Revista RG News · do Nordeste, vinculada à Sociedade ... ministrou palestra sobre a Lei de Acesso...

2
Revista RG News 4 (2) 2018 - Sociedade Brasileira de Recursos Genéticos 69 V Eventos Aconteceu Encontro de Pesquisadores, Professores, Estudantes e Curadores de Bancos de germoplasma da RGV Nordeste A Rede de Recursos Genéticos Vegetais do Nordeste, vinculada à Sociedade Brasileira de Recursos Genéticos, promoveu, juntamente com a EMBRAPA e o IPA, o encontro de Pesquisadores e Curadores dos bancos ativos de germoplasma do IPA, EMEPA e EMPARN, além dos Professores das UFPE e UFRPE, com o objetivo de discutir a adequação das ações de pesquisa, com Recursos Genéticos, à Lei n.13.123, novo marco legal da Biodiversidade. O evento aconteceu em Recife - PE, no dia 06 de agosto e o tema em questão foi apresentado pela Dra. Rosa Miriam de Vasconcelos, Supervisora de Assuntos Regulatórios da EMBRAPA. Estiveram também presentes os Gestores das três Organizações Estaduais de Pesquisa Agrícolas (OEPA). O resultado foi excelente, já que o prazo estabelecido pelo SisGen (Sistema Nacional de Gestão do Patrimônio Genético e dos Conhecimentos Tradicionais Associados), de 1 ano (iniciado em 6 de novembro de 2017) vence em novembro próximo, sendo uma das últimas oportunidade para verificar o débito perante a Lei 13.123 (em vigor desde 17 de novembro de 2015), regulamentada pelo Decreto 8.772 (de 11 de maio de 2016). Figura 1. A palestrante Dra. Rosa Míriam de Vasconcelos, da EMBRAPA. Foto Semíramis. Figura 2. Participantes da Reunião entre Pesquisadores e Curadores de Bancos de Germoplasma ocorrida em Recife, agosto 2018, organizado pela RGV Nordeste. Foto Semíramis.

Transcript of Revista RG News · do Nordeste, vinculada à Sociedade ... ministrou palestra sobre a Lei de Acesso...

Revista RG News 4 (2) 2018 - Sociedade Brasileira de Recursos Genéticos

69

V – Eventos Aconteceu Encontro de Pesquisadores, Professores, Estudantes e Curadores de Bancos de germoplasma da RGV Nordeste

A Rede de Recursos Genéticos Vegetais do Nordeste, vinculada à Sociedade Brasileira de Recursos Genéticos, promoveu, juntamente com a EMBRAPA e o IPA, o encontro de Pesquisadores e Curadores dos bancos ativos de germoplasma do IPA, EMEPA e EMPARN, além dos Professores das UFPE e UFRPE, com o objetivo de discutir a adequação das ações de pesquisa, com Recursos Genéticos, à Lei n.13.123, novo marco legal da Biodiversidade. O evento aconteceu em Recife - PE, no dia 06 de agosto e o tema em questão foi apresentado pela Dra. Rosa Miriam de Vasconcelos, Supervisora de Assuntos Regulatórios da EMBRAPA. Estiveram também presentes os Gestores das três Organizações Estaduais de Pesquisa Agrícolas (OEPA). O resultado foi excelente, já que o prazo estabelecido pelo SisGen (Sistema Nacional de Gestão do Patrimônio Genético e dos Conhecimentos Tradicionais Associados), de 1 ano (iniciado em 6 de novembro de 2017) vence em novembro próximo, sendo uma das últimas oportunidade para verificar o débito perante a Lei 13.123 (em vigor desde 17 de novembro de 2015), regulamentada pelo Decreto 8.772 (de 11 de maio de 2016).

Figura 1. A palestrante Dra. Rosa Míriam de Vasconcelos, da EMBRAPA. Foto Semíramis.

Figura 2. Participantes da Reunião entre Pesquisadores e Curadores de Bancos de Germoplasma ocorrida em Recife, agosto 2018, organizado pela RGV Nordeste. Foto Semíramis.

Revista RG News 4 (2) 2018 - Sociedade Brasileira de Recursos Genéticos

70

Palestra Apoiada pela Rede de Recursos Genéticos do Sudeste, pela Dra. Rosa Miriam de Vasconcelos Aproveitando-se do sucesso do evento anterior, a SBRG juntamente com a Rede de Recursos Genéticos do Sudeste, organizaram novo evento, com apoio da Embrapa, Instituto Biológico e Fundação de Apoio à Pesquisa Agrícola, a conceituada advogada da Embrapa, ministrou palestra sobre a Lei de Acesso à Biodiversidade, no Instituto Biológico em São Paulo – SP, para um público de 100 cientistas.

Figura 1. Dra. Rosa Miriam palestrando. Figura 2. Anfiteatro do IB. Fotos Renato Veiga.

Figura 3. Renato Veiga, Ana Eugênia, Rosa Miriam e Antonio Batista Figura 4. Hora do café, no Instituto Biológico.