Revista Palavra de Paz nº 18

27
| Palavra de Paz FLORDELIS: Carioca tem a vida contada em filme Cidade do Rio pode ganhar mais um título (P.12) Estudo comprova que viver sozinho na meia-idade agrava risco de Alzheimer (P.14) “Renove a sua casa”: a nova promoção do Programa Palavra de Paz Ano 2 - Nº 18 Bata um papo com o Palavrinha. (P.40)

description

“Renove a sua casa”: a nova promoção do Programa Palavra de Paz Estudo comprova que viver sozinho na meia-idade agrava risco de Alzheimer (P.14) Cidade do Rio pode ganhar mais um título (P.12) 1 | Palavra de Paz Ano 2 - Nº 18

Transcript of Revista Palavra de Paz nº 18

Page 1: Revista Palavra de Paz nº 18

1

| P

alav

ra d

e Pa

z

FLORDELIS: Carioca tem a vida contada em filme

Cidade do Rio pode ganhar mais um título (P.12)

Estudo comprovaque viver sozinhona meia-idade agravarisco de Alzheimer (P.14)

“Renove a sua casa”:a nova promoçãodo ProgramaPalavra de Paz

Ano 2 - Nº 18

Bata um papo com o

Palavrinha. (P.40)

Page 2: Revista Palavra de Paz nº 18

2

| P

alav

ra d

e Pa

z

Sumário

A Revista Palavra de Paz é uma publicação mensal de circulação nacional da Palavra de Paz Produções Ltda.

Ano 2 - Número 18

Direção GeralAnthony Garotinho

CoordenaçãoRosinha Garotinho

Redação e EdiçãoVerônica [email protected]

Cartas para a redaçãoCaixa postal 123Rio de Janeiro, RJ - 20010-974

Diagramação, arte,anúncios e PalavrinhaLux Mundiwww.luxmundi.com.br

Assinaturas0300 788 78 [email protected]

PublicidadeWladimir [email protected]

Tiragem15 mil exemplareswww.palavradepaz.com.br

Expediente

nossa opiniãoDireção

2entrevista

Flordelis dos Santos de Souza

4Missão Palavra de Paz

8testemunhos

10notas e notícias

12juventude cristã

A Bíblia e o “ficar”

16palavra de pazJeremias 18:6

18reflexão

Grandes derrotas,grandes vitórias

20especialComeçar de novo

22

pesquisaAssistir novelas é perda de tempo?

25programaNos bastidores do Palavra de Paz

26nutrição e saúde

Laranja

30falando em famíliaEncarando nossos erros

32aconselhamento

“Minha família está vivendoum momento de muita luta”

36catálogo

37comportamento

Filhos no poder

42filmes, livros,CDs e cia

44aos irmãos na fé

Salmos 103:2

48

Com mais um novo quadro:

“Telefone abençoado!”

HORÁRIOdas 17h às 19h

Page 3: Revista Palavra de Paz nº 18

3

| P

alav

ra d

e Pa

z

Se você sentir no coração o desejo de se tornar um ajudador do programa Palavra de Paz, que leva a milhares de ouvintes uma mensagem de fé e esperança, seja um assinante da revista Palavra de Paz.

Por apenas dez reais mensais, você receberá em sua casa uma revista com um vasto conteúdo cristão e ainda vai ser um instrumento de Deus ajudando a manter o programa no ar.

PARTICIPE:Seja umajudador!

Por que me tornei um ajudador(a)?Geneci Ataide da SilvaSão Gonçalo – RJ Eu senti o desejo de ajudar porque o programa faz muitas coisas boas para as pessoas que necessitam. E pra mim, ele é um exemplo de político e de administrador do Estado. E se o Espírito Santo toca, a gente ajuda!

Ivete Amorim Soares da SilvaBelford Roxo – RJ Eu me tornei uma ajudadora porque senti no coração. Como eu era evangelista e fiquei com um problema de saúde, então decidi ajudar o programa do Garotinho porque, assim, pelo rádio, muitas almas podem ser alcançadas. E eu entendo que, quanto mais pessoas se inscreverem, mais o programa poderá ajudar.

Dalzelir da Conceição RibeiroNiterói – RJ Eu decidi ajudar porque Jesus tocou no meu coração. E como eu fico o dia inteiro ligada na Melodia, eu até queria ajudar antes, mas estava apertada e tive que esperar um pouco. Só que agora já estou contribuindo.

No livro do evangelista João, a Bíblia traz o relato do que ficou muito conhecido como “a pesca milagrosa”. A Palavra diz que alguns discípulos, que já eram pescadores experientes, haviam passado a noite inteira no barco tentando pescar, mas nada conseguiram. Quando eles estavam quase desistindo, Jesus se aproximou e lhes disse: “Lançai a rede para o lado direito do barco”. E se você conhece a história, você já sabe: haviam tantos peixes na rede, que ela quase não podia suportar.

Da mesma forma, em alguns momentos da vida, nós estamos tentando alcançar nossos objetivos e metas pelo lado errado. Tudo isso porque não paramos para ouvir a voz do Senhor, que está nos dizendo: “Lançai as redes para o lado direito”. Mas, por causa da dureza do nosso coração, nós continuamos tentando da nossa forma, sem pedir a opinião do Pai. E, assim, perdemos tempo... Passamos a noite inteira tentando pescar sem obter êxito.

Decida sempre dar ouvidos à voz de Deus. Com certeza, os conselhos dele para a sua vida serão os melhores. Abra o seu coração e deixe o Senhor falar contigo!

noss

a op

iniã

o

Dir

eção

Lançai a rede para o lado direito!

2

| P

alav

ra d

e Pa

z

Page 4: Revista Palavra de Paz nº 18

4

| P

alav

ra d

e Pa

z

5

| P

alav

ra d

e Pa

z

4

| P

alav

ra d

e Pa

z

Flordelis dos Santos de Souza é brasileira, do Rio de Janeiro. Sua história virou filme e estreou no começo do mês de outubro, no Brasil, estrelado por atores renomados. O motivo? Ela é MÃE de cinquenta filhos.

Na favela do Jacarezinho, onde nasceu e cresceu, acompanhou de perto a realidade dos menores da região. Decidida a fazer algo para ajudá-los, começou pregando a Palavra de Deus e aconselhando-os. A vocação para missões não parou por aí na vida desta professora pública crescida em lar evangélico.

Casou-se cedo, aos 17 anos, mas o casamento não deu certo. Viu-se traída por seu esposo que engravidou outra jovem. Disposta a continuar, seguiu em frente com seu projeto missio-nário. A princípio, ela saía de casa à noite para conversar e aconselhar os menores. Um dia, cinco deles, entre 13 e 14 anos, bateram em sua porta pedindo ajuda. Não foram mais embora. Ela decidiu assumi-los. Neste período, já tinha três filhos biológicos.

Em um dos trabalhos de evangelismo conheceu o jovem Anderson do Carmo. Ele subiu a comunidade para conhecer seu trabalho missionário e ajudar. Três anos depois se casaram. Após três meses estavam com mais 37 filhos, sendo 14 bebês. Eram sobreviventes da

chacina da Central do Brasil que aconteceu em 1994. Todos então receberam um lar.

Não tendo como sustentá-los, pediu ajuda ao sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, da Ação da Cidadania. Recebeu auxílio até que o mesmo adoeceu.

Ficou no Jacarezinho por sete meses, depois teve de fugir para Irajá, onde só ficou por quatro meses e meio. Quando de lá fugira, chegou a dormir na rua com as crianças e depois foi abrigada pela Associação de Moradores de Parada de Lucas. No total, já se mudaram 15 vezes.

“O Juizado de Menores cumprindo seu papel, me procurou como sequestra-dora de crianças. Por isso, um dia eu fui ao juiz Dr. Siro Darlan e comecei a legalizar as adoções. Ele me aconse-lhou a montar a Associação Família Flordelis e, por conta disso, um patrocinador que já nos ajudava há algum tempo alugou uma casa para nós no Rio Comprido e passamos a receber ajuda da Fia - Fundação para Infância e Adolescência e da Prefeitura. Só que, com o tempo, eu me tornei pessoa física, pois queria adotar cada um e tive de abrir mão da ajuda. Começamos a

sustentar a casa com nosso trabalho evangelístico. Mas até hoje moramos de aluguel, que é pago por doações”, conta. 4

| P

alav

ra d

e Pa

zen

trev

ista

Flordelis dos Santos de Souza

“Nasci paraser mãede cinquentafilhos”

Carioca tem a vida contada em filme

Decidida a fazeralgo para ajudar

os menores,Flordelis

começou pregandoa Palavra de Deus

e aconselhando-os.

Crédito: Felipe Gaspar

Page 5: Revista Palavra de Paz nº 18

6

| P

alav

ra d

e Pa

z

Atualmente ela está com 50 filhos, sendo quatro biológicos. Seis já estão com a adoção legalizada. Os mais velhos são filhos de afeição, como ela diz, mas muitos estão entrando com processos na justiça para terem o sobrenome de Flordelis. A caçula da casa é Maria, de apenas dois anos, e o mais velho é Carlos, de 34. Carlos era viciado em cocaína e, quando tinha crises de abstinência, quebrava tudo dentro de casa. Por diversas vezes Flordelis o levou para praia para que ele pudesse extravasar. Chegaram a se agredir para que Carlos não voltasse às drogas. Hoje, Carlos é casado, aceito pela sociedade, pai de uma menina e pastor.

Todas as crianças não apenas ganharam um lar, mas também conhe-ceram o Evangelho de Cristo e tiveram suas vidas transformadas por este encontro com Jesus.

Ela, que hoje também é pastora, cuida do Instituto Flordelis de Apoio ao Menor (IFAM) que vive de doações e atende 80 crianças, de 5 a 18 anos, com cursos profissio-nalizantes, reabilitação de crianças e jovens drogados e de menores abusados sexualmente.

“Eu olho para trás e vejo que tudo que fiz valeu a pena. Eu nasci para isso, para ser mãe. Ser mãe não é só aguardar nove meses, não é só dar a luz. É o cuidado diário. Existem tantas mulheres que dão à luz, mas abandonam os filhos porque não são mães,

são máquinas de fazer filhos. Ser mãe é o dia-a-dia, cada troca de fralda, é servir de referência para a criança, é cuidar, ensinar, preparar. Hoje

vejo meus filhos adultos, responsáveis e com um caráter lindo. Sou refe-rência na vida das minhas filhas adolescentes”, relata, dizendo ainda que, mesmo cansada, não abre mão de ser mãe.

O Filme Sua história se tornou

pública em âmbito nacional, após aparecer em um programa de televisão em canal aberto. O editor de moda Marco Antônio Ferraz resolveu montar um documen-tário. Junto com o cineasta Anderson Corrêa, conseguiram a adesão de diversos artistas nacio-nalmente reconhecidos que doaram seus cachês em prol desta obra que acabou se tornando um longa-metragem. O objetivo do filme é que a família compre uma casa, pois atualmente moram em um imóvel alugado de nove cômodos em Niterói - RJ.

“O nome do filme ‘Flordelis – Basta Uma Palavra Para Mudar’ surgiu desta primeira aparição na televisão. Abre espaço para um milhão de interpretações. Para os filhos, a palavra foi: FLORDELIS. Na rua, pode ser gentileza,

cortesia. Creio que Deus já tinha pensado nesse filme, pois a família tem fotos que ilustram cada momento que viveram, até quando eles dormiram

no Aterro do Flamengo fugindo do Juizado de Menores”, conta Marco.

“Eles são fascinados por câmeras e tiraram estas fotos. Eu achei ruim na época, pois me fotografaram dormindo na rua, mas foi um movimento da mão de Deus provando tudo”, complementa Flordelis.

Os últimos meses foram de muito trabalho para toda família, pois Flordelis interpreta a si mesma no filme, que conta com um elenco de 27 atores renomados, entre eles, Reynaldo Gianecchini, Letícia Sabatella e Deborah Secco. É a primeira vez que a história de uma pastora será contada em filme.

“Eu sonho muito em um dia ver crianças tratadas com respeito, porque os adultos exigem respeito das crianças, mas não sabem respeitá-las. Quando isso acontecer, muita coisa vai mudar. A Bíblia diz em Lucas 6:38: ‘Dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, trasbordante, vos porão no regaço; porque a medida de que usais, dessa tornarão a usar convosco’. Isso não é só na questão financeira. Se queremos alguma coisa, temos que dar antes. Se queremos respeito, temos que dar respeito”, finaliza Flordelis.

Polyanna Spínola Dias

[email protected]

Para aquelesque desejaremajudar o IFAM,

Instituto Flordelisde Apoio ao Menor:

Banco UnibancoAgência: 0340

Conta Corrente:238809-8.

Todas as criançasnão apenas ganharamum lar, mas também

conheceram o Evangelhode Cristo e tiveram suasvidas transformadas poreste encontro com Jesus.

7

| P

alav

ra d

e Pa

z

Page 6: Revista Palavra de Paz nº 18

Missão Palavra de Paz

O propósito é sempre anunciar o Evangelho de Cristo através de projetos sociais e também da ajuda a missionários. Esse é o motivo do surgimento da Missão Palavra de Paz, inspirada pelo resultado positivo do programa de rádio, apresentado pelo irmão Garotinho na Rede Melodia 97,3 FM.

A Missão é a base para todo o ministério Palavra de Paz. Ela é uma instituição financeira sem fins lucrativos, filantrópica, isenta de quaisquer precon-ceitos ou discriminações, seja de raça, credo religioso ou política.

O Catálogo Palavra de Paz é o grande responsável pela existência da Missão. Na verdade, os revendedores do Catálogo são os responsáveis, pois toda a renda obtida com as vendas é repassada para a Missão.

Além de contribuir com projetos sociais, os reven-dedores ainda ajudam a evangelizar o Brasil e também melhoram a renda familiar!

Adilson Mateus Nogueira, de Resende, é prova viva dessa verdade. Na última edição do Catálogo (número 12), ele foi o revendedor do mês, pois realizou o maior número de vendas.

Anunciaro Evangelho

de Cristoé a missão!

REVENDEDOR DO MÊSAdilson Mateus NogueiraIgreja Metodista em Fazenda da Barra - Resende - RJ

“Estas vendas estão sendo uma bênção para a renda da minha família. Não

estou trabalhando e, como tenho andado com problemas de saúde, estou sem benefício algum. Mas Deus tem honrado a minha fé. Tenho prazer em ser um revendedor dos produtos do Catálogo Palavra de Paz, pois eles são de boa qualidade. Sei que estou levando muitas bênçãos de Deus aos irmãos na fé e também a outras pessoas que não conhecem Jesus. Isso porque sei a importância de contribuir com a evangelização, com as obras missio-nárias e a manter os programas sociais. Com a minha comissão, graças a Deus, consegui pagar meus IPTUs e contas de água que estavam atrasados. Paguei também minha dívida com o banco e algumas despesas familiares. Sinto-me abençoado por ter vocês na minha vida e na vida da minha família. Eu agradeço a confiança de vocês em mim.”

9

| P

alav

ra d

e Pa

z

8

| P

alav

ra d

e Pa

z

Page 7: Revista Palavra de Paz nº 18

test

emun

hos

“Deus usou a boca do irmão Garotinho para trazer uma palavra tremenda”

Simone Lopes de CarvalhoRio de Janeiro - RJA paz do Senhor, irmão Garotinho! Estou aqui

para dar meu testemunho. Venho ouvindo seus programas e participando das orações sempre que posso. E no dia 08/09/2009, liguei para seu programa e deixei um pedido de oração, no qual eu pedia que o Senhor Jesus abrisse as portas do céu para que eu conseguisse um emprego. Afinal, eu já estava desempregada há seis meses. Então, no dia 09/09/2009 recebi a ligação de uma empresa me chamando para participar de um processo seletivo. No dia 10/09/2009 fiz a entrevista e já saí de lá com o emprego. Comecei a trabalhar no dia 11/09/2009. Graças ao meu bom Deus estou empregada novamente, depois de tanto tempo de procura. Deus mais uma vez mostra a fidelidade Dele para conosco quando confiamos e entregamos nossa vida a Ele. Obrigada Senhor! Irmão, que Deus continue abençoando sua vida rica e abundantemente. Deus te abençoe, irmão Garotinho. Fique na paz! Ficamos combinados assim: eu oro por você e você ora por mim!

Isabel AmorimRio de Janeiro - RJChamou a minha atenção a capa da revista Palavra de Paz n° 16, em que está estampada uma fotografia

de um vidro de xarope com o seguinte rótulo: PERDÃO: O DOM QUE TRAZ SAÚDE. O criador da capa está de Parabéns. A expressão visual através do vidro do xarope foi impactante para mim. Ao contemplar esta capa, senti dentro do meu coração uma batida bem forte, porque questionava com Deus a respeito de uma situação de constrangimento que eu estava passando com uma amiga, pois ao lhe prestar um favor, fiquei com um prejuízo material. E, como conseqüência, fiquei marcada pela mágoa, e isto não estava me fazendo bem. Sofremos tantos dissabores, conflitos, perturbações e decepções neste mundo que, de alguma forma, sem que haja percepção, o nosso coração vai endurecendo e passamos a não mais querer amar. A Palavra de Deus nos exorta a amar até mesmo os nossos inimigos. O tratar de Deus em nossas vidas é lindo porque, quando pensamos que nada vai dar certo, Ele entra com providência e nos dá o escape. Tão somente creia! Quero aqui declarar que ao começar a escrever esta mensagem, já havia tomado a dosagem do Xarope Perdão há pelo menos três dias. E, intimamente falando com Deus para que Ele me desse uma resposta com relação ao caso da minha amiga, para minha surpresa, já sei que atitude tomar para honra e glória do Senhor: PERDOAR! Sem o efeito deste xarope, não teria conseguido escrever esta mensagem. “O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros”. Mais uma vez, parabéns a todos desta revista que, com certeza, tem acertado seus alvos. Que o Senhor Jesus continue sendo fonte de inspiração em todos os artigos para alcançar vidas para a salvação. A Paz do Senhor Jesus a todos. Abraços da irmã em Cristo, Isabel.

RobertoRio de Janeiro - RJIrmão Garotinho, estou muito feliz com o seu

programa e tenho um testemunho para contar. Eu tinha um dinheiro na justiça já faz um ano e alguns meses. Quando senti de Deus para me tornar um ajudador do programa, a minha bênção chegou. Ligaram para mim e pediram para que eu fosse buscar minha bênção. Para honra e glória do Senhor Jesus estou muito feliz, irmão Garotinho!

Liliam FerreiraRio de Janeiro - RJIrmão Garotinho, a Paz! Sabe, eu tenho passado

por muitas situações difíceis e hoje estava o dia todo angustiada e deprimida. Mas quando cheguei em casa, peguei o telefone e liguei para a irmã Nadir (o telefone da oração do programa Palavra de Paz) e a amada irmã orou por mim. Me senti muito aliviada!!! Glória a Deus! Obrigada por tudo e que Deus continue abençoando os amados irmãos. Continuem, por favor, a me ajudar com orações. Fiquem na paz!

Maria HelenaParacambi - RJA Paz do Senhor, irmão! Quero dar um teste-

munho para aumentar a sua fé. Eu não costumo ouvir seu programa. Numa terça-feira Deus usou o irmão tremendamente para falar comigo. Meu esposo é presbítero e chegou em casa por volta das 15h30min. Eu estava no meu quarto lendo a Bíblia e vi que ele havia chegado muito chateado, reclamando muito sobre uma causa na Justiça de aposentadoria que estava difícil de sair. Então, eu disse para ele não reclamar e dobrar o seu joelho pedindo perdão a Deus por ter reclamado. E disse que ele só precisaria esperar sua bênção chegar. Fui para sala e liguei meu rádio. Foi nesse momento que Deus usou a boca do irmão Garotinho para trazer uma palavra tremenda, que foi assim: “Deus não vai ouvir suas reclamações para que você não venha perder sua bênção”. Foi tremendo, irmão! Ore por nós, pois estaremos orando por vocês. E saiba que, a partir de agora, passarei a ouvir seu programa. Que Deus continue abençoando você. A Paz!

Carla Felipe Martins de SouzaRio de Janeiro - RJIrmão Garotinho, venho testemunhar a cura da

minha filha. Ontem (8/9/2009) ela estava com 39 graus de febre. Quando o senhor mandou orar, eu me ajoelhei e pedi diante da face do Senhor Jesus a cura da Sara Raquel. Gostaria de dar meu testemunho ao vivo. A Paz do Senhor e que Jesus continue te abençoando.

Sônia Maria Souza de JesusSão Gonçalo - RJIrmão Garotinho, quero compartilhar com os

irmãos o meu testemunho de cura. Eu tinha uma ferida no meu tornozelo esquerdo e todos os dias participava das orações com o irmão Garotinho. Um dia, Jesus Cristo ouviu as minhas súplicas e me curou dessa ferida. Hoje, para honra e glória do Senhor Jesus, estou curada. Eu agradeço todos os dias pela minha cura. Muito obrigada, Jesus Cristo.

11

| P

alav

ra d

e Pa

z

10

| P

alav

ra d

e Pa

z

Page 8: Revista Palavra de Paz nº 18

nota

s e

notí

cias

Cidade do Rio pode ganhar mais um título

I-Doser: a nova droga virtual

Maconha, cocaína, ecstasy e LSD agora podem ser consumidas de forma legalizada. Basta ter um fone de ouvido, acessar a Internet, fazer o download do arquivo em formato MP3 e experimentar algumas doses virtuais. Essa é a nova onda via web. E o site de relacionamento Orkut comprova que o vício está pegando. As duas maiores comunidades da droga possuem, juntas, aproximadamente 45 mil membros, a maioria jovens de até 20 anos.

O nome é I-Doser. Seus efeitos colaterais são os mesmos das drogas recreativas. O efeito é causado por uma seqüência de sons que alteram o estado da mente. Assim, o cérebro é estimulado de maneira que ondas sonoras criem sensações de prazer.

Alguns usuários preferem utilizar a droga mais de uma vez seguida, o que não é aconselhado. Um deles, de 26 anos, que prefere não se identificar, diz que usa constantemente uma dose sonífera, pois sofre com problemas de insônia. “Eu recomendo, pois acho que não oferece risco nenhum à saúde”.

Uma outra jovem, de 24 anos, diz que o primeiro som que escolheu usar foi o do álcool. Ela diz que, na primeira vez, a sensação foi muito boa e que começou a rir à toa. Para ela, é preferível que os jovens utilizem esse tipo de droga virtual do que as drogas de verdade.

Além dos efeitos similares aos das drogas, o I-Doser também possui doses criadas por especialistas para causar sensações de sono, tristeza, felicidade e, algumas, até o estado mental alpha e beta. Elas são disponibilizadas via Internet, no site da própria marca. Os usuários podem fazer o download do arquivo e os valores variam de R$ 5 a R$ 400 reais.

Por apenas vender sons, o site não é considerado ilegal. Ele possui, em média, 150 doses, cada uma com valor específico. A duração varia entre 15 e 45

minutos. Mas quem deseja experimentar pela primeira vez, é possível baixar duas doses grátis.

Percebe-se, com isso, que o mundo vem tentando enganar sutilmente os jovens com práticas que, aparente-mente, não fazem mal algum. É aquela antiga história do “Nada a ver”. Mas o que os criadores do I-Doser não abordam é que, da mesma forma, esse tipo de droga virtual também vicia. Estejamos atentos!

Verônica Garcia

Preciso ironizar. Não tem outro jeito...Que orgulho! Cariocas, alegrem-se! O Rio pode ganhar mais um título para a

sua coleção. E isso não é para qualquer um não! Agora a capital carioca poderá se tornar o Melhor Destino Turístico Gay do Mundo. É isso mesmo! Que cidade maravilhosa!

E entre as cidades que vão participar desta disputa estão Sidney, Barcelona, Londres, Montreal, Buenos Aires e Sidney. Mas nós, cariocas, sabemos que podemos tirar isso de letra.

A eleição está sendo promovida pelo canal Logo, da MTV, que é voltado para o público gay. E pelo que eu li no site da Agência Brasileira de Notícias, o nosso supe-rintendente de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, Claudio Nascimento, acha que isso é muito bom para o Rio e pode até beneficiar todo o Estado.

É... Dá para perceber que o programa Rio sem Homofobia, do Governo do Estado, está levando a sério a causa gay. Prova disso é a criação dos Centros de Referência de Promoção da Cidadania LGBT, o apoio à Parada do Orgulho Gay, o serviço gratuito de atendimento por telefone ao público e a Conferência Nacional LGBT 2010, que será sediada pelo Rio e, é claro, vai contar com a presença de nosso governador Sérgio Cabral.

Voltando à questão do prêmio de Melhor Destino Gay do Mundo, qualquer cidadão teve o direito e a oportunidade de participar da votação. Ela foi até o dia 28 de setembro. Pena que você não participou! Mas o vencedor será divulgado no dia 2 de novembro.

Vale lembrar que dia 2 de novembro é feriado - Dia de Finados. Diante de todos estes fatos, é possível constatar, então, que a data está sendo aproveitada para comemorar a “morte dos princípios e valores cristãos”. Porque é exatamente isso que está acontecendo.

Deixando de lado toda essa ironia, aonde vamos parar, minha gente?

Crítica feita por Verônica GarciaA editora.

12

| P

alav

ra d

e Pa

z

13

| P

alav

ra d

e Pa

z

Page 9: Revista Palavra de Paz nº 18

15

| P

alav

ra d

e Pa

z

nota

s e

notí

cias

Um estudo sueco sugere que pessoas que possuem uma variante genética específica e vivem sozinhas na meia-idade estão no grupo de maior risco de sofrer de demência

Dois mil homens e mulheres no leste da Finlândia participaram da pesquisa do Instituto Karolinska, em que os estudiosos analisaram o estado conjugal dos participantes e verificaram a presença ou não da variante quatro do gene (apoE).

A presença dessa variante é considerada o fator genético de risco mais comum para o desenvol-vimento de doenças como o mal de Alzheimer. A primeira observação dos pesquisadores suecos foi feita quando os voluntários tinham cerca de 50 anos e a segunda, 21 anos depois.

A conclusão foi que pessoas que vivem sozinhas na meia-idade correm duas vezes mais riscos de desen-volver a demência do que aquelas que moravam com seus parceiros. Já para as viúvas e viúvos, esse risco mostrou ser três vezes maior.

Os pesquisadores concluíram que a chance de desen-volver demência é maior principalmente em pessoas com a variante 4 da (apoE) que se separaram ou ficaram viúvas antes dos 50 anos de idade e viviam sozinhos.

“Desafios cognitivos”O estudo foi divulgado em um artigo na versão online

da publicação científica British Medical Journal. Krister Hakannson, que liderou o grupo de pesquisadores, afirmou que os resultados do estudo são importantes para prevenir a demência e a debilidade cognitiva.

“Viver em um relacionamento com um parceiro pode implicar em desafios cognitivos e sociais que têm um efeito de proteção contra a debilidade cognitiva na velhice”, disse ele.

Segundo Hakannson, a “intervenção de apoio” às pessoas que perdem os parceiros pode ajudar na prevenção da doença.

ViuvezEm um editorial também publicado no British

Medical Journal, a pesquisadora Catherine Helmer, da Universidade Victor Seglen, em Bordeaux, na França, afirma que a hipótese dos efeitos negativos da viuvez ainda não foi provada. Ela acredita que mais estudos precisam ser feitos para provar a vulnerabilidade genética como um elo entre a viuvez e a demência.

Além disso, a pesquisadora afirma ainda que a relação entre demência e a presença da variante 4 do (apoE) precisa ser tratada com “cautela”, já que a pesquisa é um estudo epidemiológico que observou a incidência da doença em apenas um tipo de pessoa e precisa ser confirmada com outras pesquisas.

Em 2005, cerca de 25 milhões de pessoas sofriam de demência ao redor do mundo. Esse número deve subir para 81 milhões até 2040.

Fonte: BBC

Viver sozinho na meia-idade agrava risco do Alzheimer, diz estudo

15

| P

alav

ra d

e Pa

z

14

| P

alav

ra d

e Pa

z

Ou então envie seu nome, número do CPF e endereço completopara a Caixa Postal 123 - Cep: 20.010-974.As inscrições serão encerradas no dia 16 de dezembro de 2009.Pode ser que você comece o ano de 2010 com a casa renovada!

Programa Palavra de PazRenovando vidas e famílias

PromoÇÃo

Neste final de ano nós vamos mobiliar a sua casa!Cadastre-se no nosso site (www.palavradepaz.com.br) e participe da promoção.

É muito simples! Escolha o versículo bíblico que mais fala ao seu coração.Dentre o versículo mais citado nós vamos sortear um participante.

E o ganhador vai receber em casa: Fogão • Geladeira • Microondas • Máquina de lavar • Cafeteira elé-trica • Liquidificador • Sanduicheira • Batedeira • Jogo de panelas em inox • Ferro elétrico • Aparelho de jantar • Armário de cozinha • Conjunto de mesa de jantar com cadeiras • Cama de casal • Armário de quarto • Sofá • Tv à cores • Aparelho de dvd • Aparelho de som • Computador • Biblioteca Digital da Bíblia, da Sociedade Bíblica do Brasil, a mais completa ferramenta de pesquisa e estudo da Bíblia.

*Im

agen

s m

eram

ente

ilu

stra

tiva

s

Page 10: Revista Palavra de Paz nº 18

juve

ntud

e cr

istã

A Bíblia e o “ ”Ser adolescente nos leva a pensar em vários assuntos

para se tratar. Uma fase caracterizada por mudanças exige conhecimento de vários assuntos pertinentes à idade. Pretende-se tratar com os adolescentes vários assuntos, mas começaremos com uma questão que tem preocupado muitos adolescentes: É proibido “ficar”? Como ser um adolescente cristão e sobre-viver num mundo em que a impiedade é elogiada e a virtude é ridicularizada?

Os adolescentes de hoje são a geração mais bem informada sobre sexo de todos os tempos. Eles têm aulas de educação sexual na escola, lêem a respeito nas revistas e, se restar algum vestígio de dúvida, há sites na Internet que respondem a qualquer questão sobre o tema.

Esta é a primeira geração que não conta com a orientação de um guia socialmente rígido para a sexualidade. Pais e mães estão igualmente confusos, preocupados e tão carentes de parâmetros quanto os próprios filhos. Como conseqüência, surge um verbo que é a sensação do momento atual entre os adolescentes: ficar (um encontro de um dia ou uma noite que pode ir de uma sessão de troca de beijos e abraços mais ousados a uma relação sexual descom-promissada e passageira).

Numa enquete realizada pela revista Capricho, a

maioria dos adolescentes disse achar normal “ficar” com mais de uma pessoa numa só noite. Uma em cada três meninas não vê problema se houver carícias. A expectativa de quatro em cada dez meninos é que a “ficada” acabe em transa. A maioria dos jovens não vê problema se encontrar o “ficante” com outro par no dia seguinte. Para eles, “ficar” com uma mesma pessoa várias vezes não é sinal de compromisso.

Por tudo isso, a precocidade e a ousadia dos primeiros relacionamentos sexuais têm sido uma característica de hoje. E como a pressão para que iniciem a vida sexual ativa é muito grande através dos colegas, da televisão, do cinema, da imprensa, da propaganda etc, os adolescentes são tentados a ter a falsa ideia de que estar na moda, ser bem aceito pela turma, não ser tachado de careta e crescer significa ter o quanto antes uma relação sexual.

E por incrível que pareça, os jovens evangélicos não estão imunes a esse mal. De acordo com a pesquisa realizada pelo Ministério Lar Cristão entre 1994 e 2000, 52% dos jovens criados na igreja tiveram pelo menos uma relação sexual antes do casamento. Destes, pelo menos a metade não parou e manteve uma vida sexual ativa. A idade média da primeira relação sexual do adolescente evangélico que não se abstém do sexo antes do casamento é de 14 anos

para os rapazes, e 16 para as moças. 17% das meninas evangélicas entre 14 e 18 anos já são mães ou estão grávidas do primeiro filho.

O que não se pode deixar de levar em consideração é que esse comportamento irresponsável traz, inevi-tavelmente, conseqüências altamente desastrosas: desde 1982, foram diagnosticados mais de 20 mil casos de Aids entre adolescentes; milhares de adoles-centes passaram pelo sofrimento da gravidez indese-jada. Só no Brasil, nasce cerca de um milhão de filhos de mães adolescentes.

A situação vivida pelos adolescentes e jovens atuais está diretamente ligada à banalização dos padrões morais ortodoxos contidos na Bíblia. O pecado não é mais visto como algo a ser evitado, mas como algo que dá prazer e deve ser intensamente provado.

Diante de tão grande dilema, como ser um adoles-cente cristão e sobreviver num mundo em que a impiedade é elogiada e a virtude é ridicularizada?

Primeiro, não tomando a forma do mundo pecami-noso (Romanos 12.2). O cristão é mostrado como uma substância que vai ser moldada, mas não pode nunca ser moldada do jeito que o mundo quer, e sim apenas de acordo com a vontade de Deus (Isaías 64.8).

Segundo, conscientizando-se que, como cristão, deve viver em um sistema de valores morais e

espirituais subordinados à Palavra de Deus, mesmo que venha a ser discriminado pelos colegas ou por quem quer que seja (Efésios 2.1-7; 6.10-18; 1 João 2.14; Filipenses 4.13 e Gálatas 1.10). Não se pode esquecer que a vida do cristão é regida pela compre-ensão de que ele é de Cristo (1 Coríntios 6.20).

Terceiro, observando atentamente o conteúdo da Palavra de Deus, pondo-o em prática no seu viver diário (Salmo 119.9-11; 1 Tessalonicenses 4.3 e Filipenses 4.8).

E, por último, enchendo-se de compaixão por este mundo perdido, anunciando-lhe a Palavra de Deus (Marcos 16.15).

Deus proibiu, com real clareza, o comportamento sexual irresponsável. Não que Ele desejasse privar-nos de alegria e prazer, mas para livrar-nos das conseqüên-cias desastrosas e infecciosas que esse modo de viver acarretaria. Aqueles que desafiarem os mandamentos divinos nesta questão vão pagar um alto preço pela sua loucura (Hebreus 10.31).

Fontes: Revista de Escola Bíblica Dominical Adolescentes - Ed. Cristã Evangélica e CPAD. 17

| P

alav

ra d

e Pa

z

16

| P

alav

ra d

e Pa

z

16

| P

alav

ra d

e Pa

z

Page 11: Revista Palavra de Paz nº 18

19

| P

alav

ra d

e Pa

z

pala

vra

de p

az

“Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro,ó casa de Israel? Eis que, como o barro na mão do oleiro,

assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel”(Jeremias 18:6)

Leia outros textos deste autor em www.palavradepaz.com.br

Como barro nas mãos do oleiro

18

| P

alav

ra d

e Pa

z

Acesse www.palavradepaz.com.br ou ligue 0300 788 7898 e faça já o seu cadastro.

Mais de 30 mil pessoas em todo país já estão aumentando sua rendae ainda ajudando a Missão Palavra de Paz a abençoar vidas.

Você já deve ter escutado essa expressão em algum lugar: “Como um barro nas mãos do oleiro”. Essa é uma expressão bíblica que fala a respeito da vontade de Deus para as nossas vidas. E você sabe por que o Senhor deseja que sejamos barro em suas mãos? Porque o barro é um material maleável e fácil de trabalhar. Quando uma pessoa decide entregar os

seus caminhos nas mãos de Deus, ela precisa entender que, de agora em diante, sua vida precisa ser como um “barro”, de forma que o

Espírito Santo tenha toda a liberdade para agir e moldar. O versículo acima, que fica no livro do profeta Jeremias,

Deus disse para o povo de Israel que a relação entre eles era como se fosse entre um oleiro e a sua obra. Deus seria o oleiro, que daria o molde desejado para sua obra prima. Por isso, coloque a sua vida nas mãos desse oleiro, que é o Senhor, e dê liberdade para que Ele te molde e faça de você um vaso para a sua glória.

Page 12: Revista Palavra de Paz nº 18

refl

exão

Cristãos também sofrem derrotas. Considero muito pertinente iniciar minha reflexão afirmando tal verdade. Aqueles que são considerados “mais que vencedores” (Romanos 8:37) também podem perder em alguns momentos da vida. Afirmo isso tomando como funda-mento as palavras de Jesus quando disse, certa vez, dando instruções aos seus discípulos: “...no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo: Eu venci o mundo.” (João 16:33) Se nos concentrássemos na palavra “aflições”, perceberíamos que a mesma envolve várias perdas. Apresento, então, algumas de suas definições. Segundo o Dicionário Aurélio, aflição é tristeza. Agora pense comigo: quem está triste perdeu a alegria; aflição é angústia, e quem está angustiado perdeu a paz; aflição é ansiedade, e quem está ansioso perdeu a quietude. Percebe-se, com isso, que para a aflição encontrar espaço, foi necessário alguma perda para que esse senti-mento dominasse. Mas Cristo, tudo isso venceu!

Não pretendo, de forma alguma, contestar a Palavra de Deus. De fato, somos mais que vencedores, pois “temos a vitória que vence o mundo, que é a nossa fé”. (1 João 5:4) Pensemos, então, numa guerra. Ela não é composta somente de um único momento, de uma única disputa, mas sim, de várias batalhas, que originam um único vencedor. Contudo isso não significa que este vencedor não tenha sido derrotado em algum momento. SER MAIS QUE VENCEDOR NÃO IMPLICA A AUSÊNCIA TOTAL DE DERROTAS, MAS SIM A DEPENDÊNCIA TOTAL DE DEUS, pois nos momentos em que o guerreiro cair, Deus o ergue e diz: Continue, porque a palavra final quem dá Sou Eu, o Senhor.

Somos seres humanos, passíveis de derrotas. Também fracassamos. Embora não sejamos do mundo, vivemos nele. AINDA NÃO SOMOS EXTRA-TERRESTRES. Fomos criados por Deus para viver nesta terra durante um determinado tempo, pois Cristo disse: “vou preparar-vos lugar.” (João 14:2) Se Cristo declarou que irá nos preparar lugar, é porque teríamos de ficar e esperar o tempo de Deus acontecer. E, pelo fato de estarmos vivendo nesse mundo, é necessário aprender a enfrentar os problemas que a ele pertencem. “Os justos passam por muitas aflições, mas Deus os livra de todas.” (Salmos 34:19) Não tenho a intenção de estabelecer uma heresia. Não pretendo afirmar que o cristão deve se acostumar a ter uma vida de perdedor, fracassado e aniquilado. Muito pelo contrário, a derrota não deve ser uma constante na vida de um cristão. Infelizmente, muitos acabam se conformando a uma realidade medíocre, em que a derrota torna-se uma companheira fiel. Mas preci-samos ter em mente que OS GRANDES VITORIOSOS SÃO AQUELES QUE SOFRERAM GRANDES DERROTAS, pois foram elas que lhe trouxeram experiências para não caírem no mesmo erro. COM AS PERDAS PODEMOS CRESCER, ADQUIRIR MATURIDADE.

Muitas igrejas têm gerado pessoas frustradas. Pessoas que nunca aprenderão a lidar com a realidade da vida. INDIVÍDUOS QUE VIVEM UM EVANGELHO MOVIDOS POR AQUILO QUE PODEM RECEBER E NÃO PELO QUE JESUS JÁ FEZ. A idéia de que Deus “tem que dar”, “você vai receber” já está disseminada no meio de todo o povo evangélico. Então eu pergunto: E se Deus não der? E se nós perdermos? E se não for a hora? Deus deixará de ser Deus?

A soberania de Deus é algo indiscutível. Não podemos explicá-la nem muito menos contestá-la. Deus sabe de todas as coisas, e para tudo há um propósito. (Eclesiastes 3:1) Se ele ainda não concedeu, é porque pretende que você aprenda mais alguma coisa. E até mesmo se Ele não quiser dar, teremos que nos conformar com a situação, pois o melhor para nossas vidas só o Senhor conhece. AS DERROTAS NA VIDA SÃO ESCOLAS QUE DEUS COLOCA EM NOSSO CAMINHO. É como se Deus estivesse dizendo: “Você não vai ganhar agora. Ainda não chegou o momento. A caminhada é longa. Mas Eu Sou contigo”. PERDER NÃO SIGNIFICA SER ABANDONADO POR DEUS, MAS SIM ENSINADO POR ELE.

Minha intenção em discorrer sobre esse assunto é afirmar que Deus é soberano. Podemos perder sim, mas Ele continuará sendo Deus. Que possamos a cada dia ter a consciência de que as derrotas que sofremos na vida “não são para se comparar com a glória que em nós há de ser revelada”.(Romanos 8:18) E que a nossa oração seja: “Pai, seja feita a tua vontade”.

Verônica Garcia

Grandes derrotas, grandes vitórias

21

| P

alav

ra d

e Pa

z

20

| P

alav

ra d

e Pa

z

Page 13: Revista Palavra de Paz nº 18

ELABORANDO O LUTO

Em diversas fases da vida, a expe-riência do luto é vivida por nós. Qual de nós, quando temos filhos, não sentimos aquela saudade enorme dos nossos bebezinhos que vão crescendo tão rápido, deixando nosso colo vazio? Qual é o pai ou mãe que não sente um frio na alma quando percebe que não tem mais seu filhinho e que ele tornou-se um homem? Quantos de nós, quando éramos crianças, não ficamos tristemente frustrados pela perda de um brinquedo ou com a morte de um bichinho de estimação?

Essas experiências, de maneira nenhuma são prejudiciais. Elas devem nos ensinar a lidar com as frustrações, a aceitar as perdas e a continuar a viver.

É muitíssimo importante reconhecer que jamais poderemos ter tudo que quisermos. É prejudicial para uma criança quando os pais logo tratam de substituir o brinquedo quebrado ou o animalzinho de estimação morto. É preciso que a criança vivencie aquela dor, pois a vida é assim mesmo. Se não, aquela criança crescerá mimada, egoísta e possessiva.

No caso de alguém que perde o cônjuge, seja por morte ou divórcio, é necessário experimentar toda a dor que é sentida. Alguns sentimentos são expe-rimentados na elaboração do luto.

Psicóloga Elizabete BifanoQuando perdemos alguma coisa, experimentamos a privação de não termos mais aquilo de que

gostamos. Muitas vezes, sofremos até mesmo por perdermos um objeto do qual gostávamos muito, um animalzinho de estimação, entre tantas coisas. Quando se trata de perder alguém que amamos, então a dor é mais que infinita.

1. Rejeição/negação: é a tendência de não aceitar os fatos como são, não encará-los de frente.

2. Culpa: o que foi que eu fiz de errado? Por que Deus está me castigando assim?

3. Remorso: pelo sentimento de culpa ou pelo que deixou de fazer pela pessoa que se foi.

4. Ira: muitas vezes, até mesmo para compensar aquilo que deixou de fazer pelo outro; sente raiva daquela pessoa que lhe deixou, apesar do seu amor por ela e sente ira por Deus lhe tirar alguém tão querido.

5. Impotência: a frustração de não poder fazer nada para reverter a situação.

6. Depressão: vem associada à impotência e a outros sentimentos como tristeza profunda, desânimo, falta de motivação. É o vale mais profundo.

7. Aceitação: aceitar os fatos como são. Que a vida tem um fim com a morte; que a vida traz conflitos por causa do pecado e que a vida continua, apesar de tudo.

espe

cial

É absolutamente normal a pessoa enlutada passar por algumas ou por todas essas fases. São sentimentos que podem ser compreendidos por Deus, pois Ele nos ama e sabe da nossa dor.

Temos um intermediário infalível, que é Jesus. Ele passou pelas mesmas aflições que nós, e o Seu Espírito, que intercede por nós com gemidos inexprimíveis (Rm 8.26). Quando não conseguimos lidar com a experiência da perda, não aceitamos o luto e a vida torna-se insuportável. É comum passarmos por esses sentimentos, mas não podemos viver para sempre com eles. Nosso consolo e nossa força vêm de Deus (Rm 8.5,6, 37-39).

Para retomar a caminhada, é necessário colocar todo o passado, o que foi bom ou ruim, aquilo que você imagina que poderia ter feito, ou não, nas mãos de Deus. Precisamos entregar-Lhe todos os fardos, toda a culpa, toda a ira e tristeza para poder prosseguir.

REORGANIZAÇÃO

Depois de todo esse processo de elaborar/vivenciar o luto, começa uma nova etapa da vida: a de se reorganizar como pessoa e como família. Mas é preciso ter calma. E nada como o tempo para ajeitar tudo.

1. Vida Pessoal: o que fazer, agora que está só? Como administrar a vida sozinho? Descobrir novas formas, o que gosta de fazer; procurar os amigos, conhecer a si mesmo e gostar de estar com você mesmo; ler, ouvir música; estudar (por que não?); namorar de novo? (Só depois que estiver realmente bem); estabelecer alvos.

2. Vida Familiar: planejar uma nova rotina dos dias e horários - trabalho, filhos na escola ou cursos. Na relação com os filhos (nada de ser super), o que é possível fazer? Responder honestamente às perguntas dos filhos, suprir suas carências. Não se envergonhe de chorar na frente deles. Isto pode ajudá-los a também expressar sua dor.

3. Vida financeira: certamente ela muda. É necessário ir devagar. Fazer os ajustes que for preciso. Se tiver que cortar despesas, converse com

23

| P

alav

ra d

e Pa

z

22

| P

alav

ra d

e Pa

z

Page 14: Revista Palavra de Paz nº 18

25

| P

alav

ra d

e Pa

z

Marco Antônio de Oliveira Cruzeiro - SPAssistir novelas é perder tempo sim. Porque, se assistir novelas fosse bom, não haveria tantas donas de casa chorando por causa de seus maridos e filhos. Muitas mulheres se baseiam nas desgraças das novelas para viver a vida real, aborrecendo e chateando os maridos e filhos e também as pessoas com quem elas têm contato. Acredito que a novela é uma forma do inimigo colocar na cabeça não só das mulheres, mas de todas as pessoas, que a vida que se passa na televisão é a vida que deve ser aplicada na realidade.

Kelly Luís Eduardo Magalhães - BASe você não tem nada melhor a fazer, então tente notar os pontos bons e os ruins. Mas procure preencher seu tempo de forma melhor, pois a volta do Senhor está muito próxima. E isso é uma brecha para o inimigo entrar de alguma forma na vida do crente.

Márcia Neves Amorim São Gabriel - BAAs novelas não nos oferecem informações que sirvam para nossas vidas. Eu as considero como poluição e não nos edificam em nada.

Raquel Pierre Itaboraí - RJAssistir novelas ou televisão, em geral, de alguma forma pode prejudicar as pessoas, prin-cipalmente aquelas que não tem uma certa convicção em Cristo Jesus. Mas, dependendo do tema abordado nas novelas, se for um tema educativo, acredito que não será de tudo perda

de tempo. É necessário que quem esteja vendo saiba muito bem separar as coisas e não reter aquilo que foge da Palavra de Deus.

Glaucione Silva Palmeira Santana do Deserto - MGAcho normal. O que vale é ter a consciência de que tudo o que estamos vendo é mentira.

pesq

uisa

cri

stã

• Não perder sua auto-estima.

• Não denegrir a imagem do pai de seus filhos;

• Não usar seus filhos para atingir seu ex-companheiro;

• Não se casar novamente sem antes elaborar suas perdas, conhecer-se melhor e saber o que Deus quer para sua vida;

• Não se casar somente para satis-fazer suas necessidades sexuais. O casamento não é só isso;

• Não se abster da aproximação de pessoas do sexo oposto com medo de amar novamente e depois perder seu amor. Fazendo isso, pode-se perder a chance de ter ótimos amigos;

EVITANDO PADRÕES ERRÔNEOS

Alguns comportamentos têm sido manifestados pelos descasados. Vamos conhecê-los e evitá-los a todo custo.

A Bíblia, o nosso “manual de sobrevivência”, nos fala largamente sobre o sofrimento - essa foi a grande conquista que alcançamos pelo pecado. Grandes homens, que em tudo são iguais a nós, passaram por terríveis momentos, por inúmeras perdas: Moisés, Ana, Jó, Davi, Marta, Jesus, entre tantos outros, souberam tão bem quanto nós o que

é sofrer. No entanto, suas experiências dolorosas nos proporcionaram mensagens maravilhosas. E são nessas mensagens da Bíblia que devemos encontrar refúgio, alento e forças para prosseguir.

Fonte: www.clickfamilia.org

os filhos; peça para colaborarem e explique que pode ser uma fase apenas. Encoraje-os. Se for preciso morar com seus pais, que seja apenas por um tempo e que seja também conversado com as crianças. É difícil, mas elas ajudarão. Toda essa experiência fará com que amadu-reçam mais cedo.

4. Vida Social: principalmente para o divor-ciado, não é fácil enfrentar a sociedade. As mulheres, então, na maioria das vezes, são tidas como as culpadas - não foram eficientes para segurarem seus maridos. Os pré-conceitos

são inevitáveis. Os viúvos sofrem com o olhar de pena das pessoas. As viúvas precisam correr atrás de pensão e sofrem com tanta buro-cracia e demora. A pessoa que sofre a perda do cônjuge tende a se fechar em si mesmo e em casa. Há tantas coisas para dar conta sozinha que acaba se isolando. O lazer, os amigos, a família são importantes para nos mostrar que ainda estamos vivos, que podemos sentir prazer, conhecer gente nova e conviver alegre-mente com nossos queridos. Não estamos sós no mundo!

Infelizmente, muitos cristãos estão “viciados”, se é que assim se pode dizer, em novelas. E nós sabemos muito bem que, principalmente através da televisão, a

mídia sempre procurou uma forma de quebrar alguns princípios estabelecidos pela Palavra de Deus. O que antes era “anormal” acabou se tornando normal e comum; e o que era errado, começou a ser visto como relativo. Pensando nessa questão, o quadro Pesquisa Cristã, do programa Palavra de Paz, perguntou aos seus ouvintes:

Assistir novelas é uma total perda de tempo ou não,

é possível reter algo bom?

24

| P

alav

ra d

e Pa

z

Page 15: Revista Palavra de Paz nº 18

27

| P

alav

ra d

e Pa

z

Com uma linguagem simples e acessível, mas com toda a profundidade das Escrituras Sagradas, o programa Palavra de Paz, apresentado pelo irmão Garotinho, leva uma mensagem de fé e esperança ao coração de cada um dos seus ouvintes.

São dezenas de municípios alcançados e esse número aumenta a cada mês. O projeto é financiado pelos ajudadores que assinam esta revista e também pelos revendedores do Catálogo Palavra de Paz.

A cada dia, mais e mais vidas são abençoadas pelo programa, que tem o objetivo não somente de pregar a Palavra de Deus, mas também de colocá-la em prática, ajudando o próximo em algumas de suas necessidades.

Todos os dias chegam e-mails e cartas à produção do programa, contando vitórias e testemunhos do que Deus tem realizado no meio de seu povo. Tudo isso comprova a graça de Deus sobre o Palavra de Paz!

Por isso, nesta edição, a revista apresenta a equipe completa que trabalha com todo o amor e carinho para que o programa Palavra de Paz seja uma bênção na vida de seus ouvintes.

Momento da Solidariedade Hilda Ribeiro - São Gonçalo - RJHilda Ribeiro tem 64 anos. É diabética e faz uso regular de remédios para

depressão. Seu esposo, Joaquim Batista, tem 68 anos. Há cerca de 20 anos, o filho mais velho do casal faleceu. Com isso, Joaquim sofreu um AVC e, com o passar do tempo, as coisas foram se complicando. Há quatro anos ele teve que amputar a perna direita por dificuldade de circulação. O Joaquim faz uso diário de fraldas e medicamentos e, como vivem apenas com um salário mínimo, a situação fica apertada. Cada pacote com oito fraldas custa em torno de 15 reais nas farmácias e drogarias. O gasto mensal da irmã Hilda, só com as fraldas, é de 250 reais.

Resultado: O senhor Joaquim Batista recebeu, do programa Palavra de Paz, uma doação de 144 fraldas.

prog

ram

a

Nosbastidoresdo Palavra

de Paz

26

| P

alav

ra d

e Pa

z

Page 16: Revista Palavra de Paz nº 18

29

| P

alav

ra d

e Pa

z

CARAVANA DA SAUDADE Liduina Vasconcelos - Magé - RJA paz do Senhor, irmão Garotinho! Não sei se lembra

de mim, mas fui a ganhadora, há dois meses atrás das passagens de ida e volta para Fortaleza. Queria rever minha mãe e estava com uma irmã com o câncer na garganta. Sabe, irmão Garotinho, nosso Deus é fiel e preparou tudo do jeito dele. Quando cheguei lá, fiz tudo o que Ele queria. Tudo conforme Ele me ordenou. Há 15 dias atrás, minha irmã ligou para mim e me disse que o médico que estava acompanhado o seu caso ficou impressionado, pois foi examiná-la e o caroço havia desaparecido. Este é o Deus que eu creio e confio! Ele não mudou nem mudará! Ele é o Deus de ontem, de hoje e sempre será. Irmão, este é meu testemunho. Que Deus te abençoe cada vez mais!

CARAVANA PALAVRA DE PAZ Todas as terças-feiras, a partir das 19h, a

Caravana Palavra de Paz está visitando algumas comunidades do Rio de Janeiro para levar a mensagem do Evangelho através da pregação da Palavra e dos louvores.

Apresentada pela cantora Beatriz, a Caravana tem como objetivo se tornar uma extensão do programa de rádio Palavra de Paz com Garotinho, transmi-tido na Rede Melodia (97,3 FM).

A coordenadora do evento, Fátima Rodrigues, diz que é muito bom ver a alegria do povo em receber os cantores. E isso nem sempre é possível nas igrejas que eles frequentam, uma vez que, geralmente, as comunidades possuem igrejas pequenas.

“Sempre convidamos um pastor da região para ministrar uma palavra. É bom ver o serviço de cada levita que se apresenta, porque é algo voluntário. Eu também tenho visto o agir de Deus em cada evento. E percebo que muitas pessoas que estão afastadas do Evangelho recebem o carinho e amor dos irmãos”, afirma a coordenadora.

No entanto, o que Fátima Rodrigues destaca é o carinho que as pessoas demonstram por Garotinho - o reco-nhecimento de todo o trabalho que ele e a esposa exerceram.

Entre os meses de julho e novembro deste ano, a Caravana Palavra de Paz será realizada apenas nas comuni-dades da Zona Oeste do Rio. Ela está acontecendo todas as terças-feiras, a partir das 19h.

E-MAIL DO OUVINTE Simone Lopes de Carvalho - Rio de Janeiro - RJA paz do Senhor, irmão Garotinho! Estou aqui para dar meu testemunho. Venho ouvindo seus programas

e participando das orações sempre que posso. E no dia 08/09/2009, liguei para seu programa e deixei um pedido de oração, no qual eu pedia que o Senhor Jesus abrisse as portas do céu para que eu conseguisse um emprego. Afinal, eu já estava desempregada há seis meses. Então, no dia 09/09/2009 recebi a ligação de uma empresa me chamando para participar de um processo seletivo. No dia 10/09/2009 fiz a entrevista e já saí de lá com o emprego. Comecei a trabalhar no dia 11/09/2009. Graças ao meu bom Deus estou empregada novamente, depois de tanto tempo de procura. Deus mais uma vez mostrou a fidelidade Dele para conosco quando confiamos e entregamos nossa vida a Ele. Obrigada Senhor! Irmão, que Deus continue abençoando sua vida rica e abundantemente. Deus te abençoe, irmão Garotinho. Fique na paz! Ficamos combinados assim: eu oro por você e você ora por mim!

SEJA FELIZ “Seja feliz porque a gente quer... porque Deus quer!!”Creia que Deus pode agir naquela circunstância que, para você, não tem mais solução. Se você está vivendo

um momento de desistência, essa palavra é exatamente pra você. Porque Deus não te criou para desistir diante dos problemas. Ele não te criou para se prostrar diante das dificuldades. Pelo contrário. Você foi criado para vencer, para triunfar, para andar acima de todas as circunstâncias contrárias. Pode ser que você já tenha tentado, de todas as formas, manter a perseverança... E então você diga: - Eu não consigo mais! Mas eu quero te dizer, meu irmão, minha irmã, que você consegue sim. O Deus que você serve é o Deus dos impossíveis. Ainda que, aos olhos humanos, a sua situação não tenha mais jeito... Ainda que seu milagre pareça ser impossível, creia que Deus pode agir nesta impossibilidade. Ele é o Deus que tem todo o poder nos céus e na terra. Tudo está debaixo do seu controle e não há nada que Ele não possa fazer. Na hora certa, a sua bênção vai chegar e você vai testemunhar, com seus próprios olhos, o que Deus pode fazer quando um filho crê na sua Palavra.

AJUDADOR DO MÊS Pastor Natanael Dias BatistaAssembléia de Deus Ministério Missões UrgenteBelford Roxo – RJ

Beatriz, apresentadora da CaravanaIrmã Aline, coordenadora da Caravana

e do Momento da Solidariedade

Coordenadores da Caravana

28

| P

alav

ra d

e Pa

z

Page 17: Revista Palavra de Paz nº 18

A laranja é uma fruta muito popular, rica em vitamina C e sais minerais como o cálcio, o fósforo e o ferro. A vitamina C auxilia o organismo na resistência às infecções. O cálcio atua na formação dos ossos e dentes, na coagulação do sangue e na construção muscular. O Fósforo também ajuda na formação dos ossos e dentes, e na absorção da glicose, principal-mente para nutrir o cérebro, evitando a fadiga mental. E o Ferro faz parte do sistema produtor de energia.

A laranja tem baixo teor calórico. Uma laranja contém aproximadamente 60 calorias. Na hora de comprar, deve-se dar preferência às mais pesadas, pois são as que apresentam maior quantidade de suco e devem ser firmes, sem ceder à pressão dos dedos.

Safra: setembro e janeiroO grupo do governo Organização de Pesquisa

Industrial e Científica da Comunidade Britânica (CSIRO - sigla em inglês) descobriu que consumir frutas cítricas pode reduzir o risco de câncer de boca, laringe e estômago em mais de 50%. Uma porção extra de frutas cítricas por dia - além das cinco porções de frutas e vegetais recomendadas por dia - pode também reduzir o risco de um derrame em 19%.

As frutas cítricas protegem o corpo devido às suas propriedades antioxidantes e por fortalecer o sistema imunológico, inibir o crescimento de tumores e normalizar as células tumorosas, afirma em um relatório, Katrine Baghurst, pesquisadora da CSIRO.

nutr

ição

e s

aúde

Laranja

Fruta popular, refrescante e nutritiva

Tamara Giselda Ley Modesto é nutricionista

e pós-graduada em Alimentação do Trabalhador

(CRN-RJ 891002855)

Molho de laranja e mostarda

Ingredientes• Suco de uma laranja;• 1 colher de sopa de mostarda (molho de

mostarda);• Alho picado ou espremido à gosto;• Sal à gosto.

Modo de preparoJunte todos os ingredientes e só use após uns 20 minutos. Vai bem com saladas de folhas, tomate, pepino e o que mais gostar.

RECEITAS

Torta de laranja IngredientesMassa:• 2 xícaras (chá) de

farinha de trigo;• ½ xícara (chá) de

margarina;• ½ xícara (chá) de açúcar;• 1 pitada de sal;• 1 ovo. Recheio:• 2 colheres (sopa) rasas de amido

de milho;• 1 colher (sopa) de margarina;• 1 xícara (chá) de suco de laranja;• 1 xícara(chá) de açúcar;• Açúcar cristal para polvilhar;• 1 laranja em rodelas finas;• 1 gema. Modo de preparoMassa:Bater a margarina com o açúcar e o ovo até ficar cremosa; juntar o sal e a farinha, aos poucos, até ficar bem homogênea; forrar com ela o fundo e as laterais de uma forma desmontável média untada e enfarinhada; furar com o garfo algumas vezes e assar em forno médio por 15 minutos.Recheio:Em uma panela, levar ao fogo o açúcar, o amido de milho, a gema e o suco de laranja, mexendo até engrossar; juntar a margarina e mexer até dissolver; espalhar sobre a massa assada e decorar com as rodelas de laranja; voltar ao forno por 10 minutos; deixar esfriar e polvilhar com açúcar cristal. 31

| P

alav

ra d

e Pa

z

30

| P

alav

ra d

e Pa

z

Page 18: Revista Palavra de Paz nº 18

fala

ndo

em f

amíli

a

Muitas vezes, os próprios cristãos estão dando orientações contrárias à Palavra de Deus. Tenho visto esse problema na fala de alguns colegas e isto golpeou forte o meu coração com o depoimento de uma mãe, durante uma de minhas ministrações. Ela disse que seu filho pequeno, que estuda em escola cristã, é diferente dos outros garotos, pois é a única criança da classe a ser criada pela própria mãe (as mães dos outros alunos trabalham fora). Esta mãe levantou sua voz como num desabafo e disse:

- Eu já chorei muito, pois parece que eu estou errada por ficar em casa cuidando do meu filho. Estou agoniada com isso. Recebo pressões de todos os lados. Parece que estou fazendo algo de errado ao ficar em casa com ele e não trabalhar fora. Inclusive, a escola em que meu filho estuda disse que eu preciso levá-lo ao psicólogo.

Tentei mostrar a esta mãe, que travava este conflito, que ela estava certa. São os pais que devem criar seus filhos. É o que a Palavra de Deus diz! E lemos isso na Bíblia, em Efésios 6:6 e Deuteronômios 6:6,7.

Vejo esta inversão de valores em todos os lugares e, inclusive, em escolas cristãs onde já trabalhei. Já ouvi gestores e funcionários falarem ou praticarem isto, deixando seus filhos para trabalhar dobrado, pois queriam dar a eles uma vida melhor, que se traduz na sua maioria, em presentes e coisas materiais. “Se quisermos detectar a corrupção realmente indescul-pável, sob disfarces cada vez mais complexos, não poderemos abrir mão de uma compreensão verda-deira da fé cristã”. (Um ano com C. S. Lewis - Leituras diárias de suas obras clássicas. Pg. 81)

Precisamos ler e estudar a Palavra de Deus e pedir discernimento. Deus procura pessoas que amem e conheçam a Bíblia a ponto de segui-la em suas vidas. Como uma mãe que orientei há pouco tempo atrás a deixar seu emprego para criar seu filho que estava dando muitos problemas de aprendizagem e de comportamento na escola. E nesta semana mesmo a encontrei novamente. Ela me disse que fez isto, pois acredita que é a orientação de Deus para as famílias e ainda me disse:

- Alexandra, o Isaque voltou a ser a criança que era! Foi só eu voltar a ficar com ele e a mudança foi impressionante! Deu para ver a falta que uma mãe faz na vida de um filho.

Algumas de nossas professoras que compreen-deram bem este aspecto da fé cristã, também pararam de trabalhar ou diminuíram o tempo de trabalho fora de casa, para criarem seus filhos. Um outro casal, com quem conversávamos também sobre problemas de indisciplina dos filhos, mesmo não sendo cristão, percebeu o estrago da falta da mãe no lar. Mas, infe-lizmente, a mãe prefere estar fora de casa. O pai disse a ela em nossa frente:

Encarando nossos erros- Eu não quero perder meu filho. Quero que ele seja

um homem de verdade. Eu já pedi a ela (a mãe) para ficar por conta dos nossos filhos, mas ela não quer.

Enquanto os pais e mães vão travando esta guerra entre fazer a sua própria vontade ou fazer a vontade de Deus, nossas crianças estão crescendo sem pais e a infância correndo graves perigos! O que os cristãos tem feito para resgatar os valores bíblicos para as famílias que estão perecendo? Como temos cons-truído ou destruído uma cosmovisão bíblica em relação à família planejada por Deus? Como podemos dizer que a Bíblia é a Palavra de Deus, se só seguimos os princípios que nos interessam?

A salvação de uma geração passa prin-cipalmente pelos pais. Por isso, as famílias têm sido terrivelmente atacadas e destruídas. A razão do meu livro “Infância” é esta: resgatar a verdade de Deus sobre a criação de filhos. Mas preciso fazer mais. Sinto essa necessidade! O que estou tentando fazer é que você leitor (e, mais ainda, eu mesma), dê mais um passo em direção a uma fé cristã longe de ilusões. E para fazer isto, temos que encarar nossos erros.

*Alexa Guerra é escritora, pedagoga e palestrante. Autora, dentre outros, dos livros “Infância: O Melhor Tempo Para

Semear”, da Ed. Betânia. e “Ciclos: De vida ou de morte, em qual deles sua família está?”

[email protected] www.alexaguerra.blogspot.com

33

| P

alav

ra d

e Pa

z

32

| P

alav

ra d

e Pa

z

Page 19: Revista Palavra de Paz nº 18

34

| P

alav

ra d

e Pa

z

35

| P

alav

ra d

e Pa

z

O Louvor do Brasil

Lux

Mu

nd

i

A Glória da Segunda Casa

Perfi l do Louvor

Gálatas

Gloriosa Presença

Sucessos Melodia Vol.4

Reverência

Jesus de Nazaré

Deus de Vitória

A Glória da Segunda CasaPlayback

Perfi l do LouvorPlayback

GálatasPlayback

Melodia para Elas Sucessos Melodia Vol.1

ReverênciaPlayback

Vem

Chris Durán ao Vivo

Degrau da Exaltação

Eterno Dependente Eterno DependentePlayback

Apocalipse

Recados do Coração

DVD Clamor pela Paz

Por Mil Milhas

Jesus Salva e Dá Vitória

DVD Chris Durán ao Vivo

Degrau da ExaltaçãoPlayback

A Porta se Abriu

ApocalipsePlayback

Sucessos Melodia Vol.2

Por Mil MilhasPlayback

Manda Chuva, Meu Senhor

Renúncia

Gratidão

Fique à Vontade

Transforma-me

Sucessos Melodia Vol.3

Nova Unção

Eu Quero Mais

RenúnciaPlayback

O Louvor do BrasilApaixonados por JesusAcima dos CéusAs Melhores do Palavra de Paz

O Louvor do Brasil

Ministério por Ele

Tempo de Deus

Chamado pelo nome

Page 20: Revista Palavra de Paz nº 18

“Minha família está vivendo um momento de muita luta”

acon

selh

amen

to

Meu querido irmão, antes de qualquer outra coisa, eu quero que você tenha a certeza de que vamos orar por sua vida e por sua família. Em momento algum da Palavra, Deus nos diz que estaríamos isentos de enfrentar lutas. Ao contrário disso, Jesus nos disse que no mundo teríamos aflições. E Palavra também diz que sobre todas as coisas somos mais que vencedores por meio daquele que nos amou. E mais... Que podemos todas as coisas naquele que nos fortalece.

Eu sei que parece que seu mundo virou de cabeça pra baixo. Pode ser que, em alguns momentos, você até se sinta sozinho, mas pode ter certeza de que o Senhor está contigo. Ele jamais te desamparou. Todas as provações e dificuldades que você está enfren-tando não são maiores do que aquilo que você pode suportar. Porque Deus conhece os teus limites. E você quer um conselho? Ainda que tudo esteja difícil, louve e adore ao Senhor. É adorando que você vai conquistar as suas vitórias. Creia nisso!

Irmão Garotinho, a Paz do Senhor Jesus! Minha famíliaestá vivendo um momento de muita luta e dificuldade.

Meu filho mais velho só está nos dando problema,estamos com muitos problemas financeiros, e sem contar

que eu acho que estou com uma enfermidade.Preciso muito de ajuda espiritual.

Apesar de tudo, eu creio que o Senhor vai me dar vitória.

Peço uma palavra de paz!

O que fazer parase tornar um revendedor

do Catálogo Palavra de Paz?

catá

logo

Se você deseja se tornar um de nossos revendedores, é muito simples!Você tem três alternativas:

1ª Acesse o nosso site www.catalogopalavradepaz.com.br, clique na opção cadastro e preencha os campos com seus dados pessoais.

2ª Envie para nós uma carta com todos os seus dados pessoais para a Caixa Postal 123 - RJ, CEP: 20.010-974.

3ª Entre em contato pelo telefone 0300 788 7898 e faça seu cadastro com um de nossos atendentes.

IMPORTANTE: Em qualquer uma das três opções é necessário que o interessado envie uma cópia de seu RG, CPF e comprovante de residência (em seu próprio nome) para o endereço da Caixa Postal. Os cadastros só serão finalizados quando as cópias dos documentos chegarem até nosso escritório.

Saiba maisAcesse www.catalogopalavradepaz.com.br

ou entre em contato com nossa Central de Relacionamentos0300 788 78 98

Nome:

Endereço: Número:

Complemento: Bairro:

Cidade: Estado:

CEP: Telefone: ( ) E-mail:

CPF: Identidade:

Para ser um revendedor do Catálogo Palavra de Paz, preencha o formulário abaixo com seus dados e envie pelo Correio juntamente com uma cópia da carteira de identidade, do CPF e de um comprovante de residência para a Caixa Postal 123 – RJ – 20010-974.

36

| P

alav

ra d

e Pa

z

Page 21: Revista Palavra de Paz nº 18

38

| P

alav

ra d

e Pa

z

39

| P

alav

ra d

e Pa

z

catá

logo

Os 7 passos do revendedor do Catálogo Palavra de Paz

1º passo - CadastroPara se cadastrar através da Internet, basta acessar o site www.catalogopalavradepaz.

com.br, clicar na opção cadastro e preencher os campos em branco com as informações solicitadas. Além disso, não esqueça de enviar também uma cópia da sua carteira de identi-dade, CPF e comprovante de residência para a CAIXA POSTAL 123 - RJ, CEP 20.010-974.

Ou, se preferir, envie seu nome completo, endereço com CEP, cópias da sua identidade, CPF e comprovante de residência, além de um telefone de contato para o mesmo endereço acima citado.

2º passo - VendasAssim que seu cadastro for aprovado, enviaremos o catálogo para você. Com ele em

mãos, você poderá oferecer os produtos do catálogo Palavra de Paz para seus fami-liares, amigos, vizinhos, colegas de trabalho e irmãos da igreja.

3º passo - Preencher a carta resposta Seus pedidos devem ser feitos através da carta-resposta enviada junto com o catálogo. Preencha

o cartão colocando ao lado do código de cada produto a quantidade que você vendeu. Não esqueça de assinar a carta-resposta e de colocar seus dados pessoais (nome, endereço, CPF).

4º passo - Enviar o pedido Junto com o catálogo, você sempre irá receber orientações, informando os prazos

para o envio do seu pedido e para a entrega dos produtos encomendados. Na data indicada, coloque gratuitamente sua carta-resposta preenchida em qualquer agência dos Correios. O custo da postagem fica por nossa conta.

5º passo - Receber o pedido Seu pedido será entregue no endereço fornecido em seu cadastro. Lembre-se que o

correio não deixa a encomenda caso não haja alguém para recebê-la. Em algumas loca-lidades, os Correios não fazem entregas domiciliares. Se for o seu caso, lembre-se de passar na agência para saber se sua encomenda já chegou. Junto com seus produtos, você irá receber a nota fiscal e o boleto bancário com prazo para pagamento.

6º passo - Entregar os produtos aos clientesAssim que receber a caixa com os produtos, você poderá entregar as encomendas a

seus clientes e começar a receber deles o pagamento.

7º passo - Pagar o boleto Seu boleto bancário vem impresso com a data de vencimento e o valor a ser pago. A

sua comissão já vem descontada no valor. Veja o exemplo a seguir:

Valor total das vendas:................................R$ 1000,00Valor do boleto: ..........................................R$ 700,00Seu lucro: ....................................................R$ 300,00 (30%)

O boleto poderá ser pago, até a data de vencimento, em qualquer agência bancária.

*ATENÇÃO: seu cadastro será aprovado somente após recebimento das cópias do seu documento de identidade, CPF e comprovante de residência.

Page 22: Revista Palavra de Paz nº 18

40

| P

alav

ra d

e Pa

z

41

| P

alav

ra d

e Pa

z

Page 23: Revista Palavra de Paz nº 18

Marcelo FerreiraNão é preciso ser um especialista ou um entendido no

assunto para afirmar, com toda a certeza, que a relação entre pais e filhos hoje não é mais a mesma como anti-gamente. E não é só isso que mudou. O consenso é geral, e não há como negar: o mundo já não é mais o mesmo. Alvin Toffler, autor dos best-sellers O Choque do Futuro e Terceira Onda, afirmou em uma de suas obras: “Tão profundamente revolucionária é esta nova civilização, que desafia todas as nossas velhas pressuposições”. Toffler parece ter acertado em cheio. Valores e conceitos que até então eram considerados sólidos e intransponí-veis, hoje são relativos e sujeitos a visão de mundo e dos fatos de cada um. É nesse contexto que as crianças estão crescendo.

As razõesSegundo apontam os profissionais da área, o

principal motivo porque muitos pais não impõem limites a fim de conter as crianças é a culpa. Porque passam a maior parte do dia fora de casa, acreditam que dizer “não” aos filhos pode ser prejudicial e injusto.

Além da culpa, o medo e a insegurança também parecem ser fatores que pesam aos pais ao impor limites. Muitos foram tão reprimidos e lhes impuseram limites tão severos, que cresceram com a ideia de que se disserem “não”

aos filhos ou impor-lhes

qualquer outro limite, isso vai prejudicá-los. O oposto também pode acontecer. Porque foram tão oprimidos e receberam uma educação tão severa, os pais tendem a repetir modelos, porque não sabem fazer outra coisa, ainda que involuntária e inconscientemente.

Os conflitosEm muitos lares onde os pais não se entendem, impor

limites é quase impossível, e a criança é a mais preju-dicada. Cada um dá ao filho o que acredita ser melhor. Com isso, a criança tende a desenvolver dois tipos de comportamento: ou elas aprenderão que obedecer é algo relativo, ou então aprenderão, desde cedo, a manipular um dos pais para obter o que deseja.

Um segundo motivo em relação à imposição inde-finida de limites é a confusão e a falta de orientação. Segundo os psicólogos clínicos, doutores Henry Cloud e John Townsend, “o conflito em relação aos limites acontece devido à confusão a respeito da criação dos filhos ou mesmo por problemas pessoais, aonde os pais mesclam limites rígidos e relaxados, acabando por enviar mensagens conflitantes aos filhos.” Conforme ainda Cloud e Townsend, famílias de

Filhos no poder

Como a falta de limites pode transformaros pimpolhos em tiranos

com

port

amen

to

alcoólatras costumam exibir esse tipo de compor-tamento. Os doutores Henry Cloud e John Towsend são autores da série de livros Limites, onde abordam o assunto não só em relação ao casamento, como também na relação entre pais e filhos. Entre suas obras, destacam-se Limites Para Ensinar aos Filhos e Criando Filhos Vencedores (Editora Vida). Esse último trata do desenvolvi-mento do caráter nos filhos e como fazê-lo.

Recuperando o reino perdidoO que fazer para recuperar a posição de autori-

dade? Como realmente impor limites equilibrados, a fim de que a criança entenda quem realmente manda em casa? “A prevenção sempre foi o melhor remédio”, diz Susie Meire Valadão, psicóloga e psicopedagoga, formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Susie Meire é esposa do pastor Kaiser Vasconcelos, pastor-líder do ministério da Rede de Adolescentes da Igreja Batista da Lagoinha, e com ele trabalha no ministério. “O primeiro passo”, ela sugere, “é a mudança de atitude”.

O passo seguinte, segundo Susie, é a demonstração

de amor. “O momento agora não é o do chicote, mas o do conselho”, explica. Uma vez que muitas dessas crianças e adolescentes foram criados sem limites ou com limites em demasia, eles se sentiram abandonados e menosprezados, como se ninguém ligasse para eles, pois tudo o que faziam não tinha a menor importância para os pais. Ela aconselha: “É o momento de os pais mostrarem a eles as conse-qüências de suas escolhas”.

O último passo apontado por Susie Meire é a procura por parte dos pais por ajuda de fora, parti-cularmente de um profissional. “O adolescente, nesta fase, valoriza mais as palavras de um amigo do que a dos pais”. E finaliza: “A ajuda pode vir de profissio-nais ou de amigos de sua confiança, que lhe possam oferecer sábios e úteis conselhos”.

A presente reportagem não tem a pretensão de esgotar o assunto, até mesmo porque é vasto e polêmico. A intenção é a de trazer à reflexão algo que tem preocupado não só os pais, mas os educadores e especialistas sobre o assunto: a falta de limites

na educação das crianças. Numa época em que a delinqüência infanto-juvenil é cada vez maior e

os valores são cada vez mais relativos, impor limites é algo necessário e urgente. Antes que

os pequenos pimpolhos se transformem em pequenos tiranos, e se perpetuem no poder.

* Marcelo Ferreira é [email protected]

43

| P

alav

ra d

e Pa

z

42

| P

alav

ra d

e Pa

z

Page 24: Revista Palavra de Paz nº 18

44

| P

alav

ra d

e Pa

z

45

| P

alav

ra d

e Pa

z

film

es,

livro

s, C

Ds e

cia

Produtos do Catálogo para a criançadaPara crianças de até 7 anos. Desenvolvida em 2 volumes; o primeiro com histórias do Antigo Testamento e o segundo, do Novo Testamento. Traz ilustrações com efeito de cenário interativo, basta puxar no local indicado na página para que a figura original se transforme em uma nova ilustração.

Histórias Bíblicas em Quadros

R$29,90Formato: 27,3cm x 20,8cm

COD. 11149-6 COD. 11150-3Volume 1 Volume 2

A História de Noé - 3DCom este livro, a criança vai ter a oportunidade de vivenciar toda a trajetória de Noé, desde a construção da barca até o fim do dilúvio. Com cenários interativos tridimensionais , os perso-nagens ganham vida e fazem com que a imaginação vá longe. Para completar, pequenas abas laterais conferem movimento a alguns personagens dessa emocionante história.Formato: 31,0cm x 24,5 cm

R$37,80 COD. 21381-3

A Bíblia do BebêNesta publicação estão selecionadas 20 histórias bíblicas do Antigo e Novo Testamentos. Adão e Eva, Noé, Abraão e Sara, Moisés e João são alguns personagens apresentados ao pú-blico infantil. Para completar a seleção, a obra narra o nascimento e infância de Jesus, seus ensinamentos e milagres. Com textos curtos e objetivos, além de ilustrações bem coloridas, é ideal para a criança pequena dar os primeiros passos pelos ensinamentos sagrados.Formato: 14,0cm x 17,5cm

R$18,30COD. 11176-3

O Bebê dos olhos de jabuticabaConheça as aventuras de um bebê que tinha o grito tão forte que assustava a lua, as

estrelas os pássaros e os bichinhos do seu berço. Venha se alegrar com as brincadeiras e gracinhas desta criaturinha de Deus que não pára num só lugar.

Formato: 20cm x 23,5cmPáginas: 24

R$9,90COD. 21402-5

O Grande Resgate de Firula e CompanhiaCom esta divertida história as crianças vão descobrir onde Maneco, um macaquinho muito esperto, foi parar, e também vão aprender a valorizar a amizade, o trabalho em grupo, o amor ao próximo e principalmente, vão dar valor ao que Jesus fez na cruz por todos nós.

Capa DuraFormato: 19,5cm x 21,5cm

Páginas: 34

R$22,50COD. 21403-9

Bíblia Amigos para Sempre

R$26,50

COD. 11013-9

Capa Azul

COD. 11014-3

Capa Rosa

Bíblia própria para crianças com 60 ilustrações de acontecimentos importantes das Escrituras.

Disponível nas cores Rosa e Azul.

Formato: 12cm x 17cm

O Bebê e o seu carro do lixoUm livro altamente educativo, de enredo curto e repleto de imagens que prenderá a atenção do seu pequenino. Este é um livro que conta a história de Felipe, um menino que retrata o cotidiano de qualquer criança esperta e curiosa, interessado em descobrir o mundo real.

Capa DuraFormato: 23,5cm x 23,5cmPáginas: 56

R$22,50 COD. 21404-3

Page 25: Revista Palavra de Paz nº 18

46

| P

alav

ra d

e Pa

z

47

| P

alav

ra d

e Pa

z

Revendedor (a),

Catálogo Pedido WebInovar e melhorar é o nosso objetivo!

Agora você já pode fazer seus pedidos do catálogo via web. E é muito simples.

Acesse o site www.catalogopalavradepaz.com.br, informe seu código e sua senha e preencha o formulário com seus pedidos.Este procedimento substitui o envio da carta-resposta e torna o processo mais rápido.

Se você ainda não tem código e senha, entre em contato com nosso SAC por e-mail ([email protected]) ou então ligue para 0300-7887898.

IMPORTANTE:Você poderá fazer apenas um pedido, correspondente

a uma carta de um catálogo. Ou seja, é como se você estivesse enviando para nós a carta correspondente a uma determinada edição do catálogo. O pedido tem que ser feito, por completo, de uma só vez.

Equipe Palavra de Paz

E mais...Jogo da Memória

COD. 00001-4

R$ 7,99COD. 00004-6

Quebra-Cabeça150 peças

R$14,20

COD. 00002-8

COD. 05077-4

Kit Marca Páginas

R$3,96Kit com 18 unidades variadas.

Vamos Colorir

COD. 21029-7

R$2,20 cada

COD. 21028-3

Page 26: Revista Palavra de Paz nº 18

48

| P

alav

ra d

e Pa

z

49

| P

alav

ra d

e Pa

z

Quantas bênçãos o Senhor já concedeu a você? Quantas maravilhas ele já realizou na sua vida? Você já pensou em parar e fazer uma lista de todas as provas do amor e fidelidade de Deus por você? Talvez uma lista de todas as bênçãos que Ele já realizou até hoje na sua casa, na sua família, no seu coração... Infelizmente, nem sempre a gente lembra daquilo que o Senhor fez por nós. Muitas vezes, nós só lembramos daquilo que queremos que Ele ainda faça.

O salmo 103 é um exemplo de gratidão, porque o salmista fala em bendizer o Senhor por todos os bene-fícios que Ele já fez. Nos versículos adiante, ele ainda fala que é o Senhor quem perdoa todas as suas iniqüi-dades, que sara todas as suas enfermidades, que redime a sua vida da perdição e que o coroa de benig-nidade e de misericórdia. Por isso, prefira agradecer mais a Deus do que apenas pedir. Adore ao Senhor por todos os benefícios que Ele tem dado a você! Ele é digno de honra e glória para todo o sempre!

Aos Irmãos na Fé

Nome:

Endereço: Número:

Complemento: Bairro:

Cidade: Estado:

CEP: Telefone: ( ) E-mail:

CPF:

Períodos: Quant. revistas:

Valor mensal: R$

(Quant. X R$10,00 por revista)

Valor total: R$

(Valor mensal X número de meses)

Indique um amigo para ser assinantee se tornar um ajudador do ministério Palavra de Paz

Central de Relacionamento Palavra de Paz

0300 788 78 98www.palavradepaz.com.br

“Bendize, ó minha alma,ao Senhor, e não te esqueçasde nenhum de seus benefícios”(Salmos 103:2)

Page 27: Revista Palavra de Paz nº 18

50

| P

alav

ra d

e Pa

z

Programa Palavra de PazRenovando vidas e famílias

PromoÇÃo

Neste final de ano nós vamosmobiliar a sua casa!

Cadastre-se no nosso site (www.palavradepaz.com.br)e participe da promoção. É muito simples!

Pode ser que você comece o ano de 2010 com a casa renovada!

*Im

agen

s m

eram

ente

ilu

stra

tiva

s