Revista n°133 MAI 2009

68
PINHEIROS Publicação oficial mensal do Esporte Clube Pinheiros | Ano 12 . nº 133 . MAIO 2009 E VAI ROLAR A FESTA! IVETE SANGALO NO PINHEIROS

description

Publicação Oficial Mensal do Esporte Clube Pinheiros

Transcript of Revista n°133 MAI 2009

Page 1: Revista n°133  MAI 2009

PINHEIROSPublicação ofi cial mensal do Esporte Clube Pinheiros | Ano 12 . nº 133 . MAIO 2009

E VAI ROLAR A FESTA!

IVETE SANGALO NO PINHEIROS

capa_133ivA.indd 2 4/24/09 10:10 PM

Page 2: Revista n°133  MAI 2009

an_ci.indd 11 23/4/2009 21:39:03

Page 3: Revista n°133  MAI 2009

ÍNDICE

DIRETORIA Presidente: Antonio Moreno Neto Vice-presidente: Severiano Atanes NettoConsultores Especiais: Synesio Alves de Lima, João Paulo Rossi e Luis Eduardo Pinheiro LimaAssessor de Comunicação Institucional: Waldir LachowskiAssessor Jurídico: José Luiz Toloza Oliveira CostaAssessor de Planejamento e Tecnologia:Jorge Augusto de Albuquerque EhrhardtDiretor Administrativo: Oswaldo Fontana FilhoDiretora Cultural: Maria Cristina Nogueira de Sá PikielnyDiretor de Esportes Aquáticos e Individuais:Reinaldo Pinheiro LimaDiretor de Esportes Coletivos e Raquetes: João Fernando RossiDiretor Financeiro: Roberto GaspariniDiretor de Jovens: Bruno MinioliDiretor de Marketing: Carlos Roberto Sá de Miranda BórioDiretor Médico: Luís Fernando ImperatrizDiretor de Patrimônio: Arnaldo Couto de Magalhães FerrazDiretor de Relações Esportivas: Ivan Gilberto Castaldi FilhoDiretor de Relações Sociais:Paulo Eduardo Vargas Machado SartorelliDiretor de Restaurantes: Sérgio Ricardo SpinaDiretor de Serviços Gerais: Nilson José IasiDiretor Social: Luis Eduardo Dutra RodriguesDiretor de Suprimentos: Ronaldo de Miranda AmaralDiretor de Veteranos: Ernesto Julio Santos Corrêa Schleier

CENTRO PRÓ-MEMÓRIA HANS NOBILINGPresidente: Helmut Peter Schütt

CONSELHO DELIBERATIVO - BIÊNIO 2008/2010Presidente: Alberto Antonio Pascarelli Fasanaro Vice-presidente: Francisco Carlos Collet e Silva 1º secretário: José Roberto Coutinho de Arruda 2º secretário: Apparecido Teixeira 3º secretário: Eduardo Ribas Oliveira Machado

CONSELHO FISCAL Presidente: Keyler Carvalho RochaSecretário: Ademir José ScarpinMembro efetivo: Luiz Gonzaga de Mello BelluzzoMembros suplentes: Edilberto Porto, José Roberto de Araújo Cunha Junior e Cynthia Maria Cirillo Jobim

CONSELHO EDITORIALCoordenador: Waldir LachowskiMembros: Adhemar Arnez Domingues, Ana Maria Damasceno, Antides Baroni Neto, Carlos Roberto Sá de Miranda Bório e Jorge Roberto Corrêa Zantut Editor: Waldir LachowskiJornalista: Ariett Gouveia (Mtb 30978) Projeto Gráfico e Editorial: Agência Smart . Tel.: 11 3824 0697 www.agenciasmart.com.brCapa: Foto - André SchirilóFotos: Dimas Schittini, Rodrigo Sodré, Ariett Gouveia, Saulo Ribeiroe Rafael Levi Revisão: Leontina C. JacubcionisImpressão: Gráfica ProlTiragem: 21.000 exemplaresPeriodicidade: mensal [email protected]

PABX : 3598-9700

CENTRAL DE ATENDIMENTOSegunda e sábado: 8h30 às 17hTerça a sexta: 8h15 às 19h Telefone: 3598-9500

OUVIDORIASegunda e sábado: 8h30 às 17h Terça a sexta: 8h30 às 19hTelefone: 3598-9805Fax: 3598-9890E-mail: [email protected]

Veículo informativo oficial do Esporte Clube Pinheiros - Rua Angelina Maffei Vita, 493 - São Paulo - SP - CEP 01455 902 - Tel. 11 3598 9700 - Entrega domiciliar gratuita | www.ecp.org.br

EXPEDIENTE56 Orquestra Pinheiros / Big Band

9 Restaurante O Ponto

Foto

: Rod

rigo

Sodr

éFo

to: R

odrig

o So

dré

Foto

: Már

cia

Mor

eira

4 Editorial

5 Presidente do Conselho

8 Informes

10 Novo Parque Aquático

16 Capa

18 O Pinheiros que você não conhece

24 Pinheiros na mídia

25 Esportes

42 Boliche / Veteranos

44 Saúde

46 Centro Pró-Memória

48 Feira do Livro / Maratona Cultural

49 Almoço do Dia das Mães

50 Jantar Dançante / Teatro

51 Espetáculos do Núcleo de Teatro ECP

52 Projeto Noites Culturais

54 Pinheiros Night Club

57 Chá Junino / Jantar Dançante

58 Festa Junina

55 Monobloco-Show

pag_indice133.indd 33 23/04/2009 21:42:52

Page 4: Revista n°133  MAI 2009

Antonio Moreno NetoPresidente

MENSAGEM DO PRESIDENTE

Encerramos, no fim de abril, os dois anos de nossa gestão. Foi um biênio de muito trabalho, mudanças positivas e grande participação dos associados, sempre buscando melhorar e modernizar o Clube, respeitando sua história e tradição.

Uma das ações importantes desse último mês foi a entrega, no Conselho Deliberativo, do Plano Diretor de Desenvolvimento (PDD), que busca definir as necessidades fundamentais para o desenvolvimento do Pinheiros, em todas as áreas. Para esse trabalho, foram ouvidos associados, diretores, conselheiros, funcionários e até não associados, com o objetivo de determinar as prioridades e preparar o Clube para os próximos anos.

Além do PDD, duas grandes obras marcaram o encerramento da nossa gestão: a entrega do Parque Aquático e a inauguração do Restaurante O Ponto.

O Parque Aquático, aberto no dia 4 de abril, com uma animada festa para os associados, contou com a apresentação dos aqualegres e degustação de bebidas. Muitas pessoas compareceram e a participação do associado mostrou a necessidade que o Pinheiros tinha de um espaço como esse. É uma grande alegria ler os elogios às novas instalações registrados no Serviço de Atendimento ao Pinheirense (SAP). Temos certeza de que, agora, um dos lugares mais frequentados do Clube tem uma estrutura à altura de sua importância.

O Restaurante O Ponto foi inaugurado logo em seguida, no dia 17 de abril, no local do antigo Ponto de Encontro. É o restaurante que faltava no Pinheiros, que passa a oferecer comida de qualidade para todas as ocasiões. O Ponto oferece serviço à la carte, atendimento diferenciado e pratos clássicos da culinária internacional.

Seguindo o caminho de inovar e atrair mais associados para as festas e eventos culturais, a tradicional Festa Junina do Pinheiros, novamente, terá quatro dias, com atrações diferenciadas, como os sertanejos Rio Negro e Solimões e o grupo de pagode Jeito Moleque. Os eventos juninos acabam em quatro dias, mas a festa continua. No dia 27 de junho, o Clube traz, pela primeira vez, o show de Ivete Sangalo, uma das mais queridas e admiradas cantoras da música brasileira, que promete levantar poeira no Pinheiros.

Aproveito a oportunidade para agradecer aos diretores executivos, consultores, diretores adjuntos, assessores, conselheiros, associados e funcionários, que foram de fundamental importância durante esses dois anos de nossa gestão.

Nosso Clube, novos tempos.

� | EDITORIAL

pag_editorial133.indd 4 23/4/2009 19:39:43

Page 5: Revista n°133  MAI 2009

Na reunião realizada no dia 30 de março passado, matéria destacada como prioritária em nossa Mensagem de Ano Novo foi objeto de apreciação e deliberação pelo Conselho Deliberativo.

Trata-se do processo CD-I-05/2008, contendo proposta formulada pela Mesa do Conselho, visando solucionar o problema da perda de receita pela saída de associados contribuintes, não possuidores de título social.

Como talvez poucos saibam, o Quadro de Associados Contribuintes do Clube, além dos possuidores de título social, é composto também de associados sem título.

São associados contribuintes sem título, aqueles admitidos até o fim da década de 1950, quando o ingresso era feito mediante o pagamento de “joia”: cônjuges, ascendentes e dependentes de associados possuidores de títulos familiares e dependentes de associados Veteranos.

A saída de um associado contribuinte com título é reposta pela venda do título em edital, ou por alienação direta pelo associado.

Essa reposição não ocorre com a saída de um associado contribuinte sem título e, consequentemente, a base orçamentária do Clube vem sendo comprometida e os associados contribuintes remanescentes, cada vez mais onerados.

Para estudar e propor medidas para a solução desse problema, que se arrasta há décadas, foi constituída uma Comissão Especial que, depois de alentado trabalho, apresentou duas recomendações: a primeira, considerando as perdas futuras, e, a segunda, complementar, prevendo também a recuperação de parte da perda de contribuintes sem títulos acumulada nos últimos anos.

Com base nesses estudos, e ouvidas as Comissões Permanentes Jurídica, Financeira, de Sindicância e de Veteranos, deliberou a Mesa do Conselho apresentar para discussão no Plenário, apenas a primeira recomendação, diante da constatação de que o Clube, no momento, não suporta o aumento do quadro social decorrente da emissão de novos títulos, para compensar a perda de contribuintes ocorrida no passado, ainda que tal reposição seja financeiramente recomendável.

Após extensos debates, e diante da informação da Diretoria de que a média anual de associados sem título, que se desligaram do Clube nos

Alberto Antonio Pascarelli FasanaroPresidente

PALAVRA DO PRESIDENTE DO CONSELHO DELIBERATIVO

últimos 10 anos, é de 280 associados, número que deve se repetir nos próximos anos, e considerando a situação atual do quadro associativo e da infraestrutura disponível, deliberou o Plenário resolver o problema para o futuro.

Em consequência, foi aprovada, com apenas quatro votos contrários, a proposta da Mesa do Conselho autorizando a Diretoria, à medida que vier a ocorrer o desligamento de um associado contribuinte, não possuidor de título, a emitir um Titulo Social correspondente, para repor essa perda de contribuição.

Embora não significativa, essa reposição que deverá se diluir no decorrer dos próximos anos, irá produzir a cessação das perdas futuras, melhorando a receita das contribuições sociais, e facilitará o atendimento da demanda reprimida por títulos, principalmente por parte de filhos e netos de associados, que não têm sido contemplados nos últimos editais, em razão de um número maior de interessados, do que as vagas disponíveis.

Cabe, finalmente, registrar os agradecimentos da Mesa do Conselho à Comissão Especial que foi constituída, presidida pelo Conselheiro Efetivo Cezar Roberto Leão Granieri, e da qual participaram os Conselheiros André Franco Montoro Filho, Claudio Damasceno Junior, Luiz Eduardo do Amaral Cardia, Jorge Augusto de Albuquerque Ehrhardt, Luís Eduardo Dutra Rodrigues e Roberto Gasparini, os três últimos representando a Diretoria, pelo excelente trabalho desenvolvido.

Quando esta edição estiver sendo distribuída, já terá sido realizada a reunião do dia 27 de abril, ocasião em que os Conselheiros, legítimos representantes dos Associados, terão cumprido o ritual básico da democracia, elegendo os novos Presidente e Vice-Presidente da Diretoria e o Conselho Fiscal, para o biênio 2009/2011.

Em nossa próxima mensagem, daremos detalhes do pleito.

CONSELHO | �

pag_editorial133.indd 5 23/4/2009 19:39:45

Page 6: Revista n°133  MAI 2009

• 29 de junho - Reunião Extraordinária• 31 de agosto - Reunião Extraordinária• 28 de setembro - Reunião Extraordinária

NOTÍCIAS DO CONSELHO DELIBERATIVOPRÓXIMAS REUNIÕES PLENÁRIAS

COMISSÃO PERMANENTE DE JOVENS

A Comissão Permanente de Jovens é formada pelos Conselheiros: Oswaldo Martins Pereira Neto (Presidente), Francisco Flaquer Filho (Vice-Presidente), Fábio Castello Branco Mariz de Oliveira (Secretário), Afonso Lopes Quintana (Membro) e pelo Associado Miguel Gouveia Spada (Membro).

Para fazer parte da Comissão de Jovens, conforme define o Regulamento Geral (Art. 114, parágrafo único), o associado deve ter entre 15 e 36 anos de idade completos.

Como órgão assessor do Conselho Deliberativo e da Diretoria, compete estatutariamente à Comissão: manter cadastro atualizado de jovens, pronunciar-se sobre quaisquer assuntos, projetos e proposições de interesse desses associados e apresentar sugestões que os beneficiem.

As reuniões da Comissão são realizadas na última terça-feira de cada mês, na sala do Conselho Deliberativo.

Desde maio de 2008 até março deste ano, a Comissão realizou seis reuniões. Nesse período, emitiu pareceres sobre a Proposta Orçamentária para 2009 e Relatório Anual da Diretoria de 2008 e manifestou-se perante a Diretoria sobre os seguintes assuntos: • sugestões para melhorias na seção de Jiu-jítsu

• prolongamento do horário de funcionamento da Pista de Skate e da Biblioteca

• reabertura do trampolim da piscina externa para a prática de saltos

• inclusão da modalidade Rugby

• construção de um bar dirigido ao público jovem

• construção de nova quadra de areia para a prática de Futevôlei, Vôlei de Areia e outras modalidades

• construção de vestiário feminino no Futebol

• reciclagem de funcionários - Otimização

• publicação de aviso informando o valor da multa em caso de perda do bilhete da Bicicletaria

A Comissão, em trabalho com a Diretoria de Jovens, tem como objetivo maior oferecer qualidade nos serviços e atividades prestados ao jovem pinheirense. Sugestões, reclamações ou elogios podem ser enviados pelos e-mails: [email protected], ou [email protected].

• 26 de outubro - Reunião Extraordinária• 30 de novembro - Reunião Ordinária - Proposta Orçamentária para 2010.

Afonso Lopes Quintana, Fábio Castello Branco Mariz de Oliveira, Oswaldo Martins Pereira Neto, Francisco Flaquer Filho e Miguel Gouveia Spada.

Arq

uivo

do

Con

selh

o D

elib

erat

ivo

� | NOTÍCIAS DO CONSELHO

pag_noticias_conselho133.indd 6 23/4/2009 19:44:57

Page 7: Revista n°133  MAI 2009

Taxa de Transferência para o caso de cedente Veterano ou que esteja em condições de ingressar na categoria Veteranos:

ISENTO DA TAXA, desde que nesta condição a transferência do título social seja destinada aos próprios descendentes em linha reta ou cônjuge ou partícipe de união estável destes descendentes.

Nas demais transferências que envolverem sócios Veteranos (inciso V do artigo 6º do Regulamento Geral) como cedentes, o cessionário terá desconto de 10% em relação à taxa de transferência que pagaria normalmente.

Para o atendimento do artigo 6º, acima referido, fica estatutariamente proibida a venda de títulos nestas condições para "Terceiros".

CONDIÇÕES DE PAGAMENTO> À vista, para transferência “Causa-Mortis”.> Em até seis (6) vezes, para Terceiros (correção do saldo devedor).> Em até dez (10) vezes, para ascendentes, descendentes, cônjuge ou partícipe de união estável, em linha reta de associados (correção do saldo devedor).

ENCAMINHAMENTO DOS BOLETOS: mensal

VENCIMENTO > Contribuições: dia 10 de cada mês> Editais e transferências: dia 20 de cada mês

ACRÉSCIMO: pagamento após vencimento normal: multa de 10%. A partir do mês seguinte ao do vencimento: acréscimo de 1% por mês, sobre o valor da taxa de Transferência no mês do efetivo pagamento.

CORREÇÃO DA TAXA DE TRANSFERÊNCIAConforme estabelecida em Previsão Orçamentária aprovada pelo Conselho Deliberativo, com base em repasse do INPC e dissídio da categoria.

ESPECIFICAÇÃO VALOR (R$)

> Taxa de Transferência para Terceiros 20.318,00 > Taxa de Transferência: "Causa-Mortis" (Sucessão) 204,00

TÍTULOS SOCIAISTAXAS DE TRANSFERÊNCIA (aprovadas pelo Conselho Deliberativo)

VALIDADE: 1º a 31/5/2009

TAxA dE TRAnSFERênCIA PARA CônjugE, unIÃO ESTáVEL, ASCEndEnTES E dESCEndEnTES Em LInhA RETA dE ASSOCIAdOS E COLATERAIS ATé 4º gRAu, COnFORmE TEmPO dE CLubE

Tempo de Clube desconto Valor (R$)

10 anos ou mais 95% 1.016,00 9 anos 90% 2.032,00 8 anos 85% 3.048,00 7 anos 80% 4.064,00 6 anos 75% 5.080,00 5 anos 65% 7.111,00 4 anos 55% 9.143,00 3 anos 45% 11.176,00 2 anos 35% 13.207,00 1 ano 25% 15.239,00

Menos de 1 ano --- 20.318,00

CLASSE FAmILIAR IdAdE VALOR (R$)

Filho menor Até 9 anos 76,00

Infantil 10 a 14 anos 87,00

Juvenil 15 a 17 anos 130,00

Aspirante 18 a 20 anos 174,00

Filho maior Acima de 20 anos 217,00

CLASSE IndIVIduAL

Mirim Até 9 anos 76,00

Júnior 10 a 17 anos 152,00

Familiar 434,00

Familiar sem cônjuge 217,00

Individual 217,00

Ascendente 22,00

Agregado 217,00

débITO AuTOmáTICOClientes do Bradesco não precisam se preocupar com as datas de vencimento, nem ir ao Clube para fazer pagamentos. O Banco disponibiliza o sistema de débito automático para o pagamento da contribuição social do Clube, aluguel de armário e outras taxas, inclusive as de renovação automática. Mais informação no Setor de Cobrança ou pelos telefones 3598-9790/9792/9793.

bOLETO On-LInEO associado pode emitir a segunda via dos boletos bancários para todas as taxas e contribuições pelo site do Clube, www.ecp.org.br, na área Serviços on-line. Para uma transação segura, ao usar este serviço, pela primeira vez, é necessário cadastrar uma senha de seis dígitos que dará acesso aos boletos gerados para sua matrícula. Ficarão disponíveis os boletos com vencimento no mês vigente e os já emitidos para meses futuros. Quando o pagamento é efetuado, o boleto é retirado da internet automaticamente, para evitar duplicidade.

VALORES DE CONTRIBUIÇÕES SOCIAIS

VALIDADE: 1º a 31/5/2009

FORmAS dE PAgAmEnTO nO CLubE Dinheiro, cheque, desde que não seja pré-datado ou de terceiros, e cartões de débito no caixa da Central, Estacionamento, Sauna e Ficha Médica. Cartões de débito e crédito nas Lanchonetes e Restaurantes.

mEnSALIdAdE Em ATRASOVeja como é feita a cobrança das contribuições sociais não pagas no vencimento:> Pagamento em atraso deve ser sempre calculado pelo valor do mês vigente.> Pagamento em atraso realizado dentro do mês vigente, ou seja, do dia seguinte

ao vencimento informado no boleto ao último dia do mês em curso, é calculado sobre a mensalidade do próprio mês mais a multa de 10%.

> Pagamento efetuado fora do mês em curso, ou seja, após o último dia do mês do vencimento, é calculado pela mensalidade vigente do mês do pagamento, acrescido de 10% de multa e 1% de juros/mês, multiplicado pelo número de meses em atraso.

Para mais esclarecimentos, entre em contato com a Diretoria Financeira.

COnSIdERAÇÕES gERAIS

TÍTULOS SOCIAIS | �

pag_titulos133.indd 7 23/4/2009 19:46:42

Page 8: Revista n°133  MAI 2009

INFORMES

BUFFET INFANTIL

O Buffet Infantil tornou-se a melhor opção de almoço para as crianças, menores de 10 anos, acompanhadas de babás ou adultos. FuncionamentoSegunda a sexta - 11 às 13h - Restaurante do CCRSábado e domingo - 11 às 14h - Parque Infantil No Restaurante da Sede Social, é permitido o acesso de crianças acompanhadas de pais ou responsáveis associados, maiores de 18 anos. Os acompanhantes, como babás e motoristas, podem utilizar o Restaurante da Sede, caso estejam junto dos associados responsáveis pelos menores.

No dia 20 de maio, a partir das 19h, o associado Edgard O. C. Prochaska lança, na Livraria Cultura do Shopping Villa-Lobos, o livro Caçadores Submarinos.

Um dos pioneiros da caça submarina no Brasil, Prochaska reúne, nessa obra, relatos empolgantes de aventuras submersas vividas por ele e seus companheiros, entre elas,

algumas passagens históricas do início do mergulho e o perfil do caçador submarino.

LANçAmENTo dE LIvro

DEScONtOS aOS aSSOcIaDOS NO MackENzIEAssociados do Pinheiros e seus dependentes têm desconto de 10% no Mackenzie, em cursos de Pós-Graduação Lato Sensu e em cursos de extensão, ministrados nas Unidades São Paulo, Tamboré, Campinas, Rio de Janeiro, Brasília e Recife (desde que tenham sido aprovados no processo seletivo).

Nas unidades de São Paulo, Tamboré e Brasília, o Mackenzie também concederá descontos a filhos dos associados nos cursos de:

• Educação Infantil• Ensino Fundamental I, 1ª a 4ª série• Ensino fundamental II, 5ª a 8ª série• Ensino Médio• Cursos de Línguas Estrangeiras (CLEM – só em São Paulo)

O desconto vale desde que o interessado faça reserva e se matricule, de conformidade com os prazos e as demais normas legais vigentes.

Nos cursos citados, o Mackenzie dará descontos, não cumulativos, nas mensalidades:

• 10% (dez por cento) para o primeiro filho matriculado• 15% (quinze por cento) para o segundo filho matriculado• 20% (vinte por cento) para o terceiro filho matriculado• 25% (vinte por cento) a partir do quarto filho matriculado

� | INFORMES

pag_informes133.indd 8 23/4/2009 19:49:16

Page 9: Revista n°133  MAI 2009

Foi inaugurado, no dia 17 de abril, O Ponto, novo restaurante do Clube, atendendo aos pedidos de muitos associados, que queriam encontrar, no Pinheiros, um cardápio e um ambiente mais sofisticados. Sob o comando do chefe de cozinha, Marcelo Giachini, formado na Le Cordon Bleu, foi criado um menu exclusivo para o novo restaurante, tendo como base pratos clássicos da culinária internacional.

“Sabendo que o público do Pinheiros é conservador, mas bem informado, seguimos uma linha mais clássica na preparação do cardápio, com atenção especial para a apresentação dos pratos”, comentou Marcelo, que também supervisionou a elaboração da

O POntOcarta de vinhos, junto ao sommelier, oferecendo aos associados bebidas em total harmonia com o menu do Ponto.

O novo restaurante funciona no lugar do antigo Ponto de Encontro, que passou por uma reforma durante cerca de sete meses, sob a supervisão da arquiteta Norea De Vitto. A decoração é de Beto Galvez. O ambiente segue a linha tradicional do novo restaurante, com iluminação especial, além dos móveis, talheres e utensílios de alto padrão.

O menu traz clássicos da cozinha internacional, como massa artesanal com ragu de cordeiro e camarão empanado com tandoori. Entre os preferidos dos associados, estão tranche de robalo em crosta de bacalhau, purê de pupunha e aspargos; camarões e vieiras com ervas e arroz negro e brandade de bacalhau com azeitonas pretas e pétalas de tomate confit. Na sobremesa, a pedida imperdível é o buffet de creme brulée.

FUNCIONAMENTOAlmoço - quinta a domingo, 12 às 15hJantar - quinta a sábado, 19 às 23h

O restaurante que faltava no Pinheiros

Foto

s: R

odrig

o So

dré

ALMOÇO EXECUTIVOQuintas e sextas. A partir de 7 de maio.

O PONTO | �

pag_o ponto133.indd 9 24/04/2009 16:58:15

Page 10: Revista n°133  MAI 2009

NOVO PARQUE AQUÁTICOCom o visual totalmente remodelado, o espaço das piscinas está mais moderno e funcional, com áreas

especiais e uma novíssima Lanchonete

10 | NOVO PARQUE AQUÁTICO

Foto

: Raf

ael L

evy

pag_materia_capa133.indd 10 29/04/2009 11:13:16

Page 11: Revista n°133  MAI 2009

As Piscinas Externas estão entre as mais importantes construções do Clube. Inaugurada em 1933, a Piscina representou o início da supremacia do Pinheiros na Natação, com a conquista de cinco campeonatos paulistas da modalidade, na década de 1930, além de oferecer mais uma área de lazer aos associados, que não tinham mais a opção de nadar no Rio Pinheiros.

Os anos passaram e a piscina foi sendo reformulada. Ganhou trampolins, área de exame médico, lanchonete e vestiários e tornou-se um dos locais de maior frequência de associados no Clube, além de ser um dos símbolos do Pinheiros.

Nos últimos dois anos, diversas obras foram realizadas no Parque Aquático, tanto na parte estrutural, quanto na parte arquitetônica. O primeiro passo, no segundo semestre de 2007, foi acabar com os vazamentos, que causavam perda de cerca de 200 m³ de água por dia. A tubulação enferrujada da Piscina Olímpica foi trocada por um projeto de canaletas de

profietileno de alta densidade (PEAD), com a garantia de longa durabilidade.

Ao mesmo tempo, outras mudanças começaram a ser feitas, como a troca dos azulejos – também usando materiais que evitassem vazamentos – e a colocação do novo piso, com pedra São Tomé. As novidades começaram na Piscina Olímpica, mas se estenderam à Infantil, de Polo Aquático e à Suspensa. Também passaram por reformas o trampolim de 3 metros, a arquibancada da Piscina de Polo e a escada que leva para a Piscina Suspensa.

A antiga Ficha Médica – atualmente, Emergência Médica – também passou por uma ampla reforma, inclusive com a construção de banheiros masculino e feminino. Antes, os banheiros ficavam atrás da arquibancada do Polo, mas, por orientação da Coordenação de Vigilância Sanitária (Covisa), foram retirados e, no lugar, foram montados cinco chuveiros, com válvulas de pé, mais uma novidade do novo parque.

LANCHONETE

Se do lado de dentro, as mudanças foram mais estruturais, do lado de fora das Piscinas, a mudança foi geral, assinada pelo arquiteto Jayme Lago. Além do belíssimo projeto paisagístico de Gilberto Elkis, foi construída, ao lado da Lanchonete, uma área climatizada e um espelho d’água com espreguiçadeiras.

A Lanchonete da Piscina foi totalmente remodelada, agora com estrutura metálica, arquitetura moderna e destaque para o painel artístico de 130 m², resgatando a memória do Clube. Além da beleza do lugar, o ambiente agradável atrai um grande número de associados. Há um plano de tornar a Lanchonete da Piscina um ponto para happy hour dos pinheirenses.

NOVO PARQUE AQUÁTICO | 11

Foto

: Raf

ael L

evy

Foto

: Raf

ael L

evy

pag_materia_capa133.indd 11 29/04/2009 11:13:22

Page 12: Revista n°133  MAI 2009

ACESSIBILIDADE

Garantir o acesso de associados com mobilidade reduzida foi um tema que recebeu atenção dos responsáveis pelo projeto do novo Parque Aquático. A rampa para a área da Lanchonete da Piscina foi projetada para assegurar a entrada de cadeirantes ou pessoas que usam muletas.

Para a entrada nas piscinas, o Clube adquiriu uma cadeira especial, que possibilita que a pessoa com problemas de mobilidade chegue a qualquer ponto, inclusive possa entrar na água, com segurança.

O cardápio da Nova Lanchonete segue o padrão das outras lanchonetes do Clube, com atendimento no balcão ou na mesa, tanto nas áreas ao ar livre quanto na climatizada. Nos fins de semana e feriados, há um buffet de frios, queijos e petiscos. A Lanchonete da Piscina funciona de terça a sexta, 11 às 18h30, e, sábado e domingo, 10 às 19h.

Um dos lugares mais marcantes do Clube, o Parque Aquático retrata a imagem de um clube moderno e em constante desenvolvimento, sempre com foco na satisfação do associado.

Foto

: Raf

ael L

evy

Foto

: Raf

ael L

evy

Foto

: Mar

cos

Pava

n

12 | NOVO PARQUE AQUÁTICO

pag_materia_capa133.indd 12 29/04/2009 11:13:55

Page 13: Revista n°133  MAI 2009

REGRAS DE UTILIZAÇÃO DAS PISCINAS

Como em qualquer lugar público, algumas normas devem ser seguidas – tanto nas Piscinas Externas como na Piscina Coberta – para a diversão e segurança de todos

• O uso das piscinas é exclusivo dos associados• O exame médico é obrigatório para entrar na área das piscinas• É proibido fumar• É proibido o uso de óleos bronzeadores• Não é permitida a entrada com:- Alimentos ou bebidas- Objetos de vidro, como copos e garrafas- Cadeiras de rodas - Carrinhos de bebê- Espreguiçadeiras ou cadeiras particulares- Sapato ou tênis- Colchões de ar, boias, pranchas, bolas e similares

FuncionamentoSegunda, 10 às 21h; terça a quinta, 6h30 às 21h Sexta, 9 às 21h, e, sábado e domingo, 7 às 20h

EVENTO DE INAUGURAÇÃO

No dia 4 de abril, o novo Complexo Aquático foi oficialmente inaugurado, com uma grande festa para os associados. Com animação do quarteto Bossa Bessa, foi oferecido um buffet de frios e petiscos, além de estandes para degustação das cervejas Heineken e Sol Shot, do hidrotônico I9, Coca-Cola Zero e Caipi One.

Na Piscina, vários atletas – novos, experientes e até veteranos – fizeram uma apresentação de Saltos Ornamentais . Durante a apresentação, cada um dos detalhes dos Saltos Ornamentais foi explicado ao público e foram feitos saltos em dupla, como nas Olimpíadas, sendo um com o saltador mais velho e o mais novo do Clube. Ainda foi realizada uma apresentação dos aqualegres, que tiveram uma “aula” com o benemérito dos Saltos Ornamentais, Oswaldo Fiore.

Foto

: Raf

ael L

evy

Foto

: Raf

ael L

evy

Foto

: Raf

ael L

evy

NOVO PARQUE AQUÁTICO | 13

pag_materia_capa133.indd 13 29/04/2009 11:14:13

Page 14: Revista n°133  MAI 2009

Comemorando a grande obra realizada no Parque Aquático, ex-atletas, técnicos e nadadores Master do Clube contam

suas lembranças da Piscina Externa

"A lembrança das manhãs frias traz a recordação dos pães comprados na primeira padaria aberta. Eu chegava ao Clube com o velho Buggy branco - muitas vezes empurrado pela Adriana Silva, e era o primeiro a entrar na água. O pensamento dos atletas era: - 'Se o técnico entrou, vamos entrar'. E entravam, mesmo sentindo muito frio. Após ter nadado uns 300 metros, eu saía da água, colocava a minha roupa, ficava aquecido, e os atletas continuavam a treinar." – William Urizzi de Lima, ex-técnico.

“Vivi a maior parte da minha infância entre a escola e o Pinheiros. No Clube, passava a maior parte do tempo na piscina de 50 m, aliás, a única. Impossível não ter boas lembranças! Havia um escorregador que saía de uma plataforma, com altura aproximada de 5 m, e era de inox, com algumas rebarbas cortantes. Às vezes, o Max ou o Antonio (os piscineiros) abria a torneira de água para molhar o escorregador, que ficava rápido, mas, normalmente, a gente tinha de se virar levando agua lá para cima em alguma touca emprestada das meninas. A água, a 25 graus, era considerada quente, mas a gente também nadava com menos e não usava óculos de Natação. Ficava roxo de frio, com os dentes batendo e os olhos vermelhos, mas curtia assim mesmo. As pranchas da época eram chamadas de tábua, porque, diferentes das atuais, eram feitas de pedaços de tábua mesmo.” – Wolf Dieter Heineken, 70 anos

“Lembro dos treinos de madrugada na piscina gelada de 50 m e o asturiano irritado com a demora dos nadadores em cair na água. Outra lembrança é do Caio Filardo, parado, na borda, o tempo inteiro e irritado, para, no fim dar um tiro de 50 ou 100 m e só. Também me recordo do William dando carona para vários atletas em seu buggy e do lanche quente no buraco da piscina de 25 m, a famosa Toca.” – José Geraldo Moreira

MEMÓRIA PINHEIRENSE

Pinheirenses no Brasileiro Infanto-Juvenil de Natação, em Recife, em janeiro de 1978. Carlos Peluso é o 5º, da esquerda para a direita na 4ª fileira.

14 | MEMÓRIA PINHEIRENSE

pag_memoriapinheirense133.indd 14 24/4/2009 15:10:47

Page 15: Revista n°133  MAI 2009

“Tive uma infância privilegiada, minha casa tinha um jardim enorme, com várias piscinas, já que eu morava na Rua Tucumã, bem em frente às piscinas do Pinheiros. As árvores ainda não eram tão altas e eu podia ver, da janela do meu quarto, meus amigos da Natação chegando para os treinos. Dava para ver quase toda a extensão da piscina (com pouquíssimas áreas de sombra). O fim dos anos 60 e 70 foram bem legais para a Natação, no Clube.

O objetivo deste espaço é contar a história do Pinheiros pelos depoimentos pessoais de associados. Se você tem uma história interessante, tendo o Clube como cenário, entre em contato com a Assessoria de Comunicação Institucional pelo telefone 3598-9803 ou e-mail [email protected]

Apesar do ‘amadorismo’, treinávamos como profissionais. Todos os dias, de segunda a sábado, às vezes também no domingo. E, no segundo semestre, duas vezes por dia (das 5h30 às 7h e das 17 às 19h30). Diversos meninos e meninas, cerca de 40 (entre 12 e 17 anos), nadavam 5, 8, 10 km por dia! Ou mais! Eu era meio malandro, não me esforçava muito... mas estava lá todos os dias! O Pinheiros já dava bastante suporte para os atletas. Viagens de ônibus para vários locais, competições, além de alguns pais ultradedicados que acordavam às 4 da manhã, participavam dos treinos assistindo tudo da arquibancada, e até levavam café da manhã para todos! E nós ali: nada pra lá, nada pra cá, contando azulejo. Sem esquecer da água fria! Só havia aquecimento na piscina de 25 metros. A de 50 metros era um congelador. Lembro de ver, em agosto ou setembro, o termômetro de um relógio no alto de um prédio marcando 8 ou 9 graus. Às 5 da matina, o pessoal ia chegando e, percebendo que eu ainda não estava lá, começavam a me chamar, aos gritos, da piscina: ‘Pelusoooo, acorda! Vem treinar!’. Éramos pinguins, mas a recompensa era boa. No Estado de São Paulo, foi uma época de hegemonia da Natação do Clube, além do início das ‘brigas’ pela conquista de títulos nacionais. Na Festa do Atleta, sempre havia destaques da Natação. Ganhávamos medalhas e troféus em todas as competições. Uns menos e outros mais, mas todos ganhavam medalhas. Pode parecer estranho pensar em equipe para um esporte individual como a Natação, mas me orgulho de ter participado dela!” – Carlos Peluso

“Treinei com o Willian e com o Asturiano, depois fui parar no Voleibol, de que eu não gostava. Ficaram as boas recordações de meus 7 anos de Natação. Comecei a nadar na piscina de 50 m com o Montag, quando dei meus primeiros mergulhos e engoli muita água para perder o medo de nadar e bater perna. Lembro também dos lanches depois dos treinos. Era tudo de bom! A Lanchonete da Piscina tinha uns bancos redondos de madeira, nos quais não era fácil para uma criança subir, mas, depois do frio que passávamos na piscina, o lanche alimentava e esquentava. Apesar de curta, minha passagem na Natação sempre será uma lembrança boa na minha vida e agradeço a todos que participaram dela.” - Carla Maria Cirillo Vos

Foto

s: D

ivul

gaçã

o

Foto

s: D

ivul

gaçã

o

Pinheirenses no Brasileiro Infanto-Juvenil de Natação, em Recife, em janeiro de 1978. Carlos Peluso é o 5º, da esquerda para a direita na 4ª fileira.

Equipe de Natação do Pinheiros no início dos anos 80. Em pé, o ex-técnico William é o 3º da esquerda para a direita.

MEMÓRIA PINHEIRENSE | 15

pag_memoriapinheirense133.indd 15 24/4/2009 15:11:17

Page 16: Revista n°133  MAI 2009

Foto

: And

ré S

chiri

16 | CAPA

pag_ivete.indd 16 29/04/2009 11:15:09

Page 17: Revista n°133  MAI 2009

No mês que vem, acontece mais um momento marcante na história do Pinheiros. Pela primeira vez, o Clube traz um show especial com a maior estrela da música brasileira: Ivete Sangalo. Consagrada e idolatrada por brasileiros e estrangeiros, a cantora baiana dispensa comentários.

Com uma trajetória cheia de conquistas, Ivete Sangalo é sinônimo de carisma, sucesso e festa. Desde 1999, quando deixou a Banda Eva para seguir o sonho de cantar sozinha, sua carreira só cresceu e seus hits passaram a ser cantados nos quatro cantos do Brasil. De melhor cantora do Brasil, no prêmio Melhores do Ano do Domingão do Faustão, a indicações ao Grammy Latino, a cantora, de personalidade e humor marcantes, abala e sacode por onde passa.

Com sua energia e alegria, Ivete apresenta no Pinheiros seus maiores sucessos: Abalou, Deixo, Festa, Berimbau Metalizado,

PREPARE-SE!EM JUNHO, VAI ROLAR A FESTA!

IVETE SANGALO

Se eu não te amasse tanto assim, além do seu mais novo hit: Cadê Dalila?. A música já é sucesso e foi consagrada como o Hino do Carnaval de Salvador 2009, prêmio concedido pelo Troféu Dodô & Osmar.

Venha tirar o pé do chão nesse show vibrante e de muito alto-astral. Não perca! Vale até vir de “carro velho” para comprar seu ingresso.

27 de junho, sábado | 20hCampo B do Futebol

SHOW DE PISTA

Primeiro lote - Venda a partir de 4 de maio

Associado: R$ 80,00 | Convidado de associado: R$ 110,00

Forma de pagamento • cheque, dinheiro ou cartões de débito• cartões de crédito Visa e Mastercard, em 2 vezes

Convite na Central de Atendimento.

Foto

: Leo

Dre

sch

Foto

: Alo

nso

CAPA | 17

pag_ivete.indd 17 29/04/2009 11:15:32

Page 18: Revista n°133  MAI 2009

O Pinheiros que você não conhece

AssessoriA de ComuniCAção instituCionAl

Por meio da revista, banners, quadros de aviso, site e outras formas de comunicação é que o Pinheiros informa aos associados sobre os eventos relacionados às mais diferentes áreas e sobre outras notícias de interesse. Já os associados podem trazer suas opiniões à Ouvidoria, solicitações à

Responsável por todos os canais de comunicação com os associados, departamentos do Clube e público externo

Revista

Considerada o mais importante meio de comunicação do Clube, a Revista registra, mensalmente, as informações e acontecimentos de tudo o que se relaciona com o Clube. A produção começa em uma reunião de pauta, quando são decididos os assuntos que terão espaço na edição, com a escolha da capa, que merece atenção especial. No dia 5, as informações e imagens dos eventos do mês seguinte chegam dos outros departamentos. Em seguida, sai o espelho, representação visual da revista, com a indicação dos espaços que cada matéria vai ocupar dentro das 68 páginas.

Também é nas reuniões de pauta que surgem as idéias das novas seções da revista. Um exemplo bem-sucedido de uma

novidade foi a Agenda de Bolso, que traz todos os eventos que acontecem no mês, em ordem cronológica.

Conforme as matérias são escritas e diagramadas, passam a integrar o boneco, uma “quase-revista”, montada com as páginas impressas e soltas, para uma primeira visualização. Em alguns casos, são produzidas várias opções de capa. Por volta do dia 20, o boneco é levado para aprovação do presidente, que faz suas observações e alterações e dá a palavra final.

Autorizada a impressão, a gráfica leva cerca de quatro dias para imprimir os 21.000 exemplares. Na sequência, é feita a entrega, que demora cerca de três dias, sendo parte dela entregue porta a porta e, para associados de bairros mais distantes ou fora de São Paulo, pelos Correios.

Central de Atendimento ou respondendo às pesquisas realizadas periodicamente. Em contato direto com todos os departamentos do Clube, a Assessoria é formada por sub-áreas, que cuidam de assuntos específicos do universo da Comunicação.

18 | O PINHEIROS QUE VOCÊ NÃO CONHECE

pag_pinheiros vc nao conhece133.18 18 23/4/2009 20:11:06

Page 19: Revista n°133  MAI 2009

CentRal de atendimento

Venda de convites para eventos, inscrições esportivas, emissão de carteira social, propostas de novos associados e outros serviços e esclarecimentos estão disponíveis aos pinheirenses na Central de Atendimento. Com 19 funcionários e dois estagiários, que trabalham nos postos do Centro Administrativo e Fitness, a Central realiza cerca de 11.000 atendimentos mensais, funcionando de segunda a sábado.

Para garantir a satisfação do associado, há um controle do tempo de espera e de atendimento prestados na Central. Além disso, os atendentes recebem constante treinamento, tanto com relação aos serviços prestados ao associado quanto sobre as informações atualizadas do que está acontecendo no Clube. O objetivo é que as expectativas do associado que procura a Central de Atendimento sejam totalmente atendidas.

assessoRia de impRensaA imagem do Pinheiros, para além do seu público interno, é o interesse principal da Assessoria de Imprensa. É a área que atende os veículos de comunicação (jornais, revistas, canais de televisão, rádios, sites) que tenham interesse em entrevistar atletas, dirigentes ou associados ou busquem informações institucionais sobre o Clube.

A Assessoria de Imprensa também busca divulgar as conquistas e realizações do Clube, por meio de releases enviados à imprensa. Como resultado desse trabalho, no ano passado, o Pinheiros foi pauta de mais de 7 mil matérias. A área também promove media trainings, que consiste no treinamento de atletas, técnicos e dirigentes para atender à imprensa e organiza entrevistas coletivas, como no retorno de Cesar Cielo da Olimpíada de Pequim e no lançamento do Projeto Olímpico do Pinheiros.

Foto

: Rod

rigo

Sodr

é

No Centro Administrativo, está instalada a Ouvidoria. Sugestões, reclamações e elogios podem ser transmitidos por e-mail, telefone ou pessoalmente.

Todas as manifestações são encaminhadas para os departamentos responsáveis, para que a resposta chegue ao associado em, no máximo, 10 dias.

A função da Ouvidoria é atuar como uma ponte entre o associado e a administração do Pinheiros. Por meio das informações registradas, é possível tomar conhecimento de fatos que colaboram para a melhoria da gestão do Clube. Por isso, é importante que o associado participe com sua opinião. A Ouvidoria funciona segunda e sábado, 8h30 às 17h e, de terça a sexta, 8h15 às 19h.

oUvidoRia

Foto

: Arie

tt G

ouve

ia

O PINHEIROS QUE VOCÊ NÃO CONHECE | 19

pag_pinheiros vc nao conhece133.19 19 23/4/2009 20:11:16

Page 20: Revista n°133  MAI 2009

números da assessoria de Comunicação

• Por mês, são impressas 1.428.000 páginas da Revista ECP

• Quase 400 equipes de reportagem estiveram no Clube em 2008

• No ano passado, a Ouvidoria registrou 4.990 ocorrências, entre elogios, críticas e sugestões

• Os postos da Central de Atendimento somaram 133.927 atendimentos em 2008

• A área de Divulgação Interna desenvolveu mais de 2.700 layouts durante um ano, totalizando mais de 120.000 peças

pesqUisa

Dimensionar a aprovação dos associados com relação aos serviços oferecidos no Clube é o objetivo dessa área. Por ano, são realizadas mais de 50 pesquisas, abordando diferentes públicos (associados, funcionários, atletas, público em geral) e métodos de coleta de dados (entrevistas pessoais, telefone, correspondência e entrevistas interativas por e-mail).

Fazem parte das atribuições da Pesquisa, a elaboração do questionário, sua aplicação e posterior tabulação dos dados coletados. Para dar um exemplo da abrangência dessa área,

em 2008, foram realizadas pesquisas com associados sobre a sauna, exame médico, salão de beleza, site, cinema, entre outras, além de pesquisas voltadas para atletas, funcionários e público externo (como as pessoas que frequentaram o Bazar do Bem Possível e as que alugaram espaços do Clube).

Assim como os registros feitos na Ouvidoria, as informações obtidas por meio das pesquisas são fundamentais para as tomadas de decisões administrativas, porque mostram, de forma clara, a opinião da maioria dos associados.

divUlgação inteRna

São cartazes, banners, backlights (estruturas metálicas com luz interna), instalados em pontos estratégicos do Clube, para garantir que os associados estejam informados de toda a programação cultural, social e esportiva, além das palestras da área de saúde ou decisões administrativas.

Também é responsabilidade da área de Divulgação Interna criar logos para os eventos, como a Cadíada, o aniversário do Clube e o Projeto Noites Culturais, para citar alguns exemplos. A mesma equipe também cuida dos mais diversos tipos de materiais informativos, das filipetas e convites de eventos aos cardápios das lanchonetes e restaurantes, passando por camisetas especiais, textos para a espera telefônica e placas indicativas de locais do Clube. Recentemente, foi criado um núcleo de vídeo, para registrar eventos importantes e produzir vídeos institucionais e vinhetas para o cinema.

site

Atualizado diariamente, seguindo a programação de eventos do dia, o site do Clube tem uma média mensal de 25.000 acessos/IP por mês. Desde que foi criado, em 2000, o site acompanhou as tendências da internet e, além de melhorar o design, tornou-se cada vez mais funcional e interativo.

Hoje, muitos serviços podem ser feitos pela internet, sem que o associado precise vir ao Clube, como a emissão de segunda via de boleto bancário, alteração de endereço, consulta de títulos disponíveis e agendamento on-line de testes esportivos para Basquete, Handebol e Natação. O envio da newsletter semanal, para os 5.000 cadastrados, também é de responsabilidade dessa área.

20 | O PINHEIROS QUE VOCÊ NÃO CONHECE

pag_pinheiros vc nao conhece133.20 20 23/4/2009 20:11:24

Page 21: Revista n°133  MAI 2009

ÁLBUM DE FOTOS | 21

ÁLBUM DE FOTOS

A Cia. de Dança Cisne Negro apresentou no Clube o espetáculo Fruto da Terra 1999

Integrantes da banda de forró Devagarinho, vencedores do I ECP Music Festival

Estande da Associação de Voluntários do Hospital das Clínicas no Bazar do Bem Possível

No Dia Legal de Páscoa, as crianças conheceram a Família CoelhoNa sexta edição, o Bazar do Bem Possível bateu recorde de ONGs participantes e público

pag_albumfotos133.indd 21 23/4/2009 20:14:29

Page 22: Revista n°133  MAI 2009

Nesta nova seção, as regras do Estatuto Social do Clube serão esclarecidas e explicadas aos associados

Para garantir que o direito de todos seja respeitado, toda sociedade precisa de regras. São elas que vão definir onde termina a liberdade de uma pessoa e onde começa a da outra. É para definir as normas de funcionamento de uma organização que é feito o Estatuto Social. Seguindo os preceitos da Constituição Federal e sem ferir outras leis específicas, o Estatuto serve para regular comportamentos e atitudes.

O primeiro registro de um estatuto no Pinheiros é datado de 10 de dezembro de 1904, pouco mais de cinco anos depois da fundação do Clube, em 7 de setembro de 1899. Disponível para consulta no Centro Pró-Memória, o texto original desse Estatuto está em alemão. Desde então, passou por diversas reformulações, sendo que a mais recente alteração foi feita em janeiro de 2007.

EntEnda o EstatutoAs propostas de alteração do Estatuto Social podem ser apresentadas pela Diretoria, pela Mesa do Conselho, por iniciativa de, no mínimo, 50 conselheiros ou de, pelo menos, 1/5 dos associados maiores de 18 anos. Elas serão consideradas aceitas se obtiverem votação favorável em duas reuniões distintas do Conselho Deliberativo, convocadas para esse objetivo. Assim que as propostas forem aceitas, será marcada uma Assembléia Geral – ou seja, com todos os associados com direito a voto – para o referendo.

O atual Estatuto Social é composto de 11 capítulos, abrangendo a descrição dos objetivos do Pinheiros, explicação sobre as categorias de associados e órgãos do Clube, direitos e deveres dos pinheirenses, penalidades em caso de descumprimento das normas, entre outros temas. Como cidadão, é importante que o associado saiba quais são seus direitos e conheça seus deveres. Veja, nesta nova seção, quais são os pontos mais importantes do Estatuto, e fique por dentro das leis que regem o Pinheiros.

22 | ESTATUTO

pag_estatuto_133._02.indd 22 24/4/2009 16:16:09

Page 23: Revista n°133  MAI 2009

an_london.indd 11 23/4/2009 21:35:05

Page 24: Revista n°133  MAI 2009

Pinheiros na mídia

3 de abril - Programa Mulheres

“Tenho o prazer de ser a madrinha da 6ª edição do Bazar do Bem Possível, do Pinheiros, com 90 ONGs. Venham comprar e ajudar as entidades!”, ginasta Daiane dos Santos

TV GazeTa

O esTadO de s. PaulO

15 de março - Metrópole

Mariana Botelho de Souza não pensou duas vezes para entrar no Pinheiros. Seus filhos agora mal têm tempo para tantas atividades. Mariana e seu marido esco-lheram o Pinheiros por já conhecerem a estrutura do local. Para eles, nem mesmo as superacademias ou parques públicos servem de alternativa para quem quer ter tranquilidade de frequentar um espa-ço como o Pinheiros.

2 de abril

“O Clube Pinheiros me abraçou, eu nunca tive um apoio como esse. Estou tranquilo nesse ciclo olímpico para conquista de melhores resultados”, atleta Jadel Gregório.

BandsPOrTs

13 de março

“O Clube Pinheiros é um grande clube brasileiro, revelador de atletas olímpicos e pan-americanos. O Pinheiros tem mesmo muito peso nesse quesito”, repórter Wanderlei Nogueira.

JOVem Pan

2 de abril - Ilustrada

O Bazar do Bem Possível, com roupas, artesanatos e brinquedos, acontece hoje até sábado, no Clube Pinheiros. Noventa entidades participam do evento.

FOlha de s. PaulO

29 de março - Domingão do Faustão

“Tenho dois filhos e hoje eles repre-sentam o Clube Pinheiros, clube que eu representei tanto tempo. Foram a inspiração para o meu livro Tchibum!”, ex-nadador, Gustavo Borges.

TV GlOBO

Foto

: Dep

to. M

arke

ting

31 de março

Oito clubes integram o Conselho de Clubes Formadores de Atletas Olímpicos (Confao). A grande reivindicação é ter direito à parte dos recursos repassados ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB) pela Lei Agnelo/Piva, que destina 2% do que é arrecadado pelas loterias federais ao esporte olímpico. Antônio Moreno Neto, presidente do Pinheiros, defendeu que as reivindicações são justas. Mesmo porque, revelou, aproximadamente 80% dos atletas brasileiros são desenvolvidos nos clubes. Para ele, a formação de uma Política Nacional de Esportes ajudará na reestruturação das modalidades olímpicas, além de ampliar a relação oferta/procura e melhorar as condições do custo/benefício. “Fazemos parte desse contexto. O COB não tem motivos para não repassar parte dessa verba aos clubes. A renovação ficará cada vez mais comprometida”, afirmou.

aGência esTadO

21 de março

“Estou fazendo esse intercâmbio por intermédio do Pinheiros. Foi sempre um sonho disputar um torneio europeu. O Grasshoper, time da Suíça que estou defendendo até maio, tem grandes chances de ter uma colocação melhor nessa temporada”, jogador do Handebol, Fábio Vanini.

BandsPOrTs

25 de março

“O Pinheiros aprovou o Projeto Olímpico com a Lei de Incentivo. O projeto já está recebendo investidores. As empresas que tiverem interesse podem procurar o Pinheiros. O Pinheiros faz um trabalho com mais de 60 atletas para o ciclo olímpico”, nadadora Flávia Delaroli

BandsPOrTs

24 | PINHEIROS NA MÍDIA

pag_midia133.indd 24 23/4/2009 20:16:34

Page 25: Revista n°133  MAI 2009

ESPORTES

Regional estadualO Pinheiros obteve medalhas de ouro, prata e bronze na 1ª etapa do Regional Estadual, realizado dia 28 de março, em São Bernardo do Campo. Veja os resultados.

Fabio Moreira - ouro - Veterano Simples MasculinoRicardo Lobo/Regina Varandas - ouro - Veterano Dupla Mista Luciano Alvez/Carlos Pereira - prata - Veterano Dupla Masculina Leonardo Moreira/Bruna Moreira - bronze - Junior Dupla Mista Leonardo Moreira - bronze - Mirim Simples Masculino Bruna Moreira - bronze - Infantil Simples Feminino

Regional nacionalNos dias 4 e 5 de abril, aconteceu a 1ª etapa do Regional Brasileiro, válido para o ranking nacional, em Volta Redonda (RJ),

BADMINTON em São Paulo e no Rio de Janeiro

que reuniu os maiores atletas da região sudeste. O Pinheiros foi representado por Guilherme Pardo, que conquistou a medalha de ouro, na categoria Dupla Masculina, ao lado de seu parceiro Guilherme Kumasaka, revivendo a dupla medalhista dos Jogos Pan-americanos do Rio de Janeiro.

convite aos associadosO Badminton seleciona atletas de 12 a 19 anos para a equipe 2009, que foi incluído na Lei de Incentivo ao Esporte, para participar, neste mês, das qualificatórias para o Pan-americano Junior que se realizará em Porto Rico, em agosto. Venha participar. As inscrições são gratuitas. Mais informação no site: www.ecp.org.br/badminton.

escolinha Faça sua inscrição gratuita (aberta o ano todo) na turma da manhã ou da tarde, entregando o atestado médico na Sala de Coordenação do Basquete, de segunda a sexta, 14 às 20h, sem

BASQUETE no Clube

taxa semestral. Mais informação pelo e-mail [email protected] ou 3598-9818, com Danielle.

Apoio

campeonato paulista 2009Nos dias 28 e 29 de março, aconteceu a 1ª Etapa do Campeonato Paulista de Peteca de 2009, em São José do Rio Preto (SP), no Clube Monte Líbano. O Pinheiros obteve bons resultados em duas categorias.masculinoVeteranos: Ivan Castaldi e Guaracy Pereira - campeõesMaster: Marcelo Martins e Carlos Carvalho - 3º lugar

programação das próximas etapas do paulistapinheiros (sp) - 6 e 7 de junhouniversidade de Franca (Franca) - 1º e 2 de agostosociedade esportiva sanjoanense (são João da Boa vista)12 e 13 de setembro

PETECA em São José do Rio Preto

Claudionor de Matos (presidente da Confederação Brasileira de Peteca), Ivan Castaldi, Guaracy Pereira e Marcelo Martins

Foto

: Div

ulga

ção

ESPORTES | 25

pag_esportes133.indd 25 29/04/2009 11:17:00

Page 26: Revista n°133  MAI 2009

amistosos no pinheiRosAconteceu, nos dias 7 e 8 de março, a primeira competição de 2009, o I Torneio Amistoso Categoria Livre, realizado no Ginásio do Pinheiros. Confira os resultados dos atletas do Pinheiros.

ESGRIMA no Clube

espada masculina: 1° Gustavo Portellinha, 2° Guilherme Melaragno, 3° Nicolas Ferreiraespada Feminina: 1° Camila Rodrigues, 2° Maria Júlia HerkloltzFlorete masculino: 1° Fernando Scavasin, 2° Heitor Shimbo3° Marcos Cardoso e Henrique RochelFlorete Feminino: 1° Taís Rochel, 2° Ana Beatriz Bulcãosabre masculino: 3° Paulo Teixeirasabre Feminino: 1° Stephanie Grosche Maria Júlia Herklotz (ECP), Camila Rodrigues (ECP), Ana Pontes (CAP), Ana Paula

Brecheret (CAP) e Suzana Pasternak (diretora da Esgrima do Pinheiros)

Nos dias 21 e 22 de março foi a vez das crianças entrarem na pista, em torneio com outros clubes e academias de São Paulo. Os melhores resultados dos pinheirenses foram:

Florete Feminino até 9 anos

2° Gabriela Jatene3° Isabella Crotty

masculino até 11 anos 1° Nathan Ferreira

3° Raphael Fluckiger e Lukas Korizek

masculino até 13 anos1° Rafael Melaragno2° Henrique Marques3° Victor De Simone

espada Feminina até 11 anos1° Isabella Von Wallwitz

masculina até 13 anos1° Henrique Marques2° Rafael Melaragno3° Victor De Simone

Feminina até 13 anos1° Cecília Guimarães

sabreFeminino até 11 anos

1° Julia Amorim

masculino até 13 anos1° Luca Bonchristiano2° Hugo Bentivegna

Feminino até13 anos2° Mariana Salvatore3° Gabriela Martins

Apoio

pinheiRos vence o toRneio inteRnacional

HANDEBOL no Brasil

A equipe de Handebol Adulta Masculina venceu o Torneio Internacional, realizado no Ginásio Poliesportivo, nos dias 19, 20 e 21 de março. O time pinheirense venceu a equipe da Suíça por 28 x 27, fazendo a festa com o ginásio lotado. Participaram desse Torneio: a Grasshopper, da Suíça, a Seleção Brasileira Junior, o Pinheiros e A Hebraica.

Apoio

Foto

: Div

ulga

ção

26 | ESPORTES

pag_esportes133.indd 26 29/04/2009 11:17:07

Page 27: Revista n°133  MAI 2009

guilheiRo é campeão pan-ameRicanoApós haver conquistado a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Pequim, o judoca do Pinheiros, Leandro Guilheiro, submeteu-se, com sucesso, a três delicadas cirurgias (coluna, ombro e joelho). Depois, passou um longo período em recuperação, com muitas sessões de fisioterapia, até poder voltar ao tatame.

Com a dedicação de sempre, empenhou-se nos treinos, buscando voltar à sua melhor forma e estar em condições de representar o Pinheiros e o Brasil no Campeonato Pan-americano de Judô, realizado de 26 a 29 de março, em Buenos Aires, na Argentina. Na categoria leve (- 73 kg), Guilheiro foi o campeão e trouxe a medalha de ouro.

“Depois das cirurgias, fiquei um tempo sem treinar, então não tinha parâmetro de como estava para a competição. Mas, quando veio a oportunidade de disputar o Pan-americano, agarrei a chance, esperando uma boa participação. Por isso, esse ouro é muito importante”, declarou o judoca, que pretende continuar evoluindo para estar em plenas condições para disputar o Pan-americano de Guadalajara, em 2011, e a Olimpíada de Londres, em 2012.

JUDÔ em São Paulo e em Buenos Aires

“As lesões me ensinaram a ter paciência, que não adianta correr porque o corpo tem o tempo dele. Então, vou dar um passo de cada vez”, disse Guilheiro. “Quero, porém, estar no Pan, para apagar o que aconteceu no Rio (ganhou a medalha de prata, ao perder a luta final) e fazer uma participação melhor. Sei que eu tenho condições e só espero que não haja mais desvios no caminho.”

Medalhista de ouro no Pan-americano, Leandro Guilheiro

pinheiRos aRRasa na copa são paulo

No fim de semana de 28 e 29 de março foi realizada, no Corinthians, a Copa São Paulo de Judô, que é a mais importante e difícil competição do Estado. A competição reuniu mais de 100 associações esportivas e cerca de 1.200 atletas das diversas classes e categorias do Judô, em acirradas disputas de um elevado nível técnico.

O Pinheiros conquistou 9 medalhas de ouro, 6 de prata e 8 de bronze, tornando-se o campeão da Copa, com 518 pontos. O segundo colocado obteve 325, uma diferença de 193 pontos a favor do Pinheiros. Sob o comando dos professores João Gonçalves Filho, Sérgio Malhado Baldijão e Mauro Santos de Oliveira, os medalhistas responsáveis pela brilhante conquista foram:

ouro Gilberto Dauricio da Silva Leite - Juvenil leveHenrique Augusto Miniskowsky da Silva - Juvenil médioVinicius Taranto Panini - Júnior leveJames de Campos Canguçu - Júnior meio-pesadoAristeu Kleis Gomes - Júnior pesadoAlexsander José Guedes - Sênior médioDaniel Andrey Hernandes - Sênior pesadoMariana Albuquerque de Barros - Sênior leveVânia Yukie Ishii - Sênior médio

prataDenilson Moraes Lourenço - Sênior ligeiroAdriano Ricardo dos Santos - Sênior leveAlessandro Aguiar Colli - Sênior meio-médioAlex Reiller Aguiar - Sênior meio-pesadoJanaina Rosa da Silva - Sênior ligeiroFernanda Aparecida Pires - Sênior meio-médioBronzeVitor Taranto Panini - Juvenil meio-pesadoAdriano Hideki Yamamoto - Sênior ligeiroDiego Borges Ferrante - Sênior meio-leveDaniel Silva dos Santos - Sênior meio-leveBernardo César Lopes - Sênior meio-médioVinicius Marcel Coelho Nunes - Sênior médioDaniel Lopes - Sênior médioLeandro Bocchi de Moraes - Sênior meio-pesado

Apoio

Foto

: Div

ulga

ção

ESPORTES | 27

pag_esportes133.indd 27 29/04/2009 11:17:15

Page 28: Revista n°133  MAI 2009

na piscina, na palestRa e na pRaiaO ano da Natação Master começou bem. A equipe conquistou o vice-campeonato na primeira etapa do Circuito Paulista, realizada no dia 15 de março, no Paineiras. Já no dia 20, o Clube recebeu o nutricionista Alan Nagaoka, para falar um pouco sobre a alimentação dos atletas.

A Natação Master também participou, pela primeira vez, do circuito de travessias de Ubatuba, com provas de 1.000 e 3.000 metros, realizado no dia 29 de março, na Praia da Almada.

NATAÇÃO MASTER em São Paulo

O Pinheiros conquistou, com apenas dez nadadores, cinco primeiros lugares, o que garantiu a 6ª colocação geral no evento. Os resultados completos podem ser encontrados no site do Clube.

Não deixe de torcer pelos pinheirenses que nadarão o XIV Campeonato Paulista de Piscina Curta, nos dias 16 e 17 deste mês, na piscina coberta do Pinheiros. Venha assistir e comemorar as vitórias dos nadadores do Clube.

Equipe pinheirense no Circuito de Travessias

Nadadores do Clube que participaram do Circuito Paulista

dedicação leva a ResultadoA Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) entregou o troféu de artilheiro do Troféu Brasil Infanto-Juvenil para Luigi Fanaro. O atleta treina de segunda a sexta, das 16 às 18h, na piscina externa, e tem como referência no esporte seu irmão Philipe, que integra o time de atletas mais velhos.

POLO AQUÁTICO no Clube

Apoio

pinheiRenses nas seleções BRasileiRasFoi divulgada a convocação para as seleções brasileiras, Infanto-Juvenil e Juvenil, que vão disputar os mundiais da categoria. Veja quem são os pinheirenses convocados.

Juvenil masculinoKleist Praia Mendonça Filho

VOLEIBOL no BrasilLuigi Fanaro, artilheiro do Campeonato Brasileiro Infanto-Juvenil

Apoio

infanto-Juvenil masculinoAlex Shemberger, Augusto César Santos, Ary Sousa Neto, Felipe Quaresma e Hugo Hamacher Silva

FemininoRoberta Ratsk Silva e Carla Terezinha da Silva

Foto

s: D

ivul

gaçã

o

Foto

: Div

ulga

ção

28 | ESPORTES

pag_esportes133.indd 28 29/04/2009 11:17:28

Page 29: Revista n°133  MAI 2009

tRoFéu BRasil começa com vitóRias pinheiRensesA dobradinha no feminino amador de Flávia Fernandes e Fabiana Pinheiro foi o grande destaque da primeira etapa do Troféu Brasil (maior circuito de Triatlo da América do Sul). A competição contou com cerca de 1.000 participantes e os 20 triatletas pinheirenses deram um show de garra e técnica na manhã quente do dia 15 de março, na praia do Boqueirão, em Santos.

No profissional, Antonio Manssur Filho fez uma grande prova e, depois de nadar 1.500 m e pedalar 40 km, fez a segunda melhor corrida de 10 km, com 34:20. “Foi uma prova forte, não nadei tão bem, mas fui rápido com uma boa corrida”, comentou Manssur que terminou em 8º. No amador, o Pinheiros conquistou a melhor marca no masculino com Eduardo Beretta, com o tempo de 1:01:39, que sai na frente no ranking e corre atrás do tricampeonato. Nas categorias, vitória de Thomas Kirsten (45/49) que também

TRIATLO E BIATLO em Santos

Triatletas do Pinheiros na 1ª etapa do Troféu Brasil

pinheiRos começa na FRente no sp openConsiderada a prova de curta distância mais importante do País, a 17ª edição do Biatlo SP Open começou no sábado, 28 de março, na Ponta da Praia, em Santos. A prova teve a participação de cerca de 500 atletas e o triatleta Antonio Manssur Filho, do Pinheiros, foi o campeão da elite. Além dele, outro triatleta pinheirense foi para o pódio, Eduardo Beretta, que ficou em quarto, na categoria 35/39 anos.

“É uma prova rápida, com uma transição muito intensa, um ótimo treinamento. Para incentivar os iniciantes do Triatlo é ideal, pois é uma distância curta e sem bike. Todos podem fazer e ter uma noção de como é uma prova”, comentou Manssur. No amador, o Pinheiros conquistou dois ouros com Roberto Rebello na categoria 45/49 e Roberto Pinna na 35/39. Na categoria 12/14, o Clube teve a estreia de Pedro F. Herman que conquistou o vice-campeonato da etapa. Eles saem na frente no circuito, que terá mais quatro etapas. A próxima é dia 23 deste mês, em Santos.

busca o tri. Na prova de distância olímpica, Roberto Azevedo foi o campeão na categoria 55/59 anos e, no feminino, a triatleta Vanessa Bley foi a vencedora na 30/34.

Equipe do Pinheiros na 1ª etapa do SP Open

elite pRoFissional 500 m 3 km

Colocação Natação Corrida Tempo Total

Antonio Manssur Filho 1º 7:04 10:06 17:10

amadoR 500 m 3 km

ColocaçãoCategoria Natação Corrida Tempo Total

Roberto Moreno Pinna 1º 35/39 7:35 14:00 21:35

Roberto Rebello 1º 45/49 9:20 13:01 22:21

Patrocínio

Apoio

Foto

: Div

ulga

ção

Foto

: Div

ulga

ção

ESPORTES | 29

pag_esportes133.indd 29 29/04/2009 11:17:36

Page 30: Revista n°133  MAI 2009

supeRe suas maRcasO Distintivo Esportivo Alemão (DEA) é uma distinção oficial do governo alemão que, por meio de provas de Atletismo e Natação, atesta a forma física acima da média aos que conseguem obter os índices estabelecidos por faixa etária, dividida de cinco em cinco anos, a partir dos 18 anos de idade.

A próxima etapa acontece no dia 9 deste mês, das 8 às 12h, na Pista de Atletismo e na Piscina coberta.

Mesmo os que já atingiram os índices nas cinco provas podem continuar participando, para melhorar suas marcas, junto aos que preferiram dividir as provas em mais de uma etapa. É uma competição em que todos vencem, pois o objetivo é criar um

DEA no Clubedesafio para que o participante sinta ainda mais prazer na prática esportiva.

As cartelas, contendo os dados dos participantes e os resultados positivos alcançados, preenchidas pelo técnico habilitado, são enviadas ao representante do DEA no Brasil, que as encaminha à Alemanha para reconhecimento oficial. Depois disto, retornam ao Brasil e os participantes são agraciados com diploma e com o DEA.

Na primeira premiação, o distintivo é de bronze. Na terceira vez que a pessoa recebe, é de prata e, na quinta, é de ouro. Depois, há distintivos especiais para 10, 15, 20 e 25 repetições.

pinheiRense atinge índice paRa olimpíada de inveRnoO associado Leandro Ribela atingiu um feito inédito na história do esporte nacional. Após 25 provas pela Europa, ele atingiu o índice olímpico para as Olimpíadas de Inverno de 2010, em Vancouver, no Canadá, na modalidade Ski Cross Country Distance.

Ele percorreu nove países europeus, participando de provas de cross country sprint (1.200 m), cross country distance (15 km) e biatlo (esqui e tiro). Leandro bateu duas vezes o recorde nacional de cross country sprint, em provas na Itália e na Suíça, feito que não era alcançado desde 2001. Mas foi justamente no cross country distance, prova mais longa e difícil, que Leandro conseguiu atingir o índice olímpico. A FIS (Fédération Internationale de Ski) toma como índice as cinco melhores provas dos atletas entre julho de 2008 a janeiro de 2009, em que é necessário atingir uma média abaixo de 300 pontos.

Leandro Ribela atingiu a média histórica de 235 pontos, completando a maratona pela Europa na cidade de Krusevo, na Macedônia, sua última prova. Mas foi na cidade Sant Jakob, na Áustria, que atingiu sua melhor marca, batendo o seu próprio recorde brasileiro e terminando a prova com 195 pontos.

SKI CROSS COUNTRY na EuropaAgora, Leandro está de volta ao Brasil e retorna aos treinos junto à equipe de Triatlo do Pinheiros, com o técnico Luiz Gandolfo. “Essa marca contribui para o crescimento do esporte no Brasil, além de ser uma realização pessoal de uma dedicação muito grande nos últimos quatro anos”, comentou o atleta. “E a preparação física com a equipe de Triatlo do ECP é essencial, por ser um esporte de intensidade e resistência”.

aulas aBeRtas No sábado, 30 de maio, os associados poderão participar de aulas abertas de Ginástica Wellness, na sala 3, do 5º andar, do Centro Desportivo. Confira os horários e venha participar.

10h - condicionamento físicoAula de 60 minutos, com alternância de trabalho aeróbio e muscular que desenvolve predominantemente o condicionamento cardiovascular, com a utilização de diversos materiais, promovendo uma aula dinâmica e funcional.

GINÁSTICA WELLNESS no Clube11h - alongamento conscienteO objetivo da aula é executar exercícios convencionais de flexibilidade e alongamento, com foco na percepção do próprio corpo, para o alinhamento de articulações e estímulo muscular, garantindo ganho de amplitude nos movimentos. Busca, também, desenvolver a consciência corporal a partir do reconhecimento das posições articulares e contração ou extensão dos músculos.

Leandro Ribela atinge índice olímpico

Foto

: Div

ulga

ção

30 | ESPORTES

pag_esportes133.indd 30 29/04/2009 11:17:41

Page 31: Revista n°133  MAI 2009

campeonato inteRcluBes

No dia 29 de março, foi realizada a abertura do 31º Campeonato Paulista Interclubes, com a realização do Torneio Início 2009. As 16 equipes tradicionais que participaram movimentaram os campos do Clube Atlético Aramaçan (sede do torneio), com os jogos da Categoria SUB 13.

O Pinheiros, que foi campeão do Torneio Início 2008, fez mais uma brilhante campanha e chegou à final contra a equipe do Circulo Macabi. No jogo decisivo, depois do empate no tempo normal, o Pinheiros foi derrotado na disputa de penalidades máximas, terminando em 2º lugar. Os resultados foram:Pinheiros 1 x 0 IndianoPinheiros 2 x 0 Ribeirão PiresPinheiros 1 x 0 Colégio Santo AméricoPinheiros 0 x 0 Circulo Macabi

FUTEBOL MENOR em São Paulo

FuteBol BaseNo dia 21 de março, foi realizada a Copa ECP de Futebol Base, movimentando as equipes que treinam no Campo B durante a semana, de manhã e à tarde, sob a supervisão dos professores Marcello e Rony. A disputa foi realizada com as categorias SUB 11 e SUB 13, contando com a participação de duas equipes pinheirenses e mais duas equipes convidadas, em cada categoria.

Na categoria SUB 11, as duas equipes do Clube - Pinheiros Azul e Pinheiros Branco - chegaram à final e fizeram uma grande

festa, com o time Azul como campeão. Na SUB 13, o Pinheiros Branco foi para a final contra o Ipê Clube e também se sagrou campeão na categoria.

O objetivo do evento é movimentar as equipes do Futebol Base que, este ano, conta com a participação de 12 turmas variadas, envolvendo atletas de 7 a 17 anos, e atingindo a marca recorde de 340 associados participantes.

Apoio Patrocínio

Equipe SUB 13, vice-campeã

SUB 11 SUB 13

Foto

: Div

ulga

ção

Foto

s: D

ivul

gaçã

o

ESPORTES | 31

pag_esportes133.indd 31 29/04/2009 11:18:00

Page 32: Revista n°133  MAI 2009

SKATE no Clube

novo evento agita a pista do pinheiRosNo dia 28 de março, foi realizado o 1º Skate For Fun, com o objetivo de promover a integração dos associados com idades entre 4 e 17 anos. O evento contou com 45 skatistas inscritos e teve início com uma sessão na Pista Micro Banks, com até cinco ao mesmo tempo mostrando suas habilidades.

Em seguida, os skatistas foram separados em quatro equipes (branca, amarela, azul e vermelha) e brincaram de pegar o “rabo” na Pista Street/Banks. Escorregando de joelhos pelas transições e rampas, a missão era pegar o “rabo” (um pedaço de papel crepom na cor de cada equipe) dos integrantes das equipes adversárias. Na sequência, foi feita uma sessão de fotos com todos ao redor do Banks. Todos foram premiados com uma medalha em formato de skate e um kit especial.

Para o 2º Skate For Fun, muitas surpresas, entre elas, a montagem de um skate.

Patrocínio

CAD no Clube

páscoa no cadNos dias 7 e 8 de abril, o coelho invadiu as aulas do CAD e fez muita bagunça. No Gym, ele deixou várias pegadas e escondeu ovos e guloseimas por toda a parte. No Junior, Ricardo Rabbitu veio visitar o Clube a acabou perdendo os ovos. Então, pediu a ajuda das crianças que, pelo caminho esportivo, conseguiram

ajudar o coelho a resolver seus problemas. Já no CAD Multi Esportes, eles tiveram duas atividades: Pic Ovo Premium e a Gincana Responde ou Paga. No fim, todos saíram felizes e com muitos chocolates.

Foto

: Div

ulga

ção

Foto

: Div

ulga

ção

32 | ESPORTES

pag_esportes133.indd 32 29/04/2009 11:18:09

Page 33: Revista n°133  MAI 2009

cad multi espoRtes 2O que já era ótimo, ficou melhor ainda. O CAD Esportes cresceu, encorpou e passou por algumas mudanças: virou CAD Multi Esportes 1 e ganhou um irmão, o CAD Multi Esportes 2.

Direcionado para a faixa etária de 11 a 15 anos, o CAD Multi Esportes 2 traz para os alunos: Peteca, Flag Futebol, Handebol de Areia, Vôlei de Areia, Futevôlei, Beisebol, Atletismo, Esportes de Raquete, Atividades Aquáticas, Lutas e Badminton.

Anote os horários das novas turmas.

Terça e quinta8 às 9h30, 9h30 às 11h, 14h30 às 16h e 16 às 17h30

Quarta e sexta9h30 às 11h e 16 às 17h30

Você, que também cresceu, venha fazer uma aula teste com o professor Nivaldo e pratique diferentes modalidades esportivas. E fique de olho: logo mais o CAD vai lançar o Programa Radical, um fim de semana para associados de 11 a 15 anos, só com atividades radicais. Aguarde.

1ª semanapara crianças de 5 a 12 anos cartoon - 7 a 11 de julho, com um pernoite, no Clube.

2ª semanapara crianças de 6 a 13 anos X-men - 14 a 18 de julho, no Rancho Ranieri.somente associados.

NATAÇÃO no Rio de Janeiro

pinheiRense vence a tRavessia dos FoRtesFoi realizada, no dia 5 de abril, no Rio de Janeiro, a Travessia dos Fortes. Criada pelo exército brasileiro em 2001, essa prova de Travessia em Águas Abertas foi criada exclusivamente para militares, mas tornou-se uma competição de nível nacional.

A Travessia tem a distância de 3.800 m com largada no Forte de Copacabana e chegada no Forte do Leme. A prova contou com 2.500 nadadores e a maratonista aquática do Pinheiros, Poliana Okimoto, venceu na categoria feminina com o tempo de 38min03s e, em 2º, ficou Ana Marcela de Jesus com 38min04s, tempo que mostra que a vitória de Poliana foi decidida na batida de braço.

“Os fatores climáticos estavam perfeitos, o ambiente estava alto-astral e a prova transcorreu maravilhosamente bem”, declarou Poliana. “Fiquei muito feliz de voltar a vencer a prova, pois foi há 4 anos, nessa mesma travessia, que tomei a decisão mais acertada da minha vida: me dedicar quase exclusivamente às Maratonas Aquáticas.”

Apoio

FéRias de Julho

para crianças de 3 e 4 anosturma da mônica7 e 10 de julho, no Clube.somente associados.

Poliana Okimoto

Foto

: Div

ulga

ção

ESPORTES | 33

pag_esportes133.indd 33 29/04/2009 11:18:18

Page 34: Revista n°133  MAI 2009

pag_esportes133.indd 34 29/04/2009 11:18:25

Page 35: Revista n°133  MAI 2009

pag_esportes133.indd 35 29/04/2009 11:18:28

Page 36: Revista n°133  MAI 2009

campeonatos inteRnosNo mês de março começaram os Campeonatos Internos do Futebol Adulto de 2009, nas categorias Principal, Sênior e Master. Na Principal, muitas equipes já demonstraram que podem chegar ao título. Entre elas, a nova equipe do Boca que, logo na estreia, venceu o Botafogo, atual campeão, por 2 a 0.

Na categoria Sênior, a novidade é a equipe do Flamengo (antigo Liverpool) que veio em 2009 com novas contratações e promete uma campanha competitiva em busca de uma vaga nas finais.

FUTEBOL ADULTO em São Paulo

Na categoria Master, o Clube conta com equipes tradicionais do futebol pinheirense, com 35 campeonatos de participação e muitos títulos conquistados, como os pioneiros do Boca, River e Dínamo (times fundados na década de 70), disputando acirradamente o título com as equilibradas equipes do PSG, Germania, Arsenal, Inter e a renovada equipe do Liverpool. São 200 associados, acima de 43 anos, que, todos os domingos pela manhã, movimentam os campos A e B com jogos equilibrados e emocionantes.

Arsenal

Inter

Boca

River

Foto

s: D

ivul

gaçã

o36 | ESPORTES

pag_esportes133.indd 36 29/04/2009 11:18:37

Page 37: Revista n°133  MAI 2009

Germania

Dinamo

Liverpool

PSG

Foto

s: D

ivul

gaçã

oESPORTES | 37

pag_esportes133.indd 37 29/04/2009 11:18:47

Page 38: Revista n°133  MAI 2009

TÊNIS

Resultados inFanto-Juvenis

giRa cosat 2009 - 26ª copa geRdau porto alegre (Rs) - 21 a 29/3Beatriz Haddad Maia - campeã de dupla 14 anos feminino

giRa cosat 2009 - etapa paRaguaiassunción - paraguai - 7 a 15 de marçoThiago Bitencourt PinheiroVice-campeão de dupla 16 anos masculino

Bia Maia e Luis Fabiano (chefe da delegação)

seleção pRincipalDepois dos vice-campeonatos dos dois últimos anos, a Seleção Principal de Futebol do Pinheiros vem, este ano, com uma grande sede de vitória. A equipe disputa a Copa Paulistana com outras 11 equipes.

Apoio

Seleção Principal

Foto

: Div

ulga

ção

Foto

: Div

ulga

ção

Na estreia, a seleção pinheirense enfrentou a equipe do Macabi, uma das favoritas ao título, no campo do adversário, e venceu por 1 a 0.

38 | ESPORTES

pag_esportes133.indd 38 29/04/2009 11:18:55

Page 39: Revista n°133  MAI 2009

de forma lúdica e adaptada. Também é uma preocupação constante capacitar os professores, proporcionando o que há de mais atual no Tênis mundial e buscando a excelência no processo de ensino-aprendizagem do esporte.

39º toRneio Banana BoWlDe 14 a 21 de março, foi realizado o 39º Banana Bowl de Tênis, um dos mais importantes torneios da América Latina para jovens atletas. O Banana Bowl é promovido pela Federação Paulista de Tênis e supervisionado pelas Confederações Brasileira e Sul-americana de Tênis.

Nas quadras do Pinheiros, que já são reconhecidas internacionalmente pela ótima estrutura, foram realizadas partidas nas categorias 14 e 16 anos feminino e masculino e contou com número expressivo de tenistas pinheirenses, nas provas de simples e duplas. A atleta do Clube que se destacou na competição foi Beatriz Maia, campeã de duplas na categoria 14 anos feminino.

escolinha de tÊnis 2009 Em 2009, a Escolinha de Tênis passa por uma grande reestruturação, buscando melhorar o atendimento aos associados. Atualmente, o Pinheiros trabalha na metodologia Play and Stay, desenvolvida pela ITF - Federação Internacional de Tênis - e utilizada nas principais potências mundiais, como França, Bélgica e Estados Unidos.

O Head Pro, Eduardo Eche, o novo coordenador Diogo Stoll e a equipe de professores se dedicam para cumprir as metas do ano e os primeiros resultados já começaram a aparecer. Mais vagas foram disponiblizadas para os associados e, no dia 25 de março, foi promovida a primeira das quatro etapas da Copa Davis ECP, com o intuito de promover a socialização entre as crianças e incentivar a competição esportiva.

O Pinheiros oferece ao associado uma formação de Tênis completa, que pode ser iniciada já aos 3 anos, por meio do novo programa – Kid’s Tennis, que busca colaborar para o desenvolvimento motor das crianças e introduzi-las no esporte

ESPORTES | 39

pag_esportes133.indd 39 29/04/2009 11:18:57

Page 40: Revista n°133  MAI 2009

pinheiRos, campeão do tRoFéu BRasil O Troféu Brasil de Tênis foi criado pela Confederação Brasileira de Clubes e pela Confederação Brasileira de Tênis e reúne os melhores atletas do País. Os jogos da primeira fase do Torneio foram disputados de 4 a 7 de março. O grupo A disputou os jogos na Sociedade Hípica Campinas e o grupo B no Minas Tênis Clube. Os clubes campeões e vice de cada grupo participarão da segunda fase, de 25 a 27 de setembro.

Na final do grupo A, o Pinheiros ganhou do Paulistano por 5 x 0. Ricardo Hocevar superou Frederico Casaro e venceu por 6/3 e 6/1. Simultaneamente, João Olavo Souza “Feijão” venceu o experiente Pablo Albano por 6/1 e 6/0. Nas duplas, Feijão e Hocevar aplicaram um duplo 6/1 em cima de Roberto Cavalcanti/Frederico Casaro e conseguiram o terceiro e decisivo ponto. Os dois últimos jogos não foram disputados e os pontos foram somados para o Pinheiros. O técnico da equipe foi Eduardo Eche e o chefe da delegação, Luis Fabiano Ferreira. Tenistas do Pinheiros, 1º lugar no Troféu Brasil

Foto

: Div

ulga

ção

Resultados - adulto

inteRnacional de la RepuBlicaBuenos aires (argentina) - 9 a 22/3• Jorge Coelho de MenesesCampeão de simples 80 anos masculino• Beatrice Myra ChristmannVice de simples 55 anos feminino

toRneio inteRnacional de pádel Aconteceu, nos dias 6, 7 e 8 de março, o Torneio Internacional de Pádel do Pinheiros. Estiveram presentes jogadores de nível internacional, como Roberto Gattiker, que foi 11 vezes campeão Mundial, e Pablo Lima, brasileiro, que está entre os 10 melhores no mundo na modalidade.

A final foi disputada por Pablo Lima e seu parceiro André Freitas contra Roby Gattiker (Argentina) e o catarinense Matheus

campeonato sul-ameRicano de senioRs poR equipesanta cruz de la serra (Bolívia) - 4 a 7/3• Andiara Maria Roessle GuimarãesVice de simples 60 anos feminino• Mariângela Drouet Feliciano3º lugar de simples 55 anos feminino• Jorge Coelho de MenesesVice de duplas 75 anos masculino

Premiação do Torneio

Foto

: Div

ulga

ção

Simonatto. A dupla com os brasileiros levou a melhor em um jogo muito disputado que foi para o 3º set, com parciais de 3/6, 6/4 e 6/3.

As quadras montadas para o evento funcionarão até junho, para aulas abertas dos associados do Pinheiros. Mais informação na Secretaria do Tênis.

40 | ESPORTES

pag_esportes133.indd 40 29/04/2009 11:19:00

Page 41: Revista n°133  MAI 2009

melhoRes de 2008O Pinheiros recebeu o título de vice-campeão do Campeonato Paulista Interclubes na festa promovida pela Federação Paulista de Tênis, no dia 27 de março, no Tênis Clube Paulista. Os melhores tenistas do ano, na temporada de 2008, foram premiados, entre eles, os pinheirenses:

Ranking paulista - adultoRovena Laves - Seniors feminino 35/44 anos “A”Nê Longarço - 1ª classe feminina acima de 35 anos

Ranking brasileiroinfanto-JuvenilAntonin Scaff Haddad Bartos - 12 anos masculinoVitor Augusto Bitencourt Pinheiro - 14 anos masculino

adultoBeatrice Mira Chrystman - Seniors feminino 55 anosAndiara Maria Roessle Guimarães - Seniors feminino 60 anosMaria Célia Velloso - Seniors 70 anos femininoJorge Coelho de Meneses - Seniors masculino 75 anos

Apoio

Andiara, Antonin, Evanildo, Beatrice e Maria CéliaFo

to: D

ivul

gaçã

o

ESPORTES | 41

pag_esportes133.indd 41 29/04/2009 11:19:08

Page 42: Revista n°133  MAI 2009

Atenção - Os pagamentos podem ser facilitados.Faça sua reserva o quanto antes.

Mais informação sobre as atividades programadas para a Melhor Idade e demais associados na Sala dos Veteranos, 3598-9864, no Departamento Cultural, 3598-9710, ou por e-mail: [email protected].

Atenção - as viagens e os passeios são de inteira responsabilidade das empresas organizadoras.

ENCONTRO DE NUMISMÁTICA E FILATELIA - Dia 29 de maio, sexta, 15h | Sala dos Veteranos

ITACARÉ - ILHÉUS / BA20 a 27 de junho | Viagem aérea

Em Itacaré, no Villa Ecoporan, e em Ilhéus, no Cana Brava Resort. Charme e sofisticação na pequena enseada cercada pela Mata Atlântica e sua diversidade de aromas, cores, sabores e sons. Reserva com pagamento imediato (20% + 9 vezes).

VETERANOS

Foto

: sxc

.hu

RIO DE JANEIROTRANSAMÉRICA COMANDATUBA / BA9 a 13 de setembro – Viagem aérea Ilha da Fantasia recebe os pinheirenses.

MISSÕES - BRASIL /ARGENTINA/ PARAGUAI10 a 17 de agosto | Viagem aérea/rodoviária Visita às Missões dos Jesuítas.

TORNEIO AMIZADE 2009 - FINAIS9 de maio, sábado, a partir das 9h30Venha assistir às finais das categorias Feminina A e B, Masculina A e B, Mista Feminina e Mista Masculina.

TORNEIO DE DUPLAS 2009Maio e junho / Vagas limitadasMonte sua dupla e inscreva-se na Secretaria do Boliche para participar do animado Torneio de Duplas 2009, na modalidade Sem handicap e Geral com handicap, nas categorias Feminina, Masculina e Mista.

CAMPEONATÃO 2009Neste mês, começa o tradicional e tão esperado Campeonatão 2009, nas categorias Feminina, Masculina e Mista, com jogos agitados e animados. Fique por dentro da tabela de jogos e classificação pelo site do Clube e pelo quadro de avisos no Boliche.

BOLICHE 9 PINOSXII CAMPEONATO PAULISTA DE CLUBES 3º lugar• Equipe do Pinheiros - 1ª divisão • Janice Couto - All Events

BOLICHE 10 PINOS

BolIChE é ESPoRTE E lAzER. PRATIquE!

HORÁRIOS LIVRES - Para associados acima de 12 anos, inscritos ou não no Boliche. Venha com tênis e a carteira social, escolha uma bola e divirta-se muito.Segunda, 17h45 às 19h; terça e quinta, 17h45 às 19h e 20 às 23h30; quarta e sexta, 14h30 às 19h; sábado, 9h30 às 13h30 e 16 às 19h e domingo e feriado, 9h30 às 13h30. Se houver algum torneio, o horário livre poderá ser suspenso.

RIO / PETRÓPOLIS / NITERÓI19 a 23 de maio | Viagem rodoviária

Visitas ao Corcovado, Pão de Açúcar, Museu Imperial, hotel quitandinha, Casa de Santos Dumont, Show de Sons e luzes, Granja Comary (Teresópolis), Fortaleza de Santa Cruz e Museu da Arte Contemporânea – MAC, de oscar Niemeyer.Reserva com pagamento imediato (5 vezes).

João Carneiro, Geraldo Couto, Janice Couto, Rogério Arkie e Felipe Rezende

Foto

: Dep

to. S

ocia

l

42 | BOLICHE - VETERANOS

pag_veteranos_boliche133.indd 42 23/4/2009 20:19:20

Page 43: Revista n°133  MAI 2009

an_redbull.indd 11 23/4/2009 21:35:50

Page 44: Revista n°133  MAI 2009

SAÚDE

PALESTRA: LESõES noS MEMbRoS InfERIoRES doS PRATIcAnTES dE PRovAS dE coRRIdA

19 de maio, terça | 20h30 | Sala de conferênciasPalestrantesMarcelo Monteiro de barros e bruno Tatsuo Sato

Nas últimas décadas, a procura pela qualidade de vida e manu- tenção da saúde aumentou e a prática esportiva ganhou importância e muitos adeptos. Em especial, houve um grande aumento no número dos praticantes de Corrida, tanto competidores como amadores e recreativos, pelas facilidades que a prática oferece.

Por isso, notou-se um aumento nos problemas relacionados aos treinos, que será o enfoque da palestra, em que serão discutidos alguns tipos de lesões, as causas mais comuns e os tratamentos, para um retorno mais rápido e em melhores condições.

As principais qualidades da Fisioterapia são melhorar a mobilidade, aliviar a dor, prevenir lesões e recuperar as funções perdidas, utilizando exercícios como alongamento, fortalecimento e outras técnicas. No Clube, há uma área exclusiva para Fisioterapia, equipada com o que existe de mais moderno em eletroterapia, aparelhos de ultrassom e de ondas curtas, esteiras, bicicletas ergométricas e profissionais especializados no atendimento.

SUA vIdA EM MovIMEnTo coM A fISIoTERAPIA

Um dos lugares mais agradáveis do Clube, a Sauna oferece diversos serviços, como: sauna seca e a vapor, duchas, piscinas, massagens, podólogo masculino e bar. A sauna é indicada para quem busca uma vida saudável, com mais energia e disposição, pois promove a higiene profunda do organismo e o equilíbrio da mente.

MAScULInA • Segunda a sexta, 16 às 22h | Sábado, 14h30 às 20h30Entrada permitida até 1 hora antes do fechamento • domingo, 9 às 16h Entrada até 14h30

SAUnA

Para iniciar o tratamento, é preciso apresentar um pedido médico com diagnóstico, que pode ser emitido por um médico particular. O atendimento, com hora marcada, custa R$ 50,00 por sessão. Na compra antecipada de 10 sessões, o associado paga R$ 450,00. Telefone: 3598-9775. AtendimentoManhã - segunda a sexta, 8 às 11hTarde - segunda, quarta e sexta, 13 às 20h terça e quinta, 15 às 20h

Serviços: saunas seca e a vapor, massagem de 30 minutos ou uma hora, ducha escocesa, barbeiro e bar

fEMInInA• Terça a sexta, 14 às 22h | Sábado, 10 às 20h30 • domingo, 9 às 14h Entrada permitida até 1 hora antes do fechamentoMassagens: terça a sexta, 10 às 13h

A associada pode optar pela massagem relaxante ou modeladora. Reserve seu horário para a massagem, pelo telefone 3598-9773, de terça a domingo.

44 | SAÚDE

pag_saude133.indd 44 23/4/2009 20:22:28

Page 45: Revista n°133  MAI 2009

an_mpd.indd 11 23/4/2009 21:36:27

Page 46: Revista n°133  MAI 2009

Imigração Alemã - 180 AnosPara setembro, mês de aniversário do Clube, o Centro Pró-Memória está preparando uma exposição sobre os 180 anos da chegada dos primeiros imigrantes alemães a São Paulo, em 1829.

Se você é descendente desses imigrantes alemães, que tenham alguma ligação com o Clube, entre em contato com o Pró- -Memória e colabore com a exposição. Fotografias, documentos e objetos dessa época vão tornar a mostra mais completa. Podem ser agendadas também gravações de depoimentos sobre o cotidiano dessas famílias, em São Paulo e no Pinheiros, pelos telefones 3598-9715 e 9716.

CENTRO PRÓ-MEMÓRIA

Erich MontagProfessor de Natação e primeiro técnico de Saltos Ornamentais do Clube, desde 1930, Erich Montag ensinou várias gerações a nadar, sendo oficialmente contratado, em 1939, na gestão do presidente Arthur Stickel.

Entre seus alunos, que se tornaram campeões nos Saltos Ornamentais, estão: Edith del Junco, Hilda Nobiling, José de Barros, Eleonora Schmitt, Arie Hanitzsch, Gunnar Kemnitz, Carlota Rodrigues, Tizu Sato e Oswaldo Fiore. Na Natação, Montag chegou a dar aulas para campeões, como Rolf Kestener, Hellmut von Schütz e Willy Otto Jordan.

Erich Montag também produzia artesanalmente, em sua casa, diversos materiais esportivos, como dardos para o Atletismo, pranchas de madeira e raias da piscina para os treinamentos de Natação. Trabalhou também na construção e manutenção dos barcos utilizados no Rio Pinheiros.

Muitos alunos guardaram lembranças dessa figura marcante, com carinho e saudade.

“Quem me ensinou Saltos Ornamentais desde os primeiros passos foi o Erich Montag, um senhor que, ele próprio, já não tinha condições para saltar, era de média estatura, gorduchinho, mas muito bem disposto e uma figura brilhante que entendia do riscado.” - Arie Richard Hanitzsch, 1991

“Entrava naquela salinha dele e sentia um cheiro de charuto, que você não podia quase entrar, mas sinto uma saudade imensa dele, nos Saltos e na Natação.” - Ivo Kesselring Carotini, 1991

“Ele era muito severo e ensinou todos da minha geração a nadar, naqueles degrauzinhos da piscina, com charuto na boca.” - Alfredo Zanussi, 1996

“A gente ouvia aquele “ein, zwei, drei” (um, dois, três, em alemão) e então ali ele ensinava a gente a fazer o movimento do clássico na terra para depois ir fazer dentro da água.”- Alzira Maria Machado Kawall,1990

“Comecei a nadar com o Filinger, no cocho, e depois continuei com o Senhor Montag, de quem eu sempre gostei muito. Erich Montag foi um grande companheiro e o Doutor Sato, posteriormente, mas muitas vezes eu me aconselhava também com o Senhor Montag.” - Willy Otto Jordan, 1992

“O saudoso Erich Montag foi quem me ensinou a nadar no Clube, grande figura humana, gostava muito de juventude, foi um segundo pai para muita gente.”- Peter Gottschalk, 1990

Embarque da família de Hellmut von Schütz para o Brasil, em 1926

Foto

s: a

cerv

o do

Cen

tro

Pró-

Mem

ória

Han

s N

obili

ng

Erich Montag durante uma aula de Natação, na década de 1930

46 | CENTRO PRÓ-MEMÓRIA

pag_promemoria133.indd 46 23/4/2009 20:25:41

Page 47: Revista n°133  MAI 2009

CLASSIFICADOSCLASSIFICADOS

VENDO APTO2 dormitórios, sendo 1 suíte com closet,

sala de estar e de jantar integradas, lavabo, cozinha planejada e dependência de empregada. Rua tranquila, ventilação

e iluminação naturais em todas as dependências.

Entre Shopping Iguatemi, A Hebraica e o Pinheiros.

R$ 650 milChristiane - Tel.: 8488-0800

APTOS PRÓXIMOS AO CLUBE Vendo

R. Tucumã - 505 m² – 4 stes - 5 gar R. Carlos Milan - 230 m² - 3 stes - 2 garHebraica - Lindemberg - 3 dorm - 2 gar

AlugoR.Tucumã - 240 m²- 3 stes + escrit - 2 garR. Seridó - 310 m² - 4 stes - 4 gar - à vista

R. Prof. A. Ramos - 450 m² - 4 dorm - 3 garSpina Imóveis - Tel.: 3813-0388

PROCURAMOS URGENTE Aptos/Coberturas/Casas/TerrenosLojas/Escritórios/Pontos comerciaisAlto padrão no J. Europa e Itaim.

Locação e compra. Para clientes de Multinacionais, Consulados, Bancos, Fundos Imobiliários e Investidores.

Spina Imóveis - Creci 7112-JRua Tucumã, 353, s/l.

Tel.: 3813-0388

CAMPOS DO JORDÃO Compra, venda , locação e

regularização de documentação de imóveis

Tratar com Antonio Julio (Anju)(associado) - Creci-86168-F

[email protected].: (12) 3663-8282 / 8124-5181

(11) 8244-2568

VENDOCONJUNTO

COMERCIAL NOVO A 500 m do futuro

Shopping Vila Olímpia 106 m² de área útil

2 vagas Tel.: (11) 9981-9388

COMPRAM-SE ANTIGUIDADES

Porcelanas, cristais, prata, bijuteriase curiosidades em geral.

Organizamos vendas de espólio(Família Vende Tudo)

Rosana Reis (associada)[email protected]

Tels.: 5531-9290 / 8990-8094

VENDE-SEApartamento impecável

Em frente ao Clube PinheirosTrês dormitórios, uma suíte

e duas garagens.Tratar com o proprietário.

Tels.: 3214-5820 / 3214-1643

ENGLISH TEACHER Professor nativo dos Estados Unidos

Aulas particulares ou em grupos. Conversação com ênfase em pronúncia.

Desconto especial para associados. Stephen Hall (associado)[email protected]

Tel.: (11) 9322-9222

VENDE-SESÍTIO-RESIDÊNCIA

Construcão Normandie de beleza excepcional.

Lugar ideal para família grandepara fins de semana ou residência.

Piscina com nascente própriaVeja fotos e detalhes em

www.sitio-valhall.net Tel. (11) 4684-1592

ELIANE OPEN HOUSERapidez e segurança na

venda de seus móveis, quadros, pratas, cristais, antiguidades etc.

Decoração de interiores.Eliane (associada)Tel.: 3082-4161

CAMPOS DO JORDÃOVENDE-SE CASA

Alto da Boa VistaCondomínio fechado300 m² de área útil4.000 m² de terreno

6 dormitórios, ampla sala,lareira e casa de caseiro

R$ 500 milWylma (associada)Tel.: 3721-0312

ANUNCIE NOS CLASSIfICADOS DA REVISTA PINHEIROSTelefone: 3598-9511 E-mail: [email protected]

VENDE-SE APARTAMENTO NOVO

Riviera de São Lourenço, módulo 7Alto padrão / Pé na areia

Entrega em maio / 4 suítes 60 m de sacada, 3 vagas,

Oscar (associado)[email protected].: (11) 8116-0800

CLASSIFICADOS | 47

pag_classificados.indd 47 23/04/2009 21:37:05

Page 48: Revista n°133  MAI 2009

O Pinheiros e a Livraria Jotapê realizam a XIX Feira do Livro que, a cada ano, busca estimular o gosto pela leitura e apresentar o que há de melhor no mercado literário brasileiro.

O estande, de 200 metros quadrados, montado ao ar livre, terá mais de dez mil livros, entre best-sellers, romances, policiais, infantis, didáticos, além de uma programação cultural intensa.

XIX FEIRA DO LIVRO ECP7 a 24 de maio, 10 às 20h | Quadra Externa de Peteca

As crianças também irão se divertir com títulos infantis e contadores de histórias, que alegram ainda mais a Feira. Acompanhe a programação desse grande evento e prestigie.

SorteiosSerá sorteada uma mountain bike em cada domingo.

Programação InfantilAtrações, sempre às 11h.

Dia Atração

9 Perna de pau

10 Carrinho de pipoca

16 Show de mágica

17 Personagem infantil

23 Carrinho de pipoca

24 Perna de pau

48 | FEIRA DO LIVRO - MARATONA CULTURAL

MARATONA CULTURAL ACESC 2009

Regulamento: no Departamento Cultural, no site do Clube e no site www.acesc.org.br

O projeto ACESC – Arte e Cultura incentiva a produção cultural dos clubes filiados à Associação de Clubes Esportivos e Sócio Culturais de São Paulo e a Maratona visa descobrir e divulgar o talento dos associados e aproximar as áreas culturais por meio de eventos.

X CONCURSO DE LITERATURA - Contos, Crônicas e Poesia Inscrição: até 6 de maio, 10 às 17h, no Departamento CulturalCoquetel de divulgação dos resultados22 de junho, 20h30, no Club Athletico Paulistano

IX CONCURSO DE FOTOGRAFIATema: NaturezaInscrição: 24 a 28 de agosto

XI MOSTRA DE DANÇA25 de agosto - Auditório do CCR

V CONCURSO DE CURTA METRAGEMInscrição: 1º a 4 de setembro

Foto

: Div

ulga

ção

pag_feira do livro_maratona_cult48 48 23/4/2009 20:29:20

Page 49: Revista n°133  MAI 2009

Mãe é sinônimo de ternura, afeto, dedicação e, é claro, amor. Por tudo isso, o Dia das Mães tornou-se um dia mais do que especial, em que podemos homenagear aquelas que dedicam suas vidas aos filhos e à família.

Como já é tradição, o Pinheiros, mais uma vez, celebra essa data com o especial Almoço do Dia das Mães, uma excelente oportunidade para os pinheirenses homenagearem suas mães, em um ambiente agradável e familiar, com muita música e um cardápio delicioso.

Animação: Super Banda Koisa Nossa

Associado: R$ 50,00Menor (5 a 10 anos): R$ 25,00

Convidado de associado: R$ 65,00Menor (5 a 10 anos): R$ 35,00 Acesso pela Portaria Principal ou Estacionamento Social, acompanhado pelo associado.

Convite na Central de Atendimento.

10 de maio, domingo | 12 às 16h30Salão de Festas

Almoço do diA dAs mães

Foto

: Dim

as S

chitt

ini

CardápioBUFFET FRIOFolhas verdes e tomate saladaCenoura fatiada e berinjela em conserva Azeitonas e ovos de codornaSalada Waldorf

Maionese de camarão com palmitoQueijos: prato e roquefortFrios: salame italiano e blanquet de peruBUFFET QUENTECreme de mandioquinhaCrepe de bacalhau Filé de linguado ao molho de figo seco Filé mignon ao molho madeira com estragão e shitake

Lombinho recheado com abacaxi e ameixa, ao molho de damasco Risoto de damasco com amêndoas e queijo cottage Arroz branco, farofa e batata rosti Raviolli de mussarela Fettuccine Divella Molhos: sugo e quatro queijos

SOBREMESASFrutas e minibolo de nozes BEBIDASÁgua, refrigerante, cerveja, coquetel de frutas e batida de maracujá NA SAÍDACafé, chá e petits-fours

Haverá um espaço exclusivo para as crianças, com recreação, oficina de artes e brincadeiras, organizadas por monitores especializados.

ALMOÇO DO DIA DAS MÃES | 49

pag_almoco dia das maes133.indd 49 23/4/2009 20:30:35

Page 50: Revista n°133  MAI 2009

50 | JANTAR DANÇANTE - PINHEIROS LEVA VOCÊ AO TEATRO

Atenção

Venda, a partir de 2 de maio, exclusi­vamente na Central de Atendimento. Mesas redondas com mínimo de seis e máximo de oito lugares e mesas quadradas para duas e quatro pessoasReserva de mesa, confirmada mediante pagamento até 14 de maioConvite adquirido para o evento não é reembolsadoFrequentadores habituais e cadastrados recebem carta­convite para comemorar o aniversário com os amigos. Preencha o ingresso, com nome e matrícula, para que seja efetuado o cadastro.

16 de maio, sábado | 21hRestaurante da Sede Social

Apoio

Animação: Banda Talismã

Idade mínima: 18 anos | Traje: passeio (proibido tênis)Buffet: encerramento às 24hAssociado: R$ 35,00 – apresentando a carteira socialConvidado de associado: R$ 50,00 – Acesso pela Portaria Principal, Rua Tucumã, 142 ou Estacionamento Social, portando o convite do evento.

31 de maio, domingo | 19hTeatro das Artes (Shopping Eldorado)Saída do Clube, às 17h30 | Estacionamento do Salão de Festas

Texto: Cristiano Gualda & Charles MöellerDireção: Charles Möeller | Direção Musical: Claudio BotelhoElenco: Gottsha, Kacau Gomes, Marya Bravo, Tatih Köhler, Cristiano Gualda, Cristiano Penna, Fabrício Negri, Jonas Hammar, Jules Vandystadt, Raul Veiga e Rodrigo Cirne.

Quando surgiram, nos anos 60, os Beatles causaram uma revolução na música e no comportamento de toda uma geração. Quase cinco décadas depois, o poder de sedução das canções do quarteto inglês permanece intocado. Exemplo disso é o espetáculo Beatles num Céu de Diamantes, que estreou no Rio, em horário alternativo e elenco totalmente desconhecido, e se tornou o maior fenômeno da temporada teatral carioca de 2008, levando mais de 100 mil espectadores ao teatro.

Beatles num Céu de diamantes

PinHeiROs leVa VOCÊ aO teatRO

No palco, 11 atores/cantores, acompanhados por piano, violon­ celo e percussão, apresentam uma visão leve e bem humorada sobre a obra dos Beatles.

Associado: R$ 80,00 | Acima de 60 anos: R$ 45,00 (com apresentação obrigatória de RG na entrada do Teatro)Reserva, até 15 de maio, no Departamento Cultural, mediante pagamento (dinheiro ou cheque). Retirada de convite: 19 a 30 de maio

Foto

: Rod

rigo

Sodr

é

Foto

: Div

ulga

ção

pag_jantar dancante_teatro133.in50 50 23/4/2009 20:32:27

Page 51: Revista n°133  MAI 2009

PLUFT, O FANTASMINHA

Direção: Silnei Siqueira Elenco: Núcleo de Teatro do ECP

9, 10, 16, 17, 23, 24, 30 e 31 de maio | 14h30 Auditório do CCR | Gratuito

Baseado no texto original de Maria Clara Machado, o espetáculo conta a história de um fantasma que, como todos, tem medo de gente. Mas cria coragem e vira um herói em defesa da menina Maribel, que está sendo ameaçada pelo pirata da perna de pau.

Pluft, o Fantasminha vem sendo representada há mais de 20 anos e, neste ano, o Núcleo de Teatro do ECP presenteia o público infantil e adulto com a montagem dessa peça ganhadora de muitos prêmios. Traga as crianças e divirta-se.

Não é necessário apresentar convite. A entrada está sujeita à lotação do Auditório do CCR.

Será realizada uma sessão especial, no dia 30 de maio, às 11h, para filhos de funcionários do Clube e crianças atendidas por ONGs.

É...

TEATRO ADULTO

TEATRO INFANTIL

O teatro faz parte da história do Pinheiros e tornou-se, ao longo dos anos, um “celeiro de talentos”, permitindo que associados desenvolvam suas performances artísticas e conquistem o mundo profissional das artes cênicas. Desde a década de 70, peças teatrais, com o elenco associado, são apresentadas para os pinheirenses. Recentemente, foi criado o Núcleo de Teatro ECP, com o propósito de dar uma identidade ao espírito teatral dos

associados e continuar descobrindo novos talentos. O encontro do Núcleo de Teatro acontece às segundas, na sala atrás do palco do CCR. Nos encontros, os associados trocam experiências, realizam workshops, aprimoram talentos e discutem textos. O intuito é permitir que todos tenham a oportunidade de revelar suas habilidades. Desmistifique seus anseios e sua timidez e participe dessa grande família.

Com o Núcleo de Teatro do ClubeTexto: Millôr Fernandes | Direção: Ednaldo Freire Elenco: Núcleo de Teatro do ECP

4, 5, 6, 7, 11, 12, 13 e 14 de junhoQuinta, sexta e sábado, 21h | Domingo, 19hAuditório do CCR | Evento gratuito

Segundo seu autor, Millôr Fernandes, a peça é baseada “num fato verídico, que ainda não aconteceu”. Uma comédia dramática, quase à beira de uma tragédia, um tragidrama ou uma tragicomédia.

O espetáculo investiga o relacionamento entre homens e mulheres da classe média, intelectualmente privilegiados, abertos e informados, com suas fraquezas e frustrações. A estranha proposta de um jovem casal abala as estruturas de um velho casal, desencadeando momentos de saboroso humor reflexivo.

• Não é necessária a apresentação de convite para associados. • A entrada de convidados de associados será liberada nas portarias mediante a apresentação do convite do espetáculo, que pode ser retirado a partir de 16 de maio, na Central de Atendimento. • A entrada está sujeita à lotação do CCR.

NÚCLEO DE TEATRO ECPFo

to: D

ivul

gaçã

o

TEATRO INFANTIL - TEATRO ADULTO | 51

pag_teatro infantil133.indd 51 23/4/2009 20:34:09

Page 52: Revista n°133  MAI 2009

Desde a sua criação, em 1989, o Projeto Noites Culturais tem o objetivo de ressaltar o valor da música popular brasileira, na formação cultural e intelectual dos associados e contribuir para a sua identificação nacional.

A melhor maneira de preservar a cultura é produzir cada vez mais manifestações culturais. É por isso que, ao longo de 20 anos, o Pinheiros realizou apresentações com artistas, grupos e orquestras renomados, que contribuem para o exercício vivo da identidade do povo brasileiro.

Entre as atrações que fizeram história no Projeto Noites Culturais, os destaques foram: Ivan Lins, João Bosco, Kid Abelha, Roupa Nova, Yamandu Costa e Miucha, Elba Ramalho, Ray Conniff, Dori e Danilo Caymmi, Traditional Jazz Band, Toquinho, Guilherme Arantes, Leila Pinheiro, Família Lima, Emilio Santiago, Beth Carvalho, Roberto Sion e Nelson Ayres, Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo e Orquestra Jovem Maestro Eleazar de Carvalho sob a regência do maestro João Mauricio Galindo, Orquestra Jovem Tom Jobim sob a regência do maestro Roberto Sion, Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas sob a regência do maestro Benito Juarez.

PROJETO NOITES CULTURAIS DUAS DÉCADAS

Foto

s: D

pto.

Cul

tura

l

52|PROJETONOITESCULTURAIS

pag_noites_culturais133.indd 52 24/4/2009 15:57:21

Page 53: Revista n°133  MAI 2009

Orquestra Bachiana FilarmônicaRegente:JOÃO CARLOS MARTINS

16 de maio, sábado20h30 – Coquetel de Abertura21h – Apresentação da OrquestraSalão de Festas

O maestro João Carlos Martins se eleva a um patamar raramente alcançado por outros músicos brasileiros no século XX. Considerado um dos maiores intérpretes de Johann Sebastian Bach, teve como um dos pontos altos de sua carreira a gravação da obra completa para teclado desse gênio da música. Logo após, devido a problemas físicos, teve que abandonar a carreira de pianista, canalizando para a regência sua paixão pela música.

Como regente, já gravou cinco CDs, lançados internacionalmente em 2005, sendo três deles gravados com a English Chamber Orchestra, em Londres, e os outros com a Orquestra Bachiana Filarmônica. Esta orquestra, organizada e dirigida por João Carlos, reúne alguns dos melhores músicos do Brasil e é com a Orquestra Bachiana Filarmônica que o regente se apresenta no Pinheiros no dia 16 de maio, comemorando os 20 anos do Projeto Noites Culturais.

A Orquestra Bachiana Filarmônica é brasileira, mas já nasceu com padrão internacional e, pelo seu nome, já deixa claro seus objetivos. O termo Bachiana remete à riqueza musical do Brasil, em uma homenagem ao maestro e compositor Heitor Villa-Lobos, autor da obra Bachianas Brasileiras, e a Johann Sebastian Bach. No exterior, é conhecida como Bachiana Chamber Orchestra, traduzindo o ideal e a perspectiva de tornar a orquestra um produto de exportação da cultura musical do País.

O alto nível e a abnegação de seus músicos é que dão movimento ao seu projeto. Com formação no Brasil e no exterior, eles representam a nata da música erudita brasileira e encaram o ofício imbuídos de paixão pela música. E o som da Orquestra Bachiana Filarmônica já ecoa por todos os cantos do País e do mundo. Foram realizadas apresentações na capital paulista, no interior de São Paulo e pelo Brasil, em cidades como Curitiba, Fortaleza, Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre, Belo Horizonte, Belém e Manaus. Também encantou o público americano com atuações de gala no Carnegie Hall, em Nova Iorque, em 2007 e 2008. O evento atrelou o nome da orquestra à preservação da Floresta Amazônica, tema principal do concerto.

Venha brindar conosco e comemorar duas décadas de música de qualidade.

Entrada franca.

Associado: não será necessário retirar convite

Convidado de associado: convite, a partir do dia 2 de maio, na Central de Atendimento.

Foto

s: F

erna

ndo

Muc

ci

PROJETONOITESCULTURAIS|53

pag_noites_culturais133.indd 53 24/4/2009 15:57:28

Page 54: Revista n°133  MAI 2009

22 de maio, sexta | 21h30 às 2h30 Restaurante da Sede Social

Show: Watt 69 Animação: DJ Henrique

Devido ao grande sucesso do Pinheiros Night Club em abril, será realizada mais uma edição neste mês.

Ponto de encontro dos saudosistas e nostálgicos das décadas de 60, 70, 80 e 90, o Pinheiros Night Club é um evento para relembrar os bons e velhos tempos e acabar com a saudade.

Criada em 1965, época em que os jovens estavam agitados com o surgimento de novos estilos musicais, a Watt 69 vem trilhando uma carreira de sucesso e já se apresentou com artistas de renome, como Jackson Five, Billy Paul, Supremes e Roberto Carlos. O repertório da banda é formado por rocks clássicos de artistas mundialmente conhecidos, como Santana, Joe Cocker, Sting, Earth Wind and Fire, Eagles, Creedence Clearwater e Bee Gees e Beatles.

Venha relembrar grandes sucessos, dançar, se emocionar.

Associado: R$ 15,00

Convidado de associado: R$ 25,00 - Acesso: Portaria Principal ou Estacionamento Social, acompanhado pelo associado.

Mesas quadradas com no mínimo 4 lugares. Reserva, a partir de 4 de maio, na Central de Atendimento. Não haverá venda de convites na recepção do evento. Petiscos e cervejas não estão inclusos.

54 | JANTAR DE ANIVERSÁRIO54 | PINHEIROS NIGHT CLUB

Foto

: Dim

as S

chitt

ini

pag_night club_133.indd 54 24/4/2009 15:02:37

Page 55: Revista n°133  MAI 2009

29 de maio, sexta | Salão de Festas

22h - Abertura com a Banda Devagarinho

23h30 – MONOBLOCO-SHOW Consagrado por incorporar diversos ritmos e estilos musicais à batida do samba, o Monobloco-Show é a cara do Carnaval carioca. E a batucada inovadora, que já ficou famosa pelo mundo afora, encantará os pinheirenses.

Na voz dos cantores Pedro Luís, Fábio Allman, Renato Biguli e Alexandre Momo, o repertório eclético vai das marchinhas tradicionais, de João Roberto Kelly, ao samba de Cartola e Clara Nunes, passando pelo xote de Alceu Valença, forró de Luiz Gonzaga, funk de MC Leonardo, além das canções de Paralamas do Sucesso, Raul Seixas, Tim Maia e outros grandes nomes da MPB. Uma ode à música nacional com o genuíno batuque do samba.

Essa inovação musical é facilmente notada nos shows do Monobloco. Aos tradicionais instrumentos de escola de samba, como cavaco, repique, tamborim, chocalho, surdo e agogô, foram incorporados um baixo e uma guitarra.

Outra grande surpresa da noite será a apresentação da banda de forró Devagarinho, vencedora do 1º ECP Music Festival, promovido pelo Clube em março, que vai abrir a noite.

SHOW DE PISTA

Idade recomendável: 15 anos

Convites limitados por lote, na Central de Atendimento. 1º lote - até 14 de maioAssociado – R$ 30,00 Convidado de associado - R$ 50,00

2º lote - a partir de 15 de maioAssociado – R$ 40,00 Convidado de associado - R$ 60,00 - Acesso pela Portaria Principal, Rua Tucumã 142, portando o convite do evento.

Foto

: Már

cia

Mor

eira

SHOW JOVEM | 55

MONOBLOCO-SHOWMONOBLOCO-SHOW

Foto

: Rod

rigo

Sodr

é

pag_monobloco_133.indd 55 24/4/2009 15:53:22

Page 56: Revista n°133  MAI 2009

Pocket-show Murilo Alvarenga

Devido ao enorme sucesso, com recorde de público, o espetáculo Big Band - A Era do Swing será reapresentado em maio, para quem não pôde prestigiar a última apresentação.

Com roteiro, direção musical e regência de Murilo Alvarenga, mais uma parte da história do jazz americano será apresentada no Pinheiros, no pocket-show Big Band - A Era do Swing. A idéia é contar o surgimento das grandes orquestras, as famosas Big Bands, com 5 saxofones, 4 trompetes, 4 trombones, além da seção rítmica, com piano, baixo, bateria, guitarra e mais 3 teclados fazendo sons diferentes.

30 de maio, sábado | 21h | Auditório do CCR

O espetáculo terá cerca de 1h30, com a Orquestra Pinheiros completa e a participação de cantores convidados, que vão produzir uma explosão de sons que caracterizaram uma época vibrante, de sons e significados. A era do swing é o tempo da criação musical solta, voltada apenas para a diversão, bem no período entre duas guerras mundiais, depressão econômica e a posterior evolução da vitória, com a valorização das mulheres e a enorme influência da cultura negra, que mudou o entendimento e o desenvolvimento do século XX.

BIG BANDA Era do Swing

Sax - Maria do Carmo Leme, Carlos Maciel, Carlos Grassetti, Fernando Tavares, Davi Korn e Mafalda MóbileFlauta - Fernanda LelotTrombones - Douglas de Freitas, Celso Facas, Valfredo Fonseca e Silas Falcão

Teclados - Mirian Souto, Corina Cunha e Sonia ValentinaPiano - Vânia KfouriBaixo - Sérgio CelestinoBateria - Milton BigiRegência - Murilo Alvarenga

FORMAÇÃO DA BANDA

Entrada franca. Não é necessária a apresentação de convite. A entrada fica sujeita à lotação do local

ORQUESTRA PINHEIROSFormada por músicos amadores, associados do Clube, a Orquestra Pinheiros começou como Nossa Banda, projeto que cresceu e, com o acréscimo de outros músicos e apoio da ACESC, hoje tem personalidade e repertório próprios. Seus músicos atingiram qualidade admirável em suas

apresentações, sendo convidados a participar de diversos eventos fora do Clube, sempre com a regência de Murilo Alvarenga. Com versatilidade e adequação a temas musicais variados, foi desenvolvido o evento Pocket Show, com grande aprovação do público associado.

ORQUESTRA PINHEIROS formada por associados e convidados especiais

apresenta

Foto

: Ro

dri

go

So

dré

56 | A ERA DO SWING

pag_big_band_133.indd 56 24/04/2009 15:47:32

Page 57: Revista n°133  MAI 2009

CHÁ JUNINO

4 de junho, quinta | 15h Restaurante do CCR

Atração musical: Grupo Terno de Damas

Junho terá um sabor especial no Pinheiros. Venha descobrir o gostinho bom do Chá da Tarde, que terá deliciosos quitutes, típicos das festas juninas.

Além do clima de festa, o evento terá música de qualidade para agradar a todos os frequentadores.

Convite, a partir de 18 de maio, na Central de Atendimento.

Associado: R$ 20,00 Convidado de associado: R$ 35,00Acesso pela Rua Tucumã, 600 (Boliche) ou Estacionamento Social, acompanhado pelo associado.

JANTAR DANÇANTE ESPECIAL DOS NAMORADOS

12 de junho, sexta | 21h Restaurante da Sede Social

Animação: Banda David Costa Show

Como cantou Tom Jobim: “Fundamental é mesmo o amor. É impossível ser feliz sozinho”. A poesia da música revela a importância de amar e ter alguém ao lado. No Brasil, é no dia 12 de junho que se celebra o amor e, para marcar a data, o Pinheiros realiza o Jantar dos Namorados.

A Banda David Costa Show será a responsável por embalar os casais apaixonados, com um repertório romântico e envolvente. Traga seu par perfeito para uma noite especial, com um delicioso jantar.

Venda: a partir de 25 de maio, na Central de AtendimentoIdade: a partir de 18 anos | Traje: passeio (proibido tênis)Bebidas não inclusas.

Associado: R$ 45,00 – mediante apresentação da carteira social

Convidado de associado: R$ 60,00 Acesso pela Portaria Principal, Rua Tucumã, 142, ou Estacionamento Social, portando o convite do evento.

Reserva de mesa, confirmada mediante pagamento, até 10 de junho.

Não haverá venda de convite na recepção do evento.

Foto

: Dep

to. S

ocia

l

CHÁ JUNINO - JANTAR DOS NAMORADOS | 57

pag_chajunino_namorados133.indd 57 23/4/2009 20:43:56

Page 58: Revista n°133  MAI 2009

18, quinta, 19 à 1h 19, sexta, 19 às 2h20, sábado, 11h30 às 2h 21, domingo, 11h30 às 20h30Campo B de Futebol, Quadras Externas e Ginásio de Judô

Considerado um pedacinho da natureza em meio da paisagem urbana, em junho, este nosso paraíso vai virar um verdadeiro Rancho Pinheiros.

A divertida turma que esteve no Clube no ano passado está de volta para a Festa Junina 2009, que terá como tema Rancho Pinheiros.

Em junho, o Pinheiros vai se transformar

Venha se divertir nesse evento que é sucesso garantido e une toda a família pinheirense. Serão 4 dias de festança, como em 2008.

Associado: entrada francaConvidado de associado (acima de 6 anos)Quinta - R$ 25,00 | Sexta - R$ 35,00Sábado - R$ 35,00 | Domingo - R$ 25,00Convite, a partir de 23 de maio, na Central de Atendimento.

E, como a cada ano a Festa Junina cresce e surpreende, neste ano, não poderia ser diferente. Confira as atrações que virão por aí.

JEito MolEQuE | Dia 18

Rio NEGRo & SoliMõES | Dia 19

Foto

: Was

hing

ton

Poss

ato

Foto

: Div

ulga

ção

BARRA dA SAiA | Dia 20

Foto

: Mar

celo

Don

atel

li

MARCoS & BElutti | Dia 21

Foto

: Éde

r N

asci

men

to

58 | FESTA JUNINA

pag_festajunina133.indd 58 23/4/2009 20:45:25

Page 59: Revista n°133  MAI 2009

an_agaxtur.indd 11 23/4/2009 21:37:01

Page 60: Revista n°133  MAI 2009

*Os novos associados são adquirentes de títulos de pessoas que se retiraram do Clube.

Acauã BrochadoAgnes Tiemy MouraAlessandra Arkie CamposAlessandro Zema SilvaAlexandre Burr AfetianÁlvaro Schocair Souza FilhoAna Carolina Miti SameshimaAna Luísa Alvares FalcettaAndré Michaelis BuelauAndrea AdmAndrea BassottoAnik Carmona AlmeidaAntônio Bracher FranciosiAntônio Mendes GandourAntônio Roncatti RosaArthur Mendes UvoBeatriz Guena Fragoso CasariniBento Freitas AlmeidaBernardo Afonso Almeida GradinBruno Bassotto LuongoBruno Lescher FacciollaCaio Bueno Diniz JunqueiraCaio Portugal Ribeiro SouzaCamila Alvares Corrêa SiqueiraCamila Rocha Tafarello SecuratoCarla Alves Feitosa HeilCarolina Cantoli Whyte GaileyCarolina Kajimura Gallegos LeiteCarolina Pessoa PapoCaterina Ferreira HeilChristian Ouakil BoscoloCristina Moraes Cintra FrancoDaniel Sanchez Valllejo JordãoDaniela Etchegoyen Mantovani

Diego Coube PennaDiego Santos Barbosa OliveiraDora Marins FernandesDulcídio Gutierrez CaldeiraEduarda Vieitas Soares SilvaEduardo Geraldi LacazEliana Rossi Alves FeitosaElisa Camargo Soares PiresEnrico Colombo CunhaEnrico Koelle CossermelliEvelyn Wallace WinklerFabiana Barbosa SantosFábio Amadei CasarolliFelipe Costa Ermírio de MoraesFelipe Gregolin BrandãoFelipe Lugon Moulin CattiniFernanda Koelle CossermelliGabriel Bussamara Slaviero PinheiroGabriel Greco LoduccaGabriel Martinez ManglanoGabriel Morabito MontandonGabriel Oliveira SarhanGabriel Zorello LaportaGilberto Diniz JunqueiraGiuliana CupiniGraciela CorsiGuilherme Lencioni Ferraz SampaioHélio Bisconcini JuniorIsabel Gallo Hamann CamaIsabel HeringIsabela Marques F. Mendonça NunesIsabela Teixeira Luz BigheIsabella Guimarães Cunha CintraJacqueline Giovannetti Bisconcini

José Arambasic Marques CostaJúlia Marques Figueiredo MendonçaJuliana Shiba OharaLeonardo Bussamara Slaviero PinheiroLeynalze Lins Ramos Santos UrbanLilian De MéoLorenzo Korte AltobelliLucas Shiba OharaLucca Monteiro LocatelliLuciana Vale Borges SilvaLuís Eduardo Madureira Pinho TrindadeLuís Eduardo Passarelli TíricoLuís Fernando Granato GiangrandeLuís Paula EduardoLuísa Ismael MartinsLuísa Macedo Costa MoraesLuiz Antônio Oliveira SilvaLuiz Carlos D'Afonseca ClaroLuiz Carlos Gasparini Alves CostaLuiza Burr AfetianManoela M. Pessini Amarante MendesMarcelo Camargo Cintra FrancoMárcia Thereza Peron Sant'anna TrebbiMaria Isabel Grossi Soares MacieMaria Mercedes Riano QuijanoMarina Lima FloretMaurício Quintão NadaliniMax Lucca Correa OliveiraNathália Gestal MirandaPaloma Jacintho Paula ZaragozaPaola Pacces CarvalhalPatrícia LimaPaulo Bracher FranciosiPedro Ermírio Moraes Waib

Pedro Gelly LorentePedro Karsch CaldasPedro Lorena CamposPedro Rivas PazRafael Queiroz GiangrandeRafael Ribeiro A. Magalhães GamaRenata Ribeiro Santos GonçalvesRenato Martins Alves MoraesRicardo Koenigsfeld Mancini StellaRicardo Marques F. Mendonça NunesRita Cassia Caires Moura MachadoRoberta Perez CanecaRoberto DhelommeRodrigo Formigari BiondoRodrigo Quintella MessinaRodrigo Siqueira Xandó BaptistaRogério CuriRosa Maria Encarnação Ferreira LeiteSabrina Schrappe CardosoSofia Kawai SauanSofia Kutschat CunhaSofia Mendes UvoSophia Sueli Santos AppolonioSylvia Bueno Diniz JunqueiraTadeu Vitale CruzTherezinha Marlene Reyes PiresThiago Amaral Oliveira Almeida PradoThiago Batochio AmaralTiago Gelly LorenteVera Lúcia GavaVera Lúcia MelloVictória Vieitas Soares SilvaWilson Bachega Junior

NOVOS ASSOCIADOS Mais integrantes da família pinheirense

Livros novos - A relação dos livros incorporados ao acervo da Biblioteca está no site do Clube e no quadro de avisos da Biblioteca.Quick drop (devolução expressa): Portaria Principal e Sala de Segurança (24 horas). Informação pelo telefone 3598-9861.Renovação de livros por telefone - Terça a sexta, 10 às 18h – Tel.: 3598-9530 - Livros atrasados não são renovados por telefone.Atendimento - Terça a sexta, 9 às 19h; sábado, 9 às 18h | Domingo, 9 às 17h; feriado, 9 às 13h.Novas taxas - Multa: R$ 2,00 por dia e volume. Cópia (xerox): R$ 0,20. Cópias impressas: R$ 0,50.

BIBLIOTECA

Antonio CabanasO romance se passa em terras egípcias, durante o reinado de Ramsés III, o último dos grandes faraós. Mesclando personagens históricos e fictícios, o autor narra com detalhes os costumes do cotidiano do Egito e captura a beleza das paisagens da região, ao mesmo tempo em que constrói uma história cheia de mistério e enigmas.

O ladrãO de tumbas

CaçadOres submarinOs

Edgard O. C. ProchaskaPor meio das aventuras reais do autor e seus companheiros, mescladas com aspectos técnicos e comportamentais do caçador submarino, os leitores viajam pelo mundo submerso. Além de ser um livro de grande interesse para mergulhadores, por trazer histórias, técnicas e conceitos, atrai também não praticantes pela emoção da saga deste esporte radical.

brasil – a história COntada pOr quem viu

Jorge Caldeira (org.)Por meio de 173 depoimentos, o livro traz detalhes interessantes sobre fatos que marcaram o Brasil. Tiradentes, mirando um crucifixo e pedindo pressa ao carrasco, Marechal Deodoro carregando sua sela de montaria em um saco, Getúlio Vargas recusando um cafezinho segundos antes de atirar no próprio coração. Cada testemunha é uma joia que ilumina uma faceta fundamental do País.

de derrOtada a pOderOsa

Eli DavidsonVoltado para as mulheres, neste livro, a autora conta sua história pessoal de voltas por cima com humor e alto astral, além de outras histórias de amigas e clientes, que usaram suas técnicas para reinventar a própria vida.

60 | BIBLIOTECA - NOVOS ASSOCIADOS

pag_biblioteca_novos associados_60 60 23/4/2009 20:49:23

Page 61: Revista n°133  MAI 2009

an_unip.indd 11 23/4/2009 21:40:11

Page 62: Revista n°133  MAI 2009

CURSOS

Ballet Clássico e Movimento ContemporâneoTel.: 3598-9854 (Sandra e Caroline)Segunda e quarta ou terça e quinta8 às 11h30 e 14h30 às 21h15 Sala 1 do Ballet, 5º andar do Centro Desportivo Vagas: Ballet Clássico Adulto Iniciante (manhã e tarde) e Movimento Contemporâneo (noite) Mais informação na Secretaria do Ballet.

Dança de SalãoProf. Marco Antônio Gomes Tels.: 3085-2831 / 9540-3721Segunda: 20h30 às 22hRestaurante da Sede Social

Dança de Salão - Madame Poças Leitão Profª. Silvia Poças LeitãoProf. Eduardo Poças LeitãoTels.: 5182-0263 / 5181-5771TerçaAdiantado - 20 às 21h30Principiante - 21h30 às 23hQuinta Intermediário I - 20 às 21h30Intermediário II - 21h30 às 23hRestaurante da Sede Social

Sapateado - Kika Tap CenterTel.: 9637-1297Segunda e quarta7 a 11 anos: 10 às 11h e 16 às 17h 12 a 17 anos: 17 às 18hA partir de 18 anos: 18 às 19hSala B do Espaço Administrativo

Com Nelson PaimFotografe melhor, seja qual for sua câmera.Quarta: 19h30 às 21h30Sala de Conferências Duração: 8 semanas / Vagas limitadasPreço: R$ 297,00(2 parcelas de R$ 148,50)Início: 13 de maio

DANÇA

FOTOGRAFIA

A Dança do Ventre clássica trabalha rit-mos, folclore, movimentos, maquiagem e roupas típicas e desenvolve coreografias.

Profª. Samya Farham

A partir de 16 anosSegunda e quartaIniciantes: 19 às 20h e 20 às 21hIntermediário: 21 às 22hSala B do Espaço Administrativo

DANÇA DO VENTREIDIOMAS

Francês (aula de 50 min.)Profª. Huguette Schulze Blanck Tel.: 3743-0611Segunda e quarta Básico I - 10h30 às 11h20 | 14h10 às 15hBásico II - 8 às 8h50Terça e quintaBásico I - 17 às 17h50Básico III - 11h40 às 12h30Sala A do 3º andar do Centro Desportivo

Francês especial (aula de 75 min.)Profª. Huguette Schulze Blanck Tel.: 3743-0611Segunda e quarta Pré-intermediário I - 11h30 às 12h45Pré-intermediário II - 9 às 10h15Terça e quintaIntermediário I - 9h10 às 10h25Intermediário II - 18 às 19h15Adiantado I - 15h30 às 16h45Adiantado II - 14h15 às 15h30Sala A do 3º andar do Centro Desportivo

English for PleasureProfª. Odila A MoraesTel.: 3865-6974Terça: 8 às 9h30 e 9h30 às 11h14h30 às 16h / 16 às 17h30 Quinta: 14h30 às 16hSala B do 3º andar do Centro Desportivo

ItalianoProfª. Emanuela Maria GuidorizziSegundaBásico II - 10 às 11h30Básico II - 11h45 às 13h15Avançado - 14 às 15h30TerçaBásico II - 18 às19h30QuartaBásico II - 10h30 às 12hBásico I (iniciantes) - 12h30 às 14h e14h30 às 16hSala B do 3º andar do Centro Desportivo

Com Cristina CelentanoUma proposta de troca de informações e experiências, para ouvir e falar em um ambiente descontraído e que viver melhor não tem idade nem preconceitos.Terça: 19h30 às 21hSala B do Espaço AdministrativoDuração: 4 semanas (19 e 26/5 e 2 e 9/6)Vagas limitadas.Preço: R$ 120,00Início: 19 de maioInscrição na Central de Atendimento

VIVER MELHOR - NOVO

Falar para LiderarProf. Osório Cândido da Silva Sábado, 8h30 às 13hSala B do Espaço AdministrativoDuração: 4 semanas (18 horas)Preço: R$ 320,00 (2 parcelas de R$ 160,00) Mínimo de 10 alunos por turmaCaso não atinja o número mínimo de alunos, o curso não acontecerá.Vagas limitadasInscrição, a partir de 12 de maio, na Central de Atendimento.Início: 6 de junho

COMUNICAÇÃO, EXPRESSÃO VERBAL E TÉCNICAS DEAPRESENTAÇÃO - NOVO

Foto

: Div

ulga

ção

62 | CURSOS

pag_cursos133.indd 62 23/4/2009 21:05:07

Page 63: Revista n°133  MAI 2009

Mais informação sobre os cursos na Central de Atendimento ou no site www.ecp.org.br

Curso composto de 17 aulas, 25 horas. | Início: 4 e 5 de maio | Inscrição: Central de AtendimentoINFORMÁTICA PARA VETERANOS

MÚSICA

Teclado e PianoProfª. Vivian Aguiar HespanholTels.: 4614-1461 / 9999-7560Quarta: 10 às 12h e 13 às 19h45 Piano’s Bar

ViolãoProf. Roberto ToledoTels.: 3831-2812 / 9407-1446 Quinta: 10 às 12h e 14 às 18hSexta: 17 às 20hSala 2 do prédio do CCR

BateriaProf. Orlando Godoy Terça: 9 às 13h e 14 às 21hSala 2 do prédio do CCR

ARTE

Tricô, Crochê e TapeçariaProfª. Elisabeth Nunes AlonsoTel.: 9239-3099Quinta: 13 às 16h30 / Piano’s BarTraga seu material Pingouin.

CURSO GRATUITO

HORÁRIOS SEGUNDA E QUARTA TERÇA E QUINTA

9 às 10h30 Word Intermediário + Internet II Word Básico + Internet I

10h45 às 12h15 Power Point e Internet / Multimídia Excel Básico + Internet Aplicada

13h30 às 15h Word Básico + Internet I Word Intermediário + Internet II

15h15 às 16h45 Excel Básico + Internet Aplicada Power Point e Internet / Multimídia

17 às 18h30 Word Intermediário + Internet II Word Básico + Internet I

19 às 20h30 Word Básico + Internet I Word Intermediário + Internet II

CURSOS PRÉ-REQUISITOS

Word Básico + Internet I Nenhum

Word Intermediário + Internet II Word Básico + Internet I (concluídos) ou ter os conhecimentos necessários

Excel Básico + Internet Aplicada Word Básico + Internet I (concluídos) ou ter os conhecimentos necessários

Power Point e Internet III / Multimídia Word Intermediário + Internet II (concluídos) ou ter os conhecimentos necessários.

TEATROProf. Edson GonTel.: 9862-3731Auditório do CCRInfantilSábado 10 às 12h / Idade: 7 a 13 anos JuvenilSábado12 às 14h / Idade: 14 a 17 anos

Atenção - Não haverá devolução das taxas pagas.Conteúdo resumidoWord Básico + Internet I - Introdução ao conhecimento de Hardware e Windows Vista. Conhecimentos básicos do MS Word 2007 e iniciação à Internet (acessar sites e enviar e-mails).Word Intermediário + Internet II - Ferramentas do MS Word 2007, ferramentas de comunicação à Internet (Skype, MSN etc) e funções básicas do MS Excel (planilhas de controle financeiro doméstico).Excel Básico + Internet Aplicada Introdução e conhecimentos básicos do MS Excel 2007, desenvolvimento de planilhas e gráficos básicos e downloads de planilhas pré-desenvolvidas para controle financeiro.Power Point e Internet III / Multimídia - Criação de apresentações com fotos, textos, músicas no MS Power Point. Criação de cartões e etiquetas personalizados. Internet / Multimídia (baixar músicas, fotos, vídeos etc).

Foto

: Div

ulga

ção

Desenho e PinturaProfª. Maria Alice de Paula Souza (Mará Bittencourt)Tels.: 3743-4796 / 9133-0904Terça ou sexta8h30 às 11h30 / Carteado

AquarelaProfª. Silvia FairbanksTels.: 3168-0939 / 8427-8609Terça: 14 às 17hSala de Conferências

CURSOS | 63

pag_cursos133.indd 63 23/4/2009 21:05:09

Page 64: Revista n°133  MAI 2009

1) Posição Patrimonial e Financeira do mês

Saúde financeira (Liquidez)

O Índice de Liquidez Corrente no mês é de 1,33, tendo como maior influência os saldos dos Fundos, conforme demonstrado abaixo, assim como, pelas receitas antecipadas de anuidades de 2009 cujo valor é de R$ 11.541.086.

Para cada R$ 1,00 a ser pago no curto prazo, no mês, há R$ 1,33, contra R$ 1,98 do mesmo mês do ano anterior. Em curto prazo, os compromissos são de R$ 31.011.232 e nossos direitos são de R$ 41.167.057. A diferença POSITIVA é de R$ 10.155.825. .

Fundo especial (investimento)

Saldo mês anterior R$ 4.930.974

Saldo de Contas a Receber R$ 237.977

Resultado do mês R$ (538.713)

Saldo mês atual R$ 4.630.238

Fundo REFIS II

Saldo mês anterior R$ 8.508.118

Provisão 2009 R$ 441.667

Pagamento 2009 R$ 435.508

Saldo mês atual R$ 8.514.277

Fundo de emergência

Saldo mês anterior R$ 2.520.482

Receita Financeira 2009 R$ 20.398

Utilização/Baixas de 2009 R$ 0

Saldo mês atual R$ 2.540.880

Análise da Posição Financeira em março/2009

A.Saldo do fundo de investimento R$ 4.630.238

B.Saldo do fundo de emergência R$ 2.540.880

C.Saldo do fundo REFIS II R$ 8.514.277

D.Lei de Incentivo ao Esporte R$ 5.354.933

E.Fundo para IPTU R$ 0

F.Soma saldo dos fundos: A + B + C + D + E R$ 21.040.327

G. Disponibilidade total

Caixas e bancos (-Saldo LIE)

Aplicações financeiras totais

Total disponibilidades

R$ 100.328

R$ 35.650.303

R$ 35.750.631

H.Disponibilidade líquida: G - F R$ 14.710.304

I.Posição Adiantamento de sócios R$ 11.541.086

J.Resultado de Caixa: H - I R$ 3.169.218

K. Saldo de Caixa em 31/12/08 (-Saldo LIE) R$ 239.044

L.Resultado de caixa do exercício de 2009: J - K R$ 2.930.174

março 08 março 09 Diferença

a) Inadimplência total R$ 1.598.649 1.048.676 549.973

b) Caixas e bancos (- Saldo LIE) R$ 514.478 100.328 (414.150)

c) Aplicações R$ 35.069.480 35.650.303 580.823

d) Índice de liquidez corrente (direitos/dívidas) 1,98 1,33 (0,65)

3) PrinciPais indicadores

São Paulo, 15 de abril de 2009Roberto Gasparini - Diretor Financeiro

POSIÇÃO PATRIMONIAL E EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA DE MARÇO / 2009

2) execução orçamentária do mês , conForme resolução 24/2002:

Receita-real Despesa-real Resultado

Realizado Previsto Variação

(1) (2) (3)=(1)-(2) (4) 5=(3)-(4) (5)/(1)

Custeio R$ 23.088.855 19.131.859 3.956.996 3.399.630 557.366 2,41%

Restaurantes R$ 3.625.984 3.709.263 (83.279) (227.168) 143.889 3,97%

Não Operacionais R$ 64.502 1.149.967 (1.085.465) 0 0 0

Saldo Orçamento Corrente R$ 26.779.340 23.991.090 2.788.252 3.172.462 701.255 2,62%

Investimentos (*) R$ 320.436 4.472.971 (4.152.534) (2.355.917) (1.796.617) (560,68)%

Lei de Incentivo ao Esporte R$ 1.079.105 1.079.105 0 0 0 0,00%

- Constituído em 2003 em reconhecimento à dívida com o INSS não lastreada por depósitos judiciais.

(*) Considerado valores através da movimentação de competência

- Resolução 24/2002 R$ 330,000 inclusa no saldo

64 | DIRETORIA EXECUTIVA

pag_balanço133.indd 64 23/4/2009 21:08:12

Page 65: Revista n°133  MAI 2009

BALANÇO PATRIMONIALEM 31 DE MARÇO DE 2009 E DE 2008

(VALORES EXPRESSOS EM REAIS)

ATIVO mar/2009 mar/2008

CIRCULANTE 41.167.057 42.286.694

Disponível 37.096.566 38.108.895

* Caixa e bancos 1.446.263 3.039.415

* Aplicações financeiras 29.959.809 32.770.960

* Aplicações financeiras reserva Fundo de Emergência 2.540.880 2.298.520

* Aplicações financeiras - Reserva Fundo de Investimentos 3.149.614

REALIZÁVEL A CURTO PRAZO 4.070.491 4.177.799

* Contribuições sociais e Jardim de Infância a receber 1.048.676 1.598.649

* Taxas de Transferências e Editais a receber 1.480.624 1.077.716

* Adiantamentos administrativos / fornecedores /

funcionários

525.549 631.401

* Outras contas a receber 252.581 200.712

* Estoque dos almoxarifados 480.710 414.691

* Estoque de Lanchonetes e Restaurantes 198.924 163.755

* Despesas Antecipadas 83.427 90.875

NÃO CIRCULANTE 355.722.434 339.781.802

REALIZÁVEL A LONGO PRAZO 74.656.109 68.701.767

* INSS - Patronal depósitos judiciais 71.539.018 66.076.570

* PIS - Depósito judicial 1.243.308 822.983

* REFIS - Depósito judicial 1.519.515 1.427.687

* Depósitos recursais/judiciais 354.268 374.527

IMOBILIZADO 281.066.325 271.080.035

* Imobilizado 281.066.325 271.080.035

TOTAL DO ATIVO 396.889.491 382.068.496

PASSIVO mar/2009 mar/2008

CIRCULANTE 31.011.232 21.383.353

* Fornecedores 1.838.820 1.497.851

* Pessoal / Obrigações Trabalhistas / Provisões 5.175.743 4.642.761

* Provisões para contigências trabalhistas 709.525 856.404

* Provisão INSS - REFIS 3.873.090 3.690.690

* Contas a Pagar diversos 1.172.100 923.188

* Adiantamentos de sócios - Receita Antecipada 11.541.086 9.772.459

* Lei de Incentivo ao Esporte - Receita Antecipada 6.700.868

NÃO CIRCULANTE 135.442.840 130.985.702

* Provisão INSS patronal 71.539.018 66.076.570

* Provisão INSS - REFIS 59.623.948 60.988.132

* Provisão de IPTU 0 406.440

* Provisão do PIS 4.279.874 3.514.560

PATRIMÔNIO SOCIAL 230.435.419 229.699.441

* Superávit no exercício 2.788.252 5.425.293

* Resultado acumulado do exercício anterior (21.887.935) (16.407.905)

* Reserva avaliação ativo imobilizado 238.383.533 238.383.533

* Reserva de investimentos 3.980.451

* Reserva fundo de emergência 2.540.880 2.298.520

* Reserva fundo de investimentos 4.630.238

TOTAL DO PASSIVO 396.889.491 382.068.496

B - ANÁLISE DA LIQUIDEZ CORRENTE (2009-2008)(Ativo circulante / Passivo circulante)

Em março de 2009

Liquidez corrente igual a:

R$ 41.167.057 ÷ R$ 31.011.232 = 1,33

Para cada R$ 1,00 de obrigações a pagar no curto prazo,

dispomos de saldo, considerado como situação boa.

Em março de 2008

Liquidez corrente igual a:

R$ 42.286.694 ÷ R$ 21.383.353 = 1,98

Para cada R$ 1,00 de obrigações a pagar no curto prazo,

dispúnhamos de saldo considerado bom.

A - DISPONIBILIDADE DO CLUBE (2009-2008)

Em março de 2009

Aplicações financeiras

Fundo Especial (de investimentos)

Fundo de Emergência

Fundo REFIS II

Fundo IPTU

Outras aplicações financeiras

Lei de Incentivo ao Esporte

Sub-total aplicações

Caixa e bancos

Total da disponibilidade

Em março de 2008

Aplicações financeiras

Fundo especial (de investimentos)

Fundo de Emergência

Fundo REFIS II

Fundo IPTU

Outras aplicações financeiras

Lei de Incentivo ao Esporte

Sub-total aplicações

Caixa e bancos

Total da disponibilidade

R$ 4.630.238

R$ 2.540.880

R$ 8.514.277

R$ -

R$ 14.609.976

R$ 5.354.933

R$ 35.650.303

R$ 1.446.263

R$ 37.096.566

R$ 12.034.451

R$ 2.298.520

R$ 8.993.511

R$ 216.220

R$ 11.526.778

R$ -

R$ 35.069.480

R$ 3.039.415

R$ 38.108.895

ROBERTO GASPARINI - DIRETOR FINANCEIRO JOSÉ ALBERTO PIRES SILVA - CT CRC 1SP 218.338/O-3

DIRETORIA EXECUTIVA | 65

pag_balanço133.indd 65 23/4/2009 21:08:12

Page 66: Revista n°133  MAI 2009

A! Bodytech Participações S.A - CNPJ 07.737.623/0014-05 Aulas de Ginástica e Boxe - R$ 406.651,20 - 2/2/2009 a 31/1/2010.

Andrea Kátia dos Santos Teramussi - CPF 195.481.298-17 Treinamento para atletas da Bocha - R$ 11.000,00 - 3/2 a 31/12/2009.

André Backes - CPF 613.615.930-91 - Treinamento para atletas da Bocha - R$ 27.500,00 - 3/2 a 31/12/2009.

Bruno Pessoa Basso - CPF 222.408.258-47 - Treinamento para atletas da Bocha - R$ 7.150,00 - 3/2 a 31/12/2009.

Fabiano Friess - CPF 005.371.270-62 - Treinamento para atletas da Bocha - R$ 22.000,00 - 3/2 a 31/12/2009.

João Clarismundo Goulart Loureiro - CPF 396.240.169-87 Treinamento para atletas da Bocha - R$ 16.500,00 - 3/2 a 31/12/2009.

José Alberto Grizuela - CPF 103.125.058-17 - Treinamento para atletas da Bocha - R$ 19.800,00 - 3/2 a 31/12/2009.

Leandro Scala Galvão - CPF 309.415.188-41 - Aulas para atletas da Bocha - R$ 11.000,00 - 3/2 a 31/12/2009.

Mauricio Sebastian Vanetti - CPF 229.693.698-93 - Treinamento para atletas da Bocha - R$ 19.800,00 - 3/2 a 31/12/2009.

Regis Machado de Lima - CPF 824.920.770-04 – Aulas para atletas da Bocha - R$ 11.000,00 - 3/2 a 31/12/2009.

Thays dos Santos Machado - CPF 811.914.050-87- Treinamento para atletas da Bocha - R$ 11.000,00 - 3/2 a 31/12/2009.

Volmir de Ramos Marafao - CPF 691.174.389-34 - Treinamento para atletas da Bocha - R$ 9.350,00 - 3/2 a 31/12/2009.

Aerovent Sistemas de Venti lação Ltda. ME - CNPJ 01.777.964/0001-03 - Fornecimento e instalação de sistema de exaustão para a lanchonete das Piscinas Externas R$ 17.000,00 - 3 a 27/2/2009.

Arbom Comércio e Part ic ipações Ltda. ME - CNPJ 03.555.100/0001-72 - Fornecimento e instalação de dois condicionadores de ar para a lanchonete das Piscinas Externas 16 a 28/2/2009.

BCP S/A - CNPJ 40.432.544/0001-47 - Aditamento nº 1 Inclusão de aparelhos para planos de telefonia móvel - valor conforme uso - 18/2/2009 a 17/2/2011.

Daiane Garcia dos Santos Participações e Empreendimentos ME - CNPJ 06.371.122/0001-70 - Aditamento nº 1 - Prorrogação de vigência para licenciamento e cessão de direito de uso de nome, apelido, voz e imagem da atleta Daiane dos Santos R$ 120.000,00 - 2/1 a 31/12/2009.

Dash Tecnologia de Sistemas e Consultoria Ltda. - CNPJ 53.323.697/0001-06 - Acompanhamento e apoio para a realização da votação e apuração eletrônica para a Eleição R$ 3.600,00 - 1º/3 a 30/4/2009.

Galega le & Assoc iados Consul tores Ltda. - CNPJ 61.568.697/0001-96 - Auditoria em sistema desenvolvido em Genexus para a Eleição - R$ 4.934,00 - 1º/3 a 30/4/2009.

Dumond Cober turas Comérc io L tda . ME - CNPJ 06.026.441/0001-49 - Fornecimento e instalação de duas coberturas fixas na arquibancada do Futebol Society R$ 48.000,00 - 10/12/2008 a 10/1/2009.

Ecolab Química Ltda. - CNPJ 00.536.772/0001-42 - Aditamento nº 1 - Prorrogação do (de serviços para) fornecimento de produtos de limpeza para cozinhas e áreas de manipulação de alimentos - valor conforme fornecimento - 1º/10/2008 a 30/9/2009.

Eduardo Eche Análise e Aprendizado Ltda. EPP - CNPJ 06.120.403/0001-50 – Treinamento para atletas do Tênis R$ 572.629,50 - 2/1 a 31/12/2009.

Elevadores Atlas Schindler S/A - CNPJ 00.028.986/0146/72 Manutenção preventiva e corretiva para elevadores do Centro Desportivo - R$ 17.566,80 - 1º/1 a 31/12/2009.

Elevadores Atlas Schindler S/A - CNPJ 00.028.986/0146/72 Manutenção preventiva e corretiva no monta cargas do CCR R$ 2.265,96 - 1/1 a 31/12/2009.

F.D.J.J. Tênis Team Ltda. - CNPJ 03.347.670/0001-77 Aditamento nº 6 - Aulas de Tênis para a Escolinha de Tênis e para o grupo de aprendizado e recreação - R$ 469.986,00 + valor conforme acompanhamento - 30/1 a 31/12/2009.

Gana Produções Artísticas Ltda. - CNPJ 06.996.585/0001-28 Aditamento nº 2 - Filmagem e edição em DVD para os jogos de Basquete (categorias Adulto e de Base) - R$ 19.251,36 1º/3 a 30/11/2009.

Grão Expresso Comércio e Indústria Ltda. - CNPJ 67.894.360/0003-17 Locação de máquinas de café expresso para diversas áreas R$ 75.840,00 - 1º/3/2009 a 28/2/2011.

Gualberto & Cesca Serviços Médicos Ltda. - CNPJ 07.250.757/0001-82 Serviços na área médica - valor conforme hora trabalhada 1º/3/2009 a 28/2/2010.

G.P.G Turri Logística de Distribuição ME - CNPJ 07.667.286/0001- 02 Serviços de entrega de correspondência por motoboy - valor conforme nº de entrega - 19/2/2009 a 18/2/2010.

Inácio José dos Santos - CPF 684.645.768-20 - Serviços de armeiro na Esgrima - R$ 8.621,25 - 26/1 a 31/12/2009.

J.F.P Consultoria de Engenharia S/C Ltda. - CNPJ 03.165.513/0001-40 - Elaboração de projeto executivo do sistema hidráulico R$ 4.500,00 - 10/9 a 10/11/2008.

José Henrique Alves Marcusso - CPF 052.552.078-37 - Elaboração e apresentação dos projetos especiais de cinema valor conforme apresentação - 19/3 a 30/11/2009.

Lais da Silva Souza - CPF 048.387.319-57 - Licenciamento e cessão de direito de uso de nome, apelido, voz e imagem de atleta R$ 55.200,00 - 1º/1 a 31/12/2009.

Loja Viva Cortinas e Persianas Ltda. ME - CNPJ 09.010.811/0001-48 Fornecimento e instalação de 94,90 m2 de cortinas romanas para a lanchonete e 28,40 m2 para o quiosque das Piscinas Externas R$ 21.000,00 - 9/2 a 10/3/2009.

Nelson José Munhoz Paim - CPF 383.254.038-53 - Aulas de fotografia aos associados - valor conforme nº de inscritos 18/3 a 31/12/2009.

Noponto Consultoria em Negócios de Alimentação Ltda. CNPJ 07.667.687/0001-62 - Aditamento nº 1 – Extensão dos serviços à lanchonete das Piscinas Externas - valor já publicado 12/1 a 30/4/2009.

Marcelo Giachini dos Santos ME - CNPJ 09.252.261/0001-73 Consultoria gastronômica para o Restaurante “O Ponto” R$ 14.400,00 - indeterminado.

Maria Alice Bittencourt de Paula Souza - CPF 045.731.298-04 Aulas de desenho e pintura - valor conforme nº de inscritos 10/3 a 31/12/2009.

Resolução do Conselho Deliberativo nº 01/2002

CONTRATOS EFETIVADOS

Maria Silvia Fairbanks Cescon - CPF 106.829.848-09 Aulas de aquarela - valor conforme nº de inscritos - 1º/3 a 31/12/2009.

Montaforro Comércio e Serviços Ltda. - CNPJ 59.149.690/0001-98 Fornecimento e instalação de quatro alçapões para inspeção e abertura de janelas em forro - R$ 1.280,00 1º a 20/2/2009.

M. Metais Estruturas Metálicas Ltda. - CNPJ 02.446.886/0001-27- Fornecimento de todo o material e mão de obra para execução de serviços complementares nas áreas próximas à lanchonete das Piscinas Externas - R$ 263.364,96 - 19/10/2008 a 15/1/2009.

Paulo César Barreto Nunes Badminton ME - CNPJ 08.869.741/0001-15 - Treinamento de Badminton R$ 10.009,67 - 20/1 a 20/12/2009.

Paulo Katush Furuichi ME - CNPJ 05.969.442/0001-64 Fornecimento de material gráfico no sistema de impressão digital valor conforme serviços - 1º/2/2009 a 31/1/2010.

Prometal Engenharia e Projetos Ltda. - CNPJ 05.536.430/0001-46 - Elaboração de projeto estrutural completo em concreto armado para a portaria das Piscinas Externas - R$ 3.000,00 9/3/2009.

Rogersport Equipamentos Eletrônicos Ltda. - CNPJ 04.460.296/0001-84 - Manutenção preventiva e corretiva nos placares eletrônicos - R$ 14.880,00 - 1º/1 a 30/12/2009.

Roni L iberato Decorações em Gesso Ltda. - CNPJ 69.097.566/0001-80 - Manutenção de 165 m2 em placas cimentícias e pintura de 125 m2 de drywall - R$ 25.550,00 6 a 20/2/2009.

SKR Impermeabil ização e Serviços Ltda. EPP - CNPJ 04.067.974/0001-43 - Impermeabilização de diversos locais R$ 18.709,30 - 15 a 30/1/2009.

Tinamuz Comércio Jardins Serviços Ltda. ME - CNPJ 03.271.130/0001-57 - Aditamento nº 2 - Assessoria técnica em agronomia, paisagismo e manutenção do patrimônio arbóreo RS 60.000,00 - 1º/3/2009 a 28/2/2010.

Triplo M Esportes Sociedade Ltda. - CNPJ 08.936.859/0001-19 Treinamento e acompanhamento para as equipes de Voleibol Master Feminino A e C - 1º/3 a 31/12/2009.

Vidraçaria Velho Bandeirante Ltda. - CNPJ 53.753.216/0001-94 Fornecimento e instalação de vidros para a sala de Natação R$ 840,00 - 9/3/2009.

Vivian Aguiar Hespanhol Borgmann - CNPJ 259.370.978-23 Aulas de teclado e piano - valor conforme nº de inscritos 4/2 a 31/12/2009.

Banda Big Band, representada por Musical Fênix Ltda. - CNPJ 02.243.044/0001-78 - Apresentação com a Orquestra Pinheiros R$ 1.710,00 - 7/3/2009.

Banda Koisa Nossa, representada por Musical Fênix Ltda. CNPJ 02.243.044/0001-78 - Apresentação no Jantar Dançante R$ 2.000,00 - 14/3/2009.

Lael Medina do Vale, representado por Musical Fênix Ltda. CNPJ 02.243.044/0001-78 - Apresentação do baterista nos ensaios da Banda de Jazz - R$ 330,00 - 4,18, e 25/3/2009.

Wanderley Luiz Meira Penteado, Marcos Antonio Santos e Henrique Sampaio, representados por Musical Fênix Ltda. - CNPJ 02.243.044/0001-78 - Apresentação de percussionistas no ensaio da Bateria Pinheiros - R$ 1.240,00 7 e 14/2/2009.

pag_contratos133.indd 66 23/4/2009 21:11:12

Page 67: Revista n°133  MAI 2009

an_adidas.indd 11 23/4/2009 21:37:36

Page 68: Revista n°133  MAI 2009

an_bradesco.indd 11 23/4/2009 21:38:21