Revista NaturalMente #1

16
Você naturalmente feliz E+ Receitas Naturais / Efeitos da Música na Saúde / Sustentabilidade e mais... ESPECIAL SOBRE Prática Milenar aprovada pela ciência Revista Vaidade Infantil Seus filhos de bem com a própria aparência QUALIDADE DE VIDA . SAÚDE NATURAL BEM ESTAR . Resolução da ONU sobre a Felicidade Abordagem holística para o desenvolvimento Proteína vegetal x Proteína animal Faça a sua escolha Os melhores lugares em para o seu bem estar! Curitiba

description

Revista NaturalMente #1

Transcript of Revista NaturalMente #1

Page 1: Revista NaturalMente #1

Você naturalmente feliz

E+ Receitas Naturais / Efeitos da Música na Saúde / Sustentabilidade e mais...

ESPECIAL SOBRE

Prática Milenar aprovada pela ciência

Revi

sta

Vaidade Infantil

Seus filhos de bem com a própria

aparência

Q U A L I D A D E D E V I D A . S A Ú D E N A T U R A L B E M E S T A R .

Resolução da ONUsobre a Felicidade

Abordagem holística para o desenvolvimento

Proteína vegetal xProteína animal

Faça a sua escolha

Os melhores lugares em para o seu bem estar!

Curitiba

Page 2: Revista NaturalMente #1

2

REV

ISTA

NA

TUR

ALM

ENTE

EDITORIAL

Você naturalmente feliz

EXPEDIENTE

Op ro j e to da Rev i s t a N a t u r a l M e n t e f o i concebido pelas amigas

e irmãs de jornada, Roberta Dias e Loraine Chaves.

Juntas vislumbraram a idéia de divulgar iniciativas politicamente corretas e atividades voltadas ao bem-estar e à qualidade de vida, além de enfocar, por meio de artigos e matérias, os vários assuntos r e lac ionados a saúde , au to conhecimento e cultura.

Como referência nessas áreas, a revista se constitui em singular alternativa aos anunciantes.

O que você querido leitor tem agora nas mãos é o resultado do nosso esforço em tornar cada vez mais presente na vida de todos a idéia de uma vida plena e feliz!

Com uma arrojada e inovadora proposta, a Revista NaturalMente inicia pautando sua atuação no profissionalismo e na qualidade do produto.

Com a missão de Informar para Transformar, a Revista NaturalMente está aberta à colaboração de todos os interessados em participar desta nobre empreitada.

O objetivo é difundir o ideal da revista, de modo a divulgar e incorporar cada vez mais a qualidade de vida por meio de um veículo de comunicação dinâmico e atualizado.

Vamos estar juntos nessa idéia!!! Boa leitura a todos!!!

Equipe Revista NaturalMente

Bem vindo à Revista Naturalmente

/revistanaturalmente

www.revistanaturalmente.com.br

Roberta [email protected]

Loraine [email protected]

Thiago Matheus [email protected]

Diretora Comercial:

Editora Chefe:

Diretor de Arte:

[email protected]

naturalmente VOCÊ

naturalmente EM PAZ

naturalmente SAUDÁVEL

naturalmente ECO-SUSTENTÁVEL

naturalmente NUTRITIVO

naturalmente FELIZ

naturalmente CORPO

ÍNDICE

Sugestões, críticas e informações

As matérias assinadas não representam necessariamente a opinião da revista sendo de

inteira responsabilidade de seus autores.Imagens meramente ilustrativas.

Leia e sinta-se bem!!!

Revista NaturalMenteAno 1 - Edição Nº 1

Distribuição Gratuíta e Dirigida

Recicle informação! Não jogue fora a sua

revista, dê a oportunidade a

outra pessoa

/revnaturalmente

8

9

11

14

15

4pág

pág

15

pág

pág

pág

pág

pág

Page 3: Revista NaturalMente #1
Page 4: Revista NaturalMente #1

4

REV

ISTA

NA

TUR

ALM

ENTE

naturalmente SAUDÁVEL

Você naturalmente feliz

Otai Chi Chuan é uma milenar arte chinesa de inestimável valor para o ser humano.

Seus benefícios são inúmeros, a curto e longo prazo. É importante entender que a medicina tradicional chinesa considera o s e r h u m a n o c o m o u m t o d o interdependente, resultado dos seus estados mentais, psicológicos e físicos, que afetam seu equilíbrio dinâmico, ou seja, um fluxo harmonioso de energia pelos meridianos (canal da energia) é um estado de saúde. O Tai Chi Chuan é um meio de estimular e manter esse fluxo harmonioso em nosso sistema corpo e mente.

No nível físico, o Tai Chi Chuan trabalha a circulação sangüínea. Quando há obstrução da energia no corpo, uma doença já vai se caracterizando, se alojando no corpo, esperando um momento propício para se revelar. O Tai Chi Chuan proporciona a melhoria da circulação sangüínea nas veias e artérias, proporcionando assim

Benefícios da prática do Tai Chi Chuan

condições dessa energia mais sutil, o chi, circular pelo corpo. O primeiro passo para isso é aprender a alternar o peso em suas pernas, estimulando sua circulação de retorno. Outro ponto fundamental a ser considerado é o relaxamento da musculatura, especialmente de ombros e nuca, melhorando a circulação sangüínea para a cabeça e combatendo o stress cotidiano, tão comum hoje em dia.

Quando nos movimentamos no Tai

Chi Chuan, vamos colocando todos os músculos e articulações para funcionar, aumentando nossa flexibilidade e pr inc ipa lmente , fo r ta lecendo a circulação do Sistema Nervoso Central, que corre por dentro de nossa coluna vertebral. Aliado a isso vamos conseguindo, ao longo do tempo, melhorar nossa respiração, porque ela vai sendo guiada pelos movimentos suaves e circulares do Tai Chi Chuan, o que ocasiona uma melhor oxigenação do sangue e portanto maior vitalidade.

Pa r tamos pa ra o s a spec to s psicológicos e mentais. A prática do Tai Chi Chuan nos leva a melhor controlar no s sa s emoçõe s e t e r ma io r concentração. Os movimentos lentos e suaves do Tai Chi Chuan nos aproximam da compreensão da natureza, vamos pacientemente reconhecendo os ciclos da natureza e vamos entrando em harmonia com eles. Desenvolvemos a observação, a percepção e então, vamos nos aproximando mais da realidade dos fatos ao invés de aumentar nossa ilusão. Mais confiantes em nós mesmos, acabamos por ser menos agressivos. Estando firme em nosso centro físico e psicológico podemos permanecer tranqüilos, mesmo em condições adversas.

O movimento e sua observância, sua paciência em deixá-lo se completar vai lhe dando consciência que há momentos de ação e outros de repouso, há momentos de semear e outros de colheita, momentos de falar e outros de escutar, expansão e recolhimento, Yang e Yin. Então não há desperdício, mas sim acúmulo de energia. Isso se resume em harmonia com as quatro estações, a harmonia do céu e terra em você.

Quando estamos em paz, ela começa a irradiar para todos os que nos cercam, beneficiando não só a si, mas todas as pessoas e o meio ambiente.

Professor Bruno DavanzoAcademia Espaço Holístico Paramita

Page 5: Revista NaturalMente #1

REV

ISTA

NA

TUR

ALM

ENTE

naturalmente SAUDÁVEL

NA

TUR

ALM

ENTE

NU

TRIT

IVO

5Você naturalmente feliz

quaAVitae

A face de uma pessoa revela muito sobre sua saúde, sua condição orgânica e mesmo

sobre seu temperamento.

Na Medicina Oriental há um método muito antigo de diagnóstico visual chamado Bo-Shin, pelo qual através da observação da face e do corpo podemos diagnost icar a

Exercícios faciais: para ficarmos mais bonitos e mais saudáveis

condição dos órgãos internos.” Primeiro, veja a ilustração desse rosto com a marcação da relação de partes do rosto com os órgãos internos: “Intestinos e região frontal (testa) – L i nha s ho r i z on t a i s , a cne s ou alterações na pele nessa região podem indicar que a pessoa tem i n t e s t i n o p r e s o o u c o m e demasiadamente, provocando um excesso de trabalho nos intestinos.

O lábio in fer ior também é relacionado aos intestinos, e se estiver expandido indica que o intestino também está expandido. Observe as pessoas que têm a região abdominal expandida (barriga grande, para falar mais claro) também têm o lábio inferior mais volumoso.

Fígado e cenho (região entre as sobrancelhas) – Vincos verticais nessa região aparecem quando há uma sobrecarga no fígado. Raiva também faz mal ao fígado (e vice-versa, fígado

com problemas atiça a raiva) e rir, ao contrário, faz muito bem ao fígado (conhece a frase bem antiga 'rir desopila o fígado? É isso aí...) Faça um teste: pegue um espelho para se observar e tente rir e franzir o cenho. Não dá e você acaba dando boas risadas.

Rins e região abaixo dos olhos – Rins estão ligados ao medo e à desconfiança. E as duas coisas se influenciam o tempo todo, para o bem e para o mal (lembra aquela outra frase 'fiquei com tanto medo que me urinei todo? ')

Então, para tratar as bolsas e olheiras abaixo dos olhos você deve cuidar dos rins, tomando mais água, diminuindo o consumo de sal e tentar se estressar menos, porque o estresse prejudica muito os rins.

Baço e pâncreas se relacionam à preocupação, a pensar demais e estar

sempre preso nos pensamentos repetitivos. E as pálpebras superiores são a parte do rosto que se relaciona com esses órgãos.

Para terminar: a região do queixo é relacionada aos órgãos sexuais. Vincos na pele, fissuras ou manchas nessa área podem indicar alterações nesses órgãos.

As mulheres podem observar melhor isso nos seus períodos pré-menstruais.

Extraído do Livro e DVD Exercícios Faciais de Paula Guimarães

www.okido.com.br/paula-guimaraes.php

Page 6: Revista NaturalMente #1

6

REV

ISTA

NA

TUR

ALM

ENTE

naturalmente SAUDÁVEL

Você naturalmente feliz

Pesquisas recentes comprovam efeitos benéficos e até encontram explicações científicas para

acupuntura e reiki. Estudos sobre o assunto, antes restritos às universidades orientais, ganharam espaço entre pesquisadores americanos, europeus e até brasileiros. Recentemente, a Organização Mundial de Saúde (OMS) criou uma denominação especial para esses métodos: são as terapias integrativas.

Um artigo exmecanismo da acupuntura contra a dor foi publicado por pesquisadores da Universidade de Rochester na revista Nature Neuroscience em 30 de maio. Criada há quatro mil anos, a prática consiste na aplicação de agulhas em pontos do corpo. Pela explicação tradicional, ela ativa determinadas correntes energéticas para equilibrar a energia do organismo.

Cientificamente, as agulhas teriam efeitos no sistema nervoso central (cérebro e espinha dorsal). As células cerebrais são ativadas e liberam endorfina, um neurotransmissor responsável pela sensação de relaxamento e bem-estar. O estudo dos nova-iorquinos descobriu uma novidade: a terapia, que atinge tecidos mais profundos da pele, teria efeitos no

sistema nervoso periférico. As agulhas estimulam também a liberação de outro neurotransmissor, a adenosina, com poder antiinflamatório e analgésico.

No experimento com camundongos com dores nas patas, cientistas aplicavam as agulhas no joelho do animal. Eles constataram que o nível de adenosina na pele da região era 24 vezes maior do que o normal e que houve uma redução do desconforto em dois terços.

A equipe tentou potencializar a eficácia da terapia, colocou um medicamento usado para tratar câncer nas agulhas. A droga aprimorou o tratamento: o nível de adenosina e a duração dos efeitos no organismo dos aniamis praticamente tripliquase triplicou e o tempo de duração dos efeitos no organismo dos ratos também triplicou. Mas este método não poderia ser feito em humanos porque o medicamento ainda não é usado clinicamente.

"O próximo passo é testar a droga em pessoas, para aperfeiçoá-la ou para encontrar outras drogas com o mesmo efeito", diz Maiken Nedergaard, coordenadora do estudo.

REIKI

Seus praticantes acreditam nos efeitos benéficos da energia das mãos do terapeuta colocadas sobre o corpo do paciente contra doenças. Para entender as alterações biológicas do reiki, o psicobiólogo Ricardo Monezi testou o tratamento em camundongos com câncer. "O animal não tem elaboração psicológica, fé, crenças e a empatia pelo tratador. A partir da experimentação com eles, procuramos isolar o efeito placebo",

diz. Para a sua pesquisa na USP, Monezi escolheu o reiki entre todas as práticas de imposição de mãos por tratar-se da única sem conotação religiosa.

No experimento, a equipe de pesquisadores dividiu 60 camundongos com tumores em três grupos. O grupo controle não recebeu nenhum tipo de tratamento; o grupo "controle-luva" recebeu imposição com um par de luvas preso a cabos de madeira; e o grupo "impostação" teve o tratamento tradicional sempre pelas mãos da mesma pessoa.

Depois de sacrificados, os animais foram avaliados quanto a sua resposta imunológica, ou seja, a capacidade do organismo de destruir tumores. Os resultados mostraram que, nos animais do grupo "impostação", os glóbulos brancos e células imunológicas tinham dobrado sua capacidade de reconhecer e destruir as células cancerígenas.

"Não sabemos ainda distinguir se a energia que o reiki trabalha é magnética, elétrica ou eletromagnética. Os artigos descrevem- na como ‘energia sutil, de natureza não esclarecida pela física atual", diz Monezi. Segundo ele, essa energia produz ondas físicas, que liberam alguns hormônios capazes de ativar as células de defesa do corpo.

A conclusão do estudo foi que, como não houveram diferenças significativas nos os grupos que não receberam o reiki, as alterações fisiológicas do grupo que passou pelo tratamento não são decorrentes de

e f e i t o placebo.

A equ ipe d e M o n e z i

começou agora a analisar os efeitos do reiki em seres humanos. O estudo ainda não está completo, mas o psicobiólogo adianta que o primeiro grupo de 16 pessoas, apresenta resultados positivos.

"Os resultados sugerem uma melhoria, por exemplo, na qualidade de vida e diminuição de sintomas de ansiedade e depressão". O trabalho faz parte de sua tese de doutorado pela Universidade Federal do Estado de São Paulo (Unifesp).

E esses não são os únicos trabalhos desenvo lv idos com as te rap ias complementares no Brasil. A psicobióloga Elisa Harumi, avalia o efeito do reiki em p a c i e n t e s q u e p a s s a r a m p o r quimioterapia; a doutora em acupuntura Flávia Freire constatou melhora de até 60% em pacientes com apnéia do sono tratados com as agulhas, ambas pela Unifesp.

A quantidade pesquisas recentes sobre o assunto mostra que a ciência está cada vez mais interessada no mecanismo e efeitos das terapias alternativas."

Retirado do sitewww.revistagalileu.globo.com

Acupuntura: Prática Milenar aprovada pela ciência

CAPA

Acupuntura e Reiki agora têm explicação científica

Page 7: Revista NaturalMente #1

REV

ISTA

NA

TUR

ALM

ENTE

naturalmente SAUDÁVEL

7Você naturalmente feliz

Acupuntura, suas origens e aplicações

Amedicina Chinesa consiste em duas grandes vertentes: Acupuntura e a Fitoterapia.

Dois textos antigos formam a base destas duas vertentes: Cânon de Medicina Interna do Imperador Amarelo que descreve o antigo conhecimento da acupuntura e da moxabustão e o Tratado sobre Doenças Febris causadas pelo Frio que descreve sobre a terapia medicamentosa.

O Cânon de Medicina Interna do Imperador Amarelo foi produzido na época dos Estados Combatentes (475 – 221 a.C) e divide-se em duas partes: Su Wen (Questões Fáceis) e Ling Shu (Eixo Espiritual).

Existe uma aura lendária a c e r c a d o s f u n d a m e n t o s da med ic ina chinesa, que segundo o Ling Shu ( E i x o E s p i r i t u a l ) é atribuído a três impe-radores lendários: Fu Xi, Impe rado r do Céu , descreveu as Leis do Céu; Shen Nong, Imperador da Te r r a , de senvo l v eu a t e r ap i a medicamentosa, utilizando-se de plantas, minerais e animais e Huang Di, Imperador dos Homens que e s t abe l e ceu o s p r i n c í p i o s da medicina que regulam o Homem.

Segundo algumas l i teraturas, Huang Di viveu por volta do ano 2600 a.C.

A partir do século VI d.C. durante a dinastia Ming, a acupuntura e

moxabustão propagaram-se na Ásia e posteriormente na Europa através dos Missionários e Embaixadores no século XVI. No Japão, a acupuntura chegou por volta do ano 552 d.C.

A acupuntura tornou-se uma técn ica espec ia l i zada e todos a l e g a m d i r e i t o s s o b r e e l a . I ndependen te da d i spu ta dos diversos profissionais da área da s a ú d e , a a c u p u n t u r a s e g u e conquistando cada vez mais adeptos devido aos resultados alcançados com a inserção de poucas agulhas finíssimas, de forma indolor.

A prática da acupuntura p o d e s e r r e a l i z a d a p o r qualquer profissional da área da saúde com formação

e s p e c í f i c a , b e m como técnicos em acupun-tura.

Segundo a po r ta r i a m in i s -

terial 971/2006, a Acupun tu ra é uma t e c n o l o g i a d e intervenção em saúde, que aborda de modo integral e dinâmico o

processo saúde-doença no ser humano, podendo ser usada isolada ou de forma integrada com outros recursos terapêuticos.

A Acupuntura não visa somente o tratamento local, ou seja, não é apenas um tratamento sintomático, mas age sobre todo o organismo. Estimula o sistema imunológico, tornando o organismo mais forte e mais eficaz no combate a agentes externos.

Estimula o metabolismo, que é

fundamental na manutenção da vida. Para a Acupuntura, o corpo é um organ i smo in tegra l , cu jas funções são inter-relacionadas e se influenciam mutuamente.

No corpo humano, os Canais de acupuntura estão distribuídos e l i gados aos ó rgãos i n t e rnos , tecidos, membros, órgãos dos sentidos, orifícios, ossos, sangue, essência, energia, integrando o corpo todo.

‘’A Acupuntura é indicada para quase todos os problemas de saúde, sendo que os mais comuns são : a h ipe r tensão a r te r ia l sistêmica, diabetes, obesidade, insônia, ansiedade, dores em várias regiões do corpo, sendo as mais comuns, a dor lombar, dor no joelho, dor no ciático, dor na cervical.‘’

Nas próximas edições, falaremos mais sobre cada problema de s a ú d e , c o m e n t r e v i s t a s d e p r o f i s s i o n a i s r e l a t a n d o s u a s experiências e suas opiniões.

p o r L u c i A q u e m i H a y a s h i M a c h a d o - N a t u r o t e r a p e u t a e s p e c i a l i s t a e m a c u p u n t u r a , fitoterapia e terapia floral.

CAPA

Page 8: Revista NaturalMente #1

8

REV

ISTA

NA

TUR

ALM

ENTE

Você naturalmente feliz

naturalmente ECO-SUSTENTÁVEL

Ser sustentável é sem dúvida uma condição básica para uma relação harmoniosa entre o Homem e a

natureza e para a manutenção da vida no nosso Planeta. O mundo todo converge para essa realidade que tem sido foco de grandes discussões e polêmicas no cenário político atual.

Buscando informações sobre ações sustentáveis em nossa região entramos em contato com o Instituto Arayara, uma associação civil de direito privado, sem fins lucrativos ou econômicos atuante há mais de 10 anos em Curitiba com a missão de promover a articulação e o aprendizado para a sustentabilidade. Para o Instituto Arayara a referência para essa educação provém de três eixos: Compreensão e desenvolvimento do ser integral; Desenvolvimento dos relacionamentos; Compreensão e relacionamento com a natureza, incluindo todas as formas de vida. Conversamos com Daniela Massuda – Analista Administrativa, Keyla Preuss – Diretora de Projetos e Rafael Palma – Estagiário de projetos do Instituto Arayara que cordialmente nos receberam e nos explicaram seus projetos.

Um dos mais importantes projetos do Instituto Arayara se refere à Educação para a

Educação para Sustentabilidade

sustentabilidade nas escolas – O público alvo são escolas de educação infantil e ensino fundamental públicas e particulares na cidade de Curitiba e Região Metropolitana. Os projetos procuram atender ás necessidades e objetivos definidos com cada escola podendo abranger desde a reeducação na gestão das escolas com foco em sustentabilidade até atividades voltadas para os alunos em oficinas práticas como por exemplo:

YOGA E O MEIO AMBIENTE – Yoga para crianças e cultivo de horta, alimentação sustentável e outros temas afins.

IMAGINÁRIO CULTURAL – que aborda o contexto cultural de vários estados brasileiros através de apresentações divertidas e envolventes sobre as características musicais e outros elementos culturais de cada região. Todas essas atividades são realizadas por voluntários.

As escolas interessadas em implantar esses ou outros projetos podem entrar em contato com o Instituto Arayara ou com o CAV (Centro de Ação Voluntária de Curitiba - 41 3322-8076

www.acaovoluntaria.org.br

Segundo Daniela Massuda a maior dificuldade para a realização dos projetos é a falta de voluntários com disponibilidade de tempo e a carência de patrocínio. Muitas pessoas começam a voluntariar quando estão desempregadas mas logo que começam a trabalhar não conseguem conciliar o voluntariado com sua jornada de trabalho.

Dessa necessidade está sendo implantado o projeto “Arayara Senior” que busca a contribuição voluntária de aposentados. Muitas pessoas procuram o Instituto Arayara com vontade de voluntariar mas o compromisso com os projetos não é

duradouro na maioria das vezes devido a não estar vinculado a um retorno financeiro. “Estamos buscando encontrar alternativas para suprir essa dificuldade.” afirma Daniela Massuda. O Instituto Arayara também firma parcerias com empresas como é o caso do projeto 'Peça por peça' com o Instituto Robert Bosh - que também conta com a parceria do SESI. Esse projeto existe há cinco anos e é direcionado aos educadores sociais da Vila Verde e da Vila Barigui através de palestras e atividades sobre sustentabilidade e valores humanos.

O SESI é o principal parceiro no projeto “Tunas para todos” que teve início em dezembro de 2010 com o objetivo de alavancar o desenvolvimento sustentável no município de Tunas no Estado do Paraná. Esse projeto tem o objetivo de unir a comunidade em prol da qualidade de vida da cidade e conta também com a parceria do “Frequência Ambiental – Consultoria & Pesquisa” de Curitiba. Em quase um ano de projeto foram mobilizadas diretamente centenas de pessoas.

Foram formados cinco grupos de ação que já estão caminhando sozinhos colocando em prática ações em prol da sustentabilidade local. “Nossa meta é que a comunidade local consiga dar continuidade às ações do projeto sem a necessidade permanente de voluntários.” afirma Keyla Preuss – Diretora de Projetos do Instituto Arayara. “O papel do Instituto nesse projeto é auxiliar nas etapas de organização das atividades, capacitação em valores humanos e ges tão em desenvolvimento de projetos e o posterior acompanhamento dos grupos locais que tendem a se tornar independentes e estruturados.” – conclui Keyla. Existem ainda

outros projetos como o “Despertando pequenas sementes através da Yoga” e o “Simplesmente brincar” com danças circulares para crianças.

Esses e outros projetos buscam mobilizar a sociedade para o compromisso com uma nova consciência que valorize a vida, o ser humano integral, o aprendizado, o amor, a diversidade e a busca pela verdade.

Esses são os valores que norteiam os projetos do Instituto Arayara.

Esquerda para direita: Ligia, Mayra, André, Daniela, Keyla e Rafael.

Nesse momento o Instituto necessita de voluntários com disponibilidade de tempo e capacitados para a educação sustentável nas mais variadas frentes de atuação. Para que os projetos sejam viabilizados há também a necessidade de patrocínio e vaga para Captador de Recursos.

Os interessados podem entrar em contato com o Instituto Arayara - Av. Comendador Franco, 1341, sala 107 – Jardim Botânico - Curitiba/PR

Telefone: 41 3271-7595www.sustentabilidade.org.br

ustentabilidade é um conceito sistêmico, relacionado com a Scontinuidade dos aspectos

econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana.

Propõe-se a ser um meio de configurar a civilização e atividade humanas, de tal forma que a sociedade, os seus membros e as suas economias possam preencher as suas necessidades

e expressar o seu maior potencial no presente, e ao mesmo tempo preservar a biodiversidade e os ecossistemas naturais, planejando e agindo de forma a atingir pró-eficiência na manutenção indefinida desses ideais. A sustentabilidade abrange vários níveis de organização, desde a vizinhança local até o planeta inteiro.

Fonte: www.sustentabilidade.org.br

O que é Sustentabilidade?

Page 9: Revista NaturalMente #1

REV

ISTA

NA

TUR

ALM

ENTE

naturalmente NUTRITIVO

NA

TUR

ALM

ENTE

NU

TRIT

IVO

9Você naturalmente feliz

Proteína vegetal x Proteína animal:

As proteínas são o material de construção que consiste a estrutura básica do nosso

corpo. Elas possuem um papel importantíssimo de construção e manutenção dos tecidos, atuam como enzimas, ajudam na coagulação do sangue, no sistema imunológico, na construção e reparo do DNA, produz energia e muitas outras funções.

Vamos comparar dois tipos de proteínas a “vegetal e a animal”, seus benefícios e malefícios. Compare você mesmo e faça a escolha correta.

DIGESTÃOProteína vegetal – Os vegetais

contêm vitaminas e mineiras que ajudam a digestão das proteínas.

Proteína animal – Requer digestão gás t r i ca p ro longada , ge rando fermentação e liberação de mais ácido para a digestão. Os resultados são: azia, gastrite e formação de úlcera.

Entenda as conseqüências do consumo e faça a sua escolha

DOENÇA CARDÍACAProteína vegetal – Produz níveis altos

de arginina e glicina no sangue, ajudando a prevenir o entupimento das artérias.

Proteína animal – Rica em gordura saturada, aumentando o colesterol e p r o m o v e n d o o e s t r e i t a m e n t o , endurecimento e aumento de placas nas a r té r ias . E levam os n í ve i s de homocisteína no corpo. Esse aminoácido eleva 3 vezes mais a tendência de sofrer um ataque cardíaco.

CÂNCER

Proteína vegetal – A proteína da soja, por exemplo , é an t i - ox idan te , antiangiogênica e imunossupressora.

Proteína animal – A proteína animal quando entra no corpo é parcialmente digerida, entrando no cólon (intestino).

Quando os níveis de carboidratos são baixos, as bactérias no cólon utilizam os resíduos dessas proteínas e liberam amônia no processo. A amônia está

relacionada ao câncer de cólon. Produtos animais contêm mutagênico, os quais alteram o DNA, tornando a célula vulnerável ao vírus do câncer.

Existe uma forte ligação entre a alta ingestão de proteína animal e câncer de cólon, das mamas, pâncreas e próstata.

DOENÇAS DEGENERATIVAS

Proteína animal – Os aminoácidos da proteína animal são ricos em súlfur que estão associados com várias doenças degenerativas como câncer de pele, câncer de cólon e artrite reumatóide.

RINS

Proteína vegetal – Favorece a função renal, especialmente a linhaça.

Pr o t e í n a a n i m a l – G r a n d e quantidade de proteínas aumenta a quantidade de sangue no local levando um aumento das dimensões dos rins e causando lesões. Leva também a formação de pedras renais.

EFEITOS NO CÉREBROP r o t e í n a a n i m a l – P r o d u z

neurotransmissores falsos, levando ao desequilíbrio do cérebro, deprime o córtex, onde estão os pensamentos elevados, mas aumentam a atividade nos centros cerebrais onde estão localizados os pensamentos e sentimentos de natureza baixa.

Escolha hoje um corpo com muito

mais saúde, uma mente capaz de discernir o certo e errado e a força para vencer as tentações. Um corpo doente produz uma mente doente, nos separando do divino e nos levando cada vez mais perto das paixões desse mundo.

Encorajamos a você a mudar sua dieta, seja pelo motivo que for você com certeza sentirá os milhares de benefícios dessa incrível mudança.

Fonte: Lay Institute for Global Health

Page 10: Revista NaturalMente #1

10

REV

ISTA

NA

TUR

ALM

ENTE

naturalmente NUTRITIVO

Você naturalmente feliz

A sabedoriados sabores

Geralmente nos prendemos mais ao doce e ao salgado, rejeitando o amargo ("De

amarga basta a vida!") e confundindo o ácido com o picante. Será que nossas emoções são também limitadas assim? Doce é quase tudo o que a terra produz, daí a necessidade dos temperos. E o sabor doce estimula a nossa simpatia, a capacidade de reflexão, a postura bem centrada - ou, em excesso ou deficiência, a desconfiança, a obsessividade, o ciúme.

Salgado é o sabor do sal, que regula o equilíbrio da água no corpo. Está ligado à energia ancestral e à confiança na existência. Em excesso ou deficiência, gera ansiedade, paranóia, medo. Amargo é o sabor da chicória, das folhas verde-escuras, do jiló, da carqueja e de vários chás. Estimula todos os órgãos e as vísceras, inclusive o coração, produzindo calor e aguçando a fala e a escuta. Em excesso ou deficiência, gera mágoa, sensibilidade negativa, tagarelice. O ácido dos cítricos, do trevo, da azedinha, do vinho e de outros fermentados produz efeitos na alma, nos olhos, nos músculos, aumenta a criatividade, a paciência, a capacidade de visão. Em excesso ou deficiência, irrita e embaça o horizonte.

O picante do agrião, do alho do gengibre e das sementes de coentro, mostarda, pimenta, entre outros, move a energia em todas as direções. Gera ritmo e vitalidade, mas, em excesso ou deficiência, dá em melancolia, desânimo. Além disso, os sabores podem ainda ser sutis, moderados, fortes e tóxicos.

Sutis são os aromáticos, sobretudo das frutas. Variam entre o doce e o ácido, são difíceis de definir, mas não nos deixam confundir, por exemplo, laranja com tangerina. Moderados são os que entram na maior parte do que comemos: cereais, feijões, vegetais e hortaliças. Fortes são os que complementam os moderados: alho, cebola, ervas, rabanetes, pimentões.

Tóxicos são os que podem ofender a saúde se não forem usados com prudência: vinagre, café, chocolate, defumados, salgados, açúcar, álcool, pimenta, pimentão, tabaco. A sabedoria chinesa diz que nossa harmonia depende da mistura correta dos cinco sabores. Olho vivo: pode estar aí o grande equilíbrio da vida.

Extraído do artigo “A Sabedoria mora na boca” da jornalista e pesquisadora Sonia Hirsch - autora de livros sobre culinária natural, alimentação e saúde.

RECEITAS NATURAIS

Rolos de alface são a melhor solução para um snack rápido. Um substituto ideal dos tradicionais sanduíches. Pode usar a imaginação e fazer de outra maneira...

INGREDIENTES:* 2 abacates bem maduros* 3 tomates, em cubos* 1/2 pimenta malagueta, picada* 2 colheres de sopa de cebola, picada* 1 dente de alho fresco, picado* 1/4 xícara de coentro fresco, picado* Bagos de uma espiga de milho orgânico/biológico cru

* 2 colheres de chá de suco/sumo de limão fresco* Brotos à escolha* Sal quanto baste* 6-8 folhas grandes de alface

PREPARAÇÃO:* Amassar o abacate.* Adicionar os demais ingredientes e mexer até ficar bem misturado.* Espalhar 2-3 colheres desta mistura em folhas de alface e enrole.

Apreciar!

ROLOS DE ALFACE

GELÉIA DE CASCAS DE FRUTASRendimento: 15 porções

INGREDIENTES: * 2 cascas de maçã * 2 cascas de goiaba * 2 cascas de pêra * 1 xícara de chá de casca de mamão * 3 xícaras de chá de água * 8 colheres de sopa de açúcar

PREPARAÇÃO:* Coloque em uma panela 2 xícaras de água e as cascas de maçã, goiaba e pêra. Deixe ferver até amolecer e reserve.

* Em outra panela, coloque as cascas de mamão com uma xícara de água e deixe ferver até amolecer.

* Após o cozimento, despreze a água e reserve a casca de mamão.

* Despeje as cascas de frutas com a água e a casca de mamão no liquidificador batendo até formar um purê.

* Em uma panela, misture o purê de frutas com o açúcar e deixe cozinhar até atingir o ponto de geléia.

Page 11: Revista NaturalMente #1

REV

ISTA

NA

TUR

ALM

ENTE

naturalmente FELIZ

11Você naturalmente feliz

De fo rma resumida ,

como podemos explicar o que é Programação

Neurolinguística?

A Programação Neurolinguística (PNL) é um instrumento prático e simples, utilizado por todas as profissões: Ex: professores, empresários, médicos, psicólogos, terapeutas, donas de casa, entre outros e até mesmo crianças e adolescentes.

Este método auxilia as pessoas de todas as idades a se autoconhecerem, superando medos, bloqueios, dificuldades nos relacionamentos, auto motivação, acessando recursos internos, melhorando a saúde e qualidade de vida em geral. Uma forma de aprender a organizar a mente para a conquista de objetivos, com bases na visão sistêmica vivenciando a ética e o respeito.

O que as pessoas falam interna e externamente, fazem consigo mesmas, tem influenciado imensamente na qualidade de vida, e a maioria vive no piloto automático, obtendo resultados não satisfatórios. A PNL vem ampliar a consciência de quem sou eu e o que quero. Ela auxilia no despertar da consciência de todos os padrões linguísticos, crenças e comportamentos, fornecendo técnicas de acesso a estes padrões modificando-os conforme a necessidade e utilidade. É uma ciência que estuda o comportamento subjetivo do ser humano.

Como aplicá-la para melhorar o nosso dia a dia pessoal e profissional?

Tanto nos cursos em empresas, nas formações, como nas sessões individuais a pessoa aprende com o tempo a ter autonomia na utilização do método.Inicialmente ela precisa de ajuda para aprender a reconhecer seus padrões de crenças e comportamentos. Depois ela irá usar a estratégia que mais irá lhe ajudar no momento.

Auto Estima e Qualidade de Vida através da Programação Neurolinguística

Ensinamos desde a utilização da l inguagem cons t ru t i v i s ta , fazer reprogramações mentais, manter o pensamento organizado, aprender a visualizar criativamente, desenvolver habilidades de empatia, aperfeiçoar a comunicação verbal e não-verbal, aprender a arte de fazer perguntas certas na hora certa, ensinamos a linguagem Ericksoniana hipnótica naturalista, Como alcançar seus objetivos, como falar em público: técnicas de oratória, alinhamento de história de vida, reimprint, limpeza emocional - EFT, Equilíbrio emocional usando métodos respiratórios, consciência corporal, relaxamento, meditação, entre outros.

Como o "poder" das palavras está relacionado com a vigília do nosso pensamento e a nossa disciplina pessoal no resgate da qualidade de vida?

Einstein dizia: “A imaginação é mais poderosa que o conhecimento”. Tudo começa na nossa imaginação: imagem em ação. Quantas vezes pensamos, imaginamos um prato de comida bem delicioso ou a fruta que mais gostamos, ou um limão bem azedo e suculento e começamos a salivar.

Esta imaginação faz a maioria das pessoas sentirem água na boca, alguns chegam a sentir o cheiro do limão. Mas o limão ou a fruta nem estão presentes materialmente. Estão só na imaginação. Construímos uma realidade virtual. Aumentando a salivação, é sinal de que as glândulas foram acionadas, e assim vamos contagiando nosso sistema. É muito poderoso.

Neurocientistas dizem que a mente não sabe diferenciar verdade de mentira; a mente acredita naquilo que você fica imaginando, dizendo, pensando diariamente em vigília.E aquilo que você fica pensando de dia com intensidade, a mente salva a noite enquanto dorme. Tem pessoas que ficam pensando em

doença todos os dias e acabam gerando doenças.

A medicina diz que todas as doenças são psicossomáticas. Mas da mesma forma, as pessoas podem atrair mais saúde e bem estar, usando a sabedoria interior, as reprogramações, os pensamentos e imaginações mais apropriadas. Na PNL aprendemos técnicas que ensinam esta mentalização correta. Vamos analisar a linguística: Ex: Não pense em macacos... Não pense em uma rosa vermelha.

Claro que vamos pensar. Pois para não pensar no macaco, ou na rosa vermelha eu primeiro tenho que criá-los, pois dei esta informação para meu biocomputador, que é a mente. Se quero ser mais prático e eficiente comigo mesmo devo dizer o que EU quero, e não o que eu não quero. Ex: Pense em borboletas. Pense em uma margarida.

Outro ex: Não posso esquecer meu guarda chuva aqui. (já deu o comando para esquecer).

Fale o que quer:Eu lembro de pegar meu guarda chuva aqui. Outro estudo linguístico: O dia está bonito mas tem um sol quente lá fora. Qual a sensação a respeito do dia? (perceba dentro de você o resultado desta linguística.) Agora perceba a sensação desta outra frase: Tem um sol quente lá fora, mas o dia está bonito.

Mudou, não é? Sim, porque o (mas, porém, contudo, todavia, entretanto), cancelam tudo o que vem antes e só fica com impacto na mente o que vem depois do (mas, porém, contudo, todavia, entretanto). Estes são apenas alguns exemplos dos vários que estudamos na PNL.

Você pode dar um ou dois exemplos interessantes (podem ter sido vivenciados por seus alunos) sobre a eficácia da PNL – Programação neurolinguística?

Temos inúmeros casos com ótimos resultados, mas vou citar apenas dois que aconteceram no final de 2010: Flávia Cristiane Magalhães Lorusso, 34 anos, servidora pública, nos procurou porque tinha claustrofobia e não podia viajar de avião. Ela já havia tentado e quando entrou no avião teve que descer por causa do pânico. Ela queria fazer uma viagem ao exterior muito importante e queria superar este problema em 5 meses no máximo.

Usei os métodos de PNL – EFT e Yoga terapia e em 4 sessões sugeri para ela experimentar fazer um pequeno voo de Florianópolis a Curitiba, e deu certo. Ela chorou toda a viagem de tanta emoção e alegria. Continuamos a reforçar as técnicas dando autonomia a ela (pois a PNL utiliza métodos que a pessoa pode se auto aplicar depois de aprender) e ela fez em outubro a viagem de avião que tanto queria. Flavia fala para a Revista: “Eu estou ótima. Firme nos exercícios e agora buscando novos objetivos. Estou bem feliz comigo mesma, aprendendo a me amar...

Um Juiz veio em busca de técnicas para melhorar seu trabalho. Fez o curso de formação conosco e o que ele alcançou foi fantástico: - Alcancei meu objetivo – no tribunal consegui ampliar os acordos de 40% para 80%, somente usando as técnicas de PNL – e o melhor de tudo, me tornei um ótimo marido e pai de minhas filhas, me sinto mais equilibrado emocionalmente e muito mais feliz.

Vânia Lúcia Slaviero é Consultora em

Programação Neurolinguística Sistêmica, Terapeuta corporal, Pedagoga (FALEC), Instrutora de Yoga, Coordenadora de cursos livres e de Pós Graduação em Programação Neurolinguística, Qualidade de vida e Yoga Pedagógico para Professores no Instituto Educacional de Bem Com a Vida.

Atua na área há mais de 25 anos e é autora de vários livros, CDs e DVD com técnicas para auto-aplicação diária.

Entrevista com:Vânia Lúcia

Slaviero

Page 12: Revista NaturalMente #1

12

REV

ISTA

NA

TUR

ALM

ENTE

naturalmente FELIZ

Você naturalmente feliz

Luz do Ser Luz do Ser

Durante Assembléia Geral das Nações Unidas (ONU), realizada em julho deste

ano, foi aprovada uma resolução que reconhece a busca da felicidade c o m o " u m o b j e t i v o h u m a n o fundamental".

Mais do que um anseio individual, a ONU estabelece a importância da criação de políticas públicas com essa finalidade e convida os países-membros a apostarem na felicidade c o m o f e r r a m e n t a p a r a o desenvolvimento, citando inclusive p o l í t i c a s q u e p r o m o v a m o desenvolv imento sus tentáve l , a e r r a d i c a ç ã o d a p o b r e z a , a elaboração de indicadores que capturem a importância da busca da fe l ic idade e do bem-es tar no de senvo l v imen to , ob j e t i vando ,

Resolução das Nações Unidas sobre FelicidadeFelicidade: em direção a uma abordagem holística para o desenvolvimento

inclusive, orientar suas políticas públicas nessa direção.

Saindo da utopia, agora é ficarmos atentos para ver e saber se haverá mudanças e novas diretrizes nesse sentido.

A felicidade não é a ausência de conflito e sim

a habilidade de lidar com ele. Uma pessoa feliz não tem o melhor de tudo,

mas ela torna tudo melhor.Albert Einstein

Page 13: Revista NaturalMente #1

REV

ISTA

NA

TUR

ALM

ENTE

NA

TUR

ALM

ENTE

NU

TRIT

IVO

13Você naturalmente feliz

naturalmente FELIZ

Centro de atividade para todas as idades

Investir na auto-estima das crianças, apurar seu senso crítico, desenvolver hábitos saudáveis e, principalmente, dar bons

exemplos. Essa é a recomendação dos especialistas para quem quer ter filhos de bem com a própria aparência.

Há várias vertentes que podem desencadear problemas que até pouco tempo não se conhecia. Culpa da vaidade, do consumismo, dos padrões de beleza quase inatingível das modelos magérrimas, também, mas é importante que os pais tenham consciência de que a forma como agem exerce uma influência ainda mais profunda no comportamento dos filhos.

As mães que tem uma boa auto-imagem e se cuidam ressaltam nas filhas esses aspectos de forma positiva. Já aquelas que vivem insatisfeitas, reclamando dos quilos extras, pulando de dieta em dieta, estimulam nos pequenos a idéia de que eles só serão amados ou aceitos se forem bonitos. Vamos associar agora esse descontentamento com a culpa em relação a comida, teremos crianças com distúrbios de alimentação muito graves como a anorexia, doença que faz a pessoa recusar alimentos porque se vê sempre gorda, e a

Vaidade infantil

dismorfobia, também conhecida como feiúra imaginária, causada por um desequilíbrio químico do cérebro, leva a pessoa a sofrer terrivelmente com algum aspecto da aparência.

Essas preocupações se tornam obsessiva, causando angustia e prejudicando o contato social, se recusando até a sair de casa por vergonha.

A principal arma de prevenção é investir na auto-estima, e ninguém tem mais poder de influenciar a confiança que os pais. Um bom começo é parar de criticar o próprio corpo na frente das crianças, ensiná-los a ter bons hábitos alimentares desde cedo e fazer com que aprendas a se valorizar mais pelo que pensam e sentem do que pela aparência.

O que fazer quando o problema de peso existe de fato?

A obesidade precisa ser tratada por questões de saúde, mas exige cautela para não abalar a autoconfiança.

- Jamais deve ser criticada a aparência pelos pais.

- Não deixe que apenas a criança faça a dieta, a família deve participar.

- Evite falar o tempo todo sobre isso, basta que os hábitos familiares sejam revistos, como ter somente alimentos saudáveis na dispensa.

- A criança não precisa, nem deve passar fome. Para isso ensine-a a comer só quando tiver fome, e não quando tiver vontade.

- Faça com que a criança perceba que você se importa com sua insatisfação e a incentive a ver e responder de forma positiva a situação.

- O objetivo do peso ideal não é somente estético, mas sim uma forma de garantir um futuro saudável.

- Explique que cada organismo reage de

formas diferentes e o fato de ela ter que comer menos não a faz uma pessoa melhor ou pior.

- Estimule a ser critica em relação aos padrões que a mídia impõe, aproveite a oportunidade para discutir os efeitos sobre a saúde dessa magreza excessiva.

E o mais importante de todos os fatores é fazer com que a criança perceba o quanto é amada e admirada como ela é, e não pelo que ela faz.

Mayra PerboniDiretora do Spa Givita, Fisioterapeuta

especialista em Acupuntura e Dermato-funcional.

Recomendações para deixar seus filhos de bem com a própria aparência.

Page 14: Revista NaturalMente #1

14

REV

ISTA

NA

TUR

ALM

ENTE

naturalmente CORPO

O porque da Drenagem Linfática?

Adrenagem linfática é uma técnica de massagem que auxilia no processo de eliminação de

impurezas acumuladas entre as células dos tecidos pela corrente sanguínea.

É pelo sistema linfático que percorre o líquido (linfa) incolor e transparente que filtra essas impurezas. Quando há algum problema na circulação linfática, essas impurezas podem ficar "paradas" em determinados pontos do corpo o que pode ocasionar inchaços, espinhas, edemas etc. Nesse caso, após uma avaliação, o especialista pode recomendar a drenagem linfática.

A linfa é o líquido responsável pelo "transporte" do excesso de líquidos e toxinas. Esse sistema é constituído de vasos linfáticos que recolhem e depois filtram líquidos e dejetos que retornam para a circulação sangüínea. Edema é o acúmulo de líquido em um espaço existente entre as células de um tecido conhecido como espaço intersticial. Geralmente, o edema diminui a

circulação sanguínea prejudicando a nutrição dos tecidos. Dependendo do grau do edema, pode ser utilizada a drenagem manual que pode proporcionar uma rápida diminuição do edema.

A drenagem linfática é executada através de movimentos circulares e suaves sobre os pontos onde existem os vasos linfáticos. Quando estimulados, a circulação linfática proporciona a distribuição de líquidos e a movimentação de toxinas em direção aos rins para que sejam eliminadas posteriormente.

A causa da celulite é o acúmulo de gordura subcutânea que forçam a retração da pele causando a aparência de casca de laranja, a massagem linfática permite amenizar ou diminuir medidas e a celulite eliminando os líquidos retidos em determinados pontos do corpo.

Utilizando essa técnica de massagem

você está trabalhando com dois recursos do sistema linfático, que seria a captação e

evacuação. Os vasos linfáticos facilitam a eliminação de toxinas e o transporte de elementos nutritivos para várias partes do corpo.

Atualmente a massagem linfática é uma

das técnicas mais procuradas pois atua como um descongestionante eliminando o excesso de líquidos através da circulação linfática e por ativar o sistema imunológico.

Os movimentos geralmente executados

nessa técnica são suaves, circulares e precisos através de manobras com as mãos ou por equipamentos eletrônicos.

A massagem linfática corporal pode ser

indicada por um médico ou especialista,

para eliminar o excesso de líquidos ou toxinas e melhorar a oxigenação e nutrição dos tecidos.

Após avaliação, pode ser que essa técnica seja indicada no tratamento de: Celulites; Melhora a circulação sanguínea; Diminui a retenção de líquidos; Tratamento de certos tipos edemas; Inchaços; Tensão pré-menstrual; Sinusite; Stress; Entre outras aplicações.

Essa técnica exige o acompanhamento de um especialista, portanto, antes de realizar o tratamento através da drenagem linfática, você deve verificar quais são as indicações e contra-indicações e consultar seu médico.

Você naturalmente feliz

Page 15: Revista NaturalMente #1

REV

ISTA

NA

TUR

ALM

ENTE

NA

TUR

ALM

ENTE

NU

TRIT

IVO

15Você naturalmente feliz

P esquisas revelaram que: As ondas sonoras provocam movimento do protoplasma celular. A música afeta

o nível de vários hormônios, inclusive o cortisol (responsável pela excitação e pelo estresse), testosterona (responsável pela agressividade e pela excitação) e a oxitocina (responsável pelo carinho).

Assim como as endorfinas e a serotonina (neurotransmissor que faz a comunicação entre os neurônios). O treinamento musical favorece o desenvolvimento cognitivo, atenção, a memória, a agilidade motora, assim como cria uma experiência unidade entre linguagem, música e movimento.

Pitágoras dava à terapia pela música o nome de purificação. Sua música curativa se propunha a equilibrar as quatro funções básicas do ser humano: "pensar, sentir, perceber e intuir".

Uma dificuldade rítmica provavelmente virá de um desequilíbrio emocional que poderá estar relacionado com alguma

Efeitos da música na Saúde

naturalmente EM PAZ

patologia. Essa disfunção musical evidencia a existência de problemas como nos é ratificado por Gainza (1988) e Milleco (1992).

Usando música com prazer, fazendo dela uma linguagem, estaremos conscientemente contribuindo para maior compreensão do mundo e de nós mesmos.

Estaremos evitando somatizar patologias. Estudos comprovam que a atividade muscular, a respiração, a pressão sangüínea, a pulsação cardíaca, o humor e o metabolismo, são afetados pela música e pelo som.

O corpo funciona como caixa de ressonância onde o som é produzido e de onde é lançado no espaço. O corpo é um instrumento. A voz, o som singular de cada um de nós.

Colaboração: Adriana Bisconsin – Musicoterapeuta, Focalizadora de Danças Circulares, Master em Programação Neurolinguistica.

naturalmente VOCÊ

Qual o seu ano pessoal?Numerologia para o auto conhecimento

Segundo a numerologia, há momentos mais favoráveis para determinados acontecimentos

em nossa vida. Há tempo certo para semear nossos projetos, para colher e para fazer as mudanças necessárias. A adaptação às c i rcuns tânc ias , especialmente àquelas que não podemos controlar, torna a nossa vida muito mais fácil e naturalmente organizada. Um dos cálculos que nos ajuda a entender nosso momento presente e planejar o futuro é o do Ano Pessoal.

Tudo na natureza é cíclico, inclusive o fluxo da nossa vida e assim com as estações do ano cada fase do nosso ciclo pessoal tem suas características próprias que quando compreendidas nos ajudam a viver melhor. Calcular seu Ano Pessoal é simples. Ele começou no seu último aniversário e terminará no próximo. Sabendo disso você poderá parar de remar contra a maré e ter atitudes mais proativas. Você sabe que ano do seu ciclo está vivendo? Veja como calcular:

1) Some os algarismos do dia e mês do seu nascimento (dd/mm) / Por exemplo: Se você faz aniversário em 17/06 (dezessete de junho)

Some: 1 + 7 + 6 = 14 (agora reduza a um único algarismo) .:. 1 + 4 = 5

2) Agora some o número obtido com o ano do seu último aniversário: (5 + 2011) e reduza a um único algarismo: 5 + 2 + 0 + 1 + 1 = 9 :::::

Este é o seu ano pessoal até o seu próximo aniversário. Agora veja abaixo as recomendações da numerologia:

ANO 1 - Início de uma nova fase, um novo ciclo que se inicia. Momento para planejar e iniciar novos projetos. Pode ser um momento aparentemente solitário, onde a auto confiança e a independência serão qualidades essenciais para se manter o equilíbrio.

ANO 2 – Novas alianças. Fase favorá-vel para início de relacionamentos afetivos ou profissionais duradouros. Momento para reestruturação de relacionamentos, parcerias e alianças. Não espere grande resultados pra já – paciência, tolerância e perseverança são palavras chaves.

ANO 3 - Sucesso e popularidade. Você pode estar sentindo uma necessidade maior de reconhecimento. Todas as formas de expressão estão favorecidas, aproveite. Momento de expansão social, ideal para ter contatos com pessoas e pontos de vista diferentes.

ANO 4 - Ano de estruturação e muito trabalho. Hora de investir sua energia na realização dos projetos. Nessa fase há uma busca pela segurança material. Momento para investimentos, aquisição de imóveis e tudo o que está ligado à estrutura e segurança.

ANO 5 – Momento de mudanças, ideal para investir em cursos rápidos, pequenas viagens e projetos de curto prazo. Boa fase para mudar de emprego, de residência ou de cidade. Ampliar os horizontes é a palavra chave. Um ar de instabilidade e insegurança podem surgir em decorrência de tantas mudanças.

ANO 6 – Nesse ano a família e os rela-cionamentos afetivos lhe pedem mais dedicação e energia. Quem está sozinho pode sentir uma vontade maior de casar e estruturar uma família. Quem já tem a sua família, vai se sentir mais próximo a ela e isso só lhe fará bem. Eventuais crises servirão para resolver pendências.

ANO 7 - Momento de introspecção. O ano sete é propício para uma revisão de tudo o que ocorreu nos sete anos anteriores, ano de reflexão e de mudança de paradigmas. Ter mais tempo para você e olhar para dentro de si só lhe fará bem.

ANO 8 - Esse é o ano da colheita! Quem plantou coisas boas nos anos anteriores só terá a comemorar. Pode vir aquele aumento de salário, promoção ou uma solução para algum problema. Momento para agradecer as coisas boas da vida!

ANO 9 – É hora de separar o jôio do trigo e fazer uma limpeza geral na sua vida. Aproveite para se desfazer de tudo o que não serve e abrir espaço para o futuro. Tudo o que foi construído em bases frágeis pode desmoronar como um castelo de areia. Exercitar o desapego pode ser libertador.

Pesquisa: Vivendo melhor através da Numerologia - Aparecida Liberato com Be to Junqueyra e I rene B rygEditora Best Seller

Aqui você encontra os melhores lugares de para

o seu bem estar!Curitiba

ANUNCIE JÁ!41 3078.4277

41 9934.9711 / 41 9184.2134 / [email protected]

Page 16: Revista NaturalMente #1