Revista Petpop 13ª Edição - Dezembro 2014 | Janeiro 2015

16
petpop revista ribeirão revista ribeirão ano 02 • edição 13 • dezembro|janeiro • 2014|2015 Comportamento Proteja seu cão dos fogos de artifício nesta época de festas. Diz aí, Dr. Vet Saiba mais sobre as doenças osteo articulares em cães e gatos. Guia Pet Relação de serviços pet localizados mais perto de você. Raça do Mês Spitz Alemão Anão. Um pequeno e valente cãozinho para a família. A simpática Spitz já entrou no clima de Natal e deseja a todos um feliz Natal e um ótimo Ano Novo. Ruth

description

A Revista PetPop Ribeirão é uma publicação de 6.000 exemplares distribuída gratuitamente em 203 locais da cidade, voltada para todos aqueles que tem ou gostam de animais de estimação.

Transcript of Revista Petpop 13ª Edição - Dezembro 2014 | Janeiro 2015

Page 1: Revista Petpop 13ª Edição - Dezembro 2014 | Janeiro 2015

petpoprevista

ribeirão

revista

ribeirão

ano 02 • edição 13 • dezembro|janeiro • 2014|2015

ComportamentoProteja seu cão dos fogos de artifício nesta época de festas.

Diz aí, Dr. VetSaiba mais sobre as doenças osteo articulares em cães e gatos.

Guia PetRelação de serviços pet localizados mais perto de você.

Raça do MêsSpitz Alemão Anão.Um pequeno e valente cãozinho para a família.

A simpática Spitz já entrou no clima de Natal e deseja a todos um feliz Natal e um ótimo Ano Novo.

Ruth

Page 2: Revista Petpop 13ª Edição - Dezembro 2014 | Janeiro 2015

Olá, amigos e leitores.

Está chegando o fim de ano, e com ele, começa o período em que damos presentes aos nossos familiares e amigos. Muitas vezes pessoas compram um pet para dar de presente e não pensam nas consequências deste ato. Não só não é raro, como é mais comum do que imaginamos, o fato das pessoas darem um animalzinho de presente, sem ter consciência dos gastos advindos dessa aqui-sição, do trabalho para cuidar e de quem vai realizar esse traba-lho, do que fazer quando for viajar e com quem irá deixar, dentre outras. O que acontece muitas vezes é que depois de um tempo, passado a empolgação, este animalzinho é abandonado ou passa a sofrer maus tratos.

Temos que perceber que um animalzinho dentro de casa requer cuidados próprios de um outo membro da família, e se não tiver plena cons-ciência de que pode dar a ele os devidos cuidados, é melhor não pegá-lo e deixar que uma outra pessoa o adote.

Gostaria de desejar a todos um exce-lente fim de ano, e um 2015 de muito amor, realizações e boas leituras.

Diretor e editor

Editorial

Diretor e EditorLuis Inácio do Amaral Galvez

Diretor ComercialUrbano Velludo

Jornalista ResponsávelMárcia Rosseto - Mtb: 21.701.90-45-SP

Consultora de Conteúdo e RevisãoPatrícia Teixeira de Almeida

FotografiaShutterstock

Foto de CapaMelissa Bosi - Wild Mendonça

Projeto Gráfico e EditoraçãoKrearis [email protected]

Tiragem: 6.000 exemplares

Impressão e AcabamentoBrussegraf

Faça o download da revista pelo ISSUU através do link:www.issuu.com/revistapetpop

Curta nossa página no facebook:

RevistaPetpop

Page 3: Revista Petpop 13ª Edição - Dezembro 2014 | Janeiro 2015

Índice

04 Diz aí, Dr. VetAs principais características das doenças osteo articulares.

06 CoportamentoProteja seu cão contra os fogos de artifício neste fim de ano.

08 Raça do MêsConheça mais sobre o perfil do Spitz Alemão Anão.

10 Petpop do MêsA pequena Ruth entrou emclima de Natal com a Petpop.

13 Guia de serviçosSaiba onde estão os serviços pet mais próximos de sua casa.

A Revista PetPop Ribeirão é uma publicação bimestral da Krearis Editorial, e é distribuída gratuitamente em pet shops, clínicas veterinárias, padarias, academias e lugares de grande circulação.

Não nos responsabilizamos pelos conceitos emitidos nos artigos assinados ou por qualquer conteúdo publicitário e comercial, sendo estes de inteira responsabilidade dos anunciantes.

Reservamo-nos o direito de não publicar qualquer conteúdo não condizente com a linha editorial definida. Ninguém além de seu editor tem autorização pra falar em nome da Revista PetPop Ribeirão.

É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos e ilustrações, por qualquer meio, sem autorização escrita do editor.

© 2013 Krearis Editorial.

Anuncie na Petpop(16) 9.8155.5023(16) 9.8812.3595ou envie um e-mail para: [email protected]

Page 4: Revista Petpop 13ª Edição - Dezembro 2014 | Janeiro 2015

Diz aí, Doutor Vet

Doenças Osteo Articulares em Cães e GatosPor Dra. Lucimara Vilela Carneiro Girão de Carvalho

Em todo vertebrado, o esqueleto é responsá-vel pela sustentação, locomoção e proteção a órgãos internos. Além disso, é nos ossos onde temos uma grande reserva de cálcio e a criação de células sanguíneas na medula.

As doenças osteo articulares, prejudicam a locomoção, postura, armazenamento do cál-cio ósseo e formação das células sanguíneas, e podem ocorrer em todas as raças, sexos e qualquer idade, sendo mais visualizados na se-nilidade. Elas podem se dar por desgaste, má formação, sendo mais comuns artrites, artro-ses, compressões de inervações por diminui-ções de espaços intervertebrais, rupturas liga-mentares e compressão da coluna por traumas ou desgaste.

Os sintomas mais evidentes são claudicação (mancar), falta de apoio, atrofia muscular por desuso, rigidez do membro, dor local ou adja-cente, agressividade pela dor, não locomoção por paresia parcial ou total, e outras.

O diagnóstico deve ser feito por uma inspeção bem criteriosa na consulta clínica e confirma-do por raios-X.

O tratamento preconizado é feito pelo uso de anti-inflamatórios, reposição da condrointina e glucosamina (injetável e oral), complexos com ômegas (ação anti-inflamatória) e em alguns ca-sos até cirurgias de descompressão. Uma alter-nativa excelente e sem efeitos colaterais, é o uso das homeopatias via oral e injetável, que tem potente efeito analgésico e terapêutico, podem ser utilizadas por períodos mais longos e pro-porcionam uma qualidade de vida ao paciente e não tem contra indicações.

Podemos fazer uso de terapias complementa-res como acupuntura e fisioterapia para alívio de dor e reversão de atrofias.

O prognóstico é muito bom se descoberto cedo, pois são doenças crônicas e progressivas, que vão piorando com o tempo, e é importan-te um médico veterinário para diagnóstico e acompanhamento.

Dra. Lucimara Vilela Carneiro Girão de Carvalho. CRMV SP -11.961. Médica Veterinária especializada em Homeopatia, Cardiologia, Terapia Floral e Reiki. É proprietária da Melhor Amigo Clínica Veterinária & Pet Shop. [email protected]

Page 5: Revista Petpop 13ª Edição - Dezembro 2014 | Janeiro 2015

Desenvolvendo soluções

Rua Alfredo Benzoni, n° 33 - Jd. IguatemiCEP 14091-520 - Ribeirão Preto - SP

(16) 4009-9600 / [email protected]@injectcenter.com.brwww.injectcenter.com.br

A INJECTCENTER é uma farmácia de manipulação com injetáveis e produtos estéreis, instalada com as BOAS PRÁTICAS DE MANIPULAÇÃO EM FARMÁCIA (BPMF) e regulamentada de acordo com as normas exigidas pela ANVISA.

Os INJETÁVEIS HOMEOPÁTICOS desenvolvidos pela INJECTCENTER são resultados da união dos conhecimentos da homeopatia tradicional com a tecnologia inovadora e com pesquisas na área. Estas preparações já são utilizadas há 10 anos por pro�ssionais experientes da área e com excelentes resultados, devido à praticidade da aplicação e à rápida resposta do animal.

Vários casos crônicos e agudos têm sido revertidos e controlados com o tratamento. Diversos tipos de neoplasias em animais têm sido tratadas com os injetáveis homeopáticos e a resposta é muito positiva. Foram veri�cadas melhorias na qualidade de vida do animal, tais como, retorno do apetite, vitalidade, maior disposição, levando ao aumento geral na expectativa de vida, além da ausência de efeitos colaterais.

A empresa conta com uma equipe de pro�ssionais quali�cados e capacitados atendendo às necessidades comerciais do mercado.

INJETÁVEIS HOMEOPÁTICOS

Page 6: Revista Petpop 13ª Edição - Dezembro 2014 | Janeiro 2015

Comportamento

06 petpop

Proteja seu cão contra fogos de artifício.

Tão inevitável quanto as festas de fim de ano são o uso de fogos de artifício, que propor-cionam belos espetáculos nos céus, principal-mente nas cidades de médio e grade porte. Além do Réveillon, outras datas também são comemoradas com os explosivos. Porém, ao contrário do efeito provocado para nós hu-manos, os cães sofrem com fogos de artifício.

A tortura para o animal é provocada princi-palmente pelo fato de que os cães tem o ou-vido mais sensível do que os humanos, po-dendo ter percepção até quatro vezes maior aos ruídos. Outro fator que faz com que os cachorros reajam ao som é a necessidade na-tural de proteção, provocado pelo barulho dos fogos. Porém existem algumas técnicas para proteção a cães contra fogos de artifício.

Podemos dividir as principais dicas em duas partes. As que são mais imediatas e voltadas para tentar resolver o problema no momento em que o cachorro começar a latir com mais intensidade e ter reação mais forte aos fogos, e também as dicas que envolvem algum tipo de planejamento.

Entre as que podem ser tomadas pelos donos para amenizar o sofrimento do cão está dei-xar o animal em um ambiente mais reservado e afastado, para que ele escute com a menor intensidade possível o ruído provocado pelos fogos. Também é indicado colocar pequenos tufos de algodão nos ouvidos dos cães para protegê-los dos fogos de artifício.

Porém, também é possível se precaver dos eventuais contratempos. Existem técnicas que podem ser utilizadas para tranquilizar os cães e prepará-los para os períodos com uso mais frequente de explosivos. Uma das possibili-dades existentes é o adestramento específico para esta finalidade, outra técnica que pode ser feita é o uso de essências florais para tran-quilizar os cães.

Como proteção a cachorros contra fogos de artifício também é possível o uso de medica-mentos. Nesses casos, porém, é indispensável a supervisão de um médico veterinário. A medicação deve ser dada ao cachorro antes que ele comece a se apavorar com o barulho provocado pelos fogos e, assim, evitar crises de pânico.

Por fim, é preciso ressaltar também que todos os cuidados para proteger os cães com fogos de artifício são indicados, pois os episódios podem acarretar em futuros traumas aos ani-mais. Caso isso aconteça, além das dificul-dades de convivência com o cachorro, deve ocorrer um tratamento feito por um especia-lista para superar a fobia.

Por Dr. Ricardo Tubaldini

Dr. Ricardo Tubaldini - CRMV- SP 23.348. Médico Veterinário formado pela UNIP, Cirurgião Geral e Ortopedista no Hospital Veterinário Cães e Gatos 24 horas há 6 anos. Diretor de Conteúdo do portal CachorroGato e gestor da equipe de veterinários responsáveis pela ferramenta Dr. Responde.

Page 7: Revista Petpop 13ª Edição - Dezembro 2014 | Janeiro 2015

Fundada em 1975

Primeira Farmácia Homeopáticade Ribeirão Preto e Região

ManipulaçãoFlorais - HomeopatiaAlopatia - Fitoterapia Ortomolecular - OdontologiaVeterinária - CosméticaProdutos NaturaisOligoelementos

DrogariaGenéricos - Referência Perfumaria em Geral

16 2101-5497Serviço de entregas em domicílio

www.homeocenter.com.br

Loja 1 - Rua Florêncio de Abreu, 1112Centro - CEP 14015-060

Loja 2 - Shopping Rodoviária - Box TI 07 e 14Centro - CEP 14010-040

Central de Atendimento

ANOS COM VOCÊ

Page 8: Revista Petpop 13ª Edição - Dezembro 2014 | Janeiro 2015

Spitz Alemão AnãoPor Dr. Ricardo Tubaldini

Raça do mês

OrigemO Lulu da Pomerânia pertence à família Spitz, os cães de companhia mais velhos que existem. Descendente de um cão Ne-olítico, o Spitz Alemão Anão foi o primei-ro que viveu com os homens nas aldeias lacustres da Europa pré-histórica. Esses tipos de cães foram feitos para guardar, caçar, arrastar trenós e fazer companhia para os nômades.

ComportamentoO Spitz Alemão Anão tem uma natureza curiosa, dócil, corajosa e ousada. É um cão seguro de si mesmo que se mostra distan-te com os estranhos, mas dócil e tranquilo com seus donos. Possui grande inteligência e precisa ser estimulado intelectualmente. Pode ser socializado de maneira simples com animais de outras espécies, mas se mostra bastante desconfiado em relação à outros cães e pessoas desconhecidas. Embora seu tamanho seja reduzido, são bastante atrevidos e corajosos, podendo até mesmo enfrentar animais e pessoas muito maiores que ele. Dono de uma personali-dade marcante, pode ser considerado um cachorro esnobe em certos momentos, mas sempre carinhoso com seus proprietários.Esperto, pode aprender com facilidade uma série de comandos e truques – e figu-ra na posição de número 23 entre as raças de cães mais inteligentes do mundo. Sua natureza territorial indica que o adestra-mento destes cães deve ser iniciado quan-

do o animal ainda é um filhote.

AspectosSão cães quadrados e bem torneados, têm uma cabeça como de raposa, olhos amen-doados e orelhas triangulares eretas. Seu focinho é fino, mas não acentuado. Cauda

implantada portada alta e enrolada sobre o dorso. O pelo é curto e estreito sobre a face, a parte frontal das pernas, orelhas e nas pa-tas. No resto do corpo, sua pelagem é longa e rica, podendo misturar tons que incluem preto, marrom, branco, laranja e cinza lobo.

Cuidados EspecíficosNão necessita de cuidados excessivos com os pelos, e escovar sua pelagem de duas a três vezes por semana já é o suficiente para mantê-lo longe do acúmulo de sujeiras.Bastante ativo, o Lulu da Pomerânia gosta muito de caminhar e passear e, para man-tê-lo feliz e saudável, é necessário levá-lo diariamente para que pratique exercícios. Mesmo tendo seu corpo recoberto por uma pelagem vasta, o Spitz não é um cão que pode viver em áreas externas sem proble-mas, e mantê-lo dentro de casa é mais acon-selhado para evitar problemas com o frio.Controlar os latidos do Spitz desde pequeno é outra recomendação bastante valiosa já que, por ter uma natureza bastante alerta e prote-tora, pode acabar sendo barulhento demais.

SaúdeA saúde do cão de Pomerânia é forte e, por isso, pode ser considerado um animal que raramente adoece. No entanto, você pode ter problemas comuns que afetam as ra-ças tão pequenas, incluindo complicações como a luxação da patela, crânio aberto, baixo nível de açúcar no sangue e criptor-quidia. Hipoglicemia e luxações no ombro também são problemas que podem ocorrer de forma mais rara na vida dos cães da raça.

08 petpop

Dr. Ricardo Tubaldini - CRMV- SP 23.348. Médico Veterinário formado pela UNIP, Cirurgião Geral e Ortopedista no Hospital Veterinário Cães e Gatos 24 horas há 6 anos. Diretor de Conteúdo do portal CachorroGato e gestor da equipe de veterinários responsáveis pela ferramenta Dr. Responde.

Page 9: Revista Petpop 13ª Edição - Dezembro 2014 | Janeiro 2015

www.animaliafarma.com.br

Unidade I Araraquara - Rua Itália, 2017 - Centro - Tel: (16) 3397-0377 - [email protected] II Ribeirão - Rua Maestro Carlos Nardelli, 385 - Alto da Boa Vista - Tel: (16) 3620-2275 - [email protected]

Cuide do seu PET, estime pela saúde e bem estar do seu animal. Dê a preferência a FARMÁCIA DE MANIPULAÇÃO VETERINÁRIA

Faça-nos uma visita e solicite uma amostra de petisco para degustação do seu bichinho de estimação

A Animalia Farma tem a fórmula ideal para o seu animal.

petpoprevista

ribeirão

Desejamos a todos nossos leitores, amigos e parceiros um fim de ano com muita comemoração, alegria,

paz, amor e reflexão. Que 2015 traga sucesso a todos.

Feliz Natal

Foto

: Mel

issa

Bos

i - W

ild M

endo

nça

Foto

gra�

a

Page 10: Revista Petpop 13ª Edição - Dezembro 2014 | Janeiro 2015

Petpop do Mês

10 petpop

Olá, meu nome é Ruth, tenho um ano e nove meses e sou uma Spitz Alemã.

Não tem nada que eu não goste mais do que correr e brincar com minha irmãzinha Pop. Minhã mamãe diz que sou meio gata porque dou botes em outros bichinhos e nos meus brinquedos.

Foto

s: M

elis

sa B

osi -

Wild

Men

don

ça F

otog

rafi

a

Page 11: Revista Petpop 13ª Edição - Dezembro 2014 | Janeiro 2015

Petpop do Mês

11petpop

Para meu pelo ficar sempre bonito eu como minha ração bem direitinho e teria que ser escovada toda semana, mas eu quase nunca deixo. Tomo banho apenas uma vez por mês, mais ou menos, pois meu pelo não cai, não dá muitos nós e também não tenho cheiro. A única coisa que meus donos fazem é pedir no pet shop, quando vou tomar banho, para fazer o contorno das minhas orelhinhas e das patinhas e uma tosa higiênica bem feita. Meus donos babões dizem que sou assim linda por natureza mesmo.

Page 12: Revista Petpop 13ª Edição - Dezembro 2014 | Janeiro 2015

Petpop do Mês

12 petpop

Minha comidinha preferida é petiscos de bifinhos e cenourinha.

Se tem uma coisa que me deixa brava é quando meus donos ficam agradando outros cachorrinhos que não seja eu ou a Pops, minha irmãzinha.

Eu amo meus donos porque eles fazem de tudo para me ver feliz e me dão muito carinho e cenourinhas para roer. E porque me deram a Pops, minha irmãzinha, que é muito maluquinha e brincalhona.

E meus donos me amam porque sou a cachorrinha mais alegre do mundo, espertinha e arteira na medida certa, e não dou um pingo de trabalho.

A pequena Ruth com seus pais Ricardo e Sílvia.

Page 13: Revista Petpop 13ª Edição - Dezembro 2014 | Janeiro 2015

Armazem dos Bichos Petshop • Estética Animal • Atend. Veterinário(16) 3966-2727 • (16) 98861-8536Rua Amapá, 32 • Sumarezinho www.facebook.com/armazemdosbichosrp

Boutique do BichoPetshop • Estética Animal • Curso Banho e Tosa (16) 3979-1361 • (16) 3442-1361Rua Patrocínio, 1919 • Campos Elí[email protected]

BOUTIQUE

5 A n o s

Clube das Patinhas Petshop • Banho e Tosa • Clínica Veterinária Hotel • Estúdio Fotográfico(16) 3421-5030 • (16) 3421-5033Av. Sen. César Vergueiro, 860 • Jardim São Luiz www.facebook.com/[email protected]

DeliboPetshop • Banho e Tosa(16) 3630-0053 • 98156-8143 • 99227-8994Rua Jorge Lobato, 806 • Vila Tibé[email protected]

Bebe de Mamãe Pet ShopPetshop • Banho e Tosa • Clínica Vet. • Taxi Dog(16) 3443-8743 • (16) 3237-8743Rua Campos Sales, 650 • [email protected]

Traga este anúncioe ganhe 10% de desconto em produtos.Con�ra condições na loja

Marisa Petshop Petshop • Banho e Tosa (16) 3636-2122 • (16) 98817-1205Rua Henrique Dumont, 671 • Jardim Paulista Facebook: Marisa [email protected]

m a r i s a p e t s h o pbanho e tosa

Mr. Dog e CiaClínica Veterinária Especializada (16) 3916-4400 • (16) 3913-4069Rua Dr. Paulo Barra, 656 • Jardim Irajá[email protected]

Anuncie no Guia de Serviços da Revista Petpop(16) 9.8155.5023 • (16) [email protected]

Lilikão Pet Shop Petshop • Banho e Tosa (16) 3446-3109 • (16) 99390-0706 Av. Ermelina Corrado, 80 • Parque Bandeirantes facebook: Lilikão Banho & [email protected]

13petpop

Guia de serviços

Page 14: Revista Petpop 13ª Edição - Dezembro 2014 | Janeiro 2015

Neste Natal, dê um presente de qualidade para seu bichinho.

coleção 2015

www. kipdog.com.br padrãoaviação

Procure produtos da KipDog nos melhores pet shops do seu bairro

offset e digital

promoção especial

digital

• 8,5 x 4,5cm • couchê 300g • impressão F/V • verniz F/V• laminação fosca F/V • canto arredondado• 1.000 unidades

• 8,5 x 4,5cm • couchê 300g • impressão F/V • verniz F/V• laminação fosca F/V • canto arredondado• 1.000 unidades

Cartão de visitaCartão de visita

R$ 160,00R$ 160,00

offset

A parceria que você precisa para fazer de seu negócio um caso de sucesso

A parceria que você precisa para fazer de seu negócio um caso de sucesso

• arte final não inclusa• prazo a combinar

• folhetos • catálogos • revistas• folders • malas-direta • agendas • cartões de visita • calendários• embalagens

• impressão colorida 31x44 cm • mini banner 297x1200 cm • cartazes • convites de casamento• lembrancinhas • apostilas • cardápios • adesivos papel • santinhos • encadernações (capa dura, plástica ou papel, espiral e wire-o)

Page 15: Revista Petpop 13ª Edição - Dezembro 2014 | Janeiro 2015

16 • 3630•0053 • 16 • 98156•8143 • 16 • 99227•8994 Rua Jorge Lobato, 806 • Vila Tibério • Rib. Preto • SP

Pet Shop • Banho e TosaDe pequenos a grandes animais.

Na compra de qualquer produto da TOTAL ALIMENTOS, você ganha cupons para concorrer a 01 Moto Honda Fan 125cc 2014

SORTEIO DIA 20/12/2014

Cons

ulte

regu

lam

ento

na

loja

. Cer

ti�ca

do d

e au

toriz

ação

da

Caix

a nº

6-1

822/

2014

.Fo

tos m

eram

ente

ilus

trat

ivas

.Acompanhamento mensal do bebê e gestantes, aniversário infantil, 15 anos, pet book e casamentos.

Melissa Bosi16 • 3021.964616 • 99208.5294 www.wildmendonca.com.br www.facebook.com/wildmendonca

Page 16: Revista Petpop 13ª Edição - Dezembro 2014 | Janeiro 2015

Rua Particular, 220 • Pirassununga • [email protected]

Mod

elo:

Ché

rie P

etpo

p