Revista PUCRS Informação | Edição Especial | Nº 1

12
informação Você no rumo certo COMO É A VIDA NA UNIVERSIDADE FOTO: BRUNO TODESCHINI LAURA MOTTA BELLAN, ALUNA DO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO DO COLÉGIO MARISTA ROSÁRIO A estrutura As descobertas no mundo acadêmico As curiosidades As opções de intercâmbio e de crédito educavo e mais

description

Revista PUCRS Informação | Edição Especial | Nº 1 | Ano I | Novembro de 2013

Transcript of Revista PUCRS Informação | Edição Especial | Nº 1

Page 1: Revista PUCRS Informação  | Edição Especial | Nº 1

informação

Você no rumo certo

COMO É A VIDA NA UNIVERSIDADE

FOTO

: BRU

NO

TO

DES

CHIN

I

LAU

RA M

OTT

A BE

LLAN

, ALU

NA

DO

ANO

DO

EN

SIN

O M

ÉDIO

DO

CO

LÉG

IO M

ARIS

TA R

OSÁ

RIO

A estruturaAs descobertas no mundo acadêmicoAs curiosidadesAs opções de intercâmbio e de crédito educativo

e mais

Page 2: Revista PUCRS Informação  | Edição Especial | Nº 1

POR DENTRO DA PUCRS

Página 3

Venha conheceresse mundo.

A Universidade vista de perto

o mundo pucrs

Páginas 4 e 5

Estudo? Com certeza! E muito lazere convivência

SUMÁrio {

expediente {

Cordenadora da Assessoria de Comunicação Social da PUCRS:

Ana Maria Walker Roig

Estagiária: Luíza

Pozzobon

Impressão: Gráfica Epecê

Revisão: Antônio Dalpicol

Editora: Magda Achutti

PUCRS Informação edição especial pocket é editada pela Assessoria de Comunicação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Avenida Ipiranga, 6681 • Prédio 1 – 2º andar, sala 202.02 • CEP 90619-900 • Porto Alegre – RS • Fone: (51) 3320-3503 • [email protected]

www.pucrs.br/revista/pocket

POR QUE ESTUDAR NA PUCRS

Páginas 6 a 11

Um mundo de descobertas,de ciência, de tecnologia,

de aprendizado,de diversidade e de

empreendedorismo. Conheça as opções

de mobilidade acadêmica e de crédito educativo

F

OTO

: GIL

SON

OLIV

EIRA

FOTO

: BRU

NO TO

DESCHIN

I

FOTO

S: B

RUN

O T

ODE

SCHI

NI

Repórteres: Ana Paula Acauan e Vanessa Mello

Fotógrafos: Bruno Todeschini e Gilson Oliveira

Publicação On-line: Rodrigo Marassá Ojeda

Projeto gráfico e Editoração Eletrônica:

Pense Design

Page 3: Revista PUCRS Informação  | Edição Especial | Nº 1

>>>>>por dentro da PUCRS{

VENHA CONHECEResse mundo

{V

ocê já esteve na PUCRS? Quer saber mais sobre como é a vida na Universidade? Nesta versão pocket da revista PUCRS Informação descubra muitas coisas bacanas que

existem no mundo acadêmico da Avenida Ipiranga, em Porto Alegre. O Campus tem tudo o que se espera de uma grande instituição de ensino superior: professores e pesquisadores de alto nível e uma infraestrutura moderna e completa de ensi-no, pesquisa e extensão. Por esse mundo, milhares de pesso-as circulam por dia nas Faculdades, Laboratórios, Centros de Pesquisa, Museu de Ciências e Tecnologia, Tecnopuc, Parque Esportivo e Hospital São Lucas. É um ambiente vivo, que incen-tiva o aprendizado e onde o conhecimento transpõe barreiras. Hoje, a PUCRS é referência na educação superior e na pesquisa no Brasil e no mundo. Vem com a gente descobrir por quê.

3{

RECONHECIMENTO EM RANKINGS

42ª melhor Universidade privada do Brasil e a 1ª no RS, segundo o Ranking Universitário Folha de São Paulo

4Marca mais lembrada da 23ª edição do Top of Mind - As Marcas do Rio Grande na categoria Universidade. Pesquisa realizada pela revista Amanhã e pela empresa Segmento Pesquisas

41ª Universidade na América Latina a figurar no Greenmetric Ranking of World Universities, na categoria Energia e Mudança do Clima (sustentabilidade e gestão ambiental)

Alunos: 30 milDiplomados: mais de 145 milCursos de graduação: 51 (66 opções)

Professores: 1.470Funcionários: 5.254 (com Hospital São Lucas)

Cursos de Pós-Graduação:

24 de Mestrado, 21 de Doutorado

e mais de 100 de Especialização

NOSSOS NÚMEROS

FOTO: GILSON OLIVEIRA

ON-LINEVeja vídeo sobre a

PUCRS em www.pucrs.br/revista/pocketou use o QR Code

Page 4: Revista PUCRS Informação  | Edição Especial | Nº 1

O Campus da PUCRS às vezes é chamado de cidade pela quantida-

de de serviços e opções cultu-rais e de lazer oferecidos aos estudantes e à comunidade em geral. São exemplos o Parque Esportivo, com Academia de Gi-nástica e Escola de Natação, e o Museu de Ciências e Tecnologia. O mais legal é que, para quem estuda na Universidade, muitos dos espaços estão abertos para estágios ou pesquisas. O Insti-tuto do Cérebro do Rio Grande do Sul é um desses locais que reúne alta tecnologia e proje-tos de excelência em benefício de pacientes.

O MUNDO PUCRS {

4 {

O São Lucas é um hospital de na-tureza filantrópica, com 51 especiali-dades médicas. Cirurgia da epilepsia, cirurgia da obesidade, cardiologia in-tervencionista e cirurgia da mão são áreas de referência. O hospital recebe

aproximadamente 2 mil alunos por ano, distribuídos em mais de cem cur-sos, entre graduação, especialização e extensão. Também são desenvolvidos projetos de pesquisa pelos professo-res, que totalizaram 332 em 2012.

HOSPITAL, UM LUGAR PARA APRENDER E PESQUISAR

O Parque Esportivo já foi escolhido para sediar treino da Seleção Brasileira por reunir “estrutura e localização que beiram a perfeição”, segundo definição da CBF. O Estádio Universitário tem campo de futebol com dimensões ofi-ciais e pista de atletismo de avançada

tecnologia. O Parque recebe competi-ções nacionais e está aberto à comu-nidade. Alunos de Educação Física e Fisioterapia utilizam a infraestrutura para aulas, além de estágio. Todos os anos, é realizada a Olimpíada, que in-tegra a comunidade acadêmica.

NÍVEL DE SELEÇÃO

Com certeza!estudo?

E muito lazer e convivência

FOTO: GILSON OLIVEIRA

FOTO

: GILSON OLIVEIRA

FOTO

: BRUN

O TO

DESCH

INI

Page 5: Revista PUCRS Informação  | Edição Especial | Nº 1

BANDA LARGA

A Biblioteca Central tem pontos de acesso à internet de banda larga sem fio. Alunos podem pedir notebooks emprestados, com rede wireless. São 101 salas de estudo, com andares inteiros para atividades individuais e em grupo. E tem mais: não é preciso ficar em fila. Existem terminais de autoempréstimo e autodevolução. Até mesmo de casa se pode pesquisar em fontes on-line, oferecidas pela PUCRS.

FOTO

: GILSO

N O

LIVEIRA

Voltar à Era dos Dinossauros, simular eclipses, observar um vulcão em erupção e enxergar seres microscópicos. Testar força, equilíbrio, elasticidade e velocidade. No Museu de Ciências e Tecnologia, o visitante é o protagonista do próprio aprendizado. O local reúne 700 experimentos interativos, além de exposições temporárias sobre temas atuais e do cotidiano.

CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE UM JEITO DIFERENTE

FOTO: ARQUIVO PUCRS

A PUCRS tem um polo de atração de empresas com mil oportunidades para os alunos, que podem atuar em gigantes da tecnologia ou criar seu próprio negócio. O Parque Científico e Tecnológico (Tecnopuc) abriga cem empreendimentos e gera 5,7 mil empregos. Agora, ao completar dez anos em Porto Alegre, as operações são expandidas para Viamão, que terá o Centro Tecnológico Audiovisual do RS (Tecna), uma grande oportunidade para quem quer trabalhar com cinema, games, moda e design.

QG DE GIGANTESFOTO: GILSON OLIVEIRA

Navegar durante a aula não só é permitido como também faz parte da busca de conteúdo. Quatorze Facul-dades usam tablets, notebooks e outras ferramentas de um projeto chamado LabsMóveis. Na Enfermagem, por exemplo, os alunos podem rever técnicas feitas em bone-cos gravadas por tablets, e, na Nutrição, existem vídeos de avaliações antropométricas para esclarecer dúvidas. No prédio 15, dentro do Logos – Aprendizagem sem Frontei-ras, tem ainda o Laboratório de Aprendizagem (Lapren), onde o aluno pode ampliar seus conhecimentos por meio de materiais didáticos disponíveis em meio digital.

NAVEGANDO EM SALA DE AULAFOTO: BRUNO TODESCHINI

Page 6: Revista PUCRS Informação  | Edição Especial | Nº 1

por que estudar na PUCRS {

6 {

Pesquisa é incentivada

do curso

desde o começo

N a PUCRS, pesquisa não é privilégio só de quem cursa pós-graduação. Os alunos da graduação são incen-

tivados a ingressarem nesse mundo de des-cobertas e desenvolverem, desde cedo, essa cultura que pode levar a grandes avanços profissionais, beneficiando diferentes áreas da sociedade.

A Iniciação Científica tem três programas de bolsas de estudo e um espaço para atendi-mento, acompanhamento e orientação sobre possibilidades de atuação. A Universidade promove anualmente o Salão de Iniciação Científica, para intercâmbio de conhecimen-to e de resultados de pesquisas dos alunos.

Outra oportunidade é o Programa de Edu-cação Tutorial (PET), que proporciona experi-ências além do currículo acadêmico. Funciona como uma ferramenta importante na forma-ção de lideranças e integra os cursos de Biolo-gia, Informática, Letras, Psicologia e Química.

Para quem escolhe seguir o caminho das licenciaturas, o programa Articulação Univer-sidade-Escola (AUE), para a formação de pro-fessores, proporciona atuar na rede pública de ensino já no início da Faculdade. O que o aluno vê nos cursos de Física, Letras, Mate-mática, Pedagogia, Química, Biologia, Ciências Sociais, Educação Física, Filosofia, Geografia e História, ele vivencia na prática em escolas.

Para encontrar caminhos Os estudantes da graduação, pós-graduação e diplomados da

PUCRS podem contar com o apoio do Escritório de Carreiras no pre-paro para ingressar no mundo do trabalho. O setor orienta para o pla-nejamento de carreira e oferece cursos e workshops. Visando estreitar o vínculo com o mercado, promove ações como a Feira de Carreiras, com participantes de importantes empresas. Quer saber mais? Vai lá em www.carreiraspucrs.com.br.

Ainda no Ensino Médio, estudantes de colégios maristas podem ter contato com a pesquisa por meio do Pré-Grad, na Faculdade de Biociên-cias. São desenvolvidas atividades em diversas áreas, como Museu de Ciências e Tecnologia, Biblioteca e laboratórios, além de cursos de extensão. LAURA BELLAN, de 16 anos, aluna do 2º ano do Ensino Médio do Colégio Rosário, participou e aprovou a ideia. “Conheci o mundo da ciência e passei a gostar de Biologia”, conta.

FOTO: GILSON OLIVEIRA

FOTO: BRUNO TODESCHINI

FOTO

: BRUNO TODESCHINI

Page 7: Revista PUCRS Informação  | Edição Especial | Nº 1

7{

Em um voo de treinamento, o piloto simula perda de motor na decolagem. Enquanto o aluno corrige a manobra, o único motor que sustenta o voo explode a 100 metros de altura. Não é cena de filme, mas uma das experiências que ENIO DEXHEIMER viveu e conta aos alunos da Faculdade de Ciências Aeronáuticas. Com 35 anos de mercado, já transpor-tou as seleções brasileiras de futebol de 1982 e 1998, políticos, escritores e até a Madre Teresa de Calcutá.

O esporte mais popular do Brasil pode transformar-se em uma carreira de sucesso. Não, não estamos falando apenas em jogar futebol, mas em tornar-se um nome de referência na gestão de clubes. Ao deixar de lado as chuteiras, após pas-sar pelo Grêmio, Náutico e Desportivo Táchira, da Venezuela, RODRIGO CAETANO formou-se em Administração de Em-presas na PUCRS. Depois, só vitórias: liderou a recuperação do Vasco da Gama na série B, em 2009, e foi considerado o me-lhor dirigente do futebol brasileiro em 2012 pelo Fluminense.

Falso ou verdadeiro? Em Porto Alegre está a maior ca-deia pública da América Latina. Os alunos do professor AURY LOPES JR, da Faculdade de Direito, sabem a resposta. Por cerca de três anos ele foi conselheiro penitenciário e conheceu a fun-do o sistema carcerário. Em aula passa toda a sua experiência. Há mais de 17 anos, advoga na área de crime econômico. Entre os grandes casos nos quais atuou, estão as operações Rodin, Mercare e Trafico.com. Também é autor de livros sobre pro-cesso penal. A propósito, a resposta à pergunta é: verdadeiro.

Você sabia?{ {FOTO: OSKAR MÅNSSON/STOCK.XCHNG

FOTO: DIVULGAÇÃO

FOTO: JASON MORRISON/STOCK.XCHNG

FOTO

: BRUNO TODESCHINI

Ele queria ser engenheiro e tinha vergonha dos seus tex-tos. Ingressou na PUCRS no curso de Matemática, mas o des-tino (ou a vocação?) levou CACO BARCELLOS para o curso de Jornalismo na Faculdade de Comunicação Social. Correspon-dente internacional e repórter da TV Globo, é também escritor e referência no jornalismo investigativo brasileiro.

FOTO: GLOBO/DIVULGAÇÃO

Page 8: Revista PUCRS Informação  | Edição Especial | Nº 1

As descobertas DO MUNDO

acadêmico

por que estudar na PUCRS {

8 {

Como agir em situação de pe-rigo no espaço? Quais efeitos a diferença de gravidade causa no homem? Estas e outras questões são pesquisadas no Centro de Mi-crogravidade (MicroG), pioneiro na América Latina por sua excelên-cia nos estudos aeroespaciais. Para solucionar problemas que podem acontecer durante as missões, par-cerias internacionais são realizadas e desenvolvidas nos laboratórios de pesquisa de telemedicina e fi-siologia, biomedicina, farmácia, engenharia e treinamento aero-espacial.

Poemas inéditos de CAIO FERNANDO ABREU, mapas astrais feitos por ele, fitas cassetes que em-

balavam seu processo criativo. Originais de obras de Luiz Antonio de Assis Brasil e um livro inédito, do mesmo

autor, que depois se transformou em O homem amoroso. Plantas, desenhos e aquarelas do arquiteto Theodor Wiederspahn, que projetou o prédio do Shopping Total, do MARGS e da Casa de Cultura Mario Quintana. Relíquias como essas fazem parte do Delfos – Espaço de Documentação e Memória Cultural. Materiais de grandes nomes da cultura estão à disposição para pesquisa. O local tem bolsistas de inicia-ção científica de Letras, Jornalismo, História e Arquitetura.

Se você tem ideias para montar um negócio inovador, vontade de conhecer gente motivada ou quer receber dicas para levar seu conceito adiante, o Núcleo Empreendedor está à disposição. Em um espaço descontraí-do, recebe pessoas das mais diversas áreas de atuação e, anual-mente, promove o Torneio Empreendedor, evento com capaci-tações, premiações e auxílio de empresas de destaque – uma grande oportunidade para aprender e ser visto pelo mercado.

Na PUCRS, a expe-

riência universi-

tária ocorre num

ambiente que proporcio-

na descobertas, apren-

dizado e conhecimento.

O ensino, a pesquisa e

a extensão possibilitam

formar cidadãos e profis-

sionais aptos para atuar

em diversas áreas.

FOT

O: B

RUNO TO

DESCHINI

FOTO

: GIL

SON

OLIVEIRA

ILUSTRAÇÃO: DAVINCIS/STOCK.XCHN

G

FOTO: GILSON OLIVEIRA

O Centro de Excelência em Pesquisa e Ino-vação em Petróleo, Recursos Minerais e Arma-zenamento de Carbono (Cepac) tem espaço para atuação de bolsistas de iniciação cientí-fica de cursos como Química, Engenharias Quí-mica, Mecânica, de Produção e de Automação, além de Geografia e Biologia. Eles desenvolvem atividades de pesquisa como análises, experimen-tos, operam equipamentos, participam do Salão de Ini-ciação Científica e até acompanham missões oceanográficas, como a do Projeto Conegas, a bordo do navio francês Marion Dufresne.

EM ALTO MAR

ESPÍRITO EMPREENDEDOR

SEM GRAVIDADE

TESOUROS DESVENDADOS

Page 9: Revista PUCRS Informação  | Edição Especial | Nº 1

O cineasta premiado, CARLOS GERBASE é um dos fun-dadores da Casa de Cinema, onde ficou até 2011, e da Prana Filmes, onde atua hoje. Já dirigiu filmes como Menos que nada, 3 Efes, Sal de prata e Tolerância. Nas aulas na Faculdade de Comunicação Social, ele passa sua experiência sobre mercado e escolhas, distribuição nas salas de cinema, locações, atores, equipes e orçamento.

Ele lecionou em universidades mundo afora, como nas de Los Angeles (EUA), Ottawa (Canadá), Córdoba e Buenos Aires (Argentina), São Paulo e UFRGS, até chegar na PUCRS. IVÁN IZQUIERDO é referência mundial em memória e tem entre suas principais descobertas os mecanismos de formação, evocação, persistência e extinção. Desde 2003 é professor da Faculdade de Medicina, coordenador científico do Instituto do Cérebro do RS (InsCer) e do Centro de Memória.

Música, fabricação de cerveja e engenharia química. Esta união faz parte da história do baterista SADY HOMRICH, da banda Nenhum de Nós. De uma família de engenheiros e tendo a química como sua disciplina preferida, não pensou duas vezes ao optar pelo curso. Na PUCRS, uniu-se ao colega Thedy Correa e iniciou uma das bandas mais importantes do País. Hoje, Sady transformou o conhecimento teórico em hobby e faz cerveja para os amigos, dedica-se à culinária e colhe os frutos dos anos na Universidade com o sucesso musical.

Ela tem uma legião de fãs, conquistados por frases, pen-samentos e teorias. Seu nome é nacionalmente conhecido em função de seus textos, que criam intimidade e identificação com os leitores – especialmente os que amam ou já amaram. MARTHA MEDEIROS formou-se em Publicidade e Propa-ganda na PUCRS, e utiliza a essência de “convencimento” da profissão em suas colunas e livros. “Quando escrevo, não dei-xa de ser um jogo de sedução. Mas vendo ideias e emoções”.

Você sabia?{ {

9{

FOTO: BRUNO TODESCHINI

FOTO: CHRISTIAN WAGNER/STOCK.XCHNG

FOTO: MOISÉS BETTIM/DIVULGAÇÃO

FOTO: JULIA FREEMAN-WOOLPERT/STOCK.XCHNG

ILUSTRAÇÃO: DAVINCIS/STOCK.XCHN

G

FOTO: GILSON OLIVEIRA

Page 10: Revista PUCRS Informação  | Edição Especial | Nº 1

FOTO: ARQUIVO PESSO

AL

por que estudar na PUCRS {

10 {

Q ue tal estudar fora do País durante a Faculdade sem precisar trancar o curso? Com o Programa de Mobi-

lidade Acadêmica, os alunos de graduação podem ingressar em universidades convenia-das com a PUCRS em diversos países, com a possibilidade de aproveitamento das discipli-nas. Durante seis meses ou um ano, é possí-vel vivenciar novas culturas, fazer amigos e ter uma experiência inesquecível. Os destinos possíveis podem ser conhecidos acessando www.pucrs.br/aaii/pma

Outra maneira de embarcar em uma jornada enriquecedora no exterior é por

meio do Programa Ciência sem Frontei-ras. O governo federal oferece bolsas de estudo, conhecidas como “graduação sanduíche”, a estudantes de diferentes áreas para consolidar, expandir e inter-nacionalizar a ciência, a tecnologia, a inovação e a competitividade brasileira.

O intercâmbio pode durar até 12 meses, e é voltado para universitários com bom

desempenho acadêmico e fluência no idio-ma do país de destino. Saiba mais em www.cienciasemfronteiras.gov.br.

de malasprontas

Escolhi a Psicologia porque sempre gostei de ouvir as pessoas e entender o porquê de certas atitudes. Dentro dessa escolha, tinha meu foco principal, que era a PUCRS, pelo seu conceito e também por influência de pessoas que estudaram na Universidade. Meu primeiro semestre superou todas as expectativas! Os professores são excelentes, a coordenação e a estrutura também. Com certeza, não troco a PUCRS por nada.

BRUNA FERNANDES DOS PASSOS, caloura em Psicologia

Sou bolsista de iniciação científica há quatro anos. Acredito na IC como uma importante forma de se engajar em projetos e aprender a tomar decisões. Na Faculdade de Engenharia, tenho professores que sempre me ajudam extraclasse, me indicam cursos, concursos e até estágios. Sei que poderei contar com eles depois da graduação para qualquer dúvida ou ajuda profissional.

JOÃO RICARDO LEMPEK, formando em Engenharia Mecânica

‘‘

‘‘

do começo ao fim{ FOTO: ARQUIVO

PESSOAL

FOTO: B

RUNO TODESCHINI

Page 11: Revista PUCRS Informação  | Edição Especial | Nº 1

11{

O MAPA DO crédito

O Programa Universidade para To-dos (ProUni), do governo federal, conce-de bolsas de estudo integrais e parciais para cursos de graduação. Para concor-rer ao benefício, o candidato deve fazer o Enem e ter cursado o Ensino Médio com-pleto em escola da rede pública ou em instituição privada com bolsa integral.

O Fundo de Financiamento ao Estudan-te do Ensino Superior (Fies) é uma iniciativa do Ministério da Educação destinado a finan-ciar, de 50% a 100%, cursos de graduação. As operações, inclusive a inscrição dos estudan-tes, são realizadas pela internet, o que traz comodidade e facilidade para os participan-tes. Dúvidas? sisfiesportal.mec.gov.br

O Programa de Crédito Educativo da PUCRS é um financiamento parcial para as semestralidades dos alunos e conce-de 50% de crédito sobre as mensalida-des, exceto a primeira. É destinado aos estudantes de todos os níveis, mesmo com matrícula trancada. Para o calouro, o crédito pode iniciar a partir do primeiro nível do curso. Para o veterano, a partir do semestre seguinte ao processo.

Setor de Créditos e BenefíciosCentral de Atendimento ao Aluno: prédio 15 do CampusFones: (51) 3320-3936 ou (51) 3320-3500(ramais 4627 e 8340)Horário de atendimento: de 2ª a 6ª feira,das 8h às 21h15minE-mail: [email protected]

Decidir pela Educação não é apenas escolher uma profissão, mas é ter fé e acreditar, incondicionalmente, na capacidade humana de crescer, formar e transformar, com consciência de que não será um caminho suave, mas que cada criança, cada jovem e cada adulto que passar pelo caminho do professor, levará a ideia de que valeu a pena.

NAIARA GONCALVES DE MATTOS, formanda em Pedagogia

A minha escolha pela PUCRS foi pela infraestrutura. Como meu irmão estuda na Universidade há cerca de três anos, eu tinha uma boa noção das condições que a PUCRS teria para me oferecer. O primeiro semestre foi muito bom, o curso de História é uma realização pessoal e os professores superaram as minhas expectativas. Também faço estágio no Laboratório de Arqueologia.

THIAGO COSTA JULIANI REGINA, calouro em História

do começo ao fim {

‘‘ ‘‘ FOTO: ARQUIVO PESSO

AL

FOTO: ARQUIVO PESSO

AL

Page 12: Revista PUCRS Informação  | Edição Especial | Nº 1

O mundo

pucrsAlunos da graduação

mostram seu talento musical no Concurso Palco PUCRS.

As bandas concorrem a prêmios como a gravação

de um videoclipe e a participação em concerto da Orquestra Filarmônica

da Universidade

FOTO

: BRU

NO

TO

DES

CHIN

I