Revista obras de fe janeiro 15

20

description

Obras de Fé é uma revista baseada na Bíblia e não é associada a nenhuma religião, apenas traz à luz textos e experiências bíblicas que motivem as pessoas a pesquisarem as Escrituras Sagradas e confiarem em Deus, independente da religião que elas seguem. Também, tem por objetivo ajudar as pessoas a terem mais gosto pela leitura da Bíblia que possuem em suas casas. Obras de Fé uma publicação da Birds Company. É gratuita, mas você pode fazer uma doação para o nosso trabalho no nosso site: http://birdscompany.org/ Somos gratos!

Transcript of Revista obras de fe janeiro 15

Page 1: Revista obras de fe janeiro 15
Page 2: Revista obras de fe janeiro 15
Page 3: Revista obras de fe janeiro 15

Como exemplos bíblicospodem nos ajudar

O apóstolo Paulo em 1 Coríntios10:11 nos diz: "Tudo isso aconteceucom os nossos antepassados a fimde servir de exemplo para os outros,e aquelas coisas foram escritas a fimde servirem de aviso para nós. Poisestamos vivendo no fim dostempos".

É verdade que os judeus dos temposbíblicos não são nossosantepassados, mas nas EscriturasSagradas estão registrados dezenasde exemplos que nos servem de guiapara nossa conduta e fé, bem comosão alertas importantes para nãocometermos erros que causariamnossa infelicidade.

Paulo, em 1 Timóteo 3:16 tambémnos mostra a importância derecorrermos à Bíblia para termosuma vida melhor: "Pois toda aEscritura Sagrada é inspirada porDeus e é útil para ensinar a verdade,condenar o erro, corrigir as faltas eensinar a maneira certa de viver".

Na Bíblia temos belos exemplos defé, de coragem, de honestidade eretidão. Exemplos de servos fiéis deDeus que arriscaram suas vidas parafazer o que era correto e agradar aDeus. Alguns desses leais servos doAltíssimo até mesmo perderam avida, como foi o caso de Estevão.Vemos nesses exemplos que pormais provações e dificuldades queesses servos de Deus enfrentassem,que sempre eram felizes. Ou seja,somente podemos ter uma vida feliz,se estamos agradando a Deus.

Nas Escrituras também encontramosexemplos de pessoas quedesobedeceram a Deus e passaramde mal a pior. Aprendemos que adesobediência ao nosso Criador, aoinvés de nos dar liberdade e felicidade, nos traz grande

sofrimento e angústia.

Temos os relatos da vida de Davi, umgrande exemplo de fé e lealdade aDeus. Davi levou uma vida muitosacrificada, mas manteve suaobediência e lealdade a Deus. Daviera muito amado por Deus, provadisso é que por meio da promessade Deus, Jesus Cristo eradescendente de Davi. Mas Davi nãoera perfeito e pecou, quais foram osresultados? Felicidade? Não. Davisofreu muito!

Se Davi que era um homem sábio,leal e temente a Deus, um grandeguerreiro, ao desobedecer a Deussofreu tais consequências, imaginanão sermos obedientes nessemundo dominado pela maldade?!

Servir a Deus não é perder a alegriaou perder a liberdade, pelocontrário, em João 8:32 Jesus nosdiz: "...conhecerão a verdade, e averdade os libertará". E no versículo34 ele adverte: "Eu afirmo a vocêsque isto é verdade: quem peca éescravo do pecado". Ao contrário deter liberdade e alegria, quemdesobedece a Deus propositalmenteé escravo do pecado, infeliz e semesperanças.

Muitas pessoas reclamam de que édifícil obedecer a Deus, mas existeum detalhe que torna muito fácilsermos obedientes ao Pai: Amar aDeus. O apóstolo João em sua cartade 1 João 5:3 nos diz: "Pois amar aDeus é obedecer aos seusmandamentos. E os seusmandamentos não são difíceis deobedecer".

Quando amamos uma profissão,obedecemos tudo o que podemospara termos êxito nela. Quandoamamos uma pessoa, fazemos tudoao nosso alcance para agradá-la.Quando amamos nossos pais,procuramos fazer todas as coisaspara agradá-los e deixá-los

tranquilos. Com nosso Pai Celestialnão é diferente. Quando amamos aDeus, fazemos tudo para agradá-lo enada do que fazemos é sacrifício.

Podemos nos lembrar também daspalavras de encorajamento deSalomão, registradas em Eclesiastes12:13 que nos diz: "De tudo o que foidito, a conclusão é esta: tema a Deuse obedeça aos seus mandamentosporque foi para isso que fomoscriados".

Deus nos criou e sabe o que émelhor para nós, portanto, obedecera Deus é a coisa correta a fazer. Deusnos ama e entregou seu único Filhopor nós. Um Deus amoroso nãopediria para fazermos coisas que nãosomos capazes de fazer, não pediriapara fazermos coisas que causariamnossa infelicidade e nos privasse daliberdade.

Portanto, assim como Deus e JesusCristo demonstraram e demonstramamor e zelo por nós, sejamosobedientes para agradarmos bem aDeus e termos uma vida deliberdade, felicidade e vitórias!

Page 4: Revista obras de fe janeiro 15

Mostrando amor ao próximo ecumprindo a ordem de Cristo

Podemos encontrar na Bíbliadiversos textos que nos orientamsobre como devemos tratar osnossos semelhantes. Temos muitaorientação para obedecermos aDeus nesse aspecto.

Vemos nas Escrituras Hebraicas,chamadas por muitas pessoas deVelho Testamento, que sob aorientação de Deus, o Israel antigotravou muitas batalhas contra váriosinimigos. Qual era o objetivo dessasbatalhas do tempo bíblico?

O Messias, Salvador da humanidade,nasceria na nação de Israel,portanto, essa nação deveria estarprotegida até que Jesus Cristorealizasse sua obra na Terra. Oobjetivo das batalhas nos temposbíblicos era proteger a nação na qualo Messias iria nascer.

Depois do nascimento e da obra deJesus, depois de ele ter entregadosua vida perfeita pela humanidade,não haveria mais necessidade detravar batalhas ou guerras paraproteger a nação onde o Messiasnasceria. Jesus estabeleceu um NovoPacto onde não é mais necessárioseguir a Lei Mosaica. A Bíblia chamaa Jesus de Príncipe da Paz. Por essemotivo Jesus nos ensinou quedevemos amar todos os nossossemelhantes, por que Jesus seentregou por toda a humanidade enão apenas pelas pessoas quegostamos.

Em Mateus 22:39 Jesus nos ordena: “Ame os outros como você ama avocê mesmo.” Cristo não deixou essaúnica ordem como orientação.Outras coisas também estãoenvolvidas em amarmos erespeitarmos os nossos semelhantes.Entre essas coisas, poderemosanalisar e obedecer a três aspectos:

1- Como lidar com nossos inimigos Mateus 5:43-48 nos diz: "Vocêsouviram o que foi dito: “Ame os seus amigos e odeie os seusinimigos.” Mas eu lhes digo: amemos seus inimigos e orem pelos queperseguem vocês, para que vocês setornem filhos do Pai de vocês, queestá no céu. Porque ele faz com queo sol brilhe sobre os bons e sobre osmaus e dá chuvas tanto para os quefazem o bem como para os quefazem o mal. Se vocês amamsomente aqueles que os amam, porque esperam que Deus lhes dêalguma recompensa? Até oscobradores de impostos amam aspessoas que os amam! Se vocêsfalam somente com os seus amigos,o que é que estão fazendo de mais?Até os pagãos fazem isso! Portanto,sejam perfeitos, assim como éperfeito o Pai de vocês, que está nocéu".

Jesus não nos ensinou a atacarmosas pessoas, nem mesmo as que sãonossas inimigas. Jesus nos ordenouque imitássemos a Deus. Da mesmaforma que Deus tem dado chuva esol para os bons e para os maus,devemos seguir esse exemplo etratar a todos da mesma forma queDeus trata.

Outro detalhe é que Jesus mandouque orássemos pelos nossosinimigos, ou seja, colocar esseproblema diante de Deus, o quesignifica que não podemos estarfazendo fofocas e falando mal daspessoas que nos ofendem paraoutros.

2- Não julgar as pessoas

Vemos em Mateus 7:1,2 umadeclaração bem objetiva deJesus: "Não julguem os outros paravocês não serem julgados porDeus. Porque Deus julgará vocês domesmo modo que vocês julgarem osoutros e usará com vocês a mesma

medida que vocês usarem paramedir os outros".

Portanto, Jesus deixou bem claro queda mesma forma amorosa ou cruelcom a qual julgamos nossossemelhantes, nós seremos julgadospor Deus. A mesma medida debondade e compaixão que dermosaos nossos semelhantes, quandoeles estão errados, é a mesmamedida de bondade e compaixãoque Deus nos dará quando nos julgarcomo pecadores. Se não tivermosnenhuma bondade e compaixãopelos que erram, Deus também nãoterá conosco.

3- Perdoarmos quem nos fez mal

O motivo de termos de serperdoadores está na oração queJesus nos ensinou, registrada no livrode Mateus 6:12 que fala: "Perdoa asnossas ofensas como também nósperdoamos as pessoas que nosofenderam". Então, se nãoperdoamos aos nossos semelhantes,não seremos perdoados por Deus.

Devemos nos lembrar do que oapóstolo João disse em 1 João 4:20,pois é algo muito sério: "Se alguémdiz: “Eu amo a Deus”, mas odeia oseu irmão, é mentiroso. Poisninguém pode amar a Deus, a quemnão vê, se não amar o seu irmão, aquem vê".

Cientes das leis de Cristo, precisamosamar nossos semelhantes, não julgaras pessoas e perdoar aos outrosassim como queremos serperdoados por nosso Pai nos céus.

Page 5: Revista obras de fe janeiro 15
Page 6: Revista obras de fe janeiro 15

Não fazer parte do mundo,assim como Jesus não fez

A humanidade não está enganada, aBíblia é bem clara em nos dizer omotivo de tanta maldade ecrueldade que tem assolado omundo. Nós podemos ler em 1 João5:19 que o mundo está no poder doIníquo. Ou seja, o mundo édominado e manipulado peloInimigo de Deus.

Encontramos também na Bíblia umagrande prova de que todos os reinosdo mundo, todos os governos queexistem, são manipulados peloIníquo. Podemos conferir essaverdade que está registrada no livrode Mateus 4:8,9 que relata: "Depoiso Diabo levou Jesus para um montemuito alto, mostrou-lhe todos osreinos do mundo e as suasgrandezas e disse: — Eu lhe dareitudo isso se você se ajoelhar e meadorar". O Diabo não ofereceriaesses reinos do mundo se nãofossem dele. Jesus também nãonegou que esses reinos e governospertenciam ao Iníquo.

Também, no livro de Tiago 4:4 estáregistrado o seguinte lembrete: "Gente infiel! Será que vocês nãosabem que ser amigo do mundo é

ser inimigo de Deus? Quem quiserser amigo do mundo se tornainimigo de Deus". Ainda considerando as palavras daoração de Jesus a seu Pai, registradaem João 17:14-16, vemos que Jesuse seus discípulos não faziam parte domundo: "Eu lhes dei a tuamensagem, mas o mundo ficou comódio deles porque eles não são domundo, como eu também nãosou. Não peço que os tires domundo, mas que os guardes doMaligno. Assim como eu não sou domundo, eles também não são". Se quisermos ser amigos de Deus, sedesejamos receber vida eterna pormeio do sacrifício de Jesus Cristo,não podemos fazer parte do mundo,não podemos ser amigos do mundo, por que o mundo é do Iníquo,dominado e manipulado peloInimigo de Deus para trazer o mal e amorte sobre milhares de pessoasinocentes.

Uma das formas de não fazermosparte do mundo, é por cultivarmosos frutos do espírito santo. Se temoscultivado essas qualidades queagradam a Deus, nos manteremosdistantes do que é mal e estaremosfortes para enfrentarmos astentações que o mundo nos oferece.

O livro de Gálatas 5:22,23 registraquais são os frutos do espírito santo,assim poderemos nos esforçar a desenvolver essas qualidades: "Maso Espírito de Deus produz o amor, aalegria, a paz, a paciência, adelicadeza, a bondade, a fidelidade, a humildade e o domínio próprio. Econtra essas coisas não existe lei".

No mesmo livro, encontramossentimentos e comportamentos quesão do mundo. Estamos informadosde quais são os frutos da carne quedevemos parar de praticar ou nuncapraticá-los, se queremos ser amigosde Deus, se damos valor ao sacrifíciode Cristo. Gálatas 5:19-21 nos diz:"As coisas que a natureza humanaproduz são bem conhecidas. Elassão: a imoralidade sexual, aimpureza, as ações indecentes, aadoração de ídolos, as feitiçarias, asinimizades, as brigas, as ciumeiras,os acessos de raiva, a ambiçãoegoísta, a desunião, as divisões, asinvejas, as bebedeiras, as farras eoutras coisas parecidas com essas.Repito o que já disse: os que fazemessas coisas não receberão o Reinode Deus".

Page 7: Revista obras de fe janeiro 15

Algumas pessoas pensam que estãofora do mundo apenas por nãofrequentarem coisas do mundo, masquem comete imoralidade sexual,vive de inimizade e brigas, éciumento ou ciumenta, vive tendoacessos de raiva, é invejoso, temambição egoísta ou vive em farras e bebedeiras, está praticando os frutosda carne, contrários ao santo espíritode Deus e portanto, não são amigosde Deus.

Muitas pessoas bem intencionadasse envolvem em política acreditandoque por meio disso poderão ajudarseus semelhantes a terem ummundo melhor. Mas, a verdade quevemos é que a política é umaferramenta usada pelo Diabo paracorromper o maior número possívelde pessoas. Prova disso é que a cadadia mais e mais políticos corruptosaparecem, os problemas dahumanidade apenas pioram. Nãovemos políticos trazendo nenhumasolução definitiva para problemasque causam tanto sofrimento àspessoas. Além da corrupção, sãovários escândalos de políticosenvolvidos em imoralidade sexual,uso ou tráfico de drogas e muitosoutros crimes que são usados peloIníquo para destruir a humanidade.

Assim como Jesus e seus discípulos

não se envolviam com política eassuntos políticos, devemos imitá-lose evitar nos influenciar ou nosenvolver com política e assuntos denatureza política. Talvez a pessoa diga que nãoparticipa e nem faz nenhuma dessascoisas, mas talvez assista programasde televisão, vídeos, filmes quepromovam essas coisas. Muitos quese dizem cristãos assistem filmes demagia negra, algo que Deuscondena, e pensam que não estãofazendo parte do mundo. Algumaspessoas assistem novelas ouprogramas de televisão e ficamtorcendo por personagens ouparticipantes que levam uma vidaimoral. Alguns chegam ao ponto deassistir filmes pornográficos e outrosjogam games violentos quepromovem a guerra, o terrorismo eassassinatos que Deus condena. Outra coisa que a Bíblia condena, é aostentação. Sendo pobre ou rica, apessoa cristã deve seguir o exemplode Cristo e ter em mente as palavrasdo apóstolo João, registradas em 1João 2:16: "Nada que é deste mundovem do Pai. Os maus desejos danatureza humana, a vontade de ter oque agrada aos olhos e o orgulhopelas coisas da vida, tudo isso nãovem do Pai, mas do mundo". Não é errado a pessoa querer teruma vida melhor e oferecer umpouco mais de conforto para suafamília, mas se esse é o objetivoprincipal na vida da pessoa, ela temfeito parte do mundo, por que oobjetivo principal do cristão é servira Deus. Se a pessoa gosta de ostentarriquezas que tem ou que não tem,ela faz parte do mundo. Jesus Cristonos ensinou a humildade. O orgulhoindevido, a ostentação de riquezaspara mostrar que tem mais do queseus semelhantes e querer parecermelhor ou superior aos outros, se

origina do Iníquo, não écomportamento aprovado por Deus.

Para não fazermos parte do mundo,assim como Jesus não fez, devemostambém ter em mente as palavrasdo apóstolo Paulo no livro de Efésios2:2 que diz: "Naquele tempo vocêsseguiam o mau caminho destemundo e faziam a vontade daqueleque governa os poderes espirituaisdo espaço, o espírito que agoracontrola os que desobedecem aDeus".

O mau caminho deste mundo éseguido por aqueles que fazem avontade do Inimigo de Deus,claramente citado no texto comoaquele que controla os quedesobedecem a Deus. Se não queremos ser controladospelo Iníquo, se queremos fazer avontade de Deus e não fazer avontade do Inimigo de Deus, nãopodemos fazer parte deste mundogovernado pelo Diabo. Devemos orara Deus em busca de força espiritual esabedoria para não nos envolvermoscom as coisas do mundo e acima detudo, nos esforçarmos paraseguirmos o exemplo excelente denosso Senhor Jesus Cristo.

Page 8: Revista obras de fe janeiro 15

Deus faz as pessoasenriquecerem

financeiramente? 1 Timóteo 6:8-10 nos adverte: "Portanto, se temos comida e roupas, fiquemos contentes com isso. Porém os que querem ficar ricos caem em pecado, ao serem tentados, e ficam presos na armadilha de muitos desejos tolos, que fazem mal e levam as pessoas a se afundarem na desgraça e na destruição. Pois o amor ao dinheiro éuma fonte de todos os tipos de males. E algumas pessoas, por quererem tanto ter dinheiro, se desviaram da fé e encheram a sua vida de sofrimentos". A Bíblia não diz que é errado melhorar de vida, mas Deus não abençoa ninguém com riqueza. Nossa confiança tem de ser em Deuse no sacrifício de Jesus Cristo. Jesus nos ensinou a pedirmos o pão nosso de cada dia e disse que é mais fácil um camelo passar pelo orifício de uma agulha do que um rico ganhar o Reino de Deus.

Não é errado ser rico, é errado deixar de fazer a obra Deus e se empenhar em ficar rico.

O Reino de Deus tem que ocupar o primeiro lugar nas nossas vidas e nãoo objetivo de ser rico.

O correto é termos fé e seguirmos o que Jesus nos disse em Mateus 6:31-34: "Portanto, não fiquem preocupados, perguntando: “Onde é que vamos arranjar comida?” ou “Onde é que vamos arranjar bebida?” ou “Onde é que vamos arranjar roupas?” Pois os pagãos é que estão sempre procurando essas coisas.

O Pai de vocês, que está no céu, sabeque vocês precisam de tudo isso.

Portanto, ponham em primeiro lugarna sua vida o Reino de Deus e aquilo que Deus quer, e ele lhes dará todas essas coisas.

Por isso, não fiquem preocupados com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã trará as suas próprias preocupações. Para cada dia bastam as suas próprias dificuldades".

Textos para consideração

Eclesiastes 7:12 – Salomão diz: “Asabedoria é melhor do que odinheiro. A vantagem da sabedoria éque ela conserva a vida da gente”.

Hebreus 13:5 – Paulo diz: “Não se deixem dominar pelo amor ao dinheiro e fiquem satisfeitos com o que vocês têm, pois Deus disse: “Eu nunca os deixarei e jamais os abandonarei”.”

Mateus 6:24 – Jesus diz: “Um escravo não pode servir a dois donosao mesmo tempo, pois vai rejeitar um e preferir o outro; ou será fiel a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e também servir ao dinheiro” .

A importância de PerdoarVimos em um tema já abordadonessa mesma revista que Jesus nosensinou que Deus nos perdoa assimcomo perdoamos aos outros. Eletambém disse que seremos tratadospor Deus com a mesma quantidadede misericórdia que tratamos aspessoas.

A Bíblia diz que somos a imagem esemelhança de Deus e isso não éfisicamente, mas sim na capacidadeque temos de imitar as qualidadesdivinas.

Mesmo imperfeitos podemos imitara Deus e sermos de certa formacomo ele: amorosos, bondosos,misericordiosos,justos, perdoadores,etc.

Jesus Cristo também tinha todasessas qualidades e era perdoador.

Levaram uma mulher adúlteraperante Jesus para que ele colocassesua opinião sobre o assunto. Jesusrespondeu que aquele que nãotivesse pecados, que atirasse aprimeira pedra.

Se Deus perdoa dívidas tão grandesque temos com ele, não temos aobrigação de perdoar dívidas bemmenores que outros têm conosco?

Recebermos perdão pelos nossospecados para termos direito à vidaeterna está diretamente ligado aperdoarmos nossos semelhantes.

Deus amou tanto o mundo queentregou seu único filho embenefício de toda a humanidade. Eque humanidade é essa? Não é umahumanidade pecadora, cheia defaltas, falhas e erros?

Se Deus deu seu único filho amado eprecioso por pessoas pecadoras eerradas, não podemos ser humildese perdoar as pessoas da forma comoJesus quer que façamos?

Devemos amar ao próximo como anós mesmos e assim como Jesus nosfez o bem, devemos fazer aos nossossemelhantes.

Page 9: Revista obras de fe janeiro 15

Por que Jesus entregou suavida perfeita por nós?

No livro de Romanos 5:17-21, oapóstolo Paulo nos dá uma breveexplicação do motivo pelo qual Jesusteve de vir à Terra entregar sua vidahumana perfeita por nós: "É verdadeque, por causa de um só homem epor meio do seu pecado, a mortecomeçou a dominar a raça humana.Mas o resultado do que foi feito porum só homem, Jesus Cristo, é muitomaior! E todos aqueles que Deusaceita e que recebem como presentea sua imensa graça reinarão na novavida, por meio de Cristo.

Portanto, assim como um só pecadocondenou todos os seres humanos,assim também um só ato de salvaçãoliberta todos e lhes dá vida. E assimcomo muitos seres humanos setornaram pecadores por causa dadesobediência de um só homem,assim também muitos serão aceitospor Deus por causa da obediência deum só homem. A lei veio paraaumentar o mal. Mas, ondeaumentou o pecado, a graça de Deusaumentou muito mais ainda. E issoaconteceu a fim de que, assim comoo pecado dominou e trouxe a morte,assim também a graça de Deus, queo leva a aceitar as pessoas,dominasse e trouxesse a vida eterna.Essa vida é nossa por meio do nossoSenhor Jesus Cristo".

Adão era filho de Deus, era umhomem perfeito. Por causa de seupecado, de sua desobediência aDeus, a morte começou a dominar araça humana. Os humanos,descendentes de Adão, nasceram esão pecadores, pois quando Adãopecou, não tinha filhos.

A justiça Divina exigia umacompensação, ou seja, que outrohumano perfeito equivalente a Adãoperdesse sua vida para resgatar ahumanidade da condenação dopecado e da morte.

Por isso, Jesus que era um homem perfeito, não teve pecados, foiobediente a Deus, deu sua vidahumana perfeita como resgate portoda a humanidade. Assim comoos seres humanos se tornarampecadores por causa dadesobediência de Adão, tambémmuitos serão aceitos por Deus porcausa da obediência de Jesus Cristo.Assim como Adão deixou a herançada morte, Jesus nos deixa a herançada vida eterna.

Se temos esperança de vida eterna,devemos a nosso Senhor JesusCristo. Ele amorosamente entregousua vida por cada um de nós, porque é fiel e justo, sabe que nãotemos culpa do pecado edesobediência de Adão.

Page 10: Revista obras de fe janeiro 15

A desobediência e a falta dehumildade, levaram Absalão à

ruína

Um filho angélico de Deus, por falta dehumildade, envaidecido de sua beleza erelativo poder, desejou a adoração deDeus para si.

Ao contrário de seguir esse péssimoexemplo, Davi escolheu seguir oexemplo de humildade do SoberanoSenhor de todo o Universo, até mesmocantando a Deus: “É a tua humildadeque me engrandece”. Davi sabia que seuêxito, suas vitórias e talentos erambençãos dadas por Deus e que nãofaziam dele uma pessoa melhor do queas outras.

Absalão não seguiu o exemplo dehumildade de Davi, seu pai, nãoreconheceu o grande exemplo dehumildade de Deus e confiante em suabeleza física, tomado de orgulho e dementiras acabou na ruína. Como orelato sobre a vida de Absalão pode nosajudar a mantermos nossa humildadediante de Deus e de nossossemelhantes?

A beleza física de Absalão era elogiadanacionalmente. A Bíblia relata que seuscabelos cresciam profusamente,chegando a pesar quase 2,5 kg quandocortados anualmente. Conhecendo orelato de sua vida, sabemos que eledeixou esses elogios subirem aocoração.

Tamar, irmã de Absalão, era igualmentebela. Tamar era tão bela que despertouem seu meio irmão Amnon umadesesperada paixão. Ao invés de pedir amão de sua irmã em casamento, Amnonviolentou Tamar e seu amor eróticotransformou-se em ódio depreciativo,expulsando-a de seus aposentos, enegando-se a tratá-la com dignidade.

Absalão decidiu vingar a honra de Tamarde seu próprio modo, desconsiderando

a lei de Deus onde Deuteronômio 19:15diz que uma acusação deveria serapresentada não com uma testemunha,mas com duas ou três.

Após dois anos, Absalão organizou umafesta e convidou Davi e todos os filhosdo rei. Davi não foi à festa, Absalãoentão deu ordens aos seus servos eAmnon foi morto. Absalão foi para oexílio junto a seu avô sírio, no reino deGesur.

Três anos de associação com a realezapagã talvez tivessem cultivado ainfluência corrosiva da ambição. Absalãotalvez se encarasse como destinado aotrono, por descender de realeza tantopor parte do pai como da mãe. Apromessa de Deus a Davi, de um futuro“descendente” que herdaria o trono, foifeita depois do nascimento de Absalão,e, por isso, este deveria saber que nãoera o escolhido de Deus para a realeza.Absalão não respeitava a vontade e a leide Deus.

Absalão passou a arquitetar manobraspolíticas para desviar o povo de seguir aDavi, seu Pai. Sentava-se junto ao portãode Jerusalém fingindo estar preocupadoem defender as causas jurídicas daspessoas, procurando furtar os corações

dos homens de Israel e roubar o reinode seu pai. Leiamos 2 Samuel 15:5,6.

Absalão organizou uma conspiração,muitos se bandearam para o seu lado,inclusive, granjeou o apoio de Aitofel, oconselheiro mais respeitado de seu pai.

Absalão para ter o reinado garantidoprocurava matar o próprio pai, mas suaforça de homens perdeu a batalhacontra os homens de Davi. Em fuga,Absalão foi morto por Joabe. O corpo deAbsalão foi lançado num barranco ecoberto com um montão de pedras,como indigno de sepultamento.

O que podemos aprender dasconsequências trágicas do orgulhoindevido, mentiras e desobediência deAbsalão? Quer tenhamos extraordináriabeleza física, alguma qualidade ouhabilidade que venha a nos destacar ouse recebemos algum privilégio nacongregação, irmãos, tudo isso só épossível por intermédio da benção epermissão de Deus. Toda a honra etodo o crédito pelo que somos de bomou fazemos de bom, devem ser dirigidosa Deus, porque assim como cantou Davi,é a humildade de Deus que nosengrandece!

Page 11: Revista obras de fe janeiro 15

O Sermão do MonteComentado I - Mateus Capítulo 5

Quando Jesus viu aquelas multidões,subiu um monte e sentou-se. Os seus discípulos chegaram perto dele,e ele começou a ensiná-los.

(Jesus era acessível e não precisava de locais luxuosos para pregar e ensinar).

A verdadeira felicidade Jesus disse: — Felizes as pessoas que sabemque são espiritualmente pobres, poiso Reino do Céu é delas.

— Felizes as pessoas quechoram, pois Deus as consolará.

— Felizes as pessoas humildes,pois receberão o que Deus temprometido.

— Felizes as pessoas que têmfome e sede de fazer a vontade deDeus, pois ele as deixarácompletamente satisfeitas.

— Felizes as pessoas que têmmisericórdia dos outros, pois Deusterá misericórdia delas.

- Felizes as pessoas que têm o coração puro, pois elas verão aDeus. — Felizes as pessoas quetrabalham pela paz, pois Deus astratará como seus filhos.

— Felizes as pessoas que sofremperseguições por fazerem a vontadede Deus, pois o Reino do Céu édelas. — Felizes são vocês quando osinsultam, perseguem e dizem todotipo de calúnia contra vocês por serem meus seguidores. Fiquemalegres e felizes, pois uma grande recompensa está guardada no céupara vocês. Porque foi assim mesmoque perseguiram os profetas queviveram antes de vocês. (Em resumo, precisamos terconsciência de que temosnecessidades espirituais, precisamosser humildes, misericordiosos, purosde coração, fazer a vontade de Deusem nossas vida e trabalhar pela pazse queremos ser abençoados porDeus).

O sal e a luz

— Vocês são o sal para ahumanidade; mas, se o sal perde o

gosto, deixa de ser sal e não servepara mais nada. É jogado fora episado pelas pessoas que passam. — Vocês são a luz para o mundo.

Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte.

Ninguém acende uma lamparinapara colocá-la debaixo de um cesto.Pelo contrário, ela é colocada nolugar próprio para que ilumine todosos que estão na casa.

Assim também a luz de vocês devebrilhar para que os outros vejam ascoisas boas que vocês fazem e louvem o Pai de vocês, que está no céu.

(Somos luz no sentido de levarmos aluz da verdade para as pessoas tantoensinando-as a Palavra de Deus,quanto fazendo coisas boas quelouvam a Deus). A Lei de Moisés

— Não pensem que eu vim paraacabar com a Lei de Moisés ou comos ensinamentos dos Profetas. Nãovim para acabar com eles, mas paradar o seu sentido completo.

Eu afirmo a vocês que isto éverdade: enquanto o céu e a terradurarem, nada será tirado da Lei —nem a menor letra, nem qualqueracento. E assim será até o fim detodas as coisas.

Portanto, qualquer um quedesobedecer ao menormandamento e ensinar os outros afazerem o mesmo será consideradoo menor no Reino do Céu. Por outrolado, quem obedecer à Lei e ensinaros outros a fazerem o mesmo seráconsiderado grande no Reino doCéu. Pois eu afirmo a vocês que sóentrarão no Reino do Céu se forem

Page 12: Revista obras de fe janeiro 15

mais fiéis em

- fazer a vontade de Deus do que osmestres da Lei e os fariseus. (Cumprir essa lei não significa travarguerras assassinas contra as pessoas,as guerras do Israel antigo eram paradefender a nação onde o Messiasnasceria e não estamos no Israelantigo. Jesus disse que a Lei seresume em amar a Deus sobre todasas coisas e ao próximo como a simesmo. Se fazemos essas duascoisas, cumprimos a Lei).

O ódio

- Vocês ouviram o que foi dito aosseus antepassados: “Não mate.Quem matar será julgado. ”Mas eulhes digo que qualquer um que ficarcom raiva do seu irmão será julgado.

Quem disser ao seu irmão: “Vocênão vale nada” será julgado pelotribunal...

Portanto, se você estiver oferecendono altar a sua oferta a Deus elembrar que o seu irmão tem algumaqueixa contra você, deixe a suaoferta ali, na frente do altar, e válogo fazer as pazes com o seu irmão.Depois volte e ofereça a sua oferta aDeus. (Devemos perdoar nossos irmãosque nos ofenderam, que fizeram algocontra nós. Jesus foi bem claro queantes de adorarmos a Deus ouprestarmos serviço sagrado a Deus,temos de fazer as pazes com nossosirmãos).

— Se alguém fizer uma acusação

contra você e levá-lo ao tribunal,entre em acordo com essa pessoaenquanto ainda é tempo, antes dechegarem lá. Porque, depois dechegarem ao tribunal, você seráentregue ao juiz, o juiz o entregaráao carcereiro, e você será jogado nacadeia. Eu afirmo a você que isto éverdade: você não sairá dalienquanto não pagar a multa toda.

(Temos de evitar todo e qualquertipo de problema que seja possívelevitar). O adultério

— Vocês ouviram o que foi dito:“Não cometa adultério. ”Mas eu lhesdigo: quem olhar para uma mulher edesejar possuí-la já cometeuadultério no seu coração.

Portanto, se o seu olho direito fazcom que você peque, arranque-o ejogue-o fora. Pois é melhor perderuma parte do seu corpo do que ocorpo inteiro ser atirado no inferno.

Se a sua mão direita faz com quevocê peque, corte-a e jogue-a fora.Pois é melhor perder uma parte doseu corpo do que o corpo inteiro irpara o inferno. (Talvez você não cometa adultério,mas não incentive outros a pecar enem torça por personagens denovelas e filmes que são adúlteros eviolam as leis de Deus).

O divórcio — Foi dito também: “Quemmandar a sua esposa embora deverádar a ela um documento dedivórcio.” Mas eu lhes digo: todo homem que mandar a sua esposaembora, a não ser em caso deadultério, será culpado de fazer comque ela se torne adúltera, se elacasar de novo. E o homem que casarcom ela também cometerá adultério.

(O casamento é algo muito sério,instituído por Deus, e ao invés dequerer se livrar do cônjuge, a pessoatem de orar a Deus e pedir ajuda aDeus para salvar seu casamento, aoinvés de jogar a vida familiar no lixoe agradar ao Iníquo).

Os juramentos

— Vocês ouviram o que foi ditoaos seus antepassados: “Não quebrea sua promessa, mas cumpra o quevocê jurou ao Senhor que ia fazer.” Mas eu lhes digo: não jurem

Page 13: Revista obras de fe janeiro 15

de jeito nenhum. Não jurem pelocéu, pois é o trono de Deus; nempela terra, pois é o estrado onde eledescansa os seus pés; nem porJerusalém, pois é a cidade do grandeRei.

Não jurem nem mesmo pela suacabeça, pois vocês não podem fazercom que um só fio dos seus cabelosfique branco ou preto. Que o “sim”de vocês seja sim, e o “não”, não,pois qualquer coisa a mais quedisserem vem do Maligno.

(Devemos ter palavra, tanto paracom Deus, quanto para com nossossemelhantes).

A vingança

— Vocês ouviram o que foi dito:“Olho por olho, dente pordente.” Mas eu lhes digo: não sevinguem dos que fazem mal a vocês.Se alguém lhe der um tapa na cara,vire o outro lado para ele batertambém.

Se alguém processar você paratomar a sua túnica, deixe que levetambém a capa.

Se um dos soldados estrangeirosforçá-lo a carregar uma carga umquilômetro, carregue-a doisquilômetros.

Se alguém lhe pedir alguma coisa,dê; e, se alguém lhe pediremprestado, empreste. (A Bíblia diz que a justiça e avingança pertencem a Deus.

Deixemos então que Deus façajustiça por nós, ao invés dequerermos nos vingar das pessoas epassar por cima da autoridade deDeus).

Amar os inimigos

— Vocês ouviram o que foi dito:“Ame os seus amigos e odeie os seusinimigos.” Mas eu lhes digo: amemos seus inimigos e orem pelos queperseguem vocês, para que vocês setornem filhos do Pai de vocês, queestá no céu. Porque ele faz com queo sol brilhe sobre os bons e sobre osmaus e dá chuvas tanto para os quefazem o bem como para os quefazem o mal.

Se vocês amam somente aquelesque os amam, por que esperam queDeus lhes dê alguma recompensa?Até os cobradores de impostosamam as pessoas que os amam! Sevocês falam somente com os seusamigos, o que é que estão fazendode mais? Até os pagãos fazemisso! Portanto, sejam perfeitos,assim como é perfeito o Pai devocês, que está no céu. (Jesus foi bem claro em dizer paraamarmos os nossos inimigos eorarmos pelas pessoas que nosperseguem. É claro que obedecer aessa ordem nem sempre é fácil, nóstemos sentimentos e algumaspessoas nos causaram muitosofrimento, mas podemos orar aDeus para tirar o ódio dos nossoscorações e ao invés de levarmos umavida de ódio, levarmos uma vida derealizações do bem).

Devemos ser gratos a Deus Infelizmente existem pessoas que só procuram a Deus quando precisam, ou, só fazem orações com muitos pedidos e frases já decoradas.

A Bíblia fala em Tiago 1:17 que todaboa dádiva e todo presente perfeitovem de Deus. Deus merece a nossagratidão. Além disso, Deus cuida denós e das pessoas que amamos.

As escrituras dizem que nos últimosdias as pessoas ficariam cada vezmais ingratas. Muitos não dão valorao que têm. Influenciados pelomundo e por propagandas, lutampara obter coisas que na verdadenão são necessárias e não estãosatisfeitas com as bençãos que Deuslhes dá. Não podemos ser assim.

Para enchermos nossos corações degratidão a Deus, precisamos meditarnas bençãos que Deus nos deu e nosdá diariamente. Reconhecer comoele nos trata com justiça, amor ebenevolência.

O apóstolo Paulo, por exemplo,reconhecia o quanto ele esteveerrado no passado e era muitoagradecido a Deus por ter recebidomiseriórdia e um belo ministério,apesar de suas atitudes de antes.

Paulo também era grato por tertantos irmãos na fé. Pessoasamorosas, leais e tementes a Deus.

Nós somos gratos a Deus pela famíliaque temos? Podemos ser gratos porestarmos vivos, por nossa saúde,pelos amigos que temos e muitasoutras coisas que não paramos parapensar, mas são grandes bençãos.

Nossas oração devem ser nãoapenas de pedidos, mas deagradecimentos também.

Page 14: Revista obras de fe janeiro 15

Como melhorar as suasorações

Nas Escrituras Sagradas temosmuitos e muitos exemplos deorações de servos fiéis de Deus, masnão podemos citar a todos nomomento. Sendo assim, vamosanalisar as orações de Jesus Cristo ede três servos de Deus: Ana, mãe deSamuel; Davi e Daniel.

Ana - mãe de Samuel

Ana era esposa de Elcana, efraimita.Elcana tinha duas esposas, Ana e Penina. Penina teve filhos e Ana não.No Israel antigo era uma grandevergonha uma mulher não dar filhosa seu marido. Mesmo Ana sendo aesposa que Elcana mais amava,ainda assim era uma terrívelvergonha ela não ter filhos. Penina, ao invés de apiedar-se deAna, sabendo que Ana era a maisamada por Elcana, humilhava Anadia após dia de forma cruel. 1Samuel 1:6,7 diz: "Penina, sua rival,provocava e humilhava Ana porqueo Senhor não permitia que elativesse filhos. Isso acontecia anoapós ano. Sempre que iam aosantuário do Senhor, Penina irritavatanto Ana, que ela ficava sóchorando e não comia nada".

Ana poderia queixar-se para seu esposo, poderia responder àshumilhações de Penina, poderiavingar-se, poderia fazer uma série decoisas contra os abusos verbais quesofria, mas não fez. Ana preferiuconfiar todo o assunto nas mãos deDeus. Preferiu esperar por Deus eque Deus fizesse justiça. Ainda, em 1 Samuel 1:9-12 podemosler a oração de Ana: "Certa vez elesestavam em Siló e tinham acabadode comer. Eli, o sacerdote, estavasentado na sua cadeira, na porta daTenda Sagrada. Aí Ana se levantouaflita e, chorando muito, orou aDeus, o Senhor. E fez esta promessasolene:

— Ó Senhor Todo-Poderoso,olha para mim, tua serva! Vê aminha aflição e lembra de mim! Nãoesqueças a tua serva! Se tu me deresum filho, prometo que o dedicarei ati por toda a vida e que nunca elecortará o cabelo. Ana continuou orando ao Senhor durante tanto tempo, que Elicomeçou a prestar atenção nela..." Ana estava tão amargurada, tãodesesperada, que foi malcompreendida por Eli, o sacerdote.Eli achou que Ana estava bêbada. Em um momento de desesperocomo aquele e ainda ser tomadacomo bêbada? Qualquer umperderia facilmente a cabeça e seriabem agressivo com Eli. Ana não. 1Samuel 1:15-18 mostra a respostarespeitosa que Ana deu a Eli:"Senhor, — respondeu ela —, eu nãoestou bêbada. Não bebi nem vinhonem cerveja. Estou desesperada eestava orando, contando a minhaaflição ao Senhor. Não pense quesou uma mulher sem moral. Euestava orando daquele jeito porquesou muito infeliz e sofredora. Então Eli disse:

- Vá em paz. Que o Deus de Israel lhe dê o que você pediu!

Que o senhor sempre pense bem demim! — respondeu ela. E saiu. Entãocomeu alguma coisa e já não estavatão triste”. O respeito que Ana mostrou aosacerdote, foi recompensado. Eliabençoou Ana e Deus ouvia a oraçãodaquela humilde mulher aflita. Quando Elcana e Ana voltaram paracasa, Ana engravidou. Ela setornou mãe de Samuel e dedicou seufilho a Deus. Mais tarde Deus deuoutros filhos à Ana. Samuel setornou um leal servo de Deus, serviumuitos anos à Deus estando a frenteda adoração de Deus em Israel. Aoinvés de vergonha e humilhação, Anafoi muito abençoada por Deus. Tudopor que ao invés de resolver umproblema do seu próprio jeito,preferiu confiar em Deus e esperarque Deus agisse em seu favor. Ana não fez apenas uma oração depedidos. Em 1 Samuel 2:1-10,podemos ler a bela oração que Anafez de louvor e agradecimentos aDeus.

Davi - Pastor e rei leal a Deus

A maioria das pessoas que amam aBíblia, conhecem a história de Davi,o jovem pastor, filho de Jessé. Pessoaamorosa, humilde, sendo leal e

Page 15: Revista obras de fe janeiro 15

tendo muito temor piedoso de Deus.Davi tinha uma grande fé, foi umgrande homem e por isso, a maioriadas pessoas gostam muito de Davi. Davi não se limitava a orar a Deusapenas quando tinha problemas eprecisava da ajuda de Deus. Daviorava constantemente, fazia cânticosde louvor a Deus, meditava nasobras criativas de Deus. Para Davi Deus não era alguémdistante, que mora em um céu muitodistante. Davi tinha verdadeiro amore carinho por Deus, tinha umaamizade pura e verdadeira comDeus. Durante todos os seus dias devida, o dia inteiro de cada dia queviveu, Davi incluiu Deus em sua vidacomo uma pessoa sempre presenteouvindo suas orações, seus louvorese canções. Davi tinha Deus diante deseus olhos o tempo todo. Davi foi recompensado pelapromessa de Deus de que o Messiasseria seu descendente e de que seureino, nas mãos de seu descendentejamais teria fim. Essa promessa secumpriu. Jesus era descendente deDavi, era chamado de "Jesus Filho deDavi", Jesus é Rei e o reino de JesusCristo é eterno. Davi era imperfeito, pecou e foicorrigido, mas teve humildade emacatar a correção, se humilhoudiante de Deus e foi perdoado. Não precisamos escrever as oraçõesde Davi, são muitas, são lindas eestão registradas no livro de Salmos.

Daniel - O profeta

A maioria das pessoas que amam aDeus, conhecem a história de Daniel,o profeta. Daniel foi lançado em umacova cheia de leões por seradorador do Deus Altíssimo e terorado a Deus. Sim, Daniel foicondenado a uma morte violentaapenas por ter feito uma oração a

Deus. O que talvez algumas pessoasnão saibam a respeito de Daniel écomo, quando e onde ele orava. Daniel era um dos ministros dorei Dario, um dos três ministros quecontrolavam cento e vintegovernadores. Daniel era maiscompetente do que os outrosministros e do que todos osgovernadores e por isso o rei Dariopensou em colocá-lo como a maisalta autoridade do reino. Issodespertou inveja. Os outros ministros e governadoresprocuraram motivos para acusarDaniel, mas não encontraram.Também sabiam que Daniel nãocometeria faltas em sua adoração aDeus, por isso, enganando ao rei,criaram uma lei na qual as pessoas

só poderiam fazer petições ao reiDario, nem a Deus poderiam fazerpetições. Sem perceber a maldade, orei assinou a lei e não poderia maismudar isso. O que aconteceu? O livro de Daniel 5:10-16 relata oque aconteceu: "Quando Danielsoube que o rei tinha assinado aordem, voltou para casa. No andarde cima havia um quarto com janelasque davam para Jerusalém. Danielabriu as janelas, ajoelhou-se e orou,dando graças ao seu Deus. Elecostumava fazer isso três vezes por dia.

Os inimigos de Daniel foram juntosaté a casa dele e o encontraram orando ao seu Deus. Então foramprocurar o rei a fim de falar com elea respeito da ordem. ...Ao ouvir isso,o rei ficou muito triste e resolveusalvar Daniel. Até o pôr do soldaquele dia, ele fez tudo o que pôdepara salvá-lo. Os inimigos de Danielforam falar de novo com o rei edisseram: — O senhor sabe muito bemque, de acordo com a lei dos medose dos persas, nenhuma ordem ou leiassinada pelo rei pode ser anulada. Então o rei mandou que trouxessemDaniel e o jogassem na cova dosleões. E o rei disse a Daniel: — Espero que o seu Deus, aquem você serve com tantadedicação, o salve. Daniel foi salvo dos leões, seusinimigos foram destruídos a mandodo rei e Daniel foi honrado pelo rei,merecidamente. Nós sabemos queisso ocorreu, mas prestamos atençãoem alguns detalhes? Quais? Daniel ajoelhava-se para orar, davagraças a Deus e fazia isso três vezespor dia. Daniel orava a Deusregularmente, não uma vez ou outra,mas com regularidade. Por isso o reiDario disse a ele, que ele servia aDeus 'com tanta dedicação'. O que Deus pensava sobre Daniel equal foi a recompensa que Deus deua Daniel? Daniel 10:11 diz o que Deus pensavade Daniel: "E o anjo me disse: — Daniel, Deus o ama muito eme mandou falar com você. Fique depé e preste atenção no que vou dizer". Em Daniel 9:25 o anjo de Deus deu

Page 16: Revista obras de fe janeiro 15

uma grande recompensa a Daniel, contou-lhe o período certo dachegada do Messias, lemos "Presteatenção, Daniel, e compreenda.

Depois de ser dada a ordem para reconstruir Jerusalém, sete anosvezes sete vão passar até que chegueo líder escolhido por Deus...". Daniel recebeu a garantia de outra maravilhosa recompensa, lemos emDaniel 12:13 "E você, Daniel,continue firme até o fim. Vocêmorrerá, mas no fim ressuscitarápara receber a sua recompensa". Ouseja, a recompensa da vida eterna.

Jesus Cristo

Antes de outras coisas, vamoslembrar que Jesus reservavamomentos para ficar sozinho e orar aDeus. Alguns textos bíblicosmostram esse fato. Isso significa queJesus presava momentosparticulares dedicados somente àseu Pai e suas orações, sem ainterferência de outros.

Agora podemos analisar como Jesusensinou as pessoas a orar nocapítulo seis do livro de Mateus.Nesse capítulo encontramos aoração do Pai Nosso, masanalisaremos em partes.

Em Mateus 6:5-8 Jesus nosensina: " Quando vocês orarem, nãosejam como os hipócritas. Elesgostam de orar de pé nas sinagogase nas esquinas das ruas para seremvistos pelos outros. Eu afirmo avocês que isto é verdade: eles járeceberam a sua recompensa. Mas

você, quando orar, vá para o seuquarto, feche a porta e ore ao seuPai, que não pode ser visto. E o seuPai, que vê o que você faz emsegredo, lhe dará a recompensa. — Nas suas orações, não fiquemrepetindo o que vocês já disseram,como fazem os pagãos. Eles pensamque Deus os ouvirá porque fazemorações compridas. Não sejam comoeles, pois, antes de vocês pedirem, oPai de vocês já sabe o que vocês precisam". Depois dessa parte onde Jesuschama de hipócritas as pessoas quegostam de fazer orações em públicopara terem destaque, depois de nosensinar a orarmos em secreto juntoa Deus e de nos ensinar a nãofazermos orações repetitivas oudecoradas, Jesus nos ensinou aoração do Pai Nosso. Em Mateus 6:9-13 Jesus cita aoração: "Portanto, orem assim: “Painosso, que estás no céu, que todos

reconheçam que o teu nome ésanto. Venha o teu Reino. Que a tuavontade seja feita aqui na terra comoé feita no céu! Dá-nos hoje oalimento que precisamos. Perdoa asnossas ofensas como também nósperdoamos as pessoas que nosofenderam. E não deixes quesejamos tentados, mas livra-nos domal”. De acordo com a ordem que Jesuscolocou na oração do Pai Nosso,observamos o seguinte: 1) Jesus nosensinou a orarmos para Deus; 2)Jesus nos ensinou a primeiropedirmos que o nome de Deus sejasantificado, que venha o reino deDeus e que a vontade de Deus sejafeita na terra; 3) Depois então é quepedimos o alimento para o nossodia, o perdão dos nossos pecados e olivramento do mal. Não podemos nos esquecer de quese Jesus nos ensinou a pedirmos aDeus que o Reino de Deus venha eque a vontade de Deus seja feita naTerra, é por que isso se realizará.Jesus não iria nos ensinar a pedircoisas impossíveis ou mentir paranós. Outra coisa que devemos ter emmente é que Jesus disse que tudoque pedíssemos ao Pai, em nome deJesus, que receberíamos. Temosentão de orar a Deus em nome deJesus. Também Jesus nos disse quedevemos pedir com fé. Tiagotambém nos disse que devemospedir com fé, em nada duvidando. João 14:13 Jesus promete: "E tudo oque vocês pedirem em meu nome eufarei, a fim de que o Filho revele anatureza gloriosa do Pai". Marcos 11:22-26 Jesus nos fala paratermos fé e mostra que também éimportante que perdoemos aspessoas para nossas orações seremouvidas:

Page 17: Revista obras de fe janeiro 15

"Jesus respondeu: — Tenham fé em Deus. Euafirmo a vocês que isto é verdade:vocês poderão dizer a este monte:“Levante-se e jogue-se no mar.” Senão duvidarem no seu coração, mascrerem que vai acontecer o quedisseram, então isso será feito. Porisso eu afirmo a vocês: quando vocêsorarem e pedirem alguma coisa,creiam que já a receberam, e assimtudo lhes será dado. E, quandoestiverem orando, perdoem os queos ofenderam, para que o Pai devocês, que está no céu, perdoe asofensas de vocês. [Se não perdoaremos outros, o Pai de vocês, que estáno céu, também não perdoará asofensas de vocês.]". Tiago 1:6-8 nos fala para pedirmos aDeus, em nada duvidando: "Porémpeçam com fé e não duvidem demodo nenhum, pois quem duvida écomo as ondas do mar, que o ventoleva de um lado para o outro. Quemé assim não pense que vai receberalguma coisa do Senhor, pois nãotem firmeza e nunca sabe o quedeve fazer". Baseados nesses exemplos de servosfiéis de Deus e dos textos bíblicoscitados, podemos melhorar nossasorações por abrir nosso coração paraDeus em oração, colocar nossos problemas nas mãos de Deus ao invés de procurarmos meios erradosde resolvê-los. Devemos esperarcom oração que Deus faça justiça emnosso caso, assim como Ana, mãe deSamuel, tranquilamente esperou emDeus.

Assim como Daniel, devemos orarcom uma postura respeitosa diantede Deus, devemos ter regularidadeem nossas orações, ser gratos a Deuse servi-lo com dedicação. Assim como Davi, devemos dar aDeus o primeiro lugar em nossasvidas. Incluir Deus em nossas vidas.

Quando disciplinados, devemos terhumildade em aceitar a correção.Devemos sempre orar, cantar elouvar a Deus. Devemos amar muitoa Deus e caminhar ao seu lado todosos dias, o dia inteiro. Podemos também melhorar nossasorações por pedirmos que venha oReino de Deus, que seja santificado onome de Deus, que a vontade deDeus seja feita na terra. Não devemos orar para chamarmosa atenção dos outros, mas obedecera Jesus e ter um local particular paraabrirmos os nossos corações diantede Deus. E nossas orações nãodevem ser decoradas ou repetitivas,Jesus deixou isso bem claro. Devemos orar a Deus com fé, emnada duvidando e em nome de JesusCristo. Deus é nosso Pai e nossoamigo, devemos sentar e expressarnossa gratidão por tudo que ele temfeito por nós e por todas asbênçãos que nos tem dado.Devemos contar a Deus em oraçãoos nossos problemas e tudo queestamos sentindo. Devemos contar aDeus nossos sonhos, projetos e alvose pedir Sua bênção e orientação.

Acima de tudo, devemos mostrar aDeus o quanto nós o amamos, oquanto ele é importante para nós eque queremos ajuda para a fazer a vontade dele em nossa vida. Assim,com certeza, nossas orações serãoverdadeiras e amorosas.

Page 18: Revista obras de fe janeiro 15

A existência de Deus A maioria das pessoas queestudaram sabe que entre a Terra eo Sol existe uma distância exata quepossibilita a vida na Terra. Se a Terraestivesse um pouco mais próxima ouum pouco mais distante do Sol, nãoexistiria vida na Terra. Quem fez essamedida exata para a existência devida na Terra? O nada?

A rotação da terra é responsável pelaalternância entre o período detempo ensolarado e o período detempo sem incidência solar diretaconhecidos como dia e noite. A translação da Terra é o movimentoque a Terra realiza ao redor do Sol.Uma translação completa ao redordo Sol leva um ano a umavelocidade orbital média de 29,78km/s. A translação da Terra é responsávelpelas estações do ano: primavera,verão, outono e inverno. Estaçõesque contribuem para termos frutas,flores, água, etc. Se a Terra girasse um pouco maisrápido ou um pouco maislentamente, não haveria noite e dia,horários de atividades e dedescanso. A nossa vida seria uminferno e morreríamos muito cedo.Quem calculou essa velocidade exatapara termos dia e noite? O nada? Se a translação da Terra fosse umpouco mais rápida ou um poucomais lenta, não teríamos as quatroestações do ano. Nãoconseguiríamos plantar alimentos.Não suportaríamos mudançasclimáticas tão bruscas. Não existiriavida na Terra. Quem calculou essavelocidade exata da translação daTerra? O nada? A vida existe por causa de uma sériede combinações matemáticas,geométricas. Temos a lei da física,

combinações químicas e biológicasexatas, que dão origem a todo onosso maravilhoso planeta com suasbelas e funcionais formas minerais,vegetais e animais. Quem calculoutodas essa matemática? Quemprojetou a lei da física? Quem feztodas as combinações químicasexatas? O nada? Os humanos conhecem a fórmulaquímica da água, por que não criamágua? Se conhecem a fórmulaquímica da água, qual o problemaem criarem um copo de água? Quem criou o sistema hídrico doplaneta? Pensemos: a água está nosrios e mares, evapora e retorna àTerra em forma de chuva. Quemcriou esse esquema perfeito paratermos água e ficarmos vivos? Onada? Tudo o que existe na natureza foicriado com matemática e o nada, ovento, o acaso, não são inteligênciase portanto não são capazes derealizar cálculos exatos. A presençade cálculos matemáticos exatos nosprojetos executados na Terra, sãofrutos de um cérebro, uma mente. Se um cérebro calculou e executouesses belos projetos matemáticos,ele tem uma cabeça e sem tem umacabeça, tem um corpo. Sim, Deus é o Todo-Poderoso e sábioCriador dos céus e da Terra e é umapessoa. Deus não é uma coisainexplicável e nem uma energiainexplicável, Deus é uma pessoa.Sim, o Soberano Universal, mas umapessoa. Deus, mesmo sendo o SoberanoCriador é uma pessoa e temsentimentos, pensa e age. Deus ama,aprova atitudes, condena atitudes,analisa o coração das pessoas. Eletem esse direito, ele nos criou e éDeus.

Achamos que Deus às vezes demoraou que não vai agir em nosso caso,mas tudo que ele criou é provaconcreta de que no tempo devidodele, ele age.

Observando tudo o que Deus criou,sabemos da personalidade dele: éuma pessoa justa, amorosa,bondosa, generosa, dono dasmelhores qualidades que existem.

Devemos enxergar a existência deDeus com os nossos olhos, com osnossos corações e em nosso estudoda Bíblia. Devemos enxergar asqualidades amorosas de Deus etanto imitá-lo, quanto ter a certezade que ele está em nossas vidas nosajudando.

Page 19: Revista obras de fe janeiro 15

Quais são os sinais dosúltimos dias?

Temos visto muitas coisas absurdas acontecerem. Observamos também que a cada dia as notícias de crimes bárbaros aumentam. A maldade é crescente em toda a terra. Por esse motivo, muitos dizem: “É o fim do mundo! Estamos no final dos tempos!” O que a Bíblia fala dos sinais dos últimos dias?

Antes de nos lembrar dos sinais que Jesus Cristo nos deixou, poderemos considerar as palavras de Paulo em 2Timóteo 3:1-5 que podemos facilmente identificar hoje: “Lembre disto: nos últimos dias haverá tempos difíceis. Pois muitos serão egoístas, avarentos, orgulhosos, vaidosos, xingadores, ingratos, desobedientes aos seus pais e não terão respeito pela religião. Não terão amor pelos outros e serão duros, caluniadores, incapazes de se controlarem, violentos e inimigos do bem. Serão traidores, atrevidos e cheios de orgulho. Amarão mais os prazeres do que a Deus; parecerão ser seguidores da nossa religião, mascom as suas ações negarão o verdadeiro poder dela. Fique longe dessa gente!”.

Não são esses os tipos de pessoas que encontramos hoje por todos os lugares? Antes as pessoas eram um pouco mais educadas, solidárias, eram tementes a Deus, procuravam evitar confusões. Hoje as pessoas parecem sentir prazer em se comportar como verdadeiros selvagens.

Vemos pessoas egoístas, ingratas, desonestas e violentas por todos os lugares, mesmo os lugares que anteseram tidos como locais de respeito.

O que mais vemos são pessoas xingando, falando mal das outras, falsos uns com os outros.

Os filhos não respeitam mais os pais.Vemos pais matando filhos e filhos matando pais.

Jesus Cristo também nos deixou um grande sinal dos últimos dias que está registrado em Mateus 24:4-14, 24, 37-39

“Jesus respondeu:

— Tomem cuidado para que ninguém engane vocês. Porque muitos vão aparecer fingindo ser eu e dizendo: “Eu sou o Messias!” E enganarão muitas pessoas. Não tenham medo quando ouvirem o barulho de batalhas ou notícias de guerras. Tudo isso vai acontecer, masainda não será o fim. Uma nação vaiguerrear contra outra, e um país atacará outro. Em vários lugares haverá falta de alimentos e tremoresde terra. Essas coisas serão como as primeiras dores de parto. — Depois vocês serão presos e entregues para serem maltratados e vocês serão mortos. Todos os odiarão por serem meus seguidores. Nessa época muitos vão abandonar a sua fé e vão trair e odiar uns aos outros. Então muitos falsos profetas aparecerão e enganarão muita gente. A maldade vai se espalhar tanto, que o amor de muitos esfriará; mas quem ficar firme até o fim será salvo. E a boa notícia sobre o Reino será anunciada no mundo inteiro como testemunho para toda a humanidade. Então virá o fim.

Porque aparecerão falsos profetas e falsos messias, que farão milagres e maravilhas para enganar, se possível,até o povo escolhido de Deus. A vinda do Filho do Homem será como aquilo que aconteceu no tempo de Noé. Pois, antes do dilúvio, o povo comia e bebia, e os homens e as mulheres casavam, até o dia em que

Noé entrou na barca. Porém não sabiam o que estava acontecendo, até que veio o dilúvio e levou todos. Assim também será a vinda do Filho do Homem”.

Também estamos vendo com nossos olhos todas essas coisas preditas por Jesus Cristo.

Conhecemos essas profecias, mas fazemos bem em meditar a respeito delas e não seguir a tendência desse mundo ímpio que em breve não mais existirá.

Vemos os tipos de pessoas maldosas e apartadas de Deus descritas nessasprofeciais e se queremos ser salvos, devemos não praticar essas coisas.

Não podemos ter amizade com pessoas que praticam a maldade, pessoas que a Bíblia descreve como dominadas pelo Iníquo, imorais, semtemor a Deus, cruéis e que não dão o devido valor ao sacrifício de Jesus.

1 Coríntios 10:21 é bem claro quantoa estarmos no meio do que não agrada a Deus: “Vocês não podem beber do cálice do Senhor e tambémdo cálice dos demônios. Vocês não podem comer na mesa do Senhor e também na mesa dos demônios”.

Não devemos acreditar que não seremos desencaminhados. Se Salomão, filho de Davi, e era o mais sábio da terra foi desencaminhado, qualquer outro pode ser também.

Paulo alertou: “Aquele que pensa estar de pé, acautele-se para que não caia”. Não esqueçamos então!

Page 20: Revista obras de fe janeiro 15