Revista Municipal Reflexos

56
Revista Municipal da Câmara Municipal de Vale de Cambra n.º 7 - Agosto 2009 Regeneração Urbana ConViver Vale de Cambra

description

N.7 de Agosto de 2009

Transcript of Revista Municipal Reflexos

Page 1: Revista Municipal Reflexos

Revista Municipal da Câmara Municipal de Vale de Cambra n.º 7 - Agosto 2009

RegeneraçãoUrbanaConViver Vale de Cambra

Page 2: Revista Municipal Reflexos
Page 3: Revista Municipal Reflexos

03

EDITORIAL

Caros amigos,

Está prestes a encerrar-se este mandatoautárquico. É por isso tempo de balanço.

Ao longo destes últimos quatro anostraçámos um rumo com objectivos clarose de f in idos , que todos fo ramacompanhando. Estamos em condiçõesde apresentar os seus resultados.

Reforçámos de maneira sólida as basesque haviam sido criadas no mandatoanter ior, ao mesmo tempo queconseguimos lançar novos projectos enovas candidaturas que permitirão mantero nosso Município nos caminhos doProgresso, do Desenvolvimento, do Bem-Estar e da Qualidade de Vida daspopulações.

Ao longo deste mandato avançámoscom um conjunto de apostas que vale apena rever. Os Va lecambrensesacompanharam-nos, porque procurámoslevá-las ao seu conhecimento atravésdesta própria revista e dos meios deComun i cação Soc i a l em ge ra l .

Apostámos nas pessoas, criandocondições para a sua integração,afirmação e formação. Na Educação e noEnsino, melhorando o Parque Escolar, deque é exemplo a construção em curso daEB/JI Junqueira/Arões e que integrará umaPiscina disponível para a Comunidadelocal. Todas as salas de aula do 1.º Cicloestão dotadas de computadores e“software” educativos, instrumentosessenciais para uma adequada formaçãod a s n o s s a s c r i a n ç a s p a r a aCompetitividade da Sociedade global.Pusemos em funcionamento novasinstalações desportivas, como o relvadosintético do Complexo Desportivo dasDairas e criámos melhores estruturas paraa prática física dos cidadãos junto dasPiscinas Descobertas. Continuámos aorganização de diversas Férias DesportivasMunicipais que movimentam milhares decrianças e jovens e iniciámos novosprogramas de carácter desportivo comopor exemplo o “Liga-te ao Desporto”.

A população Sénior viu reforçada a nossaacção. Com a colaboração das Comissões

de Idosos constituídas em todas asFreguesias, foram muitas as iniciativasdesenvolvidas, proporcionando aosmilhares de idosos envolvidos momentosde alegria e de lazer de que sãoamplamente merecedores. Criámos oCartão Sénior, cujo sucesso é indiscutívele que tem merecido progress ivoacolhimento.

Pusemos em marcha uma política deapoio social coerente, desde o reforço dacolaboração com as Instituições deS o l i d a r i e d a d e S o c i a l a t é a oacompanhamento e apoio às famíliascarenciadas no Município.

Continuámos firmes e determinadosem lutar para que os Valecambrensestenham direito às melhores condiçõesde prestação dos Cuidados de Saúde,q u e r p e l a r e i v i n d i c a ç ã o d ofuncionamento de um Serviço deUrgência Básico quer pela proximidadena local ização do novo Hospital .

Nestes tempos bem difíceis, atribuímosàs crianças do 1.º Ciclo abrangidas pelosdois escalões de rendimento mais baixosmanuais escolares totalmente gratuitose alargámos a rede de fornecimento derefeições nas escolas. Criámos umtarifário mais reduzido nas ligações àsredes de água e saneamento e noconsumo daquela salvaguardando osagregados familiares de menores recursose as famílias numerosas.

Apoiámos as nossas Associações, sejamelas de carácter social, desportivo, culturalrecreativo ou económico, através dacolaboração financeira, técnica oulogística.

A Cultura desenvolveu-se em patamaressuperiores, muito graças ao plenofuncionamento, felizmente conseguido,do Centro Cultural de Macieira deCambra. Teatro, Cinema, Música,Exposições, iniciativas associativas eescolares deram plena vida a este espaço,o que nos apraz registar.

A organização das edições da Romariaà Moda Antiga à Senhora da Saúde, acolaboração no Festival Internacional doTre b i l h a d o u ro , a s M o s t r a s d eGastronomia, Artesanato e Vinhos, jásobejamente enraízadas nos hábitos dosvalecambrenses, as realizações anuais doAnimagosto, os apoios dispensados aolançamento de novos autores e artistascambrenses sobretudo na BibliotecaMunicipal, o Museu Municipal ou asTrienais de Fotografia são exemplos deacções culturais que se cruzam cominiciativas de âmbito turístico que temosvindo a desenvolver.

O Turismo foi dando passos firmes evisíveis ao longo destes quatro anos. Aadesão à Área Metropolitana do Porto ea entrada na Entidade de Turismo doPorto e Norte de Portugal abrem-nosagora novas e melhores perspectivas deafirmação das nossas potencialidades. Are a l i z a ç ã o d o F ó r u m Tu r i s m orecentemente promovido permitiu definircaminhos a seguir que irão produzirresultados a médio e mesmo a curtoprazo. As iniciativas referenciadas na

área cultural são já cartaz turístico, a quese juntam as nossas Praias Fluviais, ospercursos pedestres, a recuperação deNúcleos Rurais, o aproveitamento dasnossas ímpares belezas naturais.

Avançámos com acções concretas emprojectos de requalificação e regeneração,como o sejam os do Espaço Central deArões ou do Parque de Junqueira. Está emcurso um importante investimento narequalificação da Praça da República emMacieira de Cambra e apoiámos arranjospúblicos em Cepelos. Estão finalmentereunidas as condições para terminar a novaligação Decide - N. Sr.ª da Saúde e estáconcluído o Projecto do Centro Multiusosde S. Pedro de Castelões. Vimos felizmenteaprovada uma Candidatura de mais de seismilhões e meio de euros para um vastoprograma de Regeneração Urbana queenglobará, entre outras acções, a conclusãodo Parque Urbano da Cidade e arecuperação do Edifício dos Paços doConcelho.

A conclusão do Parque Urbano é umobjectivo assumido, pelo seu interesse epelo impacto que terá no dia-a-dia daspopulações, na imagem de Vale de Cambrae nas condições de convívio, de lazer eambientais que proporcionará.

As acessibilidades e a mobilidade entreas povoações e as populações foramsempre um objectivo. Abriram-se novasvias, melhoraram-se e alcatroaram-se viasexistentes em todo o Concelho, em todase cada uma das suas nove Freguesias.Conseguimos uma grande vitória nadefinição do traçado da Futura A32, quepassará a escassas centenas de metros doslimites do nosso Concelho, junto a Codal.

Mantivemos a orientação de continuar oalargamento das redes de água esaneamento, que atingem agora uma taxade cobertura acima dos 80% e contribuempara a melhoria do nosso Ambiente.

O desenvolvimento industrial sustentadodo Município manteve-se, agora com asZonas Industriais do Rossio e da Calvelaem franco crescimento e a Zona deLordelo/Codal infraestruturada. Atrairam-se novos investidores e contribuiu-se parao aumento da riqueza, para a criação deemprego, a fixação das populações e acoesão social do Município.

Temos obra feita e visível no terreno, quese reflecte no dia a dia das pessoas. Obrafeita naquilo que é a vida social, cultural eeducativa dos nossos concidadãos.

Temos uma melhor relação na eficácia doatendimento e na transparência dosprocedimentos com os Munícipes.

Podemos com orgulho e tranquilidadedizer: CUMPRIMOS!

Estou certo que comungam comigo daideia de que Vale a pena Viver e ConViverem Vale de Cambra!

Page 4: Revista Municipal Reflexos

> Regeneração Urbana:"ConViver" Vale de CambraPág. 6

> Ambiente: Dia Mundialcelebrado em grandePág. 23

> Mostra Municipal:o sucesso da 6.ª ediçãoPág. 26

04

22 > 24

13 > 17

18 > 19

20 > 21

06 > 12

Câmara Municipal de Vale de CambraAv. Camilo Tavares de Matos3730 - 901 Vale de Cambra

Telef. 256 420 510Fax 256 420 519www.cm-valedecambra.pt

[email protected]

26 > 27

25

Page 5: Revista Municipal Reflexos

> Cidade fez 16 anos ePromoveuSolidariedadePág. 28

> Câmara Municipal investeem livros para as EscolasPág. 31

> Dia Municipal doDesporto JovemPág. 36

05

46 > 47

30 > 35

53 > 54

51 > 52

48 > 50

28 > 29MOSTRA MUNICIPAL

Page 6: Revista Municipal Reflexos

06

OBRAS

O Projecto de RegeneraçãoUrbana “ConViver Vale deCambra” virá mudar a “face”do coração da Cidade, desde oAmbiente aos Equipamentos eda Cultura ao Social. Envolvendoquatro parceiros – FundaçãoIlídio Pinho, UniversidadeCatólica Portuguesa, GrupoRecreativo e Cultural de Caviãoe Santa Casa da Misericórdia deVale de Cambra – o projectoestará concluído em 2012 erepresenta um financiamentode mais de seis milhões de euros.

QUALIDADE DE VIDAMais de seis milhões de euros paraa regeneração urbana

Vale de Cambra terá uma face completamenterenovada num Futuro muito próximo. Prevê-se quedaqui a quatro anos, e em grande parte devido aoincentivo de 6,6 milhões de euros do Programa ON– Novo Norte (6.613.921,80 euros, sendo 4.629.745,26 euros financiados pelo programa FEDER),o Município seja “outro” com uma granderequalificação da zona urbana.O Programa de Acção da Regeneração Urbana foi

formalizado através de Procolo com os seus quatroparceiros e tem como objectivo central a fixação dapopulação através do reforço da identidade e daimagem da Cidade.Do novo projecto de “Regeneração Urbana”

desenvolvido pela Câmara Municipal fazem parteacções e eventos como a promoção da EducaçãoAmbiental, do Desporto de Lazer e da Vida Saudável,da Integração Social e da aproximação dos cidadãosà Cultura.O projecto visa o desenvolvimento de uma estratégia

integrada de intervenção no espaço urbano doConcelho, destacando a implementação deoperações qualificantes do seu potencial paisagístico,humano, cultural e social.A cerimónia de assinatura contou com a presença

de Carlos Duarte, responsável pelo ON que felicitoua Autarquia pelo “arrojo e iniciativa” do Projecto.O Presidente da Câmara Municipal José Bastos,dando as boas-vindas a todos os presentes quequiseram testemunhar o acto, enalteceu que esteé “um momento alto para o Cidade, permitindoconlcuir o Parque Urbano, requalificar o Edifício dosPaços do Concelho e dar uma nova vida ao centroda Cidade!”O Projecto “ConViver Vale de Cambra” é composto

por quatro Eixos principais. Estes compreendemoperações diferentes que pretendem ir ao encontrodos objectivos de promoção ambiental, qualidadede vida saudável, lazer e desporto (eixo 1);qualificação do ambiente urtbano (eixo 2);participaçãom solidariedade e integração social(eixo3) em, por fim, a promoção de uma Cidade culturale intergeracional(eixo 4).Fundamentais nesses 4 Eixos, são os Parceiros do

Projecto com um um papel principal na promoçãoe realização de alguns trabalhos.

Page 7: Revista Municipal Reflexos

07

EIXO 1 – Ambiente, Sustentabilidade, Lazer,Desporto e Vida Saudável+ Centro de Demonstração de Compostagem

Doméstica+ Parque Urbano da Cidade (2.ª Fase)+ Grande Prémio Fórmula Rol

EIXO 2 – Qualificação do Ambiente Urbano+ Mobiliário Urbano+ Disponibilização de Equipamentos Desportivos e+ Qualificação de Estruturas Culturais

EIXO 3 – Participação, Solidariedade eIntegração Social+ Crescer Cidadão+ Banco Solidário+ Fórum Cidadania+ Espaço nova geração (gabinete de apoio à Saúde

e sexualidade juvenis, juuventude on, apoio àmaternidade adolescente)

+ Recuperação do Edifício dos Paços do Concelho

EIXO 4 – Viver a Cidade Cultural eIntergeracional+ ANITAC: Encontro Anual de Teatro Amador de

Cambra+ Artesanato em Movimento+ Encontros e Cumplicidades+ Semana da Juventude+ Simpósio Internacional de Escultura em Espaços

Urbanos

> Universidade Católica> Fundação Ilídio Pinho

> Santa Casa da Misericórdiade Vale de Cambra

> Grupo Recreativo e Cultural de Cavião

Page 8: Revista Municipal Reflexos

08

OBRAS

O primeiro parque de estacionamentosubterrâneo de Vale de Cambra, comcapacidade para duas centenas deviaturas, vai ser construído no centroda cidade, num investimento de cercade cinco milhões de euros.Trata-se de uma obra que virá

organizar a mobilidade de pessoas eveículos no centro e que permitirámanter a atractividade económica e opoder simbólico do “coração” da zonaurbana do Município.

O novo parque subterrâneo de Vale de Cambraé “uma obra indispensável para a cidade", afirmouo Presidente da Câmara Municipal de Vale deCambra, José Bastos na assinatura do contrato deconcessão que define as regras de construção doprojecto, um investimento na ordem dos 5 milhõesde euros e que deverá estar concluído em 2010.A "escassez de lugares de estacionamento,

especialmente na zona urbana de Vale de Cambra",nas palavras do Presidente, “levaram a que tomemosesta medida de construir uma solução à mobilidadeno centro da Cidade, através da primeira parceriapúblico-privada estabelecida pela Câmara”.O novo parque de estacionamento subterrâneo -

localizado na Avenida Infante D. Henrique, juntoà praça de táxis - estende-se por uma área de cercade três mil metros quadrados, sendo constituídopor dois pisos no subsolo, pelos quais se distribuem200 lugares de estacionamento.O Parque irá proporcionar aos automobilistas a

possibilidade de pagamento por "Via Verde",permitindo que os utentes com veículos equipadoscom esse sistema possam aceder e sair doestacionamento de forma mais prática e cómoda.

Parque Subterrâneo de Vale de Cambra200 LUGARES DE ESTACIONAMENTONO CENTRO DA CIDADE

Page 9: Revista Municipal Reflexos

09

Construção entra na recta final

CENTRO EDUCATIVO JUNQUEIRA-ARÕESNova obra educativa a crescer

O novo Centro Educativo é uma obra que vem potenciar aoferta educativa no Concelho de Vale de Cambra, colmatandouma necessidade deste tipo de infraestruturas na zona mais altae distante da sede do Concelho.As obras do Centro Educativo estão em andamento desde o

final do ano passado, sendo este um projecto que ascende aos1. 188.119, 21 euros, financiado pelo programa FEDER em800.367, 96 euros.“Implementar uma resposta educativa integrada,

qualificada e qualificante para a população destas duasfreguesias e, simultaneamente, promover a oferta formativaà população adulta” são, de acordo com o Presidente daAutarquia, alguns dos principais objectivos do novo centro quevirá ainda “eliminar escolas isoladas com turmas de anos múltiplos,situação que, do ponto de vista pedagógico, todos sabemos nãoser a mais adequada”.Esta será pois, mais uma infra-estrurura a acrescentar às valências

educativas já existentes em Vale de Cambra que regista nestaaltura, um total de 25 Jardins de Infância e 27 escolas do 1.ºCiclo, divididas por 2 agrupamentos, contabilizando 1454 criançascom idades entre os 2 e os 10 anos.

No terreno está uma obra quevem colmatar a necessidadedeste tipo de infraestruturasna zona mais alta e distanteda sede do Concelho.

O novo Arquivo Municipal ficaráinstalado na antiga Fábrica da “Lactolusa”e as obras decorrem, neste momento, abom ritmo.Constituido por um piso, ondese encontram valências como a recepção,a sala de leitura, a secretaria, doisgabinetes técnicos, dois depósitos, umasala de restauro, um gabinete técnico defotografia, o arquivo fotográfico elogradouro, o novo Arquivo está agoraconcentrado num só espaço.A obra procurou, acima de tudo, manter

as características do edifício existente deforma a preservar a unidade do conjuntoonde se insere ao mesmo tempo que ovaloriza.O estudo que deu origem à obra tem

parecer favorável da Torre do Tombo e a1.ª Fase da obra está concluída,representando um investimento queultrapassa os 350 mil euros

ARQUIVO MUNICIPAL EM CONSTRUÇÃOServiço ocupa edifício histórico

Page 10: Revista Municipal Reflexos

OBRAS

PARQUE URBANO DA CIDADEProjecto Emblemático prestes a arrancar parasegunda fase de construção

10

As obras do Parque Urbano de Vale de Cambra e a valorizaçãoambiental do Rio Vigues estão prestes a terminar.O novo espaço, um dos símbolos da mudança da paisagem do

Município, é um investimento na ordem dos 4.330.076,00 euros. Quemchega à Cidade através da Entrada Poente, e depois de visualizar omural de azulejos, ficará certamente atento à grande área onde sãovisíveis as marcas da 1.ª Fase de intervenção: requalificação das margensdo Rio, açudes e outros arranjos que delimitam percursos e estãoordenadamente desenhados.A curto prazo iniciar-se-ão as obras da 2.ª Fase (financiadas ao abrigo

do Programa ON.2 e inseridas na regenerçaão urbana) que contemplama construção de arruamentos e infraestruturas de apoio e de lazer.O Parque Urbano de Vale de Cambra e a valorização ambiental do

Rio Vigues são dois projectos que se interligam num objectivo comum:possibilitar o arranjo da envolvente do Rio, apostando na melhoria daQualidade de Vida da população, e reformular toda a rede viáriaenvolvente, operando um novo conceito de lazer.Na área desportiva serão criados quatro recintos de jogos, circuitos

de manutenção, uma zona de merendas, anfiteatro, esplanadas e, emtermos de animação, dois edifícios de apoio: um restaurante e um barinterligados com os recintos desportivos.“O Parque Urbano da Cidade é um dos projectos do futuro e

constitui para nós, uma prioridade na salvaguarda e promoçãoda qualidade de vida dos valecambrenses”, realça o Presidente daCâmara Municipal sobre este que já é um dos cartões de visita doMunicípio.

Page 11: Revista Municipal Reflexos

11

MAIOR E MELHOR MOBILIDADE

O investimento da Câmara Municipal na melhor e maior mobilidade dos cidadãos tambémé feito através da aposta na reabilitação e requalificação das acessibilidades. Por todo oConcelho a Autarquia tem realizado inúmeras pavimentações e repavimentações em asfaltoo que se traduz milhares de quilómetros.

> Arões, Centro daFreguesia

> Cabrum, Arões > EM 550 > Estrada da Felgueira, Arões

> Felgueira, Arões > Fuste, Rôge > Merlães, Cepelos > Paço de Mato, Rôge

Page 12: Revista Municipal Reflexos

12

OBRAS

> Penas, Rôge > Póvoa de Chões, Cepelos > Salgueira, Arões(em execução)

> Sandiães, Rôge(em execução)

> Tabaçó, Cepelos

> Trebilhadouro,Rôge

> Estacionamento e via,Mercado Municipal

> Aido de Baixo,S.P. Castelões

> Baralhas,S.P. Castelões

> Cabril,S.P. Castelões

> Guijermas,S.P. Castelões

> Paredes,Macieira de Cambra

> Pena,Vila Cova de Perrinho

Page 13: Revista Municipal Reflexos

CDC DE MACIEIRA DE CAMBRACâmara projecta balneários para Futebol

13

PLANEAMENTO

A Câmara Municipal de Vale de Cambra projectou osbalneários para Futebol do Clube Desportivo e Culturalde Macieira de Cambra (C.D.C.), no Campo da Raposeira.A área de intervenção abrange uma série deequipamentos desportivos pertencentes ao Clube,nomeadamente o campo de futebol de 11 e o campode futebol de 7.

O projecto compreende no seu programa a execução deinstalações sanitárias para o público, quatro balneários parajogadores, dois balneários para árbitros, uma arrecadação eum bar.A Câmara Municipal, que estima um prazo de um ano para

execução da obra, priviligiou os materiais comuns como formade execução e de integração do projecto no meio ambiente,sendo que os acabamentos dos balneários serão feitos emreboco pintado e caixilharia de alumínio e ferro.

> Planta geral do futuro complexo

Page 14: Revista Municipal Reflexos

14

PLANEAMENTO

Cobertura do MunicípioMARCAS DE APOIO TOPOGRÁFICO

Dada a evolução tecnológica, a necessidade de terinformação georeferenciada torna-se cada vez maisuma realidade do Município.Nesse sentido, a ligação de pontos devidamente

georeferenciados à Rede Nacional é importante paraservir como rede de apoio topográfica municipal.A Câmara Municipal implantou marcas que cobrem

todo o Município, com o apoio do GPS de alta precisãoda Associação de Municípios, dando origem a umarede de apoio aos trabalhos de topografia, tanto aonível de obras municipais como ao nível de obrasparticulares.Esta rede encontra-se disponível no Portal SIG do

site da Câmara Municipal, assim como as fichas decaracterização de cada marca.

Maior organizaçãoDELIMITAÇÃO ADMINISTRATIVADesde o fim do ano de 2006, tem-se vindo a estabelecer contactos com as Juntas

de Freguesia, municípios confinantes ao de Vale de Cambra e população, porforma a definir correctamente os limites administrativos que substituam os actuaisque não estão devidamente documentados. Assim, com o esforço de todos, oMunicípio tem efectuado alguns acordos entre as freguesias e restantes municípiosenvolvidos.Actualmente, o processo que se encontra finalizado com a aprovação do I.G.P.

é o que define os troços entre Vale de Cambra e Oliveira de Azeméis nos seguintestroços: Vila Cova de Perrinho/Carregosa; Macieira de Cambra/Carregosa;Codal/Ossela; Codal Pindelo; Vila Chã/Ossela. Outro dos processos é Vale deCambra e Sever do Vouga que foram aprovados nas assembleias de junta eMunicipais respectivas faltando apenas o envio e aprovação das entidades superiores(Instituto Geográfico Português). Estes troços são: Arões/Couto de Esteves (umtroço na zona das Lameiras foi aprovado um desacordo de ambos os municípios);Junqueira/Rocas do Vouga; Junqueira/Dornelas; Junqueira/Couto de Esteves.Todos os processos estão devidamente documentados e arquivados nas diferentes

Câmaras Municipais e Juntas de Freguesias.Os restantes limites administrativos estão a ser alvo de aprovações e análises

pormenorizadas.

Page 15: Revista Municipal Reflexos

15

NÚMEROS DE POLÍCIA

A atribuição de números de polícia bem como a actualizaçãodas moradas em todo o Município é uma prioridade daAutarquia.Nesse sentido, os serviços têm vindo a desenvolver um

trabalho de recolha de campo dos números de porta de cadarua, sendo estes atribuídos pelos técnicos usando o sistemamétrico e de acordo com o regulamento municipal detoponímia e numeração de polícia existente na CâmaraMunicipal.Em cada entrada de um edifício é deixada uma notificação

ao munícipe para proceder ao levantamento do respectivonúmero de porta bem como actualizar a sua morada deacordo com a notificação. De Janeiro a Maio do presente ano,foram atribuídos cerca de 260 números nos lugares de Cabrum,Paraduça, Arões, Chão de Carvalho, Campo de Arca eSalgueira da Freguesia de Arões.

Protocolo celebrado com o INEA exemplo de anteriores operações censitárias,

a Câmara Municipal de Vale de Cambra celebrouno passado dia 05 de Janeiro de 2009 umprotocolo de colaboração com o Instituto Nacionalde Estatistica, IP (INE), com o intuito de criar umainfra-estrutura geográfica comum de suporte àrealização do XV Recenseamento Geral daPopulação e do V Recenseamento Geral daHabitação, a terem lugar em 2011.

Placas ToponímicasApós o levantamento dos números de polícia

de algumas das freguesias, a Câmara Municipalde Vale de Cambra está a proceder à aquisiçãode Placas Toponímicas a serem colocadas pelasJuntas de Freguesia respectivas. Foram já entregues708 placas toponímicas à freguesia de Vila Covade Perrinho, em execução estão 246 placas paraa freguesia de Junqueira, posteriormente serãofeitas as placas de Vila Chã e consequentementeas freguesias subsequentes.

Page 16: Revista Municipal Reflexos

16

PLANEAMENTO

Macieira de Cambra: Preservar História e MemóriaBENEFICIAÇÃO DA AV. MIGUELBOMBARDA E TRAVESSIAS

O projecto de Beneficiação da Av. Miguel Bombarda e Travessias constitui um dosprincipais elementos de intervenção do Plano de Urbanização de Macieira de Cambraque pretende redesenhar o espaço público, qualificando-o de espaços adequados aoconvívio dos moradores e da população em geral; sensibilizar para os valores patrimoniaise culturais locais; fortalecer a comunicação entre a Praça e a envolvente e a Nascenteonde se localiza o Centro Cívico.O novo projecto de beneficiação do centro de Macieira de Cambra pretende ainda,

redefinir o traçado rodoviário, procurando uma separação entre o arruamento e a praça;a identificação de novas zonas de estacionamento; o ordenamento do espaço, qualificando-o de zonas adequadas ao convívio através do uso de novo mobiliário urbano; revitalizaçãodos acessos pedonais com o uso de pedra natural, granito; promoção da acessibilidadee mobilidade do peão através do derrube de barreiras e reestruturação da rede viária,bem como a preservação da zona verde, com a salvaguarda de espécies arbóreas e dopróprio Jardim da Praça.Mais do que uma obra de requalificação do espaço público central da Vila História de

Macieira de Cambra, a obra da Avenida Miguel Bombarda, vulgarmente conhecidacomo a “Praça”, representa acima de tudo, a preservação da História e da memóriacolectiva da população, de um local repleto de significado e de valores que caracterizama identidade desta freguesia Histórica.

O centro de referência de Macieira de Cambra estáa ser alvo de uma grande requalificação que pretendeconjugar fragmentos e memórias, com o objectivoprimordial de valorizar, potenciar e integrar diferentesnúcleos e factores do património cultural, bem comoa sua articulação com a área urbana envolvente.Este é, sem dúvida, o novo cartão de visita desta

Vila, projectado e concretizado pela Câmara Municipalcujo investimento ascende aos 609.726, 87 euros.

> Representação tridimensional do projecto

Page 17: Revista Municipal Reflexos

17

>> agora

>> antes

Page 18: Revista Municipal Reflexos

Medidas de protecção às habitaçõesPREVINA E NÃO REMEDEIE UMINCÊNDIO NA SUA HABITAÇÃO!

18

FLORESTA

Na sua habitação:+ Limpe todas as agulhas e folhas do seu telhado e das

goteiras;+ Coloque as pilhas de madeira ou a lenha a pelo menos

3m dos edifícios, da sua casa ou de outros materiaiscombustíveis;

+ Guarde, em lugar seguro e isolado os combustíveis eoutros produtos inflamáveis;

+ De acordo com o decreto-lei n.º 124/2006 osproprietários de terrenos confinantes com habitaçõessão obrigados a proceder á limpeza da vegetaçãonuma faixa de 50 metros em redor das mesmas.

CUIDADO COM AS FOGUEIRAS!

É proibido, durante o período crítico e sempre que se verifique o índice de risco deníveis muito elevado e máximo, queimar matos cortados e amontoados e qualquer tipode sobrantes de exploração em espaço rural.Também no período crítico ou nos dias de índice de risco de incêndio elevado ou

superior, é proibida a realização de queimadas.Fora desse período, a realização de queimadas só é permitida (nos espaços rurais) sob

orientação e responsabilidade de técnico credenciado pela entidade competente, nostermos de portaria do ministério da agricultura ou, em alternativa, após licenciamentona respectiva câmara municipal, que deve designar a data para a realização dos trabalhos.

Se for fazer piqueniques ouconvívios na floresta:+ Não deite fósforos ou cigarros para o chão;+ Não deite pela janela do automóvel cinzas ou pontas

de cigarro;+ Leve a refeição preparada. Não acenda fogueiras.

Se fizer parte de uma Comissãoou Organização de Festas:+ É proibido lançar foguetes. A multa que incorre varia

entre os 140 e 5 mil euros (para singulares) e entre os800 a 60 mil euros (para colectivos).

Lembre-se que todos nós podemoscontribuir para proteger a floresta dofogo, basta que adoptemos algumasmedidas preventivas, acções simples quepodem evitar uma catástrofe. Assimdeve-se respeitar a legislação vigente,nomeadamente o Decreto-Lei n.º124/2006 de 28 de Junho.Para mais informações contacte o

Gabinete Técnico Florestal da CâmaraMunicipal de Vale de Cambra.

Page 19: Revista Municipal Reflexos

FLORESTA19

Para um melhor e mais eficaz combate aos incêndios e sua prevenção, aComissão Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios definiu o planopara uma intervenção mais rápida e eficiente no combate a incêndios.A Câmara Municipal de Vale de Cambra realizou, mais uma vez, o Plano

Operacional Municipal (POM) e o mesmo foi aprovado em reunião de Câmarado dia 15 de Abril, com vista a uma maior organização do planeamento e eficáciados meios disponíveis em cada fase do dispositivo de combate a incêndios.O objectivo principal deste plano é fazer frente ao problema grave dos incêndios

florestais, de forma ágil, coordenada e envolvendo todas as entidades intervenientesno processo.Sendo um instrumento importante no combate a incêndios florestais, o P.O.M.

materializa e define a execução das acções de prevenção, vigilância, primeiraintervenção, combate, rescaldo e vigilância pós-incêndio, sendo um forte aliadoda Autarquia na protecção e salvaguarda da manta verde do nosso Concelho.

PLANO OPERACIONALMUNICIPAL PARA 2009Aprovado em Comissão Municipal de Defesa da Floresta

DIA MUNDIAL DAÁRVORE E DA FLORESTACâmara Municipal de Vale de Cambra amiga da Natureza

A Câmara Municipal de Valede Cambra plantou cerca de900 árvores no Dia Mundialda Árvore e da Floresta.Esta foi uma iniciativa que

para além de assinalar o DiaMundial da Árvore e daFloresta, a 21 de Março, veioreforçar a extensa áreaflorestal e a manta verde doConcelho. O object ivoprincipal foi, acima de tudo,sensibilizar para a importânciada árvore e da floresta nonosso planeta!

Nos dias 20 e 21 de Março de 2009 a Câmara Municipal deVale de Cambra levou a cabo um conjunto de iniciativas paraassinalar o Dia Mundial da Árvore e da Floresta.Ciente da importância da sensibilização num Concelho com

uma manta florestal extensa, a Autarquia apostou uma vez maisnas acções de proximidade com os mais novos e foi ao seuencontro.As acções de dia 20 decorreram nas escolas do ensino pré-

escolar e do 1.º Ciclo, onde as Equipas de Sapadores Florestaise as Equipas de Jardineiros do Município, fizeram umaapresentação do seu trabalho. Estes funcionários da CâmaraMunicipal plantaram ainda uma árvore em cada escola, com aajuda das crianças.Já no dia 21 de Março, a Câmara Municipal, em colaboração

com os Agrupamentos de Escuteiros de Arões, Cepelos e S. Pedrode Castelões, promoveu a plantação de centenas de árvores noperímetro florestal da Serra da Freita.Foram acções que procuraram, acima de tudo, sensibilizar para

a importância da Árvore e da Floresta e que contaram, uma vezmais, com a população juvenil e infantil, uma preciosa aliada napreservação da Natureza e do Ambiente!

Page 20: Revista Municipal Reflexos

20

PROTECÇÃO CIVIL

Cuidados a tomarCâmara Municipal deixa alertas a acautelarem dias de muito calor

A Câmara Municipal de Vale de Cambra deixa alguns conselhos que poderãoser tomados para precaução dos incêndios florestais e para defesa de cada um,contra os riscos do calor.

Proteja-se contra o calor+ Recomenda-se a observação de medidas especiais de protecção, principalmente

nos grupos de risco (crianças e idosos), tais como:+ Beba água com regularidade, evite bebidas alcoólicas ou gaseificadas;+ Evite sair á rua nas horas de maior calor;+ Evite fazer actividades que exijam muito esforço físico;+ Se tiver de viajar de carro, escolha horas de menor calor. Não permita que

pessoas e/ou animais fiquem dentro da viatura ao sol.

A Câmara Municipal de Vale de Cambra está certa de que poderá contar coma colaboração de todos.Estas e outras advertências poderão ser encontradas em www.cm-valedecambra.pt

Page 21: Revista Municipal Reflexos

PROTECÇÃO CIVIL21

Favorável à Comissão Municipal de Protecção CivilPLANO MUNICIPAL DE EMERGÊNCIA

De acordo com a Lei n.º 65/2007 os municípios portugueses deverãoactualizar os planos municipais de emergência (PME) em conformidadecom a nova legislação de protecção civil no prazo de 180 dias, contadosa partir da aprovação das orientações técnicas pela Comissão Nacionalde Protecção Civil.A Resolução n.º 25/2008, de 18 de Julho, define os critérios e normas

técnicas para a elaboração dos planos municipais de emergência, peloque a Câmara Municipal reviu o P.M.E. existente e que recebeu oparecer favorável da Comissão Municipal de Protecção Cilvil, no dia26 de Março.Depois da fase de consulta pública promovida pela Autarquia, o PME

foi remetido à Autoridade Nacional de Protecção Civil onde se encontraem análise.Nos termos da Directiva relativa aos critérios e normas técnicas para

a elaboração e operacionalização de planos de emergência de protecçãocivil, constante da Resolução nº 25/2008 da Comissão Nacional deProtecção Civil, a estrutura de um plano de emergência de protecçãocivil encontra-se dividida em 4 partes:+ Parte I - Enquadramento Geral do Plano+ Parte II - Organização da Resposta+ Parte III - Áreas de Intervenção+ Parte IV - Informação ComplementarA parte I, II e III são documentos de caracter público, pelo que estão

sujeitas a consulta pública. A parte IV é considerada de conteúdoreservado.

Page 22: Revista Municipal Reflexos

22

AMBIENTE

Em Vale de Cambra: água e saneamento mais baratosCÂMARA MUNICIPAL BAIXAPREÇO DE ADESÃO

REABILITAÇÃO DO ESPAÇOEXTERIOR DAS ESCOLASSensibilização Ambiental junto da População Escolar

O espaço exterior de algumas escolas do 1.º Ciclo do EnsinoBásico foi reabilitado.Santa Cruz, Macinhata e Praça, as Escolas que aderiram ao

projecto apresentam hoje “recreios” mais agradáveis, onde ascrianças podem dar asas às suas actividades ecológicas.

A Câmara Municipal deVale de Cambra, em reuniãoa 2 de Fevereiro de 2009,deliberou baixar muitosignificativamente os valoresa pagar pelos Munícipes paraa execução de ramais deligação às redes de água esaneamento.

Este grande esforço da Autarquia tem como objectivo finaldotar todas as habitações de melhores condições defornecimento de água e de permitir o reforço da melhoria daSaúde Pública.De acordo com aquela deliberação, a execução destes ramais

de ligação passa agora a estar mais barata, sofrendo umaredução drástica, que pode em alguns casos ser superior ametade do seu valor actual.Por exemplo, um ramal de água até 10 metros e com um

diâmetro de uma polegada, que antes custava 257, 50 euros,passa agora a custar 150 euros; ou um ramal de águas residuaise pluviais até 6 metros e com um diâmetro de 125 milímetros,que antes custava 272,88 euros, passa agora a custar 150euros.Considerando as dificuldades por que passam muitas famílias,

este esforço da Autarquia estende-se ainda aos agregadosfamiliares com mais baixos rendimentos, casos em que osbenefícios de redução podem chegar à isenção total depagamento destas ligações.

Um dos grandes objectivos da acção consistiu em dotar as criançasde um sentimento de respeito e adesão à causa ecológica.Com base neste objectivo, nasceram as denominadas “Hortas

Ecológcas”, um espaço bioecológico que, mais do que apresentaruma vertente produtiva, tem acima de tudo, uma vertentepedagógica.Nas hortas ecológicas são plantadas culturas diversas, utilizando

técnicas adequadas com fertilizantes originados pelo tratamento deresíduos orgânicos. Todas as técnicas foram transmitidas a professorese alunos que, para além de cuidarem do espaço exterior das escolas,usufruem de outras actividades através da “Horta Ecológica” comoa realização de actividades ao ar livre promovendo o gosto peloambiente e o respeito pela natureza.Ao mesmo tempo é proporcionado o contacto com tarefas agrícolas

e a aquisição de conhecimentos para a utilização de técnicasagrobiológicas.

Page 23: Revista Municipal Reflexos

Dia Mundial do Ambiente em festaMIL CRIANÇAS E JOVENSCELEBRARAM UM AMBIENTE MELHOR

A Câmara Municipal de Vale de Cambra, emcolaboração com a Recolte – a empresaconcessionária da limpeza urbana no Município –assinalaram da melhor forma o Dia Mundial doAmbiente.“Celebrando um Ambiente melhor” foi o lema que

reuniu no centro da Cidade perto de mil crianças ejovens, oriundos dos Agrupamentos Verticais deEscolas do Búzio e das Dairas, e também do EnsinoSecundário.

O objectivo das comemorações do DiaMunidial do Ambiente foi sensibilizar para aimportância e salvaguarda do meio ambiente,levando a cabo actividades práticas e lúdicasjunto de um público jovem.Em pequenos grupos, os alunos foram

distribuidos pelas diversas actividades, deuma forma pedagógica e divertida. Ao longoda zona pedonal do centro da Cidade osparticipantes divertiram-se com ateliers taodiferentes como “Arte com Resíduos”, a“Construção de instrumentos musicais commateriais reutilizáveis”, os “Fornos solares-construção e importância de energiasrenováveis” ou a “Culinária Ecológica”, umcurioso e original assunto que permitiufornecer conhecimentos práticos de confecçãoecológica de alimentos, através de umaadequada selecção dos alimentos e demétodos amigos do Ambiente.Nas comemorações do Dia Mundial do

Ambiente, em que todas as escolasparticipantes se deslocaram a pé no sentidode evitarem a emissão de gazes tóxicos epoluentes, foi também possível fazer trabalhoscomo a reciclagem orgânica, a reutilizaçãode roupa ou separar os resíduos numapassadeira, tal como é feito na realidade.

Para além destas actividades houve aindalugar à diversão e à música com a actuaçãode animadores divertidos e muito bemhumorados, acompanhada de jogos decaricas, da construção uma cidade perto deum aterro, transferir a água da melhor formapossível ou andar numa bicicleta geradorade energia.Tudo isto claro está, num ambiente de

simulação, mas onde os temas foramabordados de forma séria. O debate e areflexão sobre a urgência de se preservar omeio ambiente foi, de resto, o principalobjectivo da iniciativa que, de acordo com oVereador do Ambiente, António AlbertoGomes, “assume-se, acima de tudo, comoum evento pedagógico, onde as nossascrianças e jovens, principais mensageiros eagentes da sensibilização ambiental sedivertiram com todas as actividades, mastambém onde certamente assimilaram dicas,sugestões e problemáticas que daqui irãolevar para casa. Estou certo que através deum pequeno gesto, apreendido hoje nestaactividade, serão agentes de um futuromelhor”.

23

AMBIENTE

Page 24: Revista Municipal Reflexos

24

Page 25: Revista Municipal Reflexos

25

SAÚDE

HIGIENE E SEGURANÇA ALIMENTARMais perto dos operadores

O Município disponibiliza gratuitamente a todos os operadores do sectoralimentar um manual de boas praticas no sentido de facilitar a aplicaçãodos princípios H.A.C.C.P. e diminuir os custos por parte dos operadoresno cumprimento da legislação e normas de higiene e segurança alimentar.Assim sendo, o médico está á disposição dos operadores do sector

alimentar (mini mercados, cafés, restaurantes, industria alimentar, etc) paraquaisquer esclarecimentos e assessoria no âmbito da higiene e segurançaalimentar assim como no que concerne à saude publica veterinária.Horário de atendimento:

+ Quartas das 10:00h as 12:00h no Mercado Municipal+ Ou pelo contacto 911801151

Câmara Municipal desenvolveu estudoem parceria com o Centro de SaúdeESTADO NUTRICIONAL E HÁBITOS DE VIDA NO 1.º CICLO

Qual a importância deste trabalho no terreno?A alimentação e a prática de exercício físico programadosão factores decisivos na saúde humana, com especialimportância nas crianças, em que os dois factores conjugados interferem positiva ou negativamente no seu crescimentoe no seu desenvolvimento físico e psicossocial, consoantese adoptem estilos de vida mais ou menos sadios.Intervir precocemente parece ser a forma mais eficaz dese trabalhar as questões do subpeso que possam serdecorrentes de uma alimentação deficitária ou transtornosalimentares e as questões do sobrepeso ou obesidade,decorrentes de factores ambientais (alimentação e exercíciofísico).A intervenção em idades precoces pode evitar o

aparecimento e/ou desenvolvimento de distúrbios alimentares(anorexia e bulimia nervosas, entre outras) ou da panópliade comorbilidades associadas à obesidade. Segundo aDirecção Geral de Saúde, a prevenção e o controlo daobesidade assentam em três pilares fundamentais:alimentação, actividade física e modificação comportamental.Para que a prevenção seja realizada adequadamente éfundamental o envolvimento da família, da escola, dasociedade e do ambiente onde está inserida a criança.

Em Vale de Cambra ainda são desconhecidos osdados estatísticos relativos ao estado nutricional dapopulação. Ciente da importância de aferir númerospara, se necessário, proceder a uma intervenção, aCâmara Municipal e o Centro de Saúde de Vale deCambra conjugaram esforços e aliaram-se nesteProjecto para diagnóstico da situação eimplementação de medidas direccionadas de(re)educação alimentar em grupos-alvo e de estímuloà pratica de actividade física regular e extra-escolar.

Este projecto de parceria está a ser desenvolvidono âmbito do preconizado pela Plataforma NacionalContra a Obesidade e objectiva-se a apresentaçãodo programa de medidas resultantes do diagnósticoaté Setembro de 2010.De acordo com o Presidente da Câmara Municipal,

“é nossa obrigação, em parceria com o saber e aexperiência do Centro de Saúde, apostar nas criançasa todos os níveis. É nelas que está o futuro da saúdedas gerações vindouras. Este estudo, esperamos,virá dar respostas e indicar como intervir num assuntoque a todos nos preocupa: a Saúde Pública”.

Page 26: Revista Municipal Reflexos

26

MOSTRA MUNICIPAL

VI MOSTRA MUNICIPALDE VALE DE CAMBRAGastronomia, Artesanato e Vinhos em destaque

Foram dias recheados de cor, alegria, tradição, autenticidade,talentos e beleza.A Mostra Municipal de Gastronomia, Artesanato e Vinhos de

Vale de Cambra, este ano na sua sexta edição, revelou-se maisuma vez, uma montra do que melhor se produz nas áreas emdestaque, revelando que o Município tem muito para oferecerem termos tursíticos. Este ano passaram pelo evento mais de30 mil visitantes.“Todos sabemos que a Mostra Municipal de Gastronomia,

Artesanato e Vinhos é um evento já enraizado no Municípioe que, em cada ano que passa, atrai um maior número devisitantes. Esta sexta edição foi marcante por isso mesmo:pela grande afluência de visitantes, não são só de Vale deCambra mas também de vários pontos do país” referiu oPresidente da Câmara Municipal, José Bastos, a propósito dobalanço da sexta edição da Mostra Municipal.Para além da grande afluência à Gastronomia, ao Artesanato

e aos Produtores de Vinho presentes, merece um especialdestaque a programação cultural, na qual a Câmara Municipalenvolveu grupos da Terra, através dos quais procurou oferecerdiariamente espectáculos e actuações abrangentes de diversospúblicos e preferências.O último dia levou ao palco o magnífico concerto em conjunto

pelo Orfeão de Vale de Cambra, e pela Orquestra de Metais,Sopros e o Coro da Academia de Música.

Page 27: Revista Municipal Reflexos

27

Page 28: Revista Municipal Reflexos

28

DIA DA CIDADE

XVI ANIVERSÁRIO DA CIDADE COM “PROMOVER A SOLIDARIEDADE”ACÇÃO SOCIAL E OSSEUS AGENTES HOMENAGEADOS

A salva de 21 tiros antecedeu aquele queviria a ser um dia repleto de emoções. A20 de Maio de 2009, Vale de Cambracomemorou 16 anos de Elevação a Cidadee homenageou os “actores sociais” numaplauso em uníssono ao papel de relevoque as Instituições e as Entidades decarácter social desenvolvem no Município.

A Câmara Municipal de Vale de Cambra,atenta ao desempenho das entidades einstituições que desenvolvem actividades naárea social, distinguiu – na sessão solenecomemorarativa dos 16 anos da Cidade –aquelas que, ao longo dos anos, têm feitotudo para dar uma “mão amiga” a quem maisprecisa.“Promover a Solidariedade” foi uma sessão

emotiva onde o Presidente da CâmaraMunicipal, José Bastos, realçou a preocupaçãoda Autarquia para com as questões sociais,enumerando as medidas que estão a sertomadas em prol das famílias mais carenciadasdo Concelho, mas onde também enalteceu opapel das instituições.“Todas elas, no fundo, todos vós, prestam

um papel de maior relevância junto das famíliase das pessoas, num abnegado esforço dededicação à causa social que, por mais quequeira, me faltam palavras para qualificar.Tenho a consciência plena, enquanto Presidenteda Câmara Municipal que, sem a vossa ajuda,

dificilmente conseguiriamos ter sucesso nosnossos objectivos de “Promoção daSolidariedade”, destacou o Autarca.José Bastos disse ainda que o papel destas

associações é indispensável “Junto de quemsofre, junto de quem precisa de amparo ecarinho, junto de quem necessita de confortomaterial ou, muitas vezes, apenas de confortomoral, o vosso trabalho é justamente merecedordo nosso reconhecimento, do reconhecimentoda Câmara Municipal, do reconhecimento doMunicípio. Aos dirigentes representativos dasnossas Instituições Particulares de SolidariedadeSocial, aos digníssimos representantes dasConferências Vicentinas, aos digníssimosrepresentantes das Comissões de Idosos dasnove Freguesias do Concelho, a todos queroexprimir pública e solenemente os nossos maisprofundos agradecimentos pelo trabalhomeritório que realizam”.

Page 29: Revista Municipal Reflexos

29

Instituições e Entidades homenageadas

Associação Valecambrense de Pais e Amigos doCidadão Deficiente

Centro de Promoção Cultural e Social de Junqueira

Centro Social e Paroquial de Arões

Centro Social e Paroquial de Cepelos

Centro Social e Paroquial de S. Pedro de Castelões

Cruz Vermelha, Núcleo de Vale de Cambra

Fundação Luiz Bernardo de Almeida

Santa Casa da Misericórdia de Vale de Cambra

Conferência de S. Vicente de Paulo de SantoAntónio

Conferência de S. Vicente Paulo Nossa Sr.ª daNatividade

Conferência de S. Vicente Paulo de S. João Baptistade Cepelos

Conferência de S. Vicente Paulo de S. Pedro deCastelõesConferência de S. Vicente Paulo de S. Tiago deCodalConferência de S. Vicente Paulo do Divino Salvadorde RôgeComissão de Idosos de ArõesComissão de Idosos de CepelosComissão de Idosos de CodalComissão de Idosos de JunqueiraComissão de Idosos de Macieira de CambraComissão de Idosos de RôgeComissão de Idosos de S. Pedro de CastelõesComissão de Idosos de Vila ChãComissão de Idosos de Vila Cova de Perrinho

Page 30: Revista Municipal Reflexos

30

CULTURA

Arquivo Fotográfico on-lineMAIS DE 9 MIL FOTOGRAFIAS

O Arquivo Fotográfico disponibiliza nestemomento, cerca de 9500 fotografiasacessíveis através do próprio sítio da CâmaraMunicipal. Assim sendo, se aceder a www.cm-

valedecambra.pt e clicar no Menú“Arquivo Municipal” disponível na páginaprincipal, poderá ficar a conhecer esteextenso e minucioso trabalho depreservação e divulgação dos espóliosfotográficos adquiridos a duas casascomerciais de fotografia encerradas nosfinais do século passado: Foto Sousa e FotoCentral. Aqui poderá ainda fazer pesquisapelas diferentes colecções, saber mais sobreas mesmas e ainda sobre as aquisições quesejam realizadas.Nesta página dedicada única e

exclusivamente à preservação da história edas memórias colectivas poderá ficar aconhecer não só as imagens, mas tambéma missão, as competências e todos osserviços inerentes ao Arquivo Municipal deVale de Cambra.

Page 31: Revista Municipal Reflexos

31

CÂMARA MUNICIPALPROMOVE A LITERACIAPerto de 30 mil euros em Livros para as nossas crianças

No âmbito do Plano Nacional deLeitura, a Câmara Municipal de Valede Cambra investirá perto de 30 mileuros até ao final de 2011 na aquisiçãode livros para as Escolas do Ensino Pré-Escolar e do 1.º Ciclo.Os primeiros livros deste projecto

foram entregues no dia 17 de Junho,numa acção informal que decorreuna sala polivalente do EdifícoMunicipal.

“Importa-nos sobretudo que as crianças leiam e que seformem cada vez mais com um gosto grande pela leitura.Todo o nosso esforço e empenho para promover a literaciano Concelho nunca serão demais para incutir na camadajuvenil da população esta preferência pelos Livros”, disse oPresidente da Câmara Municipal de Vale de Cambra na Sessãoque contou com a presença dos Directores dos Agrupamentosde Escolas do Búzio e das Dairas e das coordenadoras dasBibliotecas Escolares dos respectivos agrupamentos.Nesta primeira fase a Câmara Municipal investiu 7 mil euros

e, ao longo dos próximos 3 anos, investirá anualmente omesmo valor, até 2011, de acordo com um protocolo assinadoentre a Autarquia e o PNL (Plano Nacional de Leitura) para aaquisição de livros. Este valor é calculado com base no númerode alunos existentes no Município e que estão abrangidospelo Plano.O objectivo é que os livros circulem pelas salas de aula para

serem lidos, manuseados e usufruidos pelas nossas crianças,naquela que é, de resto, mais uma entre as várias acções quea Câmara Municipal de Vale de Cambra promove no âmbitoda promoção do livro e da leitura.José Bastos quis ainda destacar nesta acção ”o papel da

Biblioteca Municipal que, quer através das diversas actividadesdo seu Serviço Educativo, quer através do Bibliomóvel, daBebéteca ou das comemorações do mês da Poesia, temdesenvolvido um trabalho notável e regista neste momentomais de 9 mil inscritos”.O Autarca agradeceu e realçou também o “importante papel

dos Agrupamentos Escolares, do Búzio e das Dairas, naparceria fundamental que têm vindo a cimentar com a CâmaraMunicipal na promoção da Literacia”, desafiando-os aparticipar, cada vez mais, nas actividades que contribuempara o incremento da Leitura junto das crianças e dos jovensvalecambrenses.

Page 32: Revista Municipal Reflexos

32

CULTURA

MosaicoCultural

+ CoMCordas, The Gipsy Jazz TrioCentro Cultural

17 de Janeiro

+ As Invasões Francesas em ImagensBiblioteca Municipal

8 a 29 de Janeiro

31 de janeiro a21 de Fevereiro

+ Olívia, BalleteatroCentro Cultural

+ “Eterna Inquietude” deVítor FerreiraBiblioteca Municipal

+ Retalhos, Teatro do FrioCentro Cultural

+ Ilustração no FemininoBiblioteca Municipal

14 de Março

14 de Fevereiro 25 de Março a14 de Abril

27 de Março,Dia Mundial do Teatro

Desde 15 de Maio

+ “Silence”, fotografia de PedroMartinsBiblioteca Municipal

+ “Histórias e Memórias dosLacticínios em Vale de Cambra”Museu Municipal

5 a 26 de Junho

+ “O Pai também vem àBiblioteca”, Exposiçãocomemorativa do Dia do PaiBiblioteca Municipal

18 a 25 de Março

+ Os livros também têmum dia”, Exposição doLivro InfantilBiblioteca Municipal

25 a 31 de Maio

+ Atelier e Exposição dos“Livro Infantil Português”Biblioteca Municipal

1 a 30 de Abril

+ “Marcelino, Pão e Vinho”,Teatro pela Associação PalcosCruzadosBiblioteca Municipal

Page 33: Revista Municipal Reflexos

33

+ Bilan - Música de Cabo VerdeCentro Cultural

27 de Junho

+ II Trienal de Fotografia“Rural e Urbano...”Centro Cultural

27 de Junho a 11 de Julho

5 de Junho a 17 de Julho

+ “Formas de Ver”, Exposição depintura da Secção Infantil daSecção de Artes Plásticas da ACRBiblioteca Municipal

+ “Imagens da Minha VidaArtística”, Exposição de Pinturade Jorge de BarrosBiblioteca Municipal

9 a 31 de Maio

Page 34: Revista Municipal Reflexos

34

CULTURA

MÊS DA POESIACentenas de crianças nas Oficinas de Escrita Criativa

Cerca de 250 crianças e jovens, dos 5.º ao 11.º anosde escolaridade, participaram nas Oficinas de EscritaCriativa que a Câmara Municipal levou a cabo noâmbito do “Mês de Março, mês da Poesia”, em parceriacom o Agrupamento Vertical de Escolas de Búzio EB2,3/S de Vale de Cambra.O mês dedicado aos Poemas e Poetas incluiu, também,

actividades tão diversas como a Tertúlia de Poesia,Teatro de Rua, Recitais e Exposições.

As oficinas de escrita criativa, que decorreram na BibliotecaMunicipal, acolheram várias dezenas de estudantes doAgrupamento Vertical de Escolas do Búzio, totalizando, noculminar do projecto, mais de 250 crianças e jovens.O centro da Cidade foi também palco de experiências e

sensações, com uma saudável “invasão” de actores, palavrase sons, na actividade “A Poesia sai à rua”, que contou coma participação dos alunos da Academia de Música de Valede Cambra e do Curso Tecnológico de Acção Social daEscola Secundária de Vale de Cambra - Disciplina de Técnicasde Expressão e Comunicação.No dia 20 de Março, a 6.ª Tertúlia de Poesia decorreu, mais

uma vez, com a participação de autores locais que este anose reuniram em torno do tema “Liberdade”.A Tertúlia contou ainda com a colaboração dos alunos da

Academia de Música e com os alunos e professores doAgrupamento de Escolas do Búzio.O mês da Poesia deu ainda lugar à exposição “As cores da

Liberdade”, uma mostra alusiva aos poemas com o temaLiberdade, da autoria dos alunos do Agrupamento VerticalEscolas do Búzio, desenvolvidos nas Oficinas de EscritaCriativa.residente da Câmara Municipal de Vale de Cambra, Eng.º

José Bastos, este foi mais “um verdadeiro serviço público de Cultura, de promoção e incentivo à Leitura, no qualtemos vindo a apostar ano a ano com sucesso e adesãocada vez mais significativos”.

Page 35: Revista Municipal Reflexos

35

O vencedor da segunda edição doConcurso de Poesia é valecambrense echama-se Carlos Alberto Vilanova.Ficou em primeiro lugar neste "encontro"de poetas e autores, 24 pessoas de todosos pontos do País, que a Câmara Municipallevou a cabo no âmbito das comemoraçõesdo Mês da Poesia, e foi anunciadopublicamente na Tertúlia de Poesia, realizadaa 20 de Março.O Poema "Liberdade é o amor" deu-lhe o

primeiro lugar no certame que pretendepromover a palavra e a imaginação deautores com todas as idades.

II CONCURSO DE POESIAPoesia de Liberdade!

Page 36: Revista Municipal Reflexos

36

DESPORTO

Dia Municipal juntou centenas de participantesAPOSTA NO FUTURO:DESPORTO JOVEM EM DESTAQUE

Perto de 500 jovens encontraram-se noComplexo Desportivo das Dairas, nopassado dia 19 de Junho, para celebrar oDia do Desporto Municipal Jovem.A iniciativa da Câmara Municipal de Vale

de Cambra pretendeu celebrar e reafirmaruma aposta que tem sido feita ao longodos últimos anos: o Desporto, com umaespecial vertente formativa para criançase jovens. Foi uma verdadeira Festa doDesporto com actividades a decorrer emdiferentes locais e em simultâneo,aproveitando o sol e o final do ano lectivo.

O Dia do Desporto Municipal Jovem surgiucomo forma, não só de assinalar o final doano lectivo para os 2.º e 3.º Ciclos e EnsinoSecundário, mas também para reafirmar aaposta da Autarquia no incentivo dado aosjovens para a prática desportiva nasinfraestruturas existentes em Vale de Cambra.Esta foi mais uma acção que veio celebrar o

incentivo e o investimento realizados noDesporto Juvenil em Vale de Cambra e quecontemplou actividades tão diversas comojogos e actividades desportivas e radicais nasPiscinas Municipais, competições debasquetebol e futebol no Pavilhão e no Campon.º 2, - todos eles localizados no ComplexoDesportivo das Dairas - em colaboração comos dois Agrupamentos de Escolas: Búzio eDairas, com os ginásios e academias de dançae fitness existentes no Concelho e com aFederação Portuguesa de Triatlo queproporcinou o contacto com competiçõesdesportivas inovadoras.O Presidente da Autarquia, Eng.º José Bastos,

também participou no Dia do DesportoMunicipal Jovem e assistiu a alguns dos jogos,realçando a importância desta actividade esublinhando as “excelentes condições à práticadesportiva em Vale de Cambra”.“O Desporto tem sido, sem qualquer sombra

de dúvida, uma das nossas principais apostase melhor do que nós, Autarquia, para o dizer,são as várias centenas de pessoas que praticamDesporto em Vale de Cambra. Sabemos queas faixas etárias entre o 1.º Ciclo e o Ensino

Secundário são idades fulcrais para ganhar ogosto pela prática de actividades físicas e nocombate ao sedentarismo, daí termos umaestrutura montada nos nossos serviços com aoferta de modalidades especificas para estasidades. Mas gostaria também de destacar quea Câmara Municipal promove, ao longo detodo o ano, actividades para todas as idadese que está a investir neste complexo desportivodas Dairas (e em outras infra estruturas) ondetodas as pessoas podem praticar Desporto. Enão esqueçamos que está em construção oParque Urbano da Cidade, que será um localnão só para boas caminhadas mas tambémpara quase todo o tipo de actividadesdesportivas e que, esperamos, seja bempreservado e util izado por todos osvalecambrenses”, frisou José Bastos.

Page 37: Revista Municipal Reflexos

37

Page 38: Revista Municipal Reflexos

XI E XII CAMPOS DEFÉRIAS DESPORTIVAS

Crianças e jovens do Município de Vale deCambra passaram as suas férias escolares nosCampos de Férias Desportivas.Um conjunto de actividades desportivas e

culturais fizeram, mais uma vez, as delícias dosparticipantes que visitaram o ComplexoDesportivo de Ténis e de Ginástica da Maia; oMuseu do Papel e o Castelo de Santa Mariada Feira, o Zoo da Maia e o Planetário doPorto. Durante estas férias, a Câmara Municipalproporcionou passeios a cavalo, provas deorientação, paintball e outras mais comuns,como o Futebol, o Voleibol ou o Basquetebole a Natação.O Futuro do Desporto do Município numa

actividade cimentada e com frutos muitopositivos.

38

DESPORTO

Page 39: Revista Municipal Reflexos

39

Page 40: Revista Municipal Reflexos

CARNAVAL ANIMADOAQUASAMBA: porque fazerDESPORTO É UMA ANIMAÇÃO

As Piscinas Municipais aderiram ao espíritocarnavalesco e assinalaram da melhor forma oCarnaval: dentro de água e com muita alegria eemoção.O “Aquasamba” decorreu a 19 de Fevereiro, com

uma aula de hidroginástica aberta, em que osparticipantes teriam obrigatoriamente que fazer aaula com uma máscara.Esta actividade contou com a presença de 45

participantes animados, bem dispostos e com espíritodesportivo.

Formação em Desporto AquáticoAQUAPRATIC 2009: PERTO DE DUASCENTENAS... NA ÁGUA

Pela 3.ª vez consecutiva a Câmara Municipal promoveuaquele que já é o encontro anual de formação em contextoaquático: O Aquaprátic, entre os dias 21 e 22 de Março.Este ciclo de formações contou, desta vez, com cinco

sessões distintas, dirigidas para estudantes e profissionaisde Desporto.Tiago Barbosa, Professor Doutor, Ricardo Maia, Professor,

Helena Bastos, Professora e Seleccionadora Nacional deBoccia e Paulo Santiago, Dr, foram os formadores desteAquapratic que trouxe mais uma vez até Vale de Cambraparticipantes de todo o País.

40

DESPORTO

Page 41: Revista Municipal Reflexos

41

GIRA-VOLEITorneio Municipal

Realizou-se no passado dia 9 de Maio,o II Torneio Municipal de Gira-Voleicom a participação de várias dezenasde crianças e jovens do Município.

Classificação das duplas participantes:

MASCULINO1.º Lugar: EB1 Cepelos - Marcelo/Alexandre2.º Lugar: EB1 Roge - Telmo/Tiago3.º Lugar: EB1 Macinhata - André/Filipe

FEMININO1.º Lugar: EB1 Macinhata - Tatiana/Sandrina/Inês2.º Lugar: EB1 Cabanes - Tatiana/bruna3.º Lugar: EB1 Cepelos - Regina/Marília

I ENCONTRO DE NATACAOEscola Municipal de Vale de Cambranadou em Albergaria-a-Velha

Realizou-se no passado dia 14 de Marçode 2009, o I Encontro de Escolas de Nataçãoem Albergaria-a-velha.Este encontro, que possibilita a competição

e a troca de experiências entre os melhoresalunos das diversas escolas de nataçãoconvidadas, contou com a presença de 37alunos da Escola Municipal de Natação,que representaram com grande qualidadea nossa escola.

PROTOCOLOS DE UTILIZAÇÃODE ESPAÇOS DESPORTIVOSMUNICIPAIS

Foram celebrados dois protocolos dedisponibilização do Campo Municipal n.º2e das Piscinas Municipais de Vale deCambra para o Agrupamento Vertical dasDairas.Pretende-se, com a disponibilização destas

infra-estruturas, conceder às Escolas maiorqualidade na leccionação das aulas deeducação física.

Page 42: Revista Municipal Reflexos

42

DESPORTO

CAMPEONATO NACIONAL DE BOCCIACampeões em acção

O Pavilhão Municipal de Vale de Cambra foipalco, nos dias 7 e 8 de Março de 2009, de umaprova da Zona Norte do Campeonato Nacionalde Boccia.Com a presença do Campeão Paralímpico

Valecambrense, João Paulo Fernandes, o eventocontou com perto de 200 participantes, entreos quais, atletas, colaboradores, árbitros ecronometritas.Foram momentos de competição, mas em

agradável ambiente de convívio e animação.

O Presidente da Câmara Municipal, Eng.º JoséBastos destacou que esta não foi a primeira vezque Vale de Cambra acolheu um evento do género,realçando ainda que a realização do CampeonatoNacional “é uma prova não só de que a actividadedesportiva do município está bem viva e é umexemplo a seguir. Os atletas participantes merecemo nosso aplauso por todos os motivos: peladeterminação, coragem e empenho”.O evento reuniu muitos participantes, entre atletas,

acompanhantes, árbitros, técnicos e público.O evento teve a colaboração da Associação

Académica de Cambra, da PCAND, dos alunos doAgrupamento Vertical do Búzio e da Escola EB 2,3das Dairas.

Classificações:Classe BC1:1º Bruno Osório, ARDA APPC Porto2º Bruno Ribeiro, ARDA APPC Porto3º Carlos Clemente, F.C. PortoClasse BC2:1º Abílio Valente, ARDA APPC Porto2º Paulo Almeida, ARDA APPC Porto3º Nelson Fernandes, ARDA APPC PortoClasse BC4:1º Bruno Valentim, Boavista F.C.2º José Costa, MAPADI3º Pedro da Clara, F.C. Porto

Page 43: Revista Municipal Reflexos

43

TRILHAR CAMINHOSPasseios e Caminhadas por umamelhor Qualidade de Vida

"Trilhar Caminhos" é um projecto de promoçãoda Qualidade de Vida da população através daprática regular de actividade física, em contactocom a Natureza que, entre os meses de Maio eJunho, captou a adesão de centenas depedestrianistas.Os amantes das caminhadas e da prática da

actividade física foram convidados pela CâmaraMunicipal a percorrer percursos de serra e tambémurbanos, desde os "trilhos rupestres", em Cepelos,as "ruas e passeios", na zona urbana da Cidadeou, numa zona mais rural, a “Vereda do Pastor".As inscrições foram interiamente gratuitas edecorreram nas Piscinas Municipais. Aosparticipantes coube apenas levar reforço alimentar,roupa e calçado confortáveis e boa disposição.

Page 44: Revista Municipal Reflexos

ADV, Câmara Municipal e Sporting celebram ProtocoloESCOLA DE TALENTOS DESPORTIVOSEM VALE DE CAMBRA

44

DESPORTO

A Câmara Municipal de Vale de Cambra, a Associação Desportiva Valecambrensee o Sporting Clube de Portugal assinaram, no dia 20 de Maio, um protocolopara a criação da Escola de Talentos.Trata-se da segunda escola no Distrito de Aveiro e da 22.ª no País, a Escola

permitirá a captaçaõ de jovens talentos que poderão, inclusive, ser “utilizados”no clube da 1.ª Divisão e fomentar o trabalho realizado para o próprio plantelSénior da ADV.Para o Presidente da Câmara Municipal, José Bastos, “este protocolo representa,

acima de tudo, a aposta muito séria e muito consciente que a Câmara Municipaltem vindo a fazer na área Desportiva, não só a nível de infraestrutras onde oinvestimento está à vista de todos, mas também, proporcionando à populaçãomais jovem do Município actividades de promoção da prática desportiva”.Na formalização do acto que cria esta “incubadora de talentos”, José Bastos

destacou a possibilidade que a mesma vem criar para “proporcionar condiçõespara a prática desportiva com a ligação a um grande clube de dimensão nacional,e, simultaneamente, ajudará a Associação Desportiva Valecambrense na suamissão de formação das camadas jovens, com uma segurança a nível técnicoinquestionável e com a possibilidade de aproveitar o trabalho realizado para opróprio plantel Sénior do Valecambrense”.A escola destina-se a todos os jovens com idades entre os 5 e os 14 anos e virá

certamente, captar a adesão de crianças e jovens que a partir de agora poderãotreinar “com os craques”.

Page 45: Revista Municipal Reflexos

45

Dia do Pai e da Mãe dentro de águaOS TEUS PAIS NA PISCINA

Para assinalar o Dia do Pai (19 de Março) e o Diada Mãe (10 de Maio), a Câmara Municipal promoveua iniciativa “Os teus Pais na Piscina!”.As Pisicinas Municipais foram, mais uma vez, um

agradável ponto de encontro de pais e filhos quepuderam, em conjunto, praticar Desporto ecomemorar, de forma original, aquelas datas.Esta actividade permitiu um melhor conhecimento

do espaço aos participantes, e uma maior interacçãoentre pais e professores dos seus filhos, criandopara muitos, um primeiro contacto com a água.

A Câmara Municipal de Vale de Cambra promoveu,mais uma vez, uma edição de actividades desportivas,gratuitas, e para todos os gostos e preferências.Foi mais uma edição do “Liga-te ao Desporto” que

ao longo do mês de Julho levou a cabo actividadesdesportivas desde a Natação à Ginástica Localizada,o Curso de Mergulho, Fitness ou Free Style.As aulas decorreram nas Piscinas Municipais de Vale

de Cambra com o objectivo principal de promovere divulgar as vantagens da actividade física edesportiva na melhoria da Qualidade de Vida.O “Liga-te ao Desporto” foi uma oportunidade únicapara fazer exercício, manter-se em forma e saudávele, ao mesmo tempo, conviver e fazer novos amigose contou com o precioso apoio de ginásios eacademias do Municipio como o Gimn'água e o Fitand Fun.

“LIGA-TE AO DESPORTO”DESPORTO, AVENTURA E ANIMAÇÃO

Page 46: Revista Municipal Reflexos

46

TURISMO

BOLSA DE TURISMO DE LISBOAVale de Cambra marcou presença compromoção do Município

O Município de Vale de Cambra marcou presença na ediçãodeste ano da Bolsa de Turismo de Lisboa - BTL no dia 20 deJaneiro de 2009.Com uma animada e muito participada prova de vinhos

comentada, a cargo da Adega Cooperativa de Vale de Cambrana pessoa do Engenheiro José Pinheiro, dezenas de visitantes daBTL ficaram a conhecer as características, composição e o saborúnico do vinho verde de Vale de Cambra acompanhado dequeijos, também eles produzidos em terras de Cambra.A participação do Município decorreu no stand da Entidade

Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal, a nova entidadede Turismo onde se insere Vale de Cambra no panorama nacional.Presente no certame esteve também a Vereadora do Pelouro

do Turismo, Célia Tavares, que destacou a importância daparticipação de Vale de Cambra num certame como a BTL.“A presença de Vale de Cambra num certame como a BTL

vem reforçar a aposta que este executivo tem vindo a fazerno Turismo, bem como a missão do Município se mostrare promover além horizontes. Temos uma marca que vendebem, para além dos vinhos verdes que hoje aquipromovemos, e que vai desde a Gastronomia á PaisagemNatural e Turismo de Natureza. Queremos continuar a fazeresta aposta e a encetar contactos nesse sentido. O conviteque recebemos para promover o nosso produto estratégicona BTL honra e promove o Município e demonstra queestamos no caminho certo”.Vale de Cambra apresentou ainda merchandising do Município,

Guias Turísticos entre outros materiais dos quais se destacam apromoção do Parque Urbano da Cidade, o Património, as PercursosPedestres, as Aldeias e as Praias Fluviais do Município.

Page 47: Revista Municipal Reflexos

47

FÓRUM TURISMO: NOVAS REALIDADES

Para apresentar as “novas realidades” que agora desafiamVale de Cambra com a entrada na Área Metropolitana doPorto, a Câmara Municipal promoveu, a 17 de Abril, o FórumTurismo – Novas Realidades, com uma honrosa adesão de150 participantes.Envolvendo as entidades locais, Artesãos, Restauração e

Associações de Vale de Cambra, Escolas de hotelaria daRegião, Autarcas e Técnicos de Turismo, o Fórum Turismoteve como convidado o Dr. Melchior Moreira, Presidente danova Entidade Regional de Turismo Porto e Norte de Portugal– criada com a extinção das regiões de turismo - e JorgeCosta, Presidente do Instituto de Planeamento eDesenvolvimento do Turismo.Foi um momento de partilha de saberes e experiências com

que o Município agora se depara, antevendo de forma positivaa entrada de Vale de Cambra como “marca” da Porto eNorte de Portugal.~O Fórum Turismo 2009 contou com o apoio e a colaboração

da Crédito Agrícola de Vale de Cambra, da Reclacambra edd Agrupamento Vertical de Escolas do Búzio EB 2,3/S Valede Cambra - Curso de Empregado de Mesa.

Page 48: Revista Municipal Reflexos

48

ACÇÃO SOCIAL

PROMOVER SEGURANÇAConferências Sénior esclarecem sobre riscos actuais

A Câmara Municipal de Vale deCambra tem vindo a promover,desde o passado mês de Março, oprojecto “Promover Segurança”especificamente dedicado àpopulação Sénior do Município.São encontros onde se debatemproblemáticas, esclarecendo queprecisam e que já reuniram pertode mil participantes.

Este projecto tem como principal finalidade,formar/informar a população no sentido deprevenir, as, cada vez mais frequentes, situaçõesde risco a vários níveis, nomeadamente a níveldo consumo de produtos (burlas), factores derisco com as variações climáticas (vagas defrio/calor), risco de quedas em idosos e riscode incêndios por negligência.Até hoje, os participantes – que ascenderam

às três centenas em cada sessão - já puderamouvir falar e colocar dúvidas sobre temas como““Vendas agressivas, peditórios fraudulentos,reclamações de produtos, serviços e/ouatendimento” , “Vagas de Frio, Vagas de Calore Quedas” ou “Prevenção de Incêndios –habitação e floresta”.

CandidaturaPROJECTO “MICAS –Património Cultural do EDV”

A Associação de Municípios de Terras deSanta Maria (AMTSM) submeteu, nopassado dia 18 de Maio, uma candidaturaconjunta dos cinco Concelhos da NUT IIIdo Entre Douro e Vouga ( Arouca, Oliveirade Azeméis, Santa Maria da Feira, S. Joãoda Madeira e Vale de Cambra), para levara cabo o Projecto “MICAS – PatrimónioCultural do EDV” visando a preservação,valorização, promoção e animação dopatrimónio cultural do EDV.O Projecto MICAS – Património Cultural

do EDV” visa potenciar a procura de bensculturais pela população em geral e séniorem particular, promovendo-se uma lógicade intervenção integrada e dedesenvolvimento regional, numaperspectiva de captação e acréscimos depúblicos.

Esclarecer, dinamizar e intervirCOMISSÃO DE PROTECÇÃODE CRIANÇAS E JOVENS

- No mês de Maio, a convite da Associação de Paise Encarregados de Educação do JI e EB1 de Areias,a CPCJ dinamizou a seguinte acção de sensibilização:"Identificar para Prevenir... Maus-Tratos em Criançase Jovens", realizada no estabelecimento de ensinoe dirigida aos pais, encarregados de educação ecomunidade em geral, cujo objectivo se centrou naidentificação de situações de maus-tratos e noreconhecimento da importância da comunidadeenquanto agente activo na prevenção do mau-tratoe na promoção dos direitos das crianças.

- Ainda numa parceria entra a Autarquia e a CPCJdesenvolveram-se 2 acções de sensibilizaçãosubordinadas ao tema: "Trabalho bem começado,é meio caminho andado" dirigidas aos alunos dasturmas CEF, da EB2,3 de Dairas, enquadradas napreparação para a vida activa e na iniciação dosseus estágios curriculares.

Os participantes foram incentivados a reflectir sobreas implicações e constrangimentos inerentes àinserção profissional, tendo sido explorados osaspectos das atitudes pessoais e relacionaisfacilitadoras, ou não, da integração no mercado detrabalho.

Page 49: Revista Municipal Reflexos

49

MEDIDAS DE IMPACTO SOCIAL

Ao longo dos últimos dois anos, a CâmaraMunicipal de Vale de Cambra tem vindo a tomarmedidas de Impacto Social, com efeitos nas pessoase nas famílias.

No apoio à Infância, a Câmara Municipal paga integralmenteo valor dos manuais escolares aos alunos do 1.º Ciclo do EnsinoBásico abrangidas pelos escalões A e B do abono de família.Reduziu ainda em 20% o valor das taxas devidas pela frequênciada componente social no Ensino Pré-Escolar.Já em âmbito mais geral, a Câmara Municipal deliberou criar

um fundo extraordinário em 2009 para apoio a famíliascarenciadas, através das Instituições Particulares de SolidariedadeSocial que desenvolvem acção directa na Comunidade;> decidiu a isenção total ou a redução dos valores a pagar

pelas famílias ou Munícipes em situações de comprovadacarência económica, no quadro da redução geral das tarifas apagar pela ligação às redes de água e saneamento;> decidiu a dispensa de pagamento ou a permissão para

pagamento faseado de dívidas à Autarquia provenientes doconsumo de água para famílias ou munícipes em situações decomprovada carência económica;> deliberou ainda a redução em 50% do valor das taxas de

licenciamento para construção de habitação unifamiliar nasFreguesias de Arões, Cepelos e Junqueira, ajudando as famíliase contribuindo para a fixação das populações.

Para além destas medidas já no terreno, a Câmara Municipal,acompanhando de perto a evolução da situação social noMunicípio, tem em fase final de preparação um conjunto deoutras medidas, entre as quais a previsão de uma discriminação positiva a favor das famílias numerosas, quer no que toca aotarifário a utilizar no abastecimento de água ou na redução detaxas a pagar no âmbito da componente social no Ensino Pré-Escolar.

Page 50: Revista Municipal Reflexos

50

ACÇÃO SOCIAL

POUPAR DINHEIRO E ENERGIAFamílias contempladas com lâmpadaseconomizadoras

A Câmara Municipal de Vale de Cambradistribuiu lâmpadas eficientes a mais de300 agregados familiares.

A entrega decorreu no dia 3 de Março, no Edifício Municipal, e contoucom a colaboração de seis Entidades do Município que têm Gabinete deApoio à Família: Segurança Social, Fundação Luíz Bernardo de Almeida,Núcleo de Vale de Cambra da Cruz Vermelha Portuguesa, Centros Sociaise Paroquiais de S. Pedro de Castelões e de Arões.Cada um dos 300 agregados familiares foi identificado pela divisão social

do Município e recebeu gratuitamente quatro lâmpadas fluorescentes ealguns conselhos de eficiência energética.O objectivo desta acção foi sensibilizar para a troca de lâmpadas

incandescentes (tradicionais) por lâmpadas fluorescentes compactas(economizadoras) que contribuem para a redução do consumo de energiaeléctrica destinado à iluminação nas habitações.A nível nacional esta acção representa um total de 400 mil lâmpadas

eficientes a moradores de bairros sociais e históricos para permitir às famíliascontempladas poupar cerca de 18 milhões de euros, evitando a emissão de60 mil toneladas de CO2 para atmosfera.Na região do Entre Douro e Vouga, este projecto foi desenvolvido pela

E.D.P. em parceria com o EDV Energia e a ADENE.

GABINETE DE INSERÇÃOPROFISSIONALA “nova” UnivaO Governo extinguiu, no passado mês de

Fevereiro de 2009, as UNIVA – Unidades deInserção na Vida Activa. Com esta mudançanasceram os GIP – Gabinetes de InserçãoProfissional, guiados pela mesma missão e coma mesma estrutura funcional.Em Vale de Cambra, o novo Gabinete entrou

em funcionamento no mês de Março, atravésda assinatura do protocolo entre o Municípiode Vale de Cambra e o Instituto de Emprego eFormação Profissional – IEFP.O Gabinete realizará actividades no Município,

destinadas à população residente no Concelho,como sessões de informação colectiva nas áreasda formação profissional e das técnicas daprocura activa de emprego.

CÂMARA HOMENAGEIAA MULHERNo dia 5 de Março de 2009 foram

expedidos via CTT, 120 Certificadospara sinalizar o Dia Internacionalda Mulher. Foram agraciadas come s t a i n i c i a t i v a t o d a s a srepresentantes/esposas dosrepresentantes das Comissões deIdosos de Freguesia, bem como àsTécnicas das Instituições Particularesd e S o l i d a r i e d a d e S o c i a lempenhadas na dinamização dasComissões a nível local.

Page 51: Revista Municipal Reflexos

No passado dia 8 de Maio, a Câmara Municipal de Vale de Cambra realizou asJornadas de Modernização Administrativa, com o objectivo de dar a conhecer aabordagem e a experiência deste Município na implementação de um Sistema deGestão Municipal com características inovadoras e que vai de encontro aos requisitosde uma gestão municipal moderna, eficaz e eficiente, baseada nas novas tecnologiasde informação e comunicação.Técnicos municipais de todos o País, bem como Autarcas e outros curiosos na

matéria estiveram presentes no evento que reuniu mais de uma centena de participantes.O Sistema de Gestão Municipal implementado no Município de Vale de Cambra,

na sua operação, abrange a totalidade das áreas funcionais da Câmara Municipal.Estão envolvidos cerca de 150 funcionários na sua utilização para realizarem asactividades do dia-a-dia.Sobre todo o processo de modernização administrativa levado a cabo no Município,

o Presidente da Câmara Municipal de Cambra, José Bastos, afirmou que “sequiséssemos fazer obra, só tínhamos uma alternativa – poupar nos nossos própriosrecursos. Para isso tínhamos que racionalizar os processos de funcionamento de todaa Câmara”. Foi com base nesta ideia que surgiu o projecto faseado de modernizaçãoadministrativa que a Câmara tem vindo a concretizar desde finais de 2004.Decorrente de todo este trabalho, o Município de Vale de Cambra já conseguiu

vários resultados francamente positivos. Por exemplo, as contas municipais de 2008mostram a maior execução de sempre da Câmara Municipal. A este propósito, oPresidente José Bastos sublinhou que: “além de termos executado obra, conseguimospagá-la. Também aconteceu pela primeira vez nesta Câmara que a receita arrecadadapelo Município em 2008 (em plena crise) foi igual à receita proveniente do Estado.Este equilíbrio ficou a dever-se essencialmente aos nossos esforços de modernizaçãoadministrativa”.Durante as Jornadas de Modernização Administrativa foram também relatadas a

abordagem e a experiência do Município de Vale de Cambra na implementação desteprojecto e partilhadas as mais valias do mesmo com os participantes.

MODERNIZAÇÃO51

JORNADAS DA MODERNIZAÇÃOADMINISTRATIVAVantagens de um Verdadeiro Projecto deModernização Administrativa em Vale de Cambra

Page 52: Revista Municipal Reflexos

52

Câmara Municipal renova título nacionalUM EXEMPLO DE BOAS PRÁTICAS NAADMINISTRAÇÃO LOCAL

MODERNIZAÇÃO

AUDITORIAS DE EXTENSÃOE ACOMPANHAMENTOReconhecimento Externo da Certificação da Qualidade

Etapas integrantes do processo de Implementação de umSistema de Gestão da Qualidade na Cãmara Municipal deVale de Cambra, as Auditorias Externas decorrem com aperiodicidade pré-definida relativamente à avaliação daConformidade do Sistema.A primeira auditoria externa de concessão decorreu nas

Divisões de Planeamento e Obras Particulares e no Serviço deAtendimento ao Munícipe e culminou com a obtenção doCertificado de conformidade número 2005/CEP.2570, pelaAPCER e foi realizada nos dias 19 e 20 de Setembro de 2005.A Câmara Municipal de Vale de Cambra alargou esta

abordagem, utilizando a metodologia do primeiro projecto,bem como toda a experiência adquirida, com a extensão doSistema de Gestão da Qualidade à Divisão de Serviços Urbanose Ambiente e à Divisão de Obras Municipais e Manutenção,resultado da auditoria realizada pela APCER em Julho de 2007.Numa 3.ª fase, em Setembro de 2008, a Câmara Municipal

foi alvo de mais uma Auditoria Externa que veio Certificar asDivisões de Recursos Humanos, Financeira e da Acção Sociale Educação, bem como o Gabinete da Qualidade.Ao realizar este projecto a Câmara Municipal utilizou a

experiência adquirida na primeira fase do processo,consolidando assim todo o percurso e assegurando a melhoriados índices de desempenho do Município de uma formasustentável. Brevemente dar-se-á início à extensão do Sistemade Gestão da Qualidade às restantes Unidades Orgânicas.

O Secretário de Estado Adjunto e da Administração Localrenovou a vigência das boas práticas de administração localrelativa ao projecto apresentado pela Câmara Municipal deVale de Cambra denominado “Implementação do Sistema deGestão da Qualidade segundo a norma NP EN isso 9001:2000”nas Divisões de Planeamento, Divisão de Obras Particulares eServiço de Atendimento ao Munícipe”.Recorde-se que esta renovação refere-se à menção honrosa

no âmbito do concurso nacional de boas práticas naAdministração Local que foi formalmente entregue ao Presidenteda Câmara Municipal de Vale de Cambra no passado mês deJunho de 2008.

Page 53: Revista Municipal Reflexos

53

AUTARQUIA

Agora em Vale de CambraCENTRO DE INFORMAÇÃOAUTÁRQUICO AO CONSUMIDOR

Vale de Cambra tem, a partir de agora, um CIAC –Centro de Informação Autárquico ao Consumidor. Estainiciativa, uma das 60 existentes a nível nacional, é umasolução de proximidade para obter informação eaconselhamento em questões de consumo e asseguraruma intervenção de mediação na resolução de conflitos.

“Fez-se história em Vale de Cambra com a inauguração do Centro deInformação Autárquico ao Consumidor”. As palavras são de José Ribeiro,Director-Geral do Consumidor que esteve em Vale de Cambra, a 17 deMarço, na inauguração o Centro que, a partir de agora, dá apoio,informa, esclarece e auxilia quem consome.O Centro de Informação Autárquico ao Consumidor é um dos 60

existentes no País, num universo com cerca de 300 municípios que oMinistério da Economia quer ver a aderirem a este tipo de iniciativa deapoio e informação sobre consumo.Por isso, o responsável elogiou a Câmara Municipal de Vale de Cambra

e agradeceu ao Presidente, José Bastos, por “todo o empenho e dedicaçãoque colocou na concretização do projecto e na abertura do novo Centrode Informação Autárquico ao Consumidor – CIAC do seu Município”.O serviço funciona no Edifício Municipal, intervindo na área do Município,

e estará, de acordo com o Presidente da Câmara Municipal, “mais pertodos cidadãos, cultivando e fomentando uma relação de proximidadecom quem precisar de se esclarecer sobre qualquer bem que tenhaadquirido e sobre o qual necessite de ajuda”.No acto inaugural foi também celebrado o protocolo que estabelece

a cooperação entre a Câmara Municipal de Vale de Cambra e a DirecçãoGeral do Consumidor.O CIAC tem como missão a promoção da defesa dos direitos do

consumidor, nomeadamente mediante a organização de acções desensibilização e informação sobre a temática consumo; prestar informaçãoao consumidor sobre os seus direitos e modos de exercício e mediar osconflitos de consumo.

Horário:Segunda a Sexta-feira9.00 - 12.3014.00 – 17.00

Contactos:CIAC – Vale de CambraEdifício Municipal3730 Vale de [email protected]

Page 54: Revista Municipal Reflexos

54

AUTARQUIA

Conservação do Património em Contexto AutárquicoCÂMARA MUNICIPAL EM SEMINÁRIO NACIONALapresenta “UMA ALDEIA ALÉM FRONTEIRAS”

A Câmara Municipal de Vale de Cambra marcou presençano Seminário “Conservação do Património em ContextoAutárquico”, organizado pela Área Metropolitana do Porto,nos dias 5 e 6 de Fevereiro com uma comunicação sobre apreservação da aldeia de Trebilhadouro.

O Centro de Congressos da Exponor, em Matosinhos, acolheu especialistas notema, entre eles, várias dezenas de técnicos municipais de vários pontos do País,num encontro que discutiu temas como as acções de preservação do patrimóniourbano; a importância dp património natural, ou a recuperação de locais deinteresse patrimonial.Ao Seminário, a Câmara Municipal de Vale de Cambra levou o tema

“Trebilhadouro: o renascer de uma aldeia”, onde foi apresentada a estratégiade intervenção do Município na potenciação dos seus recursos para contrariara desertificação, promover o interior e atrair públicos e actividades ao Concelho.As técnicas Isabel Bastos e Paula Ribeiro apresentaram o projecto de requalificação

da aldeia de Trebilhadouro, como uma experiência piloto na requalificação eintervenção, incluida numa rede de núcleos rurais a implementar.À vasta plateia do centro de congressos, foi dada a conhecer a intervenção que

a Câmara Municipal de Vale de Cambra está a fazer em Trebilhadouro, narevitalização do espaço público e na implementação da rede de infraestruturasbásicas, numa primeira fase e ainda perspectivada a segunda fase, com areabilitação urbana do conjunto edificado e a conciliação da paisagem naturalcom a sua história e património cultural.

Page 55: Revista Municipal Reflexos

FICHA TÉCNICA

Reflexos - Revista Municipal da Câmara Municipal de Vale de CambraAno 5 / N.º 7 / Agosto de 2009

Director: Presidente da Câmara Municipal de Vale de CambraPropriedade: Câmara Municipal de Vale de Cambra

Coordenação: Gabinete de Apoio à PresidênciaImpressão: Gráfica M.Vide & Irmão, Lda

Textos, Fotografias e Recolha de Imagens: Helena Márcia Bastos (G.I.R.P.)Grafismo e Paginação: Alexandre Rodrigues (D.C.D.T.)

Tiragem: 4000 exemplaresDepósito Legal: 23223/05

Distribuição: GratuitaPublicação: Semestral

No dia 1 de Junho, Dia Mundial da Criança, aCâmara Municipal levou perto de 1500 crianças dasEscolas, do 1.º Ciclo e Jardins-de-Infância, ao Circoespecialmente montado no Largo da Feira.A magia, a cor, os sons e as palmas de um dia

especial ficarão certamente gravadas na memóriados mais pequeninos

DIA MUNDIAL DA CRIANÇA

Page 56: Revista Municipal Reflexos