televendedores, oito representantes comer-ciais e frota de 12 veículos, a empresa agoratem mais de 19 mil itens cadastrados e umtotal de 145 fornecedores.

Apesar das dificuldades do mercado in-formal, a Pecista tem orgulho em ser umadas únicas empresas que crescemdentro daformalidade. A empresa vem mostrando umdesenvolvimento linear, com um cresci-mento anual de 40% nos últimos três anos.

54

Super Adega

Bom gosto todo dia

Variedade e bons preços fazemcom que empresa se tornereferência em vinhos e outrasbebidas no Distrito Federal

O elevado consumo de vinho emBrasília e a expertise no mercado ata-cadista impulsionaram a criação daSuper Adega. O foco na ampla varie-dade de rótulos e preços inferiores aospraticados no mercado tradicional fo-ram fatores primordiais para seu su-cesso no decorrer dos anos.

Atraindo clientes a partir da ofertade uma vasta gama de produtos de su-permercado e uma agradável adegasubterrânea climatizada de cerca de500 m², a empresa consolidou-se ecresceu no mercado local.

Oferecendo vários rótulos e produ-tos como uísques, champanhes, vi-nhos e vodcas, em edições tradicionaise limitadas, a loja conquistou a con-fiança dos brasilienses. Atualmente,são comercializados ali aproximada-mente35 mil itensde supermercadoemais de 6 mil rótulos de vinhos, cui-dadosamente selecionados por umaequipe especializada.

Com a crescente demanda de clien-tes, a SuperAdega atendemais de dezmil pedidos de vendas mensalmente,e trabalha com itens de várias regiõesdo mundo. “Aqui exsitem produtospara todo tipo de consumidor. Esse éumdos nossos diferenciais”, explica odiretor Sulivam Junior.

Para se destacar em meio aos reven-dedores gigantes e multinacionais, aempresa otimiza seus custos opera-cionais e reverte estes benefícios empreçosbem abaixo aos praticadospelaconcorrência, oferecendo melhorespreços e condições de pagamento tan-

to para produtos no varejo como noatacado.

O segredo para o sucesso está no fo-co no cliente e na busca incessante pe-lo menor preço, procurando sempreuma excelente qualidade de produtose serviços. “Nossa missão é ter clientessatisfeitos e confortáveis ao fazeremsuas compras”, completa.

Sulivam Junior,diretor da Super

Ade ga

FOTO

S: E

LIO

RIZ

ZO

ELIO

RIZ

ZO

56

Ipiranga

Apaixonada por seu carroRede oferece desde combustíveis elubrificantes a produtos de conveniênciae serviços para automóveis e motos

PAULA CARVALHO

Há mais de 75 anos no segmento dedistribuição de combustíveis, a Ipi-ranga é reconhecida como uma dasmaiores empresas privadas do setor.Integrada ao Ultra em 2007, faz partede um dos maiores grupos empresa-riais brasileiros.

A história da Ipiranga é delineadapor diversas ações de arrojo e pionei-rismo, antecipando cenários, com oobjetivo de consolidar a relação deconfiança e preferência dos consumi-dores. Sediada no Rio de Janeiro, atuacom uma rede de mais de 6.400 pos-tos de serviços, em todo Brasil, volta-dos a atender as necessidades diáriasdos consumidores, oferecendo desdecombustíveis e lubrificantes a produ-tos de conveniência, serviços especia-lizados para automóveis e motos.

CONVEN I ÊNCIAA rede de conveniência am/pm

possui mais de 1.400 lojas e é líder nomercado, com mais de 110 itens demarca própria. Já a rede de padarias,dentro das lojas, conta com mais de160 unidades. A companhia oferecetambém serviços especializados no JetOil e Jet Oil Motos, voltados para a trocade óleo e serviços automotivos e mo-tos. Já são mais de 1.100 unidades JetOil e Jet Oil Motos.

O relacionamento com ocliente vai além do abaste-cimento. Para isso, iniciati-vas diferenciadas são lan-çadas constantemente, co-mo o programa de fidelidade Km deVantagens; os sites de e-commerce

Ipirangashop, Shopvinhos e KMV-Pneus; o primeiro Posto na Web, entreoutras.

O programa de fidelidade Km de Van-tagens, pioneiro no segmento, foi criadohá quatro anos e já ultrapassou a marcade 13 milhões de participantes, sendo omaior do País. Cada compra efetuadanos postos Ipiranga, nas franquiasam/pm, Jet Oil e Jet Oil Motos, e nos sitesIpirangashop,Shopvinhos eKMVPneusgera km (pontos do programa), que po-dem ser trocados por benefícios espe-ciais, como passagens aéreas, descontoem ingressos de cinemanoBrasil, des-contos até 20% no combustível no PostoIpiranga na Web, vantagens nas lojasam/pm e no Jet Oil, além de exclusivi-dades em mais de 60 parceiros.

O conceito de ecoeficiência tambémintegra o compromisso da empresacom a sustentabilidade. Atualmente,são mais de 750 Postos Ecoeficientescom este perfil em funcionamento ouem processo de implantação. A pro-posta do Posto Ecoeficiente Ipiranga,projeto pioneiro, consiste na constru-çãoou renovaçãode postos como focona sustentabilidade.

André Toledo,da Ipiranga

ELIO

RIZ

ZO

58

Motéis Playtime

Em nome do amor

Rede festeja 30 anosde existência noDistrito Federal,o fe re ce n d oexcelência equalidade nosserviços eambiente s

Tendo iniciado sua trajetória na cida-de de Taguatinga (DF), a rede de motéisPlaytime celebra mais de 30 anos deserviço no Distrito Federal. Ela se insereno segmento de hospedagem e entre-tenimento, oferecendo excelência equalidade nos serviços que presta e nosambientes que planeja e disponibiliza.

A missão da empresa é apresentartodo conforto, tecnologia e qualidadepossíveis para motéis, aprimorando deforma constante os serviços oferecidose visando sempre a satisfação docliente. Tudo isso, aliado ao forte sím-bolo da qualidade Playtime, resultaem um modelo de negócio que fez su-cesso e virou referência.

Com a imagem da marca consoli-dada, líder neste segmento e contri-buidora para o melhoramento e res-peito da classe, a rede de motéis Play-time oferece ambientes inusitados,como as suítes Taj Mahal (inspirada naÍndia) e Marrakech e Ibiza, lançada hápouco tempo.

Unidades como o Motel Playtime,Fantasy Motel e Flamingo Motel en-grossama lista de propriedades do gru-po, todos com estruturas luxuosas, segu-rança reforçada e privacidade garantida.

NOVI DADESRecentemente, o divertido Playtime

Motel passou por uma megarreforma,ganhando novos ambientes e umasuíte VIP.Há, também as suítes Dela-no, Villa, Manhattan e Royal, que têmespaços especiais e foram pensadas deacordo com os lugares mais belos e ro-

ELIO RIZZO

mânticos do mundo.Nos últimos cinco anos, a rede apre-

sentou crescimento de 20% por ano,mas as projeções são ainda melhores.Por 15 vezes, foi detentora do prêmioTop of Mind, realizado pelo Jornal deBrasília, voltado às empresas que maisestão na cabeça do consumidor. Istoleva a empresa a preparar mais sua in-fraestrutura, atendimento e qualidadenos serviços prestados com o que há demelhor para um público exigente.

Novas aquisições estão nos planosda empresa, que prevê ampliações de

algumas unidades e crescimento or-gânico da empresa. Bons serviços, in-vestimento em propaganda e marke-ting e promoções contribuem para apreferência, que se mantém no topo.

60

Condor Atacadista

Foco emresultados

FOTOS: ELIO RIZZO

Roberto Gomide,diretor-pre sidenteda condor

Referência no setor da construção civilna Capital Federal e no Brasil, a CondorAtacadista atende às necessidades dasconstrutoras, lojistas e revendedores dematerial de construção por meio de maisde nove mil itens das melhores marcas,divididos em onze segmentos da cons-trução.

Com 28 anos de mercado, a Condor éhoje o atacado número um do DF e o sé-timo no ranking nacional, conforme pes-quisa da Associação Nacional de Ataca-dista e Distribuidores (Abad). Os anos queseguem mostram um horizonte aindamais favorável e promissor para a em-presa. De acordo com a AssociaçãoBrasileirada Indústriade Materiais deConstrução (Abramat), o cresci-mento da indústria de materiaispara este ano deve chegar a4,5%, 1,1% a mais que do anoanterior.

G E STÃ OPor meio de uma gestão par-

ticipava, eficaz e com foco emresultados, a Condor Atacadistacomercializa materiais de cons-trução com qualidade, eficiência eeficácia, valorizando a excelênciano atendimento. Com atendimen-to customizado, políticas reformu-ladas e mix melhorado e amplia-do, a Condor encanta os clientes etraz comodidade para os talentoshumanos do setor.

Para alcançar os onze segmentos deatuação, desde a agropecuária até mate-riais elétricos, a Condor conta com 160 re-presentantes comerciais munidos deequipamentos de alta tecnologia, 60transportadoras terceirizadas que reali-zam entregas em todo o território nacionale 370 fornecedores e parceiros.

LO G Í ST I C APara garantir respostas rápidas e pre-

cisas para as necessidades dos clientes, ainfraestrutura empresarial tambémcontém um call center, uma frota própria

com mais de 35 caminhões e um cen-tro de distribuição e logística integra-da com equipamentos de última ge-

ração.Além da excelência na venda

de produtos e serviços da in-dústria de construção, a Con-dor cumpre o papel social efiscal que lhe é de responsabi-lidade com plenitude. Nos úl-

timos três anos a empresa vemse destacando constantemente

nas principais publicações e ven-tos do ramo atacadista em todo oPaís e vem sendo premiada devidoao seu notável desempenho.

Modernas ferramentasde gestão e totalcompromisso com ocliente garantem àempresa seu lugar juntoao público

62

Indaiá

Pureza em prol da saúdeInvestimentos em alta tecnologia e

rigoroso controle de qualidade foramduas das principais razões que leva-ram a Indaiá e a Minalba, marcas doGrupo Edson Queiroz, a se tornarem asmaiores envasadoras de água mineralnatural do Brasil, sendo responsáveishoje por cerca de 10% das vendas doproduto no país.

Com 21 fontes espalhadas por todo oBrasil, a Indaiá investe constante-mente na ampliação de suas unidadespara conseguir atender ao mercado deágua mineral, que cresce a um ritmosuperior a 10% ao ano.

A maioria das fontes da companhiaapresenta como característica similaruma água com baixo residual de saisminerais que agrada o paladar do con-sumidor brasileiro. Além disso, um ri-goroso controle de qualidade, que sóuma grande empresa que investe for-tementenessa área pode ter, garante apureza do produto que chega ao con-sumidor final.

QUALI DADEPara o mercado de água mineral de

20 litros, o grande diferencial da In-daiá é seu galão de policarbonato. Omaterial –um plástico mais nobre queo polipropileno normalmente utiliza-do nos galões comuns – evita fissurasinternas nos garrafões, impedindo acontaminação da água mineral pormicro-organismos. Na prática, issosignifica a garantia da pureza da águamineral adquirida pelo consumidor.

Os garrafões da Indaiá são produzi-

Te c n o l o g i adiferenciada, rígidocontrole dequalidade ep re o c u pa ç ã os ócio-ambientalgarantem aqualidade da águamineral Indaiá

dos nas fábricas da empresa em DiasD’Ávila (BA) e Santa Rita (PB) e distri-buídos para as fontes do marca espa-lhadas pelo Brasil, inclusive pela Fon-te Opala, no Paranoá (DF), responsávelpelo abastecimentode Brasília e o en-torno do DF.

VIDA ÚTILPor lei, os galões não podem ser rea-

proveitados para embalar água depoisde três anos de uso. Por isso, a Indaiárealiza a reciclagem do plástico utili-zado nessas embalagens, mostrandoque a preocupação com a sustentabili-dade chega até a fase de descarte dosgalões que não podem mais ser utili-zados.

O garrafão da Indaiá volta para afábrica, é cortado, moído e vendidopara reciclagem, garantindo um novouso para o plástico e evitando que omesmo seja descartado no meio am-biente.

Essa preocupação ambiental estápresente em todas as etapas do pro-cesso de envase da água mineral. Paradeixar essa atenção com o meio am-biente ainda mais clara, a Indaiá ado-tou agora a cor verde para a tampa deseu garrafão de 20 litros.

FOTOS: ELIO RIZZO

Jos éRos emiro,

g e re n teco m e rc i a lda Indaiá

64

Dali Veículos

Tr a d i ç ã oe inovação

Distribuidora oficialda marca chinesaChery no DistritoFederal, marca seconsolida econquista cada vezmais o público

A Dali Veículos faz parte do GrupoV12, um conglomerado de empresasque atuam no mercado automotivo deBrasília há quase 30 anos. De lá pra cá,o empreendimento se tornou sinôni-mo de referência e qualidade exem-plificado por suas concessionárias,que são as distribuidoras oficiais damarca Chery no Distrito Federal.

A chinesa, aliás, estreou no Brasilem 2009e está instalando uma fábri-ca em Jacareí (SP) com previsão deinauguração no fim deste ano de 2013.Em Brasília, conseguiu bons númerosde venda e impulsionou a economiadeste setor, chegando a representargrandes números do faturamento totalda Dali.

E N T RA DAReferência no mercado para a en-

trada de novos veículos no País, Brasí-lia dispõe de duas unidades com a logoDali Veículos: uma no SIA, inauguradaem maio de 2010, com um modernoshowroom de vendas e oficina com-pleta com amplo estoquede peças; e aDali Veículos Cidade do Automóvel,inaugurada em maio de 2011 com es-trutura diferenciada e amplo showro-om de vendas.

Dentre os serviços oferecidos pelaempresa, está o pós-vendas, que ga-rante que o veículo comprado ali teráassistência.

I NVESTIMENTOO crescimento da Dali, portanto, é

resultado de investimento em equipequalificada e experiente, atendimentopersonalizado, serviços exclusivos ede alto padrão de qualidade.

Seja nas vendas, pós-vendas e pe-ças ou acessórios, o trabalho todo visaoferecer sempre mais satisfação, eco-nomia, excelência, agilidade ao clien-te. Para a Dali, o mais importante é tra-balhar junto ao consumidor para iralém de uma relação comercial.

PAULA CARVALHO

66

Hospital Dia Samdel

Tudo em harmonia

Excelentes serviçosem saúdecorporativa são aforça da empresa,que tem a éticacomo prioridade

O Hospital Dia Samdel é um serviçode assistência médica que tem por ob-jetivo intermediar a relação entre os in-teresses das empresas e a saúde de seuscolaboradores, visando sempre a har-monia, de maneira ética e imparcial.

Ele assiste às empresas nos assuntosligados à segurança e medicina do tra-balho, não só fazendo-se cumprir asnormas regulamentadoras editadas pe-loMinistério doTrabalho, masbuscan-do o equilíbrio da empresa como um to-do, onde a saúde e a satisfação de seuscolaboradores no ambiente de trabalhorefletem-se na tranquilidade, maiorprodutividade e melhoria da qualidadedos serviços prestados.

ESPECIALI DADESOtorrinolaringologia, clínica médica,

oftalmologia, pneumologia, ginecolo-gia, cardiologia, ortopedia, urologia,medicina do trabalho e clínica geral sãoas especialidades desta marca, que sefortalece no DF como uma das mais for-tes e completas da região.

No ano de 2012, a Samdel foi reco-nhecida pelos veículos de comunicaçãocomo um do Maiores Contribuintes deImpostos do DF. Pagar esses tributos emdia parece apenas uma obrigação legal,mas, por trás deste compromisso, hámuito empenho e responsabilidadeempresarial. Promover a saúde do tra-balhador, gerar tributos e ajudar a cons-truir um DF melhor: essa é a missão doHospital Dia Samdel.

ATESTADO DE SAÚDE OCUPACIONALA Samdel faz avaliação clínica para a

emissão de Atestado de Saúde queabrange exame físico e mental eanamnese ocupacional, onde são de-tectados eventuais problemas de saúderelacionados ao ambiente de trabalhoe/ou a função exercida.

PROGRAMA DE CONTROLEEste programa é entregue pela em-

presa na forma de relatório, constando onúmero de funcionários da empresa,suas respectivas funções, riscos ocupa-cionais e os exames complementaresnecessários.

PREVENÇÃO DE ACIDENTESEmpresas com funcionários que te-

nham vínculo pela CLT devem formaruma Cipa ou designar um responsávelpelos objetivos desta, visando a pre-venção de acidentes. O serviço é ofere-cido pelo Samdel.

Odenofre Lobo,da Samdel

FOTOS: ELIO RIZZO

68

Brasal

História nasceu com BrasíliaUma história de luta, determinação

e sucesso. É a melhor definição para atrajetória da Brasal, que nasceu juntocom a capital federal. Tudo começouquando o jovem engenheiro OsórioAdriano Filho veio para Brasília ajudarna sua construção. Apaixonado pelacidade, ele decidiu que aqui era o seulugar. Com isso, deu o primeiro passode uma saga que, quatro décadas maistarde, viria a se transformar no que éhoje: um dos maiores grupos empre-sariais da região Centro-Oeste.

Com uma marca consolidada e pre-sente na vida dos brasilienses, a Brasalé liderada pelos irmãos Osório AdrianoNeto e Fernando Naves Adriano. O fo-co da empresa é o bem-estar de seusclientes. Por isso, busca constante-mente alcançar o diferencial no rela-cionamento com cada um deles.

A atuação da marca é ampla e estápresente constantemente na vida dosbrasilienses. É o que o explica o diretorsuperintendente da Brasal, FernandoNaves Araújo. “Atuamos no setor derefrigerantes, veículos, incorporaçõese combustíveis. Procuramos trabalharcom as melhores marcas líderes den-tro dos segmentos que atuamos”, disseo diretor.

Com uma equipe de, aproximada-mente, 4 mil funcionários, a Brasaldispõe de alguns dos me-lhores profissionais domercado. “Sem dúvida, te-mos os melhores profissio-nais da cidade. Em todos osramos que atuamos os co-

laboradores são capacitados e qualifi-cados”, afirmou.

Para o dirigente, a conquista do prê-mio é sinônimo de reconhecimento.“Não temos a vaidade de estar sempreentre os maiores do DF, mas nos preo-cupamos em fazer um trabalho bemfeito sempre. Sem dúvida, essa con-quista é recompensa por isso”, ressal-tou.

Vale destacar que o notável desempe-nho da empresa não se resume apenasao aspecto empresarial, a Brasal tambémse destaca por sua conscientização so-cial. Com a movimentação conjunta detodos os segmentos, a empresa destinaparte de seus impostos para apoio de

projetos comunitários e sociais.

RECON H ECIMENTOCom três décadas de um trabalho

sério e marcado pela excelência, aBrasal vem colecionando uma série depremiações e certificações em todos ossegmentos em que atua. A Brasal Re-frigerantes, por exemplo, foi Destaqueno Critério Pessoas no PNQ 2007 eDestaque no Critério Clientes no PNQ2006. Já a Brasal Veículos foi contem-plada com prêmio Top of Mind emduas edições consecutivas. Hoje, aBrasal Veículos lidera as pesquisas desatisfação na região e está entre as dezmelhores concessionárias do país.

Fe r n a n d oNave s

Adriano, àfrente da

Bras al

PAULA CARVALHO

Com umaequipe de,a p rox i m a d a m e n te,4 milfuncionários, aBrasal dispõe dealguns dosmelhore sprofissionais domerc ado

ELIO

RIZ

ZO

70

Star Móveis

Compromisso com o cliente

Com umadinâmica detrabalho inovadorae eficaz, a empresaco m e rc i a l i zaprodutos a preçosace ssíveis

Referência na prestação de serviçosdo Distrito Federal, a empresa StarMóveis atua há mais de 15 anos nomercado brasiliense. Com uma dinâ-mica de trabalho inovadora e eficaz, aempresa comercializa móveis, eletro-domésticos, bicicletas e celulares, en-tre outros produtos.

Sua atuação é voltada ao mercado eàs necessidades dos clientes, buscan-do sempre as inovações tecnológicaspara executar os serviços com profis-sionalismo, competência, produtivi-dade e qualidade. Com isso, a Star Mó-veis vem conquistando um públicocada vez mais fiel.

O custo-benefício dos produtos ofe-recidos pela Star Móveis também me-

rece atenção especial. O diretor co-mercial da empresa, Aeid Yusuf, ex-plica o funcionamento da comerciali-zação dos produtos. “Os preços semprecompetitivos podem ser explicadospelo fato de a StarMóveis comprar to-da a sua mercadoria à vista, o que ga-rante um maior poder de barganhacom as indústrias. Com isso, podemosoferecer produtos com preços maisacessíveis aos clientes”, explica.

DI FERENCIALPara o diretor da empresa, o grande

diferencial da Star Móveis é a suapreocupação com o cliente. “Te m o sum diferencial de atendimento aocliente que vai da compra à entrega doproduto. São mais de 35 caminhões

fazendo entregas diariamente e umaequipe de 150 montadores”, declara.De acordo com ele, a assistência aosclientes é garantida em qualquer oca-sião que o cliente recorra ao serviço.

Os planos para o futuro são ousados.Entre eles está a construção de um no-vo centro de distribuição, em uma áreade 27 mil metros quadrados. O objeti-vo, segundo o diretor, é transformá-loem um dos maiores e mais modernoscentros da região.

Para Yusuf, figurar na lista dosMaiores do DF é motivo de orgulho. “Éuma honra ganhar esse prêmio, pois éo reconhecimento da nossa seriedadee honestidade. Além disso, reafirma anossa solidez dos serviços que ofere-cemos”, afirmou.

FOTOS: ELIO RIZZO

Aeid Yusuf, diretorcomercial daempres a

72

VA R E J O

I N DÚSTRIA

COMPANHIA BRASILEIRA DE DISTRIBUICAOCARREFOUR COMERCIO E INDUSTRIA LTDALOJAS AMERICANAS S/AZARA BRASIL LTDANOVO MUNDO MOVEIS E UTILIDADES LTDACARLOS SARAIVA IMPORTACAO E COMERCIOLT DARI HAPPY BRINQUEDOS S.AVIA VAREJO S/ACIATOY BRINQUEDOS LTDAVIA VENETO ROUPAS LTDAANIS RAZUK INDUSTRIA E COMERCIO LTDARESTOQUE COMERCIO E CONFECCOES DE ROUPASS. AATACADAO DISTRIBUICAO COMERCIO EINDUSTRIA LTDARED COMERCIAL DE CALCADOS LTDABARCELONA COMERCIO VAREJISTA E ATACADISTAS /AHOME CENTER NORDESTE COMERCIO DEMATERIAIS PARA CONSTRUCAO S/AETNA COMERCIO DE MOVEIS E ARTIGOS PARADECORACAO S.ASOLEDADE COMERCIAL DE ALIMENTOS LTDAINDUSTRIA E COMERCIO DE CALCADOS FASCARLT DARAIA DROGASIL S.A.FERRAGENS PINHEIRO LTDAM5 INDUSTRIA E COMERCIO S/ACOMERCIAL DE ALIMENTOS MILENIO LTDAHSJ COMERCIAL S/AUNIAO COMERCIAL REZENDE LTDACK AMORIM COMERCIO DE ARTEFATOS DE

METAIS LDAOBA HORTIFRUTI - COMERCIO E IMPORTACAO DEFRUTAS LTDA.CASTELO FORTE SAMAMBAIA MATERIAIS PARACONSTRUCAO LTDAAC COELHO MATERIAIS PARA CONSTRUCAO LTDAITAMAR COMERCIAL DE ALIMENTOS LTDAVALDAC LTDAINDUSTRIA E COMERCIO DE CONFECCOESDAMYLLER LTDANOVA PLANALTO COMERCIO DE COSMETICOS EPRODUTOS PLASTICOS LTDA EPPSAO GERALDO MATERIAIS DE CONSTRUCAO LTDAW. L. DE OLIVEIRA & CIA LTDAQ1 COMERCIAL DE ROUPAS S.A.ESTOK COMERCIO E REPRESENTACOES LTDAZZAB COMERCIO DE CALCADOS LTDAPARK SUL COMERCIO DE VESTUARIO LTDASERILON BRASIL LTDASUPERMERCADO TATA S/AMMARTAN TEXTIL LTDAITATICO COMERCIO DE ALIMENTOS LTDAGREGORY MODAS INDUSTRIA E COMERCIO LTDAELETROSOM S/ASARKIS E SARKIS LTDATELLERINA COMERCIO DE PRESENTES E ARTIGOSPARA DECORACAO S.ACOMERCIAL DE ALIMENTOS ITA LTDAXIKOS SUPERMERCADO LTDATURQUEZA TECIDOS E VESTUARIOS S/ABIG TRANS COMERCIAL DE ALIMENTOS S/ATERRAS DE AVENTURA INDUSTRIA DE ARTIGOSESPORTIVOS LTDA

CHAVES TECIDOS E CONFECCOES LTDACOMERCIAL DE ALIMENTOS CERES S/AMAIS TENIS COMERCIAL DE CALCADOS LTDAMMX MODAS LTDAKARONESS COMERCIO DE ROUPAS LTDASANTA FELICIDADE SUPERMERCADO LTDAVCI VANGUARD CONFECCOES IMPORTADAS LTDALR COMERCIAL DE ALIMENTOS LTDAPLANTAGE CONFECCAO E COMERCIO DE ROUPASLT DACOMERCIAL DE ALIMENTOS BERNARDO LTDA- EPPCASTELO FORTE RECANTO MATERIAIS PARACONSTRUCAO LTDAPRAVOCE COMERCIAL DE ALIMENTOS LTDAWT DF COMERCIO LTDALIDER INDUSTRIA E COMERCIO DE ESTOFADOSLT DAELEGANCIA DISTRIBUIDORA DE COSMETICOSLT DACATARINA MEDEIROS CUNHA KEOUI - MERBX RIO COMERCIO DE ROUPAS LTDACOMPANHIA DE MARCAS.GARBO S/AGIRARDI & ARAUJO LTDACOMERCIAL MATHEUS LTDACOMERCIAL DE ALIMENTOS CAIQUE LTDAATHLETIC WAY COM DE EQUIPAMENTOS PARAGINASTICA E FISIOTERAPIA LTDALOUNGERIE S/AJ PLACIDO MATERIAIS PARA CONSTRUCAO LTDAEPPCORELLO COMERCIAL LTDAJCF INDUSTRIA E COMERCIO LTDA

TUPI ARTIGOS DE COURO E VIAGEM LTDAPEREIRA E LOUREIRO COMERCIO DE ROUPAS LTDAHDF COMERCIO DE BRINQUEDOS LTDASUPERBOM SUPERMERCADO LTDAWT COMERCIO E REPRESENTACAO LTDAADIDAS DO BRASIL LTDASUPERMERCADO ANDORINHA LTDAMR.FOOT COMERCIAL DE CALCADOS LTDAESPACO DO BANHO E AROMAS LTDALUART COMERCIAL DE CALCADOS E CONFECCOESLTDA MESUPERMERCADO ALTO GIRO LTDACOMERCIAL DE ALIMENTOS PONATH LTDAFORTE COMERCIAL DE ALIMENTOS LTDAORGANIZACAO SEBBA MATERIAIS PARACONSTRUCAO LTDAZINZANE COMERCIO E CONFECCAO DEVESTUARIO LTDA MEINBRANDS S.A.FLESH MODAS LTDASARAIVA E SICILIANO S/AFERCON FERRAGENS E MATERIAIS DECONSTRUCAO LTDATNG COMERCIO DE ROUPAS LTDAGYN COMERCIO DE CALCADOS LTDACAVALCANTE & MEDEIROS COMERCIO DEROUPAS LTDAROJO COMERCIAL DE CALCADOS LTDAPENINSULA COMERCIAL DE ALIMENTOS LTDAVIA PARK COMERCIAL DE ALIMENTOS S/AOAKLEY BRASIL LTDABENTO COMERCIAL DE ALIMENTOS S/ACOMERCIAL SAO PATRICIO S/A

COMPANHIA DE BEBIDAS DAS AMERICASREXAM BEVERAGE CAN SOUTH AMERICA S/ASAINT-GOBAIN DO BRASIL PRODUTOSINDUSTRIAIS E PARA CONSTRUCAO LTDAINDAIA BRASIL AGUAS MINERAIS LTDACAFE DO SITIO INDUSTRIA E COMERCIO LTDA

APROS INDUSTRIA E COMERCIO LTDACENTRO OESTE ASFALTOS LTDAGERDAU ACOS LONGOS S.ACAFE EXPORT INDUSTRIA E COMERCIOLT DABASA BRASILIA ALIMENTOS SA

FORNO E SABOR INDUSTRIA E COMERCIO DEALIMENTOS LTDA EPPMEDLEY INDUSTRIA FARMACEUTICA LTDALBR-LACTEOS BRASIL S/AITAMBE ALIMENTOS S/AFIBRARTE INDUSTRIA E COMERCIO DE MARMORE

SINTETICO LTDAJ MACEDO S/AEMS S/ADIMACO INDUSTRIA E COMERCIO LTDAMARZARI ALIMENTOS LTDASUPREMO ABATEDOURO E FRIGORIFICO LTDA

73

TRANSPORTE, COMUNICAÇÃO, ENERGIA E SETOR PRIMÁRIO

ATAC A D I STAS 10 MAIORES DO ICMS

PETROLEO BRASILEIRO S.A - PETROBRASCEB DISTRIBUICAO SAOI S/APETROBRAS DISTRIBUIDORA S/AVIVO S/ATIM CELULAR S AAMERICEL S/AEMPRESA BRASILEIRA DE TELECOMUNICACOESS. A .-EMBRATELGLOBAL VILLAGE TELECOM LTDANET BRASILIA LTDAAIR BP BRASIL LTDA.RAIZEN COMBUSTIVEIS SA14 BRASIL TELECOM CELULAR S/ACLARO S.A.TNL PCS S/ACOOPERATIVA CENTRAL AURORA ALIMENTOSBRF - BRASIL FOODS S.A.INTELIG TELECOMUNICACOES LTDASKY BRASIL SERVICOS LTDASEARA ALIMENTOS S/ACOPACOL - COOPERATIVA AGROINDUSTRIALCO N SO L ATABUNGE ALIMENTOS SA

SAO SALVADOR ALIMENTOS S/AORGANIZACOES FRANCAP S/AEMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS ET E L E G RA FOSREAL EXPRESSO LTDAIPIRANGA PRODUTOS DE PETROLEO S.A.PLANALTO TRANSPORTADORA LTDAMINERVA S.A.MATABOI ALIMENTOS S/AEXPRESSO GUANABARA S/ATELECOMUNICACOES DE SAO PAULO S/A - TELESPVRG LINHAS AEREAS S/ASERVICO FEDERAL DE PROCESSAMENTO DEDADOS - SERPROJBS S/ATELEMAR NORTE-LESTE SAAGUIA ATACADISTA DA CONSTRUCAO LTDAVIACAO ARAGUARINA LTDARAPIDAO COMETA LOGISTICA E TRANSPORTE S/ACTBC MULTIMIDIA DATA NET S/APRIMESYS SOLUCOES EMPRESARIAIS S.APROTEGE S/A PROTECAO E TRANSPORTE DEVA LO R E SGLOBAL VILLAGE TELECOM

BRASIL TELECOM COMUNICACAO MULTIMIDIALTDA .TELEFONICA DATA S/AALESAT COMBUSTIVEIS S.A.CASA DA MADEIRA LTDACOOPERATIVA DOS CAMINHONEIROS AUTON.DECARGAS E PASSAG. EM GERAL LTDACONFEDERAL VIGILANCIA E TRANSPORTES DEVALORES LTDAEMPRESA DE TRANSPORTE MACAUBENSE LTDATV FILME BRASILIA SERVICOS DETELECOMUNICACOES LTDAEMPRESA BRASIL DE COMUNICACAO S.A. - EBCID DO BRASIL LOGISTICA LTDATAC TRANSPORTES ARMAZENAGEM E LOGISTICALT DAFLEX TRANSPORTES LTDASERVI SAN VIGILANCIA E TRANSPORTE DEVALORES LTDACOMPANHIA DE TELECOMUNICACOES DO BRASILC E N T RA LCOMPANHIA BRASILIENSE DE GASCIDADE COMERCIO INDUSTRIA E DISTRIBUICAODE ALIMENTOS LTDA

BRASPRESS TRANSPORTES URGENTES LTDAEMPRESA DE TRANSPORTES ATLAS LTDADHL LOGISTICS (BRAZIL) LTDAAGV LOGISTICA S.A.TRANSPORTES GERAIS BOTAFOGO LTDAACOL DISTRIBUIDORA DE COMBUSTIVEIS LTDAJ MACEDO S/ASANTA IZABEL TRANSPORTES E TURISMO LTDAVIACAO GOIANIA LTDAUOL DIVEO S/AJODA COMERCIO DE ALIMENTOS LTDAUNIAO TRANSPORTE INTERESTADUAL DE LUXOS/A - UTILENCOMENDAS E TRANSPORTES DE CARGASPONTUAL LTDACIAPETRO DISTRIBUIDORA DE COMBUSTIVEIS LTDARAPIDO FEDERAL VIACAO LTDADHL EXPRESS (BRAZIL) LTDAFINK BRASILIA LTDAMOBITEL S.AEXPRESSO UNIAO LTDAHORIZONTE LOGISTICA LTDACDB-CENTRO DE DISTRIBUICAO BRASILIALOGISTICA LTDA

D. CENTER DISTRIBUIDORA LTDAHERBALIFE INTERNATIONAL DO BRASIL LTDASORVETERIA CREME MEL LTDAJ.L. COMERCIO E DISTRIBUICAO DE UTILIDADESDOMESTICAS LTDA MECDA COMPANHIA DE DISTRIBUICAO ARAGUAIAPASTIFICIO SELMI S/AYAKULT SA INDUSTRIA E COMERCIOELETROPAR AUTOPECAS LTDA4. A. DISTRIBUICAO E LOGISTICA DE PRODUTOSDE HIGIENE LTDADISTRIBUIDORA DE ALIMENTOS ESPLANADA LTDALIGMED COMERCIO DE MEDICAMENTOS LTDA

SERVIMED COMERCIAL LTDASP ATACADISTA DE ARMARINHOS LTDADISTRIBUIDORA DE EMBALAGENS GUARA LTDABRINK MOBIL EQUIPAMENTOS EDUCACIONAISLT DAREAL MOTO PECAS LTDARIACHO PESCADOS - COMERCIO DE ALIMENTOSLT DAMARILAN ALIMENTOS S/ACOOPERATIVA AGROPECUARIA DO VALE DOPARACATU LTDAGDC ALIMENTOS S/ANONNA-INDUSTRIA COMERCIO DE

ALIMENTOS LTDASYNTHES INDUSTRIA E COMERCIO LTDAGUARALIDER COMERCIO DE BEBIDAS LTDA MELIMA & PERGHER IND COM E REPRESENTACOESLTDA EPPVET CENTER COMERCIO DE PRODUTOSVETERINARIOS LTDANOVO HORIZONTE BRINQUEDOS LTDA METERRA ATACADO DISTRIBUIDOR LTDALITORAL PESCADOS LTDAMOTO BRASIL PECAS E ACESSORIOS LTDACOMERCIAL ALVORADA DE PRODUTOS PARALIMPEZA E DESCARTAVEIS LTDA

PETROLEO BRASILEIRO S.A - PETROBRASCOMPANHIA DE BEBIDAS DAS AMERICASCOMPANHIA DE BEBIDAS DAS AMERICAS - AMBEVTIM CELULAR S.A.SADIA S/ACARREFOUR COMERCIO E INDUSTRIA LTDACOMPANHIA BRASILEIRA DE DISTRIBUICAOCOMPANHIA BRASILEIRA DE DISTRIBUICAOCALAMO DISTRIBUIDORA DE PRODUTOS DEBELEZA S/ACOOPERATIVA CENTRAL AURORA ALIMENTOSLOJAS AMERICANAS S/AUNIAO QUIMICA FARMACEUTICA NACIONAL S/A

74

Fi b r a

A força da uniãoA Federação das Indústrias do Dis-

trito Federal (Fibra) trabalha desde suafundação, em 1972, pelo fortaleci-mento do setor industrial. Constituídapor 10 sindicatos, a Fibra representahoje aproximadamente 5000 empre-sas industriais do DF.

Surgida do processo natural deamadurecimento da indústria brasi-liense, a Fibra evoluiu em conexão aosetor industrial ao longo dos anos, ehoje está preparada para dar suporte aoempresário diante do alto nível decompetitividade que exige o cenárioatual do mercado globalizado.

Na estrutura da Federação, núcleostemáticos sintonizados com as voca-ções da indústria brasiliense e, sobre-tudo, com os anseios do empresariado,com diretorias atuando nas áreas dedefesa de interesses, desenvolvimen-to sindical e relações do trabalho, de-senvolvimento tecnológico e de as-suntos ambientais.

São as diretorias quenorteiam o tra-balho das assessorias técnicas quecomplementam a organização da fe-deração, acompanhando as ações noâmbito dos programas públicos depromoção do desenvolvimento eco-nômico; realizam levantamentos dedados socioeconômicos sobre o DF,bem como elaboram estudos e análi-ses; coletam, analisam, tratam e divul-gam a legislação de interesse do setorindustrial; desenvolvem e promovemações relacionadasà expansãodo mo-vimento associativo sindical patronal eidentificam oportunidades para a in-dústria local, no Brasil ou no exterior.

SESI-DFNo Sistema Fibra, há três braços im-

portantes na missão desenvolvida aolongo destas mais de quatro décadas. OServiço Social da Indústria (Sesi-DF),marca da responsabilidade social aotrabalhador da indústria, está presentena sociedade da capital brasileira, ofe-recendo os serviços de educação, saú-de, esporte, lazer e cultura.

SENAI-DFNo mesmo grau de importância, o

Serviço Nacional de Aprendizagem

Industrial (Senai-DF), braço do ensinoprofissional e qualificação de mão deobra para a indústria local, está pre-sente em pontos estratégicos da cida-de, colocando à disposição capacitaçãoprofissional com elevado grau de qua-lidade, formando profissionais com operfil ideal demandado pelo mercado

de trabalho do DF.

I EL-DFO terceiro elo é o Instituto Euvaldo

Lodi (IEL-DF), que faz a integração en-tre as escolas, universidades e as in-dústrias, na oferta de estágio, capacita-ção empresarial e estudos e pesquisasdemandados pelas empresas.Assim, oconjunto de entidades se encarrega dainterface com os setores da economialocal como firme propósito de assegu-rar o desenvolvimento sustentável deBrasília.

Constituída por 10sindicatos, a Fibrarepresenta hoje 5.000empresas industriais doDistrito Federal

D I V

U LG

AÇ Ã

O