Revista Nestlé - Pizza - Junho2004

31
ANO 6 • N O 22 • JUNHO 2004 Pizza! Maggi: receitas para uma sessão de cinema em casa Pizza! Em receitas variadas, a perfeita combinação entre leveza e tradição Perfil: os vôos de Daiane dos Santos, a nova estrela do esporte brasileiro Perfil: os vôos de Daiane dos Santos, a nova estrela do esporte brasileiro Em receitas variadas, a perfeita combinação entre leveza e tradição

description

 

Transcript of Revista Nestlé - Pizza - Junho2004

Page 1: Revista Nestlé - Pizza - Junho2004

ANO 6 • NO 22 • JUNHO 2004

Pizza!

Maggi:receitas para umasessão decinema em casa

Pizza!Em receitas variadas, a perfeitacombinação entre leveza e tradição

Perfil: os vôos deDaiane dos Santos,a nova estrela doesporte brasileiro

Perfil: os vôos deDaiane dos Santos,a nova estrela doesporte brasileiro

Em receitas variadas, a perfeitacombinação entre leveza e tradição

Page 2: Revista Nestlé - Pizza - Junho2004

Se tem um alimento que simboliza a alegria e a confraternização,este alimento é a pizza. E, de fato, poucas coisas são mais gosto-sas do que reunir os amigos para dividir uma conversa animada euma “redonda”quentinha, recém-saída do forno.Pois é justamen-te isso que a gente propõe na seção Água na Boca – e não ape-nas com receitas tradicionais, mas com variações mais leves, co-mo as que levam massa integral.

Bem-estar e boa nutrição também são o ponto forte das duas ma-térias da seção Você e Maggi. Para começar, a gente mostra trêsdeliciosas e supersaudáveis receitas de sopa (além,é claro,dos irre-sistíveis lançamentos de Maggi para o inverno).Depois, indica re-ceitas práticas para acompanhar uma aconchegante sessão de cine-ma em casa, com sugestões de filmes que têm a culinária comoingrediente principal.

Esta edição também reserva espaço de destaque para os temas dasaúde e do equilíbrio.Na seção Por Dentro da Nestlé,mostramosmais uma ação de responsabilidade social da Nestlé – o apoio àCorrida e Caminhada Contra o Câncer de Mama.O evento, ini-ciativa do Instituto Brasileiro de Combate ao Câncer, já existe hácinco anos e agora vai tomar conta de várias capitais brasileiras,com renda revertida em benefício do IBCC, que pretende cons-cientizar a população quanto aos benefícios da atividade física pa-ra uma vida saudável e, assim, para a prevenção da doença.

Você verá ainda,na seção Vida Saudável, como equilibrar alimen-tação e esportes para jovens adolescentes.E,no Perfil,como a prin-cesinha Daiane dos Santos se equilibra entre vida pessoal e oitohoras diárias de treinos para manter acesa a maior esperança demedalha de ouro do Brasil na Olimpíada de Atenas. Sim, Daianepega firme nos exercícios mas nunca esquece as outras coisas boasda vida, como sair com os amigos para escutar música e – surpre-sa! – comer pizza,é claro que se controlando para manter a forma.

É isso.Muito equilíbrio,muita saúde e um infinito bem-estar pravocê.E nos falamos depois da Olimpíada – tomara que comemo-rando a medalha da nossa Daiane!

Com um carinhoso abraço doSERVIÇO NESTLÉ AO CONSUMIDOR

Nestlé faz bemconselho editorial

Ivan Zurita, Mário Castelar,

Edson Ebizawa, Márcia Abreu,

Irene Alves Ribeiro, Maria Lúcia Ortiz

colaboradoresAndréia Faccio, Fernanda Lopes, Dora Hosokawa,

Thais Manzione, Cláudia Yoshida, Camila Guimarães,

Valéria Oliveira, Natalia Miyamoto,

Ana Célia Salvadori

produção editorialEditora Página Viva

Carlos Tranjan (editor-chefe),

Andrea Souzedo (editora assistente),

Sandra Tranjan, José Rodolfo Arantes

de Seixas (assistentes de arte)

colaboradoresChico Max (direção de arte), Paulo Inoue

(arte), Cláudio Nogueira, Lana Nowikow (reportagem

e texto), Otacílio Nunes (revisão), Adriano Gambarini,

Éric B., Ivo Gonzalez (fotografia), Fernanda Guedes,

Luiz Fernando Martini (ilustração), Mika Franco

(produção), Picture studio & fotolito

(tratamento de imagens)

Empresas que gentilmente cederam material

para a produção de fotos desta edição:

Art Mix (11 3064-8991), Formatex (3897-8130),

Fucsia Casa (5533-5045), Home Marché (3078-1285),

Secrets de Famille (3083-7949), Suxxar (3081-1011)

e Tok&Stok (0800-160161).

jornalista responsávelCarlos Tranjan (MTb 20.783)

impressãoLeograf

tiragem300.000 exemplares

Foto da capa: Éric B.

NESTLÉ COM VOCÊ é uma publicação

trimestral da Nestlé, coordenada pela área

de Serviço ao Consumidor, de distribuição

gratuita, dirigida aos seus consumidores.

Telefone: 0800-770-2411

Correspondência:

Serviço Nestlé ao Consumidor

Caixa Postal 21.144, CEP 04602-970

São Paulo – SP

E-mail: [email protected]

Portal da Nestlé na Internet:

www.nestle.com.br

Page 3: Revista Nestlé - Pizza - Junho2004

3

Sumário4 dica caseira

Jardim de temperos, para ter sempre à mão as ervas mais usadas na cozinha.

6 água na bocaUma noite só de pizza, para a família toda, para todos os gostos.

10 presenteReceitas e um trabalho em ponto cruz para comemorar as festas juninas.

12 passeioUma viagem ao centro da terra no Vale do Ribeira, em São Paulo.

16 você e maggi – sopasReceitas de um alimento que aconchega e sempre faz bem. E muitos lançamentos!

18 você e maggi – cinemaSugestão para julho: um bom filme em casa e três boas receitas na bandeja.

21 vida saudávelComo equilibrar alimentação e esporte para os adolescentes.

24 perfilA brasileirinha Daiane dos Santos e o sonho de medalha de ouro em Atenas.

26 por dentro da nestléO apoio da Nestlé à Corrida e Caminhada Contra o Câncer de Mama.

28 da nestlé pra vocêEntre as novidades, destaque para delícias como Chandelle, Sorvetes, Biscoitos...

30 espaço do leitorUma surpresa para o Dia dos Namorados.E o sucesso do spa caseiro.

6

18

24

Page 4: Revista Nestlé - Pizza - Junho2004

Dica Caseira

As ervas aromáticas estão para a culinária assim comoos perfumes para a mulher.Salsinha,cebolinha,coen-tro,manjericão,alecrim,louro,hortelã...Difícil alguma

delas não entrar nas receitas de cada dia,nem que seja pra daraquele toque de capricho no prato final.

Com essa deliciosa mistura de culturas que é a cozinha bra-sileira e esta terra abençoada onde tudo dá, o nosso “cheiro-verde”é diferente em cada lugar.Assim,no Sul, um maço decheiro-verde se compõe de salsa, cebolinha, alecrim e louro.No Norte, se não tiver coentro também, não é cheiro-verde– e sempre acompanhado de pimenta dedo-de-moça, claro!

Todas as ervas aromáticas podem ser compradas frescas oudesidratadas, mas apanhá-las na hora de usar é um prazer in-descritível, do qual você pode usufruir sempre que quiser, setiver uma jardineira com seus temperos preferidos. Só é pre-ciso um lugar arejado onde bata sol pelo menos três horas pordia,um vaso,boa terra,boas mudas, água e alguma dedicação.

Se você não tiver pressa, semear é a melhor pedida (veja pági-na ao lado),mas se quiser ver logo sua obra pronta,pode com-prar mudas em feiras-livres e até supermercados.

Cultivar temperos em casa podeser uma boa (e prazerosa!) pedida

cheirosJardimde

INGREDIENTES• 2 peras descascadas e picadas • 2 colheres (sopa) de azeite• 1 stick de Meu Segredo Maggi• 5 colheres (sopa) de açúcar• meia colher (sopa) de vinagre de vinho branco • 1 colher (chá) de manjericão picado• 1 colher (chá) de sálvia picada• 1 colher (chá) de tomilho picado

MODO DE PREPARARBata as peras no liqüidificador juntamente com o azeite e oMeu Segredo até formar um purê. Coloque em uma panela,acrescente o açúcar, o vinagre, meia xícara (chá) de água eas ervas e leve ao fogo médio, mexendo sempre até formaruma geléia (cerca de 20 minutos). Retire do fogo, espere es-friar e sirva acompanhando carnes grelhadas ou assadas ousobre torradas.Dicas1. Se desejar, utilize as ervas disponíveis na sua casa ou ain-da acrescente aquelas que combinem melhor com os pratosque deseja preparar (por exemplo, junte alecrim ao molhoquando for servi-lo com carne de porco). 2. Você pode substi-tuir as peras pela mesma quantidade de maçãs.

Geléia de ervas Rendimento: 1 xícara de chá

Mol

heir

a:Fu

csia

Cas

a • Te

cido

:For

mat

ex

Jogo

amer

ican

o,re

gado

r e fe

rram

enta

s:To

k&St

ok

Page 5: Revista Nestlé - Pizza - Junho2004

5

Os potinhos vazios de Chambinhodão ótimas sementeiras. Entre namoda da reciclagem e descubra asutilidades que os descartáveispodem ter:

PARA SEMEAR1. Amontoe os potes com o fundo para cima2. Aqueça a ponta de um espeto e façaum furo no centro de cada pote3. Coloque terra própria para semear (substrato)4. Distribua 8 a 10 sementes em cada potinho 5. Cubra com uma camadinha de terra e regue fino6. Mantenha à sombra, molhe todos osdias, mas só quando a terra estiver seca7. Quando as mudas atingirem três dedosde altura, é hora de transplantar

PARA TRANSPLANTAR1. Forre a jardineira com cacos de telha2. Coloque terra até dois dedos da borda3. Solte a muda puxando-adelicadamente do pote4. Mantendo o torrão, separe as mudas mais fortes e plante-as a uma distância de dois dedos 5. Firme a terra em volta, regue e evite sol direto até pegar bem

MANJERICÃOTambém conhecido poralfavaca. Fresco, confere umsabor inigualável aos molhosde tomates, peixes, frango,frutos do mar, massas esaladas. Deixe para acrescentarno final do preparo.

ORÉGANOÉ o que dá aquele cheirinhocaracterístico à pizza demussarela, e a única erva cujosaroma e sabor se acentuam naforma seca. Ótimo com carnesgrelhadas, frango, molho detomates, ovos e queijos.

SÁLVIADe aroma forte,principalmente se fordesidratada, deve ser usadacom moderação em carnesfortes como porco, peru, pato,risotos, molhos à base decreme de leite e omeletes.

TOMILHOResistente ao cozimento, podeser colocado no início dapreparação de carnes cozidasem vinho, marinadas, batatas,saladas de frutos do mar. Temsabor muito acentuado, porisso use com moderação.

CADA ERVA COM SEU USONão tenha medo de arriscar um tempero novo. Usando a erva certa, sua receita vai ficar muito mais saborosa.

ALECRIMSeu aroma inconfundívellembra bastante a cozinhaportuguesa. Vai bem comfrango, carne de porco, pães e batata. Use em pequenaquantidade, logo no início da preparação.

COENTROCaracterístico da culinárianordestina, é usado fresco ouem sementes também empratos asiáticos e mexicanos.Combina perfeitamente compeixes, frutos do mar, saladas,molhos e sopas.

ESTRAGÃOFresco ou desidratado, muitoaromático. Recomenda-seutilizar em pequenaquantidade nos molhos,maioneses, sopas leves,saladas, omeletes e temperospara saladas e frango.

HORTELÃEsta é uma erva muitoempregada na cozinha árabe,em pratos doces e salgados,molhos para carnes, paraacompanhar frutas e comoingrediente de saladas,refrescos e chá.

Page 6: Revista Nestlé - Pizza - Junho2004

6

Água na Boca

Chame a família e os amigospara uma noitada diferente,com pizzas para todos os gostos:salgadas, doces, leves...

pizza!Anoite dapizza!

Pode-se dizer que a pizza foi inventada há mais de2.000 anos, em Roma, quando os nobres apreciavamum tipo de pão (a piscea) feito com massa de fari-nha de trigo, sal e água, ao qual acrescentavam er-vas e alho. Mas a pizza como a conhecemos só apa-receu bem mais tarde, no fim do século XIX. Em Ná-poles, sul da Itália, vivia Dom Raffaelo Esposito, o pri-meiro pizzaiolo da história, que fazia muito suces-so com seus pães achatados, recheados e cobertosde queijo. A fama do homem correu o país e chegouaos ouvidos da rainha Margherita, que quis expe-rimentar o quitute. Dom Raffaelo não fez por me-nos: com o vermelho do tomate, o branco da mus-sarela e o verde do manjericão, as cores nacionaisda Itália, homenageou a rainha e batizou a pizza deAlla Margherita. Esperto, não? Fez tanto sucesso queaté hoje a receita é repetida em todo o mundo.

Como começou

Se a pizza ainda não é considerada um prato nacio-nal, com certeza falta pouco.Trazida a São Paulopelos imigrantes italianos, sua fama logo se espa-

lhou por todo o país – como a de um alimento gostoso,nutritivo, versátil, barato, um símbolo de alegria e de confraternização.

Basicamente, para fazer uma pizza é preciso farinhade trigo, fermento, sal, molho de tomates e a cobertu-ra.Mas as possibilidades de preparo são tantas, tão varia-das, que a gente decidiu também botar a mão na massa– e sugerir duas especialidades para que sua noite da pizza seja muito, mas muito especial!

Page 7: Revista Nestlé - Pizza - Junho2004

7

TTeeccii

ddoo:: FF

oorrmm

aatteexx

•• TT

áábbuuaa

ss ee

ccoorrtt

aaddoorr

ddee

ppiizzzz

aa:: SS

uuxxxxaa

rr

Page 8: Revista Nestlé - Pizza - Junho2004

DICASMOLHO DE TOMATES • Para 2 discos de pizza:cozinhe 4 to-mates em água até estarem ma-cios.Bata no liquidificador,peneire,tempere a gosto e espalhe sobre osdiscos de pizza.MASSAS• Se desejar, deixe as extremidadesmais grossas para que formemuma borda ao assar a pizza.• Caso possua forno a lenha ouforno para pizza, não é necessáriopré-assar a massa.

8

Água na Boca

INGREDIENTES• 2 tabletes de fermento biológico (30 g)• meia colher (sopa) de açúcar• 1 pote de Iogurte Natural Nestlé• 2 ovos• 2 colheres (sopa) de manteiga derretida• meia colher (sopa) de Fondor Maggi• 1 xícara (chá) de Fibre-1 Nestlé• 2 xícaras (chá) de farinha de trigo, aproximadamente

Pizza natureza(para 2 discos de pizza)

Misture 250 g de ricota, meio pote de Re-queijão Cremoso Nestlé Light e 1 stick deMeu Segredo Maggi,até formar uma pas-ta.Coloque molho de tomates sobre os dis-cos de pizza e espalhe meia abobrinha emrodelas, meia cebola fatiada e 50 g dechampignon em cada um. Distribua apasta entre os discos e cubra cada um com6 azeitonas pretas e 1 tomate pequeno cor-tado em rodelas. Leve ao forno e gratine.

Pizza al mare(para 2 discos de pizza)

Misture 3 xícaras (chá) de brócolis cozidose picados, 1 cebola pequena fatiada e 1 xí-cara (chá) de palmito em rodelas e tem-pere com meia colher (sopa) de FondorMaggi. Coloque molho de tomates sobreos discos de pizza e espalhe meia xícara(chá) de mussarela ralada em cada um.Distribua a mistura de vegetais e 1 lata deatum em conserva de água e sal entre osdiscos. Cubra cada um com mais meia xí-cara (chá) de mussarela ralada.Leve ao for-no até que o queijo derreta.

Massa integral Rendimento: 2 discos de pizza grandes, de espessura média

MODO DE PREPARARMisture bem o fermento e o açúcar atédissolver e acrescente quatro colheres(sopa) de água morna. Junte o Iogurte, osovos, a manteiga e o Fondor. Triture o Fi-bre-1 no liquidificador, formando uma fa-rinha, misture com a farinha de trigo eincorpore ao restante dos ingredientes.Sove bem a massa e deixe descansar emsuperfície enfarinhada até dobrar de

volume. Divida em duas porções e deixecrescer por mais 20 minutos. Abra cadaporção com um rolo, sobre superfície en-farinhada, formando os discos (espessuramédia), e coloque em uma assadeira. Pré-asse em forno médio-alto (200 °C), prea-quecido, por cerca de 10 minutos ou até se-car. Retire, coloque a cobertura e leve pa-ra dourar.

Prat

o:Su

xxar

• Gu

arda

napo

:Tok&

Stok

Page 9: Revista Nestlé - Pizza - Junho2004

Pizza de Leite Moça e banana(para 2 discos de pizza)

Espalhe sobrecada disco depizza já assa-do 3 colheres(sopa) de LeiteMoça e 2 ba-nanas nani-cas cortadasem rodelas.Regue cadaum com mais2 colheres (so-pa) de Leite Moça e polvilhe canela em póa gosto. Leve ao forno para aquecer (cercade 5 minutos).

9

Massa neutraRendimento: 2 discos de pizza grandes,de espessura média

Pizza doce

INGREDIENTES• 2 tabletes de fermento biológico (30 g)• 1 colher (chá) de açúcar• 1 lata de Creme de Leite Nestlé• 2 ovos• 2 colheres (sopa) de manteiga • 1 colher (chá) de sal• 4 xícaras (chá) de farinha de trigo,aproximadamente

MODO DE PREPARAREm um recipiente junte o fermento e oaçúcar, acrescente meia xícara (chá) deágua morna e mexa bem até dissolver.Junte o Creme de Leite,os ovos,a mantei-ga e o sal e incorpore a farinha aos pou-cos, até desgrudar das mãos. Sove bem amassa e deixe descansar em superfície en-farinhada até dobrar de volume. Dividaem duas porções e deixe crescer por 20 mi-nutos. Abra cada porção com um rolo,so-bre uma superfície enfarinhada,forman-do os discos,e coloque em uma assadeira.

Para fazer pizzas salgadas,pré-asse a mas-sa em forno médio-alto (200 °C),preaque-cido,por cerca de 10 minutos ou até que es-teja seca.Coloque a cobertura e leve ao for-no para dourar. Para pizzas doces, asse amassa em forno médio-alto (200 °C),pre-aquecido,até que esteja dourada.Espalhea cobertura e leve ao forno para aquecer(cerca de 5 minutos).

Pizza gratinada especial(para 2 discos de pizza)

Amasse 150 g de queijo gorgonzola comum garfo e junte 1 copo de EspecialidadeLáctea com Requeijão Nestlé, misturan-do bem para formar uma pasta. Espalhemolho de tomates sobre os discos de piz-za e polvilhe cada um com meia xícara(chá) de mussarela ralada. Distribua so-bre cada disco 3 tomates secos picados e5 folhas de orégano fresco e cubra commetade da pasta de requeijão.Leve ao for-no até gratinar.

Pizza de chocolate com morangos(para 2 discos de pizza)

Derreta 1 tablete de Choco-late Meio Amargo Nestlé(200 g) em banho-maria,junte 1 lata de Creme deLeite Nestlé e misture atéformar um creme. Espalhemetade em cada disco e le-ve ao forno por cerca de 5minutos. Retire, espalhemeia xícara (chá) de moran-gos fatiados sobre cada piz-za e sirva. Se quiser, decorecom raspas de chocolate eaçúcar de confeiteiro.

Pizza italiana(para 2 discos de pizza)

Refogue 3 xícaras (chá) de escarola pica-da em 1 colher (sopa) de azeite. Temperecom 1 colher (chá) de Fondor Maggi e re-serve.Em outra frigideira,frite 250 g de lin-güiça calabresa defumada fatiada emmeia colher (sopa) de azeite. Junte 1 cebo-la média em rodelas e deixe murchar le-vemente. Espalhe molho de tomates so-bre os discos de pizza e distribua a esca-rola e a lingüiça entre eles. Espalhe 100 gde mussarela de búfala em rodelas e 5 fo-lhas de manjericão fresco sobre cada dis-co e leve ao forno até que o queijo derreta.

Prat

o e j

ogo

amer

icano

:Sux

xar

TTooaall

hhaa:: HH

oommee

MMaarr

cchhéé

Page 10: Revista Nestlé - Pizza - Junho2004

10

boa!Prenda

Fogueira, bandeirinhas,balões, uma mesa cheia de coisas gostosas e muitaalegria. Acrescente o charmedo ponto cruz na decoração...e é sucesso na certa! Todomundo vai querer a receita –dos docinhos e do bordado.

Presente

CHAVE DE SINAISPonto Cruz c/ 3 fios da linhaAnchor Mouliné46 (2 meadas)47 (1 meada)139 (1 meada)229 (1 meada)290 (2 meadas)300 (1 meada)332 (1 meada)370 (1 meada)

Ponto Atrás c/ 1 fio da linhaAnchor Mouliné382 - contornos

Ponto Atrás c/ 2 fios da linhaAnchor Mouliné nas cores:46 - bandeirinha vermelha139 - bandeirinha azul229 - bandeirinha verde290 - bandeirinha amarela

Material• Linhas Anchor Mouliné, nas cores e quantidades indicadas na chave de sinais• Agulha Tapestry Corrente no 24• Tecido Aida (étamine) da Karsten na cor 01 (branco) com 70 x 70 cmPontos empregados• Ponto cruz e ponto atrás

Execução• Centralize e borde seguindo o diagrama e a chave de sinais.• Cada quadrado no fundo do diagrama representa 1 ponto cruz feito sobre 1 x 1 bloco de fios do tecido.• Faça o ponto ajour a 3 cm de distância do bordado.• Ao concluir o trabalho,passe a peça pelo avesso com o auxílio de um pano úmido.

Exec

ução

:Ele

na S

eiko

Mon

teir

oCr

iaçã

o:N

ina

Corr

ea d

os S

anto

s pa

ra C

oats

Cor

rent

e

Page 11: Revista Nestlé - Pizza - Junho2004

INGREDIENTES• 1 lata de Leite Moça• 150 g de coco fresco ralado• meia xícara (chá) de açúcar• 1 colher (sopa) de manteiga• 4 ovos• 400 g de mandioca crua descascada e ralada• manteiga para untar• açúcar para polvilhar

MODO DE PREPARARMisture bem o Leite Moça, o coco, o açú-car, a manteiga, os ovos e a mandioca.Despeje em forminhas individuais unta-das e polvilhadas com açúcar. Asse em ba-nho-maria,em forno médio-alto (200 ºC),por cerca de 40 minutos.Dicas1. 400 g de mandioca ralada equivalema meio quilo de mandioca inteira, comcasca. 2. Se desejar, asse a massa em umafôrma de furo central untada e polvilha-da com açúcar. 3. Você pode colocar amassa em forminhas de papel grandes,dentro das forminhas de empada, antesde assar os bons-bocados. 4. Se desejar,desenforme os bons-bocados ainda mor-nos e regue-os imediatamente commeia xícara (chá) de leite de coco mistu-rado a meia xícara (chá) de coco ralado.

Bom-bocado de mandiocaRendimento: 30 unidades

INGREDIENTES• 1 coco fresco• 1 xícara (chá) de açúcar• 2 gotas de essência de baunilha• 3 colheres (sopa) de Chocolate em Pó Solúvel Nestlé

MODO DE PREPARARQuebre o coco, retire sua polpa e corte-aem pedaços pequenos.Em uma panela defundo largo, coloque o coco, o açúcar, abaunilha, o Chocolate e meia xícara (chá)de água e leve ao fogo médio, mexendode vez em quando. Quando começar aaçucarar, mexa vigorosamente, sem pa-rar, até secar bem. Retire do fogo, espalheem uma assadeira untada e deixe es-friar. Guarde em recipiente bem fechado.DicaSe desejar variar o sabor, substitua oChocolate em Pó por 3 colheres (sopa) deNesquik Morango.

Coquinhos doces NestléRendimento: 8 porções INGREDIENTES

• 2 latas de milho verde, escorridas • 1 lata de Leite Moça• 2 vezes a mesma medida (da lata) de leite • 1 pedaço de canela em pau• canela em pó a gosto

MODO DE PREPARARBata no liqüidificador o milho verdecom duas xícaras (chá) de água. Passepela peneira.Volte ao liqüidificador o su-co de milho com o Leite Moça e o leite,para misturar bem todos os ingredi-entes. Leve ao fogo baixo com a canelaem pau, mexendo sempre até ferver(cerca de 5 minutos). Distribua em ca-necas ou copos com alça, polvilhe canelaem pó e sirva a seguir.DicaSe quiser, substitua as 2 latas de milhoverde por cerca de 6 espigas de milho.Neste caso, retire os grãos das espigas ebata no liqüidificador com a mesmaquantidade de água.

Moça da roça Rendimento: 8 porções

Na Internet tem maisNão perca as outras receitas parafestas juninas que a Cozinha Nestlécolocou na Internet. Acesse já o por-tal Nestlé: www.nestle.com.br

Cane

cas e

toal

ha:H

ome M

arch

é

Page 12: Revista Nestlé - Pizza - Junho2004

12

Passeio

Passeio diferente no sul doestado de São Paulo – umaviagem ao centro da terra!

cavernasQuando você pensa em cavernas, qual a imagem que

lhe vem à cabeça? Morcegos? A casa do Batman? Ade um homem peludo de tanga e tacape na mão?

Esqueça, não é nada disso! Melhor é imaginar um caminho de sonho, entrecortado

por rios, riachos e cachoeiras, cercado com as mais belas eraras plantas nativas, onde espreitam pequenos animais e osilêncio só é quebrado pelo revoar ou canto dos pássaros.

Um caminho não,centenas deles, cada qual levando às ca-vernas (ou grutas,que é a mesma coisa) espalhadas pelo Par-que Estadual Turístico do Vale do Ribeira,o Petar,no sul doestado de São Paulo, já pertinho da divisa com o Paraná.

E no fim de cada caminho, a surpresa de perder o fôle-go: uma infinidade de enormes e ao mesmo tempo delica-das jóias de pedra em tons de âmbar, prata e ouro, forma-das ao longo de milhares de anos.

Essa beleza toda é o resultado da ação da água sobre o cal-cário, gota a gota, milímetro a milímetro, séculos e séculosa fio. Com isso, são formados os espeleotemas, caprichosasobras de arte que revestem as cavernas com pontas que saemdo teto, as estalactites, e pontas que brotam do chão, as es-talagmites.E muitas outras, em forma de flores,bolos de noi-va, pilhas de pratos, cogumelos, escudos, cortinas, colunas,cascatas, pérolas gigantes, saca-rolhas, cálices, estátuas...

Cavernas e muito maisO Parque Estadual do Alto Ribeira recebe quarenta mil tu-ristas por ano, vindos de todo o país e do exterior. E o lu-gar não é só para quem quer conhecer cavernas: é para quemabre mão do luxo na hospedagem em favor de belas cami-nhadas e de esportes radicais como canoagem,escaladas, ra-pel em rios e cachoeiras. E até para quem quer esperar ex-traterrestres no Mirante da Boa Vista! Sim, o Petar é umaatração e tanto para todos.

No templo das

fotos Adriano Gambarini

Em mais de seis quilômetros de galerias e labirintos,a Caverna Santana exibe formações rochosas de tirar o fôlego.

Page 13: Revista Nestlé - Pizza - Junho2004

13

Caverna da Água Suja,outro destaque do

Núcleo Santana: salõescom mais de vinte

metros, lagos e, ao final,um revigorante banho

de cachoeira.

Page 14: Revista Nestlé - Pizza - Junho2004

ram encontrados vestígios de morado-res pré-históricos;a do Couto,que atra-vessa a montanha e tem um teto baixono qual milhares de gotículas refletemas luzes das lanternas criando uma visãodeslumbrante; ou a Toca do Grilo, pe-quenininha mas com ricas formações.

Cansou de cavernas? Andando pou-co mais de dois quilômetros além daentrada para a da Água Suja, chega-seà magnífica Cachoeira das Andori-nhas, com quase trinta metros, e logoadiante a Betarizinho, ainda mais alta.

Núcleo CaboclosDo Núcleo Santana ao Caboclos são se-tenta quilômetros,mas, se preferir,o tu-rista pode se hospedar em Apiaí,que fi-ca no meio do caminho e onde se en-

contram pousadas, restaurantes, igrejae belo casario. O Núcleo também dis-põe de uma área para sessenta pessoasacamparem com toda a infra-estrutu-ra, inclusive chuveiro – mas de água fria!

Aqui as cavernas mais atraentes são aGruta do Chapéu, próxima à área decamping, a Desmoronada, a Teminina ea Pescaria, todas com nomes alusivos aalgum evento à época da descoberta.Outro local de destaque é a Pedra doChapéu, apoiada em apenas dois pon-tos e coberta por delicadas bromélias.

Para chegar às cavernas Desmorona-da e Teminina,são duas horas e meia poruma trilha na mata selvagem,o que tor-na imprescindível a presença de guia.Mas, tenha certeza,o passeio vale a pena– como tudo no Petar.

A Casa de Pedra, com seu portal de 215 metros de altura – o equivalente a umprédio de 71 andares! –, ostenta o título de “a maior boca de caverna do mun-do”. É tão majestosa que apenas ela compõe todo o Núcleo Casa de Pedra.É preciso muita disposição e a ajuda de um guia, mas vale mesmo a pena che-gar lá, olhar para cima e reter a imagem na memória – tem de ser na memó-ria: de tão alta, é impossível enquadrá-la no visor da câmera fotográfica.

14

Passeio

Pirão de banana verde Rendimento: 4 porções

INGREDIENTES• 3 bananas nanicasbem verdes• 1 colher (sopa) de azeite• 2 dentes de alho• 1 cebola picada• 1 tomate sem pele e sem sementes,picado• 2 tabletes de Tomagic• meia xícara (chá) de farinha de mandioca• 1 colher (sopa) de salsa picada• 1 colher (sopa) de cebolinha verde picada

MODO DE PREPARARLave bem as bananas e cor-te-as em três pedaços, semtirar a casca. Em uma pane-la aqueça o azeite e doure oalho e a cebola. Acrescenteo tomate e as bananas edeixe refogar. Junte o To-magic e quatro xícaras (chá)de água e cozinhe até que abanana esteja macia. Reti-re as bananas, descasque eamasse-as bem com umgarfo. Retorne as bananasao caldo, acrescente a fari-nha de mandioca aos pou-cos e cozinhe até engrossar.Polvilhe a salsa e a ceboli-nha e sirva acompanhandoo peixe assado de sua pre-ferência.

Há quatro núcleos de cavernas no par-que, mas apenas dois, o de Santana, emIporanga,e o de Caboclos,em Apiaí,es-tão abertos à visitação.

Núcleo SantanaA Caverna Santana é a maior deste nú-cleo (e rivaliza com a Caverna do Dia-bo, já no Parque Estadual de Jacupi-ranga, pelo título de maior caverna doestado de São Paulo). No Petar, a San-tana é a mais importante por causa desuas formações, labirintos e galerias,quesomam mais de seis quilômetros de ex-tensão.Tem parte acessível ao público,com escadas de madeira e pontes cons-truídas nos locais de acesso mais difícil.

Os quinhentos metros da Caverna daÁgua Suja você pode percorrer por umriacho que, contrariando o nome, é deáguas limpíssimas.Ao longo do caminho,dá para admirar salões de mais de vintemetros de altura e os Travertinos – for-mações de um mineral chamado calci-ta que mais parecem represas. E, no fi-nal da galeria do rio, tomar um belo ba-nho de cachoeira.

No Núcleo Santana ainda tem a Ca-verna Morro Preto,em cuja entrada fo-

A maior boca do mundo

Pane

la:S

uxxa

r • Jo

go am

eric

ano:

Tok&

Stok

Page 15: Revista Nestlé - Pizza - Junho2004

15

De carro, o único jeito épegar a BR-116, a rodo-via que liga São Paulo aCuritiba, e ir com cuida-do, que a estrada é peri-gosa, até o km 205, al-tura de Jacupiranga.Atravessa-se a cidade, euns setenta quilôme-tros e muitos quebra-molas depois chega-sea Iporanga, a porta deentrada do Petar.

O melhor é acertarum pacote com algumaagência de viagens especializada em turismo de aventura. Como as taxas deturismo, serviço de guia, refeições e acomodações, tanto em Iporanga quanto emApiaí, são modestas, o passeio não sai caro. De qualquer forma, para maioresesclarecimentos, inclusive de indicações de hospedagem, é bom anotar o núme-ro de telefone da administração do Petar: (xx 15) 3552-1875. E também os do CIT(Centro de Informações Turísticas, em Apiaí): (xx 15) 3552-4227 e 3552-1717.

Como chegar

Gruta do Chapéu:a mais fácil

de explorar noNúcleo Caboclos.

Caverna MorroPreto: abrigo paramoradores pré-históricos.

Outro visão da CavernaSantana, tão grande

que dá nome a um dosNúcleos do Petar.

Arte

:Luiz

Fern

ando

Mar

tini

Page 16: Revista Nestlé - Pizza - Junho2004

16

Inverno, noite fria e sopa quente.Aassociação é inevitável,mesmo quan-do a gente sabe que, na maior parte

do Brasil, inverno é apenas nome de umaestação do ano e raramente faz frio...

Mas sopa é muito mais que isso: umarefeição completa, gostosa, tão recon-fortante que lembra aconchego e paz.

Substanciosa como a da Fazenda, es-pecial para as crianças como a Diver-tida com Bolinhas, exótica e leve co-mo a de Maçã, Abóbora e Gengibre,faça frio ou calor, sopa é sempre umagrande pedida.

Para a família toda,só para criança, paraquem quer comermais leve – sopa ésempre saudável

INGREDIENTES• 100 g de trigo para quibe • 1 colher (sopa) de azeite• 1 dente de alho amassado• 1 cebola picada• meio quilo de músculo cortado em cubos• 50 g de bacon picado• 1 tomate sem pele e sem sementes, picado• 1 mandioca descascada e cortada em cubos• 2 tabletes de Caldo de Bacon Maggi• 200 g de abóbora sem casca, cortada em cubos• 150 g de vagem picada• meia xícara (chá) de azeitonas verdes em rodelas• 2 colheres (sopa) de salsa picada

MODO DE PREPARARColoque o trigo em um recipien-te,acrescente água o suficiente pa-ra cobri-lo e reserve. Aqueça oazeite em uma panela de pressão,junte o alho e a cebola e refogue.Coloque a carne e frite até que es-teja levemente dourada.Enquan-to isso, em uma frigideira peque-na,frite o bacon e,após escorrer oexcesso de gordura, junte-o à car-ne. Acrescente o tomate e a man-dioca, junte dois litros de águaquente e os tabletes de Caldo Maggi, tampe a panela e cozinhepor cerca de 20 minutos (após pe-gar pressão).Espere sair a pressão,abra a panela, junte a abóbora, avagem e o trigo e cozinhe, com apanela destampada, até ficar tu-do cozido (cerca de 10 minutos).Junte a azeitona e a salsa e sirva.

Sopa da fazendaRendimento: 6 porções

faz bem!faz bem!sopasopa

SSooppee

iirraa::

HHoomm

ee MM

aarrcchh

éé ••

TTeeccii

ddoo:: FF

oorrmm

aatteexx

Page 17: Revista Nestlé - Pizza - Junho2004

17

Sopa divertida com bolinhasRendimento: 6 porções

SOPAMINESTRONEÀ base de feijão,macarrão, bacone com outros in-gredientes,comopimentão, to-mate, salsinha,alho e cebola, éuma receita su-pertradicional.

CREME DEQUEIJOEsta sopa trazuma perfeitac o m b i n a ç ã odos melhoresqueijos – delí-cia que está en-tre as mais pe-didas pelos con-sumidores.

A mais completa linha de sopas domercado ganha cinco reforços de pe-so neste inverno, todos em edição li-mitada. Além de duas novas varieda-des de Meu Instante (confira quais sãona página 20), Maggi colocou nas pra-teleiras as seguintes delícias, para vo-cê curtir ao máximo a estação maisfria do ano:

INGREDIENTESBolinhas de frango

• 1 ovo levemente batido• 1 pão francês sem casca cortado em cubos• 200 g de peito de frango cru picado• meia xícara (chá) de espinafre cozido e picado• meia colher (sopa) de Fondor Maggi

Sopa• 2 tabletes de Caldo de Galinha Maggi• 2 mandioquinhas picadas• 1 cenoura média picada• 4 colheres (sopa) de macarrão de letrinhas

MODO DE PREPARARBolinhas de frango Misture o ovo e o pão e reserve. No pro-cessador de alimentos triture o frangojunto com o espinafre e tempere com oFondor. Acrescente a mistura de pão emexa bem até formar uma massa homo-gênea. Unte as mãos com óleo e faça pe-quenas bolinhas. Cubra e leve à geladei-ra enquanto prepara a sopa.Sopa Dissolva o Caldo Maggi em um litro deágua fervente, junte a mandioquinha ea cenoura e cozinhe até que estejam ma-cias. Bata no liqüidificador, volte à pane-la e junte as bolinhas reservadas, cozi-nhando por cerca de 10 minutos. Junteo macarrão, cozinhe até ficar macio (cer-ca de 5 minutos) e sirva.

Sopa de maçã,abóbora e gengibreRendimento: 4 porções

INGREDIENTES• 1 dente de alho amassado• meia cebola picada• 1 colher (sopa) de azeite• 1 maçã ácida sem casca picada• 2 xícaras (chá) de abóbora em cubos• 1 fatia fina de gengibre• 2 tabletes de Caldo de Legumes e Verduras Maggi• 2 colheres (sopa) de cebolinha verde picada

MODO DE PREPARARRefogue o alho e a cebola no azeite. Junteas maçãs e refogue até dourar.Junte a abó-bora, o gengibre, o Caldo Maggi e quatroxícaras (chá) de água quente e cozinhe atéque esteja macio. Bata no liqüidificador,volte à panela, aqueça, polvilhe com a ce-bolinha e sirva.

Lançamentos para aquecer seu inverno

SOPA DECASACALDO VERDEEsta tradicionalreceita portu-guesa, muitoapreciada emtodo o mundo,leva couve, lin-güiça calabre-sa, azeite de oli-va e batatas.

Prat

os:To

k&St

ok •

Talh

eres

:Art

Mix

Prat

o:Su

xxar

• Te

cido:

Form

atex

Page 18: Revista Nestlé - Pizza - Junho2004

Sugestão para as férias de julho:um bom filme na tevê e três

boas receitas na bandeja

A FANTÁSTICA FÁBRICA DE CHOCOLATEO dono da fábrica dos choco-lates mais gostosos do mun-do anuncia que os sortudosque encontrarem os cinco va-les escondidos nas barras po-derão conhecer os segredosde seus doces. Melhor: um de-les vai ganhar chocolates atéo fim da vida.Infantil (EUA, 1971). Direção deMel Stuart. Com Gene Wilder,Jack Albertyson, Peter Ostrume Roy Kinnear.

CHOCOLATEUma mãe solteira e sua filhade 6 anos instalam uma lojade doces numa cidadezinhano interior da França, des-pertando a ira e o preconceitoda população. Mas os seuschocolates têm o misteriosopoder de transformar a vidade quem os degusta.Romance (EUA, 2000). Direçãode Lasse Hallström. Com Ju-liette Binoche, Victorie Thivisole Johnny Depp.

A FESTA DE BABETTEA história de uma moça france-sa que precisou se refugiarnuma pequena cidade litorâ-nea da Dinamarca. Um dia elarecebe a notícia de que ganhouuma bolada na loteria e querretribuir a hospedagem pre-parando um comovente ban-quete para seus amigos.Comédia/drama (Dinamarca,1987). Direção de Gabriel Axel.Com Stephane Audran e BibiAndersson.

em

Juntar a família na sala e assistir a um filme comendopipocas é muito bom, não? Agora, imagine se o filmefor Chocolate ou A festa de Babette ou ainda Como água

para chocolate,quando só o nome já deixa a gente com águana boca...

E se, em vez de pipoca, você surpreender o seu pessoalcom o Petisco de Cinema, a Torta das Estrelas ou as Tor-radas Hollywood,vai ver como o programa fica muito maisgostoso! Tudo rápido, fácil, nutritivo, econômico e espe-cial, para ser servido bem ali, na hora ou no intervalo do“cinema”.

E já que o assunto é culinária e cinema, NESTLÉ COM

VOCÊ selecionou nove ótimos filmes (você os encontra emVHS ou DVD) cujos dramas, romances e comédias se de-senrolam num cenário de delícias.Você vai se emocionarcom as histórias e delirar com aquelas iguarias capazes dedespertar até o mais insensível dos paladares... Bo

wl:S

ecre

ts d

e Fam

ille •

Prat

o:Ho

me M

arch

é

casaCinema

Foto

s:di

vulg

ação

Page 19: Revista Nestlé - Pizza - Junho2004

Petisco de cinema Rendimento: 10 porções

INGREDIENTES• 1 colher (sopa) de manteiga• 2 sticks de Meu Segredo Maggi• meia colher (sopa) de orégano• 2 xícaras (chá) de amendoim sem casca• 2 xícaras (chá) de Corn Flakes Nestlé• 2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado

O JANTARO filme se passa num únicocenário, um restaurante ita-liano, onde os conflitos de ca-da núcleo de fregueses, al-guns profundos, outros cômi-cos, se escancaram à medidaque o vinho e a boa comidadesinibem os espíritos.Comédia (Itália/França, 1998).Direção de Ettore Scola. ComGiancarlo Giannini, VittorioGassman e Fanny Ardant.

VATEL – UM BANQUETE PARA O REIÀ beira da falência, o gover-nador de uma região da Françado século XVII tem a idéia deencomendar um suntuoso ban-quete a seu cozinheiro Vatel,para impressionar o rei LuísXIV e com isso propiciar a sal-vação econômica do condado.Drama (França/Inglaterra,2000). Direção de Roland Joffé.Com Gérard Depardieu, UmaThurman e Tim Roth.

COMO ÁGUA PARA CHOCOLATEO drama de Pedro e Titi, doiscamponeses apaixonados ereprimidos pela família queos impede de se casar. Mas Titiconhece mágicas culináriascapazes de transportar seussentimentos para os pratosque prepara, contagiando oscomensais.Drama (México, 1992). Direçãode Alfonso Arau. Com LumiCavazos, Mario Leonardi e Regi-na Torné.

MODO DE PREPARAREm uma frigideira derreta a manteiga,adicione o Meu Segredo e o orégano ejunte o amendoim. Retire do fogo, espereesfriar, junte o Corn Flakes, misture beme leve ao forno alto (220 °C) por cerca de10 minutos ou até que esteja seco. Retiredo forno, misture o queijo parmesão eespere esfriar. Guarde em recipientebem fechado.

INGREDIENTES• 1 pão italiano médio cortado em fatias• 1 colher (sopa) de azeite• 1 dente de alho • 1 envelope de Molho 4 Queijos Variando o Cardápio Maggi• 4 tomates sem pele e sem sementes picados• 1 colher (sopa) de manjericão fresco picado• 2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado

MODO DE PREPARARCorte as fatias de pão ao meio. Aqueçauma frigideira com um pouco do azeitee coloque algumas fatias do pão, douran-do-as levemente de ambos os lados.Repita o processo, adicionando o azeiteaos poucos, até dourar todas as fatias.Retire, esfregue o dente de alho em ca-da uma delas e reserve.Prepare o Molho Maggi conforme as ins-truções da embalagem. Espere esfriar,misture o tomate e o manjericão e cubracada uma das fatias reservadas com es-sa mistura. Polvilhe com o queijo parme-são e leve ao forno médio-alto (200 °C),preaquecido, por cerca de 15 minutos,para que fiquem crocantes e o queijoderreta. Sirva a seguir.

TorradasHollywood Rendimento: 16 porções

Prat

o:Ho

me M

arch

é

Page 20: Revista Nestlé - Pizza - Junho2004

20

INGREDIENTESMassa

• 3 ovos• 2 xícaras (chá) de leite• 1 pacote de Creme de Galinha Maggi• 1 xícara (chá) de farinha de trigo• 1 colher (sopa) de fermento em pó• manteiga para untar

Recheio• 1 pote de Cream Cheese Nestlé• meia xícara (chá) de leite• 1 cebola pequena cortada em fatias finas• 150 g de salame fatiado e picado• meia xícara (chá) de azeitonas verdes picadas

MODO DE PREPARARMassa Bata no liqüidificador os ovos, o leite eo Creme de Galinha.Transfira para umavasilha, adicione a farinha e o fermen-to e misture bem. Despeje em um re-cipiente refratário médio (20 x 30 cm)untado e reserve.Recheio Misture o Cream Cheese com o leite atéformar uma pasta e coloque sobre amassa. Misture a cebola, o salame e asazeitonas e espalhe sobre a torta. Asseem forno médio-alto (200 °C), preaque-cido, por cerca de 40 minutos ou atédourar. Sirva quente ou fria.

Torta das estrelasRendimento: 8 porções

SIMPLESMENTE MARTHABonita e solteira, Martha vivepara uma única paixão: cozi-nhar num famoso restaurante.Mas sua vida irá mudar.Comédia (Alemanha/Itália,2001).

COMER, BEBER, VIVERA história do sr. Chu, um viúvoque se vê envolvido por proble-mas que podem pôr em riscosua reputação de cozinheiro.Comédia (Taiwan/EUA, 1994). Di-reção de Ang Lee.

O AMOR ESTÁ NA MESAJovem cozinheiro da Marinhaamericana vai trabalhar numbadalado restaurante francês.Comédia (EUA, 1998).

Neste inverno, não deixe de saborearas duas irresistíveis novidades da li-nha de sopas Meu Instante – MilhoVerde e Tomate com Manjericão. Mascorra, que a edição é limitada!

Faz bem num instante!

Prat

o:Se

cret

s de F

amill

e

Page 21: Revista Nestlé - Pizza - Junho2004

21

Como equilibrar alimentaçãoe esporte para adolescentes

atletasJovens

Vida Saudável

corb

is

Já reparou como os adolescentes – até mesmoos que ainda outro dia achavam as aulas deeducação física uma chatice – andam queren-

do treinar em academias, participar de competi-ções, sonhando ser descobertos por algum “ca-çador de talentos”?

Esporte faz bem em qualquer época da vida,mas, como tudo, tem de ser adequado às possibi-lidades de cada um. Uma das características maismarcantes do comportamento do adolescente (detodos os tempos, não só dos de agora) é a pressa– pressa de aprender, de crescer, de namorar, deestar pronto para a vida adulta, enfim. E a natu-reza elegeu o período da adolescência para quetudo isso aconteça ao mesmo tempo agora.É meioconturbado, mas no fim dá certo, você vai ver.

Vida Saudável

ilustrações Fernanda Guedes

Page 22: Revista Nestlé - Pizza - Junho2004

22

Vida Saudável

O cardápio adequadoTodo mundo, em qualquer idade, pre-cisa se alimentar bem,mas o adolescen-te que pratica esportes precisa mais:além da importante energia para o cres-cimento, é necessário repor a que foidespendida durante os exercícios.

Os alimentos classificados como car-boidratos simples (doces, sucos, frutas)são os mais indicados para ingestão lo-go antes e durante a atividade física,poispouco depois de ingeridos se transfor-mam em energia.Os carboidratos com-plexos, como massas, pães, biscoitosetc., por serem de digestão mais lenta,devem ser ingeridos até quatro horasantes das atividades físicas e logo de-pois delas.

As proteínas são nutrientes plásticos,isto é, responsáveis pela construção dostecidos. Como se vê, não são respon-sáveis pelo fornecimento de energia,mas dela dependem para ser bem apro-veitadas.Para garantir um bom desem-penho e funcionamento do tecidomuscular (dos músculos), devemosmanter uma ingestão adequada deproteínas.Então, você já sabe: não dis-pense carnes, leite e derivados, feijõese ovos.

Ninguém quer ouvir falar em gor-dura, mas é importante que esse nu-triente seja consumido de forma ade-quada. Principalmente para os quetêm atividade física muito intensa, é nagordura que o organismo vai buscar

aquela energia extra. Portanto, a gor-dura é um nutriente que não pode fal-tar na alimentação.

As frutas e verduras em geral são ri-cas em vitaminas,mas você sabe comoconsegui-las por meio da alimentação?Tudo bem, há um truque infalível:quanto mais colorida a refeição,maiora garantia de que no prato estão con-tidas todas as vitaminas de que o orga-nismo necessita. E você deve lembrartambém que há vitaminas, solúveis emgorduras, presentes em alimentos co-

NUTREN ACTIVEDelicioso suplemento alimentarcom 26 vitaminas e minerais efonte de proteínas. Com Prebio 1,que contribui para um melhoraproveitamento dos nutrientes, é encontra-do nos sabores chocolate, morango, baunilhae banana.

NESTON BARRACriado especialmente paraquem quer uma opção práti-ca e nutritiva. Com cereais

selecionados, Neston Barra fornece carboi-dratos e fibras, e repõe as energias de modo le-ve e natural, em vários e deliciosos sabores.

NESTLÉ POWERBAROs produtos da linha PowerBar são indicadospara esportistas que fazem atividades de alta performance, a exemplo de corridas, na-tação e ciclismo de longa distância. Fique sabendo mais sobre as quali-dades nutricionais de PowerBar no site www.powerbar.com.br

Junte a pressa dos ado-lescentes com a correriaque é a vida, principal-mente nas grandes cida-des, e o resultado é faltade tempo para se ali-mentar bem. Pensandonisso, a Nestlé desenvol-veu alguns produtos quevão ao encontro das ne-cessidades de quem sepreocupa com uma ali-mentação saudável:

mo leite integral, queijos e óleos, porexemplo.

Minerais como magnésio, potássio,cálcio e ferro são importantíssimos pa-ra que cérebro, músculos e ossos fun-cionem em harmonia, e durante osexercícios físicos intensos, a necessida-de de alguns minerais aumenta. Nãotem erro: frutas secas,banana, leite e to-dos os seus derivados, além de verdu-ras escuras como o espinafre (lembra doPopeye?), auxiliam você a obter umaquantidade adequada desses nutrientes.

A Nestlé cuidando do seu atleta

Page 23: Revista Nestlé - Pizza - Junho2004

Tigelada Super ForçaRendimento: 1 porção

INGREDIENTES• 1 bola de Sorvete de Creme Nestlé• 2 colheres (sopa) de Neston Vitamina em PóBanana, Pêra e Melão• 1 colher (sopa) de mel• meia xícara (chá) de leite• meia banana em rodelas• 1 fatia pequena de mamão picada• 4 gomos de laranja picados• 1 pacote de Neston Fruta e Fibra

MODO DE PREPARARBata no liqüidificador o Sorvete,o Neston Vitamina, o mel e o lei-te até ficar homogêneo. Coloqueas frutas em uma tigela, despejea mistura do liqüidificador, acres-cente o Neston Fruta e Fibra e sir-va a seguir.

23

Eles precisam de quê?Uma alimentação adequada às neces-sidades deles com certeza é um bomcomeço.Na adolescência, grande par-te da energia produzida pela alimen-tação é direcionada para o crescimen-to, muito intenso nessa fase. Como anecessidade é grande,a fome geralmen-te também é.

Além de se beneficiarem de uma ali-mentação adequada, os adolescentestambém devem manter a prática de ati-vidade física, pois ela auxilia na cons-trução de uma musculatura saudável.

As obsessões juvenisOs seres humanos são, por natureza,vaidosos. Isso é muito bom,pois pres-supõe auto-estima, sentimento essen-cial para uma vida saudável.

Acontece que onde a mídia impera– principalmente propaganda, cinema,

tevê e revistas – o bom senso tende adiminuir. Prestigiando a magreza dasmodelos e atrizes e o corpo “bomba-do” de alguns modelos e atores, a mí-dia faz com que muitos jovens acredi-tem que só quem é assim terá sucessona vida.

Esse comportamento acabou contri-buindo para o aumento da incidênciade doenças psicológicas como a ano-rexia e a bulimia, caracterizadas pelomedo de engordar, e a vigorexia (ousíndrome de Adônis, o belo persona-gem da mitologia grega), caracteriza-da pelo desejo de obter força física.

Na anorexia, o doente recusa-se acomer; na bulimia, come, até demais,mas antes que ocorra a digestão induzo vômito ou a diarréia à custa de la-xantes. Embora esqueléticos, os ano-réxicos ou bulímicos sempre se achamgordos.

Já a vigorexia é doença típica de ra-pazes que “malham” demais e, apesarde musculosos,consideram-se fracotes.Com isso, correm o risco de consumiranabolizantes, perigosas drogas queaumentam os músculos mas tambémprovocam crescimento das mamas, im-potência e até câncer no fígado.

Assim, o melhor é ficar de olho, e oolho dos pais é bom nisso.Ao primei-ro sinal de comportamento estranhoem relação à comida,não titubeie:con-verse, esclareça e, se for o caso, procu-re o médico. Pr

atos

:Hom

e Mar

ché

Page 24: Revista Nestlé - Pizza - Junho2004

24

perfilPerfil

brasileirinhaOs vôos da

Pequena (só 1,46m de altura), maspoderosa como poucas mulheresbrasileiras,Daiane dos Santos é ho-

je exemplo único no mundo da ginásti-ca artística: começou a treinar tarde, temos dois joelhos operados e aos 21 anos éconsiderada “velha”para o esporte.Mas énela que o Brasil todo põe a maior espe-rança de conquista de medalha de ourona Olimpíada de Atenas, em agosto.

Daiane – ou apenas Dai, para os ínti-mos –, a segunda das quatro filhas de umcasal de funcionários públicos gaúchos,nasceu numa família pobre em Porto

Ela colocou o Brasil nomapa-múndida ginásticaolímpica – eagora sonhacom o ouroem Atenas

Alegre, em 10 de fevereiro de 1983. Opai, seu Moacir, era e ainda é monitor dainstituição que antigamente se chamavaFebem, e a mãe, dona Magda, cozinheirana Casa Harmonia, também um abrigode menores.

Até os 11 anos de idade, Dai era comoas outras meninas, estudava e ajudava emcasa, só que, todo mundo notava,era bemmais espevitada e ágil. Sorte que no bair-ro onde morava, Menino Deus, tinhauma praça equipada com brinquedos,onde ela e as amiguinhas costumavam sependurar nos trepa-trepas, dar saltos mor-

tais e fazer piruetas no gramado. Maissorte ainda que por ali fosse o caminhoda professora de educação física Cleusade Paula, que, impressionada com o queviu,encaminhou as três amigas a um clu-be,o Grêmio Náutico União,onde Daia-ne começou a contrariar os padrões es-perados de uma ginasta: era negra e tinha11 anos de idade, quando até então só asbrancas, iniciando o aprendizado com 6anos, é que tinham chances.

Por diferentes razões, as amigas desisti-ram, mas Daiane se entregou de corpo ealma a esse difícil esporte.Ainda em Por-

reportagem Cláudio Nogueirafotos Ivo Gonzalez

Page 25: Revista Nestlé - Pizza - Junho2004

25

blico e altas notas da comissão julgado-ra,que se diverte com as coreografias ou-sadas, sob sons nunca antes ouvidos emcompetições semelhantes – a última“loucura”de Daiane é o animado cho-ro Brasileirinho, de Waldir Azevedo, es-colhido pela ginasta para sua tão aguar-dada performance em terras olímpicas.

Mas qual a explicação para tanto ta-lento? Os fisiologistas dizem que as fi-bras de contração rápida de seus mús-culos,responsáveis pela velocidade e im-pulsão, justificam a força muscular deDaiane e de muitos atletas negros comoela.A técnica Adriana concorda,mas ga-rante que não é só genética.Daiane re-cebe treinamento idêntico ao de todasas companheiras de equipe, só que, porser uma ginasta incomum, seu desem-penho é também incomum.

A bênção dos SantosQuando alguém teve a idéia de batizarde “Dos Santos” aquela complicadaacrobacia cujo nome técnico é duplo twistcarpado, talvez não soubesse o significa-do do sobrenome de Daiane, um dosmais comuns no Brasil. Mas todos osSantos, do céu e da terra, devem mes-mo tê-la inspirado a mostrar ao mundoo que é que a brasileirinha tem.

Ela já era a campeã mundial de ginás-tica artística de solo em 2003, já haviaganhado três medalhas de ouro nas eta-pas da Copa do Mundo na Alemanha ena França,mas faltava a mais importan-

to Alegre, deu duro nas mãos da treina-dora Adriana Alves, de quem se tornouamiga, irmã, confidente e algumas vezes,na falta da mãe por perto, até filha. ÉAdriana, e não o treinador, quem dáaquela força quando os nervos da ginastaficam à flor da pele, na hora da competi-ção. É de Adriana que vêm palavras deconsolo ou crítica quando a apresentaçãonão foi bem.É nas costas de Adriana queDaiane se engancha para festejar umavitória – gesto bem diferente do respei-toso e contido sorriso com que russas,chinesas e romenas contemplam seusmestres depois de uma exibição perfeita.

Nos trampolins do mundoQuando passou a fazer parte da seleçãobrasileira e foi morar em Curitiba, on-de fica a sede da Confederação Brasilei-ra de Ginástica, Daiane imediatamentedespertou o interesse do técnico-chefeda seleção brasileira de ginástica olím-pica,o ucraniano Oleg Ostapenko.Ele,que já havia treinado quatro campeãsmundiais e olímpicas, logo percebeu opotencial da atleta.

A começar pela irreverência. ImagineDaiane discutindo pelo direito de ir sedivertir numa balada noturna depois deoito horas de treino com aquele homemdurão,sempre de cara amarrada,acostu-mado a ser obedecido com um olhar.E,na base da argumentação,simpatia e tei-mosia, ela sempre ganha as paradas e...as medalhas! Apesar disso,adora-o,achaque nunca seria o que é se não fosse oOleg e a sua equipe.

Ser celebridade dá trabalho e às vezesatrapalha, principalmente quando sequer fazer o que todas as outras moçasde sua idade fazem. Mas Daiane acabadando um jeito.Adora um pagode, saircom os amigos, comer pizza (mas temde se controlar para manter a forma).Seus ídolos no esporte são Pelé e Guga,ama a Deus, seus pais e irmãs, acha queo melhor lugar para ficar é a sua casa eque um homem bonito é Paulo Zulu.

A ginasta que voaSeja em que ginásio for,cada “vôo”e ca-da acrobacia que Daiane apresenta ar-rancam entusiasmados aplausos do pú-

A conquista do Rio, ao som de Brasileirinho.

te: a do Rio de Janeiro. E nada comocontar com a torcida de seus pais, irmãs,amigos, todo aquele mundo de genteque acompanhou seu desempenho noginásio do Riocentro,no início de abril.

Agora espera-se que Daiane traga oouro de Atenas.Ela faz questão de dizerque não é ela a estrela,e sim toda a equi-pe brasileira.Assim como faz questão deprestigiar os amigos e companheiros Da-niele e Diego Hypólito, que na mesmaCopa do Mundo, etapa Rio, tambémconquistaram suas medalhas de ouro.

Tomara que Daiane seja o primeirados muitos outros aletas que terão as suasexibições de ginástica batizadas de DaSilva, De Souza, Do Nascimento...

Daiane é a favorita para ganhar o ouroolímpico no solo.

Entre um treino e outro, na puxadapreparação para os Jogos de Atenas,Daiane deixou uma palavrinha ex-clusiva (e irreverente, claro!) para osleitores de NESTLÉ COM VOCÊ:

O que eu gostaria de dizer é quetorçam por mim, e por toda nossa equi-pe, nas Olimpíadas. E que continuemcomprando produtos Nestlé e fazendo oque eu não sei,que é cozinhar bem.Quecontinuem sendo experts em cozinhar –eu sou uma negação na cozinha.Fiqueimuito feliz em saber que tantas mulhe-res torcem por nós da seleção.É um apoiomuito legal e importante.

Page 26: Revista Nestlé - Pizza - Junho2004

26

Com essa promoção, apoiada tambémpor outras empresas, como a Rede Glo-bo, o IBCC cria uma inestimável fontede renda para manter seu serviço deatendimento e suas campanhas de pre-venção, além de conscientizar a popula-ção quanto aos benefícios que a ativida-de física proporciona para uma vida sau-dável, que tanto pode contribuir para aprevenção da doença. E, como você sa-be, quando o assunto é nutrição, saúde e

bem-estar, a Nestlé não pode faltar, co-mo fica claro em diversas outras inicia-tivas de responsabilidade social desen-volvidas pela empresa, a exemplo doPrograma Nutrir.

Contra o câncer, sabedoriaNão faz muito tempo, as pessoas nempronunciavam a palavra “câncer”, de tãoestigmatizada que era. Com medo dodiagnóstico,não procuravam o médico e,literalmente, morriam de medo. Hoje,com a ajuda da ciência, dos meios decomunicação,com a participação de pes-soas famosas e influentes nas campanhasde prevenção e luta contra o câncer,muitas vidas são salvas.

No caso do câncer de mama, calcula-se que cerca de 42 mil novos casos sur-jam por ano no Brasil, e um diagnósticoprecoce é fundamental para a cura. Porisso,o IBCC empenha-se tanto nas cam-panhas de prevenção, estimulando o au-to-exame e as visitas sistemáticas ao mé-dico.É claro que o auto-exame não pre-vine a doença, mas caso ela surja e sejadetectada logo, as chances de cura sãobem maiores.

Preocupada com a saúde e o bem-estar da comunidade, a Nestlé ofe-rece este ano mais um exemplo de

responsabilidade social, ao patrocinar to-das as etapas da Corrida e CaminhadaContra o Câncer de Mama. Iniciativa doInstituto Brasileiro de Combate ao Cân-cer,o circuito faz parte da grande campa-nha “O Câncer de Mama no Alvo daModa”, cujos anúncios você já deve tervisto na televisão.Teve sua primeira etaparealizada em São Paulo, no final de abril,e só irá se encerrar em novembro, emCuritiba, após passar por diversas capitaisbrasileiras (veja quadro com o calendário napágina ao lado).

O Câncer no Alvo da ModaFoi do estilista americano Ralph Lauren aidéia de estampar o alvo azul numa ca-miseta com os dizeres “O Câncer de Ma-ma no Alvo da Moda”, em homenagem auma amiga, a jornalista Nina Hyde, quemorrera de câncer de mama em 1990.

O alvo azul tornou-se um símbolo daprevenção da doença no mundo todo.Modelos famosos e artistas de cinema etelevisão, homens e mulheres têm parti-cipado ativamente das campanhas quesão veiculadas em revistas, televisão,

grandes cartazes e promoções como oCircuito de Corridas que a Nestlé está pa-trocinando.

Hoje o símbolo também está em ca-dernos, fichários, mochilas, agendas, bol-sas... é bater o olho e lembrar-se de quecâncer de mama detectado precocemen-te tem grandes chances de cura.

Já são treze os países no mundo inteiroque fazem a campanha, e o jeito brasilei-ro, por causa do crescente sucesso, servede ótima referência.

O valor das inscrições é revertidointegralmente ao IBCC e aos

hospitais parceiros nas cidadesque abrigam os eventos.

Em mais uma ação de responsabilidadesocial, a Nestlé apóia a Corrida eCaminhada Contra o Câncer de Mama

Corrida pela Vida

Por Dentro da Nestlé

FFoottoo

ss:: CC

hhiiccoo

MMaaxx

Page 27: Revista Nestlé - Pizza - Junho2004

27

O IBCC existe desde 1968, quando oscânceres de mama e colo do útero eramos responsáveis por boa parte das doençasfemininas fatais. De lá para cá o Institutoatendeu a mais de 3 milhões de mulherese foi percebendo que quanto mais as mu-lheres se conscientizavam da importânciade fazer exames preventivos,menos mor-tes esses cânceres causavam. Assim, seriapossível estender o atendimento a outrostipos da doença como câncer na cabeça epescoço, de pele, do aparelho urinário, etambém fazer cirurgias plásticas e radio-terapia. Bom, não? E é isso: ao participardas campanhas, a gente diminui o risco eainda ajuda quem precisa de tratamento.

As vencedorasForam 1.500 inscrições para a corrida deSão Paulo, mas evidentemente quemacabou subindo ao pódio foram ascorredoras de elite. A paraibana EdnalvaLauriano, a Pretinha, foi vencedora pelaterceira vez, com um tempo de 33:38 –muito bom, para um percurso difícil,cheio de subidas e descidas. O segundolugar ficou com Fabiana Cristine, poruma diferença de 9 segundos. Oterceiro com Nadir Sabino, seguida por Maria Cristina Vaqueiro.As moças ganharam coroas de louros,abraços de autoridades, flores, prêmiosem dinheiro e muitos presentes dospatrocinadores. Em 2005, garantem,estarão de volta.

AtendimentopreventivoA fila para autógrafos com artistasera grande, mas a das mulheresinteressadas em informações maisdetalhadas sobre o câncer demama não ficava atrás. Tambémhouve muita procura pelo aten-dimento médico prestado nosambulatórios montados especial-mente para esse fim. E, como já eraesperado, dez entre cada cem mu-lheres atendidas com suspeita decâncer foram encaminhadas para oIBCC para exames mais específicos.

A pista é de todos

O pátio de estacionamento da As-sembléia Legislativa de São Paulo, emfrente ao Parque do Ibirapuera, ama-nheceu diferente naquele domingo,25 de abril: cheio de quiosques, equi-pes de apoio, repórteres, fotógrafos,cinegrafistas e um grande palanqueonde o animador nem precisava seesforçar para agitar a moçada. Dali apouco, após um bom aquecimento,todas aquelas mulheres de bermudae camiseta com o alvo azul partiriampara mais uma Corrida e CaminhadaContra o Câncer de Mama.

Em sua 5a edição em São Paulo,foram 6.500 inscrições, já um núme-ro espetacular. Mas com a participa-ção dos namorados, maridos, filhos,da turma que costuma caminhar ecorrer no Parque do Ibirapuera, doscuriosos de última hora e até dos ca-chorros, a pista da caminhada ficoumuito mais cheia. E deve ficar maischeia nas outras etapas: o IBCC espe-ra alcançar nada menos que 26 milinscritos ao longo de todo o circuitoeste ano – a soma de todos os anos,desde que tudo começou.

Às nove em ponto foi dada a larga-da: 1.500 mulheres para os dez quilô-metros de corrida; os outros, para oscinco de caminhada – tudo na maioralegria e confraternização..

Os mais esperadosNuma festa assim, ainda mais tendo a Rede Globo como realizadora,não poderiam faltar atores e atrizes para deliciar a platéia. Numaorganização exemplar, depois de posarem para as fotos e câmeras detevê, artistas como Henri Castelli e Fafá de Belém, Carla Dias, ThierryFigueira e Priscila Fantin, entre outros, foram para o quiosque deautógrafos, onde uma multidão em ordenadíssima fila os aguardava.

As datas de cada etapa em 2004São Paulo 25 de abrilBelo Horizonte (MG) 23 de maioBrasília (DF) 20 de junhoTaubaté (SP) 11 de julhoRio de Janeiro 29 de agostoRecife (PE) 19 de setembroSalvador (BA) 26 de setembroRibeirão Preto (SP) 17 de outubroCuritiba (PR) 21 de novembro

Na ocasião, cada cidade fará a divulgaçãodo evento, informando os postos onde asinscrições poderão ser realizadas.

Page 28: Revista Nestlé - Pizza - Junho2004

Da Nestlé pra Você

Chandelle FondueIdeal para partilhar com pessoas queridas,Chandelle Fondue, no

sabor chocolate ao leite,já vem prontinho: é só

abrir a embalagem (500 g),levá-la ao microondas por

5 minutos e pronto... émergulhar suas frutas

preferidas!

Chandelle BiscoitoPassatempoCasamento de duas marcas campeãs de venda

– a sobremesa cremosaChandelle e o biscoitoPassatempo –, a novaversão chega ao

mercado em ediçãolimitada, em bandejas

de dois a quatro potes.

Chambinho com Leite Moça

O já delicioso Chambinhocombinado com o melhor leitecondensado do Brasil. Você

encontra o novo sabor, tambémrico em cálcio e vitaminas, em

bandejas com quatro potes, doisde Chambinho com Leite Moça,

dois de Chambinho Morango.

Moça Brigadeiro de ColherO doce prediletodo brasileiro vaipara a geladeirajá prontinho,em bandejas dedois ou quatropotes. É só abrir,pegar com a colher ecurtir aquele gostinho de festa!

Delícias na

Sorvetes Nestlé bolou três deliciosas novidades em ediçãolimitada até o final de junho – os picolés Chokito, Crunch eMega Chocolate e Rum. Mega Chocolate e Rum é para osadultos – irresistível sorvete de chocolate e rum com coberturade chocolate e crocante, com 79 gramas e 250 Kcal. Já o Crunchpromete agradar em cheio aos jovens: é um picolé de baunilhacom recheio de chocolate e cobertura de chocolate com flocosde arroz, com 62 gramas e 230 Kcal. Chokito, no sabor

caramelo, vem com coberturade chocolate e flocos de arroz,tem 50 gramas e 140 Kcal.

geladeiraConfira as gostosas(e incríveis!)novidades que aNestlé preparoupara este inverno

SORVETES EM EDIÇÃO LIMITADA

28

Levíssima com vocêA Nestlé Waters lançou nova versão daágua mineral Levíssima, a Sport Cap,em embalagens de 510 ml, com tampamais funcional, rótulo novo e formatomais alongado. Na medida para quemfreqüenta academias e costuma beberdiretamente da garrafa, vai conquistartambém os que têm o hábito decarregar uma garrafinha de água.Como diz o rótulo, “leve com você”!

Page 29: Revista Nestlé - Pizza - Junho2004

29

Beneful: agorapara cães filhotesA Nestlé Purina criouuma nova e inéditaversão da marcaBeneful, exclusiva parafilhotes. Com maisproteína, BenefulFilhotes é enriquecidocom o cálcio do leite:um alimento completoe balanceado queoferece o equilíbrioperfeito entre nutriçãoe sabor e auxilia odesmame dos novoscãezinhos. O produto estará disponívelem práticas embalagens de 1 kg,2,7 kg ou 10,1 kg nos principaissupermercados e pet shops do Brasil.

Dog Chow paracães adultosAcabam de chegar ao mercado quatronovas versões de Dog Chow, para cãesadultos de raças pequenas, médias e grandes e cães com sobrepeso.Dog Chow Carne & Vegetais, nossabores carne, ossinho, vegetais ecenoura, e Dog Chow Multisabor (carne, frango, arroz e ervilha) sãoindicados para cães adultos de raçasmédias e grandes, e vendidos nostamanhos 1 kg, 2,7 kg, 10,1 kg e 15 kg.Dog Chow Raças Pequenas, para cãesadultos de pequeno porte. A quartanovidade é Dog Chow Light, para cãesque precisam perder peso.

PARA OS NAMORADINHOS DO BRASILA Nestlé reservou uma deliciosa surpresa para o Dia dos Namorados: uma caixa de Bombons Especiais para presentear. O produto vem numa embalagem do tipo “bala” – inédita no Brasil –, que se transforma em bombonière, e traz 24 bombonsespeciais nos sabores Mousse de Chocolate, Gianduia, Avelãe Rum, sofisticados e comuma textura supercremosa.Não deixe de conferir,em edição limitada, atémeados de junho.

Variando os MolhosMaggi apresenta duas novidadespara a sua já consagrada linhaVariando o Cardápio: os saboresMostarda e Queijo comErvas Finas, que certamentevão fazer o mesmo sucesso do Molho Quatro Queijos,o campeão de vendas em todo o Brasil.

As principais marcas de Biscoitos Nestlé chegam ao mercado em versões “de bolso”,muito mais fáceis de carregar, práticas e econômicas. Passatempo Recheado com Chocolate, Negresco e Bono Chocolate agora também são encontrados emembalagens com apenas três unidades, enquanto a de Passatempo Leite traz seisunidades. Outro biscoito de roupa nova é o Salclic, que passa a ser comercializado em embalagens de 40 gramas, com seis unidades, nas versões original e integral,ambas ideais para quem faz seus lanches fora de casa.

Delícias no bolso

Page 30: Revista Nestlé - Pizza - Junho2004

30

Espaço do Leitor

ELOGIOSTrabalho em uma biblioteca e quando rece-bo as revistas levo-as para lá. É sempre umsucesso, e acho interessante, porque aproxi-madamente 90% de nosso público é dosexo masculino. A única coisa ruim disso éque acabo ficando sem a revista. Não temjeito, já foi incorporada ao acervo.

Jeovânia L. R. – Divinópolis, MG

O peixe em posta com pirão é muito usadoaqui em nossa região. O pirão também éfeito de outra forma: coloca-se a farinha emum prato fundo, e pôe-se por cima o caldodo peixe, sem mexer. Esse prato é acompa-nhado com arroz roxo (mais conhecidocomo arroz vermelho) no leite. Delícia!

Divane Maria Varela Ribeiro – Caicó, RN

A revista tem tudo de bom. Sou fanáticapela Páscoa, pois não como carne vermelha,então cada vez que vêm receitas com peixe,verduras e legumes dou pulos de alegria.

Caroline Franciely Castilho dos Santos

– Sarandi, PR

VOLTA ÀS AULASGostaria de sugerir a publicação de receitasvegetarianas. Adorei novamente a revista etodo o seu conteúdo. Chegou como sem-pre na hora certa, pois minha filha é muitodifícil de agradar, e o Volta às Aulas foi cria-do especialmente para ela.

Cláudia Helena Silva Lima

– Conselheiro Lafaiete, MG

Adorei a reportagem dos Lanches Espertos,pois meu filho de 10 anos está há dois emtratamento para perder peso e já não agüen-tava mais os lanches sem graça que levavapara o colégio.Agora começamos a melho-rar consideravelmente o cardápio matinal.

Aldenira Peixoto – por e-mail

VIDA SAUDÁVELNESTLÉ COM VOCÊ está de parabéns, pois,além de oferecer receitas e informações,preocupa-se com o bem-estar de seus lei-tores, como na seção Vida Saudável, com adica do spa caseiro. Eu já comecei a fazer osexercícios e a seguir as orientações de co-mo se alimentar bem.

Gerúsia Sertão Sousa

– Brumado, BA

O spa em casa trouxe resultado: meu filhonão consegue horário para ir à academia etem feito os exercícios em casa, como mos-trou a reportagem. O uso das garrafas émuito bom.

Mary Aparecida L. Martins – por e-mail

BEM-CASADOSAdorei a receita de bem-casados, fiz apenaspara experimentar e acabou dando tãocerto que levei para a festa de uma amiga.Além de ter ficado uma delícia, embaladoparecia que já tinha comprado pronto. Nin-guém acreditava que tinha sido eu quem fizaquela obra de arte.

Cristiana Maria da Cunha Lima

– Arraial do Cabo, RJ

A receita dos bem-casados caiu como umaluva pra mim, devido ao casamento de mi-nha prima. Não tínhamos idéia do quepoderíamos fazer para a festa, mas quandoabri a revista encontrei a solução, e o docefoi um sucesso.

Rosa Maria Maffei Guidini – por e-mail

FARINHA LÁCTEANota 100 para a matéria da Farinha Láctea.Sempre compro para os meus filhos, só queminha filha e eu ficávamos com água naboca de vontade de comer, mas tínhamosmedo de engordar. Hoje vejo que as calo-rias são poucas. Até meu marido caiu deboca na maravilhosa Farinha Láctea.

Ângela Maria Lima Falcão Ribeiro

– Imperatriz, MA

Queria compartilhar o sucesso da receita deBolo de Banana, aquela que usa FarinhaLáctea como um dos ingredientes.Que gos-tinho de infância! Trouxe para o meu localde trabalho e todos que provaram tiveram amesma sensação de voltar a comer a papinhaque a mãe fazia com Farinha Láctea.

Elza Maria Meinert – Florianópolis, SC

RIO DE JANEIROÉ notável o cuidado e o carinho que aequipe tem na elaboração da revista.Adoreia reportagem Um Outro Olhar Carioca: abeleza do Rio de Janeiro ficou muito bemrepresentada através das originais fotos deAlexandre Campbell.

Rúbia Marques – por e-mail

Tenho 21 anos e saí no Mural emdezembro de 2002. Não mandei o

recado para encontrar namorada, mas aca-bei conhecendo uma baiana que tocoumeu coração. Eu estava em Americana,interior de São Paulo, em busca de empre-go,e foi lá que me apaixonei pela Valdinéia– tudo através da revista.Ela me ligou, tro-camos fotos e nos apaixonamos. Foramquatro meses de amizade e no dia 12 dejunho de 2003 firmamos compromisso decasamento. Nosso amor era verdadeiro.

Em janeiro, saí doemprego e parti sozi-nho para a Bahia. Fuipara Maracás, no inte-rior,onde mora a famí-lia dela (ela mora emSalvador, com os ir-mãos). Ao chegar, avis-tei uma linda mulherde vestido, 1,80 metro,magra, olhos verdes,

cabelos longos, linda mesmo.Meu coraçãonão agüentava, afinal foi praticamente umano de espera.Nos abraçamos um tempão,parecia que já nos conhecíamos. Pareciaum sonho, nunca me senti tão feliz. Fiqueivinte dias lá e dezesseis em Salvador.

Nós estamos mais apaixonados ainda.Sofri muito, muitas críticas, tive de voltar,não tenho parentes lá.A despedida foi umador muito grande, choramos muito, masvamos nos casar, se Deus quiser. Foi a me-lhor coisa que aconteceu na minha vida.Estamos nos correspondendo e telefonan-do sempre.A Nestlé foi nosso cupido. En-tão eu queria pedir que na edição dejunho, mês dos namorados, vocêsfizessem uma reportagem ouuma homenagem para a gente.

Éder Ragassi de Souza – Paulicéia, SP

Éder, não precisa reportagem – sua carta já diztudo. Fica neste Espaço uma singela homena-gem da revista a você e à Valdinéia. E, claro, atodos os namorados deste Brasil.

O amorno Mural

Page 31: Revista Nestlé - Pizza - Junho2004

31

SUGESTÕESFavor incluir na revista re-ceitas especiais para crianças,preferencialmente de 2 a 4anos de idade.

Márcia Regina V. Albino

– Porto Alegre, RS

Queria sugerir uma matériasobre as comidas típicas gaú-chas. Temos carreteiros, do-

ces caseiros, compotas, ambrosias, chimiês,arroz de leite, quibebe (feito com abobora)etc. Muitas coisas deliciosas para o inverno.

Diana Indiara F. Jardim – Eldorado do Sul, RS

A seção Vida Saudável está fantástica! Espe-ro que continuem com reportagens bem“zen”.Falem sobre ioga na próxima edição.

Rose Côrtes Costa – por e-mail

Gostaria de dar uma sugestão: uma matériasobre os benefícios da soja, com receitas depães, biscoitos etc.

Giovanna Benndorf – Curitibanos, SC

Que tal falarem sobre o câncer de mama,assunto que preocupa cada vez mais as mu-lheres brasileiras? Vocês poderiam falar so-bre a doença, sobre o auto-exame.

Érica dos Santos da Silva – Iramaia, BA

Cara Érica, sua sugestão está atendida.Neste nú-mero a gente fala um pouco sobre o câncer de ma-ma e o apoio da Nestlé ao Instituto Brasileiro deControle do Câncer. Confira na pág. 26.

PERFILQuero ressaltar o artigo que fala da douto-ra Zilda Arns, pois sou líder da Pastoral daCriança, já fui coordenadora paroquial, e éótimo ver o nosso trabalho, não só o deorientação e saúde, mas o de evangelizaçãojunto às famílias, ser divulgado e valorizadopor uma empresa tão importante.

Antonia Vaneça da Silva

– Água Nova, RN

Li a reportagem com a doutora Zilda Arns.Não ajudo com dinheiro, pois sou pobre,mas ajuda como líder da Pastoral da Crian-ça.Agradeço a vocês por contarem sobre onosso trabalho e sobre a garra e a autenti-cidade de uma mulher que batalha para verum Brasil mais justo e mais humano.

Patrícia Ferreira da Silva

– Patos de Minais, MG

Caras Antonia e Patrícia, ficamos muito conten-tes de receber esses elogios de vocês, que batalhampela Pastoral aí em seus estados. Que vocês man-tenham esse belo e generosíssimo trabalho.

mural

Lembrete: mantenha seu endereço sempre atualizado. Se houver qualquer alteração, por favor nos comunique.

Quero receber e dar receitas de bolos, re-cheios, coberturas e tortas.Lilian Cristina da [email protected]

Tenho várias receitas de salgados de festa.Jully [email protected]

Quero trocar fotos e receitas de bolos e do-ces para festas.Cláudia Damasceno dos [email protected]

Gostaria de encontrar alguém que possuireceitas da Austrália.Marcos Antônio [email protected]

Gostaria que me enviassem receitas de co-midas argentinas.Alessandra Lopes [email protected]

Procuro quem saiba fazer compotas, tan-to doces (abóbora, abacaxi), como salga-das (pepinos).Márcia Terezinha Guedes dos [email protected]

Gostaria de receber receitas de bolachase biscoitos.Silvana Maciel Rua dos Operários, 122, Centro, Taubaté, SP –CEP 12020-340

Quero me corresponder com quem gostade artesanato com material reciclado.Ítala Regina B. Lisbôa SouzaRua da Armação, 338/201, Ponta D’Areia,Niterói, RJ – CEP 24040-015

Gostaria de entrar em contato com pes-soas que saibam fazer pães de linhaça, cen-teio, integral, aveia.Verônica Michelle C. do Amaral JomaziRua Herculano Coelho de Souza, 778,Reunidas, Caçador, SC – CEP 89500-000

Quero entrar em contato com artesãos embiscuit e saber como fazer forminhas parabiscuit em silicone.Maria Efigênia Campelo Rua 13 de Maio, 287, Paizinho Maria, CurraisNovos, RN – CEP 59380-000

CASA DO CONSUMIDOR

Spafaz bemQueria parabenizá-los pela maté-ria do spa. Estou há duas semanas

fazendo uma alimentação equilibrada. Oresultado? Uma noite de sono tranqüila,di-gestão perfeita e dois quilos a menos, umapele de pêssego, ânimo ao acordar para tra-balhar, 50% menos de estresse e, omais importante, elogios do marido.

Luciana Barth – Ibirama, SC

Descendente de alemães, Luciana tem 28 anose trabalha como assistente administrativa. Casa-da com Sérgio e mãe do pequeno Kauan, de

“”

quase 2 anos, ela dizque gostou especialmen-te das dicas de alimen-tação. Hoje, está quasevoltando aos 56 kg quetinha antes da gravidez,além de se sentir bemmais saudável.“Passei a comer entre as refeições,para não ficar com tanta fome, e incluí muitaverdura na dieta”, conta.E o consumo de água?Outra dica: antes, ela bebia um ou dois copospor dia,hoje são quase 2 litros.Luciana tambémtem feito exercícios e caminhadas junto com omarido,que está perdendo peso e se sentindo bemmelhor. Que continuem assim!

Eden

ilson

Kal

busc

h