Revista PIB - 26/05/13

32
Distribuição gratuita - venda proibida Revista PIB Primeira Igreja Batista de Curitiba 26 de Maio de 2013 | Ano IV | Edição 21 Superabundou a graça p. 16 The urban mission p. 18 Bem-vindo à Holanda p. 19 A alegria de ser Intercessor

description

Revista PIB Curitiba

Transcript of Revista PIB - 26/05/13

Page 1: Revista PIB - 26/05/13

Dis

trib

uiçã

o gr

atui

ta -

vend

a pr

oibi

da

Revista PIBPrimeira Igreja Batista de Curitiba

26 de Maio de 2013 | Ano IV | Edição 21

Superabundou a graçap. 16

The urban missionp. 18

Bem-vindo à Holandap. 19

A alegria de ser Intercessor

Page 2: Revista PIB - 26/05/13

EDITORIAL RevistaPIBRevistaPIB - Ano IV - Nº 2126 de Maio de 2013pibcuritiba.org.br/revistapib

Publicação cristã semanal destinada ao crescimento e transformação de cada indivíduo e à edificação da igreja local, a partir de conteúdos baseados na Palavra de Deus.

Direção de Comunicação Albert Martins de Oliveira Filho

Secretaria GeralTânia Regina Machado dos Santos

Projeto Gráfico e Direção de ArteIsrael Lessak

Capa e DiagramaçãoFranciele do Rosário e Letícia Gonçalves

ColaboradoresMartha Z. de Morais, Mauricio Cunha, Juliane Queirolo Carneiro dos Santos, Daniel Torres eequipe do Ministério Infantil, Roberto Uliani, Daura Stofella, Ivam Rodri-gues, Daniel Cecil, Daniele Gotar-do Veloso, Cleide Neto, Humberto Queiróz.

RevisãoDaura Stofella

Impressão e AcabamentoNova Gráfica

Tiragem3.000 exemplares

Anúncios41 [email protected]

Ministério de Comunicação 41 [email protected]

Dúvidas, sugestões ou comentá[email protected]

Primeira Igreja Batista de Curitiba41 3091-4347 | pibcuritiba.org.br

Rua Bento Viana, 1200 - Batel - Curitiba, PR | CEP 80240-110Atendimento de segunda à sexta, das 8h às 12h e das 13h às 18h

Campus PIB Vila Sandra41 3373-6770 | pibcuritiba.org.br/vilasandraRua João Dembinski, 2069 - Cidade IndustrialCuritiba, PR | CEP 81230-000

Campus PIB Campo Largo41 3555-2773 | pibcuritiba.org.br/campolargoRua Manif Júlio, 445 - Vila São LuísCampo Largo, PR | CEP 83608-230

Moda e Igreja podem andar juntas?

Na Revista PIB desta semana teremos vários textos que nos ajudarão como ferramentas para a caminhada cristã. O Em Foco nos chama a atenção para cuidar do nosso vestir, não devemos atrair as pessoas para nós, mas devemos atraí-las a Cristo.

Você pertence a alguma tribo? Na Educação Cristã conheceremos algumas tribos urbanas e como podemos nos comportar em relação a elas.

Ainda, podemos ver a atuação de Deus na vida de uma pessoa que viveu atolada no pecado e foi surpreendida pela graça de Deus, resgatando-a para a Vida, em um lindo testemunho na sessão Missões.

Mas para que tudo o que temos nos textos da Revista possa acontecer e glorificar a Cristo, temos que ter uma vida de intercessão, e ter pessoas intercedendo por nós e pelos ministérios. Leia o Destaque e conheça mais sobre o Ministério de Intercessão da PIB.

Vamos usar as ferramentas que Deus nos deu para crescermos no conhecimento do Evangelho, proclamando Cristo a todos, e interceder aonde estivermos.

Uma ótima leitura e que Deus os abençoe.

A Redação.

Page 3: Revista PIB - 26/05/13

Nosso Propósito

é levar pessoas a um relacionamento intenso com Deus, amar e servir ao próximo e fazer Jesus conhecido de todos os povos, no poder do Espírito Santo.

Paschoal Piragine JúniorPastor Presidente

AÇÃO SOCIAL 05

VIDA EM CÉLULAS10

VIDA CRISTÃ 09

INFANTIL 12

EDUCAÇÃO CRISTÃ 07

Superabundou a Graça!MISSÕES

16

The UrbanMissionENGLISH

18EM FOCO04

Bem-vindoà Holanda!

ESPECIAIS19

IDOSOS 22

FAMÍLIA 23

ACONSELHAMENTO 13

DESTAQUE 14

CONSTRUÇÃO 20

ACONTECE 24

NOSSA IGREJA 26

ANÚNCIOS 29

Moda e Igreja podem andar juntas?

Nosso Propósito

é levar pessoas a um relacionamento intenso com Deus, amar e servir ao próximo e fazer Jesus conhecido de todos os povos, no poder do Espírito Santo.

Paschoal Piragine JúniorPastor Presidente

Page 4: Revista PIB - 26/05/13

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 26 de Maio de 2013

EM FOCO

4

Será que isso está na moda? Vou comprar esta calça. Acho o corte meio estranho, mas está na moda, então... Nossa! Que roupa mais fora de moda ela está usando. Quero um cinto igual ao da personagem da novela….

Você já deve ter ouvido – ou dito - frases como estas, muitas vezes, não é mesmo?

Segundo a Wikipédia a moda representa “uma forma passageira e facilmente mutável de se com-portar e sobretudo de se vestir ou pentear.”

A moda é uma tendência que, por estar eviden-ciada na mídia e fazer parte do nosso repertório cul-tural, acaba por impor determinado estilo de vestir a um grupo social. Como somos seres humanos e faze-mos parte de uma sociedade, somos extremamente influenciados por tudo o que esta sociedade produz pois, além de pertencer e ao mesmo tempo produzir este contexto, queremos nos sentir seguros nele e, por isso, muitas vezes, seguimos o que a sociedade de consumo apregoa de forma tirânica.

O que dizer então sobre moda e igreja? Elas podem andar juntas? Segundo Teté Matschulat, “se pensarmos que igreja é ‘gente’, a moda vai ‘andar’ dentro da igreja, mas o cuidado com o vestir dessa ‘gente da igreja’ deve ser de moderação e sem exa-gero. Em Fl. 4.8 lemos: "Por último, meus irmãos, encham a mente de vocês com tudo o que é bom e merece elogios, isto é, tudo o que é verdadeiro, digno, correto, puro, agradável e decente.”

Andreia Hadlich diz que quando pensa nesse assunto percebe que, como cristã, “a minha moda não pode levar o outro a pecar ou a escandalizar-se.”

Ela lembra de um professor do seminário que foi indagado sobre o assunto e respondeu de forma sábia: use de sensatez e viva com decência! A per-gunta que veio na sequência foi boa: “mas o que é decente professor?” Decente... Se estivéssemos em um local frio em pleno inverno não seria decente usar biquini e se estivéssemos na praia em pleno verão não seria decente usar blusão de lã. Sensatez e moderação. Vale a pena pensar em moderação, decência, discrição e sensatez como parâmetros para estabelecermos uma linha de discussão.

Para nós, cristãos, é importante termos sempre como referência o parâmetro bíblico e pensar em algumas questões antes de mergulharmos de cabeça no mundo da moda e seus modismos momentâneos:

O que estou vestindo me favorece ou me des-merece como pessoa e como cristão? O que estou vestindo honra e glorifica a Deus ou me honra e me glorifica? (1Co. 10.31). Estou causando escândalo? (Rm. 14: 13-16,21; 1 Co. 10.32). É lícito, mas con-vém? (1Co 10: 23-31). O que estou vestindo reflete minha santidade? O que estou vestindo faz jus ao fato de que meu corpo é templo do Espírito Santo? (1Co 6:18-20 e 1Pd 1: 14-15).

Moderação é a palavra de ordem para qualquer escolha na vida, incluindo o que vestir. Estilo, jeito de ser e de vestir também são reflexos da personalidade e são fatores positivos, pois reforçam a nossa identi-dade. No entanto, esta liberdade de escolha deve ser vista sob o prisma do compromisso que assumimos de sermos testemunhas de Jesus em qualquer situação.

por Martha Z. de MoraisMinistério Educação Cristã

[email protected]

Moda e igreja, podem andar juntas?

Page 5: Revista PIB - 26/05/13

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 26 de Maio de 2013

AÇÃO SOCIAL

5

A Importância da Participação Política e do Controle Social para os Cristãos I por Mauricio Cunha

A militância sociopolítica, longe de ser considerada uma atividade “mun-dana”, encontra-se permeada nas Escrituras como parte essencial da própria proposta missiológica da Igreja. Desde o Velho Testamento, Deus estabelece uma ordem social a ser seguida que, caso cumprida, traria prosperidade e justiça para todos em Israel. Esta ordem social manifesta, entre outras coisas, a sinalização do reinado de Deus na Terra e traduz os elementos do Seu caráter a das Suas plenas intenções para a criação.

O Evangelho, por sua vez, não anulou as implicações sociopolíticas do reino de Deus. Ao contrário, a própria palavra “Evangelho” (euangelion, no grego) traz profundas conotações políticas, uma vez que se trata de um termo com alto significado político, não sendo um termo religioso usado primeiramente pelos primeiros seguidores de Cristo, mas uma palavra emprestada dos discursos de generais e césares romanos. Desta forma, o “evangelho” anunciava a vitória do imperador, a chegada do “sóter”, o salvador, o realizador da paz (neste sentido, da “Pax Romana”). Quando os apóstolos e primeiros cristãos mantiveram o termo “Evangelho”, portanto, estavam tomando emprestado da esfera política um ter-mo que significava uma nova ordem, não apenas “religiosa” mas sociopolítica, ou seja, um novo projeto civilizacional, o discipulado das nações diante do governo de um novo Rei, conforme anunciado pelo anjo a Maria (Lc. 1:31-33).

Culturas e países que receberam uma maior influência cristã histórica, pro-testante, tendem a ter uma tradição de instituições mais solidamente arrai-gadas nos princípios democráticos e num efetivo controle social. Isso não é à toa. A visão cristã de mundo, com os seus valores de justiça, equidade, solida-riedade e especialmente a distribuição de poder, considerando o mal inerente à condição humana e a sua tendência para a corrupção, estabelece o funda-mento para a construção de sociedades mais participativas e com uma efetiva vigilância social sobre aqueles que exercem o poder.

Em um país como o Brasil, torna-se vital para igrejas e organizações cristãs que de fato almejam uma influência no campo da Reforma Social, o exercício da participação cidadã e da relação crítica com a cultura, governos e sociedade.

Por exem-plo, no campo das organizações sociais cristãs há muito devemos sair do mero modelo assis-tencialista de “entrega de serviços” para a população socialmente vulne-rável e migrar para o modelo da defesa de direitos, empoderando a socieda-de, especialmente os excluídos, para uma participação cidadã efetiva que toque nas estruturas de perpetuação das misérias e injustiças que ainda assolam o nosso país.

O arcabouço jurídico e institucional do Brasil, felizmente, nos permite esta participação, fruto de uma luta histó-rica pelos direitos civis e pela defesa da democracia. Resta-nos tomarmos o nosso lugar nesta jornada.

Extraído do Caderno de Políticas Públicas – REPAS - 2013

Acesse: http://repas.org.br/post e confira na íntegra

“O Evangelho de Cristo nasce, então, num contexto de abuso de poder, como esperança, fé e plataforma de ação de uma comunidade marginalizada que sofria os efeitos da opressão, anunciando um novo rei e uma nova realidade

espiritual e temporal.”

Page 6: Revista PIB - 26/05/13

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 26 de Maio de 2013

AÇÃO SOCIAL

6

Page 7: Revista PIB - 26/05/13

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 13 de Janeiro de 2013

EDUCAÇÃO CRISTÃ

7Primeira Igreja Batista de Curitiba | 26 de Maio de 2013 7

Page 8: Revista PIB - 26/05/13

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 13 de Janeiro de 2013

EDUCAÇÃO CRISTÃ

8 Primeira Igreja Batista de Curitiba | 26 de Maio de 20138

Page 9: Revista PIB - 26/05/13

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 26 de Maio de 2013

VIDA CRISTÃ

9

Grupos de Oração

Perfume de CristoOre pelo Congresso de Mulheres que encerra hoje. Peça a Deus que todas as participantes possam estar envolvidas pelo Espírito Santo de Deus e que suas vidas sejam infinitamente mais abençoadas.

Junta de Missões NacionaisVamos clamar pelos projetos e pelas TRANS que estão programadas para o mês de julho. Vamos orar pelo Pr. Fernando Brandão, para que o mover de Deus - em sua vida e na direção da Junta de Missões Nacionais - esteja sempre presente.  

CiganosOre pela evangelização dos ciganos, que as barreiras espirituais, sociais e étnicas sejam vencidas; pelos ciganos convertidos, que Deus os use para comunicar o Evangelho. Ore pela vida dos missionários e por mais obreiros nesta seara.

ConstruçãoPeça que o Espírito Santo esteja com todos os membros da nossa igreja, para que a Sua presença irradie bem estar e confiança, e que possamos cumprir com competência o término da obra de construção de nosso templo.

Africa do SulOs cristãos enfrentam provações, o que inclui suas vidas financeiras. Ore pelo mo-ver do Espírito Santo em todas as aldeias, cidades e grupos étnicos. Clame pelos missionários, para que possam alcançar vidas, mudar costumes e glorificar a Deus.

DepressãoPela restauração física, emocional e pela graça na vida de nossos irmãos e irmãs que sofrem com depressão. Que a graça e a misericórdia do Senhor supra toda carência e dificuldades que enfrentam. Que sejam libertos.

AgradecimentoOre agradecendo por todas as providências de Deus nas nossas vidas.Agradeça pelo ar que respira, pela água que nos mata a sede, pelo dia e noite. Agradeça!

Para Refletir“Mantenha-se o fogo continuamente aceso sobre o altar, não deve ser apaga-do” Levítico 6.13.

Pedidos de Oração26

27

28

29

30

31

01

Cleusa Piragine | Diná Poletti

Sentinelas de OraçãoDomingos, das 9h às 10h30 e

Quartas-feiras, das 9h30 às 11h(Jardim de Oração) - Diná, 9997-0495

Domingos, das 18h às 18h45 (Jardim de Oração)

Carmem Paupitz, 8834-7048

Clamor JovemSábados às 18h e Quartas-feiras às 22h30

(Jardim de Oração)Helen Grazek, 9902-9999

[email protected]

Valentes de OraçãoAdolescentes – 13 a 17 anos

Quartas-feiras e Sextas-feiras às 18h(Jardim de Oração)

Daniel Schmitt, 9169-5444

Heróis de OraçãoJuniores – 9 a 12 anos

Domingos, das 18h30 às 19h(Jardim de Oração)

Daniel Schmitt, 9169-5444

Projeto Débora (pais intercedendo por seus filhos)

Quartas-feiras às 14h(Jardim de Oração)

Odete Haro, 3528-9405 | 8885-8204

Esposas orando por seus maridosTerças-feiras às 14h (Sala 201) – MCA

Jucirene Rodrigues

Orando pelo BrasilPare tudo e ore diariamente às12h

Alvorecer com DeusTodos os dias às 6h (Jardim de Oração)

Pr. Alvo Waldow

Orando pela ConstruçãoSábados às 6h (Jardim de Oração)

Pr. Alvo Waldow

Orando pelo povo árabeTerças-feiras às 21h (Jardim de Oração)

Tarik | 9647-2784

Orando por AtletasSegundas-feiras às 19h (Ginásio) - Anderson Varga

[email protected]

Orando pelos FuncionáriosCleusa Piragine

Pedidos de Oração por e-mail - RIVIDaura Stofella

[email protected]

Page 10: Revista PIB - 26/05/13

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 26 de Maio de 2013

VIDA EM CÉLULAS

10

Estudo das Células Sermão de19/05/13

Texto base: Lucas 14:25-35

O Preço do DiscipuladoPr. Paschoal Piragine Júnior.

Pregador:Tema:

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Mensagem

Quando Jesus observava a grande multidão que O acompanhava, sabia que muitos não permaneceriam, pois não queriam firmar compromissos de fé com Ele, já que para segui-Lo era preciso pagar o preço da renúncia. Nos tempos atuais, também somos bombardeados de todos os lados por atrativos que, muitas vezes, dificultam abrir mão. Jesus, com Seu grande amor, nos orienta e coloca algumas condições para nos tornarmos discípulos, e não ser mais um na multidão:I Condição (v. 26) - Amar a Jesus acima de tudo e de todos: a instrução dada por Jesus era de que os verdadeiros discípulos têm um dever para com Deus, que está acima de qualquer obrigação pessoal ou familiar.

Você está disposto a seguir a Jesus mesmo sem ser acompanhado de pessoas que ama? Jesus está em primeiro lugar na sua vida?II Condição (v. 27) - Compromisso de seguir a Jesus enquanto carrega a sua própria cruz: muitos na multidão não estavam dispostos a se sacrificar para seguir verdadei-ramente a Jesus, e bem sabemos que o nosso maior sacrifício é deixar de fazer as nossas próprias vontades para fazer a vontade de quem morreu na cruz por nós, Jesus. Ser discí-pulo de Jesus é entregar-se, é morrer para nossas vontades, morrer para o mundo e para o pecado, carregar a nossa cruz em favor de Cristo.

O que você precisa abrir mão para ser um discípulo de Jesus? Qual deve ser o seu objetivo para ser um discípulo e poder fazer discípulos?III Condição

1ª ilustração (v. 28-30) - O importante não é apenas começar a jornada com Deus, e sim terminá-la com Ele: hoje, se você constrói algo sem planejamento, sem ter fei-to um orçamento, poderá passar vergonha com uma obra inacabada. Jesus queria compromisso daqueles que O se-guiam. Ele nos ensina a planejar e saber se estamos dispos-tos a servi-Lo para nos tornarmos discípulos comprometi-dos com o Reino.

O que você tem construído na sua caminhada com Jesus? Quanto vale para você seguir a Jesus?

2ª ilustração (v. 31,32) – Guerra: para fazer a obra de Deus é necessário um treinamento. Não é possível entrar em uma batalha, mais ou menos apto. É preciso conhecer a força do inimigo para vencer a guerra.

3ª ilustração (v. 34,35) – Sal: Jesus enfatiza que Seus discípulos devem ser sal genuíno, sal que não perdeu seu sabor. Isso significa ser um discípulo verdadeiro e não so-mente um cristão nominal.

O que você tem feito para que sua vida expresse sabor e interesse aos que estão à sua volta? Conclusão

Você está no meio da multidão ou é um discípulo de Jesus?

Page 11: Revista PIB - 26/05/13

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 26 de Maio de 2013

VIDA EM CÉLULAS

11

por Juliane Queirolo Carneiro dos Santos Roterista do Ministério de Células

Ferramentas de Crescimento |

Você já parou para pensar que a maioria das pessoas vai vivendo de forma reativa, envolvida com atividades diversas, agenda cheia, sob a pressão de produzir, conquistar, se informar, e não se dedica a refletir sobre a vida com mais profundidade, sobre o seu modo de pensar e agir?

É verdade que no dia 31 de dezembro de cada ano existe um movimento entre as pessoas, de fazer planos para o ano seguinte, até mesmo na mídia e no mundo corporativo, há incentivo para uma auto-análise e programação de metas. Infelizmente, tam-bém é verdade que os planos da virada do ano não permanecem por muito tempo, sendo esquecidos já nos primeiros meses, ou nas primeiras dificuldades. A auto avaliação, o planejamento e a mudança de estratégias, de hábitos ou de comportamentos dian-te de resultados indesejados, são ferramentas de crescimento para qualquer um que esteja disposto a pagar o preço da disciplina.

Olhando para a vida cristã que nos é proposta na Palavra de Deus, podemos perceber o privilégio

que temos, pois caminhar com o Senhor é viver um desafio de contínuo crescimento. Deus coloca à nossa disposição diversas ferramentas para que pos-samos viver numa ascendência de desenvolvimento.

Somos desafiados a ler a Bíblia todos os dias e em nossos momentos devocionais diários perguntar para Deus o que Ele quer nos dizer, o que precisa mudar em nós diante do que está registrado no texto bíblico.

Semanalmente somos confrontados nas prega-ções que ouvimos na igreja, onde Deus nos motiva a crescer a cada dia, mudando formas de pensar e agir.

Nos cultos onde celebramos a Ceia do Senhor, recebemos a orientação clara: “Portanto, que cada um examine a sua consciência e então coma do pão e beba do cálice” (I Co. 11.28 NTLH), ou seja, faça uma análise da sua vida, compare o seu viver com o padrão bíblico, arrependa-se, converta o seu cami-nho e participe da celebração!

Parte 1

Page 12: Revista PIB - 26/05/13

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 26 de Maio de 2013

INFANTIL

12

Educação deFilho e Figuras de LinguagemParte 1

Que tal aproveitarmos as Figuras de Linguagem para retirarmos algumas reflexões relacionadas à educação de filhos? As figuras de linguagem “são re-cursos que tornam as mensagens que emitimos mais expressivas”. No relacionamento com crianças, sem dúvidas, há momentos que precisamos emitir men-sagens mais expressivas. Vamos ver como algumas delas se aplicam ao contexto da família.

PARADOXO: é a aproximação de ideias contrárias. Ex: filho, você já é grande para cuidar de sua irmã, mas pequeno para ficar acordado até tarde. Para pensar: conforme o tempo passa a criança precisa assumir novas responsabilidades. Procure equilibrar direitos conquistados e deveres necessários, para que a criança não se sinta injustiçada.

CATACRESE: é a figura de linguagem que consiste na utilização de uma palavra ou expressão que não descreve com exatidão o que se quer expressar, mas é adotada por não haver outra palavra apropriada. Ex: filho, amo tanto você que até dói. Para pensar: conforme o tempo passa a criança precisa assumir novas responsabilidades. Procure equilibrar direi-tos conquistados e deveres necessários, para que a criança não se sinta injustiçada.

SINESTESIA: consiste na fusão de impressões sen-soriais diferentes. Ex: seu doce olhar é o que mais admiro em você. Para pensar: observe seu filho. Admire a criança que Deus lhe presenteou. Elogie suas qualidades. Aproveite para expressar seu amor de diferentes maneiras.

COMPARAÇÃO: como o próprio nome diz, essa figu-ra de linguagem é uma comparação feita entre dois termos. Ex: ah se você fosse como seu irmão! Para pensar: AI! Tome cuidado com isso. Ninguém gosta de ser comparado com outra pessoa. Uma mãe me disse certa vez: “Tenho 3 filhos tão diferentes. Tenho 3 filhos únicos”.

METÁFORA: A metáfora consiste em utilizar uma pa-lavra ou uma expressão em lugar de outra, sem que haja uma relação real. Ex: nossa, você é a cara do seu pai! Para pensar: as crianças, além de herdar caracte-rísticas físicas de seus genitores, aprendem e imitam a maneira como seus pais se comportam. Poderíamos dizer: nossa, você se comporta como seus pais.

DISFEMISMO ou CACOFEMISMO: consiste em em-pregar deliberadamente termos ou expressões depre-ciativas ou sarcásticas para fazer referência a um de-terminado tema. Se eu lhe desse uma tartaruga você a deixaria fugir. Para pensar: utilizar termos deprecia-tivos para referir-se ao filho (principalmente quando outras pessoas estão ouvindo) não é nada bom para a autoestima dele. Se ele precisa melhorar em algo, encontre maneiras de ajudá-lo neste desafio.

Que possamos seguir o conselho deixado em provérbios 31:26: “Fala com sabedoria e ensina com amor”. Que Deus abençoe sua semana!

•Dia das MãesComo diz a Bíblia que “é da boca dos pequenos

que emerge o verdadeiro louvor” (Mateus 21.16), no domingo (12/05), pudemos presenciar o louvor dos pequeninos no Culto Especial do Dia das Mães que, com a ajuda de pais e voluntários, procuraram expressar seu amor a Deus e agradecimento pela vida das mamães. Confira as fotos deste culto no flickr da PIB (flickr.com/pibcuritiba).

Aconteceu

•Capacitação de VoluntáriosNos dias 17 e 18 de maio aconteceu o

Congresso da Editora Cristã Evangélica aqui em nossa igreja. Cerca de 280 pessoas foram aben-çoadas pelos seminários e oficinas ministradas. Do Ministério Infantil 43 voluntários estiveram presentes, capacitando-se para que possam servir cada vez melhor às nossas crianças.

•40 DiasCerca de 120 voluntários se esmeraram para

que a Campanha dos 40 Dias pudesse acontecer totalmente adaptada para crianças. Queremos agradecer a cada pessoa que se dedicou neste tempo. Voluntário, você foi escolhido por Deus para alcançar o coração de nossas crianças. Obrigado por sua dedicação em semear a boa se-mente no coração dos pequeninos.

por Pastor Daniel eequipe do Ministério Infantil.

Informações retiradas de: soportugues.com.br/secoes/estil/estil2.php

pt.wikipedia.org/wiki/Figura_de_linguagem

Page 13: Revista PIB - 26/05/13

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 26 de Maio de 2013

ACONSELHAMENTO

13

Por que foi estabelecido o Plantão Pastoral?

Há uma tradição no mundo religioso, onde as pessoas aflitas vão à procura de ajuda espiritual, e sempre encontram esse serviço à sua disposição nas diversas religiões. Daí a importância do Plantão Pastoral da PIB Curitiba.

Atualmente as pessoas vivem num mundo tão dinâmico e, muitas vezes, num mundo de solidão, e sentem a necessidade de serem acolhidas, ouvidas e amparadas, na certeza da existência de um Deus que se importa com elas.

Qual o objetivo do Plantão Pastoral?

Prestar primeiro atendimento às pessoas que chegam à PIB, sejam membros ou não, necessitadas de pedir aconselhamento sobre seus problemas dan-do–lhes apoio espiritual, emocional, social, relacio-nal, entre outros, através de oração e aconselhamen-to, baseados na Palavra de Deus.

Com isso cumprimos a vontade de Deus, escrita em Rm. 12.15: “Alegrem-se com os que se alegrem; chorem com os que choram”, Gl. 6.2: “Levem os far-dos uns dos outros e, assim, cumpram a lei de Cristo”.

O Plantão Pastoral está de cara nova.

A PIB Curitiba, sempre investindo em pessoas, acaba de inaugurar as novas instalações para fun-cionamento do Plantão Pastoral. O Plantão Pastoral agora está estrategicamente localizado à esquerda da futura entrada principal do templo. É um conjunto composto por uma sala de recepção e outras quatro espaçosas salas, modernamente equipadas, tudo preparado para otimizar os atendimentos.

O Plantão Pastoral já está atendendo das 2ªs. às 6ªs. feiras, das 9h às 18h; aos sábados, das 9h às 12h e, domingos, das 10h às 13h e das 19h às 21h30.

Tem mais novidades chegando: já tivemos aten-dimento também neste horário – das 18h às 21h - e trabalhamos para que isso seja em todos os dias.

Venha nos conhecer e, quem sabe, você comece a atuar conosco neste ministério!

por Roberto UlianiVoluntário Plantão Pastoral

Plantão Pastoral

Page 14: Revista PIB - 26/05/13

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 26 de Maio de 20131414

O intercessor é o cristão que investe parte do seu tempo na presença de Deus, orando em um relacionamento profundo, não por benefício próprio, mas por misericórdia e amor, intercedendo em favor de outros, que podem ser seus conhecidos ou pessoas anônimas, irmãos em Cristo ou familiares, incrédulos e, inclusive, inimigos. De forma mais ampla, são orações feitas, também, para pessoas ou situações referentes à sua igreja local, cidade ou mundo.

Quem tudo confia ao Senhor e espera de Deus, e coloca a si mesmo em segundo plano, certamente será abençoado, pois o Senhor se agrada de nossa devoção em orar (1ª Tm. 2.1-3) e age se há intercessão: “Procurei entre eles um homem que erguesse o muro e se pusesse na brecha diante de mim e em favor desta terra, para que eu não a destruísse, mas não encontrei nenhum” (Ez. 22.30).

A alegria de ser Intercessor

Page 15: Revista PIB - 26/05/13

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 26 de Maio de 2013 15

Precisamos, como intercessores, nos habituar a orar com humildade e coração limpo, com fé e perse-verança. “A oração de um justo é poderosa e eficaz.” (Tg. 5.16b). Interceder não é difícil, nem “pesado” ou desagradável, muito pelo contrário, é um ato de gratidão e louvor a glória de Deus, que traz alegria ao nosso coração. Deus quer te abençoar com um lugar de honra: o privilégio de estar em Sua presença.

O Salmista nos diz: “... todo aquele que é santo orará a ti; em tempo de te poder achar” (Sl. 32.6). Dê o primeiro passo oferecendo ao Senhor a sua dispo-sição em orar por outras pessoas e situações. Só nos tornamos intercessores quando começamos a inter-ceder. Coloque-se junto à rica fonte que emana do Reino (Leia Salmos 1:3).

O Senhor é tão cuidadoso com Seus filhos que, quando não sabemos como orar, o Espírito Santo intercede por nós tornando compreensível a Jesus as nossas necessidades (Rm. 8.26), e o próprio Senhor Jesus vai interceder por nós, junto ao Pai. “Pois há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens: o homem Cristo Jesus” (1 Tm. 2.5).

Essa alegria soberana só é encontrada em Deus. Seus atributos abençoadores nos são desco-nhecidos, mas não se sinta satisfeito com uma vida superficial com o Senhor, pois Ele está te oferecendo o “mais abundantemente além”: conversar com o Deus que está acima de todas as coisas, o Deus que é todo poderoso, o único que intervém com amor nas causas que lhe são apresentadas.

A intercessão é ministério para homens e mulhe-res, em todas as faixas etárias do cristão. Na Palavra encontramos exemplos de dedicados intercessores: Moisés (Ex. 17.9-13; Ex. 32.30-34), Neemias (Ne. 1.4; 2.4; 4.4; 5.19; 6.9,14; 13.14,22,29,31), Daniel (Dn. 9.2-19), Ester (Et. 4.16), Samuel (I Sm. 7.5), a igreja (Atos 12:5; I Tm. 2:1-4) e o nosso Senhor Jesus

Cristo, o maior de todos os intercessores, que ainda hoje intercede por nós! Deus quer usar aqueles que se colocam à Sua disposição para compartilhar os Seus sonhos para nossas vidas.

2ª Crônicas 7.14 “E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra”.

“Antes de tudo, recomendo que se façam súplicas, orações, intercessões e ações de graças por todos os homens; pelos reis e por todos os que exercem autoridade, para que tenhamos uma vida tranquila e pacífica, com toda a piedade e dignidade. Isso é

bom e agradável perante Deus, nosso Salvador.” 1 Tm. 2.1-3

“Da mesma forma o Espírito nos ajuda em nossa fraqueza, pois não sabemos como orar, mas o próprio Espírito

intercede por nós com gemidos inexprimíveis.” Rm. 8.26

por Daura StofellaIntercessora – RIVI

A PIB Curitiba possui vários grupos de intercessão, que compreende desde crianças até idosos, e eles estão listados na página “Vida Cristã” de nossa Revista PIB. Em onze grupos os intercessores se reúnem para orar nas dependências da nossa igreja. Em “Orando pelo Brasil”, você pode interceder onde estiver, às 12h, pelo nosso país.

O último grupo da lista - “Pedidos de Oração por e-mail - RIVI” - apresenta forma distinta no procedimento de interceder. Ele é responsável pela captação de todos pedidos de oração que chegam a PIB (sejam pedidos por escrito ou enviados via internet). Os pedi-dos são organizados, em geral diariamente, e são enviados por e-mail para todos os inter-cessores do grupo, para oração. Na RIVI (Rede de Intercessores Via Internet) não há necessi-dade de especificar horário ou local para orar, pode ser em qualquer momento do dia, em sua casa ou onde você se sentir melhor para interceder. Se você tem interesse em se inte-grar ao grupo da RIVI, envie um e-mail para: [email protected]

Page 16: Revista PIB - 26/05/13

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 26 de Maio de 2013

MISSÕES

16

Evangelismo e Missões(41) 3091-4315 | [email protected]

Testemunhos são depoimen-tos de pessoas que presencia-ram o mover absoluto de Deus no mundo. Depoimentos como esse, de Ana Cristina, contêm o braço forte do Espírito Santo querendo sustentar e mudar a história de quem O conhecer.

Com dez anos de idade, dona de uma timidez que lhe desentrosa-va de sua turma, seus olhos brilha-vam para os seus colegas mais popu-lares. Mas, infelizmente, as atitudes que traziam fama a essas crianças diante de seus colegas eram de en-tristecer qualquer pai. Elas cabula-vam aula para fumar e beber atrás da escola e, com 12 anos, ficou bê-bada pela primeira vez.

Sem ser afastada dessa estra-da, ela de fato ganhou o respeito de seus colegas e, com apenas 13 anos, já usava maconha, cocaína e crack.

Sua mãe lhe procurava pelas ruas de madrugada, hora ou ou-tra lhe encontrando inconscien-te, jogada sobre a sarjeta. Com o gradual desmoronamento de sua família, por vezes era pega pelo Conselho Tutelar, do qual tinha suas artimanhas para fugir.

Foi então que, com 15 anos, após três internamentos frustra-dos, acordou em um leito de hos-pital após três noites seguidas bebendo - pois quando não conse-guia comprar crack, com o dinheiro de seus furtos, supria sua vontade com quanto álcool fosse necessá-rio. Quando abriu seus olhos, se

Mas aonde abundou o pecado, superabundou a Graça

deparou com a feição horrorizada de uma Assistente Social lhe di-zendo que, nesse ritmo, ela não passaria dos 21.

Após 9 meses em uma clínica de recuperação evangélica, Ana provou a regeneração de seu corpo e de seu espírito. Mas, o envolvi-mento com uma pessoa a devol-veu às drogas, causando um golpe o qual o casamento de seus pais não resistiu. Cada um foi para o seu lado com seu respectivo novo cônjuge e, para a surpresa de Ana Cristina, se viu moradora de rua com 17 anos, engolida por uma profunda mágoa de seus pais.

Logo foi abrigada por uma família de traficantes e, trafican-do e roubando para sustentar seu vício e seu corpo - nessa ordem de prioridade -, chegava a passar até 10 dias sem dormir, comer e tomar banho, apenas sustentada pelas drogas. Ana foi presa tantas vezes que, aos 21 anos, já era figura co-nhecida na Delegacia. Nessa altu-ra, todos os seus sonhos já haviam sido consumidos.

Foi ali, no fundo do poço, que Deus começou a agir de uma forma que Ana Cristina não resistiu. Um pastor, dentro da prisão, começou a instruí-la em seus desígnios, de modo que ela recebia acalentada suas palavras, pois no fundo que-ria ter sua vida mudada.

Começou a conseguir alimen-tos e produtos de higiene, escre-vendo cartas para as detentas, das

Page 17: Revista PIB - 26/05/13

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 26 de Maio de 2013

MISSÕES

17

Evangelismo e Missões(41) 3091-4315 | [email protected]

Nota

quais muitas se correspondiam com a ala masculina. Foi assim que ela teve contato com uma carta de Alli-son da Silva Neto, então com 22 anos, procurando alguém para se corresponder. Ana resolveu se cor-responder com o rapaz e percebeu que ele tinha algo diferente. Suas cartas eram cheias de esperança e mencionavam muito o nome do Senhor. Embora ainda meio descrente, Ana passou seis meses trocando ora-ções com aquele rapaz, cujo rosto nunca havia visto.

Um pouco antes de ser transferida para a Peni-tenciária Feminina do Paraná, ela sentiu uma lufada de esperança. Recebeu a visita de sua irmã, cujo ros-to não lhe era mais tão familiar. Ana Cristina sentiu uma felicidade que já não sentia há muito tempo, ainda mais por saber que sua mãe queria lhe ver.

Transferida, passou dias sem conseguir dormir com tanta ansiedade. Não se lembrava mais do sem-blante da mãe e seu coração estava em uma contra-dição de saudade e mágoa. Para completar sua an-gústia, ela estava com suspeita de AIDS, e caiu em clamor por livramento.

Apesar da angústia, depois de semanas espe-rando em vão, sua mãe chegou e o coração falou mais alto, e foi o melhor dia de sua vida.

Então ganhou Regime Semi-Aberto e, na pri-meira visita à casa da mãe, brigou com ela e acabou caindo novamente nas drogas durante os três dias de visita. Apesar de se sentir ingrata por Deus ter lhe livrado do vírus do HIV, Ana manteve-se desviada até a quarta visita, quando Allison, agora também no Se-mi-Aberto, começou a procurá-la. Mas, para ela, não tinha mais jeito.

Entretanto, Allison não desistiu. Ele foi de fato transformado pelo Espírito Santo e, quando con-seguiu sua liberdade definitiva, não descansou até encontrá-la. Esperou o dia em que as meninas do

Semi-Aberto podiam sair e perguntou a cada uma quem era Ana Cristina, que ficou comovida com a atitude do rapaz. Saíram e conversaram por horas a fio, com ela dizendo que queria mudar, mas não conseguia. Ele disse que seria seu amigo e oraria até que a sua luz brilhasse, pois não foi daquele jeito que Deus a havia mostrado para ele.

Ele a levou à igreja e, no meio daquela tem-pestade, ela conseguiu falar com o Senhor, agarra-da àquela palavra de esperança: “Não foi assim que Deus me mostrou você”. Alguém ainda acreditava nela. Ela suplicou por força para resistir às drogas e sentia a presença do Senhor lhe amparando com o Seu amor. Assim ela se reconciliou com o Senhor e nunca mais droga alguma tocou em seu corpo.

Sua recuperação não foi fácil. Mas, como é bom para uma criança resolver seus problemas difíceis com o Papai do lado! A cada vez que seus joelhos se do-bravam, sua força se multiplicava. O Senhor esvaziou toda a mágoa que ela tinha de sua família e, quando ganhou liberdade, voltou a morar com sua mãe.

Logo Allison e Ana começaram a orar por um casamento, mesmo sem recursos. Ela encontrou dois pastores do presídio, compartilhou com eles o seu so-nho e eles se colocaram à disposição para ajudar. A partir daí, começaram a receber ajuda de todos os la-dos, de pessoas que nunca viram na vida. Foi em 25 de maio de 2012 que os dois se casaram na Primeira Igre-ja Batista de Curitiba, com tudo o que tinham direito: vestido, carro antigo, fotos, coquetel e lua de mel.

Hoje eles têm a vida amparada e guiada pelo Senhor, sendo instrumento em Suas mãos na vida de quem conhece a sua história.

Ore pela equipe da nossa igreja que estará indo para a Índia em junho. Se você desejar ofertar para o trabalho missionário na Índia, poderá fazê-lo através do envelope de ofertas da igreja, escrevendo nele: “Operação Índia”, e a sua oferta abençoará a evangelização do nordeste indiano!

Se você deseja receber notícias dos projetos na Índia, envie-nos um e-mail: [email protected]

por Ivam RodriguesRedator Voluntário

Page 18: Revista PIB - 26/05/13

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 26 de Maio de 2013

ENGLISH

18 [email protected]

The urbanmission

by Pr. Daniel CecilEnglish Ministry

[email protected]

Sunday Morning Service: 10h30 in the Chapel

Coffee & Conversation (English Practice):

Wednesday, 19h30 at Havana Cafe in Shopping Curitiba

Cell Group: Friday at 19h30 at the home of

Pr. Mark and Caron Johnson

Sunday School Class: 9h30 on the 4th floor

Statistics show that in 1900 only 14% of the world’s population lived in urban settings. In 1950, the number grew to 30%. In 2011, the world became 51% urban and by the year 2050, the statistics esti-mate that nearly 70% of the world will live in an ur-ban area. Here are 3 things the church should know if we are going to reach our cities for Christ.

•Know The Gospel

We have nothing to offer the world if we do not know the gospel. The gospel is what saves men and changes the hearts of men. Men are born naturally hating God (Ephesian 2, Romans 1 & 3) and wanting to be their own god. This attitude creates a city full of selfish people who are focused mainly on them-selves. When the gospel is presented in a correct way, men will see their sin and will see the unde-served love God has for them in the cross of Jesus Christ. This transforming knowledge of what Jesus has done and how God has loved us, will transform the men and women of our cities to serve others and to love their neighbor as themselves. Be careful not to cheapen the gospel or to present Christianity like a one-time flu shot. Share the truth of who God is, who man is, and who Jesus is.

•Know The People

One of the fascinating things that Paul does when sharing with the Greeks, is that he quotes from one of their philosophers and turns it into a truth about Jesus (Act 17). You know that when Paul quot-ed from one of their philosophers, their ears perked up. They listened to Paul more closely because they knew that he cared enough to study what it is they believed and followed. If we are going to reach the people of our city, we need to know the background information of the people. Where are they from? Why did they move to our city? Is money their god? What do they believe? What music do they love? Who are the philosophers they listen to?

Everyone has a worldview. That is, everyone has an understanding of how the world was created and how they are to function in this world. No one can escape that. For us, we need to learn the worldview of the people and why it is they believe what they believe. Then we will better know how to approach them with the truth of Jesus.

•Know The City

The two greatest commandments are to love God and to love neighbor. So, as a church, we exist in the city and we are called to serve the city. Learning the history of our city may help us in knowing more about the idols of our neighbor’s heart, and it will also assist us in knowing how to serve our neighbor.

Further, we should always be learning the needs of our city and how we as a church can help serve the needs of our community. People always complain about Christians being hypocrites and condemning, but people have a hard time talking bad about Christians when the Christians are serv-ing them without receiving anything in return. We should be asking questions about our city like: How can we help create jobs? How can we help the poor? How can we help with addiction issues? Are there children that need to be adopted? How can we make our neighborhoods better, prettier? What needs does our city have that we can help with? Etc.

Our neighbors will begin to ask about the peo-ple making the most direct impact on their street, in their building, and in their city. The world is watching us and the world is moving to the cities. As a church, let’s be ready to impact our growing city.

Page 19: Revista PIB - 26/05/13

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 26 de Maio de 2013

ESPECIAIS

19

Há algum tempo vi um vídeo no youtube, intitulado “Bem-vindo à Holanda”, que expressa muito bem o que sente a maioria das fa-mílias que recebe a notícia de ter um filho com Síndrome de Down. Posso afirmar que, também, é um exemplo válido para qualquer outra síndrome, deficiência ou es-pectro diagnosticado.

Caso tenha acesso ao site, as-sista-o, mas de qualquer forma irei descrevê-lo, na tentativa de você entender como é receber a notícia de que seu filho ou irmã(o) apre-senta alguma deficiência.

Imagine que você e sua famí-lia estão planejando uma viagem para a Itália. Prepararam-se para tudo, pesquisam os costumes, a gastronomia, a cultura, enfim, se organizam ao máximo para que esta viagem seja a mais incrível de todas. Então, chega o grande dia! Vão para o aeroporto, tomam seus assentos e seguem para o destino projetado desde o início. Quando o avião pousa já começam a notar

que não estava de acordo com o esperado, não ouviam italiano, os escritos também não eram em italiano. A princípio nem sabiam discernir a língua que estavam ouvindo e vendo, pois não haviam se planejado para isso. Ao saírem do aeroporto, se dão conta de que realmente o avião não havia pou-sado na Itália, mas na Holanda. De repente o desespero toma conta, pois estava totalmente fora do que tinham imaginado... As roupas não estavam de acordo, os pontos turísticos não eram os progra-mados... E agora, o que fazer na Holanda?!

Mas o vídeo não acaba por ai, a autora ainda complementa: a Holanda é tão linda quanto à Itália, existem seus mistérios, curiosida-des, cultura, tanto quanto a Itália; apenas são caminhos diferentes a descobrir, entendendo também que não são os únicos que desem-barcarem em local diferente, pois tem muitos outros que fizeram esta mesma viagem.

Acredito que quem lê este ar-tigo crê num Deus que é soberano e que todos os acontecimentos são permissivos a Sua vontade. Nossos planos devem ser de acor-do com os planos de Deus e, en-tão, se Ele muda o trajeto da sua viagem é porque tem lugares mais lindos para te mostrar e, o melhor ainda: Deus acredita que você irá desfrutar ao máximo desta via-gem inesquecível.

Deus tem muito para nos en-sinar a cada dia. Permita-se tê-Lo como Mestre e entender os desíg-nios do Senhor em sua vida.

por Daniele Gotardo Veloso Seminarista do Min. Especiais

Bem-vindoà Holanda!

Page 20: Revista PIB - 26/05/13

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 26 de Maio de 2013

CONSTRUÇÃO

20

Que dareieu ao Senhor?

26/05

02/06

Cantina

Escala de Serviço

Grupo 52 - Sanderson

Grupo 44 – Pr. Alvo

Corpo Diaconal

Missões – Pr. Antônio Lopes

Cantina

Stand

Stand

Corrida para a VitóriaEstão abertas as inscrições para os interessados em minis-trar oficinas na segunda edição do sábado do Abraço da Vitória. Este projeto visa proporcionar aprendizagem aos par-ticipantes e tem como objetivo gerar recursos para finalizar a construção do templo da Primeira Igreja Batista de Curitiba. Os interessados devem encaminhar um texto para divulga-ção, como também, a carga horária e o número de vagas. As oficinas acontecerão no sábado, 08/06, das 9h às 17h.Info: [email protected] |abracodavitoriapib.blogspot.com.br

•Cantina para os Adolescentes | 07/06Responsável Fernanda Saciota & Cia.

•Feijoada | 08/06 | A partir das 12hPromoção: Coral A.B. DeterValor: R$ 20.

•Oficina de Organização | 08/06 | 14h às 17hInstrutora: Michelli VenturiniValor: R$30 (até 31/05) A partir de 01 de junho: R$ 35.

•Serviços de Enfermagem | 08/06 | 10 às 17hLuiz Carlos Padilha (célula 253)Verificação de pressão arterial edextro (taxa de açúcar no sangue)Valor: R$ 5.

•Oficina de Fotografia | 08/06 | 9h às 16hGuilherme ZakszewskiValor: R$ 100 (até 31/05)A partir de 01 de junho: R$ 110

•Serviços Veterinários | 08/06Dra. Ludmila de Castro VitalAtend. clínico para o seu animal de estimaçãoValor: R$ 60

•Massoterapia | 08/06 | 10h às 17hIvone SilvaMassagem relaxante: R$ 30.Quick massage: R$ 15.Agendamento com Andrea Bayer: 3286-4344 | 8855-7022

•Costura | 08/06 | 10h às 17hCarmem S. Paupitz e Daniele LimaBarras de calçaValor: R$ 10.

•Oficina da Beleza | 08/06 | 9h às 11hSolange Proença.Técnicas para você escolher e aplicar sozinha sua tintura e hidratação, e penteados fáceis.Valor: R$ 30.

Info: [email protected]

Corrida para a Vitória em Junho

Resultados da Oferta de Amor

5/05 - R$ 6.938,7512/5 - R$ 27.764,2519/5 - R$ 14.019,65Total: R$ 48.722,65

Arrecadação do Abraço da Vitória em 19/05

Cantina: R$ 3.635,15Stand: R$ 843,25Oferta de Amor: R$ 14.019,65Contribuições: R$ 31.916,85Total: R$ 50.414,90

Faltam apenas 5 dias para o encerramento da campanha do Presente para a PIB. Aproveite a oportunidade para, neste domingo, entregar a sua oferta que poderá ser colocada no envelope especial “OFERTA DE AMOR”, ou identifique o seu envelope de dízimo com esta observação: Presente para a PIB.

Agradecemos a todos que contribuíram para que o templo seja concluído. A igreja entende que este investimento é para a casa do nosso Pai.

por Cleide Neto

Page 21: Revista PIB - 26/05/13

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 26 de Maio de 2013

CONSTRUÇÃO

21

Page 22: Revista PIB - 26/05/13

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 26 de Maio de 2013

IDOSOS

22

Duas coisas o ser humano não quer da vida: mor-rer cedo e ficar velho. Como administrar esse gigan-tesco paradoxo? A média do viver humano, pelo que viveram Noé, Abraão, Melquisedeque, Moisés e outros idosos, conhecidos de leitura bíblica e pelo que vivem muitos contemporâneos nossos, demonstra que, embora a vida seja considerada “curta” (em Kairós), em Kronos se torna uma longa estrada, somada às dificuldades do caminho, que não é fácil de percorrer.

Grandes são os tropeços, que muitas vezes nos tiram “tão cedo desta vida desconte”, mas a velhice vem num crescendo admirável, graças ao desenvol-vimento da inteligência humana que pôde livrar o mundo das epidemias e condições sub-humanas de vida, embora, em algumas terras, irmãos nossos não desfrutem de vida qualificada e a guerra e o terrorismo ainda impeçam muitas vidas jovens de envelhecerem.

Mas, o que é a velhice?

Prateleiras estão cheias de livros sobre ela. Na minha, mês passado, pus um que devia ter lido aos meus 18 anos, quando minha mãe, viúva, me eman-cipou civilmente como arrimo de família: “A Caminho de Casa”. Da lavra espiritualmente inspirada e ins-piradora, do pastor Billy Graham, é um compên-dio de leitura atraente – como todos que vieram dele - e obrigatória da mocidade – ou do “Verão da Existência” – como um ensaio (com texto, coreogra-fia e direção) para situar-se bem nas novas estações: outono e inverno da vida.

Se o velho ler se encherá de entusiasmo, para percorrer seu último trecho do caminho, desfa-zendo-se das bagagens inúteis que acumulou desde o começo da jornada; o moço que o faça, compreen-derá a importância da leveza do ser e entenderá que muita velhice – autorrejeitada e autoquestionada – do peso do ter, é fruto.

O “Caminho de Casa” – que poderia ser ‘O Último Trecho’ – pode vir a ser o mais alegre e inspirador, na medida em que tenhamos feito um bom “ensaio” para ele. Toda corrida tem seu “último trecho”, onde uma faixa nos espera: CHEGADA. E a corrida termina. A jornada da vida não tem chegada como fim da corrida, mas uma CASA, uma RECEPÇÃO onde nós vamos sentar e, descansados, assistir ao filme por inteiro da nossa jornada e, orientados por um Mestre sábio e amoroso, iniciaremos uma jornada nova, sem

Aprenda sobre a velhice

‘teres nem haveres’, além dos dons e talentos – quali-dades da inteligência humana – desenvolvidos, apri-morados e fortalecidos na jornada primeva, onde a tentação e o pecado foram pedras e montanhas, mas que o fogo do perdão amoroso do Sublime Ourives dissolveu e atapetou o Último Trecho.

Participe dos nossos Encontros2ª feira

• 14h | Dança Sênior (horário novo).

3ª feira

• 14h | Patch Work 4ª feira

• 10h | Oficinas: Academia ao ar livre, Informática ou Escola Bíblica

• 12h | Almoço com preço promocional no Restaurante da Igreja

• 13h | Oficinas: Jogos de Mesa, Informática ou Escola Bíblica

• 14h | Células Simultâneas• 15h | Culto• 16h30 | Comunhão ao redor da mesa

facebook: ministerio da [email protected] | 3091.4327

por Humberto QueirózMinistério Idosos

[email protected]

Page 23: Revista PIB - 26/05/13

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 26 de Maio de 2013

FAMÍLIA

23

Page 24: Revista PIB - 26/05/13

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 26 de Maio de 201324

ACONTECE NA PIB

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 26 de Maio de 201324

Despertar da Nova União Feminina Missionária do ParanáWorkshop’s | “Preparando cidadãs para o Reino de Deus” Data: 14-16/06Local: Centro de Retiros Leão de JudáPreletora: Juniana de Souza de OliveiraInfo: 8884-6859 | 3362-7878 | [email protected]

2º Seminário sobre Aconselhamento e Cura Interior Preletor: Dr. Fábio Damasceno Dias: 21/06 das 18h30 às 21h30; 22/06 das 9h às 12h e das 12h30 às 16h30 Local: sala 401 (quarto andar) Investimento: R$ 70 Inscrições: Francine, 3091-4358 | [email protected]

Aulas de violão no Espaço Vida e ArteUma aula particular por semana Mensalidade R$115 | Matrícula R$50 Info: 3091-4434 | [email protected]

Escolinha de Judô, Futsal e Jiu-jitsuFutsal: terça e quinta (manhã e tarde)Judô: segunda e quarta (manhã)Jiu-Jitsu: segunda e quarta (tarde)Valor: R$ 40 mensaisInfo: Márcio, 3091-4325 ou no Ginásio PIB (horário comercial).

Aula de Dança SêniorTodas as segundas-feiras, das 14h às 15hLocal: sala 207Público-alvo: maturidade (acima 60 anos)Info: Andrea, 9967-0279.

Acampa AdolesAjude um adolescente a ir ao Acampamento: as adolescentes estarão na sala 310, às 15h30, fazendo unha, todos os domingos, até 30/06. Info: Mayra, 3091-4359.

Curso de Libras - Módulo IIData: 08/06 a 03/08 | Sábados, das 16h às 18hValor: R$ 80 (em dinheiro)Inscrições na PIB - sala 502 - 5º andar (seg. a sex., horário comercial)Info: 3091-4311 | [email protected]

Amigos em CristoGrupo voltado para pessoas solteiras, viúvas e divorciadas, convidam para reunião no dia 07/06, às 20h na sala 207.Info: 3091-4309 | [email protected]

Convocação Conselho ExecutivoConvoco os membros do Conselho Executivo da Primeira Igreja Batista de Curitiba para nossa reunião mensal que acontecerá no próximo dia 13/06, às 19h, no Salãozinho, e para Assembleia Bimes-tral no dia 26/06, às 21h, na Capela. Conto com sua presença.Pr. Paschoal Piragine JuniorPresidente

Convocação Delegados da ABASCConvoco os delegados da ABASC - Associação Batista de Ação Social de Curitiba - para a Assembleia Mensal que acontecerá no próximo dia 13/06, às 19h, no Salãozinho. Conto com sua presença.Pr. Paschoal Piragine JuniorPresidente

Projeto CeifarPrecisa-se de doação de livros para montar uma bibliotecano CEIFAR.Contato: César Pires | [email protected] [email protected] | 3555-2773 | 9272-1859.

Big Band Jazz apresenta: DOXOLOGYData: 20/06, às 20h Loca: Grande Auditório do Canal da Música Investimento: R$ 20 Info: [email protected] | 3091-4308

• Especiais - Profissionais de Educação Física.

• Comunicação - Gerador de conteúdo web; ilumina-dor cênico; telemarketing para o Summit 2013.

• Culto em Italiano - Músicos.

• Educação Cristã - Recepção da Escola Bíblica; biblioteca digital; discipulador; designer.

• Células - Discipulador; redator; designer gráfico; roteiristas para as células; atendimento Stand.

• Integração - Recepcionista; médicos.

• Adoração - Secretário; organizador.

• Jovens Adultos - Cadastramento; abordagem às pessoas atendidas na FAS; ministração infantil.

• ABASC - Assistente Social; contador de histórias; vendedora bazar.

• Missões - Jornalista.

• Aconselhamento - Líder pequeno grupo; plantonis-ta; logística, equipe de louvor.

Page 25: Revista PIB - 26/05/13

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 26 de Maio de 2013 25Primeira Igreja Batista de Curitiba | 26 de Maio de 2013

ACONTECE NA PIB

25

Page 26: Revista PIB - 26/05/13

EDUCAÇÃO CRISTÃ

2626 Primeira Igreja Batista de Curitiba | 26 de Maio de 2013 2013

NOSSA IGREJA

26

Conheça os pastores e ministros que atuam aqui em nossa igreja, atendendo, administrando e aconselhando.

Paschoal Piragine JuniorPastor Presidente

Manfred SchwalbPastor do Ministériode Homens eAconselhamento

Israel PerdonsinPastor do Ministério de Adolescentes

Lucas DutraPastor da Área deUniversitários

Adriano Fogaça dos SantosPastor do Ministério de Juventude:Jovens Adultos

Anselmo José R. AlvesPastor do Ministério de Esportes e Atletas de Cristo

Arthur PaupitzPastor de Visitação

Adoniran dos Santos MeloPastor do Ministério com Especiais

Alexandre SombrioPastor do Ministério de Juventude

Anderson Stefan VargaPastor do Ministériode Esportes

Antônio LopesPastor Diretor do Minis-tério de Evangelismo e Missões

Daniel CecilPastor do Ministério Inglês: ICES - Internatio-nal Community English Service

Gerson Avena da SilvaPastor do Ministério de Integração

Leandro SondaPastor do Ministério de Juniores

Daniel TorresPastor do Ministério Infantil

Eliezer dos Santos MagalhãesPastor do Ministério de Evangelismo e Missões

Igor Pohl BaumannPastor do Ministériode Educação Cristã

Marcílio de OliveiraPastor do Ministériode Células

Pastores e Ministros

Edson M. de AndradePastor Assessoria da Presidência

Escala do Conselho DiaconalSemana

Luiz Roque, Marlene, Sandra, Sônia, Sabino.

Marcos Poly, Darlene Kaniak, Antero, Hélio, Rosemeri Poly, Alfred Lis.

26/05 a 01/06

02/06 a 08/06

Diáconos

Page 27: Revista PIB - 26/05/13

EDUCAÇÃO CRISTÃ

2727Primeira Igreja Batista de Curitiba | 26 de Maio de 2013

NOSSA IGREJA

27

Aniversariantes

Nilson Vital de OliveiraPastor do Ministérioda Administração

Michel FerreiraPiragine Pastor do Ministériode Juventude

Paulo Davi e SilvaPastor do Ministério de Adoração

Banco do BrasilAg 1869-4 CC 5045-8

ItaúAg 3835 CC 33218-4

Banco SantanderAg 2133 CC 130011302

BradescoAg 2369 CC 16-7

Caixa EconômicaPIB: Ag 1316 CC 1290-0 Op. 003ABASC: Ag 1316 CC 1655-7 Op. 003

Contas para Depósito de Dízimos e OfertasCNPJ PIB: 75.051.458/0001-79 | CNPJ ABASC: 02.052.396/0001-46

HSBCAg 0054 CC 38242-41

Ricardo LebedencoPastor do CampusVila Sandra

Albert Martins de Oliveira FilhoMinistério de Comunicação

Érika Massa ChecanMinistério de Mulheres e de Idosos

Tallita Vieira BarrosMinistério de Adoração

Thiago de Souza CarvalhoPastor do Ministériode Juventude

Elly Claire Janson LopesMinistério de Visitação

Rondinely Germano VieiraMinistério de Atletas

Thais Regina de LimaMinistério Infantil

Page 28: Revista PIB - 26/05/13

EDUCAÇÃO CRISTÃ

2828 Primeira Igreja Batista de Curitiba | 26 de Maio de 2013 2013

NOSSA IGREJA

28

Atividades na igreja

Programação de TV e Rádio

Todos os dias 06h..... | Alvorecer com Deus

Domingo09h30 | Estação 22.6 (0 a 12 anos)09h30 | Escola Bíblica09h30 | Escola Bíblica em Inglês09h30 | Embaixadores do Rei09h30 | Mensageiras do Rei 10h30 | Culto Matutino10h30 | Culto em Inglês10h30 | Culto dos Juniores18h30 | Heróis de Oração19h | Estação 22.6 (0 a 12 anos)19h | Culto Vespertino19h | Culto em italiano (mensal)

Segunda-feira8h | Atendimento Social 13h30 | Assessoria Jurídica Gratuita14h | Dança Sênior14h | Atendimento Social14h | Curso de Tricô e Crochê19h45 | Culto dos Advogados Cristãos 20h | Culto dos Atletas

Terça-feira14h | Mulher Cristã em Ação14h | Curso de Patchwork18h30 | Encontro de Homens 19h | Centro de Formação Ministerial20h | Encontro de Mulheres 20h | Ensaio Conj. Feminino20h | Amor Exigente - Grupo Conexão

Quarta-feira9h30 | Ginástica10h30 | Ginástica10h30 | Oficinas Maturidade10h30 | Estudos Bíblicos13h | Oficinas Maturidade14h | Células Maturidade15h | Culto Maturidade18h | Oração Adolescentes19h30 | Celebrando a Recuperação20h | Culto de Oração22h30 | Oração Jovens

Quinta-feira14h | Voluntariado - Hospital Evangélico 15h | MOPS (Mães de Primeira) - célula15h | Culto da Vitória

15h | Estudo Bíblico em Inglês19h | Centro de Formação Ministerial19h30 | Escola Bíblica19h30 | Montanhistas de Cristo20h | Culto dos Surfistas de Cristo

Sexta-feira09h | Amor Exigente-Grupo Conexão Um15h | Culto dos Cadeirantes - RPA17h | Discipulado para adolescentes (batismo)18h | Valentes de Oração18h | Ensino Adolescentes19h30 | Culto de Adolescentes20h | Amigos em Cristo (quinzenal)

Sábado9h | MOPS (3º sábado) 14h | Embaixadores do Rei15h | Assessoria Jurídica Gratuita17h | Ensaio Coro Celebrai17h | Ensaio Coral A. B. Deter17h | Culto dos Surdos18h | Clamor Jovem19h30 | Culto dos Jovens19h30 | Culto Jovens Adultos19h30 | Culto Jovens Casais (mensal)

BAND. Canal 2 . Sábado 09h (41) 3331-5700

CNT. Canal 6. Sábado 15h30 (41) 2169-7250

CWBTV. Canal 5 (NET), Canal 72 (VIVO TV/TVA analógica) e Canal 186 (TVA digital). Terça/Quinta 17h (41) 3336-3537 / 3335-3501

TV CENTRO SUL. UHF 36. Domingo 11h Prudentópolis - PR

MARUMBY. AM 730. Segunda à Sexta 07h30 e 18h30 (41) 3257-2410 / 3257-4021

SARA BRASIL . FM 107,5 . Terça à Sexta 22h (41) 3270-5000

CWBTV. Canal 5 (NET), Canal 72 (VIVO TV/TVA analógica) e Canal 186 (TVA digital) . Segunda 23h30 | Quarta 18h (41) 3336-3537 ou 3335-3501

SARA BRASIL. FM 107,5. Segunda 22h (41) 3270-5000

Mensagem comPr. Paschoal Piragine Jr.

Mensagem comPr. Paschoal Piragine Jr.

Programa para Jovens

Programa para JovensPr. Michel Ferreira Piragine

Alfa FM 104,9 (Catuporanga-PR) – 06h - (42) 3654-1029 Aliança FM 98,3 (Paranaguá-PR) – 18h - (41) 3422-5888

Araucária FM 98,7 (Pranchita-PR) – 12h - (46) 3540-1060 Bereiana Web Radio (S.José dos Pinhais-PR) – 11h - (41) 3398-2596

Chik Musical Web Radio (São Paulo-SP) – 16h - (11) 2653-4652 Cidade Gospel FM 100,5 (Realeza-PR) – 11h - (46) 3543-2660 Felicidade Web Radio (Sapiranga-RS) – 10h - (51) 3559-4333

HCJB (Curitiba-PR) – Qua 20h30 - (41) 3376-3553 Iguaçú FM 104,9 (Planalto-PR) – 13h - (46) 3555-1541 Livre Web Rádio (Curitiba-PR) – 12h - (41) 3029-4272

Louvor Eterno FM 100,5 (Maringá-PR) – 11h - (44) 3233-1490 Marumby AM 730 (Curitiba-PR) – 07h30 - (41) 3257-2410

Mensagem Web Radio (São Paulo-SP) – 15h Ômega FM 93,9 (Garujá-SP) – 14h - (13) 3341-8036

Poder Total Web Radio (Brasí lia-DF) – 09h30 - (61) 9981-9216 Portal Igrejas Web (S.José dos Pinhais-PR) – 15h – (41) 8403-0656

Portas Abertas - Web Radio (Aliança-PE) – 11h - (81) 3637-1399 Regional AM 790 (Serrinha-BA) – 12h30 - (75) 9925-8638 Sara Brasil FM 107,5 (Curitiba-PR) – 22h - (41) 3270-5000

Sara Brasil FM 95,5 (Porto Alegre-RS) – 22h - (51) 3325-9565 Sertão FM 87,9 (Sertanópolis-PR) – 08h30 - (43) 3232-4906 Som do Céu Web Radio (Curitiba-PR) – 12h - (41) 4141-0710

Timburi FM 98,5 (Andirá-PR) – 07h30 - (43) 3538-2213 Transmundial (São Paulo-SP) – 13h - (11) 5031-3533

TELEVISÃO Curitiba e Região Metropolitana

RÁDIO Curitiba e Região Metropolitana

Rádio Web e Outras Regiões

Page 29: Revista PIB - 26/05/13

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 26 de Maio de 2013

ANÚNCIOS

29

Page 30: Revista PIB - 26/05/13

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 26 de Maio de 2013

ANÚNCIOS

30

ANUNCIE AQUI: Os anúncios para a Revista PIB serão aceitos na semana anterior à publicação, das 9h às 18h, através do e-mail: [email protected]

• AGE Contabilidade - Traga sua empresa de serviço! Alessandra, 3244-3483 | 9669-9729.• Médico vascular, aplicações de varicose escleroterapia. Dr. André, 8427-3718.• Montagem e desmontagem de móveis, sob medida e reformas. Paulo, 9642-1698 | 8486-6137.• Foto e vídeo de aniversários e casamentos. Júnior Lopes, 3243-6954 | 8405-1394.• Pequenos reparos, hidráulica, elétrica, pinturas, forros, pisos, montagem de móveis. Luiz, 9235-7407 | 3013-3780.• Aulas de Turco c/prof. de origem turca. Resid./Empresa. Kerim Bozkurt, 3575-0340 | 9855-5583 | [email protected]• Fotógrafas para eventos, casamentos, aniversários e books externos. Ligue e faça um orçamento. Neusa, 9898-2498.• Clínica Tatiana Pizani Dermato Estética. Trat. faciais, corp., podologia e studio pilates. Agende horário: 3023-6878 | www.tatianapizani.com.br• UP! Perfumes Imp. Seja um franqueado. 100% de lucratividade. 3021-1770 | 8855-9649 (TIM) | [email protected]• Floricultura - decoração p/ casamentos, bu-quês, arranjos florais, coroas, placas para jazigo. Larissa, 3276-6292 | 9904-3865 | 8515-4608.• Estofaria Renato - reforma de sofá residencial, automotivo, c/qualidade e preço baixo, 40 anos de tradição. Renato, 3246 1926 | 9689-3769 (TIM).• Eventos, casamentos, palestras, aniversários, etc. Tudo em som e iluminação. 8838-5693 | www.gmartyeventos.com.br• Professora de canto gospel, cantora e regente coral. Wanilzey, 3030-0125 | 9641-2292.

• Apto cob. duplex c/3q, suíte, 2 vg. gar, arm. embutidos, churrasqueira, jard. inverno. Batel. R$1 milhão. Luiz Carlos, 2717-1148 | 9779-6617. • Apto. 2q. c/ suíte. Linha Verde.-PDG, ampla área de lazer, garag. coberta R$35.000 + financ. 9102-4919 | [email protected] • Saxofone alto YAMAHA, niquelado, modelo YAS 62 nº série: 075708. R$ 3.600. Ivo, 9901- 2543.• Maquina de lavar roupas Electrolux 8 kg, em bom estado de conservação, R$450 à vista. Maria, 3327-1947.• Aptos no Bacacheri, local privilegiado. www.rodinresidence.com.br | 3079-7503.• UP! Perfumes Imp. R$ 79 frasco de 50 ml. Entrega gratuita. Sueli, 3021-1770 | 8855-9649 (TIM) | [email protected] • Lavadora Electrolux LTE07, turbo econômica, 7 KG/127W, 1 ano de uso - novinha. R$ 350 à vista. 3026-3908 | 9668-8063.• Ecosport Freestyle 2011 - 13.000 km estribo person., para-choque keko. Revisada. R$ 44.000. Gabardo ou Marcelo, 3434-4293 | 8497-1831 | 9127-3960.

Serviços

Vende-se

• Casa de Queijos contrata: atendente (masc/fem), auxiliar de estoque. Tatiane, 3376-6060.

• Apto reformado, mobiliado, c/gar, Água Verde, próx. ao Tubo Sebastião Paraná. R$1.750,00. Ricardo, 3014-8008 | 9235-8172.

• Cachorrinha para adoção. C/08 meses, castra-da e vacina da SRD, dócil. Fabiana, 3049-5604.

Precisa-se

Aluga-se

Oferece-se

Page 31: Revista PIB - 26/05/13

Primeira Igreja Batista de Curitiba | 26 de Maio de 2013

ANÚNCIOS

31

ANUNCIE SEMANALMENTE NA REVISTA PIB

Info: [email protected]

A Primeira Igreja Batista de Curitiba não se responsabiliza pela qualidade dos serviços ou produtos oferecidos pelos classificados e/ou anúncios publicados nesta revista.

Page 32: Revista PIB - 26/05/13