Revista Municipal n.º 53

14
Arruda revista 53 novembro dezembro 2012 REVISTA DO MUNICÍPIO | ARRUDA DOS VINHOS Representação de Presépio Grupo Cénico do C.R.D. Arrudense

description

Concelho de Arruda dos Vinhos

Transcript of Revista Municipal n.º 53

Page 1: Revista Municipal n.º 53

Arrudarevista53novembrodezembro2012

rev

ista

do

Mu

nic

ípio

| A

rr

ud

A d

os

Vin

ho

s

Representação de PresépioGrupo Cénico do C.R.D. Arrudense

Page 2: Revista Municipal n.º 53

IndIce

Editorial | 1

Arruda dos Vinhos concorre ao PAEL

Oeste mantém fronteiras | 2

Tauromaqui Vs Património Cultural | 3

15ª Festa da Vinha e do Vinho | 4 / 5

Biblioteca Municipal promove “Livrisses e Leituríadas” | 6

Natal no Centro Cultural do Morgado | 7

Galeria Municipal

Centros de Convívio Sénior | 8

Clube Recreativo Desportivo Arrudense | 9

Apontamentos Culturais | 10

Obras | 11

FICHA TÉCNICAEdição e Propriedade: Câmara Municipal de Arruda dos VinhosDiretor: Carlos M. C. Lourenço - Presidente da Câmara Municipal de Arruda dos VinhosCoordenação: Gabinete de Apoio à PresidênciaFotografia: Gabinete de Comunicação e ImagemComposição: Gabinete de Comunicação e ImagemDistribuição digital em www.cm-arruda.pt

Arrudarevista

rev

ista

do

Mu

nic

ípio

| A

rr

ud

A d

os

Vin

ho

s

Page 3: Revista Municipal n.º 53

ArrudaRevista // novembro/dezembro2012 1

edITORIAL

Cara(o) Arrudense,

Terminada mais uma quadra natalí-cia, certamente menos alegre para a maioria dos arrudenses devido às medidas de austeridade de 2012. A perda do poder de compra adja-cente às medidas de austeridade refletiu-se em todas as famílias e em todos os setores de atividade nome-adamente no comércio tradicional, que habitualmente era próspero nesta época do ano.

O reduzido poder de compra levou também a que o Estado arrecadas-se menos impostos, ou seja, menos receita fiscal é sinónimo de mais austeridade. Entrámos num ciclo vicioso onde todos fomos afetados. E a Câmara Municipal de Arruda dos Vinhos não foi exceção. O Orçamen-to e o Plano de Atividades para 2013 é o mais reduzido dos últimos anos.

À semelhança das famílias portugue-sas, também nós, Câmara Municipal, sentimos uma grande penalização ao nível das receitas. Encaremos este novo ciclo como um fator de rea-prendizagem. Um novo modelo de trabalho. De conseguir fazer mais com menos recursos.

Cara(o)s Arrudenses,

Ao longo do ano que passou fizemos obra. A regeneração urbana da vila de Arruda dos Vinhos e a construção do Centro Escolar de Santiago dos Velhos são dois dos exemplos mas a maior obra realizada, em 2012, foi sem dúvida, a imaterial. E é nessa que continuaremos a apostar.

Exemplo disso são as inúmeras atividades desenvolvidas com as crianças e séniores do nosso concelho. Desde as tradicionais atividades aos Seminários sobre cyberbulling ou violência doméstica.

Duas outras questões que merecem relevo ao longo do ano transato são as comemorações dos 120 anos de Irene Lisboa, por um lado, e a manutenção das nossas quatro freguesias, por outro. Esta última constituindo uma grande vitória para o nosso concelho.

Salientemos ainda todas as festas que se realizaram no nosso concelho e que habitualmente constituem um fator de alegria para todos nós. A todos os seus intervenientes desde coletividades, instituições e cidadãos em geral o nosso agradecimento pela vossa participação quer na organização quer nos pró-prios festejos.

Uma última palavra de esperança, para que todos juntos consigamos fazer de 2013 um ano melhor.

Bem hajam.

Carlos Manuel da Cruz LourençoPresidente da Câmara

Page 4: Revista Municipal n.º 53

2 ArrudaRevista // novembro/dezembro 2012

// Arruda dos Vinhos

Oeste mantém fronteiras

Estando atualmente a decorrer a negociação de um novo quadro comunitário entre o governo português e a Comissão Europeia, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Centro (CCDRC) organizou um conjunto de reuniões que visavam discutir a reorganização territorial das NUT III da Região Centro.

As referidas reuniões decorreram nos dias 5 de novembro e 3 de dezembro em Gouveia e Torres Novas, onde foram apresentados vários cenários sobre as NUT III da Região. De salientar que, em todas as propostas apresentadas para discussão, a NUT III Oeste mantém as suas fronteiras inalteradas, ou seja, continuará a ser composta, em termos futuros, pelos doze municípios que a constituem aos dias de hoje.

A proposta de lei que deu inicio a esta discussão estabelece como critério que as unidades territoriais sejam composta, pelo menos, por cinco concelhos e 90 mil habitantes.

ArrudA dos Vinhos concorre Ao PAeL

No passado dia 16 de novembro, decorreu em Lisboa, no Palácio Foz, a assinatura do con-trato entre a Câmara Municipal de Arruda dos Vinhos e o Governo no âmbito do Programa de Apoio à Economia Local (PAEL).

O PAEL visa regularizar as dívidas dos municípios vencidas há mais de 90 dias através de uma linha de crédito de mil milhões de euros.Arruda dos Vinhos apresentou a sua candidatura e aguarda neste momento pelo visto do Tribunal de Contas

Page 5: Revista Municipal n.º 53

ArrudaRevista // novembro/dezembro2012 3ArrudaRevista // novembro/dezembro2012 3

Consciente da importância da tauromaquia na história e nas tradições do Concelho de Arruda dos Vinhos, o Município está no momento a elaborar um projeto para propor a Iventariação da Tauromaquia como Património Imaterial.O Património Material e o Património Imaterial possuem formas distintas de proteção atendendo às suas especificidades. O primeiro Classifica-se o segundo Inventaria-se.A Inventariação é o instrumento legal de proteção que a Tutela determina para o Património Imaterial.Como forma de sensibilizar a população e em simultaneo recolher contributos para o projeto em questão, integrado na atividade Livrices e Leituríadas, realizou-se no dia 14 de dezembro no Auditório Municipal ,um colóquio com o tema : “Cultura(s), Tauromaquia(s), e Patrimonio(s) – Modernos por Tradição”. O orador, o Investigador e Cronista Tauromáqui-co, Dr. Vitor Escudero, fez uma abordagem da Taurocultura apresentando o Touro como o elemento que ao longo dos séculos, tem sido represen-tado pelo Homem como o epicentro das muitas manifestações culturais quer ao nível do simbólico como do divino.A complementar o Colóquio, esteve patente uma mostra de Livros Tau-rinos, publicados nos últimos 25 anos em Portugal da coleção particular de Catarina Bexiga.Na Feira de Livro estiveram também à venda um conjunto de publicações sobre a temática , onde alguns dos autores/ editores estiveram presentes no dia 14 à noite após o colóquio, para uma sessão de autógrafos ,como foi o caso dos Cavaleiros Rui Salvador e António Ribeiro Telles.

Tauromaquia Vs Património Cultural

Page 6: Revista Municipal n.º 53

ArrudaRevista // novembro/dezembro20124 ArrudaRevista // novembro/dezembro20124

15ª Festa da Vinha e do Vinho15ª Festa da Vinha e do Vinho

De 1 a 4 de novembro o Pavilhão Multiusos de

Arruda dos Vinhos foi palco de mais uma Festa da

Vinha e do Vinho.

Ao longo destes quatro dias realizaram-se diversas

atividades, em que o vinho, a gastronomia e o

artesanato foram os verdadeiros reis, neste que é

já considerado um dos certames do género, com

maior impacto na região.

Page 7: Revista Municipal n.º 53

ArrudaRevista // novembro/dezembro2012 5

15ª Festa da Vinha e do Vinho15ª Festa da Vinha e do Vinho

2012

ArrudaRevista // novembro/dezembro2012 5

Como não podia deixar de ser, foram muitas as propostas de animação que

decorreram ao longo do certame, nomeadamente

espetáculos musicais, revelação de novos talentos e eleição da Miss Festa da

Vinha e do Vinho.

Page 8: Revista Municipal n.º 53

ArrudaRevista // novembro/dezembro20126

Encontros com autores

Nos dias 7 e 8 de dezembro, o auditório municipal marcou dois encontros: no dia 7 com a escritora Cristina Carvalho, a fim de apresentar o seu mais recente livro “ Rómulo de Carvalho/António Gedeão”( pai da autora), em que foram apresentados alguns aspetos da vida pessoal e profissional do conhecido poeta e cientista português, cujo percurso marcou grande parte da segunda metade do século XX. No dia 8, o encontro foi com os autores Arrudenses que apresentaram as suas experiências e as suas obras, em jeito de tertúlia. No evento participaram Catarina Gaspar, Jorge da Cunha, Diogo Rosa, Rosário Alves e Paulo Pimentel.

De 4 a 22 de dezembro de 2012, a Biblioteca Municipal Irene Lisboa promoveu a II edição da iniciativa “ Livrisses e Leituríadas”. Durante os 18 dias de duração do evento, foi dinamizado um vasto conjunto de atividades, nomeadamente, uma feira de livro, apresentações de livros e encontros com autores, tertúlias literárias, filmes, exposições, ateliês e workshops, peças de teatro para crianças e adultos, colóquios, poesia na rua, horas do conto e itinerários literários. O evento contou com a colaboração do Agrupamento de Escolas e Jardins de Infância do Con-celho de Arruda dos Vinhos, Externato João Alberto Faria e Escola Profissional Gustave Eiffel, contribuindo ainda para uma verdadeira partilha intergeracional e levando a biblioteca ao encontro das populações.

Biblioteca Municipal promove “ Livrisses e Leituríadas”

Itinerários literários pelas ruas de ArrudaAo longo da iniciativa “ Livrisses e Leituríadas” os alunos do ensino secundário do Externato João Alberto Faria promoveram o evento “ Poesia na Rua”, levando os poetas e a poesia pelas ruas da vila, estabelecimentos e diversas entidades aderentes à atividade. Foi sem dúvida uma forma diferente e inovadora de abordar a poesia, levando-a às populações e provando que esta é uma manifestação artística e cultural, flexível e ao acesso de todos. Os alunos do segundo ciclo desenvolveram a atividade “ Os meus olhos roubam as ruas”, baseado num texto narrativo de Jorge da Cunha, constituindo assim um itinerário literário pelas ruas da vila, com encontro marcado na Corujeira. Aí, “ duas avós” de outros tempos (Biblioteca Municipal) conduziram-nos por uma viagem de memórias e palavras às raízes da nossa tradição oral e cultura popular.

ArrudaRevista // novembro/dezembro20126

Teatro no Auditório Municipal

“ O que fazer para ser” é o título do texto dramático de Mário Palma Jordão, levado à cena por Sérgio Grilo e Karas (“Ninho de Víboras”), no dia 21 de dezembro, pelas 21 horas, no Auditório Municipal de Arruda dos Vinhos. A peça, com duração de aproximadamente 50 minutos, reflete sobre diferentes perspetivas da condição humana, o seu universo e as suas relações. Apesar da noite fria, própria da época natalícia, o público aderiu, provando a sua apetência para manifestações culturais desta natureza.

Page 9: Revista Municipal n.º 53

ArrudaRevista // novembro/dezembro2012 7

Todo o corpo docente e não docente do concelho foi convidado a assistir a uma tarde de cinema no auditório municipal, no dia 18 de dezembro. O Município projetou “ As Linhas de Wellington”, filme de inspiração histórica, que narra o êxodo das populações, durante a terceira invasão francesa a Portugal, bem como a sua desventura e resistência face ao opressor, num período de grande conturbação na Europa. O Município de Arruda, estando ligado a um projeto intemunicipal que visa a recuperação, salvaguarda e divulgação deste património que também integra, procurou assim reavivar e dar a conhecer alguns dos aspetos históricos e sociais que determinaram a manutenção da nossa identidade e da nossa independência durante a Guerra Peninsular.

Natal no Centro Cultural do MorgadoOs dias 12 e 13 de dezembro constituíram uma verdadeira azáfama no Centro Cultural do Morgado, com a chegada do Natal. Assim, o auditório municipal acolheu a representação de “ O Natal na loja dos brinquedos”, pelos alunos da Escola Profissional Gustave Eiffel, tendo como público-alvo todos os alunos do 1º Ciclo de Concelho de Arruda dos Vinhos, num total de 8 sessões. No piso superior do GAE, os alunos puderam visitar a “ Casa do Pai Natal” e na Biblioteca Municipal, depois de uma visita à Feira do Livro, puderam ainda entrar na “ Fábrica dos Brinquedos”, onde os duendes trabalhavam com grande afã, zelando para que tudo estivesse “preparado” na Noite de Natal. No dia 15 de dezembro, a partir das 15 horas, toda a estrutura foi novamente montada para acolher o público que quisesse assistir. Sem dúvida, um evento que ficará na memória de todos!

Exposição de Materiais Reciclados“Venha Reciclar Brincando” é o nome da exposição que está patente de 18 de dezembro a 6 de janeiro na antiga Galeria Municipal (edificio junto ao Chafariz).A autora, Anésia Medeiros Guira, pretende com esta exposição sensibilizar e coscencializar comportamentos e atitudes de crianças e adultos no que diz respeito à forma como se lida com os resíduos vulgarmente tratados por “lixo”.A autora apresenta o percurso dos resíduos e monta uma história com diversas personagens todas elas elaboradas a partir dos materiais que habitualmentedeitamos fora.Visite a exposição, é uma excelente forma de brincar apredendendo e de ensinarmos as nossas crianças a reutilizar, brincando, reciclando e consciencalizando!

Filme “Linhas de Wellington”

Artesanato:Durante os fins de semana de dezembro decorreu uma mostra de artesanato de Natal promovida pelos artesãos do Concelho. Sempre que o tempo o permitiu, a mostra decorreu no tardoz do Chafariz mas quando a chuva teimou em aparecer, as artesãs expuseram os seus trabalhos nos Lagares do Centro Cultural do Morgado.Irá ser possivel continuar a apreciar e/ou adquirir estes trabalhos todos os primeiros domingos de cada mês nestes mesmos locais ou ainda no Posto de Turismo durante a semana.

Page 10: Revista Municipal n.º 53

ArrudaRevista // novembro/dezembro20128

Centro Convívio Sénior na FIL

Mais de duas dezenas de idosos estiveram presentes, no passado dia 5 de dezembro, no Portugal Maior - 1º Encontro Internacional para o Envelhecimento Ativo, na FIL. O Centro de Convívio Sénior lançou o convite à participação nesta iniciativa e o resultado não poderia ser melhor, desde rastreios, informações e música, a animação foi uma constante ao longo do dia.Paralelamente, os Centros de Convívio Sénior de Arruda dos vinhos e Cardosas continuam a desenvolver atividades entre as quais se destacam o intercâmbio entre os dois Centros ao nível da ginástica e a realização de um almoço de Natal.

Galeria MunicipalNo passado dia 18 de novembro inaugurou na Galeria Municipal uma exposição de Pintura de Jorge Alexandre.A aguarela é a tecnica usada pelo artista plástico, e a tauromaquia o tema mais presente nos seus trabalhos. Contudo nesta exposição que o autor intulou “16 armas”, para além da festa brava o artista plástico apresenta outras “imagens” do quotidiano rural .Pela forte presença dos elementos taurinos a Exposição integrou o programa do colóquio sobre tauromaquia que decorreu no dia 14 de dezembro, onde o artista plástico teve oportunidade de mostrar e acompanhar a visita aos presentes!

8

Exposição Necrópole da Igreja de Nossa Senhora da Salvação “Visita” Centro Escolar de Arranhó No âmbito das ações de promoção e divulgação do património histórico-arqueológico do concelho de Arruda dos Vinhos, esteve patente, entre os dias 19 a 26 de Dezembro,à comunidade escolar e ao público, a exposição Necrópole da Igreja de Nossa Senhora da Salvação – resultados dos trabalhos arqueológicos realizados no decorrer do projecto de “requalificação das ruas da Procissão”.A exposição integrada na Atividade de Enriquecimento Curricular de Percursos Culturais e Exploração do Meio, proprorcionou à comunidade juvenil uma viagem ao passado de Arruda dos Vinhos, contribuindo assim para a preservação e divulgação do património, despertando o interesse neste público especifico pela história e identidade do concelho.

Page 11: Revista Municipal n.º 53

ArrudaRevista // novembro/dezembro2012 9

Clube Recreativo Desportivo Arrudense

Presépio Vivo em Arruda

O grupo de teatro do CRDA promoveu a realização de mais um “Presépio Vivo” nos dias 22 e 23 de dezembro, aproveitando o magnífico enquadramento proporcionado pelo Largo da Câmara Municipal e pelo Chafariz Pombalino. Como seria de esperar, a população acorreu em massa, vibrando com a evocação de alguns dos momentos mais marcantes do nascimento e vida de Jesus Cristo.

CRDA participa no Campeonato EuropeuNo passado mês de Novembro, os atletas do CRDA, participaram no Campeonato Europeu de Kenpo que se realizou na Galiza e juntou muitas centenas de participantes.A equipa, composta por 20 atletas, teve uma excelente prestação, levando bem longe o nome de Arruda dos Vinhos. Além da competição, os jovens atletas participaram em diversos seminários tendo ainda a oportunidade de visitar Santiago de Compostela.

CRDA em ItáliaRealizou-se nos dias 26, 27 e 28 de outubro, em Veneza, Itália, o Simpósio Internacional de Artes Marciais da prestigiada organização internacional de Artes marciais “Kilohana”. Este evento juntou centenas de participantes e um grupo fantástico de 50 professo-res de todo o mundo. Uma vez mais, o CRDA esteve presente com 6 atletas, tendo o professor arrudense sido um dos convidados para ensinar neste Simpósio.

Mesmo numa altura complicada, em termos económicos, o CRDA pretende “lutar” contra esta situação levando a cabo este ano alguns eventos nacionais e internacionais onde destacamos o grande Encontro Internacional de Artes marciais que se vai realizar no dia 1 de junho de 2013. Se o ano passado recorde foi ultrapassado ao juntar no Campo Municipal de Futebol de Arruda dos Vinhos, 642 participantes, este ano pretende-se chegar aos 1000 (mil) atletas. O que será um recorde...a nível mundial! Ao momento existe já a confirmação de uma série de delegações nacionais, espanholas, italianas e dos Estados Unidos da América! Além dos 1000 atletas, pretende-se, com familiares e amigos, chegar aos 5000 visitantes no nosso Concelho!!

Page 12: Revista Municipal n.º 53

ArrudaRevista // novembro/dezembro201210ApOnTAmenTOs

cuLTuRAIs

ArrudaRevista // novembro2012 10

TRASLADAÇÃO DOS RESTOS MORTAIS DE IRENE LISBOANo dia 13 de Janeiro de 1898 deu-se a restauração do concelho de Arruda dos Vinhos, passando, desde então, a assumir a configuração territorial atual, integrando as freguesias de Arranho, Arruda dos Vinhos, Cardosas e S. Tiago dos Velhos.No dia 13 de janeiro de 2013, teve lugar a trasladação dos restos mortais de Irene do Céu Vieira Lisboa, para o Cemitério Municipal de Arruda dos Vinhos (escritora e pedagoga, nascida no concelho de Arruda dos Vinhos a 25 de Dezembro de 1892).

Nesta cerimónia estiveram presentes alguns familiares, amigos e admiradores da escritora, que se quiseram associar a esta singela mas muito sentida homenagem preparada pela sua afilhada, Arq.ª Inês Gouveia, e pelo Município de Arruda dos Vinhos.

Após a cerimónia de trasladação, tiveram lugar no Auditório Municipal algumas atividades de homenagem a esta escritora, nascida a 25 de Dezembro de 1892, na freguesia de Arranho, concelho de Arruda dos Vinhos. Para além da exibição do documentário produzido pela Videoteca de Lisboa em 1993 «Irene Lisboa, lembrada por alguns que a não esqueceram», os presentes ainda tiveram o privilégio de assistir a uma preleção proferida pela Professora Doutora Paula Morão e a declamação de alguns poemas de Irene Lisboa, pela nossa poetisa, Catarina Gaspar.

Page 13: Revista Municipal n.º 53

ArrudaRevista // novembro/dezembro2012 1110

// Recuperação Moinho de Cardosas

// Ordenamento de estacionamento

OBRAS

// Reparação rede viária

// Reparação rede viária

// Reparação rede viária

// Reparação rede viária// Reparação rede viária

// Reparação rede viária

Page 14: Revista Municipal n.º 53