Revista Obra de Maria

8
Fundador Como foi seu ano de 2013? Compartilhar Impresso Especial CORREIOS O Espirito Santo nos deu Francisco CONTRATO 10.00010933/2006-DR/PE Ass. Comunidade Obra de Maria Obra de Maria Revista Comunidade Obra de Maria - Opus Mariae - Ano XII - Nº 126 Janeiro - 2014 Rua Azeredo Coutinho, 70A. Várzea CEP 50741-110 Recife - PE Missão Dombe

description

Revista da comunidade Católica Obra de Maria, que tenta demostrar aos seus leitores as grandes graças de Deus na vida de todos aqueles que fazem parte direta e indiretamente desta comunidade Católica. Conheça-nos mais.

Transcript of Revista Obra de Maria

Page 1: Revista Obra de Maria

Fundador Como foi seuano de 2013?

Compartilhar

ImpressoEspecial

CORREIOS

O Espirito Santonos deu Francisco

CONTRATO

10.00010933/2006-DR/PE

Ass. Comunidade Obra de Maria

Obra de MariaRevista

Comunidade Obra de Maria - Opus Mariae - Ano XII - Nº 126 Janeiro - 2014

Rua Azeredo Coutinho, 70A. Várzea CEP 50741-110 Recife - PE

Missão Dombe

Page 2: Revista Obra de Maria

“Queridos filhos. Também hoje Eu desejo que vocês vivam as mensagens que Eu tenho dado a vocês. Vivam as Minhas mensagens. Porque somente deste modo Eu posso dar a vocês outras novas mensagens. Rezem de um modo especial pelos Meus planos que Eu necessito que sejam realizados. Planos para o mundo. Planos para a paz. Obrigada, queridos filhos, porque também hoje vocês responderam ao Meu chamado.”

Mensagem da Rainha da Paz

Mais um ano se passou! Mais um ano se inicia!

Na passagem de um ano para o outro se tem o costume de cantar “muito dinheiro no bolso, saúde pra dar e vender”. Será que isto é tudo?

Será que fizemos uma reflexão sobre o ano que passou, nos perguntando com honestidade: quantas vezes conversamos com o Senhor? Quantas vezes agradecemos o novo dia que ELE nos permitiu viver? Quantas vezes nós O incluímos em nossos planos? Dirigimos-nos a ELE com atitude de louvor e agradecimento? Quais foram os momentos que testemunhamos de que ELE é o Senhor de nossa vida e sem ELE nada somos? Muitas vezes esquecemos que Ele é o dono absoluto de tudo, que nossos projetos, metas, propósitos de vida tornam-se sem sentido sem a sua presença.

Mas, ainda há tempo, o ano começou há pou-cos dias. Vale a pena seguir as pegadas de Jesus. Vale a pena incluí-lo em nossos planos, vale a pena iniciar o ano com o firme propósito de mudança, de viver os seus ensinamentos, de trilhar o seu caminho, de ser suas testemunhas e de amar como Ele amou.

Quando percorremos os caminhos de Jesus, na Palestina, renasce em nós o desejo de sermos um Pedro, um André, um João, um

03 de Janeiro de 2014

Tiago que deixaram a suas redes à beira do Mar da Galiléia e seguiram o Mestre de Nazaré.

Convido-os, pois, neste novo ano, a exemplo dos discípulos de Jesus deixar as nossas “redes” e segui-Lo. Deixar nossas “redes” do comodismo, do ceticismo, do ativismo e segui-Lo, evangelizando com autoridade e sabedoria em nossa casa, em nosso trabalho, em nossa paróquia nas diversas pastorais, em nossa comunidade. Vamos deixar as nossas “redes” e procurar ir ao encontro daqueles que necessitam de uma palavra amiga, do nosso sorriso, do nosso abraço, do nosso amor. Vamos deixar as nossas “redes” e procurar servi-Lo de todas as formas com alegria.

Certamente o nosso ano será mais rico e quando terminar vamos perceber que valeu a pena incluir Jesus em nossos planos, projetos e metas. Que valeu a pena seguir as suas pegadas!

Que neste novo ano possamos continuar caminhando juntos!

Caminhando com

MariaSeguir as Seguir as Pegadas dePegadas de

JesusJesus

Maria Salomé VenturaCo-fundadora da

Comunidade Obra de Maria

Page 3: Revista Obra de Maria

Sebastião nasceu em Narbona, uma cidade ao Sul da França, no século III. Era filho de uma família ilustre. Ficou órfão do pai ainda menino, e então, foi levado para Milão por sua mãe, onde passou os primeiros anos da infância e juventude.

A mãe educou-o com esmero e muito zelo. Ele ingressou no exército imperial, e, por sua cultura e grande capacidade atingiu os mais altos graus da hierarquia militar, chegando a ocupar o posto de Comandante do Primeiro Tribunal da Guarda Pretoriana durante o reinado de Diocleciano, um dos mais severos imperadores romanos, perseguidor dos cristãos.

Foi denunciado ao Imperador como sendo cristão. Mesmo sendo um bom soldado romano, suas atitudes demonstravam sua fé cristã, e, diante de todos, confessou bravamente sua convicção. Foi acusado, então, de traição. Na época, o imperador tinha abolido os direitos civis dos cristãos. Por não aceitar renunciar a Cristo, São Sebastião foi condenado à morte, sendo amarrado a um tronco de árvore e flechado. Porém, não morreu ali. Foi encontrado vivo por uma mulher cristã piedosa que tinha vindo buscar o seu corpo. Diante do ocorrido, recuperada a saúde, apresentou-se diante do Imperador e reafirmou sua convicção cristã. E nova sentença de morte veio sobre ele: foi condenado ao martírio no Circo. Sebastião foi executado, então, com pauladas e boladas de chumbo, sendo açoitado até a morte e jogado nos esgotos perto do Arco de Constantino. Era 20 de janeiro.

Consagrado Obra de Maria para Sempre

Janeiro, tempo de olharmos pra frente e acreditar que Deus reserva muitas bênçãos pra nós. Na Igreja não é diferente. Olhando para o Papa Francisco, um verdadeiro presente do Espírito Santo para a Igreja, podemos respirar aliviados e dizer: fazemos parte da Igreja de Pentecostes, fundamentada na tradição dos apóstolos e guiada pelo Espírito de Deus.O Papa João Paulo II foi o grande Peregrino da Paz, com seu carisma chegou em lugares onde a Igreja tinha dificuldades. Bento XVI, com sua inteligência e grande sabedoria, guiou o Barco de Pedro num período em que o mundo mergulhava numa crise de identidade e assim a Igreja seguiu firme em sua proposta e missão. Agora, temos Francisco, um homem que com sua simplicidade tem conquistado a todos, cristãos ou não, em um mundo mergulhado no caos. Cada um deles foi a escolha certa para o tempo oportuno. Deus é fantástico!Precisamos ficar atentos a tudo o que o Papa fala, seja por documentos ou ensinamentos diários, discursos oficiais ou não, ele tem muito a nos ensinar. Ouvi esses dias algo que me chamou muito a atenção, e como levamos muitos peregrinos à Roma, pude constatar pessoalmente: Com João Paulo II, as pessoas iam à Roma para VER o Papa, com Bento XVI elas queriam OUVIR o Papa, e agora com Francisco, as pessoas vão para TOCAR no Papa. Precisamos ser reflexo disso também na Igreja onde participamos. Deixemos que as pessoas tenham acesso a nós. Toquemos em seus corações com o testemunho da ação de Deus em nossa vida.

Associação Comunidade Obra de MariaPresidente: Gilberto Gomes Barbosa

Textos de:

Gilberto Gomes Barbosa

Maria Salomé V. da Silva

Ivanildo Silva

Direção:Emerson França

Correção Final:

Emília Moreira

Edição:Emerson França

Emília Moreira

Diagramação:Emerson França

Ir. Lucinéia Martins

Paloma Galindo

Missões Obra de Maria

Ass. Braço Forte

Vice-Presidente:Maria Salomé Ventura da Silva

Setor de Comunicação: Ivanildo Silva

Ivanildo Silva

O Espirito Santo nos deu Francisco São Sebastião,

Exemplo de fé!

Page 4: Revista Obra de Maria

Como foi seu ano de 2013?

Padre Agripino Consagrado da

Comunidade Obra de maria

Como foi o seu ano de 2013? Bom? Igreja aparece nesses tempos Ruim? O ano novo chegou e nos modernos como luz que ilumina, inspirou novos comportamentos e referencial para quem quer se deixar novos hábitos de vida e conduta. Não foi moldar pelos caminhas da Fé. O Papa difícil perceber as pessoas fechando Francisco na Encíclica Lumen Fidei diz seus olhos e pedindo a proteção de que “quando falta a luz, tudo se torna Deus para sua vida no ano que acabava confuso”. Realmente é difícil quando de nascer. É claro que os planos são andamos na escuridão, tudo fica sempre os mais ousados dos que os confuso. Nos tornamos pouco passados. Em plena modernidade, habituados a levar a sério um sentimos o desejo ardente de engajamento fraternal dentro de nossa autonomia de sujeito livre, dono de si, comunidade eclesial. Mas no fundo construtor de seu mundo. Contudo, temos duas possibilidades, ou nos esquecemos do princípio evangélico de alienamos na massa, engolidos pela fraternidade. Nos nossos planos esta lógica do sistema ou nos assumimos sempre o EU. Nos recusamos a como sujeitos com projetos de vida. Não sacrificar a felicidade pessoal para bens temos opção, a não ser fazer opções, e coletivos de comunidade e família. essas opções definem quem realmente Sempre se sobressai a nossa vontade e somos. Minha opção é pelo Cristo e seu o nosso querer, tanto na vida familiar Reino. E a sua? Nesta opção muitas quanto na vida profissional. As vezes vamos nos desviar, cair, chorar e mensagens de Jesus que diz “Ninguém nos decepcionar. Mas a esperança não tem maior amor do que aquele que dá a decepciona. Quando estamos com sua vida por seus amigos” (Jo 15 13) Deus, tudo parece mais tranquilo e parece não se aplicar mais em nossos confiável, os discípulos que voltavam tempos. Santo Agostinho dizia que na para Emaús estavam na desesperança Sociedade existem dois grupos, ou duas e na decepção, mas após o encontro cidades que fundaram o Amor próprio com Jesus eles voltam para Jerusalém levado ao desprezo a Deus e ao amor a com uma certeza, que Deus não os Deus, levado ao desprezo de si próprio e abandonou na solidão. Como é bom o principal exemplo disse foi o seu quando entramos na Igreja e dês da próprio filho que doou sua própria vida entrada nos deparamos com o grupo de por amor dos outros. Isso provoca nas acolhida ou o próprio Padre nos acolhe pessoas sentimentos de incredulidade e com um SEJA BEM VINDO, JESUS TE desconfiança. Temos até um ditado AMA! Somos irmãos, e como Deus se popular que diz: “Quando a esmola é alegraria mais se vivêssemos como tal. grande o santo desconfia”, deveríamos A minha Benção pra vocês e que o não achar estranho quando uma pessoa Espírito Santo te dê coragem e ousadia é cordial ou gentil para conosco. Na para amar mais o irmão.verdade, não dispomos mais de referências que possam orientar a nossa conduta, dentro da sociedade. A

Page 5: Revista Obra de Maria

Padre José JúniorConsagrado

Obra de Maria para sempre

No dia 04 de Janeiro deste ano, o Diácono José Agripino, consagrado da Comunidade Obra de Maria, recebeu das mãos de Dom Alberto Taveira, arcebispo de Belém do Pará, também responsável pelos nossos padres, a ordenação sacerdotal. Hoje o Padre Agripino é o mais novo padre ordenado para o carisma onde já somos 22 padres. Vale a pena destacar alguns momentos da Ordenação que aconteceu na Paróquia de São José, em Surubim, Pernambuco, situada na diocese de Nazaré da Mata. D. Alberto, mais uma vez tocou o coração de todos que ali estavam, com suas palavras. Na festa da Epifania do Senhor, ele se utilizou das Palavras de São Boaventura sobre a estrela de Belém, que a destacou em três aspectos, ou também as três estrelas que ele ressaltou para a vida de um cristão. A primeira estrela é O Espírito Santo, com ela compreendemos que tudo começa com a ação do Espírito que conduz a humanidade até o Cristo. A segunda estrela é A Virgem Maria, onde ele enfatizou a importância de Maria no plano da salvação, através de seu sim nos ensinou também a dizer sim. Como missionários contamos com a ajuda da Virgem Maria, rezando o Rosário e entregando sempre nossa missão a ela.A terceira e última estrela é a Palavra, contemplamos nesses dias o Natal de Jesus, como falou São João: O verbo se fez carne e habitou entre

nós. A Palavra é o guia, o mapa para conduzir os nossos passos. Essas três estrelas nos conduziram e nos conduz em nossa missão evangelizadora, como missionários. Na verdade a ordenação do padre Agripino e dos Diáconos, Laion Fernando e Robson Eudes, fez parte de nosso retiro espiritual. De fato a celebração com a participação de centenas de pessoas na Igreja de São Jose em Surubim - PE, com a presença dos missionários da Comunidade obra de Maria e mais de 25 padres, da diocese de Nazaré e o bispo de Alagoinha Dom Paulo, que recebeu o carinho e o agradecimento dos diáconos e do padre recém ordenado e de todos da Obra de Maria.Graças a Deus, temos hoje mais um padre para Obra de Maria e para a Igreja. D. Alberto nos presenteou com a ordenação, mostrando toda confiança que ele tem no carisma.O lema da ordenação do Padre Agripino, foi Senhor tu sabes tudo, tu sabes que eu te amo. Através desse lema ele quis expressar a resposta que ele deu ao Senhor a partir do seu chamado. Parabéns aos diáconos e ao padre Agripino, pois o céu se alegrou com a liturgia de sua ordenação.

Senhor tu sabes tudo, tu sabes que eu te amo.

Page 6: Revista Obra de Maria

No dia 03 de Janeiro no Condomínio Obra de Maria em São Loureço da Mata - PE realizou-se a missa de consagração dos celibatários. Onde Josiene Bento da Silva (Missão Timbaúba – Pe) se consagrou e Catarina Mendonça (Missão Casa Mãe) foi apresentada para iniciar o caminho ao celibato. Foi também uma oportunidade de todos os celibatários presentes renovarem a sua consagração. Todos os membros da Comunidade Obra de Maria se alegram com esse momento de grande alegria e festa. Onde contemplamos a beleza da vocação celibatária no carisma Obra de Maria. Os mesmos são setas que inspiram a viver com intensidade o nosso chamado e a nossa entrega a Jesus Cristo.

No dia 30 de novembro, aconteceu na Casa Padre

P i o u m a m i s s ã o n o c e n t r o d a c a p i t a l

pernambucana. O Grande Cenáculo com as

famílias do projeto "Eis aí tua mãe" teve cerca de 60

pessoas participantes em uma tarde de louvor,

testemunho, oração Mariana e Pregação. Muitas

graças foram derramadas sobre os que estiveram

presentes no evento. O encontro foi finalizado com

um sorteio de brindes para as famílias.

São Lourenço - PESão Lourenço - PE

Evangelizar de todas as formas com ALEGRIA esse é nosso

carisma, e é através dele que Deus nos envia inspirações

pra evangelizarmos de todas as formas, atingindo os

corações onde Jesus precisa entrar. No dia 14 de

dezembro, foi realizado, na casa de missão Casa de Maria,

o 2º coquetel dos anos 60, com a presença de em média

200 pessoas. Houve um momento de oração com nosso

padre Vandilson. Aqueles que ali estavam presentes

puderam, verdadeiramente, experimentar o amor que

vem de Deus. Em seguida, aconteceu o Baile dos Anos 60.

Toda família se alegrou com muita musica, todos vestidos

à caráter com roupas de época. Não faltou animação!

Jaboatão - PE

Recife - PE

Sebastião SilvaConsagrado da Comunidade Obra de Maria

Cleiton AmorimConsagrado daComunidade Obra de Maria

Marina NogueiraConsagrada daComunidade Obra de Maria

Page 7: Revista Obra de Maria

Ficha de Inscrição do Braço Forte

Da

do

s d

a C

on

ta

Autorizo o débito mensal no dia, conta, valor e banco descritos neste documento, que

deverá ser creditado na conta corrente da Associação Comunidade Obra de Maria

(Banco do Brasil - Ag. 3613-7 / C/C 6396-7).

_______________________________________________Assinatura do Titular da Conta

Agência: Conta:

Da

do

s P

ess

oa

is

Gostaria de colaborar com :Boleto Bancário Casa de MissãoDébito Automático (se você tem conta no Banco do Brasil S/A)

Nome:

Endereço:

Nº Bairro:

Telefone: ( ) Estado:

CPF: Data de Nascimento: / /

Apto:

CEP.: -

Cidade:

Dia da contribuição: Valor (a partir de R$ 10,00): R$ ,00 E-mail:

BANCO DO BRASIL

Para ser um mantenedor das nossas Obras Sociais, basta preencher

abaixo as informações do cupom, marcando a forma mais conveniente

para você fazer sua colaboração e em seguida envie para nós ou

entregue pessoalmente

Se você já é um Braço Forte, consiga mais um, caso não seja ainda, inscreva-se enviando esta ficha para:

Comunidade Obra de MariaRua Azeredo Coutinho, 70ABairro: VarvéaCEP: 50741-110 Recife - PETel: (81) [email protected]

sua

DOAÇÃO

restaura

VIDAS

Muitas são as atividades realizadas por nós aqui no continente africano, nosso trabalho nestas terras é amplo e contamos com as doações de tantas pessoas espalhadas pelo mundo a fora que nos ajudam a manter dia após dia esta missão. A cada dia que se passa podemos ver sonhos sendo realizados; crianças, adolescentes e jovens que não tinham condições financeiras para darem continuidade a seus estudos, hoje acabam tendo, pois aqui no internato encontram este lugar onde podem ficar durante todo o período escolar, para facilitar mais no desenvolvimento de cada um. Também é grande o número de atendimentos realizados diariamente no posto de saúde da missão, os problemas de saúde são muitos, mas graças a Deus toda população é beneficiada com esta assistência que é dada no nosso posto.Todos esses trabalhos só podem ser concretizados graças à doações que recebemos sempre de pessoas que acreditam em nossa missão, contamos com sua ajuda e colaboração.

INVESTIMENTO SOCIAL: R$ 2.400,00

Detalhes:Creche Mãezinha do CéuR$ 1.900.00

AlimentaçãoR$ 1,200,00

Material de LimpezaR$ 700,00

Casa de recuperação R$ 500,00

MISSIONÁRIO:R$ 800,00

Detalhes:

ACREBrasiléia R$ 400,00

SERGIPEPropriá R$ 400,00

MANUTENÇÃO R$ 1.400,50

Detalhes:

Mat. Gráfico R$ 1.000,00Correios R$ 400,50

De

mo

ns

tra

tiv

oF

ina

nc

eir

o

Despesas Totais: R$ 4.600,50

Receitas Totais: R$ 4.682,50

Detalhes:

Boletos/Débitos/DoaçõesR$ 4.585,00

RESULTADO DO MÊSR$82,00

Dezembro de 2013

comNinguém é tão pobre, que não possa dar, nem tão rico, que não possa receber.

“concretizados graças à suas doações.”

Todos esses trabalhos só podem ser

Derick Marvim RolimConsagrado da

Comunidade Obra de Maria

Page 8: Revista Obra de Maria

Sagrada Familia,´Rogai por nos!´

ORAÇÃO PELAS FAMILÍAS

Oh, Deus, que na Sagrada

Família nos deixastes um

modelo perfeito de vida

familiar vivida na fé e na

obediência de Vossa

vontade. Ajudai-nos a ser

exemplo de fé e amor aos

Vossos mandamentos.

Socorrei-nos na nossa

missão de transmitir a fé aos

nossos filhos. Abri seu

coração para que cresça

neles a semente da fé que

receberam no batismo.

Fortalecei a fé dos nossos

jovens, para que cresçam no

conhecimento de Jesus.

Aumentai o amor e a

fidelidade em todos os

casais, especialmente

naqueles que passam por

momentos de sofrimento ou

dificuldade. Unidos com José

e Maria, pedimo-Vos por

Jesus Cristo vosso Filho,

nosso Senhor. Amem.

,