Revista PERFIL Itajaí

40
Edição 02 : : Janeiro de 2014 : : Itajaí DECORAÇÃO Transparências ganham as ruas neste verão MEDO DE DIRIGIR? LOOKS Saiba como enfrentar esse obstáculo Veja quais as tendências para 2014 PERFIL

description

2a. Edição

Transcript of Revista PERFIL Itajaí

Page 1: Revista PERFIL Itajaí

Edição 02 : : Janeiro de 2014 : : Itajaí

DECORAÇÃO

Transparências ganham as ruas neste verão

MEDO DE DIRIGIR?

LOOKS

Saiba como enfrentar esse obstáculo

Veja quais as tendências para 2014

PERFIL

Page 2: Revista PERFIL Itajaí
Page 3: Revista PERFIL Itajaí
Page 4: Revista PERFIL Itajaí
Page 5: Revista PERFIL Itajaí
Page 6: Revista PERFIL Itajaí

PERFIL Itajaí

EDITOR Henrique Otávio de Almeida

DIRETOR DE ARTEFábio Kioshi Suzuki

GERENTE COMERCIALGuilherme Almeida

Rodrigo Costa

TEXTOS Henrique Otávio, Guilherme Genauck,

Maria Eduarda Z. de Oliveira, Mariana Lenharo, Roberto Cabral, Janete Krueger, Lisiane Pazeto,

Uva Rosa, Patrícia Affonso, Tais M. Bortolin, Kathia M. Donansan, Felipe R. Schimidt.

CAPAFotos: Fábio Kioshi Suzuki

COLABORARAM NESTA EDIÇÃOStudio M

IMPRESSÃO E ACABAMENTOTipotil

DISTRIBUIÇÃOEditora Norte Catarinense Ltda

Revista PERFIL Itajaí é distribuída com exclusividade no litoral norte de Santa Catarina, na cidade de Itajaí.

PARA ANUNCIAR (47) 3345.2554 (47) 8430.7220 (47) 9961.4191 [email protected]

REDAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO Rua Albatroz 158, Balneário Piçarras – SC

CEP 88380-000(47) 3345.2554 | (47) 9912.9179

[email protected]

Revista PERFIL Itajaí, edição 02, Ano 02, é uma publicação mensal da Editora Norte Catarinense Ltda.

Todos os direitos reservados.

Revista PERFIL Itajaí não se responsabiliza por conceitos emitidos em artigos assinados ou por qualquer

conteúdo publicitário e comercial, sendo esse último de inteira responsabilidade dos anunciantes. As imagens

sem créditos foram fornecidas para divulgação.

ATENDIMENTO AO LEITOR [email protected] conosco, dê sua opinião!

editorial & expediente06

DIRETOR - EDITOR Henrique Otávio de Almeida

O ano inicia com a proposta do trabalho acima de qualquer outra atividade. De acordo com o calendário Chinês, em 31 de janeiro de 2014 terá início o ano do cavalo. A tradição chinesa diz que existem cinco elementos (Metal, Água, Madeira, Fogo e Terra) que se associam ao animal do ano, revezando-se, e 2014 será o ano do cavalo de madeira, que retorna depois de 60 anos.

É um tempo de colheita, de renovação e de mudanças. O ano é oportuno para quem quer alcançar o sucesso e transformar a própria realidade superando questões de trabalho com determinação e coragem.

O cavalo é um trabalhador incansável. Essa inquietude e a força desse movimento fará com que aqueles projetos engavetados há tempos saiam, enfim, do papel. Um ano decisivo para quem estiver disposto a buscar o seu lugar ao sol.Pensando nisso, lembro-me de tudo que plantamos em 2013. Foram grandes campos de amizade e reciprocidade. E muito trabalho.

Dia 31 de janeiro de 2014 é uma data comemorativa na história da Editora Catarinense. Coincidência ou não, neste dia, atingimos a marca de três publicações mensais consolidadas e uma trimestral líder de mercado: PERFIL Navegantes, PERFIL Itajaí, PERFIL Joinville e Lista Náutica; abrangendo 15 cidades do norte de Santa Catarina; com 102.000 exemplares por ano; e pelo menos 30.000 leitores por mês.

São números ainda pequenos para os traçados para 2014. O importante agora é a determinação para continuar a execução de tudo o que planejamos no ano que passou. E o cavalo há de ajudar!

Para você leitor, conte conosco em sua jornada de trabalho, seja para publicar seus produtos ou serviços, seja para uma boa leitura na hora do intervalo ou presenteando um amigo.

Conte sempre com a Revista PERFIL.E aí, vamos trabalhar?!

Henrique OtávioEditor

2014Trabalho, força e determinação

Page 7: Revista PERFIL Itajaí
Page 8: Revista PERFIL Itajaí

Por : : Guilherme Genauck – Corretor e Advogado da Edson Seguros

C om o aumento do patrimônio surge a necessidade de se proteger contra riscos que esses bens podem sofrer, sendo o seguro um grande aliado

neste momento. Ocorre que boa parte das pes-soas quando pensam em proteger seu patrimônio lembram principalmente do seguro de seu veícu-lo, esquecendo-se muitas vezes do seguro de seu bem mais valioso: sua casa. O seguro residencial é bem mais barato que muita gente imagina. Por um valor anual que pode partir de 0,1% do valor do bem, você pode proteger sua casa ou seu apartamento de riscos como incên-dio, vendaval, roubo, danos elétricos, entre outros. É bem menos que um seguro de automóvel que pode custar 10% do valor do carro, ou até mais, dependendo do perfil e ano do veículo. Atualmente as seguradoras oferecem pacotes per-sonalizados, com diversas coberturas. A principal delas é a de incêndio, que oferece o valor maior de indenização. As demais coberturas são acopladas ao plano principal e podem variar de acordo com a necessidade da pessoa.

O preço do seguro é proporcional ao risco do imó-vel e as coberturas contratadas. Quem mora em apartamento paga menos que aquele que mora em casa. Para casas de veraneio o custo é mais alto que para casa habitual, assim como para casas de madeira também é para casas de alvenaria. Com a concorrência do mercado cada vez mais acirrada, bem como o acesso a informação que a popula-ção atualmente possui, as seguradoras oferecem para se destacar pacote de assistência que pode ser altamente vantajoso para o cliente, se contrata-do e utilizado adequadamente. As coberturas de assistência são oferecidas mui-tas vezes nos planos mais básicos e incluem vários serviços, que podem variar desde o fornecimento de mão-de-obra elétrica e hidráulica, conserto de eletrodomésticos linha branca, chaveiro em caso de perda de chaves, vidraceiro, limpeza de caixa d’agua até a serviços de vigilância em caso de ar-rombamento do imóvel. Fato é que se o seguro for contratado adequada-mente, aliado ao seu baixo custo (que dependen-do das coberturas contratadas pode custar de

R$ 100,00 a R$ 200,00 por ano), e utilizado al-gum dos serviços de assistência oferecidos, fará com que o segurado ‘recupere’ o valor investido na contratação. Sendo assim, o seguro residencial que muitas vezes é deixado de lado pelas pessoas vale a pena ser contratado, pois além de garantir a proteção do maior patrimônio da família, contra os infortúnios futuros e incertos, presta assistência e proteção em situações cotidianas que apesar de não cau-sar grande prejuízo econômico, causam irritação e transtorno.

RESIDENCIAL?

COMPENSA FAZER

Atualmente com o aumento da renda da população vemos cada vez mais pessoas adquirirem seu veículo bem como a tão sonhada casa própria.

Qualquer que seja o plano contratado, é indispensável a orientação de um corretor de seguros para indicação da seguradora com melhor custo benefício do mercado. Há que se atentar não somente ao preço, mas qual empresa faz o melhor atendimento caso haja a necessidade de utilização do seguro.

consultoria & negócios08

Page 9: Revista PERFIL Itajaí
Page 10: Revista PERFIL Itajaí

Com a documentação completa e as informações definidas é iniciado o efetivo processo de constituição da empresa, de acordo com os seguintes passos, sob a responsabilidade de um escritório de contabilidade:

• Pedido de Viabilidade junto à Junta Comercial;• Pedido de Viabilidade é analisado pela: Junta Comercial do Estado de Santa Catarina, Secretaria do Estado da Fazenda, Corpo de Bombeiros Militar, Secretaria de Planejamento, Vigilância Sanitária, Fundação do Meio Ambiente – FUNDEMA e Fiscalização Tributária. Se o pedido de viabilidade se estiver de acordo com as normas é deferido por todos os analisadores.• Após aprovado inicia-se a elaboração dos seguintes documentos: Capa do Processo; Pedido de viabilidade válido; Documento de Constituição; FCN (Ficha de Cadastro Nacional de Empresas) 01 e 02; DBE (Documento Básico de Entrada no CNPJ); Guias DARF e DARE; Declaração de Micro Empresa (se for o caso). Após prontos, o processo será protocolado na Junta Comercial, onde o tempo médio de análise é de 10 a 15 dias, dependendo do período do ano.• A Junta Comercial aprovando o processo, automaticamente é constituído o CNPJ da empresa e a Inscrição Estadual (se for o caso);• Após o CNPJ constituído deverá ser providenciado os Alvarás (FUNDEMA, Vigilância Sanitária, Bombeiros e Municipal). Com tudo em mãos a empresa está apta para “abrir as portas” e iniciar uma grande história de sucesso!

Todo o processo deverá ser acompanhado por um Escritório de Contabilidade de sua confiança, para que tudo seja feito seguindo o que é determinado no Código Civil e nas Instruções Normativas que regem sobre o assunto.

Por ondecomeçarPor : : Maria Eduarda Zanichelli de Oliveira – Vanguarda Contabilidade Filial Barra Velha

Com o constante crescimento da economia, o interesse em iniciar o próprio negócio vem sendo despertado na mente dos brasileiros, mas a maioria não sabe exatamente por onde começar.

O primeiro passo é focar no planejamento do novo negócio.Definir o segmento: Comércio, Indústria, Prestador de Serviços...Definir o ramo de atuação: Alimentos, confecção, materiais de construção, informática, construção civil... Logo que se escolhe o ramo a ser seguido é importante, com auxílio do setor societário de um escritório de contabilidade, definir tais informações:Natureza Jurídica da empresa: Sociedade Limitada, Empresário Individual ou EIRELI -Empresa Individual de Responsabilidade Limitada Sócios/Titulares da empresa: Caso a Natureza Jurídica escolhida seja Sociedade Limitada, a empresa deverá possuir dois ou mais sócios. É importante lembrar que marido e mulher só poderão ser sócios no caso de eles serem casados pelo regime de Comunhão Parcial de Bens.Administração da Sociedade: A sociedade pode ser administrada por um sócio, isoladamente; ou por dois sócios, que pode ser também isoladamente ou em conjunto. É recomendado que seja em conjunto para que nenhuma decisão seja tomada sem que haja o consentimento da outra parte, pois os dois sempre precisarão assinar juntos (cartório, banco, cadastro de fornecedores...). Os sócios administradores são obrigados a receber pró-labore (tornando-se contribuintes dos INSS).Endereço da empresa: Verificar junto à Prefeitura Municipal na Secretaria de Planejamento se o local

Documentos para abertura de empresa(poderão variar de acordo com a cidade).

Documentos Pessoa Física:• Documentos pessoais dos sócios; Título de Eleitor ou IRPF; Cartão do PIS; Se casado, Certidão de Casamento; Comprovante de endereço residencial;Documentos do imóvel:• Matrícula do Imóvel; Comprovante de endereço; Carnê de IPTU ou Ficha de Lançamento do Imóvel; Contrato de locação (no nome dos sócios e após o CNPJ constituído deverá ser feita a transferência para o nome da empresa);

escolhido pode receber empresa da atividade escolhida. Razão Social (Nome): Deverá ser verificado na Junta Comercial se a Razão Social escolhida poderá ser utilizada. Escolher também o nome fantasia, este que será usado para divulgação da empresa (fachadas, placas...)Capital Social: É o valor que será investido inicialmente na empresa. Além de valores em moeda corrente nacional, poderão também ser integralizados no Capital Social da empresa Imóveis, estes que deverão estar devidamente escriturados no nome do sócio/titular que estará integralizando.

?10 consultoria & negócios10

Page 11: Revista PERFIL Itajaí
Page 12: Revista PERFIL Itajaí

MÉDICO RECEBE RELATÓRIOA ferramenta permite que o paciente anote os dias em que teve dor de cabeça, qual foi sua intensidade, se houve algum fator desencadeante – como período menstrual, estresse, falta de sono – se o paciente tomou algum medicamento, entre outros dados. O aplicativo faz um cruzamento de informações e cria relatórios sobre o histórico do paciente, que podem ser enviados em PDF para o médico.

dor de cabeça crônicaFerramenta substitui diário de dor de cabeça em papel e envia relatório ao médico com frequência de crises do paciente.Por : : Mariana Lenharo – Jornalista

Um dos princípios modernos do tratamento de dores crônicas é que o paciente tenha uma participação ativa na terapia, de acordo com o neurologista Ariovaldo Alberto da Silva Jr., do Ambulatório de Cefaleias do Serviço de Neurologia do Hospital das Clínicas da UFMG. No caso das dores de cabeça crônicas, é fundamental que o paciente mantenha um diário para registrar a frequência com que as crises aparecem e quais foram os fatores desencadeantes.Os médicos especializados no tratamento de cefaleias costumam pedir que o paciente leve consigo um diário de dor de cabeça, em que deve anotar diariamente essas informações.

O aplicativo, chamado simplesmente “Dor de Cabeça”, foi desenvolvido por um time de especialistas de instituições como a Santa Casa de Belo Horizonte e o Hospital das Clínicas da UFMG, do qual Silva Jr. faz parte. Ele apresentou o programa, que foi criado há cerca de um ano, em uma mesa redonda sobre novidades no tratamento de dor no Simpósio Brasileiro e Encontro Internacional sobre Dor (Simbidor). Ele observa que, quando a dor ocorre em uma frequência baixa, uma vez por mês, por exemplo, é fácil lembrar-se para comunicar ao médico. “Mas quando o paciente passa a abusar de analgésicos e ter dor frequente, quase diária”, segundo Silva Jr., é comum que ele perca o controle de quantas vezes é acometido pelas crises.

“Se a pessoa tem dor de cabeça frequente, é importante começar a anotar. Vai facilitar muito quando for ao médico e, o mais importante, vai facilitar sua visão sobre sua própria saúde, porque a dor vai se cronificando aos poucos e pode ser difícil perceber isso sem esses dados”, diz Silva Jr. O aplicativo está disponível gratuitamente na Apple App Store e também para celulares com sistema Android.

O app permite registrar a frequência e intensidade da dor, entre outras informações.

Diante da resistência dos pacientes em carregar esse caderno, um grupo de neurologistas de Belo Horizonte resolveu criar um aplicativo para celular que pudesse desempenhar essa função.“O diário em papel tinha folhas enormes, e o paciente, quando melhorava, parava de usar. E às vezes essa é a hora em que a gente mais precisa das informações, para melhorar a evolução”, diz Silva Jr. “Percebemos que aquilo tinha um aspecto simbólico de o paciente ficar aprisionado no papel. Com o aplicativo não, é apenas mais um que está no celular, como vários outros para gerenciar seu cotidiano.”

Pesquisadores criam aplicativo para pessoas com

12 tecnologia & informática

Page 13: Revista PERFIL Itajaí

Edito

ra C

atar

inen

se P

ublic

idad

e e

Prop

agan

da

Page 14: Revista PERFIL Itajaí

14 motors sports

Por :: Roberto Cabral – Jornalista

como enfrentar esse obstáculo?

Algumas pessoas costumam ficar apavoradas, tensas e chegam a suar frio só de pensar em estar diante de um carro ou, pior ainda, sentadas no banco do motorista. As principais vítimas dessa síndrome são as mulheres que, por diversas razões, criam barreiras e apresentam sintomas como pernas trêmulas, mãos úmidas e boca seca ao conduzirem um automóvel. Simples ansiedade ou medo patológico? Especialistas afirmam que é possível identificar as causas do problema e, com acompanhamento adequado, superar o medo de dirigir.O perfil das motoristas mulheres no Brasil é positivo: elas são consideradas mais prudentes e responsáveis e estão menos presentes em acidentes graves. De acordo com dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), aproximadamente 242 mil se habilitaram a dirigir em 2012. Porém, muitas dessas condutoras sofrem com a fobia ao volante.A psicóloga Cecília Bellina, especialista no tratamento do medo de dirigir, de São Paulo (SP), conta que 85% dos frequentadores de sua clínica são do sexo feminino. “Uma das minhas pacientes não dirige porque o pai falava que carro é coisa para homem”, conta. Se a mulher realmente souber dirigir, mas não conseguir, a indicação é enfrentar a situação. “Recomendo escolher dez destinos e tentar um de cada vez. Em um determinado momento, a emoção diminui”, diz Cecília.

Medo de dirigir

Autocrítica e machismo

Segundo pesquisas realizadas pela psicóloga Neuza Corassa, autora do livro “Vença o Medo de Dirigir”, o público feminino, especialmente na faixa etária entre 30 e 45 anos, é o que mais sofre com isso. “Cerca de 80% das mulheres que tem a síndrome possuem carteira de habilitação. O problema atinge pessoas extremamente responsáveis e que diante do desafio sentem-se ameaçadas e obrigadas a alcançar sucesso em tudo”, explica.Entre as possíveis causas do bloqueio estão os modelos impostos pela sociedade. “Se a mulher tem mais de 30 anos, a figura masculina sempre esteve no comando da casa, da família, dos negócios e com a imagem do homem ao volante com certo poder atrelado ao carro”, justifica. Além disso, ela afirma que as brincadeiras da infância sempre foram estereotipadas. “Ao brincar com carrinho, o menino naturalmente entende o ato de dirigir. Já no caso da menina que brinca com bonecas, a mensagem recebida é que, quando crescer, ela vai cuidar da casa e dos filhos”, ressalta.

Driblando o medo

A fobia de dirigir, que é o medo excessivo de estar ao volante, nem sempre está relacionada ao fato da pessoa não dominar o carro e sim com questões sociais. “O que atormenta o fóbico é a desaprovação do outro. Medo de errar. Ele não permite o treino que resultará no domínio da máquina. E quanto menos domínio da máquina, mais medo de errar. É um círculo vicioso”, diz Neuza, que atua em Curitiba (PR).Para reverter esse cenário, a psicóloga explica que é preciso driblar o medo. “Depois de um tempo em que o indivíduo cria uma “trilha” com o automóvel, é necessário que os familiares e amigos tenham paciência, compreendam e apoiem a motorista”, frisa. Para ela, essas pessoas apresentam uma capacidade intelectual muito boa e estão acostumadas a resolver coisas complexas, entretanto, o medo produz o bloqueio. “Elas não conseguem ver o quanto é simples dirigir. Simples no sentido da repetição dos movimentos, pois para elas é o que há de maior sofrimento”, finaliza.

Com força de vontade

Veja a seguir diversas dicas da psicóloga Neuza Corassa para enfrentar o medo de dirigir:

• Treine direção pelo menos duas vezes por semana;• Para algumas pessoas, entrar no carro é mais difícil que o treino propriamente dito. Não invente desculpas;• Não peça ajuda ao companheiro, para evitar desentendimentos. É melhor recorrer a um profissional;• Há técnicas de relaxamento para baixar o nível de noradrenalina e diminuir a sensação de pânico;• Quando o medo provoca taquicardia, tremedeira ou falta de ar, é hora de procurar um psicólogo.

Page 15: Revista PERFIL Itajaí
Page 16: Revista PERFIL Itajaí

16 mercado imobiliário

Por :: Roberto Cabral – Jornalista

Vantagens apontadas:

- Diversidade: diversas formas de abertura em uma só fechadura, dependendo do modelo, (biometria, senha e chaves tradicionais);- Conforto e praticidade: não precisa carregar mais as chaves, correndo o risco de perdê-las. Na instalação não utiliza fios de energia para sua ligação. Usa somente como fonte de alimentação pilhas comuns AA;- Segurança: não oferece possibilidade de copiar a digital do usuário. Ao bater a porta, a fechadura tranca automaticamente (dependendo do modelo).

Não mais!

Olhando pelafechadura?

As fechaduras tradicionais, aos poucos, estão sendo trocadas pelas eletrônicas. Zoilo José Mateus Vieira, da Inteligent Home, comenta baseado na experiência da empresa que o produto ainda é mais usado no mercado empresarial, mas alguns consumidores residenciais já começam a valorizar as facilidades da fechadura eletrônica para uso doméstico.

As fechaduras biométricas também são formadas por duas partes, uma mecânica e a outra eletrônica. O profissional explica que essas fechaduras funcionam a partir da inserção da digital cadastrada.

“Todas as impressões digitais são únicas e exclusivas, tornando-as ideais para identificação pessoal. Outra característica das fechaduras biométricas é a rapidez dos leitores biométricos que reconhecem as digitais com uma probabilidade de erro que fica abaixo de 0,001%. Alguns modelos de fechaduras biométricas também oferecem a abertura por senhas e, em sua maioria, possuem chaves mecânicas”, esclarece.Para ele, a fechadura biométrica é mais segura pelo fato de não conseguir copiar uma digital, desde que atentando-se para o fato de que a mesma possua uma parte mecânica adequada para um determinado local, pois existem vários mecanismos de tranca que diferem de modelo para modelo.

Manutenção

Zolio afirma que a manutenção é barata. “É um produto que não exige manutenção e sim cuidados em seu manuseio. É como se fosse o seu carro, se você tiver os cuidados necessários não terá problemas. Não se deve utilizar substâncias corrosivas para limpar a superfície da fechadura. Quando indicado, é preciso fazer a troca das pilhas. Ter delicadeza ao tocar os botões. Caso haja mau funcionamento, vale procurar a empresa que fez a venda para verificar o problema.

Zolio explica que todas as fechaduras eletrônicas são formadas por duas partes. Uma eletrônica e a outra mecânica. Na sua totalidade, todos os modelos funcionam a partir de um jogo de quatro pilhas AA (1,5v) como

fonte de alimentação, mas há modelos que chegam a utilizar até oito pilhas AA devido à utilização de controle remoto para abertura da porta à distância.

As fechaduras com senhas utilizam somente códigos numéricos para abertura. Geralmente o cadastro desse código, que pode ser inserido, é de quatro a doze

dígitos, dependendo do modelo da fechadura.

Outra característica é a disponibilidade de diversos tipos de teclados, como touch, de metal e silicone, borracha e silicone ou em acrílico com iluminação quando acionada a fechadura. Alguns modelos também oferecem

a possibilidade de abertura através de chaves tradicionais.

POR DENTRO DAS FECHADURAS

******

Page 17: Revista PERFIL Itajaí
Page 18: Revista PERFIL Itajaí

Este ano que se inicia será especial, pois teremos eventos, acontecimentos em todo o país que provavelmente mudarão nossas vidas. Um ano de Copa do Mundo e eleições presidenciais, já são por si só grandes eventos, mas esta Copa sendo em nosso país... Poderemos ver o mundo vestir verde e amarelo. Serão as cores das janelas, dos carros, das camisas. E como será a decoração? Bem esta seguirá outro caminho, pois para 2014 teremos as nuances de azul e os neutros reformulados que são algumas das tendências apontadas pelas fabricantes de tintas. O azul esverdeado suave, o azul iluminado e o cinza-roxo são versáteis, podendo ser combinados com outros tons em um mesmo ambiente. Para suprir os fluorescentes de 2013, entram os matizes energéticos amarelos, laranjas e vermelhos. A decoração, assim como a moda, vivem de ciclos. Para 2014, também teremos tons coloridos, vintage, étnicos, animalescas e padrões geométricos que vão criar dimensão e interesse em qualquer espaço deixando o ambiente cool (legal, fresco). Mas, lembre-se estes tons coloridos devem ser usados em objetos de fácil troca, pois logo saem de moda ou saturam o espaço.

2014?E O QUE TEMOS PARA Por : : Janete Krueger – Arquiteta

18 ambiente & decoração

Page 19: Revista PERFIL Itajaí

ambiente & decoração 19

Veja as apostas para o próximo ano e suas variadas aplicações na decoração da casa, apresentadas por duas grandes marcas: “ O azul Curaçau Blue é a cor do ano para a Suvinil, marca de tintas imobiliárias da BASF e líder no segmento Premium, em 2014. A tonalidade limpa e iluminada desse tom, que evoca os sentimentos de compreensão e pertencimento, faz parte do estudo anual de tendências apresentado este ano sob o tema comportamental Voz, que transmite a sintonia entre as cores e a vida das pessoas. As 33 cores selecionadas para 2014 foram divididas em três temas: Pulsante, Elementar e Plural. Cada paleta de cor inspira a transformação de lugares simples em ambientes que traduzam a personalidade e o momento da vida das pessoas.”

“A Coral tem como principal tendência de cor para 2014 a combinação da harmonia natural do verde com a tranquilidade do azul. O tom azul esverdeado possui uma característica suave, tornando-se o novo ‘queridinho’ no mundo do design. Uma cor que veio para simbolizar equilíbrio e deve ser combinada com tons neutros e matizes amadeirados. Mesmo sendo uma nuance tão específica, esse azul esverdeado é versátil e funciona bem em diferentes combinações de cor. Seu lugar na esfera de cores fica oposto ao coral e ótimo com delicados tons de rosa e ocre quente, mas se a intenção é uma decoração mais moderna, deve ser combinado com outros tons de azul esverdeado, de verde e de azul para criar um efeito tom sobre tom.”

Quando se fala de cores é importante lembrar que não se refere apenas as tintas nas paredes, mas também das cores dos móveis, lustres, almofadas, cortinas, tapetes e assim por diante. A decoração é um combinado de itens e cores em um ambiente, seja comercial ou residencial, que precisa estar em harmonia para não “gritar” aos nossos olhos e se tornar um espaço impossível de ser habitado.Neste próximo ano temos apostas de cores, o que não determina que todos devem ter suas casas no mesmo tom, afinal o toque pessoal é a essência do lar, porém é possível aproveitar as novidades da decoração pra dar aquele charme todo especial a casa.

Page 20: Revista PERFIL Itajaí

perfil20

Por : : Henrique Otávio

Muita gente tem vontade de empreender e só de pensar nos custos opera-cionais, já começa a sentir calafrios. Ideias inusitadas – e mesmo aquelas com um suposto “retorno garantido” – surgem com mais facilidade do que são pos-tas em prática e, não raro, acabam caindo no esquecimento pela dificuldade em torná-las palpáveis. Foi para concretizar o sonho desses empreendedores que a Oniqua Escritórios Virtuais surgiu, em agosto de 2013. Os proprietários do centro de negócios, Douglas de Andrade e Priscila Schweitzer Dallagnolo, ele economista e ela administradora de empresas, resolveram levar adiante a vontade de buscar novos mercados. Priscila queria investir e abrir sua própria empresa, mas lhe faltava uma ideia atraente. Ao conhecer o empresário e eco-nomista Douglas (que está em franca expansão da sua unidade de Escritórios Virtuais em Jaraguá do Sul), uniram-se para uma empreitada inteligente, alian-do a experiência e a vontade de empreender. Após algumas reuniões, surge a parceria para trazer o escritório virtual inteligente à Itajaí. Esse tipo de negócio foi trazido da Europa e dos Estados Unidos há mais de vinte anos e ainda é pouco comum em Santa Catarina.

Conte-nos um pouco sobre sua trajetória. Como nasceu a Oniqua Escritórios Virtuais?

Priscila: Eu possuo formação em Administração de Empresas. O Douglas é Economista formado na FURB e empresário há cinco anos. Tem experiência em grandes empresas e multinacionais no setor de compras. Conhecemo-nos através do LINKEDIN, marcamos uma reunião, pois eu queria abrir um negócio e me faltava uma boa ideia. Através da apresentação da empresa dele JBC Jaraguá Business Center eu entrei em contato para saber mais desse tipo de negócio. O Douglas me apresentou detalhes, disse que já estava há anos son-dando Itajaí para abrir uma filial, porém precisava de um sócio para tocar os negócios desta nova unidade. Ao formatarmos o projeto, levou cerca de 60 dias, e iniciamos o processo de instalação na cidade.

Escritório Virtual: uma solução prática, inteligente e econômica para seu negócio ter sucesso.

Page 21: Revista PERFIL Itajaí

perfil 21

Quando surgiu esse conceito de Escritório Virtual no Brasil?

Priscila: O primeiro surgiu há 20 anos. Veja que não é uma ideia tão recente, mas ainda assim, inovadora.

Como funciona o modelo adotado pela Oniqua?

Priscila: A Oniqua é um centro de negócios que oferece serviços de apoio ao empreendedor e empresas de pequeno porte. Através dos nossos serviços de Endereço Fiscal, Atendimento Telefônico Personalizado, Coworking, Salas Exe-cutivas, Recepção, Secretária, Sala de Reuniões, damos condições ao empre-endedor e empresas de pequeno porte, iniciarem suas atividades a baixíssimo custo proporcionando serviços que atendem suas necessidades e com preços que cabem em seus bolsos.

O que levou a empresa à escolha do município de Itajaí para abrir uma filial?

Priscila: Por eu morar em Itajaí há oito anos e o Douglas sempre ter a ideia de ter uma filial aqui, a gente uniu a oportunidade com a vontade de empreender. Além de termos plenas razões de investimento na cidade, sabendo o tamanho do seu potencial e carência para esse tipo de serviço.

Qual a proposta da empresa para a cidade?

Priscila: Viabilizar endereços fiscais com o serviço mais diligente possível em termos de gerenciamento de correspondências, encomendas e ligações. Esses serviços que normalmente compõem o pacote básico de instalação, mínima necessária para a abertura de uma empresa, a Oniqua pode prestar aos clien-tes a baixo custo, viabilizando o início desta empresa nos primeiros anos de vida, pois através da Oniqua o cliente não necessita investir seu capital inicial em instalações.

O que você considera ser o maior benefício de se con-tratar um Escritório Virtual aqui em nossa região?

Priscila: Baixo Custo. Sem dúvidas.

O que a Oniqua oferece aos clientes?

Douglas: Endereço Fiscal, Atendimento Telefônico personalizado, Coworking com planos a partir de 10 horas, salas executivas por hora, plano de pacote de horas 20h, 40h, 80h ou personalizado, integral, sala de reuniões, cozinha completa, central telefônica moderna de última geração, recepção guarneci-da de água, café, revistas e secretária das 08:00h às 18:00h sem fechar para o almoço, serviços de motoboy virtual para os clientes da Oniqua, secretária virtual com serviços de agenda de profissionais como advogados, psicólogos e demais profissionais, gerenciamento dos cartões de visita através de banco de dados. Serviços de digitação, digitalização e impressão para os clientes.

Quais os planos de contratação que disponibilizam, e qual a forma de pagamento?

Douglas: No escritório virtual os planos são personalizados, e o mais próximo possível da realidade de cada cliente. Portanto o cliente tem o direito de combi-nar serviços ou adquirir apenas aquilo que realmente necessita. Não há carên-cia de contrato, pois esse contrato vale enquanto o cliente precisar da Oniqua. A forma de pagamento é simples, paga e usa. Dinheiro, ou boleto bancário.

Page 22: Revista PERFIL Itajaí

perfil22

Os serviços são maleáveis e adaptáveis às suas necessidades. Não preciso me preo-cupar com serviços e rotinas administrati-vas, de gestão, de limpeza etc., e mesmo assim disponho de um espaço totalmente adequado, quando eu quiser.

Quem são os empresários que encontramos na Oniqua de Itajaí?

Douglas: Empresários do ramo de telecomunicações, traders, representantes comerciais, advogados, psicólogos, transportadoras, decoradores, auditores, assessores, publicitários, empresas de prestação de serviços em geral.

Mas, além das vantagens financeiras, o que atrai trabalhar em um coworking? Motivação é a palavra da vez para muitos coworkers e estar em um mesmo ambiente com vários outros profissionais dá a possibilidade de gerar networking e novos negócios.Um ponto forte de se utilizar este tipo de espaço é se despreocupar das res-ponsabilidades e questões administrativas que se enfrenta quando se abre o próprio negócio. A vantagem apontada pelo advogado Daniel Melim, integran-te do escritório Melim e Mohr – Advogados e cliente da Oniqua Escritórios Virtuais de Itajaí/SC, foi que o aumento de trabalho, gerou também aumento nos serviços administrativos, tirando o foco da sua atividade. Estar em um es-critório virtual tira toda a carga destes serviços, liberando-o para se dedicar a sua finalidade: o seu negócio. “Além disso, é possível uma gestão de horários mais flexíveis, na medida em que você não tem que estar ‘full time’ na empresa, resultando em maior qualidade de vida”. Ele confirma ser muito mais econômi-co do que manter um escritório tradicional. “Os serviços são maleáveis e adap-táveis às suas necessidades. Não preciso me preocupar com serviços e rotinas

administrativas, de gestão, de limpeza etc., e mesmo assim disponho de um espaço totalmente adequado, quando eu quiser”. A desvantagem apontada por ele, pode ser muito mais fácil de administrar: “A mudança de paradigma re-quer uma certa disciplina para gerir o tempo ocioso que se cria”, finaliza Daniel.

Qual o perfil de cliente e parceiro de negócios que a em-presa busca?

Douglas: São profissionais liberais, independentes e que buscam iniciar suas atividades minimizando o impacto dos altos custos das instalações iniciais. Clientes que buscam também terceirizar algum serviço por falta de mão de obra, no caso da secretária virtual.

Page 23: Revista PERFIL Itajaí

perfil 23CUSTOS 80% MENORES Um centro de negócios, que reúne escritórios virtuais, é um espaço em que profissionais liberais podem exercer suas funções sem precisar locar e mobiliar seus próprios espaços, reduzindo os custos em até 80%. Na Oniqua Escritórios Virtuais, são sete escritórios mon-tados, com uma linha telefônica própria e uma secretária em comum, com atendimento telefônico personalizado e secretária bilíngue. Além disso, o cliente ainda desfruta de serviços de café, água, luz, limpeza, internet, ar condiciona-do, endereço fiscal e empresarial além de toda segurança e privacidade. Ou seja, como define Douglas, “é só chegar e trabalhar”. Além das salas executivas, de reunião e treinamento, há ainda uma equipe multiprofissional para a prestação de serviços de apoio.As facilidades da Oniqua Escritórios Virtuais podem ser usufruídas com planos de 20, 40 ou 80 horas mensais, além dos planos por hora para quem dificilmente precisa de um endereço fixo – tudo isso livre de gastos com ener-gia elétrica e sem necessidade de avalista.

 A CARÊNCIA DO MERCADO Foi no dia a dia que Douglas percebeu a falta que um es-critório virtual fazia aos profissionais itajaienses. “Eu obser-vava várias pessoas discutindo projetos com os clientes dentro de carros e locais impróprios, além de profissionais querendo montar um escritório sem nem saber por onde começar”, explica. O economista já havia investido dezenas de horas em pesquisas e viagens na abertura de seu primeiro escritó-rio virtual em 2008 na cidade de Jaraguá do Sul e, aliado ao conhecimento local que administradora de empresas Priscila tem, chegaram a um ambiente agradável, seguro, discreto e com toda tecnologia e privacidade necessária para estabelecer o Escritório Virtual em Itajaí.Com toda essa comodidade, você está esperando o que para tirar seu projeto do papel? COWORKING: ALTERNATIVA PARA ABANDONAR O HOME OFFICE A tendência do mercado é cada vez mais “enxugar” os es-critórios, tendo como opção o seu colaborador trabalhar em casa (home office) ou em ambientes que oferecem mais estrutura, profissionalismo e menores gastos: o co-working. Modelo de escritório compartilhado que oferece aos usuários um espaço corporativo completo, por custo até 80% menor e nenhuma burocracia, põe à disposição dos coworkers endereço comercial e fiscal (para abertura de empresa), secretária, sala de reuniões multimídia, sala privativa de atendimento, entre outros benefícios, como internet de alta velocidade e agendamento eletrônico. É baseado no modelo nascido nos Estados Unidos há pou-co mais de 20 anos e seu conceito vai além, proporcionan-do um ambiente colaborativo que estimula a criatividade e possibilita ampliar a rede de contatos. E é justamente essa possibilidade de networking e troca de ideias com diferen-tes profissionais e potenciais clientes, que está atraindo as empresas ao formato. Dados oficiais do site Startup SC in-dicam que em Santa Catarina hoje, existem sete unidades de coworking distribuídas nas cidades de Balneário Cam-boriú, Itajaí, Florianópolis e Joinville.

Uma mensagem para nossos leitores:

Convidamos a todos os leitores a conhecerem nossa estrutura e aderirem a essa nova forma de negócios que até as empresas de grande porte já estão aderindo. Não ter preconceito de estar dentro de um escritório virtual ou coworking, pois além de ser uma solução financeira interes-sante, é uma forma de você mostrar ao mundo que você é profissional de verdade. Convivendo em um centro de negócios como o nosso, você tem condições de ampliar seu networking con-sideravelmente e interagir sutilmente com outros profissionais que estão ali na mesma sintonia.

Page 24: Revista PERFIL Itajaí

Esta técnica é uma grande aliada na prevenção e eliminação da celulite (desde que esteja no início), limpa as toxinas que formam os nódulos de gordu-ra, elimina o inchaço do corpo, aumenta a oxige-nação da pele e relaxa. Além de deixar a pele mais bonita e saudável, também melhora a circulação sanguínea, causando um bem-estar nos períodos da TPM, menopausa e gestação.

A Drenagem Linfática não é uma simples massa-gem, deve ser feita por um profissional habilitado e de forma adequada, se realizada assim tem muitos benefícios, até para pessoas que não tenham re-tenção de líquido ou que tenham passado por uma cirurgia, apenas para ter uma vida mais saudável.

Mas cuidado! Mesmo a drenagem sendo leve e relaxante, tem contra indicações que serão iden-tificadas na avaliação do profissional que realizará o tratamento, ele dirá se o paciente pode ou não receber a drenagem. A prescrição médica somente é indicada nos casos de gestantes, pós-cirúrgico ou cirurgias plásticas, casos indicados somente para fisiote-rapeutas aplicarem o método.

As principais contra indicações são:

- Hipertensão não controlada- Trombose- Febre- Câncer.

A Drenagem Linfática é uma técnica específica de massagem manual realizada com movimentos le-ves, suaves e precisos. A sessão dura na maioria dos casos 1 hora. Esse tipo de massagem não é dolorido nem deixa hematomas, são toques sua-ves apenas para chegar até o sistema linfático.

Por : : Lisiane Pazeto – Fisioterapeuta Consultório Pazeto

Os movimentos leves da drenagem direcionam os líquidos do corpo para o sistema linfático, onde serão eliminados pela urina.

É importante ressaltar que a técnica não ocasiona o emagrecimento, mas ajuda muito na eliminação dos líquidos em excesso do corpo.

LinfáticaDrenagem

É recomendada também, nos pré e pós-operató-rios, principalmente de cirurgias plásticas, absor-vendo os edemas e melhorando a imunidade do corpo, utilizada em todos os casos de linfoedemas.

saúde & bem-estar24

Page 25: Revista PERFIL Itajaí
Page 26: Revista PERFIL Itajaí

Por : : Uva Rosa

Já pararam pra pensar que o verão chegou? Você não vai querer passar este período escondida por baixo de roupas largas e longas por causa dos quilinhos extras, né?! Então, a ordem é começar a se preparar para a estação mais quente do ano. Vamos começar o plano “Corpo Perfeito em 2014” falando sobre um tratamento estético que tem dado o que falar nas clínicas. Conhecido como Heccus, o procedimento é eficaz no combate da celulite e da gordura localizada. O aparelho combina ultrassom de alta potência com corrente elétrica, que provoca estímulos elétricos para ativar o metabolismo e quebrar as células de gordura.

O procedimento pode ser feito até duas vezes por semana. O Heccus promete ser o grande aliado da mulherada que quer conquistar um corpão neste verão.

Uma das quatro modalidades terapêuticas do Heccus é a estimulação australiana que tem como função tonificar e aumentar a musculatura. Além disso, ele é capaz de reduzir a retenção de líquidos, melhorar o fluxo sanguíneo e ativar o sistema circulatório.

E o melhor: Dá para montar um pacote estético de acordo com as necessidades de cada um. Se você quer, por exemplo, perder medidas e exterminar a flacidez pode fazer 30 minutos em uma modalidade e depois mais meia hora em outra para alcançar os objetivos mais rápido.

Ficou interessado(a)? Então, agora você vai ficar com mais vontade ainda de passar pelo tratamento estético, pois promove bons resultados com aplicações rápidas.

A técnica que utiliza o equipamento é

indolor. O máximo que a paciente pode

sentir é uma sensação de formigamento.

O aconselhável é fazer no mínimo 10 sessões para mudar a silhueta em até 3 meses.

O aparelho que elimina gordura, combate a celulite e enrijece os músculos

Heccus:

Perder medidas deitada, acabar com a gordura localizada? Quem nunca sonhou com isso? Pois é exatamente o que o Heccus faz.

O procedimento é simples, basta colocar os cabeçotes dos fios na região a ser tratada para a emissão simultânea de ultrassom e correntes. Cada sessão gira em torno de 30 minutos. É preciso iniciar o tratamento com níveis baixos de intensidade da corrente para ir aumentando cuidadosamente de acordo com os relatos da cliente. Claro que quanto maior a intensidade mais a aparelho irá trabalhar, mas é preciso respeitar a sensibilidade de cada um para não prejudicar o funcionamento do organismo.

Quanto antes melhor – Se você quer esculpir a sua cintura em menos tempo, preste muita atenção na dica: Quem deseja potencializar os resultados do Heccus deve associar o fluído redutor ao tratamento. A aplicação deste produto favorece a dissolução da gordura, a micro circulação e a eliminação de líquidos retidos.

4 em 1

26 beleza & estética

Page 27: Revista PERFIL Itajaí
Page 28: Revista PERFIL Itajaí

O Kangoo Jumps tem botas que lembram as dos patins, mas no lugar das rodinhas estão arcos de molas com um poderoso sistema de amortecimento. “Dá para queimar até 500 calorias em 45 minutos, além de turbinar os membros inferiores”, conta Edu Costa, professor, master trainer Kangoo Jumps no Brasil.Ao calçar os sapatos pela primeira vez, o friozinho na barriga é inevitável. Mas não há motivo para temores: equilibrar-se sobre o Kangoo Jumps é uma tarefa simples. O segredo é pisar sempre no centro do solado e evitar olhar para baixo. Uma vez “lá em cima” é hora de se movimentar: caminhada, corrida, exercícios, coreografias... Dá para fazer muita coisa com o auxílio do aparelho.O Kangoo Jumps possui um sistema que absorve até 80% do impacto gerado durante a atividade física. Assim, não compromete a saúde das articulações. E se você está em guerra com a indesejável celulite, não perca tempo! Aposte no treino elaborado pelo expert e saia vitoriosa dessa batalha, com apenas 30 minutos de exercícios... e

O Kangoo Jumps tem uma promessa tentadora: queima até 500 calorias em 45 minutos, turbina os músculos inferiores e ajuda a dar fim à celulite. Experimente!

Por : : Patrícia Affonso - Jornalista

apenas num pulo

Da diversão

muita descontração!Você deve realizar cada exercício por 1 minuto, passando para o próximo na sequência sem intervalo, como um treino de circuito. Quando terminar o último, faça uma pequena pausa, apenas para retomar o fôlego, e volte ao início. No total, devem ser realizados 3 circuitos completos.É importante, especialmente para as iniciantes, que os exercícios sejam realizados na ordem proposta. Eles começam simples e vão sendo dificultados, gradativamente, conforme a praticante adquire mais habilidade sobre o Kangoo. Para um resultado satisfatório, faça os exercícios de 2 a 3 vezes por semana, sempre intercalando com um dia de descanso. Agora é com você. Pronta para pular muito?

Redução de impacto em até 80%: Kangoo Jumps é o calçado de menor impacto no mundo;

Rápida queima de gordura com gasto de até 900 calorias por hora;

Diminuição de Celulites;

Melhora significativa do sistema cardiovascular, aumento da absorção de oxigênio de 12% a 18%;

Correção postural e realinhamento corporal natural;

Aumento da motivação, coordenação, equilíbrio e auxílio no combate à depressão;

Aumento da densidade óssea e melhora significativa do tônus muscular, promovendo definição dos músculos do abdome, coxas e glúteos;

O Kangoo Jump é uma modalidade de ginástica que surgiu na Suíça e hoje já está presente em 18 países. É notável pelo seu sistema de amortecimento patenteado IPS – Impact Protection System – absorve até 80% do impacto que ocorre nas atividades físicas, protegendo as mais importantes articulações do corpo, como os joelhos, tornozelos, coluna e quadril.

Confira abaixo os principais benefícios:

à boa forma:

28 corpo & fitness

Page 29: Revista PERFIL Itajaí
Page 30: Revista PERFIL Itajaí

Transparência

moda & estilo30

Quem é mais antenada já deve ter percebido que as transparências saíram das passarelas, ganharam as vitrines e já estão nas ruas do mundo inteiro.

E vamos combinar… elas têm tudo a ver com o verão, com a sensualidade e ousadia da estação mais quente do ano. E vão desde camisas até vestidos, blusas e saias.

Sem dúvida, a transparência possibilita produções refinadas, elegantes e ultra femininas, mas para isso, no entanto, é preciso saber usar a tendência de forma correta, para que não caia na vulgaridade.

Quem quer unir a ousadia da transparência com o romantismo, a dica é apelar para um look mais discreto como um vestido de renda preto.

Page 31: Revista PERFIL Itajaí

Por : : Tais Maria Bortolin

Uma dica para quem quer apostar na transparência para o dia a dia é escolher peças que embora transparentes, não mostrem muito.

À noite pode se abusar um pouquinho mais da tendência, é possível ousar mais sem medo, sem correr risco de parecer vulgar, ou seja, jogue-se nos vestidos mais curtos e justinhos com transparência.

31moda & estilo

Page 32: Revista PERFIL Itajaí

A palavra sintoma vem de duas raízes gregas, SYM e TOMA, que querem dizer “cair com”, ou seja, “ queda” e toda queda está ligada a autoconhecimento. Na medida em que se procura o entendimento da “queda” amplia-se a consciência e ampliando esta consciência, entende-se que se estava no caminho equivocado, que se estava desrespeitando os seus próprios limites, você estava no seu automático que é quando a vida perde o sentido e a pessoa adoece. Este adoecer, seja ele qual for, diz que há um desequilíbrio no corpo, na alma e no espírito, diz que o indivíduo esta cindido, desintegrado, separado ou dividido neuroticamente e toda vez que eu perco o

sentido da minha vida, eu perco o alvo, aí eu adoeço, e os sintomas são expressões simbólicas dessa doença, um chamado da vida para que eu possa auto conhecer-me, repensar porque me desviei do sentido da minha vida e reencontrar o meu caminho. E é importante verbalizar o que sentimos e pensamos, pois o que não é expresso tende, mais cedo ou mais tarde, a afetar nosso bem-estar e até nosso estado de alma. Portanto, quando o seu corpo dá algum sinal de não estar bem, quando surge algum sintoma, é importante que você vá além do medicamento para aliviar este sintoma, mesmo porque a medicação age de fora para dentro, porém se não houver uma busca de sentido deste sintoma, se não houver uma mudana no padrão de crenças e pensamentos, o seu organismo criará resistência a medicação e todos os seus sintomas reaparecerão. De tal forma, quando surge um sintoma é porque algo na sua vida precisa mudar, transformar, ele, o sintoma, sinaliza para que aconteça uma transformação. O sintoma é o chamado da vida para que seja feita uma reflexão sobre si mesmo, sobre o

sentido e o significado da sua própria existência. Precisamos chorar nossas mágoas, para que outros olhos não precisem chorar por nós. Assim como, além da doença, os ressentimentos, os sentimentos de culpa, inferioridade, abandono, desejos de vingança, ansiedade ou medo, podem e devem ser reconhecidos , resignificados (que quer dizer: atribuir um novo sentido) e por consequência transformados e superados. Neste sentido o ato de falar de si é a base da psicoterapia que neste caso vem com o intuito de promover a reflexão sobre esses sintomas, facilitando ao indivíduo o autoconhecimento e o alcance da cura que é muito mais abrangente do que a simples supressão dos sintomas.

O QUE VOCÊ TEM FEITO COM SEUS SINTOMAS?

Por : : Dra. Kathia Marcela Donansan Psicóloga Clínica – CRP 12/01066 – da M.C. Donansan

“Quando a boca cala o corpo fala, quando a

boca fala o corpo sara”A. Barreto

comportamento & atitude32

Page 33: Revista PERFIL Itajaí

comportamento & atitude 33

Freqüentemente nos deparamos com o medo e ele se apresenta das mais variadas maneiras, por exemplo, quem nunca ficou sem uma resposta e preferiu o talvez por medo de arriscar, segurar a mão de alguém por medo, pode ser de voar ou de pegar o elevador, que criança nunca pegou a mão dos pais ao ver um homem de chapéu ou com um saco e até mesmo o medo de viver ou amar, contudo, é possível viver com esse sentimento, ele de alguma forma nos ajuda a crescer e a nos fortalecermos para viver a vida da melhor maneira possível. O medo é um estado emocional de alerta ante o perigo, a pessoa sente-se apreensiva, insegura, porém, o medo pode ajudar ao ser humano a se adaptar a novos ambientes, é uma reação de auto preservação, entretanto, não chega a ser patológico, pode ser apenas um desconforto.O medo é uma resposta intelectual de alerta ante um perigo já conhecido em alguma experiência anterior e pode evoluir para uma fobia quando não há mais conteúdo intelectual, ou seja, o medo de alguma coisa é deslocado para um medo de outra coisa. Por exemplo, uma pessoa que tem medo de elevador, o medo neste caso não é razoável, pois elevadores não caem a todo tempo, sendo assim, o medo é de sentir-se só, fechada, desamparada. A fobia é um medo desprovido de conteúdo intelectual, racional, é uma evolução do medo, quando esse sentimento passa a interferir na vida da pessoa e causar sofrimento intenso. Sentimos medo por instinto de proteção, o medo e a fobia são recursos altamente sofisticados e desenvolvidos pela mente como meio de lidar com as exigências do real. Todo mundo tem medo, é um sentimento natural, só que esconder-se do medo nem sempre pode ser a melhor saída. O medo é a forma que a mente encontrou para que entremos em contato com nossas angústias. O fator que desencadeia o medo altera de pessoa para pessoa, porque o que irá determinar a intensidade é a forma

como esta foi educada. O que pode desencadear uma fobia em uma pessoa, em outra não altera nada, depende da história de vida de cada um. Apesar de todas as sensações ruins, o medo pode ser saudável, por mais que possa não parecer, os nossos medos têm intenções positivas, ele quer nos proteger, por exemplo, medo de assaltos quer evitar perdas ou até a morte.

SINTOMASOs sintomas psíquicos dependem do que se tem medo, se for de fracassar é porque a maior busca é o sucesso, e ao não experimentar, se paralisar ante as dificuldades que o medo de fracassar evoca, o indivíduo já fracassou. Os sintomas psíquicos quando se sente ameaçado, em perigo é o de fracassar, a pessoa diz a si mesmo ‘não vou conseguir’, ‘não vou chegar lá’. O indivíduo se pune e se martiriza, denegrindo sua auto estima, onde o que no fundo mais deseja é conseguir lidar com aquela situação.Os sintomas físicos podem ser desde uma simples taquicardia até a paralisação total, sendo que tudo depende da intensidade do medo. A pessoa pode chegar ao ponto de não sair de casa por medo de se deparar com situações fóbicas, e neste caso já se instaurou um quadro psíquico definido por síndrome do pânico, a qual falaremos detalhadamente em um segundo momento. Primeiro existe o medo, a angústia e por fim a ansiedade, a qual por sua vez é considerada como patologia em função da sua quantidade e não da sua qualidade, portanto um dos

sinais do medo pode ser a ansiedade.Outro sintoma do medo, um tanto incoerente, pode ser a vontade que temos de sair correndo, pois esse sentimento nos coloca em contato com aquilo que não podemos lidar, justamente porque precisamos lidar.

MEDOS MAIS COMUNSAtualmente, os medos mais comuns em adultos estão relacionados ao medo de fracassar, do futuro, de mudanças, dos outros, de relacionamentos amorosos e de crescer. No que se refere ao universo infantil, os medos mais comuns são do escuro, de animais, da separação dos pais, medo de histórias infantis, do oculto e de ladrões. Em crianças em idade escolar evidenciam-se o medo com situações escolares, como provas, e ao que tudo indica quanto maior o nível intelectual da criança, maior é o medo, porém os temores em crianças são semelhantes aos medos dos pais.

TRATAMENTO E SUPERAÇÃONo caso do medo, ou mesmo da síndrome do pânico, que exige tratamento medicamentoso concomitante, o tratamento mais fecundo consiste no processo psicoterapêutico.A sugestão para manter a calma diante de algo que nos provoca medo, é respirar profundamente, enfrentar a situação e procurar ajuda profissional, porque não há como evitar situações fóbicas, não há como vencer o medo, já que a vida nos cobra atitude, nos força a vivenciarmos a angústia, então o melhor mesmo é procurar por ajuda profissional para desenvolver a coragem necessária para ultrapassar o medo e prosseguir vivendo.Em casos mais graves, além da psicoterapia, amigos, pais e/ou familiares devem levar em consideração que o medo sentido é real, por mais absurdo que possa parecer, além do mais, a pessoa que sofre merece a devida atenção. Quando se trata apenas de medos comuns, do fracasso, do futuro, de mudanças, há que recorrer à incrível força da esperança e da fé, acreditar que o universo conspira a seu favor, abrir o peito e seguir em frente, apesar do medo. Caso não dê certo, tentar novamente, até que um dia tudo dará certo.

Por : : Dra. Kathia Marcela Donansan Psicóloga Clínica – CRP 12/01066 – da M.C. Donansan

A gente vai, apesar do medo

Page 34: Revista PERFIL Itajaí

social & eventos34

Natália comemorou seu primeiro ano de vida dia 08 de Dezembro de 2013, junto aos pais João Paulo e Vanessa Cidral Gaya no Alamo Society na cidade de Navegantes.

Parabéns e anos de vida a pequena!

Imagens : : Studio M

Aniversário de 1 aninho da

Natália Cidral Gaya

Page 35: Revista PERFIL Itajaí

social & eventos 35

Page 36: Revista PERFIL Itajaí

arte & cultura36

Direção: Oliver StoneElenco: Daryl Hannah , Martin Sheen , Michael

Douglas , Charlie Sheen , Tamara TunieNome Original: Wall Street

Ano: 1987Duração: 126 min.

País: EUAClassificação: 12 anos

Gênero: Drama

PERFIL indica:

PERFIL indica:

WALL STREET

O filme mostra os bastidores do mundo dos grandes negócios da década de 1980, seguindo um ambi-cioso e jovem corretor da bolsa, Buddy Fox (Charlie Sheen), que sonha em conhecer o seu ídolo, Gordon Gekko (Michael Douglas) um milionário ganancioso e frio, que ignora os sentimentos quando se trata de negócios. Quando surge essa oportunidade, Fox vê-se atraído pelo mundo ilegal e altamente lucrativo da espionagem empresarial ao ser seduzido pelo poder, status e magia financeira da lenda de Wall Street. Após alguns negócios, Bud consegue adquirir o estilo de vida sempre desejado, mas ele logo descobre que a riqueza adquirida da noite para o dia tem um preço muito alto. Daryl Hannah e Martin Sheen co--estrelam essa história de impressionante visão moral sobre o sonho americano que deu errado.

PODER E COBIÇA

Autor: Kiyosaki, Robert T.; Kiyosaki, Robert T.

Editora: CampusCategoria: Administração /

Adm. Financeira e Mat. Finan.

PAI RICO, PAI POBRE

O objetivo deste livro é o de partilhar percepções quanto à maneira como uma maior inteligência financeira pode ser empregada para resolver muitos dos problemas co-muns da vida. Sem treinamento financeiro, frequentemente recorremos a fórmulas padronizadas para levar a vida, como trabalhar com afinco, poupar, fazer empréstimos e pagar impostos demais. Segundo o autor, cada indivíduo tem o poder de determinar o destino do dinheiro que chega às mãos. A escolha é de cada um. Começando do ponto onde a escola termina, Pai Rico, Pai Pobre para adolescentes é a arma secreta para se conquistar liberdade e gerar riqueza. Não importa que notas um jovem tira. Kiyosaki acredita que o jovem pode ser inte-ligente o suficiente para prosperar financeiramente e que nunca é cedo demais para começar a alfabetização financeira.Dividir este conhecimento com os filhos é a melhor maneira de prepará-los para o mundo que os aguarda.

“A cada dia, a cada nota,

decidimos ser rico, pobre ou classe média.”

Page 37: Revista PERFIL Itajaí
Page 38: Revista PERFIL Itajaí

palavra do leitor38

Esse é o título de um vídeo documentário intrigante que recebi de uma colabora-dora do Mural da Juventude (coluna que escrevo semanalmente no Jornal Beira da Praia, de Penha) sobre como os comerciais de TV são capazes de influenciar os desejos de uma criança, transformando-as em consumidoras precoces.

Bastam 30 seg. para uma MARCA influenciar uma CRIANÇA.(Fonte Associação Dietética Norte Americana Borzekowiski Robison)

Até onde nossas crianças sentem verdadeiramen-te a vontade de TER o celular com câmera e MP3, que acaba ficando sem créditos pra ligar durante meses e meses? Ou TER o tênis que passou na TV, que são os mais caros e nem sempre os melhores? Até onde estamos realmente atendendo a neces-sidade de nossos filhos? É inegável a capacidade de persuasão de uma criança quando “quer” muito alguma coisa. E qual o pai ou mãe que não quer ver seu filho “feliz? É neste ponto que observamos a crueldade desta técnica de vendas. Transformar as crianças em vendedores potenciais para os pais que acabam se tornando clientes indiretos.

80% da influência de compra dentro de uma casa vem das crianças”(Fonte – Pesquisa Intersciente – out 2003)

O que fazer diante disso tudo? O poder público tem papel importantíssimo na regulamentação desse tipo de propaganda. Países como Noruega, Argentina, Inglaterra proíbem por Lei, qualquer tipo de comercial durante programações infantis. Já se-ria um bom começo.

“O mercado infantil no Brasil movimen-ta 130 BILHÕES de reais em um ano”(Fonte – Editora Abril, Revista Exame 2004)

Se você estiver afim de ver o vídeo documentário na íntegra, acesse o YOUTUBE e digite: Criança - A alma do negócio.

A ALMA DO NEGÓCIOCRIANÇA,

Por : : Felipe Rebello Schmidt Advogado

Outra alternativa seria concorrer com a TV. Fácil? Claro que não! Mas é preciso esforçarmo-nos para mostrar às nossas crianças o quão bom é ler um livro ou gibi, brincar com os amiguinhos e também com os pais. Façamos nossa parte e lutemos para que o poder público faça a dele! Enquanto isso, as empresas continuam por aí melhorando suas téc-nicas para fazer-nos comprar!

CARO LEITORSe você deseja publicar um artigo com opinião na Revista PERFILe atingir pelo menos 10.000 leitores exigentes, envie email para:

[email protected] e aguarde contato!

Você já deve ter ouvido alguma criança falando algo do tipo: “Pai, lá na escola todo mundo já tem um, só eu que não.” É culpa das crianças? Dos pais? Há os que defendam que sim, que uma boa educação pode evitar esse tipo de coisas. Não dis-cutirei se estão certos ou errados. O desconcertan-te é que a sedução de uma propaganda de TV dirigida às crianças é deslealmente eficaz.

Page 39: Revista PERFIL Itajaí
Page 40: Revista PERFIL Itajaí